República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Pra que tanta brabeza, moço?

Por | 18 de janeiro de 2017
65 Comments
  • author avatar
    carlos moraes 7 anos ago Responder

    Estou escrevendo antes do jogo de hoje, mas provavelmente só sairá após o mesmo.

    Nada há a comentar a respeito de um jogo sem qualquer importância, porém cabe falar a respeito do provável time do nosso Flamengo (segundo GE.COM), com sua escalação idêntica à do ano passado, apenas com Mancuello no lugar do Gabriel.

    O monoesquema do Zé é bem difícil de ser definido em números.
    Da minha parte, prefiro colocá-lo assim – 4 – 0 – 1 – 1 – X e X – 1.

    Remetendo-me há mais de 60 anos atrás, aos teoremas das temidas aulas de Matemática do Prof. Oldemar , com duas incógnitas.

    O 4 é fácil – Pará, Rever, Rafael Vaz e Jorge.
    O 0 (zero) só poderia ser dele, o burocrata inútil, Márcio Araújo.
    O primeiro 1 do William Arão, o segundo do Diego, o terceiro e último do Guerrero.

    E as incógnitas, ou seja, o X linha e o X duas linhas, pergunto.
    Hoje, pelo que dizem, serão o Mancuello e o Everton, o argentino pela direita, mesmo sendo canhoto, e o caboclo pela esquerda.

    O problema está em saber as atribuições das incógnitas.
    Auxiliares dos laterais, porteiros de corredor (a denominação não é minha), meio-campistas nas horas vagas ou atacantes imaginários.

    De qualquer forma, lançar o Mancuello, como já aconteceu contra o Corinthians, no Maracanã, pela direita, sem função definida, parece-me uma refinada ^mancada^.

    O nosso Bill Duba, morando ao norte do México, tem a possibilidade de ver os jogos do campeonato argentino, pelo que, quando da contratação do argentino, pôde externar todo o seu entusiasmo (aqui mesmo, no RP&A), afirmando se tratar de um excelente meia-atacante pela esquerda.

    Nesta real posição, jogou com o Muricy, nunca com Zé Jayme, pelo que não teve oportunidade de confirmar, no Brasileirão, as suas qualidades.

    Será, indago, que tudo vai continuar como antes, no quartel de Zé Abrantes.

    É esperar para ver.

    Como, em terras tupiniquins, a mais antiga das profissões femininas passou a se chamar de massoterapeuta, ao passo que o deus Mercado, consoante a comentarista Thaís Heredia, reagiu com alegre entusiasmo à morte trágica de um integrante da Suprema Corte, não há como se duvidar que se exija de um canhoto a função de porteiro de corredor destro.

    Fraternas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    Fred k chagas 7 anos ago Responder

    se teme um site em que NÃO DÁ pra ler os.comentários ele é este aqui.
    Os sujeitos têm tempo demais…. parecem redatores dos discursos do (afinal) falecido fidel Castro.

    • author avatar
      Rasiko 7 anos ago Responder

      Tem toda razão. Eu pelo menos tenho todo o tempo do mundo. Afinal, quem manda no meu tempo sou eu.

  • author avatar
    carlos moraes 7 anos ago Responder

    Tenho a impressão que todos (quando nunca, muitos) aqui no RP&A sabem perfeitamente que sou admirador, entre outros, de dois colegas brilhantes como o são o Rasiko e o Edvan.

    Mais do que flamenguistas exarcebados, são dois sujeitos de rarísima sagacidade, de inteligência fulminante, além de verdadeiros amigos, eis que os conheço – e bastante bem – pessoalmente.

    Como um mora lá em Alagoinhas, a segunda mais importante cidade da Bahia, e outro no Pico dos Viadeiros, aqui em Goiás, não é fácil estarmos juntos, a não ser virtualmente, via Blog, quando aguardo ansioso pela participação de um e de outro, como acontece, ainda bem, com boa frequência.

    Apesar disto, ou por outra, talvez por isto mesmo, sinto-me à vontade para deles discordar, como acontece hoje.

    Que Vinicius Junior falhou – até de forma inaceitável – na partida de ontem, perdendo dois gols fáceis, que, ainda mais, lhe foram dados de presente em brilhantes jogadas de Jean Lucas, na cabeçada, e de Théo, depois de uma roubada sensacional e um passe em profundidade de deixar o Márcio Araújo de queixo caído, pois nunca, em oitocentos anos de carreira, conseguiu algo sequer semelhante, lá isto é mais do que verdade.

    Tais lances, muito mais que aquele contra o Cruzeiro, compensado até mesmo por um gol da mais pura malandragem futebolística, não apagam o que foi produzido, ao longo dos SEIS jogos, pelo garoto.

    A impaciência, que, às vezes, confunde-se com má vontade, MATA a carreira de jogadores mais do que promissores.
    Vi Vinicius Junior fazer o que poucos – MUITO POUCOS – entre os nossos grandinhos conseguem fazer.
    Tem intuição, tem classe, tem enorme categoria, mas, não se pode esquecer, tem apenas 16 anos.

    Além do jovem craque – OUSO AFIRMAR, mais uma vez – a Copinha mostrou-nos outros BONS jogadores.
    O lateral direito Kleber, que o pequeno tamanho muito prejudicará o seu futuro, merecia ter feito um gol que teria sido lindo, além de muitas outras jogadas eficientes, o zagueiro de área e capitão Dener, apesar da comemoração RIDICULA do seu gol de penalty,
    os dois citados meninos da volância, Théo e Jean Lucas, já atualmente MUITO superiores ao Márcio Araújo,,,,,, merecem ser tratados como jogadores potencialmente eficientes.

    Agora, o tal de Popoca … faz jús à escola do Zé e do Jayme.

    Derrotadas, mas esperançosas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Rasiko 7 anos ago Responder

      Meu querido amigo Carlos Moraes, de maneira nenhuma tô cornetando o Vinícius Jr. (cornetei?), o que acho é que é muito cedo pra esse alarido todo em torno do menino. Vou torcer muito pra que ele vingue, se consagre, rebente por um bom tempo no Flamengo e depois nos renda bilhões numa futura transação pra Europa (por mais absurdo que pareça, o Popoca já decretou que esse é o caminho dele).

