A campanha do Flamengo no segundo turno evidencia o que já devíamos ter aprendido há tempos mas nos recusamos a enxergar, sobretudo nas derrotas: a importância de encarar o futebol de acordo com o que ele tem de mais básico – o coletivo.
Da mesma forma que não é fácil apontar quais foram os destaques em nossas seis vitórias consecutivas, já que todos estiveram muito bem, é difícil salvar atuações individuais em derrotas como as das duas últimas rodadas.
Claro que um conjunto formado por grandes jogadores será sempre mais forte que um outro formado por jogadores medianos, mas o primordial é que haja um conjunto. Enquanto não entendermos isso e continuarmos crucificando o Pará aqui, o César Martins ali e o Cirino acolá, pouco avançaremos.
Minha mulher não acompanha futebol, a não ser pelas minhas reações. Quando acabou a partida com o Coritiba, ela me peguntou o que dera errado e o que tinha sido pior. Respondi que tudo dera errado e que o pior estava por vir. Eu falava do jogo que teríamos contra o Atlético Mineiro.
Talvez o Atlético não seja o melhor time do Campeonato Brasileiro – pra mim, é –, mas quem o enfrenta no Estádio Independência rói um osso. Eles jogam de forma agressiva, marcam firme, acuam o adversário, concluem a toda hora. Além disso, em uma dessas questões que não encontram explicação no futebol, tudo indica que haja uma certa incompatibilidade entre os dois jeitos de jogar, o nosso e o deles, que favorece a eles. Acontece.
Temos dificuldades nas bolas aéreas, quesito em que o Atlético é muito eficiente; nosso time com Oswaldo de Oliveira ficou mais organizado e valoriza o toque de bola, já o deles cultiva uma falsa bagunça (que eles mesmos chamam de “Galo Doido”) e privilegia a velocidade; eles não têm meio-campistas carregadores de bola – quem carrega a bola no Atlético é o bom lateral Marcos Rocha –, enquanto nós temos Márcio Araújo e Everton que atuam no sistema delivery. Na hora da onça beber água, nessa briga gerada pelos diferentes estilos de elencos e treinadores, nossas partidas com o Atlético são sempre uma tremenda dureza. Não que isto seja insuperável, mas há que se jogar no limite. E não está no seu limite um time que perde pênalti aos oito minutos e mete uma furiosa cabeçada contra suas próprias redes aos dezesseis.
Por menos rubro-negro que seja pensar desse jeito – sabendo que somos os fodões do Bairro Peixoto –, perder para o Atlético Mineiro fora de casa deveria estar em qualquer projeção realista que se fizesse quanto às nossas pretensões no campeonato. E isso só aumenta o quão desastrosa foi a derrota para o Coritiba.
No futebol, há jogadas que mudam os jogos e há jogos que mudam os destinos de um time na competição, tanto para o bem como para o mal. Para o bem aconteceram, e todos lembram, nossas vitórias sobre Palmeiras e Atlético Mineiro, ambas fora de casa, na arrancada em 2009. Se não recuperarmos rapidamente o equilíbrio, a eficiência e as vitórias, e não alcançarmos nosso objetivo verdadeiro (levantar o título era fantasia, pois não?), os dois a zero para o Coritiba terão um peso bem maior do que pensávamos.
Bom. Está mais do que na hora de entrar no tema que dá título ao post, e que já se transformou em um dos mais atormentadores pesadelos de toda a existência rubro-negra.
Mistura de filósofo de rua e técnico de futebol de praia, Neném Prancha virou mito no futebol carioca tanto pelo que dizia quanto pelas frases que João Saldanha e Sandro Moreyra colocavam-lhe na boca. Mas não importa: cultivemos o mito. Apesar da dificuldade de fazer a bola rolar nas areias fofas da orla do Rio de Janeiro, Neném Prancha abominava o jogo pelo alto, os bicos para cima e os chutões a esmo. Quando, nos treinos, um dos seus pupilos optava por jogada semelhante, Neném Prancha parava tudo, pegava a bola, dirigia-se até o botinudo e dizia o seguinte: “Tá vendo isso aqui, meu filho? O nome disso é bola. A bola é feita de couro. Couro é feito da vaca. Vaca não voa, anda com as quatro patas no chão. Portanto, a bola não é feita para voar, mas para correr rente ao campo.”
Nosso futebol sempre foi pródigo em técnica e durante muito tempo todos os times contavam com caras inteligentes e habilidosos no meio-campo. Isso acontecia até nos clubes pequenos. O Campo Grande da minha infância tinha Alves, o Bangu tinha Cabralzinho, no Olaria brilhavam Afonsinho e Roberto Pinto. Não cheguei a ver, mas os maiores meias da história do futebol brasileiro, Didi e Gérson, começaram no Madureira e Canto do Rio. Esse era o nosso jeito, ao qual infelizmente renunciamos a partir da derrota da encantadora seleção de 82. Os três gols de Paolo Rossi no Estádio Sarriá mudaram o nosso caráter para muito pior e fizeram entrar em campo o futebol de resultados, os meio-campistas que correm muito e jogam pouco, os cruzamentos altos para a área. O horror.
Mesmo com Neném Prancha se revirando no túmulo que passou a habitar desde 17 de janeiro de 1976, desistimos de fazer a bola rolar e britanizamos nosso estilo. Tanto que desenvolvemos um novo tipo de jogador: da mesma forma que até os anos oitenta nossos times não abriam mão de gente muito boa no meio-campo, hoje não há clube brasileiro que não tenha um especialista em cruzamentos com a bola parada. Mudamos o foco, e andamos para trás.
