República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Eu, torcedor do Flamengo.

Por | 3 de novembro de 2015
216 Comments
  • author avatar
    Vagner BSB 9 anos ago Responder

    Visões maniqueístas resultam em conclusões parciais…

    Discordo de quase tudo que andei lendo por aqui. Ou por enfatizarem um aspecto positivo ou por enfatizarem um aspecto negativo apenas. Não fazendo o contraponto da situação.

    Um clube de futebol, nos dias de hoje, tem problemas muito diferentes dos clubes de futebol dos anos 60, 70, 80 e 90. E isso é simples de observar e constatar com apenas um exemplo: Zico.
    Com qual idade o Zico foi negociado com a Udinese?? Resposta: 30 anos. Isso mesmo, 30 anos. Qual a chance de um jogador com metade da categoria do Zico ficar no Brasil até os 25 anos nos dias de hoje?? Resposta: ZERO, nenhuma chance. E os motivos são vários.
    O futebol mundial mudou muito. Antes eram permitidos até 2 jogadores estrangeiros nas equipes europeias, inclusive entre os países da, hoje, comunidade europeia. Depois passaram a permitir apenas 3 jogadores. Depois deixaram que fossem registrados mais de 3 jogadores. Entretanto, apenas 3 poderiam ser convocados para os jogos. E isso restringia a saída de jogadores não só do Brasil, mas também de outros grandes centros futebolísticos como a Argentina.

    Então, o mérito de manter vários bons jogadores nos clubes não era apenas do dirigente X ou Y. As regras simplesmente eram restritivas. Tanto que o Internacional foi campeão em 75/76/79 com a mesma base. O Palmeiras do início dos anos 70 também. Idem para São Paulo, Bahia e Grêmio. Os times eram muito bons porque mantinham as mesmas boas peças, e grande parte delas oriundas do próprio clube. Então, dizer que dirigente X ou Y era melhor porque conseguia manter a base é uma visão parcial. E dizer que qualquer dirigente X ou Y TAMBÉM faria o mesmo trabalho TAMBÉM é uma visão parcial.

    Se um clube, COM AS MESMAS CONDIÇÕES, conseguia ter resultados diferentes, então o dirigente era um pouco diferente. Mas, o cerne da questão também não é essa. O problema central é que as condições mudaram tanto que algumas coisas interferem no comportamento e no sentimento dos jogadores. Coisas que os dirigentes, por melhores que sejam, não conseguem administrar: o AMBIENTE EXTERNO.

    Hoje, a grande maioria dos jogadores da base de QUALQUER CLUBE sonha em jogar no Barcelona, no Real Madrid, no Bayern. Poucos deles sonham em formar um “esquadrão” com os companheiros da base. Em fazer fama e fortuna (por que não? R$ 300 mil de salário deixam qualquer um rico em poucos anos) no clube em que foram formados. E isso precisa ser contornado aos poucos. Com estrutura de treinamento e melhor promoção das competições, algo que demanda tempo e muito trabalho.

    Enquanto isso, é necessário montar a melhor estrutura possível e ter as melhores pessoas possíveis para gerar satisfação e competição para estar em um grande clube no Brasil. Desafio que nenhum dirigente dos anos 60, 70 ou 80 teve que enfrentar.
    E, dito isso, não é possível cobrar que os dirigentes criem, ou contratem, jogadores com o mesmo perfil dos atletas daquelas décadas. Não é possível enquanto o futebol brasileiro não se tornar um dos grandes centros do futebol mundial (ou voltar a ser).

    Vejam se não foi isso que os Gambás fizeram. A estrutura de treinamento é excelente, tanto que recuperaram fisicamente o Renato Augusto, e as pessoas que comandam são as melhores possíveis (especialmente o Tite). Gastaram mais do que tinham e a conta já chegou. Enquanto os resultados em campo forem bons, a crise será abafada. Mas, a crise virá com certeza.
    Da nossa parte, isso TAMBÉM é possível de ser feito, e sem comprometer as finanças do clube. Mas, de nada adiantará se não tivermos uma mudança de pensamento (ou paradigma) no futebol do clube.

    O ex-jogador Leonardo falou muito sobre isso (http://epoca.globo.com/vida/esporte/noticia/2015/11/leonardo-o-futebol-brasileiro-esta-fechado-para-o-mundo.html). E acho que o Flamengo deveria procurar mudar esse cenário o quanto antes. Pois colherá os frutos antes dos outros. Os problemas?? Os de sempre: a política do clube e a impaciência da torcida.

    Será que se tivéssemos um treinador como o Sampaoli, a torcida teria paciência de aguardar os grandes resultados em 1 ou 2 anos?? Algo parecido com o que aconteceu com o Alex Fergusson no Manchester United?? Eu acho muito, mas muito improvável. E isso acontece porque as diretorias são muito suscetíveis à pressão, tanto interna quanto externa. E deixa de fazer o correto para fazer o possível

    Então, a solução que eu encontro para o Flamengo, dada a situação global do futebol, é ter dirigentes diferenciados não apenas na parte administrativo-financeira (essa área não mudou tanto assim), mas PRINCIPALMENTE na condução do futebol.
    Estabelecer que o treinador X ficará no trabalho independentemente dos resultados iniciais ou ao longo do trabalho. E aguardar que os “frutos” cheguem mesmo que a torcida ameace invadir a Gávea.

    Viram como é difícil??

    SRN a todos

    • author avatar
      Romano 9 anos ago Responder

      Se houvesse um ranking de melhores comentários aqui no RP&A, esse certamente estaria no TOP TEN.

      Parabéns, Vagner. Demonstrou um RARO bom senso.

      E nem precisava citar o Sampaoli. Basta ver como foi com o Cristóvão, o ÚNICO em anos que conseguiu fazer esse time jogar algo minimamente parecido com futebol moderno…

      SRN

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Custou a aparecer, mas quando apareceu deu mais um SHOW….

      É exatamente o que eu penso, mas que NÃO consigo expor com tanto brilhantismo….rsrsrsrs

      Eu ia fazer um comentário sobre o fato de que nos anos 70 e 80 havia ABUNDÂNCIA DE CARQUES aqui no Brasil e que jogavam em TODOS os times e justamente porque NÃO havia essa facilidade para jogar lá fora e fazer fortuna em 3 anos….

      Parabéns VAGNER BSB!

      Abraço

      SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Complementando….

        Também tem o fato de que VÁRIOS responsáveis pela gestão do clube, tiraram uma CASQUINHA se elegendo deputados Federais, como foi o caso do “EMPORRALHADO” (pelo presidente da federação gaúcha) MÁRCIO CLODOVIL BRAGA, o popular, CLODÔ….Foi eleito por nada menos do que DOIS MANDATOS, deputado federal…..

        Talvez receba até hoje uma APOSENTADORIA por isso (não posso garantir pois não sei se já havia esse ESTUPRO ao contribuinte antes de 88)….

        Falando em ESTUPRO AO CONTRIBUINTE, me lembrei de uma frase do Millôr Fernandes que diz: “Me arrancam tudo à força e depois me chamam de contribuinte.”

        SRN

    • author avatar
      carlos moraes 9 anos ago Responder

      Caro Vagner,

      concordo plenamente que os problemas atuais são competamente (ou quase) diferentes dos da década de 80 e anteriores.
      Nem poderia deixar de ser, tantas foram, em todos os setores das atividades humanas, as alterações processadas, em curtíssimo espaço de tempo.
      Um exemplo bem fácil – mesmo que com pouca, aparentemente, ligação com o futebol – foi o surgimento da Internet, das redes sociais, que tudo transformaram, até mesmo na criminalidade (ou na sua apuração, também), inúmeras as novas oportunidades para as práticas delitivas que se passou a ter.

      Tudo isto NÃO ANULA o mérito dos que (e foram bem poucos, sobretudo no nosso Flamengo) que conseguiram formar um verdadeiro ESQUADRÃO, como o nosso dos anos 80.

      Considero que o nosso time de meados dos anos 50, exatamente aquele que foi tri-campeão, no período do grande Presidente GILBERTO CARDOSO ( o que se ^suicidou por amor^ no dizer do Mário Filho), com o fabuloso técnico paraguaio Fleitas Solich à frente, foi TÃO BOM QUANTO, por mais que possa parecer um absurdo.

      É a mesmíssima questão, com dados diferentes, de épocas totalmente divergentes entre si.

      Não havia Campeonato Brasileiro de clubes, não havia Libertaores, começava-se a disputar a Champions League, não havia Mundial de Clubes.

      Impossível conquista maior do que a dos Campeonatos Cariocas, então, sem a menor dúvida, a MAIOR competição de futebol do Brasil.

      Os tempos mudam, mas as GLÓRIAS são definitivas, cabendo REVERENCIAR quem as conquistou (os jogadores, obviamente), como também aqueles que, pelo trabalho de uma perfeita gestão, viabilizaram estas CONQUISTAS.

      Para solucionar os problemas atuais, em que mafiosos russos, membros da nobreza de países de pior condição de igualdade social cada vez mais comandam o mundo do futebol, agora mesmo prontos para dominar a FIFA (Blatter, Havelange, por pior que fossem, não eram estranhos a este mundinho, que na verdade se transformou em um mundão). tenho uma resposta pronta e imediata –
      NÃO SEI e creio que nunca IREI SABER.

