Há uns dias atrás, desabafando nas redes sociais após um Fla-Flu vergonhoso, pedi que o Flamengo me esquecesse. Com dor no coração implorei que meus genes mulambos e irracionais me deixassem curtir minha pandemia em paz, comendo Doritos, lendo gibi e ouvindo música, sem drenar meus recursos emocionais torcendo para que uma série de impossibilidades lógicas ocorressem ao tempo exato para que conquistássemos o Octacampeonato Brasileiro.
Infelizmente o Flamengo só faz o que quer. E o que agora é evidente a qualquer um, é que o Flamengo anda querendo ganhar um campeonato em que ficou de sacanagem durante a maioria das suas rodadas. Contrariando tudo que os manuais recomendam em termos de gestão de uma equipe campeã, o Flamengo se aproveitou de uma peculiar conjunção astral e, faltando apenas oito jogos para terminar esse Brasileiro infernal, ligou o modo Deixou Chegar Fudeu. Que satisfação, aspira!
E o Flamengo fez isso exatamente às 21 horas do 21º dia do 21º ano do século XXI. Data mística que alguns sábios afirmam ser o início oficial da Era de Aquarius. Ora, meus amigos, geral conhece a música do Fifth Dimension e que a Era de Aquarius será marcada pela harmonia e pela compreensão. Pela simpatia e confiança abundantes e pelo fim das falsidades. Sonhos dourados de visões. Revelações do cristal místico. E a verdadeira libertação da mente. Mengão 2 x 0 na porcada sem mundial.
Se o cabra for olhar somente o que rola dentro de campo fica mais difícil acreditar que o Flamengo chega lá. Porque o futebol do Flamengo ainda é marcado pelo grande sofrimento que proporciona aos seus seguidores. Cada hora é um susto diferente, e mesmo quando estamos em vantagem ainda temos que ficar de olho no que o Ceni de Troia pode aprontar.
Já quase no final do jogo, quando defendíamos como dava nossa vantagem mínima, o São Paulo entrou em desespero e lançou seu último cartucho pra salvar uma temporada em que não ganharam porra nenhuma: botou Vitinho em campo. O sangue de 40 milhões gelou, mas deu tudo certo. No final o Sr. Vitor (melhor evitar intimidades desnecessárias) até bateu um escanteio direito que acabou resultando no belo gol fecha-tampa-do-caixão do jovem Pepê. E assim, no susto e no vício, voltamos a disputar a bagaça à vera. São umas paradas que só acontecem com o Flamengo.
Paradas que já aconteceram antes, nesse mesmo século maluco em que vivemos. Como em 2009, o Flamengo em 2020/21 jogou fora o livro e tá fazendo tudo à la loka. Dando vários sustos, passando várias vergonhas e ganhando só quando tem que ganhar. Como se finalmente tivesse se convencido que não nasceu pra fazer tudo direitinho e aproveitar a sua desmesurada vantagem sobre os adversários. Se tiver que ser na sofrência, que seja. Viemos ao mundo pra isso mesmo, roer unha e secar os paraguaios. Que assim como em 2009 mostram a cada rodada que não tem antídoto pras nossas mandingas.
O Flamengo no Brasileiro de 2020 é uma mistura desequilibrada do Flamengo de 2007, com o Flamengo de 2009 e uns lampejos do Flamengo Mágico de 2019. Só que sem a torcida nos estádios com sua voz rouca, olhos rútilos e a baba bovina e elástica a pender de lábios trêmulos de incredulidade e regozijo pelas façanhas do formidável Manto Sagrado, a mais foda das vestimentas esportivas que se tem notícia.
E pra ser absolutamente científico e estatístico, o fato é que a presença física da torcida tem se mostrado irrelevante no campeonato. O que deve ser motivo de profunda reflexão, principalmente para nós, cariocas, mais temperados pela cultura de arquibancada. Esse campeonato está nos mostrando como é que se sentem todos os anos os 34 milhões de rubro-negros que não moram no Rio e não vão ao Maraca toda hora. Ser Flamengo é assim, aprender a torcer de longe sem perder a pegada. É morar na Aldeia Global de Mcluhan e se deixar envolver pela noosfera de Teilhard de Chardin compartilhando conhecimento. Um por todos e todos por um, certo, D’Artganan? Havendo um clima nessa união, se destaca o olho grande, o 007 e o corujão. Para o língua nervosa e o dedo de seta a dança está certa sem caô-caô.
