Ser flamengo é difícil. Toda hora acontecem coisas e antes mesmo que se possa reagir aos acontecimentos as coisas que aconteceram já mudaram e se transformaram em outras coisas e aí tem que começar tudo de novo numa repetição infinita. Parece um pouco um jogo de futebol. Futebol é um jogo fácil de entender, mas é difícil de jogar, principalmente por causa dos jogadores que ficam constantemente se mexendo em campo porque a bola fica toda hora mudando de lugar.
.
Por compartilharem essa dinâmica tão imprevisível e caótica ser flamengo e jogar futebol são duas atividades em que o planejamento é mais uma declaração de fé do que um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.
.
Quando tem Flamengo na equação não dá pra planejar porra nenhuma, nem mesmo o Campeonato Brasileiro mais mole dos últimos 50 anos. Até a bola rolar no Fla-Flu bastava ao Flamengo fazer o de sempre, ganhar de todo mundo e não perder de ninguém, pra chegar à liderança na 32ª rodada e conquistar o título por antecipação na 37ª sem depender de ninguém.
.
Tava tudo planejado direitinho, só esqueceram de combinar com os foragidos da Série B, ainda circulando livremente na Primeira Divisão sob a proteção das biscas da CBF. Se o Brasil não fosse a capital mundial da impunidade esportiva o clássico que marcou a volta das torcidas ao Maracanã seria a oportunidade ideal pra enquadrar a burguesada decadente de Álvaro Chaves e conduzi-los, sob vara, de volta às pestilentas divisões subalternas de onde se encontra evadida.
.
E só podemos criticar os tricolores pelos crimes cometidos no passado, já que o comportamento deles durante o jogo foi exemplar. Vieram lá do seu mundinho fugitivo com um plano de jogo definido, baseado no autoconhecimento de que é um time ruim e jogariam por uma bola, e o colocaram em prática. Enquanto o Flamengo, que tinha obrigação, tanto esportiva quanto moral, de sacudir a playboyzada, já entrou em campo todo errado. E foi sacudido inapelavelmente.
.
Quando um ou outro maluco do time tão mal num jogo, é da vida, esse negócio de fase acontece mesmo. Mas quando todos os malucos não tão jogando nada a culpa é obviamente do treinador. A lua de mel com Renight já acabou faz tempo, agora é a rotina do casamento. Casamento pra dar certo tem que prover estabilidade emocional. Não adianta meter um canguru-perneta uma vez por mês se o papai-com-mamãe cotidiano não tá funcionando.
.
Nos últimos jogos, em especial depois que voltaram os convocados das datas FIFA, Renight tem insistido nos mesmos erros e nos levou à uma situação bizarra, em que até os inimigos mais figadais do vamolaporrismo professado pelo nosso professor são obrigados a admitir que se não for no vamo lá porra não chegaremos a lugar nenhum em 2021.
.
Essa série de vacilos do Renato deixaram o Flamengo exposto de tal maneira que fez com que o torcedor, esse estóico que nada teme, até confessasse em público o seu maior medo, que é de ver o Flamengo, tão superior a todos, chegar tão longe e não ganhar nada. O risco dessa tragédia acontecer é real.
.
Esse medo é perfeitamente compreensível, mesmo porque é uma variante esportiva do mais temido de todos entre os medos que assolam o ser humano: o medo de ficar pobre. É uma parada que tá gravada no nosso cérebro mais primitivo, que nasce da tendência que o ser humano tem de dominar economicamente os seus semelhantes.
.
Se no mundo animal o domínio normalmente acontece de forma física, com os homens, que possuem a capacidade de raciocinar, usamos o dinheiro pra aterrorizar. Na moderna sociedade de consumo que adora o dinheiro, não há nada mais humilhante e atormentador que a pobreza.
.
Nós, criados para glorificar a propriedade privada carregamos pra sempre o medo de perder tudo, o medo de levar banho dos malandros, o medo de ser otário. Que acaba nos impulsionando nessas viagens egoístas de acumulação de mais e mais bens terrenos. Mas isso é problema só na vida, cada um que se entenda com seu Buda no Dia do Juízo. No futebol tem problema nenhum ser egoísta, materialista e curtir a acumulação de bens. Principalmente Campeonatos Brasileiros, que é muito legal ter um montão.
.
Essa conversinha de Renato de quem tudo quer, tudo perde, é só medo. Além de ser mais uma das suas caôzadas de malandro agulha que ele sempre manda em coletivas e tanto contribuem para não melhorar a sua imagem folgazã e de pouca profundidade. No Flamengo querer ganhar tudo é essencial, a mera insinuação de que o time optará por uma competição em detrimento de outra é inadmissível.
.
Se o Renato, pra disfarçar o medo de encarar os problemas que ele também criou fizer questão de pagar seu mico na coletiva, que culpe a grama, a FIFA, o mertiolate que não arde ou o calção preto, beleza, é o jogo jogado. Mas esse papo de que não dá pra ganhar tudo é coisa de Márcio Araújo. Apenas pare.
