Inicio de Brasileiro nada auspicioso para a multidão fechada com o certo. Às 4 da tarde de domingo o Brasil, melhor dizendo, a parte mais esclarecida do Brasil, parou para ver a estreia do Mengão no acromegálico certame nacional. Em muitos torcedores havia a esperança genuína de que após o retiro espírito/físico/mental a que se submeteram em Atibaia nossos formidáveis rapazes voltariam voando e jogando o futebol que ainda não jogaram em 2015.
Torcedor é assim mesmo, acredita em água benta do Rio Jordão, em pó de pirlimpimpim, em intertemporadas redentoras na hinterlândia paulista e em qualquer mistificação que aumente sua confiança no triunfo do seu time. E isso que é bonito no torcer, é fazer parte de uma multidão de iguais, abandonar toda a racionalidade e deixar-se ficar sob o comando do nosso cérebro reptiliano.
O problema de operar sob o comando de cérebro basal é que se perde a perspectiva temporal. Pro lagarto dentro de nós só existe o aqui e agora. A decepcionante temporada no carioqueta e, especialmente, o canhestro desempenho do time nos últimos 5 jogos foi subitamente esquecido para dar lugar às previsões cor de rosa de que o adversário vinha enfraquecido e mais preocupado com a Liberta do que com o Brasileiro. Só que essa conta não fecha.
Quem esperava que um wunderteam vermelho e preto descesse a serra paulista fumegando e triturasse um tricolor supostamente pouco preocupado em vencer a partida fica putinho quando isso não ocorre e toda aquela esperança se transforma em revolta. O torcedor-esperança se transforma em profeta de 1a Rodada. Que decreta que esse ano o Flamengo vai lutar pra não cair, que faltam 45 pontos e outras frases indicativas de que a pressão de 38 rodadas no perrengue, que é o que aconteceu na maioria absoluta dos Brasileiros que o Flamengo disputou, talvez seja demais pra ele.
Ora, aqui é Flamengo, meus amigos. Alguém esqueceu como é que funciona o brinquedo? Quando foi que o Flamengo liderou essa droga de Brasileiro de cabo a rabo? Em que ano? E não me venham com citações aos times com Zico, Junior e cia., porque até estes esquadrões, inclusive em seus anos mais gloriosos, também tiveram suas fases de roer o osso. E, por favor, leiam direito essa porra de texto pra depois não me xingar dizendo que eu tô comparando o Flamengo de Zico e Junior com o atual.
Nosso time atual, putzgrila, precisa melhorar demais. A falta do cara de criação no meio é dramática, assim como a do atacante que gosta de chutar pro gol. Duas peças imprescindíveis em qualquer time e que a São Paula tinha. Enquanto o jogo foi mal jogado nós tivemos chances, na correria pura e no maior peso atômico da nossa camisa. Mas bastou entrar o Ganso e o jogo abriu todo pra eles, mostrando claramente nossas falhas de posicionamento e de marcação. Vamos ser sinceros, tem alguém no nosso time pra fazer uma jogadinha daquelas do primeiro gol delas? Não tem!
Eu não gosto do Flamengo jogando feio, tocando a bola pra trás e chutando pouco. Mas, lamentavelmente, é só isso que temos apresentado desde que voltamos do Carnaval. Acho que estamos muito mal na foto, mas não vou me atirar do alto da ponte porque sei que ainda faltam 3330 minutos de bola rolando pro campeonato acabar. E na melhor das intenções de falar algo positivo sobre o Flamengo no Morumbi, gostei da disposição do time, achei que nego correu de maneira honrosa. O que não deixa de ser uma evolução em relação aos últimos jogos. Fora isso, só tenho a cornetar. Por isso mesmo encerro por aqui e deixo esse negócio de corneta pra quem sabe.
Respondendo (que pretensão!) ao VAGNER BSB, eu diria que o que FALTA AO FLAMENGO é APRENDER a chutar a gol !!!!
Nos últimos jogos, temos CRIADO as oportunidades, mas os ARREMATES A GOL têm sido BISONHOS.
O LUXEMBURGO tem que PARAR imediatamente com QUALQUER TIPO DE TREINAMENTO que não seja os de CHUTES A GOL !!!!
É de doer, que o ÉVERTON não saiba que nas condições que a bola sobrou pra ele ontem frente-a-frente com o ROGÉRIO CÊNICO, a jogada seria de um LEVE TOQUINHO POR DEBAIXO DA BOLA e não um CHUTE EM CIMA DO GOLEIRO.
E o que dizer do chute do CANTEROS com o gol TOTALMENTE ESCANCARADO A SUA FRENTE ?????
E os PETELECOS do GABRIEL ?????? !!!!
CONCLUSÃO: o que FALTA O FLAMENGO é saber FAZER GOLS !!!!!
Um artigo muito bom do Arthurzão, no seu estilo de sempre, sendo que o segundo parágrafo, na minha opinião, é PRIMOROSO.
Se fosse pelos artigos do Arthurzão, o Flamengo seria um eterno campeão. Mas, no tocante ao futebol …
Vi um jogo que o profexô fanfarrão não viu.
