Bom, não sou advogado, jurisconsulto ou o que o velha. De toda forma, peço licensa ao Arnaldo para comentar as últimas do TJD e STDJ com relação ao caso Luxa. Isso já virou palhaçada. Nosso sistema jurídico, em qualquer esfera e tema, me parece uma palhaçada sem limites. Essas coisas que estão acontecendo no RJ, no Euriquinho, são abpmináveis. Acho que Fla e Flu deveriam sim TIRAR os times de campo desse campeonato ridículo. Coloquem os júniors, torceida pare de ir e dar dinheiro a federação que só rouba.
Já deu, podem vim falar por a mais b que a línea A do decreto B que regulamenta a lei C fala o que for, cansei de burocratismo e essas palhaçadas. Vale tudo para justificar atos imorais como censura. Parei meu amigos.
Sigo fchado com o Arnaldo acima, o mundo mudou, vamos abrir os olhos. Que venha a liga.
SRNs
PS – André, acho que vc interpretou o final dos quadrinhos muito literalmente. O Arnaldo está chutando o euriquinho e o que essa federaçãozinha do RJ quer nos empurrar como um campeonato.
O grande problema meu caro CARLOS_SP, é que o “REGULAMENTO” da FFERJ simplesmente NÃO PERMITE a inscrição de MAIS DE 5 jogadores dos jogadores dos juniores e isso foi uma das RECLAMAÇÕES do LUXA.
Eles fizeram a coisa, procurando cercar por TODOS OS LADOS a possibilidade de um BOICOTE da FLA e FLU ao CAMPEONATO.
Na verdade, eu não acho que vamos MUDAR essa situação apenas dizendo que o CARIOCA agora é CARIOQUETA e que não vale nada e outros quetais. Acho essa estratégia ERRADA e que o caminho NÃO seja por aí.
Eu até agora gostaria de saber o porquê do Flamengo ter aceitado essa MERDA DE REGULAMENTO no ANTES do início da COMPETIÇÃO.
Isso dá aos caras o direito de estar sempre JOGANDO NA NOSSA CARA que se o clube participou do arbitral e CONCORDOU, não pode agora no meio da competição falar “Ah, eu não quero assim!”…
Quanto à INTERPRETAÇÃO LITERAL DO FINAL DO TEXTO, CARLOS_SP, acho que interpretei exatamente o que ele quis dizer chamando de OTÁRIOS os que NÃO querem os fim dos ESTADUAIS, pois pra dizer que NÃO deveríamos APOIAR ele poderia ter usado, digamos, a palavra INGÊNUOS, ou SAUDOSISTAS e não OTÁRIOS. ISSO TERIA O MESMO EFEITO DENTRO DO CONTEXTO ENGRAÇADO DO TEXTO E NÃO IRIA ofender A QUEM PENSA diferente dele.
Aliás, vocês sabem que eu sou o REI DAS PATADAS e das GROSSERIAS em algumas situações, mas procurei MUDAR O ESTILO justamente para me enquadrar no ambiente do blog cujo nome é REPÚBLICA PAZ & AMOR e então não achei justo ser chamado de OTÁRIO pelo ARNALDO BRANCO, embora ninguém pense que isso me deixou TRISTINHO(rsrsrsrsrsr), mesmo porque eu tive o DIREITO DE RESPOSTA e o EXERCI, então ficam elas por elas (rsrsrsrsrsrs).
Sobre o post do ARNALDO BRANCO gostaria de dizer que ele começa de forma alegremente jocosa e TERMINA com uma GROSSERIA SEM TAMANHO dirigida à grande maioria dos que comentam no RP&A, feita de forma GRATUITA que ainda NÃO consegui assimilar o PORQUÊ de tamanha OFENSA.
É claro que NINGUÉM é OBRIGADO a ler o blog e que os cinco ARTICULISTAS postam o que lhes aprouver e leia ou se agrade quem quiser, mas acho que faltou um pouco de SENSIBILIDADE (ou talvez falta de identificação do público-alvo) com a declaração em que chama de “OTÁRIOS” aos que AINDA GOSTAM DO CARIOCA, como uma “AMENIZADA FINAL” colocando um VIADINHO TRICOLOR brandindo a bandeirola do FlormerdenC…..
Confesso ter ficado até meio “ATORDOADO” ao vir lendo as tirinhas, como sempre o faço, e no final, para minha surpresa, ser chamado de OTÁRIO….isso porque, como outros, também já disse por várias vezes que sou a FAVOR da manutenção do CARIOCA (não nos moldes atuais).
Eu diria ao AUTOR DAS TIRINHAS, sem querer ofendê-lo, que MAIS OTÁRIO é quem CRITICA O CARIOCA e suas TRADIÇÕES e HISTÓRIA e NÃO oferece ALTERNATIVAS que sejam VIÁVEIS !!!!!
É fácil dizer que o CARIOCA só interessa aos OTÁRIOS de antanho que sentaram seus DIGNOS RABOS numa arquibancada de concreto, por toda a sua história (coitado daquele ser que não tem histórias pra contar) e NÃO dizer o que se deve fazer no período que sucede a pré-temporada.
Apesar de defender o Carioca, NÃO sou dos que defendem ARQUIBANCADAS de CONCRETO, pois prefiro o CONFORTO DAS NOVAS CADEIRAS e nem da GERAL em pé, mas NEGAR que isso faz parte da HISTÓRIA DO FUTEBOL que deve ser PRESERVADA LEMBRADA E RELEMBRADA, ainda mais quando se sabe que o BRASILEIRO é sempre criticado por “NÃO TER MEMÓRIA” ou não procurar PRESERVAR sua HISTÓRIA, vai uma grande distância.
Acho também um CONTRA-SENSO falar-se do quão é CONFORTÁVEL sentar-se nas novas cadeiras e usufruir das MODERNIDADES DO MARACANÃ e ao mesmo tempo ser CONTRA a elevação dos preços dos ingressos, por “um serviço mais ou menos”. Como um serviço “mais ou menos” se o Maracanã é considerado, pelo que eu sei, um dos MELHORES ESTÁDIOS DO MUNDO?
Também achei de EXTREMO MAU GOSTO, ou melhor, uma PIADA DE HUMOR NEGRO o “saudades daqueles desdentados do Canal 100”.
Estou falando tudo isso sem querer de alguma forma “podar” o direito dos que aqui escrevem, até mesmo porque ENTENDO PERFEITAMENTE que os DONOS DO BLOG escrevem o que bem quiserem e a gente lê se quiser e se discordar, que passemos a ler outras coisas.
Só sinto o PESAR de NÃO poder APLAUDIR, como o fiz de outras vezes, um talentoso cara que me chama de OTÁRIO….rssrsr
Talvez (divagando e tentando achar uma explicação para a ofensa) seja intenção do blog, mudar o perfil dos frequentadores para uma turma mais jovem, que escrevam pequenos comentários e que CONCORDEM com tudo que for proposto por quem posta os textos.
Bom…feito o desabafo uma declaração que vou repetir:
Pode ser que para aqueles que gostam de FUTEBOL e torçam lá pra que time for, que a CHAMPIONS LEAGUE seja a OITAVA MARAVILHA DO MUNDO, mas PRA MIM QUE SÓ VEJO O FLAMENGO NA MINHA FRENTE (cadê ele?) e que sou classificado de OTÁRIO, prefiro assistir ao VT de um Flamengo x Bonsucesso do que a qualquer jogo da Europa ou dos RAIOS QUE O PARTAM.rsrsrsrs
Logicamente os clássicos de hoje NÃO detêm o mesmo público que outrora, visto que o Marca diminuiu BASTANTE sua capacidade, mas para os clássicos do CARIOCA 50 mil presentes HOJE e numa fase inicial, corresponde certamente a uns 80 mil no antigo Maraca das arquibancadas de concreto.
Se levarmos em consideração um público de 35 mil com transmissão ao vivo pela TV , também será uma grande prova de força.
Também o número de público dos jogos contra os PEQUENOS se equivale ao de antigamente e isso é fácil de pesquisar no Google.
