Vocês podem imaginar o ânimo da pessoa para escrever o que quer que seja, depois de mais uma atuação à altura do bravo Olaria ou do esquecido Campo Grande.
Para me aborrecer menos bastaria repetir o post da semana passada, com destaque para o curto parágrafo em que escrevi que “quando a quarta-feira nos dá uma leve animada, lá vem o domingo para nos devolver à realidade”. Mas prefiro voltar quatro meses no tempo e recuperar um trecho do post aqui publicado em 2 de março, sob o título “Magnanimidade”, que diz o seguinte: “Nosso time tem que estar sempre batendo no limite das possibilidades. Ser muitíssimo bem treinado e escalado, condicionamento físico nos trinques, seriedade, concentração, pegada e aproveitamento das oportunidades.”
Alguém tem percebido sequer a sombra de uma dessas qualidades na mulambada que tem entrado em campo vestida de vermelho e preto? Eu, não.
O Corinthians talvez seja o time mais organizado do futebol brasileiro. Por favor: como estou me referindo ao time, e não ao clube, que ninguém venha, neste pós-três a zero, me falar de dívidas, salários atrasados, incógnita em relação ao futuro. Prefiro pensar no que acontece com a bola rolando. Goleiro seguro, defesa atenta, passes corretos, dribles surpreendentes, jogadas bem construídas, chutes de efeito, gols bacanas. Foi isso o que me fez gostar tanto assim do diabo desse jogo, e não composições de chapas, nomes de presidentes ou excelência administrativa.
Retomando. Com seu padrão de jogo rigidamente definido, o Corinthians se habituou a levar poucos gols e, não por acaso, tem a defesa menos vazada do atual campeonato. No estágio em que estamos, só conseguiríamos alguma coisa contra o Corinthians se não errássemos nada. Quanta ingenuidade a minha.
Na caixa de comentários aqui do blog, constantemente surgem reclamações contra os erros individuais que vêm prejudicando nosso time. Não há como discordar, mas cabe aí a devida contextualização, em que pese sua obviedade. Monta-se um grande time de futebol quando se consegue reunir e organizar um razoável número de talentos individuais. Qualidade sem organização forma um bando estéril; organização sem qualidade é capaz de formar um time esforçado e difícil de ser batido, mas, ainda assim, será algo distante de um grande time. Para o Flamengo 2015, o pior dos mundos: nem uma coisa, nem outra.
Claro está que, num elenco limitado feito o nosso, não poder escalar Guerrero e Emerson – dois caras com um estilo de jogo que intimida e preocupa o adversário – é um complicador brutal. Ou alguém acredita que algum time brasileiro receie enfrentar o Gabriel?
(Parêntese rápido: todos concordamos quanto à importância de Adriano na conquista do Brasileirão de 2009. No entanto, tivemos que entrar algumas vezes sem o Imperador e nem por isso deixamos de obter os necessários pontos para chegar ao título. Sem recorrer ao luxuoso auxílio do google, lembro que Adriano não estava em campo em nossas vitórias sobre o São Paulo, 2 x 1 no Maraca, e Corinthians, 2×0 em Campinas. Dependência existe, mas há limite.)
Guerrero e Emerson têm qualidade, vontade e experiência para deixar o Flamengo com uma das melhores duplas de ataque do futebol brasileiro. Mas isto será de pouca serventia se dali para trás não estivermos minimamente organizados. Todo mundo viu que Everton errou feio e por indesculpável excesso de confiança no primeiro gol, mas pra que temos dois volantes se nenhum deles se posiciona de modo a interceptar um contra-ataque adversário?
Nossos jogadores cometem falhas individuais primárias porque estão longe da qualidade que julgam ter, mas o erro no terceiro gol do Corinthians escapa a qualquer entendimento do que possa ser um time de futebol: houve uma bola dividida entre o zagueiro rubro-negro Wallace e o volante rubro-negro Jonas – a repetição da palavra “rubro-negro” é proposital, para escancarar o absurdo. A memória tem me dado uns dribles de vez em quando, mas não me lembro de ter visto nada parecido. Triste.
Tenho um amigo palmeirense que, no início do ano e diante de alguns insucessos causados por um elenco totalmente reformulado, costumava dizer que só voltaria a falar de futebol em dezembro. O Palmeiras está se acertando, as coisas começam a acontecer e tudo indica que, no final de 2015, meu amigo palmeirense não se envergonhará de falar de futebol.
Estou pensando em utilizar a mesma tática, mas gostaria que me dessem uma data. 2018? 2020? 2025? Como diria Danny Glover, na pele do detetive Roger Murtaugh de Máquina Mortífera, estou muito velho para essa merda.
André, desencana desse papo de arbitragem. No gol do Guerreiro, o Canteiros tava impedido.
Quando a arbitragem é ruim, todos pagam. Em 2011, ficamos todas as rodadas sem um pênalti e ainda assim fomos pra Libertadores.
Nosso time tá mal. Sem confiança. Se a Nação continuar apoiando e conseguirmos 3 vitorias seguidas, independente do adversário ser forte ou não, esse time vai ao G4. Mesmo tendo 13 pontos atrás.
Ate outro dia, ponte e Sport tavam lá.
E a nossa vez ainda não chegou.
O importante do campeonato não é o resultado HOJE, mas sim depois da rodada 38. Deixa os cavalos paraguaios seguirem e vamos focar só no nosso time.
SRN!
Você leu a BRILHANTE exposição das REGRAS DO IMPEDIMENTO feitas pelo ilustre ÁUREO ROCHA, meu amigo?
Quando o JORGE cruzou na bola, o ZAGUEIRO do INTER meteu o pé, ou seja, teve participação ATIVA NA JOGADA (a bola NÃO bateu nele e sim o pé dele foi de ENCONTRO A BOLA para desviá-la) e, SEGUNDO O ÁUREO ROCHA em quem acredito PIAMENTE, pelas regras da FIFA SOBRE O IMPEDIMENTO isso ANULA A POSIÇÃO DE IMPEDIMENTO do CANTEROS….
Veja o “REPLAY” da jogada e note que o jogador do Inter coloca o pé na frente da TRAJETÓRIA DA BOLA alterando-a e tendo por isso PARTICIPAÇÃO ATIVA NA JOGADA….
O CANTEROS estaria IMPEDIDO se o JORGE cruzasse, a bola batesse ou resvalasse num jogador do Inter e sobrasse para o CANTEROS, mas como houve PARTICIPAÇÃO ATIVA do defensor tentando CORTAR O CRUZAMENTO e a bola bate nele e ALTERA sua trajetória, NÃO existe o IMPEDIMENTO DO CANTEROS.
Regras são REGRAS e são para serem CUMPRIDAS embora MUITO TORCEDOR (eu, inclusive) NÃO saiba o que é até DESCULPÁVÉL, mas o que NÃO se DESCULPA é o NÃO conhecimento das regras pelos ÁRBITROS, BANDEIRINHAS e pelos COMENTARISTAS e NARRADORES como os do PREMIER que, no caso em questão, DESCONHECIAM o fato de que HAVENDO PARTICIPAÇÃO ATIVA do adversário na JOGADA o IMPEDIMENTO PASSA A NÃO EXISTIR.
Além disso, meu caro amigo PAULO VINÍCIUS SIVIEIRO, mesmo que o bandeira tenha errado (o que repito NÃO aconteceu), os ERROS contra nós foram VÁRIOS e esse não atenuaria em NADA os constantes erros de arbitragem contra NÓS!
Isso SEM CONTAR com os lances que nossos jogadores RECLAMAM e que a TV GLOBO é INCAPAZ de fazer a RECUPERAÇÃO DE IMAGEM para que possamos tirar a DÚVIDA, permitindo que os ÁRBITROS tenham TODA A TRANQUILIDADE DO MUNDO para cometer ERRO contra nós.
No mais concordo plenamente com seu comentário.
Abç.
SRN
P.S. Quanto ao fato de lembrar que no ano de 2011, NÃO termos tido nenhum pênalti a favor, o primeiro a levantar essa questão no blog (já no antigo) fui eu….rsrsrsrsrsrs…O que NÃO impede de modo nenhum que você também relembre isso. Quanto mais melhor….rsrsrsrsrs
Paulo Vinicius,
O gol foi legal. Ao contrário do que a crônica esportiva afirma, Canteros não estava em posição de impedimento. Tanto o auxiliar, quando o árbitro interpretaram corretamente as novas orientações da FIFA sobre a questão.
Não acredite muito nestes caras, pois torcem contra o Flamengo.
No post anterior do Murtinho, eu trouxe a interpretação da Fifa. Se tiver dúvida mesmo assim, procure no blog do Gaciba, onde encontram-se exemplos semelhantes ao do gol.
SRN!
Paulo Vinícius:
Respeito a corrente contrária, liderada pelo André, que atribui muitos dos nossos problemas à arbitragem – embora os erros contra nós efetivamente tenham acontecido e da extraordinária explicação do Aureo sobre o suposto impedimento de Canteros no gol de Guerrero –, mas concordo com você.
E também acho que muita água ainda vai rolar nesse campeonato, só que precisamos parar de procurar desculpas e tentar organizar nosso time. Se conseguirmos isso, e independentemente de termos ou não craques e Camisa 10, vamos melhorar bastante.
Grande abraço.
Grande MURTINHO que, na verdade, deveria se chamar MURTÃO….rsrsrsrsrsrs
Peço-lhe ENCARECIDAMENTE que NÃO LEVE A MINHA (rsrsrsrs)….INDIGNAÇÃO contra as ARBITRAGENS como uma forma de tentar JUSTIFICAR o nosso PÉSSIMO RENDIMENTO, mas uma coisa posso te GARANTIR:
Não tivessem ERRADO TANTO CONTRA NÓS, nosso time continuaria jogando a mesma PORCARIA QUE ESTÁ JOGANDO, mas talvez estivéssemos num lugar mais CONFORTÁVEL NA TABELA, pois foram erros que de alguma forma tiveram INFLUÊNCIA em alguns resultados ADVERSOS…
Isso sem contar, com os TANTOS que devem ter cometido ( os árbitros) com – mais uma vez usando e abusando – o AUXÍLIO LUXUOSO do NÃO “RIPLEY” da Rede Globo.
SRN
Murtinho,
Concordo com você em um ponto. Tá difícil demais esse período cíclico do Mengão. Agora, para mim a principal causa é a escalação e esquema tático do time, concordando aqui em gênero, número e “degrau” com o Áureo. Ok que não temos quele elendo, mas temos um. Agora jogar só com corredores e bloqueadores não dá. Essses bloqueadores saem correndo para o ataque para tentar fazer a função de alguém que não está ali.
Vamos lá, o time de referência do Mengão, aquele do Zico, Adílio e Adão, com derivações no caso do Adão, era essa correria ou a bola passava com mais calma no meio de campo? Veja, não quero comparar qualidade, mas se temos um ou dois que possas pelo menos acalmar essa bola no meio de campo, pq entro em campo somente com corredores???? Continuo achando que, ou nosso treineiro evolui, ou seguiremos assim. Não é possível.
SRNs
PS – o Nobre Edvan está em relação ao Gabriel cambitinhos igual ao Moraes com o Adryan camisa molhada.. He, he.. Edvan, leva ele pra Alagoinhas e engorda o bichano com “todynho”.. K, k, k..
Com uma sutil diferença, caríssimo.
Enquanto o Gabriel, neste período negro de 31 meses que assola o Flamengo, já jogou 428 vezes, o Adryan, por ser muito superior ao queridinho dos nefastos patrões, a Dupla do Mal, praticamente não jogou, ou melhor, não deixaram jogar, pois o Carlos Eduardo TINHA que ser o titular da posição.
Ainda BEM que NÃO deixaram, pois o cara NADA joga como está ficando MAIS DO QUE PROVADO nesse “tour” dele pela ZOROPA.
SRN
Depois dessa defesa do Gabriel, com certeza, estou sendo chamado por aí de Filho da Puta, amigo Carlos. kkkkk Pensando bem, tenho razão não?
Edvan-Alagoinhas-Ba.,
PS – Ao hipérbole Moraes. O Gabriel faz pouco tempo jogou a centésima partida pelo FLAMENGO, nesse ínterim, apontaram na mesma época e até aqui, o Adryan, juntando passagens pelo futebol italiano e inglês, jogou como titular 10 jogos. Isso, contando com as vezes que entrou em campo no decorrer das partidas. Tava no banco ou aspirando o gás hélio pra se mostrar, na NET, falando fino.
E aí? Quem aguenta esse garoto?
O Jayme de Almeida, que é de conhecida longura de ânimo, sempre muito tranquilo, menos um dia, quando num jogo em que dávamos um banho no Atlético-PR, o Adryan, resolveu alimentar um contra-ataque paranaense, resultado: Saco lá na nossa rede. Foi a conta do transbordo de uma gota d’água reprimida, inesperada, algo como que uma barragem estourasse, mal comparando. . Após o jogo destemperado, como jamais visto, o bondoso treinador só faltou surrá-lo em pleno vestiário. Esculachou sem piedade ao dizer que estava muito longe de ser craque. desprezou-o. Até hoje escuto o choro do Adryan saindo de campo. Lembro que na época discordei da atitude do Jayme. Soube que está na França sem nenhum sucesso, como sempre, até agora a grana ainda não rolou sugada pelos grandes craques do futebol europeu, e que nas horas vagas dos treinamentos, completa o orçamento sendo mãe de leite. Porém, quero esclarecer: Ouvi falar. E nada mais sei!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Esse Moraes…!
SHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSAHSUHA
Acho que foi essa “BARRAGEM QUE ESTOUROU” quem molhou a CAMISETA DO ADRYAN, meu caro EDVAN e aí o ARTHUR lançou aquela da CAMISETA MOLHADA.
