Ultimamente o Flamengo anda polêmico e tem dividido seus seguidores em facções ensandecidas pelas questões mais comezinhas. O desentendimento brota naturalmente em qualquer assunto, desde a conveniência de estampar no Manto a marca de um patrocinador excessivamente identificado com a canalha governista, e cheio de flagrante na Receita e na Justiça do Trabalho, ao uso indiscriminado do calção preto, passando, é claro, por Arão na zaga e uma amalucada proposta pra ter público nas finais do Carioca.
Pra manter a coerência, polêmico foi o Flamengo em seu passeio ao Chile pra jogar com o La Calera. Na verdade, foi bizarro, o time não jogava tão mal desde aquele jogo com a vasca pós feijoada. Flamengo entrou todo lindo com seu segundo uniforme, mas não adiantou nada, mais uma vez a imperícia no cara-ou-coroa nos fez atacar pro lado errado pela terceira vez seguida. Tá realmente complicado esse desrespeito constante às tradições.
Flamengo não chutava de jeito nenhum, posse de bola sem gol é como ostentação sem renda ou patrimônio, coisa de otário. Os chile, que são uns coitadinhos, foram duas vezes lá a frente e metero dois gols em dois vacilos. Primeiro a água bateu na bunda com o Bruno Viana, nosso garoto propaganda do Delivery Express, dando tudo de si pra entregar a paçoca e quebrando o cabaço do amigo Gabriel Batista na Liberta. Depois foi o Arão cometendo a maior das trairagens e jogando o balão dentro do nosso próprio gol.
Nesse ponto, com a bunda já totalmente submersa, os cara resolveram dar um gászinho. Mas não era o dia de quase ninguém. Diego, maior disposição, correndo a pampa, segurando a bola e girando que nem um desesperado, arrumou nada. Arrascaeta em uma noite de Rodriguinho, uma das suas atuações mais chãs com a camisa do Flamengo. Bruno Henrique continua em busca do mojo perdido e Everton Ribeiro ainda com muitas sequelas do transe cataléptico que o imobilizou por vários jogos.
Assim, com quase todo mundo de chico, sobrou o João Gomes, que não comprometeu, mas também não brilhou, e Gabigol, mais isolado que Robinson Crusoé numa ilha deserta sem radinho de pilha. Mas os cara lutaram contras as cólicas e conseguiram engendrar umas jogadinhas. Graças a intervenção oportuna e providencial de São José Roberto Wright numa delas empurraram o Ribeiro dentro da área, pênalti claro, bola na cal, Gabigol, eficiência total. Antes do primeiro tempo acabar ainda rolaram umas chances, mas fomos pro vestiário derrotados.
No segundo tempo o La Calera desistiu, assumiu que é timinho mesmo e ficou de cai-cai e bicudas loucas desde o primeiro minuto. O Flamengo aumentou ainda mais a posse de bola, deu pressão nos cara e num escanteio o Arão empatou, zerando seu débito. Dava tempo pra fazer mais uns três ou quatro gols, mas não fizeram. O Ceni ainda deu uma mexida cojonuda, tirou Gomes e botou Pedro, tirou beque e botou ala, tentou a vitória, não foi cagão. Mas coragem sem preparo é só bravata.
O time tá todo meio torto desde que Rodrigo Caio machucou e Arão foi pra zaga. O que criou um paradoxo analítico. Elogiaram o Rogerio por ter arrecuado o Arão pra zaga e trazido o Diego pra meia. Era a sua assinatura distintiva no time canônico de Jesus, o principal display tático do cenismo. Bora dar moral pro Ceni, o cara é campeão brasileiro. Palmas pra mexida guardioliana.
Isso automaticamente obrigou a todos os pelasaco a elogiar o Arão como zagueiro. Beleza, é o jogo jogado das narrativas esportivas. E o Arão, mesmo sem diploma, não tem jogado mal ali atrás. Até um arrombado de um zé planilha mandar um excel provando com números que depois que o Arão virou beque o Flamengo toma gol até no intervalo. Olha que problemão.
A verdade é que, tirando o gol contra, a culpa direta e nominal do Arão pela cacetada de gols que o Flamengo vem tomando em todos os jogos deve ser atenuada pelo fato dele jogar no improviso. E tá jogando em dupla sempre com um zagueiro merda e com o Diego improvisado na função de contenção que nunca foi a dele. Aí o Gerson tem que ir pro outro lado, o Ribeiro tem que mudar o posicionamento, o BH tem que abrir e o Filipe Luiz ocupar o meio, enfim, a mexida zoneou a parada toda.
