República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Vocês vão ter que me engolir.

Por | 14 de setembro de 2015
358 Comments
  • author avatar
    Mestre Ziza 9 anos ago Responder

    Acho que o time se deixou levar pelo clima de oba oba que imperava em quem compareceu ao estádio. Eles foram querendo espetáculo, golaços, e o time tentou corresponder a essa expectativa. Mas o fez de qualquer maneira, desordenado, com chutões para a frente e extremamente nervoso, sonolento. Em suma: voltou a ser o Flamengo da Copa do Brasil contra o Vasco.

    Que isso sirva de lição, e o time se dê conta de que tem que botar a bola no chão, sem afobação, como vinha fazendo antes. E o resto é consequência. Mas sempre com vontade e garra, coisa que não vi ontem, talvez em virtude do nervosismo para resolver o jogo logo.

    P.S. O Jorge começou muito bem, mas vem caindo de produção, a meu ver. Está se tornando um jogador burocrático, de passe pro lado e para trás. Habilidade e frieza ele tem, mas tem que ser mais incisivo, ir pra cima, porra!
    Que venham as galinhas

    SRN

  • author avatar
    pedro rocha 9 anos ago Responder

    Tentando me convencer do que vou escrever:
    Decepcionado? Frustrado? Sim. Muito!
    Porém, tanto melhor ficar frustrado em relação à corrida pelo título (G4 ainda é absolutamente palpável) do que a frustração que tínhamos há alguns meses, quando as atuações muquiranas eram a regra, e não a exceção.
    Título ficou mais difícil, ok. Mas a vaga na Libertadores é sim um bom saldo pra um ano em que o despertador do time só tocou em agosto, muito tarde. A vaga representará manutenção dos melhores e chegada de outros ótimos. Assim acredito. Vamos em frente. E se os da frente vacilarem, abocanhamos algo maior.
    Momentaneamente frustrado, mas acreditando no futuro glorioso!
    Saudações Rubro-Negras!

  • author avatar
    darcy cruz 9 anos ago Responder

    Após macambúzia reunião com o meu staff, ou seja, meu gato obeso e vesgo e minha incansável máquina de endireitar raciocínio que muito tem trabalhado tamanha a burrice que impera no país, chegamos a algumas conclusões que passo aos meus poucos, mas queridíssimos correligionários (epa!):
    1. time pequeno não deveria existir, aliás, time nenhum, só o Flamengo, mas já que existem pelo motivo óbvio que o nosso impávido esquadrão não teria com quem jogar, há que esmagá-los sempre, impiedosamente, a qualquer preço;
    2. futebol é um jogo e, portanto, no fim a sorte sempre tem um grande peso. Portanto, essa história de jogar mais, percentual de posse de bola, etc., tem lá seu peso, mas se a sorte não ajudar… como diria o escafandrista, no fundo, no fundo não basta ter um bom time, e sim um, no mínimo, excelente, que possa superar o fator sorte, um eventual frango do nosso goleiro e outros tais como um juiz ladrão ( e como os há);
    3. eu pedi a palavra e expus meu ponto de vista, é exatamente neste ponto que odeio o futebol, e contra a corrente que vocifera: “futebol é bom por isso, é uma caixinha de surpresa, etc., etc.” No meu entender o melhor sempre deveria vencer; em tempo caixinha de surpresa é a ponta do meu cacete.
    4. essa história moderna de pênalti está tão confusa que nossos dirigentes (gênio todos) deveriam estar pensando em criar uma nova base de garotos sem braços seja a anomalia congênita ou adquirida; ou então, antes de entrar em campo cada zagueiro enfiar os braços no cu dos respectivos árbitros, bandeirinha, quantos juízes dirigirem a partida, vai daí, quando mais cu, melhor:
    5. “estamos treinando exaustivamente bolas aéreas”, mais uma sandice, minha máquina de endireitar raciocínio quase morreu diante de tal asneira, simplesmente concluiu, não existe essa, defensor ( seja ele zagueiro ou escambau) o zagueiro que é bom sabe disso, ninguém precisa ensiná-lo a se posicionar na hora da tá “bola aérea”, alias, é só perguntar aos grandes nomes do passado na posição.
    Ainda discutimos muitas outras coisas mas o saco encheu e resolvemos ir para a janela ver o horizonte azul preenchido pelo nosso Flamengo.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      SHUAHSUASHUASHUAHSUASHUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSU

      Excelente DARCY CRUZ..hsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuhaushaushauhsuahsua

      O cara solta um PETARDO a 1,5 m do PARÁ e o ÁRBITRO quer que ele faça o quê? Ampute os braços, deixe a bola chocar-se contra seu rosto ou, como você muito acertadamente sugere, enfie o braço no cu dele (árbitro)?

      E mais a TELEVISÃO continua a nos SONEGAR IMAGENS de lances DUVIDOSOS que poderiam ser PRÓ FLAMENGO…Eles NÃO recuperam a imagem e isso está parecendo que ATENDE a alguma solicitação, provavelmente da CBF….

      O triste, meu caro DARCY CRUZ, é que ALGUNS que se dizem FLAMENGUISTAS, escrevem aqui no blog que o ÉMERSON SHEIK “chutou de propósito” uma bola na mão de um zagueiro que estava com os braços abertos aumentando CONSIDERAVELMENTE a área do corpo (já não me lembro o jogo) e que portanto NÃO deveria ser marcado pênalti como de fato NÃO foi marcado, mas DUVIDO que tenha dito o mesmo nesse lance de ontem, onde o PARÁ só tenta defender o rosto de uma BOMBA disparada a 1,5 m dele…..Mas como NÃO leio mais os comentários dessa pessoa, NÃO me estresso mais…SHAUSHAUHSUASHAUSHAUSHUASHUAHSUAHSSAS

      Abç.

      SRN

      • author avatar
        LÚCIFER 9 anos ago Responder

        PUXA !!!

        Até que enfim alguém tocou neste assunto ! Não se trata de “Chorôro”, mas de interpretação do lance, que pra mim foi claro que não foi penalti…..

        Caramba, o chute foi um CANHÃO em cima do PARÁ !!! A bola, não teve sua trajetória desviada, pois a BOLA FOI EM CIMA DELE, ia explodir no rosto dele !!!