      Já escrevi algumas vezes aqui e no finado Urublog que confio no meu olho clínico pra detectar bons jogadores na base, como foi o caso do Aldair, do Gérson Canhota, do Djalminha, etc. No time da copinha do ano passado me encantei com o Ronaldo, o Cafu e o Paquetá, este então é daqueles em que aposto minha mansão na Riviera Francesa sem titubear.

      Na minha avaliação o excesso de confete nessa idade não é nada positivo. Vide o próprio Neymar que fez um monte de cagada por se achar. Se nós, já de malas prontas pro desconhecido, ainda temos que ficar muito atentos com nossas atitudes imaturas, imagina um menino vindo da miséria sonhando com uma riqueza de milhões por mês, celebridade e coisa e tal? O caldo pode entornar fácil.

      Ontem revi aquele jogo FlamengoxVasco em que o Rafinha deixou o Dedé tendo pesadelo com ele por meses e parece que não se recuperou até hoje. Cadê o Rafinha? Pois é. Lembra o que o Zico falou sobre ele? Pois é.

      Quem mais tem me impressionado é o Jean Lucas, mas não vejo nenhum craque – craque mesmo! – no Flamengo, seja na base, seja no profissional. Nem o Diego. Sou exigente? Sou. Fui muito mal acostumado. Fazer o que?

      srnp&a

  • author avatar
    chacal 7 anos ago Responder

    acompanhando o noticiário esportivo e torcendo por novidades fiquei pensando no nosso esquecido craque…Marcelo cirino.
    ouvi falar que no final do ano o flamengo terá que pagar 20 milhões ao grupo detendor do passe do jogador.
    aqui no rio sabemos que trata-se de um cachaceiro.
    o que dá respaldo a diretoria pra negociar o jogador o mais rápido possível.
    o imter é a nossa esperança…
    se confirmar a venda do cirino acho que o berrio vem.
    ai teríamos o time mais técnico do futebol brasileiro.

    1-muralha
    2-rodiney
    3-rever
    4-Donatti
    5-arao
    6-jorge
    7-romulo
    8-conca
    9-gerreiro
    10-Diego
    11-barrio

    teríamos uma mescla de jogadores racudos e técnicos muito boa.
    com reservas de alto nível.

    Paulo vitor,pará,trauco,rafael vaz,marcio araujo,mancuello,cuellar,gabriel,vizeu,etc.

    um elenco recheado de craques e selecionáveis de toda américa do sul.
    um técnico que podem falar o que quiser,mas deu um padrão técnico e tático ao time.
    na minha opniao trazendo o berrio,fecha o elenco e parte para as GRANDES CONQUISTAS.

    SRN !!!

  • author avatar
    Vagner BSB - SSA 7 anos ago Responder

    Já que insistem…

    O grande problema que sempre assolou o Flamengo (e praticamente todos os clubes do Brasil) é/foi/e talvez continue a ser a falta de organização. E tem muitos fatores envolvidos aí.
    O fator institucional – já que os clubes são associações e se recusam (ou quase isso) a se tornarem Empresas de fato. Não necessariamente S.A., mas empresas que trabalham com metas e objetivos preestabelecidos.

    No Brasil, quem consegue fazer isso com certa competência destaca-se TAMBÉM no cenário esportivo. Tanto é assim que quando empresa meio que assumem o futebol de alguns clubes (Parmalat é o melhor exemplo), os resultados esportivos são quase imediatos. E o motivo é simples: o dinheiro vem acompanhado de gestão.
    Ou seja, não adianta ter dinheiro sem ter uma boa gestão. E o inverso também é verdadeiro: não adianta ter boa gestão sem ter dinheiro.

    Os clubes que se encaixam no segundo critério conseguem, no máximo, títulos esporádicos de torneios menores. Como exemplo podemos citar a Chapecoense (que se mantem na 1ª Divisão mesmo sem tanto dinheiro) e que conseguiu um título* de uma competição menos tradicional ou os vários pequenos e médios clubes da Europa. Praticamente todos tem uma boa gestão do dinheiro que arrecadam, mas que é suficiente para suplantar clubes que TAMBÉM têm boa gestão, mas têm muito mais dinheiro.

    E quando esses clubes gerem MAL esse dinheiro, os resultados também refletem essa má gestão. Aí podemos citar clubes como Manchester United, que depois da saída de Alex Ferguson não conseguiu gerir de forma correta os seus milhões nos últimos anos. Adquiriram atletas caros, mas que não corresponderam em campo por diversos fatores. O principal deles: a falta de gestão de elenco ao contratar um técnico sem “pedigree” de grandes times (David Moyes) e depois um técnico turrão (Van Gaal).

    E há vários outros exemplos dos dois lados da moeda. Internacional de Porto Alegre é um deles. Mesmo com um orçamento muito maior que vários dos times da série A, ainda assim foi rebaixado. Erros e mais erros de gestão.
    Até mesmo o grande Barcelona flertou com o rebaixamento no ano de 2003/2004, chegou a ficar no Z4 até a chegada do holandês Edgar Davids, jogador que deu equilíbrio para um time que tinha Ronaldinho, Xavi, Pujol e Kluivert. Algo parecido ao que aconteceu com a entrada recente do Casemiro no time do Real Madrid.

    E falando em Barcelona. Foram anos e anos sem nenhum protagonismo na Europa. Um título da Champions League de 1992 e só.
    Até que apareceu um tal de Ferran Soriano pelos lados da Cataluña no início dos anos 2000. O tal do livro “A bola não entra por acaso”. E uma mudança acentuada de como GERIR o futebol foi desenvolvida no clube catalão. Clube que, até então, tinha um “país” ajudando (com várias leniências do Estado- como foi dito por aqui) mas não conseguia, por falta de bom gerenciamento, capitalizar esses recursos em forma de títulos.

    A mudança de postura e as novas diretrizes gerenciais surtiram efeito em pouco tempo. E hoje, capitalizando ainda mais dinheiro, o Barcelona conquistou outros 4 títulos da Champions League desde 2000 e disputa, ano sim e o outro também, os principais títulos do continente europeu.
    Então, pra mim, ficam claros alguns pontos:

    1) Não adianta apenas ter dinheiro – tem que saber como utilizá-lo (boa gestão);
    2) Não adianta ter boa gestão apenas – é preciso ter dinheiro para fazer a diferença.