      Quem quiser, que jogue os búzios.

      Sinceras SRN
      FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar

    VASCO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DO CAPRRES NESTA QUINTA. VEJA IMAGEM DO PROJETO.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/11/vasco-anuncia-construcao-do-caprres-nesta-quinta-veja-imagem-do-projeto.html

    Vocês que moram aí no Rio, me expliquem essa notícia. O Vasco está quase na segunda divisão, está falido e anuncia um projeto desse porte em parceria com a Ambev. O Flamengo, o exemplo de recuperação financeira que o mundo inteiro quer copiar, faz mais de vinte anos que tenta concluir o seu CT. Está sempre faltando “5 Milhões”. Uma hora o dinheiro vem da prefeitura. Não vem. Outra hora vem da Ambev. Não vem. Outra hora vem de uma fábrica de cimento. Também não vem. Enquanto isso continua aquele lamaçal horroroso na entrada, imagens constrangedoras de obras inconclusas e de jogador sendo retirado de campo de treino em carrinho de construção. E mais uma vez a promessa de conclusão é para o próximo ano. A diretoria já anunciou mais uma vez sobra de caixa para 2016. E não dá para concluir essa porcaria com o dinheiro do próprio clube? Eu não acredito – e muito menos comemoro – esses números ultra otimistas divulgados pelo Flamengo em final de temporada. Está muito mais para o clássico “querer tapar o sol com a peneira”. Mais uma temporada ridícula do futebol, balanço financeiro fabuloso. Estou pouco me lixando para essas planilhas de excel elaboradas pelos gênios das finanças do Flamengo. Eu quero é um time que honre as tradições rubro-negros e a sua “Nação”. Eu quero é uma “barca” do tamanho da Arca de Noé para embarcar essa “barangada” toda que emporcalha o chiqueiro do “Ninho do Urubu”.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      O time das BIGODUDAS contam com o APORTE FINANCEIRO da RICA COLÔNIA PORTUGUESA que existe aqui no Rio de Janeiro, tanto que construiu a POCILGA de SÃO JANU com recursos próprios….

      Também NÃO entendo esse CT do Flamengo ainda NÃO ter saído depois de VÁRIAS promessas de que sairia esse ano…..

      Quanto a ter um GRANDE TIME a qualquer custo, NÃO posso concordar, porque sou a favor que se paguem os IMPOSTOS e os SALÁRIOS em dia e de LOUCURAS, já estamos CHEIOS….

      Somos o CLUBE MAIS ENDIVIDADO DO BRASIL e por isso estamos nessa PINDAÍBA há uns 25 anos…..

      A dívida dos GAMBÁS (sem contar o estádio) é a METADE DA NOSSA….

      Veja nosso RETROSPECTO, mesmo quando NÃO nos preocupávamos em PAGAR DÍVIDAS….

      Ano e Classificação no Brasileiro do Flamengo segundo a FLAPÉDIA:
      1990 -11º lugar
      1991 – 9º lugar
      1992 – Campeão
      1993 – 8º lugar
      1994 – 14º lugar
      1995 – 21º lugar
      1996 – 13º lugar
      1997 – 5º lugar
      1998 – 11º lugar
      1999 – 12º lugar
      2000 – 15º lugar
      2001 – 24º lugar
      2002 – 18º lugar
      2003 – 8º lugar
      2004 – 17º lugar
      2005 – 17º lugar
      2006 – 11º lugar
      2007 – 3º lugar
      2008 – 5º lugar
      2009 – Campeão
      2010 – 14º lugar
      2011 – 4º lugar
      2012 – 11º lugar
      2013 – 14º lugar (no campo)
      2014 – 10º lugar

      SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        O escorreito….

        “O time das BIGODUDAS conta…”

        SRN

        • author avatar
          carlos moraes 9 anos ago Responder

          Meu Deus, quanta imaginação !

          Esta listinha, contando também os temps do Urublog, está sendo publicada pela nonagésima oitava vez !

          Prefiro outra, também relativa ao FLAMENGO, só que uma LISTA DE SUCESSOS !

          Vou me fixar nas 6 (SEIS) administrações do Márcio Braga (por equívoco, embarquei na conta de mentiroso, afirmando terem sido SETE)

          Vamos lá –

          1977 a 1980 (dois mandatos) – TRI-CAMPEÃO CARIOCA (ainda era o Cariocão) – 78-79-79 e CAMPEAO BRASILEIRO – 80 (nosso primeiro título nacional)

          1987 a 1988 – CAMPEÃO BRASILEIRO (quarto título) – 87

          1991 a 1992 – CAMPEÃO CARIOCA – 91 – CAMPEÃO BRASILEIRO – 92 (quinto título)

          2004 a 2009 (dois mandatos – aqui o meu equívoco, pois pensei que tivessem sido três)
          TRI-CAMPEÃO CARIOCA – 07-08 e 09 (^apenas^ o segundo TRI) – CAMPEÃO BRASILEIRO de 2009 (sexto e, até agora, último título nacional, atingindo um total pessoal de quatro, uma façanha praticamente inalcançável)

          Quem puder apresentar uma LISTINHA de tamanha EFICIÊNCIA, peço o GRANDE FAVOR de escrever, com a devida urgência, para o RP&A.

          VITORIOSAS SRN
          FLAMENGO SEMPRE

          • author avatar
            carlos moraes 9 anos ago

            Faltou o PS –

            Viva as vitoriosas ^raposas felpudas^ ! ! !

  • author avatar
    Danilo Bruxolobo 9 anos ago Responder

    “Se voce não jogar como deve, quero ver voce aguentar a torcida do FLAMENGO…Para jogar no FLAMENGO não é para qualquer um…É para pessoas fortes…para verdadeiros HOMENS”…

    Frase de Oscar Schmidt, que deveria constar de uma placa no vestiario dos jogadores do clube e ser lida como um mantra diariamente antes dos treinos…
    E por falar em torcida do Mengão…Aonde estão os famosos 40 milhões? calados a troco de que?
    Vamos “incendiar” esses perebas…faze-los nos temer ja que não nos respeitam…vamos encher o face…instagram…o diabo (ops desculpas presidente) que seja que eles tenham nas redes sociais e cobrar…
    SRN

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    Quer dizer que o Bonde da Stellinha já foi reintegrado?

    Que punição pesada eles sofreram hein???

    E ainda tem gente que acha que aquele ESTARDALHAÇO MIDIÁTICO todo não foi uma gradissíssima JOGADA PRA GALERA?

    GO GREENS!

    SRN

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    Aos amantes de MARCIO BRAGA – CLÔ para os íntimos – que insistem em o enaltecer por ter MONTADO o time campeão mundial, só meia-dúzia de palavrinhas.

    Quando o sr. Marcio Braga – CLÔ para os íntimos – assumiu o Flamengo, em 1977, a geração de OURO já existia.

    Claro que teve méritos, principalmente ao manter o time após alguns revezes, mas foi no máximo UM BOM COLHEDOR DE FRUTOS, que não foram PLANTADOS por ele.

    Se formos atribuir MÉRITOS pela EXISTÊNCIA da geração que nos deu 80% dos títulos mais importantes da nossa história, vamos ser JUSTOS e COERENTES.

    Os senhores que presidiam o Flamengo durante a maior parte da fase de formação destes GÊNIOS, chamavam-se André Gustavo Richer e Luis Roberto Veiga Brito.

    Marcio Braga apenas inaugurou a obra cuja construção havia se iniciado há muito tempo.

    O que fez depois que acabaram os frutos? CORTOU A ÁRVORE!

    SRN

    • author avatar
      carlos moraes 9 anos ago Responder

      ALGUNS ESCLARECIMENTOS AO RUBRO-NEGRO DE CORAÇÃO ROMANO

      Tirando a nefasta, como sempre, influência do Evadido do Pinel, que se sintetiza na colocação ^aos amantes de MÁRCIO BRAGA – CLÔ para os íntimos^, preciso, não usando poucas palavras, por ser impossível, recuperar a verdadeira história destes fatos importantíssimos, que levaram o nosso Flamengo à condição de gigante do Futebol Mundial, que hoje, lamentavelmente, não ocupa mais.

      Há momentos em que a idade, quase sempre negativa, ganha aspectos extremamente positivos.
      Este é um deles;
      Vivi intensamente, como autêntico torcedor rubro-negro, os anos Veiga Brito (um bom Secretário de Estado na Guanabara) e Richer, que foram Presidentes, alternando-se no poder, entre 1966 e 1972.

      Você, Romano, nascido, como afirmou anteriormente, em 1969, não tinha condições de acompanhar, como ^testemunha ocular da História^, o que ocorreu naqueles saudosos (para mim) tempos.