Não é implicância identificar alguns preocupantes traços de um domenequismo incipiente nas escolhas de Ceni. Tá faltando ao jovem professor aquele amigo de fé, irmão camarada, pra dizer pra ele segurar um pouco a onda e parar de inventar. Invenção por si só não quer dizer nada, invenção só tem sentido se for pra melhorar a vida da humanidade, se a invenção for fazer a vida pior é melhor deixar como estava.
O Flamengo já tem seu estilo, joga pra frente, com marcação alta, fica com a bola e quando perde fica mordendo os caras lá no campo de defesa deles. Foi jogando assim que o Flamengo se reencontrou. Só que jogando assim se rolar erro individual o castigo é certo. Por isso que não pode ter pereba no elenco de jeito nenhum, porque um dia eles acabam jogando. E eles tem jogado sempre e tem errado muito. A cada dia que passa fica mais claro que ter vendido Thuler e Natan não foi o negócio mais esperto do mundo.
E ainda tem outra coisa, ser ofensivo, jogar no ataque, sem medo, implica em maior risco de tomar uns gols de vez em quando jogando contra grandes equipes. Tá tranquilo, é um preço que pagamos na boa pra ver o Flamengo jogando um futebol que agrade aos sentidos. Mas tomar dois gols de boca aberta dos cara mortinho do La Calera é muito grave. Pra quem só tá vendo o jogo pela TV, que é mais ou menos 99,99% da torcida, a impressão é que tá ruim demais o trabalho defensivo do Rogério.
Agora, cá pra nós, não deixa de ser meio cômico o povo bem vestido afetando profunda indignação com o Flamengo empatando um jogo fora de casa e liderando seu grupo na Liberta. Novo rico é assim mesmo. Há cinco anos a gente nem sabia o que era jogar Libertadores. É normal uma ligeira frustração, afinal, queríamos resolver essa encrenca continental logo pra focar no Hexa TRI. Mas sem xiliques, empatar jogo fora na Libertadores nunca foi ruim, por mais vagabundo que seja o outro time. Na Liberta vencer fora de casa é a exceção, não a regra.
Como somos naturalmente presepeiros tava todo mundo querendo que o Flamengo fizesse 18 pontos na fase de grupos pra mostrar pra geral que nós somos os foda. Só que os times argentinos, que são coperos mesmo e tão sempre chegando nas semis, nos ensinam todo ano que fase de grupos é pra se classificar e ficar de migué. Nos mata-mata é que se mostra o jogo. Com efeito, ano passado fizemos 15 pontos na fase de grupos e se fudemo no Maracanã. Não se pode nunca esquecer que Libertadores da América é basicamente tragédia, injustiça e ilusões destruídas, a não ser quando não é.
O legal de ver a torcida do Flamengo revoltada com um empate apenas ruim e não catastrófico é que está claro que o rubro-negro assimilou e incorporou o que a mensagem de Jesus tem de mais bonita e edificante: “Tem que ganhar de todo mundo, caralho!!”
Para efeitos meramente contábeis vamos considerar que esse empate sem vergonha foi o vexame anual do Flamengo na fase de grupos da Libertadores. Talvez o pior já tenha passado. Compostura, mulambada. Sapato, sapato, sapato.
Mengão Sempre
Gerson joga muita bola,mas o dinheiro que pode entrar nos cofres do flamengo com a venda dele, é muito boa !
tiago maia está voltando e na minha opinião é dele a vaga que Gerson deixará…
ficaria muito mais preocupado se fosse o arrascaeda ou o everton ribeiro(apesar da pessima fase do miteiro) que tivesse saindo.
SRN
Sim. Mas como repor? O Maia deve estar bichado. Ninguem encontra hoje um bom jogador por esse valor do Gerson. Se fossem 70 Milhoes, ai seria outra conversa. Mas sao “so” 30. Nao acho que estamos a fazer um bom negocio para o futebol.
Nada melhor prum despertar tranquilo num sábado frio (10º) do que a notícia de que o Flamengo recusou a oferta de 160 milhões pelo Gérson. Seria uma total insanidade. É unanimidade que Gérson é hoje um dos mais completos e talentosos meias do futebol mundial. Sua multa é de 75 milhões de euros e se quiserem levar – e o jogador quiser ir – é por este preço que a conversa tem que ser iniciada. É nessas horas é que se vê quem tem bala na agulha e autoridade pra comandar uma negociação. Se o Vinicius Jr. valeu 45 milhões de euros, imagine o Gérson.
