República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Cheiro de épico.

Por | 26 de setembro de 2016
51 Comments
  • author avatar
    LÚCIFER 8 anos ago Responder

    Grande Murtinho !

    Muito bom seu Post !

    Há quanto tempo, Murtinho, não sentimos essa firmeza em relação ao nosso Flamengo ? Finalmente estamos tendo o Flamengo de volta……

    Está dando prazer de assistir o Mengão. Creio que um time unido assim, como se fosse uma família, o ultimo que recordo foi o de 1992. O time vem apresentando consistência como o Flamengo da década de 80, guardada as devidas proporções com relação ao futebol moderno.

    Eu realmente não esperava que em 2016 o Flamengo já estaria atingindo este estágio……achava que ainda levaria mais 1 ou 2 anos, de acordo com a evolução da reestruturação do Clube e equalização de suas dívidas. Mas o efeito de levar uma vida responsável, já está contrastando com relação aos clubes que somente se preocupavam em resolver seus problemas de momento, de forma imediatista, sem se preocuparem com o futuro.

    Enquanto nesta nova vida responsável do Flamengo, muitos ficavam criticando o nosso time não tão bom, nem tão bonito, mas barato, e ficavam a enaltecer, e até com razão, os times do Cruzeiro e do Corinthians, campeões do período, no meu íntimo eu tinha uma certeza: Corinthians e Cruzeiro, na verdade não passam de um Castelo de Areira a beira do mar. Infelizmente, tenho que reconhecer, assim como foi o nosso Flamengo 2009……

    Mas certo, fez o Flamengo que resolver mudar de vida, para começar a fazer diferente daqui pra frente, e enquanto Corinthians e Cruzeiro se desintegram, após serem campeões, nosso Flamengo está adquirindo uma maturidade para se manter no topo por um longo período, a perder de vista.

    Ser campeão este ano, faria justiça ao que o Flamengo apresentou até agora, mas isso é um detalhe que pode acontecer como pode não acontecer, nem tanto pelo Flamengo, mas nos pontos corridos dependemos sempre também dos tropeços dos nossos adversários.

    De qualquer forma, para mim já estamos na Libertadores do ano que vêm, e daqui para frente, entraremos sempre muito fortes em todas as competições. Uma nova era Rubro Negra foi inaugurada, apertem os cintos que vamos decolar……

    SRN

  • author avatar
    Syro Sirotheau 8 anos ago Responder

    Sou de Manaus, e estou torcendo pela volta ao Maraca! Cariacica mitou demais! A torcida é excelente! Grita e empurra o time! Estão de parabéns!
    E espero que dia 27/11 possamos gritar É CAMPEÃO no maraca contra o Santos! e eu estarei lá!

    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS

  • author avatar
    Jarbinha Pelodan 8 anos ago Responder

    Eu que não moro no Rio estou ansioso pela volta ao Maracanã. Imagina vcs do Rio!

  • author avatar

    Murtinho estamos no caminho certo, Zé Ricardo faz um trabalho notável, o elenco está fechado com ele, ninguém anda de mimimi por ficar no banco, ás vezes até fora dele, temos elenco, isso é fato, temos em quase todas as posições, no mínimo, 2 jogadores de qualidade parecida, exceção no gol e na lateral esquerda.
    O problema é os cornetas eternos insatisfeitos que estão por aí e por aqui, será que os cornetas não estão vendo a evolução de Fernandinho, Gabriel ? Será que eles não enxergam que Márcio Aráujo não são jogadores da mesma posição ? MA é o volante-volante, destruidor, protetor da zaga, Cuellar que é, sem dúvida, superior tecnicamente, é 2o homem, posição do Arão, sai pro jogo, chega no ataque, não protege tanto como Márcio Aráujo, no jogo de ontem após a saída do MA será que os cornetas não viram como nossa zaga ficou exposta, como o Ábila do Cruzeiro perdeu 2 gols na cara do gol, sendo 1 deles inacreditável ?
    Será que os cornetas sabem o que é ter elenco ? Elenco é pra isso senhores cornetas, pra mexer na forma de jogo, pra mudar não só os nomes dos jogadores, mas para mudar a concepção e a forma de jogar independente de esquema, seja ele qual for 4-3-3, 4-2-3-1, 4-5-1-, 4-4-2, Afinal quem passa a semana treinando o time, o Zé ou os senhores cornetas ? É fácil chegar aqui e digitar tem jogar o Alan, tem que jogar o Mancuello, o Diego e tal, mas será que os senhores cornetas, imaginam o que é uma sema inteira entre treinos e jogos para saber quem deve ir a campo? Será que os senhores cornetas entendem mais de futebol do que o Zé Ricardo ? Eu GARANTO QUE NÃO SABEM…

    • author avatar
      LÚCIFER 8 anos ago Responder

      Infelizmente concordo Schwarzenegger,

      Digo infelizmente, porque é um direito do torcedor discordar do trabalho do treinador, mas ao mesmo tempo, no meu modesto entendimento, esse direito tem sido utilizado muitas vezes de uma forma ofensiva e depreciativa ao trabalho do treinador, que contrasta e conflita com a verdade dos fatos, pois tem sido um excelente trabalho, não somente em termos de resultados, que se não me engano, já é o treinador de melhor aproveitamento na história do Flamengo, como também tem feito o Flamengo jogar um futebol bonito e vistoso, em que sempre domina seus adversários em quase todos os jogos. Não à toa, o Flamengo faz a sua melhor campanha do século, e claro que o técnico tem grande mérito nesse feito.