Entretanto, o maior absurdo dessa história está em não buscarmos soluções para neutralizar a pouco inspirada jogadinha, e não se trata de exclusividade rubro-negra. O problema é geral e creio que não o resolveremos se não mudarmos radicalmente a maneira com que nossos goleiros se comportam.
Não sei se depois da derrota de ontem alguém teve ânimo para assistir a qualquer coisa de futebol, mas pego como exemplo o gol contra do zagueiro Rafael Lima, da Chapecoense, no jogo com o Cruzeiro. Vendo pela câmera de trás, percebe-se como é estranho o posicionamento do goleiro Danilo, típico de quem está perdido e quer tirar o seu da reta. O cruzeirense Willian bate a falta e, nas frações de segundo em que a bola viaja, Danilo recua e chega a ultrapassar a linha de seu próprio gol, numa decisão suicida: qualquer toque, ali, torna a defesa impossível. Pra que, então, ficar dentro do gol?
Ninguém, em sã consciência, pode atribuir qualquer responsabilidade a Paulo Victor pelos gols de cabeça que levamos ontem, mas não será o caso de nossos goleiros adotarem uma postura diferente, trocando a infrutífera passividade pelo ato de atacar a bola? Se tivéssemos um outro olhar para esse tipo de lance, a bola cruzada no segundo gol do Atlético não seria do PV?
Outro clichê do futebol de antigamente dizia haver uma notável diferença entre os goleiros argentinos e os brasileiros. Sempre que uma bola era levantada na área, o goleiro argentino gritava confiante para o zagueiro: “sai que é minha”; já o goleiro brasileiro gritava desesperado: “vai que é sua”. Nossos goleiros melhoraram muito, mas permanecem pregados na linha do gol e gritando “vai que é sua”.
O conceito de confiança, que permeou boa parte das discussões sobre a performance do nosso time nas seis primeiras rodadas do segundo turno, também se insere na atuação dos nossos goleiros – todos eles – nas bolas paradas levantadas para a área. Foi inacreditável, em mais um exemplo desse fim de semana, a indecisão do goleiro gremista Tiago no gol de cabeça do palmeirense Vitor Hugo.
Os goleiros do atual futebol profissional são todos muito altos, e à sua altura deve ser somado o metro a mais que adquirem por poder interceptar a bola com as mãos. Com treinamentos adequados e repetidos à exaustão, ajuste no posicionamento dos zagueiros – que não devem atrapalhá-lo, como Felipe Melo fez com Júlio César na Copa de 2010 – e confiança para definir a jogada, nossos goleiros podem diminuir os riscos desse tipo de lance. Embora seja muito mais cômodo manter a cara de pastel enquanto as bolas estufam suas redes jogo após jogo, além de repetir os eternos gestos de reclamações contra os zagueiros.
Não sei se a minha tese é válida e se a minha sugestão é a melhor, só sei que estou de saco cheio. Não aguento mais tomar gol desse jeitinho ridículo. Eu e, tenho certeza, todos vocês que tiveram a paciência de ler esse texto até aqui.
Já deu.
Murtinho, em comentário passado, você afirmou que pouco lhe importava o texto da regra e que entendia ser um absurdo a aplicação equânime da regra, acrescentando, que a figura do juiz existe para arbitrar, para interpretar…”
Não vou entrar no debate sobre a questão, mas somente destacar que a demasiada liberdade que dispões os árbitros na atualidade, para interpretar determinados lances, está acarretando decisões diferentes em lances parecidos.
E essas decisões continuam existindo frequentemente, como as que determinaram a derrota do Flamengo hoje.
Existiu a falta, no primeiro gol? O árbitro interpretou que sim. Porém, quase ninguém viu falta na jogada. Mas, o árbitro interpretou que sim. Então, discutir por quê?
A bola na mão do Jorge configurou uma infração? O árbitro interpretou que sim. Porém, muitos entendem que não foi pênalti.
E a regra 12 era tão simples: é infração tocar na bola com as mãos intencionalmente. Só isso.
Entretanto, as novas instruções formuladas pela Fifa e pela CBF, criando mais elementos para auxiliarem os árbitros na interpretação das infrações , trouxeram à arbitragem um poder imensurável na aplicação da regra.
Então, a partir daí, o que mais se vê no futebol é isso: lances parecidos, interpretação diferente.
Eu nem vou perder o meu tempo trazendo aqui lances parecidos com o do Jorge, em que a infração não foi assinalada.
Se o Vuaden agiu de forma honesta ou desonesta, na interpretação dos lances do gols, somente ele é quem sabe.
Mas, a verdade é que se o Vuaden tivesse deixado de marcar as duas infrações, que determinaram a derrota do Flamengo, a interpretação também estaria correta. Foi tudo uma questão de interpretação…
No passado, quem decida uma partida eram os grandes craques. Hoje são os árbitros com suas prerrogativas de interpretação. Estão matando a galinha de ovos de ouro.
Sempre Flamengo.
Obs.: Eu me recuso a comentar uma partida, na qual os gols do adversário nasceram da interpretação de infrações, duvidosas para alguns, corretas para outros e inexistentes para mim.
Toda partida é assim . Um idiota, ou outro, falha e entrega o jogo. Então , foi a arbitragem?
Edvan- alagoinhas-Ba.os.
PS – Time frouxo, medroso, covarde…!
Só livro dois, o Samir e o Émerson. bandinho de putas!
Tem um detalhe; já deu e encheu a paciência as mesmas, e sempre, substituições vezeiras e improdutivas, aquecem, o Cirino e o Ederson, muda o quê?
Fora Osvaldo, vá à Puta que o pariu, pequenino Bandeira.. Entrega o clube tampinha de uma figa…!