.
O Flamengo voltou ao estágio perrengue máximo. Vamo torcer pros machucados voltarem bem e entregarem o que os sãos não têm entregado. Talvez seja a hora de Renight parar de treinar um pouco, não parece estar fazendo bem ao time. Dispensa a galera até terça, proíbe de jogar pelada e exagerar nas gorduras poliinsaturadas na folga e foca no jogo de quarta-feira. Se não ganhar essa semifinal vai ser um Maracanazo escroto. Taí um medo que vale a pena cultivar.
.
Mengão Sempre
Ps2:
A propósito…
Lembrei de uma divertida marchinha de carnaval que meu pai (meu maior mestre, um apaixonado pela música e poesia brasileiras) cantava quando eu era criança :
Chora, Doutor! Chora…
Eu sei que o medo de ficar pobre lhe apavora!
O senhor tem palacete pra morar
Mas eu tenho um barracão e um amor
Ai, ai, ai, doutor!
Ai, doutor!
Eu só não quero ter a vida do Senhor!
Chora, doutor!
😁
Arthur!
Estou de pé, na mesa, aplaudindo* e rindo, com o 9° e 10° parágrafos seus!😁
Quase uma tese/hipótese bio/psico/social!😊
(Como “pregava” o nosso mestre Gikovate , Desejo é elitista, baseado na sociedade de consumo; excitação é democrático! rs Vamos cultuar o prazer, não a obsessão por ter, poder e parecer… rs)
Saudações, respeitosas e renovadas, alvinegras! * (Agora quase de volta à Elite)
Abraço aos amigos , embora adversários antigos, rubro negros, de outro patamar!🙌🌟
Fernando 3
Ps:
Depois de 5 anos no mar, estou de volta à terra, no meu bairro de Botafogo, onde vivi grande parte da vida! (Sim, no prédio quase em frente à sede com piscina)
* Copyrights MCM
Passando para dizer que não é medo que estamos passando e sim quebra de expectativas, criadas por todos os envolvidos no esporte da bola, estamos na fase esquizofrênica, ou seja achamos que tudo de ruim tem culpados e estes deveriam ser esquartejado e rede nacional. Para piorar misture uma vertiginosa queda na auto-estima rubro-negra, ou seja viramos uma merda em tudo e se quiser adicionar requintes de crueldade, começamos a achar que todos os outros são muito melhores que o que temos. Loucura passional total!!!
Acreditem ! Como qualquer surto, ele passa, e o amor volta…até o próximo. Mengão Sempre.
Futebol sul-americano muda tudo em 1 mês.
“Até ontem” o River Plate tomou uma sapatada do Atl. MG e desde então parece que o time do Galhardo não perde mais. Palmeiras é outro que voltou a vencer.
Então temos um mês pra voltar aos trilhos.
Claro que seria histórico levar todos os títulos.
Seríamos notícia no mundo e venderíamos camisas até 2050.
Mas o que importa mesmo é a Libertadores.
Caso não a conquiste, a CB servirá de prêmio de consolação. Porém se vencer, a CB será um belo de um bônus.
Como os jogos das finais da CB serão depois da Libertadores e do Brasileirão, amanhã é jogo chave. Ganhando, teremos tempo e tranquilidade para a preparação para o jogo mais importante da temporada, contra a Palmeiras.
SRN!
Mesmo que ganhe algo em 2021 tem que trocar o técnico para a próxima temporada.
SRN.
Henrique,
sinceramente acredito que a postura não seja apenas a do RB Bragantino, mas sim da Red Bull.
Até no tocante aos técnicos.
Julian Nagelsmann, alemão, de apenas 34 anos (e atualmente com Covid), foi algum tempo o técnico do RB Salzburg até se transferiri, neste ano, para o poderosissímo Bayern, onde, até agora, vem brilhando muito.
É uma filosofia, pois dinheiro não seria o problema, embora, como de todo evidente, não daria para rivalizar com os sheikes mundo afora e o trampolineiro do Chelsea.
Nagelsmann é provavelmente mais novo que o Barbieri, mas teve a sorte de não enfrentar preconceitos .
Vc tem razao. Pelo menos em boa parte. Mas nao sei se da pra comparar os dois, ou outros, somente por serem jovens.
Pessoalmente, nao tenho nada contra tecnicos jovens, se forem bons. Prefiro até mais do que os velhos.
O problema com tecnico novo é que tem que ter o carater bem forte para ser ouvido pelos craques. Mas enfim, esse problema velhos tb tem. Ou seja, esqueça o “argumento”.
Talvez o problema de ser “bom” é que conta mais. Porque normalmente somente o tempo pode mostrar isso.
Bem, somente sei que necessitamos de um tecnico com o saber do futebol moderno e com a capacidade de colocar isso no time.
E colocar falando pessoalmente com cada jogador e treinando o posicionamento de verdade.
