República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Toda vez que dou um passo, o mundo sai do lugar.

Por | 7 de novembro de 2016
56 Comments
  • author avatar
    Aureo Rocha 7 anos ago Responder

    Com concepções e fundamentos de um futebol moderno, trazidos de suas andanças pela Europa, Muricy armou o meio de campo do time do Flamengo com Cuellar, William Arão e Mancuello.

    Pois bem, no dia 24 de abril, o Flamengo perdeu para o Vasco por 2 X 0, e foi eliminado na semifinal do Campeonato Carioca. O time entrou em campo com a seguinte formação:
    Paulo Victor, Rodinei, César Martins , Wallace e Jorge; Cuéllar, William Arão e Mancuello; Gabriel, Marcelo Cirino e Guerrero.

    Em menos de um mês após, ou seja no dia 18 de maio, novamente o Flamengo foi eliminado de uma competição. Copa do Brasil. Agora de forma vergonhosa, perdendo para o Fortaleza, um time da 3ª divisão, pelo placar de 2 x 1, em Volta Redonda. O time entrou em campo com a seguinte formação:
    Paulo Victor, Rodinei, Léo Duarte, Juan e Jorge; Cuéllar, Willian Arão e Mancuello; Everton, Ederson e Emerson Sheik.

    Em ambas partidas, o meio de campo foi composto por Cuellar, Arão e Mancuello.

    (Há quem diga que a culpa dessas eliminações foi determinada pela fraqueza da defesa. O que não se justifica, porque praticamente com esta mesma defesa, mas com o meio de campo formado por Amaral (cabeça de área) Luis Antônio e Elias, o Flamengo conquistou brilhantemente a Copa do Brasil de 2013. Na partida final compuseram a zaga, Wallace e Samir. ambos escorraçados do Flamengo por torcedores em redes sociais).

    No dia 26 de maio, oito dias após a deprimente desclassificação para o Fortaleza, Zé Ricardo assumiu interinamente o comando do time, com a seguinte informação do Godinho à imprensa:

    “Não tem prazo para anunciar um novo treinador. Abel é um técnico de renome, mas pode ser que a gente cogite outra alternativa. A diretoria vai trabalhar em paralelo para que isso não influencie no trabalho do time em campo.”

    O Zé Ricardo, ao assumir o comando do time praticamente não tinha zagueiros a sua disposição. Tanto é verdade, que foi obrigado a escalar no jogo contra a Ponte Preta o jovem Leo Duarte e o irregular César Martins.

    Ora, o tão aplaudido futebol moderno com volantes técnicos, de característica ofensiva, já tinha nos proporcionado duas vexatórias desclassificações.

    Ao interino e novato Zé Ricardo se apresentavam duas alternativas: insistir com o fracassado meio de campo, mas de alto padrão técnico, ou criar um novo meio de campo, escalando o covarde, limitado, pereba, perna de pau, Márcio Araujo, a fim de “fechar a casinha”, eis que não dispunha de uma zaga que merecesse confiança.

    Assim, já na primeira partida sob a sua direção, Zé Ricardo armou o meio de campo com três volantes: Márcio Araújo, Cuellar e Arão. Venceu a Ponte Preta por 2 x 1.

    A partir daí, Zé Ricardo, renunciando assim às concepções do futebol moderno, que exige volantes técnicos, efetivou o Márcio Araújo, para exercer as funções defensivas de “cabeça de área”, com o objetivo de dar proteção à defesa.

    Pois bem, mesmo com este futebol ultrapassado, Zé Ricardo, após um bom desempenho do time e 49 dias de ansiedade, foi efetivado, com prazo de duração até o fim deste ano. Medida amplamente festejada pela torcida rubro-negra.

    Agora, encarnando o espírito do “falecido” André, vou dizer que em 12 anos, o Flamengo só terminou três vezes no G4:

    2003- 8º lugar
    2004 – 17º lugar
    2005 – 15º lugar
    2006 – 11º lugar
    2007 – 3º lugar
    2008 – 5º lugar
    2009 – campeão
    2010 – 14ºlugar
    2011 – 4º lugar
    2012 – 11º lugar
    2013 – 16º lugar
    2014 – 10º lugar

    Por isso, entendo de extrema maldade os comentários desabonadores ao trabalho do Zé Ricardo, que se não foi tudo aquilo que se desejava, também não se pode classificar de fracassado.

    E eu atribuo ao fraco desempenho do time nas últimas partidas única e exclusivamente às desgastantes viagens durante o ano inteiro por este Brasil afora. Ao fim da temporada, as pernas já não obedecem o cérebro.

    Para não mais me estender, apesar de já extenso o comentário, convém destacar que uma coisa é escalar um time no papel, com um imaginável esquema tático, e outra é trabalhar um elenco diariamente no campo de serviço – porque o primeiro é fruto de um mundo fictício ou virtual, enquanto o segundo da própria realidade. São dois mundos distintos: o imaginado e o real.

    S R N !

  • author avatar
    carlos moraes 7 anos ago Responder

    Meu Deus !
    Exatamente 21.52 H, acabo de chegar em Brasília – como integrante de uma classe injustiçada pelo Governo Federal que dá aumento para todo mundo menos para ela, viajei de charrete-avião, por um preço mais barato – pretendendo descansar.

    Abri, como sempre faço, este RP&A que adoro, e … cai para trás.

    O páu comeu na casa de Noca, só porque o Murtinho – depois de uma comparação que ainda vou abordar infeliz entre 2009 e 2016, somada aos não sei quanto por cento de êxito dieguiano, que precisa também ser contextualizado – FALOU SIMPLESMENTE A VERDADE.

    VERDADE que ele diz ter descoberto em 1970, mas que é ETERNA.
    Em campo, SEMPRE OS MELHORES.

    Positivamente, não podem ser os MELHORES um tosco Pará, o burocrata mais burocrata do futebol, que atende pelo nome de Márcio Araújo, quase sempre omisso e inoperante, o inacreditável Arcanjo Gabriel que há Q-U-A-T-R-0 anos atormenta os torcedores rubro-negros, o impávido Marcelo Cirino, dono da velocidade mais burra do futebol brasileiro, o perna-de-pau com carteirinha assinada Everton, que, nos primeiros anos – que já se passaram há muito – ainda acertava alguma coisa, o Fulano, o Cicrano, o Beltrano e assim por diante.

