Há muitos séculos que o 14 de maio não é dos dias mais fáceis de se esquecer. Se a data é desde 1998 muito lamentada pela morte de Frank Sinatra, foi igualmente muito comemorada pelos judeus em 1948 com o fim do Mandato Britânico sobre a Palestina e a Declaração de Independência do Estado de Israel pelo Moetzet HaAm (Conselho do Povo). Foi também em 14 de maio de 1452 que o papa Inocêncio IV publicou a bula Ad Extirpanda (Em Desenraizamento), autorizando o Santo Ofício a despojar os bens materiais e a usar de tortura sobre os suspeitos de heresia capturados pela Inquisição.
Em uma macabra coincidência, em 14 de maio de 2018 o Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS), ampliou a punição a Paolo Guerrero, proibindo o jogador de exercer sua atividade profissional por 14 meses por ter cometido uma violação das regras antidoping da FIFA. A sentença destaca que Guerrero não tentou melhorar seu rendimento ingerindo substância proibida, mas responsabilizou o atacante por um “erro ou negligência”.
Uma sentença duríssima, que afasta o centroavante não apenas da Copa do Mundo da Rússia, mas também da decisiva partida do Flamengo contra o Emelec de amanhã pela Libertadores. E que, assim como a terrível bula papal, é decisão definitiva e contra a qual não cabem quaisquer recursos. Numa exibição assustadora de quão absolutos e incontrastáveis são os poderes dos tribunais internacionais que regulam a boa prática do esporte.
Guerrero, naturalmente devastado pela dureza da punição e pelos aspectos kafkianos de todo o processo, ontem declarou: Queria mostrar que durante o processo mostramos várias coisas: que nunca consumi droga, (…); nunca tive a intenção de melhorar minha performance, porque isso tampouco melhora a performance, e foi provado na Fifa, na Wada e no TAS. Eu estava sob regime da seleção, sob protocolos de segurança e nutrição. Tomei o chá que o garçom não deveria ter servido a um jogador profissional.
Na história recente já houve atletas envolvidos em casos mais graves de doping consciente e com o intuito deliberado de aumentar o rendimento esportivo punidos com menos rigor. Como a estrela do tênis russa Maria Sharapova, condenada na mesma corte por semelhante violação das regras antidoping a 15 meses de suspensão e que já voltou a sonorizar as quadras do mundo com seus gritinhos guturais.
Enquanto isso, Guerrero, jogador de um país periférico de um continente periférico, que não se alinha nem de longe entre as principais potencias do futebol mundial, apesar dos atenuantes, foi punido exemplarmente. Nessa hora os leigos na disciplina da dosimetria da pena, uma absoluta maioria entre os fãs do esporte, se perguntam: qual é o exemplo que o TAS pretende dar? Que caso você não seja uma loira gostosa e milionária é melhor não tomar um chá enquanto estiver servindo à seleção do seu país?
A incompreensível decisão aniquila qualquer delírio de êxito na Rússia que os torcedores da Seleção Peruana, de volta à uma Copa do Mundo após 40 anos de ausência, pudessem cultivar. Mas o pior é que também prejudica definitivamente a cruzada que o Flamengo vem travando desde os anos 80 pelo resgate do respeito e da relevância internacional. Entramos de bucha nesse inquérito e ficamos sem nosso centroavante titular em plena disputa da Libertadores, lembrando, muito a contragosto, que por causa daquele chá já não pudemos contar com Guerrero na funesta final da Sul-americana de 2017.
Houve quem enxergasse uns traços de justiça tardia nessa punição do TAS, posto que os peruanos protagonizaram na Argentina em 1978 uma das mais vis safadezas da história do futebol, que alijou a Seleção Brasileira da final daquele Mundial e permitiu que nos autodenominássemos, meio ridiculamente, o Campeão Moral da Copa. Como os tribunais do mundo não cansam de esfregar em nossas caras de otário, a moral é um valor superestimado.
O certo era acabar esse texto com as palavras do próprio Guerrero: Às pessoas que contribuíram para esta vergonhosa injustiça digo que estão me roubando o Mundial e, talvez, minha carreira. Espero que consigam dormir em paz. Mas como sou um ignorante notório das leis, dos tribunais e do que vai pelas cabeças dos magistrados do mundo, prefiro pedir ajuda ao Shakespeare em Henrique VI: Abstenha-se de julgar, porque somos todos pecadores.
Postei e saí correndo.
Mengão Sempre
Juro que será a última observação a ser feita (a menos que me provoquem)
Este Arthur é mesmo um danado de FDP (no bom sentido)
Ao longo da minha vida profissional sempre fui atormentado pela frase final do texto – ^Não julgueis, somos todos pecadores^.
Esta a razão de entender que devamos sempre e sempre buscar um possível caminho, na área penal, para a absolvição, como já escrevi aqui, neste próprio artigo do Guerrero.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Continuo achando melhor o Guerrero e o Chaves do que o parceirão Chavez.