Nao essa brincadeira que o Renato faz. Algo que ja se sabia que iria acontecer.
Incrivel esse contratamento.
Vce acha que o Flamengo tem preconceito com tecnicos jovens?
Hj vai ser bem dificil.
Nao me surprenderia se fossemos eliminados. Mas ai ficaria pesado pro tecnico.
Ser eleminado do brao e da copa em 3 dias …
Espero que o TIME de a volta por cima.
SRN
Eh, pelo jeito o podre boia.
La vem entao finalmente a declaraçao do “tecnico” que ele colocou jogadores machucados ou ainda nao curados em campo.
Foi o que eu disse muitos dias atras e teve uns exquisitos aqui que me repreenderam, apoiando o “tecnico”.
Esses tem as mesmas “razoes” que o Remanita: confusao de metas e de nao saber o caminho pras vitorias.
O Remanita deve achar que ja que o JJ tb nao resguardou os jogadores (muito pelo contrario) ele tb pode.
Nao importando o estado fisico desses. A pequena diferencia entre um tecnico de ponta e um que disfarça ser o que nao é.
Mas tem até uma outra coisa que pensei, quase rejeitei, mas ficou na cuca:
Sera que o Remanita é maquiavélico a esse ponto?
Ja que ele so quer jogar a final da liberta e colocar seu nome la pra sempre – tudo o que vem antes, é secundario.
Eh muito mais provavel entao que se ele manter os fodoes sempre em campo, depois de serem mais ou menos curados, eles vao se machucar e vao somente voltar perto da final da liberta. E assim estariam na disposiçao dele. O quanto mais cedo isso acontecer, melhor.
Se correria ao contrario, perseguindo o campeonato com esses, o grande risco de te-los machucado um pouco antes da final, nao estando a disposiçao – e mesmo assim nao ganhando o brao.
Sera que o cabra é capaz de pensar assim?
So quem o conhece é que sabe.
Eu so sei que vejo que na questao do valor das competiçoes eu discordo com o que ouço o tempo todo: que a Liberta é o maximo, ja o brao secundario.
Para mim ser campeao do Brao vale mais. Acho alias bastante mais dificil de se chegar la.
Fico entao fulo com essa de priorizar uma competiçao em detrimento de outra. Se for o caso.
Amanha veremos o que fazem os que voltam.
Porque é somente neles que temos que nos apoiar.
Com escalaçao primorosa pelo “tecnico” nem sonhar…
SRN
Esqueci de comentar, o inconsciente é uma merda, não sei por que vendo o último jogo do assim chamado alternativo do Flamengo me lembrei do Humphrey Bogart. Aí me veio o que certas pessoas diziam do famoso durão do cinema: que o Humprey Bogart era um excelente sujeito só ficava meio chato quando depois de beber um pouco mais queria bancar o Humprey Bogart.
Como dizia um herói sem mancha – Raios, raios, raios múltiplos e por aí vai !
Demorei um pouco a comentar e fiquei sem teto.
Um bom artigo, com excelentes comentários.
Em linhas gerais, concordo com todos.
Sem ter o que acrescentar, vou fazer um reparo ao comentário quase que perfeito do Doutrinador.
Sou, como ele, um fã, de velhos tempos, se tal fosse possível, do Maurício Barbieri.
Acredito que possa ser uma esperança de técnico brasileiro competente.
Vem fazendo, dizem que auxiliado pelo antigo jogador chileno Maldonado, que de bola tudo conhecia, um trabalho espetacular no Bragantino, ou melhor no RB Bragantino.
Não gosto, a princípio, de times com donos poderosos.
Por outro lado, seria um imbecil se negasse importância, nos nossos dias, ao Manchester City de Guardiola, que tem bem mais de 11 jogadores com passagem (ou permanência) nas suas respectivas seleções nacionais. Frise-se – todos ao longo de competições de altíssimo relevo, não em amistosos caça-níqueis.
A Red Bull, em um grande número de times, faz diferente.
Aposta, e muito bem, na juventude.
Os craques, uma vez formados, não tem problema em dispensá-los, vide o exemplo caseiro do Claudinho.
Seu carro-chefe sempre me pareceu ser o time de sua terra, vale dizer o austríaco Salzburg, que, tal a genialidade mais do que precoce do maior cidadão em todos os tempos da cidade, aposta em técnicos novos e jogadores, em sua expressiva maioria, novíssimos.
No representante brasileiro, que chamam, não sei a razão de Massa Bruta (horrível e mentiroso), a mesma coisa.
Maurício Barbieri, tal como Maldonado, não têm experiencia no metier.
São jovens e estudiosos, o que é muito mais importante.
Dito isso, qual a crítica ao Doutrinador ?
Barbieri poupou sim, e mal, jogadores em função da Sulamericana.
Em mais de um jogo,
Além do mais, poupou mal, descansando todos os onze titulares de uma só pancada.
E perdeu.
Pontos preciosos, como no jogo, em Bragança, contra o medíocre Juventude.