Ao longo da primeira etapa, disse para os meus dois filhos ^brasilienses^ (afinal, estávamos ainda na comemoração do Dia das Mães), sob o protesto deles, que o São Paulo estava nos esnobando, não por ter escalado um time ^quase^ misto, mas pelo excessivo toque de bola, SEMPRE PELO MEIO DA NOSSA DEFESA (defesa – int.), como se tivessem certeza de que iriam vencer a qualquer minuto.
É óbvio que sou da ^melhoridade^ (que vá pra PQP quem inventou tamanha mentira), época da vida em que há uma pequena predominância do pessimismo, eis que, afinal de contas, não teremos mais 20 anos para apreciar o Flamengo.
Temos que apreciar, aliás como sempre, com a certeza de que poderá sair VENCEDOR, o que, na tarde ontem, NÃO ACONTECEU.
Tudo bem que, no nome – apenas no nome – somos um Clube de Regatas.
Na realidade, todos sabem, somos um clube de FUTEBOL, o que, desde 2009, apesar de boas e más intenções, não se consegue ver.
Sabemos todos, torcedores rubro-negros, que ainda faltam longas trinta e sete rodadas, vale dizer, que muita água ainda vai rolar.
Sabemos todos, torcedores rubro-negros, que existem no Brasileirão uma porrada de times fraquérrimos, entre eles os nossos irmãos cariocas, que nos garantem, pelo menos em tese, uma nova participação para o próximo ano.
Não é isto, no entanto, o que queremos, todos nós, torcedores rubro-negros.
Queremos um time, sendo certo que, para nosso desejo se concretizar, é FUNDAMENTAL que tenhamos pelo menos BONS JOGADORES de meio-de-campo.
Admito que o Jonas, como ^destruidor^ é eficiente, mas o resto é de chorar na rampa.
Fantasiaram o argentino Canteros, que talvez seja um pouco menos medíocre, mas é só.
Além do mais, o Cirino, que apareceu tão bem, está a cada jogo pior, pelo que não temos atacantes também, embora ainda acredite que o paranaense possa se recuperar.
Pessimistas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Ao ver o jogo de ontem, pudemos perceber que o time precisa de maneiras de se articular melhor. Precisa de jogadores de meio-campo que consigam trocar passes mais curtos e de forma mais rápida.
Só que, para isso, é necessário um mínimo de qualidade e de entrosamento. Esse mínimo de qualidade nós temos, mas parece que não conseguimos encontrar um entrosamento ideal. E o Luxa, que deveria ser o responsável por isso, parece que não consegue fazer o seu trabalho sem ter as peças que ele vive reclamando que não tem.
Na verdade, quase nenhum time as tem.
Vi praticamente todos os jogos da primeira rodada. À exceção dos jogos que foram no mesmo horário do jogo do Flamengo, consegui dar uma boa olhada nas demais equipes. E digo, sem nenhum medo de errar, que o Flamengo pode, sim, conseguir vaga para a Libertadores com o atual elenco.
MAS, para isso, o time precisa melhorar o entrosamento, as trocas de passes e, também, as finalizações. Só que, para conseguir isso, é necessário que as peças funcionem e joguem juntas (trabalho para o Luxa!!).
Acontece que, aparentemente, o Luxa quer mostrar que precisa de algo mais para fazer o que JÁ poderia estar fazendo. Ele diz o tempo todo, ou deixa transparecer, que precisa desse jogador especial para fazer as outras peças do time funcionarem. E eu acho que as outras peças já poderiam estar funcionando muito melhor do que atualmente estão (falta entrosamento).
Não disse em nenhum momento que falta treino. Treinando eles estão, mas parece que essa “liga” não está pegando e o Luxa, em vez de tentar juntá-las de outro jeito, fica esperando a “cola especial” para fazer a coisa daquele único jeito que ele imagina. Estabeleceu a imutabilidade do sistema 4-3-3 no Flamengo, mesmo quando as coisas (EVIDENTEMENTE) não estão funcionando a contento.
O Sistema deveria variar do 4-3-3 para o 4-2-3-1 e, em muitas ocasiões, deveria voltar ao 4-4-2. O jogo de ontem foi um exemplo disso. Tivemos dois jogadores que não ajudaram em nada a formatação do time durante o primeiro tempo (Almir e Gabriel) e que foram substituídos por jogadores que também não ajudaram muito (Mugni e Arthur Maia). O Mugni por não conseguir fazer o que o Luxa acha que ele pode. E o Arthur Maia porque não teve o apoio necessário e por ter entrado mal mesmo. (Até agora não entendi a “barração” para o Almir)
Enfim, o Luxa tem mais peças que, pelo menos, 15 times da série A. Precisa encontrar maneiras de fazer esse time jogar melhor. Seja na variação do esquema, seja na colocação das peças em cada jogo ou circunstância.
Ontem também tivemos um exemplo forte disso. Quando o Ganso entrou, o que deveria ter feito o Luxa?? Deveria ter entrado com um terceiro homem de meio-campo para anular essa vantagem técnica que o São Paulo teria. Ele fez o correto ao tirar Almir e Gabriel, mas fez errado ao colocar o Mugni em vez de colocar o Márcio Araújo (que é muito melhor marcador que o Mugni). A entrada do Arthur Maia foi correta do ponto de vista técnico, mas deveria ter começado o jogo com ele e, se o jogo necessitasse de alguém com mais força física (especialmente com o campo pesado), aí, sim, entraria o Almir no decorrer do jogo para ter esse diferencial físico na partida. (Pato que o digo!)