    Agora, se o dinheiro é proveniente da Máfia Russa; de algum xeque deslumbrado ou do apoio “subterrâneo” de Estados ou “países” a questão muda de esfera. Aí a coisa precisaria ser fiscalizada com mais rigor pela única entidade que teria poderes pra isso: FIFA.
    Mas, como todos sabemos, a FIFA é uma das entidades mais corruptas do mundo. E, até bem pouco tempo atrás, dirigida por pessoas comprovadamente corruptas. Os atuais mandatários, pelo jeito, só estão preocupados em fazer política ao colocar uma monte de seleções inexpressivas na Copa do Mundo a partir de 2026.

    Só que isso não invalida o raciocínio. Dinheiro e Gestão precisam andar juntos para que os resultados maiores apareçam.
    Mas, ainda tem mais. Além do dinheiro e da gestão, ainda há a força de geração de rendas para os clubes não abençoados por MECENATO (público ou privado).
    Por mais que a gloriosa Chapecoense seja, hoje, organizada e ciente do que fazer com o seu dinheiro, JAMAIS terá o poder de geração de receitas do gigante Flamengo. E isso se explica por algo que vem sendo construído desde 1895: o tamanho da torcida.

    Mesmo clubes com mecenas deslumbrados (ou querendo “lavar” dinheiro) podem, de uma hora pra outra, voltar ao nada original se esses caras concluírem seus objetivos pessoais ou tiverem dificuldades financeiras que impeçam que eles continuem “brincando de futebol”. Exemplo disso é o ANZHI da Rússia.
    Começou como um Chelsea ou Manchester City há poucos anos. Contratou jogadores caríssimos e chegou a ter o atleta mais bem pago do mundo (Eto´o) por algum tempo até que o seu dono tivesse vários prejuízos nos negócios e acabasse com a brincadeira. Algo que pode, sem nenhum mistério, vir a acontecer com os “nouveaux riches” do futebol europeu de uma hora pra outra (PSG, Manchester City e Chelsea).

    Enfim, NÃO IMPORTA A ORIGEM DO DINHEIRO para se fazer uma análise do que é determinante ou não. Se o dinheiro, público ou privado, honesto ou desonesto, NÃO FOR BEM GERIDO, os resultados esperados não acontecerão.
    E qual é o resultado esperado? Bom, isso vai depender do montante de dinheiro que se tem para gerir.
    A gloriosa Chapecoense chegou ao ápice daquilo que ela pretende em 2016. Manutenção tranquila da posição na 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro e um título de menor expressão, mas muito importante, na sala de trofeus.

    Para os grandes clubes os objetivos são diferentes, mas não são garantidos por causa do dinheiro e da boa gestão. Afinal, há outros times com tanto ou mais dinheiro e, também, com boa gestão. O que faz com que haja outros fatores que determinarão quem fica com a taça na mão. Mas, aí já são outros 500. São assuntos da esfera do esporte em si. Se a bola entrou ou não; se o zagueiro se posicionou mal ou não; se foi frango do goleiro; se o jogador um chute sensacional pela primeira e última vez na vida, etc…

    Só que, para chegar nesses pequenos detalhes esportivos, antes, muito antes, os clubes precisam estar estruturados e bem geridos para estar disputando as fases principais das competições. Afinal, a bola não entra por acaso. Mas, não são todas as bolas. Coisas incríveis podem acontecer no futebol. E o título do Leicester na Inglaterra não me deixa mentir.
    Mas, isso é a exceção da exceção. A regra é clara: quem tem dinheiro e gestão, normalmente, é quem disputa o topo da tabela.

    SRN a todos

    • author avatar
      Vagner BSB - SSA 7 anos ago Responder

      ERRATA…

      Onde se lê: “Praticamente todos tem uma boa gestão do dinheiro que arrecadam, mas que é suficiente para suplantar clubes que TAMBÉM têm boa gestão, mas têm muito mais dinheiro.”
      Leia -se; “Praticamente todos têm uma boa gestão do dinheiro que arrecadam, mas que é INSUFICIENTE para suplantar clubes que TAMBÉM têm boa gestão, mas têm muito mais dinheiro.”

    • author avatar
      chacal 7 anos ago Responder

      Vagner,

      o que falar da gestão do falecido castor de andrade que levou o pequenino bangu ao vice-campeonato brasileiro de 1985.
      aquilo que era dirigente !
      marinho e cia davam um show em campo e o grande patrono resolvia as coisas fora dele.
      coisas do nosso querido rio de janeiro.

      SRN !!!

      • author avatar
        Vagner BSB - SSA 7 anos ago Responder

        Chacal, mesmo que tenha sido uma gestão bastante eficiente, Castor de Andrade foi uma espécie de mini-Abramovich.
        A grana que vinha fácil com o Jogo do Bicho também saía fácil via futebol.
        E eles montaram grandes times por algum tempo.

        E, quando o dinheiro acabou, ou o Castor deixou de colocar dinheiro no futebol, o que aconteceu??
        Exatamente a mesma coisa que aconteceu com o time do Anzhi, da Rússia: sumiu…

        E, embora o Bangu seja um time com certa tradição no Rio de Janeiro, essa tradição não se traduz mais em torcidores ou poder de agregação para gerar receitas. Resultado? Permanecerá resoluto e sem calendário anual por muito tempo. Nem sei se disputa ou disputará a série D do Brasileirão este ano.
        Mas, é um exemplo perfeito de como o dinheiro bem gerido pode gerar resultados, mesmo que esporádicos.

        Só que, quando acaba o dinheiro, acabam os resultados.

    • author avatar
      Roberto Fla 7 anos ago Responder

      Muito bom comentário Vagner.

      Abraços e SRN

      Roberto Fla

  • author avatar
    Rasiko 7 anos ago Responder

    http://espn.uol.com.br/blogs/maurocezarpereira

    Depois de ler essa excelente matéria de um jornalista argentino sobre jogadores sulamericanos, na qual o tal do Berrío não é citado, não pude evitar a sensação de uma pulga atrás da orelha.