Falando nisso, o Flamengo deu bobeira em não contratar o Benitez. Vejo com preocupação que os adversários com menor poder financeiro estão se reforçando, e bem, enquanto continuamos dando tiro n’água com Brunos Viannas e que tais, além da teimosia do Ceni em insistir com o Arão na zaga e obrigando o RCaio a jogar torto pela esquerda. Contra todos os prognósticos, eu apostaria no Léo Pereira, zagueiro esquerdo de origem e que foi bem na última partida. Se pegar confiança – jogou com personalidade -, a vaga é dele.
Tenho a preocupante sensação de que estamos ganhando apesar do Ceni. Quero apoia-lo, mas ele não deixa.
Concordo. Mas nao fiz a lida que vc fez. Li que aceitam os 25 milhoes e querem empurrar pra 30. Nada de 75.
Infelizmente, parece que vai sair por 30-40% da multa.
O Ceni dizem que é cabeça dura. Entao vai continuar com Arao e Caio até ser demitido.
E o problema nao sao somente jogadores merrecos (Caio tb era volante), mas o sistema defensivo em total que nao funciona. E isso desde que o Ceni chegou.
Acabou minha esperança que ele iria consertar.
Vamos ver a flor hj e o que faz com nossa defesa.
SRN
Evidentemente não se deve comparar o Manchester City com o Flamengo, o time inglês está alguns furos acima, em outro patamar com está em moda dizer. Mas a filosofia (epa!) de jogo é a mesma, ou seja, atacar, atacar e atacar. A coincidência está nos gols sofridos pelo City na partida de hoje contra o Newcastle, vencida pelo primeiro por 4 a 3, muito parecidos aos que o Flamengo vem sofrendo ultimamente. Aliás, se fosse o Flamengo a corneta estaria comendo solta, ensurdecedora. E eles têm uma zaga muito melhor do que a rubro-negra, o que não é vantagem nenhuma. Sem querer livrar a cara do Ceni, esse risco de sofrer gols é muito maior nos times que jogam com essa gana obsessiva de fazê-los, como é o caso do Flamengo. Talvez esteja aí também a explicação de Gustavo Henrique e Leo Pereira, que demonstraram ser excelentes zagueiros em seus times, vêm falhando mediocremente. Uma coisa é jogar em time que se preocupa excessivamente em defender-se, ou pelo menos, não atacar com tanta sofreguidão, e outra é jogar como joga atualmente o Mengão, sempre no campo adversário, perseguindo o gol a cada instante, muito maior posse de bola, etc.
Xisto, acho que nao concordo com alguns os numeros e com a analise.
O City leva muito pouco gol. Esse jogo do qual vc fala esta completamente fora do normal, da média. Ja eram campeoes.
O Flamengo leva bem mais de um gol por jogo, né? Acho que sao 1,3 ou por ai.
O City em 36 jogos do campeonato ingles (!) levou 29 gols (0,8), o segundo colocado o ManU 42.
Deixa eu colocar o numero de jogos que jogaram sem tomar gol, somente em 2021:
Jogos (todos, campeonato, copa, champions, etc) 18. Jogaram a zero em 9.
Nao vou nem dizer quem esta incluido na lista (Liverpool, Totenham, PSG etc) – mas a coisa é brutal.
Na minha visao o Flamengo tem um sistema defensivo ruim, com defensores ruins.
O City tb nao se joga na frente como nos o fazemos, com buracos imensos entre linha defensiva e ataque, e sim constroem ataques atravez de 1000 passes. Todos linhas deles juntas, nao ha espaço.
Muito mais como faziamos com o JJ.
Acho que vc tem razao que times que vao pra frente correm mais riscos atras. Mas talvez nem isso seja bem verdade. Times que jogam “atras” tem que SABER jogar atras, senao se ferram. Ou seja, o sistema defensivo e as peças defensivas devem ser boas, senao o time se ferra.
Se lembra dos anos 70 na Italia? O catenaccio? Esses sim sabiam defender. Agora, o futebol nao vivia mais…
Imagine a gente jogando recuado, com bolas levantadas na area o tempo todo …
Nao, tb nao quero livrar a cara do Ceni – ele tem sim que trabalhar essa defesa , e muito bem, e a diretoria tem que contratar goleiro e 2 zagueiros.
Minha opina.
SRN
Só quero lembrar uma coisa.
O City, já campeão, jogou com a zaga reserva da reserva – Eric Garcia e Akê, quando os titulares são Stones e Rubem Dias, tendo o Laporte como um primeiro reserva de luxo, passando o português, que é um senhor zagueiro e ainda por cima eclético, para a direita.
