Pego de surpresa e irritado com a demissão, Vanderlei Luxemburgo saiu atirando e garantiu que a diretoria rubro-negra não entende nada de futebol.
Sou cético em relação aos caras que se autoproclamam grandes entendedores dessa matéria tão cabeluda e pergunto a vocês, persistentes leitores do RP&A: quem entende mais de futebol, o treinador Cuca ou o ex-presidente do Flamengo Delair Dumbrosck? A resposta me parece óbvia. Entretanto, em 2009 Delair levou Petkovic de volta à Gávea contra a vontade de Cuca, e o nosso grande nome na conquista do Campeonato Brasileiro só entrou no time depois que Cuca foi demitido. (Os motivos de Delair eram muito mais financeiros do que técnicos, mas Cuca não queria ver Pet nem pintado.)
De futebol gosta-se menos ou mais, acompanha-se mais ou menos, mas entender é relativo. E, no fim das contas, de que adianta entender um esporte em que você pode ter jogadores muito melhores que os do adversário, você pode massacrar o adversário durante os noventa minutos e, ainda assim, você pode perder o jogo no último lance da partida?
Um dos problemas dos nossos treinadores é a necessidade que têm de – talvez para justificar a indecência de seus salários, talvez por uma discutível e efêmera sensação de poder – deixar claro que há coisas dentro de um jogo que só eles percebem e só eles são capazes de compreender. Coisas que eles entendem muito mais do que todo mundo.
Ontem, apesar de ter diminuído o ritmo em relação ao primeiro tempo – como de resto o time inteiro, o que é compreensível devido ao que todos haviam corrido –, Alan Patrick permanecia sendo nosso ponto de equilíbrio, mas Cristóvão enxergou o que ninguém mais via, teve outro de seus lampejos inalcançáveis para nós, meros mortais, e achou por bem tirá-lo de campo.
Estou longe de achar que os garotos que vêm da nossa base merecem, automaticamente, uma vaga no time. Porém, como não entendo patavinas de futebol, recorro ao advogado vivido por Denzel Washington em Filadélfia e peço que alguém me explique como se eu tivesse seis anos: o que é que Jajá faz eternamente sentado no banco de reservas? Aprimora a relação com os companheiros? Estreita os laços? Organiza churrascos para as segundas-feiras de folga?
O Flamengo fez um primeiro tempo de Dr. Jekyll, superior até às suas melhores partidas do segundo semestre do ano passado. Ao contrário do que ocorrera contra o Goiás, só corremos perigo em uma jogada individual de Ricardo Oliveira em cima do Wallace, marcamos bem, acertamos mais os passes, sobramos no meio-campo, fizemos dois belos gols. Ninguém consegue correr daquele jeito o tempo todo e não há time de futebol que não cometa falhas. Ou seja: nosso desempenho cair e o Santos nos ameaçar era mais do que previsível, mas nessas horas precisam entrar em campo a tranquilidade e a consistência – e não o elétrico e inconstante Gabriel.
Varandão da saudade. Lembro de uma mesa-redonda no final dos anos setenta com a presença de Paulo César Carpegiani, que comandava o nosso meio-campo com lucidez e categoria. O Flamengo vencera um clássico naquele domingo, e um dos integrantes da mesa perguntou a Carpegiani o porquê de sua discussão com Tita nos minutos finais da partida. Resposta: “O jogo estava dois a um pra gente, aos 43 do segundo tempo. Ora, dois a um pra gente aos 43 do segundo tempo, não é pra ter mais jogo.” Tita perdera uma bola que não podia perder, tentando uma jogada que não deveria tentar. Não temos mais Carpegiani e Tita, mas com dois a zero a nosso favor e em casa, contra um time de campanha capenga, era para o jogo ter acabado.
É impressionante como viramos Mr. Hyde sempre que tomamos um gol, o que aconteceu nesse campeonato inclusive nas duas partidas em que abrimos dois a zero – na de ontem contra o Santos e na vitória sobre o Inter, quando só não entregamos a rapadura por falta de tempo. Aumentar a confiança e segurar o emocional do time são duas das tarefas mais importantes de qualquer técnico.
Aqui, cabe um esclarecimento. Reclamei no post passado da teimosia de Cristóvão e sofro com as invencionices do técnico na hora de substituir, mas não defendo sua demissão. Criticar é uma coisa, achar que o cara tem que sair é outra. Quando um time está disputando o título ou brigando para fugir do rebaixamento, é melhor ganhar jogando mal do que perder jogando bem. Como não nos encontramos em nenhum dos dois casos – a não ser para os alucinadamente otimistas ou para aqueles de alma botafoguense –, creio que coisas boas puderam ser observadas ontem. A começar pela impressão que tivemos, no primeiro tempo, de que Cristóvão conseguira se libertar da herança maldita deixada por Luxemburgo e finalmente fazia sua estreia como técnico do Flamengo. Não apenas porque, pela primeira vez nesse Brasileirão, fomos para o intervalo com dois gols de vantagem, mas pela compactação, a marcação firme, a recomposição eficiente, a rapidez na transição, a vontade.