    O referido periodista – Joza Novalis, autor deste texto, escreve no site Futebol Portenho – elenca 100 jogadores sulamericanos em todas as posições (com exceção dos goleiros), a maioria esmagadora com sendo excelente referência e bom custo-benefício.

    Pergunta: onde o Rodrigo Caetano anda buscando informação? Qual o seu papel, afinal, já que toda transação é complicada e demorada? Onde entram os empresários nesse imbróglio?

    Transparência não é só nas contas administrativas e entrada e saída de grana, mas nas negociações de jogadores. Independente do valor técnico do Guerrero, só pra dar um exemplo, o seu custo-benefício até agora é pífio. Porque um cara como esse Joza, obviamente conhecedor do que fala/escreve, não foi consultado?

    Não gosto desse cheiro.

    srnp&a

  • author avatar
    Rasiko 7 anos ago Responder

    Vinicius Jr. perdeu um gol cara a cara com o goleiro no jogo contra o cruzeiro. Vinicius Jr. perdeu dois gols cara a cara com o goleiro no jogo contra o curíntia, sendo um de cabeça a 30 cms da meta adversária. Vinicius Jr.c, contra o curíntia, tentou, tentou, tentou e só passou pelos marcadores uma única vez numa jogada que não deu em nada. Nos dois gols que perdeu cara a cara, com a bola nos pés, era só dar uma quebrada de asa, o goleiro ficaria esparramado e ele entrava com bola e tudo. Mas não, preferiu uma cavadinha sem atentar pro detalhe de que estava em cima do goleiro.

    É esse que é melhor que o Neymar, que todos os grandes times do mundo querem, craque indiscutível e que o Banana diz que não vende jeito nenhum?

    Na copinha de 2011 o Rafinha simplesmente estraçalhou, o Lucas rebentou, o Negueba deitou e rolou. O Rafinha foi parar na Tailândia, o Lucas abriu uma pastelaria e o Negueba teve que vender o kitinete pra pagar a conta de luz.

    Porque essa obsessão por encontrar um craque quando o cara não chega nem perto disso? Essa gente parece que nunca viu futebol.

    srnp&a

    • author avatar
      Marco Gama 7 anos ago Responder

      Concordo com vc Rasiko. Havia ouvido falar muito bem desse garoto, e não há como negar que ele seja promissor, pois tem inegavelmente muita habilidade e velocidade, o que chama a atenção particularmente para quem tem apenas 16 anos de idade.

      No entanto, toda vez que assisto a esses jogos do sub-20, fico procurando jogadores com outras características, que parecem infelizmente não estar entre as mais valorizadas pelos professores e comentaristas de futebol (Zé Elias parece ser uma grata exceção).

      Senso de posicionamento, jogar de cabeça erguida, objetividade, qualidade de passe, concentração. Saber dar dribles bonitos garante o show, mas nem sempre ganha jogo.

      E se formos olhar pra essas características, eu subiria imediatamente para o profissional 3 atletas que jogaram a Copinha: Jean Lucas (camisa 8), Theo (camisa 5) e Dener (zagueiro). Theo e Jean Lucas largaram o craque Vinicius Jr. na cara do gol ontem, o primeiro roubando a bola na defesa e dando um passe primoroso no meio da zaga, e o segundo com um cruzamento perfeito da linha de fundo, com a bola em curva, com o marcador em cima e com o campo encharcado. O resultado a gente já sabe. Dener fez um campeonato perfeito, tal como o seu ex-companheiro Leo Duarte em 2016.

      Os 2 laterais tb são promissores, eu apostaria neles. Torço para que o menino Vinicius Jr. vingue, mas me parece que se de fato os caras do Barcelona estavam assistindo ao jogo ontem, desconfio que devem ter se impressionado mesmo é com o nosso camisa 8.

      SRN.

  • author avatar
    EDVAN SANTOS 7 anos ago Responder

    Nossos moleques, ‘perninhas de pau,’ entregaram a classificação completamente dominados. Não vi um sequer que possa brilhar no time profissional. Mais uma safra perdida… O resto é superestimação tola!

    É a minha opinião…Meninos que veem um treinador, do time principal, sem nenhum brilho…apagam-se, naturalmente…!

    Edvan-Alagoinhas-Ba.
    PS — E esse Popoca é burro pacalh*…! Também…!

    Deu-me inveja do Barcelona na reportagem do ‘Domingo Espetacular’…Lá, bem treinados, crianças e todas as formações de base jogam de uma só forma…espelhados do time principal com seus treinadores competentes, criativos, inovadores, que guardam comando e domínio desses predicados fundamentai exigidos, que, sem degenerar o estilo de jogo amplamente vitorioso, e estratégico, de um clube espetacularmente vencedor, dão continuidade à subida do topo sem fim, donde não há limites para a glória. . Técnico qualquer não treina o Barça. É fato! Aparecido, por lá, o ZÉ seria confundido como por alguém à procura de emprego de engraxate e limpador das chuteiras dos jogadores. E olhe lá. Está pronto para detonar toda a nossa preparação. O semestre está perdido, sinto isso..

    Quero a alguns esclarecer que; tenho o direito de torcer pro FLAMENGO sem ser idiota…!

    FUI…!
    .

    • author avatar
      Gilberto T. Santos 7 anos ago Responder

      Discordo do Edvan dessa vez, sobre o time da Copinha, além do Vinicius Júnior que é muito bom, mas, não fez uma boa partida contra o Curica, o zagueiro e capitão Dener me impressionou e o número 8, o Jean Lucas também, quanto ao goleirinho, como é fraco, caraca, falha demais e sai do gol completamente estabanado, quando não se complica á toa em qualquer lance, além disso, o Jardel é muito fraco e perdeu oportunidades que não poderia perder, mas, me arrisco a dizer que o fraco goleiro botou a perder o jogo decisivo, sem falar no treineiro Popoca que deve ser da escola do Zé Jayme…
      BARCAÇA JÁ NO ELENCO PRINCIPAL!!!
      FORA RIDÍCULO CAETANO!!!
      SRN!!!