No mais, tamu juntu.
Sapato máximo, sempre
Mas o Flamengo não tem sido acuado ou sofrido bombardeio todo jogo
O problema é que qualquer oportunidade do adversário a bola entra
E quase sempre é gol de vacilo, do beque, do goleiro, de bola perdida no meio de campo…
Tá faltando aquela malícia de deixar o ataque contrário impedido
Quando se joga com linha alta isso é indispensável
Agora, não deve ser fácil ter pela frente um Gabigol, um Bruno Henrique, ou ficar tentando adivinhar o que o Arrascaeta vai fazer no próximo segundo…
Então, bora prá cima deles Mengão
Saudações Rubronegras!
Acho que me enganei.
O aleijado era o Freddy, que, gritando SHAZAM, transformava-se no Capitão Marvel Jr.
Por falar em SHAZAM. Como gostava de ver, aí já com os meus dois filhos mais velhos, pequeninos, o inesquecível Paulo José e o …
(PQP, que merda ficar velho. Esqueci o nome do companheiro, aquele excelente ator que morreu velhinho, há menos de ano, quero crer, que tinha uma irmã que também já morreu).
Flávio Migliaccio – suicidou-se.
https://colunadofla.com/2021/05/especialista-estuda-opcao-para-zaga-e-recomenda-possivel-pensar-na-dupla-rodrigo-caio-e-filipe-luis/
Olha aí o André Rocha roubando minha ideia revolucionária.
Assino embaixo.
Diretoria de merda que fecha com qq um por causa da grana. Pois vamos mostrar a ela que nos nao concordamos com isso que existe algo muito acima de se fazer negocinhos du karai.
Nao comprarei nunca esse manto.
Fla x Flu
Os da frete podem resolver, como até agora. Mas isso nao é futuro que preste.
Nao entendo como nao chega um goleiro e mais 2 zagueiros. Estamos sem, como vc bem diz.
E vai bastar a convocaçao de 2-3 jogadores brasileiros para jogarmos com um time com menos 5 titulares. Isso nao vai dar certo nunca.
Infelizmente, por mais “simpatico” que seja, o Ceni nao sabe trabalhar o time. Estah piorando.
So espero que essa diretoria du karai nao esteja esperando que venha uma proposta para um dos grandes nossos, para depois somente comprar um goleiro e um zagueiro.
Bem, acho que pode ainda dar contra o Flu. Massss ….. tinindo, no mas.
SRN
Opa – caiu no lugar errado. Era para estar abaixo do comentario do Carlos.
Pode deletar, Arthur!
Agora comentando a “ideia”, melhor, a loucura completa, de se colocar o idoso como beque ….
O senhor Filipe nao sabe tirar bola com a cabeça, é lento pra karai, tem um unico pé e olha la, nao sabe sair jogando, nao sabe ser duro, enfim, tem de tudo, menos para ser beque.
Fora de que a condiçao fisica dele, agora ainda muito boa, vai deixar cedo ou tarde a desejar.
.
Essa ideia é uma das mais esdruxulas que ouvi nos ultimos anos. Por favor, né. Eu quero ainda viver um tempo.
Entao ta: Se é pra deixar a defesa phodida como nunca, se é pra manter ele custa o que custar no time – entao coloquem ele como goleiro, karai! Pior que como beque nao sera…
SRN
Ah, que tal colocar o Michael ao lado dele como beque tb? Ja que o Caio vai se machucar a torta e a direita de novo.
Ja que é hora do carnaval …
O Arthur – agora o comentario foi empurrado pro porao do blog !
Esse daqui era para estar respondendo ao Rasiko e a ideia de Filipe-Beque.
Obrigado por recolocar lah!
Ô Henrique, tu tá doidão ein mermão! Manda umas ervinha boa dessa aí pra gente bro.
A zaga ta osso, mas enquanto o Diego estiver de titular não vamos a lugar nenhum , alem da fase de grupos.
alem de so dar voadoras locas, mata todo contra ataque com sua costumeira enrrolação na hora do passe, segura, gira,passa pro lado ou pra traz,de primeira jamais. Em 2019 , Jesus( o verdadeiro) deu um jeitinho de tira-lo de combate, forçando sua saida do time titular. Deu no que deu.
Como é?
O capitao é que é o culpado da gente levar gols em abundancia jogo por jogo???