Vamos Walllin, chame o BAP e os demais de primeira hora. os Juda’s que fiquem para tás.
Traidor de um projeto, excepcional, de uma porra…! Vá se catar ‘Pintor de Rodapés”, Os verdadeiros “azuis”, esverdeados, colocarão o FLAMENGO no rumo das grandes vitórias…!
E é isso mesmo. Por que o Zico não acompanha esse carinha idiota?
Ora, porra! Não dá o meu clube sem comando…Fodam-se todas as disposições em contrário…!
Tô retado!
Boa noite!
Da outra vez disseram aqui inumeras vezes, que perdemos por termos jogado em Brasilia e em Minas, que se fosse no Maraca não teria acontecido…Hoje perdemos no Maraca…Da forma como estamos jogando, se o jogo for na Gávea, acredito que tambem perderemos…
SRN decepcionadas
Perdemos, mais uma vez!
que zaga lixo, aviso quem não gosta de xingamentos pare de ler aqui.. PUTA QUE PARIU…… que zaga de merda, que laterais LIXOOOOOOOOOO, que volantes de merdaaaaaaaa…
Não minha gente, não estou de cabeça quente não. eu já estava meio conformado com uma possivel derrota.. eu e meus primos flamenguistas vendo o jogo fizemos um bolão sabe qual placar arrisquei? exatamente 2×1 pro vasco. e não é que acertei, é que na héra MITO PARÁ viramos fregueses do vasco.. Não é atoa que eu já tava meio conformado, Pois eu já meio que sabia que coisa boa não ia sair dessa zaga , laterais e volantes..
Bingo! praticamente… ? estamos fora da briga pelo g4 , ah mais tem tanto jogo ah mais ah mais aquilo. é mesmo é? e perdendo 3 seguidas pra 2 timecos e um que se abre pra jogar todo aberto e mesmo assim fomos goleados querem o’que titulo? libertadores? to é rezando pros 45 pontos logo antes que o papão volte a assombrar..
SRN
Estamos fora da briga pelo G4? “Héra” com H?
Sei…
Já sei quem está digitando. Tão BURRO que nem sabe disfarçar.
Tá feliz né?
Seu time está na nossa frente na tabela? Está fora do Z4? Está na série A?
Só um pitaco doque vem amanhã: TIME DE VAGABUNDOS:
Para 2016 necessitamos de um setor defensivo inteiramente renovado, FORA com Paulo Vitor mão de alface, Pará, Cesar Martins, Samir, Ayrton, Marcio Araujo, Marcelo, Wallace e alguns do meio pra frente como Gabriel, Emerson, Marcelo Cirino.
Jorge O lateral com a MASCARA DE FERRO precisa de um PEGAR BANCO com URGÊNCIA, e o Sr. Guerrero quando veremos o sr. Jogar bem ???? O Sr. não pode ver o Rodrigo pela frente que se borra toda de medinho…
E antes que venham com mimimi de árbitro prejudicou o Flamengo FOI PENALTI SIM, SEM INTENÇÃO TAMBÉM É PENALTI, principalmente quando se leva vantagem na jogada e nosso bravo JORGE o LATERAL COM A MÁSCARA DE FERRO iria levar vantagem na jogada afastando a bola da área, LOGO PENALTI…
Conseguimos perder 6 pontos pro Vasco, 4a derrota seguida…G4, sério, alguém ainda, vai se iludir ????
Caro irmão André, os treinos do Mengão são tão secretos que nem nossos jogadores devem ver nada, por essa razão entra técnico e sai técnico e pouco muda….
shuashuashuashuashuas
SHAUHSUAHSUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSAS
SRN
Brevíssimo comentário preliminar.
Melhor do Flamengo, disparado – Emerson
Pior do Flamengo, também disparado – Guerrero.
Melhor do jogo – Andrezinho.
É impressionanate como jogam os jogadores da BASE rubro-negra, todos ou quase todos muito mal aproveitados.
Andrezinho já foi vendido a 500 anos, é verdade.
No entanto, foi adquirido pelo Vasco ainda neste ano, no segundo semestre.
Está acabando com a bola.
Pena, mas é um mal rubro-negro, de quase todas as Diretorias.
Lamentável o resultado, até porque, ao que tudo indica, o ^milagre^ vascaíno tem tudo para acontecer.
Tristísimas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Vuarden 2 x 1 Flamengo.
Dois gols de bola parada de faltas inexistentes.
O flamenguista que falar que é choro, vai pra puta que o pariu.
S. R. N.
Enquanto ficamos a cada dia mais frustrados com nosso time de futebol masculino, o novo time feminino é quase imbativel e não vejo em lugar algum nenhum comentario sobre isso…Querendo ou não, deixando o machismo de lado, ali tambem é Flamengo…
Voltando as vacas mais do que magras…Que derrota mais incabivel e vergonhosa…
É André, de que adiantou os treinos secretos, se o que vimos foi a mesmice de sempre, sem nenhuma novidade?
Emputecidas STN a la Carlos Morais
A mediocridade voltou!!! Não ha tese, estudo, ou receita que explique isso!!! Não tem outra palavra a não ser essa: Medíocres!!!
Replicando minha resposta ao Carlos SP que ficou esquecido lá para trás……
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Valeu Confrade Carlos SP,
Tem alguns poucos tentando criar um TABU de que as arbitragens não devem ser contestadas, ainda mais (se não principalmente ), quando o Flamengo é o prejudicado……
Fico imaginando o que existe por trás desta forma de CENSURA, qual a intenção ? Me parece que só serve para tentar DIMINUIR o Flamengo, posto que é Lenda a história de que “fechamos os olhos para os erros do Flamengo”, e isso é uma baita MENTIRA, haja visto que os problemas e erros do Flamengo são exaustivamente abordados e comentados de forma igual aqui.
