República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

O amigo aniversariante.

Por | 19 de outubro de 2015
468 Comments
  • author avatar

    Oswaldo estava todo nervosinho ontem, tentando defender Canteros a todo custo. Quer que a torcida pare de pegar no pé do argentino, porque a seis rodadas atrás ele fez um bonito gol contra a Chapecoense. De lá pra cá, não fez mais nada. É sempre um a menos em campo, com sua lerdeza e falta de raça. Vai arranjar uma lavagem de roupa, né “Seu” Oswaldo! Paciência tem limites. Naquele mesmo jogo, Paulinho fez um dos gols mais bonitos do Brasileirão. E agora? Vai viver desse gol até o fim da carreira? E a torcida vai ter que aturar suas finalizações ridículas e bisonhas, como aconteceu no jogo de ontem? Parece que fazer golaço faz mal aos jogadores do Flamengo. Luiz Antonio, depois da pintura contra o Cruzeiro, sumiu. Não foi mais aproveitado por OO. A exemplo de vários rubro-negros que comentaram aqui nesse espaço, a minha preocupação maior para 2016 não é com contratações mirabolantes. Eu estou preocupado é com a “Barca”. Tem muita “baranga” espalhada pelo Ninho do Urubu, para embarcar. Aí a gente lê e ouve por aí que a principal preocupação de Rodrigo Caetano é a renovação do contrato de Márcio Araújo! É de lascar um troço desses. Esperar o que de 2016?

    • author avatar
      Romano 9 anos ago Responder

      O Oswaldo ontem colocou o KAYKE no lugar do CANTEROS.

      Deixou a equipe só com Marcio Araújo e Alan no meio.

      Aí o Kayke tinha que ficar voltando pra buscar jogo.

      Depois ele resolveu consertar a cagada tirando o Sheik pra botar o Gabriel, que, como sempre, errou TODOS os passes e domínios de bola.

      Ou seja, O Oswaldo estava PERDIDO.

      Suas substituições foram sem pé nem cabeça.

      Não sabia o que fazer com o time.

      Esse é o técnico”de verdade” que tanto pediam?

      Então tá…

      SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Pois é, Marco Túlio.

      Essa inconstância é inexplicável. E um time de futebol não pode, sobretudo num campeonato longo como o Brasileirão, viver de espasmos. Um golaço aqui, outro ali, um belo lançamento acolá e – como diria Macunaíma – ai, que preguiça!

      Cadê a porra da consistência? Falta muita coisa, e estão demorando muito para começar a consertar.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Alex 9 anos ago Responder

    Com 61 anos eu estaria de saco cheio também!!
    Mas na boa, vamos combinar aqui. Tite é o melhor técnico do Brasil disparado meu amigo, só pelo fato de ele conseguir dar sequencia no Renato de vidro Augusto, mermão, o cara é ninja!!!!!
    Vou confessar, to com medo de levar outro sacode no domingo pros gambas, na boa, esse time não passa o mínimo de confiança, do gol ao ataque!!!
    Foda é que quem aguenta a zoeira todo somos nos, a torcida, que insiste na teimosia de bater no peito e defender a porra do Flamengo.
    Esse ano eu parei e se acontecer um milagre de final de ano eu prometo analisar os fatos e pensar no que farei em 2016.
    Mas não saio por ai fazendo papel de trouxa defendendo peladeiro!!!!
    Que deus tenha piedade desses monte de come e dorme, que no final de ano eles sejam colocados dentro do saco do papai noel e irem para bem longe!!!!!
    Ate com a porra da seleção do Peru o Guerrero faz gol!!!!
    Cara que raiva, e pensa que a copa do brasil tava logo ali…..

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Então, Alex.

      Por outro lado, ter 61 anos tem lá suas compensações: meu amigo sessentão se lambuzou de ver o maior e melhor time do Flamengo de todos os tempos – um time que, reconheço com resignação, dificilmente o nosso novo amigo Lucas Mateus, o leitor de 19 anos lá do Ceará, conseguirá ver igual.

      Quanto à Copa do Brasil, você está certíssimo. São Paulo na semifinal, Fluminense na semifinal, o também inconstante (tanto quanto nós) Palmeiras na semifinal. Não era preciso muita coisa para brigar por mais um título. Como você diz, tava logo ali.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    darcy cruz 9 anos ago Responder

    Entreouvido entre minha máquina de endireitar raciocínio e meu gato siamês gordo e vesgo.
    A máquina: meu caro gato, ando preocupado, o time do Flamengo vai ter mais uma semana livre para treinamento.
    O gato(saindo sonolento de mais uma soneca, estrabismo mais convergente do que nunca) Ué, mas isso é bom. Os professores não andam sempre reclamando que não têm tempo pra treinar?
    A máquina: Aí é que mora o perigo. Cada vez que treina muito o time joga pior. Eu não sei o que se passa lá atrás daqueles portões fechados. Quando o time sai da tal clausura mais parece um bando de menininhas do Sion…
    O gato: …ou bailarinas iniciantes do Municipal
    A máquina: É verdade Será que não se poderia treinar um pouco de macheza com aquelas moçoilas desvairadas
    O gato(prestes a voltar ao cochilo) Taí, uma boa ideia, treinar divididas, quer dizer, bolas divididas, nada de meiínha como faziam certos humanos na infância…
    A máquina: Não duvido muito que andem fazendo essas saliências por lá (num repente, como se tivesse descoberto a pólvora) Talvez uma boa solução, treinar com os portões fechados, mas…com o time do lado de fora.
    ( O gato enrodilhado já ressonava pesado)
    Pano rapidíssimo.
    Eu fiquei ao longe ouvindo, vendo o Flamengo pela janela.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      SHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHASAUSHAUHS

      Esse é o DARCY CRUZ….

      “Cada vez que treina muito o time joga pior.”

      SHUAHSUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHUAS

      SRN

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        É isso aí.

        Parece que o que mais treinamos é como aperfeiçoar os nossos erros.

        Abraços.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Porra, Darcy, sacanagem.

      Esse diálogo aí tá muito melhor do que o que eu e meu amigo travamos na ligação de parabéns.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Tripa seca 9 anos ago Responder

    Eu não quero nem ver o jogo contra os gambás. vou me poupar da vergonha que tem toda a cara que vai ser… como estamos vindo a ser fregueses deles nos últimos 2-3 anos.. e com esse time lixo nosso.. e o jogo ainda ser lá.. e eles BEM, tem toda cara de uma bela goleada, ou seja vou tirar uma folga de 2 semanas do time e do blog para não me irritar,

    Não quero nem falar do jogo de ontem, não tenho mais saco

    Não quero mais pegar no pé de jogador nenhum, Não adianta

    Só quero que o próximo presidente comece a fazer o seguinte mais que FAÇA

    próximos 3 anos

    1° Time decente
    2° finalize nosso CT
    3°Titulos importantes
    4° Comece a buscar parcerias pra fazer NOSSO estádio, está na hora!

    Ei torcida do rio principalmente as DESORGANIZADAS OPS , T.O bora protestar no CT, bora mostrar pra esses perebas que isso aqui é Flamengo. e não casa de repouso que eles jogam quando querem, ou vão ficar so no ingresso grátis, e vainhas em finais de jogos? brrrrrr

    Exelente texto murtinho parabéns!

    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Pois é, Tripa Seca.

      Se não jogarmos no limite das nossas possibilidades, os riscos são enormes.

      Muito obrigado pelo elogio e um grande abraço.

  • author avatar
    Gilberto T. Santos 9 anos ago Responder

    Parabéns Murtinho, muito bom e pertinente o seu comentário e um dos poucos que notou o absurdo da renovação do Márcio Caramujo para 2016!!!
    Que essa diretoria dos azuis e dos verdes não entende nada de futebol tá claríssimo, os resultados falam por si e se na gestão deles teve o título da Copa do Brasil, foi porque caiu no colo o desabafo do Mano que saiu atirando nos jogadores e dizendo que eles não entendiam o seu discurso, provocando neles a suficiente garra para o desagravo, que foi ganhar a Copa do Brasil de 2013 para esfregar o sucesso na cara do citado treinador…
    Não acho que o time atual seja tão ruim assim, mas, é um elenco sem identificação com as Tradições do Clube, formado sem planejamento e com muitos pernas-de-pau, o perna-de-pau, assim como o craque, também desequilibra, só que contra o próprio clube e a desdita de ter pernas-de-pau no elenco é que em algum momento pode-se precisar que eles joguem…
    Além disso, o OO é um ex-treinador em atividade e muito arrogante, assim como o Luxemburro, prova disso é que manteve a mesma formação do Cristovão, com pernas-de-pau como Pará, Wallace e Márcio Caramujo como titulares e enquanto manteve também o esquema do citado ex-treinador obteve sucesso, o problema é que em determinado momento ele teve que assumir como treinador e aí foi o que se viu, quanto mais ele treina, mais o time piora e está em queda livre e com viés de baixa na tabela…
    Além disso, tudo indica que ele perdeu o vestiário, seu temperamento arrogante em choque com esse grupo indigno de vestir o Manto Sagrado e com lideranças negativas como o Wallace Chifrada de Vaca, Márcio Caramujo, Paulo Victor & Cia não deu liga e se o Bandeira de Mello continuar omisso e ausente, ainda é bem capaz do time ter que lutar para não cair agora no finalzinho do Brasileirão e faltando apenas um ou dois pontinhos para se livrar da degola…
    É uma vergonha o apequenamento do Flamengo na gestão desses carecas que só vêem números e não se ligam nas Tradições Rubro-Negras e na mística do Manto Sagrado e se o tal Cacau Cotta não fosse aliado da Patrícia de triste memória, poderia ser, sim, um bom nome para presidente do clube, já que ao Flamengo não basta ter as contas em dia, muito mais importante são os títulos, as taças e alegria da maior Torcida do Brasil, quiçá do mundo!!!
    Mas, ainda apoio o Bandeira, acho que evoluiu, passou a contratar melhor, vide a contratação do Guerrero e do Rodrigo Caetano em comparação ao início da gestão, quando o Wallim contratou o Carlos Eduardo e o Pelaipe, sendo que o Rodrigo Caetano não tem correspondido e sua intenção de manter Márcio Caramujo para 2016, já é caso agradecer sua colaboração, mas, com muita elegância, defenestrá-lo!!!
    Para 2016 é indispensável a barca, o Flamengo não pode ter no elenco lideranças negativas e pernas-de-pau e hoje é mais fácil relacionar quem pode ficar, como Guerrero, Sheik, Paulo Victor como reserva, Samir, Jorge, Jonas e miliciano LA, ambos como reservas, Éverton, Alan Patrick e Kayke, como reserva, do que relacionar quem sai…
    Tem que aproveitar a base e também contratar um goleiro, um ou dois laterais direitos, o Pikachu está aí mesmo, zagueiros, apoiadores e um meia armador criativo!!!
    Para isso pode-se utilizar jogadores do elenco atual como moeda de troca, não vai gastar tanto assim e onerar o clube, além de não renovar alguns contratos que estão vencendo, como o do Márcio Caramujo, é só NÃO RENOVAR, VAIR SAIR DE GRAÇA SE LIVRAR DESSA PRAGA!!!
    O Flamengo é grande demais, é um clube gigante, não pode ter refugos de outros clubes e jogadores bichados no elenco, o barato sai caro, diretoria, entendam, formem um grande time para 2016 que a torcida paga!!!
    CHEGA DE VERGONHA!!!
    SRN!!!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu caro Gilberto.