    Enquanto isto, jogadores contratados a peso de ouro, EXATAMENTE PARA SUBSTITUIREM ESTES PANGARÉS DA VIDA, como o selecionável colombiano Cuellar, primeiro volante de peso, o eclético Mancuello, que, antes mesmo de chegar no Brasil, já era elogiado por quem o conhecia da Argentina, como foi o caso do nosso querido Bill Duba (LEMBREM-SE DO JAILTON, o Zé não quis se lembrar), o Rodinei, de boa passagem pela Ponte Preta e muito superior ao que já foi chamado de Mito.

    Isto sem falar nos campeões da Copinha – NENHUM APROVEITADO pelo próprio técnico que os conduziu.
    Thiago Ennes é um lateral muito melhor que Pará, Ronaldo um primeiro volante cem furos acima do Burocrata, Paquetá mais lúcido do que Everton, Cirino e Gabriel juntos, Vizeu com mais sentido de centroavante do que o peruano (que mereceria ficar no time). Léo Duarte, sem uma chance concreta, poderia ser superior ao destrambelhado Rever do penalty mais burro da história do futebol.

    Curiosamente, foi EXATAMENTE o Zé Ricardo, com a lamentável colaboração do anencéfalo, covarde e vingativo Jayme de Almeida Filho quem barrou todos eles ou não deu oportunidade a muitos deles.

    Com um técnico de futebol – pode não ter dado certo, mas é UM TÉCNICO DE FUTEBOL – o Muricy Ramalho (aí discordo da tirada jocosa do Murtinho, exército de Brancaleone, gozadíssimo filme dos anos 70, salvo engano), Cuellar e Mancuello eram titulares, assim como Léo Duarte e Rodiney.

    Vou falar apenas de passagem no caso ADRYAN, para não deixar ainda mais nervoso o Schwarzzennegger.
    Vítima da covardia moral do The Glasses, foi mandado embora, como outros mais (César, Marllon – sabiam que é titular absoluto do virtual campeão da Série B, o rubro-negro goiano – Caio Rangel etc etc etc etc e põe etc nisto.
    Voltou e dizem os zangadinhos que prefere o come e dorme.
    Se fosse ele, nem no come e dorme ficaria.
    A cada jogo, além de escalar Pará, Rever, Burocrata, Gabriel, Alambique, Everton, Fernandinho, Cirino e outros fenômenos da bola. a dupla Zé Jayme relaciona um total de 23 jogadores.

    Perguntinha inocente – ADRYAN é relacionado. E o Léo Duarte, E o Ronaldo. E o Thiago Ennes. E o Lucas Paquetá.
    CLARO QUE NÃO.

    Somente os favoridos de Batman e Robin.
    Eles SEMPRE.

    Para quem pretendia descansar já escrevi muito além da conta.
    Para defender quem não precisa de defesa, pois o MURTINHO é um baluarte da crônica futebolística e não futebolística.

    Em defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO, que não pode ser enxovalhada, em um Páis como o nosso em que tudo está sendo vergonhosamente RASGADO.

    Entristecidas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    Cesar Porto 7 anos ago Responder

    Parabenizo o Murtinho. Que beleza de texto. Só dou um pitaco, no caso do Marcio Araujo, que acho incabível num time que pretenda ser campeão brasileiro, mas perfeitamente justo para um time que não tem, em todo o elenco, nenhum jogador que se disponha a fazer com honra aquele papel de marcar e jogar num lugar onde nenhum “estrela” quer, por ser a posição menos valorizada do futebol. Ele não jogaria no meu time da Praça da Luz nem no da General Roca.
    Convordo que o esquema depende dos jogadores e não de um clichê pragmático do treinador. Não se pode ir para uma caçada levando lindos cisnes ou coelhos felpudos, assim como não se leva leões ou tigres para assistir a um safari, martelos para relojoaria ou pinças e bisturis para um desmonte de construção civil. Márcio Araújo é um ancinho que se usa para limpar uma certa área e mesmo deixando passar algumas coisas, carrega os pedregulhos que sujam nossa entrada da casa, mas entrega os mesmos pedregulhos ao primeiro que apareça. É o instrumento que temos. Eu o perdoo, mas que ele peca, peca…….. e como…..
    Já que foi feita uma estatística com os jogos com e sem Diego, data venia, sugiro que se faça o mesmo com o “astro” Guerrero.
    De resto, concordo com tudo, aplaudo e até agradeço pela pérola escrita.
    Que o Bandeira leia, pois representa o que a grande maioria pensa, mas a paixão não nos deixa externar.

  • author avatar
    Rasiko 7 anos ago Responder

    Jorge, com todo respeito e humildade, você copiou e colou alguns dos meus comentários, com a ressalva de que o fez “contextualizando” ao seu estilo inconfundível.

    Não há o que acrescentar. Por isso mesmo, volto a frisar, meu medo ou receio ou temor, é que o Zé já tá, de acordo com a diretoria, definifo pra 2017. E o Márcio Araújo também. Idem Fernandinho e provavelmente continuaremos a ver Gabriel nas imediações, ou pior, na titularidade. Do Cirino me nego a falar. Por isso também tenho todas as desconfianças quando neguinho fica entusiasmado com Marinhos, Kenos e que tais e recomenda que o Flamengo o contrate urgente. Fogo de palha, aposta, na maioria das vezes, furada. Cabe à torcida fazer seu papel e exigir a demissão desses perebas – incluindo o Zé.

    Insisto também que o Banana acerta as contas de um lado e desperdiça de outro – no futebol. A falta de visão desses caras é abaixo da crítica.

    ps-porque não o Mozer de técnico?

    srnp&a

    • author avatar
      Rasiko 7 anos ago Responder

      definido em vez de definifo

  • author avatar
    Artur 7 anos ago Responder

    Cara toda vê que leio vc ,me parece eu mesmo falando do Fla .Fora a poesia claro

  • author avatar
    Carlos_SP 7 anos ago Responder

    Murtinho,

    Passando rápido pois a vida tá puxada e a correria grande. Achei o texto de excelente qualidade e de profunda reflexão. Concordo em gênero, número e grau. Alguns donos da verdade se sentem ofendidos e saem ofendendo, prova de seu alto nível intelectual.