Mas acho que você tem que levar em conta que TARA é TARA, POMBAS !!!
O cara NÃO pode quiçá LEMBRAR dos MAMILOS PROEMINENTES DO ADRYAN sem soltar um SUSPIRO e você a ESCULHAMBAR com o projeto de jogador e o chama de MÃE-DE-LEITE???? Isso é coisa pra MAIS TARDE quando passar, em vez de PEITINHOS, a ter PEITÕES !
SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUA
Concordo com você que o GABRIEL precisa sim de uma força, pois ele tem TUDO para DESLANCHAR e parece que está TRAVADO…
Precisa de algum treinador que o MANDE PARTIR PRA CIMA (o Luxa mandava o NEGUEBA fazer isso), tentar o drible a invasão da área e o CHUTE COLOCADO…Ele TEM FUTEBOL PRA ISSO…Sua ÚNICA deficiência é o CHUTE FORTE…
Mas pra que ele possa jogar assim, é preciso que o TREINADOR, primeiramente, FECHE DE NOVO A CASINHA e PARE de achar que, para vencer as RETRANCAS (tem gente que NÃO gosta da palavra) tem que aparecer com os JOGADORES DE DEFESA como elemento SURPRESA na ÁREA ADVERSÁRIA, pois só isso EXPLICA as SUBIDAS do WALLACE CHIFRADA DE VACA constantemente como atacante.
Tem que haver uma SINCRONIA nessa SAÍDA DA DEFESA EM BLOCO, pois é NISSO que os ADVERSÁRIOS apostam e a TODO JOGO, se aproveitam para nos FUZILAREM!
SRN
Complementando….
O problema do CHUTE FORTE não está no fato do GABRIEL parecer uma ave PERNALTA, pois vários jogadores com o BIOTIPO MAGRO foram grande chutadores…ouvi falar do JAIR DA ROSA PINTO, por exemplo….
Bater com força na bola é uma QUESTÃO INATA, já nasce com o jogador….Haja vista os PETARDOS que saiam do PÉ ESQUERDO do RENATO CANELADA….
Verdadeiros TIROS DE CANHÃO só que só NÃO tinham DIREÇÃO (hehehehehe) e apenas uma vez ou outra acertavam o ALVO ….Jogava MERDA NENHUMA, mas chutava forte, aliás, como o OSWALDO PONTE AÉREA….
SRN
Edvan. no jogo mencionado, o técnico não era o incompetente The Glasses, mas ainda o Mano.
O Jayme, que assumiu em seguida, numa tremenda puxada de saco no que não walllim nada, logo escurraçou o garoto.
Sempre foi um tremendo mau carater.
No mais, apesar de não ter jogado porra alguma, tanto no Cagliari, como no Leeds, é bem verdade, o Adryan (que é, sempre foi e sempre será INFINITAMENTE SUPERIOR a Alan Patrick, a Almir, a Arthur Maia, a Gabriel e a muitos outros mais) ainda encontrou mercado na Europa de ponta (França), coisa que, certamente, muitos não conseguiriam, a não ser que fossem jogar na Ucrânia, na China, em Caixa-Prego ou alhures.
Amigo, Carlos. Comparar o Gabriel com o Adryan?. Impossível. Um, tem peitinhos, o outro, canelinhas.
O Gabriel é um garoto bom de bola, que não teve base, treinamentos específicos, e não desenvolveu a capacidade do chute certeiro. Um cara que não se esconde no jogo, não se mete em encrencas, está sendo fritado pelo acovardado Cristovão. Já vi o Gabriel fazer, gol olímpico, em clássicos, botafogo, vasco, no final do ano passado foi decisivo em várias partidas da Copa Brasil, jogo contra o Internacional fez 2 gols, jogou um bolão, um golaço de ‘chapa’ quando goleamos o Cruzeiro, e até um carro ganhou num FLA-FLU como o melhor em campo, e agora dá seus chutes numa bola de boliche? Muito humilde, sem vícios sente a pressão de um treinador que sistematicamente o tira das partidas, jogando bem ou não, ganhando ou perdendo, e se observa com medo de jogar solto, leve, criativo, e confinado na borda do campo, sem espaço, no aguardo das enfiadas de bola para disparar, prejudica-se por um meio-de-campo incapaz para lançamentos nas costas das zagas, e sempre apertado por ali, os já famosos passes para trás, improdutivos, lhes são alternativos. Quem não viu espetacular jogada contra o Atlético-MG no Maracanã, quando sofreu o pênalti no momento de concluir? Porra, pegou a bola no campo do FLAMENGO e abriu fila até lá dentro da área adversária. Quem fez aquilo tem talento, bola no chão e bom no drible. Conheço-o desde aqui na Bahia, sei o que digo.
Para concluir, vejo-o sair em quase todos os jogos do FLAMENGO, e o que acontece? NADAAAAAAAAAAAAAA…! Quero ver esse time do meio para frente:
Jonas, Canteros, Alan Patrick e o Gabriel,
Emerson Sheik e Guerreiro.
E aí vamos ver, meu amigão Carlos…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS- E é isso mesmo! Só vejo dois titulares no FLAMENGO: gabriel e Guerreiro. E não sou Filho da Puta, porra, minha mãe é uma santa, véi…!Que é isso?
Edvan, meu Nobre. Vc é uma peça rara, mas não xingo não. Tenho vc em alta estima e até tenho que respeitar sua capacidade de resistir às tentações do Lúcifer, conheci só um outro cabra, e só de ouvir falar, que foi tentado assim tão de perto e por tantos dias e que resistiu. Hoje está nos livros de história e religiosos. Quanto ao Gabriel, sou até capaz de fechar os olhos para a fixação nos cambitos, mas só poderia dar certo se nosso treineiro parar de escalar mal o time, abrindo o meio campo e colocando uma série de jogadores na correria e outros fora de posição.
Quanto ao Nobre Moraes, entendo que não esteja convencido, afinal o pobre jogou mesmo menos. Mas não sou muito chegado em camisetinha molhada, somente quando estamos falando do outro sexo, por isso sigo com minha opinião sobre ele. (He, he.. Desculpe, mas não dá pra deixar passar essa piada impunemente. Espero que entenda a brincadeira.)
SRNs
Sem dúvida Carlos-SP, a nossa admiração é mútua, recíproca, me expressei sem muita clareza, porém, reparei em comentário logo após. O que vejo é a crítica tão voraz sobre o Gabriel, que defendê-lo, ou explicá-lo, pode levar um discordante ao descontrole da ira. Penitencio-me ao afirmar o alto nível dos comentários, aqui, onde prevalece o respeito, e uma ou outra alfinetada sem consequências, não tira a suavidade da nossa harmonia. A turma aqui é 10. Com louvor!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – O bom exemplo aqui é do André e o Moraes…,, São contendores, antagônicos, divergentes, contraditórios, conflitantes, opostos, divergentes, aversos, colisivos, antitéticos, desencontrados e paradoxais um do outro…e aí a discordância não vai mais. Pára. Já foram tragados, os dois, núcleo adentro para o centro da paixão do fogo FLAMENGO.
Quer dizer. Isso, se um não disser algo para provocar uma nova discussão:
UM – Muito quente aqui, hein?
OUTRO – Sou FLAMENGO, sinto-me confortável., sua pressão arterial é que deve estar 28 por 20.
UM – Pode ser. Soube que o Adryan queria voltar, me senti mal.
OUTRO – Sou calmo, mas detesto provocações, não é ameaça, mas não levo desaforo pra casa. O Adryan é alvinho, loirinho, boa criação, ótimo menino, um anjo.
UM – Anjo? Desculpe aí por qualquer coisa, mas sou mais o Gabriel. É autêntico.
OUTRO – Agora chega, encerro o assunto e;
‘Vásefudercidas’ Saudações,
UM – Vá mamar. Se pedir o Adryan deixa …. kkkkk
EU – Vou fechar o comentário rápido, não dá mais, parece que um disse: “Seu mãe é careca” , o outro acabou de responder: ” …e o seu pai é cabeludo…”
Chegaaaaaaa…!
——————————————————————-
O NÁUTICO JÁ SE INDUZ. MENGÃO, AFOGUE ELE, AQUELA ILHA DOS AFLITOS VEM A CALHAR.
O JOGO É NOSSO!!!
Concordo que o GABRIEL é MUITO MAIS JOGADOR do que o ADRYAN PEITINHO DE MOÇA…
Só discordo do EDVAN quando ele diz que o GABRIEL é OBRIGADO a jogar pelas PONTAS….
Eu vejo a GABRIEL sempre jogar SOLTO tanto pelas pontas como pelo meio….Não acredito que ele tenha uma LIMITAÇÃO em seu campo de atuação….
Acho que ele precisa é ter MAIS CONFIANÇA EM SI MESMO para tentar PENETRAÇÕES no CAR, ops, na área para BATER COLOCADO, pois ele NUNCA vai aprender a CHUTAR FORTE, mas pode treinar a DESVIAR A BOLA DO GOLEIRO…
SRN
Grande Carlos:
Não quero antecipar aqui, na resposta ao seu comentário, o que venho imaginando como tema do próximo post: o fato de estarmos, taticamente, andando na contramão do futebol atual.
Por isso, tenha um pouquinho de paciência. Se – toc, toc, toc – nosso técnico mudar os conceitos, nosso time for melhor montado e a coisa engrenar, fazendo caducar minha ideia de post, mando a resposta diretamente a você por e-mail.
Por enquanto, só digo que concordo. Ok?
Abração.
Boa, Murtinho!
Nao sei como alguem possa te entender mal e achar que voce esta torcendo pelo Curintia e seu futebol. Se EU escrevo mal e nao sou entendido, é uma coisa. Mas isso dai, que voce escreveu esta bem claro.
Como todos (deveriamos) sabemos, o nosso time nao tem a MINIMA organizaçao. E é exatamente por isso que nao temos a minima chance. O Curintia e principalmente o Patético, tem de sobras. Por isso esses bailes no Maraca.
Tem gente aqui confundindo organizaçao com “retranca”, com “covardia”. Por mais que tento entender, nao dah. Esse pessoal ficou no passado do futebol, mais concretamente nos anos 60, talvez 70. Ou seja, tem a visao retrasada de 45 ANOS !
Eh dose.
E como voce disse, COM organizaçao esse timeco daria até caldo. No sentido de nao ter que lutar pra sair da zona. Nada mais. Mas jah seria muito mais do que estamos acostumados à viver desde anos.
E, com organizaçao, daria para aos poucos trazer jogadores para essa ou aquela posiçao, que se encaixariam. Agora, todo e qualquer jogador afunda num lamaçal sem fundo, perdendo a cabeça e o pouco que sabe. Antes de ser vaiado e ter que sair cabisbaixo do clube, xingado de inutil.
Ou seja, com organizaçao estariamos CONSTRUINDO (minha palavra predileta para o CRF de hoje) alguma coisa.
Resta saber porque NENHUM dos tecnicos que vieram soube fazer isso, enquanto ele mesmo VE que em TODOS outros clubes é o que mais se trabalha sobre – e com resultados.
Porque?
O pouco que sabemos é que organizaçao NAO surje do nada.
E nao vai surjir no CRF do nada.
Eh muito trabalho nisso e nao acontecerah da noite pro dia.
Entao todo mundo que meramente esta torcendo para que o G-Erro e o Sheik resolvam TUDO soh podem estar brincando. Brincadeira de mal gosto, camuflando o desespero e empurrando a responsabilidade de um CLUBE inteiro nas costas de 2 jogadores.
Isso nao é errado – é ridiculo.
Outra coisa: Acho extremamente mais importante o CRF trabalhar sobre esse problema do que ficar correndo atras de nomes de contundidos caros aqui e acola.
Eu diria: Enquanto nao estivermos com 12 pontos de diferencia entre nos e o primeiro da zona, é treino duplo.
E sem Stella.
E se for até o final do ano, que seja.
TREINAR, TREINAR, TREINAR !
Agora saio de vez – Montreux, to chegando!
SRN
Acho que o que o nosso “FILÓSOFO SUÍÇO DE NOVA IGUAÇU’ quer dizer, é que os times que jogam “ORGANIZADINHOS” lá atrás FORÇANDO A MARCAÇÃO para que o adversário ERRE uma saída de bola para eles rapidamente saírem livres para o gol, NÃO pode ser mais denominado de JOGAR NA RETRANCA…
Jogar ORGANIZADINHO LÁ ATRÁS é apenas um EUFEMISMO criado para os que DEFENDEM A RETRANCA, sim.
Só que eu acho que o FLAMENGO tem SIM que jogar dessa MESMA FORMA, pois o LUXA apostou na CONTRATAÇÃO de jogadores VELOZES justamente para poder jogar dessa forma que “TODO MUNDO ELOGIA”, qual seja, fechadinho e apostando na VELOCIDADE dos CONTRA ATAQUES.
Só que isso é BONITO EM TODO TIME, menos no FLAMENGO, pois logo aparecem os que dizem que o FLAMENGO NÃO PODE JOGAR ASSIM, que é um ABSURDO 3 volantes, que o FLAMENGO NÃO SABE JOGAR ATRÁS….
E o que acontece? O Flamengo PARTE TODO e leva gols em FALHAS INDIVIDUAIS, FORÇADAS OU NÃO, em TODO O JOGO e os times que jogam “ORGANIZADOS LÁ ATRÁS” vão acumulando PONTOS enquanto nós vamos ENTREGANDO JOGOS.
Henrique:
Nosso desespero e nossa falta de organização dentro de campo são espantosos e, evidentemente, estão na raiz da péssima colocação na tabela e dos riscos que corremos no campeonato. Precisamos baixar a bola, admitir nossas deficiências e, conforme você disse muito bem, treinar, treinar e treinar.