A regra é clara galera – doping não é permitido . Parecem botafoguenses ficam negando a realidade . O nosso camisa 9 de guerra o guerreirao da nação vacilou bonito .
Foi pego . Fim de papo . Não venham como esse papinho de perseguido de oprimido x opressor .
Guerreiro deveria ter pensado muitas vezes antes de ter bebido o chazinho do garçom – historinha difícil de engolir né ?
Guerrero nso foi profissional nas vésperas da copa do mundo enterrando prematuramente sua carreira , espero que a carreira tenha valido a pena se desculpem o trocadilho .
Acho acertada decisão da diretoria de não renovar . Guerrero e muito caro e apesar de ser um craque referência de ataque e notório que a idade pesa a cada ano , lentidão e falta de velocidade . Esse time precisa de ataque veloz e jovem . A fila andou e hora de renovar ataque . Fora o alívio na folha do time que daqui a pouco permitirá contratação de mais um craque .
Aliás por falar em lentidão o que Juan ainda faz no flamengo ?
Pasmem , no time titular ?
Vai se aposentar ou disputar posição no time de Masters com o mozer.
Burrice manter o cara , vão queimar filme do cara q e ídolo e expor a defesa .
Pra começo de conversa, que fique bem claro – não vou afirmar que o Guerrero, voluntariamente ou não, se dopou, pela ingestão de cocaína.
Não, não é sobre isso que quero me manifestar.
Por outro lado, NÃO posso aceitar que se trate da matéria como se fosse uma banalidade.
Não é o uso de narcotráfico que está em questão, mas sim o ANTI ESPORTE, o ANTI HONESTIDADE, o ANTI VIDA (recordem-se daquela atleta dos EEUU, que tinha as unhas pintadas com as cores da bandeira e que morreu muito cedo, exatamente pelo uso de estimulantes – algo como Jennifer Joyce-etc), que é o DOPING.
Trata-se de assunto da MAIOR SERIEDADE, a ser combatido energicamente, com punições severas, evidentemente CASO COMPROVADO o uso de estimulantes de qualquer natureza.
Há que existir um Código, o nome que se queira dar, para combater o mal que elimina toda e qualquer seriedade do esporte.
Portanto, existe um Código e a ele os jogadores de futebol têm que se submeter,
Não me venha essa Associação – sei lá o nome correto – de jogadores profissionais contestar a existência do mesmo.
Todos sabemos que, nem tanto no futebol, mas em muitos outros esportes, os resultados – INCLUSIVE OLÍMPICOS – são maculados pelo uso desenfreado de estimulantes.
Em assim sendo, é JUSTA a preocupação da Agência Mundial Anti-Doping (a WADA, usando-se as iniciais na língua inglesa).
Não queiramos aqui pretender desmoralizar o organismo, afirmando, SEM TOTAL CONHECIMENTO DE CAUSA, que ^os caras são uns loucos^, que julgam em função dos envolvidos serem mais ou menos simpáticos, em suma e em outras palavras, VIVA O DOPING, abaixo quem o combate.
Devagar com o andor, minha gente.
Não creio em XENOFOBIA, em proteção aos civilizados em detrimento dos periféricos.
Nunca acompanhei a matéria, apesar de achá-la de suma gravidade, mas sou capaz de garantir, assim mesmo, no escuro e sem nada saber, que muitos europeus e estadunidenses já devem ter sido enquadrados no tal Código que mencionei e, em consequência, punidos pelo CAS/TAS.
Mesmo que a sigla, tomada em conjunto, forme a tenebrosa palavra CASTAS, entendo que, na aplicação das medidas cabíveis, haja total isenção e correta aplicação, mesmo que, dada a falibilidade de todos nós, possa haver equívocos, como parece ser o caso presente.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Escrevo sempre de bate-pronto.
Fui consultar, depois, o nome da atleta americana – Florence Griffith-Joyner.
Morreu, em 1988, de ataque fulminante cardíaco, com menos de 40 anos de idade. Atribui-se ao uso, durante a carreira de velocista, de estimulantes.
Aproveito para comentar o caso de uma nadadora, aqui mesmo de Brasília.
Respeitando a tragédia que se tornou a vida da mesma, não vou mencionar o nome da mesma.
Passo a chamá-la de Joan Fontaine. Quem for cinéfilo saudosista sabe o porquê.
Acompanhei relativamente de perto a sua carreira.
Nadadora de primeiríssima qualidade, que se destacou desde bem criança.
Entusiasmada com a possibilidade de uma medalha de ouro no Pan a ser realizado no nosso país, passou a fazer uso de esteróides proibidos, para ganhar massa física e melhor rendimento.
Transformou-se, do ponto de vista físico, completamente.
Conseguiu melhorar muito a sua perfomance atlética.