      Vale lembrar, que ontem o Zé tirou o 1º volante MA, mas não ficamos sem volante, pois o ARÃO passou naturalmente a fazer esta função, e quase aconteceu um DESASTRE. Ficou provado, que ARÃO, assim como CUELLAR, seria uma temeridade para o Flamengo que um destes dois fossem titular como 1º volante, como muitos gatos mestres gostariam que fosse. Para mim, CUELLAR e ARÃO disputam a função de 2º volante, pois são melhores tecnicamente que o MA para sair para o jogo, mas não para exercer a função do 1º volante com muita marcação. Não esperem do MA um futebol bonito e vistoso, o futebol arte, espere dele apenas eficiência, que se comprovam nos desprezados por muitos, números estatísticos, que reflete a produtividade do jogador em campo naquilo que sua função melhor exige.

      Alguns irão lembrar da excelente partida que o Flamengo fez contra o Figueirense com CUELLAR de 1º volante, entretanto vale lembrar, que o Figueirense, que já não era grande coisa, ficou muito pior com a saída de Carlos Alberto e do He man, além de vários outros desfalques do Figueira naquela partida, que foram se não me engano, 7 desfalques ao todo. Essa fragilidade toda naturalmente facilitou o trabalho de qualquer jogador.

      SRN

      • author avatar
        Carlos_SP 8 anos ago Responder

        Discordo Presida,

        O Cuellar faz muito bem o 1 volante. Como o Mestre Moraes afirma aqui, ele jogou de fato na seleção de seu país sempre de primeiro volante, se não estou enganado. E em dois jogos em que o Flamengo jogou partidas das mais vistosas desse ano, contra o Flu em BSB e contra o figueira no Pacaembú, ele foi de 1 volante.

        Agora, se tem gatos mestres que criticam a escalação do MA, existem outros Super Gatos Mestres que a defendem também. Eu sou um que critica, não me considero gato mestre, apenas exponho minha opinião. Farei sempre, pois onde não há debate há a burrice estagnada como diria Nelson Rodrigues. E, apesar de não conhecer o Zé, volto a afirmar que acho que ele prefere pessoas que discordem e contribuam do que somente adulações e concordâncias. Bom, eu sou assim.

        Acho que esse espaço é pra isso, quem concorda com o MA vem e coloca seus argumentos, quem prefere outra formação, da mesma forma. Sem pejorativos e depreciação da opinião alheia. Somos todos torcedores e quando entra em campo, não importa quem, somos Flamengo.

        SRNs

        • author avatar
          LÚCIFER 8 anos ago Responder

          Pois é, Delpupo,

          Devemos debater sem pejorativos e depreciação da opinião alheia, pois pejorativo, gera resposta pejorativa. No post da Nivinha, foi colocado num comentário em que você participou e concordou, que quem tivesse uma opinião diferente, que esta atitude seria ” Chapa branquismo “……..se isso não é ser pejorativo e depreciar a opinião alheia, eu não sei o que é então…….engraçado que não vi discurso nenhum seu sobre o respeito a opinião alheia…….

          Num outro comentário do Moraes, o mesmo se referiu aos que apoiam o trabalho e as opções do treinador, que entendem estarem sendo acertadas pelo fato do Flamengo estar vencendo, que estes seriam “idólotras” do treinador por conta disso…….se isso também não é ser pejorativo e debochado, eu não sei o que é então…….

          Em nenhum destes comentários resolvi tomar qualquer tipo de satisfação ou chamei de babaca ou retruquei aquilo que eu considerei escárnio , deboche e desrespeito com a opinião alheia…….

          Fica muito conveniente julgar os outros, usando dois pesos e duas medidas diferentes………

          A única coisa que eu tenho feito, também é expor meu ponto de vista, e isto nada tem a ver com adulação, pois se concordo com as opções que estão dando certo, é a minha maneira de enxergar as coisas, pois não troco o que vem dando certo pelo duvidoso…….. agora quem pensa diferente, eu estarei respeitando desde que me respeitem também.

          SRN

          • author avatar
            Carlos_SP 8 anos ago

            Presida,

            por favor não distorça o que eu falei. Eu não chamei em post algum ninguém de chapa branquismo, até pq quando faço qualquer tipo de brincadeiras, procuro fazer em ambiente fechado com amigos.

            Agora, há muito mais tempo venho expondo minha opinião e várias pessoas falam barbaridades de quem fala criticamente alguma coisa do time. Não me importo o que pensem de mim. Não importo que não concordem comigo. É minha opinião.

            Acho que se vc se sentiu atingido pela questão de chapa branquismo, a reclamação seria com quem fez a mesma e não generalizar chamando todo mundo que critica uma posição do time de gato mestre, mas de novo é minha opinião. Posso estar redondamente enganado.

            De minha parte, está tudo ok. Minha consciência está tranquila que não fiz nada para atingir ninguém, simplesmente expor minhas opiniões.

            Vida que segue.

            SRNs.

          • author avatar
            LÚCIFER 8 anos ago

            Beleza Delpupo,

            Não foi minha intenção colocá-lo no mesmo rol da gato mestragem……desculpe…..

            De minha parte está ok também. Até porque se eu continuar, vira DR……. e DR já bastam as que a minha mulher tem comigo……rsrsrsrsrs……

            SRN

    • author avatar
      carlos moraes 8 anos ago Responder

      Piiim- piri-pim-piiiim ! ! ! ! !

      Soa a minha corneta desafinada !

      De futebol, ^é possível^ que entenda menos do que Zé.
      De arquibancada, COM CERTEZA. minha experiência é MUITO MAIOR.
      De torcedor do Flamengo, não há termos de comparações, pois estou anos-luz à frente.