Bom show pra você. E se tiver oportunidade, por favor, peça a Gil e Caetano que cantem uma música em homenagem ao momento do nosso time: “Desde que o samba é samba”, sobretudo por causa do trecho da letra que diz “tudo demorando em ser tão ruim”.
Grande abraço.
Não tendo visto o jogo, como já avisara anteriormente, fica muito difícil escrever qualquer comentário a respeito do mesmo, é óbvio.
Não, no entanto, no tocante ao artigo do Murtinho, dono de uma IMPARCIALIDADE admirável.
Lí muitos ouros comentários. Digamos, hipoteticamente, que em um total de CEM.
Placar, até o momento, NOVENTA E SETE (97) a TRÊS (3).
A Nivinha, parcimoniosamente, o Lúcifer, principalmente no vídeo da Musa, e o André foram os votos vencidos.
O Flamengo começou jogando melhor, afirmou a primeira, o time do Crorinthians é uma merda, o segundo, enquanto o nosso último amigo foi mais longe – o placar moral do jogo foi Flamengo 2 x 0, pois os três gols deles resultaram de falhas individuais, enquanto os bandeirinhas, ah ! eles, sempre eles, detestam os jogadores rubro-negros, à exeção, naturalmente, do Canteros.
De outra parte, críticos implacáveis, a destacar o Fred K. Chagas, que, ausente o M.T.Cícero, lançou o seu Delenda Carecorum, estribado em um parágrafo (efetivamente monumental) do artigo do grande Murtinho.
Para mim, não precisaria de todo o parágrafo. Bastaria uma só frase, colocada no meio dele.
^PREFIRO PENSAR NO QUE ACONTECE COM A BOLA ROLANDO^,
É exatamente o que penso, como, de resto, há muito e muito tempo venho afirmando aqui.
O caríssimo André, em outro momento, fez uma observação que se impõe seja comentada.
Afirmou, carregado de razão, que o nosso Flamengo, através dos anos, sempre teve pernas-de-pau eméritos em seus diferentes elencos. Embora cometesse um pecado venial (12 Ave Marias e 33 Pai Nossos tornam-se necessários), ao colocar nesta listinha um CRAQUE, o nosso TITA, campeão mundial, jogador da Seleçãoo Brasileira, inclusive am eliminatórias para uma Copa do Mundo, destaque em todos os times que atuou após ter sido injustamente defenestrado do nosso time, acertou na maioria dos exemplos dados.
Houve um pequeno detalhe que ficou sem ser observado.
O número excessivo de vagabundos em um mesmo ano, ou, como no momento atual, nos últimos dois anos e meio.
Procurei nos meus Arquivos Implacáveis e cheguei à lista completa (com exceções, também)
Foram DOZE em 2013, outra DÚZIA em 2014 e, neste ano, até o momento, ONZE.
Total – VINTE E CINCO preciosidades.
Senão, vejamos, ano a ano.
2013 –
1) Carlos Eduardo – para começar, o caso mais escandaloso, Jogador protegido a vida toda pelo Pelaipe, desde os tempos de Grêmio, quando realmente se destacou, encontrava-se encostado no Rubin Kazan (Rússia), para onde retornou, quando foi contratado a PESO DE OURO para ser o artífice do novo Flamengo. Deu no que deu, TODOS SABEMOS.
2) Elias – uma exceção, não se pode negar, PORÉM seguida de uma tremenda trampolinada, inclusive ao se enganar a torcida na cobrança de preços astrônomicos para certos jogos. Vou confessar, que não acreditava. Elias estava na reserva da reserva do Sporting Lisboa, time que, há muitos anos, passou a ser apenas e tão somente uma terceira força no modesto futebol de Portugal, meu avôzinho. Tornou-se, destacadamente, no craque do ano, mas, para tristeza generalizada, acabou sendo devolvido à origem, de onde voltou, para … os gambás
3) Wallace – sem comentários~.
4) Gabriel – sem comentários, o seu ^fantástico e viril^ futebol fala por si mesmo.
5) João Paulo – o suposto melhor lateral esquerdo de 2012 (de onde – Int. – ninguém sabe, ninguém viu), mas, inquestionavelmente , o pior de 2013. Já defenestrado, tardiamente.
6) – 7) – 8) – 9) – o quarteto interiorano do Pelaipe. Diego Silva, Val (^craque^, em se considerando o alto salário), Bruninho – todos já mandados embora, e o bunda mole do Paulinho, que continua dando raiva toda vez que entra em campo.
10) Chicão, mais um ex-corintiano, este trazendo as suas muletas. Já se foi
11) Marcelo Moreno um contrasenso. Craque boliviano, Também já partiu, sem deixar saudades.
12) André Santos – ^gran finale^. Pessímo e indisciplinado jogador, ainda por cima personagem central da ópera bufa montada pelo Wallim.
2014 – por ordem alfabética (ou quase)
1) alecsandro, também conhecido como Aleccone. Dispensa comentários. Já transferido para a reserva da reserva do Palmeiras, mas, em compensação, trazendo como retorno, para 2015, dois reservas dos reservas do time esmeraldino.
2) Anderson Pico – veio diretamente do quadro de baianas da Mangueira, para balançar suas banhas em pleno MaracANÃO e adjacências.
3) Arthur – lembram-se dele (INt.). O implacável artilheiro do Londrina.
4) Eduardo da Silva – este era bom, mas com enormes problemas físicos. Mesmo assim, uma perda a se lamentar.
5) Elano – piada de mau gosto, mesmo com bengala e tudo. Não deixou saudades.
6) Erazo – piada de péssimo gosto, Contratação inacreditável e cara. Já se foi, também sem deixar saudades.
7) Everton – não é mau, embora muito longe de ser um jogador imprescindível.
8) Léo – o do chinelinho, que passou a usar nos Pampas.
9) Marcelo – o destrambelhado, que veio do poderoso Volta Redonda.
10) Márcio Araúno – o famoso caramujo burocrata.
11) Canteros – boa contratação, embora não esteja repetindo o bom futebol do Velez Sarzfield.
12) Elton – Incrível, fantástico, extraordinário. Partiu, sem que devesse ter chegado.
2015 –
1) Alan Patrick – um dos reservas dos reservas trocado pelo Aleccone,
2) Almir – brincadeira de péssimo gosto.
3) Arthur Maia – era o craque do poderoso América RN. No Flamengo, apenas um peso a mais, como não seria difícil deduzir.
4) Ayrton – o outro reserva do dos reservas.
5) Bressan – tem tudo para ser campeão Panamericano, mas não deixará de ser uma merda.
6) Emerson – uma esperança,
7) Jonas – não chega a ser fraco, mas, originário do Sampaio Corrêa, assusta a qualquer um.
8) Marcelo Cirino – uma contratação correta, em princípio, posto que caríssima. Vem decepcionando, de forma injustificável.
9) Pará – outra brincadeira de mau gosto. Sem comentários.
10) Armero – para mim, bananeira colombiana que já deu cacho.
11) Guerrero – em tese, uma ÓTIMA contrataçao, posto tenha sido a mais cara do ano em todo o Brasil.
Esta é a listinha.
Cada um tire a conclusão que quiser.
A minha, já é do conhecimento geral.
Com tantos especimes, não poderíamos chegar mesmo, ao longo dos três anos, em boa colocação no Brasileirão.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Entre muitas gizadas, cabe corrigir uma, para não ficar muito feio – EXCEÇÃO;
CARLOS MORAES,
Diante desse CALHAMAÇO que só mesmo o MURTINHO teria a capacidade de analisar ITEM A ITEM, vou citar apenas uns que me foram atribuídos…
Você pode até NÃO ter assistido ao jogo, mas DEVERIA assistir aos MELHORES MOMENTOS para saber que o JONAS tinha DOIS JOGADORES a lhe darem condições de jogo no momento em que ele fez o gol. Isso NÃO foi “INVENÇÃO” minha e NÃO foi um gol entregado, foi um MÉRITO do jogador ao ANTEVER a trajetória da bola, lembrando que o jogo estava ainda em 2 a 0.
Quanto ao outro gol (para que fosse 2 a 0) eu fui BEM CLARO (menos pra quem lê SEM QUERER ENTENDER) que PODERIA ter saído ou não, dependeria do que o ÉVERTON fizesse com a bola que recebeu LIVRE DE MARCAÇÃO e dentro da área dos caras e EM CONDIÇÃO LEGAL (veja o “REPLAY” – RIPLEY) para depois me dizer o que achou.
Essas jogadas – uma originou em gol MAL ANULADO, outra PODERIA ter resultado em gol e também foi MAL ANULADA – foram CRIADAS pelo time do Flamengo dentro de uma área SUPER CONGESTIONADA de jogadores de preto e branco enquanto as do CURITIAN foram realizadas e transformadas em gol, vou repetir, com o AUXÍLIO LUXUOSO de nossos atletas a saber: ÉVERTON, WALLACE e CÉSAR MÃO DE PLUMA.
Vou INTRODUZIR em você, ops, digo, no comentário pra você, mais uma vez o fato do Curintia – A OITAVA MARAVILHA PRA VOCÊ E A CRÔNICA ESPORTIVA – ter o MESMO NÚMERO DE GOLS do nosso time antes desse último, qual seja, DOZE GOLS, apenas MÍSEROS DOZE GOLS…
Então que TIMAÇO é esse? É o time que fez 40 desarmes contra 19 do Flamengo e por que os fez? Porque joga se DEFENDENDO O TEMPO TODO, isso é MAIS QUE LÓGICO. Por isso marcou APENAS 12 gols e está muita acima de nós na TABELA.
Quanto ao TITA, é uma questão de gosto. Pra mim NÃO passou de um jogador que QUERIA SER O ZICO A TODO CUSTO e ficava PUTO de NÃO poder jogar com a 10 no lugar do GALINHO. Eu diria que ele estava para o ZICO assim como o CLÁUDIO ADÃO estava para o PELÉ!
Depois então que ele foi pro time das BIGODUDAS e passou a falar um monte CONTRA o Flamengo (inclusive na época em que TREINOU o time de SÃO JANU), passei a GOSTAR MENOS AINDA do futebol dele.
Talvez essa OJERIZA pelo TITA tenha iniciado quando ele PERDEU UM PÊNALTI contra as BIGODUDAS no Maraca cheio e com isso o time das BIGODUDAS foi campeão.
Conclusão: comparando, teria, HOJE, um futebol comparável ao do CANTEROS (outra BOSTA).
Agora, NÃO posso deixar de CHAMAR A ATENÇÃO para o fato de VOCÊ estar SEMPRE A FAVOR DAS FALHAS DE ARBITRAGENS , mas somente quando essas PREJUDICAM O FLAMENGO. Isso pega mal pra você, CARLOS MORAES, será que você NÃO percebe?
Será isso NORMAL num torcedor flamenguista…????? Nem quando fica PROVADO que os ÁRBITROS ERRARAM você fica INDIGNADO?
Eu NÃO consigo.
Quanto a sua “LISTINHA”, confesso que fica muito mais FÁCIL fazê-la agora com dados BEM RECENTES do que num passado um pouco mais DISTANTE.
Entretanto, uma coisa eu posso lhe AFIRMAR, nenhuma dessas que você aponta como PÉSSIMAS CONTRATAÇÕES, nos renderam um PREJUÍZO TÃO GRANDE, como a contratação do ATAQUE DOS SONHOS, tanto na PERFORMANCE DO TIME e nem no ROMBO FINANCEIRO e nem nos fez passar TANTA VERGONHA durante VÁRIOS ANOS, que foi a contratação do VAMPETA que NADA JOGOU, mas que essa NOVA DIRETORIA, pagou e CALOU A BOCA desse IMBECIL !
SRN
Calma lá,,,, André !
Da minha parte NÂO FIZ a menor referência elogiosa ao time do Corinthians.
Apenas lamentei – e MUITO – que tal time, com aparente facilidade (pelo menos pelos números e pela maioria dos comentários)
tenha enfiado três pepinos no nosso Flamengo.
Há um dado – não propriamente aqui, mas em outro momento – em que você está certo. O mais que surpreendente sucesso do time do Fluminense, em tese tão fraco quanto o nosso.
Não dá mesmo para entender, fato que, infelizmente, não transforma o Flamengo em um time vencedor (pelo menos até aqui)
André:
Só uma pequena correção.
O gol de Jonas foi pessimamente anulado. Certos impedimentos são difíceis de ser percebidos até mesmo por quem é pago para isso, mas não há desculpa para a marcação de impedimento num lance em que dois adversários davam condição de jogo. Até aí, pleno acordo.
Só que o gol de Jonas aconteceu aos 30 minutos do segundo tempo, 13 minutos após o de Jadson. Portanto, quando o gol de Jonas foi anulado, o jogo estava três a zero. E, como se diz lá no Sul, a coruja já estava pelada.
Abração.
Querido Carlos Moraes:
Essa listinha por você reproduzida é, com pouquíssimas exceções, de uma tristeza ímpar. Pobre Flamengo. Pobres de nós.
Grande abraço.
Todo mundo sabe como os time estão vindo jogar contra o Flamengo no Maracanã. Não importa a colocação desses times na tabela, todos jogam esperando um erro do time do Flamengo, para contra-atacar com vários jogadores e em alta velocidade.
Até o mais desavisado torcedor não desconhece esta tática, que, com efeito, vem nos trazendo amargas derrotas, eis que o erro é uma prática corriqueira do nosso “magnífico” elenco.
Então, por que os jogadores do Flamengo e, principalmente, o Cristóvão, ainda não perceberam isto?
