Ainda nos tempos de Urublog, o Grão-Mestre Arthur Muhlenberg sapecou uma frase preciosa em um de seus posts: “Torcida tem idade mental de uma criança de três anos”. E não é exclusividade da torcida desse ou daquele clube, pois que a afirmação vale para todas. Ano passado, enquanto o indigente time do Botafogo se matava em campo para achar um jogo que não tinha, volta e meia se ouvia a torcida – quer dizer, aquelas duas dúzias de abnegados – gritar “queremos raça!”
Creio haver um estranho componente emocional nesse comportamento. Não sei exatamente o motivo, mas tenho a impressão de que, para nossa idade mental de três anos, é mais razoável acreditar que o time não tem raça do que constatar que o time é ruim. Às vezes a gente até percebe um descaso inaceitável em jogadores profissionais – feito o de Anderson Pico abandonando a sequência do lance, para olhar grama e chuteira, ao ser ultrapassado pelo lateral do Vasco –, mas raramente o problema é falta de raça.
Aliás, a última Copa do Mundo deixou claro que raça, sangue nos olhos e hino à capela não fazem de onze caras um bom time de futebol. Mais valem o equilíbrio emocional, a organização, cada um saber o que tem de fazer dentro de campo e estar treinado para fazê-lo da melhor maneira possível.
Entre as 22h e as 22h10 da última quarta-feira, eu e a torcida do Flamengo experimentamos uma tensa sensação de déjà vu. Samir saindo machucado aos 4 minutos de jogo; Marcelo recuando a bola com um tiro de meta que obrigou César a colocá-la do jeito possível para escanteio; nosso goleiro caçando borboleta na cobrança, e o gol do Joinville evitado por Ayrton em cima da linha; Jonas – que acabaria por fazer um partidaço – dando outra voadora em direção à cabeça de um dos adversários; Gabriel concluindo para o gol com seus irritantes chutinhos de pernas de siriema. Entretanto, ao contrário do que prometia o início do jogo, conseguimos realizar algo próximo do que caracteriza um time de futebol, embora no final tenhamos voltado a nos comportar como o Clube de Regatas Farândola e cuidando de segurar o resultado com formidáveis bicudas para onde o nariz apontasse. Enfim, ganhamos, e entre mortos e feridos salvaram-se os três pontos.
Aí chega o domingo, e com ele o problema recorrente do time do Flamengo: quando a quarta-feira nos dá uma leve animada, lá vem o domingo para nos devolver à realidade. Ou vice-versa.
Até que tivemos um bom primeiro tempo e só corremos risco uma vez, quando Wallace fez o que meu neto de quatro anos já aprendeu que um zagueiro tão culto jamais deve fazer: cabeceou uma bola para a entrada da nossa área, o cara do Figueirense pegou de prima e César defendeu bem. Não há organização tática que esconda a ruindade assumida de Marcelo ou acoberte a fragilidade de Wallace, mas estávamos organizados, com Jonas, Canteros e Alan Patrick dominando o meio-campo.
Chegamos ao gol, com Alan Patrick mostrando calma e habilidade, mas sucumbimos uma vez mais a uma falta tola de Wallace, num lance em que Jonas já tomara a frente e a bola do atacante. (Por favor, percam dois minutinhos e deem uma lida no 9º e no 10º parágrafos do post “Outro Esporte”, publicado aqui no RP&A em 14 de abril, em que faço uma listinha rápida dos gols que tomamos e dos constantes perigos que corremos em decorrência de faltas pueris cometidas por nossos zagueiros e volantes.)
A partir daí, deixamos de ser o time de futebol que estava em campo e voltamos a nos transformar em algo semelhante a um bloco de embalo. Prefiro escrever os posts sem ler ou ouvir comentários sobre a partida, o que pode me levar a cometer injustiças, mas por todos sabermos que o maior dos nossos males é a desorganização, Cristóvão errou feio em tirar Alan Patrick. Mesmo que ele tenha pedido para sair, Cristóvão continua errado por não ter posto Arthur Maia. E se considerarmos que Arthur Maia não inspira confiança no treinador, o que é evidente, que ele colocasse Jajá, Eduardo da Silva, Eduardo Bandeira de Mello, qualquer um menos Paulinho.
O final do jogo trouxe uma das clássicas “flamenguices” das quais a Nivinha tanto se queixa, e o pior é que, do mesmo modo que o comecinho da partida com o Joinville, teve todo o jeitão de déjà vu. Estava na cara que aquele desespero não poderia acabar bem, será que só Cristóvão não viu?
O desequilíbrio e o descontrole do time são notórios, transparentes, iniludíveis, e apenas isso explica tomar uma virada do Figueirense no Maracanã. Quando perdemos do Atlético, há duas semanas, reclamamos da nossa falta de organização mas fomos unânimes em reconhecer os méritos do time mineiro. No caso do Figueirense, não existe essa possibilidade.
E seguimos nós na triste sina que nos acompanha há tempos, com duas ou três temporadas de exceção: a de, em vez de vencer, vencer, vencer e torcer pelos mais fracos contra os mais fortes para facilitar nosso caminho ao título, perder, perder, perder e ter que torcer pelos mais fortes contra os mais fracos para impedir nossa ida à segunda divisão.
Na boa: isso não é Flamengo.
Uma vitória muito importante, mesmo que em um jogo péssimo, por parte do Inter, que, pelo que vi, vai dispputar com Vasco (tomou de 4), Santos (também de 4 e, ainda por cima, do Goiás) uma das vagas (senão duas ou, por absurdo, até três, caindo todos) definitivas no Z-4.
A nossa vitória foi justíssima, havendo que se lamentar não ter sido, como seria justo, por goleada. Além do mais, o garoto sensação, o Jorge, que fazia uma partida notável, cabou dando aquela cabeçada maluca, viabilizando o gol colorado, QUE NÃO MERECIA.
GRANDE esréia do Guerrero, com um gol de oportunismo, e, a meu ver até bem mais importante, uma linda jogada e uma assistência (termo atual, pois, quando jovem, queria dizer apenas aquele carro branco que conduzia doentes e/ou acidentados) perfeita para a bela conclusão do Everton. Mais do que tudo, uma VITòRIA DE EXTREMA IMPORTÃNCIA.
Há que se dar sequência, nos dois próximos jogos, que serão no MaracANÃO, contra Corinthians e Grêmio, que hoje conheceu a força do índio Condá (que beleza !)
Escrevo hoje, logo após o fim do jogo, porque, com as mudanças ocorridas nno modus vivendi brasileiro, haja divórcio, e, em consequência, mais e mais casamentos.
Amanhã, pela manhã, embarco para o Rio de Janeiro, para mais um casamento de um sobrinho,somente retornando na segunda.
Não deverei computador, pelo menos, com facilidade, pelo que meus inimigos, cada vez em menor número, poderão respirar aliviados, ao passo que a legião de amigos irá chorar de saudades.
Não devo assistir o jogo contra os gambás, pois não me sinto com coragem de enfrentar uma arena (tal como assistência, outro nomesinho intolerável), que deverá estar lotada, mesmo com a ausência do peruano.
Vitoriosas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – ninguém quer saber, mas não posso deixar de registrar a minha satisfação pela vitória do ^saudoso^ Mequinha (2 x 0 no Americano, em Campos) viabilizando a sua ^volta triunfal^ ao Campeonato Carioca de 2016, na Divisão de Honra.
Não há como assistir estes jogos, que ainda envolvem a Portuguesa, mas, mentalmente, em homenagem a um time que me deu uma das maiores satisfações da minha vida, ao perder de 4 x 1 viabilizando o grande TRI dos anos 50, estarei na torcida ^moral^, aguardando novos sucessos na difícil caminhada de volta.
PS 2 – até terça, dia 14, em princípio, se Deus quiser.
Pô, CARLOS MORAES…
Por que você na pede ao MÁRCIO CLODÔ BRAGA seu companheiro de sau…..ops……companheiro de saudades flamengas um bilhete para um camarote onde você possa assistir ao Mengão no domingo????
Você merece!
SRN
P.S. Falei isso porque sei que você vai LEVAR na brincadeira e não vai chiar….shaushuashuashuahsuahsuahsuahsuahsuhaushaus
Ô, Carlos Moraes, que boca! Foi você elogiar que eu respondo todos os comentários, e pronto: deu zebra. Mas vamos ao tijolaço pegando geral.
Já expliquei uma vez, mas não custa reforçar. Nas semanas com feriadão – como essa aqui em São Paulo –, o bicho pega na agência. O volume de trabalho aumenta, pela necessidade de liberar materiais com antecedência, e o tempo para fazer tudo diminui. Nessas semanas fica difícil responder os comentários individualmente. Além disso, o fato de passarmos a ter jogos também às quartas-feiras, o que agora deve acontecer até as últimas rodadas do Brasileirão, atrapalha mais ainda.
Uma coisa eu garanto: todos os comentários são lidos e o conjunto deles serve para reafirmar o quanto o futebol é complexo, permitindo várias interpretações.
O que acho mais bacana é o jogo de concordância/discordância.
Concordo com o Henrique em relação às críticas estruturais ao futebol brasileiro e – no que mais nos interessa – ao Flamengo, mas discordo quanto a ver nessa correção estrutural a única saída. Precisamos de coisas urgentes, necessitamos de pontos, não podemos cair para a segundona, e não há como esperar por decisões de médio prazo – que, de resto, têm que vir. Também não concordo quando ele vê uma espécie de obsessão por Sampaoli e propõe um treinador europeu. Não que eu seja contra, só que acho financeiramente inviável trazer um técnico estabilizado na Europa. Sampaoli apareceria como a melhor solução entre os treinadores ainda estabelecidos na América do Sul, mas creio que a conquista da Copa América e os elogios generalizados à seleção chilena devem mudar essa situação rapidamente.
