Decidi escrever esse post sem qualquer informação sobre a demissão de Luxemburgo. Eu estava lendo o formidável livro do jornalista argentino Gustavo Grabia, que trata da violenta torcida do Boca Juniors (La Doce: A Explosiva História da Torcida Organizada Mais Temida do Mundo), enquanto minha mulher conversava ao telefone com meu cunhado – flamenguista fanático – e ele deu a notícia. Chequei rapidamente no celular, para ver se procedia, e não quis saber de mais nada, para não me deixar influenciar.
Apesar de quase convencido pelos consistentes argumentos que dominaram a caixa de comentários do post anterior, ainda tinha dúvidas quanto ao que ganharíamos trocando o técnico. Cheguei a escrever em uma das respostas: não tenho muita a coisa a favor de Luxemburgo, mas também não tenho nada a favor de treinador brasileiro nenhum.
Pode ser excesso de mimimi, mas algo me diz que as dificuldades que Luxa tem enfrentado – um trabalho atrás do outro – para extrair o máximo dos seus jogadores têm a ver com a maneira exageradamente grosseira com que ele os trata durante as partidas. Em 2010, era assustador. Lembro de um jogo em que Diego Maurício quebrou o recorde de tempo necessário para levar um esporro. Drogbinha acabara de entrar e, vinte segundos depois, já ouvia: “Vai tomar no cu, Diego.” E o repertório era do mais refinado lirismo. “Puta que o pariu, Kléberson”. “Caralho, Léo”. “Vai se foder, Deivid.”
Tá certo que futebol não é missa e que todo xingamento para aquele time era pouco, mas não conheço outro técnico que trabalhe à beira do gramado com tamanho destempero. Todos reclamam do juiz no lance mais comezinho, há descontroles esporádicos, mas o único que vejo pegando pesado desse jeito é o Luxa. Sim: do mesmo modo que futebol não é missa, jogador também não é coroinha, e não há quem aguente.
Luxemburgo iniciou sua carreira de treinador há 35 anos e, de lá pra cá, nossas transmissões de futebol viraram de ponta-cabeça. Nas décadas de oitenta e noventa, poucos jogos eram transmitidos ao vivo. Hoje as tevês passam até Bambala x Arimateia pela terceira divisão, e deve ser desagradável passar as noites de quarta-feira e as tardes de domingo sendo xingado em HD para todo o Brasil. Não terá sido também por isso que, nos últimos times dirigidos por Luxa – Santos, Atlético Mineiro, Flamengo, Grêmio, Fluminense e novamente Flamengo –, jamais se pôde notar uma dedicação especial por parte dos jogadores? (Ao inverso do que ocorreu, por exemplo, no Brasileirão 2009, em que claramente nosso time jogava, também, por Andrade.)
Por outro lado, o ego, a falta de educação e a teimosia de Luxemburgo poderiam ter sua importância minimizada se ele conseguisse transformar seus times em máquinas de jogar bola – o que, de resto, é impossível sem a cooperação de quem entra em campo. Só que isso nunca mais aconteceu. E não vamos nos iludir: livrar um clube grande do rebaixamento é uma coisa, colocá-lo na disputa pelo título é outra. O Campeonato Brasileiro é bastante equilibrado, com cinco ou seis clubes que podem levantar o caneco, mas sempre existem nove ou dez bem fracotes e chegar à frente de quatro deles não é nada do outro mundo. Entretanto, esperto toda vida, Luxa teve a manha de vender isso como um feito extraordinário. Mais: em 2015 ele recebeu de presente uma das mais cobiçadas revelações do futebol brasileiro (Marcelo Cirino), pediu e levou Pará, Bressan e Armero, indicou Arthur Maia, aceitou Almir, trouxe Anderson Pico. Temos elenco para ganhar o campeonato? Longe disso. Mas é possível montar um time decente e competitivo com o que temos? Claro que sim.
De vez em quando a gente dá uma empinada no nariz, faz pose de cidadão civilizado, lembra dos quase 20 anos de Arsène Wenger à frente do Arsenal ou dos mais de 25 em que Alex Ferguson dirigiu o Manchester United, e passa a europeicamente condenar a troca de treinadores. Claro que mudar o técnico a cada dois meses não funciona, mas torná-lo intocável me parece igualmente temerário.
Enquanto Luxemburgo estava lá, eu não tinha certeza de que a solução seria substituí-lo. Agora que ele saiu, não lamento. Adquirimos o estranho hábito de superestimar nossos treinadores. Eles são muito menos importantes do que aparentam, e quando não atrapalham já ajudam bastante.
Dou o braço a torcer: Luxemburgo estava atrapalhando.
PS: Era para este post ser publicado ontem à noite. Só está saindo agora por questões técnicas.
meu caro amigo,murtinho !
do jeito que a coisa tá ,logo logo os azuis vão chamar the father joel santana para ser new coach the flamengo…
saudações
Eu, hein. Compram um jogador que nem se sabe quando VOLTA ao pais, muito menos quando começa à treinar. So louco pra aguentar.
Samir. Como se pode vender o unico zagueiro que temos – por preço de banana?
Luxa. Até o Flores parece saber mais de economia que esses famosos “diretores”:
“- Você faz o planejamento de gastar X com um treinador. Mandou um embora, aquele X vai continuar a ser gasto. Aí você vai contratar outro treinador para ganhar X também. Se mandar ele embora também são 2X já gastos.”
Imagine um clube com y Xs à serem gastos (com ex-tecnicos e ex-jogadores)… Isso é que é planejamento, hein.
Barça, Dortmund, Arsenal. Otimos espetaculos, ISSO é que se chama futebol. Estadios recheados. Festa.
Que tristeza vendo o que acontece no BR.
Como esse pais esta numa merda – em tudo.
Neymar. Sera que esse rapaz tem o corpo fechado para adquirir um MINIMO de comportamento de europeu educado? Rodeado por autenticos gentlemen – e que jogam mais – no seu proprio time!