      Veiga Brito NÃO TEVE a menor influência na formação do que viria a ser o ^time de ouro do Flamengo^.
      Pelo contrário, apesar de um homem sério. não ganhou, em suas duas gestões, sequer um título carioca.
      Ficou famoso, em 1968, um fato envolvendo o então Presidente. A torcida rubro-negra, que de ^coxinha^ nada tinha, promoveu, em grande estilo, o ^enterro simbólico^ do VB.
      Já com Richer, que havia sido atleta vitorioso do Clube (sem as glórias, contudo, da Patrícia), a coisa foi um pouco diferente.
      Deve-se a Richer o embrião da Frente Ampla do Flamengo, este sim, o AUTÊNtICO GRUPO que seria o responsável pela realidade surgida a partir de 1977.
      Teve a noção perfeita de que necessário se fazia uma aproximação com a Televisão, notadamente com a mais poderosa, a Rede Globo.
      Aproximou-se, na sua segunda gestão, de figuras muito importantes, à frente delas WALTER CLARK, o homem forte da Globo, à época, além do vitorioso publicitário JOÃO CARLOS MAGALDI e de NEWTON RIQUE, formando o que se chamou de GRUPO FORTE, como muita influência no Clube.
      No entanto, findo o seu segundo mandato (quando o GRUPO FORTE foi formado), Richer a todos desapontou, bancando, quase que isoladamente, a candidatura de Hélio Maurício para Presidente do nosso Flamengo.
      Apesar da presença de jovens craques, destaque especial para o Zico, como todos sabemos, além do Geraldo, que morreu na Casa de Saúde pertencente ao próprio Presidente a verdadeira consagração ainda demoraria um pouco a chegar.
      O GrUPO FORTE perdeu a sua influência, pelo que, ao se aproximarem as novas eleições, resolveu-se dar uma nova dimensão ao mesmo.
      Mudou até o nome, que passou a ser FRENTE AMPLA DO FLAMENGO (FAF), nele ingressando, o produtor cinematográfico Carlinhos Niemeyer, outro da mesma área o Luiz Carlos Barreto, o ator Carlos Eduardo Dolabella, Armando CArneiro, Márcio Braga e Antônio Augusto Dunshee de Abranches, além da jornalista Marilena Dabus, ia me esquecendo, como posso ter me esquecido de outros nomes.
      Decidiram pelo lançamento de um candidato à Presidência .
      Após controvérsias, optou-se pelo nome do Márcio.
      Para alegria de vocês, que criticam o nosso Presidente mais badalado da história, o motivo da escolha do nome foi o seguinte, como muito se ^brincou^ à época.
      É o único RICO, BONITO e … VAGABUNDO.

      Muitos antes da ^Democracia Corintiana^, Márcio, que como Tabelião realmente pouco fazia, deixando tudo nas mãos de um outro maluco beleza, o Lula, criou o bordão – ^A DEMOCRACIA COMEÇA PELO FLAMENGO^, cabendo lembrar que estávamos no Governo Geisel, na sua badalada
      ^distensâo^, dando-se os primeiros passos em favor de uma Anistia Ampla, Geral e Irrestrita.

      Veio a vitória, em memorável eleição e, a partir daí, com o INDISPENSÁVEL e DECISIVO apoio da FAF, o Flamengo, na Presidência do Márcio, deslanchou rumo a todos os títulos possíveis no futebol, a nível de clubes.

      Esta é a minha HISTÓRIA, quem quiser que conte outra.

      Mas a verdadeira será sempre esta mesma

      Autênticas SRN
      FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Perfeito ROMANO….

      Isso sem considerar que à época, as transferências para a Europa eram poucas e os grandes jogadores PERMANECIAM aqui no Brasil por muito mais tempo…..

      ESPETACULAR a imagem do CLODÔ cortando a árvore plantada pelo André Richer e Veiga Brito que a FAF – que só tinha pessoas ARROGANTES E PREPOTENTES, além de INCOMPETENTES e FANFARRÔNICAS – substituíram com a ideia de uma NOVA FORMA DE GESTÃO….

      Essa nova forma de gestão, foi baseada na FANFARRONICE e IRRESPONSABILIDADE TOTAL com a INSTITUIÇÃO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO….

      Usaram e abusaram e depois CORTARAM A ÁRVORE….

      Parabéns…

      SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Complementando, ROMANO….

        A FAF era a sigla do grupo que formou a Frente Ampla PELO Flamengo (esse era o nome correto)…….Que tinha líderes bem ARROGANTES, CHEIOS DE EMPÁFIA e APLAYBOYZADOS, autênticos FANFARRÕES e aproveitadores….

        Só o CLODÔ foi eleito deputado federal por DUAS VEZES….

        SHAUSHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHASUAHSUHAUSHAUSHAUHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHAUSH

        SRN

        • author avatar
          André 9 anos ago Responder

          Ainda complementando…

          O tal do MÁRCIO CLODOVIL BRAGA – CLODÔ para os íntimos – era para a FAF mais ou menos o que o BANANA LULA DILMA DE MELLO era para os AZUIS, pois a CABEÇA PENSANTE e HOMEM FORTE da FAF – FRENTE AMPLA PELO FLAMENGO – era mesmo o WALTER CLARK…

          SRN

          • author avatar
            carlos moraes 9 anos ago

            Enfim, afastando-se as grosserias de sempre, uma colocação correta.

            No meu comentário esclarecedor, já fiz constar que o Márcio só veio a ser escolhido para ser o candidato da FAF à Presidência do Flamengo, por ser RICO, BONITO e VAGABUNDO (esclarecendo – tinha mais tempo disponível para atender os eventuais problemas).

            Não havia propriamente uma CABEÇA PENSANTE, pois, acima de tudo, havia um GRUPO, homogêneo e dedicado, bem ao contrário da inicial Chapa Azul, comandada com mão de ferro pelo Wallim, que, obviamente, distribuia as tarefas entre os seus auxiliares (nada mais do que auxiliares).

            Terminando, o mais importante.
            Apesar de não ser o elemento mais forte da FAF, o Márcio, uma vez eleito, cumpriu com dignidade e de forma excepcional o papel que lhe confiaram, tornando-se, já nos dois primeiros mandatos, um dos grandes Presidentes da história do Flamengo.

            SRN
            FLAMENGO SEMPRE

      • author avatar
        carlos moraes 9 anos ago Responder

        FANFARONICE absurda e inaceitável é esta nova manifestação de quem NÃO TEM CONHECIMENTO DE CAUSA, pior ainda NÃO QUER TER e se arroga na condição, COMO SEMPRE, de DONO DA VERDADE.

        Quem de nada SABE, deve, pelo menos, PERMANECER CALADO, para não dizer SANDICES.

        Na pior das hipóteses, procure consultar dados históricos e definitivos, pois há trabalhos muito bem feitos sobre o tema FAF, o que de MAIS IMPORTANTE aconteceu na história do Flamengo, não esta tremenda babaquice da inicial Chapa Azul e sua pretensão megalônica de transformar o MEU CLUBE (não pode ser de analfabetos históricos) numa ^fábrica^ de ganhar dinheiro (leiam, se duvidam, a primeira entrevista do Sr. Wallim, dada, ainda em dezembro de 2012, na Associação Comercial do Rio de Janeiro).

        Quem desfaz da FAF, certamente entra em uma dessas cinco categorias –

        a) é retardado mental
        b) sofre cronicamente de INVEJA.
        c) é EVADIDO DO PINEL
        d) detesta o Flamengo
        e) preenche condições para pertencer a todas as opções anteriores.

        Da minha parte, NÃO TENHO DÚVIDAS.
        Está certíssima a resposta da alínea E.

        Francamente, há um limite para a BURRICE e a FANFARRONICE, totalmente extrapolado pelas colocações acima.

        Entristecidas, pelo excesso de bobagens, SRN
        FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    André 9 anos ago Responder

    Apenas uma CURIOSIDADE….

    Que história é essa do JORGE, nosso lateral esquerdo, em TODO JOGO cair contorcendo-se em DORES segurando a perna PRÓXIMO AO JOELHO como se alguém o tivesse ARRANCADO (o joelho) ?

    Alguém já notou isso?

    Toda vez que vejo a cena, penso logo, “Pronto vai para o estaleiro por uns 6 meses)….Nada….Ledo engano….Ele volta e continua jogando normalmente…..