    Concordo em muito com sua avaliação e em momento oportuno, com mais tempo volto para externar o que penso. De forma simplista, sou um dos que sempre defendeu que o Zé tinha a oportunidade na mão de fazer algo transformador, não só para o Flamengo, mas para o Brasil. Para que isso acontecesse, escrevi em resposta a ele aqui no RPA (o Presida me assegurou que foi ele mesmo quem escreveu, logo confio plenamente) que ele tinha dois caminhos a seguir, o BAU (business as usual) dos técnicos brasileiros, com esquemas manjados e com mais medo de perder que vontade de ganhar, ou arriscar e ser o diferencial no nosso futebol, mesmo que comprometesse no curto prazo o campeonato em questão.

    Na minha opinião, partiu ele a navegar na primeira opção o que me decepcionou sim, não vou negar. Fico puto de perder o título mais fácil dos últimos anos? Sim, fico. Mas não é esse o x da questão, o x da questão está embutido no seu texto. O x da questão é montar um time com os melhores para os melhores. É ao final de cada jogo não ver a imprensa e parte da torcida dando nota maior para o cara que mal mal sabe destruir e em nada sabe construir. Porra, não levamos um gol do botachorro pq o cara correu.. Caramba, e o que fizemos de positivo?

    Não temos um super elenco, ok, não temos, mas quem tem????? Temos jogadores de qualidade no banco, temos um esquema fixo e imutável com gabrieis, Cirinos, Araújos e etc…

    Dito isso, vida que segue. Temos que aprender com os erros e deslizes. Não defendo a saída do Zé. Meu único porém é se tivéssemos o Sampaoli na marca do pênalti. Não temos, logo entendo que o Zé ainda pode ser o cara, mas para isso não podemos bater no ombro dele e falar: Zé você foi foda. Zé siga em frente que você está bem. Prefiro que alguém, de preferência o Mozer, bata no ombro dele e diga: Zé, gostamos de você, vc é um cara bom e promissor, mas DEU MERDA. Então, vamos planejar 2017 entendendo que não dá pra ser do jeito que foi. Ok, você pegou um time no meio, você é novo na função e teve desequilíbrios, mas quero saber de você “Qual a atitude que você pretende tomar para 2017??” “Como você pensa nosso time, como vc pensa que ele deve jogar, fazendo um gol e recuando?””

    Enfim, precisamos de reforços pontuais, precisamos de que alguns, como você Murtinho (craque de bola com selo de qualidade “MULA” de futebol) disse acima, abram espaço. Mas precisamos do inconformismo que leva a mudança e não o conformismo que traz estagnação.

    Dito isso, me voy.

    SRNs

    • author avatar
      Romano 7 anos ago Responder

      Grande cavaleiro Carlos, precisamos de reforços pontuais sim.

      Mas não podemos esquecer que esses reforços foram contratados já esse ano.

      Contratou-se um caro primeiro volante da seleção colombiana.

      Contratou-se um também caro meia com passagem pela seleção da seleção argentina.

      Contratou-se um centroavante renomado, embora vindo de temporadas ruins, pra fazer companhia àquele que era nosso único centroavante do elenco, VIZEU.

      Contratou-se um zagueiro, idem caríssimo, que chegou com a fama de melhor zagueiro da Libertadores do ano passado.

      A INVARIÁVEL utilização de Araújos, Gabrieis, Evertons e Cirinos num esquema que não teve qualquer variação (não me venham dizer que contra o corinthians houve variação, pois o esquema foi exatamente o mesmo, com o Mancuello de “ajudante de lateral”, “porteiro de corredor”, deem o nome que quiserem) foi uma opção do Zé Ricardo, e não uma necessidade por falta de material humano.

      Até porque nosso momento de melhor futebol no campeonato foram aqueles 15 minutos finais contra a chapecoense, quando tivemos Diego, Mancuello, damião e Guerrero, triangulando, tabelando e fazendo belos gols.

      Por que tal formação nunca mais foi utilizada? Um mistério de difícil explicação. Certamente os advogados do Zé responderão à essa pergunta com seus nicks fakes e ofensas, menos com argumentos, como fizeram o campeonato inteiro.

      O resultado das opções do Zé é o seguinte: voltas olímpicas ao fim do Campeonato Brasileiro, da Sul-Americana e da Copa do Brasil, sendo realizadas por times que não são o Flamengo. Assim como vimos na Taça Guanabara, na Taça Rio, no campeonato carioca e na Primeira Liga.

      Assim como é há 3 anos. Três anos com gabrieis, evertons e araujos. Três anos na fila.

      A contratação desses “reforços pontuais” pra 2017 tem que ser muito bem pensada. Senão vejamos:

      Falam do Felipe Melo. Gosto muito do futebol dele. É um volante forte, bom marcador, e que tem facilidade no trato com a bola. Gosta de ir ao ataque, e o faz muito bem por sinal. É bem provável, se mantiver a coerência, que o Zé não entenda que ele é primeiro volante, embora o tenha sido a carreira inteira, e coloque-o para disputar posição com Arão, como fez com o Cuéllar.

      Falam também do Vitinho, bom atacante, mas não é centroavante. É bem provável que seja utilizado como mais um “porteiro de corredor” e dispute posição com o Everton, com grande chances de ser reserva deste último, posto que mais acostumado ao trabalho na lateral. Não custa lembrar que ele fez isso com Mancuello, Sheik, Cirino, Fernandinho, etc.

      Temos uma defesa acertada. Mas é nítido que o Diego precisa de alguém pra dialogar no meio-campo. Então precisamos de um meia? Mas o Zé tem o Mancuello, o AP e o Adryan, e foram raras as vezes que jogou com dois meias, à exceção de momentos de desespero em fim de jogo precisando buscar resultado. Pagaremos caro em um novo meia para ficar no banco?

      Essas perguntas precisam ser feitas. E não serão por quem acha que está tudo certo, está tudo lindo. Quem se contenta com vaga na Libertadores (como se não tivéssemos jogado várias nos últimos anos), mesmo sabendo que até o foguinho provavelmente conseguirá a mesma grande conquista, não vai se interessar por perguntar isso.

      Tivemos uma legião de reforços caros, concorridos, que ficaram largados no banco de reservas o campeonato inteiro, em detrimento da titularidade eterna de alguns que há anos torram nossas paciências e nunca ganharam nada. Chegar na reta final do campeonato, em jogo decisivo, depois de várias semanas livres para treinamento, com Araújo, Gabriel e Cirino em campo é BRINCADEIRA. O resultado foi um único chute a gol em noventa minutos. Diego jogando sozinho, enquanto Gabriel e Fernandinho perdiam TODAS as bolas que chegavam a seus pés. Só não perdemos porque um sei-lá-quem do foguinho conseguiu perder um gol que um atleta do futebol de 7 paraolímpico faria sem qualquer dificuldade.