Os grandes técnicos europeus – Guardiola e o trio alemão do Liverpool, Bayern e Chelsea – poupam também.Todos os quatro.
Duas diferenças fundamentais.
A primeira, uma covardia. Têm craques fora dos onze titulares.
A segunda, que me parece mais importante, nunca fazem em relação a todos os titulares de uma só vez.
Neste aspecto, a inexperiência, quero crer, prejudicou também o Barbieri.
Isto posto, vou concordar com o Doutrinador.
Desde já, dou o meu voto.
Para futuro treinador do Flamengo – MAURÍCIO BARBIERI.
Ainda esperançosas (um pouquinho, pelo menos) SRN
FLAMENGO SEMPRE (nunca perdendo a esperança)
Concordo que o Barbieri é um dos melhores aqui.
E que a postura do clube de apostar nos jovens é uma coisa boa.
Principalmente para clubes pequenos.
Ja ser tecnico do Flamengo – nao.
Pelo menos ainda nao.
Temos que ter de novo um que traz o futebol moderno e em todas as cores. Um que vive o futebol e sabe chutar bundas.
Um cara rodado, nao um que tem ainda que aprender.
Que aprenda e daqui a 10, 15 anos vamos ver.
Alias, eu nao, mas outros vao ver.
SRN
Henrique,
sinceramente acredito que a postura não seja apenas a do RB Bragantino, mas sim da Red Bull.
Até no tocante aos técnicos.
Julian Nagelsmann, alemão, de apenas 34 anos (e atualmente com Covid), foi algum tempo o técnico do RB Salzburg até se transferiri, neste ano, para o poderosissímo Bayern, onde, até agora, vem brilhando muito.
É uma filosofia, pois dinheiro não seria o problema, embora, como de todo evidente, não daria para rivalizar com os sheikes mundo afora e o trampolineiro do Chelsea.
Nagelsmann é provavelmente mais novo que o Barbieri, mas teve a sorte de não enfrentar preconceitos .
O DM parece estar no nivel de seu tecnico:
Parece que nem mesmo detectaram o menisco quebrado do Pedro.
Ele procurou um “médico de confiança” (sic) o qual descobriu a razao das dores.
Simsim, todo mundo erra, eu sei.
Devem mudar bastantes coisas no final do ano.
Necessario seria.
——–
Barca do fim do ano parece conter:
Bruno Viana / Piris da Motta (cade o cara? sera que joga menos que o T. Maia?) / César / Rodinei / Hugo Souza / Joao Gomes
Eu colocaria alguns outros:
GH / Léo P / Isla / T. Maia / Andreas / Kenedy / o atacante jogou contra o Flu / e os 3 idosos, mesmo com contrato renovado: Diego meio-campo / Filipe / Diego goleiro /
ta na hora de rejuvenescer o elenco.
Colocaria o ER , Vitnho e Renê nessa lista.
O atacante que perebou contra as flores foi Vitor Gabriel.
Colocaria o ER , Vitinho e Renê nessa lista.
O atacante que perebou contra as flores foi Vitor Gabriel.
Sim, pode ser. Mas o ER eu gostaria que ficasse.
E se essa barca sair desse jeito, o investimento em defensores vai ser altissimo.
Isso nao vai dar. Pela grana e pelo inexistente entrosamento depois.
Passamos tempo demais nao contratando defensores bons. Fomos atras de nomes e quebramos a cara.
Ta na hora de trazer 2-3 defensores realmente fodoes. Para estabilizar o time.
René. René???
Ouvindo comentarios de um Cahe Motta me deixa constrangido. Ele detecta René como o “principal culpado” do 3×1.
Nao sei que jogo que ele assistiu, mas naquele no Maraca, nao tivemos algum culpado individual, impossivel, porque todos foram abaixo de zero.
A culpa tb nunca pode ser individualmente dele, pois o sistema defensivo falhou em seu total.
Falhou o GH, o Caio, o René e o Diego que espalma pra sua frente, mao de alfaçe.
Mas o que se repete sempre e sempre é que o meio-campo (Thiago ou Diego?) nao marca mais uma vez o cara que centra com toda liberdade.
Eh uma repetiçao 1×1 do centro do Atlé Paranaense para o 2×1. E de varios outros jogos.
Quem falha de verdade e substancialmente nesse gol é o meio-campo. Que nao existe.
E no 2×0 alguem pode dizer que o René foi muito facilmente driblado pelo atacante. Com certeza. Assim é o Filipe tb, jogo por jogo.
La vem entao o centro que pode ser defendido. E quem esta no caminho? O Caio com as pernas abertas de 1m parecendo querer dar parto. E é por entre elas que vem o passe mortal. No meio o GH nao consegue seguir o menino danado deles. Nada de novo nisso.
Ou seja, se o René tem culpa nesse gol, meu amigo, entao o do outro lado nao é ele que tem culpa e senao alguns outros.