      O Zé, caro austríaco, tem inúmeros pontos positivos, sem dúvida.
      Ao que tudo indica, conseguiu fazer que um grupo MUITO SUPERIOR a todos que o nosso Flamengo possuiu nestes últimos QUATRO anos (no mínimo), graças à excelência das contratações comandadas pelo Rodrigo Caetano, passasse a jogar junto com ele.
      Este o principal ponto positivo.

      Sabe porque, meu amigo (que NÃO É chapa branca, pois rigorosamente independente, motivo desta minha ^cornetada^) a defesa ficou aberta ontem após a saída do burocrata imprestável Márcio Araújo (INT.)~
      Simplesmente porque, como você mesmo afirmou, Arão NÃO É primeiro volante, NÃO SABE fazer o dever de casa nesta posição.
      Já o Cuellar É SIM da mesma posição.
      Nela jogou nas poucas participações pela boa Seleção da Colômbia e mesmo (e principalmente) no nosso Flamengo, logo que chegou ao Brasil.

      Ontem, o iluminado Zé arriscou – e fez bem – para tentar ganhar o jogo.
      Quase perdeu, é verdade, mas dificilmente sairia do empate, se não faz as mexidas que fez.

      Só que NÃO PRECISARIA ter corrido tal risco, se tivesse escalado corretamente.
      Além de Márcio Araújo, para quem tem Cuellar SEMPRE fora do time, escalar Gabriel e Everton – CONCORDO, apresentaram algumas melhoras – deixando de fora um jogador do porte do Mancuello é simplesmente DESVAIRIO e querer se transformar em um SUPER HERÓI, que, no último momento, mexe e … ganha o jogo.

      Volto a avisar, fazendo soar a minha corneta rubro-negra. Um dia a casa cai e o HEPTA vai pro brejo …

      Respeitosas SRN
      FLAMENGO SEMPRE

      PS – aos babacas de chapa branca não responderia, mas, repito, nem de longe é o caso do Schwarzzennegger. Além do mais, toco muito mal minha corneta e, mais do que tudo, não me sinto o dono da verdade, apenas o dono da minha pouco modesta opinião.

      • author avatar
        carlos moraes 8 anos ago Responder

        Vou bancar o chato (mais uma vez, não faz mal).

        Em março deste ano, pelo Campeonato Carioca, aqui em Brasília, o Flamengo, sob o comando do Muricy (a melhor partida do nosso time com o técnico), ganhou brilhantemente, por 2 x 1, do Fluminense.

        Placar enganoso, pois foi uma vitória bem fácil.

        A Confraria estava presente, pois além da minha augusta pessoa, também lá estavam outros, como o igualmente corneteiro Danilo Bruxolobo (este toca bem).

        Escalação do FLAMENGO –

        Paulo Victor – Rodinei, César Martins, Wallace e Jorge – CUELLAR (que comeu a bola até ser injustamente expulso), ARÃO e MANCUELLO – Marcelo Cirino, Guerrero e Emerson.

        Matei a cobra e mostrei o pau.

        Repito, foi uma BRILHANTE EXIBIÇÂO, aliás consoante opiniões quase unânimes (só não houve unanimidade em homenagem ao grande Nelson).

        Mais uma vez
        RESPEITOSAS SRN
        FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Marco Gama 8 anos ago Responder

      Não poderia concordar mais. Só complementando: só temos um jogador com as características do MA hj no elenco, o garoto Ronaldo, que creio em breve vai assumir a vaga de titular.

      MA é rápido, tem muita explosão, qualidades raras para um jogador da idade dele. O atacante adversário tem que ser muito rápido pra conseguir driblá-lo. Além disso, tem ótimo senso de colocação e uma entrega absoluta em todos os jogos.

      Não reconhecer os méritos dele é pura implicância ou, em alguns casos, até covardia.

      SRN.

    • author avatar
      Carlos_SP 8 anos ago Responder

      Permita-me discordar. Cuellar é primeiro volante, assim jogou contra o Figueirense com Arão. Como ele saiu muito pro jogo, o que é uma verdade, uma dupla com Arão faz todo sentido pois eles se complementam.

      Por esse mesmo motivo ele não foi tão bem com MA como primeiro volante e ele de segundo. Ou seja, na minha opinião o MA seria banco pra ele compor com Arão.

      SRNs

      • author avatar
        Rasiko 8 anos ago Responder

        Vou me meter nesse debate porque acho que é aí que está o divisor de águas nesse time e na cabeça do Zé. Me lembro que quando o Cuellar foi anunciado procurei seu vídeo no youtube e o que mais me chamou atenção, mais até dos que as subidas ao ataque, foi o poder de marcação dele sem fazer falta, só na bola. Marcava, retomava a bola e saía com ela dando um bom passe pra frente, normalmente na vertical. Impossível comparar com o MA tal a distância técnica, mas acho que se o Zé treinar o Cuellar como 1º volante ele vai executar a função sem problema nenhum e, por ser melhor que o MA, logicamente vai executar melhor a função além de ser um típico jogador sulamericano de garra e pegada. O maior problema de jogadores como MA, Éverton, Gabriel, Cirino, Chiquinho e afins é o que a gente chama, em resumo, de burrice. São jogadores de eventuais lampejos, brilharecos ocasionais, pontuais e quase sempre cagadais. Quando o MA pega na bola o meu estômago se contrai automaticamente e isso não é piada. Observei isso domingo, depois de duas cervejas inteiras e um baseado sozinho pra ver se relaxava. E nada. O MA causa stress. O Márcio Araújo faz mal pra saúde. Eu já ri de ver o MA sair correndo atrás do adversário e tropeçar, cair em cima do cara, fazendo falta perigosa na frente da área numa cena patética. É um jogador que não desperta confiança, assim como os outros citados e enquadrados na categoria “vácuo cerebral”. Além de tudo, me parece que essa tática do Zé de explorar as laterais já foi detectada como mostrou o jogo contra o Cruzeiro, em que o Flamengo jogou mal, muito mal por sinal e o Zé substituiu tarde. Porque se eu, confessadamente ignorante em táticas e afins, vi que por ali (laterais) não ia dar pé, que eles tinham fechado o corredor, como é que o Zé não viu? Ou se viu porque demorou a trocar? E, na minha opinião, óbvio, deveria ter colocado o Cuellar, o Mancuello e o Allan Patrick no intervalo, saindo MA, Gabriel e Éverton, 3 inúteis (reconheço o gol que o MA tirou debaixo da trave – mas porra, alguma coisa ele tinha que fazer pra justificar salário e titularidade). Ocupar o meio de campo com jogadores de qualidade técnica era o caminho óbvio e imediatamente o futebol do Guerreiro cresceu – que golaço! Como é prazeroso assistir futebol inteligente e eficiente. Desconfio que o Zé vai ter que mudar. Agora é a reta final, hora de apostar todas as fichas, quem tiver medo, perde. Só os ousados e auto-confiantes vencem.