      O texto do Murtinho é perfeito, mas obviamente, foi recebido com agressões e ataques de pelanca. Quando eu estava ainda no terceiro parágrafo sabia que ia ser assim.

      Gol da Alemanha e mais um ano sem título.

      Continuem aplaudindo márcios araújos.

      SRN

  • author avatar
    Eduardo 7 anos ago Responder

    Murtinho, desculpe discordar em tempos de extremismos. Zé Ricardo é o melhor treinador do campeonato. Márcio Araújo é o melhor “camisa 5” do campeonato. Os mesmo problemas que enfrentamos para vencer são os mesmos enfrentados pelo Palmeiras. Os dois times do topo estão pra lá de manjados pelos treinadores adversários. A diferença entre os dois pode ser atribuído a sorte, arbitragem ou cobranças de lateral pra área. SRN

    • author avatar
      Legolas 7 anos ago Responder

      Taí, o cara deu a opinião dele, contrária à do Murtinho, expôs seus argumentos (ainda que curtos, rápidos e ligeiros) e o fez com todo o respeito.

      Discordo 100% do Eduardo, nem o conheço, nem me lembro de o já ter visto por aqui mas, seja lá ele quem for, o parabenizo pelo comentário.

      SRN

    • author avatar
      Rasiko 7 anos ago Responder

      Eduardo, também concordo com o Legolas no que diz respeito… ao respeito, mas não concordo com nada do que vc disse, principalmente quando se refere à sorte, que nada mais é do que o inesperado que não sabemos explicar porque não temos capacidade de enxergar onde a linha se embaralha ou se solta. O nome disso é treinamento, treinamento e mais treinamento. Coisa que parece não acontecer no Flamengo, haja visto a crônica incapacidade de fazer gols desse time.

      srnp&a

  • author avatar
    Xisto Beldroegas 7 anos ago Responder

    É claro que se Gabriel e Fernandinho fossem cracaços seria melhor, mas estariam deispostos a exercer, digamos, o trabalho braçal que fazem atualmente? Os craques têm lá suas idiossincrasias, e fazem beicinho quando lhe dão missão que eles acham que é “trabalho sujo”. Gabriel e Fernandinho cumprem muito bem esse trabalho, haja vista o desastre que foi a substituição dos dois contra as galináceas. Nessa altura do campeonato é bom não mexer em nada, dar uma do suicida otimista quando passa no sétimo andar, “até aqui tudo bem” e está bem mesmo em comparação com recentes anos. Só o estigma do rebaixamento continua, agora é lutar pra não cair fora da primeira fase da Libertadores. E eu que pensei que esse ano estaríamos livres dessa maldição. Não adianta, de tanto repetido já faz parte de nosso carma. E ainda dizem que há coisa que só acontecem ao Bostafogo.

  • author avatar
    Julio 7 anos ago Responder

    Concordo em relação às projeções e ao erro que é fazer desmanche no calor da derrota. A comparação com 1978 foi pertinente! Ainda temos a geração 1990, a segunda melhor da história do Flamengo, rifada pelo presidente mais covarde da história rubro negra, o Veloso.

    Que se mantenha a base e que em 2017 o Flamengo faça papel melhor que esse ano! O que dói é ver que o time esqueceu daquele futebol envolvente que nos encantou no meio do campeonato…

  • author avatar

    Discordo de quase tudo o que você escreveu, seu pior post, lamentável sob todos os aspectos, parece coisa desses urubus agourentos que nas vitórias se calam e nas derrotas afirmam que tudo está errado e vem aqui vomitar todo tipo de asneiras e você lamentavelmente embarcou nesta furada, seu post de hoje é digno da lata de lixo.

    Evidentemente que ninguém acerta todas o tempo todo mas negar o que está bem cristalino é se guiar pela cegueira, esse elenco é o melhor dos últimos anos a campanha fala por si só, já estamos na Libertadores 2017 com várias rodadas de antecedência, fato quase que inédito, pois quando não chegamos como campeões quase sempre nos classificamos na bacia das almas tendo já encarado, inclusive, uma fase classificatória algum tempo atrás, hoje dificilmente ficaremos de fora da fase de grupos diretamente, portanto, o trabalho até aqui é muito bom e negar isso é brigar com os fatos.

    Querer renegar o trabalho do Zé Ricardo é pura covardia, é sacanagem mesmo, duvido que algum técnico desses merdalhões, que estão por aí fariam melhor, não errei não, não quis escrever medalhões são merdalhões mesmo.

    Não entendo as criticas ao Fernandinho, se o futebol de alguém cresceu desde que chegou ao flamengo esse foi o do Fernandinho, Gabriel não é jogador pra desequilibrar jogos, ele se tornou um jogador tático, muito útil nos tempos atuais, ele atrapalha a saída de bola adversária e abre espaços pro avanço pelas laterais e vamos sem bem sinceros quando iniciamos as partidas com Mancuello e Alan Patrick nunca jogamos bem, pelo contrário cansamos de oferecer espaços generosos aos nossos adversários pois os espaços entre meio de campo e defesa eram imensos tendo somente Márcio Aráujo como homem de marcação pois Arão, Diego, Mancuello, Alan e Guerrero não são muito chegados a voltar pra marcar aí os cornetas caem de pau no Márcio Aráujo como se ele, sozinho, fosse obrigado a cobrir todo setor de meio, laterias e zaga.

    Não tem essa de barca pra 2017, temos muito pouco pra contratar e dispensar, já são certas as saídas de Juan que sequer deveria ter retornado, assim como Emerson e a saída do Chiquinho, podemos por no rolo como moeda de troca Marcelo Cirino, Paulo Vitor e o come dorme imprestável que atende pela alcunha de Adryan no mais é a manutenção dos que já estão aí contratando no meu entendimento 1 zagueiro pra disputar a posição com o Vaz, 1 lateral esquerdo pra reserva do Jorge, 1 ou 2 meia direita ofensivo e mais 1 ou 2 atacantes, fala-se no retorno de Felipe Melo ??? fala-se em Bernard, fala-se em Vitinho, fala-se em Nilton ??? vamos aguardar o fim de ano né, ainda nos restam 4 rodadas e com mais 8, 9 pontos estamos na fase de grupos da Libertadores, o que já é uma conquista queiram ou não os cornetas, cornetas que já pediram até Antônio Lopes como treinador em 2017 e mais chances pro como dorme do Adryan pra você ver o nível dos cornetas que nós temos por isso apelo que você Murtinho não abrace essa causa.