E Chororô é o meu CARALHO !
Grande abraço,
SRNs
VERDADEIROS RUBRO-NEGROS DO RPA!!!
Hoje é o jogo que nos dirá como será o resto do nosso campeonato.
Torçam como nunca e VAMO COM TUDO!!!
Tô partindo pra concentração (etílica) no bar do Chico – onde sempre tenho que me segurar para não cobrar uns textos ao Muhlemberg – e depois Urubuzada.
Ninguém segura a gente hoje.
É G4 e lanterna de volta na mão da vista do vice!!!
SRN RUMO À LIBERTADORES!!!
Meu time para hoje:
Paulo Victor, Luiz Antonio, Cesar Martins, GABRIEL e Jorge,
Márcio Araujo, Canteros, Alan Patrick e Paulinho,
Émerso e Guerrero
Edvan-Aalagoinhas-Ba.
PS – E é isso mesmo…!!!
Eh Gabriel, tchan-tchan-tchan!! Eh Gabriel, tchan-tchan-tchan!!!
Saudacoes Rubro Nigerrimas
Da minha parte, somente trocaria as posições do Arcanjo e do Guerrero.
Este é mais alto e tem cara de mau, o que é muito bom para um zagueiro.
Autênticas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – se entrar o Pará, principalmente, a coisa pode feder. Rezemos, junto com o Frei Tonhão e suas cabritas, para que tudo corra bem.
Bom dia Murtinho.
Hoje não tem perdão, sei que a nossa baranga tá mais feia do que nunca, mas o nosso Mengão fuderosão Pika das Galáxias não pode voltar a broxar, tem que chegar a dar logo um sacode, e se puder, deixar de quatro. será a nossa chance de poder repetir aquele ditado.,, “quem ri por último, ri melhor “. ainda mais no fim de ano, com o Mengão na Liberta e eles na segunda.
Vamos pra cima deles MEENNNGOOOOOOOOO
Oh meu Mengão,
eu gosto de você
quero cantar ao mundo inteiro
a alegria de ser rubro negro
conte comigo Mengooo
acima de tudo o rubro negro
abs
srn
Esse comentário eu “puxei” aqui pra frente pra atualizar (rsrsrs), pois muito me interessa saber a sua opinião. Na verdade era para ter sido colocado lá em outra argumentação seu em resposta a algum comentário….
MURTINHO, baseado nessa sua colocação de que a GLOBO NÃO prejudica o Flamengo de modo DELIBERADO, gostaria de uma posição sua quanto ao fato dela Globo (geradora das imagens) NÃO repetir de modo SISTEMÁTICO determinadas jogadas que poderiam mostrar CLARAMENTE que fomos PREJUDICADOS…
Vou dar um exemplo que reputo EXTREMAMENTE CLARO: no jogo contra o PATÉTICO, há uma bola que vem pelo alto na defesa dos mineiros e que o LUÍS ALBERTO fala claramente que “HOUVE UM BRAÇO NA JOGADA”…
Você NÃO acha que seria um CASO TÍPICO que exigiria uma RECUPERAÇÃO DE IMAGEM de preferência por VÁRIOS ÂNGULOS para se saber com maior precisão de quem foi o braço, se ele foi de encontro a bola de forma PROPOSITAL ou não….?
E você já parou para OBSERVAR essa coisa da NÃO REPETIÇÃO dos lances que eu há TANTO TEMPO venho chamando a atenção aqui?
Eu já FALEI muito sobre isso, mas de forma GERAL, até que aconteceu esse lance em que o LUÍS ROBERTO fala do BRAÇO NA BOLA e que eu considero EMBLEMÁTICO para mostrar que a GLOBO nos SONEGA determinadas REPETIÇÕES especificamente em jogadas em que o FLAMENGO poderia ter sido de alguma forma PREJUDICADO…
Depois do que ele (Luís Roberto) falou, acho que TODOS ficamos ESPERANDO a repetição do lance que NÃO se deu….por quê? Por que não repetiram?
Abç.
SRN
Corrigindo;
“…vem pelo alto na defesa dos mineiros e que o LUÍS ROBERTO fala claramente que “HOUVE UM BRAÇO NA JOGADA”…
SRN
Essas coisas não me surpreendem André.
Tenho bem claro que o Flamengo é amado na mesma medida em que é ODIADO.
Na verdade, somos mais odiados que amados. Somos o “mais querido do Brasil”. Em compensação, quem não é Flamengo é automaticamente anti-flamengo. E é MUITA gente.
Não odiamos NENHUM dos nossos adversários como somos odiados por eles.
Logo, normal que, na imprensa ou qualquer outro setor, quem não seja Flamengo atue CONTRA o Flamengo.
Sabemos que é assim não sabemos?
Fiquei menos bélico com a humanidade quando internizei esse princípio simples. Embora, na verdade, já o conhecesse desde criança.
Se o cara da edição de imagens for ANTI, não veremos os replays e pronto.
E ser Flamengo é assim mesmo. Contra tudo e contra todos.
Mas sabendo que temos a maior NAÇÃO ESPORTIVA DO MUNDO ao nosso lado.
Ou seja, SER FLAMENGO É MUITO FODA!!!
VAMO COM TUDO!!!!
SRN
Amigo Rasiko, obrigado por nos trazer estes vídeos, são muito interessantes, o que demonstra que muita coisa deveria ser pesquisada e investigada.