Discordo do André quando ele reclama das retrancas inimigas. Ninguém é obrigado a jogar do jeito que é melhor para o Flamengo e creio que as tais “retrancas” (sim, com aspas, por discutíveis) se explicam pela nossa morosidade e imprecisão na saída para o ataque, o que dá a todos os nossos adversários condições de se reorganizar. Mas concordo quando ele defende que a melhor opção disponível para a lateral-direita ainda é o Pará, agradeço por todos os links postados, sobretudo os que levam aos gols do nosso time, e preciso agradecer também pelo elogio (quer dizer, acho que foi um elogio) ao uso de “iniludível”, se bem que me comparar com Manuel Bandeira foi despejar areia demais no meu caminhãozinho.
Discordo do Carlos Moraes em sua crença inabalável nas bases rubro-negras. Precisamos ter uma boa base, claro, mas hoje ela deve ser vista muito mais como fonte de receita do que como sustentação para a montagem do time. Um exemplo vizinho e atual: o que adianta o Fluminense ter revelado Gérson? O cara é bola, mas vai ficar – se ficar – menos de um ano no clube, e mesmo assim jogando os últimos seis meses com a cabeça nas oropa. Adianta sim, e muito, para fazer dinheiro. Não vamos nos iludir: se Jajá entrar e arrebentar, não vira o ano na Gávea. E quase concordo com a escalação que o Carlos Moraes propõe – conforme dito no parágrafo acima, prefiro o Pará na lateral-direita, o que já me valeu a acusação (por parte do leitor Cassius Clay Regazzoni) de que não entendo nada de futebol. Cassius Clay tem razão. Aproveito para agradecer ao Carlos Moraes pelo “Momento Márcio Guedes”. (Quando encerrava sua participação no programa Linha de Passe, da ESPN, falando do Rio de Janeiro ao lado de Fernando Calazans, Márcio sempre dava duas ou três dicas de filmes a que ele assistira na semana anterior.) Ah, e tem mais: não se preocupe com o Grão-Mestre. O homem está se aquecendo e em breve volta com a corda toda.
Achei o time que o Edvan montou, sobretudo por causa de Canteros na lateral-direita, fruto do excesso de álcool. Mas este é um espaço em que todas as sugestões são lidas e todas as opiniões respeitadas. Além disso, não há necessidade de concordar com o Edvan, já que ele se encarregou de concordar com ele mesmo.
Destaco dois comentários primorosos: o do Wagner Santos e o do Carlos_SP. Duas aulas de lucidez e equilíbrio. Antes que eu me esqueça: Carlos, não sei se todos poderão comparecer à reunião da Confraria, mas eu estarei lá. Quanto à reclamação do André sobre a suposta desqualificação do Wagner a respeito do título de 2009, acho o seguinte: não dá para tirar o mérito da nossa fantástica arrancada no segundo turno, mas que o Palmeiras deu mole, deu. E o São Paulo também, nas rodadas que citei no post “Gratidão e solidariedade”, que fala da exagerada punição da Fifa a Jobson.
Quanto à dupla Aureo e André, prefiro não me meter nessa história enquanto eles não decidirem o tipo de café que cada um mais gosta.
Senti falta de Marco Túlio e Rasiko, que nos últimos comentários se mostraram bastante aborrecidos com o time e prestes a jogar a toalha. (Marco Túlio apareceu aos 45 do segundo tempo, infelizmente ratificando minha sensação e confirmando sua intenção de abandonar o barco.) Marco e Rasiko: não se desesperem, vamos sair dessa. E não deixem de aparecer por aqui, os dois são essenciais nessa humilde caixa de comentários.
Na linha do Marco Túlio e do Rasiko, Aleklsandro também parece ter chegado ao limite. Calma, gente. Perguntem ao Carlos Moraes: quem cansou de ir ao Maraca ver Buião, Michila e Caldeira sabe que, como cantava Moacyr Franco, tudo passa, tudo passará.
Não sei se concordo ou discordo do Chacal, porque ainda não decidi o que penso do nosso esforçado Marcelo. Tem velocidade e é bom na bola aérea, mas sinto calafrios toda vez que alguém do meio-campo atrasa uma bola para o zagueirão e ele mata – assassina, pra ser mais preciso – deixando-a a cinco metros de distância. Emoção pura.
Pelo mesmo motivo acima, não sei se concordo ou discordo do Bill Duba. Pior do que cabecear para trás foi aquele petardo travestido de recuo que quase arrebentou a vida do goleiro César, no jogo com o Joinville. Entretanto, apesar de todos os pesares, penso o mesmo que o Bill em seu otimista telegraminha para Elbinha: continuo acreditando que tudo ainda vai melhorar.
Concordo com o Roberto Fla, quando ele diz que nossos zagueiros e volantes precisam fazer o (pouco) que sabem e parar com essa mania de querer resolver o jogo com lançamentos longos e arrancadas destrambelhadas. Algumas partidas já foram mesmo resolvidas dessa forma, só que a favor dos adversários.
Excelente a sacada do Paulo Vinícius para definir Vagner Love: o atacante que precisa de três oportunidades para colocar uma bola na trave. Genial. Tomara que o quase-artilheiro do amor confirme a tese no próximo domingo.
Concordo com Aureo Rocha. Não dá para culpar nnguém, individualmente, pelo segundo gol do Figueirense. O grande culpado ali foi o desespero que, como costuma dizer Mário Sérgio, é “o caminho mais longo para se chegar ao gol”. Já no primeiro, Wallace foi no mínimo imprudente. Não precisava sequer encostar no atacante adversário, pois Jonas dominara o lance. Faltou experiência e malícia, o que é inaceitável em um zagueiro-capitão. Além disso, magnífica a lembrança de Nelson Rodrigues e seu palito de chicabom que é capaz de matar um azarado.
Concordo com Romano quanto ao Elias. Se não há – ou não conseguimos – o redentor camisa 10, precisamos de gente no meio que saiba jogar bola. Apenas isso. Elias não é nada do outro mundo, mas tem bom passe, dá velocidade ao jogo e de vez em quando ainda chega para concluir de forma decente.
Concordo com Shwarzenegger na avaliação sobre Rafael Galhardo e Egídio. Os dois tiveram várias chances no Flamengo e não aproveitaram. Teríamos que esperar até quando? Se vão embora e brilham em outros clubes, paciência. Bastante interessante a sugestão para não torcer pelas categorias sub-isso ou sub-aquilo. Confesso que não dou a mínima para elas, não me empolgo com suas conquistas e não me incomodo com suas derrotas, e desconfio que a proposta radical seria, quem sabe?, um modo de começarmos a preparar jogadores para abastecer o time de cima ou render uma grana, e não para ganhar copinhas inúteis.
Meio que na contramão de quase todo mundo, sou obrigado a concordar com o Gilberto. Fazíamos uma boa apresentação contra o Figueirense, com o time organizado e o meio-campo dominando o jogo. Inexplicavelmente, desmontamos ao levar o gol de empate. Também sou obrigado a concordar com Cristóvão, por dizer que o time evoluiu mas precisa controlar a ansiedade, e com Wallace, por cravar que não adianta nada evoluir e não vencer.
Concordo com Marco Antonio – e escrevi isso no post – que Cristóvão errou feio ao tirar Alan Patrick e desmantelar nosso meio. Discordo, em parte, com a afirmação de que Cirino e Paulinho não podem ser escalados juntos: do jeito que (não) está jogando, Paulinho não pode entrar junto com ninguém.
Pois é, Fred. Um ano de sete a um. A maior vergonha de toda a história da nossa seleção, muitíssimo pior do que a derrota de 1950 para o Uruguai. Pobre futebol brasileiro.
Obrigado ao Saulo Zetum, ao Eduardo, ao Sergio Prokofiev e, se esqueci alguém, desculpe. Mas já são quase 21 horas e, se eu não for pra casa agora, perco a estreia de Guerrero.
Grandes abraços a todos. SRN. Paz e Amor.
Parabéns ao MURTINHO pelo comentário ABRANGENTE, pelo poder de síntese, pelo carinho demonstrado ao responder a todos que aqui comentam….Escreve muito…não é mole fazer isso que você fez, MURTINHO, de forma brilhante…só um craque faz isso de forma tão perfeita….
É claro que a lembrança do “INILUDÍVEL” foi um ELOGIO pois essa palavra ficou CRAVADA na minha mente pelo poema do Manoel Bandeira e é pouco utilizada vindo a calhar no texto e no contexto “rsrsrsrs”
Quanto ao ÁUREO ROCHA, ele anda meio distraído , pois outro dia sentei um palmo e meio atrás dele e ele nem se deu conta…..
SHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUASHUASHAHSA
Agradeço a citação.
E GUERRERO ???? conseguiu trazer FELICIDADE de volta à Nação. ISSO é basicamente um MILAGRE !
mas…
Mais considerações nos posts pós jogo.
SRN aliviadas MOMENTANEAMENTE.
Jorge – que trabalhado da sua parte! Parabéns !
Otimo que voce concorda e discorda de mim, eu tb de voce, kkkkk
Cito o que voce disse:
“Concordo com o Henrique em relação às críticas estruturais ao futebol brasileiro e – no que mais nos interessa – ao Flamengo, mas discordo quanto a ver nessa correção estrutural a única saída. Precisamos de coisas urgentes, necessitamos de pontos, não podemos cair para a segundona, e não há como esperar por decisões de médio prazo – que, de resto, têm que vir. Também não concordo quando ele vê uma espécie de obsessão por Sampaoli e propõe um treinador europeu. Não que eu seja contra, só que acho financeiramente inviável trazer um técnico estabilizado na Europa.”