E, se Cristóvão já percebeu, por que ainda não conseguiu armar um jeito de neutralizar esta forma de os nossos adversários nos humilharem em pleno Maracanã?
A defesa do Flamengo fica com mais buracos do que as ruas aqui de São Gonçalo, quando acontece uma jogada de contra-ataque, porque ninguém sabe como marcar.
Por outro lado, todos os times param as jogadas de contra-ataque do Flamengo na base da famosa falta tática, quando não conseguem desarmar na bola. O time do Flamengo nem isto sabe fazer.
Espero que a lição da derrota contra o Corínthians ensine ao Cristóvão que 3 volantes não é
sinônimo de defesa fechada. O mundo inteiro já não joga com 3 volantes.
Eu creio, contrariando a maioria, que o problema do Flamengo não é somente da qualidade técnica do seu elenco, mas também da escalação do time e da sua organização tática dentro de campo.
Murtinho, eu não concordo plenamente com você. O Flamengo, bem escalado mesmo com o limitado elenco que possui e com organização e padrão de jogo dentro de campo, venceria o Corinthians.
O Corinthians não é nenhuma oitava maravilha, muito longe disso, é apenas um time bem organizado e que joga fechadinho para não tomar gol, e que adota sempre a tática do contra-ataque. Se por um lado só tem 8 gols contra, por outro somente tem a favor apenas 15 gols, com uma média de 1,1 por partida. Média aumentada somente em razão dos flagrantes erros do time do Flamengo. Se é esse o futebol que lhe encanta Murtinho, me perdoe, mas a mim não.
Entretanto, concordo integralmente com você, no sentido de que será muito temeroso, agora, ficar dependendo sempre das jogadas individuais do Guerrero e do Sheik. Cristóvão tem mesmo a obrigação de dar um padrão de jogo ao time do Flamengo, organizando o time e ensinando a defesa a marcar corretamente, pois para isto foi contratado. Do jeito que está, não pode ficar. Até no dever primário de escalar o time, o que todos nós do RP&A sabemos, Cristóvão está sendo reprovado.
Cristóvão precisa ter a paciência de rever os jogos do Flamengo e analisar todos os erros cometidos pelo time, a fim de corrigi-lo.
Murtinho, mais uma vez, mil desculpas. Opiniões são opiniões, e eu respeito em muito as suas, bem como admiro seu sempre excelentes textos. Mas, Corinthians é o cacete!
Sempre Flamengo.
Concordo plenamente confrade Aureo !
Chorinthians é o cacete !
E vou além por que sou abusado ! E nesse ponto concordo também com o meu parceirão ANDRÉ, se não fossem as “bobeadas”que originaram os 3 gols dados de mãos beijadas aos Gambás, e aos erros dos bandeirinhas, nós teríamos vencidos esta partida, mesmo com o time MAL ESCALADO…….imagine bem escalado……
Também reconheço a limitação técnica do nosso elenco, mas este mesmo elenco, bem treinado, bem arrumado em campo, bem escalado, e com uma boa tática, terminaria disputando o título, fácil, fácil……
E ainda tem um outro fator determinante ! E o Paulo Vinícius Siviero matou a XARADA – CONFIANÇA -Isso é o que esta faltando também ao elenco, que é um aspecto psicológico, que pode melhorar muito com a chegada do GUERRERO.
Otimistas SRNs
Isso mesmo, enquanto uns se desesperam, eu vejo um futuro promissor, e não é mais uma derrota sem vergonha que vai me abalar……Vamos crescer nas competições, com ou sem Cristóvão !
P.S. – Mas um bom reforço não fará mal à ninguém !
Lúcifer:
Por favor, dá uma olhada na minha resposta ao Aureo, do 2º parágrafo para baixo. Espero que as coisas fiquem mais claras.
Grande abraço e saudações nas três pontas do tridente.
Bom comentário, Aureo. Embora eu ache que o Flamengo esteja, no momento, armado para jogar no contra-ataque (volantes fechando o meio, laterais que se prendem na defesa e o Éverton como “válvula de escape”), porém sem alguém que resolva as jogadas e segure a bola lá na frente quando necessário. Com o Guerrero e o Émerson, contra o Internacional, funcionou. Contra o Corinthians, com o Cirino e o Gabriel, que não possuem essas características, não poderia ter dado certo. Ainda mais porque o time corinthiano sabe rodar bem a bola e dificilmente travaria diante dos nossos volantes e zagueiros destrambelhados. Digo isso apenas porque não acredito que os times venham jogar no contra-ataque contra o Flamengo. O Flamengo é que se arma para tentar jogar no contra-ataque, mesmo dentro de casa, e acaba se dando mal. Também não acho que o time do Corinthians seja pouca coisa, não. Lembre-se de que perderam dois importantes jogadores (justamente para o Flamengo) e estão ainda se recompondo de uma fase ruim com a eliminação na Libertadores. No entanto, nos últimos anos o time paulista está sempre lá em cima, brigando pelo título e com passagem certa para o torneio continental. Com manutenção do elenco e do técnico (coisa que anda difícil no Brasil), o time só tende a melhorar.
Com relação aos resultados do Flamengo, deve ter pelo menos uns 20 anos (com exceção de 2009, pelas razões que bem conhecemos) que vejo o time oscilar e brigar para não cair em vários edições do campeonato (algumas bem recentes, inclusive). Abrindo ou não o cofre, com rombos ou sem rombos, o discurso é sempre o mesmo: os jogadores não têm talento suficiente para vestir a camisa rubro-negra, o técnico é um burro, não se joga com três volantes (em 2009 tínhamos 3 volantes, mas, nesse caso, entra o tal “camisa 10 salvador da pátria”), técnico retranqueiro não ganha campeonato (Andrade era retranqueiro), agora até a diretoria entra no paredão (talvez pela visibilidade que tenham adquirido). A questão é que entendo a falta de paciência, afinal, ela vem de anos. E para sair da lama, não adianta ter pressa. Ainda estou no grupo daqueles que acreditam na restruturação do time para um futuro próximo. As derrotas de agora não são nenhuma novidade.
Aliás, proponho um título provocador aos que tanto dizem que o problema atual do Flamengo é o elenco fraco. Seria algo como “David (zag.), Juan (lat.), Toró, Aírton, Fierro, Kléberson e Zé Roberto: qual desses jogadores você contrataria para o seu time?” ou “Pet e Adriano ganhariam sozinhos um campeonato de pontos corridos?”
JEFFERSON, fora o fato de você dizer que o time do Flamengo está armado para jogar no contra-ataque, eu CONCORDO PELNAMENTE com tudo que você disse….
E TORNO A DIZER, o LUXA fez as contratações que fez VISANDO jogar assim, no CONTRA-ATAQUE, mas NÃO conseguiu que o Flamengo jogasse assim….
No início até conseguiu com aquela história de PRIMEIRO FECHAR A CASINHA e depois acertar o ataque, lembra?
O Flamengo TEM QUE FAZER o que os OUTROS CLUBES fazem….Você repare que, MESMO TOMANDO UM OU ATÉ DOIS GOLS do Flamengo, os times NÃO se abrem e continuam a APOSTAR na MARCAÇÃO CERRADA que faz com que SEMPRE alguém erre um passe por desespero ou falta de recursos mesmo.
Parabéns pela sua postura que é a de um VERDADEIRO FLAMENGUISTA ….
SRN
Jefferson:
O final do seu comentário é perfeito e reforça a importância de se ter um time bem organizado.
Não há grandes talentos individuais no atual futebol brasileiro. Não há craques. Nenhum. Quem se organizar e conseguir um padrão de jogo eficiente pode conquistar muita coisa. O melhor exemplo disso é o apenas razoável mas muito bem organizado time do São Paulo, tricampeão em 2006, 2007 e 2008.
Abração.
Bem lembrado, Murtinho. O time do São Paulo é um bom exemplo de como a soma de organização mais manutenção de elenco (com boas e pontuais contratações) e comissão técnica dá resultado. Acho que atualmente os únicos times que tentam fazer algo parecido são Internacional, Cruzeiro (apesar da demissão do Marcelo Oliveira, que ninguém entendeu) e Corinthians (com algumas ressalvas). Não me admira, portanto, que estejam sempre disputando alguma coisa de valor nos campeonatos de que participam. Por isso venho sempre com o discurso do “futuro próximo”. Acredito na estabilidade como ponto de partida, muito mais do que grandes jogadores com status de “salvador” (estes, afinal, vêm e vão o tempo todo). É claro que para isso é preciso uma base sólida, mas para isso é preciso também ter dinheiro e boa administração. Aí é só ir ligando os pontos e costurar uma possibilidade concreta de se manter no topo da tabela. Estou muito otimista? rs
Áureo, o futebol dos marginais do Tietê não me encanta (como não me encanta o futebol de time nenhum no Brasil), mas a diferença técnica entre os marginais e o Flamengo é abissal. Os marginais têm Elias, Renato Augusto e Jadson no meio campo e só isso já seria suficiente numa comparação. Na zaga eles tem Gil e o Felipe, um grande goleiro e alguns enxertos que estão dando certo. Além disso têm um técnico que conhece as características de seus jogadores – ler o que diz o Zico hoje n’O Globo sobre o Cristóvão não conhecer seus jogadores e jogar com 3 volantes.
Eu também, Murtinho, tô velho pra isso. A diretoria tá exagerando no direito de errar quanto ao futebol.
Rasiko,
Na base dos seus argumentos, você usa duas proposições: a primeira que “o futebol do Corinthians não lhe encanta”, e a segunda que “há uma diferença abissal entre os dois times”.
Ora, da forma que você justifica o seu entendimento, utilizando-se de duas premissas verdadeiras, a sua conclusão pode parecer que não são válidos os argumentos dos meus comentários.
Entretanto, em nenhuma linha do meu comentário eu fiz qualquer tipo de comparação entre os dois elencos. Não seria ingênuo a tal ponto. Isso ficou por sua conta. Eu só afirmei que o futebol praticado pelo Corinthians não me encanta. Nada mais.
E, para não perder a oportunidade, Corinthians é o cacete!
Sempre Flamengo.
Rasiko:
Creio que é isso aí.
Sem querer provocar o Aureo e o Lúcifer, não adianta bater no peito e gritar “Corinthians é o cacete”. O que adianta é reconhecer que, mesmo devendo mundos e fundos, perdendo três titulares absolutos (Guerrero, Emerson e Fábio Santos), além do Petros, que era bastante utilizado por Tite, o eficiente padrão de jogo dos caras superou em muito nosso desespero tático, e definiu o jogo.
Ah, fôssemos nós organizados e ganharíamos. Claro que sim, uai, mas não somos.
Abração.
Meu grande parça ÁUREO ROCHA….
A grande MERDA é que o Flamengo joga com 3 VOLANTES mas NÃO joga TODO RECUADO, pelo contrário, parte pra cima e NÃO tem paciência de ficar esperando um ERRO do adversário para marcar seus golzinhos….
Infelizmente é ISSO que os times fazem quando jogam contra o FLAMENGO e que o FLAMENGO NÃO SABE FAZER quando joga CONTRA ELES.
Eu me ESFALFO de dizer aqui que os JOGOS DO FLAMENGO parecem uma REPETIÇÃO, uma CÓPIA EXATA um do outro!!!!
TODO JOGO É A MESMA MERDA…TUDO igualzinho, as mesmas falhas, aquela coisa de AVANÇAR TODO O TIME mesmo GANHANDO e acabar tomando um GOL no sufoco….
Temos que CALÇAR AS CHUTEIRAS DA HUMILDADE (NR) e FAZER COMO ELES FAZEM SEMPRE!!! Ficar FECHADINHO lá atrás e que se FODAM esses que ficam achando que ainda temos o time de 80 e que temos OBRIGAÇÃO de ATACAR, ATACAR e ATACAR a qualquer custo….Isso NÃO FUNCIONA quando o ADVERSÁRIO tem 10 jogadores para marcar 6 ou 7.
Todos pensam ERRADAMENTE como o JEFFERSON do comentário aí de baixo, quando pensam que o FLAMENGO joga defensivamente por escalar 3 VOLANTES…Se você notar nossos volantes, NÃO RARO, eles estão presentes em jogadas de área ou nas CERCANIAS da área adversária e NEM UM POUCO preocupados em cobrir as DESNECESSÁRIAS avançadas do BONDE LOUCO DO WALLACE CHIFRADA DE VACA !
E ainda tive o DESPRAZER de ouvir (assistindo apenas um pequeno trecho pois me faz mal à saúde) do programa BEM AMIGOS, um ANIMAL dos que ali comentam, elogiando o WALLACE por conta de ser uma cara que LÊ MUITO e por isso é um ótimo CAPITÃO para o Flamengo !
Cara só UMA COISA dá MAIS RAIVA do que ver o Flamengo jogar: é OUVIR e LER o que FALAM e ESCREVEM SOBRE O FLAMENGO !!!
Mas eu PENETRANDO dentro do SEU CERNE, vejo com ALEGRIA que eu, como você, vemos o futebol e o Flamengo da mesma forma…
SHAUSHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHSUASUA
Abç.