A humanidade, principalmente nos últimos 2 mil anos, vem sendo manipulada para tornar-se subserviente, onde os dogmas deram lugar a razão, não se discute, não se reflete, e como animais de rebanho, seguem as orientações que são impostas praticamente passando de pai para filho, de geração em geração. Nossa sociedade foi criada para não pensar, e sim para ser pastoreada.
É importante discernir que ninguém salvou a humanidade, pois somente cabe a nós alcançar a nossa própria salvação.
Nós Luciferianos não queremos o paraíso nos céus, para depois que morrermos. Nós queremos o paraíso aqui na Terra. Depois é depois, agora é agora. Temos o direito de lutarmos por nossa felicidade a cada instante, levando um modo de vida assertiva.
Nossa doutrina ensina o desenvolvimento material e a evolução espiritual. Somos aristocráticos, leais, implacáveis e resolutos. Levando vidas dramáticas, cheias de hedonismo e intensamente prazerosas. Afinal, como eu disse, queremos ser felizes agora e sempre, e não depois.
O depois não existe, só existe sempre o aqui e agora. O Tempo é na verdade uma ilusão, e a concepção que temos tanto de futuro quanto de passado, sempre é criado no tempo presente. No presente é onde as coisas acontecem, onde tanto podemos mudar o futuro, quanto podemos mudar o nosso passado.
O Luciferianismo não é uma teoria a ser aprendida, mas uma prática a ser vivenciada. Pois só a prática conduz a sabedoria, a teoria não serve para nada. Esta última isoladamente só lhe levará a equívocos e fantasias. Portanto, não adianta nada acumular conhecimentos, pois o Luciferianismo não é um ter, o Luciferianismo é um ser.
É preciso praticar o que se aprende, experimentar, vivenciar, acertar e errar, para que onde nasça a dúvida, surja o questionamento e a reflexão.
Quem apenas olha o mapa não conhece o Caminho, somente aqueles que o percorrem sabem realmente como ele é. E são eles que fazem os mapas.
Se não se importarem, Rasiko, Aureo, Murtinho, André, e demais amigos que se interessaram, paralelamente ao futebol, eventualmente publicarei alguns comentários como estes para suas reflexões.
Eu disse “eventualmente”, ok, rsrsrsrsrs…..
Grande abraço do Lúcifer
SRNs
Voltando à vaca fria, gostaria de levantar um tema aqui no blog para saber da opinião dos AMIGOS…
É sobre o fato dos treinos do Flamengo sempre serem FECHADOS….
Acho essa medida totalmente IMPROFÍCUA já que é realizada desde os tempo do LUXEMBURGO sem que PROVE ter nenhum efeito PRÁTICO…
O chato é que ficamos sem saber o quê o time treina, como treinam, se treinam ou não com o afinco que devem treinar…
Tudo bem que 1, no máximo 2 treinos sejam fechados (embora mesmo assim não vejo vantagem) para que se posa treinar jogadas de bola parada, jogadas ensaiadas, tudo aquilo que, mesmo com os treinos fechados, SABEMOS que o TIME NÃO FAZ…
Se treino FECHADO desse CERTO, logicamente estaríamos em PRIMEIRO LUGAR NA TABELA….
SRN
Já eu acho que TODOS os treinos deviam ser fechados.
Primeiro pros profissionais poderem ter paz e privacidade para trabalharem e depois porque não há nenhuma vantagem em nossos adversários saberem o que, quando e como estamos treinando.
Não vejo vantagem estratégica nisso.
Um treino por semana aberto ao público e à imprensa pra mim já estava bom demais. E nada de treinos táticos e de jogadas ensaiadas nesse.
A imprensa gosta de reclamar disso, mas é porque eles ficam sem assunto.
Ainda bem…
Hehehe
SRN
Obrigado amigos, ROMANO, BRUXOLOBO, ÁUREO ROCHA E DARCY CRUZ por se disporem a emitir suas abalizadas opiniões sobre o assunto que levantei….
Pelos comentários, vejo que EU, o BRUXOLOBO e o DARCY CRUZ concordamos, enquanto o ÁUREO e o ROMANO discordam….
Realmente o ROMANO tem razão sobre o fato de ser até “bom” que a imprensa NÃO assista aos treinos, pois assim fazem MENOS FOFOCA, no que concordo plenamente….
Como eu tenho dado um “GELO” na IMPRENSA ESPORTIVA EM GERAL não acessando sites e não assistindo a programas de TV (esse último hábito larguei há tempos..rsrsrs), devo dizer que NÃO sei ao certo se o Flamengo treina em tempo integral (o que ao meu ver seria o correto) ou se só em meio período, tendo tomado conhecimento de que só treinam na parte da tarde, pela informação do BRUXOLOBO….
Ao ROMANO e ao ÁUREO ROCHA, teria a dizer que talvez 2 treinos por semana com portões fechados, seriam o suficiente para treinar ESTRATÉGIAS, jogadas ensaiadas e outras milongas mais….
Mas, de repente, o ROMANO me fez lembrar da FOFOCADA que a imprensa causa principalmente em se tratando de FLAMENGO e esse ARGUMENTO me faz REPENSAR a minha posição….
Não pela estratégia, pois eu acho que os OUTROS TÉCNICOS nos estudam, NÃO por um mero TREINO e sim pelos nossos JOGOS onde as análises podem ser muito mais PROFUNDAS, ou então tem uma PORRA DE UM ESPIÃO nos treinos que sempre passa as nossas DEFICIÊNCIAS nas bolas alçadas na ÁREA, porque TODO adversário nosso passou a se criar com essas JOGADAS…
SHAUSHUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAUS
Mas, falando sério, a coisa é mesmo meio complicada e NÃO sei qual o tipo de TRIAGEM que fazem lá no Ninho do Urubu, para IDENTIFICAR quem lá comparece para filmar ou observar os treinos….
