Mais um jogo no Maraca, mais uma vitória do Flamengo, mais uma festa de arromba na favela rubro-negra, mais 3 pontos na conta e lá vai o Mengão Doutrinador ficar mais uma semana nos píncaros da tabela a atrair a inveja, o olho gordo e a maledicência dos escassos e infiéis torcedores dos 19 coadjuvantes do Brasileiro. Que rotina monótona e maravilhosa. Os caras tão lá no nosso retrovisor, resfolegando, se arrebentando todos pra tentar acompanhar o ritmo pesadão do bonde do líder. Mas não há motivo para pânico, não são dois caras numa moto. É só a porra da São Paulo, já já elas peidam. Vamos em frente, Flamengo, sem olhar pra trás.
Claro que ganhar do genérico setentrional sem título de 1ª Divisão, no Maraca, no Aterro ou em um campinho de pelada no permafrost da Estação McMurdo era mais do que obrigação do Flamengo. Aliás, ganhar dos arrivistas da Ilha do Retiro, que no bang-bang do Brasileiro só servem pra fazer o papel de índio, é obrigação de qualquer time que esteja disputando o campeonato com o objetivo de ser campeão.
Neste sentido o placar de 4×1 foi não só previsível como modesto, deixando muito a dever no quesito humilhação. E vamos combinar, qualquer humilhação pro Sport é pouca. O Flamengo saiu de campo com a vitória, mas com a honra levemente tisnada em função do inaceitável gol que levou dos réprobos recifenses. O sujeito que sai de casa, se enfia num transporte para levar seu corpo físico até o Maracanã onde em suas imediações é extorquido por todo tipo de comerciante irregular, paga ordeiramente pelo seu ingresso pra ficar torrando na arquibancada de um estádio não climatizado, incentivando a equipe com seus gritos de guerra e musiquinhas da mais discutível qualidade eufônica não merece ver o Flamengo levar gol de um adversário de tão reduzidas dimensões.
Isso é muito errado e deve ser severamente criticado para que não volte a se repetir. Réver, responsável direto pelo pequeno vexame, a despeito de ter feito oportuno gol em uma das suas incursões ao ataque, merece ajoelhar no milho pela sua incúria na defesa. Ou, caso não sejam mais aceitáveis as punições de natureza física, que Réver se recolha humildemente ao banco de reservas e observe a seriedade com que o jovem Thuler se desincumbe das atribuições de um defensor de um time que quer ser campeão ainda esse ano. Barbieri, prossiga com seus estudos, mas ponha ordem nessa porra, escale sempre os melhores.
Como surpreendentemente fez ao barrar o inoperante Guerrero e dar uma chance para que Uribe jogasse em sua real posição. O colombiano oriundo do México não foi nenhuma maravilha, inclusive antes de marcar seu primeiro gol bem vestido se discutia seriamente se deveria se pagar ou não pelos seus direitos de imagem, visto que Uribe não aparecia nunca. Depois que a peleja já estava resolvida com o gol de Paquetá (outro forte candidato à genuflexão no milho, contudo sem a opção da pena alternativa da barração) e o golaço-aço-aço de Everton Ribeiro, Uribe desencantou e balançou o filó. Como era o único Fernando em campo, o gol de Uribe, com a contribuição provavelmente involuntária de Magrão, foi a cereja do bolo na derradeira homenagem do Flamengo ao histórico Fernandinho. Homenagem que em função da estatura do homenageado nunca será suficiente.
Entre os poucos esportes que eu domino, reclamar está ali, pau a pau com a procrastinação, por isso enchi vossos sacos com tantas miudezas e estou demorando tanto pra tocar a real. Como ensina um provérbio yiddish, a verdade tem charme, mas é discreta. E a verdade é que no geral o Flamengo foi bem, malgrado ter sido pouco exigido pelo minúsculo adversário. Marlos Moreno se empenhou em cumprir o papel de substituto tático de Vinicius Junior (perda irreparável) e, finalmente, concluiu uma jogada enquanto estava engalanado de vermelho e preto. Está de parabéns o colombiano Moreno, que em sua evolução puxa consigo e eleva a qualidade do futebol do esforçado Renê.
Falando em colombianos, o Cuellar já nem merece ser elogiado, sua precisão nos desarmes e nos passes é tamanha que dá a falsa impressão de que as funções que exerce em campo são fáceis. Melhor não chamar muito a atenção pare ele enquanto a janela de transferências permanece aberta e a taxa de câmbio tão desfavorável. E poderíamos dizer o mesmo de Léo Duarte se não soubéssemos que elogios são como veneno para um jovem zagueiro. Deixa quieto. Seguindo a mesma lógica empregada com Cuellar nos poupemos de analise ao nosso lateral direito. Você pode até mentir e falar bem do Rodinei durante 200 anos seguidos que ele não vai atrair a atenção de nenhum olheiro europeu.