Para terminar, os jogadores precisam melhorar, e muito, as finalizações. Não é possível que jogadores profissionais não pensem na hora de executar as ações. Tivemos vários exemplos disso ontem. Éverton sozinho na frente do Rogério (que fica no chão em TODOS OS LANCES DESSE TIPO desde que eu me lembro por gente – às vezes até ajoelha) chuta rasteiro quando deveria dar uma cavadinha.
Cirino driblou o Rogério e, em vez de adiantar a bola e deixar o goleiro pra trás para ter o gol livre, o que ele fez?? Chutou sem ângulo e de longe inexplicavelmente. Canteros recebeu o rebote da jogada do Cirino com o goleiro e, em vez de dominar para chutar com precisão, tentou de primeira e errou feio. O QUE É ISSO?? Falta de preparação específica para o jogo!!
Se você é atacante, precisa saber quem é o goleiro que você irá enfrentar. Sempre que for enfrentar o Rogério, o atacante já deve entrar em campo pensando no que fazer. Sabendo que é sempre melhor tocar por cima em jogadas como a do Éverton; que tem mais velocidade como na jogada do Cirino e que a recuperação é improvável (para não dizer impossível) como no lance do Canteros. Faltou preparação e não sei se faltou treinar especificamente esse tipo de coisa para o jogo contra o São Paulo. Falha de quem?? Só do Luxa?? Aí eu acho que não. O jogador também precisa se preparar mentalmente para esse tipo de coisa. E treinar os fundamentos já pensando nessas situações.
Nós, que não somos profissionais nem ganhamos dinheiro com isso, pensamos nesses detalhes o tempo todo por sermos torcedores. Por que os atletas não pensam?? E pior, por que a comissão técnica não pensa também? Ainda mais sabendo que as oportunidades, pela falta desse jogador especial, serão em pouca quantidade. E, especialmente por isso, não podem ser desperdiçadas por displicência ou falta de previsibilidade.
Repetindo Mauro cezar , o São Paulo está dando graças a deus que não contratou o luxa e agora o flamengo vai ter que segurar essa buxa até sabe-se lá quanto. Cirino não é centroavante ponto. Gabriel não joga nem na minha pelada de fim de semana ponto. E canteiros não é gerson ( só ele acha que é com seus lançamentos ridículos ) e pra finalizar mugni é meu ovo esquerdo
Texto no melhor estilo Mulhenberg, com o pano de fundo luxuoso do fabuloso Chet Baker.
Só isso mesmo para aliviar a tristeza que senti ao ver o jogo do Flamengo, ontem.
Aliás, ultimamente, apenas torço quando vejo os jogos do Flamengo, pois até quando ganha, o futebol apresentado tem sido feio, muito feio. E quando você acha que não dá pra piorar, entra o Mugni…
Jogamos bem apenas os primeiros minutos, não entendi nada a mudança na escalação e a entrada do Almir, o cara sentiu o peso da estréia e sumiu na partida, o Arthur Maia que vinha treinando como titular e indo bem foi sacado do time, não entendi nada o que o Luza fez, mas ainda estou confiante que com o Samir e o Paulinho entrando no time vamos brigar para sermos Campeões.
O pior é que “aquilo” que vimos ontem é o que supostamente o Flamengo tem de melhor. Do atual elenco, quem é que pode entrar e melhorar minimamente o rendimento do time? Paulinho (eternamente contundido), Alecssandro, Cáceres, Samir, Márcio Araújo, Luiz Antonio, Mugni, Eduardo da Silva? São todos jogadores de regulares a péssimos. Ou seja, do mesmo nível dos supostos titulares que proporcionaram aquele espetáculo dantesco no Morumbi, contra um São Paulo a meia boca e com uma defesa batendo cabeça e doida pra entregar a rapadura. Sem contar que os jogadores de quem se esperava um pouco mais de qualidade, não vem jogando nada faz tempo. Marcelo Cirino, definitivamente resolveu adotar o estilo cai-cai do futebol carioca. Prefere tentar simular faltas a chutar a gol. Simplesmente ridículo. Canteros agora só reclama da arbitragem (esse resolveu adotar o estilo do futebol brasileiro no geral). Não marca mais ninguém, não finaliza e não acerta um passe. Everton, fica correndo de um lado para o outro feito um “abestado”, não acerta um cruzamento, finaliza pessimamente e acaba o jogo completamente esbaforido, mas sem ter feito nada de útil. Não vou nem falar de Gabriel, porque desse nunca esperei ou espero nada mesmo. E para finalizar o retrato da desgraça, o “Pofexô Wandembrugo”está mais perdido do que cachorro que cai de caminhão de mudança. Aquela “surpresa” Almir, só pode ser brincadeira de mau gosto. E o sujeito ainda vem com a desculpa de que o meio de campo nunca jogou junto. E quem treina e escala aquela porcaria não é ele não? Vai te catar imbecil. E ainda fica cavando sua ida para o São Paulo, exaltando a qualidade de Ganso e Pato, elogiando o elenco e agradecendo o convite da diretoria. Se acabar no São Paulo, já pode colocar na sua conta os primeiros três pontos do tricolor paulista no Brasileirão. Vai ser duro aguentar essa “barangada” até dezembro. E pode começar a contagem regressiva Arthur: ainda faltam 45!