Se são SÓ REPÓRTERES, dificilmente algum treinador tiraria partido de alguma INFORMAÇÃO divulgada em 2 ou 3 minutos pela televisão nos programas esportivos e muito menos nas rádios , jornais ou revistas…Se entra “qualquer um”, é mais perigoso….
Em todo caso, há um ARGUMENTO FORTE que foi o tal da FOFOCADA que a imprensa costuma fazer com nosso AMADO CLUBE….
Quanto ao que disse o ÁUREO, me despertou o interesse saber se TODOS, ou pelo menos a MAIORIA, dos clubes, faz seus treinos com PORTÕES FECHADOS, eu realmente não sei….
De qualquer jeito OBRIGADO A TODOS e vamos continuar levantando temas para debates, principalmente em semanas em que NÃO temos Flamengo, o que já nos causa um GRANDE VAZIO…
SHAUSHUAHSAUHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUHAUSHA
Abraço
SRN
P.S. DARCY CRUZ, o seu comentário eu já tinha LIDO, pois NÃO deixo de ler nenhum comentário dos meus AMIGOS e dos que postam aqui pela primeira vez….
Grande André…pior do que treino fechado, só os treinos na parte da tarde com duração de uma hora e meia….Gostaria de saber qual o proveito disso…parece time de baiano que só funciona depois do meio dia…(com as devidas desculpas ao bom baiano Edvan)
SRN
André,
O futebol, hoje mais do que nunca, está se transformando num jogo de estratégia.
Em tempos passados, os craques decidiam as partidas. Atualmente, pela ausência no Brasil dos fora de série, os times se nivelam, e o que estiver melhor treinado leva uma grande vantagem sobre os outros.
Por isso, eu entendo que é, sim, necessário fechar os treinos, não necessariamente todos os treinos.
Mas, se eu conheço as deficiências técnicas do time adversário contra quem vou jogar e pretendo organizar terminadas jogadas para surpreendê-lo, não faz sentido eu “dar as cartas”, abrindo o treino.
Entretanto, durante a semana de treinamento nada impede que se abra um ou outro treino.
Agora, fechar o treino realmente não é sinônimo de vitórias. Assim, você está coberto de razão quando afirma que se treino fechado ganhasse jogo, o Flamengo seria o líder do campeonato.
S R N !
André,
estou enviando a parte final de um comentário meu já publicado há algum tempo; se você se interessar pela íntegra é só procurar por aí, com direito inclusive de aumentar a lista de sugestões.
“Meu staff, minha máquina de endireitar raciocínio, meu gato siamês obeso e vesgo, após ingentes (epa!) estudos chegamos a algumas sugestões de treinamentos modernos que, para alegria de nossos “professores” não estão longe de acontecer:
(Treinar, de preferência de portas fechadas): lateral ( parece que já o fazem), mira no braço do adversário pra provocar pênalti, bola rasteira, sem chutão pro alto (está se tornando raridade), colocar mão pra trás pra evitar os ditos pênaltis ( ou treinar para colocar as ditas naquelas concavidades convidativas dos juízes e bandeirinhas, a última tem a preferência da galera enraivecida), no quesito mão, ainda considerar mão no fiofó do adversário, modalidade surgida no último Pan americano, etc.
Quem tiver mais sugestões para acrescentar a lista esteja à vontade.
Sem mais para o momento, os deixamos: estamos ansiosos para ira a janela onde só vemos o Flamengo”.
Amigo ANDRÉ,
Abrir os treinos satisfaria a nossa curiosidade, e serviria também como uma forma de “fiscalizar” que tipo de trabalho estão desenvolvendo, porém, concordo com os amigos que muito bem se manifestaram sobre a chamada “guerra tática ” e a necessidade de se manter o segredo das informações, que neste caso, imperioso se torna a providência de se fechar os treinos, mesmo sabendo que não serve como garantia para vitórias, mas não deixa de ser uma ferramenta para tentá-la……algumas vezes, vai que dá certo, e aí já terá valido a pena…….
Ademais, sempre é bom lembrar que temos uma imprensa filha de puta, que estão sempre “jogando contra o Flamengo” quando podem……
Um grande abraço,
Lúcifer.
SRNs
Caraca, guerra tatica? Desculpem-me os confrades, mas isso eh botar farinha no pirao desses boshttas que destruiram nosso futebol, que era o mais competitivo e bonito de todos os tempos, tipo Barcelona e Bayern de hoje, quando comecaram com essa papagaiada de movimentar as peccas, de “sofrer o jogo”, “coletividade”, pegada e outras putarias que me deixam tao chateado quanto perder pros boshttas do galinha mineira!!!
Nao, tecnico tem que treinar o time pra saber sed defender e colocar os jogadores nas posicoes que melhor se sentem (digo “sentem” com ressalvas, poruqe o Vagabundinho Gaucho por exemplo se sentiria mais a vontade na beira do campo com umas tres putas, tomando caipirinha de morango – o que ele mais gosta – e dando risada da rapaziada), e tirar de campo quem nao estah rendendo naquele dia e estah comprometendo o “coletivo”.
Futebol sem individualidade eh pior que beisebol, quemk tiver duvida entre no youtube e procure XV de Piraqcicaba X Juventos da rua Javari, campeonato Paulista de 1998 e tente ver o jogo coletivo, cheio de entrega!!!
Flamengo 3X0 hoje, no minimo!!
Saudacoes Rubro Nigerrimas
Perfeito, Bill Duba, o grande cunhado do sábio Edvan !
