Há muitos séculos que o 14 de maio não é dos dias mais fáceis de se esquecer. Se a data é desde 1998 muito lamentada pela morte de Frank Sinatra, foi igualmente muito comemorada pelos judeus em 1948 com o fim do Mandato Britânico sobre a Palestina e a Declaração de Independência do Estado de Israel pelo Moetzet HaAm (Conselho do Povo). Foi também em 14 de maio de 1452 que o papa Inocêncio IV publicou a bula Ad Extirpanda (Em Desenraizamento), autorizando o Santo Ofício a despojar os bens materiais e a usar de tortura sobre os suspeitos de heresia capturados pela Inquisição.
Em uma macabra coincidência, em 14 de maio de 2018 o Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS), ampliou a punição a Paolo Guerrero, proibindo o jogador de exercer sua atividade profissional por 14 meses por ter cometido uma violação das regras antidoping da FIFA. A sentença destaca que Guerrero não tentou melhorar seu rendimento ingerindo substância proibida, mas responsabilizou o atacante por um “erro ou negligência”.
Uma sentença duríssima, que afasta o centroavante não apenas da Copa do Mundo da Rússia, mas também da decisiva partida do Flamengo contra o Emelec de amanhã pela Libertadores. E que, assim como a terrível bula papal, é decisão definitiva e contra a qual não cabem quaisquer recursos. Numa exibição assustadora de quão absolutos e incontrastáveis são os poderes dos tribunais internacionais que regulam a boa prática do esporte.
Guerrero, naturalmente devastado pela dureza da punição e pelos aspectos kafkianos de todo o processo, ontem declarou: Queria mostrar que durante o processo mostramos várias coisas: que nunca consumi droga, (…); nunca tive a intenção de melhorar minha performance, porque isso tampouco melhora a performance, e foi provado na Fifa, na Wada e no TAS. Eu estava sob regime da seleção, sob protocolos de segurança e nutrição. Tomei o chá que o garçom não deveria ter servido a um jogador profissional.
Na história recente já houve atletas envolvidos em casos mais graves de doping consciente e com o intuito deliberado de aumentar o rendimento esportivo punidos com menos rigor. Como a estrela do tênis russa Maria Sharapova, condenada na mesma corte por semelhante violação das regras antidoping a 15 meses de suspensão e que já voltou a sonorizar as quadras do mundo com seus gritinhos guturais.
Enquanto isso, Guerrero, jogador de um país periférico de um continente periférico, que não se alinha nem de longe entre as principais potencias do futebol mundial, apesar dos atenuantes, foi punido exemplarmente. Nessa hora os leigos na disciplina da dosimetria da pena, uma absoluta maioria entre os fãs do esporte, se perguntam: qual é o exemplo que o TAS pretende dar? Que caso você não seja uma loira gostosa e milionária é melhor não tomar um chá enquanto estiver servindo à seleção do seu país?
A incompreensível decisão aniquila qualquer delírio de êxito na Rússia que os torcedores da Seleção Peruana, de volta à uma Copa do Mundo após 40 anos de ausência, pudessem cultivar. Mas o pior é que também prejudica definitivamente a cruzada que o Flamengo vem travando desde os anos 80 pelo resgate do respeito e da relevância internacional. Entramos de bucha nesse inquérito e ficamos sem nosso centroavante titular em plena disputa da Libertadores, lembrando, muito a contragosto, que por causa daquele chá já não pudemos contar com Guerrero na funesta final da Sul-americana de 2017.
Houve quem enxergasse uns traços de justiça tardia nessa punição do TAS, posto que os peruanos protagonizaram na Argentina em 1978 uma das mais vis safadezas da história do futebol, que alijou a Seleção Brasileira da final daquele Mundial e permitiu que nos autodenominássemos, meio ridiculamente, o Campeão Moral da Copa. Como os tribunais do mundo não cansam de esfregar em nossas caras de otário, a moral é um valor superestimado.
O certo era acabar esse texto com as palavras do próprio Guerrero: Às pessoas que contribuíram para esta vergonhosa injustiça digo que estão me roubando o Mundial e, talvez, minha carreira. Espero que consigam dormir em paz. Mas como sou um ignorante notório das leis, dos tribunais e do que vai pelas cabeças dos magistrados do mundo, prefiro pedir ajuda ao Shakespeare em Henrique VI: Abstenha-se de julgar, porque somos todos pecadores.
Postei e saí correndo.
Mengão Sempre
Éverton Ribeiro
Éverton Ribeiro
Joga muito
Quem trouxe Éverton Ribeiro ?
Rodrigo Caetano que foi burra e precocemente demitido .
Volta Rodrigo Caetano !