Cada uma, karai, cada uma …
o arão na sua posição de origem é um baita jogador,mas jogando na zaga ,não é melhor do que nenhum outro zagueiro.
a pergunta que faço é pq colocar ele na zaga?
SRN !
Acabei de ouvir varios comentaristas falando sobre a partida. Parece que o jogo foi horroroso.
Mas cada um com seu palpite, pelo jeito.
O Gerson canhotinha achou o ER muito bom, um jogaço deste, ja outros um autentico zero ambulante.
Va saber quem tem razao.
Agora mesmo um susto imenso passado pelo Apolinho: Se 2 jogadores nossos (brasileiros) forem convocados, ja perdemos 4 titulares. Isla e Arrasca vao com certeza. Isla nao fara falta (provavelmente) mais um Arrasca imensa e Gabigol e outro tb.
Se nao forem mais do que 4 convocados…
So sei que esse jeito de defender nao pode ir mais longe dessa forma.
E nao vejo avançe, o que vejo é mudança histérica, colocando o idoso como beque???
Vamos ver o que sabe fazer a flor. Eles conhecem todos os defeitos da gente, sera que vamos conseguir a tapar, andar com uma mao na frente e outra atras?
SRN
O Arthur esgotou em seu magnífico artigo todo e qualquer comentário que eu pudesse fazer sobre o jogo de ontem.
Apenas, quero dizer que eu me recuso a vestir o Manto Sagrado estampado com o patrocínio do apoiador do presidente negacionista, responsável por boa parte das 426 mil mortes no Brasil.
E se me derem o Manto de presente, eu devolvo.
A Adidas acaba de perder um colecionar de camisas do Flamengo. Eu tenho um armário especial somente para colocar camisas do Flamengo. Agora, vai sobrar espaço nele.
Apesar de tudo, sempre Flamengo. Já diziam os antigos: não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.
SRN!
Quem é o intolerante aqui?? É por pessoas como vc, que o pais está assim. Só a minha verdade é a que vale.
Mauro,
não vou continuar polemizando a questão.
Observe, entretanto, que no meu comentário não ofendi a nenhum comentarista aqui do RP&A. Apenas defendi a minha opinião relativamente ao possível novo patrocínio do Flamengo, criticado ao mesmo tempo a postura negacionista do Bolsonaro, quanto à covid-19.
Eu entendo que ser contra a vacina, contra o afastamento social e contra a máscara é uma atitude anticiência. Não quero ser o dono da verdade. Somente acompanho a opinião dos principais cientistas brasileiros no tocante a esse tema.
Não sou intolerante, muito longe disso. Eu venho me pautando no debate de opiniões, buscando sempre me afastar das ofensas pessoais.
SRN!
Não, caro Mauro, não é a minha (nossa) verdade.
São os fatos, que estão aí, para todos examinarem e chegarem às suas conclusões.
Será que você conhece um empresário (dizem, não sei ao certo, que um espoliador de seus funcionários) mais RIDÍCULO, fantasiado, sempre e sempre, de amarelo e verde.
Mais ridículo ainda no seu extremado puxa-saquismo a um Presidente desatinado, que se recusou a comprar vacinas, que seriam a única saída possível para evitar muitas das mortes de 425 mil cidadãos.
Estou com o Aureo e não abro.
Até já disse também para os meus mais chegados: não me deem o manto sagrado conspurgado com Havan na manga, seja lá onde for.
É um direito que tenho e dele não vou abrir mão.
Não me incomoderei de passar por mal educado, mas, se alguém se aventurar a tamanha ofensa, levaará o troco, pois, de imediato, jogaria o “presente” pela primeira janela aberta.
Como o Aureo, sempre Flamengo, endossando o provérbio popular que foi o fecho de seu comentário.
Autênticas SRN, que execre manifestações políticas de qualquer nível, fosse de A ou de B, em seu manto sagrado.
FLAMENGO SEMPRE
Nem comentei o jogo. Perdi o tesão.
Vou apenas afirmar que foi uma das piores atuações do nosso Flamengo deste 2019.
Lamentável.
Henrique, já fiquei receoso para o Fla x Flu.
Não temos goleiro, menos ainda zagueiros.
Será que a turma da frente dará conta do recado ?
SRN
Assino embaixo.
Diretoria de merda que fecha com qq um por causa da grana. Pois vamos mostrar a ela que nos nao concordamos com isso que existe algo muito acima de se fazer negocinhos du karai.
Nao comprarei nunca esse manto.
Fla x Flu
Os da frete podem resolver, como até agora. Mas isso nao é futuro que preste.