  • author avatar
    Rasiko 7 anos ago Responder

    Mui amados frequentadores do RP&A

    Venho por meio desta humildemente me desculpar por minhas agressivas, desrespeitosas e insanas palavras dirigidas aos Doutores, Mestres e Phds em flamenguismo, sem os quais jamais saberíamos como ser um genuíno torcedor – eu e todos os demais ogros da minha laia.

    Sir Vagner tem razão: sou um mal educado. Tenho a péssima mania de reagir aos gritos, xingamentos e esperneios àqueles que inadvertidamente tentam me enfiar dentro da caixa do pensamento único quando a sabedoria e a esperteza indicam a submissão ao lugar-comum, a aceitação do condicionamento compartilhado e a correção política em todas as suas variadas esferas de manifestação.

    Bernard Shaw disse “O homem razoável se adapta ao mundo; o irascível tenta adaptar o mundo a si próprio. Assim, o progresso depende do homem irascível”.

    Mas, como todos sabemos, Shaw era uma besta. Como eu também sou, brincamos juntos “a brincadeira mais engraçada do mundo: dizer a verdade”.

    srnp&a

    • author avatar
      Legolas 7 anos ago Responder

      Grande rubro-negro Rasiko.

      Da mesma forma que afirmo não conhecer o Vagner, infelizmente também não o conheço. Mas sou um grande admirador da maneira como expressa suas opiniões, ainda que eu não venha a concordar com elas. Assim como também o Edvan. Na minha insignificante opinião, vocês são a vida e a alegria deste blog, com comentários que variam do criativo ao explosivo, sincero, engraçado e acima de tudo, inteligente.

      Cheguei a comentar em algum lugar por esse nosso RPA que concordava com quase toda aquela sua resposta ao Vagner (só não vou dizer que concordo com toda porque não lembro tudo o que você falou e estou com preguiça de voltar pra reler, hehehe). Mas, somente não concordava com a forma como expressou suas idéias.

      Mas, e daí? Como o próprio Vagner “ensinou”: Não gostou, problema dele. Essa foi sua forma de expressar seus sentimentos e opinião, e de fato não vai agradar a todos. Foi sua forma de reagir. O problema é que as pessoas querem ofender, mas não gostam de serem ofendidas.

      Quem sou eu para lhe dizer isso, mas continue assim como és que o RPA ganha mais. Se todos concordassem com todos aqui não teria a menor graça.

      Grande abraço

      SRN

      • author avatar
        Rasiko 7 anos ago Responder

        Valeu Legolas! Abração

        srnp&a

  • author avatar
    chacal 7 anos ago Responder

    nivinha,

    quero desejar um feliz aniversário pra vc !

    bjs

  • author avatar
    Gilberto T. Santos 7 anos ago Responder

    Decepcionante o comentário do Murtinho, Felipe Melo é um perna-de-pau, como alguém que gosta de ver bom futebol pode comentar que gosta do futebol desse sujeito?
    Aliás, que futebol?
    Ele é muito ruim, será que nem o papelão que ele fez na Copa do Mundo, quando pulou junto com o goleiro numa defesa que seria fácil para o Júlio César se o Felipe Melo não o tivesse atrapalhado e além disso o dito cujo não satisfeito ainda procurou ser expulso enterrando de vez qualquer reação da seleção brasileira?
    O Barbosa em 1950, por muito menos, foi crucificado injustamente!!!
    E esse pseudo jogador, tal de Felipe Melo, além de toda a merda que fez numa Copa do Mundo, ainda dá declarações contra a Instituição Flamengo e seus dirigentes!!!
    Aliás, virou moda “profissionais” do futebol falar mal do Flamengo, agora até jogadores inexpressivos como Kennedy e Marcos Jr (quem???) dão declarações dizendo que nunca iriam jogar pelo Flamengo, ora, que pena, hein, depois dessa, sem eles o Flamengo nunca mais será o mesmo…
    E quanto ao desanimador panorama de 2017 com o Zé Jayme á frente do elenco, tudo indica que vamos ter mais do mesmo…
    Diretoria que não entende de futebol ainda não garantiu o Rever, xerifão e esteio da defesa, jogador que faltou na lista do Tite e que juntamente com os acertadamente convocados, o Diego, o Muralha, o Jorge e o Aarão garantiram o terceiro lugar no Brasileirão, apesar dos erros do Zé Jayme e suas escalações estapafúrdias da panelinha com Gabriel, Vaz, Pará, Cirino, Fernandinho, Sheik, etc…
    Melhor time do Flamengo em 2017 para começar as competições:
    Muralha; Rodinei, Rever, Leo Duarte e Jorge; Romulo ou Ronaldo, Aarão, Mancuello ou Paquetá e Diego; Adryan ou Damião e Viseu.
    BARCAÇA JÁ!!!
    FORA RIDÍCULO CAETANO!!!
    SRN!!!

    • author avatar
      Gilberto T. Santos 7 anos ago Responder

      Em tempo, parabéns Nivinha, uma Rubro-Negra arretada!!!
      SRN!!!

  • author avatar
    Luciano 7 anos ago Responder

    Já dizia Noel Rosa. Malandro que é malandro não divulga!

  • author avatar
    Bill Duba 7 anos ago Responder

    Telegraminha ao Blog
    Começou bem, muito bem!!!
    No lugar de Diego, Arcanjo! Ele mesmo, aquele que sabe jogar pelos lados do campo, tem muito boa visão de jogo e taticamente é perfeito, uma injustiça não ter sido convocado por Tite El Carajo e que logicamente tem uma piroca suculenta e besuntada!!
    A explicação: só pode ter pica no meio!!!
    Acho que o Zé Ruela não chega ao fim do Carioqueta!
    Saudações Rubro Nigérrimas

    • author avatar
      Bill Duba 7 anos ago Responder

      PS: Parabéns, Nivinha!! 25 anos e bombando!!!

    • author avatar
      Romano 7 anos ago Responder

      Contratem quem quiser.

      Time do Zé é Gabriel, MA e mais nove.

      Ele deixou isso bem claro no ano passado, por que esperar que fosse mudar sua maneira de pensar nas férias?