SRN
Caro André, veja bem, quando disse que o Flamengo está armado para jogar no contra-ataque não quis dizer com isso que ele de fato jogue dessa maneira, tampouco que atue de maneira exemplar no setor defensivo. O que quis dizer – e talvez não tenha sido muito claro mesmo no meu raciocínio – é que o time foi escalado e arrumado em campo como se fosse essa sua proposta: a de fechar o cerco e escapar em velocidade se aproveitando sobretudo dos chutes longos do César (veja quantas vezes a bola voltou para ele durante os dois últimos jogos) e a velocidade do Éverton (que possui o maior índice de impedimentos de todo o campeonato, segundo matéria publicada pelo Globoesporte.com, justamente porque fica no limite esperando a bola para partir rumo à zona de ataque). No entanto, como nenhuma dessas armas têm funcionado, o que me parece é que o time vai abrindo mão dessa tática e se lançando ao “Deus dará”, sem no entanto ter sua formação alterada. Contra o Corinthians, creio, o time perdeu força pois ficou sem os dois únicos jogadores capazes de segurar a bola lá na frente nos momentos de crise e sufoco. O Canteros, mesmo atuando ofensivamente, não tem essa capacidade e o Cirino e o Gabriel (assim como o Éverton) são jogadores de arrancadas. Com isso, sobrou pra defesa tentar segurar o jogo. Aí, não é preciso nem dizer no que deu…
Caro Aureo:
Não ponho em dúvida sua autoridade sobre o tema, mas algo me diz que você foi injusto com as ruas de São Gonçalo ao comparar seus buracos com os que existem na defesa do Flamengo.
Quanto ao seu comentário, acredito que não fui claro: em momento algum eu disse que o futebol do Corinthians me encanta. O que disse, e reitero, é que acho o Corinthians o time mais organizado do futebol brasileiro. São coisas distintas. Aliás, ia pôr no texto uma ressalva em relação a isso, mas como achei mais importante fazer a distinção entre organização dentro de campo e desorganização administrativa, percebi que era ressalva demais e desisti da primeira.
Além do Atlético Mineiro – esse sim, o time que mais gosto de ver no atual futebol brasileiro –, prefiro, por exemplo, assistir aos jogos do Palmeiras aos do Corinthians. Dói no coração dizer isso, e confio que não vai durar muito tempo, mas gosto mais até de ver o Sport, que fez jogos excelentes contra o Atlético Mineiro e o Palmeiras, do que o Corinthians.
Enfim, espero que agora esteja claro. Embora, gostando ou não, precisamos reconhecer a organização e a disciplina tática do time de Tite.
Não discordo de você quanto ao raciocínio de que “o Flamengo bem escalado, com organização e padrão de jogo” poderia vencer o Corinthians. Vou além. Bem escalado, com organização e padrão de jogo, o Flamengo pode vencer qualquer um, já que não há bicho-papão nesse Campeonato Brasileiro.
Ora, ora, meu caríssimo Aureo, o problema é exatamente esse. Escalar bem, organizar e definir o padrão de jogo. No Flamengo, devido à pressão que vem de todos os lados, isso nunca é tão simples.
Grande abraço.
Murtinho,
Muito bom o seu primeiro parágrafo. Estou rindo até agora. Creio que você não está mesmo longe da verdade.
E o prefeito é meu amigo. Imagina se ele lesse o que eu escrevi…
No mais, tudo esclarecido.
SRN!
Palavras CONSCIENTES de um SENADOR DA REPÚBLICA ao justificar seu voto CONTRÁRIO à aprovação do Profut, mas que esqueceu que isso aqui é BRASIL:
“Já o senador Reguffe foi contra o texto por conta dos benefícios que o governo está dando aos clubes mesmo com o déficit fiscal que ultrapassa os R$ 3 bilhões.
– Gosto muito de futebol mas não posso votar a favor dessa MP. Muitos apontam que não tem anistia no texto, mas tem sim. Antes de beneficiar os inadimplentes, tem que beneficiar os adimplentes. Não posso concordar com isso – comentou o parlamentar.” fonte lancenet
SRN
“
E mais…
Agora virou MODA dizer: fulano não é jogador para o Flamengo…ciclano não é jogador pro Flamengo….
E aí me ARRISCO a dizer e se TIVER ERRADO também DESAFIO alguém a me DESMENTIR que o Flamengo desde SEMPRE teve jogadores MERDALHÕES em seus vários elencos assim com a TOTALIDADE DOS CLUBES DE FUTEBOL também tiveram….
Vamos só lembrar dos jogadores que foram regidos pelo nosso GÊNIO o ZICO?
Não vamos nos lembrar dos Bericos, Beijocas, Onças, Ditões, Maurinhos, Liminhas (insisto em dizer que era um bosta), Oswaldos Ponte Aérea, LÉO MORTO (primeiro e único BOSTALHÃO a ser endeusado por aqueles que são eco da mídia e NÃO têm opinião própria), Piás, Maxi Bianccuchis, Titas (pra mim nunca foi craque), Baltazares (sim já jogou no Mengo), Sousas Camburão, Ìndios Alagoanos (desse nem eu lembrava), Pimentéis, Juans Anão de Jardim, Iranildos, Da Silvas, Jônatas, Negreiros, Íbsons, Zélios, Ademares Pantera, Manguitos, Cláudio Adão (tipo Léo Morto, um BOSTALHÃO enaltecido pela mídia)……e por aí vai?????????
Tem mais uns TROCENNTOS BOSTALHÕES que já vestiram o Manto Sagrado sem SEREM JOGADORES PRA JOGAR NO FLAMENGO, mas a vida é essa mesmo…
Será que a DIRETORIA que os contratou também NÃO ENTENDIA NADA DE FUTEBOL ?
Agora vamos torcer para que possamos, “DE NOVO NOVAMENTE”, trabalhar para que consigamos montar um NOVO ESQUADRÃO como outros que TAMBÉM já tivemos ao longo da história…..
O SANTOS de Pelé, Mengálvio, Gilmar, Coutinho, Pepe, Zito, Dorval e tantos outros, nunca se REPETIU na história….Vamos ver se conseguimos repetir um time com a qualidade do Mengão de Zico, Marinho, Mozer, Andrade, Adílio, Júnior e tantos outros…
SRN
Saudações nas três pontas do Tridente Lucífero, Jorge !
Belo Post, mas…..
Que velho pra essa merda que nada, Murtinho ! Se prepare para muitas emoções até o final do campeonato, mas aperte os cintos, que o Piloto sumiu…….kkkkkkkkkkkkkkkk…………
Também estou cansado de ver nossos Manés que envergam o Manto Sagrado, entregando o Ouro a Paçoca e a Rapadura sem a menor cerimônia…..tá osso (duro de roer), e o pior, é que fica sempre aquela expectativa com a comissão técnica falando que o “time está evoluindo”……olha, se não estiver o GUERRERO e o SHEIK em campo, não sei onde é que o restante dos “Manés” estão evoluindo……..
Os erros individuais do Flamengo já estão dando NOJO, e não só NOJO, mas dando NÁUSEAS de ver este time jogar com tantos erros……realmente, para o próximo ano, há de se investir muito mais em qualidade, como fizemos este ano com SHEIK e GUERRERO……..qualidade faz toda a diferença, basta ver a diferença do Flamengo em campo com um SHEIK, ainda mais com um SHEIK e com um GUERRERO, porém, é preciso lembrar que tudo tem a sua hora para acontecer, pois investimento em qualidade, envolve responsabilidade orçamentária e financeira, coisa que antigamente não existia, e que quase nos levou para a falência, e que hoje nos coloca nesta dificuldade atual para contratações……
Mas este ano SHEIK E GUERRERO são contratações que puderam acontecer, com a devida responsabilidade orçamentária e financeira, e ACHO QUE AINDA PODE, E DEVE ACONTECER PELO MENOS MAIS UMA BOA CONTRATAÇÃO, POIS DINHEIRO EM CAIXA, SABEMOS QUE TEMOS DISPONÍVEL, E JOGADOR DE QUALIDADE, ESTAMOS PRECISANDO, E MUITO !
Só para completar. Não acho que o Corinthians está com essa bola toda não. Para mim, o Flamengo perdeu para ele mesmo, para seus próprios erros, entregou o OURO, depois a PAÇOCA, e a RAPADURA, e no mais, o Corinthians só jogou na retranca e no erro do Flamengo. Teve Mérito? Teve, mas há de convir que quando o seu adversário “entrega os gols” e “facilita”, o seu “mérito”não é o mesmo como se ele tivesse “jogado muito”……..Para mim, o Corinthians não jogou porra nenhuma (para merecer tal placar de 3 a 0), o Flamengo é que deu “mole” pra cacete, mas o que interessa é que eles somaram os 3 pontos, jogando no melhor estilo “futebol de resultado”, que é o que interessa, não é, a vitória ?!!
Grande abraço do Lúcifer,
SRN.
Lúcifer:
Não se impressione com esse negócio de eu dizer que estou velho. É apenas um desses recursos que a gente põe nos textos para aumentar o impacto. Apesar de meus joelhos insistirem em garantir o contrário, não me sinto velho pra nada, embora… embora… o que é mesmo que eu estava dizendo?
Grande abraço.
É Jorge, a coisa tá feia mesmo. É triste ver o futebol Brasileiro na situação em que se encontra. Não existe a menor intenção dos dirigentes em melhorar qualquer coisa que seja. O maior exemplo foi o que aconteceu no confronto entre Fla e Corinthians.
Um acordo absurdo não permitiu que o Sheik e o Guerrero atuassem ontem. Não sei o que foi mais absurdo, o presidente do Flamengo aceitar ou o presidente do Corinthians fazer esta proposta indecorosa. Se os dois jogassem ontem certamente teríamos o dobro de torcedores, seria uma festa do futebol, casa cheia. Na verdade pra quem interessa casa cheia? Pobre futebol Brasileiro, pobre dirigentes que pensam pequeno, Flamengo ou Corinthians que vença o melhor, mas ontem o que venceu foi na verdade a pobreza do nosso futebol.
Muito bom o comentário do Alvaro, é óbvio que a culpa maior são dos dirigentes e particularmente os do Flamengo que fizeram um acordo caracú e pensam pequeno mesmo, não tem como ninguém refutar a verdade, são três anos de gestão e três anos de perrengue, de luta para o clube não ser rebaixado, estão administrando um clube de futebol como se fosse um banco e mal, quando investiram fizeram economia porca e trouxeram refugos de outros clubes, pernas-de-pau e ex-jogadores em atividade e os poucos que trouxeram que valeram a pena, um deles, o Elias, deixaram-no sair e desistiram de trazê-lo de volta quando a negociação ainda estava em andamento e o Guerreiro e o Sheik deixam de fora de um jogo importante quando o time começava uma subida de produção, é triste o que está acontecendo e sim, o Flamengo já teve times ruins, recheados de pernas-de-pau, mas, sem garra e perdedor como esse daí, nunca ví, até o pior time do Flamengo que me lembro, com Fio, Caldeira, Onça, etc, tinha mais amor á camisa do que esse!!!
Não sei o que está acontecendo lá dentro, no vestiário, nos treinos, na cabeça dos dirigentes e dos jogadores, mas, o que se vê em campo é deprimente, esse não é o Flamengo!!!
Espero que com a entrada dos outros dois poucos reforços acertados dessa diretoria, o Guerreiro e o Sheik, o rendimento do time suba, mas, duvido muito que consigamos lembrar daquele saudoso Flamengo que a cada dia fica mais raro aparecer nos campos de futebol, porque ninguém merece o que está acontecendo, a título de sanear despesas e pagar dívidas estão castrando o futebol do clube, uma coisa não tem necessariamente que prejudicar a outra, chegamos a esse ponto por escolhas erradas, por incompetência da diretoria que não entende de futebol, vários bons jogadores foram oferecidos e deixados de lado, Dátolo, Diego Silva, Pratto, Jádson, Elias, etc, sob alegação de que eram caros, mais caros foram Carlos Eduardo, Elano, André Santos, Wallace, Pará, Pico, etc…
Craque não é caro, bom jogador também não, caro é o perna-de-pau que desequilibra o jogo, mas, contra o próprio clube, exemplo disso mais emblemático foi a atuação do Wallace ontem, capitão do time, no primeiro gol do adversário ele não estava no seu lugar, falhou também no segundo gol e no terceiro atrapalhou o esforçado Jonas na disputa com o Elias e nem por isso vai ser reserva, porque o clube não tem outro zagueiro, já que o Samir está machucado e não confiam no Frauches, ora, está evidente o erro da diretoria de planejamento e montagem do elenco, é um elenco capenga, tem vários jogadores para algumas posições e para outras só pernas-de-pau, a zaga é uma delas, a lateral-direita é outra e meia armador só tem um mais ou menos, o Alan Patrick, que nunca entra como titular e a maior prova de que a diretoria é incompetente no futebol foi a contratação do ex-treineiro ultrapassado Luxemburro, que ainda por cima indicou a maioria dos pernas-de-pau que compõem o fraco elenco e deu pitacos nas renovações de contratos, mantendo o Wallace, o Marcello Maluco, o Márcio Caramujo, o Gabriel e talvez mais alguns no citado fraco elenco!!!
E se o Flamengo não conseguir a vaga contra o Náutico amanhã, o Cristovão vai ser mais um treinador a ser defenestrado e com certeza será efetivado o ultrapassado Oswaldo de Oliveira, sujeito arrogante assim como o Luxemburro e que também vive do passado, só resta rezar…
Vamos ver se São Judas Tadeu consegue ajudar o Flamengo mais uma vez, porque é muita mediocridade junta no time e muito pensamento tacanho na administração do futebol…
SRN!!!
DIEGO SOUZA, DIEGO SOOOOUZA, Gilberto.
De Diego Silva basta o horroroso pelaipiano.
Culpa, com certeza, do giz.