Observações, como sempre, muito apropriadas, não só sobre o jogo como em relação à tétrica entrevista do Luxemburgo.
Difícil definir o que foi pior.
SRN
E olhe que não estou comparando com nada nem ninguém.
Só quero ver algo parecido com futebol. Jogador profissional que não se toca de estar em impedimento matando um contra-ataque, não merece perdão.
E foram seis vezes – eu disse 6. Chama os cortadores de cabeça lá dos oriente.
É irritante ver esse time do Flamengo.
Já disse lá no Murtinho e repito aqui: só se salva, MESMO, o Jonas que, tudo indica, deixando o MMA de lado, vai se transformar em grande jogador. O PV, mesmo sendo bom, ainda dá bobeiras que não fazem parte da cartilha de um grande goleiro. Mas não merece corneta. E gosto do Pico que deveria ser deslocado pra lateral direita com a entrada do Armero – se é que este também não é um perebão furunculoso.
Ou seja, o Flamengo troca uma dívida de mais de 10 milhões do Rodrigo Mendes por Pará e Bressan. É por essas e muitas outras do nível que o a diretoria é questionada no que diz respeito ao futebol. Se não houver equilíbrio entre o pés no chão e o vôo do urubu, neguim vai chutar o balde. E com razão.
Não sei se dá pra esculhambar o Luxa com esse elenco de merda, mas dizer que o Almir foi bem, aí já é demais.
A defesa é uma baba constrangedora. Quatro jogadores das meninas totalmente livres na pequena área. Ah! faça-me o favor!
Acho que o buraco e um pouco mais embaixo ainda infelizmente. Fomos eliminados pelo timinho da VASCA no estadual, ficamos 15 dias treinando em Atibaia e ontem o time foi um lixo – defesa peneira, meio de campo nulo ( Gabriel, Almir e Everton com a mesma função em campo ) e nosso ataque …. pelo amor de deus melhor nem comentar quando se percebe que o Alecsandro fez falta e porque a coisa esta feia demais mesmo. Luxa me preocupa ….. não consegue dar padrão, nem esquema. Claro que ainda esta cedo para afirmar que vamos lutar para não cair …. mas o começo foi um LIXO.
Ah Arthur, não acho que o time correu de maneira honrosa. Até o Figueirense sabe fazer uma retranca e manter um 0x0 com os Bambi. Se não sabe jogar bonito, tem que saber jogar feio.
Foi lógico que o time não apresentou o mínimo que haveria de ter jogado.
Mas fora isso que já é dasanimador, começa aquela MALDITA história que “é normal perder aqui”, logo, dando pouca importância para derrotas.
Cacete, não é normal o MENGÃO perder!!!!
Não é normal essa mediocridade, isso não faz parte da nossa história, por mais que já a alguns campeonatos tentam passar essa idéia…
Não temos jogador pensador, mas temos time pra jogar marcando sob pressão no campo do adversário: Éverton, Cirino, Gabriel…são jogadores de muita velocidade. Podem e devem jogar pressionando a marcação no campo do adversário, mas infelizmente isso não tem acontecido. São Paulo foi tri campeão jogando assim, o Cruzeiro Bi jogando assim…até o Vice foi campeão jogando assim.
Resumo da ópera: neste time só há quem desarme e corra. Não sei como dessa amálgama sairá um campeão ou um classificado para qualquer coisa que preste.
Marcelo Cirino passou a sua vida em campo correndo pelos lados e coadjuvando aqueles que sabem qual é o drama de ficar na frente do gol e resolver a parada. Mas o alquimista Luxa achou melhor que ele deixasse de fazer o que sabe e passasse a fazer o que definitivamente não sabe. Não sabe e não saberá, digamos, pelos próximos 2, 3 anos. Se tiverem paciência para esperar…..
Vamos combinar: o time é acéfalo, né? Está esperando o quê?
Fala sério, mermão…..3.330 minutos de luta e sofreguidão nos esperam….
O Wallace tá com moral demais nesse time para meu gosto. Não vem jogando nada há mais de ano e ontem conseguiu façanha absurda de perder uma bola na bisonhice para o “raçudo” GANSO…. No segundo gol do São Paulo, ele parecia fazer parte do público, assistiu e torceu (para que a bola entrasse?), só faltou comemorar o gol com a galera… Wallace não merece essa titularidade tampouco a faixa de capitão. Quem devia receber a faixa de capitão é o Everton, este, sim, sempre disposto e dedicado…. O lugar do Wallace é no banco. Marcelo é mais zagueiro , voluntarioso e chega bem nos cruzamentos ao ataque.
Não adianta comprar jogadores para estocá-los na enfermaria…
Cadê Samir, Paulinho e Alecgol?
Falta o Flamengo agora me contratar o Valdívia, porque Armero já veio BICHADO…
Em um Clube realmente sério, esse Departamento Médico e a Comissão Técnica já teriam sido demitidos, há meses !
Achei que o time até se posicionou bem, jogando de forma compacta, mas cria muito pouco. Tivemos o contra ataque o tempo todo para ganhar o jogo, mas não soubemos aproveitar as poucas chances de gol. Como disse o Arthur, fui na esperança de ver algo melhor, depois desse tempo pra treinar que o pofexô teve… Decepcionante.
