República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Em busca do equilíbrio.

Por | 16 de junho de 2015
176 Comments
  • author avatar

    Acabou a peladinha e os ^blues^ perderam feio.
    E o Neymar, hein (int.) Como sentiu falta do Messi, para que pudesse jogar bola !

    • author avatar
      Fred K. Chagas 9 anos ago Responder

      sem procuração do moleque apenas elenco aqui os títulos que tem até agora, por justiça:
      Campeonato Paulista: 2010, 2011, 2012
      Copa do Brasil: 2010
      Copa Libertadores da América: 2011
      Recopa Sul-Americana: 2012
      Copa das Confederações: 2013
      Superclássico das Américas: 2011, 2012, 2014
      Medalha de Prata nas Olimpíadas de Londres 2012
      Campeonato Sul-Americano Sub-20: 2011
      Troféu Joan Gamper: 2013, 2014
      Supercopa da Espanha: 2013
      Campeonato Espanhol: 2014–15
      Copa do Rei: 2014–15
      Liga dos Campeões da UEFA: 2014–15

      repetir o mimimi que é “neymarketing”e “só joga com messi” fica feio, quanto mais vindo de alguém que sabe tanto de tudo…. Baixa a bola, campeão. Volte a seus textos sobre o Flamengo. Melhor…

      • author avatar

        FRED K. CHAGAS
        Em tese, as suas ponderações são corretas.
        O Neymar é um autêntico craque em formaçao, mas ontem teve um comportamento AMPLAMENTE CRITICÁVEL, como jogador e como homem.
        A respeito do importantíssimo jogo de ontem, serei obrigado, em breve, a comentá-lo uma vez mais, ate´porque esta análise tem reflexos DIRETOS com o nosso Flamengo, que, pelo menos em um aspecto, vem sofrendo do mesmo mal da Seleção.
        De qualquer forma, agradeço a participação, educada e construtiva.
        Sinceras SRN
        FLAMENGO SEMPRE

      • author avatar
        Henrique 9 anos ago Responder

        Efetivamente, Fred, é um vasto repertorio de vitorias. Mas nao ganhou sozinho, né, convenhamos.

        Agora, os titulos nao entram em jogo. O Neymar esta longe de ser a figura que o BR tanto precisaria.
        Ele de capitao tem tanto quanto o Morto tinha: NADA. Eh puro desespero colocar a faixa nele.

        Otimo atacante, irregular, mas bom. E pronto. Soh. Nada mais.
        Com esse carater que tem vai prejudicar o BR mais do que ajudar, principalmente nos momentos DECISIVOS.

        Sei que tem brasileiros que se seguram nele como a ultima figura acima da média que temos, assim tentando recriar para si a imagem de que nao muita coisa mudou na qualidade do futebol daqui.
        Infelizmente, ledo engano.
        Mudou tudo.
        Futibolistamente o BR voltou aos anos 20, 1920, para ser claro.

        SRN

    • author avatar
      Henrique 9 anos ago Responder

      Brasil perdeu a revanche, como nao assisti, nao sei se merecidamente, o que nao espantaria – e a Globo diz:

      ” A Seleção também amarelou? Não. Apenas não foi capaz de superar um adversário que, bem-vindo aos novos tempos, se encontra no mesmo nível e mereceu a vitória por 1 a 0.”

      Bem-vindo aos novos tempos?

      Espero que por traz dessa ironia exista bastante raiva, raiva e vergonha para se dar conta que perdemos nos ultimos 15 anos qualquer ponto forte que tinhamos antes.

      A hora jah passou para mudar muita coisa no futebol brasileiro. Eh urgentissimo!
      Antes de tudo, mudar as estruturas dos clubes e da CBF é primordial, pelo menos ao longo prazo.
      Ao curto e médio, a competitividade do campeonato tem que subir à outros patamares. Assim nao da mais.
      O publico jah nao frequenta os jogos – e vai frequentar cada vez menos, ou seja, o impacto economico disso vai trazer graves problemas para os clubes e para o futebol em geral.

      Nao se pode resolver essa lacuna com simples pay-per-view em forma de ST, virando as costas ao clube, ao time e soh indo assistir quando tiver uma partida especial. Assim o futebol morre.

      ACORDA, BRASIL !!! Tem outros 7 x 1 s apontando no horizonte.

    • author avatar
      Henrique 9 anos ago Responder

      Neymar. Mostrou a imaturidade (ou mal-carater?) dele. Nao soh fez bobagem em um lance, como comprometeu a seleçao. Me lembra a falta do Thiago (na area dos outros!) antes do jogo contra a Alemanha.

      Eh, o BR tem que sentar na mesa e discutir o que esta acontecendo e o que mudar. Porque nao se ve salvadores no horizonte.
      Vai ser trabalho arduo.

      Aureo – nao concordo com essa de tecnica superior “inata”. Acabou. Nao se ve mais quase equipe alguma com muito menos tecnica do que o BR – antigamente era isso a grande diferencia. Foi embora. Junto com os outros deficits – aponto o deficit PSICOLOGICO, cade vez mais presente e alarmante, parece que qualquer coisa abala fundamentalmente o jogador brasileiro- o time nao tem nivel de superar adversarios dificeis pelo jogo.

      Ta complicado.

      • author avatar
        Rasiko 9 anos ago Responder

        Vou me meter aqui porque o tema interessante.

        Tem mais, Henrique.

        Tem o fator educação, que leva a um nível intelectual minimamente aceitável.

        O que esses jogadores do Flamengo são burros, impressiona.

        Por isso engrosso o coro pelo Eduardo da Silva, que demonstra uma inteligência que os outros passam longe.

        Ver o Gabriel jogando é constrangedor.

        Essas últimas partidas do Paulinho, idem.

        Assim como idem, o Cirino.

        E esses caras cometem a suprema infantilidade de publicar uma foto bebendo cerveja, todos com aquele ar idiota que caracteriza os desprovidos de luz interior.

        E nesse fundamento, meu irmão, não tem técnico ou santo que dê jeito.

        É rezar pro Sheik e o Guerrero encaixarem e esperar por dias melhores.

        Grande abraço

        • author avatar
          Henrique 9 anos ago Responder

          Diga, Rasiko!
          Concordo, ta exquisito. Mas acho que fora de rezar, teriamos que meter a mao na massa para que algo substancial mude no clube.
          Para isso, teriamos que ter um time bem competitivo. Acontecendo isso, o melhor marketing do CRF, o ceu seria o limite.
          Mas, pelo jeito, ha ainda muito caminho!

          Grande abraço RN

    • author avatar

      Pessoal:

      Quando a Argentina eliminou o Brasil na Copa de 90, um repórter brasileiro perguntou a Maradona o que tinha mudado em apenas um ano, já que na Copa América de 89 a zaga brasileira o tinha anulado e naquela Copa do Mundo ele conseguira desequilibrar o jogo. Maradona foi simples e direto: “O que mudou? Bom, Copa América é Copa América, Copa do Mundo é Copa do Mundo”.

      O futebol entre seleções tem esse problema: as únicas competições que importam de verdade são a Copa do Mundo e a Eurocopa. Copa América, Copa das Confederações, essas coisas só têm servido pra gente continuar se enganando.

      Tenho minhas dúvidas se nossos jogadores são ruins como muitos dizem, já que, salvo as exceções que confirmam a regra, todos fazem sucesso em vitoriosos clubes europeus. Por isso, apesar da discordância do Henrique, continuo achando que temos um gravíssimo problema de desatualização dos nossos treinadores.

      Peguem o Tiago Silva, o Marcelo, o Willian, o Ramires, o Oscar, o Diego Tardelli e ponham nas mãos do Sampaoli ou do Bielsa, pra ver que estrago eles não fariam.

      Eu gosto do Neymar. Bastante. Embora seja totalmente contrário a dancinhas, lambretas, embaixadinhas e afins. Qualquer jogador profissional mediano é capaz de dar lambretas ou fazer embaixadinhas. Portanto não me digam que isso é recurso dos craques. E mais: eu nunca vi Pelé, Tostão e Zico dançando depois de um gol ou mandando a torcida adversária calar a boca.