Tem toda a razão Carlos Moraes, leia-se Diego Souza ao invés de Diego Silva, esse último que foi contratado pelo diretor e dublê de empresário, o Pelaipe e foi mais um tiro n’água dele, esse Diego Silva não poderia sequer passar na porta do Flamengo e quanto ao outro Diego, deve ter sido um ato falho de minha parte, pois o Diego Souza foi oferecido, iria entrar como uma luva no time do Flamengo que até hoje precisa de um meia armador criativo, mas, o Luxemburro não o quis e a diretoria desistiu de trazê-lo, porém, por outro lado, pelo que aconteceu no jogo entre o Flamengo e o clube ladrão do título de 1987, o Diego Souza mostrou quem ele é ao entrar com uma camisa estampada com o ano de 1987 afrontando a torcida do Mengão e ao clube, além de ter feito declarações imbecis sobre um fato consumado que foi o título do Flamengo e que foi roubado pelo seu clubeco atual e pela CBF, com o devido consentimento de todos os outros clubes, que assinaram um documento reconhecendo o referido título e depois voltaram atrás!!!
Mudaram a regra depois do Flamengo ter ganho em campo o título de campeão do módulo amarelo que representava a série A e inventaram que o Flamengo teria que jogar com o campeão do módulo verde, que representava a série B para ser declarado campeão brasileiro, um absurdo, uma safadeza, uma roubalheira da CBF, que na época era dirigida pelo bostafoguense Otávio Pinto Guimarães e que até hoje provoca essa polêmica irresponsável e imbecil!!!
O Flamengo é o campeão brasileiro de fato de 1987 e está brigando na justiça para ser o campeão de direito também!!!
E DIEGO SOUZA, NÃO!!!
MAS, CADÊ OS OUTROS REFORÇOS PROMETIDOS, DIRETORIA???
AINDA PRECISA DE ZAGUEIROS E UM MEIA ARMADOR CRIATIVO, SE VIREM, PROMESSA TAMBÉM É DÍVIDA!!!
SRN!!!
Gilberto:
Creio que, no que se refere à montagem do elenco, essa é mesmo a maior crítica que se pode fazer ao pessoal que comanda nosso futebol.
Não se trata de ter ou não ter dinheiro – ok, não temos –, mas de gastar acertadamente o pouco dinheiro que se tem. Avaliações equivocadas, com bons jogadores preteridos e maus jogadores contratados, entre os quais se destacam as desastradas opções por Carlos Eduardo, Elano e André Santos. Três caras que nos levaram um belo de um dinheiro, que evidentemente poderia ter sido muito melhor utilizado.
Mas eu também acho que, com Guerrero e Emerson tendo sequência de jogos, vamos melhorar e subir na tabela.
Abração.
Grande Guto:
Fiz de tudo para entender esse estranho acordo, mas não consegui. Li que os caras estavam sob contrato, e o presidente do Corinthians os liberou antes dos contratos se encerrarem. Também vi que o Corinthians abriu as negociações para o Flamengo com a maior boa-vontade etc. Continuei sem entender e concordo com você: não justifica.
Justo na era do culto ao profissionalismo, com os times fazendo das tripas coração para levar gente aos estádios, aumentar a exposição, ampliar os ganhos com patrocínio e direitos televisivos, Flamengo e Corinthians jogaram no ralo uma enorme oportunidade para fazer um puta de um estardalhaço e estourar o Maraca.
Alguém duvida que, depois da vitória no meio da semana sobre o Inter, se o Flamengo entrasse com Guerrero e Emerson quebraria fácil o recorde de público no campeonato?
Depois, reclamam.
Abração.
MURTINHO,
Me desculpe DISCORDAR de você quando tece LOAS ao TIMECO COVARDE E RETRANQUEIRO DO CURINTIA….
Vou repetir um comentário que fiz na NIVINHA e te pergunto:
Quanto teria sido o JOGO se nosso time NÃO tivesse cometido TRÊS ERROS BOBOS E CRUCIAIS e se o BANDEIRINHA não visse IMPEDIMENTOS onde NÃO tinha?
Te pergunto e, de metido, já vou RESPONDENDO: ganharíamos o jogo por 1 a 0, quiçá 2 a 0 (se o Éverton tivesse feito gol na jogada em que o bandeirinha TAMBÉM marcou um impedimento inexistente).
Que esses BOBALHÕES da crônica esportiva vejam excelente futebol nesse time de BOSTA do Curintia, eu até admito, pois falam pra MANTER O EMPREGO, mas você, “brother”?rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Me fala aí, fora a bola na trave pois também mandamos uma pelo Cirino, o que esse time de FEDORENTOS fez durante TODO O JOGO que mereça elogios? Tirar proveito das nossas CAGADAS? Isso TODO TIME TEM FEITO !!!!
Quantos gols (antes desse jogo) tinha feito a GAMBAZADA? Pergunto e respondo: 12 gols, exatamente o MESMO NÚMERO DE GOLS QUE O FLAMENGO !!!
Eu fiz esse comentário sobre o número de gols outro dia e um BOCA ABERTA achou graça e zombou sem entender o que eu tinha querido dizer com isso e ficou ZOMBANDO….
E hoje passou a ter QUINZE (já te plagiando o plágio..rsrsrs) com o AUXÍLIO LUXUOSO DOS NOSSOS JOGADORES !!
Então POR FAVOR, amigos do blog, NÃO me venham achar o RETRANQUEIRO do TITE o melhor técnico do MUNDO e nem dizer que o CURINTIA é um time ARRUMADO !!!
O que temos a COPIAR DELES é a HUMILDADE para passarmos a JOGAR FECHADINHOS LÁ ATRÁS – com 5 volantes se necessário – e termos a PACIÊNCIA de ficar ESPERANDO uma FALHA DE PASSE DO TIME CONTRA O QUAL ESTIVERMOS ATUANDO, para que, aí sim, possamos explorar a VELOCIDADE DOS NOSSO JOGADORES DE FRENTE.
Enquanto eu ainda estiver LENDO em comentários aqui no blog, que o Flamengo NÃO pode jogar com TRÊS VOLANTES, que o Flamengo tem que PARTIR PRA CIMA , que o Flamengo NÃO SABE JOGAR FECHADO, que o Flamengo NÃO SABE JOGAR RECUADO….só poderei dizer uma coisa:
ESTAMOS FUDIDOS !!!!!!!!!!
SRN
Meu queridíssimo André.
Acho que ainda não comentei isso aqui, mas meu pai era tricolor doente. Aliás, não apenas ele, mas também meus dois irmãos e minhas duas irmãs. Foi com meu pai que comecei a frequentar estádios de futebol, até que ele entendeu que eu já podia ir sozinho e deixou de me acompanhar aos domingos. (Meu pai gostava de tomar uma pinga antes do almoço dominical, e preferia tirar um cochilo depois do rango a se abalar até o Maraca, que naqueles tempos recebia mais de 100.000 pessoas nos grandes jogos.)
Certo domingo, houve um FlaxFlu. No almoço, meu pai e eu nos provocávamos mutuamente. Fui ao jogo, ele não. O Fluminense ganhou. Na volta, meu pai começou a me zoar e eu respondi: “É, mas se aquela cabeçada do Dionísio tivesse entrado, o resultado ia ser outro.” Juntando ironia, paciência e amor de pai, ele me disse: “Deixa eu explicar uma coisa, meu filho querido: ‘SE’ meu avô fosse vivo, estaria hoje com 150 anos.” E completou: “Que história é essa de ‘SE’? No futebol, como na vida, ‘SE’ não existe.”
‘SE’ o Everton não errasse o passe. ‘SE’ Cáceres e Jonas estivessem onde deveriam estar. ‘SE’ alguém aparecesse no rebote do César para dividir com Elias. ‘SE’ o bandeirinha isso. ‘SE’ o juiz aquilo. É ‘SE’ demais para disfarçar a nossa incompetência.
Desde aquele FlaxFlu em que, ‘SE’ a cabeçada de Dionísio entrasse o resultado seria diferente, nunca mais entrei nessa.
Quanto ao time do Corinthians, vale o que respondi no comentário do Aureo.
Abração.
No caso do goleiro César, mão de couve-flor, absolvo o ‘covardão’ da responsabilidade da sua escalação. Não tem outro. O reserva, se não me engano, de nome Daniel, mão de coentro, ou sei lá como se chama, ainda é pior. Dá tempo até para sentir saudades do Felipe mão de alface.
Vou sugerir: O Paulo Victor já não está se exercitando? Tem nada não, nem precisa de uma completa recuperação, coloca-o contra o Náutico assim mesmo, que se dê um jeito qualquer, esteja em campo e jogue apoiado em moletas, manquitolando numa perna só, ou metam-no numa porra de uma andadeira, o que for, mas tirem esse goleiro compridão do gol do FLAMENGO, ou vamos nos dar muito mal.
Precisamos ganhar o jogo, e só quero ver o time a ser escalado pelo Frouxão. Aguardo…,e dependendo do que veja, antes, nem assistirei a partida.
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – TENHO QUE APELAR:
Gentil, Cristovão, reaja, não se mostre assim mufino, um cabra frouxo, seja decidido, homem. Se um dia morreremos, todos, vença o medo, posto que não faz sentido cultivá-lo agora ao encarar enfrentamentos programados, manja o lance?
Vá, coragem, arme um time ofensivo, claro, também precavido, porém jamais cauteloso ao ponto de travar´-se, sacou a jogada?
Valeu! Espero ver o jogo! Tá!
Edvan:
Você está certo. O César não tem tanta culpa assim.
Embora sem querer ser repetitivo, não dá para fugir ao fato de que a maior responsabilidade é de quem montou o elenco para esse ano – e o Ilmo. Prof. Vanderlei Luxemburgo não pode tirar da reta – e achou que César estava preparado. Disputar um campeonato longo, cheio de viagens e desgastante com apenas um goleiro foi erro grave. Mais um.
Abração.
AHHHHHHHH HAAAA…
ESTÃO COMEÇANDO A, através de palavras bonitas, dizer o mesmo que eu tenho escrito aqui HÁ UNS MESES….
o caro autor do texto disse,
“O Corinthians talvez seja o time mais organizado do futebol brasileiro. Por favor: como estou me referindo ao time, e não ao clube, que ninguém venha, neste pós-três a zero, me falar de dívidas, salários atrasados, incógnita em relação ao futuro. Prefiro pensar no que acontece com a bola rolando. Goleiro seguro, defesa atenta, passes corretos, dribles surpreendentes, jogadas bem construídas, chutes de efeito, gols bacanas. Foi isso o que me fez gostar tanto assim do diabo desse jogo, e não composições de chapas, nomes de presidentes ou excelência administrativa.”
É O MESMO QUANDO DIGO QUE, CACEEEEETE, eu SOU TORCEDOR !!! quero time, quero gol, quero títulos !! não torço pro ameriquinha, ou pro luverdense !!!
se isso aqui é FLAMENGO, isso aqui tem que ser VENCER, VENCER, VENCER !!!
CONTINHAS em dia eu quero saber DAQUI DE DENTRO DE CASA, do meu condomínio e daqueles sa.fa.dos de brasília.
DO FLAMENGO, SE DEEEEEEEEEER, QUE PAGUEM, QUE façam bonitinho.
mas primeiro, pra SER A RAZÃO DE EXISTIR, tem que jogar direito !!! claro, é do jogo perder, empatar, É UM JOGO !!! MAS NÃO SER HUMILHADO
SEMANA APÓS SEMANA.
OU SEJA, sem medo de estar exagerando, eu digo,
TÁ TUDO ERRADO NA ADMINISTRAÇÃO DO FLAMENGO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BOSTA.
Caríssimo Fred:
As palavras bonitas são as minhas? Que beleza, rapaz, me sinto lisonjeado.
Além disso, valeu pelo desabafo, que aqui animam o debate e são sempre bem-vindos.
Abração.
Todos falam que precisamos de um meio de campo, camisa 10. Mas sem um zagueiro e sem um goleiro vamos ficar na zona de rebaixamento para sempre.
Então, Felipe, eu acho que isso aí vai depender das nossas ambições.
Acredito sinceramente que, com Guerrero e Emerson, nosso time vai crescer a ponto de nos dar uma certa tranquilizada quanto à zona do rebaixamento. Mas isso é tudo o que queremos?
Se o objetivo é lutar por vaga na Libertadores – algo que, confesso, não me seduz como meta e aceito como consequência – precisamos de mais coisas. E se a ideia for brigar pelo título, o que lamentavelmente acho que esse ano não dá mais, aí temos que nos reforçar de forma bastante criteriosa, a começar pela zaga.
Abração.
Outro dia aqui mesmo perguntei e, simultaneamente, apressei-me em auto responder-me, até para não firmar um controverso se; partia comparativa indagação da iniciativa de um atrevido inconsequente, ou de um sujeito tolo. A questão é que me pus diante do treinador do FLAMENGO, e questionei de onde se poderia tirar conclusões de que conhece mais de futebol do que eu, e aceitei, cabível, a nossa igualdade de condições: Se, nunca ganhei um título, ele também não. Errei: . Levo uma vantagem. Qual?
É só ler abaixo:
Sua escalação:
CÉSAR ( forçado pelas circunstâncias. Absolvido).
AÍRTON (fraquíssimo. a torcida do vitorinha da Bahia, dá plantão no aeroporto em sistema de revezamento a esperá-lo, se desembarcar, um dia, no aeroporto Luis Eduardo Magalhães, cai no pau),
WALLACE (em mantê-lo acertou, no PS, contumaz, farei ressalvas),
MARCELO (ele é doido, eh? Joga no FLAMENGO? kkkkkkkkk).
JORGE (Esqueçamos sua utilidade para o momento. Apenas promissor. Nem deveria estar no banco. Ainda).
JONAS (acertou na escalação. Muita raça, disposição, é jovem e ninguém é melhor do que ele por ali).
CÁCERES (cara grandão, dificuldade de imprimir velocidade, pelo meio, joga com a mesma mobilidade de um hipopótamo. Mas tenho um lugar para ele. Vamos em frente)..
CANTEROS ( É outro. Mais avançado esperam dele o que não sabe fazer. Devolvo-lhe a sua função. Prossigamos…).