No momento é odiado por 3/4 dos espanhois, tendencia crescente.
Que mascarado.
Navegando por varios sites em busca de noticias do Mengão, me deparo com a bipolaridade dessa nossa imensa torcida…até uns dias atrás cobravam da diretoria investimentos em reforços…que ja tinhamos grana pra isso…agora que os azuis anunciam a compra do Guerrero…conversações com Quintero…Paulinho…a galera vai e começa a chiar…reclamando do alto investimento…que deveriam insistir com Elias, porra, ele mesmo se recusa a vir, insistir pra que?…Com relação ao proximo encontro da Confraria, gostaria de fazer uma sugestão ao Lucifer, já aconteceram tres encontros no Rio, porque esse proximo não ser em Brasilia na vespera do jogo contra o Santos? Fica a dica e vamo que vamo despetalar os flores hj…
SRN
Continua o silêncio.
Aqui no Murtinho ainda saíram uns poucos comentários.
Por ora, quero parabenizar o nosso basquete, efetivamente o orgulho da Nação !
Os jogos, surpreendentemente, foram tão fáceis, que até eu, apesar dos problemas, pude assistir.
Campeãs SRN
FLAMENGO SEMPRE
Convocando os Confrades de Brasilia para assistirmos juntos o Fla X Flu…Como ainda não conheço bem os points candangos, aguardo confirmações e sugestões…Esse jogo será como o primeiro dia de nossas vidas flamengas…a ressurreição….
Pra galera de BSB meu cel 81467476…
SRN
Amigo Bruxo,
infelizmente, pelos problemas no nosso Blog (não estou culpando qualquer pessoa), a sua convocação chegou-me depois do jogo.
Por um lado, ainda bem, pois sofremos mais uma derrota.
A coisa está prá lá de feia.
Para o renascimento, parece-me mais adequado que combinemos alguma coisa para ver, no sábado, depois da Champions, o jogo contra a Chapecoense.
Afinal de contas, foi contra os catarinas que, lá no Rio, fomos juntos ao Maraca assitir os 3 x 0, com direito a penalty perdido pelo LM e tudo mais.
Lembrei-me, você não pôde comparecer.
Irá desta vez, no lugar do Edvan, a menos que este queira vir lá de Alagoinhas, pelo menos para prestigiar o ^compatriota^ Cristovão.
Vamos combinar algo, entrando em contato com o Abrahão e com o Lúcifer.
Emputecidas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Continua a ziquizira.
Sem artigos, praticamente sem comentários.
Vou dar uma informação, na base do palpitrômetro.
Pelo torcidômetro, que acabei de consultar, tivemos uma subida de mais de CEM ST, o melhor resultado do dia, voltando à casa dos 53 mil e poucos.
Meu palpite – efeitos da contratação do Guerrero.
Será – interrogaçao.
Um pouco mais felizes SRN
FLAMENGO SEMPRE
Vários assuntos caben ser abordados.
Vamos lá –
a) quero deixar bem claro, lendo o comentário do meu amigo Danilo Bruxolobo, que não desejo – muito menos acredito, pois não teria a menor lógica – o envolvimento dos inatacáveis Diretores Carecas na questão FIFA.
Por outro lado, gostaria MUITO que, na CPI instalada pelo candentes e elogiáveis esforços do Senador Romário, viessem a ser convenientemente APURADOS outros casos inexplicáveis do futebol brasileiro – TODOS, se possível – entre eles, para o BEM do próprio FLAMENGO, do Fluminense e do nosso futebol, aquele referente ao final do Campeonato Brasileiro de 2013, resultando na queda da Portuguesa e na ^salvação^ nebulosa do Fluminense, quando dois jogadores (os nomes todos sabem), sem condição de jogo ou, admitindo-se, com duvidosa condição de jogo, foram INEXPLICÁVEL e DESNECESSARIAMENTE escalados por seus respectivos times.
b) deixando claro que não sou ^eleitor^ da Patrícia Amorim, nome que RESPEITO como excepcional atleta que foi, quando trouxe muitas glórias para o nosso FLAMENGO, ao contrário da imensa maioria dos demais Presidentes e Diretores, do passado e do presente (Alexandre Póvoa, por exemplo, é outra exceção), mais uma vez venho esclarecer que, a meu sentir, ela começou a ser fritada, apesar do alto cargo que ocupava, exatamente quando determinou, pela mudança do voto que se esperava fosse dado pelo Clube, a derrota de Kleber Leite para o Clube dos Treze, isto no quase longínquo ano de 2010.
A partir daí, foi violentamente boicotada, e, como não tinha uma boa equipe, a sua administração, não há como questionar, foi PÉSSIMA.
c) a contratação de Guerrero SERIA digna de aplausos, o que cai por terra pelos valores admitidos.
Não posso admitir como sequer razoável pagar a revoltante quantia de SEISCENTOS E CINQUENTA MIL REAIS, por mês, a todo e qualquer jogador de futebol, mormente a quem não chega aos pés de um Messi ou de um Cristiano Ronaldo, para não incluir tantos e tantos outros (Robben, James Rodrigues, etc etc).
Para mim, com toda sinceridade, é revoltante, mesmo com outra informaçãozinha absurda, qual seja a dos valores pagos ao Alecbosta. 250 mil (int.) Não vale 2.500.
E viva o futebol brasileiro !
Preocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
O Carlos Moraes é sempre um dos melhores comentaristas do Blog, suas opiniões quase sempre batem com as minhas e concordo em quase tudo em seu atual comentário, principalmente no caso do Aleccone que veio ganhando muito e muito mais que o Brocador que sempre foi muito mais efetivo que ele e era o artilheiro disparado das competições, até que foi defenestrado e sem que o Flamengo ganhasse um tostão sequer e a sua volta seria uma questão moral dessa diretoria do clube, coisa que não fizeram e agora contratam o Guerreiro por muito mais do que seria razoável, tudo bem que em negócios parecem que os carecas entendem, pelo menos diminuíram e sanearam as dívidas que as outras péssimas diretorias criaram, mas, vamos ter um pouquinho de paciência e olha que em questão de paciência eu não sou o mais qualificado para aconselhar, não tenho mesmo, porém, nós pedimos reforços de verdade e isso custa caro, o Guerreiro é um reforço de verdade, ele não é um daqueles refugos que a diretoria costuma trazer e embora a sua posição não seja prioritária, a prioridade é a contratação de um meia criativo, a diretoria prometeu e enfim, cumpriu, então, vamos ver se eles vão começar a dar ao futebol o valor que eles não deram até agora e aguardar as novas contratações, que também foram prometidas, o Curica está de pires na mão e deve se desfazer do seu bom elenco, entre eles Elias, a quem deve ser dada toda a prioridade para a sua contratação, pois é um jogador que já provou o seu valor com o Manto Sagrado e se ele disse que não quer sair é porque é corintiano, afinal, ninguém é perfeito, mas, de uma boa conversa ninguém escapa, ele seria uma excelente contratação, assim como o Danilo e/ou o Renato Augusto e para não ficar só no Curica, o Montillo, ou o Diego e ou o Thiago Neves também seriam ótimos reforços, mas, é indispensável repatriar o Leo, lateral-direito que foi defenestrado erradamente pelo Luxemburro e que está no Inter ou contratar outro lateral-direito, o Pará é horrível, não pode continuar vestindo o Manto Sagrado, além disso, temos problemas na zaga e se o Samir sair a coisa piora, Wallace, Marcelo, Bressan e Frauches, são fracos, o Marcelo não pode vestir o Manto Sagrado e os outros podem ser no máximo reservas…
E se a diretoria que fez tanta economia porca, agora resolveu contratar bem, não sou eu quem vai ficar contra, se os reforços prometidos cabem no orçamento, que coisa boa, que venham, serão bem vindos, estamos precisando mudar o paradigma e deixar de pensar pequeno, o Flamengo é clube gigante, seu destino é disputar títulos e não ficar brigando para não cair e para isso precisa investir em craques e bons jogadores, não podemos ter perebas em campo, que bom que essa diretoria, enfim, entendeu isso…
FLA 3 X 1 flores.
SRN
Mais do mesmo…
Vou repetir o que disse várias vezes. O time está muito mal treinado!!!!
É evidente a falta de articulação entre os setores do time rubro-negro, coisa que ficou mais do que evidenciada no jogo contra o Náutico. E ficou evidenciada porque os jogadores, ao contrário do jogo contra o Avaí, correram e se dedicaram de verdade à partida.
Com o time correndo muito e se esforçando, ficou claro que eles não estão sabendo direito “como” correr e para “onde” correr. Os espaços entre as linhas, quando preenchidas corretamente, resultavam sempre em boas coisas.
A falta de articulação entre as linhas resultavam sempre em condições difíceis pro time. Exemplos?
Arthur Maia e Almir voltando até antes do meio -campo para pegar a bola; marcação sob pressão mal feita no campo de ataque (as outras linhas não avançavam) e tentativa de marcar mais em cima na defesa também falhando (foi assim o gol do Náutico).
Para esclarecer. O gol do Náutico saiu na tentativa do time (atabalhoada) de roubar a bola no campo de ataque e depois na intermediária. O zagueiro Wallace saiu para dar o “bote” e não teve a devida cobertura. Ou seja, a marcação apenas na base da vontade NÃO FUNCIONA. É preciso treinar, e TREINAR MUITO. Treinos táticos dia sim e o outro também.
Nesse aspecto, o Cristóvão já começou bem. Dois dias de treinos, dois dias de treinos táticos. E tenho certeza de que esse será o padrão daqui pra frente. E a certeza vem daquilo que é inerente ao baiano, o estudo permanente de como o futebol funciona nos dias de hoje.
Se eu que não sou profissional do futebol consigo enxergar claramente essas falhas, imaginem alguém que trabalha e ganha muito bem pra isso. E, mais importante, DÁ VALOR À ESSA OPORTUNIDADE.
Como todos sabemos, o Luxa dizia que o futebol não tinha novidades. Disse também que não estudava mais o jogo. Em outras palavras: não tinha mais nada a aprender porque já sabia tudo.
A prática mostrou que ele estava totalmente equivocado. E a falta de articulação entre os setores do time evidenciavam claramente isso. Jayme , com apenas algumas mudanças de posicionamento, já deu um aspecto menos tenebroso ao time. Conseguimos chegar tocando a bola algumas vezes . E, não fosse a falta de pontaria, poderíamos ter feito 2 ou 3 gols no jogo por causa das chances claras (Alecsandro, Canteros e Paulinho).
Com treinos táticos quase diários, a parte técnica de alguns jogadores irá aflorar e vamos ver o time jogando com mais coesão e com melhores resultados. Disse aqui que esperava que o Luxa mantivesse a “pegada” do ano passado. Quando discurso e prática andaram juntos até o jogo contra o Galo pela Copa do Brasil.
Infelizmente, não foi isso que vimos. E como disse o ilustre colega Marco Antonio Sundfeld da Gama em um comentário anterior, a falta de educação e de tato do Luxa passaram a prevalecer em relação ao bom humor e as boas tiradas do ano passado (“confusão”, “saco de cimento nas costas”, etc). O ambiente ficou “pesado.
E, para acabar de vez com qualquer chance de melhoria, veio o convite do São Paulo para inflar ainda mais o ego do Luxa. E ele, que achava que estava certo em relação à forma de treinar (na verdade enrolar) o time, passou a ter certeza de que sabia de tudo e que estava valorizado no mercado. Agora é que ele não iria admitir os erros mesmo. E deu no que deu: time jogando nada, padrão tático nenhum (não treinava) e jogadores claramente insatisfeitos com a postura dele nos jogos e, muito provavelmente, nos treinamentos.