Bem, é obvio que necessitamos de um corpo de bombeiros agora. Mas não soh. Porque isso não quer dizer que algo esteja sendo feito, muito à contrario de que muitos acham, eu não acho que contratando um vagabundo aqui outro ali se resolva algo à longo termo. A longo termo, embora que estaremos todos mortos segundo a citação, soh tem a mudança estrutural que salva um clube.
E essa de ficar sempre ESPERANDO que a situaçao CERTA aconteça, para, ai sim, investir, mudar – isso de esperar é algo chatíssimo de se observar visto de fora. Eh outra das coisas que marcam a sociedade brasileira. Parece impossível pensar o futuro e construir algo para se chegar la passo à passo.
Como é mais do que claro que uma mudança estrutural EH OBRIGATORIA, não ha momento bom pra começar. Tem que se fazer LOGO.
Essa “diretoria” passou 2,5 anos sem fazer-lo. E nem quero ouvir mais essas desculpinhas que “não é o momento”. Pois NUNCA serah …
Sim, esse Sampaoli é bom, gosto dele, mas virou obsessão sim. Serve de exemplo do cara bom, do cara bom latino americano, do cara que SERIA bom, mas não dah AINDA (vide o texto em cima) por causa disso e daquilo.
E soh tem UM. Não tem outro nome que concorra.
Ridiculo.
Temos 300 técnicos na europa que são bons, que trariam ares diferentes para o BR e que seriam sim PAGAVEIS.
Voce jah calculou quanto o CRF esta pagando pelos seus tecnicos (PLURAL)? Plural sim, pq demitiram tantos que ficaram devendo à todos partes do salario.
Juntando os erros daria pra tirar provavelmente o Pep do Bayern …
Seja como for – acho muito legal debater contigo e com a esmagadora maioria dos blogueiros . O clima mudou muito – para o bom.
Sobre a vitoria contra o Inter acho que ficar no sapatinho para o que vem é uma boa, pois o oba-oba depois de qualquer vitoria desconhece pelo jeito a experiência vivida pelo CRF nos últimos anos. Mesmo sendo torcedor, não quero encimentar a opinião de ter um nível de garoto de 3 anos …
SRN
Já que em comentário anterior – de 1 minuto ago (esta frescura é mesmo necessária) – mencionei o jogo, mais do que importante, desta noite no Beira-Rio, vamos a algumas observações.
Pelo que li, a MELHOR escalação possível.
Tirando o time proposto pelo Edvan (insuperável, sem dúvida …), o desta noite está perfeito.
César, embora concordando que não inspirou confiança em suas três participações, sempre foi, até então, uma EXCELENTE promessa, sendo que, além do mais, não existe outra perspectiva, dada a contusão do Paulo Victor (coitado do Thallison, ao que parece foi a única lembrança que deixou)
Airton,, embora (será possível, mais uma vez) concordando que não tenha se mexido convenientemente no lance final do jogo contra a Figueira brava do Inferno, é um especialista na posição (o que o LA não é) e aparentemente superior ao Pará
Marcelo e Wallace são horríveis, mas, pela contusão do Samir, obrigam-nos a comparecer à Igreja de preferência para pedir pelo milagre de uma boa atuação.
Jorge – para mim, TITULAR ABSOLUTO, sem emboras, sem Armero muito menos Anderson Pico.
Jonas – é grosso, mas, além de ser o que temos, demonstra, em não poucos lances, qualidades e indiscutível espirito de luta.
Canteros – esperava muito mais, pois aplaudi (não sou sempre do contra) a sua contratação,mas acredito ser a nossa melhor opção, principalmente caso reencontre o seu bom futebol do Velez.
Alan Patrick – este, eu não contrataria (todos sabem o motivo), mas cabe reconhecer que não se houve mal no domingo, pelo contrário, tendo sido, após o Jorge, o nosso melhor em campo, até que o Cristóvão … deixa pra lá.
Everton – vem caindo, na minha opinião, assustadoramente de produção. Está muito longe de ser um craque, mas há partidas em que surge inspirado. Tomara que o mesmo aconteça nesta noite.
Emerson – apesar de reconhecer que é um jogador eficiente, não o teria contratado, por ser problemático e já entrado nos anos. Vem jogando bem, com muito entusiasmo, acima de tudo. Titular absoluto, apesar das minhas prévias restrições.
Guerrero – nada precisa ser dito. É A NOSSA ESPERANÇA.
Por fim, espero que o Cristóvão, que teria anunciado esta corretíssima escalação, não faça mais uma das suas costumeiras ^cagadas^, se necessárias a efetivação de substituições. Por exemplo, que não tire o Jorge, recue o Everton para lateral e faça entrar o Gabriel, para alegria do Edvan e desespero meu e de muitos.
Deveria substituir o anterior ^por fim^, pois continuarei para analisar a escalação do Inter, que li no O GLOBO.
Sinceramente, nunca ví nada igual, sendo certo que não estou me fixando no jogo desta noite.
Há mais de um mês, o idiota do técnico uruguaio deles, vem poupando jogadores para o jogo, apenas da próxima quarta, contra o Tigres, lá no México (para mim, vão perder, de qualquer maneira). Nunca vi nada igual e tão despropositado. Abandona-se quase que por completo um campeonato – pelo menos rodadas e rodadas – em função de UM jogo.
De qualquer forma, o Flamengo não tem nada com tamanha asneira e deve partir para cima. Pela escalação que li, somente é respeitável o d*Alessandro, pois nem certos titulares indiscutíveis – como o Lisandro Lopes e o falso Valdívia – são de meter medo.
Pra cima deles, portanto.
Esperançosas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Boa escalação…..
Só alteraria colocando o CÁCERES no lugar do CANTEROS e o ARMERO no lugar do JORGE quando aquele tiver condições regulares de jogo.
Nesse jogo, então, só trocaria o CANTEROS pelo CÁCERES o que permitiria ao técnico dar mais liberdade aos LATERAIS.
Quanto ao JORGE, vejo grande futuro pro moleque, embora ache que ele deva ir entrado no time aos poucos.
Ainda NÃO consegui ver futebol no ALAN PATRICK, mas prometo tentar observar melhor suas jogadas. No jogo contra o Figueira perdeu uma bola boba que resultou na falta cometida pelo BOSTALHÃO do WALLACE.
SRN
Aguardei que se completassem exatamente 50 dias, para externar a minha preocupação.
Tudo bem que, mesmo sem o Grão Mestre, o RP&A está indo às mil maravilhas.
O Jorge Murtinho é um excepcional timoneiro, daquela espécie tida como ^paizão^, pois, comentando todos os comentários, estimula a todos, gerando mais participações.
A Vivi é demais, com seus artigos poéticos e, por contraditório que possa parecer, cirúrgicos (salvo, é lógico, quando faz entrevistas)
A Nivinha é um colírio e uma graça.
No entanto, o Arthur SEMPRE fará falta., pela sua ironia, sua verve, sua cultura, até pela sua inquestionável porra-louquice.
Quanto à falta que está fazendo, ninguém tem dúvida a respeito.
A dúvida, gerando, pelo menos em mim, uma puta preocupação, são os possíveis motivos da ausência prolongada.
Pelo entusiasmo do Arthur – outra característica essencial que deixou sempre transparecer – NÃO acredito que esteja de férias, ainda mais tão exageradamente longas.
Pensando de forma positiva – é sempre melhor – é de se admitir que tenha ido para o exterior, fazer um curso ou qualquer coisa no gênero. Está em moda, nos dias atuais. Pelo menos na minha área (ou ex, em virtude da aposentadoria), qualquer ^gajo^, sem a menor dificuldade, vai cursar em Lisboa ou em Coimbra, de lá trazendo belos diplomas de doutorado, pós-doutorado o caralho a quatro.
Baixando o espírito de Cassandra, fico a imaginar motivos que não sejam necessariamente positivos, gerando a preocupação, que agora externo.
Não peço, nem poderia, explicações, a quem quer que seja, eis que a ninguém cabe invadir a privacidade de outrém.
Apenas deixo patente a minha preocupação e a minha torcida – maior que para o Flamengo nesta noite – de um pronto e retumbante retorno do nosso Arthur Muhlemberg.
Preocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Estou dando um tempo aqui nos comentários no RP&A. Não suporto mais vislumbrar a tristeza misturada com ódio estampada no belíssimo rosto da Nivinha e não ter como consolá-la. Ler a crítica sempre bem elaborada, mas também angustiada de Jorge Murtinho e comentar concordando sem tirar nem por uma vírgula. Me deleitar com o texto poético e sempre inspirado de Vivi Mariano que sempre nos remete aos belos tempos idos e que não voltam mais e comentar com lágrimas nos olhos . Arnaldo Branco sumiu do mapa. E o Arthur Muhlemberg (que imagino seja o mentor desse RP&A) simplesmente se escafedeu. Agora que ele faz parte do staff rubronegro, espero que não seja sua (dele) a ideia daquela idiotice das curtidas no facebook para qualquer besteira que acontece no Flamengo. Daqui a pouco vai aparecer alguma coisa do tipo: “Dê uma curtida para a ida de Guerrero ao banheiro”. Que coisa mais chata! A gente se encontra na Segundona em 2016, companheiros. E pelo amor de Deus, Departamento de Marketing do Flamengo, não criem nenhum lema ou frase para acompanhar a campanha da Série B. Ainda sinto vergonha alheia daquele “O sentimento não pode parar” dos vascaínos. Me poupem desse vexame.