Ganhou a medalha pretendida.
Caiu na malha fina.
Perdeu a medalha, praticamente a vida, inclusive tendo tentado contra a própria vida.
História tristíssima, de uma grande atleta que se deixou levar pelo doping.
Contra isto, contra as vidas que se perdem, a da Joan Fontaine brasileira e a da Florence Griffith-Joyner estadunidense é a razão de ser da Agência Mundial Anti-Doping (WADA).
Pode cometer equívocos, mas merece ser RESPEITADA.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
ERRATA – em vez de ^a vida da mesma^, leiam ^a vida da menina^.
Para se comprovar o uso de cocaína, um exame de urina deverá apresentar positivo para os seguintes compostos, com as seguintes concentrações:
Benzoilecgonina 300 ng/ml
Cloridrato de Cocaína 500 ng/ml
Cloridrato de Ecgonina 1.000 ng/ml
Nos dois exames antidoping do Guerrero, foi divulgado um resultado analítico qualitativo, com a presença única da Benzoilecgonina, com uma concentração mínima de 30 ng/ml.
Por outro lado, Guerrero também submeteu a dois exames pelo processo capilar, ambos com resultado negativo para o uso de cocaína.
Quem acusa Guerrero de ser usuário de drogas ou deve estar se utilizando do método dallagnoliano, ou seja, sem provas, mas com convicção, ou não nutre simpatia pelo jogador.
Ora, se restou provado nos autos que Guerrero apenas tomou o chá de coca, por que o rigor da condenação?
O goleiro Zetti do Brasil e o zagueiro boliviano Rimba, em 1993, foram absolvidos, após constatado o uso do chá de coca.
No ano de 2004, Sebastián Eguren (Nacional do Uruguai) testou positivo para metabólico de cocaína. Pegou uma pena de dois anos. Todavia, comprovado que somente havia ingerido chá de coca, a pena foi reduzida para seis meses.
Destaque-se que Zetti tomou o chá de coca conscientemente, com o intuíto de amenizar os efeitos da altitude, enquanto em relação ao Guerrero, tanto a Fifa quanto a Corte de Arbitragem do Esporte concordaram que Guerrero não ingeriu conscientemente a substância e que não houve efeito de melhoria de desempenho.
As razões que levaram ao impeachment da Dilma, mesmo com a ausência de crime de responsabilidade, e a prisão do Lula, mesmo com a inexistência de prova cabal do crime de corrupção, eu as conheço muito bem.
Eu só não entendi ainda o que se esconde por detrás da condenação do Guerrero.
Sempre Flamengo.
Puta queu pariu hein petralha ?
Seu raciocínio e tortuoso . Dilma , Lula e guerreiro ? Kkkkk
Lula e bandidaço , Dilma coitada , fez o que pode .
Tá na cadeia ! Chora ! Kkkkk
Petralha é a puta que te pariu, seu fake de merda.
Sei bem quem é você, pelo estilo grosseiro.
Essa nãoooooo!!!
Áureo, o confesso Rei dos Fakes, aquele que se camuflou de todas as formas possíveis para ofender anonimamente quem criticava o Zé Ricardo e depois poder se sentar à mesa para tomar chopp com os mesmos, acusando alguém de fake…
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Ter comparado o Guerrero a um político corrupto condenado é pinto perto disso.
HAUHAUAHAUHAIHAUHAHAUHAUAHUA
Evacuem as cidades, levantem suas defesas…
Acho que agora sai, aquele evento de “fim do mundo” prometido há alguns séculos.
HUAHAUAHUAHAUAHAUHAUAHAUA
Em tese, pelo que já escrevi aqui N vezes, concordo com tudo que foi escrito pelo Aureo.
Como também não consigo entender se há ou não algo no tocante ao aumento da pena do Guerrero, prefiro fazer ver, PARA QUE NÃO HAJA DISTORÇÕES GRAVES, que o COMBATE AO USO DE ESTIMULANTES deve ser SEMPRE elogiado.
O DOPING é a negação do ESPORTE, mais ainda, da própria VIDA.
Não transformemos o Guerrero em um anti-herói.
Não façamos dele uma bandeira para se combater quem combate (a redundância parece-me válida) tamanha praga.
Em suma, assim como não devemos nos deixar enganar que a Lava Jato pretende acabar com a corrupção, não caiamos na esparrela de acreditar que a WADA e o CAS/TAS são constituídos de xenófobos, loucos por punir os terceiro-mundistas.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
CASO GUERRERO
Já estou muito velho para estudar matérias que não me interessam.
Mesmo assim, procurei e achei.
Existe um Código Mundial Anti-Doping, vigente desde 2004, ao qual todos os jogadores de futebol, entidades esportivas etc e tal estão subordinados.
Deu uma mera ^bisorada^, sem a menor preocupação de me inteirar, com seriedade, da matéria.
Achei péssima a redação, além de confusa e muito específica.