Disposição do time? Correr de maneira honrosa? Sério arthurzão? Estamos falando de futebol ou de 100 metros rasos? As jogadas ensaiadas que o flamengo do luxemburgo(até quando?) tem em 2015 são:
Chutão do Bressan;
Simulações do Cirino e do Gabriel;
Cruzamento pra ninguém do Éverton.
Sério, o time foi um bando. Foram fazer o que em Atibaia? E o pior, foi a atuação da nossa mulambada, pareceu que entraram dispostos no máximo a empatar. Não vou entrar no mérito de discutir se o time tem que jogar bonito, ofensivamente, assim ou assado, mas no mínimo, um time que tem praticamente as mesmas peças e o mesmo técnico a sei lá quanto tempo exatamente (10 meses?) espera-se o mínimo de entrosamento, e capacidade de criar chances de gol. No mais ainda acredito que com o devido puxão de orelha, e se o nosso técnico(até quando?) parar com suas invencionices, podemos ser campeões da copa do brasil e ficar entre os 10 primeiros. Abraços.
Concordo 100% Luxa esta perdido …. mexeu mau em jogos decisivos ( contra Atlético MG e Vasca ) e não consegue dar um padrão tático nem técnico ao time. Outra coisa preocupante e a falta de tesão pelos 3 pontos ( sangue nozoio ), perdeu ta tudo bem … a estamos em busca de austeridade financeira …. time forte só ano que vem …. com isso o time sente e não reage
CIRCO DOS HORRORES CIRCO DOS HORRORES CIRCO DOS HORRORES
Respondendo (que pretensão!) ao VAGNER BSB, eu diria que o que FALTA AO FLAMENGO é APRENDER a chutar a gol !!!!
Nos últimos jogos, temos CRIADO as oportunidades, mas os ARREMATES A GOL têm sido BISONHOS.
O LUXEMBURGO tem que PARAR imediatamente com QUALQUER TIPO DE TREINAMENTO que não seja os de CHUTES A GOL !!!!
É de doer, que o ÉVERTON não saiba que nas condições que a bola sobrou pra ele ontem frente-a-frente com o ROGÉRIO CÊNICO, a jogada seria de um LEVE TOQUINHO POR DEBAIXO DA BOLA e não um CHUTE EM CIMA DO GOLEIRO.
E o que dizer do chute do CANTEROS com o gol TOTALMENTE ESCANCARADO A SUA FRENTE ?????
E os PETELECOS do GABRIEL ?????? !!!!
CONCLUSÃO: o que FALTA O FLAMENGO é saber FAZER GOLS !!!!!
SRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS.
Ess e e o verdadeiro BLOG DO MENGÃO E NAO AQUELA MERDA QUE TA NO GLOBO.COM EXCELENTE TEXTO CERTEIRO DE QUM CONHECE O MENGAO
De pleno acordo. ^Normal^ é a PQP
Um artigo muito bom do Arthurzão, no seu estilo de sempre, sendo que o segundo parágrafo, na minha opinião, é PRIMOROSO.
Se fosse pelos artigos do Arthurzão, o Flamengo seria um eterno campeão. Mas, no tocante ao futebol …
Vi um jogo que o profexô fanfarrão não viu.
Ao longo da primeira etapa, disse para os meus dois filhos ^brasilienses^ (afinal, estávamos ainda na comemoração do Dia das Mães), sob o protesto deles, que o São Paulo estava nos esnobando, não por ter escalado um time ^quase^ misto, mas pelo excessivo toque de bola, SEMPRE PELO MEIO DA NOSSA DEFESA (defesa – int.), como se tivessem certeza de que iriam vencer a qualquer minuto.
É óbvio que sou da ^melhoridade^ (que vá pra PQP quem inventou tamanha mentira), época da vida em que há uma pequena predominância do pessimismo, eis que, afinal de contas, não teremos mais 20 anos para apreciar o Flamengo.
Temos que apreciar, aliás como sempre, com a certeza de que poderá sair VENCEDOR, o que, na tarde ontem, NÃO ACONTECEU.
Tudo bem que, no nome – apenas no nome – somos um Clube de Regatas.
Na realidade, todos sabem, somos um clube de FUTEBOL, o que, desde 2009, apesar de boas e más intenções, não se consegue ver.
Sabemos todos, torcedores rubro-negros, que ainda faltam longas trinta e sete rodadas, vale dizer, que muita água ainda vai rolar.
Sabemos todos, torcedores rubro-negros, que existem no Brasileirão uma porrada de times fraquérrimos, entre eles os nossos irmãos cariocas, que nos garantem, pelo menos em tese, uma nova participação para o próximo ano.
Não é isto, no entanto, o que queremos, todos nós, torcedores rubro-negros.
Queremos um time, sendo certo que, para nosso desejo se concretizar, é FUNDAMENTAL que tenhamos pelo menos BONS JOGADORES de meio-de-campo.
Admito que o Jonas, como ^destruidor^ é eficiente, mas o resto é de chorar na rampa.
Fantasiaram o argentino Canteros, que talvez seja um pouco menos medíocre, mas é só.
Além do mais, o Cirino, que apareceu tão bem, está a cada jogo pior, pelo que não temos atacantes também, embora ainda acredite que o paranaense possa se recuperar.
Pessimistas SRN
FLAMENGO SEMPRE
O QUE FALTA AO FLAMENGO??!!