        Fiquei preocupado com o Réver. Me pareceu muito vacilão no gol do Cruzeiro. Já tô de olho em 2017, uma vez que a Liberta, essa sim, tá na mão. Acho que Donatti e Cuellar vão assumir a titularidade. Vaz tem sido uma gratíssima surpresa – zagueiraço (espero não queimar a língua). Arão, então, nem se fala. Muralha, uma muralha. Mas por favor, não é hora de convocar ninguém. Não sei se vamos ser campeões ou não, nem fico conjeturando, não faço o estilo soltar foguete antes da hora, mas tô confiante, o time tá me encantando, há muito não tinha esse prazer de ver o Flamengo jogar, confio no Zé, na qualidade profissional, no caráter do homem, não o vejo mais tão inflexível como vi no primeiro momento, me parece mais seguro, com uma humildade sincera mas também sábia, acho que estamos bem servidos. Mas lembro que dependemos de um tropeço das caturritas e isso significa que não podemos tropeçar. Tudo indica que pela qualidade dos 2 times, embora o Flamengo tenha muito mais opções de jogadas, vai ser cabeça a cabeça até a última rodada e eu espero não ter que ir pro rehab no dia seguinte.

        srnp&a

        • author avatar
          carlos moraes 8 anos ago Responder

          Não posso deixar de registrar.

          PALMAS DE PÉ, GRITANDO BRAVOS E PEDINDO BIS, COMO NOS VELHOS TEMPOS DO THEATRO MUNICIPAL ! ! !

          fRATERNAS SRN
          FLAMENGO SEMPRE

          PS – ^LAMPEJOS CAGADAIS^, um achado !

          • author avatar
            Rasiko 8 anos ago

            Meu bom Carlos! Como um eficiente meia de ligação, você é o sustentáculo espiritual desse blog.

            PS-boas novas do lado de lá: Cuca e Rafael Marques saíram no pau dentro do vestiário. Que diferença de nível civilizatório pra nós, Elite.

            srnp&a

  • author avatar
    Bia Rago 8 anos ago Responder

    Caro Murtinho, obrigada pela lembrança!

    É sempre difícil de errar quando se opta pelo “só sei que nada sei”. Só que muita coisa aí é impossível prever mesmo. Os três primeiros estão com sorte de campeão porque jogam mal e ganham, os técnicos escalam mal (na opinião de alguns, não na minha) e os times vencem, começam perdendo e viram… Já vi esse filme (com inveja) muitas vezes nos últimos anos com o Corinthians: tudo dá certo. E está dando certo para Palmeiras, Flamengo e Galo. Não consigo apostar quando algum deles vai dar uma escorregada.

    Torço pelo Palmeiras ser campeão além do óbvio de eu ser palmeirense, também porque penso que é a última chance para a mudança de gestão no clube provar que deu certo. O Palmeiras vive sempre à sombra de sua oposição mafiosa pronta para convocar o pofexô ou o gaúcho com sete bolas nas costas de volta, contratar perebas como Luan por fortunas e terminar invariavelmente lutando para não cair. Se não formos campeões, corremos o risco de enfiarmos o pé na jaca e voltarmos aos maus hábitos. Foram contratados muitos jogadores, trocamos de técnico muitas vezes, o dinheiro do Paulo Nobre teve que salvar ao longo desses anos… Há muitas coisas a se criticar… Eu acho que o que é positivo supera os problemas mas conheço meu clube. Se não for campeão, o pau vai comer.

    O Galo também está mais ou menos na mesma situação. Embora a Libertadores recente dê uma segurada no desespero, é o único título relevante em 45 anos. É muita pressão. E o Atlético se endividou demais para ter o elenco que tem hoje. Uma bolha que se os títulos não vierem logo, vai estourar e não vai ser bonito. Por isso que não só concordei com o Murtinho na época em que o Flamengo queria o Robinho como continuo achando que se livrou de uma bucha. Robinho e Fred estão marcando gols e ganhando jogos para o Galo, isso é indiscutível. Eu só acho que são dois mascarados que não demoram a virar abóbora e deixar o time na mão.

    Por isso que, para mim, a “turma que não entende nada de futebol” do Flamengo deixa uma perspectiva melhor de futuro para o clube. Se não for campeão esse ano, a chance de voltar ao que era é a menor entre os três.