    SRN

    • author avatar
      Romano 7 anos ago Responder

      E é por causa de comentários intolerantes, desrespeitosos, cheios de falsa moral e raiva como esse é que vários bons comentaristas foram debater Flamengo em outros foros.

      Você, Schwarzenegger, é que com esse comentário cheio de ódio contra o Murtinho – que ao contrário de vc é genial e antes de tudo um gentleman – é que demonstra ser digno da lata de lixo.

      Vc e outros amantes do Zé Ricardo, que em nome do seu amor passaram o ano ofendendo grandes flamenguistas, que desde o início do RPA promoviam grandes debates aqui.

      Vc pelo menos, assinou esse comentário odioso com seu costumeiro Nick name. Tem gente que nem isso faz, sendo cafajestes a ponto de se disfarçarem para ofender os outros sem mostrar a cara. Coisa de moleque.

      Com isso, mataram o RPA. Muita gente boa perdeu o tesão de comentar aqui. Imagino que estejam felizes, o RPA vai acabar ficando só pra vcs.

      Quem quiser debater Flamengo, com liberdade de expressão (que não seja para ofender quem pensa diferente), sem obrigação de ufanismo, sem ofensas pessoais (quem o fizer será banido) e sem fakes (idem), estão convidados a conhecer o Cavaleiros da Nação. O site ainda é incipiente, está em desenvolvimento, mas tem o ideal de ser um espaço democrático, porém com limites éticos e com responsabilidade, para um debate de fato racional, em que ninguém seja obrigado a gostar do Márcio Araújo ou do Gabriel sob pena de ser ofendido ou chamado de anti.

      SRN aos grandes Flamenguistas do RPA, como o sensacional Murtinho.

      Pra vc, Schwarzenegger, uma boa LATA DE LIXO.

      • author avatar

        Você que foi grande parceiro do André cansou de ofender um monte de gente com seus comentários bolsonarianos e agora ficou ofendidinho por eu discordar do titular do espaço e considerar o comentário dele digno de lixo ?? Faça um exame de consciência Romano…

        Não sou genial, não me considero melhor do que ninguém, aliás sempre elogiei os comentários do Murtinho, pode fazer uma busca, só que dessa vez, no meu entendimento ele pisou na bola ao abraçar a causa dos eternos insatisfeitos, dos cornetas, o comentário dele foi infeliz e assino sem nenhum problema, não saio por aí criando um monte de nick names pra me esconder.

        Não sou amante de ninguém, sou FLAMENGO e nada mais, defendo e sempre defenderei quem veste as nossas cores independente de cor, credo, crença ou religião, porém, tenho um defeito grave não sou puxa saco, não bato palmas por bater, sempre fui assim e não pretendo mudar agora depois do 50, tenho visão critica pró ou contra, e você tem todo direito de por meu comentário e minha tréplica na lata de lixo, simples assim e vida que segue…

        • author avatar
          Romano 7 anos ago Responder

          Não lembro de ter ofendido um monte de gente. Lembro de ter ofendido o Helemengo apenas, que vinha aqui nos sacanear, e de ter tido discussões com o Carlos Moraes, mas nunca fui desonesto e nem usei fakes para ofender ninguém. Tanto que hoje somos amigos.

          Agora, se vc acha meu discurso Bolsonariano, só tenho a te agradecer pelo elogio. Eu achei o teu bem parecido com os da Dilma.

          Tá até armazenando vento já na tua cabeça.

    • author avatar
      Legolas 7 anos ago Responder

      Grande Murtinho!

      Lembra quando eu comentei que todos os que apresentam uma opinião que não seja pró Zé Ricardo/Márcio Araújo e afins, são logo desrespeitados e ofendidos? Está aí um ótimo exemplo.

      É exatamente desta forma. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Alguns estão satisfeitos com o trabalho do Zé, outros não. Alguns gostam do Márcio Araújo, outros não. Mas, e daí? Isso dá o direito de agir de forma tão desrespeitosa com outras pessoas, apenas por pensar diferente?

      Chegamos ao cúmulo de solicitarem que os de opinião diferente fossem recrutados pelo estado islâmico, apenas por pensar diferente, insisto! Veja o nível do absurdo!

      Acho legal que outras pessoas tenham outras opiniões, esta minha “réplica” de comentário poderia estar sendo pra contra-argumentar, daqui poderia nascer um ótimo debate, mas vamos ser sinceros, olha o nível que a coisa chegou, a pessoa diz que a opinião de outra pessoa deve ser jogada na lata do lixo, ou seja, dizendo que os pensamentos diferenciados são lixos!

      Não da nem pra pensar em perder tempo argumentando qualquer coisa. Só resolvi me pronunciar porque achei um absurdo a falta de respeito com o grande rubro-negro Murtinho, APENAD PORQUE ELE PENSA DIFERENTE! Deve, o Muetinho, também ser recrutado pelo estado islâmico, indago?

      As pessoas querem forcar que as outras pensem igual a ela e somente o pensamento dela é bom e correto. Sério?

      No mais, a pessoa fala de comprar briga quando, na realidade, ela que esta comprando uma briga da qual ELA NAO SABE NADA! NADA MESMO!

      Inclusive, Romano, acredito ser esse o único motivo pra ele postar esse tipo de comentário com o nickname verdadeiro. Estivesse ele de fato alinhado com os verdadeiros brigões e não fosse apenas um bucha, já teria adotado o modus operandi covarde que nós estamos vendo por aqui.

      SRN

      • author avatar

        Legolas, Onde eu chamei alguém pra briga ??? Onde eu incitei ódio contra alguém ??? Julguei sim esse comentário do Murtinho muito infeliz, digno de lata de lixo sim só que em nenhum momento faltei com respeito á pessoa do Murtinho, em nenhum momento ofendi a pessoa do mesmo.