Ao ver o jogo de ontem, pudemos perceber que o time precisa de maneiras de se articular melhor. Precisa de jogadores de meio-campo que consigam trocar passes mais curtos e de forma mais rápida.
Só que, para isso, é necessário um mínimo de qualidade e de entrosamento. Esse mínimo de qualidade nós temos, mas parece que não conseguimos encontrar um entrosamento ideal. E o Luxa, que deveria ser o responsável por isso, parece que não consegue fazer o seu trabalho sem ter as peças que ele vive reclamando que não tem.
Na verdade, quase nenhum time as tem.
Vi praticamente todos os jogos da primeira rodada. À exceção dos jogos que foram no mesmo horário do jogo do Flamengo, consegui dar uma boa olhada nas demais equipes. E digo, sem nenhum medo de errar, que o Flamengo pode, sim, conseguir vaga para a Libertadores com o atual elenco.
MAS, para isso, o time precisa melhorar o entrosamento, as trocas de passes e, também, as finalizações. Só que, para conseguir isso, é necessário que as peças funcionem e joguem juntas (trabalho para o Luxa!!).
Acontece que, aparentemente, o Luxa quer mostrar que precisa de algo mais para fazer o que JÁ poderia estar fazendo. Ele diz o tempo todo, ou deixa transparecer, que precisa desse jogador especial para fazer as outras peças do time funcionarem. E eu acho que as outras peças já poderiam estar funcionando muito melhor do que atualmente estão (falta entrosamento).
Não disse em nenhum momento que falta treino. Treinando eles estão, mas parece que essa “liga” não está pegando e o Luxa, em vez de tentar juntá-las de outro jeito, fica esperando a “cola especial” para fazer a coisa daquele único jeito que ele imagina. Estabeleceu a imutabilidade do sistema 4-3-3 no Flamengo, mesmo quando as coisas (EVIDENTEMENTE) não estão funcionando a contento.
O Sistema deveria variar do 4-3-3 para o 4-2-3-1 e, em muitas ocasiões, deveria voltar ao 4-4-2. O jogo de ontem foi um exemplo disso. Tivemos dois jogadores que não ajudaram em nada a formatação do time durante o primeiro tempo (Almir e Gabriel) e que foram substituídos por jogadores que também não ajudaram muito (Mugni e Arthur Maia). O Mugni por não conseguir fazer o que o Luxa acha que ele pode. E o Arthur Maia porque não teve o apoio necessário e por ter entrado mal mesmo. (Até agora não entendi a “barração” para o Almir)
Enfim, o Luxa tem mais peças que, pelo menos, 15 times da série A. Precisa encontrar maneiras de fazer esse time jogar melhor. Seja na variação do esquema, seja na colocação das peças em cada jogo ou circunstância.
Ontem também tivemos um exemplo forte disso. Quando o Ganso entrou, o que deveria ter feito o Luxa?? Deveria ter entrado com um terceiro homem de meio-campo para anular essa vantagem técnica que o São Paulo teria. Ele fez o correto ao tirar Almir e Gabriel, mas fez errado ao colocar o Mugni em vez de colocar o Márcio Araújo (que é muito melhor marcador que o Mugni). A entrada do Arthur Maia foi correta do ponto de vista técnico, mas deveria ter começado o jogo com ele e, se o jogo necessitasse de alguém com mais força física (especialmente com o campo pesado), aí, sim, entraria o Almir no decorrer do jogo para ter esse diferencial físico na partida. (Pato que o digo!)
Para terminar, os jogadores precisam melhorar, e muito, as finalizações. Não é possível que jogadores profissionais não pensem na hora de executar as ações. Tivemos vários exemplos disso ontem. Éverton sozinho na frente do Rogério (que fica no chão em TODOS OS LANCES DESSE TIPO desde que eu me lembro por gente – às vezes até ajoelha) chuta rasteiro quando deveria dar uma cavadinha.
Cirino driblou o Rogério e, em vez de adiantar a bola e deixar o goleiro pra trás para ter o gol livre, o que ele fez?? Chutou sem ângulo e de longe inexplicavelmente. Canteros recebeu o rebote da jogada do Cirino com o goleiro e, em vez de dominar para chutar com precisão, tentou de primeira e errou feio. O QUE É ISSO?? Falta de preparação específica para o jogo!!
Se você é atacante, precisa saber quem é o goleiro que você irá enfrentar. Sempre que for enfrentar o Rogério, o atacante já deve entrar em campo pensando no que fazer. Sabendo que é sempre melhor tocar por cima em jogadas como a do Éverton; que tem mais velocidade como na jogada do Cirino e que a recuperação é improvável (para não dizer impossível) como no lance do Canteros. Faltou preparação e não sei se faltou treinar especificamente esse tipo de coisa para o jogo contra o São Paulo. Falha de quem?? Só do Luxa?? Aí eu acho que não. O jogador também precisa se preparar mentalmente para esse tipo de coisa. E treinar os fundamentos já pensando nessas situações.
Nós, que não somos profissionais nem ganhamos dinheiro com isso, pensamos nesses detalhes o tempo todo por sermos torcedores. Por que os atletas não pensam?? E pior, por que a comissão técnica não pensa também? Ainda mais sabendo que as oportunidades, pela falta desse jogador especial, serão em pouca quantidade. E, especialmente por isso, não podem ser desperdiçadas por displicência ou falta de previsibilidade.