Desde os velhos tempos, insisto em dizer que o tal jogo de xadrez, que as ^guerras táticas^ são invenções dos nossos Profexores, que, pouco a pouco, estão acabando com o verdadeiro futebol brasileiro.
Não me lembro do extraordinário João Saldanha se preocupar com estas baboseiras.
Lembro-me, isto sim, que, quando assumiu, no início de 1969, a Seleção do Brasil, tratou de imediato de dizer – os meus ONZE titulares são estes e ponto final.
Abriu o jogo, não fez o menor mistério.
Simplesmente, esculachou, como era do seu feitio, com os ^inventores^ que, à época, tinham apenas espaço na Imprensa esportiva.
É bem verdade que tínhamos o melhor futebol do Mundo, mas não custa lembrar que, na mais do que fracassada Copa de 1966 (uma mísera vitória e duas espetaculares derrotas), os gênios convocaram QUARENTA E QUATRO jogadores, para formar exatamente QUATRO times diferentes.
Fizemos jogos treinos internacionais contra dois adversários, no mesmo dia e em locais diferentes. VINTE E DOIS num estádio, VINTE E DOIS noutro.
São necessárias idéias revolucionárias, como as do Saldanha, para nos livrar da mesmice, que nos leva ao descrédito, enquanto nossos torcedores passam a ver fantasmas por todos os lados (há muitos que acreditam ter sido os 7 x 1 apenas ^uma entregada^, ao passo que outros vivem reclamando dos imaginários prejuízos que sofremos po parte da arbitragem).
Qualquer semelhança, é mera coincidência.
De qualquer forma, parabéns Bill Duba, até mesmo pelo sensacional ^Vagabundinho Gaúcho^.
Autênticas SRN
FLAMENGO SEMPRE
“Bandeira crava: ‘O Fla não vai disputar o Carioca com o time principal’
Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello garantiu que o Rubro-Negro irá disputar o Campeonato Carioca com um time alternativo. A equipe principal da Gávea encontrará outra alternativa, como a possível realização do Sul-Minas-Rio. O mandatário ainda comentou sobre o atrito com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e falou também da aliança de Vasco e Botafogo com a entidade.
O senhor acredita que esse rompimento com a Ferj seja
mesmo a solução?
Não tenho a menor dúvida de que não podemos continuar lidando com a Federação do Rio da maneira como ela é gerida hoje. O nosso rompimento é definitivo e irreversível. Claro que não podemos nos desfiliar da Federação. Estamos buscando alternativas. A Sul-Minas-Rio é uma delas. O Flamengo está assistindo a deterioração técnica e financeira do futebol carioca, que se iniciou nos anos 1970 com a lei do voto unitário. O fato é que já tomamos a decisão de disputar o Carioca de 2016 com uma equipe alternativa.
De que forma vê essa aliança entre Vasco, Botafogo e Ferj?
Provavelmente estão satisfeitos com o Carioca, com a forma de como é gerido, com a transparência das contas da Federação, com a distribuição dos recursos da televisão e das placas publicitárias. Estão satisfeitos com o fato dos quatro grandes, reunidos, terem menos de 10% do total de votos da Assembleia Geral da Federação, em conviver com a Liga Amadora de Itaocara, com o Clube do Piscinão de Ramos, em quase de situação de igualdade.
Não teme que a Ferj, junto com o Eurico Miranda, articule algum tipo de represália?
Essa decisão já está tomada e é irreversível. Não vamos disputar o Carioca com o time principal. É claro que espero todo tipo de ameaça ou coisa bem próprias do que estamos convivendo nos últimos anos do futebol carioca. Tudo pode acontecer.”
Eu apoio incondicionalmente essa decisão do Bandeira de Mello.
Sempre Flamengo.
Essa decisão do EBM também tem meu apoio incondicional.
Que se foda se, com um um time alternativo, o favoritismo do Mengao Papaizao Pyka das Galáxias diminua. Se é que possa diminuir.
O que não se pode continuar é “pagar para trabalhar”. Se uma empresa faz isso, vai à FALÊNCIA.
O que a diretoria do CRF está fazendo, junto com os demais clubes da Liga Sul-Minas-Rio é inovação, é não ficar “preso” ao passado. Totalmente de acordo.
Agora me pergunto, Áureo: será que, se não for o EBM o próximo presidente, o CRF mantém essa decisão?
Saudações RossoNerissimas
Grande ÁUREO ROCHA…
Eu também APOIO esta decisão, desde que ela tenha sido exaustivamente ESTUDADA as alternativas e consequências para que isso NÃO venha a nos PREJUDICAR futuramente….
A MERDA que o MÁRCIO CLODOVIL BRAGA fez com o Brasileiro de 1987, ainda me causa CALAFRIOS e nos mostra como os clubes são DESUNIDOS na hora de tirar alguma VANTAGEM de um outro co-irmão quando aparece uma oportunidade…É cada um por si….
Acredito que o Bandeira esteja ESCUDADO em pareceres do nosso CORPO JURÍDICO e até de assessorias extra-clube, especializadas e com grande capacidade E CONHECIMENTO dentro do meio futebolístico….
Eu ainda estou com um PÉ ATRÁS com o nosso BANDEIRA, pois temo que ele esteja MUITO LIGADO a DINOSSAURADA que, provavelmente até pela idade, passa os dias lá pelo CLUBE fazendo POLITICAGEM e tentando RETOMAR AS TETAS DO CLUBE…
SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHASUHAUSHAS
Abç.
SRN
Tudo o que sempre defendi aqui no blog.