    SRN

  • author avatar
    Tripa seca 9 anos ago Responder

    Uma coisa que eu queria falar é o seguinte. sabe o’que mais me deixa puto nessa história toda? é que quando esses caras sairem do flamengo, eles vão arrebentar em outro clube. eles vão jogar bem.. como foi everton e cirino no atletico.. eles vão.. eles não funcionam no Flamengo por causa do racha no elenco. por causa das baladas e das noitadas carioca. também por imcopetencia da diretoria em não manter esses jogadores na linha, por não ter um jogador líder, e por que esses próprios jogadores são descompromissados que só funcionam em time pequeno, e que não tem peso na camisa torcida e etc.. botem esses caras no santos. no palmeiras, no são paulo etc. eles vão jogar bem eles vão ser decisivos.. eles vão

    Flamengo é diferente de todos os outros clubes, isso que temos que entender, e a diretoria precisa entender também, não basta sair por aí contratando fulano ciclano. pode ser até o messi e o neymar.. eles não vão jogar bem. se os próprios não conhecerem a mistica flamenga.. se não forem focados 300% se não entenderem o’que é Flamengo, o’que é preciso pra jogar bem no flamengo, é preciso sentir a torcida, sentir aquele banguela no canto do estádio com santo na mão rezando pro cara chutar aquela bola no angulo, é preciso contratar aquele jogar que tenha raça, vontade amor ao clube, aquele que quer ir pro clube pra conquistar e não apenas pra jogar ganhar dinheiro e ir pra farra..

    precisamos de jogador que se identifique com o flamengo com a torcida que tome as dores pra eles,, precisamos de um goleiro? vamos atrás do julio cesar será que ele ainda é bom? fosca-se é rubro negro tem raça.. precisamos de um volante? tenta trazer o filipe mello fosca-se que é butinudo, mais teremos a certeza que vão jogar e dar o sangue pela camisa se perdermos perderemos com quem sente a torcida, caso do sheik toma amarelo ? toma.. é polemico é.. é fominha é. mais pelo menos ele corre e demonstra que quer ganhar a todo custo. e quando o jogador toma amarelo e perde a cabeça é por que o proprio time não ta ajudando o jogador entra em desespero quando vê muitos perebas ao lado dele sem fazer nada.. caso do guerrero coitado.. só chega tijolo pra ele, como vai resolver?

    Precisamos de jogadores que queiram jogar no Flamengo pra ser campeão. e jogadores que amam o clube e não jogadores que apenas vão pra fingir que jogam ganhar dinheiro e baladas.. é o caso atual da grande maioria do elenco do Flamengo lamentavel..

    E quando o elenco se racha até os que vinham bem se contaminam.. paulo victor.. até a contusão dele a gente pedia ele na seleção. derrepente virou goleiro pra ser no maximo reserva..

    Quando o time fica rachado dessa maneira. nem craque funciona. bota o messi ali dúvido ele fazer uma jogada boa, não no meio desses perebas de chutão pra cima e passes errados a todo momento..

    qualquer um desanima, vejo isso no paulo victor, vejo isso no guerrero, vejo isso em alguns jogadores, o time esta desunido. o time ta sem vontade, rachado, e com muitos perebas. da nisso . a 6 vitórias seguidas. ao 7 jogos sem vencer… precisamos de uma limpeza geral. e saber contratar jogadores identificados e que querem não apenas jogar mais conquistar fazer história no clube, sentir a torcida, querer entrar no maracanã e ser empurrado pela nação………..

    Outra coisa que queria falar é sobre títulos, não podemos esquecer nossos últimos títulos recentes. br 2009. e copa 2013 . não estamos tãoooooooooo carentes assim. precisamos ter mais calma meu povo.. 2016,2017 até 2019 é logo alí, vai da pra aguentar mais um pouquinho rs.. vamos ter pasciencia com os futuros presidentes sejam eles quais forem. mais não podemos deixar de cobrar.. é claro.. ficamos a 17 anos sem brasileiro até 2009 não é? calma meu povo estamos apenas 6 anos sem o brasileirão.. ano que vem teremos chance de ganhar ou 2017 quando supostamente as coisas vão começar a melhorar mais ainda.. não vai ser tanto tempo assim 17 anos…. rs

    O’que precisamos é aprender a montar elenco,, com jogadores identificados , e mais profissionais. com mais raça mais vontade e com tesão com desejo de títulos e estórias pelo clube.. só isso, acredito que logo teremos isso não vai demorar outros 17 anos não.. acredito que estamos no caminho certo basta ter pasciência. sem deixar de cobrar. torcer. e ter fé Somos diferentes e vamos fazer a diferença.

    Não podemos querer colocar logo a carroça na frente dos burros. temos que ter calma, vai as contratações foram boas.. não temos bolas de cristais pra saber o’que vai acontecer.. sheik. guerrero. canteros. cirino, alan patrick. everton. NÃO deu pra trazer o montillo, o elias não quis vir, entre outros.. foram boas contratações, e boas tentativas de contratações que não deu… só que é assim vivendo e aprendendo..

    Ano que vem começa tudo de novo tudo do zero.. rezar que o próximo presidente.. tenha aprendido com os erros e os acertos…

    Nos resta rezar, torcer, e ir apoiar nossos novos molambos. e fazer nosso papel, vamos lotar o maraca contra o góias, e FAZER A DIFERENÇA

    SRN

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Concordo….

      Esses jogadores quando SAEM do Flamengo, vão para outros clubes e começam a JOGAR BOLA, largam as farras e passam a ter um RENDIMENTO muito melhor do que quando eram do MENGÃO….

      Li alguma coisa sobre o fato do CRUZEIRO estar interessado no MARCELO CIRINO….

      O CIRINO tem 22 anos e aposto que vai chegar no CRUZEIRO (se for o caso) e vai passar a jogar o BOLÃO que jogava o ATLÉTICO-PR…

      Temos que descobrir que CAVEIRA DE BURRO é essa que ENTERRARAM NA GÁVEA, que aqui todo mundo acha que é a CASA DA MÃE JOANA!

      SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Complementando….

        Acho que eles passam pelo Flamengo para tirar uma espécie de FÉRIAS e curtir o RIO DE JANEIRO e depois ao dar prosseguimento as suas carreiras….Só pode….

        SRN

    • author avatar
      pedro rocha 9 anos ago Responder

      Concordo bastante tbm. Lembro casos emblemáticos de Alex (Ex-Palmeiras, Fenerbahce, Coritiba e com brilho mais intenso no Cruzeiro). Teve uma passagem pelo Flamengo e não jogou nada demais. Denilson tbm. Poderíamos citar muitos outros.
      O Flamengo tem conseguido se livrar de um dos estereótipos que tinha, o de mau pagador. Agora precisa se dedicar a eliminar essa outra característica que, pela zona de anos anteriores, ainda persiste: o teorema de Vampeta, com os caras apenas fingindo que jogam. Tem que investir sério nisso. E nesse processo é importante aquela situação que já foi discutida aqui, levantada pelo Romano, e da qual acho que ninguém em sã consciência discorda: O clube precisa ter uma identidade, um DNA, ou melhor, retomar o nosso DNA, ter uma característica ofensiva, de toque de bola, de raça interminável, de modo que qualquer jogador que chegue saiba que ele tem que se adaptar ao estilo do clube, e não o contrário.
      Esperando por dias melhores,
      Saudações Rubro-Negras.

  • author avatar
    Danilo Bruxolobo 9 anos ago Responder

    Vendo a foto do Bozo nesse post me veio uma idéia que pode ser utilizada pelo marketing do clube…Que tal, nós torcedores, irmos aos jogos finais do Mengão usando um nariz de palhaço?…Apenas estariamos incorporando o espirito com que fomos tratados pela diretoria…comissão técnica e jogadores…literalmente fomos feitos de palhaços!!!
    “Carequissimas e Bozolinas SRN”

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    O André mencionou um tema em um comentário no último post que eu gostaria de trazer para debate.

    Falou sobre o sempre tão temido “ano eleitoral”.

    Desde que sou moleque, ouço e leio que “esse ano será complicado para o time do Flamengo, porque é ano eleitoral”.

    Eu nunca entendi bem isso. Por que um escrutínio envolvendo meia-dúzia de gatos pingados (sim, o colégio eleitoral do Fla é de meia-dúzia de gatos pingados, infelizmente) comprometeria o desempenho dos jogadores em campo? Minha cabeça juvenil não compreendia isso.

    E minha cabeça pré-senil também não compreende. Ou insiste em NÃO QUERER compreender.

    Porque a única explicação plausível para isso, e para aquela velha expressão que é repetida em todo ano eleitoral que diz que “dentro do clube há uns quatro ou cinco Flamengos” só pode significar uma coisa:

    Que a oposição alicia jogadores para fazerem corpo mole, entregar jogos em campo e prejudicar o candidato da situação.

    Existe outra interpretação possível?

    Com a palavra,, os professores de política rubro-negra do blog.

    SRN

    • author avatar
      Moisés 9 anos ago Responder

      Também pensei sobre o assunto um dia desses. A suposição sobre a entrega de jogos faz sentido, e se considerarmos o caráter de 90% dos jogadores, é muito provável.
      Flamengo sempre!

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Sobre ENTREGAR O JOGO, meu caro MOISÉS, isso ficou BEM CLARO com a antiga declaração do VAMPETA com o “Eles fingem que pagam e a gente FINGE que joga”…..

        Depois de citar isso por VÁRIOS ANOS sempre que o pessoal dos programas esportivos paulistas queriam se DIVERTIR, ele agora TENTA NEGAR, visto que ficou CLARO que, QUANDO QUEREM, os jogadores ENTREGAM mesmo os jogos….

        SRN

    • author avatar
      Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

      Fala aí, Romano!

      Opiniões têm várias vertentes. Nós 2 podemos estar certos ou nós 2 podemos estar errados…

      Mas eu discordo.

      Pois foi justamente em 2009 que ganhamos o Brasileiro. 2006 vencemos a CB. 1999 vencemos a Mercosul.

      Fiquei muito feliz com a reestruturação do clube, que até 2012, tava tentando concluir o CT na base do tijolinho e hoje, vemos que onde o time treina todas as vezes será repassado aos juniores. Pois já há como terminar o módulo profissional.
      Tava vendendo almoço pra comprar a janta e hoje tem superávit.