Especulativas SRN a todos.
Repetindo Mauro cezar , o São Paulo está dando graças a deus que não contratou o luxa e agora o flamengo vai ter que segurar essa buxa até sabe-se lá quanto. Cirino não é centroavante ponto. Gabriel não joga nem na minha pelada de fim de semana ponto. E canteiros não é gerson ( só ele acha que é com seus lançamentos ridículos ) e pra finalizar mugni é meu ovo esquerdo
Texto no melhor estilo Mulhenberg, com o pano de fundo luxuoso do fabuloso Chet Baker.
Só isso mesmo para aliviar a tristeza que senti ao ver o jogo do Flamengo, ontem.
Aliás, ultimamente, apenas torço quando vejo os jogos do Flamengo, pois até quando ganha, o futebol apresentado tem sido feio, muito feio. E quando você acha que não dá pra piorar, entra o Mugni…
Saúde e Sorte
Jogamos bem apenas os primeiros minutos, não entendi nada a mudança na escalação e a entrada do Almir, o cara sentiu o peso da estréia e sumiu na partida, o Arthur Maia que vinha treinando como titular e indo bem foi sacado do time, não entendi nada o que o Luza fez, mas ainda estou confiante que com o Samir e o Paulinho entrando no time vamos brigar para sermos Campeões.
SRN
O pior é que “aquilo” que vimos ontem é o que supostamente o Flamengo tem de melhor. Do atual elenco, quem é que pode entrar e melhorar minimamente o rendimento do time? Paulinho (eternamente contundido), Alecssandro, Cáceres, Samir, Márcio Araújo, Luiz Antonio, Mugni, Eduardo da Silva? São todos jogadores de regulares a péssimos. Ou seja, do mesmo nível dos supostos titulares que proporcionaram aquele espetáculo dantesco no Morumbi, contra um São Paulo a meia boca e com uma defesa batendo cabeça e doida pra entregar a rapadura. Sem contar que os jogadores de quem se esperava um pouco mais de qualidade, não vem jogando nada faz tempo. Marcelo Cirino, definitivamente resolveu adotar o estilo cai-cai do futebol carioca. Prefere tentar simular faltas a chutar a gol. Simplesmente ridículo. Canteros agora só reclama da arbitragem (esse resolveu adotar o estilo do futebol brasileiro no geral). Não marca mais ninguém, não finaliza e não acerta um passe. Everton, fica correndo de um lado para o outro feito um “abestado”, não acerta um cruzamento, finaliza pessimamente e acaba o jogo completamente esbaforido, mas sem ter feito nada de útil. Não vou nem falar de Gabriel, porque desse nunca esperei ou espero nada mesmo. E para finalizar o retrato da desgraça, o “Pofexô Wandembrugo”está mais perdido do que cachorro que cai de caminhão de mudança. Aquela “surpresa” Almir, só pode ser brincadeira de mau gosto. E o sujeito ainda vem com a desculpa de que o meio de campo nunca jogou junto. E quem treina e escala aquela porcaria não é ele não? Vai te catar imbecil. E ainda fica cavando sua ida para o São Paulo, exaltando a qualidade de Ganso e Pato, elogiando o elenco e agradecendo o convite da diretoria. Se acabar no São Paulo, já pode colocar na sua conta os primeiros três pontos do tricolor paulista no Brasileirão. Vai ser duro aguentar essa “barangada” até dezembro. E pode começar a contagem regressiva Arthur: ainda faltam 45!
Observações, como sempre, muito apropriadas, não só sobre o jogo como em relação à tétrica entrevista do Luxemburgo.
Difícil definir o que foi pior.
SRN
Terrível! Horrível! Um verdadeiro horror!
E olhe que não estou comparando com nada nem ninguém.
Só quero ver algo parecido com futebol. Jogador profissional que não se toca de estar em impedimento matando um contra-ataque, não merece perdão.
E foram seis vezes – eu disse 6. Chama os cortadores de cabeça lá dos oriente.
É irritante ver esse time do Flamengo.
Já disse lá no Murtinho e repito aqui: só se salva, MESMO, o Jonas que, tudo indica, deixando o MMA de lado, vai se transformar em grande jogador. O PV, mesmo sendo bom, ainda dá bobeiras que não fazem parte da cartilha de um grande goleiro. Mas não merece corneta. E gosto do Pico que deveria ser deslocado pra lateral direita com a entrada do Armero – se é que este também não é um perebão furunculoso.
Ou seja, o Flamengo troca uma dívida de mais de 10 milhões do Rodrigo Mendes por Pará e Bressan. É por essas e muitas outras do nível que o a diretoria é questionada no que diz respeito ao futebol. Se não houver equilíbrio entre o pés no chão e o vôo do urubu, neguim vai chutar o balde. E com razão.
Não sei se dá pra esculhambar o Luxa com esse elenco de merda, mas dizer que o Almir foi bem, aí já é demais.
A defesa é uma baba constrangedora. Quatro jogadores das meninas totalmente livres na pequena área. Ah! faça-me o favor!