Acredito que nas FINAIS, o Maracanã vá atingir sua LOTAÇÃO MÁXIMA para os tempos de HOJE, já que não poderá ser igual ao de antigamente pela lei de que DOIS CORPOS NÃO PODEM OCUPAR O MESMO LUGAR NO ESPAÇO (a não ser em se tratando da torcida GAYMISTA).
Sempre estarei do lado OPOSTO da onde estiverem o Eumico e o Roubinho e cabe a nós COMBATÊ-LOS ad eternum, mas que seja de TODA E QUALQUER FORMA, MENOS com o término do CARIOCA.
Acho que toda a NAÇÃO RUBRO-NEGRA entendeu o modo CANALHA como o TJD agiu para PODER incriminar o LUXEMBURGO e enquadrá-lo em artigos que NÃO fossem os tornados NULOS pela ação da Defensoria Pública do Estado do RJ, ou seja, desvirtuaram o SENTIDO do que ele quis dizer com “DAR PORRADA NA FFERJ” (que ele usou no sentido de CRITICAR as ações da FFERJ na elaboração do Carioca), tanto assim que o próprio LUXA disse em declaração posterior que ele NÃO poderia “DAR PORRADA” na FFERJ, pois ela é composta de MUROS e PAREDES.
Ele nem sequer usou a expressão DAR PORRADA NOS DIRIGENTES DA FFERJ. Você consegue VISLUMBRAR o VANDERLEI dando PORRADA tresloucadamente em MUROS e PAREDES ou dar PORRADA numa coisa de certo modo ABSTRATA e que só tem sua existência física num papel qual seja uma FEDERAÇÃO?????
O que o TJD fez por provocação da FFERJ, foi DISTORCER uma fala que a TODOS, menos aos canalhas da FFERJ, foi BEM ENTENDIDA com DAR PORRADA = FAZER CRÍTICAS.
Como o TJD e a FFERJ são MAQUIAVÉLICOS, eleS trataram de DISTORCER a fala do LUXEMBURGO no sentido de poder enquadrá-lo em artigos OUTROS que não fossem os considerados como LEI DA MODARÇA, pelo Judiciário, assim me parece.
Sobre a NOTA DE REPÚDIO, só vejo duas coisas que podem ser passíveis de críticas: uma seria o fato de que os artigos em que o LUXA foi enquadrado, realmente não sejam os artigos que a Justiça determinou liminarmente como NULOS ou os considerados LEIS DA MORDAÇA e o outro seria a falta de um acento agudo na palavra acórdão (rsrsrsrsrsrs).
Sobre o “dedinho do RASIKO” (espero que vc não esteja achando que sou eu usando um codnome…rsrsrs), acho que ele fez críticas a você por você apresentar-se sempre CONTRA O CLUBE (pelo menos assim parece). Eu, como já estou acostumado com isso, NÃO me importo mais e acho que é um direito precípuo seu….rsrsrsrsrs
Já que estamos falando de campeonato carioca e que domingo tem Fla X Flu, eu volto ao passado, para me recordar de uma das maiores emoções já vividas por mim no Maracanã.
11 de dezembro. Primeiro jogo do triangular decisivo do Carioca de 1985.
1º tempo: depois de um jogador do Fluminense tirar uma bola quase na risca do gol; após Mozer ter acertado um chutaço na trave; após vários ataques perigosos do Flamengo, o Fluminense num lance bobo de bola parada, abre o placar.
2º tempo: o Fluminense joga o tempo todo com os seus onze em seu próprio campo, na maior retranca jamais vista no Maracanã. Para se ter uma ideia de como o Fluminense jogava recuado e com medo, Cantareli jogava de zagueiro, quase na intermediária. O Flamengo bombardeava a meta do Fluminense, mas a bola nada de entrar. Até que aos 44 minutos, Leandro dá uma porrada da intermediária, a bola bate na trave e nas costas do goleiro do Fluminense e entra.
Ajoelhado na arquibancada, de braços erguidos para o alto, chorei copiosamente.
Eis trechos de uma emocionante entrevista de Leandro, ao comentar essa partida:
“… Mas era uma partida em que tudo podia acontecer. Fla-Flu sempre reserva coisas especiais. Mexe com a emoção, com o coração do torcedor. Naquele dia estávamos perdendo o primeiro tempo de 1 a 0. Notei que em hora nenhuma eu pensei em derrota. Tanto que a torcida nos apoiou do começo até o final da partida. Prensamos o Fluminense na base da garra, valentia, disposição. O tempo foi passando, passando, 35 minutos, e eu sentindo a torcida incentivando. Pensei: “Meu Deus, vai acontecer alguma coisa…”. Cantarelli de zagueiro… “Vai acontecer alguma coisa”. Afinal, era Fla-Flu. Só não imaginava que ia ser comigo mesmo…
Sobre o gol marcado, Leandro lembra que o lance, se não dependesse do seu feeling, poderia não ter acontecido.
– Aquela bola… Depois do acontecido, o Lazaroni falou: o banco todo pediu para que eu tocasse aquela bola para o Jorginho alçar de novo na área. Já estava um sufoco danado. Quando a bola sobrou, eu chutei…O Paulo Victor chegou a tocar nela… Acho até que se ele não tivesse tocado o gol poderia ter sido mais bonito. Mas como é um Fla-Flu, tinha que ser chorado. Como foi de muito longe, tinha um monte de gente na minha frente. Eu só vi a torcida gritando. Por um instante, acho que foi a primeira vez que eu saí de órbita. Só sei que eu estiquei os braços, num gesto de abraçar todo mundo, os torcedores… Fiquei no meio de campo, não corri para lugar nenhum… O banco todo vindo em direção, uma comemoração diferente, todo mundo entrou no campo… Vi o Romerito estendido no chão, como se dissesse: “Meu Deus do céu, agora não.”
Confesso que ainda hoje essa partida me emociona.
“Oh! Meu Mengão, eu gosto de você…”
Obs.: Velhos tempos em que ninguém dormia na hora do jogo do Flamengo.
Pobre Campeonato Carioca! Agonizando no CTI, respirando por aparelhos e com a missa de 7º dia pré agendada, graças a esses filhos da puta que durante décadas e décadas tomaram conta (e ainda tomam) do futebol brasileiro.
Grande Áureo.
Recordo-me, como se fosse hoje, deste gol maravilhoso do nosso GRANDE Leandro, o maior lateral direito de todo os tempos no MUNDO (embora acho,deste detalhe jjá não me lembro tão bem, que estava jogando de zagueiro de área).
Morava em Curitiba, vi pela TV , na casa de um grande amigo, carioca e rubro-negro, atualmente muito doente.
Tive como que um acesso de loucura, só faltando colocar o uniforme do Bonaparte, que o bom Luxa já encomendou.
Saí gritando pela casa do amigo, até me dar conta do vexame que estava dando, assustando a velha sogra dele (por sinal, também carioca e flamenguista).
Pena, muito triste, o que injustamente aconteceria no domingo, mas deixa pra lá.
Aproveito para falar um pouco mais do Leandro.
Evidentemente, o ZICO é até hoje o nosso maior jogador de todos os tempos.
Curiosamente, no entanto, ele, na sua posição, não foi o melhor do mundo.
No tocante ao Leandro, NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA. Não hoouve, NA POSIÇÃO, em todo o mundo, pelo menos até hoje, um jogador que se lhe igualasse em categoria. UM SUPER CRAQUE (e os pascácios querem que eu tenha saudade de um certo LM !)
Outro assunto.
Fiquei muito feliz de ver EXCELENTES artigos seus, do André, do Chacal e do Carlos_SP, por maiores discordâncias que possa ter, como, de fato, tenho. Irei abbbordar amanhã este tema, QUE É O DO MOMENTO,
EM TODO O BRASIL, qual seja o do nosso bom Luxa, um baita falastrão.
Desde já esclareço ao André que o dedinho indicador do Rasiko NADA tem a haver com ele.