      Fico feliz pelo elogio. Mas o mais importante é admitir que, em uma das discordâncias que eu e você tivemos aqui, você tinha razão: a barca precisa ser um transatlântico. (Eu defendia a tese de que mudar radicalmente o elenco é começar do zero, mais ou menos como o Palmeiras fez esse ano, mas às vezes é mesmo o que precisa ser feito.)

      Quanto ao seu apoio ao Bandeira, juro que ainda não consegui me definir. Mas em breve teremos que tratar do assunto com mais profundidade aqui no blog.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    carlos moraes 9 anos ago Responder

    Grande Bill Duba, extraordinária figura humana, marido da Elbinha e pai de um porrilhão de perebentos (não mais que os do atual time do Flamengo)

    Gostaria muito de dizer, como você e o Darcy, que, mesmo vendo os outros, só vejo o Flamengo.

    Não seria VERDADEIRO.
    De 1950 até 1970, torci muito pela Seleção do Brasil (mesmo as de 54 e 66 – esta horrível), sofrendo com os fracassos e vibrando, INTENSAMENTE, com as três conquistas.

    Em 1974, já estava mais ^consciente^, dando para entender que a Seleção da Holanda era muito superior (os 2 x 0 ficaram barato).

    Em 1982, voltei com toda força, mas aí todos os rubro-negros, mesmo os desligados, pois era a NOSSA Seleção, com Leandro, Júnior e o grande ZICO.
    Aquela derrota para a Itália foi dos momentos mais tristes que o futebol me fez passar.

    Em 1986, como o Saldanha, em ^sua^ entrevista, bem relatou, fiquei PUTO. O Zico não tinha condições de jogar, nem mesmo em substituição. Foi uma sacanagem sem par.

    Daí para adiante, sem torcer contra, nunca mais me empolguei, nem com os títulos mequetrefes de 1994 e 2002.

    Um grande abraço e SRN
    FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    André 9 anos ago Responder

    “COMEZAINA” foi forte, MURTINHO….

    SHUASUAHSUAUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAUSUAHSUAHSUHAUSAUS

    Socorro PASCOALE…..! SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUHSUAHSUAS

    Desculpe, MURTINHO, mas nessa aposta você MARCOU BOBEIRA, pois MAIS PREVISÍVEL do que OS times do Flamengo nos últimos anos é difícil encontrar…..SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASUAHSUAHSU

    Por incrível que possa parecer, eu NÃO acho que o Flamengo tenha feito uma MÁ PARTIDA contra o INTER, até pelo contrário, dentro do que o time vem apresentando, acho que foi uma das melhores partidas entre as últimas 6….

    Até a tricolete ROGER FLORES comentou sobre a boa partida que o Flamengo fez, embora tenha esbarrado na FALTA DE SORTE em algumas jogadas que poderiam ter DEFINIDO o jogo….Só que falta de sorte e incompetência andam juntas….

    Mas temos, além da deficiência na BOLA AÉREA tanto na nossa área quanto na adversária (praticamente NÃO fazemos gols de cabeça), o fato de só termos UM JOGADOR que chute razoavelmente BEM a gol, que é o GUERRERO…

    Não acredito que o PROBLEMA do Flamengo esteja nos técnicos, já que tivemos um SEM NÚMERO deles nos últimos 2 anos…

    Alguma coisa HÁ, mas é uma coisa DIFUSA e que envolve vários SETORES DO CLUBE, pois é INADMISSÍVEL no Flamengo a falta de GARRA, de PROFISSIONALISMO que envolve OS TIMES (assim mesmo no plural) formados nos últimos 10 anos, pelo menos…..

    Vamos nos lembrar que em 2009, o time começou a FAZER MERDA já no final do campeonato com seguidos problemas do ADRIANO, a briga com a NAÇÃO a ponto do LÉO AVENIDA MORTO ter feito aquele gesto com o dedo médio em direção às arquibas e também com as comemorações dos gols sendo feitas somente entre os jogadores deixando de fora a NAÇÃO RUBRO-NEGRA presente aos estádios….

    Acho que esses ARREMEDOS DE ATUAÇÕES (como o jogo contra o FIGUEIRA) ultrapassando a ruindade de um PAULINHO, de um CANTEROS, de um MÁRCIO ARAÚJO (como um técnico permite que esse cara chute a gol?)…

    Perder para o INTER é uma coisa normal, mas perder da forma que perdemos para o FIGUEIRENSE é que é pra causar ESPANTO….

    Há ANOS sabemos que é um PROBLEMA os times (sempre no PLURAL) do Flamengo treinarem em tempo INTEGRAL, em fazer apresentações em outras praças, em demonstrarem a mínima vontade de GANHAR um campeonato…..

    Posso estar TOTALMENTE ENGANADO, mas acho que os problemas dos TIMES que o Flamengo tem montado, passam ao largo de serem somente problemas de técnicos RUINS e jogadores fracos…..

    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Eu sabia, André, que você ia gostar da “comezaina”.

      Quanto à aposta, admito: vacilei, dei mole, e confesso que estou contando com a índole do meu amigo aniversariante. O cara é gente finíssima e, na hora em que a dolorosa chegar, ele não vai me deixar segurar a bronca sozinho.

      Também não acho que o Flamengo tenha feito má partida, mas é impressionante a capacidade que nosso time tem de repetir erros. E os tais problemas a que você se refere talvez possam ser enquadrados no que o Romano conceituou como falta de identidade.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Já guardei o VOCÁBULO na minha COLEÇÃO PARTICULAR…..SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUASAUS

        Tenho certeza de que esta nem a literatura machadiana há de conter…..

        Tenho certeza que o amigo, flamenguista que é, ira te ALIVIAR na hora da DOLOROSA…SHAUSUASHUAHSUAS

        Quanto à falta de identidade, o Flamengo há tempos perdeu a sua como bem indicou o ROMANO….

        Abraço..

        SRN

  • author avatar
    carlos moraes 9 anos ago Responder

    Perfeitos os seus DOIS comentários, grande Bruxo !
    Este nosso atual time é mesmo sem vergonha, Brasília não teve culpa de nada. Pará é, no mínimo, horrível, e o nosso Murtinho um MESTRE.
    Parabéns !

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    Complementando, para CONCLUIR:

    O garoto, a partir do momento que põe os pés na Gávea pela primeira vez, deve começar a ser PREPARADO para atuar no time principal, sob conceitos e metodologias estabelecidas pela DIREÇÃO DO CLUBE, que deve SEMPRE estar acima dos posicionamentos pessoais dos treinadores.

    TREINADOR É FUNCIONÁRIO!

    Essa era dos treinadores SUPERPODEROSOS tem que acabar no Brasil.

    Técnico de divisão de base não tem que existir para ganhar títulos. De que adiantou ganharmos a Copa SP? Qual fruto aquela geração nos rendeu?

    Os garotos não têm vez no time principal muitas vezes porque os técnicos têm uma concepção de jogo completamente diferente daquela para a qual foram treinados. Não há uma uniformidade conceitual.

    Muitas vezes o time principal precisa de laterais, mas não pode contar com as divisões de base, que só formam ALAS, posto que só jogam no 3-5-2. Exemplo: Jorge.

    Por isso, talvez, Luxemburgo só o quisesse como volante.

    Ou seja, ZONA total.

    Quem deveria definir a forma como TODAS AS DIVISÕES do FLA devem jogar é a DIREÇÃO DO CLUBE. Para definir qual forma seria essa, proponho que se convoque aqueles que fizeram o FLAMENGO SER O FLAMENGO.

    Define-se as bases conceituais, as diretrizes a serem seguidas por TODOS OS PROFISSIONAIS DO FUTEBOL DO CLUBE. E persiga-se essa meta de forma implacável.

    Chega de ficar na mão desses técnicos me(R)dalhões CAROS e ULTRAPASSADOS, com conceitos de futebol TOTALMENTE divorciados das nossas tradições, daquilo que a torcida quer. E de vermos nossa base ser preparada para ganhar títulos e para valorizar a molecada para ser vendida ao futebol europeu.