Como se tudo isso não bastasse, além de ficar desmerecendo os jogadores que tinha em mãos (pedindo reforços dia sim e o outro também), ele ainda foi capaz de dizer em uma rede de televisão (ESPN – Bola da Vez) que era contra a Lei de Responsabilidade Fiscal aprovada no Flamengo. Ou seja, era contra o principal pilar de reconstrução do clube da Gávea.
Ficou claro para todos que o pensamento do Luxa era o mesmo de alguns ex-dirigentes do clube: não estou nem aí para as finanças, quero jogadores e pronto.
Acostumado a pedir medalhões e ser prontamente atendido (Grêmio que o diga!), ficou “putinho” quando a direção do clube vetou as contratações que não caberiam no orçamento: Robinho a R$ 1 milhão por mês e com contrato de 5 anos, por exemplo. Aí, como não foi atendido e não concorda com a Lei de Responsabilidade do clube, soltou o incrível: “eles não entendem nada de futebol!!”.
Pode até ser que não entendam muito, mas ISSO VINDO de um treinador que parou no tempo (já que disse que não estuda mais) e que foi capaz de trocar Éverton por Matheus em uma semifinal de Copa do Brasil em pleno Mineirão, além de escalar Almir como titular por dois jogos seguidos mesmo sem ter treinado direito com o time titular; que não deu padrão tático pro time mesmo depois de 10 meses no comando dos mesmos jogadores NÃO TEM MUITO RESPALDO. Até papai Joel deu um jeito no time de 2007 quando se viu sem armadores: reforçou o meio-campo e colocou os laterais Léo Moura e Juan para armarem o time.
Luxa não tentou sequer uma variação para o 4-4-2 (algo que o Jayme fez no jogo de quarta). Não vislumbrou nenhuma modificação no time para que as coisas mudassem. Retirou o Arthur Maia do time que, bem ou mal, foi quem melhor desempenhou a função de articulação até agora para colocar o Almir (inexplicável). E assim ele, ao melhor estilo Tropa de Elite, “pediu pra sair”. Parecia pirraça por não ter tido seus pedidos de reforços atendidos na velocidade que ele queria. Mas, em vez de converter a direção do clube às práticas irresponsáveis de outrora, eles resolveram que precisavam de alguém que se alinhasse ao pensamento de reestruturação do clube. E que estivesse disposto a fazer mais com o material humano que o clube possui no momento.
Muito bom, Vagner. O Luxemburgo (não consigo mais chamar o cara de Luxa), definitivamente, deixou claro que tem um caráter insuportável. A pá de cal foi a entrevista depois da demissão. Se mostrou de uma pequenez repugnante. Os clubes brasileiros precisam enterrar de vez esses caras – Felipão, Murici, Oswaldo de Oliveira, Abel e outras velharias ultrapassadas. Eles já eram. Só ganham com grandes times. Assim, até eu
Gostei do trabalho do Cristovao no Vasco.
Ja no Flu nao deu muito certo, embora tendo jogadores com muito mais classe dos que tem agora no CRF.
Nao vejo muito a razao de trocar Luxa por ele.
Mas pode ser que de mais certo,
Deus sabe.
Em breve saberemos tb.
Certo é que de novo dinheiro foi jogado janela à fora. Demissoes custam caro.
Guerrero.
40 mi por uma aposta, um jogador que nem sempre convenceu? Tendo um “time” no que faltam jogadores em todos os setores e sem ter grana, como sempre dizem? Apostar no duvidoso?
Nao enlouqueceram nao, pela simples razao que costumam errar sem cessar. De novo, isso é um erro. Grave. Aposto qualquer coisa que nao vai ser um final feliz.
Ninguem sozinho resolve num time que nao tem segurança na defesa, nao tem volantes confiaveis e muito menos armadores e atacantes de nivel.
Isso dai é se criar o proximo, e grande, problema.
Sem mudar NADA no que faz falta. Sem CONSTRUIR.
Essa diretoria soh merece ser chamada de burra.
Impressionante.
Sera que acham que o nome é que joga bola?
So pode ser – tao burros nem eu pensava que eram…
Com essa grana daria pra contratar varios – SE soubessem contratar…
Outro erro, nao colocam gente que entenda de futebol no lugar certo.
Esse clube esta à deriva. E nao é desde hoje.
E esses dai nao resolvem nada.
Saberemos de verdade o que fizeram no setor economico no dia que os sucessores tomarem conta do CRF.
Ai sim, veremos se foram tao bons na administraçao.
Porque no futebol – é miseravel o resultado de 2,5 anos de “trabalho”.
Impressionante como o que é ruim pode ficar pior.
PEGANDO MAL
Esse arrastão que os americanos estão fazendo no futebol já estava demorando. Abriram a tampa do esgoto e jogaram gás de pimenta. É ladrão saindo pelo ladrão, esvoaçando pra todo lado. Agora é que deverão correr com a aprovação da LRFE, com o lobby da CBF ainda mais enfraquecido. O Flamengo já está nadando de braçadas nesse mar de lama, enquanto a maioria dos outros clubes está encalhando com a sujeira já no queixo. Alguns já começaram a engolir.
No entanto, tem sempre uns o outros que aproveitam qualquer arroto pra dizer que é peido. Na porrada que a Traffic levou, quem “recebeu” o pessoal da PF foi o famoso Kléber Leite que, cheio de papo, como de costume, tentou esconder o cagaço nas entrevistas que deu. O pior é que a mídia lembra o tempo todo que a figura foi presidente do Flamengo e o leitor ou telespectador desatento faz logo ilações indesejadas para nós. Neguinho diz logo que o Flamengo está metido nessa bronca pesada.