      Como alguém lembrou aqui na caixa de comentários, Luis Enrique já reclamou de algumas coisas e Xavi condenou a lambreta. Pode ser que adiante, pode ser que não. Mas, em termos de seleção, enquanto não tivermos um time organizado e decente, continuaremos dependendo do único capaz de brilhar sozinho. É ruim pro Neymar, pra seleção e pro futebol brasileiro.

      A teoria do déficit psicológico, lançada pelo Henrique e defendida pelo Rasiko, é excelente e ajuda a explicar muita coisa..

      Abraços.

      • author avatar
        LÚCIFER 9 anos ago Responder

        Boas observações do Helemengo e do Rasiko !

        De um modo geral, o jogador brasileiro (espelho do seu povo), vêm sofrendo, geração após geração, um déficit educacional e cultural, que o enfraquece no seu aspecto psicológico……..o povo brasileiro, emotivo por natureza, não consegue o foco e o equilíbrio emocional nos momentos necessários. Ele não foi, e nem está preparado para enfrentar certas circunstâncias e atribulações…….perde o controle, se destempera, se desespera, e por aí vai…….

        Vocês já viram como o jogador brasileiro é mal educado ? Um jogador faz uma falta ” clara ” e as vezes até ” absurda “, o Juiz marca, e o ” carinha ” ainda corre em direção ao mesmo com o dedo em riste como se ” não tivesse feito nada “……….e a simulação de contusão para provocar o ” Fair Play ” ???……….a quando a bola bate na canela do jogador, sai pela lateral, lance claro, e o jogador ainda sai de forma que parece que está “xingando o bandeirinha”……..e as rodinhas que os jogadores fazem em volta do Juiz tentando intimida-lo, e na maioria das vezes, quando de uma correta marcação de falta ???…….

        Não que não se possa haver reclamação, mas o brasileiro o faz de forma muito exagerada e muitas vezes, despropositada…..e que muitas vezes já prejudicaram os clubes com cartões amarelos e vermelhos desnecessários……

        É claro que nossos Técnicos, Dungas, Felipões, Luxas, Muricis, Joéis, Tites, e etc, etc, etc,……tem culpa no cartório, pois deveriam ser eles a proibirem este tipo de comportamento de seus comandados……..

        Que não se confunda com exigência por ” jogadores anjinhos “, ” bonzinhos “, o brasileiro não sabe diferenciar isto……estou falando de FOCO, controle EMOCIONAL, não perder tempo e nem se aborrecer com besteiras que não vão levar a lugar nenhum que não seja apenas o de prejudicar o seu próprio time com o comportamento desequilibrado e destemperado…..

        A mesma falta de controle emocional que nos levou a tomar uma goleada de 7 x 1 da Alemanha, foi a mesma falta de controle emocional que tirou o Neymar da Copa América………..

        Mas sem querer aliviar o Neymar, que é um craque, pelo menos ele perdeu o controle emocional enfrentando uma CATIMBA SULAMERICANA, que não deve ser nada fácil de aturar, mas o brasileiro já deveria estar acostumado assim mesmo…….

        Já a nossa selecinha 1 x 7, perdeu o controle emocional para uma equipe disciplinada, mas muito mais preparada psicológica e emocionalmente, além de bem treinada, diga-se de passagem.

        É principalmente nesto aspecto, educacional, psicológico, emocional e cultural, que estamos ficando para trás…….

        Enfim, nos últimos anos, não sei quais são os aspectos que não estamos ficando para trás em relação ao resto do mundo.

        Acorda Brasil !

        SRN

        Lúcifer

        • author avatar
          Henrique 9 anos ago Responder

          Sim, Lucifer, concordo. Ta em cima da hora para acordar.

          Vendo as coisas daqui tb tenho a impressao que o BR se perdeu um pouco nos ultimos anos. E nao acho que se trata de PT, e sim de muitas coisas que nunca funcionaram e que agora começa à pesar. A razao é que o mundo esta se igualando mais e mais.

          O futebol é um bom retrato disso. Claro que nao da falar rapidamente de tudo – tem muitos lados e acho que nem saberia enumerar eles.
          O que se percebe é que o mundo se juntou, se “globalizou”, e com isso muitas coisas em TODOS os paises ficaram parecidas, senao igual.
          Muitas destas coisas, muitas diferencias dadas (por natureza, cultura) pode-se resolver com TRABALHO, com perseverancia, com a “tecnica e tatica” necessaria.
          No futebol, mas do que nunca. A Suiça quase empurrou a Argentina pra fora da copa, sem ter UM jogador craque. Isso nao é novidade, David e Goliath, mas esta frequencia é novidade sim.
          Trabalho de base, jogadores com escola, tecnicos que vivem estudando sistemas e taticas europeias, economia estavel, tranquilidade cotidiana, sociedade calma (nao sem problemas, mas calma) e bom nivel de vida, graças à isso. Tudo isso faz com que o jogador tenha mais POSSIBILIDADES (talvez nao usufrui) que em outros cantos.

          Deixa eu falar de um detalhe.
          O brasileiro futibolista homem sempre chorou, seja de alegria ou tristeza, e achava isso normal.
          E é normal.
          Para um brasileiro.
          Os europeus aprenderam à chorar de alegria ou de tristeza – recentemente.
          Era uma coisa cultural, latina. Virou mundial. Se globalizou.

          Mas chorar sempre, até no BR, tinha sido uma coisa de FINAL. No FIM de um jogo. Ninguem chorava DURANTE. Pela simples razao que choro INTERFERE na performance. Negativamente. Eh algo à se evitar à todo custo.

          Em 2014, na Copa, vimos pela primeira vez marmanjos profissionais millionarios do time dos antigos campeoes (BR), chorar ANTES da cobrança de penalties. O mundo viu em cores.
          E nao acreditou no que estava vendo.

          Esse fato jah apontava para um despreparo psicologico magnifico.
          Passamos por sorte. No jogo seguinte afundou a Titanic brasileira ou talvez até a flota inteira (lembro o acontecimento da flota romana em Cap Bon, uns 250 a.C.).
          Nao foi, como todos sabemos, uma mera coincidencia. Tudo aponta para que o que assistimos diariamente tem sua logica. Eh construido.

          Vou parar aqui.

          Eh evidente que o processo de acordar deveria acontecer. Se nao acontecer nao farah mal para o mundo. Simplesmente seria a queda de uma potencia. Uma outra ficaria no seu lugar.

          Mas nao fazer mal ao mundo é uma coisa. Para nos – faria mal. E muito.

          SRN

      • author avatar
        Henrique 9 anos ago Responder

        Perfeito, Murtinho, assino em baixo. Soh nao no ” gravíssimo problema de desatualização dos nossos treinadores “. Claro que concordo. Esta mais do que nitido que parece que nao existe avanço nesse setor.
        E como nao avançam no nivel do Brao, taopouco ha razao para mudar algo nos niveis mais em baixo. Ou seja, os garotos chegam no time principal com poucos fundamentos, muito poucos, alias.

        Fora disso, resumo perfeito, Murtinho!

        SRN

      • author avatar
        Rasiko 9 anos ago Responder

        Concordo, de novo, o que já não é surpresa.

        Mas sabe o que acontece, Murtinho, quando leio tua relação – Thiago, Diego, William e tal -, vejo que, por melhor que eles sejam, ainda estão longe dos grandes craques como Zico e similares.

        E acaba de chegar à minha mente o recado de que o caráter é importante na composição do autêntico craque.

        Veja como o Zico ficou marcado pra história, como o Ronaldinho vai ficar e o Neymar tá ficando.

        São óbvias e evidentes as diferenças entre eles.

        Neymar tá resvalando pro lado do Ronaldinho enquanto caráter. Vai se fuder.

        Isso é mais certo do que tudo que nasce, morre.

        O próprio Ronaldo Fenômeno já manchou sua imagem; embora reconhecido como craque, há rejeição pessoal.

        O que não acontece com o Romário por conta de uma boa atuação na Câmara e agora no Senado encabeçando a CPI da CBF (siglas, pra que tantas siglas!).

        Aposto que não, Murtinho, com exceção, talvez, do Philipe Coutinho e do Neymar, claro, é um bando bem parecido com o do Flamengo, ou seja, bem sem-vergonha.