Li hoje que o GUARDIOLA queria, em 2012, ser tecnico da seleçao brasileira. Disso ja sabiamos, ou pelo menos, mais ou menos sabiamos.
O que nao sabia é que teria sido DE GRACA, sem salario, soh com um contrato de risco. Sendo campeao teria custado algo mais.
Como o futebol daqui perdeu uma dessas?
——-
Ta na hora de introduzir tecnicos estrangeiros. Gostaria que o CRF contratasse um bom, de preferencia europeu, jah que chega dessa conversa de “Sampaoli” o tempo todo.
Chegou a hora de dar um salto de qualidade.
Gols dos jogos do Flamengo até agora para os que gostam de analisar com calma as jogadas….rsrsr
https://www.youtube.com/watch?v=Cm9hvFYKs08
https://www.youtube.com/watch?v=GzgyRwZ95-k
https://www.youtube.com/watch?v=EK8SCwsfYxg
https://www.youtube.com/watch?v=wygEp0sUHm4
https://www.youtube.com/watch?v=nOUY-FPkALo
https://www.youtube.com/watch?v=DGDIndUnizk
https://www.youtube.com/watch?v=SyHD23s8V2A
https://www.youtube.com/watch?v=ygap9NZCFEU
https://www.youtube.com/watch?v=xw1wx3W3nqM
https://www.youtube.com/watch?v=kDWgAEB6-_8
https://www.youtube.com/watch?v=SjRx7nQb45M
André, amigão e parceiro, embora meio atrasado, vamos às respostas dos seus questionamentos, na minha visão:
– Você está coberto de razão em relação ao lance do Everton. Só não sei a profundidade da escolha do passe do Everton. Melhor deixar batido, neste momento.
– com relação ao César, já respondi em outro comentário. Eu ainda não o classifico como um péssimo goleiro. Talvez, a sua falha de colocação na fatídica falta ocorreu por simples inexperiência.
– Desde que eu vi o Jorge jogar pela primeira vez, ele não mudou o seu jeito até agora: driblador, meio individualista, sempre avançado, penetrando pelo meio buscando o gol. Dessa forma, fez um golaço na Copa do Mundo Sub-20. Não creio que seja determinação do seu empresário.
André, uma jogada individual bem feita desmonta sistemas defensivos muito fechados. A jogada individual, se não realizada em excesso, é parte intrínseca do jogo que é coletivo.
– pedir imparcialidade à Globo é como pedir virgindade à puta. Eu também já havia observado isso, André: a Globo não repete alguns lances duvidosos marcados ou deixados de marcar contra o Flamengo, conforme a sua conveniência.
– retrancas, eu já ouço falar desde menino. Havia um esquema denominado “ferrolho suíço”. Foi a primeira grande retranca do futebol. 1938. Eu nem sonhava nascer.
André, a retranca por si só não é o problema essencial. A questão a ser debatida é que quando o time do Flamengo cria a oportunidade de atacar antes de a defesa adversária se armar, nossos jogadores são parados na base da porrada, do agarrão, da tal de falta tática, e dificilmente o arbitro dá um cartão.
– André, neste nosso Brasil, há muitos cidadãos ocupando cargos de enorme relevância sem o mínimo preparo para tal mister. O que dizer então de uma cambada de babacas de comentaristas esportivos?
André,vi e revi várias vezes a jogada do segundo gol. No meu entendimento a culpa foi coletiva. Eu não crucifixo ninguém isoladamente.
SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!
OBS.: André, ao final do seu comentário você me disse o seguinte:
“No mais, eu sei que você não TOMA café de cafeteira porque no coador é mais forte!”
André, há muito tempo eu ganhei uma cafeteira elétrica, de onde vem o meu café. Mas, mesmo assim, muito obrigado pela informação. Nada se compara à voz da experiência. (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Áureo,
precisava entregar o ano em que nasci !
Obrigado pela CONSIDERAÇÃO das respostas ÁUREO ROCHA, concordo plenamente que no SEGUNDO gol a falha foi COLETIVA começando com o SHEIK e terminando no César, mas achei que FALTOU ENTREGA no AYRTON, mas sem culpá-lo como ÚNICO a falhar no lance.
Contiuamos a ver as coisas praticamente da MESMA FORMA e, por isso, a minha torcida é toda sua……
SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSH
SRN
O melhor momento para se PERCEBER que o AYRTON poderia chegar no jogador do FIGUEIRA, na verdade se dá aos 2:11.
É só dar um PAUSE aos 2:11 do vídeo que mostra que o AYRTON, além de mal colocado, NÃO se esforçou para chegar junto do jogador adversário.
https://www.youtube.com/watch?v=SjRx7nQb45M
Notícias importantes (pelo menos para mim) do fim do dia.
a) a MP transformou-se em PLV, embora ainda corra risco de caducar, pois faltam apenas 10 dias, havendo necessidade de ser aprovada pelo Senado. Na minha opinião, a transformação da Seleção Brasileira em patrimônio cultural era uma aberração (fui favorável, portanto, à retirada), mas, por outro lado, a inclusão apenas dos 20 clubes da Série B no Colégio Eleitoral representa muito pouco para que verdadeiras mudanças possam ser introduzidas. Cabe aguardar o prosseguimento
b) Mogi Mirim (lanterna da série B) 2 x 1 Náutico (caindo que nem balão murcho, agora em quinto, por óbvio fora do G-4). O que se pode deduzir . 0 leão (na verdade timbú ou algo assim, eis que leão dizem ser o Ixpó) é MANSO.
Em conclusão – jogando minimamente bem, no próximo meio-de-semana, dá para passar para a fase nobre da Copa do Brasil, o que, de resto, não é vantagem alguma, É OBRIGAÇÃO.
Para todos uma boa noite, não caiam da cama e sonhem com os anjos, preferencialmente vestidos de preto e vermelho.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Do jeito que as coisas estavam me fizeram surtar de vez, e perdi o juízo, não vou negar, de tantos jogos, fáceis, entregues pelo FLAMENGO. Agora não, encontro-me totalmente recuperado ao ponto de opinar sobre a discussão das falhas nos gols que tomamos, ora atribuídos a um ou outros. e tenho consciência das minhas convicções sobre o assunto, e me inclino a pensar que:
Não concordo com o que desconcordo do que foi concordado, posto que; não pude concordar em discordar da discórdia que nem todos, um ou outro, discordou. Concordam comigo…? Rhan?
As coisas comigo são claras. Tá tudo esclarecido, e eis; abaixo, o verdadeiro vilão:
Os gols foram falhas do GABRIELLLLLLLLL…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Alguém entrou aqui no quarto, quem tá aí…? Nãaoaoaoaoao. injeção não, tenho medoooooooooo, nãoaoaoaoaoaoaoaoao…! Socorrrooo! …me dê meu noteboooooook,, Billll,, Andréééééé´, acudam-meeeeeeeeeeeee…!
Amanhã depois de grandiosa vitória recebo alta. VAMBORA MENGÃO, BOLA NO CHÃO RUMO AO HEPTA. TÔ SOBRIO, PORRRRRA…!
Edvan-Alagoinhas-Ba
PS – Esse jogo é nosso!
Aos que INSISTEM em dizer que o MARCELO MALUCO não é jogador para o Flamengo, gostaria de dizer que NOSSO MELHOR ZAGUEIRO, o SAMIR, já fez MUITO mais MERDA do que ele…
Posso citar os ESCORREGÕES, os GOLS CONTRA isso sem contar as MÚLTIPLAS CONTUSÕES…
Lembro também do JÚNIOR BAIANO, o REI DAS TESOURAS VOADORAS e que chegou à SELEÇÃO BRASILEIRA, além de jogar por vários times grandes.
Acho que conta também o fato de só ter 23 ANOS a mesma idade do CÉSAR que alguns PROTEGEM por ser NOVO.
Ele é ESTABANADO, é. Ele às vezes tem PANES MENTAIS e se ENROLA, tem. Mas também SOBE MUITO BEM (nossa zaga titular WALLACE SAMIR é muito baixa), é um zagueiro MUITO VELOZ, joga SÉRIO tem GARRA e acredito que BEM TRABALHADO ainda se FIRME como um BOM ZAGUEIRO.
MERDA por MERDA, o WALLACE e o SAMIR também fazem aos MONTES, haja vista o gol contra que o SAMIR fez se ENROLANDO TODO com a bola entre as pernas porque NÃO teve categoria suficiente para cortar com a pena direita o cruzamento (que o CÉSAR errou o bote e deixou passar na frente dele pela pequena área).
Esse mesmo CRUZAMENTO aconteceu porque a bola foi ALÇADA NA ÁREA e, no lugar onde deveria estar o WALLACE, estava o LUIZ ANTÔNIO que é mais baixo e tem menos impulsão, além de estar fora de sua posição que é atualmente a LATERAL DIREITA.
É só OBSERVAR no VÍDEO TAPE dando um PAUSE na altura dos 4 segundos.
Apreciem:
https://www.youtube.com/watch?v=aEkG6MMF_NI
SRN
concordo !
falam tanto de rapaz…eu acho ele raçudo e tem futuro,pra mim é titular independente de samir.
Concordo. Está na média dos zagueiros.
Precisamos que estes jogadores, os zagueiros e cabeças de área, fiquem nas suas
posições e não irem loucamente para o ataque tentando resolver.
Joguem o mais próximo possível dos jogadores de meio de campo que devem estar próximos dos jogadores de ataque.