Li alguns comentários de oposicionistas, aqui no blog, mas não fizeram alusão ao ex presidente que trouxe o Romário, em 1995, e montou o “ataque dos sonhos”, potencializando as dívidas do Flamengo. Depois, usou o prestígio político que TINHA no clube para fazer aquele contrato aviltante com a Traffic para trazer o Ronaldinho Gaúcho. No fim, tirou a escada e deixou o Flamengo com a broxa na mão, condenando Patrícia Amorim ao ostracismo político.
SITUAÇÃO ATUAL REQUER MUITO CUIDADO
Entendo que o presidente Bandeira de Mello esteja preocupado com a situação do time de futebol em ano eleitoral, mas sair queimando gordura para trazer jogador de 31 anos para ganhar os tubos não resolverá a situação. Pelo contrário, poderá agravar porque o elenco está se contentando, até agora, com os tetos salariais impostos pela diretoria. Uma coisa é você ganhar 200 mil e ver um Robinho ganhando 600 ou 700. Outra coisa é você ver um tal de Guerreiro ganhar mais de 3 vezes o que você ganha.
O problema do time do Flamengo é simples: não tem variação tática, joga o tempo todo e em todos os jogos sempre do mesmo jeito. Entra jogo, sai jogo, e o time fica esperando entre o meio de campo e a própria intermediária para tomar uma bola e sair no contra-ataque. Isso já ficou mais que manjado. O time está com preguiça de marcar a saída de bola sob pressão, coisa que fazia bastante o ano passado, quando foi saindo da “zona da confusão”. Quer ver time modesto jogando bem, olha a Ponte Preta, o Atlético do Paraná e outros, que estão correndo 2 horas em cada tempo.
Deixa essa porra de reforço quieta, deixa a mídia espernear, porque a torcida está calma. Aquela meia dúzia de renegados de TO que esperaram a delegação no aeroporto protestou calmamente e com razão, diga-se de passagem. Os jogadores precisam reagir e a direção do futebol deve mostrar mais pulso. Por que, contra o Náutico, Éverton e Gabriel não estavam no banco? Se estão contundidos, tudo bem, caso contrário será inexplicável.
Independentemente do resultado do Fla-Flu, no domingo, é preciso dar tranquilidade ao novo treinador, que é um profissional sério e discreto. SRN
Uns por acaso:
nao vamos esquecer que “os americanos” bateram forte, por acaso, por muito acaso, 2 dias antes do congresso da Fifa.
Por acaso tb, os americanos perderam 2020 no proprio pais, acusando o Blatter por isso.
E finalmente, tb por acaso, eles sao os que financiam o adversario do Blatter.
Me parece um pouco a conversa sobre o fim da escravidao.
Aqui nao ha santos, nem justos.
Eu não sou contra a venda do Samir, eu sou contra o valor fixado.
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/05/28/fla-encaminha-venda-de-zagueiro-por-r-14-milhoes-para-udinese.htm
Se acontecer o que eu ando lendo, a atual administração do Flamengo não vai conseguir convencer nem mesmo o mais desavisado torcedor rubro-negro de que houve algo de errado nessas transações.
É que como todos sabem, o Flamengo vai comprar Guerreiro, um jogador de 30 anos, por 12 milhões de reais, numa transação que vai onerar os cofres do clube em quase 30 milhões de reais, no frigir dos ovos, sem a mínima perspectiva de retorno financeiro no futuro. Até aí tudo se explica.
Mas, por outro lado, então é que surge o problema, vai vender Samir, de apenas 20 anos, por 13,8 milhões de reais, o equivalente a 4 milhões de euros.
Ora, 4 milhões de euros, na Europa, não representam porra nenhuma, quando se fala em valor de mercado de jogador de futebol.
Destaque-se que o Flamengo só vai ficar com metade do valor da venda, correspondente aos 50% dos seus direitos econômicos.
Apenas para efeito de comparação, especula-se que o Fluminense tem proposta para o Gerson na casa de 60 milhões de reais.
Creio que nenhum simpatizante dos Azuis conseguirá perdão para tamanho sacrilégio, eis que dificílima uma explicação.
Se Luxemburgo ainda estivesse no Flamengo…
Ou estes gestores do futebol do Flamengo são muito otários ou são muito espertos. Não poderá haver meio termo, se concretizada a venda.
Sem mais comentários.
SRN.
O Aureo comenta aqui de forma abalizada, com clareza, e muito bem articulado, gosto de ler seus comentários, excelentes, porém, desta vez ouso discordar: Rooney, Cristiano Ronaldo, Robben, Ibrahimovic, quanto valem esses caras? O mais imberbe desses “rapazolas”, o Rooney, ´faz em junho 30 anos,, todos, altamente valorizados, e alimento e entendo, que o lucro que poderá nos proporcionar, o Guerreiro, exatamente, é a feitura do gol, tão difícil de execução por nossos afobados e desastrados atacantes, e não, gerar perspectivas de exposição para futuros e rentáveis negócios, . É artilheiro consagrado, inclusive de uma das Copas América, fundamental e decisivo no Corinthians, dito por comentaristas paulistas; sem ele, o time é apático, decai, portanto; vejo-o como transação auspiciosa que será lucrativa pelo custo-benefício que trará: bola na rede,. Ficaremos aqui, eternamente, muito desconfiados, a achar que tudo minguará no FLAMENGO?.
Quanto ao Samir, que vendam ,imediatamente, pelo preço estipulado e antes que desistam. Se sou dirigente , não esperaria, e nem que fosse a nado, entregaria à domicílio essa bucha para os ‘tolos’ italianos. Pegaria logo essa grana. É jovem e que importa isso? É fraco! Já vi de tudo, do ponto de vista de entregar o jogo para os adversários, e apresento um cabedal de “domingadas de arrepiar até os cabelos de tapete.”; Gol contra, pisar na bola e cair sentado nela, pênaltis infantis, escorregões, furadas, ratadas, faltas praticadas sem recurso, saídas erradas em passes esdrúxulos, desajeitado no corte posto que é canhoto cego, e até o vigor, que poderia servir-lhe de atribuição de suficiência e da eficácia, deixa a desejar por estiramentos, cabeça quebrada, dorzinha aqui, um mal-estar ali, e já se sabe., Dividiu? Maca!