Peguem como exemplo o Renê. Sempre à disposição, entrando na boa ou na podre, nunca chorando ou se justificando pelas lambanças que assina. Ontem, heroico e impositivo, num gesto de grande desprendimento e doação à equipe, conseguiu a proeza de levar seu terceiro cartão amarelo sentado no banco. Abrindo assim espaço pro jovem Ramonstro figurar entre os relacionados do próximo jogo. Renê é um jogador de grupo, 100% comprometido, um marine. O espírito tem que ser esse.
Faltam oito jogos, o Flamengo está definitivamente na briga e o seu bafo quente tem obviamente desorientado os ocupantes provisórios das primeiras colocações, provocando os já esperados surtos de flatulência. Quando a chapa esquenta, e ela ainda não alcançou a sua temperatura máxima, só quem tem couro grosso aguenta. A campanha errática do Flamengo engrossou à pampa o couro da torcida. Se tiver engrossado o couro dos jogadores também Tóquio é mixaria, nós vamos até a Lua.
Mengão Sempre
O Domenec veio e estragou a defesa do Flamengo, ele mesmo falava que preferia ganhar de 5×4 do que 1×0. O catalao nos deixou em segundo lugar no Br, bem na Liberta e na copa do Brasil mas com o time atacando e construindo sempre la’ na frente e Pedro jogando bem ao lado do Gabi, ai’ ele se foi, ate’ eu concordei com a sai’da do catalao ( ah se remorso matasse) chegou esse cara-de-cu’ tricolor.
Fiquei todo animado achando que seria um trabalho desses tipo “novo” “moderno”. O cara-de-cu’ foi eliminado da porra toda e qdo tem tempo pra treinar o time volta pior a toda semana. Suas respostas, ele mesmo fala que nao treina o ba’sico! Nao sabe mudar a forma de jogar do time e nao entende as pecas que tem para colocar para mudar um panorama.
Duas mensagens do cara-decu’ que permitem a justa causa ja’:
1- Pedro e Gabi sao piores que o Muniz, os dois primeiros nao sabem marcar o corredor, ou seja, dois jogadores de selecao sao piores que a jovem promessa rubro-negra que ate’ agora nao marcou um gol, nao pegou na bola ate’ agora.
2-Precisando ganhar o jogo, ele mesmo viu que a bola nao chegava no Gabi pelo ER e a merda do Vitinho e ele resolve mexer aonde nao tinha problema, ele mesmo viu e mexeu sem saber o que fazer.
Depois dessas auto-conclusoes desse estudioso do Futebol, eu, se fosse dirigente comecava a desenhar contratos que protejam o Flamengo de futuros vigaristas. Se o cara mostra que nao conhece o time e porque ele esta’ la’, tem que vazar sem pagar a porra da multa, como se fosse por produtividade.
2021 comecou mau demais, 5 jogos, 3 derrotas e uma vito’ria. se bobear nem uma pre’ liberta agente pega ano que vem, mas adivinha quem vai treinar o time do Sao Paulo ainda esse ano? Sim o Ceni ira’ para o SP antes do meio desse ano, escreva ai’. Premio para quem fez o que fez com o o’timo elenco do Flamengo, pelo menos ele esta’ tentando facilitar a vida do SP desde ja’.
Puti’ssimas SRN
Zeus
Corrigindo: 3 derrotas e duas vito’rias em 2021.
Vitinho jogando mal, Everton Ribeiro tropeçando nas próprias pernas, Gerson apagadão em campo, Rogério Ceni fazendo merda e Bozo secando, impossível conquistar alguma coisa.
SRN!
Admito. Fui covarde e esperei o jogo seguinte.Não gostei do jogo contra umPalmeiras chegado ao indiferente, que pouquíssimo atacou.
Fizemos um gol antológico, com os dois zagueiros adversários se complicando todos, e outro espírita, com um passe mais do que improvável ppara trás do Pedro e conclusão perfeita de um jogador imberbe.
Ontem, era a hora da verdade.
E a verdade foi dolorosa.
Por mais que o inacreditável Cenil tenha contribuído, o time foi simplesmente péssimo. Chutou, em 90m minutos, DUAS bolas na direção certa, uma entrando.
Sem choro nem velas.
Não se pode pensar em título com um jogador do naipe do Vitinho. Um horror.
Aguardemos o que vem por aí.
Desanimadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Ceni provou ontem que nao tem a minima ideia. Impressionante.
Se pode discutir de um monte de coisas, sempre, mas ontem foi gritiande a incapacidade de colocar o time visando o titulo e as mexidas foram catastroficas.