    Nossa base tem que ser preparada para servir ao nosso time principal.

    SRN

  • author avatar
    carlos moraes 9 anos ago Responder

    Este artigo do nosso Murtinho foi tão verdadeiro e sensacional, que deixei de lado o que pretendia escrever.
    Vou fazê-lo agora.
    Tem um título –

    DUAS DAS MINHAS PAIXÕES – A MÚSICA CLÁSSICA E O FUTEBOL

    Todos os que lêm – e são tantos, amigos ou não – os meus comentários, sabem que costumo utilizar um antigo jargão –
    PALMAS, PALMAS DE PÉ, APLAUDINDO E GRITANDO B R A V O S, COMO NOS VELHOS TEMPOS DO THEATRO MUNICIPAL ! ! !

    Nada mais saudosista e melancólico.
    Remonta-me à década de 50, nos meus 20 anos, onde, no aludido teatro, que só se frequentava de terno e gravata, pude assistir (e vibrar, e chorar, e amar) espetáculos maravilhosos.

    Vi, ao vivo e a cores, dois gênios maiores do palco e das telas, Gerard Philippe e Vittorio Grasmann, este interpretando a peça que mais me marcou em todos os tempos, uma lição de Politica e Dramaturgia, Júlio César, do insuperável Shakespeare.

    No entanto, os mais marcantes, eram os concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira, de outras orquestras internacionais, de diferentes músicos solistas, predominantemente pianistas.

    A Música Clássica sempre foi, como ainda é, uma das minhas Paixões.
    Tenho meus autores preferidos – quem não os tem (Int.) – destacando-se Bach, Beethoven e Mozart.
    Peguemos Beethoven e um dos seus cinco concertos – o IMPERADOR.
    Igualável, mas insuperável.
    A beleza da música será SEMPRE a mesma, porém não a da execução, que dependerá de um bom regente, de um bom solista e de um bom ^spalla^.

    Outra Paixão, o Futebol.
    Tenho, destacadamente, um time preferido, o Flamengo.
    Não posso dizer que é o único, pois, ao longo dos tempos, também muito torci pela Seleção do Brasil, fonte de tristezas (especialmente as de 1950 e 1982) e de extraordinárias alegrias (1958, 1962 e 1970, nunca tendo me iludido com os medíocres títulos de 1994 e 2002).

    O Flamengo é ÚNICO, como Clube, digo sempre, não o seu time.
    Vivemos um período muito ruim, quase péssimo.
    Vivemos de ilusões, de sonhos, até porque encarar a realidade sempre é difícil.

    Se conseguíssemos deixar de lado este sonho impossível, concluiríamos, diante da predominância da razão, que o atual DÉCIMO lugar em que nos encontramos seria pouco menos do que teríamos possibilidades de alcançar.

    Os nossos regentes, neste ano, foram Vanderley Luxemburgo, Cristóvão Buarque e Oswaldo de Oliveira.
    Dois deles superados e o do meio um neófito.

    O nosso concertista, o Guerrero, ou, como bem definiu o nosso suiço, o G-ERRO, o artilheiro SEM gols.

    O nosso ^spalla^, o Alan Patrick, que o fabuloso Bill Duba fez ver, com inteira propriedade, que não jogaria como titular sequer no Olaria de 1974.

    Se não bastasse, e os demais instumentistas de cordas, de sopro ou de percussão, há de se perguntar.
    A começar pelo incrível Pará, que me faz chorar de tristeza ao me recordar do vetusto Léo Moura, o do ano passado mesmo, pois comparar o ^vibrador^ por bolas tiradas para fora com aquele lateral dos tempos idos seria pecaminoso.
    César Martins, Wallace, o estabanado Marcelo, o podre Armero, os fraquérrimos Márcio Araújo,

    Canteros e Everton, o peladeiro de quinta classe Paulinho, Emerson Chinelinho, não tocariam nem mesmo na Zabumba de Caraguatatuba.

    Como toda paixão, há os momentos de dor e profunda tristeza.
    Os amantes do Flamengo, vivenciam um deles, dos piores de todos os tempos.

    Musicais e futebolísticas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      carlos moraes 9 anos ago Responder

      fui ler agora, passadas horas, dando-me conta de que coloquei o ^nosso ^ Cristóvão Buarque, realmente um político de escol, do qual sou eleitor desde sempre, como técnico do Flamengo e, ainda por cima, como neófito.
      Com as minhas escusas, trata-se de outro Cristóvão, quero crer que Borges, agora fiquei confuso, que também não deu certo, embora, para mim, culpados maiores sejam mesmo os jogadores.

      • author avatar
        Bill Duba 9 anos ago Responder

        Duro, caro mestre!!!… Verdade dura, com viagra!!!!….
        Saudacoes Rubro Nigerrimas

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      É. Tá tudo desafinado sim.

      Discordo da crítica em relação ao Guerrero. Que ele não tem feito gols, é indiscutível. Mas, mesmo não os fazendo, tem-se mostrado um excelente atacante. O que lhe falta é companhia.

      Uma pequena correção de datas: o time em que Afonsinho e Roberto Pinto jogavam no meio-campo – e ali o Alan Patrick seria reserva sim senhor – foi o Olaria de 1971. Não?

      Grande abraço.

  • author avatar
    Bill Duba 9 anos ago Responder

    Carta ao Edinho
    Querido zagueirao dos flores, cabra racudo que jogou no nosso Mengao 87 fazendo a maior zaga de todos os tempos do futebol Mundial junto com Leandro, venho por meio dessas dar noticias da Terra do FBI, onde a justiça tarda, falha e favorece os ricos, como em todos os lugares do Mundo, de Japa e Elbinha, minha querida e sacro santa esposa.
    Elbinha vem trazendo muito dinheiro ultimamente pra casa, Japa jan conseguiu sua bolsa de estudos na Harvard (física quântica) e eu não consigo mais almoçar, não consigo mais jantar!!
    Mas meu papo contigo vem do teu comentário ontem a noite no Troca de Passes. Voce, textualmente, disse que o Brasil não foi um fracasso na Copa do Mundo de 2014, que o Argel (esse mais um treinero gaucho pra incontável panela de professores doutores) tinha uma filosofia correta, dele, assim como Dunguinha na seleção, e que colocar cabeças de area era uma filosofia diferente da Europa, porque la eles “não soltam os laterais como aqui”(ahi no Brasil).
    Caro ignobil, gostei do Capita pela primeira vez, porque ele disse “eh, O Brasil ta ganhando tudo!” e “pra mim foi um fracasso, porque não jogamos nada a Copa toda”.
    Acho que eu vejo outras televisões aqui em Miami, porque no Barcelona os laterais atacam o tempo todo, assim como no Bayern e no Real Madrid, únicos parâmetros do futebol contemporâneo em relação ao nosso futebol outrora competitivo e espetacular. Minha TV deve ser preconceituosa, porque ela mostra que no Brasil ainda se joga no chutao pra frente e treinamento de “bolas paradas”, “sofrer o jogo” (os jogos ja são sofríveis, e a gente tem que aturar os caras sofrendo ainda mais), “ter mais pegada”….
    Meu problema eh que tenho visto quase todos os times jogando como voce disse não ser um fracasso: 3 zagueiros na frente dos dois zagueiros, laterais que correm com a bola como loucos, zagueiros dando bicuda prum centro avante ruim, um coitado qualquer que joga de “10” tentando armar alguma coisa, mas parecendo cidadão favelado vendo balas de AR15 cruzando por sobre sua cabeça, e tome chutao!!!!!
    E me vem entao um acesso ridículo de otimismo, com nosso Flamengo mesmo (teu não, seu viado incompetente, que voce eu sei que eh flor). No Brasil temos 4 times jogando com a bola mais ou menos ao chão: Corinthians, Patético, Santos e Mengao. Podem rir, pode voce discordar, mas podem ver as estatísticas de posse de bola, finalizações e pressão no campo do adversário, ensinamentos que nosso Dunguinha não aprendeu por pura idiotice e que poucos times no Mundo jah começaram a executar, graças a Sao Guardiola, que mostrou ao Mundo que meio campo tem que saber jogar bola antes de saber tirar a bola do adversário.
    Eh estranho meu otimismo, mas acho que o Flamengo de hoje estah no caminho das pedras correto, o Marcio Araujo a anos vinha jogando de meia, agora eh soh um cabeça de area que corre muito e passa a bola pro lado, mas não eh o organizador do jogo. Infelizmente, nossos organizadores são o Canteros, que deveria ir cantar bolero ou tango na praca Maua, e o Allan Patrick, que pensa que eh um craque que não eh nem nunca sera!
    Se tivessermos um cara ali no meio com mais personalidade, coisa muito rara em todo o Mundo (Barcelona teve que colocar o tal do Racketic – ? – no lugar do Xavi e o Rafinha, boa promessa, sifu), e muito mais rara no Brasil, teríamos um time mahromenus com o que estah lha mesmo, e acho que podemos ter esse cara ano que vem (seja ele quem for, meu otimismo eh cego). Acho que se prepararem o Luis Antonio pra substituir o Marcio Araujo (eu ja critiquei paca o cara, mas mesmo não sendo uma beldade, jogando ali, numero “5”, cabeça de area, da pro gasto), preparando o Jonas pra ser zagueiro com o Samir, ensinando o PV a sair nas bolas altas e com Guerrero e Sheik na frente, Paulinho/Everton/Kayke/Cirino no banco e mais um na frente, que tenha personalidade de ganhador, o futuro vai chegar rapidinho!! Ta na porta.
    Soh queria deixar bem claro pra voce que se voce gosta de trenero gaucho, leve-os pras Laranjeiras, deixa o Oswaldo bebum amado na Gavea. A nova leva de treneros eh pior que a antiga: Argel, Enderson Moreira, Doriva, Cristóvão Colombo, todos esses novos merdas não entenderam o básico do futebol ganhador de 5 Copas por aqui (eu diria que 94 não representa, mas phoddasse) e as duas ultimas por lha (Espanha e Alemanha). Futebol se ganha com gênios e craques no meio campo, não com Ralfs e Mauros Silva. O OO pelo menos tenta, em sua bebunzisse invejável, reproduzir isso no Mengao!! Soh isso ja eh admirável!
    O Tite? Bom o Tite eu diria que eh uma tentative de se fazer antitese do gaucho: todo gaucho que se preza fala errado, tipo “pra mim levar”, “nois vai”, “tu foste” (tah errado, o certo eh o carioques ” tu foi”). Melhorou um pouquinho nessa segunda leva, mas eh gaucho e vao se fuder eles todos, fuderam com o futebol brasileiro e deveriam ser erradicados, tipo “pede pra cagar e vai fazer a tua seleção do Norte do Uruguai pra lha!!!”
    Queridao Zagueirao, va a merda. Acho voce um perfeito imbecil!!
    Elbinha manda beijos a todos, com respeito e sem saliências!! Japa continua achando que esse futebol competitivo e sem chutoes não nasceu no Brasil, mas sim na terra das touradas.
    Saudações Rubro Nigérrimas!
    PS: Tite eh o caralho!!! Entendeu, Murtinho?
    SP2: Agora eu jah sei, do alto do meu otimismo, que não da pra ser campeão (44+21=65, que eh menos que 67)
    SP3: Assim como o Darcy, soh vejo o Flamengo, mesmo vendo os outros!!