Resumindo ataquem e defendam juntos, mantendo as posições e compactando o time. Nosso time não é ruim, longe de ser muito bom, mas acho melhor que vários que estão acima. Precisamos de esquema tático e treinamentos técnicos.
Abraços e SRN
Roberto
Com mil perdões, discordo. Éuma merda destrambelhada.
Apesar disso, estou torcendo que, na noite de hoje, salve três bolas em cima da linha e, aproveitando a cobrança de um corner, faça, de cabeça, o único gol da partida.
Se tal acontecer, garanto, vou passar a jogar na mega sena.
EXCELENTE comentário, ROBERTO FLA.
Desconcordo veeementemente: zagueiro que dah cabecada pra tras nao pode ser profissional!!
Suadacoes Rubro Nigerrimas
Pronto, vamos que vamos. Adversário com nosso retrospecto péssimo. Enfrentar times do RS fora de casa tem 80% de derrota e 20% de empate. Mas fazer o quê, tá no calendário, vamos nessa. Até pouco tempo atrás, o Fla tinha uma escrita contra o Santos na Vila Belmiro que se arrastava desde 1976. Se não me engano foi quebrada em 2009.
Mas vamos lá:
Pontos fracos: César, Wallace, Marcelo e Canteros.
Neutros: Ayrton, Jorge, Jonas e Éverton.
Pontos fortes: Cáceres, Émerson e Guerrero.
Dá pra empatar, mas se o time tiver num daqueles dias pra salvar o treinador, pode rolar os 3 pontos. Otimismo é assim mesmo, perde pro ridículo figueirense em casa e ganha do inter fora.
Mas por que não? Será que jogamos com Cáceres e Guerrero algum jogo? Não. Não jogamos, pelo menos não juntos.
E é por isso que estou otimista. Pq no Império do Amor, o Adriano mesmo gordo e o Vágner Love que precisava de 3 oportunidades pra colocar 1 bola na trave, formava um ataque tão poderoso, que omitia a limitação do restante do time.
E o meia nós temos. Resta saber se com sequência de jogos, esse meia vai repetir as atuações do Santos, em 2011. Tamos na torcida, Alan Patrick.
Agora Cristóvão. Por favor: Não esquece o Arthur Maia no sótão da gávea, pois no seu time, Márcio Araújo joga, nem que sejam 15 minutos todos os jogos, dê mais chances ao nordestino.
Time Grande não cai. Mengão Sempre. SRN!
Claro, a alusão do “Cáceres e Guerrero juntos” se dá pra proteção da zaga e finalização, respectivamente. Naturalmente a dupla de ataque é Émerson e Paolo Guerrero. SRN!
Deixando o futebol momentaneamente de lado.
Ontem, o mais tardar dois dias antes, abordando o fustigante tema OBSESSÃO, mencionei, ^en passant^, um extraordinário filme (que classifiquei como pré-felliniano, como de fato é), que tinha este exato título, em italiano OSSESSIONE.
Em homenagem à Vivi, que espero tenha visto ou possa ainda ter a oportunidade de ver, e também ao botafoguense Fernando 3, que muita falta faz neste RP&A, irei dar mais elementos.
Considerado como o primeiro filme da clássica escola italiana do neo-realismo, com inúmeras outras obras carregadas de beleza, como Roma-Cidade Aberta, Ladrão de Bicleta, Arroz Amargo, foi dirigido por um dos grandes mestres de todos os tempos , Luchino Visconti, tendo como intérpretes principais Clara Calamai e Massimo Girotti, este, à época, muito anterior a de Mastroianni, talvez o principal artista do cinema italiano.
Muito antigo – de 1943 – foi por mim visto, já em ^reprise^ (como se costumava dizer), em torno de 1950, no ^falecido^ Art Palacio, que ficava ali na N.S. de Copacabana, vizinho a outro atual defunto, o Metro-Copacabana.
Baseado (meio longinquamente) no célebre ^The Postman Always Rings Twice^, de James M. Cain, é um filme por demais IMPACTANTE, mormente para mim, que, à época, tinha apenas uns doze anos.
Em um dos antigos cineclubes da minha época universitária, (não me recordo mais se no C.C.C. ou no M.A.C.) pude revê-lo, ficando ainda mais impressionado.
Falar em obra-prima no tocante a Visconti é algo impossível, tantos são os seus filmes que assim poderiam ser classificados.
Quem tiver como assistí-lo, sinceramente recomendo.
Nestes momentos de vacas magérrimas nas ^fazendas^ rubro-negras, talvez não seja tão recomendável assim, sendo melhor espairecer com aquelas comédias insuperáveis do grande Carlitos ou do Buster Keaton.
OSSESSIONE (não sei é possível encontrá-lo na internet) é um filme bem pesado, acreditando que a primeira classificação que lhe atribui – IMPACTANTE – seja bem apropriada.
Vivi, você com sua alma genuinamente de artista, não deveria perdê-lo. Acredito que vá entusiasmá-la.
Obcecadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Assisti com bastante atenção aos lances dos gols do Figueirense, utilizando-me dos recursos técnicos do meu sistema de gravação.
No primeiro gol, o erro capital foi realmente do Wallace, que poderia ter evitado a falta. Creio que César não soube se colocar corretamente: estava um pouco adiantado, guarnecendo mais o seu lado direito, ou o esquerdo do batedor. Ora, a bola veio exatamente no lado oposto, que estava muito aberto. César só teve tempo de dar um passo e pular. Se estivesse plantado no meio do gol pegaria. O problema todo foi, portanto, de posicionamento no momento da falta. Creio que o César esperava a bola pela sua direita.
Como não tenho a mínima noção de colocação de goleiro, meu ponto de vista é só um palpite.
Agora posso garantir com segurança: é injusto crucificar o César por esse lance.
Quanto ao segundo gol, a falha foi coletiva. Culpar um ou dois jogadores também é de uma profunda injustiça. Se for para culpar alguém, vou ter de relacionar quase que o time inteiro. Até o Cristóvão tem sua parcela de culpa.
Um detalhe: o Ayrton não ficou parado, como se afirma aqui no RP&A. Errou, mas por defeito de marcação.
Também é injusto pegar o Ayrton para bode expiatório.
Deixo de analisar o lance do gol, porque o texto ficaria muito extenso.
Sempre Flamengo.
OBS.: Pela primeira vez, minha opinião é diferente da que o
André havia dado. (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
SHAUHSUASHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUASUAHSA
Agora tô provando do meu próprio veneno e só me resta mesmo cantar bem alto, subir em voz meu caro ÁUREO ROCHA !!!
SHUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAU
De tanto ler, seja ao vivo e a cores, seja apenas nas entrelinhas, neste espetacular e insuperável RP&A, que a minha notória má vontade, posto que bem embasada, contra os Azuis/Carecas era um claríssimo sinal de problemas obsessivos ou de paranóia, comecei a dar crédito a tais críticas.
Além do mais, partiam de EXCEPCIONAIS comentaristas, grandes entendedores deste esporte magnético, como também da mente humana.
Figuras respeitabilíssimas, cujos comentários se encontram entre aqueles que mais gosto de ler (leio todos, independentemente de nomes), pois, sem a menor margem de dúvida, são, geralmente, tão bons quanto os artigos do Grão Mestre (quando voltar das férias – estou ficando preocupado, indagando-me se são férias mesmo), do grande Murtinho, da Diva Vivi e da Musa Nivinha.
Hoje, no entanto, LAVEI A ALMA.
Podem crer, meus amigos, não sou só eu que estou com a cuca em parafuso.
Vou transcrever dois artigos lidos, responsáveis pelo banho de ^saúde^ que acabei de tomar.
No novo Blog do GE.com, de autoria do seu titular, Mércio, figura que não conheço mas que foi muito elogiada aqui no República.
^Já falei dela (uma estorinha) nos meus tempos de Site Oficial do Clube na Era Pré Smurfética, do qual fui banido cirurgicamente após me obrigarem a assinar um contrato de vínculo ao clube (! !). Aqui por incrível que pareça e ao contrário do que os mais paranóicos possam pensar tenho, desde o primeiro dia, senhas e liberdade total para escrever. Lá, antes de passar pela análise prévia de um editor, o cara que chegou junto com os Blues demorava mais para postar os trecos que eu mandava pra lá que o tal do Respeito pra voltar pro Eurico F. C.^
Análise prévia versus liberdade.
A tanto não chegava a minha vã imaginação.
Apesar do que, não chega a me surpreender, pois os arrogantes, desde sempre, foram, são e serão favoráveis à censura prévia, apesar da proibição imposta, em estupenda hora, pela nossa Constituição Cidadã.
Não ficou apenas nesta manifestação de um jovem.
Temos outra, de um sessentão, talvez em caminho do esclerosamente.
Da coluna de hoje do Renato Maurício Prado
^Soberba fatal.
Sempre achei que o maior problema da bem-intencionada diretoria do Flamengo (aparentemente, competente em termos de gestão de finanças) era não saber bulhufas de futebol. Mudei de opinião. Bem pior que a ignorância em relação ao munda da bola é a arrogância que faz com que erros crassos sejam cometidos e se insista neles por muito mais tempo do que seria razoável e aceitável.^
Meu Deus, o RMP incorporou-me, sem que me pedisse prévio consentimento.
Não estou sozinho no mundo dos loucos.
Venho afirmando, seguidamente, que, pior que o desconhecimento total de causa, a arrogância e a soberba dos Carecas vêm matando o futebol rubro-negro.
Trata-se de um assunto, via de consequência, que interessa a todos, pois atinge a essência de um clube, sela ele qual for.