    É claro que muita coisa foi pura sorte, como vocês terem se livrado do Muriçoca. O cara já estava chorando por jogar fora de casa antes de o campeonato começar! Como pode! Queria ver um repórter macho ir entrevistar o Muricy e mandar na lata dele: “mas, Muricy, você reclamou tanto do Flamengo jogar fora do Maracanã e o time que era o mesmo que você tinha (o Diego chegou há poucas rodadas) conseguiu a melhor campanha do campeonato fora de casa… Como você explica isso, Muricy?”. A explicação é: o Muricy é um chorão, retranqueiro, gosta de jogar a culpa nos jogadores dele, o que há de pior entre os técnicos do futebol brasileiro e o Flamengo tem que agradecer aos céus de joelhos por ter se livrado dele e mantido o Zé Ricardo (só lembrando que muita gente há dois meses estava revoltada porque o Flamengo desistiu do Abel Braga… Recordar é viver…). Esse negócio de jogar em casa ou fora é besteira e só no Brasil se perpetua esse mito. Em todo lugar do mundo time grande faz valer a montanha de dinheiro que recebe a mais que os outros e joga em casa em qualquer lugar. Só aqui no Brasil a gente engole um técnico que pega um elenco em que se gastou o dinheiro que se gastou nos jogadores de Flamengo e Palmeiras choramingar, culpar arbitragem e jogar fora de casa contra Coritibas e Vitórias da vida como se fosse o XV de Jaú. Essa campanha do Flamengo tem que ter cheiro de épico, mesmo, pra ver se acaba esse chororô quando um time vai jogar fora de casa.

    No mais, vamos vendo o que acontece rodada a rodada.

    Abraços a todos!

    • author avatar
      Jorge Lopes 8 anos ago Responder

      Cara Bia foi com satisfação que li teu texto. Inteligência e análise. Abraços de um torcedor, como você que pensa enquanto torce.
      SRN!

      • author avatar
        carlos moraes 8 anos ago Responder

        Da minha parte, pelo contrário, discordei em não poucos aspectos, sobretudo nas críticas ao técnico Muricy Ramalho.

        Pode não ser, esta é a minha opinião, um treinador fantástico, mas,, SEM A MENOR DÚVIDA, não é o incompetente que a ilustre palmeirense desenha.

        É curioso como se dá imediato valor a um técnico novo, mesmo que desponte bem, ao passo que se procura desmoralizar outro que é detentor de inúmeros títulos, muitos deles de real importância.

        Dois pesos e duas medidas, extremamente comuns no mundo do futebol.

        Cabe acentuar que o Flamengo de Muricy NÃO tinha no elenco os seguintes jogadores – Rever, Rafael Vaz, Donatti, Leandro Damião e Diego, não estando certo se o Fernandinho já havia ou não sido contratado.

        Por outro lado, Muricy, a meu ver com TOTAL CERTO, escalou o meio de campo com CUELLAR, WILLIAM ARÃO e MANCUELLO.

        Cuellar só sairia do time por time de contusão, no jogo do turno contra a Chapecoense.

        Pontos de vista são pontos de vista.

        Não imponho os meus, mas gosto de EXPO-LOS e de defendê-los.

        Saudações
        FLAMENGO SEMPRE

        • author avatar
          LÚCIFER 8 anos ago Responder

          CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP…….

          Viva, VIVA !!! Disparado o melhor e mais lúcido comentário deste Post ! Flamengo e Palmeiras estão na vanguarda para mudar o futebol brasileiro…….para melhor, é claro…….
          Concordo plenamente com relação ao Muriçoca…..reclamação de viajar, vindo de um técnico, é o fim da picada……vê-se que a Bia Rago ENTENDE MUITO de futebol ! Parabéns querida !

          SRN

        • author avatar
          Rasiko 8 anos ago Responder

          O Fernandinho foi contratado a pedido do Muricy.

    • author avatar
      Pedro Guedes 8 anos ago Responder

      Muito feliz de ler um comentário tão lúcido de uma torcedor rival em um blog sobre o Fla.
      Bia, parabéns pelo texto e que vença o melhor!

    • author avatar
      Matheus 8 anos ago Responder

      Como é maravilhoso ler comentários não ufanistas ou radicais! Faço minhas as palavras do Jorge Lopes: “Inteligência e análise”.

      Parabéns, Bia. Seu texto mereceria um post à parte, cujo eu, muito prazerosamente, leria.

      SRN

    • author avatar
      Syro Sirotheau 8 anos ago Responder

      a BIA simplesmente mitou

    • author avatar
      Rasiko 8 anos ago Responder

      Gostei muito, Bia. Acho que a questão da administração do Flamengo é o grande fato relevante no futebol brasileiro nos últimos tempos. É um exemplo que deve ser seguido ao pé da letra pra que o futebol brasileiro saia dessa situação de miséria técnica que tem se aprofundado nos últimos tempos. Defendo a ideia de que nós torcedores devemos pressionar os clubes para que eles se libertem das garras de cbfs e federações de uma vez por todas; que assumam o papel de protagonistas que é deles por direito e responsabilidade. Eu, particularmente, sou daqueles torcedores que gostam de ver os adversários fortes e com grandes times. Mas, como somos nós que bancamos o espetáculo, também nos compete exigir e estabelecer as condições em que ele deve acontecer. Esses caras – dirigentes de cbfs e fed. – são os representantes mafiosos infiltrados em todas as esferas da sociedade humana. Nessa do futebol nós podemos e devemos acabar com eles. É só seguir o caminho que o Flamengo vem traçando e o título, se acontecer, será a consagração de um modelo que vem dando certo e muito dificilmente pode ter um retrocesso – além de ser um exemplo pros outros clubes. Aí é hora de ser inteligente, colocar o ego de lado e comprar a ferramenta que funciona. Se os clubes não se unirem em Liga, não tem futuro.