        Fraquim, fraquim!

        Não nego o protagonismo do Neymar no momento, mas… no momento. O que comprova, mais uma vez, a fraqueza do resto do elenco.

        De qualquer maneira, confesso que não dou a mínima pra seleção brasileira (desculpe a rima). A menos, claro, que tenha jogadores do Flamengo.

        grande abraço

        • author avatar

          Fiz um mini-comentário besta, mais de gozação do que a sério, mas, em contra-partida, deu origem a uma série de respostas maravilhosas.
          Isto explica muitas coisas, vale dizer, de onde nada se espera, pode surgir a luz.
          É o que passo a esperar em relação à Seleção do Brasil e, PRINCIPALMENTE, ao nosso querido Flamengo.
          Concordo com o Murtinho, mas não posso deixar de concordar também com as últimas ponderações do Rasiko.
          Thiago Silva, Ramires, Oscar, Wiliaam, Diego Tadelli e Marcelo, usando os pés e a cabeça nas mãos (horrível esta sacada) de um Sampaoli ou de um Bielsa JAMAIS permitiriam um 7 a 1.
          Por isto mesmo, estou torcendo para o Chile do Sampaoli brilhar, apesar do Messi na Argentina (tomara que ele siga a tese do Maradona).
          Mesmo assim, comparar estes seis a Everaldo (somente entra porcausa do Marcelo), a Gerson, Rivelino, Tostão, Jairzinho ou Paulo CesarCaju dá vontade, se fosse religioso, a ir correndo para a missa das 10 deste domingo.
          Pior, muito pior, no entanto, a NOSSA situação.
          Que comparação seria possível entre Marcio Araujo, Canteros, Emerson Bitoca, Guerrero (mesmo nem tendo estreado), Marcelo Cirino com Dequinha, Rubens, Evaristo, Dida e Joel, isto para não falar de Andrade, Adílio, Zico, Leandro e Júnior.
          Os tempos mudaram, tanto para a Seleção como para nossa paixão (outra rima de quinta categoria).
          Lembro-me do Nelson Rodrigues.
          Dá vontade de sentar no meio-fio e chorar lágriamas de esquicho.
          SRN

  • author avatar

    MP 671 – Reunião dos Clubes da Série A
    Não me proponho a defender picaretagens, de forma alguma.
    Por outro lado, não serei precipitado.
    Há muitas e gabaritadas opiniões, de quem entende da matéria, apontando falhas graves na MP.
    Por falta de conhecimento específico e por não desejar me dedicar ao estudo da matéria, prefiro ficar ^em cima do muro^.
    Para mim, com a maior sinceridade, há muita gente falando sobre o que NÃO SABE, até porque a matéria, no mínimo, é por demais complexa, em vários aspectos.
    Já afirmara antes que, em um ponto, parece-me estranha a MP, favorável ao intervencionismo, o que tenho como grave retrocesso.
    Um segundo tema dentro do primeiro, trata da reuniao de clubes da Série A, havida na segunda-feira, na sede da CBF.
    Levando em consideraçao o que li – antes e depois da reunião – os clubes estariam buscando um consenso, no sentido de apresentarem sugestões ao Relator da MP no Congresso.
    Dando crédito à nossa Imprensa, ^malgré tout^, 15 dos 20 clubes se fizeram presentes, não comparecendo representantes do Figueirense, Joinville, Goiás, Ponte Preta e Cruzeiro (este, portanto, o único entre os DOZE TOP).
    Pelo que também li, todos (acredito, pelas declarações do Pres. Bandeira, ter havido equívoco aqui) teriam se manifestado pela premente necessidade de alterações.
    Especificamente, por exemplo, li que o Pres. Siemsen (algo assim), do Fluminense, teria sido dos mais candentes críticos à Medida, não apenas o EL RICO.
    Parece-me, com sinceridade, que nada ficou suficientemente CLARO.
    O que discutiram, quais as propostas, a existência de uma tendência majoritária ou mesmo de um consenso entre os 15 clubes que se fizeram presentes à uma reunião de há muito marcada e noticiada pela Imprensa.
    Em assim sendo, NÃO tenho condições de criticar ou de defender A, B ou C.
    Trata-se de tema controverso, bastante difícil, que exige estudos e reflexões
    Como não me sinto com vontade de fazê-los, também fica-me extremamente difícil externar uma opinião que seja SÉRIA, para dizer o mínimo.
    Se como está não pode ficar, nada impede que como se pretende alterar também não seja válido.
    Quem, de fato, estudou a matéria, que se apresente, justificando as suas conclusões,
    Caso contrário, parece-me muito melhor manter o silêncio, pelo menos até que surja um texto definitivo, com as alterações que devem ser introduzidas pelos nossos legisladores. antes de ser restituído à Presidência da República.
    De orelhada, ou por simpatia a esta ou aquela pessoa ou clube interessados, não se me afigura como correto, ou, quando nunca, como prudente.
    SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      SEMPRE que o EUMICO MIRANDA estiver de um lado , seja na questão que for, eu estarei com a consciência tranquila no lado OPOSTO.

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Se alinhar ao EUMICO MIRANDA e ao CAPITÃO LÉO já foi DEMAIS pro meu FÍGADO….

        Acho que aí já é questão de NÃO se importar com o RIDÍCULO …..

        • author avatar

          A minha nada modesta pretensão não se interessa em ALINHAR (verbo preferido do Conselho Gestor) com A. B ou C.
          A minha nada modesta pretensão limita-se a uma análise dos fatos, INDEPENDENTE e IMPARCIAL.
          A minha nada modesta pretensão tem apenas um objetivo, qual seja tentar tirar o futebol brasileiro do estágio de mendicância que se encontra há mais de DEZ ANOS, ontem mais uma vez evidenciado.
          A minha nada modesta pretensão não se preocupa com problemas de fígado ou de qualquer outro órgão, aconselhando a quem esteja sofrendo a procurar um bom médico ou, se for o caso, um bom psiquiatra.
          A minha nada modesta pretensão não se importa com o RIDÍCULO, pois procura, apenas e tão somente, não cair nos desmandos de uma DEPENDÊNCIA e PARCIALIDADE que a nada levam.
          SRN
          FLAMENGO SEMPRE

          • author avatar
            André 9 anos ago

            DISCORDAR DE TUDO simplesmente NUNCA terá caráter de IMPARCIALIDADE.

            E essa “nada modesta pretensão” já ULTRAPASSOU o ridículo há muito tempo, já chegando às beiras da DEMÊNCIA MESMO…. assim como essa FINGIDA IMPARCIALIDADE, que quando o PST despenca é motivo de vários comentário, mas quando se RECUPERA, passa em branco…

            Se o clube NÃO contrata, é motivo CRÍTICAS e se contrata ou contratou um ILUSTRE DESCONHECIDO, o pagou caro demais, ou a idade do cara é muito avançada….

            Apoiar o EUMICO MIRANDA em detrimento da posição escorreita do nosso presidente BANDEIRA, não É, não FOI e NUNCA poderá ser tida IMPARCIAL e sim VICIOSOA….

            Isso não é IMPARCIALIDADE nem aqui nem na casa do CARALEO….

    • author avatar

      Bom.

      Não estou suficientemente informado para ter uma opinião – por mais vagabunda que seja – sobre o tema.

      Sendo assim, sigo o relator e mantenho-me, assumida e deliberadamente, em cima do muro.

      Abraços.

  • author avatar
    Aureo Rocha 9 anos ago Responder

    Parabéns, Murtinho. Ótimas considerações trazidas ao debate.

    A fim de não me estender em demasia, vou comentar somente o primeiro item.
    Eu acreditava que o meu julgamento sobre a atuação do Anderson Pico, naquela partida contra o Cruzeiro, poderia ser injusto. Por isso, Jamais me pronunciei ao seu respeito.

    Entretanto, após este seu comentário, posso me atrever a ser mais crítico do que você: o Anderson Pico, para mim, estava querendo entregar o jogo. Assistindo à partida pela TV, a cada lance que ele perdia a bola de forma estranha, revoltado eu esbravejava:
    – Cristóvão, tira esse filho da puta! Ele está jogando de sacanagem!