A qualidade do futebol praticado depende – e muito – da forma pela qual encara-se como pode e deve ser praticado.
De qualquer forma, estou anotando, até com euforia desmedida, a data de 7.7., um pouco antes das duas da tarde, como redentora.
Esclerosado e caquétivo, obsessivo e paranóico, é provável que meus familiares, não me aguentando mais, venham a me encaminhar a uma Casa de Saúde Mental.
Fico mais feliz, agora, pois terei companheiros, inteligentes e competentes, com os quais poderei falar e discutir sobre futebol, e, o que é mais importante ainda, com liberdade, afastada a censura prévia, própria dos déspotas pouco esclarecidos.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Carlos Moraes, por favor! Vamos desligar um pouco mais do botãozinho “política” e vamos ligar o botãozinho “dentro das 4 linhas” com elogios ou críticas ao treinador, jogadores, arbitragem e vamos esquecer as diretorias do clube. Fica cansativo ver a repetição do mesmo texto dia sim, dia também.
Que vc não gosta dos caras não é nenhuma novidade, mas vamos falar mais sobre o esporte bretão?
SRN! Forte abraço camarada!
Até certo ponto você tem razão. No entanto, as notícias surgem e, quando elas surgem, há que aproveitá-las. Além do mais, foi realmente importante para mim ler que duas figuras que VIVEM o dia-a-dia do futebol muito mais do que eu – e, cabe dizer, sem ofensas – muito mais do que quase todos aqui, são capazes de perceber o que a maioria não percebe.
Repare bem – quando falo dia-a-dia refiro-me ao fato de serem PROFISSIONAIS do futebol, através da Imprensa especializada, enquanto nós, ao que saiba, somos apenas apaixonados pelo clube e pelo esporte, o que é bem diferente. Eles têm a obrigação de estar por dentro dos fatos, nós não.
Portanto, é muitíssimo importante, queira me desculpar, que todos tomem conhecimento de como os ^queridinhos^ são autênticos anjos de pé de barro.
Admitindo ter dado uma explicação conveniente, retribuo o forte abraço.
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
CARLOS MORAES….
Talvez você, com esse comentário, NÃO tenha se dado conta que está OFENDENDO ao que você por tantas vezes nominou GRÃO-MESTRE, o ARTHUR MUHLEMBERG , que, desde que eu saiba, NUNCA foi um cara que se DOBRASSE a nenhum tipo de CENSURA e que SEMPRE LIBEROU talvez 99% dos comentário à época do URUBLOG..
Não acredito que ele esteja se SUBMETENDO à qualquer tipo de CONTROLE PRÉVIO, MODERAÇÃO ou CENSURA de quem quer que seja…..
Quanto ao RPM, é até BRINCADEIRA citá-lo já que TODOS sabemos que é chegado a FRICOTES EMOCIONAIS e que HOJE EM DIA perdeu a(s) fonte(s) que o INFORMAVA antecipadamente de NOTÍCIA DE BASTIDORES do Clube de Regatas do Flamengo e por isso mantém um ÓDIO incontrolável dos BLUES (lembra que antes dos Azuis vivia VAZANDO notícias dos bastidores do Flamengo prejudicando negócio e contratações do MAIS QUERIDO?)
Hoje, vive de dar CHILIQUES num programa da FOX, NO QUAL É UMA ESPÉCIE DE ÂNCORA !
Relaxa…..e pra DISTRAIR, pega uma CAIXA DE CAQUI e vá vender… pois acabou CAQUI você vai embora, leve e tranquilo….
SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUHSUAHSUAHSUHAUSHAUHS
Caríssimo,
não fiz qualquer comentário que pudesse ofender o Grão Mestre.
Reproduzi um artigo, ontem publicado na coluna que substituiu o Urublog (sempre inesquecível), onde um articulista que não conheço, chamado Mércio, que, logo na primeira das tirinhas do Arnaldo Blanco, foi muito elogiado por ele.
Além do mais, não há a menor menção à atuação do Arthur, pois ficou perfeitamente claro que ^o cara que chegou junto com os Blues …^
Ora, todos sabemos que o Arthur NÃO chegou de imediato, ou seja, junto com os Blues. Trata-se de outra pessoa, que adotou – admitindo-se como verdadeira a afirmativa do Mércio, até porque não ha á menor razão para não lhe dar crédito – um comportamento deplorável, que, para mim, tem muito a haver com a NOTÓRIA postura assumida – desde o INÍCIO – pelo Todo Poderoso, que sempre se colocou acima do bem e do mal, a ponto, pelo que se comenta a boca pequena, de determinar a escalação totalmente desnecessária de um jogador cujas condições de jogo seriam, no mínimo (para ser condescente), duvidosas.
Repito – jamais conheci o Mércio, pouco leio os seus artigos, apenas estou me valendo de um posicionamento ELOGIOSO, partido de um dos cinco integrantes deste RP&A.
De qualquer forma, trata-se de um flamenguista, que trabalhava para o Site Oficial, assim se fazendo merecedor do nosso respeito.
Quanto ao RMP, já escrevi, por muitas vezes, que não é o meu ^autor^ preferido. De qualquer forma, tem a sua responsabilidade profissional, e, comigo, um CRÉDITO extraordinário, ao bater de frente com o PAPA Galvão, este, inquestionavelmente, muito mais poderoso, no todo do futebol brasileiro, que qualquer outro jornalista da área esportiva. Além do mais, sabidamente (você mesmo confirmou), é torcedor rubro-negro e, salvo engano, sócio-proprietário. Em assim sendo, tem VIVÊNCIA no meio, podendo analisar as pessoas que estão à frente do Clube com propriedade.
Não afirmei que se tratava de uma VERDADE DEFINITIVA.
Reafirmo, no entanto, que são VALIOSAS opiniões, sobretudo para quem, como eu, não tem o rabo preso com os poderosos de plantão, sejam os de hoje, como também os de ontem e, certamente, com os de amanhã.
Leio, por exemplo, referências elogiosas que são constantemente postadas, até de quem é interessado diretamente, eis que clientes do Flamengo, como no caso da Ernst & Young. Por se tratar de uma firma altamente considerada, NÃO TEM a necessária credibilidade, quando fala de seus próprios interesses.
Não CONTESTO a Ernst & Young, nem teria formação profissional para tanto, apenas faço ver que é um depoimento de relativa credibilidade.
Nenhuma referência elogiosa foi contestada, parecendo-me, embora sem surpresa, uma total subordinação quando críticas são feitas aos que pensam em contrário.
Para mim é, simplesmente, LAMENTÁVEL.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
COMPLEMENTANDO, pois deixei passar em branco.
O Arthur, como qualquer um, TEM todo o direito de ser eleitor, mais ainda, de admiar os Carecas.
Aliás, sabemos todos, que assim também pensam os demais integrantes do Blog.
Não maculam o RP&A em assim pensando, até pelo contrário.
Isto não obriga às outras pessoas a seguirem seus exemplos.
Jamais pensei – ou sequer admiti – que o ARthur, ao longo de tantos anos de admirá-lo no Urublog, fosse capaz de cercear o direito de opinião.
Muito pelo contráio, Sempre elogiei a sua postura independente e estimulando a independência de seus leitores.
Como todos, conheço a muito pouco tempo a Vivi e o Mariano, mas, não há a menor possibilidade de que críticas, neste aspecto, possam lhes ser feitas.
São INDEPENDENTES e, como tal, defendem, com unhas e dentes, a INDEPENDÊNCIA dos demais, mesmo com opiniões divergentes.
Sempre fui um fã extremado do Urublog, exatamente, em primeiríssimo lugar, por esta postura assumida pelo Arthur.
Passei a ser, nestes seis meses, um fã extremado do RP&A, entre outros motivos, pelo respeito às opiniões em contrário.
Aliás, como antigo leitor (posto que episódico) da PIAUÍ, jamais poderia admitir comportamente diferente de um de seus colaboradores.
Reconheço que é bem difícil a convivência com os antagônicos, mas, acima de tudo, cabe-nos o esforço de fazê-lo, sem qualquer exceção.
TUDO BEM, CARLOS MORAES…tudo bem…..Não precisa ficar chateado……
Só NÃO sei quem é o MARIANO…mas isso NÃO importa….
Entendi (provavelmente de modo ERRADO) que você estivesse dizendo que no CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO houvesse uma CENSURA, um CERCEAMENTO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO quando postou:
“Apesar do que, não chega a me surpreender, pois os arrogantes, desde sempre, foram, são e serão favoráveis à censura prévia, apesar da proibição imposta, em estupenda hora, pela nossa Constituição Cidadã.”
Eu sei que a globo . com costuma MODERAR (eufemismo para CENSURAR) os comentários postados sobre o que é noticiado.
Desconheço que no Clube de Regatas do Flamengo exista CENSURA e, seu HOUVESSE, duvido que o ARTHUR MUHLEMBERG fosse se submeter a isso.
No mais, lembre-se sempre de que o mundo é de quem mais caminha.
SRN
RMP, depois de fazer uma baita campanha pela demissão do Cristóvão na coluna de hoje, disse que o Fla ainda está na carga pelo Elias.
Esse sim seria o pulo do gato que poderia tornar esse time competitivo.
Sem armadores que prestem, a saída de bola dos volantes tem que ser de qualidade. Com passes verticais com um mínimo de aproveitamento.
Jonas rouba a bola e toca pro lado. Raramente tenta um passe vertical e, quando faz, erra. Canteros até tenta mais, mas com um aproveitamento ridículo.
Resultado: a bola fica rolando de um lado pra outro do campo de defesa até alguém perder a bola.