        Como eu escrevi a campanha e nossa posição na tabela falam por si, nenhum outro treinador desses chamados de “ponta” fariam igual ou melhor, o problema é que uma voz que vai de encontro ao do motorista do ônibus choca as pessoas que tem uma tendência ao puxa saquismo ao titular do espaço, e não faço esse estilo, discordo de tudo o que foi escrito da mesma forma que você discorda do meu pensamento e tem o direito de por o meu comentário no lixo também. Ponto Final e vida que segue.

        • author avatar
          Legolas 7 anos ago Responder

          Legal, Schwarz, parece q vc ta sendo sincero e realmente não tinha a intenção de ofender. Bom, acho q vc acabou fazendo isso sim, discordar do Murtinho blz, dizer pra jogar o comentário no lixo é algo ora se pensar… Não seria uma ofensa?

          Eu não disse q vc chamou ninguém pra briga. Vc no seu comentário disse q o Murtinho estava comprando a briga dos”urubus agourentos”, do que concluí é q vc, até sem saber disso, estava acabando por comprar a briga justamente destes q criam nicks falsos pra ofender aqueles q pela frente chamam de amigo, mas por não concordar com a opinião agiram assim, criando fakes, para ofender e achincalhar.

          Mas, ao q me pareceu neste seu último comentário, felizmente me enganei. Não esta me parecendo ser o seu caso.

          Se assim for, me retrato. Continue discordando. Continue firme na sua opinião ou a mude se assim desejar. Mas vamos ser mais tolerantes com os pensamentos uns dos outros. Não seja mais um “soldado” desse exercito de fakes q passou este fim de temporada toda esculhambando com quem tem uma opinião diferente. Somos todos Flamenguistas e queremos todos ver o nosso Fla gigante. Cada um enxerga um caminho para isso. Não somos todos iguais.

          Não jogarei seu comentário no lixo. Não jogue também o texto do Murtinho. Serve para vermos os diferentes pontos de vista. São os pensamentos de alguém que respeitamos, de alguém q compartilha nossa paixão pelo Flamengo.

          Vamos em frente e, como vc bem disse, vida q segue.

          SRN

    • author avatar
      chacal 7 anos ago Responder

      meu amigo,schwarzenegger…nome dificil de escrever da porra.
      concordo muito com suas observações,penso que o nosso querido márcio araújo(a quem apertei a mão hoje) faz o dele e de mais uns quatro ali na meiuca.
      ninguem marca no time.
      o tal do willian arão tem umas 4 partidas que não joga porra nenhuma e não se ouve uma critica.
      eu vou lembrar há todos que zinho e dunga foram campeões mundiais fazendo exatamente o que nosso querido márcio faz ou seja o trabalho sujo,aquele tipo de trabalho que tem q ser feito mas ninguem quer fazer.
      manguito é outro bom exemplo para os criticos de plantão.
      quero te dizer q leio seus comentários com a maior atenção ,pois na MAIORIA das vezes concordo com o que vc escreve.
      sendo assim deixo um grande abraço e peço que continue sendo esse cara sincero e sem puxa saquismo.

      SRN !!!

  • author avatar
    Alex 7 anos ago Responder

    Temos que reconhecer, a química do Zé com o elenco acabou, não existe mais variação de jogadas, o time esta previsível e aquele toque de bola foi pro “beleleu”.
    Agora que perdemos a segunda colocação estamos em uma situação muito perigosa porque junto com a segunda colocação pode ter ido embora também o resto de vontade dos peladeiros.

    Gostaria de saber o que o Zé fez pro Arão parar de jogar bola, ele agora deu em disputar posição com o Márcio Araujo?? onde esta aquele volante que se apresentava para fazer gols e tabelar na frente da área?

    Nosso meio e criação se resumem a um nome: Diego!! O cara joga muito mas sozinho ele não vai a lugar algum e logo vai perder a auto-estima no meio de tanto perna de pau protegidos pelo técnico.

    Na boa ja passou da hora de o Flamengo contratar um técnico Gringo, Zé Ricardo esgotou o prazo e volto a afirmar. Estamos em uma situação perigosa nessas ultimas rodadas, esqueçam 2009, naquele ano tinhamos um time!!

    Dos ultimos 12 pontos, fizemos apenas 3!!!!

    E o mais desesperador é você abrir a página do Flamengo e ver a cartolada brigando pra ganhar concessão de estádio!!!!

    AHHHH VÃO TRABALHAR VÃO, GARREM VERGONHA UM TIME DO TAMANHO DO FLAMENGO JA ERA PRA AO MENOS TER O PROJETO DO SEU ESTADIO PRONTO!!!!

    Essa diretoria nas ultimas rodadas começou a chorar muito, ficaram preocupados com quem apitava ou deixa de apitar, cairam naquele joguinho que os caras de SP sabem fazer melhor do que nós, ou seja, dar piti com ataque de pelhancas!!!

    O Flamengo nas ultimas rodadas foi vergonhoso, foi time pequeno, foi chorão, foi pré-potente, foi mediano, foi tudo que não poderia ser numa reta final de campeonato.

  • author avatar
    Carlos Moraes 7 anos ago Responder

    Pouco mais de sete da madrugada.
    Ainda apressado.
    Esqueci da Sabedoria Popular;

    O APRESSADO COME CRU.

    Foi o meu caso.
    Não li o artigo todo e me dei mal.
    Muito bom.

    A definição de Marcio Araújo é perfeita. Além do mais corajosa, pelo momento em que ocorre
    Breve, estarei viajando.
    Hoje, vai ser difícil.
    Amanhã devo voltar, para comentar o time deste ano , comparando-o ao de 2009
    .
    Rumo ao Vice, posto que posição preferencialmente vascaína, que, por sinal, ainda lá se aguenta na Série B.

    Fraternas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    EDVAN SANTOS 7 anos ago Responder

    E para que se evite polêmicas pessoais, desnecessárias, quero mandar um abraço para Ulisses, o magnífico, LUCIFER. Quem conhece esse cara, gosta. Eu, particularmente, o admiro, sou-lhe grato por realizar um sonho que era conhecer o Rio de Janeiro.. -Devo-lhe muito. Conheci a sua família, esposa, seus filhos, grandes garotos, sua filha que é lindíssima, pessoas maravilhosas, quero registrar.

    Estamos um pouco atrapalhados, sabem por que? Causa do Zé! Ele o defende eu o critico, severamente. Para mim é só. Espero um dia revê-lo e dar-lhe afetuoso abraço.