Melhor se concentrar na neurose da grande questão ideológica que se apresenta para as primeiras semanas de agosto. O Flamengo deve poupar o elenco para os supremos desafios da Copa do Brasil e da Libertadores ou foda-se, força máxima contra qualquer morto de fome que se interpuser em nosso caminho no Brasileiro? É um questionamento caviloso, que aceita respostas antinômicas e inconclusivas. Disputar 3 competições escalando a força máxima é receita comprovada para uma tragédia. Por outro lado, regular a mixaria decidindo não ir com tudo em uma dada competição, que no fundo significa não entrar pra ganhar, é essencialmente antiflamengo. Como não ganho um centavo para esquentar a cabeça com esse dilema, deixo a busca pela melhor resposta para os universitários, representados aqui pelo estudioso Barbieri. Como dizia com eloquente sabedoria o simpático Capitão Fábio em Tropa de Elite, essa pica é do aspira.
De hoje até terça-feira estamos autorizados a curtir a vitória, zoar os pequenos e ficar naquela idiotice inofensiva de Segue o Líder. Não ganhamos nada com isso, é só porque nós podemos e eles não. Na quarta-feira a gente se desespera. Ou não.
Mengão Sempre
Oito em cada dez flamenguistas irão dizer que a competição mais importante é a Copa Libertadores da América e em segundo lugar o Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil num plano inferior.
Diante disso, eu escalaria os times de Flamengo da seguinte forma:
JOGOS DO FLAMENGO MÊS DE AGOSTO
01 – Grêmio – Copa do Brasil (f) (reservas)
04 – Grêmio – Brasileiro (f) (titulares)
08 – Cruzeiro – Libertadores (c) (titulares)
12 – Cruzeiro – Brasileiro (c) (reservas)
15 – Grêmio – Copa do Brasil (c) (titulares)
19 – Atlético-PR – Brasileiro (f) (reservas)
22 – Vitória – Brasileiro (c) (titulares)
26 – América-MG – Brasileiro f) (reservas)
29 – Cruzeiro – Libertadores (f) (titulares)
TIME TITULAR: Diego Alves, Rodinei, Leo Duarte, Réver e Renê; Cuellar, Paquetá, Diego e Everton Ribeiro; Uribe e Vitinho.
TIME RESERVA: Diego Alves, Pará, Leo Duarte, Thuler e Trauco; Cuellar, Willian Arão, Jean Lucas, e Geuvânio; Henrique Dourado e Marlos Moreno.
Abaixo o link com o elenco do Flamengo, para que cada um escale o seu time reserva.
http://www.flamengo.com.br/elencos/elenco-profissional
SRN!
Vou palpitar aqui, como poderia fazê-lo no Vagner.
Para tanto, há um motivo fundamental.
Como cheguei a me manifestar em um dos Grupos rubro-negros, NÃO pouparia apenas DOIS jogadores, por serem fundamentais –
Diego Alves e Cuellar.
O nosso amigo Aureo, pensou da mesma forma, acrescentando um terceiro nome – Léo Duarte – que, em verdade, parece-me também da maior importância,
Fiz uma outra observação, neste aspecto diferente do Aureo. Não substituiria, ao mesmo tempo, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Diego.
Li, há poucos minutos, a relação dos jogadores que foram para o Sul. 28, indicativo forte de que haverá substituições.Quero crer que, exatamente ao contrário do Grêmio, jogaremos com um time misto na Copa do Brasil e com todos os titulares (exatamente aqueles escalados pelo Aureo) no jogo pelo Brasileirão.
Enfim, o meu time para a Copa do Brasil –
Diego Alves, Pará, Rever, Thuler e Trauco – Cuellar, Willian Arão (depois Paquetá ou vice versa), Jean Lucas e Diego (Everton Ribeiro no segundo tempo, ou vice versa) – Henrique Dourado e Moreno.