Impossível dominar um jogo desse jeito.
Esse time é o paraíso das retrancas. É TUDO que uma retranca quer. (em homenagem ao André)
Vejam se os gols que tomamos, em sua ENORME maioria, não nascem de alguma bola idiotamente perdida no meio-campo e um contra-ataque com nossa defesa desarrumada.
Hora dos carecas mostrarem ousadia e abrir o cofre. Elias seria fundamental.
Se livrem de meia-duzia de pernas-de-pau, que é o que não falta nesse elenco, que conseguem pagá-lo!
SRN
ROMANO, realmente o JONAS, tanto quanto o CÁCERES, dá muito passe LATERAL (às vezes lembra até o LÉO MORTO) mas NÃO lembro do ELIAS ser um grande PASSADOR com passes VERTICAIS não.
O CANTEROS nem se fala, pois seus passes MEDIÚNICOS são de MATAR QUALQUER UM DE RAIVA !
Mas já vi – e até comentei aqui – o JONAS dar uma PASSE espetacular na vertical para alguém que imagino ter sido o CIRINO e acho que, através de treinamento em CAMPO INTEIRO, isso possa ser melhorado..
Voltando ao ELIAS, o Curintia já disse que NÃO vende e seria preciso um investimento MONSTRUOSO para que ele voltasse o que NÃO acho que VALHA TANTO À PENA.
Acho que nem o CARLOS MORAES, que é um homem erudito que está sempre lendo (aposto que está agora com um livrinho à disposição), iria ser a favor de TAMANHO INVESTIMENTO.
Romano, sobre o Elias as opinioes divergem – principalmente a minha …
Claro que é melhor que qualquer um outro desse meio, fora o AP em boas condiçoes. Mas nao vale um grande investimento, esta velho demais.
Como ja escrevi inumeras vezes – essa “diretoria” DEVERIA enfim começar à CONSTRUIR algo.
O que ela NAO SABE, infelizmente.
Sua analise de como tomamos gols é justa. Mas vale para todos os times. Perder bola no avançar é mortal nos dias de hoje. E principalmente mortal pra gente que nao temos a MINIMA organizaçao. Deus sabe porque nao conseguimos isso.
Do que nao concordo é falar em “RETRANCA”. Ninguem tem mais retranca. O que se tem – todos os nossos adversarios, em nivel maior ou menor – é organizaçao de meio campo e defesa, algo que nem em teoria temos. Eles nao jogam em retranca coisa alguma, eles se defendem com todo mundo e atacam com todo mundo. ISSO nao é retranca, isso é futebol MODERNO.
Outra coisa que nem em sonho aparece no ceu RN …
SRN
De fato, o Elias já não tem uma idade em que se recomende investir.
Nem o Guerrero.
Mas é preciso ter uma espinha dorsal.
Não é possível jogarmos um Brasileirão com Wallace e Marcelo na zaga, sem volantes que saibam sair jogando, sem meias de criação e sem centroavante (antes do Guerrero).
Nesse cenário, se quiser almejar alguma coisa, tem que abrir o cofre. Não tem jeito.
Qual outro volante poderia vir mais barato? Nem a seleção tem volantes que prestem. Não a toa o Elias é titular.
Quanto ao Jonas, André, acho sim que ele tem qualidades. Mas, pra mim, não passa de um zagueiro, ou no máximo um primeiro volante pra jogos fora de casa.
Pro meu gosto, é muito cintura dura e grosso pra jogar no meio. Pra mim é só mais um produto da fábrica brasileira de meio-campistas grossos e marcadores que se instalou após 1982 e desembocou no 1 x 7 de um ano atrás.
Estilo de jogador ultrapassado, que técnicos ultrapassados adoram.
Como ele tem o dobro de técnica que o Wallace, torço para que um dia seja testado na zaga.
Sei que é utópico, mas queria que no meio-campi do meu time, só quem soubesse jogar pusesse os pés.
ROMANO, como você sabe eu só assisto a jogos do FLAMENGO e talvez NÃO seja o cara indicado para falar isso, mas será que existem VOLANTES hoje em dia, que tenham a CATEGORIA dos jogadores das décadas de 50, 60 e 70?
Será que existem CLODOALDOS, ZITOS, ANDRADES, CARLINHOS VIOLINO e outros dessas épocas….
Há tempos NÃO se usa o clássico 4-2-4 e o CABEÇA-DE-ÁREA clássico que jogava com a camisa 5 atrás do armador de camisa 8, já NÃO existem faz tempo.
Então temos que nos CONFORMAR que hoje EXISTE a figura do VOLANTE, que são em número de até 3!!!!!!!
O primeiro volante que é aquele que fica mais à frente dos zagueiros, o segundo um pouquinho mais à frente e times que usam ainda o 3º volante que também MARCA MUITO mais é, em TESE, o mais habilidoso.
Acho que o Flamengo pode jogar tranquilamente com 2 VOLANTES sendo o CÁCERES o 1º e o JONAS o 2º. Nossa fraquíssima DEFESA ficaria mais protegida, o técnico PROIBIRIA o zagueiro WALLACE de ir fazer MERDA lá na frente só permitindo que ele fizesse MERDA lá atrás onde teria a cobertura dos volantes.
Assim poderíamos voltar a jogar mais com os LATERAIS avançando mais.
Acho engraçado quando dizem que “NÃO EXISTEM MAIS RETRANCAS” e sim movimentos “EM BLOCO” QUANDO SABEMOS E VEMOS NAS ESCALAÇÕES OS TÉCNICOS escalando 4 jogadores no meio de campo, enquanto NÓS reclamamos RAIVOSOS, quando jogamos com 3 VOLANTES.
Depois da brilhante atuação da dupla Jonas e Caceres de hoje, impossível discordar de ti.
Mas ainda acho que quando pegarmos aqueles times fechados no Maraca, precisaremos de mais qualidade nessa saída de bola, ou vamos sofrer…
SRN
DUAS PERGUNTAS INOCENTES e UMA INTRIGA BÁSICA
Para que fiquemos todos mais calmos, a espera do importante jogo de amanhã, vou fazer estas três simplórias colocações.
Primeira Pergunta Inocente
Este Rafael Galhardo, alourado lateral direito que está jogando, ganhando e fazendo gol pelo Grêmio, será o mesmo Rafael Galhardo, alourado lateral direito que surgiu na BASE do Flamengo, foi campeão mundial sub-20, mas, em razão da existência de um certo senhor, conhecido como Rei das Panelas, foi mandado sumariamente embora, pelo menos inicialmente para o Santos ( INT.)
Segunda Pergunta Inocente
Alguém é capaz de informar o destino de um certo camisa 10, de nome Carlos Eduardo, que, logo no início de 2013, a peso de ouro, foi trazido para o Flamengo pelo arrogante, soberbo e insuportável Wallim, atendendo a indicação do eterno protetor do mesmo, o consagrado e igualmente sumido Sr. Pelaipe, também conhecido como Imperador das Mumunhas ( INT)
Intriga
Em aproveitando a citação do nome do soberbo, apenas por isto, imaginem o destino do Cesar e do Cristovão se o mesmo ainda fosse o Diretor de Futebol do nosso Flamengo, posto que sem perder a pose e o cargo de Primeiro Ministro.
Pelo menos os grandes admiradores do Sr. Empáfia, já pediram neste Blog a cabeça do goleiro (NÃO FOI o Schwarz), sendo certo que, como aconteceu após a saída do Mano Menezes, o técnico regra três iria correndo para a imprensa dar entrevista que, por culpa de empresário sem vergonha, jpvens jogadores, que mal conhecem quem é a bola, são glorificados como craques.
Paranóicas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Sim Moraes o Rafael Galhardo é o mesmo que surgiu na base do Flamengo, em 2012 foi envolvido no troca troca com o Santos pelo retorno do Ibson o Santos à época, também, comprou os direitos David Bráz, depois de ter descido a 3o RESERVA no elenco santista foi emprestado ao Bahia em 2013 onde ficou até dezembro passado, não custa lembrar o que ocorreu com o Bahia em 2014 e retornou ao Santos, como ele não estava sendo aproveitado foi reemprestado agora ao Grêmio, tem 24 anos, agora virou craque porque fez um golzinho na vila contra o clube que é dono do seus direitos ? A trajetória dele me lembra á do Egidio, esse já com 30 anos, nunca jogou nada no Flamengo, virou craque ??? no Cruzeiro depois de passar por uma dezena de clubes e agora é endeusado no Palmeiras, talvez o Marcelo, treinador, saiba fazer o Egidio jogar bola, tanto Egidio como Galhardo nunca mostraram nada no Flamengo, por isso não sinto saudades, quanto ao paneleiro o currículo dele no Flamengo dispensa comentários.
Galhardo é mais dos craques que brilham na base do Flamengo e quando sobem, DESAPARECEM, sem deixar saudades.
Carlos Eduardo voltou para p Rubin Kazan da Ucrânia time que tem seus direitos federativos e econômicos é titular da equipe.
Realmente não pedi a cabeça do César e não pedirei, porém, não vou deixar de criticar suas falhas e quando houver méritos vou elegiar sem nenhum problema como já elogiei no passado, só acho que ele não tem tesão de ser titular parece amedrontado, inseguro com certeza, li ontem em um desses sites de fofocas que entre hoje e amanhã dirigentes do Flamengo podem se reunir com o Dida hoje 3o reserva do Inter e, sinceramente, entre um e outro com todas as falhas do César fico com ele, Dida já deu o que tinha que dar entre um jovem, ainda, promissor e um tiozão fico com o CÉSAR.