      Um abraço

      srnp&a

  • author avatar
    Moisés 8 anos ago Responder

    Me lembro bem da semana que antecedeu a decisão de 2001, quando mesmo após a derrota no primeiro jogo, havia algo no ar dizendo que o Flamengo seria campeão. E que título! Que gol! Ave Petkovic!
    E hoje há algo no ar novamente. A atmosfera está ótima!
    É seguir acreditando!
    Parabéns por mais um ótimo texto!
    Flamengo sempre!

  • author avatar
    Bruno Ottoni 8 anos ago Responder

    Cheiro de ‘héptico’ você quis dizer…

  • author avatar
    Bruno Ottoni 8 anos ago Responder

    Cheiro de ‘héptico’

  • author avatar

    Belo texto, parabéns.
    Esse jogo contra o Cruzeiro foi um que me arrancou o grito que andava preso na garganta, fez meu coração bater descompassadamente … Apesar de ser Flamengo , confesso que essa fase de ajuste e severidade financeira da excelente gestão EBM + ausência de jogos no Maraca+ treinadores antiquados e caros + time ruim , haviam me deixado num estado meio letárgico como torcedor.
    Hoje, temos um time com reais condições de ganhar o campeonato. Um time que parece que redescobriu o sentido da coletividade e que parece entender perfeitamente o seu treinador, numa sintonia perfeita. Um time que não se abate com as adversidades que se impõem durante algumas partidas e joga com raça e vontade de vencer. Tá dando gosto de ver. Se o tal cheirinho vai virar verdade, não sei, mas não dá pra negar que ele está ficando mais forte. Quem viver, verá ! SRN

  • author avatar
    PEDRO GUEDES 8 anos ago Responder

    Murtinho, mais um excelente texto, parabéns!
    Para mim, diante do cenário em que estamos, o jogo do campeonato é o próximo (e isso independe da rodada). Nesse esquema de pontos corridos, todos jogos valem os mesmos 3 pontos e analisando as campanhas de Fla, CAM e Palmeiras, nós somos o time que mais perdeu pontos “obrigatórios”.
    O próximo jogo é uma pedreira duríssima, em ambiente hostil e que a lógica aponta para perda de pontos… se vencermos diminuímos a diferença para o Palmeiras mesmo em caso de vitória dos paulistas (isto é, ganharemos pontos improváveis enquanto eles ganharão pontos obrigatórios).
    Portanto, agora é hora de unirmos os pensamentos e levar o sapatinho ao nível mais alto possível. Acho que a vitória de ontem fui mágica, mas também serviu para não nos deixar entrar no assustador clima de oba-oba… a partir de agora todo jogo é pedreira e 1×0 é goleada!

    SRN

  • author avatar
    Xisto Beldroegas 8 anos ago Responder

    Primeiro quero descrever, se é que descritível, a sensação de ser deus, ou Deus mesmo, já que de repente, não mais que de repente, me senti dono do tempo, presente, passado e futuro, durante 90 minutos, que foram meus e mais, nem precisei ir a ceu nenhum, foi nos braços de minha poltrona: acabo de assistir o videoteipe do jogo Flamengo e Cruzeiro. Estou deslumbrado com a descoberta. Você está no presente, assistindo o passado e já sabe o futuro. Espantoso, não? Diria milagroso, coisa de Deus. Você já sabe o resultado, coisa do passado, está no presente, e vê a angústia de quem não sabe nada do futuro estampada no olhar das pessoas que não têm a mínima ideia do que vai acontecer dinte de seu nariz, dentro de um átimo. Eu, Deus, no céu da minha poltrona já sabia, e todos ali, mortais, ululando, por um futuro que eu no presente já vira no passado e gozava sadicamente com o sofrimento de vis mortais torcedores. Uma maldade que só Deus sabe fazer. Como avisar aqueles sofredores que estava tudo resolvido, o Flamengo se dera muito bem? Eu nunca assisti a um videoteipe de jogo do Flamengo, ou porque, óbvio, assistira o jogo, ou o time mesmo vencendo jogara mal, ou coisa que o valha. Acabei de assistir o futuro, vendo o passado: fiquei maravilhado. Esmagamos mais um, domínio total. Os caras perderam dois gols, coisas pontuais numa patida de futebol, aliás, um deles pode se considerar perdido, o outro não, royalties para o Muralha. Alguém duvida? Pegunto se fosse outro goleiro, o Paulo Vitor por exemplo, defenderia aquela bola? Só o simples fato da pergunta, já desmente o tal gol perdido, se outro goleiro provavelmente não dfenderia, então não é gol perdido. Tais sutilezas precisam ser revistas, reiventadas, para acabarmos com certos mitos que correm pro aí. Eu, Deus, agora vou descansar, que deus nenhum é de ferro e estou tão exaurido que não dá tempo, olha o tempo aí de novo, de esperar sete dias.

    • author avatar
      chacal 8 anos ago Responder

      hahahaha…

      muito bom ,meu senhor !!!

      SRN !!!

  • author avatar
    Vagner BSB - SSA 8 anos ago Responder

    Não vi o jogo…

    Infelizmente estava em deslocamento ontem na hora do jogo. Não tive nem mesmo como acompanhar os comentários da galera da Confraria pelo What´s app. E só fui descobrir o resultado do jogo em uma parada no meio do caminho.

    Entretanto, mesmo sem ter visto o jogo, é possível notar pelos comentários que o Flamengo foi macho, como sempre deveria ser.
    Tomou conta do jogo desde o início, mas não conseguiu abrir vantagem. E, mesmo depois de levar um gol na parte final do jogo, mostrou ainda mais força para conseguir tirar forças de onde não havia mais. E só isso, pra mim, é suficiente para dar parabéns para todos os envolvidos.

    Depois que eu vi a comemoração dos jogadores e da comissão técnica, ficou claro que o compromisso pelo título está ali. Cada um fazendo aquilo que lhes é pedido pelo Zé Ricardo. E todos muito satisfeitos em ajudar o Flamengo a chegar ao título. Ou melhor, aos títulos.