Vamos ser corretos. Com analises esdruxulas, feitas com a barriga, nao vamos melhorar nunca.
A verdade nua e crua é que a defesa continua a mesmissima merda de sempre. Todos nao jogam quase nada. De vez em quando um se salva num jogo, para ser um zero no proximo.
A diferença grande para tempos anteriores é que agora o meio-campo desmoronou de vez. Todos perdidos, sem saber o que fazer e como e quem marcar.
Para conseguir-mos alguns pontos mais, porque com esse futebol nao vamos mais a canto algum, é necessario arrumar esse meio-campo. Pra ontem.
Como o “tecnico” nao vai saber fazer isso, seria bom se os jogadores conversassem e começassem a jogar bola de novo. Eh mais um mes e depois vamos ver o que vai acontecer.
Claro parece ser que com essa bolinha ridicula que jogamos, nao vamos ganhar nem mais um fosforo queimado.
Agora somente forças divinas pra mudar o rumo neste final de ano.
Concordo com vc que o nosso meio é uma piada. O que é a formação Thiago Maia, Diego, Erre-7 e Andreas?
Eu nunca vou entender como uma diretoria que coloca a grana acima de tudo, que não tem o menor pudor de arrancar até os centavos do bolso da torcida cobrando valores abusivos nos ingressos, que não faria a menor cerimônia de lotar estádios no meio de uma pandemia, tudo em nome superávit e do recorde de receita bruta, permite passivamente que um treinador decida por ele mesmo que campeonatos disputar e qual campeonato abrir mão.
Porque o Renight não está só abrindo mão de um inédito tricampeonato. Renight está jogando no lixo também 35 milhões em premiações + rendas de bilheteria e metas de patrocínios. Tudo isso porque ele odeia jogar o Brasileirão.
Se tivéssemos uma diretoria tão competente na gestão do futebol quanto temos nas finanças, teria demitido Renight sumariamente, com direito a passagem de brinde pra Porto Alegre, depois do atentado criminoso ao nosso hino e a nossa essência na coletiva pós jogo de ontem.
Lamartine Babo deve ter dado duplo twist carpado no túmulo!
Falando sobre o desempenho do time nas últimas rodadas, acho que a maior lição que o Renato está deixando é a de que esse elenco do Flamengo não foi feito pra ser treinado por treinadores brasileiros. A diretoria do Flamengo tem que se dar conta de que não existe mão obra qualificada à altura no Brasil pra treinar nossos curingas.
Vejam vocês, o treinador mais cotado no país pra substituir o Tite na Seleção simplesmente foi engolido pelo Jorginho, Valentim e Marcão treinando um elenco da América avaliado em mais de R$1 bilhão.
Independente do que pode acontecer na quarta-feira e/ou no dia 27/11, Renato não pode sob nenhuma hipótese permanecer no cargo após 31/12.
SRN
Se essa diretoria entendesse mesmo de futebol nem pensaria em contratar o Renight, e olha, teve ainda por cima aquela experiência desastrosa com aquele cara com o quase nome de um famoso conhaque da sua terra natal que ele deve estar agora saboreando com a grana que essa mesma diretoria lhe deu de mão beijada. O nome do conhaque é Domeq.
Perfeito comentário Alessandro.
Inaceitável em qualquer hipótese a Copa do Brasil ser colocada como prioridade em detrimento ao Campeonato Brasileiro. Quando lembramos que se trata da disputa de um inédito TRI campeonato brasileiro, o absurdo da situação se torna ainda mais evidente.
Tenho apenas 2 retificações:
1. Não acho que o Renight “odeia” jogar o Brasileirão. Acho que ele sabe das suas limitações, e sabe que não tem competência para sobressair em 38 rodadas. Paga as contas dele há 20 anos fazendo isso e a diretoria do Flamengo sabia (não tinha desculpa para não saber) o produto que estava contratando.
2. Quase perfeita sua análise sobre os treinadores brasileiros. Mas tem uma exceção: Maurício Barbieri. Já demonstrou muita qualidade levando um fraco elenco do Fla ao vice-campeonato brasileiro e agora fazendo um trabalho excepcional no Bragantino. A propósito, chegou à final da Sul-americana sem jamais ignorar o Brasileirão, como faz o Renight.
Saudações
Estou de pleno acordo contigo, Doutrinador, e reforço suas palavras: não tem cabimento priorizar a Copa do Brasil em detrimento de um Brasileirão. Numa escala de prioridades entre Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil, a CB tem que ser a última independente de dinheiro.
E trocar um TRIcampeonato por uma Copa do Brasil beira ao insano!
Sobre a questão dos treinadores, também estou de acordo contigo de que o trabalho do Barbieri é muito bom. Mas acho o trabalho do Vojvoda no Fortaleza ainda melhor. Daria pra ele o prêmio de melhor treinador da temporada. O time do Fortaleza é medonho!