      Mas o calcanhar de Aquiles foi justamente na gestão do futebol. A sequência de equívocos desde o início de 2013 é assustadora e poucos times do Fla foram tão fracos como o de 2014.
      Depois de terem vacilado feio nas contratações tanto em 2013, quanto 2014, resolveram abrir o cofre esse ano e contrataram Cirino e Guerrero a peso de Ouro.

      Ok! Boas contratações. Mas e o resto? Não tem renovação não? O Wallace é um exemplo igualzinho do Gum no fluminense. Jogador que é titular incontestável mesmo em má fase, se acha acima do bem e do mal, acaba contaminando os outros que se esforçam… Mas vamos esquecer um pouco do time que temos agora em 2015… Vamos às outras decisões que realmente fazem o torcedor de bobo:

      1) Quais foram os critérios pra contratação de técnicos para o time? Seria cansativo colocar o nome deles aqui, não pela quantidade, mas pela qualidade;

      2) Por que emprestam jogadores contratados para reforçar o time (Léo, Erazo…) e montam um time baseado em jogadores emprestados? (Pará, Brassan…);

      3) Por que é tão fácil contratar jogador do Flamengo? Quando buscamos um jogador, ele triplica seu preço. Vide a saída do Cáceres e a tentativa de vender Samir por ninharia. Mas quando tentamos contratar um camisa 10 no início do ano…

      Então, Romano, o Fla tá justamente onde nossos gestores planejaram. Montaram um time bem melhor que o do ano passado, mas não contrataram um técnico decente e uma boa defesa pra disputar posição. Quer um exemplo prático? O Jorge tava voando no time… Bastou não encontrar um substituto à altura, que ficou mascarado. Foi a mesma coisa com o Samir. Tava excelente antes de 2015, mas bastou não contratarem um zagueiro melhor que ele, que mascarou e agora sequer figura no time principal. Poderia inclusive estar na seleção Olímpica.

      Mas, pra mim, mesmo com nossos problemas, o foco principal esse ano, foi de treinadores. Bastava ter caprichado no treinador, que taríamos disputando a vaga com o Grêmio. Mas aí, na demissão do Luxa, vão lá e contratam o cristóvão e o rodrigo caetano, que estavam quase sendo lixados no Laranjal… Assim fica difícil.

      SRN

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Quem dera, meu caro ROMANO que isso SÓ se desse em período pré-eleitoral….

      Na minha concepção, isso existe SEMPRE no Clube de Regatas do Flamengo desde que NÃO seja presidente o nosso já totalmente SENIL MÁRCIO CLODOVIL BRAGA e sua TRUPE!

      Por isso, gosto de citar que, há pelo menos uns 6 anos, existe INSTALADA NO CLUBE, e com profundas raízes, alguma COISA NÃO BEM EXPLICADA (não sei se seria um aliciamento) que faz com que NÃO CONSIGAMOS FORMAR times , no MÍNIMO, AGUERRIDOS, mesmo NÃO contando com GRANDES CRAQUES, como, por exemplo, os GAMBÁS, o PATÉTICO MINEIRO, o Grêmio, o Internacional, o Ixpórti, a Ponte Preta….Isso pra ficar só nesse ano…..

      Eu NÃO vejo EXPLICAÇÃO OUTRA que possa justificar tanta INDISCIPLINA, tanta FALTA DE AMOR À CAMISA, tanto DESAMOR AO CLUBE….

      Repare que NÃO falo em se montar GRANDES TIMES, falo apenas daquilo que VOCÊ muito bem sugeriu em um comentário, que seria a criação do DNA RUBRO-NEGRO, da volta ao espírito do time de 81, mesmo que SEM OS CRAQUES de outrora, mas com pessoas COMPROMETIDAS e que estejam prontos para ENTREGAR SUA ALMA ao Clube de Regatas do Flamengo….

      Há MAIS de 6 anos (contando que em 2009 também havia racha no elenco) NÃO vejo um time do Flamengo que entre em campo para GANHAR UMA PARTIDA…

      Na MINHA OPINIÃO, não existe outra EXPLICAÇÃO para tanto DESLEIXO que NÃO seja essa de que o POLÍTICA SUJA e BAIXA do clube, em todo tempo em que um DETERMINADO GRUPO NÃO ESTÁ NO PODER, trabalha nos BASTIDORES para que haja esse ETERNO RACHA NO ELENCO !

      SRN

      • author avatar
        carlos moraes 9 anos ago Responder

        Sabem a razão de ser do time campeão brasileiro de 1980, 1982 e 1983, campeão da Libertadores e depois CAMPEÃO MUNDIAL em 1981, indago.

        Muito, MUITO simples mesmo.

        Havia, até bem antes destes anos, DIRIGENTES COMPETENTES, que, acima de tudo, como todos nós torcedores, AMAVAM o FLAMENGO e viviam PARA O FLAMENGO.

        Não badalavam, muito menos PROMETIAM TÍTULOS.
        Uma ^pequena^ diferença – GANHAVAM, como ganharam TODOS os títulos possíveis no Futebol Mundial, a nível de clubes

        Não vinham com fantasias hipócritas como o tal lema mais do que imbecil NADA DO FLAMENGO, TUDO PARA O FLAMENGO.

        O NOSSO LEMA era bem outro – VENCER, VENCER, VENCER.

        Para tanto, pela competência e pela dedicação, souberam MONTAR um SENHOR TIME DE FUTEBOL, recheado de GRANDES CRAQUES.

        Raul (seleção), Leandro (seleção e maior do mundo na posição), Marinho (todo grande time tem direito a um perna de pau), Mozer (seleção), Júnior (seleção), Andrade (seleção), Adílio (seleção), Zico (seleção e SUPER CRAQUE), Tita (seleção) Nunes (atacante típico, homem gol que não dava faniquitos como um certo senhor presepeiro dos nossos dias) e Lico (que só não foi seleção porque era super-bichado)

        Técnicos – Cláudio Coutinho (seleção) e Paulo César Carpegianni (seleção, como jogador)

        É isto aí, SIMPLESMENTE OITO JOGADORES que atuaram pela Seleção do Brasil, mais os técnicos.

        Aí está a EXTRAORDINÁRIA diferença.

        COMPETÊNCIA e AMOR ao Clube, só assim pode se fazer o Flamengo maior do que nunca, que, até os nossos dias, tira dividendos destas conquistas.

        SRN
        FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    Eduardo 9 anos ago Responder

    Murtinho, não acredito mais no Bandeira e sua cara de bonzinho. Nas previsões de que “no próximo ano vai ser melhor”. O ano de 2016 já será melhor porque perderemos pouco no Maracanã, que será usado para as Olimpíadas. SRN!

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    Ontem assisti à entrevista do Wallace do programa Bola da Vez da ESPN.

    Foi uma boa entrevista. Embora não jogue rigorosamente NADA, o cara é gente boa.

    Não teve muitas papas na língua. Disse que grande parte dos jogadores não querem CARALHAS com PORRA NENHUMA e NÃO ESTÃO NEM AÍ para os resultados do time. Especialmente os mais jovens.

    Sobre Sheik e Guerrero, ele disse o contrário.

    Também disse que o Guerrero não consegue jogar porque os zagueiros o METEM A PORRADA de todas as formas e ele sequer pode abrir os braços pra dominar uma bola que leva cartão.

    Mas isso ele não precisava nem dizer. Uma criança de 3 anos sem déficit cognitivo que esteja assistindo a uma partida de futebol pela primeira vez na vida detecta isso em 5 minutos.

    Incrível que gente que se diz FLAMENGUISTA desde a invenção da roda não perceba isso. Muito estranho.

    Só pra balizar as críticas da galera por aqui.

    SRN

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      E NÓS falamos há tanto tempo sobre esse problema da marcação DESLEAL e COVARDE (não dura) em cima do GUERRERO, né ROMANO?

      Só mesmo um CEGO com DÉFICIT COGNITIVO consegue NÃO VER….

      SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHUASHUASH

      SRN

      • author avatar
        carlos moraes 9 anos ago Responder

        Sugiro que leiam os cronistas esportivos (por mais fracos que uns possam ser) e, quando nunca, tomem conhecimento da recentíssima declaração do nosso grande ZICO na Rádio Globo.

        Só mesmo indivíduos PARCIAIS, um evadido do PINEL, que não conseguem chegar a uma constatação tão simples.

        Rs Rs Rs Rs

        PS – volto a proclamar – HOMENS DE BRANCO, AÇÃO. Tem nego evadido do Pinel dando sopa ^pela aí^.

    • author avatar
      Legolas 9 anos ago Responder

      Romano, tenho andado tão desligado do futebol (talvez o único elo seja visitar diariamente o blog RP&A) que não vi a entrevista. Na verdade, nem sabia dela. Mas, pelo q vc ta dizendo, me interessei em vê-la. Teria algum link?

      Abraços.

      SRN, P&A

      • author avatar
        Romano 9 anos ago Responder

        Legolas,

        Não consegui encontrar.

        Mas vão passar reprises durante a semana.

        Abraço!