      Ao que tudo indica, conforme o próprio Zé dá a entender na sua entrevista, começaremos o ano no mesmo mono-esquema 6-2-1-1 do ano passado. Aquele mesmo que muitos atribuíram à “falta de tempo pra treinar”, mesmo com as 500 eliminações precoces que nos permitiram ter várias semanas livres, ao contrário dos nossos rivais.

      Preparar o time para jogar com dois armadores, para quando o Conca estiver pronto? Nem pensar. Depois, basta dizer que “não deu tempo pra treinar” pra justificar a escalação do sensacional Gabriel, elevado ao status de supercraque na entrevista.

      Mancuello? Que jogue improvisado na função de segundo-lateral pelo lado oposto ao que sempre jogou e se destacou.

      E tem incauto achando que nosso meio vai ser Rômulo, Arão, Conca e Diego, com o Zé no comando…

      Esperem sentados.

      SRN

  • author avatar
    Legolas 7 anos ago Responder

    Os doutores do futebol, donos da verdade, os quais não vou citar o nome por que demonstraram que não merecem nenhuma citação direta (HAHAHAHAHA) falam as suas “verdades” de maneira tão veemente que são capazes de enganar alguns incautos.

    Por exemplo, dizer que Barcelona e Real Madrid ganham títulos porque pagam suas dívidas. E, quando são contra-argumentados, com provas, dados e tudo o mais, choram e se fazem de vítima.

    Sei, já vi esse filme. “Já estou acostumado a embates desse tipo.” rsrsrsrs

    E ainda vão falar de interpretação de texto. Tá confundindo bastante as coisas. O fato de a diretoria estar indo muito bem nas finanças e até se acertando bastante no que tange ao futebol, não implica que a mesma não cometa erros.

    Aliás… cadê a convocação do nosso brilhante primeiro volante? Um absurdo o Tite não enxergar o que a galera responsável pela renovação do dito cujo viu. Como diz o Murtinho “qualquer coisa que respire e olhe pra frente”. Hehehe

    Aliás, Murtinho, você disse que não falava mais nesse assunto heim. Não resistiu? Rs

    No mais, gosto do futebol do Felipe Melo. De fato, ele é bastante destemperado. Mas vamos olhar quantas vezes ele foi expulso durante a carreira e ver se de fato ele é expulso em todo jogo. Lógico que em uma dessas acaba prejudicando o time. Mas em quantas vezes nosso time foi prejudicado pelo fato do nosso esforçado titular da posição estar em campo? Não fossem as “contra-assistências” dele, teríamos ganho o campeonato.

    Abraços.

    SRN

  • author avatar
    carlos moraes 7 anos ago Responder

    Tenho escrito, até em exagero, a respeito da Copinha, para elogiá-la.

    Pelo menos procuro puxar um tema diferente, em parte, evitando falar mal das nossas autoridades (as do país, quero deixar bem claro), eis que, sem futebol pra valer por essas bandas, não restaria outro assunto.

    Desta vez, vou falar mal e MUITO MAL.

    Pegaram-me desavisado.
    Assisti, em quartas de final, um jogo que, se classificado de HORROROSO, estaria sendo feito um elogio.

    Botafogo-RJ 0 x 0 Batatais, nos penalties, PIOR AINDA, em D O Z E cobranças, 3 x 2 para o Batatais, menos de 50% de aproveitamento. Um PAVOR a incompetência da garotada, apesar de uma ou outra defesa bonita.

    Não ficou por aí.
    Conseguiu PIORAR, com a INFORMAÇÃO prestada pelo locutor paulista, ao longo do jogo.

    O Batatais, QUE NÃO É TIME DE EMPRESÁRIOS (como o Desportivo Brasil, o Red Bull, o Audax e outros), mas sim da SEGUNDA DIVISÃO do futebol paulista, tem o nome de sua aprazível cidade, que fica – ignorante, não sabia – na região de Ribeirão Preto.

    Pois bem, segundo o locutor paulista mencionado, ATÉ QUATRO DIAS ANTES DA COMPETIÇÃO, não iria disputá-la, pois a glória ficaria com o Botafogo e o Comercial da cidade-mãe.

    Como exageraram – E MUITO (Infantino ficou com inveja …) – na receita do bolo (não da bola), no momento final resolveram convidar o time, para completar os incríveis CENTO E VINTE participantes.

    Um gaiato qualquer chegou no meio da cidade – e das cidades próximas, de onde saiu o goleiro-herói, um tal de Gerson – e começou a berrar – ^Moçada, quem quer participar da Copinha^.

    Assim foi formado o time que, bem ou mal, eliminou o Campeão Brasileiro de 2016 da categoria, o time da estrela solitária e se tornou, nada mais nada menos, do que semifinalista da Copinha.
    Até agora …

    É, minha gente, não anda mesmo lá muito bem das pernas o nosso futebol …

    Realísticas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    PS – ainda bem que existe a FIFA, com seus megalômanos Infantinos e seu inacreditável ranking. Brasil em 2o. lugar, atrás da Argentina, enquanto a Alemanha fica apenas em terceiro. Esqueceram do 7 a 1. Depois toma outra sova e fica todo mundo de beicinho, procurando, tal como se faz também no Blog, pelos eternos culpados.

  • author avatar
    Danilo bruxolobo 7 anos ago Responder

    CONVOCAÇÃO À TODA NAÇÃO RUBRO NEGRA…
    Vamos invadir todas as praças…Todas as ruas desse nosso país, para demonstrar nosso mais veemente protesto contra a não convocação pelo Tite para o amistoso contra a Colômbia, do volante mais inteligente, do maior roubador de bolas e dono do mais perfeito passe lateral do futebol brasileiro, de acordo com a avaliação feita pelo Centro de Inteligência do Flamengo…
    Vamos todos em uníssono exigir…
    “TITE, QUEREMOS MARCIO ARAUJO!!!!”

    Lembrando aos professores de flamenguista…
    SAÚDO AQUELE QUE AMA O FLAMENGO MAIS DO QUE EU… SAÚDO AQUELE QUE AINDA NÃO NASCEU”

    • author avatar
      Danilo bruxolobo 7 anos ago Responder

      Corrigindo.
      Professores de flamenguismo

      • author avatar
        Bill Duba 7 anos ago Responder

        Eu sempre disse: “Tite El Carajo”
        Saudações Rubro Nigérrimas

    • author avatar
      Danilo bruxolobo 7 anos ago Responder

      Pô, sacanagem!
      Até o Cuellar foi convocado.
      E o cara que é titular da posição, nem ao menos foi lembrado… Com certeza se o Zé fosse o técnico da seleção, Gabriel e Márcio Araújo seriam titulares absolutos…
      Certo tá o Bill Duba quando afirma…
      “Tite é o caralho!!!!”