Vojvoda levou o time horroroso do Fortaleza pra uma inédita semifinal de Copa do Brasil e está levando o time também pra uma inédita Libertadores, com uma também inédita terceira colocação.
Ainda assim, vejo os dois distantes do que existe de melhor em termos táticos e coletivos nu futebol europeu.
Tenho plena convicção de o clube que tiver o diferencial tático e coletivo no Brasil vai conquistar a hegemonia por muito tempo. A passagem do JJ tornou isso gritante!
E pra atingir esse diferencial o Flamengo precisa ter a ousadia de investir alto e buscar soluções na Europa.
Mas não vejo essa mentalidade e ousadia numa diretoria que insiste em procurar grandes novidades dentro de museus.
SRN
Renato é Flu …
Acabou o brao.
Se nao acontecer uma derrota do galo hoje seguidas por um monte de milagres.
O Fla x Flu parecia um jogo gravado num DVD velho. Ja vimos e revimos. Tudo a mesma coisa: um time bancando que estava atacando e o outro fazendo a mesmissima coisa de sempre. Esperando atras e ultrapassando facilmente, poderia-se dizer brincando, nos contra-ataques.
Como disse o Einstein: Ser maluco é fazer sempre a mesma coisa e esperar por outros resultados.
Perdemos todos os jogos contra eles da mesmissima forma.
Acabou o brao.
Nao adiantou se basear na „historia“ dos braos passados, afirmar que o peso, a responsa nao estaria conosco, mas com as galinhas, que tudo pode e vai acontecer – tudo isso é reza, espera por milagre, nao é analise.
Ja outros que dizem que temos tanto timeS, que qq um é melhor do que qq outro adversario. Esses dai perderam o norte faz tempo.
O que vimos ontem é que as flores tem um monte de jogadores feitos em casa de bastante alta qualidade.
Nos nao. Simples assim.
Nos – nao.
Analise é o que se ve faz *muito* tempo no nosso jogo: uma falta total de qq coisa. Nada esta funcionando bem, e isso ja faz tempo. Alias, é preciso o começo disso: Foi quando o Renato começou a ter tempo de „treinar“ com o grupo….
E quanto mais jogadores craques e tb os bons faltam, mais fica evidente que temos um „tecnico“ fora de qq patamar valido para treinar um time com a grandeza do Flamengo. Temos um que nao sabe treinar jogadores num futebol moderno e para ser um TIME.
Ele como tecnico é um ridiculo sem nenhuma autocritica, procurando desculpas as quais nunca tem a ver com ele, nao sabendo ler o jogo, sendo renitente à aprender, nao treinando jogadas de posicionamento, e por cima piorando o que existia.
A unica coisa positiva que fez, a olho nu, foi a recuperaçao do Michael. Somente. E isso fez com o jeitao dele, nao precisando saber ler jogo nem ser inteligente. Foi somente aportando o que é, um cara com a autoconfiança de uma mula sem cabeça – mas ajudou o baixinho. Bravo.
Mas isso nao é ser tecnico, se ao mesmo tempo outros jogadores acabaram baixando de nivel, e ja esses sao muitos, quase todos.
Impressionante que nem culpa a égua diz ter de colocar jogadores saidos de contusoes em campo. Hoje mesmo teve o toupet de proclamar que esses nao deveriam ter entrado….
Sera que fui eu que mandei eles jogarem?
Responsabilidade ele nao tem de nada que nao de certo.
Por isso mesmo – chega.
Quando o ano acabar deve ser trocado por um que seja portador do futebol moderno. Nada menos do que o que o JJ nos trouxe. Nada.
Perdemos o brao.
Ninguem que joga mal vai ganhar algum campeonato. Campeonato é coisa pra macho. Copas nao.
La da pra disfarçar em 90 minutos e empurrar tudo com a barriga. Mais uma pitada de sorte e pronto.
Ou seja: para o pessoal que so gosta de resultados e soltam puns para o „jogar bem“ , „algo desnecessario“ , uma coisa: Quem nao joga bem, ao longo nao ganha nada.
Nao seria surpresa de perder para os sulistas na quarta. Basta eles jogarem como a flor. O que vao fazer.
Menos ainda vai ser surpresa perder para a palmeirada.
SE até la nao voltarem os craques, ou poderiamos até dizer:
*O* craque.
E é NISSO, e somente nisso, que o „tecnico“ nosso esta apostando. Ja que nao sabe construir nada com os jogadores que temos, se apoia nos craques para esses fazerem SEU trabalho.
Pode muito bem ser que terminemos o ano sem nenhum titulo. Ele bem diz: quem quer tudo fica com nada. Faz tempo que nao se esforça com o brao e ontem acabou com essa competiçao de vez, avacalhando o maximo possivel.
Mas existem outras perguntas evidentes: Porque esse time nao tem suficientemente jogadores de nivel aceitavel, seja na qualidade ou tecnica e fisicamente?
Para as competiçoes que o Flamengo enfrenta, deveriamos ter uns 25 jogadores de nivel muito bom. Nao temos.