    Edvan-Alagoinhas-Ba.
    PS – O QUE VALE É O FLAMENGO COMO FORÇA DE UNIÃO E AMIZADE…!!!!

    AGORA FUI MESMO…MAS PERAÍ, SÓ VOU TOMAR MAIS UM COPO…UMZINHO…!

    TÁ…!

    .

    .

    • author avatar
      LÚCIFER 7 anos ago Responder

      Grande Edvan !

      Fique a vontade meu amigo camarada ! A nossa amizade esta muito acima do que cada um de nós pensa a respeito do Zé !

      Um grande abraço para você e até qualquer dia destes comemorando muito !!!

      SRN

  • author avatar
    Gilberto T. Santos 7 anos ago Responder

    Parabéns Murtinho, talvez tenha sido o mais lúcido comentário já postado por aqui, tenho postado essa mesma opinião desde sempre, mas, você conseguiu exprimir de forma muito melhor, evidentemente com exceções, não concordo com a manutenção do Guerrero, de forma alguma, é uma enganação, uma das piores contratações em custo-benefício da história do clube e se a estatística que foi feita em relação ao Diego, for feita em relação ao seu Peru, fica evidente que o Flamengo sempre foi muito melhor sem o dito cujo, as performances do time com Damião e principalmente com o Viseu são muito melhores e a sua manutenção para 2017 é mais do mesmo, é imprescindível a sua saída, assim como a do PV, do Pará, do Vaz, do Chiquinho, do Caramujo, do Fernandinho, do Juan, do Sheik, do Allambique Patrick, do Gabriel, do Cirino, do Éverton e do bichado Éderson, além é claro do Jayme, do Zé Ricardo e do Ridículo Caetano!!!
    E essa barcaça pode ser o início de uma nova era no clube, já que vai abrir espaço para a brilhante garotada da base poder mostrar quem tem valor, entrando de saída, tendo oportunidades reais e ritmo de jogo e depois de testados com todas as chances que tiveram Gabriel, Cirino, Caramujo, entre outros que nunca aproveitaram, mas, sempre estiveram sendo aproveitados, aí sim, contratar no mercado, mas, não contratar refugos e ex-jogadores em atividade e sim reforços de verdade como foi o caso excepcional do Diego!
    Quanto a aproveitar os melhores jogadores e compor um esquema com eles, como fez Zagallo em 1970, ao contrário do que faz o Zé que parte de um esquema para escalar os jogadores e acha que a velocidade vale mais que o talento, me parece óbvio que se o Zé fosse o treinador da super seleção de 1970, o Gérson que não tinha muita velocidade, mas, foi um dos mais talentosos jogadores de meio campo que já vi, não seria titular e provavelmente não seríamos campeões, pois, o canhotinha foi junto com o Pelé, os dois melhores jogadores da Copa, eu diria, de todas as copas, afinal, aquele foi o melhor time do mundo, na minha humilde opinião…
    Não concordo em desfazer todo o time atual, por isso, barcaça já é só para os perebas, descompromissados e paneleiros, jamais para o Muralha, o Rodinei, o Réver, o garoto e promessa de craque Jorge, o Cuellar, o Diego, o Mancuello, o Adryan, o Damião, o Viseu, o Ronaldo, o Paquetá, o Thiago Enes e toda a garotada da base vitoriosa em 2016, essa base deve ser mantida e testada tantas vezes quanto foram os privilegiados jogadores que poucas vezes corresponderam, mas, sempre foram prestigiados pelo Zé e pelo Jayme…
    BARCAÇA EM 2017!!!
    SRN!!!

  • author avatar
    EDVAN SANTOS 7 anos ago Responder

    O Rasiko aquiesceu de um comentário que fiz em outra página, foi lá na Vivi. Sem poder deixar de interagir com pessoa tão especial, respondi:
    —————————————————————————————–

    A gente SIFU…Rasiko…Ou demitem o cara agora, imediatamente, pra já, sem perdas de tempo, ou vamos sair do G-3.

    Edvan- Alagoinhas,-Ba.
    Quem tem treinador, avança, briga, compete, quem não tem; Bate palmas. Perguntaram-me: E agora Edvan, o que falta-nos pra vencer os 4 jogos restantes e esperar o milagre? Fácil. Se cai essa pergunta no vestibular, fiz 20, reprovado em todos na prova de redação, eu acabaria era na Academia Brasileira de Letras. Numa cacetada só, uma frase, apenas, impressionaria os avaliadores do meu grau interpretativo, avançado:

    Demitam o Zé…!

    FUI, Rasiko, antes, deixo-lhe um abraço…! Acho até que vou escrever um livro… rsrsrsrsr

    FORA, TEMER. DIABOS, ISSO É OUTRA COISA, O QUE EU QUIS MESMO DIZER, FOI:

    FORA, ZÉ…!

    Bom, tá tarde mas dá pra tomar mais um copo de cerveja…!

    Vou lá!

    • author avatar
      EDVAN SANTOS 7 anos ago Responder

      Também tem uma: Os comentários do Murtinho são muto ‘foda’…!

      Edvan-Alagoinhas-ba.
      PS – Dou o maior ponto e valor… Na sinceridade!

      Ah, não, vou tomar outro copo..preciso relaxar.

      FORA, ZÉ!.

      • author avatar
        EDVAN SANTOS 7 anos ago Responder

        Fora Zé? Mas pra colocar quem a essa altura do campeonato? Contratar um treinador? O que mais poderia fazer num novo plano de trabalho esse verdadeiro técnico de futebol? Mal começaria a trabalhar e o campeonato se findaria, arguiriam , com razão. Claro, que não. Pra que temos o Alan Patrick? É o homem, sabe tudo. Não foi ele que num jogo lá atrás, chamou o Zé (nunca eu tinha visto isso, antes) à beira do campo e sugeriu, ouvido pelos microfones da transmissão da TV, que alterasse o posicionamentos do ataque? Com a mão boca, ninguém percebeu os sussurros com apontamento e gesto para que mandasse encostar o Arão perto do Guerrero? Saquei foi tudo, e ainda disse mais: Daqui a pouco coloque o Damião. Viram, não?

        Só sei que, bem instruído, o Zé não caçou conversa,…atendeu e ganhamos o jogo que parecia difícil.

        Edvan-Alagoinhas-Ba.
        PS – Entreguem o time ao Alan Patrick, porra. É o meu preferido. Acho até que ainda daria pra ser campeão…!