Nao entendo como nao chega um goleiro e mais 2 zagueiros. Estamos sem, como vc bem diz.
E vai bastar a convocaçao de 2-3 jogadores brasileiros para jogarmos com um time com menos 5 titulares. Isso nao vai dar certo nunca.
Infelizmente, por mais “simpatico” que seja, o Ceni nao sabe trabalhar o time. Estah piorando.
So espero que essa diretoria du karai nao esteja esperando que venha uma proposta para um dos grandes nossos, para depois somente comprar um goleiro e um zagueiro.
Bem, acho que pode ainda dar contra o Flu. Massss ….. tinindo, no mas.
SRN
Carlos e Áureo, minha reação inicial também foi de rejeição, mas compreendi que nenhum clube, ainda mais o Flamengo com sua gorda folha salarial, tem condições de recusar um patrocínio desses, muito menos por motivos políticos. A Nação tá acima dessas querelas do baixo clero.
Eh em momentos dificeis que se ve o carater de pessoas, instituiçoes. No mas.
A “naçao” é uma naçao brasileira, e quem se achar por cima do pais no qual vive, ou ao lado da realidade deste, achar que “politica” é feita em outro lugar, que nao toca a naçao em nada, ou pior, que a naçao possa scolher se é tangida ou nao pelo dia-a-dia do pais – deveria acordar.
Faria um bem danado para todos.
Fora Genocida du karai !
E tome vergonha na cara, diretoria !
Henrique, se quiser debater com civilidade e educação, conte comigo. Discussão estéril e ofensiva, NÃO.
A única nação que me interessa e com a qual me identifico é a RUBRO-NEGRA.
As outras são TODAS comandadas por canalhas, corruptos, puppets dos banqueiros que têm seus beunkers e centro operacional no país onde vc vive e por isso se diz neutro.
Não sou idiota de escolher a quem atacar: ataco todos. São todos farinha do mesmo saco e só se interessam por projetos pessoais.
E estou, SIM, muito acima da nação Brasil e especialmente acima do seu povo analfabeto, ignorante e omisso PORQUE QUER – não existem vítimas e explorados neste mundo, mas aqueles que se deixam vitimizar e explorar porque não têm culhão pra dizer NÃO.
Ponto final.
Rasiko – civilidade e educaçao, isso mesmo. Concordo.
Mas onde estao essas premissas, se vc diz que o “povo brasileiro” é “analfabeto, ignorante e omisso” e isso “porque quer”?
E porque vc se acha em cima da “naçao Brasil”?
Eu, que vivo la onde os chefes do mundo inteiro -entre muitos outros lugares- colocam o que roubaram de seus povos, nao vejo em lugar algum, mundo afora, um povo que nao se deixa “vitimizar e explorar”.
Gostaria nisso, com verdadeiro interesse, saber de vc onde vc ve um povo soberano de verdade.
Mas nao era disso que tratavamos. E sim de uma diretoria que da a mao ao genocida. Nao existe nenhuma razao para isso acontecer, acho eu e acham outros aqui do blog.
Sim, estamos como todo mundo um pouco apertados, mas nao mais que outros. E nao é nada que ameaça a existencia do clube.
Nao vejo pq nao recorrem a outros caminhos, como por exemplo, o do Socio Torcedor, agora “Naçao”. Tem 80mil, continua sendo muito pouca gente. Pq nao se faz uma campanha digna do nome, para isso crescer?
Por exemplo.
Eh bem como eu disse, é em momento dificil que se ve o carater verdadeiro.
A diretoria nao precisava mais provar que nao tem carater bom, ja sabiamos.
Mas irrita mesmo assim, de novo.
A mim.
SRN
Henrique, se vc me leu algumas vezes sabe que chamo essa diretoria do Flamengo de “gang” e isso diz tudo o que penso desse bando de canalhas.
Tem razão, não há povo que não se deixe vitimizar e explorar e por isso mesmo o planeta está como está, com 1% detendo a riqueza dos restantes 99% – todos nós.
Que o povo brasileiro é analfabeto, ignorante e omisso é um fato, uma constatação, e não uma ofensa gratuita no calor da indignação. É um dado cultural que não vejo possibilidade de ser alterado, pelo menos não a curto prazo. É só olhar a lista de presidentes que tivemos depois da ditadura – só criminoso -, sem mencionar o Congresso e o Judiciário. Se gritar pega ladrão, não fica um, mermão.