    O Cristóvão não é bobo: percebeu a intenção do jogador e o substituiu no intervalo do jogo. E, posso estar equivocado, perdeu a confiança no lateral: eis a razão da improvisação do Pará na lateral esquerda.
    Creio que dificilmente Pico vai ter mais uma chance de jogar com o Cristóvão. Com o retorno de Armero e Jorge, o banco de reservas será o seu destino definitivo.

    E por falar em Jorge, o gol que ele marcou no jogo desta madrugada, na goleada de 5X0 contra a seleção africana do Senegal, foi qualquer coisa de se aplaudir de pé. Digno da assinatura do Messi.

    Saudações Rubro-negras.

    • author avatar

      Então, Aureo, “entregar” talvez seja um pouco forte, mas foi estranho e surpreendente – sobretudo nesses tempos de profissionalismo exacerbado e beijos em diferentes escudos a cada seis meses – o comportamento dele em campo. Parecia alheio a tudo.

      Por outro lado, está mesmo evidente que o Cristóvão perdeu a confiança, tanto que Pico saiu no intervalo daquele jogo e não entrou em nenhuma das duas partidas seguintes. E o pior é que ele não é mau jogador, apesar do shape extremamente desfavorável.

      Abração.

  • author avatar
    Romano 9 anos ago Responder

    Perfeito Murtinho, mas….

    Gabriel é só um peladeiro perna-de-pau mesmo.

    Nossas tentativas de negação desse fato só prolongarão nosso sofrimento.

    Aceita que dói menos.

    hehehe

    SRN

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Verdade, ROMANO….

    • author avatar

      Romano e André:

      Estou relutando bastante em admitir isso, mas tá bastante difícil.

      Abraços.

      • author avatar
        LÚCIFER 9 anos ago Responder

        Vixeee…….quando o EDVAN SANTOS, fã incondicional do perna de Sabiá ler o exposto aqui acima………..

        shuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashua……………….

        SRN.

  • author avatar
    Henrique 9 anos ago Responder

    Reuniao sobre MP do futebol

    Pela primeira vez talvez, apoio o Bandeira. Quem diria, hein.

    Tambem acho ridiculo tentar se safrar das dividas como se elas tivessem sido feitas por extra-terrestres e que seria mais do que claro que no futuro nao aconteceria nada disso de novo.

    Como todos sabemos, se nao houver perseverancia nas economias, um clube hoje em dia acaba bem rapido com dividas astronomicas. Todos correm os riscos de cometerem de novo a mesma insesatez.

    Entao, ANTES de se pedir esmola (perdoar as dividas) deveria-se cobrar dos clubes de se porem em ordem para conter absurdos como os cometidos duranrte anos.

    Nisso – dizem os pros-carecas – nos estamos no caminho certo. Eu espero, nao sei.

    Seria sim a hora de renegociar dividas, mas de forma essas sejam pagas.

    Enfim, o dinheiro pertence ao governo, ao povo brasileiro. Vamos acabar pelo menos com ESSE jeitinho brasileiro.

    • author avatar
      Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

      Na proposta dos clubes, eles pedem “o fim da exigência de Certidão Negativa de Débitos (CND) para disputa de campeonatos e aumento no limite de gastos do orçamento com o futebol profissional.”
      Em outras palavras: “tudo como dantes, no quartel de Abrantes”.
      E o porta-voz não poderia ser outro: Eurico Miranda. Tomara que os deputados aprovem logo a MP do Futebol. Pois se os clubes tem que pagar o que devem, nem que seja na marra, talvez essa corja de sanguessugas que assola a maioria dos clubes, que são os presidentes corruptos, vão entrar cada vez mais em extinção.
      Mesmo sendo Rubro-Negro, eu fiquei revoltado como o que o Maurício Assumpção fez ao Botafogo. Já tá na hora dessa história mudar, pois o 7×1 começou muito antes da partida contra a Alemanha.

      SRN!

    • author avatar

      Pois é, Henrique e Paulo Vinícius, acho que é por aí.

      Acertos devem ser aplaudidos, erros podem ser criticados. O que não devemos é, de antemão, achar que tudo precisa ser apoiado incondicionalmente ou que tudo deve ser condenado sumariamente, porque desse jeito não se vai adiante.

      Abraços.

  • author avatar
    ivani teresinha biavati 9 anos ago Responder

    Olá, texto genial!
    da meia dúzia de considerações técnicas, concordo com as 5 primeiras.
    a sexta, como vi o jogo pelo PFC, não tenho como comentar, mas adorei o “confesso q morri”.
    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Valeu, Ivani.

      Por morar em São Caetano do Sul, também costumo assistir aos jogos pelo PFC. Mas no sábado estava no Rio, na casa de minha irmã, e ela gosta tanto de futebol quanto eu de luta greco-romana. Aí fui de Globo mesmo.

      De qualquer modo, tenho certeza de que, se você tivesse escutado aquilo, também teria morrido um pouquinho.

      Muito obrigado e apareça sempre.

  • author avatar

    Mais um comentário repleto de sensatez e equilibrado e , destaco, também, parte do comentário do Henrique concordando com seu pensamento de que nosso campeonato é nivelado por baixo, talvez, por isso, tenhamos um número elevado de concorrentes ao título fato esse que não se repete nos grandes campeonatos europeus onde os mais ricos mandam e desmandam.
    Análise individual de atleta é coisa particular de cada um, por isso mesmo é difícil concordar em todas as análises, porém, mais concordo do que critico as suas análises de nosso atletas, Gabriel vai ser sempre assim vagalume, acende-apaga-acende, ele surgiu no Bahia sem ter jogado na base então ele não tem muitos fundamentos de jogador trabalhado, lapidado, ele é assim mesmo estilo peladeiro.
    Felizmente o Cristovão resolveu 3 questões importantes no sistema defensivo, nosso bravo miliciano Luiz Antônio se estiver disposto e se dedicar é titular fácil na lateral direita, tem técnica e como, também, já atuou de volante sabe marcar é se dedicar ao ir e vir da função de lateral que poderá repetir o sucesso de outros meias rubro negros que foram pra lateral e se destacaram como Fábio Baiano e Ailton, não vou nem citar nosso Leovegildo Lins da Gama JUINOR porque aí também é covardia.
    Na zaga com Samir de 4o zagueiro torna o Wallace outro jogdor, ele é mais firme como central e como 4o zagueiro fica torto e sofrível de se ver.
    No meu mínimo entendimento de futebol creio que as chegadas do Guerrero e do Sheik devem dar mais peso ao elenco e se o acaso ajudar e o Alan Patric voltar a jogar o que jogava quando surgiu no Santos pode dar caldo, já o tal de Airton veio de contra peso.
    No meio, carente de meias de criação, Canteros não é 3o homem, ele é VOLANTE, gosta e sabe jogar de frente para o campo adversário, por ele de 3o homem de costas para os adversários é perda de tempo, ele não tem velocidade suficiente para receber, virar e ver o jogo, com a volta do Cáceres , na posição de 2o volante, não vejo problema na proteção a zaga, veio sérios problemas no meio de campo ofensivo, faltam jogadores de cração, Márcio Araújo, definitivamente, não dá e o Jonas é aquilo, a cada 3 partidas ficará de fora da quarta, ou pelos amarelos ou por suas infinitas expulsões e, caro Murtinho ele não está estigmatizado não, ele estabanado e violento mesmo, admito até que no jogo contra o Coxa a expulsão foi excessiva, porém, meu caro ele levou um cartão de bobeira ao reclamar de uma falta que o Canteros fez e deixou o árbitro a vontade para expulsá-lo na sequência do jogo, dito e feito.
    Ainda não ganhamos de ninguém, com todo respeito e Chapecoense e Coritiba, ambos vão brigar pra não cair, nada além disso, aliás acho que dos 4 rebaixados neste ano 2 já estão lá no Z-4 ( Coritiba e Joinville ), os outros 2 ainda estão em aberto, porém, também, creio que nesse momento vencer era o mais importante, jogar bem, só podemos cobrar com todo elenco à disposição do Cristovão, com sorte, podemos já na próxima semana contarmos com as voltas do Armero, Guerrero, Colômbia e Perú, pelo andar da carruagem podem ficar já na 1a fase da Copa Amárica é ver os resultados de hoje e conferir.
    Pra finalizar elogiar o Juninho Pernambucano aqui não vejo porque não, se teve um atleta que eu sempre quis no Flamengo esse era o Juninho, atleta profissional de verdade, dedicado, íntegro, sério, jogou muito bola, reunia técnica e raça, batia faltas a la Zico, seu sucesso não veio por acaso, trabalhou e muito pra isso, infelizmente pra nós ele vestiu a camisa de nossos adversários.
    Sábado temos mais um compromisso no Maraca, creio que com público beirando os 40 mil, é hora da magnética por o time sob suas asas e jogarmos juntos, o Galo tá entrando numa meia crise, perdeu pro Cruzeiro e empatou contra o Santos dentro do horto e Levir já começa escutar de sua torcida aquele coro de burro, injusto, alías, porém, isso é problema deles e na sequência do Galo pegamos as filhas das bigodudas, a la Muhlemberg, lá na Arena Pantanal eles não vencem e não fazem gols e já tiveram até penaltis á favor hein, são 6 pontos pra garantir tranquilidade parea caminharmos com mais segurança e paz no Brasileirão, vamos à luta, SRN.