No entanto … quem disse que se trata de uma decisão definitiva, indago.
O item 8.9.3 é de uma clareza meridiana.
Transcrevo.
LEI PASSIVEL DE REVISÂO – As decisões do CAS serão sujeitas à revisão judicial conforme previsto pela lei suiça.
Mais claro, impossível.
Quanto às leis suiças não conheço e tenho raiva de quem conheça.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Carlos Moraes,
eu também meti os olhos nesse Código Mundial Antidoping. Eis o que diz o Código:
“ARTIGO 2 – DEFINIÇÃO DE DOPING
Doping é a presença de uma substância no corpo do atleta, ou o uso ou evidência do uso de qualquer substância ou método que tenha o potencial para aumentar o desempenho desportivo, que ofereça risco desnecessário a atletas, ou atue de forma contrária ao espírito desportivo.”
Após ler a definição de doping, no art. 2º, mais convicto fiquei da injustiça que o TAS comete com essa decisão, que elevou a pena do Guerrero, uma vez que a própria TAS reconheceu que o jogador não teve melhoria no seu desempenho, pelo consumo do chá de coca.
Os advogados do Guerrero irão apresentar um recurso com o objetivo de anular a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte – TAS, junto ao Tribunal Federal Suíço, alegando questão de ordem pública.
Portanto, você está coberto de razão: ainda cabe um último recurso.
Assim, resta uma chance ao Guerrero de jogar a Copa do Mundo, embora muito tênue. Mas, enquanto há vida, há esperança.
SRN!
Concordo que deve ser muito difícil, mas torço pelo êxito do recurso.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Mais uma ver o mundo se curva diante do Brasil, a gente aqui na nossa soberba tupiniquim, achando que Moro, Dallagnol ( o Zé do power point) et caterva só existem no Brasil…
correção: mais uma vez o mundo se curva diante do Brasil…
Negligência é elemento da culpa em nosso direito penal, junto com imperícia e imprudência, na legislação do TAS e da própria FIFA não sei como tratam da separação culpa/dolo na dosimetria das penas, já que se trata de esfera administrativa.
Nosso direito é totalmente influenciado pelo alemão, que também influencia diversos ordenamentos jurídicos no continente europeu, portanto, acredito que a separação entre culpa e dolo também seja aplicável na Suiça.
De qualquer forma, ilícitos culposos (penais ou não) não devem ser apenados como dolosos, é injusto e desproporcional.
Tirando esta questão, o que mais me incomoda é não haver a separação nas punições entre o doping e o uso de substâncias entorpecentes que não causem aumento no rendimento do atleta. Não faz sentido algum tratar das duas situações como se fossem a mesma coisa.
Trata-se de um moralismo barato assentado na ideia de que a criminalização é a melhor saída para tratar do combate ao uso de substâncias entorpecentes e nada tem a ver com a justiça na pratica esportiva.
Ademais a hipocrisia fica escancarada quando vemos diversas marcas de cerveja (álcool também é droga) patrocinando as principais competições esportivas mundiais.
No caso do Guerrero, tendo o tribunal admitido expressamente que o uso não foi para aumento da performance e fruto de negligência, a punição é inequivocamente desproporcional e injusta.
Antes negar ao atleta a participação em uma Copa do Mundo, estão negando a ele o exercício do trabalho, isso é gravíssimo.
Estão tratando o atleta como um bandido e a punição com certeza terá efeito contrário ao que deveria, lançando o ser humano em um quadro depressivo e de indignação.
Torço para que Guerrero dê o exemplo e lute pelos seu direito sagrado de exercer sua profissão, nem que seja na justiça comum da Suiça.
A WADA e o TAS estão permeados por um filosofia punitivista, hipócrita e sabidamente falha.
Que os deuses rubro-negros protegam nosso Mengão, com Dourado no ataque vamos precisar.
SRN
Alijar o futebol de personalidades como Maradona, Jobson e Guerrero é um desserviço ao esporte. Criemos o superfutebol então… Todo mundo aditivado… Bora ver no q vai dar… Dá até pra eliminar o empate como resultado do jogo e colocar morte súbita até sair o gol… Todos os jogadores assinando termo de responsabilidade de ciência dos riscos e “chazan”, teremos um novo esporte, sem frescura e mais raiz. Campeonato de pureza é na Copa da Igreja. O Guerrero tem a cara do Flamengo. Mata todos os tijolos da zaga no peito e distribui redondinha pro meio. Como podem falar mal do cara? Fez um gol geométrico na última partida e fez muita falta na final da Sul-americana. A torcida do Flamengo tá muito caladinha com essa injustiça. Tem que perturbar esses gringos de merda que tão metendo o bedelho nas redondezas de Narcos. Fica esperto François… Tu tá na mira…
Elementar..
Apesar de não termos acesso aos autos, como diriam os juristas aqui presentes, TODOS os elementos principais foram divulgados pela imprensa e pelo próprio TAS.