Amanhã, na qualidade de frequentador da fila das prioridades, além do mais com um certa cara de otário, vou divergir de quase todo mundo, pois entendo que o ^Caso Luxa^ não tem nada com problemas ditatoriais (um absurdo, a meu ver), tendo, isto sim, estreita e total ligação com o ^affair^ FERJ, onde, para meu gosto, estão deixando de lado um personagem importantíssimo, misterioso e sinistro, que se chama Consórcio Maracanã.
Preocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Não sejamos soberbos !
Fora do Estadual, nos últimos anos, pouquíssimo temos conseguido também.
Além do mais, há espaços para falcatruas – E BEM MAIORES – em nível nacional.
^Remember^ 2013, que, aliás, foi ontem.
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
Carol, que bom que você acompanha um site só pra mulambada, né? Será que ninguém escreve pro seu time, que alias, seja lá qual for, no cenário carioca , brasileiro ou mundial, não ganhou mais que a mulambada, né? E pra terminar, já que os torcedores do seu time não tem um espaço pra debater sobre os seus problemas comuns, pode continuar acompanhando o site da mulambada, quem sabe assim você aprende alguma coisa de útil nessa sua vidinha sem titulos!! Saudações Rubro-Negras!!
acho que você conseguiu, ludicamente, globalizar nossa discussão sobre o euriquinho 2015. Muito do que você trouxe nesses quadrinhos nos permite olhar com olhos mais atuais sobre qualidade do time, necessidade de governança e responsiabilidade administrativa e fiscal, papel da diretoria muitas vezes sendo mais ou tão relevante quanto a gestão de futebol, etc..
Muito rico o debate. E as lembranças também muito boas, boa parte eu vivi. Luisinho, gols do Fantástico, muito bom.
Emocionante…de fazer a galera vibrar intensamente esse campeonato particular entre FERJ/VICE/TJD contra o Mengão…Agora só falta proibirem o Luxemburgo de ministrar treinos… Olha que não duvido nada!
Vou deixar de lado a história, a importância e a aparente decadência dos Campeonatos Cariocas de Futebol.
Vou deixaar de lado os tempos que, SEMPRE acompanhando o FLAMENGO, frequentei, antes da era Maracanã, com alegria apesar do sacrifício, as ruas Bariri, Teixweira de Castro, Conselheiro Galvão e Figueirinhas da vida.
Foi um tempo que passou em minha vida e foi um tempo inesquecível, como inesquecíveis foram os tempos do time do segundo tri (bem lembrado pelo Áureo), do terceiro tri – o do Zico e Cia – e, já em evidente queda, o do quarto tri, talvez apenas pelo maravilhoso e definitivo gol do Pet.
Quero agora apenas falar deste atual Campeonato, carioqueta ou euriquinho.
NUNCA, por incrível que pareça, entramos tão favoritos na competição.
O atual time não se compara ao do Dequinha e ao do Zico, mas os adversários se apequenaram, a tal ponto que este surpreendente Madureira transformou-se em grande, em grande de verdade, para os atuais padrões.
Fomos campeões ano passado e reforçamos o nosso time, não importa se com o auxílio da Doyen Sports (litigando com a FIFA no exterior). Contratamos um jogador de ponta, o Marcelo Cirino, e não vendemos qualquer jogador de projeção, pois acredito que ninguém se lamenta da ida do João Paulo para o Palmeiras ou mesmo do Léo Moura para o exterior.
Enauanto isto, os outros grandes, que já eram mais fracos, venderam, decorrência das péssimas administrações, o que tinham de melhor, sem nenhum, mesmo que entre muitos, reforço de expressão, valendo, no que tange ao Fluminense, a tentativa de sucesso com a prata da casa, além de ter mantido o solitário Fred.
Em assim sendo, passamos a ter uma OBRIGAÇÃO – ganhar tudo.
Não estamos jogando para isto, é bem verdade.
Tivemos uma pá de fracas exibições, e, até agora, contra os ditos grandes, ganhamos com sacrifício uma – 2 x 1 no Vasco, empatamos outra – 1 x 1 contra o Madureira – e perdemos, até injustamente, embora não merecessemos vencer, a restante, de 1 x 0 para o Botafogo.
Frise-se – em momento algum, apesar da dupla Diabo Rubio e El Rico – fomos prejudicados, tampouco beneficiados, pelas arbitragens.
Estamos devendo, portanto.
Somente UM resultado é admissível no próximo domingo – A NOSSA VITÓRIA.
Até o empate – que dará aos flores a ^conquista^ do aberrante super clássicos – passou a ser INACEITÁVEL.
Espero uma VITÓRIA indiscutível, patenteando a nossa superioridade, para que possamos entrar no Brasileirão que se aproxima com reais esperanças de conquista, pois o nosso FLAMENGO não pode ser time que apenas compete.
O importante é COMPETIR fica para o Barão, pois, para nós, o importante é VENCER, VENCER, VENCER
Vitoriosas e otimistas SRN
FLAMENGO SEMPRE
concordo que o flamengo foi o único time do rio que se reforçou…hj temos possivelmente o melhor atacante do brasil(marcelo cirino)um dos melhores arqueiros do pais(paulo vitor)seleção é uma questão de tempo para os dois.
reforço o que vc disse…estamos um ou dois passos a frente dos times cariocas.
o resultado do jogo é que são outros quinhentos….vc sabe bem disso !
um clássico é sempre uma parada dura…ainda mais contra o flu que costuma ser um tremendo estraga prazer.
vou confiar no seu otimismo e cravar um 2×1 pra gente.
Esse post deveria ser LIDO por todos os responsáveis pelos estaduais (ao menos os estaduais das grandes praças). Imagino que no ceara, pará, RN, etc, deva continuar fazendo sucesso já que sempre foi uma droga mesmo.
Ou melhor, deve continuar fazendo o MESMO sucesso . iam 2 mil, devem continuar indo.
rio, sp, mg, rs, não dá mais.
bom demais! informação da boa e bem humorada. muito foda, como diz a rapeize! mas a real é a seguinte, eu que sou daquela época: são duas realidades absolutamente distintas. e não era apenas um craque de plantão por cada time, mas vários. basta lembrar o tri do flamengo em 53-54-55 com rubens, dequinha, pavão, jordan, evaristo, dida, moacir, zagallo, um ponta-direita infernal, o paulinho, substituto do joel… o botafogo com seu esquadrão recheado duns nojentos que jogavam pra caralho… a máquina tricolor… até a vasca tinha seus astros. clássico com menos de 100 mil pessoas (normalmente quando o flamengo não tava envolvido) nêgo já pichava. o fato mensurável é que com a entrada da dinheiro acabou o amor. só que como o torcedor não tá envolvido na trama financeira, quem perdeu, como sempre, foi ele. os campeonatos estaduais, todos, estão falidos, não tem volta, aquele tempo acabou. de qualquer maneira, pensar em melhorar qualquer coisa no futebol brasileiro tem que passar pela completa extinção dessa corja de cbf e federações. os clubes não precisam de uma gang sabidamente achacadora pra organizar o que compete a eles, clubes, organizar. essa obviedade já foi dita mais de trocentas mil vezes por toda a população da china e da índia reunidas, todo mundo sabe disso e nenhum dos responsáveis por dar uma resposta convincente ao público (torcedor) bota a cara na janela. porque, afinal, essa subserviência à cbf e às federações? o que impede os clubes de se unirem e organizarem as competições de forma independente? não há como não desconfiar de rabo preso, de alguma coisa que não pode ser revelada. o flamengo tem TODAS as despesas, faz todo o investimento, desde a base e em todos os departamentos, usando uma enorme e caríssima estrutura pra proporcionar o espetáculo, com capacidade total, com seus próprios profissionais, pra produzir esse espetáculo, além do mais importante: o público/torcedor que vai pagar pra que o espetáculo aconteça e continue acontecendo e que vai exclusivamente pra ver o flamengo… agora, me digam, meus caríssimos confrades de cores e indignação: onde entra a porra da tal de federação nessa equação??? (isso pra ficar apenas no carioqueta; no brasileirão entra a cbf).
perdoem a minha empolgação por ter colocado o pavão entre os craques, mas é que a música (tem rubens, dequinha e pavão, eu vou rezar pra são jorge pro mengo ser campeão…), naquele momento, tava na minha cabeça. mas o jadir era um zagueiraço (na época chamava 4º zagueiro) e o jordan era considerado, pelo próprio garrincha, o melhor marcador do torto.