        Será que ninguém viu isso ??? Pra mim NÃO FOI PENALTI, pois se ele “protegeu” o rosto, o braço estava junto ao corpo, e ele NÃO EXPANDIU o braço aumentando a sua área e muito menos desviou a trajetória da bola…….

        E o pior, foi um penalti que mudou o rumo da partida, foi muito ruim para o Flamengo aquele gol no inicio do jogo…….

        Pra mim, mais uma pra conta…….

        Mas fazer o quê ? Bola pra frente…….

        SRNs

      • author avatar
        darcy cruz 9 anos ago Responder

        André,
        obrigado por compreender e apoiar meus pontos de vista ( quer dizer, meus,não, eu sou um mero porta-voz de meu sábio staff). Agora, uma observação muito sutil, não fica dando publicidade a essa história do Sheik ter mirado a mão do adversário para provocar um pênalti, você sabe, cai na ideia de um desses geniais “professores” e lá se vai mais algum tempo de treinamento, assim como se faz com bolas paradas, etc., exaustivos treinos de mira ao braço do adversário e, claro, sem permissão de acesso à mídia.
        só vejo o Flamengo

      • author avatar
        Aureo Rocha 9 anos ago Responder

        André,

        o jogo foi contra o galo mineiro no Maracanã e quem afirma até hoje que na jogada do Sheik não aconteceu o pênalti é o Carlos Moraes.

        Pois bem os lances foram idênticos. Os dois lances são caso típico de bola na mão. Mas, hoje pelas novas determinações da FIFA, se os braços não estiverem junto ao corpo, a infração deve ser marcada.

        O Darcy Cruz de forma brilhante e hilária resumiu a questão: ou se contrata jogadores sem braços ou enfia-se os mesmo no cu dos árbitro. E eu acrescentaria no cu dos malucos da FIFA que inventaram essa merda.

        S R N !

        • author avatar
          André 9 anos ago Responder

          SHAUHSUASUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSAH

          Meu caro ÁUREO ROCHA, eu até postei um link onde, através do recurso PAUSE, dá pra ver CLARAMENTE que o PARÁ está com o braço direito DEFENDENDO O ROSTO e, portanto, COLADO AO CORPO…

          Só que ele , quase que SIMULTANEAMENTE, abre o braço, após o CONTATO DA BOLA e, como tudo é feito numa fração de segundo, dá a impressão que ele estava com o braço aberto….

          Confere lá…..

          SRN

  • author avatar
    Vagner BSB 9 anos ago Responder

    Como me enganei…

    Não, não estou falando do jogo de ontem. Estou falando dos “torcedores de resultados” que aparecem em todos os lugares. Inclusive aqui no RP&A.
    Pensei que o nível de discussão aqui fosse um pouco mais inteligente, que os comentários fossem embasados em coisa factíveis e com algum sentido prático. Mas, infelizmente, fui enganado. A cornetagem desenfreada também assola o campo sagrado do RP&A.

    Então, quer dizer que, depois de 6 vitórias consecutivas, “Jorge não serve pra nada”, “Márcio Araújo é uma nulidade”; “Kayke é caneleiro”, “Samir é enganador”, etc, etc e etc?? É isso mesmo??
    Quer dizer que “Alan Petpatrick”, como foi chamado até ontem antes do jogo, não sabe nada?? É um inútil? É isso mesmo, redação??

    E quer dizer que a culpa da derrota é da torcida de Brasília?? Torcida que não fez o time reagir e virar o placar. É isso mesmo?? Tem certeza do que vocês estão falando??
    Então, se a culpa é da torcida pelo fato de o time não reverter o resultado, então me expliquem o porquê de o time não reverter os jogos contra Corinthians, Galo e, pasmem, Figueirense dentro do MARACANÃ?? E por que a torcida deixou o time levar o empate do Santos?? A torcida do Rio não tem superpoderes? Então, como isso aconteceu??

    A galera precisa parar de procurar “pêlo em ovo”.
    O que aconteceu ontem foi um acidente de percurso. O time jogou mal e levou dois gols idiotas em pouco tempo de jogo.
    Se tivesse convertido as chances que teve, assim como o Coxa as converteu, teria vencido o jogo.
    Se Paulinho tivesse dado um “tapa” na bola da linha da pequena área, seria gol certo. Mas ele deu um chutão e desperdiçou uma chance claríssima. Com 1×0 a favor, o jogo seria completamente diferente, pois o Coxa não ficaria entrincheirado em seu campo por 80 minutos esperando o erro do Flamengo.
    Ainda tivemos 2 chances com o César Martins em bolas de escanteio e o chute do Kayke da entrada da área que passou raspando. Alem de outro chute do Alan Patrick da entrada da área. E isso tudo jogando muito mal.

    A esquizofrenia rubro-negra tinha dado um tempo por aqui. Mas, parece que basta um único resultado negativo para reacender as “convicções” de torcedores de vitória. Fulano não presta, sicrano é enganador, o técnico já começou suas invencionices, etc…
    Assim fica difícil progredir com correção.
    O que deve ser aprendido do jogo de ontem, e de outros jogos também (Avaí e Cruzeiro, principalmente), é que O TIME PRECISA ENTRAR LIGADO DESDE O COMEÇO DO JOGO.
    Algo que eles fizeram contra o Fluminense. Entraram ligados e fizemos 2 gols em poucos minutos, além de ter tido outras chances claras. O espírito no começo dos jogos DEVE ser aquele. Não o apresentado ontem e contra Avaí e Cruzeiro.

    Se eu sei disso, tenho certeza de que o Levir Culpi também o sabe. E virá com toda força no início do jogo de domingo.
    Temos que TAMBÉM entrar ligados. E saber explorar o espaço que o Galo, diferentemente do Coxa, nos dará na próxima partida.