Ou seja, que a pena foi aumentada mesmo que o atleta não tenha tido a intenção de ganhar performance com a ingestão da substância proibida. E, pior, o próprio TAS afirmou que a pena foi aumentada em função da NEGLIGÊNCIA do atleta.
Cúmulo do absurdo!!!
Como podem elevar uma pena (que já era absurda pela ausência de dolo) ratificando que o ato foi negligente (sem intenção)??
E a contradição da contradição!
Os caras são uns loucos travestidos de julgadores. E fazem o que querem dependendo da “cara do freguês”. Pois, eu aprendi que qualquer ato de julgamento precisa ser dotado de razoabilidade e proporcionalidade. Coisas que passaram longe (muito longe) do que foi proferido ontem pelo TAS.
Se a ingestão inconsciente de uma substância que NÃO eleva a performance do atleta é punida com 14 meses de afastamento, como é possível que a ingestão CONSCIENTE e em volumes muito maiores pode ser punida com pena quase igual ou, até mesmo, serem absolvidas a depender das circunstâncias??
NÃO FAZ O MENOR SENTIDO!!
E a questão aqui não é apenas o caso do Guerrero. A questão é que o mundo todo fica à mercê da vontade dos caras. Se você é dos “nossos” (e ninguém sabe direito quem são esses nossos), tudo certo. Pode se drogar regularmente para ganhar desempenho que nada de mais grave vai acontecer contigo.
Mas, se você não é dos “nossos”, até atos involuntários e sem nenhum ganho esportivo pode ser penalizado de forma implacável.
É isso que o TAS está dizendo pro mundo todo com as suas decisões.
E os argumentos contra as decisões deles são eles mesmos que as fornecem. Eles mesmos escrevem as bobagens para justificar as penas e/ou absolvições.
Afinal, se o ato foi involuntário e sem ganhos esportivos, como podem aumentar a pena?? É o total descalabro jurídico (se é que há algo de jurídico nas decisões). E pior, não há recurso cabível para afrontar a afronta.
Só podemos lamentar o ocorrido e torcer para que não tenhamos outros atletas envolvidos em problemas desse tipo.
Aliás, se tivermos alguém envolvido em caso de doping, que ele seja muito culpado. E que seja pego com uma quantidade absurda de substâncias proibidas no organismo.
Afinal, do jeito que o TAS funciona (ou não funciona) é provável que essa pessoa seja absolvida.
Muito injuriadas SRN!!
Embora nunca tenha sido fã do Guerrero, o que fizeram com ele é inqualificável.
VOU TORCER, E M-U-I-T-O, CONTRA A SELEÇÃO BRASILEIRA.
Não vou escrever sobre o julgamento.
Seria um contrasenso.
Quero, no entanto, manifestar a minha surpresa a respeito de uma matéria aqui do GE.
^Suspenso o Guerrero, o Flamengo vai ao mercado atrás de reforço^. Algo nestes termos.
De duas, uma. Ou a nota é mentirosa ou, em sendo verdadeira, é um atestado de burrice da Administração Banana.
Os caras, JÁ foram ao mercado, tanto que compraram o Henrique Dourado, sendo que, quando tal aconteceu, a suspensão, salvo engano, era ainda de UM ano, pelo que se estendendo praticamente por todo este 2018.
Não estariam gostando do HD, é uma hipótese.
Tudo bem, também não estou gostando.
Retificando, nunca tive qualquer admiração pelo exímio batedor de pênaltis e só.
Confessar isto às vésperas de um jogo muito importante é um caso típico de BRAC (BuRrice Aguda Concentrada, no dizer do meu sogro, já falecido).
Não acredito.
A matéria é FAKE.
Só pode ser.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Esqueci o PS.
Mais grave, ainda, se pensarmos na garotada que temos para o banco – Felipe Vizeu (de saída), Lincoln, Vitor Gabriel (impressiona-me muito este garoto) e outros menos votados (Bill, o cara que fez o gol do título na Copinha, etc e tal)
Uma coisa é certa, ao menos a condução, o desenrolar desse julgamento foi um absurdo. Requintes de crueldade com o cara. Espero que fique bem e espero que vençamos bem amanhã.
É Maria Sharapova, Arthur, mas a comparação foi boa.
Caraio,pode crer! Não sei de onde tirei esse Ana.Valeu.
Confundiu com Ana Kournikova, outra tenista russa linda, mas menos talentosa, que largou a carreira pra ser modelo.
SRN
Arthur, o problema deve ter sido esse “sair correndo” depois de postar, hehehe. Até agora não sei se o título foi proposital, se resolveu aderir à ideia de um comentarista daqui, ou se o nome do Guerrero tá errado mesmo. Ou se é alguma outra mensagem que eu não consegui captar, rs.