  • author avatar
    Eric 7 anos ago Responder

    Muito bom volante mas falta direcionamento. SRN

  • author avatar
    carlos moraes 7 anos ago Responder

    Acordei, no meio da noite, sem mais nem menos.

    Quinta-feira, 19 de janeiro, às 3.6 horas da madrugada.

    Logo me dei conta.

    Aniversário da nossa Musa.

    Parabéns, linda NIVINHA !

    SEMPRE FLAMENGO ! ! !

    • author avatar
      Legolas 7 anos ago Responder

      Opa, Nivinha sumiu, não postou mais vídeos. Também, não tem tanto assunto por enquanto. Mande um parabéns pra ela.

      SRN

  • author avatar
    chacal 7 anos ago Responder

    grande texto !

    carlos Moraes lembrou bem da cotovelada que o pelé deu no jogo contra o uruguay.
    murtinho eu só discordo que felipe melo seria uma boa pro flamengo….a entrevista já disse tudo.
    o cara não aprende,com a idade que tem ficar posando de pitbull é dose pra elefante…não queria esse marrento no meu time.
    sou muito mais o romulo que jogou uma barbaridade no vasco em 2011.

    pausa

    parabéns pelo comentário,vagner bsb.
    deixa esses pitbulls do blog latindo sozinhos.

    voltando…

    time está ai pra jogo…sou mais o mengao com a mística da camisa rubro-negra.

    SRN !!!

    os-saudades da nivinha

  • author avatar
    carlos moraes 7 anos ago Responder

    Excelente artigo, como quase sempre acontece com o Murtinho.

    O ^quase^ entra, é bem possível, pelo minha rabujice, devidamente autorizada pela idade.

    A Copa de 70 vivenciei intensamente.
    Talvez tenha sido a primeira grande comemoração coletiva jogo a jogo, desde aquela partida contra a Inglaterra, a segunda da nossa campanha. Afinal, derrotáramos os inventores do futebol, além do mais os então campeões mundiais. Grande passeata ao longo das praias do Leblon, Ipanema e Copacabana. Curioso, apesar do momento que se vivia no País, o espírito de Pátria de Chuteiras foi envolvente. Talvez como nunca, pois o Sarriá, mais adiante, não deixaria.
    Nas duas primeiras conquistas, lembro-me que a cidade só passou a explodir na altura das semifinais, em que pese a felicidade que acompanhou todos os jogos, de memoráveis campanhas invictas.

    Além da citada porrada do Capita, houve outra, aí na semifinal contra o Uruguai, mais forte ainda, do grande Pelé, que batia tão bem quanto jogava, às vezes até além da conta (p. ex., amistoso, no verdadeiro Maracanã, contra a Alemanha, que acabou 2 x 2, quando quebrou, mais que desnecessariamente, a perna de um chucrute).

    Felipe Melo pisou na bola, concordo, Deixou o mais mequetrefe dos árbitros com a pulga atrás da orelha. Mesmo assim, antes ele do que Rômulo (na verdade, não me lembro deste jogador) e do que o inacreditável Márcio Araújo, ^nosso volante titular, que não olha para a frente^ e muito menos sabe lançar uma bola, a dois metros que seja, na vertical.

    No mais, vou fazer correções na escalação que, por brincadeira, fiz, no artigo anterior do querido JM.
    Óbvio que o primo que não é primo, o Moraes, lateral esquerdo RESERVA do time da Copinha, não poderia ser escalado, além de outros mais.

    Retificando, lá vai o time que seria fácil-fácil o campeão da Libertadores, desde que outro fosse o técnico, de preferência o Sampaoli, mesmo.

    Alex Muralha, apesar de não merecer ser reserva do reserva na Seleção, para o gol.
    Thiago Ennes, que está na relação numerada de 35 jogadores divulgada nesta semana, para a lateral direita, pois é muito melhor que Rodinei, por sua vez muito melhor que o titular Pará.
    Na zaga de área ficariam o Rever e o Donatti, pois o argentino, vítima de um lamentável escorregão, ainda não teve chance de mostrar se sabe ou não jogar, mas, mais que o Rafael Vaz, deve saber.
    Obviamente e sem discussão, Jorge na lateral esquerda, sendo problema a partir do momento que passar a ser convocado para a nossa seleção, como merece.
    Os dois volantes ficariam sendo mesmo Cuellar e Ronaldo, da mesma forma que mantenho Mancuello e Diego, na armação. Há que se pensar em William Arão, se o garoto Ronaldo titubear. Conca, sem joelhos, duvido muito e Rômulo, já disse, de nada me recordo do seu passado lamentavelmente vascaíno.
    Na frente, sai o Cafu (outra brincadeira, embora seja um bom jogador) e entra, SEM BRINCADEIRA, o Adryan, que é M U I T O superior ao Arcanjo ou a qualquer outro que por ali azucrinou a vida dos torcedores de fé no ano passado.
    Do seu lado, MANTENHO o garotinho. É craque de bola e CRAQUE TEM QUE JOGAR, sempre. Não está entre os 35, mas está na cabeça da turma do Barcelona. Vinicius Junior, o nome da fera.

    Com este time e um bom técnico (até para ter coragem de escalá-lo), não tem pra ninguém.

    Fraternas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    PS 1 – amanhã, no jogo aparentemente decisivo de mais uma Copinha, temos que acreditar na mística do Manto Sagrado.

    PS 2 – pacem in blogum, pois a coisa já está pra lá de feia em terras tupiniquins.

    • author avatar

      Carlos Moraes amigo me desculpe mas com esse seu time caímos na 1a fase ouso dizer com com 4 derrotas e 2 empates, invictos, portanto

      Porque você improvisaria Thiago Ennes, zagueiro da base, de lateral direito ? Se você não gosta do Pará e Rodnei, tudo bem, mas porque então não colocar o Cleber, lateral do sub 20, também não o agrada ?