Eu não tenho nenhuma identificação com o Brasil, assim como não tenho com nenhum outro país, apesar de ter simpatias pontuais por diversos países em que vivi e que eventualmente me atraem em um e outro, incluindo o Brasil. Essa divisão geopolítica independe da minha escolha e vontade, ninguém pediu minha opinião e não me curvo aos desmandos alheios ditados de cima pra baixo. Ninguém está acima ou abaixo de quem quer que seja e é a isso que me refiro quando digo que as pessoas não têm culhão pra dizer Não!, pra não se deixar humilhar e diminuir diante de uma suposta “otoridade.”
Não, não há nenhum povo soberano sobre a face “do pobre planeta Terra”, como diria o personagem Belzebu de Gurdijieff em conversa com seu neto.
Concordo que existem outros meios de tapar o buraco nas finanças flamengas, mas esses caras da diretoria em momento algum têm o torcedor em mente, apenas suas planilhas Excel. E, embora seja difícil (pra mim também), não adianta se irritar. Eles vão continuar agindo assim e tenho quase certeza que vão se reeleger, mesmo com a promessa de pés juntos e mãos postas feita pelo Landim de que não iria concorrer à reeleição.
Caráter, Henrique! Isso mostra o teu bom coração, mas também tua ingenuidade. Esta palavra não existe no dicionário deles.
É assustador o número de gols que tomamos a cada partida. Como lembra o Arthur, parece que ninguém se aventurou ( ainda) em comparar esse altíssimo número, antes e depois da era Arão, que dizer, Arão como zagueiro. A solução está clara, mesmo sem tal estatística, só a mente narcísica do Rogério Ceni é que não vê, ele quer inventar, colocar sua grife na escalação do time. É só fazer o feijão com arroz, colocar o Arão em sua posição original, aí a zaga, qualquer que sejam os zagueiros, estará mais protegida. Já que ele fala tanto em treino e apregoa que treina à exaustão , por que não treinar zagueiros zagueiros até que tomem vergonha na cara e comecem a jogar um mímo como tal, pior do que está não vai ficar. Fazer óbvio e rezar para que o Batista dê certo, não mascare como o Hugo, aquele dos 100% de desaproveitamento, toa a bola que vai para o gol entra.
Nossa torcida é inexplicável.
Excelente texto, Arthur.
Grande abraço!
Nos sombrios porões da Gávea, onde são guardadas aquelas taças meio sobre as fajutas que não cabem mais lá em cima, vive aquele personagem famoso, o Dr. Silvana, com seu risinho sinistro, hi, hi, hi e tudo(eu acho que era essa a onamatopeia do seu riso). Ele era o arqui- inimigo do Capitão Marvel, como era o Lothar do Super-Homem e por aí vai. Os mais antigos devem se lembrar. Pois não é que o nosso rubro-negro Dr. Silvana nos recônditos de seu porão continua a fazer das suas. Ele agora, agora não, já há algum tempo, é olheiro do Flamengo. A ele cabe indicar os jogadores, técnicos et caterva que deverão ser contratados essa diretoria, sim, essa mesma que acabou de colar aquele retrato do velho, só que esse é o velho canalha que anda vagando por aí fazendo sandices, nas esteiras de seu genocida ídolo. O nosso anti-herói, Dr. Silvana, entre suas retortas, seus tubos de ensaio, suas fórmulas mágicas, inventa bombásticas contrações, foi assim com o Domenec Torrent, aquele que quase tem nome de conhaque, mas parecia que dirigia o Flamengo em pleno uso do mesmo, ou seja, de porre. Não vou ficar aqui nomeando as contratações do Dr. Silvana nosso vesgo olheiro, mas a última foi esse tal de Bruno não sei das contas. Não sei onde foram buscar esse cara e disseram que era um grande zagueiro. Caceta, só o Capitão Marvel pode nos salvar.
Não posso deixar de registrar.
Bateu o saudosismo.
Era um fã extremado do Dr. Silvana (hi hi hi) e suas invenções malucas.
Ainda por cima contra aquele paspalho de Capitão Marvel, com sua eterna cara de bom moço, todo jeito de admirador, se hoje fosse, do palhaço de verde/amarelo.
Ate que antes do Shazam, eu gostava do Billy, que lutava para superar suas deficiências físicas.
… e viva o Gibi, companheiro da minha infância !!!!!
Acho que me enganei.
O aleijado era o Freddy, que, gritando SHAZAM, transformava-se no Capitão Marvel Jr.
Por falar em SHAZAM. Como gostava de ver, aí já com os meus dois filhos mais velhos, pequeninos, o inesquecível Paulo José e o …
(PQP, que merda ficar velho. Esqueci o nome do companheiro, aquele excelente ator que morreu velhinho, há menos de ano, quero crer, que tinha uma irmã que também já morreu).