    SRN a todos

    • author avatar
      Maciel 9 anos ago Responder

      Vagner BSB, infelizmente há, ainda que não muitos, torcedores de vitórias por aqui. Em meu primeiro comentário, entre outras coisas, falei de não dar ao time o reconhecimento merecido caso viessem a existir fatos extraordinários como, por exemplo, a derrota de ontem. Todos sabemos da qualidade de cada jogador do plantel, a forma como encaramos a vitória e a derrota é que define nossas conclusões sobre cada um dos jogadores e neste ponto não me espanto ao ver comentários execrando determinados jogadores. Mas vida que segue, apesar de não concordar com esses tipos de comentários pelo fato de ter sido um jogo atípico!
      Agora abordando outro ponto que vc explanou, acho uma piada colocar a derrota na conta da torcida, de péssimo gosto por sinal. Nosso torcida é sinistra, mas em várias ocasiões já ocorreu a mesma coisa de ontem, e até parece que o apoio incondicional ocorre em 90 minutos de TODOS OS JOGOS DO FLAMENGO NO MARACANÃ. Neste aspecto o torcedor argentino, em especial os do racing, nos dá uma aula. Se não acreditam é só ver um jogo do racing no cilindro de avellaneda.
      Grande abraço Vagner e não se sinta mal com os torcedores de vitórias, eles sempre estarão presentes !

    • author avatar
      Rasiko 9 anos ago Responder

      É isso aí, Vagner! Essa é a chave: entrar ligado, ficar ligado e sair ligado. Só desligar quando chegar em casa. Quando começou o jogo eu cantei a bola só de olhar na cara dos caras. Já escrevi aki – faltou o tal do sangue no olho.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Também NÃO é assim, meu caro VAGNER BSB….

      Você tem se esquecido que HÁ TEMPO que eu venho comentando aqui sobre a AVENIDA JORGE, que o cara NÃO MARCA e nem tampouco é INCISIVO nas jogadas de ataque, que, embora tenha tudo pra se tornar um craque, está MASCARADO DEMAIS…

      O próprio SAMIR, que também tenho como CRAQUE, às vezes tem problemas com TICO E TECO, como ontem, após NÃO conseguir CORTAR O CRUZAMENTO, foi andando LENTAMENTE de volta à área, INCAPAZ de perceber que, se andasse 2 metros pra frente, deixaria o cara do CORITIBA IMPEDIDO e que se voltasse CORRENDO talvez chegasse a tempo de marcar ou atrapalhar o cara que fez o gol, e olhe que ele estava DE FRENTE PARA A JOGADA……

      O que aconteceu no jogo de ontem é que a nossa DEFESA voltou a jogar na base do BUNDALELÊ, com o PARÁ indo lá do lado esquerdo da área para tentar fechar o BURACO que lá existe com a total INCAPACIDADE do JORGE em marcar….

      Com o SAMIR vindo na LATERAL ESQUERDA para cobrir um BURACO CAUSADO por uma SAÍDA DE BOLA ERRADA do CÉSAR MARTINS…..

      Cadê a PORRA DOS VOLANTES?

      Vendo o lance por TRÁS DO GOL, me pareceu que o PV poderia ter cortado a bola com a MÃO, embora corresse o risco de se MACHUCAR SERIAMENTE…

      Posto isso, o estádio MANÉ GARRINCHA que é um VERDADEIRO CALDEIRÃO, ao invés de APOIAR O TIME, faz o quê,? Passa a VAIAR quem, o time adversário? NÃO o nosso ZAGUEIRO que já estava uma PILHA DE NERVOS….É uma MUITA BURRICE e BURRICE COLETIVA….

      Abraço

      SRN

      P.S. Fora essas observações, continuo FIRME acreditando no TÍTULO e acho que o FLAMENGO, RECUPERADO O IMPACTO INICIAL, voltou a jogar bem, só que fazer gol em time postado da INTERMEDIÁRIA PRA TRÁS, é muito, mas muito DIFÍCIL!

      • author avatar
        Aureo Rocha 9 anos ago Responder

        Creio que aqui no RP&A não haja quem seja mais fã do Jorge do que eu. Já venho acompanhado esse garoto há muito tempo.

        Entretanto, não há como não concordar com o André. O Jorge está precisando de uns puxões de orelha.

        S R N !

  • author avatar
    Rasiko 9 anos ago Responder

    Ã diretoria faz o que pode em relação a mandar jogos fora do Maracanã. Acho que deve, sim, faturar em outras praças o que não fatura no Rio. A questão do cansaço dos jogadores não bate. Esses caras são muito bem preparados fisicamente. Só o que eles precisam é dar aquele algo mais e não ficar com aquelas caras de paisagem onde não se vê esforço e determinação. Me dá a maior irritação quando vejo jogador com olhar ausente, como se não fosse com ele. E aquele time que jogou contra o Chapecó joga em qualquer lugar. E ganha. Futebol hoje é big business, não tem como fugir de certas situações. Os jogadores são os astros da companhia, ganham bem pra isso e têm que se submeter – em boas condições – às regras do espetáculo. O palco vai ser o que pagar melhor e a atuação tem que ser perfeita em qualquer um. Pra isso o espectador/torcedor tá pagando.

    • author avatar
      Maciel 9 anos ago Responder

      Concordo completamente com vc Rasiko, Só acrescento que nós temos uma torcida de tamanho continental e portanto se faz mais do que necessário levar o Flamengo a todos os rubro negros, ganhando uma bela grana é melhor ainda! Nós não vivemos na Europa onde , por exemplo, há excelentes meios de transporte e uma distância relativamente curta, desta forma é bem mais fácil um espanhol sair da Itália e ir ver o real Madrid no Santiago bernabeu do que o brasiliense sair de sua terra e vir ao rio assistir o Flamengo! Sendo assim, voltando ao início do comentario, a gira do Flamengo se faz necessária! Somos todos flamenguistas e merecemos os mesmos direito, ainda que seja ver in loco o MENGÃO apenas uma vez por ano seja durante o brasileiro ou não ! Abraços

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Concordo….

      Se o cara QUER jogar no MENGÃO FUDEROSÃO PIKA DAS GALÁXIAS, tem que saber que somos uma NAÇÃO e portanto temos a OBRIGAÇÃO em fazer ALGUNS JOGOS em outras praças FORA do RIO….

      Certamente que a DIRETORIA pode oferecer uns CARAMINGUÁS a mais a cada jogador, tipo uns 5.000,00 reais..faz parte do jogo….Esse valor poderia até ser cobrado dos próprios PATROCINADORES do jogo….