Abração
SRN
Aposto 3 reais que é alusão à fala do Lula ao ser preso: “Eu não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia.”
Arthurzão craque.
Hahahaha, não, não… me referia a outra coisa. Agora o Arthur já corrigiu, quem viu viu, hehehe.
Abração
SRN
Eu penso o extremo oposto do que o Henrique sobre TODOS os jogadores que ele citou. Seria eu um mau Rubro-Negro por tal contrariedade? Estaria eu errado em achar o Guerrero MUITO melhor que o Dourado e o Vizeu? Em achar que V. Jr e Paquetá não sairão este ano (a menos que sejamos eliminados da Libertadores, algo que, como o Arthur já escreveu, o River Plate nos constrange a não conseguir)? Estaria eu enganado em pensar que a saída do Éverton foi um benefício ao elenco e um dos mais atrasados “já vai tarde” junto com o Pará, o agora único remanescente do “louvável” (para parte da torcida, ao menos, parece ser) Bonde da Stella? Aliás, estou enganado também ou o Éverton não está arrebentando no SP e nem nos fazendo sentir saudades dele?
Enfim, lamento muito pelo Guerrero, enquanto pessoa e jogador, tanto do Flamengo quanto da Seleção Peruana. Se foi ou não inocente em ingerir qualquer coisa, é outro papo. Acredito que a extensão da suspensão foi injusta por conta do argumento utilizado. Argumento de acusação atenuante, punição aumentada? Como assim? Seja como for, infelizmente, não teremos mais o Guerrero no Flamengo. Soluções? Cada um tem a sua. A minha primeira não é o Dourado. Aliás, nem a segunda. A primeira é o Vítor Gabriel. A segunda é o Lincoln e o entrosamento dele com o V. Jr. Tem que ensinar essa molecada a se impor como adultos que estão virando e não se intimidar nem revidar provocação de bobeira, exatamente como o Paquetá e o V. Jr fizeram contra o nosso vice de 2009 (gol do Flamengo? Ah, não, não, não…) e contra aquele reles “late, mas não morde” D’Alessandro, um grande de um covarde, que só vai nos mais fracos ou tem que ter retaguarda pra fingir que peita nego maior que ele (praticamente 99% da população futebolística do Brasil). Com um pouco de marra, no ponto certo, e a técnica e garra que apresentou, o Vítor Gabriel tem, a meu ver, o maior dos potenciais para o nosso futuro.
Dado o meu argumento, instigo o debate: por que há rubro-negros que gostam tanto de dizer que “craque nós fazemos em casa”, mas quando fala-se em escalar ou Lincoln ou Vítor Gabriel no ataque para o resto desse ano, dizem, então, que “eles não estão prontos, não têm casca, são muito novos” etc.? Ah, os flamenguistas e nossos devaneios e incoerências…
SRNs!
Perfeito.
Esse papo de que o cara não está pronto não cola.
Fluminense e Santos são prova viva de que o negócio é colocar para jogar.
Marcus, cada um com a sua opiniao.
Gostei da segunda parte do seu comentario e tb acho que os jovens deveriam entrar mais.
Se esse ou aquele vai fazer falta ou nao, se esse ou aquele sai daqui a pouco ou nao, vamos ver – daqui a pouco.
A unica coisa que acho muito estranho é ficar chorando a saida de um “artilheiro” que mal acertou o gol em anos e mais anos.
Eu nao vou me fazer o esforço de procurar pelos seus gols, mas foram poucos, pouquissimos, e mais do que pouquissimos pela grana que ganhava (?), e tenho a certeza absoluta que mal fez gols contra os grandes e menos ainda mal fez gols decisivos.
Um tremendo Erro da “diretoria”. Enfim acabou. Pelo menos no campo.
Agradeço.
SRN
Ah é, mais uma coisa:
Nessa de pedir a escalaçao de jovens, vc pode ir atras dos meus comentarios desse ano e do ano passado, eu pedia sem cessar que o VIZEU jogasse e nao o Erro.
Ou isso tb foi erro meu, jah que vc acha que o Vizeu nao vale nada, mesmo sendo prata da casa?
Para mim o Vizeu foi completamente estragado, como foi o Adryan e outros. Na falta do Erro ele jogou muito bem e fez os gols que o outro nao tinha feito.
Na volta do peruano, saiu do time, deus sabe porque. Soh sei que nao foi pelo futebol.