        SRN

  • author avatar
    carlos moraes 9 anos ago Responder

    De há muito, a cerca de bem uns CINCO anos, venho dizendo, em outras palavras, o que o nosso Murtinho escreveu agora – SOMOS UMA VERGONHA.

    SOMOS UMA VERGONHA passou a ser o triste lema rubro-negro, mas, ainda assim, há quem diga, batendo no peito de tanta euforia – SOMOS OS CAMPEÕES MUNDIAIS DE PAGAMENTO DAS DÍVIDAS.

    Além de não ser verdade, apesar de, pelo menos neste aspecto, as coisas andarem aceitavelmente, momente agora com o Profut, este FALSO título não resolver PORRA ALGUMA.

    Parece-me que, independentemente da classificação final que venha a ser obtida, este ano de 2015, entre os CINCO, foi o PIOR de todos.
    Murtinho assinalou com grande propriedade.
    PERDEMOS de todos os DEZ times grandes do futebol brasileiro, à exceção, ATÉ AGORA, do Santos, de quem também não ganhamos.
    Verdadeiro SACO DE PANCADA.

    Não há a menor dúvida – SOMOS UMA VERGONHA

    Não li, nem tinha tomada conhecimento, da tal entrevista do Pres. Bandeira ao site da revista EXAME.
    Só posso chegar a uma rápida conclusão.
    ENLOUQUECEU.
    De 2017 até 2021, temos exatamente CINCO anos.
    Algo de inédito, então, iria acontecer no futebol brasileiro.
    O nosso Flamengo, de VERGONHA NACIONAL, passaria a ser o NECTAR PLUS ULTRA.
    CINCO anos, CINCO títulos nacionais.
    Algo nunca vista, sequer entre os países de ponta do futebol, a não ser na Alemanha, onde o Bayern ganha todos os títulos (apesar desta mesmice, é o campeonato, em todo o mundo, de maior número de PUBLICO PAGANTE, por inimaginável que possa parecer)

    Tenho afirmado inúmeras vezes neste RP&A, que sou a favor da reeleição do nosso Presidente sonhador.
    É bem verdade, que durante os últimos TRÊS anos, junto com o Gilberto T. Santos. o Francisco Alves (que não se ^transferiu^para este Blog) e o Helemengo, fui – COMO AINDA SOU – um crítico bem acre da Chapa Azul, a inicial, dado, entre outros equívocos, à constante condiçao de VENDEDORA DE ILUSÕES.

    Continuo a ^apoiar^ a reeileção, mas já justifico.
    Parcendo não haver a menor chance para o Cacau, bem melhor o Bandeira do que o despótico Wallim.

    Curioso, muito falam aqui que Presidentes do passado teriam sido, mesmo que sem provas na maioria dos casos, verdadeiros criminosos.

    .
    Tirando o ESS, não vejo ninguém pior do que o Wallim.
    Não foi provado porque, como muitas vezes acontece em nosso País, não se pretendeu avançar nas investigações, mas o líder VERDE foi o responsável pela maior aberração cometida pelo Flamengo, no já cansativo caso André Santos.

    De qualquer forma, quero deixar BEM CLARO.
    Se candidato fosse, mesmo com seus OITENTA anos, não teria a menor dúvida de apoiar o Márcio Braga, que, bem ao contrário do MOMENTO PRESENTE, ao invés de fazer do Flamengo a VERGONHA
    NACIONAL, como bem afirmou o Murtinho, conseguiu transformá-lo em GLÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO.

    Uma pequena diferença – de VERGONHA a GLÓRIA.

    Já escrevi muito, não respeitando as ponderações do brilhante Carlos André Rosa Martins.
    Para não cansar em excesso, paro por aqui, mas … I*ll be back

    Envergonhadas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Moisés 9 anos ago Responder

      Qualquer presidente do Flamengo eleito entre 1980 e 1990 seria consagrado, independente da sua competência.
      E com exceção da atual diretoria, que desejo que não continue, todos as demais foram vergonhosas, com enriquecimento ilícito, evasão de divisas e favorecimento de muitas formas.
      Se o Flamengo fosse um clube/empresa desde pelo menos 1990, teríamos o recorde de dirigentes presos.
      Flamengo sempre!

      • author avatar
        Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

        Uff, que bom saber que exista alguém que pensa como eu sobre a corja…

        SRN

        • author avatar
          Romano 9 anos ago Responder

          Alguém, PVS?

          99,9% dos flamenguistas do MULTIVERSO pensam como você.

          SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        CLAP, CLAP, CLAP por horas seguidas, meu caro MOISÉS……

        Falou POUCO, mas disse TUDO….

        Parabéns pela VISÃO e pelo PODER DE SÍNTESE!

        SRN

        • author avatar
          carlos moraes 9 anos ago Responder

          Por mais que uns invejosos, caro Moisés, queiram mentir, como você veio a crer, que ^qualquer presidente eleito entre 1980 e 1990 seria consagrado^, a verdade NÃO É ESTA.

          Já expliquei, mas vou repetir, para não deixar margens a dúvidas.

          Um time, ou melhor, UM VERDADEIRO ESQUADRÃO não se faz da noite para o dia.
          Leva algum tempo, quanto MAIS competentes os Dirigentes, MENOS tempo.

          O FLAMENGO de 1980 não nasceu em 1980.
          Foi um produto de alguns anos, quando DIRIGENTES competentes, dedicados e TORCEDORES do Clube, NÃO APENAS interessados em querer surgir do NADA para o eventual SUCESSO no mundo do futebol (algo, por coincidência, como pretendia fazer o Sr. Wallim com sua mentalidade de tratar o FLAMENGO como uma empresa, que lhe pudesse trazer, no futuro, além do mencionado SUCESSO pessoal, lucros e dividendos), conseguiram, com muito esforço e inteligência, ^construir^, passo a passo, este GRANDE e VITORIOSO TIME.

          Tanto isto é verdade que, pela terceira vez na nossa história brilhante, fomos TRI, um pouco antes, em 1978-79 e 79, numa época em que o Campeonato Carioca AINDA era forte e poderoso.

          O doce cheiro do sucesso não se obtem do nada, muito pelo contrário.
          Em qualquer setor da atividade humana.
          Demanda trabalho, perseverança e, mais do que tudo, COMPETêNCIA, somados ao AMOR que necessariamente há que se ter ao que motiva a nossa luta.

          Foi exatamente o que tivemos naqueles idos tempos. quando NÃO PROMETÍAMOS, pelo contrário, FAZÍAMOS.

          Uma enorme quantidade de jovens jogadores que iriam se consagrar, não só no time como também na seleção, não surge em um toque de mágica, tanto que você, caro Moisés, pode constatar as dificuldades que se apresentam no nosso atual dia a dia, quando não se faz um trabalho coordenado.

          Leandro, Mozer, Andrade, Adílio, Júnior, Tita e Zico não são obra do acaso, pelo contrário, se devem a um trabalho consciente e, mais do que tudo, competente e dedicado junto ao Departamento responsável pela Base.
          Além do mais, você sabe muito bem que não foram somente estes.
          Estes foram CAMPEÕES MUNDIAIS em 1981 (com Figueiredo na reserva), mas naqueles anos, ainda teríamos, apenas para exemplificar, um Vitor,e, ainda fruto deste trabalho, um Aldair, também campeão mundial.

          Nãao acredite, caro Moisés, nesta BALELA, fruto da falta de informação, e, no mais das vezes, da INVEJA que é propria dos INCOMPETENTES.
          INCOMPETENTES que, para disfarçar tal condição, inventam toda espécie de maldades.

          CREIA, caro Moisés, NÃO FOI FÁCIL o Flamengo chegar a 1980, assim como se manter no topo do sucesso por muitos anos.

          Não foi um trabalho para QUALQUER UM.
          Foi fruto , vou repetir o que venho dizendo, por vezes reiteradas, da INTELIGENCIA, da DEDICAÇÃO e, acima de tudo, do AMOR AO CLUBE de um grupo de ABNEGADOS TORCDORES, eventualmente, para sorte nossa, na Presidência e na condição de Dirigentes do nosso FLAMENGO.

          Autênticas e sensatas SRN
          FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    Alessandro Matos 9 anos ago Responder

    É meu amigo Jorge realmente o torcedor do Flamengo está fazendo curso intensivo para ser palhaço, pois acreditar num time desses é muita loucura, poucos jogos eu vi futebol, a maioria dos jogos inclusive em algumas vitórias era tudo menos futebol, incrível como eles ( jogadores, técnicos, dirigentes, presidente) sejam cegos ao ponto de dizer que jogam bem, que faltou sorte, que têm um monte de desculpas.
    Acredito que falta muita coisa no futebol, além do óbvio que é jogador bom, pois no nosso Flamengo tem uma turma que é tudo menos jogador de futebol, falta comando, falta liderança, falta cobrança, falta comprometimento, falta amor ao clube, falta vergonha na cara, falta tudo menos a Stella, as farras e as mulheres nessa turma e haja paciência pra ver tudo isso que acontece no Flamengo, digo isso como relação ao futebol, pois nas outras áreas estamos evoluindo, claro que nem todas mas no geral está evoluindo sim.
    Agora acho que com esses jogadores o Flamengo não chega a lugar nenhum, é muita ruindade num mesmo time, coisa de louco assistir os jogos do Flamengo, os caras não conseguem dar três passes certos, só quando é recuado, onde já se viu um time que não chuta nem uma bola em direção ao time adversário ganhar jogo, sério, isso é um absurdo, assistir a um jogo do Flamengo nesses últimos tempo é um exercício de amor ao time sem tamanho.
    Pô Lúcifer bem que você poderia trazer uns jogadores infernais e levar essa turma pro quintos dos inferno, rsrsrs, porque está foda torcer, mas não vou deixar de exercitar esse amor!

    Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo assim como o Murtinho e eu apesar dos pesares.

  • author avatar
    Gilberto T. Santos 9 anos ago Responder

    Muito bom o comentário do Murtinho e agora os torcedores de diretoria daqui do Blog deveriam apedrejá-lo, assim como fizeram comigo, com o Helemengo e com o Carlos Moraes quando ousamos discordar da “maravilhosa” diretoria que em seu início só pensava em quitar dívidas e em economia porca no futebol, só que não, o Murtinho só está fazendo uma constatação e dizendo o óbvio a essa altura do campeonato, além de não merecer esse tipo de tratamento a que fomos submetidos simplesmente por darmos a nossa sincera opinião!
    Não estou contente de estar certo, pelo contrário, preferia queimar a língua, mas, faço questão de lembrar que o futebol precisa de bons investimentos, sempre, o clube não é uma empresa, tá certo que as dívidas tem que ser pagas e as finanças saneadas, mas, o que vai garantir tudo é o sucesso no futebol, o carro chefe do Flamengo!!!
    Não adianta ir bem financeiramente se for mal no futebol, não dá, não garante o futuro do clube, que só se sustenta através das suas Tradições de Grande Clube vencedor, embora abaladas pelo pensamento tacanho dessa diretoria que apequenou o Flamengo!!!
    E quando falo mal desse diretoria não quer dizer que apoio as outras todas péssimas que passaram pelo clube e deixaram a maior dívida entre todos os clubes brasileiros, de forma alguma, não sou torcedor de diretoria, sou torcedor do Flamengo, amo o Flamengo e quero só o melhor para ele e não aceito mediocridade como desculpa para economia porca na contratação de refugos, bichados, pernas-de-pau e fazer do clube um balcão de negócios para transações escusas!!!
    E prometer conquistas para 2017 é a mesma cantilena do início dessa gestão, que já foi pior, quando os atuais integrantes da oposição ainda estavam no poder…
    Falta competência, nem é questão de grana, como não entendem de futebol gastaram rios de dinheiro trazendo Carlos Eduardo, Elano, Val, André Santos, Armero, Bruninho, etc, enquanto isso outros clubes com muito menos grana contrataram bons jogadores e conseguiram resultados muito melhores…
    Agora mesmo, ao invés de ficar anunciando jogador, a diretoria deveria levantar a bunda da cadeira e já sair tentando alinhavar contratações, 2015 já acabou, o Flamengo não tem ainda nem o treinador para 2016, anunciaram contatos com o Murici, que já desmentiu e disse que pode ir para o Internacional, além disso, já anunciaram também a renovação do Márcio Caramujo, a conversa com o Willian, tosco volante que já jogou pelo Flamengo e já saiu tarde e negociações com o empresário do Diego Souza, que no penúltimo jogo Flamengo x Sport apareceu com a camisa 1987, numa alusão ao pretenso título roubado, além de ter falado um monte de bobagens ofensivas ao Flamengo, queimando de vez sua imagem junto á Magnética, é esse o “craque” que essa diretoria pretende contratar???
    Juízo diretoria, detonem esse timeco saco de pancadas, não renovem os contratos que estão vencendo, vendam ou usem como moeda de troca os outros, aproveitem a base para algumas posições e contratem um goleiro experiente, um ou dois laterais direitos, dois bons zagueiros centrais, um ou dois volantes, um meia criativo e um bom atacante, para treinador o Murici, ou o Tite, ou o Cuca…
    BARCAÇA JÁ!!!
    SRN!!!

    • author avatar
      Moisés 9 anos ago Responder

      Concordo com você em 90%, só não concordo com o julgamento dos antigos membros da diretoria, que hoje são oposição pela chapa verde.
      Na minha opinião todos os bons contratos existentes hoje, são de responsabilidade do BAP, e o melhor trabalho realizado na atual gestão, de organização das finanças, foi idealizado e realizado pelo Rodrigo Tóstes.
      Flamengo sempre!

    • author avatar
      Romano 9 anos ago Responder

      “…faço questão de lembrar que o futebol precisa de bons investimentos, sempre, o clube não é uma empresa, tá certo que as dívidas tem que ser pagas e as finanças saneadas, mas, o que vai garantir tudo é o sucesso no futebol, o carro chefe do Flamengo!!!”

      Lindas palavras.

      Só me faltou entender uma coisa: Se o clube estiver afundado em dívidas, vai investir com o quê? Notas do Banco Imobiliário?

      Além disso, o problema do Flamengo NÃO ESTÁ no montante que é investido no futebol. O Flamengo tem uma das folhas salariais mais caras do Brasil.

      SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        E eu acrescentaria que, NÃO fossem os AZUIS ORIGINAIS, a dívida do Flamengo que era MAIS de 750 MILHÕES (já que depois da auditoria, apareceram mais algumas de valor alto) e com o AUMENTO DOS JUROS e outros adendos, já estaria perto de 1 BILHÃO nos dias de hoje…..

        Como INVESTIR?

        Debitando os INSS, FGTS E IMPOSTO DE RENDA da folha salarial dos dos jogadores mas NÃO repassando aos COFRES PÚBLICOS e usando esse montante para CONTRATAÇÕES?

        Deixando os salários atrasados meses?

        Deixando de pagar por MESES os impostos JÁ NEGOCIADOS e perdendo as CNDs…..?

        Fora o fato da PERDA de PATROCÍNIOS que adviria com tais atitudes….

        As pessoas têm que REFLETIR antes de emitir determinadas opiniões…..

        Contratar e ter um TIMAÇO todo mundo quer….Ter o melhor CT do mundo também….Mas tem que dizer de ONDE tirar o DINHEIRO….

        Sobre FOLHAS SALARIAIS…..

        O tempo dos CONTOS DA CAROCHINHA já passou…Qual o GRANDE ELENCO que foi montado no BRASIL nos últimos 10 anos?

        Por que o SANTOS com o timeco deles e que tem o DORIVAL JÚNIOR como técnico consegue estar em 4º lugar? E o Inter, o Ixpórti, a Ponte Preta, o Grêmio, o próprio curintia, PATÉTICO, consegue com times MEDÍOCRES estarem na frente da gente?

        http://torcidaflamengo.com.br/news.asp?nID=40904

        Clubes com salários atrasados:

        http://estadiovip.com.br/80168/veja-quais-sao-os-times-que-tem-salarios-atrasados

        SRN

      • author avatar
        Gilberto T. Santos 9 anos ago Responder

        Romano, você pegou parte do texto que escrevi, totalmente fora do contexto e o que eu quis dizer ficou ao contrário, justamente essa parte eu repeti no texto para que ficasse bem claro, eu disse que apenas o sucesso no futebol garante tudo, o próprio futuro do clube depende disso, inclusive o pagamento de dívidas e o saneamento das despesas, estas corretas ações não se sustentam sem o citado sucesso no futebol e respondendo á outra afirmação sua: o problema do Flamengo também está no montante que é investido no futebol, o Flamengo tem uma das folhas salariais mais caras do Brasil porque contratou mal, clubes como o Santos, o Cruzeiro bi-campeão de 2013/14, o Galo, entre outros, souberam contratar e obtiveram resultados, enquanto a nossa diretoria fica com economia porca e traz refugos, bichados, pernas-de-pau e uma ou outra contratação boa e com isso gasta muito mal e no futebol vamos sendo saco de pancadas dos adversários!!!
        E lembrando ao Moisés, o principal parceiro do Flamengo, a Adidas, caiu no colo e a proposta foi primeiramente ofertada para a presidente Patrícia, que na época alinhavou o contrato que foi assinado posteriormente pelos azuis, não gosto da referida presidente, mas, justiça se faça, ela pelo menos nisso não foi incompetente e deixou o referido contrato como legado para a atual diretoria…
        Já disse e repito não tenho nada contra o saneamento das dívidas do clube que vem sendo feita pela diretoria dos azuis, mas, o trabalho deles no futebol é tão tosco que tem atrapalhado a parte financeira e esse negócio de prometer títulos e campeonatos para 2017 em diante já foi usado anteriormente e não deu certo, não cumpriram com as promessas, a torcida não é trouxa e quem vive de promessas é santo e maus políticos, essa diretoria já perdeu todas as oportunidades de fazer um bom trabalho no futebol, não tem mais como ficar pedindo tempo e paciência, QUEREMOS TIME!!!
        Se não sabem como fazer contratem alguém competente, mandem embora na BARCAÇA, o Rodrigo Caetano, o OO, a turminha da Stella Artois e mais a maioria desse elenco ruim e contratem jogador com futebol e vergonha na cara, ou troquem, ou por empréstimo ou tragam com a ajuda dos patrocinadores, etc…
        Se os outros clubes fizeram, o maior de todos e mais importante como o Flamengo também pode fazer e dessa vez sem loucuras e sem ficar com problemas financeiros, o orçamento para 2016 dá!!!
        O grande problema do Flamengo é a incompetência no futebol, o carro-chefe do clube e o que pode pôr tudo a perder se continuar a ser mal administrado!!!
        BARCAÇA JÁ!!!
        QUEREMOS TIME!!!
        SRN!!!

