Antes de qualquer coisa, uma satisfação às leitoras e aos leitores do RP&A.
A longa ausência do blogueiro que (mal) vos escreve se deve a dois meses de trabalho em regime de semiescravidão. Para mais informações, dirijam-se, por favor, ao senhor Arthur Muhlenberg.
O que vale é estar de volta. Já beijei o escudo do blog, deixei claro que o importante é o grupo e prometi que a gente vamos dar tudo de si.
A inspiração para o post vem da dupla derrota tupiniquim nas semifinais da Libertadores. E como a competição, que virou sonho de consumo de cem em cada grupo de cem torcedores brasileiros, passou a contar com a presença anual do Flamengo, creio que o assunto interessa.
Em 21 de maio, publiquei um texto com o título “Foda-se o River”. Nele eu defendia – e tentava comprovar com um aborrecido rol de fatos – que pouco importava terminar a fase de grupos em primeiro lugar e que era irrelevante decidir os mata-matas em casa. Taí o Boca Juniors que não me deixa mentir. Da mesma forma que acontecera em 2012, agora em 2018 o Boca fez a segunda partida das oitavas, das quartas e das semifinais como visitante, e vai uma vez mais à finalíssima. Enquanto isso, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras caíam em seus estádios – tiro da lista o Santos, que apesar de também eliminado na condição de mandante, só o foi por estranhas e conmebólicas circunstâncias.
Sim, é verdade que as campanhas de Palmeiras e Grêmio na fase de grupos transformaram seus caminhos até as semifinais em duas tetas, só que chega um momento da Libertadores em que as tetas murcham. Nessa hora, quem vai à final é o Boca. E quem vai à final é o River, que apesar de ter decidido as oitavas e as quartas no Monumental de Núñez, na semifinal foi obrigado a encarar o segundo jogo com o Grêmio em Porto Alegre.
Duas razões motivaram o tal post de 21 de maio. 1ª) A irritante insistência da mídia, em sua volúpia por venda de jornais, fortalecimento de audiência e aumento do número de visualizações, no falso argumento de que é fundamental vencer o grupo. É nada. 2ª) A necessidade que tínhamos de poupar nossos principais jogadores. Cheguei a citar Everton Ribeiro, Lucas Paquetá e Vinicius Júnior – em relação a quem ainda havia a mistura de ilusão com ingenuidade que nos fazia acreditar na remota chance de esmola por parte do Real Madrid. Everton Ribeiro foi poupado, Vinicius Júnior partiu pras oropa e Paquetá levou o cartão amarelo que o tirou da primeira partida com o Cruzeiro. Fez uma falta danada, pois o Flamengo teve, ali, uma de suas mais fracas produções ofensivas no ano, e a vaca foi para o brejo.
De qualquer modo, cabe a pergunta: se eliminássemos o Cruzeiro, passaríamos pelo Boca Juniors nas quartas? Na boa, gente: nosso lema é vencer, vencer, vencer; nossa torcida intimida; nossa camisa joga sozinha; o Maraca é nosso; vai começar a festa; isso aqui é Flamengo, porra; tudo é muito bacana, mas tenho uma certa intuição de que não passaríamos não. Bravatas e ufanismos precisam ser combinados com o adversário (valei-nos, São Garrincha), e eles não costumam dar bola para essas coisas.
Nosso elenco é mais ou menos equilibrado, o que até nos permite sonhar com o Campeonato Brasileiro – longo, cheio de reviravoltas e no qual, quase sempre, planejamento correto e contratações razoáveis são mais determinantes do que a pegada. Entretanto, estamos custando a incorporar o espírito da Libertadores, seja lá que diabo for isso.
Temos produzido a alegria da arcoirizada com sucessivos micos, e nosso grande feito mais recente ocorreu em 2010: fechamos a fase de grupos no último lugar entre os dezesseis classificados, enfrentamos nas oitavas o primeiro colocado geral – Corinthians – com segundo jogo no Pacaembu, e os eliminamos.
Mas por que falar em Libertadores agora, dois meses depois da nossa queda? Ora, porque estão fresquíssimas as dançadas de Grêmio e Palmeiras, e mais: se é esse o título que tanto queremos – se bem que, entre a Libertadores e o Brasileiro, meu coração balança –, a filosofia precisa começar a ser implantada de imediato.