Outro dia, vi mais um vez caído em campo, o médico leva-o para fora do gramado, parece desacordado, o treinador processa a sua substituição, para da surpresa , vê-lo curado do repentino, a tentar voltar pro jogo. Tarde demais! Não o julgo simulador, é viciado em contusão ou não dá sorte mesmo. Só sei que com 20 anos atingiu o máximo do zagueiro burro…!
Diretoria, venda-o…! Se exigirem dê um troco!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Queria era o Dórea no FLAMENGO. Este, também, tem 20 anos. Zagueiraço…!
É a minha opinião. Se sou injusto, que alguém aponte qualquer das citações, acima, que não aconteceu. Passo, então, a me convencer do seu futebol…E aplaudo!
Que venham Robinho, Elias, e só quero si tiverem mais de 30 anos. Tão no ponto! Que gastem o dinheiro todo, por mim…sou torcedor do FLAMENGO, Quero saber de emoções, não de dotações, tiramos em 1º lugar em severidade e bons resultados econômicos, conclamei uma carreata pela cidade: NINGUÉM FOI…!
ERRATA DO GIZ : Eu quis dizer: .”..entregaria a domicílio…”. Pronto, nada de crase antes de palavras masculinas. Sinceramente, não compro mais dessa marca. É muito ruim.
Quem perguntou aí, e os outros erros, vai fazer o quê? Tamos esperando uma solução?
Bem, os outros? Todos? Raapaaaazzzz…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Errata do Giz? Ah, tá, sei…! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fico admirado (ou ja era de se esperar?) vendo flamenguista torcendo para ver nome de dirigentes da nova diretoria envolvidos nesse escandalo da FiFa…Todo mundo tem o direito de gostar/apoiar ou não a diretoria do Mengão…mas dai a ficar torcendo para que estejam envolvidos em falcatruas, só pelo prazer de gritarem a plenos pulmões que estavam certos realmente é decepcionante…Quando do meu tempo de soldado ouvia um velho sargento afirmar toda vez que um novo comandante assumia e propalava caça aos corruptos que, todo aquele que bate muito no peito pregando honestidade, tem sempre algo a esconder…e o velho e sábio sargento sempre estava certo…
O pior em campo ontem foi o Gabriel…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Queiram ou não o time sem ele fica pior, além do mais, pra que o Jayme ( A Múmia) , no banco?. De contrato assinado, pouco importava, o Cristóvão deveria escalar e conduzir a equipe, estar na beira do gramado, nada de adiar estréia, a não ser; que o nosso departamento que cuida da parte física, preferiu, achou melhor, lhe fazer um trabalho de reforço muscular, dar-lhe melhor condicionamento, perder peso, etc.
Acho um absurdo, em qualquer circunstância, entregar o “comando” a um burro velho. Se ninguém do campeonato carioca, ou outro qualquer, englobando, terceira, segunda e muito menos, da primeira divisão, cogitou, esboçou, comentou, contratá-lo, então é no FLAMENGO que tem chance de pegar um time de futebol ? Disse um dia: “…a torcida do FLAMENGO é injusta com o Uelington, jogador de futuro, é ágil, tem técnica apurada, muito difícil de ser batido, vejo-o, titular na seleção brasileira…!”!
Socorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooo..!!!
Bom dia Murtinho e galera rubro-negra,
Achei providencial e necessária a demissão do prolixo, egocêntrico, enfadonho e mal-educado Luxa. Educação é sempre bem-vinda, e ter que assistir ao nosso ex-técnico falar é sempre um pesadelo, mesmo pra nós brasileiros que vivemos em um País pouquíssimo civilizado e educado (Brasil Pátria DESeducadora). Dito isso, vamos aos nossos jogadores que, mais uma vez, protagonizaram ontem mais um espetáculo horroroso no Maraca (sem querer tirar os méritos do Náutico, quem tem um time arrumadinho).
Pra mim, é cada vez mais evidente que:
1) A zaga é Wallace (o melhor e mais regular) e Samir ou algum outro zagueiro promissor do juniores (Bressan é MUITO lento e o Marcelo MUITO estabanado).
2) Pará corre muito, é raçudo, mas tem pouca técnica para jogar no Flamengo. Luiz Antônio é muito melhor do que ele, além de ser um dos poucos do elenco atual que sabe chutar (a torcida precisa parar de pegar no pé dele!)
3) Temos hj 2 ótimos jogadores que poderiam jogar na lateral esquerda: Jorge do juniores e seleção sub-20 e o Éverton (que pra min poderia seria um dos melhores do país atuando nessa posição, já que como atacante ele é rápido, driblador, mas não sabe chutar a gol!). Pico é um bom reserva (ótima técnica e bom chute com as duas pernas). Armero é, claramente, o pior de todos, até agora não entendi sua contratação.
4) O meio-campo é Caceres (Jonas na ausência dele), Canteros e mais 2 (aqui está o nosso maior problema, precisamos urgentemente de 2 bons jogadores para jogar com o Canteros, pois Márcio Araújo e Mugni são sofríveis e Matheus Sávio muito novo). E pelo amor de Deus, este jogador tem que saber chutar! Elias, Petros, Robinho, todos cairiam muito bem no time. Luiz Antônio tb poderia jogar aqui, como na época do Jaime quando ganhamos a Copa do Brasil.
5) Ataque: pelo amor de Deus, o que faz o Alecsandro ser titular desse time no lugar do Eduardo da Silva? Aliás, o que faz o Alecsandro nesse time?? Alguém pode me explicar a paciência da torcida com esse cara? Com a vinda do Guerrero teremos, finalmente, um goleador de técnica refinada, com o Eduardo Silva como boa opção. Na ponta, basta fazer o Cirino voltar a jogar futebol, e temos ainda como opções Paulinho, Éverton e Gabriel.
