República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

De Lima.Barreto@Ceu para EBM@Flamengo

Por | 14 de agosto de 2017
Escritor Lima Barreto
19 Comments
  • author avatar
    Rasiko 2 anos ago Responder

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/popoca-aponta-interferencia-e-sabotagem-no-sub-20-do-fla-diretor-defende-trabalho.ghtml

    Fiquei preocupadíssimo com tudo o que foi exposto nessa matéria pelo Popoca. Sendo verdade, e tudo aponta nesse sentido, há algo de muito podre justo no meio-ambiente onde os meninos, garotos e jovens têm maior facilidade de aprendizado, não só na área esportiva-profissional, mas de valores éticos e morais que se impõem como regras muitas vezes não ditas, porém óbvias, em qualquer interação social. Se ainda em fase de formação têm como exemplos mutretas e favorecimentos, desrespeito à hierarquia e atos covardes, reprováveis por si só e por instalarem o vírus da discórdia, da competição predatória e da separação e divergência de meios pra atingir o mesmo propósito, qual pode vir a ser o futuro desses meninos no que diz respeito à formação de caráter, exemplo maior que elevou Sua Majestade Zico ao posto de ídolo máximo não só de seus súditos rubro-negros, mas de torcedores e jogadores de muitos outros clubes por sua integridade, humildade e imensa capacidade de agregar com o fluir de sua generosidade?

    Esse fato merece um esclarecimento maior. A direção sempre se gaba da transparência nas contas, o que é uma obrigação. Assim como é uma obrigação a transparência no departamento de futebol. Volta e meia uma nuvem paira por lá, especialmente depois que o Bandeira resolveu encampar a vice-presidência. Não tô colocando em xeque a honestidade formal dele, mas as sucessivas lambanças com gastos absurdos e injustificáveis, minando grande parte do trabalho dos departamentos jurídico e de finanças pra equacionar e pagar dívidas, têm que ser questionadas e cobradas pela torcida. É ela que banca essa bagaça toda e é ela que tem a responsabilidade de, educada e civilizadamente, primeiro, lembrar ao iludido “Imperador” Banana, que ele deve, SIM, satisfações à torcida que faz possível a existência do Flamengo e tudo o que daí decorre; segundo, essa conversa mole de “assuntos internos” é papo de FBI, polícia secreta e coisas do gênero. Preservar o meio-ambiente e não dar munição pros adversários é uma coisa. Deixar plantada a dúvida e a suspeita de que alguém ou alguéns está querendo levar vantagem às custas da instituição Flamengo é outra completamente diferente. E esta última não é assunto pros “Assuntos Internos”.

    srnp&a

  • author avatar
    Fernando Amadeo 2 anos ago Responder

    Que texto maravilhoso! De um rubroneguismo de raiz! Parabéns! SRN!

  • author avatar
    Gustavo 2 anos ago Responder

    ” Por fim, por que ninguém usa mais o verbo “bongar”, ó Deus!?” Eu uso e muito.

  • author avatar
    Francisco Cabral de Menezes 2 anos ago Responder

    Nós separados nas arqubancadas estamos tão unidos na desolação,(Grande Chico) ,Muito talento para pouco time.( Chico,não tão grande) Parabens Marcelo

  • author avatar
    Xisto Beldroegas 2 anos ago Responder

    Eu não ia me manifestar sobre o texto, tamanha a incongruência( epa), escolher logo o Lima Barreto, meu pai, meu criador para falar sobre futebol, ou “jogo do ponta pé”, mas já que nosso Carlos Moraes se manifestou lá vou eu. Eu mesmo sou uma contradição pura, e não faço mistério disso, além do que, tanto na terra e, especialmente, no céu tudo pode acontecer. Talvez vivo fosse o Lima ainda estaria com a pulga atrás da orelha em se tratando do velho esporte bretão ( uma das implicações dele era essa a alienação cultural do esporte que, além do mais era elite, foi trazido por filhos dessa camada social da época que foram estudar na Inglaterra,etc.). Já na época era violentíssimo, não sei se surgiu aí o complemento “…e violento esporte bretão”, não só em campo como fora, conta-se que um jogador puxou um revólver para outro, uma mulher grávida perdera o filho ao ser agredida e outras sandices que, infelizmente, continuam. As diferenças sociais, aos poucos vai voltando: com os preços exorbitantes dos ingressos, já não se vê mais o sorriso desdentado do negão como se via no Jornal do Niemeyer, “que bonito é, etc.,além, claro, de não admitir pretos como jogador, mas isso é outra história. Talvez nesse quesito o Lima , se ele mudasse de opinião, torcesse pelo Vasco, pois diz a lenda que foi o anão do montículo que primeiro colocou pretos no time, mas parece que na realidade foi o Bangu ( houve até um tempo que o Bangu era chamado de “mulatinhos rosados”, pasmem! maior preconceito, impossível). Quanto a mim fui um advogado, se agora cheio de contradições na minha nova pele de rubro-negro improvável, na época era bem coerente, pois só admitia como lei, o que estava escrito, pra mim a tal lei da gravidade não existiria, pois eu não a vi escrita em código penal nenhum.Pelo visto tão diferente dos juízes de hoje que justamente julgam por leis que não existem, só estão escritas na cabeça deles, a tal presunção de culpa, e estão botando gente aos borbotões na cadeia, tornou-se fácil julgar, valendo-se de métodos modernos (power point, por exemplo) “eu acho que é, porque é”, cana sem mais delongas, cadeia nele, o que, nós do futebol chamamos de “achismo”. No mais até concordo com essa falta de alma do Flamengo e acho esse o grande problema que nos persegue há anos, portanto, mais pra Freud do que pra técnico.
    Obs. Uma homenagem também ao Murtinho, pois essas minhas opiniões estão espalhadas por aí em inúmeros comentários, estou rouco de tanto me ouvir, e com uma preguiça enorme de ficar batendo na mesma tecla, o que hodiernamente quer dizer, não tenho mais saco.