    • author avatar
      Bill Duba 9 anos ago Responder

      Tem um corretor novo no meu computador de cabeça que quando eu escrevo lah ele corrige pra lha.
      Sorry for the Grocery!!

      • author avatar
        Romano 9 anos ago Responder

        hahahaha

        Concordo com tudo. Exceto com o “Tite é o caralho”.

        O cara é gaúcho só na certidão de nascimento. O que ele está fazendo o timeco do Corinthians jogar não está no gibi. Isso com Vagner Love, Renato Augusto e Elias. Não com Xavi, Iniesta e Raktic (craque).

        E até a nova geração gaúcha parece ter desistido do próprio estilo gaúcho. Olha aí o tal do Roger fazendo o Gaymio jogar e bem com toque de bola e um time mais barato que o nosso, cheio de refugos (vários nossos).

        SRN

        • author avatar
          Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

          Tô contigo nessa aí, Romano.

          Abraço.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu camarada Bill Duba.

      Outro texto sensacional, parabéns.

      Confesso que, no início do seu comentário, senti um pouco de inveja: queria ter assistido a mais essa aberração que os comentaristas do SporTV costumam perpetrar. Deve ter sido fenomenal ter visto, ao vivo, essa fantástica intervenção do Edinho. (Aliás, Rasiko e Carlos Moraes: a respeito de um assunto que surgiu aqui outro dia, Edinho foi mais um revelado no futebol de praia. Jogava no Copaleme.)

      Você não está errado em relação aos “quatro times que jogam com a bola no chão”, apesar de eu achar que seria justo ampliar esse número para cinco e incluir o Grêmio na lista. Eles mudaram de estilo completamente, com a saída do Felipão e a opção por jogar sem centroavante. Virou outro time.

      Continuo sem entender a história do Tite. Quanto mais você protesta, mais o cara ganha.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Luis Eyer 9 anos ago Responder

    Amigo Murtinho,

    Tenho hoje 23 anos de vida. Desde que nasci (coincidentemente no final ano de 1992, pouco antes do título do Maestro) o Flamengo me garante que é o maior clube do país. Desde então, eu cresci vendo o Queridão da Nação ganhar inúmeros títulos inexpressivos, porém marcantes, nos campeonatos estaduais e poucos a nível nacional (contanto 92, que eu não cheguei a ver, são apenas 04 para ser exato). Mas também cresci assistindo a clubes até então pequenos ganharam um campeonato atrás do outro. São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense… Todos estes conquistaram vários títulos importantes neste período. Enquanto isso o Flamengo continua prometendo. Infelizmente acho difícil manter o ânimo, sendo que tenho a impressão de torcer por um clube de meio de tabela. O Flamengo deixou de ser grande, passamos a ser o Liverpool tupiniquim (Seria o destino, em 1981 ?).
    Mas ainda acredito, confio, que voltaremos a ter papel relevante nesse país. Mas sejamos sinceros, até quando terei de viver para ver o Flamengo campeão do Mundo novamente, ou melhor, pela primeira vez? Ainda no aguardo…

    • author avatar
      carlos moraes 9 anos ago Responder

      Excelente comentário !
      Sinceros PARABÉNS !

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      LUIS EYER,

      Nós estamos há tempos PAGANDO os ANOS e ANOS de ANARQUIA ADMINISTRATIVA, de irresponsabilidade financeira, de sonegação fiscal, de DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO (os jogadores tinham seu IR descontados na fonte mas não recolhidos aos cofres públicos, assim como FGTS e INPS)….

      Nenhum desses clubes pequenos que você apontou muito acertadamente conseguiu construir uma DÍVIDA de 750 milhões nesses anos….

      “O Flamengo deixou de ser grande…” como você diz, às custas de ter construído a MAIOR DÍVIDA entre clubes de futebol e isso tem um preço (desculpe o que possa parecer redundância)….

      Por isso estamos, DESDE 1992, nessa penúria de títulos, pois fomos DESMORALIZADOS, não somente no FUTEBOL, mas nas manchetes dos jornais NÃO recebendo o patrocínio da PETROBRAS por não termos as CND’s que, depois de acordos, eram novamente perdidas, manchetes nos jornais por atraso nos pagamento de jogadores e funcionários por 3 meses a ponto do VAMPETA se tornar famoso por aquela frase que nem vale a apena repetir, por ações e mais ações na Justiça do Trabalho, por vendas de jogadores cujo dinheiro simplesmente SUMIA….

      Isso sem falar no CONSÓRCIO PLAZA de triste memória e que, até hoje, causa uma grande SANGRIA nos cofres do clube….

      Um CLUBE não se faz GRANDE somente com os títulos que conquista, mas também com a LISURA com que é administrado e com o RESPEITO que se tem a sua MARCA….

      O Clube de Regatas do Flamengo passou de GRANDE SONEGADOR DE IMPOSTOS, de um clube MAL VISTO, para um clube ELOGIADO e com a MARCA valorizada e isso em APENAS 2 anos e meio….

      Agora, as GRANDES CONQUISTAS, esperamos TODOS que venham como forma de RECOMPENSA por todo esse esforço feito em tão pouco tempo para SANAR tanto desmando de DÉCADAS….

      Ou será que o que vale é mesmo SONEGAR, DESVIAR, ter presidente em CPI nesse mundo SUJO do futebol?

      Eis a questão….rsrsrsrs

      Abç.

      SRN

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        Você tem razão.

        O que vale não é sonegar, desviar ou ter presidente em CPI. Mas já está mais do que na hora de ter um departamento de futebol vitorioso.

        Abraço.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Segue aí um RETROSPECTO, para reflexão……

      Ano e Classificação no Brasileiro do Flamengo segundo a FLAPÉDIA:
      1990 -11º lugar
      1991 – 9º lugar
      1992 – Campeão
      1993 – 8º lugar
      1994 – 14º lugar
      1995 – 21º lugar
      1996 – 13º lugar
      1997 – 5º lugar
      1998 – 11º lugar
      1999 – 12º lugar
      2000 – 15º lugar
      2001 – 24º lugar
      2002 – 18º lugar
      2003 – 8º lugar
      2004 – 17º lugar
      2005 – 17º lugar
      2006 – 11º lugar
      2007 – 3º lugar
      2008 – 5º lugar
      2009 – Campeão
      2010 – 14º lugar
      2011 – 4º lugar
      2012 – 11º lugar
      2013 – 14º lugar (no campo)

      SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Faltou o último…

        2014 – 10º lugar

        SRN

        • author avatar
          LÚCIFER 9 anos ago Responder

          Grande ANDRÉ !

          Marulhou a abóbada do Aeróstato, hein !!!

          Parabéns pelo excelente comentário ! Visão perfeita das coisas e dos acontecimentos !

          Grande abraço,

          SRNs

          • author avatar
            André 9 anos ago

            PASCOOOOOOOOAAAAAALLLLLEEEEEE me SAAAAAALLLVVVVAAAAAAAA!

            SHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHASUHAUSHAUSH

            SRN

          • author avatar
            PASCOALE 9 anos ago

            Marulhou a abóbada do Aeróstato;

            SIGNIFICADO : Arrebentou a boca do balão.

            Estou sempre a disposição !

            Saudações Rubro Negras.

          • author avatar
            Jorge Murtinho 9 anos ago

            Obrigado, professor.

            Mas não fica dando mole pra essa rapaziada não. Um dos melhores amigos do homem é o dicionário.

            Grande abraço.

          • author avatar
            André 9 anos ago

            Grande PASCOALE…

            SHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUHAS

            SRN

          • author avatar
            PASCOALE 9 anos ago

            Ilustríssimo Murtinho,

            Eu que agradeço a sua deferência. Você disse uma coisa certíssima. O dicionário deveria ser o amigo de bolso do homem. Mas é como diz aquele secular provérbio, “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé “.

            Cordiais Saudações.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Pois é, Luis.