Eh CLARO que tendo que fazer gols para ganhar teriamos que ter os 2 atacantes principais – Gabi e Pedro.
Eh CLARO que um Vitinho teria que ter saido mais tardar depois de 45.
Eh CLARO que deveriam ter saido os jogadores que estavam zero: Gérson, ER, Filipe – e talvez até Arrasca, tb.
Temos um time sem folego, e isso a poucas rodadas do final do Brao. Inaceitavel.
Temos tb um time sem treinar defesa, cometendo os mesmos erros sem fim. Inaceitavel.
Temos um time que nao sabe (desaprendeu!) a jogar rapido e vertical. Inaceitavel.
O que mais temos no elenco sao defensores centrais. Va saber porque colocar logo o Arao na zaga, deixando assim o meio campo sem a menor proteçao, ja que Gérson (22 anos !!!), ER e Arrasca nao sabem e nao tem fisico e saco para defender.
O idoso esta virando uma piada. TUDO passa pelo lado dele. Com as piores consequencias. Os tecnicos dos outros times dizem: Olham onde se situa o Filipe – e jogam por la. E da sempre certo.
Enfim – perder de novo para esse timeco e recomeçar de novo uma série de 45 anos da uma raiva bastante grande.
Um time que quer somente pressionar sem cuidar de sua defesa e sem ter os meios de alavancar uma defesa concentrada de 10′ jogadores do adversario é algo triste de ver. Nao treinam varios estilos de jogo e suas consequencias de posicionamto.
Nossos melhores momentos foram quando os outros pressionavam. So que ai faltou a verticalidade perdida com o Dome e nao mais encontrada pelo Ceni – e pelos jogadores.
Esse setor de preparadores fisicos fazem que tipo de trabalho? Pq o dele nao fazem.
O Gérson entra ja acabado. Esse garoto tem 22 anos e nao aguenta 30 minutos. ER e Arrasca se arrastam.
Quem mais corre é o Diego. Como isso é possivel? Ele treina sozinho? Se treinasse com os outros teria gas para 45 minutos, e olha la.
Ciao – Ceni. Chega. O que esse senhor sabe fazer, qq um sabe.
Fica dificil acreditar em vitorias sem fim contra os grandes que vem.
Chateadas e tristes SRN
Flamengo está perdendo para o Atlético e para variar, Ceni, o chato, está fazendo todas as merdas que um treinador(?) pode fazer em mexidas no time, também, para variar, o Vitinho continuou fazendo todas as merdas de seu inesgotável estoque… e só foi substituído no final. Conclusão nada retórica: com esse treineiro de merda o Flamengo nem precisa de adversários para perder esse título.
Falou tudo irmão!! O Cenil escala mal, substitui pior ainda…mas verdade seja dita, tem uns jogadores titulares que passaram da hora de ir para o banco.
Golaço Arthurzao!!!
Como sempre, magistral o artigo do Arthur.
Eu andei pesquisando para procurar entender por que esses altos e baixos do time do Flamengo.
E descobri algumas curiosidades:
No 1º turno, o Flamengo jogando no campo do adversário conquistou 20 pontos, com 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, e um aproveitamento de 66,6%, perdendo 8 pontos.
Com o mando de campo. jogando no Maracanã, obteve apenas 4 vitórias, com 3 empates e 2 derrotas, e o insignificante aproveitamento de 55.5%, perdendo para o Atlético-MG e São Paulo e empatando com o Grêmio e os ridículos Botafogo e Bragantino, perdendo preciosos 12 pontos em pleno Maracanã.
Já no 2º turno, o time jogou 4 partidas fora de casa, com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, e o aproveitamento de 58.3%.
Com o mando de campo, em 7 partidas, obteve 4 vitórias, 1 empate, para o inexpressivo Atlético-GO, e 2 derrotas, para os perna de pau do Fluminense e do Ceará, deixando de conquistar 7 pontos, com o aproveitamento de 61,9%.
Agora, pasmem! Jogando em casa, o Flamengo aparece em 8º lugar, com 28 pontos ganhos, e um aproveitamento total de 58.3%, e, jogando fora de casa, está em 1º lugar (podem acreditar) com 27 pontos e um aproveitamento total de 64.2%.
Por que o time do Flamengo perdeu tantos pontos dentro do Maracanã? Teria sido a ausência da torcida? Eu entendo que sim. Então, necessário alertar o time para esse detalhe agora na reta final do campeonato.
Saudações Rubro-Negras.
Parabéns pela análise!