Quem foi ao estádio saiu decepcionado, quem viu de casa desligou a tevê aborrecido. Sim, os muitos passos à frente que demos no primeiro tempo acabaram anulados pelo andar para trás no segundo, mas fiquei com a percepção de que é possível evoluir e estamos evoluindo.
Desculpem: será que estou sendo alucinadamente otimista?
Fala Nação!
As pessoas realmente têm a capacidade de surpreender. E o Cristóvão conseguiu. Negativamente.
Eu acompanho todos os blogs. E no Twitter do flu, tem tricoflor fazendo a campanha #renovacristovao.
E pq será? A maior revolta deles, é que o Walter gorducho era o marcador oficial de lateral. Ele não escala 4-4-2, não pela herança do luxa. Ele mantem o 4-5-1 com os pontas cobrindo lateral e os volantes batendo cabeça no meio. Fez isso nas flores e por isso eles fizeram festa quando eles foi contratado pelo Fla.
Ele tá fazendo com o Fla o que Ney Fraco fez ano passado. O time pode ser até melhor, mas aspirar alguma coisa, tenham a certeza que não vai.
Eu sei que defendi o jenio. Mas perdi a paciência. Não pelos resultados, pois até papai joel nos levou pra liberta em 2007, não é mesmo? Mas ontem eu entendi a razão do guerreiro ter forçado o cartão amarelo, mesmo sabendo que tava pendurado. Ele também tá de saco cheio.
Se o salário é o problema, então mantenha o Jaime até aparecer uma opção barata.
Mas mudem, antes que a única opção do time no campeonato seja fugir do rebaixamento.
Mengão Sempre. SRN
Detalhe da entrevista com o Cris:
“Alan Patrick não criou mais que Luiz Antonio?
Não, não criou. E não era para o Luiz Antonio criar, era para o time criar. A entrada dele fez o time criar, o objetivo era esse.”
KKKKK – é demais.
Esse jah deu!
Virei totalmente ANTI-CRIS ! Assim nao. Nao mais.
Não é possível o GUERRERO ser CAÇADO EM CAMPO em TODOS OS JOGOS, com todo tipo JOGADA DESLEAL sem que os ÁRBITROS MARQUEM FALTA ou deem AMARELO!
O SHEIK hoje sofreu mais de 10 FALTAS num RODÍZIO IMPIEDOSO e que tem se REPETIDO EM TODOS OS JOGOS!!!!
Antes que os SECADORES falem em CHORORÔ, já digo que chororô é o CARALEO, NÃO consigo ver meu clube ser TUNGADO em TODOS OS JOGOS e ficar calado.
Já estão ULTRAPASSANDO AS RAIAS DO ABSURDO !
SRN
Sem entender…….
Como o Cristóvão tem a coragem de dizer que o time “melhorou” no segundo tempo com a entrada do Luis Antonio ???
Como ele tem coragem de dizer que o time passou a criar mais com a entrada do Luis Antonio ???…….Para mim, o Fla no segundo tempo, teve uma nítida queda de produção em relação ao primeiro tempo…….
Por quê o EMERSON, que está com 36 anos, tem sempre que vir cobrir jogadas na lateral ??? Não era para ser missão ” de um dos 2 ou dos 3 volantes ” presentes em campo ???
É CRISTÓVÃO, MATA O VÉIO, MATA……..
Não consigo entender, sacrificar um atacante, para poupar os volantes ???? VTNC CRISTÓVÃO !!!!
Teve uma hora que eu vi o EMERSOM roubando BOLA na lateral da nossa defesa, para passá-la ao WALLACE que estava no meio de campo, e que lançou……CÉSAR MARTINS no contra-ataque, e que naturalmente, perdeu a bola, e isso tudo, com os nossos 3 volantes assistindo a tudo……..isso porque o EMERSON, tem que cumprir determinação de “cobertura”da nossa lateral, imposta pelo JÊNIO CRISTÓVÃO, ao invés de estar a postos para o contra-ataque com muito mais energia…….
Eu não entendo porra nenhuma de futebol, mas depois dessa, vou mandar meu currículo lá pra a Gávea…….Lá, pelo menos o Muhlenberg já me conhece……
Pela volta da simplicidade e da obviedade no Futebol,
SRN
Lúcifer
Amigo LÚCIFER….
Tenho que DISCORDAR de você quanto ao modo de jogar do ÉMERSON….
Ele joga assim porque no CURINTIA jogava assim, porque no CURINTIA todos jogam assim voltando pra marcar….