Muito bom o texto. Me trouxe várias reminiscências. Lembrei-me de um Flamengo x Botafogo, em 1980 (obviamente, consultei a internet para saber o ano) que já não valia mais nada no Estadual, pois os 2 estavam fora da decisão do 2º turno, mas o Flamengo ainda tinha um grande time, e eu e meu primo não perdíamos um jogo. Fui de geral. O público para um jogo que não valia nada, numa tarde de sábado, foi de 35 mil torcedores.
Sou do tempo em que eu bebia fiado no Maracanã, em bares do anel superior, para acertar no fim do mês, quando recebia o meu salário.
Sou do tempo em que sofri muito com Onça e Tinteiro, mas descontei tudo em dobro com Andrade, Adílio e Zico,
Sou do tempo em que meu time de botão era: Garcia, Tomires e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Rubens, Indio, Dida e Zagalo.
Sou do tempo em que eu ouvi e vi os verdadeiros campeonatos cariocas, em que o único “estrangeiro” era o Canto do Rio, aqui de perto, de Niterói.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Arnaldo, por favor, na próxima poupe o meu amigo, Eduardo Cachaça, aqui de São Gonçalo. Apesar dele nunca ter jogado no Flamengo, sempre foi meu amigo. O grande problema na vida do Eduardo foi o vício do álcool e congêneres. Eduardo jogava muito. Só não chegou na seleção em decorrência da cana. Portanto, ele não merece figurar ao lado do Cocada.
No futebol, ele era o craque. Nos bares, eu disputava com ele.
Desde já, obrigado.
SRN.
“…sem os estaduais, o que seria do Botafogo?” Hilário mesmo…..
Mas vou mais além…..
…sem o Flamengo, o que seria dos estaduais ?…
…sem os estaduais, o que seria da Ferj ?….
O Flamengo sabe o que seria dos estaduais e da Ferj, e por isso é que tem mais é que “bater de frente mesmo”…….vivemos um momento em que profundas mudanças precisam ser feitas, e o Flamengo já iniciou esse processo, de dentro pra fora !
Um Grande abraço para o Arthur, Nivinha, e todos demais geniais da RPA….
Um Grande abraço também para os meus confrades e demais amigos de Blog….qualquer hora faremos um novo encontro da Confraria !
Fala Mestre André ! Bom saber que está firme aqui no “pedaço”….
Meteórico foi bom, rsrsrs, pois ultimamente estou mesmo mais para “Cometa Halley ” do que para um legítimo ex-urubloguista em ativa no RPA, rsrsrsrsrs…..
Enquanto isso, Mestre André, como é dito na mais nova expressão utilizada pelos jovens, ” SENTA A PÚA….”
Resta saber se a FERJ vai me acusar de “Incitação a violência”……
Ótimo o texto, mas não vou comentá-lo, eis que o Chacal já o fez por mim.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – Chacal, além do cor de rosa, sou do tempo do O CAMPEÃO, que só saia as segundas, com o comentário detalhado de TODAS as partidas da rodada e as charges do Otelo.
Jair Felipe Garcia Pereira Ramalho10 anos agoResponder
Como sempre fantástico. Sua história representa bem tudo que os mais velhos vivenciaram. Nesse sábado vendo o jogo com o Bonsucesso, lembrei perfeitamente da ultima vitória do Bonsussa contra o Fla que nos tirou o título e deu pro Botafogo. Essa derrota ficou marcada na minha cabeça até hoje. Dessa forma suas histórias são revigorantes para mim.
Obrigado.
Também estava no Maracanã naquele longínquo (acho que foi em 1968) 2 x 0 que o Bonsuça, com Moisés e tudo, nos impos., obrigando-nos a uma decisão extra da Taça GB contra o Botafogo, quando perdemos feio.
Hoje em dia, por mais fraco que seja o Carioca, temos a OBRIGAÇÃO de sermos campeões.
Ganhamos ano passado, quando o nossoo time era mais fraco que o atual, ao passo que os do Flu, Vasco e Botafogo, ao contrário, vendeeram uma porrada dos principais jogadores, tornando=se mais fracos.
Temos que GANHAR das flores domingo. É OBRIGATÓRIO.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
antigamente só tinha rádio,maracanã e fantástico kkkkkk
no dia seguinte tinha o jornal do sport,todo rosa…meu Deus ! quem lembra disso?
como falou meu filho de dez anos outro dia..pai como vcs viviam sem celular?
eu realmente não sei kkkkk
com as transmissões com tvs de alta resolução,imagens fantásticas,quem vai encarar uma verdadeira maratona para ir até o estádio?
sendo que antes de começar a partida vc pode ficar dscansando ao lado do seu filho vendo a batalha dos confeiteiros no discovery home helt.
antigamente não tinha muita opção,dia de jogo vc só tinha aquela escolha pra fazer…hj vc fica até perdido diante de tantas ofertas de entretenimento.
o que sei é que tanto antes como hj, os dois lados tem vantagens e desvantagens.
era muito legal ir no maracanã e viver aqueles jogos fantásticos com mais de 100 mil pessoas.
por outro lado é muito bom vc ver um jogo do outro lado do mundo com messi,cristiano ronaldo..etc.
melhor ainda é ter o privilégio de ter vivido esses dois mundos…obrigado meu Deus !
Chacal brilhante seu comentário, só acrescento que , naquela época, havia, também, o CANAL 100 que exibia matérias politicas e esportivas antes dos filmes com cenas raras e ângulos únicos dos jogos e da galera nas arquibancadas, cadeiras e geral, geral, alguém, lembra ??? E sem dúvida nenhuma poder viver esses 2 mundos é sensacional, SRN.
Claro que me lembro do Canal 100, com sua ^clássica^ música para os jogos de futebol.
O nosso Nini – um dos fundadores da Frente Ampla (FAF) – inovou no cinejornalismo e marcou época.
Órima e mais do que oportuna lembrança.
Felizes e swaudosistas SRN
FLAMENGO SEMPRE
uma coisa não elimina a outra, meu caro chacal. eu era garoto e ficava ligado o dia inteiro em função do jogo da tarde. a praia bem cedinho pra pegar o almoço em família e a saída também cedo pela mão do meu pai pro estádio pra pegar o barão de drummond-leblon ainda meio vazio. o grande momento era quando abriam as portas do elevador no 6º andar e entrava aquele som ensurdecedor da torcida com a cena maravilhosa do maracanã lotado invadindo e ocupando todo o espaço visual. fantástico! inesquecível! quem viu, viu. quem não viu, não sabe o que perdeu. 🙂
Bom, não sou advogado, jurisconsulto ou o que o velha. De toda forma, peço licensa ao Arnaldo para comentar as últimas do TJD e STDJ com relação ao caso Luxa. Isso já virou palhaçada. Nosso sistema jurídico, em qualquer esfera e tema, me parece uma palhaçada sem limites. Essas coisas que estão acontecendo no RJ, no Euriquinho, são abpmináveis. Acho que Fla e Flu deveriam sim TIRAR os times de campo desse campeonato ridículo. Coloquem os júniors, torceida pare de ir e dar dinheiro a federação que só rouba.
Já deu, podem vim falar por a mais b que a línea A do decreto B que regulamenta a lei C fala o que for, cansei de burocratismo e essas palhaçadas. Vale tudo para justificar atos imorais como censura. Parei meu amigos.
Sigo fchado com o Arnaldo acima, o mundo mudou, vamos abrir os olhos. Que venha a liga.