Neste caso, você considera que podemos colocar na conta do presidente Bandeira de Mello o erro de demitir o Caetano?
nao vem ao caso mas sim , claro que a culpa é do bandeira !
Rodrigo Caetano com todos os defeitis e só contrário de mim , é um cara competente , educado e que vinha fazendo bom trabalho .
Flamengo não tem melhor elenco ou um dos melhores de graça .
Sei trabalho está apenas começando a aparecer – ver Éverton Ribeiro e cuellar
Excelente conta tração
Que tome hi no Brasil tem meio campo com 2 craques indiscutíveis como Diego e Éverton Ribeiro ?
Fora vinda do guerreiro ….
Dois craques indiscutíveis? Desde quando Diego e E Ribeiro são craques? Como disse o Ser Supremo, nenhum desses jogadores atuais tinha vaga naquele time do Flamengo. Nêgo viaja.
Obrigado pela resposta, Petrie. Só não entendi o “não vem ao caso”.
Quantos mais quiserem e puderem deixar seus pontos de vista sobre o assunto, acharei interessantíssimo.
Porém, contudo, entretanto, todavia, permaneço aguardando a opinião do Jose.
Abraços.
SRN
Pergunta ao José, responde o Petrie.
Daqui a pouco teremos a volta do Josenilton, do ZicoDida, do UrubuProcurandoMacho, e outros fakes presidenciais ou não.
Logo agora que o debate tava voltando a ficar legal nego já quer voltar a avacalhar.
Não vivem sem uma treta né?
Saporra é falta de sexo.
Hahahaha
SRN
O babaca do petista chamado áureo brocha vem aqui neste sacrossanto espaço flamengo fazer proselitismo pra defender o larápio do capo lula e quadrilha que roubaram o cu deste país ( tamo falando de bilhões ) por isso esse merda tá preso .
E por isso você é um merda de defender bandido preso e condenado .
Acho q vc escolheu time errado parceiro , vai torcer pro curintia com estádio superfaturado roubado com suor do povo brasileiro seu FDP!
sRN
Ah é? Pois eu acho que voce escolheu o MUNDO errado pra falar tanta porcaria junta.
A maioria da direita brasileira não possui a mínima capacidade de interpretar um simples comentário.
José, seu corno, eu não fiz nenhum proselitismo político, apenas comparei a injustiça no rigor das penas aplicadas ao Guerrerro, à Dilma e ao Lula, analisando a questão sob o ângulo jurídico.
Faz o seguinte: vai dar meia hora de cu com o relogio parado e me deixe em paz.
Cara, vc merecia ser bloqueado se dirigir ao Áureo Rocha dessa maneira escrota. Se o Lula é ou não ladrão é outro departamento, mas o Áureo, com certeza, é um gentleman e tem todo o direito de dar sua opinião e até fazer proselitismo se ele quiser, mas vc não tem direito nenhum de ofendê-lo. Ser torcedor raiz não significa ser baixo nível, meu caro. No frigir do omelete vc só mostrou o quanto é pequeno e um pobre coitado.
Eu, se fosse o Arthur, bloqueava.
PS-Não gosto nem quando eu mesmo tenho os meus pitis, pra deixar claro.
A ideia de uma “pena” – sempre escrota para mim – transcende a punição, porque isto, digamos, não bate bem no nosso patamar civilizatório. Os penalistas (é assim que se chama quem é do ramo) falam do caráter regenerativo da pena, de correção do erro, blá, blá, blá….
No caso, a pena assumiu indisfarçavelmente o viés de “exemplação moral”, referenciada em um pardo da América do Sul que joga em um time de uma republiqueta de bananas….
Pergunta que não quer calar: e o Flamengo…com fica? Quem vai pagar essa conta? cri, cri, cri…….
Caríssimos,
desde já, peço desculpas.
A minha curiosidade, como sempre, superou a minha promessa.
Prometera a todos e a mim mesmo, nada mais pesquisar quanto ao ^famoso^ CAS/TAS.
Não resisti, até porque a Internet é um chamado ao pecado.
Abri, com a maior facilidade do mundo, a página do órgão.
Fui direto aos julgamentos.
Logo o último, para facilitar a minha vida, era sobre o famoso caso das Olimpíadas de Inverno de 2014, realizada na cidade de Sochi (salvo engano a nossa seleção vai ficar lá), na Rússia.
Mr Alexander Legkov versus C.O.I, (na verdade, como o texto consultado era em inglês, I.O.C.)
Não vou aborrecer muito os leitores.
Três eram os membros do CAS, todos da área do Direito.
A presidência foi exercida por um alemão, Professor da Faculdade de Munique, os dois denais, um advogado de Paris (com nome árabe) e outro também de Munique.
A decisão, mais do que minuciosa, continha 876 itens, ^apenas e tão somente^.