Na virada de 2017 para 2018, fomos ao cúmulo de iniciar a temporada sem treinador e tendo de improvisar Carpegiani, que viera para exercer função diferente. Fizemos, ainda, algumas contratações equivocadas e outras tardias.
As eleições na Gávea só acontecerão depois que o campeão brasileiro já for conhecido. Técnica e matematicamente, estamos na briga, ainda que o tumultuado ambiente insista em tentar nos convencer do contrário. Acredito que o Palmeiras vai dar uma capengada: foi visível o esgotamento do time no empate com o Boca, e os adversários mais difíceis para eles são, justamente, os das duas próximas rodadas. A conferir.
Daí que é o seguinte: ganhando ou não o Brasileiro, e seja com Landim, seja com Lomba, seja com quem vier a mandar na porra toda, não é possível o Flamengo continuar cometendo os mesmos erros dos últimos anos. Com rigor nas avaliações, paternalismo zero e profissionalismo suficiente para identificar quem serve ou não ao objetivo de levantar o caneco continental, há chances.
Se vamos ganhar, é impossível saber. O que não dá é para entrar na brincadeira certos de que perderemos.
Meus amigos, que virada da Suiça ontem !!!
SRN
Vimos ontem 2 dos jogadores que dizem que querem trazer pro Mengao: Gabriel (eca!!!) e Dodo.
Os dois nao jogam nada demais. Um tem cara de chorao e nao é a rapidez e explosao que necessitamos na frente.
O outro se ferrou de novo, tem um historico de contusoes que faz uma contrataçao inadmissivel. Fora de que nao joga nada demais. Os nossos estao na mesma altura, infelizmente.
Bora procurar outros.
SRN
Poxa vida, cuidado!
Estao querendo trazer o Renato de volta. Ele, que no sul soh trabalha, quer voltar pras praias do Rio.
Imagine…
Que volte.
Mas nao pro Flamengo!
SRN
BEBO E FUMO ‘ PAKARALHO.. SÓ NÃO FAÇO FUDER…..
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1658232900924726&set=a.674070112674348&type=3&theater
Edvan-alagoinhas-Ba.
PS – …EM PÉ…É QUE DÓI AS BATATAS DAS PERNAS…
MENGÃO, APRENDA A SER MACHO, PORRRA…! TIME FROUXO… MAS AMO!
Pasmem, senhores ouvintes, e eu que pensei que o Zé Ricardo não tivesse deixado vestígios na Gávea com seus gabriéis (desculpe Edvam) caramujos, et caterva, deem uma olhada na escalação do DJ, Rodinei e… Pará do outro lado, não satisfeito, o tal de Rômulo. Com esse time ele vai ganhar o que a Luzia ganhou na horta.
Fala Xisto Beldroegas,,,,,Grande abraço… ‘!!!
Mano,…tá foda…!!!
Nunca esquecerei aquelas canelinhas de saracura…correndo e dando sangue nos nossos jogos…Hoje, quando vejo jogadores dos adversários aa beira do gramado tomando água naqueles recipientes, as tais garrafinhas verdes, penso. : deem aos nossos, cafezinhos…kkkkk rsrsrsr hahahah heheheh Parecem funcionários públicos…!!!
kkkkkkk Liberaram o Gabriel e contrataram o Geovanio…..kkkkkk rsrsrsr hahahah hehehehe…
FORA BANDEIRA…
CONVIDADO PELA TURMA DO ”REPÚBLICA’, PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO, MUITO LINDO, VOU DEIXANDO O MARACANÃ AO LADO DO MORAES QUE, ME PEGANDO EMBEBECIDO DE ADMIRAÇÃO AO CONTEMPLAR O ‘TEMPLO DO FUTEBOL’. JÁ NA PARTE EXTERNA….ME DISSE JOCOSO DA IRONIA BRINCALHONA…
“…MAIOR DO QUE A SUA CIDADE, NÃO É EDVAN….? .”
QUE FILHO DA MÃE… KKKKK RSRSR HAHAHA HEHEHE…
PODE ISSO,VÉI? OLHEM AQUI… https://www.youtube.com/watch?v=b7EoZGiy2XU
MENGÃO…VAMOS COMER UM PEIXINHO…HOJE? ANNN?
fui…!