Ou o Flamengo inicia essa revolução, assumindo os riscos com coragem, sabendo da sua condição de trem pagador dessa PUTARIA toda que temos hoje, ou teremos que nos conformar com vermos nosso Flamengo relegado a terceiro plano no futebol mundial pela falta de condições financeiras para atrair grandes jogadores.
Só o FLAMENGO tem condições de mudar o atual status quo do futebol brasileiro.
SÓ O FLAMENGO!
É isso ou nos conformar em ter o resto da vida nossos filhos preferindo assistir e torcer para os times do futebol europeu.
Porque, convenhamos, nós somos flamenguistas insanos e ficamos acordados tranquilamente até meia-noite de uma quinta-feira vendo uma tétrica pelada contra o Cabofriense em um estádio deserto.
Mas uma criança não topa esses programas de índio. Vai preferir sempre o Barcelona.
E, nesse caminho, estarmos nos dirigindo para um futuro de APEQUENAMENTO.
A palavra é essa mesmo.
FODAM-SE O RUBINHO E O EURICO. A TV e os grandes patrocinadores virão SEMPRE atrás de nós. Até se formos disputar o campeonato IRAQUIANO.
START A REVOLUTION, MENGO!!!
Caros irmãos Murtinho…Edvan…Vagner BSB…Carlos Campos…Arthur e Nivinha, que faziam parte dos meus amigos no face, quero informar que não faço mais uso dessa rede social (facebook), portanto não os exclui, não os deletei…
Quanto ao blog, ja se tornou um vicio pra mim visita-lo diariamente, mesmo não postando nada, apenas me divertindo com os verdadeiros “duelos” que ultimamente tem proliferado aqui…Certa vez diante de um embate que aqui ocorria, em tom de brincadeira utilizei um trecho de uma musica antiga do Rei Roberto Carlos, alguem desse tempo deve lembrar da musica “A historia de um homem mau”, que falava de um duelo, e brinquei dizendo que cabia perfeitamente no que estava ocorrendo…Por causa dessa brincadeira e por eu não ter tomado partido, fui tachado de “duas caras”…E agora vejo que o numero de duelantes está bem maior, ocupando todo espaço do blog com seus “duelos”…Observo que muitos participantes se afastaram, talvez com receio de alguma “bala perdida”…Irmãos do quilate de um Chacal…Renne…Abrahão e muitos outros…
A mim, toda essa luta não me assusta, pois sou “oriundi” das favelas do Rio…de Fortaleza e sei muito bem como tratar um “encosto”, na arte da magia eu domino bem…
Vqamos voltar a falar de Flamengo…de nossas aspirações…voltemos a criticar Wallace…falar da bunda do Samir…da cara de tonto do Marcelo…Pois do jeito que anda, não precisa ter a visita dos “antis”, pois estamos fazendo o papel deles…
Domingo é “pica no cu do bacalhau”…
Parodiando quem é fera…Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo assim como eu…
Pela minha janela, só vejo Flamengo…
SRN
Xiii, fecharam a Lan-house da favela …
Henrique,
você prometeu que ia se conter.
Esta era uma ótima promessa.
Pelo que vejo vc é um analfabeto funcional…não consegue entender os textos mais simples…Qualquer dia ainda farei um bom “despacho” pra te mandar pra bem longe….
Arreda que esse blog não te pertence!!!
Como todo bom favelado (dos babacas) ameaça matar.
Voce é lixo mesmo, lixo velho e fedorento e deveria ser internado no Pinel.
Mas, como prometi e fui bem lembrado, vou parar.
Nao preciso te “despachar” – morreu para mim neste instante.
Nossa Helemengo,
Parece que você ficou “magoado” com o Bruxolobo……é verdade que pra você, ele morreu ?!!
shuashuashuashuahusahsuahsuashuashuasuhashuashua…….
Tá vendo, ele nem precisou fazer o “despacho”, e já está funcionando…..shuashuashuashuashuashua…..
Você anda muito sentimental, Henrique, fica magoado não, o Bruxolobo, não ameaçou te matar, pode ficar despreocupado……..shuashuashuashuashuashuashuashua…….
Ele somente como todo bom Bruxo, simplesmente cogitou fazer um “despacho”, que é um trabalho MÁGICO (FEITIÇO), para você “sumir do mapa”, só isso……..exatamente como eu fiz com o HEXA no tempo do Urublog, que de tanto encher o meu saco, fi-lo sumir do mapa……aliás, até hoje não voltou mais……
Mas já falei com o Bruxolobo, que como todo trabalho Mágico envolve e necessita sempre de muita energia, portanto só deve ser feito para grandes coisas ou casos insolúveis, que seria bobagem gastar energia com isso, pois para você sumir do mapa basta o Flamengo começar a vencer ou mesmo ser Campeão, como foi na Copa do Brasil e nos cariocas que o Flamengo ganhou, e que você sumiu do mapa……..
Lúcifer lhe abraça,
SRNs
Melhor ficar sem lan house aqui na favela chamda Brasil, mas assistir a tds os jogos do Mengão, do que só assistir aos mesmos jogos só depois que a tua patroa “Roberta Close” te libera dos afazeres domésticos…Mesmo com a diferença do que vc chama de “fuso do horário”…
Como ja dizia minha velha avó…Vá roubar pra ser preso idiota…
Bom ver você mais participativo aqui, meu caro Bruxolobo.
Quanto ao facebook, senti sua falta mas entendo a decisão: na imensa maioria das vezes, aquilo é muito chato.
Grande abraço. SRN. Paz e Amor.
Luxemburgo na SEGUNDA DIVISÃO DA CHINA.
Neymar, ídolo nacional, acusado de sonegação fiscal.
Como o mundo dá voltas, não?
SRN