Cristóvão Borges, essa é pra vc: ninguém aguenta mais esse futebolzinho medíocre que estamos jogando (há tempos!), aproveite o momento e ouse, arrisque, tente algo novo, tente alguém dos juniores enquanto os reforços não chegam, mas pelo amor de Deus nos tire dessa mesmice.
SRN.
Marco antônio, Gostei muito do Comentário e da analise do time , porem agredido que apenas um meia sera necessário, pois por mais que a torcida tenha começado a pegar no pé do Arthur Maia e do Almir, acho que eles são bons para compor elenco, no caso do Para o que falta para ele e em boa parte para o time é calma e organização. pois ele pega na bola sozinho e já se afoba, ai no segundo lance que ele domina a marcação ja aperta e ele peida … no mais acho que com guerreiro (quem pra mim não é esta coca cola toda ) Talvez o Petros que é um bom meia e faz muitas funções e um meia mais agudo podemos melhorar bem este time, porem sem organização fica complicado, e tempos que aproveitar o momento e usar os garotos … o Baggio nos ultimos anos fez sozinho mais gols pelos juvenis que o ataque titular do fla .. futuro ele tem
Não vou escever agora a respeito de mais um jogo sem vitória do nosso Flamengo, mesmo com a improdutiva troca de técnicos.
Há um assunto M U I T O M A I S I M P O R T A N T E.
A devassa na Fifa, tardia, sem dúvida, mas que abre a perspectiva de algo de bom, por mais impossível que pareça, venha a acontecer.
Quando o Murtinho, em excelente artigo anterior, fez aquela série de DOZE perguntas, ONZE delas respondidas com o ^NÃO ACHO^, deixando apenas para a última o ^ACHO^, fiz ver que tinha ^severas dúvidas^ em relação exatamente a esta, que, em princípio, colocaria com a mesma resposta das anteriores.
Comentei, em diversos locais do nosso Blog, que PROBIDADE e FUTEBOL eram duas palavrinhas que não casavam.
A galera, exercendo o seu direito de opinião, caiu em cima.
A mesa do banquete está posta e exposta agora.
Segundo o noticiário, desde 1991, ou seja, há VINTE E QUATRO anos atrás, o esquema da FIFA é totalmente corrupto, como também os das Concacaf/conmebol da vida.
Cada entre nós, qual a novidade (int.). Alguém teria a menor dúvida (int.).
É triste, é lamentável, mas é a verdade nua e crua, da qual todos tinham ciência, mas por INTERESSE ou SUBSERVIÊNCIA, fingiam não ter conhecimento.
Um dado muito triste é a intença participação de brasileiros.
Não estou mencionando o sogro e o genro, figurinhas deletérias, que deixam muito mal a dupla Fla/Flu, eis que notórias são as relações deles com os clubes, mas os intérpretes do Marketing Esportivo, à frente o nosso compatriota J. Hawilla.
Tenho, desde sempre, talvez em função de outros tempos que vivi, uma certa ojeriza a esta influência estranha no meio do futebol.
Tão perigosa quanto aos dos declaradammente mercenários, os chamados empresários.
Para ser sincero, em sendo um camarada atrasado no tempo, temo, aliás sempre temi, pelas tais ^engenharias financeiras^.
Pela minha experiência de vida, mesmo atuando sempre em outro setor, nunca tive conhecimento de sequer um só ^engenheiro^ que não pretendesse tirar vantagens.
Aliás, nem seria possível, eis que ninguém trabalha de graça.
Há que se ter, no entanto, extremo cuidado para o que é de direito não se tornar um caminho aberto para a corrupção.
Praticada em larga escala, como vem acontecendo entre nós, torna-se ainda mais difícil.
Daí as ^minhas sinceras dúvidas^, até porque o meio é, por excelência, extremamente contaminado.
Vale, consequentemente, o velho ditado – ^o pior cego é o que não quer ver^.
Preocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Essa história da FIFA ainda vai render. Parece que existe a possibilidade de a PF iniciar investigações internas sobre a CBF. O Del Nero certamente tem culpa no cartório também.
Agora, o que me chamou atenção foi que, segundo o relatório emitido pela justiça americana, parte das fraudes vêm da venda de direitos de exibição dos jogos. Essa eu quero ver… (plim plim)
Para mim o Luxa começou a perder a credibilidade qdo entregou o jogo pras galinhas mineiras na copa do brasil de 2014. Ali o time e a torcida passaram a desconfiar da sua ambição. Ele entregou e ninguém me convence do contrário. Mas isso é passado. Agora vejo outros dois problemas: 1) por que Samir é banco de marcelo e bressan-bicuda? 2) com a troca de técnico e possível vinda do Guerreiro, perdemos o foco da nossa principal carência: a contratação de um MEIA ARMADOR urgente. Seja o Renato Augusto, aproveitando a liquidação corintiana, seja no mercado argentino ou sul americano, sei lá, mas precisamos para ontem de um CAMISA 10. E o que me preocupa foi ouvir o Wrobel na coletiva da demissão do Luxa dizer que esta não era mais uma prioridade. Como??!! Será que ele não assiste aos jogos do Flamengo?! Abs a todos.
Caro Elvis, achei que nunca iria encontrar ninguém que pensasse como eu: o Luxa entregou o jogo pras galinhas. Não sei o motivo, mas que entregou, entregou. Qualquer torcedor teria escalado e substituído infinitamente melhor que o profexô. Quanto ao meia, obviamente, é necessário, porém, temos que lembrar que, além de não existir meias qualificados no mercado, não basta querer contratar pra contratar. Tem que ter dinheiro e vontade do próprio jogador de vir. E Sinceramente, não acho que Renato Augusto, embora tenha vaga certa nesse time do Flamengo, seja o meia que precisamos.