      O André postou um comentário com as colocações do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Olhando aquilo ali, parece que somos, mesmo, um time de meio de tabela – o que é inexplicável se levarmos em conta o tamanho da torcida, o peso da camisa, os craques que formamos, os títulos conquistados etc.

      Andam dizendo que o futuro vai chegar no ano que vem. O problema é que, sem literatice barata, o fato é que futuro é algo que nunca chega.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Carlos_SP 9 anos ago Responder

    Beleza de Post Murtinho. Seu amigo reflete o que toda a Magnética percebe, menos o OO, menos nossos mulambos que entram em campo e menos nossa direção, desde a mais próxima dos jogadores, o Caetano (se fosse o Veloso, pelo menos música sairia dalí), até o Bandeira, que não toma pulso do time.

    Contudo, todavia, entretanto, acho que esse era o último ano de arrumação mínima de casa para saltos maiores. Essa era a “bandeira”, he, he… Final de ano chegando, se não é pra pegar a Liberta, o que concordo com o Presidente (opa, pera lá, tô falando do presidente da Confraria), muito, muito improvável pelo que estamos jogando e pela tabela que temos pela frente, que sirva para uma chacoalhada 80% na mulambada e na comissão técnica. Não sei se já mencionei aqui (he, he,) mas tem um técnico da seleçnao chilena que cairia como uma luva, isso trocando 80% do elenco, claro.

    Andei refletindo, o que pode ser uma surpresa para muitos, mas estou ficando convencido que a culpa do clima acirrado e tenso aqui no Blog é grande parte do Mengão. Afinal, perdemos tanto que não sobra o que fazer e a turma sai no braço aqui. He, he..

    Bom, acho que é isso. Fazer o que. Semana que vem é aqui em SP. E o céu me parece estará carregado, sujeito a chuvas e tempestades.

    SRNs

    PS1 – Meu bom amigo da boa terra, acho que nem o cambitinhos eu salvaria da barca de fim de ano. Talvez por amizade, você paga uma cerveja aí em alagoinhas???? Han, han??

    PS2 – Chega de moleza, acho que a confraria podia alçar novos vôos. Uma campanha de Confraria “Acabou a palhaçadinha” pegaria bem, não??

    • author avatar
      Carlos_SP 9 anos ago Responder

      PS3 – Perdão pela Alagoinhas com letra minúscula, saiu na correria e o giz espirrou o taco, agora vai como se deve: “ALAGOINHAS”. SRNs

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Grande Carlos, muito obrigado.

      A principal ideia do post é, justamente, escancarar a enorme quantidade de equívocos que nosso time repete a cada jogo, incansavelmente. Parece que, quando ganhamos tempo para treinar, tudo o que fazemos é aperfeiçoar nossos erros. Inacreditável.

      Se esse é o último ano da arrumação financeira, e a partir de 2016 partimos para vitórias e mais vitórias, conquistas e mais conquistas, creio que eu, com 59 anos, e meu amigo com 61 podemos esperar mais um pouquinho. Mas sabe aquela história que ouvimos desde crianças, de que “o Brasil é o país do futuro”? Espero que com o Flamengo seja diferente, e que o futuro chegue um dia.

      Também sou fã do Sampaoli, e pergunto: se a gente mandasse embora uma meia dúzia de sete ou oito ali que não nos ajudam em nada, não dava para bancar o homem? Será que é tão difícil assim?

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    Esperei o post novo do Murtinho para responder a uma pergunta que o André fez no anterior, porque eu acho que esse tema é de suma importância para o futuro do Flamengo.

    Ele perguntou, tendo em vista o fato de que não teremos Maracanã nem Engenhão, se o Fla deveria investir alto em contratações para o ano que vem.

    Pra mim, o problema do futebol do Flamengo está menos no montante que é investido nele e muito mais na FORMA como é investido.

    Já disse aqui algumas vezes que o Fla paga caro por jogador ruim. Não preciso ficar aqui listando porque todos já sabem quem são os exemplos.

    Mas não é esse, ainda, o fator que eu considero principal. O que eu vou dizer aqui pode parecer uma ilusão. Que seja, mas TEM QUE SER BUSCADA:

    O FLAMENGO PRECISA DE UMA IDENTIDADE.

    Precisa desenvolver uma cultura futebolística, esportiva, que respeite suas tradições, seu DNA, independentemente dos nomes que estiverem em campo ou do seu treinador.

    Eu, talvez por ter jogado basquete uma boa parte da minha vida e agora estar vivendo uma fase de paixão pelo tênis, sou um apreciador de TÁTICA.

    Tenho CONVICÇÃO de que as partes MENTAL e TÁTICA são 70% do jogo. A parte técnica é a cereja do bolo, mas só vai aparecer se a engrenagem estiver funcionando.

    Digo isso porque, como também sabem, sou frequentador assíduo do Maraca, e sempre prestei muita atenção na disposição tática do time em campo. Até por isso gosto de ficar nos degraus mais altos da arquiba pra ver melhor.

    Então creio que posso dizer tranquilamente que, em um intervalo minúsculo de 6 meses, o Flamengo teve 3 treinadores com concepções de jogo TOTALMENTE DIFERENTES.

    Amigos, ilusão é achar que um grupo de jogadores, seja eles quais forem, são capazes de assimilar tantas mudanças de forma tão brusca.

    Luxa jogava com 3 flechas na frente e o time era disposto em campo para esperar o adversário, tomar-lhe a bola e esticá-la para uma das três. Uma pobreza só. O time não tinha nada além de chutão e chuveiro na área.

    Veio o Cristóvão com uma concepção RADICALMENTE DIFERENTE. O time dele era CURTO, jogava com as linhas próximas e altas, e se recusava a esticar bolas. Cristóvão SEMPRE abria os braços e reclamava quando tentava-se um passe longo ou um chutão em detrimento de tentar construir a jogada com passes no chão. Demorou, porque jogador brasileiro não está acostumado a jogar assim, mas depois de um tempo o time automatizou isso e fizemos as MELHORES PARTIDAS DO ANO sob sua regência. Os jogos contra o Santos, o patético-PR, o gaymio, o Palmeiras e até mesmo contra a Ponte, foram emblemáticos.

    CLARO que não venceria todos os jogos, porque mexia mal, porque tem muito jogador fraco no time, especialmente na defesa, porque sofreu com desfalques, por vários motivos. Mas ali estava um TIME JOGANDO NO ESTILO DO FLAMENGO. Um time ofensivo de toque de bola.

    Porém, a impaciência da torcida, que muitas vezes só vê RESULTADO na frente, tornou sua permanência insustentável, e mesmo com os líderes do time pedindo pela sua permanência, Cristóvão foi limado.

    O time do Oswaldo, nos primeiros jogos, era o time do Cristóvão com uma diferença: As viradas de bola no campo ofensivo. Claramente o Oswaldo pedia isso ao time, o que não se via muito com Cristóvão. E fizemos vários gols pegando os adversários desprevenidos (ex: Sport).

    Mas a postura tática era exatamente a do time do Cristóvão.

    Bem, o segundo jogo que eu vi sob o comando do Oswaldo (o primeiro havia sido contra o SP), foi o contra o Vice. Foi o primeiro jogo depois de uma semana que ele teve de trabalho.

    Mudou tudo.

    Linha de zagueiros e volantes baixa. Laterais verdadeiros voltando a serem alas em vez de defensores, e time espalhado em campo. Acabou a compactação, a tentativa de triangulações, de jogo de meio-campo.

    Ontem, isso ficou ainda mais claro.

    Oswaldo é um treinador ícone da concepção de futebol brasileiro anos 90. Se tivesse laterais que cruzassem bem, e exímios cabeceadores no ataque, poderia funcionar. Mas nosso time não tem esses predicados.

    Ou seja, três estilos táticos completamente diferentes em um intervalo de menos de 6 meses. Alguém acha que isso pode funcionar?

    Bom, peço desculpas por ter escrito muito. Mas é porque eu queria explicar a resposta que darei ao André.

    O FLAMENGO tem que começar JÁ a desenvolver uma CULTURA FUTEBOLÍSTICA e buscar profissionais qualificados para desenvolvê-la.

    EU, traria os gênios de 81 para dentro do clube. Não para serem técnicos ou diretores de nada. Mas para gerenciarem nossa BASE. Temos muitos caras inteligentes naquela geração. Essa galera tem que estar DENTRO do Fla.

    E o técnico tem que ser um FUNCIONÁRIO do clube. Tem que estar ali para desenvolver um conceito pré-definido de jogo. E a montagem do elenco tem que ser dentro desse modelo.

    Eu INVESTIRIA no TITE.

    Nome por nome, vejam bem as escalações de Santos e Grêmio. Digam se individualmente são tão superiores aos do Fla.

    Mas o Santos, por exemplo, um time pequeno que joga pra seis mil pessoas quando está em boa fase, se vê um PADRÃO. Nos últimos anos, é SEMPRE um time se toque de bola. Tem constantemente revelado bons meias, artilheiros e volta e meia ganha títulos em cima dos rivais bem mais ricos de SP. Se vê claramente um CONCEITO DE FUTEBOL ali.

    O Flamengo está perdido, está ANDANDO EM CÍRCULOS no futebol.

    Ano que vem seria PERFEITO para reduzir a cobrança LOUCA por títulos e INVESTIR no desenvolvimento desse conceito de futebol.

    Não EXISTE, na minha forma de ver esporte, o time sub-20 jogar no 3-5-2, o sub-17 no 4-4-2, o principal no 4-3-1-2, ou 4-3-3, ou 4-5-1, depende do me(R)dalhão superassalariado que estiver treinando.

    Porra, um samba do criolo doido que ninguém entende.