      O que NÃO PODE ACONTECER é a NAÇÃO RUBRO-NEGRA ficar VAIANDO nosso time com 25 minutos de jogo….Aí estraga TUDO!!!!

      SRN

  • author avatar
    Rasiko 9 anos ago Responder

    Mais difícil que aceitar essa derrota ridícula é entender como isso pôde acontecer. O mesmo time que tinha sido brilhante contra o Chapecó me apresenta esse horror com imagens dos velhos tempos recentes que não deveriam voltar jamais. No entanto, foi o que se viu. Os mesmos jogadores mas com baixo nível de motivação, concentração e foco. E esse tinha sido o fator determinante no jogo com o Chapecó.

    Impressionante a mudança! Mas vou confessar que eu recebi o aviso. Quando escrevi sobre o sonho dos 7×0, o sonho era mentira.
    Tive medo e tratei de cobrir a mensagem negativa com uma positiva. Não gosto de qualquer tipo de oba-oba antes de algum jogo importante do Flamengo. Sempre dá merda. É matemático.

    O time parecia estar entre paralisado e tonto, sem saber o que fazer com a bola, que queimava os pés dos jogadores, aqueles mesmos que no jogo anterior tinham total controle das ações. Como entender mudança tão radical?

    Já tínhamos nos questionado aqui neste espaço a incompreensível mudança positiva e profunda, com alguns até sugerindo possibilidades conspiratórias, e agora, justo agora, quando a arrancada não poderia jamais ter sido interrompida por um Curitiba qualquer (o atl. min. ou corint. dava pra engolir), o time muda de novo, de sopetão, de uma hora pra outra, só que pra pior.

    É difícil engolir tamanha frustração. Mais difícil ainda é ver se repetir os mesmos erros (oba-oba) again & again e cair sempre na mesma armadilha. Que os jogadores estavam de salto alto era evidente. A ausência de sangue nos olhos era clara. E diante de 70 mil torcedores, maior público do CB, embora, registre-se, a torcida de Brasília tenha se mostrado lamentável sob todos os aspectos, inclusive com invasão de campo que pode vir a prejudicar o clube.

    Abaixo da crítica.

    A tão esperada noite de 5ª feira foi o maior bode.

    Enfim, é hora de lamber as feridas.

    Ademan.

    • author avatar
      Rasiko 9 anos ago Responder

      Pronto! Descobri o pé-frio: Eduardo Cunha tava lá, torcendo vestido a caráter pelo time que ele torce “desde pequeno”. Tá explicado.

  • author avatar
    Aureo Rocha 9 anos ago Responder

    No dia 13/02/1982, após seis vitórias seguidas, o imortal time de Andrade, Adílio e Zico, deixou escapar aquela sequência vitoriosa, ao empatar em pleno Maracanã com o Náutico pelo placar de 1×1, trazendo para nós torcedores uma grande decepção, que se repete agora com o fim da nossa invencibilidade no 2º turno.

    Não estou querendo comparar o time atual com o de 82. Muito longe disso. Apenas cito os fatos.

    Na verdade, o meu único objetivo e tentar trazer para mim mesmo palavras balsâmicas para a minha dor, a fim de me recuperar do baque, porque quando a decepção acontece, a forma como vou reagir determinará o meu amanhã.

    De uma certa forma, todos os comentários postados no RP&A provavelmente serão reflexos da maneira que cada um vai reagir, após mais uma decepção proporcionada pelo nosso time.

    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………

    Mas, então, por que o Flamengo deixou de vencer a partida?
    Eu respondo: (e é com este entendimento que eu vou me agarrar)
    Porque o Flamengo não dá sorte em Brasília;
    Porque a zebra tem sempre o seu dia;
    Porque sofreu dois gols inexplicáveis;
    Porque jogou contra a maior retranca de todos os tempos.

    Eu não vou e nem quero perder a confiança no G4. E vou admitir esta possibilidade com uma perspectiva positiva.
    As coisas nem sempre são o que parecem. Quem sabe esta derrota não seja o caminho para futuros triunfos.
    Espero que o time do Flamengo entenda que o tropeço ensina mais do que o sucesso.

    Saudações Rubro-Negras.

    Obs.: Agora eu já posso dormir. 03h22m)

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Sou SOLIDÁRIO a esse sentimento de que AINDA HÁ ESPERANÇAS, mas como sou mais RADICAL (rsrsrs) ainda acredito no TÍTULO.

      Abç.

      SRN

  • author avatar
    Gilberto T. Santos 9 anos ago Responder

    Notícia do Blog do Jorge Nicola, no site do Yahoo, vide abaixo, já reforça a ideia de que pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto, o OO estava indo tão bem e já tem uma recaída e quer trazer o seu peixe, Rafael Marques e já o indicou para a diretoria do Flamengo, assim como o Luxemburro, o OO tem as suas estranhas preferências e para bom entendedor, meia palavra basta…
    O time foi uma merda hoje e o “mito” Pará comprometeu tudo, mais uma vez provou que NÃO É JOGADOR PARA SEQUER PASSAR NA PORTA DO FLAMENGO!!!
    Assim como o Márcio Caramujo e o César Martins, já o Kayke fez uma partida muito esquisita, parecia querer entregar o jogo, perdeu bisonhamente várias oportunidades e fugia da bola como o diabo da cruz,( não é Lúcifer???), o Cirino já deu, a diretoria deveria procurar negociá-lo o mais rápido possível, cada vez que ele atua está pior, o Almir é uma nulidade e ainda por cima está gordo igual a um porco, o Éderson é bom de bola, mas, parece que é mais um bichado e o Canteros voltou a não jogar porra nenhuma, dessa forma fica complicado ou mais complicado ainda seria explicar os seis jogos invictos com esses pseudos jogadores…
    Estou escrevendo logo depois do jogo, então, ainda estou com a cabeça quente, mas, só espero que o time não desande de vez e tome uma enfiada lá em Minas das galinhas mineiras, não falta mais nada!!!
    Emputecidas SRN!!!
    https://esportes.yahoo.com/blogs/jorge-nicola/flamengo-faz-proposta-pelo-palmeirense-rafael-040830041.html

  • author avatar
    LÚCIFER 9 anos ago Responder

    Os Confrades de Brasília estão todos muito chateados.