GABRIEL (Titular absoluto. e pera lá: Não sou filho da puta, vou esclarecer, depois, o porquê…)
CIRINO (Sim, teria que ir pro jogo. Não desconcordo).
AGORA O MEU TIME:
No gol: Um goleirinho do sub-05 infantil do FLAMENGO. ou de qualquer outro lugar. Estaria eu mais tranquilo do que com o horroroso César, e o reserva já vi jogar, ainda é pior.. Mas preciso de um nome, e criarei um que seja, digamos: O neto de ‘Seu Zequinha’. Quem?Lembram, não? O Lilico. Eh, confio mais. Vai jogar de titular. Uma vez vi no gol do sub-02 anos do Atlético de Alagoinhas-Ba., e num aniversário estouro as bolas. É bom! . .)
LILICO (Tem quatro anos),
LUIZ ANTONIO ( No momento que tomou gosto pela posição e subia de produção tiram-lhe do time. Tem muito mais recursos do que o Pará e o Ailton).
WALLACE (Está desarvorado, provavelmente inconformado com a incipiência do time, abandona as suas atribuições de zagueiro, não se fixa concentrado nas suas funções e erra acima do tolerável. Tem a seu favor a dedicação e seriedade).
CÁCERES (É duro, tem técnica e porte, para se transformar num novo Reyes. Já joga próximo da zaga e poderia ser deslocado para lá por características defensivas do seu estilo. Uma questão de treinamento do novo posicionamento, tem tudo para dar certo por larga experiência dentro do futebol.
EVERTON (na lateral por sua velocidade e nesse setor, se saiu muito bem em outras ocasiões. Lembro que em 2009 arrebentou por aquele lado. O time fica mais dinâmico).
JONAS ( Meu titular como primeiro volante. Questão fechada).
CANTEROS (Segundo volante. Dentro do jogo)
GABRIEL (não fixo no lado dos campos em espaço limitado, e sim, girando no toque 1-2. É rápido e torna-se produtivo).
ALAN PATRIC (Tem bom passe, percebe-se que joga com técnica, e se foi no Santos F. C. tido com expectativa de suceder o Ganso, ao ser negociado, tem que ter valor. O boneco Falcon (Arthur Maia), não será, jamais, ESTRELA, num clube como o FLAMENGO. Este, conheço bem. Perguntem a qualquer torcedor do vitorinha da Bahia, se o quer no time? Quem ousar, que haja com longanimidade e não se ofenda com o que ouvir).
PAULINHO (Tem futebol, já vi).
CIRINO (Ainda acredito no seu potencial).
Estão lembrados do time, de ontem, do Cristovão, não estão?
Vou repetir o meu. Se estou naquele banco:
LILICO,
LUIZ ANTONIO, WALLACE, CÁCERES E EVERTON,
JONAS, CANTEROS, ALAN PATRIC E GABRIEL,
PAULINHO E CIRINO.
E então, quem é mais treinador?EU ou o CRISTOVÃO?
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Visível o posicionamento do zagueiro Gil na defesa do time dos manos, não sai dali, nem para ir num velório de um parente. O Tite, técnico com vários títulos, não permite. Enquanto pelas bandas de cá, observou-se, ainda no primeiro tempo em jogo 0 a 0, o Wallace no ataque, solto, liberto e a esmo, definindo-se como resolvedor da partida a encender-se de tolo arrebatamento, imperceptível de si próprio, que não lhe são afeitas qualidades para tal fim. E o Cristovão, passivo, ao liberá-lo a acreditar que sim. Sabe como é, e tal, ele não tem nenhum título. O que se pode dele exigir?
Que ao menos, esse educado senhor, não fosse frouxo, medroso, receoso, temeroso, não, vou classificá-lo melhor: TÃO COVARDE!
A FILOSOFIA DA DINÂMICA DE UMA LÓGICA: ‘VENCE QUEM ATACA!’
ESTE ACIMA É O MEU LEMA!
A vida é assim. Ando sem dinheiro, fudido, devendo, conformado em não poder comparecer ao novo encontro da CONFRARIA, e o FLAMENGO, véi, não poderia me contratar? 10 mil pra mim já me servia, porra. Sacanagem!
Tem uns que nascem pra ser padre, outros, pra padecer! Muita sacanagem!
É isso mesmo, sacanagem!
Fui…! Mas que é sacanagem, eh…! Venha cá Lilico. Fizeram uma sacanagem comigo, não vamos mais viajar…!
Se me entregam o FLAMENGO, SOU CAMPEÃO!
Meu caro EDVAN…
Primeiro tenho que rir porque você continua hilário…SHAUSHUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASH
Você por favor me comente acerca da CHIFRADA que o WALLACE deu na bola no intuito de atrasá-la para o CÉSAR MÃO DE PLUMAS…
O que foi aquilo????????
E depois tenho que rir OUTRA VEZ, pois você nos seus DESVARIOS esqueceu de escalar o SHEIK e o GUERRERO, meu amigo…
SHUASHUASHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSASHUASH
Diante desse ESQUECIMENTO e por defender o WALLACE (o Gabriel até concordo), prefiro continuar com o CRISTÓVÃO ao invés de ter você como técnico….
SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUHASHASU
É isso que faz a MARVADA PINGA …SHAUSHUASHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSU
SRN
7Mas que pinga ‘marvada’ qual nada amigo André, se comparada com a ‘fubuia’ que tomastes no domingo não passa de uma garapa de cana, e me dê o nome quero experimentar. Ainda tá “bêbo”, homem? A minha escalação seria pro jogo contra o Corinthians, sacou não?
Vou repetir: com o atual elenco do FLAMENGO, escalo um time apto a vencer, no mínimo, entrar em campo com o propósito da vitória. Sem goleiro à altura (quanta saudade do mão de alface), e
escassa opção, tomei conhecimento que o Lilico, traquinas, após queda ( caiu do muro ao tentar enfiar o cabo da vassoura no cu do gato da vizinha), desmentiu o braço, e tá fora da partida, sem outra alternativa, teria jogado no domingo, assim:
César,
Luiz Antonio, Wallace, Cáceres e Everton,
Jonas, Canteros, Alan Patrick e Gabriel,
Paulinho e Cirino.
Quanto ao Wallace, com a eterna decisão do Cesar em colher a bola, tocou para o goleiro, que indeciso, deixou passar. Nada demais, vi, não se entenderam no lance. e só!
Edvan-Alagoinhas-Ba.,
PS – Que ‘fubuia’ boa…e ele não me manda uma gostosura dessas….
Segure aí um abraço, André…
Que adorou o amasso? Um abraçooooooo…ABRAÇOOOOOO, André!
O André? Será? Rapazzzzz…!
Grande Edvan:
Assim não dá. Você já mudou o time que tinha escalado na semana passada. Desse jeito o conjunto não tem sequência e a coisa não vai. Se o Canteros voltou para sua posição original, isso quer dizer que você desistiu dele na lateral-direita. Ou o porre passou?
Além disso, gostei da sua ideia e declaro lançada a campanha “Queremos Lilico no gol do Flamengo”.
Abração.
PS: Quer dizer que, mesmo enchendo a burra de dinheiro nos isteites, Bill Duba não se digna a bancar sua ida ao próximo encontro da Confraria? Quem tem cunhado assim não precisa de inimigo.
Fala Murtinho. Sou mais o Lilico no gol do FLAMENGO, claro, claro. Por falar nele, que porra foi aquela, já relatei aqui, levado pelo avô para assistir um jogo, outro dia, do FLAMENGO, quem que viu nada? Pior, quase destruiu o bar do rapaz. E se o Cesár anda inibido, garanto, com o Lilico não teríamos esse tipo de problema. É goleiro sub-05 do Atlético de Alagoinhas, muito bom, e só foi expulso de campo uma vez. Tinha 1 ano e 3 dias, na época, tava no sub -02. e inconformado com a marcação de um pênalti, enquanto a arbitragem organizava a cobrança, desatenta, o suficiente que foi para o goleirinho, agora, revoltado, cagar bem em cima da ‘bota’ do juiz. Cartão vermelho e interferência do policiamento, não dera outra: Mal criado, resistiu em sair, rolou no gramado, sentou-se, esperneou, abriu o berreiro, chamou a mãe do sargento de ‘puctha e…, e? Preso por desacato à autoridade.l
Tem muito mais experiência do que o César. Jogaria o Lilico. pena que tá com o braço na tipóia por sapecas tentativas, introdutivas orificiais, ao querer transformar o gato da vizinha num pirulito.
Desisti do Canteros na lateral. Observei as ruas aqui do meu bairro e os canteiros ficam no meio. Tenho minhas táticas Murtinho…!
E fale a sua verdade: Meu último time escalado, não é melhor do que o do Cristovão, não?
Grande abraço, você é de um talento extraordinário. Muito foda!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Ah, o Billl. Este, só era meu amigo enquanto queria ‘comer’ minha irmã. Miseravão, véi…! É isso mesmo Murtinho, mas gosto dele!…(cá pra nós: salvou a reputação da Elbinha para a tristeza dos lascivos rapazes da cidade. kkkkk). Aos 18 anos eu já tinha, dela, 6 sobrinhos, a carregou com aquela corda de ‘caranguejos’ remelentos, tenho, no fundo, que relevar.
Mas eu queria tanto ver o Bill. MALDITA CRISEEEEEEE…!
Falou tudo que penso. São anos e anos passando as mesmas vergonhas. O prazer de ver o Flamengo jogar se perdeu lá longe. Não vejo, pelo menos por enquanto, como me empolgar com um time desses. Mesmo com Guerrero e Emerson não acredito que iremos ter m mínimo de alegria esse ano. Tomara que eu queime a língua. SRN.
Sérvulo:
Obrigado. Acho que vale aqui a mesma resposta que dei no comentário do Felipe. Acredito que, com Guerrero e Emerson, logo logo a gente estará a uma certa distância da zona do rebaixamento. Só que isso não basta.
Alegria esse ano tá difícil, mas quem sabe a Copa do Brasil não nos reserva uma surpresa boa? Tudo é possível e resta torcer para todos nós queimarmos a língua.
Grande abraço e apareça sempre.
Caro Jorge,
Temos um time sem poder de combate, sem compactação, sem articulação… sem alma, enfim. Ultimamente, só dá pra livrar a cara de Paulo Victor (afastado), Emerson e Guerrero (que já disseram a que vieram). E, sim, o garoto Jorge é promissor. É muito pouco, não? SRN
Zenilton:
Muito. Muito pouco. E esse muito pouco se encaixa na tal da falta de organização.
Às vezes tenho a impressão de que caímos no conto do Camisa 10 e passamos a acreditar religiosamente que sem ele não há salvação. Não é bem assim.
Grande abraço.
Murtinho, impressionou-lhe o terceiro gol? Ah, que nada! O segundo, para mim, foi a JOGADA DOS 7 ERROS:
1º Wallace dá uma cabeceada daquelas para atrasar uma bola para o claudicante goleirinho;
2º O goleirinho, com a bola sob domínio, resolve sair com ela por ali mesmo, dentro da área, para o Wallace, zagueiro que se notabiliza por não saber dar um passe certo e por jogar a bola para fora quando a tem dominada, o que nos meus tempos de Zico & Cia seria um “crime de lesa-pátria”;
3º Wallace dá um passe “sem-noção” para o Cáceres, que estava de costas para o meio-de-campo e acossado pela marcação;
4º Cáceres devolve a bola para o Wallace numa “tijolada”, mostrando o quão descalibrado é o seu passe;
5º Wallace arruma um imbróglio com a bola, sua desafeta, e a perde na marcação do ataque adversário (!!!);
6º Marcelo, que recebe a bola espirrada, faz o de costume: bicuda pra frente e pro alto e seja o que Deus (ou o Diabo…) quiser !!!; e
7º Após receber graciosamente a bola do Marcelo, o “zagueiro-zagueiro” do Luxa, o meio-campo corintiano avança pela direita da defesa do Flamengo numa tranquilidade invejável, porque o lateral direito estava “a tudo vendo, mas sem qualquer compromisso”!!!!
Cristóvão……como é mesmo o negócio de perder em casa porque o time vai pra cima?
Para “não ir”, então, você escalou … 3 cabeças-de-área? Ou pensou, insanamente, que Canteros iria se metamorfosear e virar…..um “armador”???? Jonas????….Cáceres???
Sei que os tempos são bicudos e não tá fácil pra ninguém, mas para nós……tá phodda !!!!!!!!!!
Você só esqueceu de dizer nos itens 6 e 7 dessa sua análise que a bola que veio para o Marcelo veio DIVIDIDA com o jogador do Curitia e QUALQUER zagueiro faria o que ele fez, qual seja, uma bicuda pra frente, então NÃO VI falha do MARCELO no lance, pois NÃO dava pra ele DOMINAR, NÃO dava pra ele DRIBLAR o jogador que estava muito próximo e só RESTAVA mesmo era a BICUDA…
O jogador do Curintia estava tão perto que obrigou o MARCELO a chutar um pouco mais ALTO do que ele queria….
NÃO vi falha NENHUMA do MARCELO no lance….
E o caso dos 3 volantes é muito relativo, pois, segundo o LÉDIO CARMONA, os GAMBÁS fizeram quase 40 DESARMES enquanto o Flamengo cerca de 19, sinal que se DEFENDERAM O TEMPO TODO o jogaram, COMO TODOS O FAZEM, em cima dos ERROS do Flamengo….