        • author avatar
          Romano 9 anos ago Responder

          Gilberto.

          Eu não descontextualizei nada. Não faço essas coisas.

          No início do seu comentário, você criticou SIM a prioridade que a administração dos Blues originais atribuiu ao saneamento financeiro do clube em detrimento aos investimentos no futebol. Está tudo lá escrito. Depois vc foi alterando o conteúdo até dizer que, na verdade, investiu-se mal.

          E o que EU quis dizer foi que não havia como investir se o clube estava no VERMELHO. Afundado em dívidas e em VERGONHA depois de um triênio de administração VERGONHOSA.

          Tenho plena convicção que se a Patrícia fosse reeleita teríamos sido REBAIXADOS no triênio seguinte.

          O Flamengo em 2013 reduziu drasticamente as despesas e ainda assim beliscou um título nacional. Como isso pode ser considerado MAL INVESTIMENTO?

          Quando Carlos Eduardo foi contratado, TODOS comemoramos. Assim como Cirino.

          Mas não existe clube em que 100% das contratações deem certo.

          No Flamengo esse percentual anda ESTRANHAMENTE muito baixo nos últimos anos, como bem detecta o André.

          Mas aí, acho que o problema é muito mais de gerenciamento do grupo de jogadores do que da política financeira do grupo.

          Existem profissionais, gerentes, MUITO BEM PAGOS pelo clube que vc diz estar fazendo economia porca para gerenciar o futebol, e o trabalho deles é RIDÍCULO.

          Então, acho apenas uma questão de cobrar as pessoas certas.

          O que dizer do trabalho de Rodrigo Caetano?

          Mas ele é um profissional disputado a TAPA pelos grandes clubes. E aí? A diretoria errou ao investir nele?

          E o trabalho dos treinadores? O menos pior disparado que tivemos esse ano foi defenestrado pela própria TORCIDA.

          E TODOS pediam Oswaldo. Taí o Oswaldo que todos pediam. O que vc acha do trabalho dele? A culpa é da diretoria por ter investido nele? Mas não é o que 95% da torcida (eu fora) pedia?

          Então, Gilberto, entendo sua raiva e até concordo com muita coisa que vc escreveu, mas com relação ao meu comentário, eu não descontextualizei nada.

          Apenas não havia entendido uma parte da sua argumentação, que foi devidamente explicada no seu segundo e brilhante comentário.

          Abraço!

          SRN

          • author avatar
            Romano 9 anos ago

            Administração vergonhosa = administração CRIMINOSA

            MAL investimento = MAU investimento

            Política financeira do grupo = política financeira do CLUBE.

            Desculpem. Digitei no metrô.

            SRN

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    Cara, o Bozo voltou.

    E ele sempre tem razão…

    SRN

  • author avatar
    carlos moraes 9 anos ago Responder

    Por ora, estando sem tempo (já é tarde da noite), vou dizer uma só palavra, em MAIÚSCULAS.

    S E N S A C I O N A L ! ! !

    Dorminhocas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    Ricardo ANtonio Vieira de Barros 9 anos ago Responder

    Muito bom seu texto. Ate agora ficamos a procura de culpados, fora dos muros da Gávea ,contudo nossos maiores problemas sao internos , e de difícil solução ;haja vista que cada um de nos quer ser maior que o outro, exemplo clássico da chapa azul, que entrou para moralizar e rachou 1ano depois , por egocentrismo do atual presidente, preferindo perpetuar-se no poder ,se aliando a pessoas e grupos já testados e sabidamente incompetentes, ao grupo forte que o elegeu.Estamos a 30 dias da eleição ,que atuamente e única que me interessa neste pais de corruptos e de desencantos,e o que vemos e possibilidade grande reeleição ,e a falta de propostas para o futebol ,vai continuar,infelismente. Acho que não quero acordar!!!

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      O PIOR, RICARDO ANTÔNIO, é que, ganhando, o BANANA LULA DILMA DE MELLO, vai trazer NOVAMENTE à cena, aqueles mesmos SERES que nos FERRARAM DURANTE ANOS e nos deixou nessa PATÉTICA posição de ser o clube de MAIOR DÍVIDA entre TODOS os clubes brasileiros…..

      Dizer que TODOS os clubes estão ENDIVIDADOS, NÃO é desculpa para justificar a NOSSA DÍVIDA que é mais do que o DOBRO da dos GAMBÁS, por exemplo…..

      Eu ainda ESPERO que os ASSOCIADOS do clube de Regatas do Flamengo, tenham o BOM SENSO de NÃO fazer com que a INSTITUIÇÃO FLAMENGO volte para o tempo das CAVERNAS !

      SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Corrigindo…

        “…queles mesmos SERES que nos FERRARAM DURANTE ANOS e nos deixaram nessa PATÉTICA…”

        SRN

  • author avatar
    Alex 9 anos ago Responder

    O Presidente não esta errado em estipular mestas assim. Ele sabe o tamanho do Flamengo.
    O problema é que pra isso ele precisa de jogadores, mas não simples jogadores. Jogadores que amem a profissão e tenham vergonha na cara, porque em plena terça-feira nego sair por ai enchendo a cara é não ter o mínimo possível de intimidade com o tal do PROFISSIONALISMO.
    Se vagabundo saísse por ai meio de semana pra faze festa, mas ao menos nos jogos ele aparecesse pra fazer o seu trabalho. OK, estava ótimo!!!! (saudades de Adriano, Romário). Tem jogador nesse time do flamengo que ta jogando futebol de teimoso, porque deveria ta arrancando amendoim no sol das 3 da tarde, ganhando 25 reais por dia pra ver como funciona o tal do comprometimento!!!!
    E outra, PRECISAMOS DE UM TECNICO DE VERDADE QUE ALÉM DE ENTENDER DE FUTEBOL, QUE TENHA VONTADE DE DAR BICUDA NA PORRA DA PORTA DO VESTIARIO E MANDAR VAGABUNDO FAZER O QUE ELE DISSER!!!!!!

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      ALEX,

      Precisamos TAMBÉM que a OPOSIÇÃO SILENCIOSA E SUJA que existe DENTRO DO FLAMENGO, passe a pensar no CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO e não apenas em VOLTAR A MAMAR nas tetas da INSTITUIÇÃO…..

      Abraço

      SRN

      • author avatar
        Alex 9 anos ago Responder

        Pra min o atual presidente esta fazendo um trabalho invejável!!! Se tivesse direito ao voto o meu seria no Bandeira de Mello. Complicado é contar com pessoas ao lado que pensam apenas em si própria e não na instituição CLUBE DE REGATAS FLAMENGO. E isso vai desde o vice presidente aos jogadores!!!! Óbvio que tem os responsáveis, mas infelizmente hoje nesse time são a minoria!!! Citei Romário porque esse fazia gol independente do que fazia fora das 4 linhas!!! Citei Adriano porque esse jogava por amor ao clube e sempre fazia gol!!!! Porra os caras falam tanto em profissionalismo quando são apresentados!!!Falam, falam, falam e a real é que falar ate papagaio fala, quero ver la dentro de campo jogar consistente sem um lampejo ou outro de rara sintonia entre s astros, fazem uma partida ou outra boazinha!!!! Ou jogando com raça e se esforçando pra melhorar nos treinamentos!!!! Mas não, preferem depois do treinamento, em plena terça-feira encher a cara!!!! ta Serto!!!!

  • author avatar
    Tripa seca 9 anos ago Responder

    Perfeito seu texto..

    O Flamengo está como meu teclado, já que deixei cair água nele sem querer.. algumas teclas já não funcionam. o arroba. o jogo da velha, as teclas f1 até a f12. e etc.. e minha sorte. é que me sobrou as teclas das letras e as do acento. ´´´´´´´, ainda da pra usa-lo.. é assim nosso Flamengo nesses 3 anos.. ta faltando algumas coisas.. estamos pagando as dividas pondo a casa em ordem, mais ainda da pra usar. sobreviver. quem sabe em 2017 em diante. a gente compre outro teclado quem sabe um teclado GAMER daqueles caros fortes e excelente pra fazer tudo, e começar a ostentar.. nos resta esperar, já no meu caso, é mais fácil.. esperar o mes do salario e arrumar tempo pra ir procurar um.. enquanto isso , vamos nos congelar, por que aturar esse Flamengo com peças estragadas, e se virando nos 30 ta Froids

    Valeu pelo texto murtinho, um abraço

    SRN

  • author avatar
    Everton Araujo 9 anos ago Responder

    Depois dessa declaração do EBM, eu tbm irei fazer como o cara do filme O Dorminhoco.

Deixe seu comentário