      Porquê improvisar o Donnati de 4o zagueiro, ele é central ? Réver e Vaz juntos levaram menos de 0,6 gols por jogo, não te agrade essa média ?

      Cuellar e Ronaldo ? O que o 1o mostrou até aqui pra ser titular indiscutível ? Ronaldo que terá um futuro brilhante, não duvido, não joga a quase 1 ano, baseado em que seria titular de saída ? Arão se o Ronaldo bobear ?? Não escala o Rômulo, com passagem pela Seleção Brasileira e onde provavelmente irá retornar, em breve, pelo passado vascaíno ?? Que argumento técnico, Conca vai se recuperando muito bem, foi a 1a contusão grave na carreira, vai voltar a jogar e muito, como sempre jogou aliás.

      Adryan, de novo essa insistência com quem NUNCA MOSTROU NADA NA CARREIRA PROFISSIONAL ? Podemos saber onde está o Guerrero ? E o Éverton ? Sampaoli de novo essa utopia ??

      Graças à Deus que não veremos nada parecido assim em campo na Libertadores, estamos salvos !!!!
      Aliás Arão acaba de ser convocado pelo Tite, seu reserva está em alta com o técnico da seleção, e Tite por diversas vezes ano passado elogiou o Arão e que o mesmo seria convocado a qualquer momento, o momento chegou e não é porque é um amistoso pró Chapecoense, convocado por mérito.
      Você pode até não gostar mas o time da Libertadores será algo muito próximo disso, pelo menos de saída:
      Muralha – Pará – Réver – Vaz – Jorge – Rômulo – Arão – Márcio Araújo – Diego – Éverton – Guerrero
      Eu particularmente colocaria de saída Mancuello no lugar do Márcio Araújo, pelo menos jogando em casa, fora até pode ser assim e, desta forma, já preparava o Time pra futura entrada do Conca, jogando no 4-4-2, E se chegar o Vargas ou o Berrio, entrariam, naturalmente, no lugar do Éverton.

      Na 1a Liga e no Rubão:
      Paulo Vitor – Rodnei – Donnati – Juan – Trauco – Márcio Araújo – Cuellar – Ronaldo – Mancuello – Éverton – Vizeu.
      E ainda teríamos opções com Lucas Paquetá – Cafu – Damião – Léo Duarte – Thiago Ennes – Thiago (Goleiro) – Moraes – Linconl – Vinicius Junior, Ah e o Adryan ??? Eu daria passe livre, esse é outro jean Chera da vida…

      SRN !!!!

      • author avatar
        carlos moraes 7 anos ago Responder

        Caro amigo Jihadista, o primeiro que tenho em minha vida.

        Tenho uma soluc’ao para o nosso impasse.

        Um grande jogo, no Maracan’a (porra, deu defeito no computador, que n’ao sei corrigir – sumiram o til e o c cedilha).

        CEM pratas o ingresso mais barato.

        Quarta-feira de cinzas, dia do anivers[ario, este ano, de um grande flamenguista, o que mais conhe;o ou devia conhecer.

        FLAMENGO do Austr[iaco versus FLAMENGO do Moraes

        Ha quatro nomes em comum. Abro m’ao de dois – Muralha e Jorge, voltando a escalar o Thiago e o primo que n’ao eh primo – e voce dos outros dois Rever e Diego.

        Diretamente da Bahia, virah apitar a partida o nosso Edvan, que tambem irah entregar o trofeu do melhor em campo, por ele a ser escolhido, jah se sabendo, de antemao, que serah o Arcanjo (assim como o Ze, voce irah escala-lo no lugar do Diego)

        O time vitorioso, utilizando os dois jogadores obrigatoriamente dispensados, jogarah a Libertadores, o outro, ainda mais desfacaldo dos citados dois, disputarah o Rub’ao, como voc”e chamou, e o Bandeir’ao, como passo a chamar.

        Estou plenamente confiante na minha rapaziada.
        Sou capaz de dar um de vantagem.

        Se tiver de acordo, entremos em contato com o marketing rubro-negro.

        No mais, pacem in blogum e saudades da aniversariante, que bem nos poderia presemtear com um video em que, mais do que nunca, fosse a estrela maior.

        Fraternas SRN
        FLAMENGO SEMPRE

        • author avatar
          EDVAN SANTOS 7 anos ago Responder

          Valeu, Moraes, eu apito o jogo… mas vou logo avisando: quem tocar no Gabriel ainda que a falta tenha ocorrido no círculo do meio de campo, marco pênalti convicto que assinalei certo…Sempre primei pela honestidade e justiça e disso sempre me orgulhei da lisura…

          E quem disse aí que faltas, longe da área, não podem ser punidas com a penalidade máxima..?

          Há controvérsia. Depende da interpretação do árbitro…e se o Gabriel estivesse na área pequena sofresse a falta e eu não visse? Então pronto…,. pensando logo de um possível erro meu, futuro, fatal, quem tocar nele vai se ver comigo. Apito: Bola na cal.

          É isso. Não quero jamais influenciar no resultado do jogo…só estou compensando, muito justo. A bola foi pênalti, quis dizer; a falta lá longe, claro!..

          Obrigado.

          Edvan-Alagoinhas-Ba.

          PS – ……. FUI…!.

          :

          .

          .

        • author avatar

          Com Edvan no apito esse “jogo” teria que ser na Fonte Nova lotado de baianas e com show de abertura de Claudia Leite e Ivete Sangalo, e pra ser mais justo já que vc escala o Adryan eu jogo com 9 e não te dou 1 gol de vantagem dou 3 mais o empate, SRN !!!!

          • author avatar
            EDVAN SANTOS 7 anos ago

            O Schwar é hilário…não perco os seus comentários…

            kkk

            Edvan-Alagoinhas-Ba.,

            PS – Gente boa, demais, mando-lhe um abraço…!.

      • author avatar
        Bill Duba 7 anos ago Responder

        Eu colocaria o Marcio Araújo num avião e mandava ele de volta pro Sampaio Correa, de onde ele nunca deveria ter saído!
        Saudações Rubro Nigérrimas

Deixe seu comentário