    Qual é o FLAMENGO que a direção quer? Ninguém sabe? Depende da vontade do técnico? Daqui a pouco é capaz de chamarem o Papai Joel, e vamos de RETRANCA mesmo, quem se importa? O que importa é o resultado imediato e não o futuro não é mesmo?

    Temos que investir no desenvolvimento e implementação de uma CONCEPÇÃO DE JOGO, UMA FORMA DE JOGAR, que seja incutida na cabeça dos moleques desde o infantil e seja PERSEGUIDA UNIFORMEMENTE por todas as equipes da base.

    O MODELO? O FLAMENGO DE 1981.

    Quem, dentro do clube, estiver desenvolvendo um conceito de jogo diferente daquele está ERRADO. Está no LUGAR ERRADO.

    Amam o GUARDIOLA? Ele já FALOU que ensina seus jogadores a jogarem o futebol do FLAMENGO DE 81 e da seleção de 82.

    Por que razão o próprio Flamengo faz diferente?

    Essa é a minha “utópica” opinião.

    SRN

    • author avatar
      Fla-Canada 9 anos ago Responder

      Romano, vc tem toda razão. Até naquele empate da copa do brasil que nos eliminou, era o time do cristóvão. Era nas boas e nas más… Nem foi no jogo contra o coxa que o time do OO começou a jogar, pra mim já foi contra o cruzeiro, mas a sorte estava conosco… O cristóvão pôs o time a jogar como flamengo, mas mexia mal e via mal o jogo.

      A discussão é perfeita, nossa forma de jogar. O Falcão (que agora está no sport) prega um futebol assim, o próprio cristóvão (mas não o queria pq vê mal o jogo), o Tite nessa fase nova. Mas, não tem muito mais gente…

      • author avatar
        Romano 9 anos ago Responder

        Sim, Fla-Canada

        A falta de treinadores de qualidade é VERGONHOSA.

        Mas tem uma nova geração aí com uma visão mais moderna de futebol.

        Velharias retranqueiras como Parreira e Felipão já foram exilados. Pofexô também. Oswaldo deverá seguir o mesmo rumo daqui a pouco.

        O Tite capitaneia uma galera que tem montar times para jogar algo mais próximo de futebol. O Roger do gaymio. O filho do Nelsinho Batista que infelizmente foi pro nosso rival, e até o Dorival, que eu sempre achei melhor que muita porcaria por aí.

        Mas ainda assim é muito pouco.

        Sei que a geração me(R)dalhão tem que pedir o boné.

        Dá mais pra eles não. Já FUDERAM o suficiente o futebol brasileiro.

        SRN

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        Isso aí, Fla-Canada.

        Aqui no Brasil, as opções pra gente fazer o que o Romano propõe são muito poucas. Sendo assim, por que não olhar para fora?

        Grande abraço.

    • author avatar
      Marcel Pimenta 9 anos ago Responder

      Opa Romano,
      Concordo quase integralmente com você. Somente acrescentaria que, as partes MENTAL e TÁTICA, se junta o ESFORÇO, e daí meu amigo, são 99% do jogo e 1% é talento (pode-se dizer que um plágio do supercampeão Bernardinho). Isso quer dizer que o talento estaria ali somente para dar o toque final, “matar o jogo”. Ninguém vai me convencer que tem algum time no Brasil com jogadores muito talentosos, nem mesmo o Cúrintias.
      De toda forma disse tudo no restante do seu comentário… devemos copiar e melhorar (benchmark) aquilo que já deu certo (Flamengo 81 e Brasil 82) assim como o que vem dando certo (Barcelona 2007-…). Chega a ser algo fácil, cristalino de se ver que da certo. Com toda certeza deve ser difícil implementar, mas poxa, há de se começar, TEM que se começar.
      Podem surgir críticas sobre se tentar jogar da forma do Flamengo de antigamente (porque o futebol mudou) ou do Barcelona de atualmente (necessidade específicas de jogadores bom passadores) mas, de antemão, digo que não estou (assim como creio que você) pedindo que se copie exatamente tanto uma como a outra forma de jogar, mas que se siga uma filosofia da mesma forma que esses times seguiam, seja ela qual for (como não vi o Flamengo de 81 – eu=27 anos- torço para que sigam a do Barcelona).
      Enfim, se o Flamengo quer realmente se profissionalizar e colher frutos duradouros ao longo do tempo isso (já devia) deve começar a ser feito por TODAS as categorias de futebol.
      Por último (apesar de já ter dito enfim, preguiça de mudar o texto) a melhor das consequências dessa mudança de ares no meu ponto de vista seria o melhor aproveitamento dos jogadores da base. Não tem como ser diferente. O garoto iria passar a vida toda jogando da mesma forma até chegar ao profissional e… jogar da mesma forma. De cara já surgiria uma adaptação facilitada pela forma parecida de se jogar. Daí não se perderia uma leva toda de campeões nos juniores como aconteceu. Putz, não tem como não enxergar isso dessa forma, acredito eu lógico.

      • author avatar
        Romano 9 anos ago Responder

        Exatamente Marcel.

        Eu não costumo citar a VONTADE nas minhas análises, porque embora eu saiba que não é como eu gostaria que fosse, pra mim VONTADE advém do profissionalismo.

        Se é profissional, recebe para fazer algo, não há que se falar em motivação, vontade, etc.

        Já vi esse time jogar pra derrubar treinador. Mas confesso não ter visto falta de vontade nos últimos jogos não.

        Às vezes, na incredulidade de termos sido inferiores TÁTICA e TECNICAMENTE ao Figueirense, tendemos a botar a culpa na tal falta de vontade.

        Mas eu não concordo.

        Entramos contra o Figueirense RECUADOS, esperando pra jogar no contra-ataque. Fomos ENGOLIDOS por essa estratégia equivocada. De time pequeno.

        Flamengo tem que entrar em campo sempre pra dominar o jogo e emparedar os adversários. Podemos não ter o time ideal, mas se formos esperar isso acontecer, nunca jogaremos como FLAMENGO.

        FLAMENGO tem que ser TREINADO para propor o jogo no toque de bola, e jogar SEMPRE no campo do adversário. Não importa se o jogo é no Maracanã ou em Florianópolis.

        Sabe por quê?

        Porque essa é a nossa ESCOLA.

        Foi assim que ganhamos TODOS os nossos títulos mais importantes e foi assim que nos tornamos a maior torcida do mundo.

        Para o grêmio, o inter, o São Paulo, pode ser diferente. O SP, por exemplo, foi tri-campeão brasileiro jogando MuricyBol.

        Nós NUNCA tivemos sucesso fora de nossas características.

        FLAMENGO É TOQUE DE BOLA, BOLA NO CHÃO, TABELAS, TRIANGULAÇÕES, MUITA GENTE NO ATAQUE, PRESSÃO NO ADVERSÁRIO.

        Qualquer coisa fora disso é contra nossas tradições e nossa receita de sucesso.

        O treinador do Flamengo, seja quem for, tem que ter isso em mente e se adequar.

        E não o contrário.

        SRN

        • author avatar
          Marcel Pimenta 9 anos ago Responder

          Excelente tarde caro Romano,

          Muito legal ver que muitos flamenguistas compartilham do mesmo ponto de vista, algo que gostaria de ver na diretoria que nos representa hoje em dia (se pensam assim, verificaram que é difícil essa caminhada e resolveram convergir BEM lentamente nessa direção).

          Sobre a parte da VONTADE citada em sua resposta ao meu comentário, acredito eu que foi direcionada a minha pequena discordância sobre as partes principais que integram o caminho do sucesso para uma equipe (seja ela qual for e do esporte que for penso eu), posto MENTAL, TÁTICA E ESFORÇO. Quando fiz alusão ao ESFORÇO fiz somente para aumentar seu percentual de 70% para 99% da importância em um jogo, que somente com isso, muitas vezes alheio a grandes talentos, se fazem grandes equipes CAMPEÃS.

          Enfim, não estou afirmando que nossa equipe atual está jogando sem VONTADE/ESFORÇO, nem quero atribuir isso as nossas derrotas. Correr tenho visto eles correrem (salvo jogo com Figueirense em minha opinião), o que tem faltado é a parte MENTAL (entrar para vencer) e TÁTICA (escolher uma forma de jogar) aliada ao ESFORÇO (coisa repetitiva mesmo, treinar inúmeras vezes aquela forma de jogar para vencer).

          Obrigado por compartilhar suas ideias que considero extremamente oportunas, e quiçá, necessárias para vermos nosso MENGÃO campeão de tudo… OHHHH FELICIDADE!!!

          Att,
          Marcel

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        Caro Marcel.

        Ótimo comentário, que complementa extraordinariamente a tese defendida pelo Romano.

        Mais: além de dar consistência ao trabalho da base, a aposta em uma cultura, em uma filosofia, facilitaria o acerto nas contratações. Ou seja: buscaríamos jogadores que se encaixassem no nosso estilo. Recentemente, no Barcelona, houve quem criticasse a decisão de se investir tanto dinheiro em Neymar, pelo fato de ele ter um estilo muito diferente daquele praticado pelo time. No caso do Neymar isso não conta, claro, porque é fera, mas ter um critério claro, e segui-lo, sempre facilita.

        Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      ROMANO, excelente o comentário e muito boa a ideia que você apresenta quando diz:

      “O FLAMENGO tem que começar JÁ a desenvolver uma CULTURA FUTEBOLÍSTICA e buscar profissionais qualificados para desenvolvê-la.”

      Só NÃO sei se a parte de “trazer os gênios de 81 para dentro do clube”, ainda cabe, pois acho que vários deles já estiveram nas BASES do Flamengo, como o ADÍLIO e o ANDRADE, por exemplo….