A boa notícia pra esse desempenho é que os três próximos jogos são fora de casa.
Se tudo der certo, poderemos estar na liderança ao término da 33º rodada.
SRN!
Concordo com tudo o que foi escrito e acrescento que o gramado do Maracanã prejudicou inegavelmente o time em alguns jogos.
Caro Arthur,só sei que nada sei e assim permanecerei até o apito final do juiz na 38ª rodada.Agora,que continuarei torcendo,de longe,como sempre e infelizmente pra mim,ah disso eu nem precisaria saber,pois já está intrínseco em qq Rubro-negro de onde quer que ele esteja torcendo,sofrendo,morrendo ou vivendo pelo Flamengo.SRN sempre com muita P&A e ainda acreditando que tudo dará certo no fim,e se não deu certo é pq ainda não chegou o final.
Agora o Ceni ativou o modo xoxoteiro, colocando o único primeiro volante do elenco na zaga e nenhum marcador na meiuca, ele espera que saiam muitos gols, não importa o lado. O negócio é a sacanagem.
Arthur, entre outras qualidades você parece cultuar o flato, essa tão importante manifestação sonora (ou não )do ser humano. Ela trai os fracos e incompetentes, embora seja em algumas circunstâncias injustiçada, como é o caso da boa educação impedir sua espontaneidade; diante da mulher amada, nem pensar, o que gera certo preconceito. Eu após profundos estudos científicos cheguei à sábia conclusão que na cama quem não flatula não copula. Você resumiu bem o atual Flamengo: parece que nosso querido Mengão gosta de praticar a velha máxima atribuída ao todo poderoso: adora escrever certo por linhas tortas.
gastou o verbo,Arthur.
SRN !
Agora acho que esse time dá pra se motivar em 8 jogos pra ser campeão. Rolar o canto do cisne.
De qq forma, parece claro que o elenco precisa de reformulação. Mesmo que seja campeão.
Assim, e apesar de todas as justas críticas ao RC, ele pelo menos tem olhado pra base ao dar oportunidade pra uns garotos bons de bola, como o João Gomes, Neneca e Pepê. Já chega a hora do Natan e do Ramon e outros mostrarem seus talentos.
SRN!
Continuo achando que, com um pouco mais de tempo, o Ceni pode se transformar em um dos mais vitoriosos técnicos do Mengão se a diretoria atual não atrapalhar.
No entanto, tem cometido um erro grotesco, injustificável, que é manter o Pedro no banco. Gabigol não é melhor do que ele em nenhum quesito.
SRN.
Depois do jogo de ontem, retiro o que eu disse sobre o treinador (o que foi aquilo?), mas sustento que o Pedro é muito melhor do que o Gabigol.
SRN.
A tal da casca grossa de que fala o Arthur parece ser um complemento perfeito para outra metáfora, a de que o Brasileirão se transformou em uma batata quente que queima a mão de todos que se dispõem a segurá-la. Todos os times que acharam que tinham a mão devidamente calejada acabaram descobrindo que a temperatura do tubérculo em questão excede em muito a espessura de suas delicadas epidermes tratadas à base de cremes caros e óleos raros, embora o prosaico óleo de peroba talvez fosse o mais indicado nesses casos de dar brilho às caras que emulam a madeira. Diante do que foi visto (e considerando que alguns rivais diretos têm outras preocupações além do Brasileirão a dividir suas atenções), não creio ser exagerado dizer que o Flamengo tem as mãos devidamente calejadas pelo trabalho pesado (embora mais no passado que no presente…) e com a aspereza necessária para a tarefa de, uma vez de posse da escaldante batata, ser capaz de mantê-la devidamente equilibrada até conseguir levá-la à mesa e saciar, pelo menos parcialmente, a magnética esfaimada, que vinha só assistindo ao interminável girar das carnes e agora, ao sentir o cheiro da iguaria chegando ao ponto certo para a degustação, parece que começa a querer participar do churrasco. E da forma mais descarada possível, levando Itaipava quente e bebendo a Heineken que já estava gelada.
SRN
Demais o trecho do Renê!!! Tô rindo até agora!!! SRN
Pode crer hahahahahahahaha
Eu tb,e olha que nem desgosto do Renê.
Isso é um artigo de respeito. SRN!
Cara, tipo isso.
Saudações Rubro negras! Enquanto Ceni for trenero, não palpito mais! Sigo torcendo mas invoco o princípio da incerteza de Heisenberg, Flamengo e elétrons não são determinísticos! Gol do Angelin, do Rondineli, do Lê, do Pet!