Não sei se já escrevi isso aqui no RP&A. Se já, o momento não apenas justifica a repetição, como a torna necessária.
Trata-se de uma historinha singela, e com possíveis errinhos aqui ou ali nos diálogos reproduzidos, sobre coisas que acontecem em partidas de futebol.
Romário comandava o ataque do Flamengo e o treinador era Evaristo de Macedo. O time tinha um jogo fácil, mas atuava de forma displicente e terminou o primeiro tempo perdendo. Os jogadores desceram para o vestiário antes do técnico, e quando Evaristo entrou Romário estava pagando geral. Evaristo não gostou e falou pro baixinho: “Isso aqui tem comando, e o comandante sou eu. Você vai me deixar fazer meu trabalho, ou posso pegar minhas coisas e ir embora?”
Percebendo que tinha carne de pescoço pela frente, Romário baixou a bola e engoliu o sapo. Encerrada a partida, que o Flamengo virou sem dificuldades, foi falar com o treinador: “E aí, chefe, sem ressentimentos?” Evaristo, que todos dizem ter sido um craque, com passagens vitoriosas e brilhantes pelo Flamengo, seleção brasileira, Barcelona e Real Madrid, respondeu: “Meu filho, no meu tempo de jogador teve uma vez que quase saí no tapa com um ponta-direita, dentro do campo, por causa de um contra-ataque que ele desperdiçou. Três minutos depois ele me deixou cara a cara com o goleiro, fiz o gol e comemoramos abraçados. Vamos em frente.”
Não há nada mais desagradável nas transmissões esportivas pela tevê – e sobretudo nas mesas redondas, em que os temas podem ser esticados – do que jornalistas que se escandalizam com discussões e trocas de carinhos entre dois caras de um mesmo time. Típico de quem nunca jogou bola na vida, ou, nos casos de alguns jogadores que se transformam em comentaristas, coisa de quem acha por bem segurar o emprego com moralismo e hipocrisia.
Querem o quê? Depois de um cruzamento malfeito, não dá pro centroavante se dirigir respeitosamente ao lateral e propor: “Será que, na próxima oportunidade, o nobre colega poderia fazer o obséquio de caprichar um pouco mais na execução do lance?” É muito mais produtivo gritar: “Cruza direito, ô filho da puta!”
Ok: entre as tantas coisas chatas que se apossaram do futebol, uma das piores é a tara por julgamentos dos egrégios integrantes do STJD, após análises de vídeos. Assim, é bastante provável que Rhodolfo e Vizeu recebam alguns jogos de suspensão, e se estivéssemos no meio do campeonato o clube seria prejudicado. Quem é profissional não pode ignorar essa realidade. (Li no GE que Vizeu deverá ser julgado por “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. O advogado que escreveu a pérola também não merece punição?)
Apesar de velho, não embarco na onda do saudosismo. Porém, sou obrigado a concordar com os passadistas de sempre: esse povo engravatado dos gabinetes está fazendo, com extrema competência, a parte que lhes cabe na tarefa de deixar o futebol insuportável.
ESSA BRIGA JÁ FOI SUPERADA, AGORA TÁ TUDO BEM, O QUE NÃO ESTÁ É A LICENÇA PARA UM INDESEJÁVEL ADENTRAR NOSSAS DEPÊNDÊNCIAS … , OLHA O QUE DISSE O BANDEIRA SOBRE PERMITIR O SPORT TREINAR NO NOSSO NINHO.:
“O fato de o Flamengo manter relações esportivas e profissionais com o Sport Recife, o que implica na cessão eventual de camarotes, centros de treinamento e em transações comerciais envolvendo atletas, não significa em hipótese alguma qualquer mudança de posição em relação ao campeonato brasileiro de 1987, conquistado brilhantemente no campo pelo Flamengo.
Como já deixei claro em diversas oportunidades, entendo que a reivindicação do título pelo Sport é uma manifestação saudável do bom humor pernambucano, semelhante à que afirma que o Oceano Atlântico é formado pelo encontro das águas do Capibaribe e do Beberibe.
As provocações e brincadeiras no meio do futebol devem ser encaradas com bom humor, já que as conquistas esportivas são definitivas e não admitem contestação.”
AGORA DIGO EU:
ISSO NÃO É BRINCADEIRA, A QUESTÃO ESTÁ NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SEM O SEU ESGOTAMENTO JURÍDICO DEFINITIVO, , HÁ DÉCADAS ROLA O LITÍGIO NA JUSTIÇA, , ALGO MUITO SÉRIO, USURPARAM O NOSSO LEGÍTIMO TÍTULO, ESSE ‘CLUBECO’ DESFALCOU-NOS DA OFICIALIDADE E DO SEU RECONHECIMENTO LEGAL.. E VEM O BANDEIRA, NO TRATO DE ASSUNTO TÃO SÉRIO, COM PIEGAS? .
O SPORT TEM QUE ARCAR COM O NOSSO REPÚDIO, ETERNO, SOFRER CONSEQUÊNCIAS DA ABOLIÇÃO DE QUALQUER AMISTOSIDADE QUE PUDESSE EXISTIR ENTRE NÓS, PELO GRAVE PREJUÍZO QUE CAUSOU-NOS DO CAPRICHO, IMBECIL, DE ARTICULAR-SE DA POSSE DO QUE NUNCA CONQUISTOU OU ALCANÇOU DESTAQUE, , AO RECORRER, BAIXOS DE GRANDEZA, A MALABARISMOS JURÍDICOS PARA APEGAR-SE DA VIRTUDE ALHEIA, NO OPORTUNISMO QUE SE OFERECEU, DA SUA FRAQUEZA SUBALTERNA, MEDIANA DO RANKING BRASILEIRO, A ACRESCENTAR-SE DE UM MÉRITO ESPORTIVO SEMPRE LHE MUITO INACESSÍVEL E SEM CORRESPONDÊNCIA COM A SUA DESIMPORTÂNCIA.