SRNs
PS – André, acho que vc interpretou o final dos quadrinhos muito literalmente. O Arnaldo está chutando o euriquinho e o que essa federaçãozinha do RJ quer nos empurrar como um campeonato.
O grande problema meu caro CARLOS_SP, é que o “REGULAMENTO” da FFERJ simplesmente NÃO PERMITE a inscrição de MAIS DE 5 jogadores dos jogadores dos juniores e isso foi uma das RECLAMAÇÕES do LUXA.
Eles fizeram a coisa, procurando cercar por TODOS OS LADOS a possibilidade de um BOICOTE da FLA e FLU ao CAMPEONATO.
Na verdade, eu não acho que vamos MUDAR essa situação apenas dizendo que o CARIOCA agora é CARIOQUETA e que não vale nada e outros quetais. Acho essa estratégia ERRADA e que o caminho NÃO seja por aí.
Eu até agora gostaria de saber o porquê do Flamengo ter aceitado essa MERDA DE REGULAMENTO no ANTES do início da COMPETIÇÃO.
Isso dá aos caras o direito de estar sempre JOGANDO NA NOSSA CARA que se o clube participou do arbitral e CONCORDOU, não pode agora no meio da competição falar “Ah, eu não quero assim!”…
Quanto à INTERPRETAÇÃO LITERAL DO FINAL DO TEXTO, CARLOS_SP, acho que interpretei exatamente o que ele quis dizer chamando de OTÁRIOS os que NÃO querem os fim dos ESTADUAIS, pois pra dizer que NÃO deveríamos APOIAR ele poderia ter usado, digamos, a palavra INGÊNUOS, ou SAUDOSISTAS e não OTÁRIOS. ISSO TERIA O MESMO EFEITO DENTRO DO CONTEXTO ENGRAÇADO DO TEXTO E NÃO IRIA ofender A QUEM PENSA diferente dele.
Aliás, vocês sabem que eu sou o REI DAS PATADAS e das GROSSERIAS em algumas situações, mas procurei MUDAR O ESTILO justamente para me enquadrar no ambiente do blog cujo nome é REPÚBLICA PAZ & AMOR e então não achei justo ser chamado de OTÁRIO pelo ARNALDO BRANCO, embora ninguém pense que isso me deixou TRISTINHO(rsrsrsrsrsr), mesmo porque eu tive o DIREITO DE RESPOSTA e o EXERCI, então ficam elas por elas (rsrsrsrsrsrs).
SRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS).
Sobre o post do ARNALDO BRANCO gostaria de dizer que ele começa de forma alegremente jocosa e TERMINA com uma GROSSERIA SEM TAMANHO dirigida à grande maioria dos que comentam no RP&A, feita de forma GRATUITA que ainda NÃO consegui assimilar o PORQUÊ de tamanha OFENSA.
É claro que NINGUÉM é OBRIGADO a ler o blog e que os cinco ARTICULISTAS postam o que lhes aprouver e leia ou se agrade quem quiser, mas acho que faltou um pouco de SENSIBILIDADE (ou talvez falta de identificação do público-alvo) com a declaração em que chama de “OTÁRIOS” aos que AINDA GOSTAM DO CARIOCA, como uma “AMENIZADA FINAL” colocando um VIADINHO TRICOLOR brandindo a bandeirola do FlormerdenC…..
Confesso ter ficado até meio “ATORDOADO” ao vir lendo as tirinhas, como sempre o faço, e no final, para minha surpresa, ser chamado de OTÁRIO….isso porque, como outros, também já disse por várias vezes que sou a FAVOR da manutenção do CARIOCA (não nos moldes atuais).
Eu diria ao AUTOR DAS TIRINHAS, sem querer ofendê-lo, que MAIS OTÁRIO é quem CRITICA O CARIOCA e suas TRADIÇÕES e HISTÓRIA e NÃO oferece ALTERNATIVAS que sejam VIÁVEIS !!!!!
É fácil dizer que o CARIOCA só interessa aos OTÁRIOS de antanho que sentaram seus DIGNOS RABOS numa arquibancada de concreto, por toda a sua história (coitado daquele ser que não tem histórias pra contar) e NÃO dizer o que se deve fazer no período que sucede a pré-temporada.
Apesar de defender o Carioca, NÃO sou dos que defendem ARQUIBANCADAS de CONCRETO, pois prefiro o CONFORTO DAS NOVAS CADEIRAS e nem da GERAL em pé, mas NEGAR que isso faz parte da HISTÓRIA DO FUTEBOL que deve ser PRESERVADA LEMBRADA E RELEMBRADA, ainda mais quando se sabe que o BRASILEIRO é sempre criticado por “NÃO TER MEMÓRIA” ou não procurar PRESERVAR sua HISTÓRIA, vai uma grande distância.
Acho também um CONTRA-SENSO falar-se do quão é CONFORTÁVEL sentar-se nas novas cadeiras e usufruir das MODERNIDADES DO MARACANÃ e ao mesmo tempo ser CONTRA a elevação dos preços dos ingressos, por “um serviço mais ou menos”. Como um serviço “mais ou menos” se o Maracanã é considerado, pelo que eu sei, um dos MELHORES ESTÁDIOS DO MUNDO?
Também achei de EXTREMO MAU GOSTO, ou melhor, uma PIADA DE HUMOR NEGRO o “saudades daqueles desdentados do Canal 100”.
Estou falando tudo isso sem querer de alguma forma “podar” o direito dos que aqui escrevem, até mesmo porque ENTENDO PERFEITAMENTE que os DONOS DO BLOG escrevem o que bem quiserem e a gente lê se quiser e se discordar, que passemos a ler outras coisas.
Só sinto o PESAR de NÃO poder APLAUDIR, como o fiz de outras vezes, um talentoso cara que me chama de OTÁRIO….rssrsr
Talvez (divagando e tentando achar uma explicação para a ofensa) seja intenção do blog, mudar o perfil dos frequentadores para uma turma mais jovem, que escrevam pequenos comentários e que CONCORDEM com tudo que for proposto por quem posta os textos.
Bom…feito o desabafo uma declaração que vou repetir:
Pode ser que para aqueles que gostam de FUTEBOL e torçam lá pra que time for, que a CHAMPIONS LEAGUE seja a OITAVA MARAVILHA DO MUNDO, mas PRA MIM QUE SÓ VEJO O FLAMENGO NA MINHA FRENTE (cadê ele?) e que sou classificado de OTÁRIO, prefiro assistir ao VT de um Flamengo x Bonsucesso do que a qualquer jogo da Europa ou dos RAIOS QUE O PARTAM.rsrsrsrs
CRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS).
Como sempre, complementando:
Logicamente os clássicos de hoje NÃO detêm o mesmo público que outrora, visto que o Marca diminuiu BASTANTE sua capacidade, mas para os clássicos do CARIOCA 50 mil presentes HOJE e numa fase inicial, corresponde certamente a uns 80 mil no antigo Maraca das arquibancadas de concreto.
Se levarmos em consideração um público de 35 mil com transmissão ao vivo pela TV , também será uma grande prova de força.
Também o número de público dos jogos contra os PEQUENOS se equivale ao de antigamente e isso é fácil de pesquisar no Google.
Acredito que nas FINAIS, o Maracanã vá atingir sua LOTAÇÃO MÁXIMA para os tempos de HOJE, já que não poderá ser igual ao de antigamente pela lei de que DOIS CORPOS NÃO PODEM OCUPAR O MESMO LUGAR NO ESPAÇO (a não ser em se tratando da torcida GAYMISTA).
Sempre estarei do lado OPOSTO da onde estiverem o Eumico e o Roubinho e cabe a nós COMBATÊ-LOS ad eternum, mas que seja de TODA E QUALQUER FORMA, MENOS com o término do CARIOCA.
SRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS)
Mais um ADENDO…rsrsrs
Parece que nosso Programa Sócio-Torcedor voltou a crescer “DE CUM FORÇA” rsrsrsrsrsrsrs
SRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS)
CARLOS MORAES,
Acho que toda a NAÇÃO RUBRO-NEGRA entendeu o modo CANALHA como o TJD agiu para PODER incriminar o LUXEMBURGO e enquadrá-lo em artigos que NÃO fossem os tornados NULOS pela ação da Defensoria Pública do Estado do RJ, ou seja, desvirtuaram o SENTIDO do que ele quis dizer com “DAR PORRADA NA FFERJ” (que ele usou no sentido de CRITICAR as ações da FFERJ na elaboração do Carioca), tanto assim que o próprio LUXA disse em declaração posterior que ele NÃO poderia “DAR PORRADA” na FFERJ, pois ela é composta de MUROS e PAREDES.
Ele nem sequer usou a expressão DAR PORRADA NOS DIRIGENTES DA FFERJ. Você consegue VISLUMBRAR o VANDERLEI dando PORRADA tresloucadamente em MUROS e PAREDES ou dar PORRADA numa coisa de certo modo ABSTRATA e que só tem sua existência física num papel qual seja uma FEDERAÇÃO?????
O que o TJD fez por provocação da FFERJ, foi DISTORCER uma fala que a TODOS, menos aos canalhas da FFERJ, foi BEM ENTENDIDA com DAR PORRADA = FAZER CRÍTICAS.
Como o TJD e a FFERJ são MAQUIAVÉLICOS, eleS trataram de DISTORCER a fala do LUXEMBURGO no sentido de poder enquadrá-lo em artigos OUTROS que não fossem os considerados como LEI DA MODARÇA, pelo Judiciário, assim me parece.
Sobre a NOTA DE REPÚDIO, só vejo duas coisas que podem ser passíveis de críticas: uma seria o fato de que os artigos em que o LUXA foi enquadrado, realmente não sejam os artigos que a Justiça determinou liminarmente como NULOS ou os considerados LEIS DA MORDAÇA e o outro seria a falta de um acento agudo na palavra acórdão (rsrsrsrsrsrs).
Sobre o “dedinho do RASIKO” (espero que vc não esteja achando que sou eu usando um codnome…rsrsrs), acho que ele fez críticas a você por você apresentar-se sempre CONTRA O CLUBE (pelo menos assim parece). Eu, como já estou acostumado com isso, NÃO me importo mais e acho que é um direito precípuo seu….rsrsrsrsrs
CRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS).
Já que estamos falando de campeonato carioca e que domingo tem Fla X Flu, eu volto ao passado, para me recordar de uma das maiores emoções já vividas por mim no Maracanã.
11 de dezembro. Primeiro jogo do triangular decisivo do Carioca de 1985.
1º tempo: depois de um jogador do Fluminense tirar uma bola quase na risca do gol; após Mozer ter acertado um chutaço na trave; após vários ataques perigosos do Flamengo, o Fluminense num lance bobo de bola parada, abre o placar.
2º tempo: o Fluminense joga o tempo todo com os seus onze em seu próprio campo, na maior retranca jamais vista no Maracanã. Para se ter uma ideia de como o Fluminense jogava recuado e com medo, Cantareli jogava de zagueiro, quase na intermediária. O Flamengo bombardeava a meta do Fluminense, mas a bola nada de entrar. Até que aos 44 minutos, Leandro dá uma porrada da intermediária, a bola bate na trave e nas costas do goleiro do Fluminense e entra.
Ajoelhado na arquibancada, de braços erguidos para o alto, chorei copiosamente.
Eis trechos de uma emocionante entrevista de Leandro, ao comentar essa partida:
“… Mas era uma partida em que tudo podia acontecer. Fla-Flu sempre reserva coisas especiais. Mexe com a emoção, com o coração do torcedor. Naquele dia estávamos perdendo o primeiro tempo de 1 a 0. Notei que em hora nenhuma eu pensei em derrota. Tanto que a torcida nos apoiou do começo até o final da partida. Prensamos o Fluminense na base da garra, valentia, disposição. O tempo foi passando, passando, 35 minutos, e eu sentindo a torcida incentivando. Pensei: “Meu Deus, vai acontecer alguma coisa…”. Cantarelli de zagueiro… “Vai acontecer alguma coisa”. Afinal, era Fla-Flu. Só não imaginava que ia ser comigo mesmo…
Sobre o gol marcado, Leandro lembra que o lance, se não dependesse do seu feeling, poderia não ter acontecido.
– Aquela bola… Depois do acontecido, o Lazaroni falou: o banco todo pediu para que eu tocasse aquela bola para o Jorginho alçar de novo na área. Já estava um sufoco danado. Quando a bola sobrou, eu chutei…O Paulo Victor chegou a tocar nela… Acho até que se ele não tivesse tocado o gol poderia ter sido mais bonito. Mas como é um Fla-Flu, tinha que ser chorado. Como foi de muito longe, tinha um monte de gente na minha frente. Eu só vi a torcida gritando. Por um instante, acho que foi a primeira vez que eu saí de órbita. Só sei que eu estiquei os braços, num gesto de abraçar todo mundo, os torcedores… Fiquei no meio de campo, não corri para lugar nenhum… O banco todo vindo em direção, uma comemoração diferente, todo mundo entrou no campo… Vi o Romerito estendido no chão, como se dissesse: “Meu Deus do céu, agora não.”
Confesso que ainda hoje essa partida me emociona.
“Oh! Meu Mengão, eu gosto de você…”
Obs.: Velhos tempos em que ninguém dormia na hora do jogo do Flamengo.
Pobre Campeonato Carioca! Agonizando no CTI, respirando por aparelhos e com a missa de 7º dia pré agendada, graças a esses filhos da puta que durante décadas e décadas tomaram conta (e ainda tomam) do futebol brasileiro.
Grande Áureo.
Recordo-me, como se fosse hoje, deste gol maravilhoso do nosso GRANDE Leandro, o maior lateral direito de todo os tempos no MUNDO (embora acho,deste detalhe jjá não me lembro tão bem, que estava jogando de zagueiro de área).
Morava em Curitiba, vi pela TV , na casa de um grande amigo, carioca e rubro-negro, atualmente muito doente.
Tive como que um acesso de loucura, só faltando colocar o uniforme do Bonaparte, que o bom Luxa já encomendou.
Saí gritando pela casa do amigo, até me dar conta do vexame que estava dando, assustando a velha sogra dele (por sinal, também carioca e flamenguista).
Pena, muito triste, o que injustamente aconteceria no domingo, mas deixa pra lá.
Aproveito para falar um pouco mais do Leandro.
Evidentemente, o ZICO é até hoje o nosso maior jogador de todos os tempos.
Curiosamente, no entanto, ele, na sua posição, não foi o melhor do mundo.
No tocante ao Leandro, NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA. Não hoouve, NA POSIÇÃO, em todo o mundo, pelo menos até hoje, um jogador que se lhe igualasse em categoria. UM SUPER CRAQUE (e os pascácios querem que eu tenha saudade de um certo LM !)
Outro assunto.
Fiquei muito feliz de ver EXCELENTES artigos seus, do André, do Chacal e do Carlos_SP, por maiores discordâncias que possa ter, como, de fato, tenho. Irei abbbordar amanhã este tema, QUE É O DO MOMENTO,
EM TODO O BRASIL, qual seja o do nosso bom Luxa, um baita falastrão.
Desde já esclareço ao André que o dedinho indicador do Rasiko NADA tem a haver com ele.
Amanhã, na qualidade de frequentador da fila das prioridades, além do mais com um certa cara de otário, vou divergir de quase todo mundo, pois entendo que o ^Caso Luxa^ não tem nada com problemas ditatoriais (um absurdo, a meu ver), tendo, isto sim, estreita e total ligação com o ^affair^ FERJ, onde, para meu gosto, estão deixando de lado um personagem importantíssimo, misterioso e sinistro, que se chama Consórcio Maracanã.
Preocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Sem os estaduais o que seria da mulambada? Fazer suas falcatruas fora do Estado é bem mais difícil.
Não sejamos soberbos !
Fora do Estadual, nos últimos anos, pouquíssimo temos conseguido também.