KKKKK, boa ! KKKKK gargalhada inocente !
SRN
CARLOS MORAES….
Abra esse link e dê um PAUSE no vídeo aos exatos 1 minuto e 35 segundos para olhar a posição dos jogadores e veja o quanto o AYRTON (considerando uma linha tal qual a linha de impedimento) está à frente do jogador do FIGUEIRA.
Depois vá SOLTANDO E PAUSANDO o vídeo para ir acompanhando o desenrolar da jogada e veja se o AYRTON teria ou não condições de chegar JUNTO do jogador do FIGUEIRA. Eu acho que se ele PARTE na hora EXATA dos 1:35 do VÍDEO, ele certamente cegaria à frente, mas pra isso é preciso DISPOSIÇÃO e uma certa ANTEVISÃO do que poderia ocorrer.
https://www.youtube.com/watch?v=SjRx7nQb45M
O jogador do FIGUEIRA está POR TRÁS do JONAS, mas o AYRTON está de CARA para a JOGADA e, mesmo assim FICA PARADO!
SRN
Realmente, no nascedouro da jogada estava colocado à frente do 77.
Não teve a devida percepção, quero crer, menos do que falta de empenho.
Este vídeo diferente, neste aspecto, não dá margens para dúvidas.
Assim mesmo, prefiro ficar com a opinião externada pelo Áureo (que viu e reviu o lance, como declarou). Muitos foram os culpados, até mesmo e com grande parcela o Cristóvão, que foi incapaz de fazer ver aos seus jogadores que ataques desordenados não levam o perigo ao adversário, muito pelo contrário abrem espaço para acontecer exatamente o que aconteceu.
Concordo também integralmente com o Áureo no tocante ao primeiro gol. Era, em tese, uma bola que, com dificuldade, poderia ser defensável. Apenas isto. Já a falta do Wallace, como o Murtinho já colocara em seu ótimo artigo, foi de um tremendo cabeça de bagre, ou seja, rigorosamente DESNECESSÁRIA.
Como – é o ÓBVIO ULULANTE – sem a falta não poderia haver o gol …
SRN
CONCORDO.
Bem, Gilberto, simples assim nao vai ser. Ou vc acha que fugirao se uma dezena de torcedores picharem o muro da Gavea? A magnetica virou uma torcida de classe média, aplaudindo com as pontas do dedo ou fazendo beiçinho.
Sai sim uma pressaozinha dela volta e meia, mas nao suficiente para derrubar esses incapazes.
Discordo do discurso sobre o Luxemburgo.
Ele nao “deconstruiu” nada. Ou voce acha que ele pegou algo “construido”? A bagunça existe desde que consigo me lembrar. Anos atras jah existia.
Ninguem “deconstruiu” nada, porque ninguem CONSTRUIU alguma coisa nos ultimos anos.
Oswaldo é um sem-sangue, um morto-vivo. Deus me livre ele vier, vira a boca pra lah. E ele nunca, à meu ver, é melhor ou igual ao Luxa, muito pelo contrario. Ele é o fim da picada.
E sobre o Wallace tenho tb outra opiniao. Fora dele nao vejo mesmo ninguem que poderia ser capitao. Vamos lembrar o antes dele: o Morto Vivo. AQUELE sim é que nao tinha condiçoes.
Fora disso o Wallace é para mim o UNICO zagueiro que temos, o resto brinca de zagueiro. Mas acho que ele vai melhorar se tiver o Caceres na frente dele e tirarem esse das voadoras. Caceres e o argentino de volantes.
Temos, positivamente falando, 2 descobertas. O Ayrton e o Jorge. As laterais estao completas.
No meio o AP é titular.
E na frente o G-ERRO (vamos ver o que esse senhor vai conseguir fazer) e o Sheik.
Gostaria de ver o Jaja.
Pois ai temos jah quase um time, os melhores que temos. O que nao quer dizer muita coisa, mas é o que temos. E sendo assim, e se esse tecnico exquisito nao aprender à treinar isso dai bem, vamos correr sério risco.
Como alguem bem disse, TIME GRANDE NAO CAI.
Resta soh saber se ESSE time é time grande.
SRN
Henrique, se o Ayrton tivesse recomposto sua posição no momento em que o Sheik perdeu a bola, não teríamos tomado gol aos 48.
Não temos lateral-direito NÃO! Esse Ayrton NUNCA jogou nada e as duas partidas que fez no Fla até agora foram contra adversários insignificantes.
Mesmo assim já cometeu um erro crasso POR FALTA DE VONTADE que nos custou uma derrota em casa.
SRN
Perfeito ROMANO…
É isso que quis dizer com o link do vídeo que mostra CLARAMENTE que se o AYRTON voltasse para RECOMPOR A DEFESA como era da sua OBRIGAÇÃO já que ele tinha visto que o cara do FIGUEIRENSE ROUBARA a bola do SHEIK e que iria ENFIÁ-LA para alguém lá na frente….
Note que aos exatos 1:35 (aperte o PAUSE em 1:34) que fica CLARO o AYRTON olhando para o lance, o cara do FIGUEIRA atrás dele na altura do MEIO DO CAMPO e, enquanto o jogador catarinense vai se deslocando, a princípio devagar e depois correndo) o AYRTON fica parado e depois vai TROTANDO vagarosamente para a defesa.
https://www.youtube.com/watch?v=SjRx7nQb45M
Veja que tem tem olhos de ver!
O Flamengo passou, como PROVEI, 23 anos tendo péssimas colocações, fazendo péssimas contratações, gastando dinheiro a rodo e sonegando impostos, atrasando a folha de pagamento por meses, gerando uma dívida absurda e a torcida NÃO tirou ninguém de lá, como vai AGORA se mobilizar para tirar uma DIRETORIA que faz uma EXCELENTE ADMINISTRAÇÃO até que PROVEM O CONTRÁRIO ????!!!!!
A coisa tá preocupante, mas, apesar de tudo, eu vi futebol em campo dessa vez, se o time está encaixando não sei, mas, o Cristovão entrou com a melhor formação possível, com exceção da zaga, onde Marcelo não pode ser jogador do Flamengo e Wallace não pode ser titular e muito menos capitão do time, podia ser melhor a zaga? Talvez, Frauches nunca é testado em sua posição original, Samir tá sempre machucado, Bressan também é ruim de bola, embora melhor que Marcelo e Wallace e será que não tem mais nenhum zagueiro nesse elenco???
Estamos mal de time, não temos nem sequer zagueiro que preste, cadê os reforços prometidos diretoria???
Não tem milho, não tem pipoca!!!
O primeiro tempo do Flamengo foi bom e o início do segundo tempo também, o problema foi o gol tolo que o nosso goleiro tomou, por causa de mais uma falha gritante do tosco Wallace e que acabou abatendo inexplicávelmente o time e que piorou mais ainda com as substituições erradas do Cristovão, principalmente a do meia Alan Patrick que estava bem no jogo e embora ele não seja grande coisa, pelo menos, o time tinha um meia armador e substituí-lo logo pelo Paulinho??? Pelo amor de Deus!!!Acorda Cristovão!!!
E colocar Eduardo da Silva aos 38 minutos do segundo tempo, prá quê???
Tá certo que ele está sempre cansado e fora de forma, mas, nem como sarcasmo serve essa substituição, que porcaria, hein Cristovão!!!
Mas, ainda assim, não entro nessa de fora Cristovão, o cara não teve tempo ainda de entrosar um time desconstruído pelo Luxemburro, o péssimo trabalho de desconstrução do Luxemburro no Flamengo ainda vai perdurar por muito tempo, ele fez isso em outros clubes por onde passou, só não vê quem não quer, além disso, se o Cristovão sair, começa tudo de novo, o próximo treinador vai precisar de tempo para conhecer os jogadores, vai testar tudo de novo, vai voltar a experimentar opções ridículas novamente como Pará, Pico, Márcio Caramujo, Armero, Almir, Paulinho, etc, etc, etc…será que temos tempo para isso???
O campeonato está em pleno andamento e também as opções de treinadores são péssimas, Oswaldo de Oliveira, Joel, Renato Gayúcho, etc…
Provavelmente pelo perfil dessa diretoria, quem vem é o Oswaldo de Oliveira, que está desempregado e é um Luxemburro melhorado, mas, também ultrapassado, arrogante e vive do passado, então, que tal variar um pouquinho e ao invés de fazer igual á todo mundo, manter o treinador e se desfazer de uma barcaça de jogadores mal caracteres e farristas e que envergonham a torcida Magnética em pleno Maracanã???
E que seriam substituídos no elenco pelos reforços prometidos pela diretoria, não é mesmo, diretoria???E por atletas da base, afinal, a base serve para isso…
A derrota para o Figueirense não foi normal, tivemos muita falta de sorte, mas, antes do primeiro gol deles o time do Flamengo, pela primeira vez nesse ano mostrou algum futebol, quem sabe se com o Guerreiro o time engrene, afinal, aqui é Flamengo e vamos parar de chororô que nada está perdido e time grande não cai!!!
E se essa diretoria já está com medo da torcida e nem quis fazer festa ou ôba-ôba na Gávea pela vinda do Guerreiro, imagine se o impossível acontecer e o Flamengo for rebaixado…
Acho melhor parar com a economia porca e tratar de investir no futebol, contratem o meia criativo e dois bons zagueiros, façam a sua parte, cumpram as suas promessas com a torcida, nada será esquecido se o pior acontecer, reflitam, vejam como o PST bombou com a contratação do Guerreiro, contratem que a torcida Magnética garante, não contratem e depois arquem com as consequencias, simples assim…
SRN!!!