    • author avatar
      Vagner BSB 9 anos ago Responder

      Vou discordar veementemente da parte relativa ao Jonas. Ele não é violento, teve um único lance violento e ficou estigmatizado, sim.

      No jogo contra o Cruzeiro, ele cometeu UMA falta. E o juiz inventou mais duas em que ele quase não toca no adversário. Foram contatos absolutamente normais de jogo. Como zagueiro, eu sei bem o que é isso.
      No jogo contra a Chapecoense, ele cometeu UMA falta durante todo o jogo. Uma falta apenas. E o sistema defensivo do Flamengo não permitiu nenhuma infiltração da Chape, que só incomodou com um chute de longa distância.
      No jogo contra o Coritiba, ele não cometeu NENHUMA falta. Vou repetir, NENHUMA!!

      O primeiro cartão amarelo foi dado por equívoco. O árbitro achou (olha aí a estigmatização) que a falta havia sido do Jonas, não do Canteros. E deu cartão amarelo pra ele do nada. Também pensei que havia sido por reclamação, mas nem isso foi.
      O segundo lance foi ridículo. Ele toca na bola (tanto que ela segue forte na direção que ele chutou) e tem o choque em seguida porque o Pará deu um empurrãozinho no jogador do Coritiba.
      O cara, esperto, aproveitou e fez a cena. Assim, o Jonas foi expulso sem ter feito nenhuma falta. E o povo passa a falar que ele é violento.

      Concluindo, o cara fez 2 faltas em 3 jogos. A arbitragem inventou outras 3 e ele foi expulso sem ter feito nada. Como um cara desses pode ser considerado violento??

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Comentário DIGNO de quem, além de entender e “ver” o jogo, mostra que que NÃO é TORCEDOR DE DIRETORIA.

        Cada vez eu ADMIRO MAIS o nosso sempre brilhante VAGNER BSB.

        Comentário de uma FIDELIDADE ABUNDANTE ao que tem acontecido com o JONAS, que, ao meu ver, tem TUDO para se tornar um dos MELHORES SEGUNDO-VOLANTES DO BRASIL, isso se NÃO detonarem a carreira dele APENAS POR JOGAR NO FLAMENGO e ter feito aquela jogada DESTEMPERADA contra o jogador das bigodudas.

        A NAÇÃO RUBRO-NEGRA tem que APLAUDIR e INCENTIVAR o cara, pois ele joga muito na FUNÇÃO DELE.

        • author avatar
          André 9 anos ago Responder

          Complementado:

          E só tem 23 ANOS com grande futuro pela frente. Agora cabe à NAÇÃO RUBRO-NEGRA e ao Clube de Regatas do Flamengo NÃO PERMITIREM que esses ÁRBITROS DESPREPARADOS E ESTIGMATIZADORES fiquem de PERSEGUIÇÃO com o rapaz.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Schwarzenegger, Vagner e André:

      Acho esse debate sobre o Jonas muito importante, até pra gente discutir mais a fundo os pobres critérios de arbitragem do futebol brasileiro.

      A gente vê um jogo do campeonato inglês no sábado (você tá liberado dessa, André) e ouve os narradores e comentaristas elogiando que foram apenas oito faltas. Aí a gente vê um jogo do campeonato brasileiro no domingo e ouve os narradores e comentaristas reclamando que foram sessenta faltas.

      Só que os narradores e comentaristas do campeonato brasileiro são os mesmos que pedem falta a toda hora e ficam chamando atenção para o dedo mindinho do zagueiro que esbarrou no umbigo do atacante.

      “Isso não é lance pra cartão, Fulano?” É a pergunta que mais se ouve um narrador fazer ao comentarista de arbitragem. É irritante.

      Querem absurdo maior do que essa estupidez de que “ele foi tocado”? Que porra de esporte é esse, é futebol ou é basquete? Até onde eu sei, no basquete qualquer toque no adversário é falta, futebol é diferente, tem pegada, choque e chegada.

      Sei que os jogos do campeonato inglês costumam ter menos faltas porque, entre outras coisas, os times marcam melhor. E quem marca bem faz menos falta. Mas muito das poucas faltas de lá em contraste com as muitas faltas daqui acontece porque não temos juízes de futebol, e sim de outro esporte que poderia se chamar, sei lá, não-me-toque.

      Concordo com o Vagner: Jonas tem se mostrado mais contido, menos atabalhoado, mas joga duro, gosta de brigar pela bola e isso faz parte do jogo. O problema, no caso dele, é a Comissão Técnica do Flamengo descobrir o que pode fazer pra gente não desperdiçar um jogador que, ao menos aparentemente, é o que temos de melhor para a posição.

      Abraços.

      • author avatar
        Henrique 9 anos ago Responder

        Murtinho, deixe eu entrar nessa tambem.
        O Jonas jah estah estimagtizado. Talvez se recupere disso com o tempo.
        Essa recuperaçao nao vai depender de juizes, de diretorias, e sim meramente dele.

        A pergunta é: PORQUE ele é estimagtizado?
        A segunda: O que fazer para sair disso?

        A primeira resposta, sem levar em conta teorias conspirativas, vulgo mimimi, é seu jeito atabalhoado de jogar bola.
        Nem verdadeiramente mal-intencionado é. Eh mais como se viesse de um outro esporte e tivesse caido em campo de futebol. Empurra, mete a perna por onde dah, puxa, dah pulos e coices, sai correndo como um louco para cima dos outros, etc.
        Tudo com a melhor intençao, mas desvairado.

        Ele NAO SE COMPORTA como alguem que soh joga duro. E sim, linguagem corporal dele, como alguem que entra pra ver e se o outro tiver azar, teve azar. Arrisca principalmente as pernas dos outros.
        Inadmissivel, convenhamos.

        E é isso que faz que ele receba jah antes do jogo um cartao amarelo.

        Ou seja, entrando na resposta para a segunda pergunta – é ELE QUE TEM QUE MUDAR sua forma de combater o adversario.
        E isso sem perder o rigor. Simples.
        Para esse aprendizado ele poderia sim assistir junto com o Murtinho um pouco de TV inglesa.

        Tem mais. Esse atabalhoado jogador jah entra no jogo parecendo galinha sem cabeça voando. O seu psicologico nao estah bem, é mais do que obvio.
        Isso é trabalho PARA ELE e para o tecnico. Talvez até para um psicologo.
        Soh sei que desse jeito nao dah. Ele tem que mudar.
        E a mudança, qualquer que seja, deve partir DELE.

        A segunda resposta é essa. Se ele mudar essas coisas, com o tempo, digo conscientemente, com o tempo, os juizes nao vao mais conseguir fazer qualquer coisa. Pela simples razao que nao terah mais situaçao que possa ser julgada de uma ou outra forma.