        Bom, vou tomar outro copo. Só um. prometo.

        Agora, Boa noite…!

        FUI… (dormir).

  • author avatar
    Carlos Moraes 7 anos ago Responder

    Grande humanista Jorge Murtinho

    Confesso, não li todo o seu texto.
    São mais de 23.00 h, e, depois de passarmos alguns dias com nosso filho mais velho (você conheceu) e dois dos nossos netos, em Curitiba, temos passagens de volta para amanhã.

    Parei quando li a citação – que me compareceu comparativa – com a campanha de 2009.
    Falando a verdade, fiquei danado da vida.
    Logo você !
    Não há como comparar as duas campanhas, muito menos os dois times.
    Pontos ganhos não servem necessariamente de base.
    Estilo de jogo, sim.

    Saio do Flamengo, para dar um exemplo mais nítido.
    Seleção brasileira em Copas do Mundo.
    Houve uma nossa Seleção – todos sabemos – que foi extraordinária e nada ganhou, sequer a medalha de lata, hipoteticamente a do quarto lugar.

    O mesmo, em termos, deve acontecer com o nosso time deste ano.
    Poderá ser vice, creio que na pior das hipoteses, terceiro lugar.
    Um, no entanto, deslumbrou, outro, cá entre nós, foi muito mais fraco do que outros, inclusive e sobretudo do que o campeão de 2009.

    Nesta maravilhosa conquista, é do conhecimento de todos, que começamos muito mal.
    Nossa recuperação foi fantástica.
    Neste atual ano, sempre estivemos entre os da frente e JAMAIS maravilhamos os torcedores, culminando por estes lamentáveis quatro últimos jogos, quando, a muito custo, conseguimos abiscoitar míseros TRÊS pontos.

    Como já escrevi anteriormente, não estou com tempo.
    Pretendia ler – por ser seu fã fervoroso – todo o artigo, deixando para comentá-lo amanhã.
    Amanhã lerei o restante – que até é a maior parte – para então prosseguir no meu comentário, prometendo, desde já, que esmiuçarei a insuperável campanha de 2009, inquestionavelmente a melhor do século, independentemente do número de pontos ganhos, que não serve de balisamento.

    Fraternas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    Urubu Velho 7 anos ago Responder

    2017 promete… Vamos ver.

  • author avatar
    Tânia Mariné 7 anos ago Responder

    Sábias palavras!A brincadeira do cheirinho foi super legal,divertida,animou a nação,mas,acho que todos os sensatos ,no fundo,sabiam que esse ano seria só um bom ano,em relação aos últimos em que passamos sufoco.Infelizmente,não tenho visto no Brasil nenhum time que me dê tesão pelo toque de bola,há muito tempo.Meu rubro-negrismo inato,tem me ajudado a conseguir assistir aos jogos,apesar dos pesares,mas,não embarquei com tanto otimismo na expectativa do Hepta,o que poupou minhas coronárias.Mas,como diz aquele lindo samba do tricolor Chico,”amanhã vai ser outro dia”…Que venham os próximos,e, que possamos comemorar muito!!!

  • author avatar
    Só+1 FAKER 7 anos ago Responder

    Sensacional, falou tudo e mais um pouco, acho que nem preciso escrever mais nada, só dizer para tomar cuidado usar uns coletes a prova de balas para impedir os SEM NOÇÃO daqui do blog e os paga pau do Marcio araujo e os Ricardozetes, não te atacarem aqui Rarararararararara, quando falam mal dos machos deles ficam todas ouriçadas Rarararararararara, Brincadeiras a parte Concordo com tudo que disse como eu disse no video la da nivinha temos que planejar 2017 desde já. bora expurgar os perebas do time e que venham as conquistas irruuuuullllll

  • author avatar
    Danilo bruxolobo 7 anos ago Responder

    Parabéns grande Murtinho!
    Até que enfim leio uma análise consciente sobre Gabriel… Marcio Araujo… Mancuello e do Zé…bem como da nossa forma de jogar, aonde ganhamos com dificuldade dos chamados pequenos (perdemos pra alguns, vide Fortaleza) e passamos sufoco com os grandes… realmente é a melhor campanha do século, cinco desclassificações em menos de um ano.
    SRN
    Cavaleiros Da Nação
    “SAÚDO AQUELE QUE AMA O FLAMENGO MAIS DO QUE EU… SAÚDO AQUELE QUE AINDA NÃO NASCEU”…

    • author avatar
      Antonio Carlos 7 anos ago Responder

      Pô bicho, a melhor da campanha do século se refere ao campeonato brasileiro, e é a pura verdade. Prefiro fazer uma boa campanha e classificar para a libertadoras, do que ganhar essas porcarias de carioca e depois ficar lutando para não cair para segunda divisão como na maioria dos anos anteriores. Não sei qual o seu problema, mas deveria começar a rever os seus conceitos.

      • author avatar
        Danilo Bruxolobo 7 anos ago Responder

        Pô bicho (essa é do meu tempo, do meu século), Vou te responder por educação com relação ao seu questionamento de eu ter um problema e sobre o seu conselho para que eu reveja meus conceitos…
        Meu maior problema é não aceitar jogar fora um titulo por pura teimosia de um treinador…treinador esse a quem elogiei algumas vezes…meu maior problema é não ficar satisfeito…é não me contentar com um terceiro lugar e uma vaga na libertadores…meu maior problema é querer comemorar um titulo nacional…meu maior problema e não aceitar virar fregues de um time de segunda divisão….meu maior problema é não querer engolir desclassificações (até agora 5) para times de divisões inferiores…meu maior problema é não aceitar jogando no time que eu amo um jogador que se mostra satisfeito por uma desclassificação POSTO QUE iria ter mais tempo para descansar…meu maior problema é ver que a unica jogada de ataque do meu time são as bolas alçadas na área inimiga…meu maior problema é aceitar meu time não ter jogadas de ataque ensaiadas…Estou sendo longo, me desculpe…seguirei seu conselho….reverei meus conceitos e passarei a aceitar tudo isso….
        Com respeito…SRN
        “SAUDO AQUELE QUE AMA O FLAMENGO MAIS DO QUE EU…SAÚDO AQUELE QUE AINDA NÃO NASCEU”
        cavaleirosdanacao.com.br

Deixe seu comentário