    O cansaço do time preocupa um pouco. Mas, como temos um jogo mais ou menos tranquilo no meio da semana, poderemos colocar a galera toda pra descansar e entrar em campo com um time misto (quase reserva) contra o Palestino.
    Pará, que não joga contra o São Paulo, deve ser aproveitado. Bem como outros jogadores que normalmente entram durante os jogos. É garantir a classificação e poupar o elenco da maratona de jogos que virá daqui pra frente.

    Espero que o Cruzeiro dê o mesmo trabalho ao Palmeiras. E, de preferência, que tire uns 2 ou 3 pontos de lá.
    A nossa tabela ainda é mais complicada nos próximos 2 jogos. Nós jogamos contra São Paulo (fora) e Santa Cruz (casa) enquanto os Porcos pegam Santa Cruz (fora) e América/MG (fora). E talvez isso seja legal pra gente.
    Eles entrarão com a obrigação total de vencer os dois jogos. Mas, com a dificuldade de jogar fora de casa, coisa que eles melhoraram bastante, mas são mais vulneráveis do que jogando em casa. Torçamos para que haja ao menos um empate nesses jogos, de preferência no primeiro.

    Mas, não adianta ficar fazendo projeções. O certo é focar no próximo jogo e ver o que acontece.
    E torcer para que o Maracanã, no dia 23/10, receba o líder do campeonato rumo a mais um título.

    SRN

  • author avatar
    Ronaldo 8 anos ago Responder

    Murtinho, eu adorei seu texto – aliás, gosto de quase todos – mas vai um comentário: o Flamengo JAMAIS joga fora de casa. Jamais! O Flamengo não precisa de estádio, os estádios é que precisam do Flamengo. Se formos campeões esse ano, será como sempre foi: seremos campeões – ganhando, empatando e perdendo jogos – jogando sempre em casa. Mesmo quando somos, supostamente, visitantes. Veja só: no jogo aparentemente mais “fora de casa” do ano – contra o Palmeiras – conseguimos um resultado bom com um a menos e sem um único rubro negro na arquibancada. O que é isso, se não a constatação de que o Flamengo transcende essas pequeninices clubísticas de “jogar em casa”. Quando o Flamengo encarna suas tradições, ele sempre está em casa. Jogamos e ganhamos em qualquer lugar. Ps – por favor, não compare o Flamengo com o Barcelona. Com o devido respeito ao time catalão, acho um desrespeito com o maior do mundo!

  • author avatar
    Gengis Khan 8 anos ago Responder

    Está tudo uma maravilha. Será mais uma semana sacaneando a arcoirizada mal vestida…kkk
    Mas por favor Zé Ricardo, ajude um pouco São Judas… Marcio Araujo e Gabriel dão muito trabalho pro Santo. Por que insistir com eles, se temos Cuellar e Mancuello no Banco?

    • author avatar
      Wilk Pessoa 8 anos ago Responder

      Márcio Araújo? Tá louco? I cara é indispensável para zaga.
      O time desandou de vez quando o MA saiu. O rombo na defesa ficou tão evidente que o gol do Cruzeiro saiu na sequência. Isso sem falar das chances que a raposa perdeu na cara do Muralha.

    • author avatar
      Carlos_SP 8 anos ago Responder

      Concordo com você. O time sofreu com a formação original. As substituições não foram boas, pq tirou poder de marcação. Nada a ver com MA, e as conclusões que o MA é fundamental para mim não têm fundamento. O Zé mexeu na estrutura de jogo do time e na entrevista dele ele mesmo reconhece que abriu demais. Mas a discussão é pq MA e não uma formação com Arão e Cuellar, inclusive que fez o Mengão sobrar contra o Figueirense.

      Nesse sentido, concordo plenamente com o Gengis, por que insistir com MA e Arcanjo e podemos jogar com Cuellar e Mancu??

      SRNs

      PS – Murtinho, muito bom o texto.

    • author avatar
      Sandro Alves de Azevedo 8 anos ago Responder

      Por que o pessoal está tão preocupado com a titularidade do Márcio Araújo, no princípio também estava, mas já temos provas suficientes apesar da não convicção de que com ele o Flamengo está mais sólido. Os resultados não negam.

      Saudações rubro-negras.

  • author avatar
    Rafael Penido 8 anos ago Responder

    Lindo texto. Parabéns, Murtinho! O jeito flamengo de arrepiar, o modo que a paixão nos veste em gols como no do Mancu é, inegavelmente, o atestado do lirismo mágico que o futebol nos causa e também a vitória do amor e da esperança. Sei que a esperança é Verde, mas sei, e como sei, que o Amor é Vermelho e Preto. Uma Vez Flamengo, SEMPRE Flamengo!

  • author avatar
    FRED K. CHAGAS 8 anos ago Responder

    anotaí. Semana que vem Mengão vence SP e o parmêras tropeça no NE.
    E ninguém mais segura.
    S
    R
    N

  • author avatar
    chacal 8 anos ago Responder

    verdade murtinho….
    flamengo já tem a campanha mais epica de todos os tempos do campeonato brasileiro…
    vc jogar pelo menos 30 jogos fora num campeonato de 38 rodadas ,é foda!

    o time está unido,sheik respeitando as opções do treinador falando que o elenco é qualificado,foi sincero.
    a maioria dos jogadores quando marca o gol vibram com os reservas.
    finalmente a torcida apoiando totalmente o time fazendo valer o refrão aonde estiver estarei oh meu mengão…

    tá dando gosto de ver o time nessa pegada…na hora certa o cuca vai ferrar com os porquinhos…é só apertar que ele peida.

    mengão sempre

    SRN !!!