Acho que o buraco e um pouco mais embaixo ainda infelizmente. Fomos eliminados pelo timinho da VASCA no estadual, ficamos 15 dias treinando em Atibaia e ontem o time foi um lixo – defesa peneira, meio de campo nulo ( Gabriel, Almir e Everton com a mesma função em campo ) e nosso ataque …. pelo amor de deus melhor nem comentar quando se percebe que o Alecsandro fez falta e porque a coisa esta feia demais mesmo. Luxa me preocupa ….. não consegue dar padrão, nem esquema. Claro que ainda esta cedo para afirmar que vamos lutar para não cair …. mas o começo foi um LIXO.
Ah Arthur, não acho que o time correu de maneira honrosa. Até o Figueirense sabe fazer uma retranca e manter um 0x0 com os Bambi. Se não sabe jogar bonito, tem que saber jogar feio.
Foi lógico que o time não apresentou o mínimo que haveria de ter jogado.
Mas fora isso que já é dasanimador, começa aquela MALDITA história que “é normal perder aqui”, logo, dando pouca importância para derrotas.
Cacete, não é normal o MENGÃO perder!!!!
Não é normal essa mediocridade, isso não faz parte da nossa história, por mais que já a alguns campeonatos tentam passar essa idéia…
Fiz uma observação, no mesmo sentido, que acabou saindo como um comentário independente.
Realmente, isto toambém não é normal.
Não temos jogador pensador, mas temos time pra jogar marcando sob pressão no campo do adversário: Éverton, Cirino, Gabriel…são jogadores de muita velocidade. Podem e devem jogar pressionando a marcação no campo do adversário, mas infelizmente isso não tem acontecido. São Paulo foi tri campeão jogando assim, o Cruzeiro Bi jogando assim…até o Vice foi campeão jogando assim.
Resumo da ópera: neste time só há quem desarme e corra. Não sei como dessa amálgama sairá um campeão ou um classificado para qualquer coisa que preste.
Marcelo Cirino passou a sua vida em campo correndo pelos lados e coadjuvando aqueles que sabem qual é o drama de ficar na frente do gol e resolver a parada. Mas o alquimista Luxa achou melhor que ele deixasse de fazer o que sabe e passasse a fazer o que definitivamente não sabe. Não sabe e não saberá, digamos, pelos próximos 2, 3 anos. Se tiverem paciência para esperar…..
Vamos combinar: o time é acéfalo, né? Está esperando o quê?
Fala sério, mermão…..3.330 minutos de luta e sofreguidão nos esperam….
O Wallace tá com moral demais nesse time para meu gosto. Não vem jogando nada há mais de ano e ontem conseguiu façanha absurda de perder uma bola na bisonhice para o “raçudo” GANSO…. No segundo gol do São Paulo, ele parecia fazer parte do público, assistiu e torceu (para que a bola entrasse?), só faltou comemorar o gol com a galera… Wallace não merece essa titularidade tampouco a faixa de capitão. Quem devia receber a faixa de capitão é o Everton, este, sim, sempre disposto e dedicado…. O lugar do Wallace é no banco. Marcelo é mais zagueiro , voluntarioso e chega bem nos cruzamentos ao ataque.
No segundo gol quem errou o passe foi o racudo mugni
Não adianta comprar jogadores para estocá-los na enfermaria…
Cadê Samir, Paulinho e Alecgol?
Falta o Flamengo agora me contratar o Valdívia, porque Armero já veio BICHADO…
Em um Clube realmente sério, esse Departamento Médico e a Comissão Técnica já teriam sido demitidos, há meses !
Achei que o time até se posicionou bem, jogando de forma compacta, mas cria muito pouco. Tivemos o contra ataque o tempo todo para ganhar o jogo, mas não soubemos aproveitar as poucas chances de gol. Como disse o Arthur, fui na esperança de ver algo melhor, depois desse tempo pra treinar que o pofexô teve… Decepcionante.
Disposição do time? Correr de maneira honrosa? Sério arthurzão? Estamos falando de futebol ou de 100 metros rasos? As jogadas ensaiadas que o flamengo do luxemburgo(até quando?) tem em 2015 são:
Chutão do Bressan;
Simulações do Cirino e do Gabriel;
Cruzamento pra ninguém do Éverton.
Sério, o time foi um bando. Foram fazer o que em Atibaia? E o pior, foi a atuação da nossa mulambada, pareceu que entraram dispostos no máximo a empatar. Não vou entrar no mérito de discutir se o time tem que jogar bonito, ofensivamente, assim ou assado, mas no mínimo, um time que tem praticamente as mesmas peças e o mesmo técnico a sei lá quanto tempo exatamente (10 meses?) espera-se o mínimo de entrosamento, e capacidade de criar chances de gol. No mais ainda acredito que com o devido puxão de orelha, e se o nosso técnico(até quando?) parar com suas invencionices, podemos ser campeões da copa do brasil e ficar entre os 10 primeiros. Abraços.
Você esqueceu das “entregadas” do Lucas Mugni (vide primeiro gol…) e o bumba-meu-boi na saída de bola do Paulo Vitor….
Concordo 100% Luxa esta perdido …. mexeu mau em jogos decisivos ( contra Atlético MG e Vasca ) e não consegue dar um padrão tático nem técnico ao time. Outra coisa preocupante e a falta de tesão pelos 3 pontos ( sangue nozoio ), perdeu ta tudo bem … a estamos em busca de austeridade financeira …. time forte só ano que vem …. com isso o time sente e não reage