Agora, uma coisa a ser OBSERVADA é que SEMPRE, TODA VEZ, COSTUMEIRAMENTE ele é PARADO com FALTAS com parte em velocidade para um CONTRA ATAQUE, sem que o juiz COÍBA essa REPETIDA FORMA DE ANTI-JOGO….
Abç.
SRN
P.S. Essa jogada envolvendo o ÉMERSON, O WALLACE CHIFRADA DE VACA E O CÉSAR MARTINS foi genial…shaushaushuahsuahs
E o Cristovão ainda vem dizer que ve evolução no time….acredito que ele confundiu as palavras, pois o que eu vi foi Involução…Tambem ficar treinando meio expediente e no dia do jogo escalar quem não treinou, fica bastante complicado…
emputecidas SRN ( a la Mestre Carlos Morais)
Amanhã cedo, estou voando para Vitória – ES.
Quinta-feira, pretendo estar de volta.
Sinto-me desanimado para comentar o jogo de hoje,
apenas vou aproveitar para dizer que concordo com tudo o que já foi comentado sobre o jogo.
Vou ler os comentários no celular. Infelizmente, ainda não aprendi a digitar com os dois polegares.
Até lá.
Saudações Rubro-negras.
Procurem informações……..
Já tinha ouvido dizer de Gremistas, e estou assistindo (in loco) o jogo de hoje, com o ERAZO batendo um bolão pelo Grêmio, o seu zagueiro TITULAR !!!
Por quê lá, e no Flamengo não ???
Não condiz o que ele vêm jogando no Grêmio, com as pichações que ele recebia de boa parte da nossa torcida……inclusive de comentaristas daqui……..
Realmente o ERAZO chegou sem ritmo, e fez cagadas seguidas, mas “estava sem ritmo “, e precisando de tempo e paciência para voltar a ter este mesmo ritmo de jogo, além de entrosamento………mas por isso, foi logo DEFENESTRADO por parte de nossa torcida…….Mesmo fazendo uma boa Copa do Mundo pelo Equador…….
E assim, parece que “alguns já querem fazer” com o César Martins (e olha que nem cagadas sérias ele fez), que também busca seu ritmo de jogo (esteve um tempo parado se recuperando de contusão)…….e o EDERSON faz muito bem de querer somente entrar quando estiver com 100 % de condições, pois caso contrário, poderá ser a próxima vítima daqueles torcedores que destroem jogadores…….
Terá a nossa torcida, vocação para “pichar”, “queimar”, e assim fazer o Flamengo “perder” jogadores prematuramente ??? Será por isso que muitos destes, depois que saem do Flamengo, vão bater um bolão em outros times……..
Outro que eu tenho certeza que vai arrebentar uma hora (e já fez excelente estréia, com gols e assistências em seu novo time no Japão), é o ARTHUR MAIA…….
Mas no caso do ARTHUR, o problema de sua saída já não foi com a torcida, e sim com o nosso Técnico Cristóvão, que AMANTE DE VOLANTES, não lhe dava oportunidades……..
De qualquer forma, eu lamento também, que para alguns de nossos torcedores, a grama do vizinho seja sempre mais bonita…….
Volto a afirmar, o nosso elenco atual, é um dos melhores do Brasil, e talvez seja um dos 4 ou 5 melhores……Nossa colocação não condiz com o elenco, exatamente porque passamos por “PROBLEMAS TÉCNICO” !!!…….Nossos dois últimos “Técnicos” tem sido uma lástima, e haja elenco para suportar aos caprichos de LUXEMBURGO e depois as CRISTOVADAS do CRISTÓVÃO…..
As vezes temos bons valores, que acabam desperdiçados, e a falta de paciência de nossa torcida (que gosta de DEFENESTRAR jogadores) tem muito a ver com isso também……..Espero que o Kaike volte, arrebente (ou seja bastante útil), e comece a mostrar isto !
SRN
Lúcifer
ÓTIMO comentário….
Só discordo que o PROBLEMA seja o TÉCNICO, pois já tivemos VÁRIOS e esse DESEMPENHO PÍFIO CONTINUA O MESMO….
Abç.
SRN
Mais uma um jogo em que, embora superiores, perdemos por covardia e desinteligência e por falha do nosso “capitão”
Não tem jeito, enquanto o Wallace for titular desse time nossa vida será assim.
Continuo não defendendo mudança de técnico agora, ainda mais às vésperas de um confronto com a Vasca na CB.
Mas tá difícil.
Por que ele tirou o Allan Patrick, SENHOR???
SRN
ROMANO,
Analisando o CANTEROS com mais calma, eu notei que realmente ele jogando como 2º VOLANTE aumenta em muito…….AS MERDAS QUE COSTUMA FAZER !
Esse ser NÃO joga PORRA ALGUMA !
