República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Sangue, Oxigênio e Areia

Por | 5 de maio de 2021
39 Comments
  • author avatar
    Eduardo Vianna 3 anos ago Responder

    Texto brilhante, como de hábito.

    Lendo os comentários fora do contexto, não parece que o Flamengo teve uma Vitoria inédita no cume do Morro, que o Flamengo teve um inédito primeiro turno na fase de grupos. A rapaziada se esqueceu de comemorar, ao que parece.

    Contudo (há sempre um mas), concordo que nosso treineiro precisa ter esquemas alternativos. É óbvio que no alto do Morro dos Cabritos não dá pra jogar com pressão alta os 2 temos. Então seria o caso de voltar num esquema mais compacto, esperando no sapatinho para dar o bote.

    Saúde e Sorte.

  • author avatar

    Um comentário inicial, muito breve.

    A crônica do Arthur, sem dúvida alguma, é muito, mas muito mesmo, melhor que a pelada de ontem.

    • author avatar
      Xisto Beldroegas 3 anos ago Responder

      Pois, Carlos, você me deixou cheio de dúvidas, se o texto do Arthur foi melhor do que a citada pelada, nem precisava ser assim um bom texto pra ser melhor que o jogo, quer dizer, não chegou a ser propriamente um elogio. Agora se você considerasse um grande jogo e o texto “muito, mas muito mesmo” melhor, você estaria tecendo um puta elogio ao autor. Mas não sejamos radicais, não foi um grande jogo, mas também não foi uma pelada. E partindo daí, a cirandinha pode recomeçar…

  • author avatar
    Henrique 3 anos ago Responder

    Bem, faço parte do grupo dos quais nao gostam de ver repetidamente certas coisas e nao assistir a algum tipo de mudança, nem de esboço dessa.
    Falo da defesa e do jeito de defender do time.

    Ainda nao consegui assistir ao segundo tempo do jogo (quem tiver um link, me passa, pf), mas assisti a lançes, conversas de todo tipo.

    Começando pelo Ceni, que diz que foi “a altitude”.
    Interessante que a altitude se fez presente NA PAUSA.
    O time entrou no segundo tempo devendo tudo. Tinham esquecido que teriamos um segundo tempo e que existia um adversario? Que desculpa esfarrapada.
    O Ceni nao soube preparar o time para uma reaçao dos outros, nem soube mudar o esquema, nem mesmo fazer depois trocas sensatas e no momento sensato.
    Ele é muito, mas muito ruim como tecnico.

    O time funciona sem ele, os craques e jogadores otimos resolvem na frente. Na maioria das vezes. Atras vai na sorte, e sorte é que nao falta pra gente.
    As vezes penso que Ceni escala os nossos 11 e conta para o resultado com os outros 11, que perdem bolas de gol em abundancia. Jogo por jogo.

    O que nos falta, fora do tecnico de futebol, sao muitas coisas. E todo mundo pode ver.

    Goleiro.
    Esta em cima da hora de termos 2 goleiros. Diego esta definitivamente bichado. Hugo, depois do drible contra o SP, por sua vez irreconhecivel.

    Centrais.
    Nao temos bons. Arao nao é defensor, Caio esta bichado, Viana esta melhorando, mas nao se sabe no que vai dar, o resto é o resto. Noga poderia jogar, mas é muito baixo e tem pouca força.
    Ou seja – estamos sem centrais.
    Impossivel isso.

    Os laterais
    mal sabem marcar. Pra frente nao rola muito. Os reservas deles nao convencem de verdade.

    O time
    nao sabe defender pressao dos outros. Começa pela incapacidade de uma saida de bola boa pelo goleiro e acaba com a incapacidade de passe e de posicionamento dos defensores e dos do meio campo.

    Um bom tecnico traria o aprentizado do posicionamento de volta, vimos que o JJ obrigava o time a estar bem seguro na defesa tb.
    Ceni nao tem nem noçao o que isso é.

    As nossas vitorias estao encobrindo que cometemos jogo por jogo os mesmos erros, as mesmas falhas, as mesmas nao-mudanças, e nao avançamos nisso. Vai bastar pegar um adversario forte para que nossa campanha acabe.

    Ai todo mundo vai chorar e xingar o Ceni.
    A hora de xinga-lo é agora.
    A hora de reforçar o time é tb agora.

    A diretoria tem que se mexer. Urgente.

    • author avatar
      Henrique 3 anos ago Responder

      Curto e simples: necessitamos um tecnico a altura do futebol moderno. De novo um. Menos é inaceitavel.

  • author avatar
    Altamirando Castilho 3 anos ago Responder

    O duro nao eh levar gol. O duro eh levar gol babaca. Um gol de bola parada e um outro de bola basicamente parada. Incrivel como a defesa perdeu a confianca no Hugo. A saida do D Alves foi o gatilho para a defesa ficar atonita. Nao demos mais do que 2 saidas de bola da defesa para o atauqe. Foram so chutoes. Acho ate que o Flamengo faz de proposito so para forcar o Arthur escrever estas deliciosaas cronicas

  • author avatar
    FLAVIO 3 anos ago Responder

    São dois prazeres: assistir a vitória do Mengão, e ler a crônica magistral do nosso mestre Arthur.

  • author avatar
    Henrique 3 anos ago Responder

    Nao estou conseguindo encontrar algum link que mostra o jogo inteiro. So vejo momentos melhores. Alguem sabe e pode me passar? Muito obrigado!
    SRN

  • author avatar
    Xisto Beldroegas 3 anos ago Responder

    O Ceni deveria ler mais filosofia para resolver o problema crônico da nossa defesa. Já dizia filósofo Neném Prancha: arrecua os arfes pra evitar a catastre.