  • author avatar
    Gilberto T. Santos 8 anos ago Responder

    É verdade Muhlenberg, o cheiro está cada vez mais forte e acredito que ficaria ainda mais se o Zé escalasse os melhores ao invés de dar uma de Luxemburro e guardar os melhores para entrar no meio do jogo e ser aclamado como um treinador bestial…
    Caraca, não dá para acreditar essa preferência por Márcio Caramujo, Gabriel, Éverson, Fernandinho, Cirino, etc… e enquanto isso no banco ficam Mancuello, Alan Patrick, Cuellar, Viseu, entre outros…
    Ficaria muito mais fácil entrar com a força máxima, não é sempre que vai dar tempo de virar um placar adverso com as substituições, daqui prá frente vai precisar de erro zero, então prá que complicar?
    Para de inventar Zé!!!
    Ajuda um pouquinho a sua sorte, a maré está favorável, mas, não está tranquilo, ainda dependemos de mais sorte, os porcos tem que vacilar e a gente não pode se dar a esse luxo, reforça logo esse time, temos elenco prá isso…
    Agora é hora de apoiar, vamos que vamos Mengão do meu coração!!!
    BARCAÇA ADIADA PARA 2017!!!
    SRN!!!

    • author avatar
      Joao Edpo Souza 8 anos ago Responder

      Caraio! Você acha que sabe mais que o Zé Ricardo, o Homem coloca os caras eles vão lá e pimba!
      ELE nos últimos 7 jogos só em 1 que quem não entrou não fez! Então Brohter! acorda e cheira um pouco o Zé é tipo o Darth Vader ele concentrou os poderes do manto e tá comando a força.

      • author avatar
        Gilberto T. Santos 8 anos ago Responder

        João, só errei ao chamar o Murtinho de Muhlenberg, quanto ao seu comentário só reforça o meu, se o Zé coloca os caras, entendo que você quer dizer que ele faz trocas nas substituições que dão certo, ora, é exatamente isso que eu escrevi, ele deixa os melhores no banco e depois acerta nas substituições, isso é mais manjado que andar prá trás, é o estilo Luxemburro de ser, preferia que ele escalasse logo os melhores como titulares, ficaria mais fácil e com menos sustos, ou alguém acha Márcio Caramujo melhor que Cuellar, além disso, no time tem lugar para Mancuello ou Gabriel, Éverson, Cirino ou Fernandinho são melhores que ele?
        Quando á cheirar um pouco, dispenso, não costumo dar grana para o tráfico e muito menos acabar com a saúde e a sanidade para se alienar da realidade e quanto ao Zé ser Darth Vader, pode até ser, mas, com uma sorte monstruosa…
        Abração e SRN!!!

  • author avatar
    João Freire 8 anos ago Responder

    Estou tendo a oportunidade de acompanhar o Flamengo na minha cidade com essa situação atípica que o Rio vive em 2016, e já vivi muitos momentos especiais desde então. Pude acompanhar todos os jogos que o time fez no Kléber Andrade nesse ano, e destaco 3 jogos que podem ser de campeonato, caso o time conquiste as competições que disputa:

    Jogo contra o Figueirense, onde revertemos um placar de 4 x 2, na raça e no sangue, e tiramos um sarro do vice Rafael Silva, com sua pseudo-comemoração no gol deles, aquilo motivou ainda mais o time na busca da virada, foram poucos torcedores nesse jogo, mas os que foram, apoiaram por 3.

    Jogo contra a Ponte, onde fizemos no finalzinho o gol que garantiu a vitória, do iluminado Fernandinho, que tinha decidido a classificação na Sul Americana. Emocionante até o último minuto, a torcida explodiu ao Flamengo fazer o gol, nem consegui ver o finalizinho do jogo.

    E claro, o jogo de hoje. Confesso que estive muito perto de desistir da partida, achando que o jogo já tinha ido pro ralo, mas nossa camisa e nossa história não permite que o torcedor desista, e foi assim com toda a torcida de Cariacica, que não se abateu e incentivou até o último minuto de jogo. Contamos com um pouco de sorte, mas todo campeão precisa dela. E claro, frieza e capacidade do nosso elenco, que pintura foi o nosso segundo gol, por toda a construção e conclusão da jogada.

    Parabéns ao Zé Ricardo pelo excepcional trabalho, aos jogadores pela disciplina e comprometimento com o clube, e a nação rubro negra espalhada em todo país, que não permite o Flamengo jogar sem casa. Deve ser triste pra imprensa tietê admitir que o Flamengo é um clube nacional, diferente dos clubes de SP, que n passam de regionais. Vamos lotar lá de novo contra o Santa Cruz.

    Vamos ganhar esse brasileiro!! essa campanha maravilhosa não pode terminar com outro resultado que não seja o título do Flamengo, e quarta estarei lá, apoiando para coparmos a sula também.

    SRN!!

  • author avatar
    JúlioAbreu 8 anos ago Responder

    Música classica,como na final da Copa do Brasil,a Net deu sua contribuição falhando 1 minuto antes do gol do Flamengo(Guerrero),só vi uns pingos vermelhos pulando(cortou o som),liguei o rádio nada do jogo,fui pra Globo e finalmente o locutor diz: Gol em Cariacica!! Advinha de quem? Guerrero!.Voltou a imagem,outro gol do Flamengo!!! Quase morri de gritar!! Não vi o fim do jogo,Música clássica.Se isso não é um jogo de Campeão,não sei mais o que é futebol…Um charuto nos dedos e me deliciando com a raiva dos paulistas…O Flamengo voltou a ser o MEU MENGÃO!!!!

Deixe seu comentário