Evidentemente, diante de tanta verborragia, apenas passei os olhos.
Análise detalhada das prova técnica e testemunhal.
Conclusão curta e direta ao ponto.
Mr Alexander Legkov levou tudo de volta.
Medalhas de ouro, bonequinhos, o caralho a quatro.
O Comitê Olímpico Internacional pagou o maior mico.
Em momento anterior, já lera (e relatara aqui) que 0 Comitê e também a WADA pretendem também recorrer a um Tribunal Federal Suiço, não sabendo se tal aconteceu, ainda acontecerá ou tudo ficará como está.
De tudo, uma conclusão óbvia.
Não se trata de um órgão de brincadeirinha.
Aquela simples página que todos lemos, dando conta do julgamento e de certos fundamentos do que ficara decidido no caso Guerrero é apenas uma satisfação imediata à Imprensa, quero crer.
A decisão definitiva deve guardar requisitos apropriados à importância dos fatos, não inplicando afirmar que estará correta.
Aguardemos o que virá na lide envolvendo Mr Paolo Guerrero against FIFA.
SRN, na expectativa angustiante do jogo desta noite.
FLAMENGO SEMPRE
Pouco se falou aqui num detalhe importante mencionado pelo Arthur: o país punido é um país periférico inserido num continente periférico. Essa é a grande revelação. E que se confirma com a contradição da também citada punição da Maria(que foi Ana por breves momentos)Sharapova .
Não se assustem.
Vou escrever sobre futebol, mais especificamente a respeito de um time e de seus jogadores.
MANCHESTER CITY
Impressionante, senhores.
Não é um time inglês, é uma seleção planetária.
Vamos admitir como time titular aquele que o Guardiola escalou no jogo das medalhas, contra as Casas Huddersfield (díficil de se escrever mas fácil de se comprar, só o Xisto, o Aureo e eu sabemos do que se trata).
Ederson – Walker, Stones, Otamendi e Delph – Fernandinho, De Bruyne e David Silva – Sterling, Gabriel Jesus e Sané.
Claro, muitos outros jogadores atuaram ao longo da temporada em que todos os récordes nacionais foram superados, podendo destacar Danilo (pelas duas laterais). Kompany (zaga de área), Mendy (lateral esquerda, entrou no citado jogo), Gundogan (volante, idem), Bernardo Silva (meia atacante, idem), Sergio Aguero (atacante, estava/está contundido).
Dezessete jogadores, por extenso para impressionar ainda mais.
TODOS, sem exceção, estarão na Rússia, dentro da normalidade, ou seja, desde que o mal de Daniel Alves não baixe sobre algum deles.
E pode estar faltando algum, pois não sei se o zagueiro francês Laporte será ou não convocado, o que se tornou mais viável pois o Koscielny também se contundiu, assim como o Chamberlain (Inglaterra) e o Emre Can (Alemanha), não somente o nosso lateral.
Que o Guardiola é um técnico fantástico e, acima de tudo, revolucionário, não há a menor dúvida, mas gostaria de vê-lo encarando os adversários com Pará, René. Jonas, Arão e Cia.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Bem, o Guardiola nao teria NUNCA Paras, G-Erros, etc no seu time, pois nao permitiria à diretoria de fazer tamanhas besteiras.
Ele indica.
SRN
Admito que você está certo;
O caso do Guerrero aparentemente nada tem a ver com o de um atleta que deliberadamente usou de estimulantes para vantagem esportiva.
Está, sim, no campo da desatenção. Criticável, claro, punível, também, mas não com o excessivo rigor verificado, no meu modo de ver.
Como torcedor do Flamengo, não acho o fim do mundo perder Guerrero. Quase até acho bom, pois vai abrir espaço na folha pra quem sabe contratar alguém que dê mais certo que ele. O jogador nunca “deu liga” efetivamente com o nosso clube, ficou sempre num quase. Quando parecia que ia engrenar, refugava, era convocado, se machucava ou cumpria suspensão por amarelo, e finalmente por essa acusação de doping.
O que faz sentir, pelo ser humano até, é a exclusão da Copa do Mundo, quando o sofrido povo peruano nutria esperanças por uma boa participação depois de 500 anos ausente do torneio. E quem quiser apontar o dedo pra geração atual pela safadeza da seleção de 78, que combinou resultado com a Argentina pra prejudicar o Brasil, está desautorizado de torcer inclusive pela própria seleção brasileira, a seleção da CBF, comandada até ontem, não custa lembrar, por um cara que não pode botar o enorme nariz pra fora da janela, e que agora tratou de por em seu lugar um capanga, pra garantir continuidade. Em outras palavras, não tem virgem nesse puteiro. Então a punição é sim lamentável, do ponto de vista humanitário, com Guerrero e com o povo peruano.