Da base tb nao vem quase nada, sejamos claros.
Craque o Flamengo faz em casa, é brincadeira.
Eh mais do que obvio que temos um desnivel enorme no meio-campo e no ataque. Sem os craques fica um deserto. Na defesa nao, la todo mundo é ruinzinho, talvez fora o Caio (sempre potencialmente contundido) e talvez o David Luiz (outro que vai morar no dm).
A diretoria desta vez contratou 3 jogadores que nao aportam o que precisamos, nem o Andreas. Eles mal conseguem jogar, por diferentes razoes, arrebentando assim com a razao da contrataçao.
Bem, quarta-feira esta ai, o nosso futebol nao vai ser muito melhor, vamos ter que simplesmente ganhar de 1×0, ou melhor, com um gol a mais. Depois podem descansar até o final da liberta. Acho que isso é o plano do mestre no comando do time.
Mas ele se esqueceu da torcida. Ele nao vai ter vida sossegada por mais tempo.
Renato é Flu.
Eu já tô de saco cheio das desculpas do Renight e,pelo que fiquei sabendo,se o imundo do Landim ganhar,quer manter esse desgraçado por mais um ano.
Pois eu nunca torci tanto pra esse outro imundo perder a eleição pra presidência do Mengão esse ano.
O Renato é só um malandro com sorte que deu certo na vida graças à sorte e à malandragem. O problema é que, no Flamengo, ainda mais neste Flamengo dos últimos 3 anos, não basta ser extremamente ambicioso, impiedoso com todos os adversários e com absoluta ojeriza à derrota. Tem que ser mais que isso. Tem que ser um malandro, mas também um PSICOPATA INSENSÍVEL (com redundância e tudo), alguém que só enxerga taças na sua frente até quando está dormindo. Torçamos para que se cumpra a profecia bíblica em 2022. Volta, Jesus!
O que aconteceu com o Urublog no Twitter? Vai abrir outra conta?
Suspenderam. Agora é @Muhlenberg_1895
Valeu irmão
Suspenderam essa também. Arthur, que que tu aprontou? A galera do seu twitter era o melhor papo dos jogos em isolamento. Por falta de companhia, terei de me arriscar e ir ao Maracanã hoje.
Parece que o Fulham vai subir pra Premier League. Infelizemnte, tem um cabra , o Mitrovic ,na frente do Rodrigo Muniz jogando muita sombra. Autentico goleador. Pena, mas creio que o RM vai ainda arrebentar na Inglaterra.
Nesta Diretoria tão poderosa, a lógica não tem vez !
Se o Rodrigo Muniz vai estourar ou não, há muito que se esperar.
Bem diferente a dois jogadores que já estão estourando a boca do balão !
Lucas Paquetá e, principalmente, Vinicius Júnior.
Sempre afirmei que este último, nos cinco anos mais recentes, foi o ÚNICO jogador brasileiro com reais possibilidades de um dia vir a ser CRAQUE.
Continuo na minha afirmação.
Uma estupidez, vender uma promessa que já estava se tornando uma realidade (vide jogo contra o Emelec).
Ahh !, ganhamos uma baba !!!
Que rapidamente gastaram como Vitinhos, Thiagos Maia, Andreas e outros menos votados.
Um jogadro realmente diferenciado NÃO SE VENDE.
Pecado capital.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – desde 2013, para mim, a Diretoria é uma só, apesar da briguinha entre amigos do Landim com o Bandeira.
Bem, Carlos, vc sabe que esse tipo de jogador nao da pra segurar. E nao é somente o clube que quer vender, é o jogador que quer ir e ganhar a vida como nunca.
Infelizmente, nao tem jeito. Alias, nem na Europa, em clubes e paises de menor expressao.
SRN
Passando para dizer que não é medo que estamos passando e sim quebra de expectativas, criadas por todos os envolvidos no esporte da bola, estamos na fase esquizofrênica, ou seja achamos que tudo de ruim tem culpados e estes deveriam ser esquartejado e rede nacional. Para piorar misture uma vertiginosa queda na auto-estima rubro-negra, ou seja viramos uma merda em tudo e se quiser adicionar requintes de crueldade, começamos a achar que todos os outros são muito melhores que o que temos. Loucura passional total!!!
Acreditem ! Como qualquer surto, ele passa, e o amor volta…até o próximo. Mengão Sempre.
99% da urubuzada não consegue decifrar este texto. Para um time popular não adianta bancar Castro Alves .
Comentário típico de quem nunca leu Castro Alves. Mas mesmo sem entender tudo que lê continue nos prestigiando, aqui no Republica voce vai conseguir diminuir esse gap cultural.