  • author avatar
    jose luiz peixoto 2 anos ago Responder

    O TEXTO É MUITO MELHOR DO QUE O FLAMENGO: TIMINHO CHINFRIM QUE SE ASSEMELHA AO CONGRESSO NACIONAL PELA FALTA DE INTERESSE EM CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES. BELO TEXTO POREM O OBJETO NÃO MERECE….

  • author avatar
    Amaral 2 anos ago Responder

    Mais um texto desse ás da escrita… Desses textos que você vai lendo devagar, com pena de que está acabando… parabéns!

  • author avatar
    Carlos Moraes 2 anos ago Responder

    Fui ao dicionário e constatei que o MD usou o termo no exato sentido que consta do Policarpo Quaresma.

    Como já li há uns trocentos anos, desculpo a minha abalada memória.

    fRaternas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    Carlos Moraes 2 anos ago Responder

    Tenho uma conclusão, da qual não abro mão.

    O Dunlop, do alto dos seus pneus, quis sacanear o nosso Xisto Beldroegas.

    Só pode ter sido isto.

    O Lima Barreto, JAMAIS EM TEMPO ALGUM, gostou de futebol.

    A única hipótese que poderia – escrevi, apenas, nesta porra do pretériro do futuro, outra sacanagem, desta vez com o saudoso e sempre querido CONDICIONAL – ter deslumbrado o escritor está na FLIP deste ano.
    Comovido com a homenagem, também de cunho popular, resolveu aderir de última hora.

    Da minha parte, nem na probabilidade acredito.
    Por isto mesmo, sem dar crédito aos conselhos dados, vou procurar o significado de BONGAR.

    De futebol, quem entende mesmo, é o seu representante em terras cariocas, o Xisto, com seu gato vesgo e sua máquina enferrujada.

    Faternas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Marcelo Dunlop 2 anos ago Responder

      Amigo Carlos, não conhecia ainda o dr. Xisto Beldroegas, fui ler sobre. Obrigado pela dica. Espero que o grande Lima não baixe novamente por uns tempos, ele chega devagarzinho mas para ir-se embora é um problema, vai ficando, pede dez saideiras… Forte abraço

  • author avatar
    pedro rocha 2 anos ago Responder

    Brilhante!
    Curto muito que nesse blog, mais do que meramente futebol, se faz Literatura.

  • author avatar
    Mauricio Coelho 2 anos ago Responder

    Belo texto, nos faz pensar aonde nosso time chegou, ou não chegou, ou se vai chegar …

  • author avatar
    Carlos Moraes 2 anos ago Responder

    Cheguei agora de outra República.

    Logo, não tive tempo de ler (até porque é bem grande).

    Desde já, no entanto, antecipo. O Xisto vai protestar. Não foi ele que ^recebeu^ o grande Lima Barreto, como seria de lei …

    Fraternas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

  • author avatar
    FRED K. CHAGAS 2 anos ago Responder

    Enfim um grande texto.
    (e olha que já contentaria com um texto tão-somente pois ter apenas vídeos com gritos e palavrões não é programa para o qual anseio ser chamado)

    SRN

    • author avatar
      Marcelo Dunlop 2 anos ago Responder

      Grande texto ou texto grande, amigo Fred? KKK. Valeu a força, digo, a raça.

  • author avatar
    FELIPE MALTA REBELLO 2 anos ago Responder

    Belíssimo texto. O Flamengo me lembra aquele ditado que diz “Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza”. Nunca tivemos dinheiro para gastar como neste ano, mas me parece que estamos gastando mal. O clube deveria propor a sua filosofia, e não o deixar que cada técnico que chega implementar a sua, e por aí vai… Que esta nova contratação tenha como base alguma filosofia acordada entre clube e treinador. Que não seja só um treinador para calar a boca de uma parte da torcida, a do Twitter…
    Eu continuo achando que Renato Gaúcho tem a cara do Flamengo, embora o Tite seja uma excelente opção para depois da Copa da Rússia. Este último tenho certeza que gostaria de pegar o Flamengo com este plantel e dinheiro no bolso.
    SRN

Deixe seu comentário