SRN
Xará, pode fazer a corrigenda e atribuir o item do Marcelo…..ao Wallace !!! E dar-lhe, sei lá, um troféu pelo surto total ocorrido no jogo…
Cito, aqui, o Zicão: com 3 cabeças de área e jogando para trás, SEMPRE, não dá pra fazer nada mesmo. Vem cá: por que é que não colocam os que foram contratados para armar, como o Arthur Maia, e o orientam minimamente sobre a marcação? Acho que é mais fácil pegar quem sabe jogar e orientá-lo a marcar do que “ensinar” um botineiro a criar uma jogada….ajuda aí !!!
Saudações rossoneras
XARÁ, é mesmo REVOLTANTE ver o Flamengo ficar tocando a bola atrás da linha do meio de campo entre, normalmente, 3 jogadores.
Mas quando isso acontece, o que é SEMPRE, procure notar e fazer as contas: 3 dos nossos estão ATRÁS DA LINHA DE MEIO CAMPO e então temos 7 dos nossos APÓS a linha do meio de campo.
Esses 7 jogadores são marcados por 10 jogadores o que faz com que SEMPRE sobre 3 jogadores deles para marcar as sobras e para cobrir eventuais buracos em caso de lançamentos à frente…
Vamos ADMITIR, embora PUTOS DA VIDA, que é DIFÍCIL isso, mas é o que acontece, repito, em TODOS OS JOGOS DO FLAMENGO…
O que aconteceu no jogo contra o Figueira? Passaram a bola pro SHEIK que estava com DOIS JOGADORES adversários perto dele e que conseguiram tomar-lhe a bola e aí é aquilo de SEMPRE: metem a bola na diagonal para alguém que está LIVRE e….SACO….
E por que SEMPRE encontram alguém LIVRE? Porque o Flamengo tem a MANIA de SAIR EM BLOCO mesmo sabendo que o jogo já está no FINAL e mesmo sabendo que, NÃO RARO, alguém do time PERDE A BOLA……
Quanto ao ARTHUR MAIA, acho que você está coberto de razão….Ele entrando e NÃO JOGANDO NADA, vai jogar melhor que o CANTEROS !!!! Pelo menos é mais PRECISO nos chutes !
SRN
Carlos André:
Sem dúvida, o segundo gol foi um show de horrores em sequência e com vários envolvidos. Mas fiquei muito impressionado com o vigor de Wallace e Jonas dividindo aquela bola e deixando-a limpinha limpinha para Elias. De qualquer modo, é mesmo difícil decidir qual foi a pior das nossas lambanças naquele jogo.
Eu acho que há uma explicação para entramos com três volantes. É que, assim, ficamos mais compactos, mais fortes na zaga, menos expostos, aumentamos a chance de recuperar a bola e sair com rapidez para o contra-ataque. Bem, parece que não tem dado muito certo.
Grande abraço.
É caro Murtinho estamos velhos pra essa merda de time, merda de planejamento e, pior,teremos mais um ano em que iremos ficar contando os nossos sofreiveis pontinhos até chegarmos ao número mágico de 46 para, novamente, fugirmos de um vergonhoso rebaixamento, uma tragédia dessas acaba de vez com o ajuste fiscal rubro negro que nosso Eduardo Bandeira JOAQUIM LEVY de Mello tem levado à ferro e fogo nos últimos 3 anos.
Não é coincidência que nesses mesmos 3 anos em NENHUMA RODADA estivemos sequer perto do famoso G4, esse recorde é uma das marcas da atual administração, SEMPRE LONGE DO G4, SEMPRE PERTO OU DENTRO DO Z-4, então pergunto, ATÉ QUANDO Presidente ?????
Gostaria que algum setorista esportivo no Flamengo perguntasse ao nosso presidente se ele se lembra do slogan da chapa que o elegeu, será que ele se lembra ?????
Pior do que a derrota que eu, sinceramente, esperava foi ver no meio do Corinthians ELIAS e RENATO AUGUSTO, bailando em cima do nosso time inteiro, movimentação, troca de passes, gol, passes pra gol, ambos eram pra estarem aqui do nosso lado vestindo as nossas cores, defendendo nosso manto, poorém, o ajuste fiscal rubro negro não permitiu, porém, esse mesmo ajuste permite os Cesar’s, Airton’s, Para’s, Wallace’s, Jonas’s, Thallyson’s, Patrick’s, Eduardo’s, Marcelo’s, Gabriel’s e tantos outros pernas de paus que se fosse citar todos aqui cometeria injustiça não citando o nome de algumas dessas malas que ” compoêm ” nosso elenco.
Cristovão 10 jogos – 6 Derrotas, 4 Vitórias ??? isso não é treinador pra Flamengo, FORA CRISTOVÃO.
Não vou parar de pedir a cabeça desse treineiro de time de segunnda até a sua, iminente, queda.
FORA CRISTOVÃO…..
FORA CRISTOVÃO !!!
Caro Chacal:
Não entendo nada das políticas internas rubro-negras, mas acho que se não ganharmos do Náutico a chance de Cristóvão cair é enorme. E se perdermos também para o Grêmio, aí a queda é certa.
Abração.
O Flamengo só frequentou posição no G4 por 3 vezes nos últimos DOZE ANOS !
E esse ESPETACULAR TIME DO CURINTIA citado, foi ELIMINADO da Libertadores agora de 2015 pelo EXTRAORDINÁRIO e CONHECIDÍSSIMO time paraguaio do………GUARANI, perdendo por 2 a 0 em Assunção e de 1 a 0 no Itaquera….
Coisas do FUTEBOL……
E nesse Brasileiro, antes desse jogo de domingo onde foi presenteado com 3 gols, tinha marcado 12 gols, o MESMO NÚMERO DE GOLS QUE O FLAMENGO TEM !
Coisas do futebol….
“Bailando e troca de passes para o gol”????? E por que o Curintia tinha os mesmos 12 gols do Flamengo tendo essas “FERAS” em campo?
RENATO AUGUSTO nunca foi um grande jogador, tanto que NÃO ficou na EUROPA e no próprio Curintia foi RESERVA, entrando e saindo por um bom tempo, fora o tempo em que ficou no DEPARTAMENTO MÉDICO DO CLUBE…
SRN
Caro Schwarzenegger:
Reforço o que respondi no comentário do Gilberto:
“Não se trata de ter ou não ter dinheiro – ok, não temos –, mas de gastar acertadamente o pouco dinheiro que se tem. Avaliações equivocadas, com bons jogadores preteridos e maus jogadores contratados, entre os quais se destacam as desastradas opções por Carlos Eduardo, Elano e André Santos. Três caras que nos levaram um belo de um dinheiro, que evidentemente poderia ter sido muito melhor utilizado.”
Acredito que ninguém questione a importância do trabalho de arrumação financeira que vem sendo feito pela atual diretoria. Só que isso não tem que ser sinônimo de elencos tão mal montados e times tão fracos.
Grande abraço.
As vezes me pego pensando.. sobre aquela frase do luxemburgo que diz que não sabem nada de futebol. e pior que é verdade
Até a pouco queriam vender nosso único mairromenos bom zagueiro por miseros 14? milhões.. e deixar nós com aquelas bagaceiras de Marcelo=wellington, e junior bahiano mil vezes piorado wallace, DEUS me livre dessas pragas quanto antes.. precisamos reforçar essa zaga, e não só ela.. nossos volantes também não prestam. caceres é lento.. estabanado. passa mal, é afoito, jonas é um touro chucro, em dia doido ele da voadeira no peito em dia normal ele é mais ou menos.. canteros esse argentino nem sei o’que dizer. é um argentino paraguaio não se sabe se é volante ou meia ou seja não cria nem marca inútil.. fazendo da nossa zaga um verdadeiro lixo no campeonato vamos sofrer muito ainda principalmente pelos laterais não marcarem não apoiarem direito não fazerem jogadas de ultrapassagens,
Precisamos pro ano que vem contratar pelo menos 1 bom zagueiro pra ser titular junto com samir. e mais um pra reserva, precisamos contratar um BOM volante que marque e saiba tocar, e que CORRE um pouco.. precisamos de um bom lateral direito, e um camisa 10 um armador, e depois desses jogos com cesar no gol começo a crer que precisamos também procurar um bom reserva pro paulo victor..
Minha barca pro ano que vem tá cheia vejam só
Marcelo maluco, Wallace terrorista mohamed , Caceres beisudo estabanado, Canteiros paraguaio, cesar chuta é gol, Gabriel galinha cisca sisca e não come, Bressan, Pará, Pico,Ayrton, e pra finalizar esse pode sair agora JÁ ontem CRISTOVÃO
é um time inteiro que não deveriam nem ser reservas no FLAMENGO e olha que a metade ali são do time títular, que é uma lástima, tudo jogador de time pequeno, como fluminenC . botinha, atleticos.. mais jamais deveriam envergar o Manto.. não é atoa que é vergonha atrás de vergonha nos jogos do flamengo,
é o pior Flamengo que eu já vi
Quero meu Flamengo de volta:
Todos nós queremos.
Claro: não queremos de volta as dívidas crescentes e contraídas com irresponsabilidade; os salários atrasados; a reputação de não pagar o que combinamos, e que até bem pouco tempo nos afastava de bons jogadores.
Mas queremos um time pelo qual possamos torcer; que não nos envergonhe; que saiba o que fazer em campo; que ganhe ou perca, pois isso é do jogo, mas que jogue.
Mais do que tudo, precisamos entender que os dois parágrafos acima não são excludentes.
Grande abraço.
Boa noite Murtinho e demais colegas do Blog.
Gostaria de fazer meu comentário com uma boa lembrança do Murtinho: “Sem recorrer ao luxuoso auxílio do google, lembro que Adriano não estava em campo em nossas vitórias sobre o São Paulo, 2 x 1 no Maraca, e Corinthians, 2×0 em Campinas. Dependência existe, mas há limite.”
E é em cima disso que eu me baseio no seguinte raciocínio: Confiança, no futebol, é fundamental.
Ah, por favor gente: Ano passado o Gabriel tava voando. Na primeira partida da semifinal da CB, em que ele sai do meio campo fazendo fila e sofre o pênalti e na segunda partida, em que o Éverton passa por 3 e faz o gol no Minerão lotado, me faz pensar como são ridículas as suas atuações nesse ano.
Confiança. Essa é a palavra.
Tou exagerando? A qualidade conta? Ok! Então me digam que esse fluminense, que é o vice-líder da competição não era aquele mesmo que ganhamos de 3×0 no estadual, com o Fred dizendo que o carioca tinha que acabar? E que foi derrotado nos pênaltis pro botafogo???
O que mudou em apenas 3 meses? Eles descobriram a pólvora? Acho que não, né?
É isso aí. No futebol brasileiro, confiança = sequência de vitórias. Simples assim. Pq em time que Gustavo Scarpa faz o gol da vitória em 2 partidas seguidas, tudo é maravilhoso. Mas time que tem alguns bons talentos individuais, mas que tá pressionado por todos os lados, principalmente seu equivocado treinador (que eu já defendi algumas vezes), vai jogar mal mesmo que vença por placar elástico. Até ter uma boa sequência. Ano passado foi assim. Depois de estar na lanterna, 6 vitórias seguidas, e já estávamos pensando na Libertadores. É isso.
E antes que eu me esqueça: A citação das vitórias contra corínthians e sp em 2009 se deu, pois vínhamos de uma sequência tão boa na competição, que mesmo com a ausência do Adriano não foi capaz de ser decisiva. Já na atual fase do time tá tudo dando tão errado, que no mesmo fim de semana tivemos o corte do Émerson e do Guerrero, a contusão gravíssima do Nixon e a despedida do Eduardo da Silva. 4 atacantes simplesmente desapareceram do time no mesmo jogo. O Cristóvão pra substituir é burro como uma porta, mas a sorte também não ajuda…
Mengão Sempre! SRN!
Complementando, meu caro PAULO VINÍCIUS SIVIEIRO, será que esses times como o FlormerdenC e o Curintia pra ficar só nesses dois, tomaram gol originado de cruzamento de bola que ULTRAPASSOU a linha de fundo?
Será que tiveram, pelo menos, uns DOIS pênaltis claríssimos NÃO marcados, tiveram gol LEGÍTIMO ANULADO, sofreram gols nos descontos em várias partidas?
E o que é ESPANTOSO….Por incrível que possa parecer, NINGUÉM FALHA contra o Flamengo enquanto com esses DOIS TIMES, os adversários FALHAM de maneira CLAMOROSA…Entregam gols de “mão beijada”…Incrível, Fantástico, Extraordinário, mas é o que TEM ACONTECIDO !
Eta FASE braba…..
SRN
Caríssimo Paulo Vinícius:
Muito bem lembrado o conceito de confiança.
Além do exemplo de 2009, tenho outro, embora inverso: no Brasileirão de 2011 vínhamos com o time certinho, fizemos uma partida memorável contra o Santos de Neymar na Vila Belmiro (5×4), enfileiramos quatro vitórias seguidas até que, depois de um empate em dois a dois com o Figueirense, ficamos inacreditáveis dez jogos sem vencer e saímos da briga pelo título.
Você foi na mosca: o que aconteceu com aquele time, a partir da segunda ou terceira derrota, foi a perda da confiança.
Esse é outro elemento que impulsiona a famosa gangorra do Brasileirão, e pode virar um tsunami. As arbitragens, que nos estão sendo desfavoráveis, de repente erram pro nosso lado. As bolas que estavam batendo na trave começam a entrar. Jogadores que vinham errando tudo passam a acertar. E por aí vai.
Mas, sem querer ser chato, gostaria de insistir numa coisa: tudo isso fica bem mais fácil se tivermos um time organizado e padrão de jogo definido, com os jogadores sabendo exatamente o que devem fazer em campo. Era o que acontecia em 2009, facilitando a vida de qualquer um que fosse escalado e ajudando o time a superar as ausências dos principais jogadores em três ou quatro partidas importantes.
Grande abraço.