        SRN

      • author avatar
        Roberto Fla 9 anos ago Responder

        Excelente a observação do Vagner BSB. Também não vi a falta no lance da expulsão, e no lance do cartão não dá para saber se foi justo ou não, porque ele pode ter xingado o juiz (que já merecia uns palavrões). Concordo com o Jorge Murtinho. O Jonas é o melhor primeiro volante que nós temos no elenco. Temos que apóia-lo e ao time todo também. Deixem as vais para depois que a partida estiver terminada. Se o cara já meio pereba, martelando em ciam ele só vai piorar.

        SRN

        Roberto

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        É MURTINHO….

        concordo com praticamente TUDO do que você disse sobre ARBITRAGEM e, principalmente, sobre COMENTARISTAS DE ARBITRAGEM no Brasil, apenas DISCORDO quando você diz que a COMISSÃO TÉCNICA DO FLAMENGO é quem deve “descobrir o que se pode fazer para não desperdiçar…”

        Acho que cabe ao CONSELHO GESTOR DE FUTEBOL DO FLAMENGO, ver o que se pode fazer para que o JONAS perca o ESTIGMA de jogador violento que adquiriu depois daquela infeliz PATADA no jogador das bigodudas.

        É NÍTIDO, TRANSPARENTE, CRISTALINA a MÁ VONTADE com que os ÁRBITROS BRASILEIROS vem tratando nosso VOLANTE…

        Acho que a coisa é mais POLÍTICA do que propriamente TÉCNICA.

        Grande abraço e obrigado por me DISPENSAR de analisar as partidas do futebol INGLÊS….ainda mais que ainda estou devendo ao ROMANO assistir aquela partida que ele lincou pra mim….

        SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHS

    • author avatar
      LÚCIFER 9 anos ago Responder

      Excelente comentário do Swarzennegger, mas concordo inteiramente com a excelente observação do VAGNER BSB quanto ao JONAS, e ao excelente complemento do Jorge Murtinho quanto ao futebol cheio de ” não me toques “praticado aqui no Brasil, e a excelente concordância do ANDRÉ e do ROBERTO FLA…….só comentários excelentes…….

      Só gostaria de acrescentar, somente para reflexão, já que vivemos em um País tão corrupto, e com uma CBF pra lá de suspeita ( se é que haja alguma suspeição, se não certeza), de que o problema do JONAS talvez não seja pura e simplesmente ESTIGMATIZAÇÃO…….

      Quem sabe, os senhores Juízes, para ” agradar ” a CBF, já não entrem em campo com a INTENÇÃO de eleger um ” bode expiatório”, e neste caso, o JONAS já não entra em campo eleito, se aproveitando daquela entrada bisonha no jogo contra o Vasco ?

      Não deixaria de ser uma ESTIGMATIZAÇÃO, mas neste caso, seria uma ESTIGMATIZAÇÃO ARTIFICIAL…..INTENCIONAL…..com os senhores Juízes esperando a primeira oportunidade para prejudicar o Flamengo…….

      Não estou afirmando que é isso, não tenho provas, mas sabendo como a corrupta CBF é inimiga política do Flamengo, sua grande ameaça com novos ares de mudança, NÃO DESCARTO……..

      Excelentes SRNs

      Lúcifer

  • author avatar

    Simples assim. É isso.

  • author avatar
    Eduardo 9 anos ago Responder

    Perfeito, Murtinho! Descrição perfeita do futebol do Gabriel! Fico imaginando por que todos os treinadores dão a titularidade a ele. Deve ter um motivo!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Pois é, Eduardo. Entra técnico, sai técnico, volta técnico, vem outro, e o porra-louca lá, firme e forte.

      E o pior, rapaz, é que – ao contrário de muita gente – eu acho que ele tem conserto. Mas não no time titular do Flamengo.

      Por exemplo: sabe o Jordi Alba, que começou no Barcelona, foi emprestado a um tal de Cornellà, daí para o Valência, passou por um outro tal de Gymnàstic e voltou ao Barcelona arrebentando?

      Tá, ok, desculpe. É que já está tarde e tô cansado.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Henrique 9 anos ago Responder

    “Confesso que morri” KKKKKKK, otima sacada, Murtinho! KKKKK

    Do resto, estou plenamente de acordo, tendo uma coisa que acho que tem que ser colocada de maneira clara: O equilibrio do campeonato brasileiro.
    Eh verdade que aqui todos podem ganhar de todos.
    Soh que nao é bem verdade que é soh aqui que isso pode acontecer. Pode acontecer em qualquer lugar do mundo, soh nao com a frequencia daqui.
    Afirmar isso entao me cheira que alguem (Rocha e outros) quer enaltecer o futebol brasileiro – o que seria de summa ridicularidade.

    O equilibrio daqui é feito por baixo, na minha opiniao.
    Sao todos os times tao ruins (taticamente perto de zero, hoje em dia tecnicamente mediano e irregular, as ferramentas basicas mal aprendidas, jogadores nao tao inteligentes e finalmente de uma camisa psicologica totalmente furada e constantemente posta à perigo de um jeito que desabar vira comum (vide o 1 x 7) e o choro é a saida) que isso é possivel.

    E esse equilibrio por baixo é efetivamente um marco do futebol brasileiro. Nao ha nada a se vangloriar disso, muitissamente pelo contrario. Tem que surgir times que desequilibram – e isso constantemente.

    Tem que se parar com essa de que “tudo é possivel”. Nao, nem tudo é possivel. A vida tem suas limitaçoes e o que se tem que fazer é tentar chegar o mais perto dessas e nao dessistir no meio do caminho com a desculpa que a “vida é assim” e que serah o destino que farah como que A ou B consiga isso ou aquilo.

    TUDO passarah pelo trabalho bem ou mal feito. A meta certa. A força de se levantar de novo depois de ter cometido um erro.
    Investir nas coisas certas, etc.

    TUDO pela propria força.

    Nada divino – puramente humano, mesmo.

    SRN

    • author avatar
      Aureo Rocha 9 anos ago Responder

      Henrique,

      Não coloque nos meus comentários frases jamais escritas por mim. Onde você viu eu enaltecer a qualidade técnica do atual futebol brasileiro?
      Será que serei obrigado a repetir o que escrevi? Creio que você não entendeu nada.
      Tudo bem, já está desculpado.

      SRN.

      • author avatar
        Henrique 9 anos ago Responder

        Calma, Aureo – estava falando sobre o comentario do Murtinho! Voce nao entendeu isso?
        E nem à ele citei, poruqe ele nao disse isso, e sim sobre gente que nessa conversa – de campeonato equilibrado – acha que isso é sinal de força.
        Tambem te perdoo. Assim jah somos 2 que sabem perdoar. 😉
        SRN

        • author avatar
          Aureo Rocha 9 anos ago Responder

          Melhor assim, Henrique; Imaginei que fosse eu o tal do Rocha citado em seu comentário, porque creio ser o único Rocha aqui do RP&A, que comenta com frequência.
          SRN.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Sim, Henrique, claro.

      Quando li seu comentário, até voltei ao texto do post, porque às vezes escrevo uma primeira versão e depois mudo muita coisa na revisão, e aí imaginei que pudesse ter cortado a frase sobre qualidade. Quando vi ela lá, respirei aliviado, porque isso alteraria o sentido do primeiro parágrafo. Tenho certeza de que todos nós concordamos que o nivelamento é por baixo.

      Sua observação sobre a possibilidade do lanterna vencer etc. e tal também é perfeita, e é mais uma que se encaixa na questão do baixo nível técnico geral. Saudade do “desequilíbrio” causado pelo Palmeiras de Ademir da Guia, o Inter de Falcão, o São Paulo de Raí e – óbvio, claro, evidente – o Flamengo de Zico.

      Abração.

    • author avatar
      LÚCIFER 9 anos ago Responder

      Tenho que concordar com o Helemengo !

      Nosso futebol está nivelado por baixo ! E não é só o Futebol, tudo no Brasil está em baixa, a nossa economia está em baixa, os impostos são exorbitantes e os mais altos do mundo, a nossa educação nunca esteve tão ruim, o sistema de saúde consegue ficar cada vez pior, o País está cada vez mais violento, a corrupção cada vez mais descarada, e a Petrobrás mais corrompida e dilapidada do que nunca……..