Flavio Migliaccio. Certamente V.Exa. está a se referir à maravilhosa série “Shazam & Xerife”, um “spin off” da novela “Meu primeiro amor”, em cujo decorrer o protagonista, Sérgio Cardoso, veio a falecer de infarto e substituído por Leonardo Villar. A série começou no ano seguinte, e ocupava o horário das seis, com a dupla de anti-herois em desventuras pelo Brasil, a bordo da Camicleta.
Exatamente, Álvaro Paes Leme.
Por favor, na próxima, não coloque V. Exa. Afinal, já se vão longe os tempos de Tribunal.
Recordo-me muito bem da novela, também no horário mais cedo (às 7, salvo engano). Sérgio Cardoso foi um excelente ator, com enorme destaque nos palcos teatrais, antes de ser absorvido pela TV.
Flávio Migliaccio, ele mesmo, embora mais ligado à TV, deixou saudades, sobretudo se pensarmos como um ser tão admirado resolve escolher o seu próprio fim. Não iria mencionar, mas, como já foi feito, acrescento o meu pesar.
O mais importante. Obrigado pelos esclarecimentos
SRN
Pois,Carlos, quem se transformava no Capitão Marvel, o primeiro, que deu origem aos outros da família e segundo você com toda razão, com cara de babaca era o Billy Batson, era um repórter juvenil, se eu não me engano trabalhava num rádio. O companheiro do Paulo José era Flávio Migliaccio que se suicidou recentemente, tinha uma irmã Dire que acho foi uma das primeiras Emílias no sitio do Pica pau amarelo. Caceta, vai ter cultura assim no inferno.
Só o nosso Mengão pra ser, ao mesmo tempo, o time mais temido das Américas e fazer o torcedor sofrer e passar raiva. Mas o que temos é o Ceni, com seus prós e contras. Vamos com ele mesmo até o fim de. 2022. Se for pra trocar, tem que ser no fim da temporada, escolhendo o sucessor de forma planejada. Feito time profissional!
Caro Arthur,
Não tenho assunto pra falar, pois o que me vem à cabeça está descrito acima, numa análise bem eficiente. Só me resta como sempre é ficar chateado em todos os jogos do Flamengo, mesmo ganhando, com as merdas do técnico RC. É notório que ele não enxerga a leitura do jogo. Flamengo não é laboratório de experiência; se no treino não dá certo, não adianta tentar no jogo. Fico puto com tantos talentos no Banco querendo jogar e o Rogério Bostinha insistindo com os medalhões jogando mal e sempre sendo escalado. Será que a diretoria não tem coragem de contratar analistas que vêem os jogos com outra ótica? Impressionante a passividade deles. Enfim, só nos resta chegar a má fase e demitir incontinenti esse técnico e ficarmos orando pra JJ aceitar treinar nosso Mengão.
SRN.
Empate normal. Arrasca abaixo, normal. Bruno Henrique abaixo, normal. Acontece… O que não é normal é ter uma zebra na zaga e um caipora na lateral direita.
dá-lhe uma, dá-lhe duas, dá-lhe 3… lá vem o Henrique e sua orquestra de sopro, é só aguardar ele acordar lá nas suiça.
Henrique, ô Henrique, o idoso foi de novo o melhor em campo, ele e o Ribas, outro idoso. 🙂
Sei, como decidi ir dormir e nao ficar assistindo a um espetaculo duvidoso até as 5 da madruga, vc me vem com essa do idoso ter sido “o melhor” em campo. Cada vez que nao consigo assistir é essa. 😉
Perai – que jaja vem a florzinha e ai vamos ver o que o idoso da lateral farah.
O outro, o Diego, nao é “idoso”, que isso seja claro!
Agora, o problema nao é so um jogador, infelizmente, senao seria um problema de luxo. Temos uma defesa inteira que nao é boa e que por cima nao funciona.
Ou para voce ela é a boa parte do time?
Abraço e te cuida!
KKKKKK, muito boa, sim, o Mengao toma gol até no intervalo, verdad!
Bem, nao vi e nao gostei, como se dizia antigamente.
Eh impressionante que nao conseguimos uma unica vez nao levar gol.
Mas as razoes estao otimamente postas ai no artigo do Arthur.
E se nao mudar tudo isso (nao sao poucas as mudanças urgentes) – vamos morrer na praia isso é mais certo do que … bem … nos levarmos gol até nos intervalos.
SRN