Além do mais, há espaços para falcatruas – E BEM MAIORES – em nível nacional.
^Remember^ 2013, que, aliás, foi ontem.
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
Carol…deixe me advinhar..você deve ser tricolete? Com esse nome!!! Carol! Rima com meu…
Carol, que bom que você acompanha um site só pra mulambada, né? Será que ninguém escreve pro seu time, que alias, seja lá qual for, no cenário carioca , brasileiro ou mundial, não ganhou mais que a mulambada, né? E pra terminar, já que os torcedores do seu time não tem um espaço pra debater sobre os seus problemas comuns, pode continuar acompanhando o site da mulambada, quem sabe assim você aprende alguma coisa de útil nessa sua vidinha sem titulos!! Saudações Rubro-Negras!!
Arnaldo,
acho que você conseguiu, ludicamente, globalizar nossa discussão sobre o euriquinho 2015. Muito do que você trouxe nesses quadrinhos nos permite olhar com olhos mais atuais sobre qualidade do time, necessidade de governança e responsiabilidade administrativa e fiscal, papel da diretoria muitas vezes sendo mais ou tão relevante quanto a gestão de futebol, etc..
Muito rico o debate. E as lembranças também muito boas, boa parte eu vivi. Luisinho, gols do Fantástico, muito bom.
SRNs
Fantástico Arnaldo …. pra variar!
SRN
Quero abraçar cada comentário, valeu galera
Demorou, mas saiu! Sensacional.
Emocionante…de fazer a galera vibrar intensamente esse campeonato particular entre FERJ/VICE/TJD contra o Mengão…Agora só falta proibirem o Luxemburgo de ministrar treinos… Olha que não duvido nada!
Vou deixar de lado a história, a importância e a aparente decadência dos Campeonatos Cariocas de Futebol.
Vou deixaar de lado os tempos que, SEMPRE acompanhando o FLAMENGO, frequentei, antes da era Maracanã, com alegria apesar do sacrifício, as ruas Bariri, Teixweira de Castro, Conselheiro Galvão e Figueirinhas da vida.
Foi um tempo que passou em minha vida e foi um tempo inesquecível, como inesquecíveis foram os tempos do time do segundo tri (bem lembrado pelo Áureo), do terceiro tri – o do Zico e Cia – e, já em evidente queda, o do quarto tri, talvez apenas pelo maravilhoso e definitivo gol do Pet.
Quero agora apenas falar deste atual Campeonato, carioqueta ou euriquinho.
NUNCA, por incrível que pareça, entramos tão favoritos na competição.
O atual time não se compara ao do Dequinha e ao do Zico, mas os adversários se apequenaram, a tal ponto que este surpreendente Madureira transformou-se em grande, em grande de verdade, para os atuais padrões.
Fomos campeões ano passado e reforçamos o nosso time, não importa se com o auxílio da Doyen Sports (litigando com a FIFA no exterior). Contratamos um jogador de ponta, o Marcelo Cirino, e não vendemos qualquer jogador de projeção, pois acredito que ninguém se lamenta da ida do João Paulo para o Palmeiras ou mesmo do Léo Moura para o exterior.
Enauanto isto, os outros grandes, que já eram mais fracos, venderam, decorrência das péssimas administrações, o que tinham de melhor, sem nenhum, mesmo que entre muitos, reforço de expressão, valendo, no que tange ao Fluminense, a tentativa de sucesso com a prata da casa, além de ter mantido o solitário Fred.
Em assim sendo, passamos a ter uma OBRIGAÇÃO – ganhar tudo.
Não estamos jogando para isto, é bem verdade.
Tivemos uma pá de fracas exibições, e, até agora, contra os ditos grandes, ganhamos com sacrifício uma – 2 x 1 no Vasco, empatamos outra – 1 x 1 contra o Madureira – e perdemos, até injustamente, embora não merecessemos vencer, a restante, de 1 x 0 para o Botafogo.
Frise-se – em momento algum, apesar da dupla Diabo Rubio e El Rico – fomos prejudicados, tampouco beneficiados, pelas arbitragens.
Estamos devendo, portanto.
Somente UM resultado é admissível no próximo domingo – A NOSSA VITÓRIA.
Até o empate – que dará aos flores a ^conquista^ do aberrante super clássicos – passou a ser INACEITÁVEL.
Espero uma VITÓRIA indiscutível, patenteando a nossa superioridade, para que possamos entrar no Brasileirão que se aproxima com reais esperanças de conquista, pois o nosso FLAMENGO não pode ser time que apenas compete.
O importante é COMPETIR fica para o Barão, pois, para nós, o importante é VENCER, VENCER, VENCER
Vitoriosas e otimistas SRN
FLAMENGO SEMPRE
carlos moraes
concordo que o flamengo foi o único time do rio que se reforçou…hj temos possivelmente o melhor atacante do brasil(marcelo cirino)um dos melhores arqueiros do pais(paulo vitor)seleção é uma questão de tempo para os dois.
reforço o que vc disse…estamos um ou dois passos a frente dos times cariocas.
o resultado do jogo é que são outros quinhentos….vc sabe bem disso !
um clássico é sempre uma parada dura…ainda mais contra o flu que costuma ser um tremendo estraga prazer.
vou confiar no seu otimismo e cravar um 2×1 pra gente.
saudações rubro-negras
Esse post deveria ser LIDO por todos os responsáveis pelos estaduais (ao menos os estaduais das grandes praças). Imagino que no ceara, pará, RN, etc, deva continuar fazendo sucesso já que sempre foi uma droga mesmo.
Ou melhor, deve continuar fazendo o MESMO sucesso . iam 2 mil, devem continuar indo.
rio, sp, mg, rs, não dá mais.
bom demais! informação da boa e bem humorada. muito foda, como diz a rapeize! mas a real é a seguinte, eu que sou daquela época: são duas realidades absolutamente distintas. e não era apenas um craque de plantão por cada time, mas vários. basta lembrar o tri do flamengo em 53-54-55 com rubens, dequinha, pavão, jordan, evaristo, dida, moacir, zagallo, um ponta-direita infernal, o paulinho, substituto do joel… o botafogo com seu esquadrão recheado duns nojentos que jogavam pra caralho… a máquina tricolor… até a vasca tinha seus astros. clássico com menos de 100 mil pessoas (normalmente quando o flamengo não tava envolvido) nêgo já pichava. o fato mensurável é que com a entrada da dinheiro acabou o amor. só que como o torcedor não tá envolvido na trama financeira, quem perdeu, como sempre, foi ele. os campeonatos estaduais, todos, estão falidos, não tem volta, aquele tempo acabou. de qualquer maneira, pensar em melhorar qualquer coisa no futebol brasileiro tem que passar pela completa extinção dessa corja de cbf e federações. os clubes não precisam de uma gang sabidamente achacadora pra organizar o que compete a eles, clubes, organizar. essa obviedade já foi dita mais de trocentas mil vezes por toda a população da china e da índia reunidas, todo mundo sabe disso e nenhum dos responsáveis por dar uma resposta convincente ao público (torcedor) bota a cara na janela. porque, afinal, essa subserviência à cbf e às federações? o que impede os clubes de se unirem e organizarem as competições de forma independente? não há como não desconfiar de rabo preso, de alguma coisa que não pode ser revelada. o flamengo tem TODAS as despesas, faz todo o investimento, desde a base e em todos os departamentos, usando uma enorme e caríssima estrutura pra proporcionar o espetáculo, com capacidade total, com seus próprios profissionais, pra produzir esse espetáculo, além do mais importante: o público/torcedor que vai pagar pra que o espetáculo aconteça e continue acontecendo e que vai exclusivamente pra ver o flamengo… agora, me digam, meus caríssimos confrades de cores e indignação: onde entra a porra da tal de federação nessa equação??? (isso pra ficar apenas no carioqueta; no brasileirão entra a cbf).
perdoem a minha empolgação por ter colocado o pavão entre os craques, mas é que a música (tem rubens, dequinha e pavão, eu vou rezar pra são jorge pro mengo ser campeão…), naquele momento, tava na minha cabeça. mas o jadir era um zagueiraço (na época chamava 4º zagueiro) e o jordan era considerado, pelo próprio garrincha, o melhor marcador do torto.