O tão festejado ALAN PATRICK tem cara de DOENTE EM FASE TERMINAL (que me perdoem esses doentes) e tem sido substituído a PEDIDO dele, no meu entender, até que me PROVEM O CONTRÁRIO, além do que NÃO consigo ver NENHUMA VIRTUDE naquele BOSTA.
Ele fez alguma infiltração perigosa? Não. Deu alguma enfiada de bola? Não. Chutou alguma bola com perigo? Não. Fez algum cruzamento que prestasse? Não. Fez muitos desarmes? Não.
Então o porque esse porcalhão tem que ser TITULAR?
Quando o Marcelo era um dos ZAGUEIROS tínhamos PARADO de tomar gol de cabeça, lembra? Agora esse BOSTA desse WALLACE CHIFRADA DE VACA, que NÃO sobe, NÃO é bom por baixo, vive tocando bolas que poderiam ser chutadas para o ataque para lateral próximo a nossa área, vai ao ataque e só ATRAPALHA… esse MISERÁVEL tem que sair do TIME, mas o pessoal prefere vaiar o PARÁ, que NÃO É LÁ ESSAS COISAS, mas FALHA muito menos que esse ZÉ BEIÇOLA!
A verdade é que estamos com uma ZICA pra lá de ANORMAL aliada ao POUCO FUTEBOL mostrado pelo CANTEROS, WALLACE e chega a DAR NOJO a forma como as ARBITRAGENS estão procedendo contra o Flamengo.
Tem gente que MAL DISFARÇA sua ALEGRIA com a derrota do nosso clube e a SECAÇÃO está feia…..rsrsrsrsrsrsrsrs
Já estou ESGOTADO de assistir a jogos do FLAMENGO martelando o tempo todo, metendo bola na trave e levando GOLS IDIOTAS como o de HOJE, por exemplo, que a meu ver foi de autoria do MÁRCIO ARAÚJO e de COTOVELO e o cara da PONTE PRETA derrubou o CANTEROS segurando-o pela GARGANTA e o ÁRBITRO NADA MARCOU.
Estou CANSADO de ouvir COMENTARISTAS ENALTECENDO as RETRANCAS ABSURDAS da MAIORIA DOS TIMES que jogam contra nós, como se o futebol devesse ser jogado dessa maneira.
Alguém já disse aqui e eu CORROBORO: nós temos que jogar NÃO COM 3 VOLANTES, mas com 5 e só na base do CONTRA-ATAQUE. Não dá mais pra jogar FUTEBOL contra times que se DEFENDEM COM 11 JOGADORES.
Até o GUERRERO chutou mal DUAS BOLAS que poderiam ser MELHOR CHUTADAS.
SRN
PROVA CABAL DA MEDIOCRIDADE
Série A
Avaí 1 x ZERO Fluminense
Vasco ZERO x 0 Joinville
Ponte Preta 1 x ZERO FLAMENGO
Série B
Santa Cruz 1 x ZERO Botafogo
Macaé ZERO x 1 Atlético-GO
Série C
O Madureira só jogará amanhã, em Tombos-MG, contra a Tombense
Série D
Gama 2 x ZERO Duque de Caxias
Volta Redonda ZERO x 2 Lajeadense
O Resende, como são grupos de cinco clubes, folgou na rodada
RESUMO DA ÓPERA
Nota Z E R O para todos os clubes do meu Estado natal e para a Federação de Futebol local
Num é pra mim gambá, mas escrevi este comentário ANTES de matéria, no mesmo sentido, publicada no GloboEsporte.com
Em primeiro lugar, estes FILHOS DA PUTA – tem que ser por extenso e em letras maiúsculas – NÃO leram o texto da Vivi.
Nem isso o bostalhão do Rodrigo Caetano providencia, como fator motivador.
Preferem aquela frescura de colocar, nas costas das camisas, o nome dos papais.
Tirando o JORGE (maíusculas, em homenagem) e o EMERson (apenas metade), todos os outros, inclusive o señor Guerrero, podem
ir para PQP (apenas iniciais, para não exagerar).
Para não ser totalmente injusto, cabe destacar o Pará, o Cesar Martins, o Wallace, o Canteros e o Gabriel como os PIORES.
Porra, nos livramos do Arthur Maia e do Bressan, até do Cáceres que não era tão ruim assim, mas não encontramos ninguém a quem doar estas cinco MERDAS acima nomeadas.
À exceção do Cesar Martins, para azar nosso, os outros já jogaram sete vezes neste Campeonato, pois senão o El Rico era capaz de contratá-los, para tentar chegar em 17o. lugar.
Vende para a República Centro-Africana, para o Malawi, para a Nigéria, para o Califado decapitador, mas VENDE.
Estes, positivamente, NÃO DÃO.
Iradas SRN
FLAMENGO SEMPRE