VAMOS COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO NOSSO MENGÃO EM 25/11/2018, NESSE DIA NÃO SE DISCUTE POSIÇÕES EM TABELAS, SE É CAMPEÃO OU NÃO, SE FOI REBAIXADO, ESTAREMOS ENVOLVIDOS COM A SUA GLORIOSA HISTÓRIA, DO NOSSO AMOR, DA NOSSA PAIXÃO.
AUMENTEM O ZOOM ….ALAGOINHAS TÁ LINDA….. VEJA A NOVA PRAÇA RUY BARBOSA, O POINT DA CIDADE.
https://www.youtube.com/watch?v=AWPOhRtxQo4
O NOSSO CENTRO COMERCIAL…SEM OS PRINCIPAIS BAIRROS E GRANDES CONDOMÍNIOS.
https://www.youtube.com/watch?v=d28vnuAs4c8
..CLIQUE AQUI EM BAIXO E VENHAAAAA…QUERIDO AMIGO, MORAES, E TODOS…
https://www.facebook.com/search/top/?q=flajoada%20alagoinhas
70% DA CIDADE TORCE PARA O FLAMENGO….VENHAM PRA CÁ, PORRA! RSRSRSRS
Edvan- Alagoinhas-Ba.
ps – FUIIIIIII…!
NAS IMAGENS DO CENTRO DA CIDADE. HÁ 6 MESES, A PRAÇA RUY BARBOSA AINDA NÃO TINHA SIDO REFORMADA….E DE FATO FICOU MUITO BONITA. REINAUGURADA EM 07 DE SETEMBRO DE 2018.
VENHAM PARA ALAGOINHAS A TERRA DAS CERVEJARIAS, O MAIOR PÓLO DO NORDESTE, E ÁGUA MINERAL NAS TORNEIRAS DE CASA…!. AQUI É UM OÁSIS…! CIDADE CONSTRUÍDA SOBRE UM AQUÍFERO…NO SEU SUB-SOLO HÁ UM MAR DE ÁGUA DOCE, LÍMPIDA, LEVE E PURA…
VENHAM, CAMBADAS…!
RSRSRS HAHAHA KKKK HEHEHE…
Era a respeito dessa festa que perguntei.
Se Deus quiser, um ano irei até aí !
SRN
FLAMENGO SEMPRE
TÁ NA HORA DA PARTIDA DO NOSSO GRANDE CORVO, BANDEIRA… DESGRAÇADO DE AZARADO…
ADEUS, MANO!
E POR FALAR EM “POÇOS DE VIRTUDE”, BANDEIRA, MORO, BOLSONARO, ETC., TODO MUNDO É “HONESTÍSSIMO” MAS O MEU GUARDA-CHUVA SUMIU FOI NA SACRISTIA DA IGREJA…
FOI ASSIM: FUI PEGAR UNS SANTINHOS, CONFESSAR, E LARGUEI-O LÁ. .DANDO, JÁ EM CASA, POR SUA FALTA RETORNEI,.IMEDIATAMENTE, E FUI LOGO, INDAGANDO:
– EI… ‘SACRISTA’, POR FAVOR, PODERIA PEGAR MEU GUARDA-SOL QUE LARGUEI AÍ?
ELE – VI NÃO….PERGUNTE AO PADRE.
JUSTAMENTE, NAQUELE MOMENTO, FREI ‘TONHÃO’ VINHA CHEGANDO, PEDI-LHE A “BENÇA”, BEIJEI-LHE A MÃO JÁ DESCONFIADO, SEI NÃO, ME PARECEU SUANDO FRIO E MEIO NERVOSO, ENTÃO DISPAREI:
O SENHOR VIU MEU GUARDA CHUVA?
ELE – RAPAAAAAAAZZZZZ. É UM BRANCO?
NÃO SENHOR, OBRIGADO…. E ME RETIREI. DE VOLTA PRA CASA VIM ESPIRRANDO POR TODO O CAMINHO…DIACHO; QUANDO BATI A CHAVE NA PORTA A FICHA .CAIU..
DESGRAÇADO, SOU ALÉRGICO A TINTAS AINDA FRESCAS. TAVA CLARO O MEU ATAQUE DE RENITE…
PORRA, GUARDA-CHUVA, BRANCO? AH, INFELIZ…!
PRONTO. JÁ COMPREI OUTRO…E O MEU MENGÃO, VEI? FICO COM RAIVA…MAS AMO…!
FUI…!