  • author avatar
    Ogrão 3 anos ago Responder

    No primeiro tempo, cheguei a pensar que havia descoberto o problema do ER7: era excesso de oxigênio, foi só rarear o ar que o cara começou a jogar. Mas aí veio o segundo tempo e ficou claro que o problema é a defesa, mesmo. E o Hugo, claro. E o Ceni, que até sabe armar o time, mas não consegue mexer as peças certas na hora certa. E do Departamento Médico, que parece que quer manter o Rodrigo Caio e o Diego Alves por lá pra garantir o resultado na pelada de Natal.
    Sorte tem o time, que só vai sofrer de falta de ar nesses jogos nas alturas. A nós, cabe ficar sem ar a cada bola que jogam na nossa defesa ou que chutam ao nosso gol. Convenhamos, a nossa falta de ar tem tudo pra ser mais duradoura e asfixiante.

    Ufa!

    SRN ogras e (por ora) bem aeradas.

  • author avatar
    Marcos 3 anos ago Responder

    Antológico. E só

    SRN

  • author avatar
    Eder Henrique Chamorra 3 anos ago Responder

    Cirúrgico, como na maioria das vezes.

  • author avatar
    Henrique 3 anos ago Responder

    Bem, as 3 e meia da madruga fiz a melhor escolha possivel – desliguei. Mengao 2×0, jogo tranquilo, vestiario.
    No caminho pro quarto nao deixei de lembrar as ultimas cenas do jogo, com eles chegando mais facilmente e criando o cheiro de chances.
    Ai me lembrei que a gente leva gol em todos jogos. E me disse – se fizerem o 1×2, vao empatar. E a partir de la podem virar e até golear. Ou a gente reage e ganha por 3×2. Ou a gente segue esse jogo que esta facil demais e goleia.
    Dormi o sonho dos justos so encomodado com o meu cachorro vomitando as 7 da manha o rato que comeu ontem. Mas isso nao me abalou pq vi o resultado e me disse: OTIMA escolha de ter ido dormir depois do primeiro tempo!
    Otima – aprenda com isso!

    Agora vou assistir o segundo tempo para depois poder dar os meus pitacos sobre um time incapaz de defender, de ser inteligente, e um tecnico que parece ser por sua vez incapaz de reagir qd o bicho pega.

    SRN

  • author avatar
    Xisto Beldroegas 3 anos ago Responder

    Depois dessa aula de ciência pura, até indicando possível caminho para medicamentos(não doppings) que salvem os times desse handicap(epa) imoral que é jogar naquelas alturas, fica difícil acreditar que ainda tem gente que receita cloroquina e que tais. Eu confesso, voltei ao meu velho Rivotril 6 gotinhas antes do jogo, não tenho mais idade pra certas emoções, mas a garrafa de meu Teacher envelhecido em 12minutos mantém-se incólume, o nível na marca anterior. Prova que sou flamencoólatra, mas não sou alcoólatra. Ainda bem. Resumo o jogo dentro de meus conhecidos limites futebolísticos, nossa defesa é uma merda ( ou os caras da frente não ajudam, como dizia aquele cara com quase nome de conhaque que já treinou nosso time) e nosso goleiro é dono de uma estatística assombrosa, 100% de deficiência, todas as bolas que vão pro gol, entram.Provas em contrário, a habitual, cartas pra redação.

  • author avatar
    Arthur 3 anos ago Responder

    Ler essa crônica é tão bom quanto ver o Flamengo jogar. Mago das palavras!

  • author avatar
    Cleber Neves Arruda 3 anos ago Responder

    Gastou a onda com as citações ao prêmio Nobel e seus vencedores.

  • author avatar
    ORLANDO SILVA 3 anos ago Responder

    Flamengo é assim mesmo, podemos jogar com um adversário que teve metade do time expulso e ainda assim, ganharíamos no sufoco. Ontem, com um primeiro tempo perfeito, o técnico já deveria saber que nunca repetimos dois tempos com boa pegada. E o que o Sr. Rogério Burraldo Ceni deveria fazer? ficar atento com os primeiros 10 minutos e efetuar trocas imediatas ao primeiro sinal de anormalidade; não o fez. Mas, ficarei com a parte boa: conseguimos superar as adversidades e vencer os adversários (time + altitude), RC precisa regularizar a defesa e botar time inteiro no sábado contra o Voltaço e preparar para levantar mais uma taça.
    Saudações Rubro-Negras.

  • author avatar
    Renato Silva 3 anos ago Responder

    Grande texto Arthur! Uma pequena correção, em 2019, perdemos lá sob o comando de Abelão. SRN

    • author avatar
      Renato Silva 3 anos ago Responder

      No mais é isso, fomos lá e ganhamos, viva os povos andinos! Altitude é ruim mas não é decisiva, se fosse tão assim teríamos mais campeões jogando em altitude (acima de 2 mil). Até hoje, dessa galera, só a LDU e uma única vez. E dessa, todos nós lembramos muito bem…

  • author avatar

    Camarada, texto perfeito, traduzindo a alma rubro-negra.
    Sufoco, é sinônimo de segundo tempo em Quito.
    Abraços!

  • author avatar
    Vania 3 anos ago Responder

    Isto é um fato não é opinião. O Hugo Souza está sofrendo aquilo que todo cara que passa a ser profissional do Flamengo sofre. Pererequite.
    Já deveria voltar a ser o terceiro goleiro.

  • author avatar

    Melhor que a vitória e ler uma crônica como essa, logo cedo.

  • author avatar
    Maria Luisa 3 anos ago Responder

    Espetacular!
    Obrigada.

Deixe seu comentário