      Acredito que, não como treinadores mas como EXEMPLO para as novas gerações, a presença de alguns ÍDOLOS frequentam a Gávea COSTUMEIRAMENTE, como o Adílio, o Júlio Cézar Uri Geler, o Andrade, o Djalminha, o próprio LEANDRO PEIXE FRITO que, apesar de ter negócio próprio em Cabo Frio, costuma vez por outra estar presente…o NUNES….Essa turma toda e mais alguns, continuam ORBITANDO o dia-a-dia da Gávea, mas NÃO vejo neles nenhuma característica que os possa levar a condição de FORMADORES de CRAQUES, nas divisões inferiores…

      O ADÍLIO, por exemplo, eu acredito que tenha sido, durante BOM ESPAÇO DE TEMPO, técnico acho que do SUB-20, sendo que o GILMAR POPOCA é técnico do SUB 17 (se estiver errado me corrija)….

      Não sei se o que FALTA seja uma DIRETRIZ para a atuação desses que têm FORTES LAÇOS com o Mengão e possam atuar de forma PRÓ-ATIVA no sentido de dar essa “CULTURA FUTEBOLÍSTICA” que você tão bem idealizou….

      Temos que lembrar que o SANTOS, depois da era PELÉ, também passou por LARGO TEMPO NO OSTRACISMO só retornando à VITRINE de uns 10 anos pra cá…..E RESSURGIU criando aquilo que é chamado de “OS MENINOS DA VILA” que nada mais é do que o nosso “Craque o Flamengo faz em Casa”….

      Abç.

      SRN

      • author avatar
        Romano 9 anos ago Responder

        André,

        Eu gostaria de ver esses caras de 81 próximos do Fla, justamente para serem MENTORES dessa cultura futebolística.

        Um MODELO IDEAL DE FUTEBOL tem que ser criado, para ser buscado pelos profissionais de todas as divisões do clube.

        E que modelo seria melhor que o daquele Flamengo?

        Não há NADA de defasado naquele modelo. Muitos insistem em dizer que o Guardiola inovou e ele fez os jornalistas BRASILEIROS passarem VERGONHA na entrevista coletiva depois do MASSACRE sobre o Santos na final do Mundial.

        Quando um repórter perguntou como foi que ele idealizou aquele tipo de jogo ele foi ENFÁTICO:

        “EU NÃO CRIEI NADA. VOCÊS, BRASILEIROS, É QUE ME ENSINARAM TUDO ISSO. O FLAMENGO DE 81 E A SELEÇÃO DE 82 JOGAVAM ASSIM”

        Como assim aqueles jornalistas não sabiam disso? Porque EU já sabia muito antes dele dizer e jamais faria aquela pergunta.

        Apenas foi um aperfeiçoado, principalmente pela COMPACTAÇÃO. Mas o tal do “tic-taca” nada mais é do que o UM DOIS que aquele time era especialista em fazer. Claro que o preparo físico tornou tudo mais veloz, mas o conceito é o mesmo.

        Os ídolos de 81 sim, são os verdadeiros pioneiros desse tipo de jogo que hoje faz enorme sucesso, reeditado pelas mãos de Guardiola e Xavi, que dizem que foram os “mentores” dessa ideologia dentro do Barça.

        É disso que falo. Precisamos de IDEALIZADORES dentro do clube. Que mostrem o QUE tem que ser ensinado. Porque esses caras SABIAM como fazer, porque realmente FIZERAM. Com eles, a teoria foi na prática. É diferente de contratar um bacharel formado na UFRJ para isso. Ele pode saber toda a teoria, mas a prática ele não conhece.

        O Flamengo já teve Joel, Celso Roth e outras pragas indizíveis dirigindo nosso time nos últimos anos. Isso não é admissível.

        O Flamengo precisa de caras BRILHANTES, para IDEALIZAREM nosso MODELO DE JOGO a ser buscado.

        Não vejo ninguém melhor que nossos MONSTROS SAGRADOS de 81, que praticaram o modelo de futebol mais brilhante e eficaz que se tem notícia, tanto que ainda utilizado e muito bem sucedido quase QUARENTA ANOS depois, só que agora, infelizmente, pelos times de ponta da Europa.

        FOI ESSE TIPO DE JOGO que nos fez gigantes.

        E não as retrancas, os chutões, os chuveirinhos na área, os volantes botinudos que não fazem passes verticais, os meias que correm em vez de fazerem a bola correr e os atacantes que não conseguem chutar uma bola na direção do gol.

        SRN pelo RETORNO ÀS NOSSAS ORIGENS

        • author avatar
          Romano 9 anos ago Responder

          OBS:

          É bom aproveitar enquanto essas LENDAS ESTÃO VIVAS.

          Depois, só PSICOGRAFANDO pra trazer o conhecimento deles à tona.

          E não sabemos se o Canteros PARANORMAL estará disponível para isso.

          Hehehe

          SRN

          • author avatar
            Bill Duba 9 anos ago

            So pra acrescentar: em 80/81/82 tinha o Patetico os Bambis e o proprio Gaymio jogando bola igual a do Barcelona de hoje. Vou alem: o Patetico tambem era melhor que o melhor Barcelona de nossa contemporanea epoca!!
            Nao vejo ninguem melhor que o OO, nem o Tite, porque Tite eh o Caralho!!!!
            Saudacoes Rubro Nigerrimas
            PS: o nome dos alemao saiu com letra maiuscula porque na epoca eram de respeito, muito respeito!!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Caro Romano.

      Comentário maravilhoso.

      É claro que quem teve o Flamengo da década de 80 não precisa copiar ninguém – a receita está em casa -, mas parece que é exatamente isso o que o Barcelona tem feito. Há um jeito de jogar. Uma identidade. UM DNA. Desde o, sei lá, dente-de-leite, a molecada aprende que é assim que aquele time atua, é assim que aquele time ganha ou perde, é para fazer aquilo que aquele time existe. Ou seja: o que você chama, com toda a propriedade, de cultura. E já que falam tanto de futuro, que tal apostar e investir de verdade nele?

      A única coisa que ainda me deixa em dúvida é a escolha do técnico, pelo fato de termos que iniciar a caminhada. Concordo plenamente que seria legal ter caras que nem Adílio, Uri Geller etc. ajudando a implantar a filosofia e a disseminar a cultura, mas talvez fosse importante um treinador ousado – desde que disposto a comprar o projeto, o que com certeza aconteceria, por exemplo, com o próprio Guardiola, se ele não fosse um sonho impossível. Mas, e um Bielsa? E um Sampaoli? De qualquer modo, é uma dúvida.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        Romano 9 anos ago Responder

        Concordo TOTALMENTE, Murtinho.

        E uma CONVICÇÃO eu tenho:

        O cara certo NÃO É o Oswaldo e nem qualquer outro me(R)dalhão superassalariado do passado recente do futebol brasileiro.

        Tem que ser alguém totalmente DISTANTE dos vícios recorrentes dos nosso futebol e DISPOSTO a quebrar os paradigmas vigentes nestas terras. Custe o que custar.

        Mas aí, o FUNDAMENTAL é o respaldo da diretoria. Se for pra perder três, a Raça gritar “time sem vergonha” e mandarem o cara embora para trazer o JOEL (por exemplo), como fizeram com o Cristóvão, aí NUNCA vai ter jeito.

        SRN, Paz, Amor e RESPEITO AO FLAMENGO e aos colegas do BLOG, independente de suas opiniões.

  • author avatar
    EDVAN SANTOS 9 anos ago Responder

    Ainda bem que não fui eu quem ligou pro amigo do Murtinho…sabedor de quem se tratava, de certo, incluiria em suas afirmações:

    O Gabriel (que tem lugar no time), entrou no segundo tempo, como sempre, para não decidir nada.

    Edvan-Alagoinhas-Ba.
    ES – Além de pagar o almoço a sobremesa ainda seria por minha conta.

    Parabéns ao amigo do Murtinho, e a este, por extensão, pelo criativo e divertido texto…! Sensacional!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Pois é, Edvan.

      Ele talvez falasse do Gabriel, mas quando vi a derrota confirmada, joguei a toalha.

      Obrigado pelo elogio, que transmitirei ao meu amigo aniversariante.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    carlos moraes 9 anos ago Responder

    SENSACIONAL ! ! !
    Ah!, o Albamar dos bons tempos !
    É ainda aquele mesmo ótimo restaurante (Int.)
    Como gostava de sair do Forum, o antigo, da rua Don Manuel, e ir lá saborear um almoço divino ! !
    Mas o seu amigo aniversariante me deixou com uma PUTA inveja !
    61 aninhos.
    E eu, com meus 77.
    Terei ainda tempo de ver ressurgir o Flamengo dos bons tempos, o Flamengo de Dequinha-Rubens e Índio, o Flamengo de Andrade-Adílio e Zico (este, reconheço, é querer demais), até mesmo aquele que Bruno-Adriano e Pet carregavam nas costas (Int.)
    Infelizmento, acho muitíssimo difícil, pelo menos para mim.
    Terei que ficar nas minhas saudades.
    De um tempo que os jogadores NÃO recebiam os salários em dia, porém se orgulhavam de vestir o Manto Sagrado, que o Clube já tinha dívidas astronômicas, mas, procurando aqui e ali reguralizá-las, não deixaava de investir em bons jogadores e se dedicava extremamente à base, que era respeitada e não enxovalhada e vendida como mercadoria de segunda classe, sem sequer ser experimentada.
    Estes tempos passaram.
    Entre os jogadores, estamos longe de ter um Garcia, um Jadir, um Jordan, um Dequinha, um Rubens, um Joel, um Índio, um Benitez, um Rondinelli, um Dida, um Henrique Frade, um time inteiro como o que foi Campeão Mundial em 1981.
    Entre os técnicos, nem pensar na capacidade de um Fleitas Solich ou de um Cláudio Coutinho.