SRN
Henrique, eu achava que o Vizeu deveria jogar sim. Só que a realidade é que ele já foi vendido, então, com o que tínhamos, o Guerrero era o melhor, sem dúvidas. Poderia, sim, ter marcado mais, mas também nos ajudou de outras formas, seja dando passes ou participando das jogadas, coisas que o Dourado não tem capacidade técnica para fazer. Concordo que não adianta chorar o leite derramado no caso dele. É como o Vizeu: se não está disponível, não adianta contar. Digo que é uma pena porque achava que ele voltaria dessa suspensão com sangue nos olhos para jogar pelo Mengão e se preparar para a Copa. Só não concordo que o Vizeu foi estragado. Acho que ele foi a “bola da vez” para venda de modo que a contratação do Dourado, que a grande maioria queria e, confesso, naquela altura, eu também concordei, fosse sem gerar despesas, já que a venda do Vizeu pagou o Dourado. E outra: o Flamengo, atualmente, não tem como competir com os clubes europeus. Não tinha como dispensar a grana do Real pelo V. Jr. Porém, ainda acho que o Paquetá não terá pressa em sair, acho que vai ficar mais tempo e, certamente, vai nos ajudar muito ainda.
Outra coisa que não ajudava também, no Flamengo, é que o Guerrero, além de atacante de área, fazia pivô. Sem meias de qualidade chegando de trás, ficava difícil uma jogada de penetração. Hoje, com o Diego mais adiantado, o Éverton Ribeiro finalmente começando a mostrar futebol, o Paquetá vindo de trás e o V. Jr na correria e no talento, acho que o papel do Guerrero seria de fundamental importância. Se alguém rola uma bola na frente pro Dourado que seja para fazer 1-2, ele não vai devolver uma bola redonda porque não tem capacidade. O negócio dele é o time jogar em função dele, como era no Flor. E, ainda assim, tenho minhas dúvidas. Se o futebol do time melhorar, o entrosamento aumentar em qualidade e as jogadas começarem a sair, pode ser que funcione. Mas, atualmente, o estilo de jogo o desfavorece. Fato é: ou entramos de Vítor Gabriel ou Lincoln ou vamos acabar reféns da contratação de um medalhão superestimado que vai chegar e pode não corresponder.
Enfim, é como eu sempre digo: tem jogador que é muito bom em outros clubes, mas não rende no Flamengo e há outros que são ruins em outros clubes e funcionam maravilhosamente bem e de forma surpreendente no nosso Mengão. Para ambos os casos, a história dispõe de inúmeros exemplos.
SRNs!
Concordo.
E espero muito que o time, que enfim parece estar deslanchando, faça com que suas peças, individualmente, melhorem.
Ai, quem sabe, até o HD mostra pra que veio.
SRN
O nosso Grão Mestre ficou chocado, sem dúvida, com a decisão, tanto que acabou por fazer umas trocas, até do nome da belíssima Sharapova, que não são do seu feitio.
Deixemos isto para lá e vamos aos fatos.
De que jeito podemos ir, se não conhecemos porra alguma do ^Processo Guerrero^.
Soubemos que foi acusado de doping por cocaína.
Soubemos que teria tomado um chá com folha de coca.
Mais nada.
Não temos idéia do que seja o CAS (na língua inglesa – C de Court), que também é TAS (na língua francesa – T de Tribunal).
Juro que pensava se tratar de um órgão específico da FIFA, até ontem.
Fui pesquisar e NÃO É, tanto que julgou a Sharapova, o Gasquet e muitos outros, inclusive, ainda em fevereiro deste ano, um porrilhão de atletas russos que participaram da Olímpiada de Inverno realizada numa cidade também russa, tendo sido punidos pelo COI (ou pelo órgão próprio do mesmo) por estarem dopados.
Mais de 40 ^inocentes^.
Inocentes sem aspas, porque o CAS/TAS, neste julgamento de fevereiro, veio a absolver um número muito expressivo, creio que 38.
Está dando um brequelé dos maiores, a ponto do COI e a Agência Mundial anti-doping (a WADA) pensarem a recorrer ao Tribunal
Federal da Suiça, país sede do organismo, ou seja, metendo a Justiça de um país no exame dos fatos.
Parece-me, em princípio, extremamente severa a pena, mas, pelo que li do documento oficial (em inglês) fiquei boiando.
Afirmam lá que a pena, pelas regras que seriam as da FIFA, teria que ser estabelecida entre 1 a 2 anos.
Perplexidade – como teria sido possível uma condenação a seis meses.
Pela negligência, sem que houvesse dolo.
Apenas uma indagação, pois desconheço – e tenho certeza que 99,99% dos que estão palpitando também desconhecem – as leis a serem aplicadas, com eventuais atenuantes.
Em princípio, seis meses é uma loucura, impondo-se a pena mínima ou a absolvição. tudo na base do chutômetro.
Tenho um modo de pensar.
Não consigo admitir que se queira punir pelo prazer de punir, apesar de exemplos recentes, em terras tupiniquins demonstrando o contrário.
Todo julgador , sempre entendi desta forma, deve partir levando em conta a possibilidade da absolvição.
Assim pensei – e agi – a minha vida toda.
Em assim sendo, não creio que se tenha deliberadamente pretendido a condenação do Guerrero, por mais estranha que esta tenha sido.
Concluo para afirmar, que NADA posso afirmar.