      Em compensação, criaram o ” bolsa família “, e bancaram com um dinheiro ” que não tinham, e não podiam “……..o resultado está aí…….qualquer semelhança com a ” Patrícia Amorim “, é mera coincidência………ou não……..

      Desculpem o desabafo, mas estão querendo jogar a “auto estima do brasileiro no lixo “……..um fio de esperança vem com a redução da maioridade penal, chega de papo retrógrado e conservador, tem muita coisa para mudar neste país !

      SRN

      PS1 – Capitão Leo é o nosso ” Al Caponne “, que só conseguiram prender por causa do seu ” imposto de renda “……

      PS2- Não sou de colocar lenha na fogueira, mas ROCHA aqui só tem o grande AUREO !

  • author avatar
    Fred K. Chagas 9 anos ago Responder

    a propósito do LEO MOURA…

    é de imputecer.
    não se adaptar a FORT LAUDERDALE e adjacências?

    Aquela beleza de vida e aquele futebol-mamão ?

    pqp….

    SRN

    • author avatar
      Henrique 9 anos ago Responder

      Bem que eu teria apostado que nao daria certo para o Morto.
      Lah ele tem que TRABALHAR, o que nao fez desde 2010. Ai é melhor voltar, né, convenhamos.
      Voltando ganha uma graninha sem fazer nada – vida que pediu.

      Se volta para a Flor – seria a melhor contrataçao nossa. Vai afundar as cabritas.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Fred e Henrique:

      Léo Moura saiu daqui cheio de prestígio, né não? Ave-Maria! Como dizia minha avó: a gente só colhe o que a gente planta.

      Abraços.

  • author avatar
    Fred K. Chagas 9 anos ago Responder

    COMO ESCREVI no post anterior há pouco.

    TUDO O QUE RESTA AO FLAMENGO
    é no sábado,
    em casa,
    vencer o atlético mineiro.

    DEPOIS pensamos no porvir.

    AGORA só existe a vitória .

    PASSO
    A PASSO

    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu caro Fred, é isso aí.

      Como escrevi na resposta a um dos comentários do Paulo Vinícius, gosto de ver o Atlético jogar, mas eles têm dois times distintos: o tigre feroz que atua em casa e o manso gatinho quando a partida é fora. Não podemos perder a chance de beliscar esses três pontinhos no Maraca.

      Grande abraço.

  • author avatar

    Lamentável a contusão do Paulo Victor, que parece ser grave.
    Em tese, o César deverá ser um ótimo substituto, pois que, nas poucas vezes em que foi chamado e em tantas atuações nos juniores, sempre se saiu muito bem.
    Agora, guindado a titular, tomara que a camisa não pese.
    Preocupadas SRN
    FLAMENGO SEMPRE
    PS – carrinho de mão ! Que vergonha ! Se a foto for publicada no NYT, vai fazer sucesso ! E olhem que a Patrícia deixou um legado de um sem número de carrinhos-maca.

    • author avatar
      Ltommacedo 9 anos ago Responder

      também estou preocupado com o Cesar. Entrar sabendo que é por um jogo é uma coisa, ser titular por 02 meses é outra totalmente distinta.
      Resta-nos torcer.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Fico TRISTE com esse tipo de observação…

      Enquanto TODOS que aqui comentam, se empolgam com as novas contratações (os mais PESSIMISTAS, acham regulares), outros enaltecem a SUBIDA REPENTINA E SIGNIFICATIVA do Mengão no PST, as duas VITÓRIAS consecutivas….nosso DECANO, CARLOS MORAES, foi o ÚNICO que procurou ACHINCALHAR o Clube de Regatas do Flamengo pelo fato do PAULO VICTOR ter saído de campo naquele CARRINHO IMPROVISADO, fato MAIS que explicado pela diretoria através de um vice-presidente e sem NENHUMA restrição advinda do Dr. RUNCO….

      E a preocupação com nosso goleiro PAULO VICTOR parece apenas ter servido de PRETEXTO para o comentário MALDOSO (desculpe a sinceridade…)

      Mas………cada um com seu cada um…….

      • author avatar
        Rasiko 9 anos ago Responder

        Concordo, André. É lamentável ver aqueles que se dizem torcedores do Flamengo aproveitando, mesquinhamente, a oportunidade de tirar sarro e menosprezar o próprio clube por um incidente tão banal e sem a menor importância. Revela o rasteiro nível mental de quem faz esse tipo de coisa. Revela que, mais do que a paixão clubística, o sentimento pequeno e imaturo de uma criança frustrada, prevalece. Tem gente que, definitivamente, não cresce.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Além de fazer coro aos lamentos pela séria contusão do Paulo Victor e de me juntar ao Ltommacedo na preocupação com a titularidade do César – vamos apoiar, sabendo que é muita responsa para um goleiro tão jovem -, tenho a dizer o seguinte: meu querido Carlos Moraes, o bicho pegou pro seu lado. Como dizem os comentaristas de arbitragem que agora infestam as transmissões esportivas pela tevê, André e Rasiko chegaram dividindo acima da linha da bola.

      Vai deixar barato?

      Abraços gerais.

  • author avatar
    Carlos_SP 9 anos ago Responder

    Murtinho, só me resta dizer, muito bom. De pleno acordo.

    André, li agora a pouco que o Léo Morto não se “adaptou” aos EUA e está negociando com os tricoletes. Como pode alguém não se adaptar ao difícil futebol lá, tem alguma análise sobre isso André?? Será que ele achou que ia ver o Mikey e o Pluto, e o pessoal achou péssima idéia ter no time um Pateta??? E o pior, capaz de ter chororô aqui..

    SRN

    PS – Ou o rei da Panela não chou nenhuma por lá??? Dúvida, dúvidas e dúvidas..

    PS2 – Bill, não tem como segurar o camarada aí entregando umas pizzas? Nos livre dessa, pelo amor de Deus.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Grande CARLOS_SP…

      É bom que se diga que ele NÃO conseguiu jogar bem NEM na SEGUNDA DIVISÃO DE LÁ….shausuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahs

      Provavelmente quis abrir a AVENIDA LÉO PANELEIRO HORROROSO PERNINHA DE SABIÁ MOURA por lá mas NÃO conseguiu apoio do governo SHAUSHAUSUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSU

      Conclusão: ATÉ um norte-americano, vê que aquela PRAGA NÃO JOGA PORRA NENHUMA….SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUA

      Ele vir pras TRICOLETES até que é BOM, o chato é ter que aturar a SANHA MIDIÁTICA a ficar falando e elogiando o cara à toda hora, pois mesmo ele lá LONGE PRA CARALEO as BONECAS por aqui NÃO pararam de PUBLICAR o nome do cara…..

      SRN

      P.S. Murtinho o Chorintians tem 6 gols pró e está em 4º lugar…Veja como o futebol tem coisas inexplicáveis e improváveis…..

    • author avatar
      Bill Duba 9 anos ago Responder

      Telegraminha pro Carlos SP
      Ainda nao me atualizei no assunto “falta de adaptacao a Fort Lauderdale”, mas deve ser algo relacionado ao nao saber pronunciar o nome da cidade, tipo “forte flor lauderdeilo”< ou forte landerdaile", … Em outras palavras, malandro eh malandro em qualquer lugar…
      Saudacoes Rubro Nigerrimas

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Obrigado, Carlos.

      Essa história de jogador brasileiro não se adaptar onde quer que seja, francamente, é o fim da picada. Lembra quando o Viola foi jogar no Valência e não se adaptou à culinária local? Haja paciência.

      E nem adianta o Bill Duba descolar um bico pra ele na pizzaria. Vai sair pra entregar e não vai voltar tão cedo – como ele fazia quando apoiava ali pela direita.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Rodrigo 9 anos ago Responder

    Confesso que entendo tanto do assunto esquemas táticos e afins quanto o Murtinho. Mas achei o artigo simplesmente genial. É basicamente o que penso do Mengão hoje. Acho, sim, que disputamos o título. Aliás, disputamos, não, porque isso é impossível. Vamos buscá-lo.
    P.s. foto sensacional

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Valeu, Rodrigo.