Eu nunca fui muito com os cornos do Rogério Ceni, o chato, uma de minhas idiossincrasias, aquela história: não há amor à primeira vista, por que não ódio à primeira vista?, embora eu não tivesse propriamente ódio, aquela antipatia foi amainando e eu hoje até quase simpatizo com ele. Ele me lembrava aquele garoto chato, gordinho, de óculos do primário, chatíssimo, pior ainda, era o primeiro da turma, sabichão, o garoto, hoje chamam de nerd. Pois o Ceni já grandão continuava a me lembrar aquele pentelho da infância, cara que usava camisa pra dentro da calça, sudorese profusa ( duas imensas pizzas no sovaco), mãos nos bolsos, andando pra lá e pra cá como um leão enjaulada, a sensação de que se tivesse debaixo do chuveiro e desse vontade de mijar, ele saía e ia fazer no vaso. Pois é, como incoerente ( ou coerente de momento) que sou, maria-vai-com-as-outras pedi a saída nosso nerd extemporâneo. Hoje me arrependo, Rogério ganhou três títulos enquanto esteve o Flamengo: Carioca, super copa do Brasil e Brasileiro ( bi-campeonato), quer dizer, praticamente tudo que disputou, parece que só perdeu uma taça Guanabara. Foi execrado e eu dei a maior força. Me arrependo amargamente e tenho que me engolir como um sapo barbudo (grande Brizola!), Rogério, entre os brasileiros é, disparado, o melhor técnico do laranjal/bananão, dá de dez no Renight, que, aliás, está no mesmo caminho, sofrendo derrotas muito parecidas, só que até agora não ganhou porra nenhuma e, pelo andar da carruagem, que me perdoem o pessimismo não vai ganhar nada. Um embusteiro a mais nesse pobre país.
Xisto, vc não tem ideia de quem foi o Brizola. Mas eu sim. E muito bem. E muito intimamente. Um CANALHA em caixa alta.
Depois de ter tido sua filha – Neuzinha Brizola – como paciente, e tê-la curado do vício da cocaína (pelo menos temporariamente; o que aconteceu depois é responsabilidade dela), o CANALHA, a quem a Neuzinha me recomendou pra pedir auxílio (EU ESTAVA EM FUGA E PERSEGUIDO PELA POLÍCIA URUGUAIA A PEDIDO DA DITADURA BRASILEIRA, PORRA!) me negou míseros 100 dólares em Montevidéo, onde eu estava refugiado, pra conseguir chegar a Nova York com alguma chance de sobrevivência. Por ele ter me ignorado, sem ao menos olhar na minha cara, desembarquei com 4 dólares e a passagem do aeroporto pra Manhattan, a mais barata, de ônibus, custava 10 dólares. Como consegui me safar, é outra história.
Anos mais tarde a vingança chegou. Eu tinha um programa de tv em Brasília chamado “Brasil, Brasília”. O Brizola estava em vias de retornar e o ex-deputado Getúlio Dias do PDT/RS me procurou pra dar uma força e fazer uma entrevista com ele. Eu respondi, “Tudo bem, mas eu vou contar esse episódio” e relatei o que tinha acontecido em Montevidéo. O gordão barbudão desistiu. Mas eu não. E na minha coluna no Correio Braziliense soltei a bomba terminando com a seguinte frase: “Canalhas não são de esquerda ou direita, não têm ideologias, só interesses pessoais”.
Esse é o “grande Brizola”. Vocês esquerdistas são iguais aos sociopatas de direita. Só que do avesso.
O que me deixa estarrecido é constatar que pessoas supostamente inteligentes e bem informadas ainda caiam na balela da falsa dicotomia esquerda x direita. Dividir pra conquistar; nunca foi tão fácil manipular idiotas. Eles estão aí pra isso mesmo.
Tudo que não é sólido desmancha na grama. Assim é o time do Renato. Sucateado pela CBF, o elenco B do Flamengo só jogaria Sulamericana. Ter nos livrado do encosto são paulino já não mantém o ego inflado do Renight à tona no mar de lama. Enquanto isso, metade do elenco A que tanta falta nos faz não irá sequer à Copa do Mundo. A metade que acha que vai não está interessada na camisa rubro-negra em 2021. Temos um jogo para salvar a temporada. O time de verde também. Enquanto eles estão tomando jeito, nós estamos perdendo o rumo. As perspectivas não são alvissareiras. Libertadores ou nada! ps Arthur meu twitter pirou ou foi o seu? Não aparece nenhuma postagem sua para ajudar a aturar esse Flamengo…
No Brasileiro a vaca segue caminhando bovinamente para o brejo, com sininho e tudo. Quem sabe Pepe salva a gente hoje jogando pelo Cuiabá.
Alguém por favor avise ao Renato que o Bruno Henrique já deu a letra em 2019: “OTO PATAMAR”! Essas desculpinhas podem colar lá na arco-íris, aqui é queimação de filme.
Por acaso foi alguma indireta pra dirigente?
Isso é papo de demissão sumária por justa causa, falta de rubro-negrismo raiz!
Compara com o Jesus que na coletiva citava o hino do Mengão pra dizer, humildemente, que ia passar o rodo em geral…
Lamentável…