Não se trata de COLUNA DO MEIO, do medo de enfrentar o problema.
A verdade é que não tenho a menor convicção de dizer – agiram certo, ou, como mais me inclino, agiram errado.
Sempre fui contra ao famoso ^eu acho que …^.
Continuo sendo.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Obrigado pelo alô, já corrigi a batatada tribunalícia. Mas o que tem de errado com o nome da Sharapova? SRN
Você já respoundeu ao companheiro lá de cima (no momento).
Maria, não Ana.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Perfeito, Carlos.
Tb nao consigo imaginar uma razao para o tribunal ter sido propositalmente contra o G-Erro. Nao ha razao para isso.
Mas como no BR tudo é imediatamente levado ao nivel de espertezas e mutretas, claro que todo mundo pensa nisso.
Nao procede.
Pessoalmente, nao desejo um fim de carreira assim para esse jogador. Espero que ele volte e jogue até dizer chega.
Somente, por favor, NAO no Flamengo!
SRN
Como eu não acredito em uma palavra do que o Guerrero diz, muito menos do que o que as “autoridades” propin…, digo, esportivas dizem, creio que a verdade dessa história será conhecida somente pelos próprios.
Se realmente foi um despretensioso chá, que todo mundo toma no Peru até no café-da-manhã, a pena é absurda.
Mas, sinceramente, esse me parece apenas um discurso externo para manter as aparências, porque a pena aplicada a de doping de desempenho ou de doping social reincidente. O que torna tudo muito estranho.
Quanto ao Flamengo, acho que não sentirá tanta falta do “artilheiro” dos 40 gols em 4 anos. Uma pena a passagem apagada e sem títulos do caríssimo atacante, uma pena maior ainda a forma como tudo terminou, mas para o Flamengo, que é o que interessa, é virar a página rápido que amanhã tem decisão.
Vida que segue, temos o artilheiro do último Brasileirão no nosso elenco. Vamos dar moral ao cara e entrar no twitter do Lewandowski pra pedir pra ele vir para o Fla.
SRN
[…] Reprodução: Arthur Muhlenberg | Blog República Paz & Amor […]
Depois de um texto massa do Arthur, o comentário desse Henrique dá ânsia …Parece o vascaíno do boteco. Mané.
Bom Dia Grande Arthur.
Guerrero com certeza sofreu uma grande injustiça.
Ao lermos as justificativas para o aumento da pena vemos claramente que os julgadores se convenceram de que não houve dolo. Que não havia a intenção de se dopar e que a quantidade de substância ingerida e encontrada não foi suficiente para melhorar a performance do atleta. Mas apenas uma razão: Houve descuido por parte do atleta!
Casos anteriores de doping, julgados pelo mesmíssimo tribunal receberam penas inferiores e até a isenção de pena. Mas no caso do Guerrero parece que foi escolhido para boi de piranha por razões que só esse tribunal sabe.
O Peru sai perdendo e o Flamengo também, isso sem mencionar o lado pessoal do atleta.
Não se está dizendo com isso que o Guerrero é uma sumidade. Mas é o melhor que se tem atualmente disponível no mercado. E vai fazer muita falta porque HD não convence e os meninos da base são expectativas para o futuro. Isso se tivermos futuro com eles, eis que basta depositarem o valor da multa e adeus.
Enfim vida que segue.
SRN
Bem, eu dou graças a.d. por isso. Enfim livres!
Dizer que nos falta com ele um centro-avante é algo muito, muito esquisito. COM ele é que nos falta um atacante. Isso ele provou o tempo TODO.
Nao tem qualidades suficientes para jogar no Flamengo. E recebe demais pelo pouco que faz.
jah que o clube nao teve culhoes de bota-lo pra fora a injustiça (?) internacional tomou isso nas maos.
Mas que injustiça seria essa? O coitadinho tomou uma xicara de cha. De que? Eh, cha. Aaahhhh ….
Resta saber O QUE tinha dentro desse cha.
Jah levei essa conversa e nao vou recomeçar. Soh uma: folha de coca é que nao era.
Agora vamos continuar como estavamos antes da re-vinda dele. E nao estavamos mal. Com ele piorou tudo.
A unica coisa que é bem ruim nisso tudo é que vendemos o Vizeu. Com a saida do VJ e do Paqueta vamos ficar sem ninguem na frente. E a venda do Everton tb foi uma cagada.
O que NAO quer dizer, de forma alguma, que deveriamos ter o ERRO no nosso elenco.
Pensar que o cara, que ganha fortunas, quiz forçar o CRF de renovar por 2-3 anos, jah diz tudo.
AGORA o cabrito vai CORRER, como nunca fez em campo, para a justiça, cobrar o que nao ganhou do CRF, por causa de uma xicara de CHA.
Certeza absoluta que nos vai dar ainda muita preocupaçao. Como sempre deu.
SRN