SRN
ao invês de professor aloprado,bem que poderia se falar DIRETORIA ALOPRADA !
obiviamente que luxa não poderia continuar ,agora achei uma tremenda precipitação da diretoria aloprada contratar o novo treinador.
nada contra ele..até acho um bom profissional.
o momento é que não foi adequado.
outra coisa que se confirmar eu jogo a toalha é a contratação de paulo guerreiro….dizem que custara cerca de 700 mil.
acho que o robinho seria muito mais vendável para o mercado publcitário,além de jogar muito mais.
flamengo tem que investir no outro paulo..paulo henrique ganso.
esse sim traria o equilibrio que a equipe tanto precisa.
guerreiro vai facilmente se envolver com as raparigas do rio de janeiro e perder o foco.
robinho é casado e não teria esse tipo de problema.
agora a pergunta que não quer calar…pq wallace não comemorou o gol de flamengo ???
saudações rubro-negras
Murtinho, só tenho que concordar. Acho o Profexô um membro do modo de ver futebol que deve ser deixado pra trás, das negociatas, manobras e de quem quer se meter em tudo, não ser técnico, mas participar dos “arranjos” que levaram os clubes a quebrarem e aos cartolas e outros ficarem ricos.
Acredito que, ainda que tenham erros, estamos em outro caminho. Um trabalho difícil porque vai contra o senso comum do futebol, e para muitos não é fácil fazer a transição. Não gostei muito do novo técnico, minha opção era o Sampaoli, acho que essa era a medida do profissionalismo que a diretoria precisava dar, mas ok, não vou ficar tacando pedra. Nem quando veio o Luxa eu falei nada, não vai ser agora.
E que o FBI com sua atuação junto a FIFA faça com que as Rapozas Felpudas coloquem a barba de molhe. Tomara que influencie positivamente nossa PF e nosso MP e que esses passem pente fino nas federações e nos cartolas.
SRNs
Uma situação bem difícil de analisar.
Não há – NUNCA HOUVE – a menor dúvida que o Luxemburgo é um FANFARRÃO, que sempre se julgou o melhor técnico do mundo, sem sê-lo em momento algum, mesmo nos seus dias de glória, e que, além do mais, tem pecadilhos bem mais sérios, tais como contratações e valorizaçãos estapafúrdias de jogadores.
Este é UM dos lados moeda.
Há um OUTRO, bem diferente, que foge mesmo à má fase do Flamengo, fazendo crer que houve corpo mole por parte dos jogadores.
Refiro-me, como bem acentuou o Luxa em sua oportuna entrevista, ao plano de VINTE DIAS.
Pessoa alguma pode contestar, pois se trata de fato público e notório,
No início deste ano, o Internacional, bem antes de contratar o Diego Aguirre, fez investidas em relação ao então nosso técnico, e, mais recentemente, de forma bem mais nítida, houve a tentativa, no mesmo sentido, por parte do São Paulo.
As declarações do Luxemburgo foram corretas. Noinguém me contou, pois ouvi em uma emisora de televisão – creio, não tenho mais certeza, que na ESPN – o próprio Pres. Carlos Miguel Aidar admitindo o interesse no técnico, da mesma forma que fez ver que atenderia ao pedido do Pres. Bandeira, que invocou a condição de ser um profissional contratado pelo Flamengo.
Foi evidente que o Luxemburgo, levando em consideração a sua posição no clube, que era mais do que sólida, acabou por não aceitar continuar nos entendimentos com os sampaulinos.
Aliás, não era só perante o Clube e a sua Diretoria que era SÓLIDA a posição do Luxa.
Bastaria consultar, se paciência tivesse, as edições antigas do RP&A, notadamente os comentários de seus leitores, para constatar que cerca de NOVENTA POR CENTO dos mesmos reprovaram, enfaticamente, a investida do São Paulo, desejando a permanência do técnico.
Para ser franco, fora o Gilberto T. Santos e o Danilo Bruxolobo, nenhum outro nome se posicionou DIRETAMENTE contra o treinador, embora aqui e ali críticas, de outra natureza, fossem feitas.
Em suma, pelo menos até o jogo contra o Nova Iguaçu (no qual, aliás, Luxemburgo estava suspenso), a Diretoria e os torcedores, estes por mais do que expressiva maioria, aplaudiam o trabalho do treinador, desejando ARDENTEMENTE que não aceitasse as propostas feitas pelo São Paulo.
Diante deste OUTRO lado da medalha, que não pode sofrer contestação, tenho para mim que o técnico tem toda a razão de se sentir magoado, para não dizer traído.
Além do mais, considerando o campeonato brasileiro, três jogos são apenas três jogos, pelo que, a meu sentir, seria mais justo conceder novas oportunidades.
De qualquer forma, volto a dizer – o tempo é o senhor da razão.
Aguardemos o que vem pela frente, que poderá dar ou não razão à atitude da Diretoria, que tenho como intempestiva.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Caro Murtinho,
Que texto bom de ler! Como não rir com os xingamentos do Luxemburgo àquele fatídico time. Me senti até um pouco culpado, mas acredito que a torcida inteira do Flamengo, literalmente, xingou aqueles mesmos personagens, talvez da mesma maneira e, provavelmente, no mesmo momento.
Confesso ser um pouco avesso à constante mudança de técnicos, mas, pelamordedeus, o que que esse time vem fazendo em campo nos últimos jogos? O que é o Gabriel? Escalar o Gabriel é crime doloso? Que horas começa a reprise de House? Essas são algumas da perguntas que tenho feito ao assistir jogos recentes do Mais Querido.
Gosto do que vi até hoje do Cristóvão Borges, e se ele colocar um 4-4-2 simples, com dois volantes e dois meias, tendo em mente que Gabriel só o Pensador, e que Everton não é meia, creio que o rendimento do time melhorará, com certeza.
Forte abraço.