BEM LHE FICARIA O SILÊNCIO À ARROGAR-SE CAMPEÃO, MAS, POR QUESTÕES INSOFISMÁVEIS DA ILUSÃO DA GLÓRIA FALSA, INSISTE EM ESTAR NA RIBALTA, SÓ QUE O ESPETÁCULO É DANTESCO, INTERPENETRADO DA GRAÇA A QUE SE EXPÔS AO RIDÍCULO PÚBLICO…. É MUITA PEQUENEZ SE ELEVAR EM CONTA DE UMA CONQUISTA QUE JAMAIS CONSEGUIRIA NOS CAMPOS DE FUTEBOL..O DE SER CAMPEÃO BRASILEIRO E, CAPCIOSO, GLORIFICAR-SE -SE UMA MENTIRA…
CLUBE ESTÚPIDO…!
DEVERIAM SER EXPULSOS , TODOS, A PONTAPÉS, DO NOSSO CENTRO DE TREINAMENTOS.
.
PRESIDENTE, TOME SENTIMENTO E VERGONHA NA CARA, DESPREZE AQUELE QUE INFLIGIU A TRISTEZA E TANTO DISSABOR CAUSOU Á NAÇÃO RUBRO-NEGRA, NOS FERIU, INSULTOU AO PERMITIR QUE UM JOGADOR SEU ENTRASSE EM CAMPO COM A CAMISA 87, UM DEBOCHE COM TODO DIREITO A TROCO, E ME VEM AGORA E AUTORIZA, INSENSATO, QUE ENTREM NA NOSSA CASA? ORA QUE VÁ COM A SUA EDUCAÇÃO E BONS MODOS PARA A CASA DO CARALHO ‘SEO’ IDIOTA…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – CARA ESTÚPIDO, PORRA…!
VOU ALI…! RETADO DA VIDA…!
Como a “diretoria” de merda nao soube construir um time em 5 ANOS (!!!) – ela vai ter que continuar investindo e investindo (ou jogando dinheiro fora, melhor) em jogadores.
O MINIMO que tem que ser comprado:
1 Goleiro
2 zagueiros centrais de qualidade e com uns 25 anos
1 volante
2 meias
2 atacantes
E – importantissimo – teriamos que ter um OLHEIRO de primeira categoria, alguem que saiba descobrir pérolas antes dos outros. O retorno de investimento num cara desses é imediato. Na Europa todo mundo corre atras desses. O Flamengo acha que clicando pela internet deve ser possivel encontrar algo.
Repito – o FC Basel dah de 10 x 0 no Flamengo, tb no quesito de compra/venda de jogadores. Nao tenho ideia como isso é possivel, soh com muita burrice e incompetencia. E talvez por causa de uma corrupçaozinha?
2018 vai ser uma boschta se nao houver um corte drastico e reformulaçoes profissionais de certos postos no CRF.
Esse time, timeco, nao vai dar conta do recado. Isso provou em 2017. Nao precisa-se gastar energia com “esperança”. Arvore que nao dah fruto nao darah ano que vem tb.
srn
CURINTIA 40 MILHOES
nos 1/3 disso.
A “otima administração economica” parece nao ser tao boa …
JUNIOR.
Ganhamos. O que importa no fundo é isso.
Mas nao me sinto no abrigo.
Bastava eles pressionarem para tudo ser um deus-nos-acuda. E lah terão que pressionar. Vai ser duro.
Até um segundo antes do gol primeiro nosso, achava que tudo estava muito mal encaminhado.
Como sempre, nada de visão de jogo, nada de rapidez, nada de passes certeiros, menos ainda chutes certeiros.
Os gols nao me fizeram mudar de ideia. Esse time é muito ruim. Como falta qualidade.
O que NAO FALTA – embora pedido pelos torcedores – é a “raça” ! Alguem tem que ser muito esquisito para pedir “raça” para um time no que todos correm e lutam sem trégua .
O que falta ficou mais do que evidente: QUALIDADE.
Fora do Diego, ninguem tem.
Com “raça” nao tem nada a ver e a “raça” nao vai ajudar nisso, como mostram os resultados do campeonato.
Falta qualidade e pronto. Nada vai trazer ela. So jogadores novos.
E as lamentações sobre o Muralha tb sao de encher qq saco. Soh falta dizer que foi culpa dele o gol. A defesa aberta, atordoada e barata tonteada. Ele, que é um péssimo goleiro, nao levou culpa. Por uma vez.
O UNICO atacante que temos foi bem, muito bem. Errou uma cabeçada mas fez um belíssimo gol e ajudou muito na parte defensiva e na parte ofensiva.
Vizeu para mim é titular sem sombra de duvida!
Paqueta no lugar do Everton R é titular tb.
Rueda tem que tomar cuidado. Se ir com um time defensivo, vai perder. Porque uma coisa é certa: de defender nao entenderemos. Claro que de atacar tb nao, mais um pouco mais sim.
Nossas chances de ir à final continumam de 50×50. Nao mais.
Vai ser interessante ver o que o Rueda vai fazer.
SRN