    Particularmente, além da derrota, também estou muito chateado com as vaias ao nosso zagueiro durante o jogo, e o grito de ” Olé ” da Torcida de Brasília no final do jogo…….

    Ridículo…….até porque a equipe vinha de uma arrancada de 6 vitórias…..

    Isso é inadmissível, e particularmente, eu e o Vagner, que sentou mais próximo de mim, nos estressamos muito com isso, e com vários “torcedores”que sentavam próximos, que além de tudo, não entendem nada de futebol…….

    Amanhã eu volto para falar mais, mas eu também acho que essa ” Maré de viagens ” uma hora ia desgastar a equipe, mas que a viagem também não sirva de única desculpa, e maquie que o Flamengo hoje, independente de qualquer coisa, jogou mal, principalmente no primeiro tempo, onde não podemos tirar o mérito da Coritiba que soube jogar com forte marcação e aproveitou as poucas chances que teve, forçando o Flamengo a errar e a jogar muito mal……

    Que o Flamengo saiba lidar com este tropeço, mas com olhar crítico para não incorrer no mesmo tipo de erro, independente se está cansado de viagens ou não, virar a página, e retomar o caminho das vitórias, porque não têm nada perdido, muito menos o G4.

    Chateadas SRNs

    • author avatar
      Vagner BSB 9 anos ago Responder

      Também fiquei muito chateado com a reação de alguns “torcedores de vitórias”.
      Gente reclamando que tinham pagado para ver o time ganhar. Não aquilo que estavam vendo.
      Mas, fazer o que? Até aqui no RP&A tem gente assim. Gente que só sabe festejar as vitórias, mas que são os primeiros a “chutar o balde” quando o time perde.

      Falam que fulano é inútil, que o outro é enganador e que beltrano finalmente mostrou a “verdadeira face”. Entre outras idiotices do gênero.
      Mas, como somos da parte que CONTRÓI, vamos destacar os pontos possivelmente positivos da derrota de ontem:

      1º – tem que entrar ligado no jogo desde o apito do árbitro. Algo que fizemos muito bem contra os Flores;
      2º – perdi a minha invencibilidade IN LOCO nos jogos do Flamengo. A última vez que eu vi o time perder de perto foi em 2009 (Goiás 3 x 2 Flamengo). Jogo em que o Petkovic ganhou a posição na arrancada para o título. E falando em título, a derrota de ontem é mais uma coincidência com a campanha de 2009. Lá nós também perdemos para o “Barueri” por 2×0 depois de uma sequência de vitórias.
      3º – O time não pode achar que, por ser melhor tecnicamente, pode ganhar o jogo a qualquer momento. O resultado vai “baixar a bola” de alguns jogadores e isso será essencial para dedicação total no jogo contra o Galo (que é um time reconhecidamente forte).

      Não tem nada perdido e nós sabemos disso.
      SRN

    • author avatar

      Concordo plenamente.
      Fique fulo de raiva.
      Meu filho Fernando, que, como você viu, estava ao meu lado, definiu bem – NÃO são torcedores, saõ meros ESPECTADORES.
      Por mais que eu queira ver ao vivo o Flamengo, por mais que as rendas sejam fabulosas (principalmente para os organizadores), desta forma não dá para ter jogo aqui em Brasília.
      Fez falta a verdadeira Magnética.
      Tristíssimas SRN
      FLAMENGO SEMPRE
      PS – após a informação do Rasiko, é bem possível que o ^olé^ tenha sido comandado pelo Cunha, fdp.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      LÚCIFER, da próxima vez leve uma pequena CHURRASQUEIRA PORTÁTIL A CARVÃO para colocar DEBAIXO dos pés desses que sentaram perto de você e do Vagner BSB que é pra ver se acaba com essa AZARAÇÃO aí em BSB…..

      SHUASHUAHSUAHSAUSHAUSHAUHSAUSHUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHS

      Abç.

      SRN

  • author avatar
    Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

    Bola pra frente! Foi uma zebraça hoje. Coisas do futebol. Já tomamos de 3×0 do Grêmio Prudente bem no meio da sequência em 2009. Vamos que vamos!

    SRN

    • author avatar
      Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

      Retificando: Quem nos venceu de 3×0 foi o Avai. O Grêmio Prudente (Barueri), nos venceu de 2×0.

      SRN

  • author avatar
    chacal 9 anos ago Responder

    Diretoria vendeu por um milhão e meio o pra jogar em brasilia,cansou a equipe, perdeu um jogo que se fosse no rio de janeiro era vitòria certa.
    Agora vai ficar em brasilia até o jogo contra o atletico,mais uma derrota á vista.
    Eu játinha falado que uma coisa é sair de recife e ir pra natal…essa foi corretissima!
    A outra é ter o mando de campo e sair da sua cidade pra jogar fora pela mixaria de um conto e meio.

    ADEUS G4!

    SRN!

    PS-TORCIDINHA DE MERDA,ESSA DE BRASILIA!
    ATÉ INVASÃO DE CAMPO TEVE!

  • author avatar
    André 9 anos ago Responder

    Ei, JORGE….VAI TOMAR NO CU !!!!

    Ei, KAYKE…VAI TOMAR NO CU !!!!!!

    SRN

    • author avatar
      Gilberto T. Santos 9 anos ago Responder

      Ei, PARÁ “MITO”… VAI TOMAR NO CÚ!!!
      SRN!!!

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        O PARÁ estava lá do lado esquerdo da área justamente para COBRIR o BURACO que existe lá com as MERDELHICES que o JORGE faz, pois TODO TIME ADVERSÁRIO SÓ JOGA POR ALI….

        Vai aprender a analisar um JOGO, pra para de falar MERDA !

        O PARÁ, NÃO agarrou ninguém como fez o SAMIR, não DERRUBOU NINGUÉM como fez o M. ARAÚJO, ele apenas foi INFELIZ num lance que, QUALQUER UM QUE ENTENDA UM MÍNIMO DE FUTEBOL, sabe que não teve culpa pois o cara deu um CHUTE VIOLENTO em cima dele….