Muito bom o texto. Me trouxe várias reminiscências. Lembrei-me de um Flamengo x Botafogo, em 1980 (obviamente, consultei a internet para saber o ano) que já não valia mais nada no Estadual, pois os 2 estavam fora da decisão do 2º turno, mas o Flamengo ainda tinha um grande time, e eu e meu primo não perdíamos um jogo. Fui de geral. O público para um jogo que não valia nada, numa tarde de sábado, foi de 35 mil torcedores.
Saúde e Sorte
Sou do tempo em que eu bebia fiado no Maracanã, em bares do anel superior, para acertar no fim do mês, quando recebia o meu salário.
Sou do tempo em que sofri muito com Onça e Tinteiro, mas descontei tudo em dobro com Andrade, Adílio e Zico,
Sou do tempo em que meu time de botão era: Garcia, Tomires e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Rubens, Indio, Dida e Zagalo.
Sou do tempo em que eu ouvi e vi os verdadeiros campeonatos cariocas, em que o único “estrangeiro” era o Canto do Rio, aqui de perto, de Niterói.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Arnaldo, por favor, na próxima poupe o meu amigo, Eduardo Cachaça, aqui de São Gonçalo. Apesar dele nunca ter jogado no Flamengo, sempre foi meu amigo. O grande problema na vida do Eduardo foi o vício do álcool e congêneres. Eduardo jogava muito. Só não chegou na seleção em decorrência da cana. Portanto, ele não merece figurar ao lado do Cocada.
No futebol, ele era o craque. Nos bares, eu disputava com ele.
Desde já, obrigado.
SRN.
aureo rocha,
que figura !quer dizer que vc tinha até conta nos bares do maracanã kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
seu comentário está hilário !
saudações
“…sem os estaduais, o que seria do Botafogo?” Hilário mesmo…..
Mas vou mais além…..
…sem o Flamengo, o que seria dos estaduais ?…
…sem os estaduais, o que seria da Ferj ?….
O Flamengo sabe o que seria dos estaduais e da Ferj, e por isso é que tem mais é que “bater de frente mesmo”…….vivemos um momento em que profundas mudanças precisam ser feitas, e o Flamengo já iniciou esse processo, de dentro pra fora !
Um Grande abraço para o Arthur, Nivinha, e todos demais geniais da RPA….
Um Grande abraço também para os meus confrades e demais amigos de Blog….qualquer hora faremos um novo encontro da Confraria !
SRN SEMPRE e que LÚCIFER abençoe à todos !
fala presidente !
é só marcar a reunião que a galera vai em peso..tava fazendo falta aqui no espaço.
saudações rubro-negras
Fala Chacal !
Em breve estarei marcando e conto com sua importante e agradável presença.
Grande Abraço do Lúcifer.
SRN SEMPRE.
Até que enfim, parceirão LÚCIFER !!!!!!!
Sê bem-vindo !!!!!!!! Valeu pelo retorno, embora meteórico…rsrsrs
SRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS).
Fala Mestre André ! Bom saber que está firme aqui no “pedaço”….
Meteórico foi bom, rsrsrs, pois ultimamente estou mesmo mais para “Cometa Halley ” do que para um legítimo ex-urubloguista em ativa no RPA, rsrsrsrsrs…..
Enquanto isso, Mestre André, como é dito na mais nova expressão utilizada pelos jovens, ” SENTA A PÚA….”
Resta saber se a FERJ vai me acusar de “Incitação a violência”……
Grande abraço do Lúcifer,
SRN SEMPRE.
Ótimo o texto, mas não vou comentá-lo, eis que o Chacal já o fez por mim.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – Chacal, além do cor de rosa, sou do tempo do O CAMPEÃO, que só saia as segundas, com o comentário detalhado de TODAS as partidas da rodada e as charges do Otelo.
Como sempre fantástico. Sua história representa bem tudo que os mais velhos vivenciaram. Nesse sábado vendo o jogo com o Bonsucesso, lembrei perfeitamente da ultima vitória do Bonsussa contra o Fla que nos tirou o título e deu pro Botafogo. Essa derrota ficou marcada na minha cabeça até hoje. Dessa forma suas histórias são revigorantes para mim.
Obrigado.
Também estava no Maracanã naquele longínquo (acho que foi em 1968) 2 x 0 que o Bonsuça, com Moisés e tudo, nos impos., obrigando-nos a uma decisão extra da Taça GB contra o Botafogo, quando perdemos feio.
Hoje em dia, por mais fraco que seja o Carioca, temos a OBRIGAÇÃO de sermos campeões.
Ganhamos ano passado, quando o nossoo time era mais fraco que o atual, ao passo que os do Flu, Vasco e Botafogo, ao contrário, vendeeram uma porrada dos principais jogadores, tornando=se mais fracos.
Temos que GANHAR das flores domingo. É OBRIGATÓRIO.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
sensacional !!!
antigamente só tinha rádio,maracanã e fantástico kkkkkk
no dia seguinte tinha o jornal do sport,todo rosa…meu Deus ! quem lembra disso?
como falou meu filho de dez anos outro dia..pai como vcs viviam sem celular?
eu realmente não sei kkkkk
com as transmissões com tvs de alta resolução,imagens fantásticas,quem vai encarar uma verdadeira maratona para ir até o estádio?
sendo que antes de começar a partida vc pode ficar dscansando ao lado do seu filho vendo a batalha dos confeiteiros no discovery home helt.
antigamente não tinha muita opção,dia de jogo vc só tinha aquela escolha pra fazer…hj vc fica até perdido diante de tantas ofertas de entretenimento.
o que sei é que tanto antes como hj, os dois lados tem vantagens e desvantagens.
era muito legal ir no maracanã e viver aqueles jogos fantásticos com mais de 100 mil pessoas.
por outro lado é muito bom vc ver um jogo do outro lado do mundo com messi,cristiano ronaldo..etc.
melhor ainda é ter o privilégio de ter vivido esses dois mundos…obrigado meu Deus !
saudações rubro-negras !
Muito bom, amigo Chacal !
Gostaria de ter feito um comentário tão perfeito !
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
Chacal brilhante seu comentário, só acrescento que , naquela época, havia, também, o CANAL 100 que exibia matérias politicas e esportivas antes dos filmes com cenas raras e ângulos únicos dos jogos e da galera nas arquibancadas, cadeiras e geral, geral, alguém, lembra ??? E sem dúvida nenhuma poder viver esses 2 mundos é sensacional, SRN.
schwarzenegger
quem não lembra da geral ???
canal 100 que era passado antes da sessão de cinema…muito bom,bem lembrado meu amigo !
saudações
Claro que me lembro do Canal 100, com sua ^clássica^ música para os jogos de futebol.
O nosso Nini – um dos fundadores da Frente Ampla (FAF) – inovou no cinejornalismo e marcou época.
Órima e mais do que oportuna lembrança.
Felizes e swaudosistas SRN
FLAMENGO SEMPRE
uma coisa não elimina a outra, meu caro chacal. eu era garoto e ficava ligado o dia inteiro em função do jogo da tarde. a praia bem cedinho pra pegar o almoço em família e a saída também cedo pela mão do meu pai pro estádio pra pegar o barão de drummond-leblon ainda meio vazio. o grande momento era quando abriam as portas do elevador no 6º andar e entrava aquele som ensurdecedor da torcida com a cena maravilhosa do maracanã lotado invadindo e ocupando todo o espaço visual. fantástico! inesquecível! quem viu, viu. quem não viu, não sabe o que perdeu. 🙂
grande abraço
“…sem os estaduais, o que seria do Botafogo?”…hilário!
Muito bom Arnaldo! Parabéns mais uma vez, para você e toda a turma do RPA.
SRN
Roberto