    Entre os diretores, não há mais figuras corajosas como Gilberto Cardoso, Márcio Braga, Antônio Augusto, Walter Clark e todo o pessoal da FAF.

    Cada vez fica mais difícil ter ESPERANÇAS, mas, de qualquer forma, o FLAMENGO, como na Religião. não precisa de provas.
    É único e eterno.

    Descrentes, posto que não derrotadas, SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu querido Carlos Moraes.

      Aprendi a gostar (muito) do Albamar com meu pai, que era louco por pratos de camarões e polvos, e adorava os restaurantes do Centro – Cabaça Grande, Rio Minho, Timpanas.

      O Rio de Janeiro está abarrotado de restaurantes moderninhos, deliciosos e com preços londrinos – Zazá Bistrô, Miam Miam, Oui Oui, Mira!, Volta, etc. -, nos quais costumo deixar significativa parte do soldo mensal quando deixo a escolha do lugar por conta da minha filha. De qualquer modo, não dá para menosprezar os clássicos, como Albamar, Bar Brasil, o sanduíche de pernil do Cervantes e muitos outros.

      No dia do último encontro da Confraria no Rio de Janeiro, ao qual você infelizmente não pôde comparecer, almocei no Albamar com filho, filha, nora, genro, neto e neta. Estava ótimo.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        carlos moraes 9 anos ago Responder

        Fiquei muito feliz de saber que o Albamar (o meu preferido) ainda existe.
        Também adorava os restâurantes do Centro citados, aí incluindo o Minhota, torcendo para que ainda estejam ^vivos^.
        Uma das coisas mais curiosas que aconteceu comigo, quando cheguei a Curitiba, nos primeiros dias sozinho, foi que, na hora do almoço, perguntei a um dos servidores (pessoa fabulosa, prematuramente falecida), qual seria o melhor lugar para almoçar.
        Ele ^caiu pra trás^.
        Almoçar, indagou estupefacto. Aqui, todos almoçamos em casa.
        … e era a plena expressão da verdade ! (apesar dos ótimos restaurantes curitibanos, onde TODOS almoçam nos domingos).
        Cada terra com seus hábitos, alguns surpreendentes, outros inexplicáveis, como, também em Curtiba, a notória preferência pelo Corinthians (é o preferido da maioria, seguido do Genérico, sendo que o Flamengo ainda ocupa uma colocação respeitável – quarto ou quinto, posto que absurda na confrontação com o restante do País).
        Vida que segue …
        Autênticas e bem mais tranquilas SRN
        FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    chacal 9 anos ago Responder

    Murtinho,
    Tbm quero apostar com vc um almoço,se eu acertar 7 de 10 resposta vc paga um almoço no antiquarios…
    1-flamengo perde domingo
    2-leva uma goleada
    3-paulo vitor leva dois frangos
    4-pará leva cartão amarelo
    5-samir faz penalty
    6-guerreiro se machuca
    7-guerreiro é substituido
    8-flamengo perde uma posição na tabela
    9-dirigente diz que tecnico está prestigiado
    10-nivinha aceita que o time não temmais chances

    • author avatar
      carlos moraes 9 anos ago Responder

      Amigão Chacal,

      gostei muito de suas ironias, mas você deu uma enorme colher chá para o Murtinho.

      A questão 8 é impossível.

      Se perdernos para os gambás e mesmo que seja de goleada (pela lógica é possível, mas as surpresas, assim como as bruxas, existem), não poderemos ser alcançados pelo Curzeiro, em virtude do número de vitórias.
      Troque esta, depressa (rs rs rs rs)

      • author avatar
        chacal 9 anos ago Responder

        Meu amigo,carlos moraes!

        Obrigado pelo aviso!
        Eh que fui relacionando o obivio e nem me toquei do erro….cavalheiro como o murtinho é,ele vai me dar uma colher de chá.

        8-aos 25 minutos do segundo tempo a torcida perde a paciência e chama o time de time sem vergonha.

        SRN!

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      CHACAL,

      Se o MURTINHO topar (acho difícil cair em duas seguidas..rsrsrsrsrs) acho que você vai almoçar de graça no ANTIQUARIUS…..

      Só acho que você vai errar o item 4….SHAUSHAUHSAUHSUAHSUAHSUHAUSUASA

      Eu trocaria o PARÁ pelo M.ARAÚJO…maiores chances de acertar…..

      SRN

      P.S. “10-nivinha aceita que o time não temmais chances”…. não tem preço…

      SHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHSUHASUAHSUHA

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Completando…

        Isso levando em conta que você já substituiu o item 8…..rsrsrs

        SRN

        • author avatar
          LÚCIFER 9 anos ago Responder

          Poxa, gostei da brincadeira……

          Murtinho, se eu acertar 7 destes 10, você me paga um Jantar no Mariu’s ali no Leme, ok ?!

          1) Flamengo leva gol de córner.
          2) Paulinho entra no 2º tempo, e só dá chute bisonho.
          3) Flamengo leva gol de bola rolando.
          4) Flamengo peca nos últimos passes e perde gols.
          5) Flamengo leva gol de falta.
          6) Kayke entra no 2º tempo e não vê a cor da bola.
          7) Flamengo faz gol contra.
          8) Oswaldo dá entrevista justificando a derrota e diz que o Curinthia é um time muito bom.
          9) Flamengo sai jogando errado, perde a bola e toma gol na sequência.
          10) Nivinha aparece no vídeo com a cara amarrada.

          Puxa, finalmente acho que arranjei um jeito de Jantar no Mariu’s………

          Grande abraço,

          SRNs

          • author avatar
            chacal 9 anos ago

            Presidente,

            Ficou muito bom o seu 10 mais…

            SRN!

          • author avatar
            Jorge Murtinho 9 anos ago

            Estimado Presidente.

            Com todo o respeito, vocês estão querendo me foder.

            Um outro amigo (não o aniversariante) leu o post e me mandou e-mail, dizendo que tinha ido ao Albamar na semana passada, acompanhado da mulher e de um casal de amigos, e a conta bateu nos oitocentos contos.

            E você ainda quer me espetar um Mariu’s – que eu nem sabia que ainda existe – com seu tridente? Tô fora.

            Grande abraço. SRN. paz e Amor.

      • author avatar
        chacal 9 anos ago Responder

        André,

        Quero ver os teus 10 mais…

        Grande abraço

        • author avatar
          André 9 anos ago Responder

          Caro CHACAL, ando meio “DESINSPIRADO”…shaushuahsuahsuahsuahsuahsuahushaushauhsua….

          Se até SÁBADO me surgir a INSPIRAÇÃO, pode crer que lançarei os meus 10 mais…..SHAUASHAUHSUAHSUAHSUA

          Grande abraço…

          SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu camarada Chacal.

      Quem tem amigo assim não precisa de inimigo.

      Depois da trolha que entubarei no Albamar, tô fora de apostas envolvendo nosso bravo elenco.

      Grande abraço.

      • author avatar
        chacal 9 anos ago Responder

        Poxa,murtinho.
        Retiro a aposta pra vc não ficar chateado comigo,gosto muito de vc e te quero como amigo.
        No pròximo encontro da confraria vou pagar o salgado…o chopp fica por conta do carlos moraes,ok?

        SRN!

        • author avatar
          Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

          Fechado. Abração.

          • author avatar
            carlos moraes 9 anos ago

            Caso aconteçam minhas ^previsões^, tomarei o chopp mais feliz da minha vida

  • author avatar
    Danilo Bruxolobo 9 anos ago Responder

    O problema do Flamengo não é ir jogar em Brasilia…ou qualquer outro estado…o problema do Flamengo não era Cristóvão…nem é Osvaldo de Oliveira…O problema do Flamengo não é o Bandeira nem o Caetano…o problema do Flamengo é Paulo Victor….Pará…Jorge…Canteiros…Marcio Araujo…Paulinho…Everton…e o enganador do Alan Patrck…o problema do Flamengo é um Gabriel perna de saracura um simples peladeiro vestindo o manto sagrado…O problema do Flamengo é um Sheik correndo feito um desesperado de um lado para outro, prendendo a bola e sem efeito pratico nenhum para o time…Um time de perebas…sem garra…sem determinação…um time de BONECAS…
    VERGONHA…TIME SEM VERGONHA!!!!
    Sem SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      É mais ou menos por aí.

      Time bom joga bem em qualquer lugar; time ruim joga mal em todos.

      Abração.

  • author avatar
    Danilo Bruxolobo 9 anos ago Responder

    Parabéns Murtinho…Num simples bate papo (ficticio ou não) resumiu tudo e todos os problemas do clube…Seu amigo esqueceu de citar o “mito” Pará…simplesmente horrivel!!!….Realmente vc é mestre…tem o dom de “brincar com as palavras”…
    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu querido Bruxolobo.

      Que mestre nada. Mestre de verdade é o Grão-Mestre Arthur Muhlenberg, afastado por uns tempos e nos matando de saudade de seus textos.

      Agora, não faltou só o Pará não, faltou muito mais coisa. É que a aposta já estava perdida mesmo, ia virar um exercício de masoquismo.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Amin Alves Murad 9 anos ago Responder

    Jorginho, já reparou que todas as vezes que o campeonato é interrompido o Flamengo leva uma sequência de surras no retorno? O que será que os jogadors fazem nesse período, sja lá qual for o técnico? Mistério. ..

    • author avatar
      carlos moraes 9 anos ago Responder

      Será o ^mistério da meia noite^ (Int.)

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu caríssimo Amin.

      O time de futebol do Flamengo conseguiu se transformar no único exemplo de equipe esportiva que, quanto mais treina, pior fica. É mesmo impressionante e misterioso.

      Grande abraço.

1 2 3 5

Deixe seu comentário