        Só os PASCÁCIOS podem culpar o PARÁ por aquele lance infeliz….O cara depois jogou IMPECAVELMENTE o restante do jogo…

        Deixa eu dar um PORRADAÇO EM DIREÇÃO A SUA CARA estando a bola a 1,5 m de você que eu quero ver o que você faria…..

        SRN

        • author avatar
          André 9 anos ago Responder

          Completando….

          Vá assistir ao vídeo da NIVINHA que te dá um SHOW no que é VER e ENTENDER uma partida de futebol, mesmo que você, ao que parece, não ser um cara muito chegado….

          SRN

        • author avatar
          Gilberto T. Santos 9 anos ago Responder

          Quem não parece chegado é você com essa defesa toda pelo perna-de-pau Pará que comprometeu o time com um pênalti imbecil e ainda jogou péssima partida!!!
          E o Pará cobriu o lado esquerdo muito bem, né, pascácio???
          Se nem o dele dá conta imagine o outro lado, ruim é o Jorge, ruim é o Samir, o Pará é um mito, e depois eu é que não sou chegado…
          SRN!!!

  • author avatar
    Tripa seca 9 anos ago Responder

    Eaí, valeu a pena ganhar uma migalha de 1 milhão ? Pois é.. deixamos de levar 3 pontos fáceis se o jogo fosse no maracanã, simplismente por levar o jogo pra um lugar neutro aonde a torcida não empurra e vai embora aos 30 do segundo tempo. é FODA!

    O MITO cafu. junior leandro melhor lateral de todos os tempos, PÁRASITA voltou a jogar muito mal fez penalty, tomou amarelo.. errou todos os cruzamentos..

    araujo. e canteros duas porcarias,, so erraram passes e não marcavam direito, deram o espaço pros 2 gols. e a zaga foi uma merda

    Uma pergunta quem foi o Gênio que teve a idéia de levar o jogo pra brasilia? aonde sempre tivemos azar e NUNCA vamos bem! ? quero saber quem foi o gênio? porra to puto!

    Ganhou 1 milhão e quebrou o record de público PARABÉNS!

    estão satisfeitos?

    EU NÃO!

    eu queria a vitória, mesmo se fosse de 1×0 no maracanã pra meia duzia de gato pingado, estaria “1 milhão” de vezes mais FELIZ!

    SRN

    • author avatar
      chacal 9 anos ago Responder

      Sr tripa seca,concordo!
      SRN!

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    Estou CONSTERNADO com o comportamento da torcida de Brasília.

    Com TODO RESPEITO aos confrades presentes no estádio (como eu queria estar aí com vcs…) , mas a galera brasiliense JOGOU CONTRA. Foi um adversário a mais.

    Ainda gritaram OLÉ pros passes do Coritiba montagem fim do jogo. RIDÍCULO!!!

    Se alguém se ofendeu, desculpe, estou me sentindo OFENDIDO no momento.

    Amanhã conversamos

    SRN, NÃO ACABOU!

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Eu NUNCA VI a nossa NAÇÃO RUBRO-NEGRA ficar VAIANDO um jogador (ainda mais zagueiro) logo no INÍCIO do jogo….

      A NAÇÃO RUBRO-NEGRA se portou extremamente MAL no jogo….

      Agora, com um PÉ DE ICEBERG lá na torcida NÃO era de se esperar outra coisa…..

      SRN

      • author avatar

        Também acho que o Eduardo Cunha é um tremendo pé frio.
        Acontece poucas vezes, mas concordamos, aqui e ali !

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        ROMANO, você que é BEM INTELIGENTE sabe a QUEM eu me refiro quando falo em PÉ DE ICEBERG, não ?

        SHUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHUASAHSUA

        Abç.

        SRN

        • author avatar
          André 9 anos ago Responder

          Tem certas vezes que os comentários são tão pequenos, que NÃO DÁ para “SROLLTIZAR certos comentários….

          SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASHUAHSUAHSAU

          SRN

    • author avatar
      pedro rocha 9 anos ago Responder

      Também na minha opinião, a torcida pagou mico mesmo. Foi “só” número. Tivemos que aguentar o insosso Luís Carlos Júnior do SporTv dizer que a torcida do Coritiba, algumas poucas dezenas, se fazia ouvir no estádio.
      Tudo bem que torcedor é passional, mas ainda primeiro tempo vaiar jogador que vinha participando bem, levando perigo nas cabeçadas nos escanteios a nosso favor, foi bola fora demais.
      Torcida é pra apoiar.
      Quem quer só alegria tem que acompanhar barcelonas e afins…

  • author avatar
    Tripa seca 9 anos ago Responder

    Pois é, terminou o primeiro tempo, 0x2 coxa, essa é a MERDA de vender mando de campo. e jogar em campo ‘neutro’.. se jogasse no maraca garanto que não estaria esse placar.. NÃO SOU DO RIO. NEM MORO NO RIO, só pra deixar claro, sou contra toda hora venda de mando… os caras entraram de salto alto.. e o MITO Cafu ops pára me faz um penalty bem no inicio aí é pra acabar mesmo..

    Vamos torcer pra que pelos menos não percamos o jogo e ser ZOADOS pela arcoirisada

  • author avatar
    André 9 anos ago Responder

    ÁUREO ROCHA….

    Na verdade aquela sua frase dizendo ser possível a minha teoria, eu NÃO pesquisei para achar, apenas ESBARREI nela numa NAVEGAÇÃO que estava fazendo no blog, DIFERENTEMENTE de quando vou atrás do que alguma pessoa diz para provar alguma coisa, fique tranquilo…SHAUHSUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAS

    Mas o que aconteceu com a sua última postagem foi que você me deu uma PERNADA DE SACI e NÃO fez a análise baseada num FOTO NOVO que eu “levei aos autos”, qual seja, a frase do VAMPETA: “Eles fingem que pagam e a gente finge que joga”…e olha que o VAMPETA jogou no MENGÃO em 2001 (aliás sempre foi um MERDALHÃO)…..

    SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUHSUAHSUA

    Gostei muito de você ter adotado a RISADA (SHAUSHAUSHAUSHUASHAUHS)…fiquei feliz…

    Quanto a juntar o RONALDO DO BANDOLIM com o HAMILTON DE HOLANDA, não me parece de BOM ALVITRE (gostou?rsrsrsrs) pois são dois VIRTUOSES (apesar de eu achar que o HAMILTON extrapola um pouco no virtuosismo), mas os 3 (Ronaldo, Hamilton e João) devam ser DEGUSTADOS separadamente…..

    Não que os 3 juntos “não casem”, pois quem é fera, como é o caso deles, jogam sempre um bolão em qualquer situação, mas acho que seja um ‘DESPERDÍCIO”…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

    Agora pare de dar uma de VIVI MARIANO e analise os “NOVOS FATOS” já constantes dos autos……larga de ser preguiçoso…

    SHAUSHUAHSUAHSUASHUASHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHS

    Grande abraço, meu amigo

    SRN

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Corrigindo…..

      mas ACHO que os 3 (Ronaldo, Hamilton e João) devam ser DEGUSTADOS separadamente…..

      SRN

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Corrigindo…

      “…você me deu uma PERNADA DE SACI e NÃO fez a análise baseada num FATO NOVO…”

      SRN

  • author avatar
    Rasiko 9 anos ago Responder

    Até mais tarde, amigos! O frio na barriga já se apresentou, só as notícias sobre futebol me interessam e tatuei vermelho e preto na retina.

    Sonhei com uma goleada tipo histórica pra delírio dos mais de 70 mil torcedores enlouquecidos no Mané Garrincha, incluindo o Carlos Moraes num pranto incontido.

    7×0 foi o placar final. 2 gols do Paulinho, sendo um driblando toda defesa, fazendo tabelinha com o adversário e entrando com bola e tudo; 2 gols do Kayke, 2 do AP e 1 do Jonas numa bomba de fora de área que furou a rede.

    Andar com fé eu vou que ela não costuma falhar.

    P&A

  • author avatar
    Henrique 9 anos ago Responder

    De agora em diante é final apos final. Isso vai ser muito bom para nos, emoçao pura!
    Hoje temos a grande chance de encurtar um pouco a distancia. Pena que o Gremio tenha vencido.
    Com o Maraca repleto, a pressao sobre os jogadores vai subir muito. Espero que aguentem, jah que é a primeira vez que estarao lutando de verdade para ganhar o campeonato.

    Nao gosto que o adversario seja intitulado de „teta“.
    Logo o campeonato brasileiro mostra ano apos ano a fragilidade dos „grandes“.
    Todo cuidado é pouco. Cabeça fria e bola no chao, como fizeram nos ultimos jogos.

    Da noite pro dia
    Sobre as explicaçoes da mudança repentina do time nao li nada que me convencesse.
    Acho estranho que nem o tecnico o saiba dizer.

    Que foi o psicologico, é claro. Ninguem vai dizer que foi o posicionamento mandado pelo OO em UM ou DOIS treinos e que os jogadores acolheram esse imediatamente e aprenderam à jogar…

    Perguntas sobre perguntas sobre esse „psicologico“:
    Como TODOS os anteriores nao souberam trabalhar a psique desses jogadores?
    Como nao souberam posicionar os jogadores?

    Nada disso me convence.

    Eh muito pouco para a GRANDE mudança que aconteceu.
    Olhando soh para UM fator fica claro:
    A SERENIDADE do time espanta.

    O time era um bando e se atrapalhava todinho, jogo apos jogo.
    Agora, num toque magico, fica com a maior frieza e toca a bola (que a toca por cima bem, muito bem, nem vou comentar, porque ai fica mais evidente que tem mudança DEMAIS para a troca de um simples posicionamento) fazendo-o como um autentico barça-mirim.

    Acenderam-se as luzes. Foi assim.

    Pois bem, essa cura magica NAO EH NORMAL, embora seja MUITO bem vinda !
    Eh meramente impossivel que a simples troca de um tecnico, faça EM UMA SEMANA, o time jogar totalmente diferente.

    Ou seja – o foco sao os JOGADORES que ANTES parecem que nao jogavam o que sabiam, mesmo atuando nas MESMAS posiçoes que agora.

    Odeio teorias de conspiraçoes, mas é evidente que nao estavam conseguindo, ou querendo (???), libertar seus recursos futebolisticos – e psiquicos (???).

    Como nao foi soh UM tecnico antes do milagre da mudança, que reduziria a questao à um simples „esse dai nao deu certo“, e sim foram varios, e muito diferentes um do outro, temo que continuemos sem a minima resposta para o MILAGRE ocorrido.

    Eu por mim, tenho minhas duvidas para com acusaçoes aos jogadores, tipo a costumeira de acusar eles à querer derrubar o tecnico.
    Vimos eles sempre se esforçando em campo. Poucos tiravam o corpo fora. Parecia mera incompetencia tecnica e tatica deles. Faltava, como eu mesmo escrevi inumeras vezes, até o BASICO (que tb apareceu por sua vez, milagrosamente) …
    Mesmo se alguns estivessem forçando à barra contra o respectivo tecnico, nao seria isso o suficiente para explicar os acontecimentos.

    A verdade é que o cabra chegou e – tudo mudou.
    Mesmo sem treino.

    A unica „resposta“ que eu imagino ser possivel é a „FRAGILIDADE“ da psique dos jogadores.
    Basta um pouquinho de „um algo mais“ de alguma coisa que eles levantam a cabeça e viram outra gente. Ou despencam.
    Isso bateria um pouco com o que vimos durante os ultimos anos e tb bateria com o que aconteceu no 7 x 1 que foi tambem o MESMO milagre.

    Mas sei nao, continuo nao tendo uma explicaçao para mim convincente.

    Hoje vitoria simples e jah é algo extremamente satisfatorio.
    Goleada seria bem vinda… (faltam os gols do Para e do Jorge).

    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu caro Henrique.

      O tema é bom e complexo, merece um post.

      Várias explicações já foram tentadas, mas todas rebatidas com bons argumentos pelos atentos participantes dessa caixa de comentários.

      É evidente que não há uma explicação só – o que seria um milagre tão grande quanto a recuperação mostrada pelo time -, mas eu acho que o ponto de partida também é controverso e sei que os oponentes à ideia não a querem ver nem pintada de ouro.