      A questão, rapaz, é que de futebol ninguém entende. Gosta-se mais ou gosta-se menos, acompanha-se mais ou acompanha-se menos, mas entender, no duro, ninguém entende. Porque é um esporte – o único – em que você pode ter jogadores muito melhores que os do seu adversário, você pode massacrar o seu adversário durante 89 minutos, você pode chutar oito bolas na trave, aí o adversário sai no contra-ataque, faz um golzinho sem-vergonha no último lance e ganha o jogo. Como é que alguém vai entender isso? Ou melhor: o que adianta entender disso?

      Obrigado pelo elogio e apareça sempre.

  • author avatar
    chacal 9 anos ago Responder

    mais um post sensacional e muito oportuno !

    vender samir seria pensar unicamente em negocios,deixando de lado os verdadeiros lucros.
    flamengo tem que pensar grande sem tirar os pés do chão.
    não podemos repetir o corinthians.

    flamengo nesse momento está crescendo no PST…reflexo da contratação do guerreiro !
    eu sempre falei que se contratar a torcida paga a conta.
    vou falar mais uma vez….contrata o ganso que ai sim ,vamos com tudo rumo ao hepta.

    saudações

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Valeu, Chacal, muito obrigado pela força.

      O Ganso, rapaz, sei lá, mas o Ganso é uma incógnita. Foi, ao mesmo tempo, a maior promessa de craque dos últimos tempos no futebol brasileiro, e também a maior decepção. De qualquer modo, eu também gostaria de vê-lo com o Manto, número dez às costas, embora receie a reação da torcida rubro-negra diante daquele estilo gélido e blasé.

      Grande abraço.

  • author avatar

    Além do Pará, acho válido observar que Cristóvão também improvisou o Luiz Antônio na lateral e também, adiantou o Canteiros. Coisas que não se fazia há muito tempo: tentar novas articulações com o saco de limão!

    • author avatar

      Meu caro João Paulo.
      Está todo mundo dizendo que foi o Cristóvão quem improvisou o LA na lateral direita.
      Ledo engano.
      Em 2012, o teacher Santana, salvo engano, assim já o fizera, como também aconteceu MUITAS VEZES com o Luxa. Naquela época, no entanto, havia o King of Panelas, que sempre acabava retomando a posição.
      Estou com preguiça, mas se consultarem a página do Flamengo (site oficial), nele procurando as escalações, fácil-fácil vão encontrar o que estou afirmando.
      SRN
      FLAMENGO SEMPRE

      • author avatar

        Superei a preguiça, dando uma de teimoso.
        Encontrei.
        15.07.2012
        Jogo – Bahia 1 x 2 Flamengo – campeonato brasileiro
        Técnico – ele mesmo, Joel Santana.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Então, João Paulo, o sentido principal do post é exatamente esse: é importante mexer daqui e dali, fazer a limonada que for possível e somar o número de pontos que der, para estar numa situação razoável quando todos os reforços chegarem e a nova formação engrenar.

      Quanto ao Luiz Antonio, confesso que ainda tenho minhas dúvidas. É um cara mais técnico, bate bem na bola, mas marca muito mal. Contra um time que coloque gente rápida e minimamente hábil em cima dele, vamos penar. (Se bem que isso aconteceu durante os dez anos em que Léo Moura esteve ali.)

      Aproveito para enviar meus sinceros agradecimentos a Carlos Moraes, por trazer de volta à nossa lembrança a impagável figura de Natalino, The Genius of the Strategy.

      Abraços.

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Também acho, MURTINHO, que o LUIZ ANTÔNIO, jogador do qual gosto, NÃO é um bom marcador e ainda NÃO foi testado, pois como o PARÁ é, ao meu ver, um bom marcador, os técnico dos OUTROS TIMES ainda não colocaram jogadores caindo por ali explorando essa falha dele.

        Vamos dar tempo ao tempo….

  • author avatar
    Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

    “parece impossível ao Flamengo disputar o título do Brasileirão. Resta ir lá e ganhá-lo.”

    E é o que vai acontecer. No início do Brasileiro, eu teci comentários sobre os “tais” favoritos. Tou cada vez mais convicto disso. Lembremos:

    São Paulo: Sejam francos: Qual foi a grande contratação dos bambis esse ano? Wesley? Reserva absoluto? Depois que mudou a presidência no Morumbi, não há chance deles levantarem qualquer taça esse ano, nem na Copa do Brasil. Eles não tem grana. Podem ver! O elenco tava motivado até o fim da Libertadores. Depois….
    O jogo contra a chapecoense mostrou exatamente isso. Não só era para terem perdido no sul, como por placar elástico. Mas o Rogério Ceni tá em grande fase. A venda do Rodrigo Caio foi uma bênção para o tricolor.

    Corinthians: Eu disse lá atrás: “Com a crise financeira, já perdem muita força. Se perderem o peruano então…” E não é que além de perderem o jogador, ele ainda veio pro nosso time?

    Santos: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Palmeiras: Ele deixa a pequenez, mas a pequenez não deixa ele. Contratou 2 times inteiros e já dispensaram alguns. Sendo que 2 deles estão conosco. Se não lutar pra cair, pelo técnico contratado, ficam em no máximo 6º colocado.

    Atlético MG e Cruzeiro: Venderam os medalhões e o futebol foi junto. Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Diego Tardelli não são encontrados em qualquer lugar. É por isso que cansei de ler nas redes sociais, atleticanos xingando o Lucas Pratto de tudo quanto é coisa.

    Grêmio = Santos 2 = KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Já o Inter é que é a grande incógnita. Não ganham nada desde 79. Mas montam verdadeiras máquinas de jogar futebol. Se não deixarem a peteca cair, podem ser nossos rivais como foi em 2009, visto que foram vices de novo (que sina, não?!).

    Fluzim: Se não bastassem a debandada by Unimed, o fantasma da Lusa voltou pra puxar o pé da quadrilha florida – como no depoimento do ex-presidente da Portuguesa.

    Mengão Sempre! SRN!

    • author avatar
      chacal 9 anos ago Responder

      paulo,

      muito bom seu comentário…concordo plenamente com tudo !
      acho que se o flamengo contrata um 10 a torcida compra a missão e estouramos o ST.

      concorrente ao titulo na minha opinião…atletico mineiro e internacional.
      um pouco mais atrás vem…cruzeiro ,são paulo e palmeiras.

      um abraço

      • author avatar
        Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

        Valeu o elogio, Chacal!

        SRN!

    • author avatar
      Ltommacedo 9 anos ago Responder

      Ótima analise. So discordo do time do atlético que tem alguns problemas defensivos, mas esta jogando muito bem.
      O SP parece ter um bom time, mas não inspira confiança em ninguém. Sem o Pato, que se meteu nessa confusão, resta depender do Luis Fabiano, que nunca ganhou nada.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Fala, Paulo Vinícius.

      Análise muito boa, mas eu concordo com o Ltommacedo: o Atlético MIneiro é um time bem legal de se ver jogar. Adianta a marcação, ataca muito, chuta bastante de fora. A questão é que, mantendo uma tradição que já vem desde que passou a usar o Estádio Independência, essa pressão só acontece quando joga em casa. Temos que aproveitar isso pra garantir nossa terceira vitória seguida.

      Abração.

  • author avatar

    Uma primeira opinião.
    Comentário tranquilo e digno de louvores.
    SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu querido Carlos Moraes.

      Que acanhamento é esse, rapaz? Tô estranhando. Vamos lá, desenvolve, solta os bichos.

      Abração.

  • author avatar
    Danilo Bruxolobo 9 anos ago Responder

    Excelente texto…Fez lembrar João Bosco e Aldir Blanc…me permita brincar um pouco com as palavras…

    A esperança de toda uma Nação
    Dança na corda bamba de sombrinha
    E em cada passo dessa linha
    Pode, mas não vai se machucar
    Pois a dor inicial assim pungente
    Não há de ser inutilmente…
    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Ô, Bruxolobo, pegaste pesado! Aldir Blanc é um cracaço (embora vascaíno, ninguém é perfeito), eu apenas bato minha bolinha sem compromisso.

      Grande abraço.

Deixe seu comentário