      Vamos a ela.

      Na verdade, nossa estupefação ocorre por estarmos atribuindo tudo o que vem acontecendo única e exclusivamente a Oswaldo de Oliveira, quando na verdade as coisas começaram a mudar com Cristóvão. Bom exemplo disso são alguns dos nossos lampejos, uns mais duradouros e outros menos. O primeiro tempo contra o Santos, o jogo com o Palmeiras até tomarmos o gol de empate e nos perdermos, a vitória sobre o Atlético Paranaense, apesar dos dois gols de cabeça que levamos. Nesses jogos a coisa começou a ser ensaiada.

      Ao contrário do tempo de Luxemburgo, em que ficamos cinco meses sem time, houve evolução com Cristóvão. O que torna um equívoco afirmar que Oswaldo de Oliveira mudou tudo da água para o vinho em três dias (ele foi anunciado em 20 de agosto e o jogo com o São Paulo foi em 23), duas conversas e um treino. Nem Guardiola.

      Por outro lado, a troca de Cristóvão por Oswaldo foi providencial. Sabemos que treinadores de futebol são, por definição, teimosos, mas tudo tem limite. O maior de todos os absurdos, na minha opinião, foi a substituição de Alan Patrick no intervalo do jogo com a Ponte Preta, piorada com a afirmação, na coletiva após o jogo, de que a mudança fizera o time melhorar. Era muita má-vontade para com o óbvio.

      Um pouco depois o Flamengo mostrou avanço, tanto na vitória sobre o Atlético Paranaense quanto na derrota para o Palmeiras, mas Cristóvão já tinha dado provas e mais provas de insegurança, indecisão e fraqueza.

      Não sei se Oswaldo vinha acompanhando os jogos do Flamengo – é rubro-negro, mora no Rio, já tinha saído do Palmeiras e talvez estivesse mais atento do que imaginamos -, mas ele mostrou que conhecia os jogadores, sabia o que exigir de cada um e procurou não inventar.

      Tá explicado? Claro que não. Mas pode ser um caminho. Ou seja: reconhecer a evolução com Cristóvão (limitada pela teimosia e pela falta de brevê para pilotar um avião do tamanho do Flamengo) e somá-la – para usar uma palavra da moda no futebol brasileiro – ao surpreendente “encaixe” entre técnico e elenco.

      Isto se refletiu na serenidade e na frieza a que você se referiu, além de ter dado um jeito na tal da fragilidade psicológica. Tomara que dure até 6 de dezembro, pra gente chegar aonde nos pedem nossos sonhos, e nos permita manter o otimismo para 2016.

      Viajei?

      Grande abraço.

      • author avatar
        Henrique 9 anos ago Responder

        Diga, Murtinho – boa tentativa de explicaçao. Concordo com tudo mas tenho minhas duvidas, como voce, com o final da sua analise.
        Mesmo o OO acompanhando o Flamengo foi muito repentina e drastica essa mudança.
        Muito menos acredito que o Osvaldo teria dado “um jeito” na fragilidade psicologica dos jogadores. Isso nao me parece possivel geralmente e muito menos nesse curto periodo.
        Acho mais que alguma coisa fez com que se comportassem mais liberados que antes.

        Se isso for verdade quer dizer que do mesmo modo como essa luz se ascendeu, ela pode apagar-se de novo. De um momento ao outro.

        Acabei de ver o jogo, sao 4 horas da manha.
        Foi enervante.
        Os putos jogaram muito bem, se fecharam muito bem e combateram até o ultimo minuto. Poderiamos ter jogado mais 180 minutos que nao fariamos gol nenhum. Me lembraram o Galo no Maraca.
        Nao vi aquele conjunto que estava assistindo, pasmo, nos “melhores momentos”. Hoje estava mais para um bando, de novo, mas pelo menos um bando melhorado.

        Mas acho/espero que foi soh um tropeço e as vezes esses ajudam. Soh que esse nos custou caro.

        Uma pergunta: o que fez esse Almir entrar no jogo? O peso dele?

        SRN

  • author avatar
    LÚCIFER 9 anos ago Responder

    Salve Confrades !

    Informativo para o Jogo FLAMENGO X CORITIBA.

    O nosso encontro hoje, dia do jogo, Flamengo x Coritiba, será no Restaurante Fausto e Manoel, que fica na Avenida principal do Sudoeste.

    Como o jogo vai lotar, e pode ser que haja a possibilidade de ter que retirar os ingressos pouco antes do jogo, caso eu não logre êxito em retirar mais cedo durante o dia, ou que algum confrade não tenha retirado, é bom que cheguemos cedo ao Estádio. Portanto, o horário do nosso Ponto de Encontro no Sudoeste será às 18:30 hs, e tão logo todos estejam presentes, já rumaremos para o Estádio, pois ele irá lotar, e quanto antes chegarmos lá, melhor.

    Por favor, peço que não se atrasem, e neste caso, mantenham contato comigo durante o dia no meu celular (61) 9904.0666

    Quem não puder ir ao Ponto de Encontro, faça contato para nos encontrarmos na entrada do Estádio, ou em última instância, lá dentro mesmo.

    A Confraria de Brasília estará em peso neste jogo.

    BOA SORTE PRA NÓS !

    Grande abraço à todos, e até mais tarde !

    SRNs SEMPRE !

  • author avatar
    Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

    Rapidinha pós rodada do G4:

    Grêmio venceu: No fim do jogo, o goleiro salvou o empate que garantiu os pontos. Só que vai enfrentar o Palmeiras embalado, em SP. Resultado Indiferente.

    Gambá caiu: Depois de acharem mais um gol, como no jogo contra o Grêmio, uma hora a sorte ia acabar. Adivinha que vão enfrentar na próxima rodada? Simplesmente o Santos (kkkkkk).

    Galinha flatulenta cai de 4 na vila…

    Tsc, tsc, tsc…

    Daqui a pouco vão suspeitar de esquemas de favorecimento ao nosso time.

    Deixou chegar…

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      É isso aí, Paulo Vinícius.

      Como eu disse na resposta ao ótimo comentário do Maciel, a gente tem que fazer a nossa parte. O resto vem.

      Abração.

Deixe seu comentário