Por outro lado, tendo viajado 4 goleiros (até o Gabriel Batista), tudo faz crer que o Diego Alves não jogue as duas partidas e que , em função dos 28 relacionados, teremos um time com 11 reservas, sendo poupados TODOS os titulares, inclusive uns tantos até do banco, o que, da minha parte, DESAPROVO.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Olha, eu não tenho nenhuma vergonha de me repetir, e estou rouco de fazê-lo. É impossível jogar o futebol que muitos dos exigentes que opinam aqui querem, eles estão cada vez parecidos com os cronistas esportivos(epa!). Na minha opaca opinião, eivada(epa!, hoje tá foda) de lugares-comuns, não existe time que jogue um futebol perfeito, sem o mínimo erro em noventa minutos. O que se pede, pelo menos eu, modesto tagarela dalém túmulo, é que se jogue um futebol suficientemente bom que supere tais erros, e não só o nosso erro, mas o do juiz ladrão, a falha do nosso goleiro, a bola que bate na bunda de nosso zagueiro e entra, etc. Houve uma época em que surgiu um futebol na Hungria, com Puskas na liderança, era o tal “escrete húngaro do Armando Nogueira ” segundo um repetidor contumaz de suas próprias frases,Nelson Rodrigues, pois esses húngaros, não se importavam muito com os gols que levavam, se tomavam 2, eles faziam 4, se tomavam 3 eles faziam 5 e assim por diante. Longe me mim comparar, mas ontem tomamos um gol, falha nossa para gáudio dos perfeccionistas, mas metemos 4. Que sempre assim seja: tomemos 4 gols por falha clamorosa de nossa zaga , falha de nosso goleiro, ou erro de juiz ladrão (eles adoram ladroar contra o Flamengo), mas metamos 5 ou mais. Pelo menos teremos panos pra mangas para os críticos, esculhambando o time, só falando nas falhas e esquecendo a vitória, mas ganhamos.
De volta ao FUTEBOL, embora não rubro-negro.
Que grande pilantra o tal de Neymar.
Para mim, nojento, mais do que nunca.
Desmoronou, mesmo, no meu conceito.
Procurou o marketing da Gilette para se manifestar.
Jamais será o primeiro do mundo.
Fique longe do Flamengo
Enraivecidas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Outro grande orgulho:
Estar no mesmo espectro político, rubro-negrístico e anti-neymarístico que o grande e sábio Carlos Moraes.
Neymar é um playmobil de assessores que – sim – tem um talento indiscutível pro futebol, mas prefere encenar.
Tenho que agradecer tanta gentileza
Felizes SRN
FLAMENGO SEMPRE
Da minha parte, já afirmei uas trocentas e noventa e duas vezes, considero o nosso Grão Mestre, o Arthur, um verdadeiro gênio da cultura, nem tanto do futebol, onde teve a graça, como eu, de nascer FLAMENGO.
Craque, em termos de futebol – assim como no campo cultural, sem a incomparável verve do Arthur – é o Murtinho.
Escrevo isto eis que gosto, nas entrelinhas, de dar as minhas pitadinhas, talvesz nem tão inhas assim, a respeito do trágico momento polítivo que vivemos.
Por tudo que acompanhei ao longo de tantos anos, primeiro no Urublog agora no RP & A, quero manifestar- de forma tranquila e principalmente clara – que, apesar de alguns amigos em posição contrária, estou com o Arthur e NÃO ABRO.
PONTO FINAL em assuntos extra futebol.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
EBM 2014,2015,2016,2017 perdedores de TUDO … DEPOIS DE 145 MILHOES do Vinicius Junior para máfia alvinegra vai ganhra o Brasileirão consolação … Vitinho 43 milhoes e 1 milhão por mes para jogador do Seedorf encostado na Russia que o botachorense holandes não conseguiu negociar com europeus … 70 milhoes nos lixos Sheik Guerrero (desde 2015,2016,2017,2018 rindo da cara dos otarios da torcida do Flamengo que participam desta diretoria e comemorando titulos do chorinthians 2015 e 2017 dentro do clube Trauco ja disse não quer jogar depois vai entregar como entregou a Sul Americana FORA TRAUCO ! … EBM vai ganhar um brasileirão consolação 2018 da máfia chorinthian$$$ botafogo … otário no futebol … Rodrigo CAItano segue comemorando a Libertadores 2017 do Gremio e o desmonte 2018 do Flamengo e rindo da cara dos otarios da torcida do Flamengo …Desd2014-2018 a eficiente e vitoriosa diretoria de futebol já contratou mais de 10,20,30,40,50,60 jogadores …. PERDEDORES DE TUDO E 60 CONTRATAÇÕES MAS DEPOIS DE 145 MILHOES PARA MAFIA ALVINEGRA , BANANA VAI GANHAR O BRASILEIRÃO CONSOLAÇÃO , ANIMA AÍ … 🙂
Cara… acho que o Flamengo tem que partir para cima nos três campeonatos… que porra é essa… os caras tiveram 1 mês de folga ainda agora por causa da Copa… Ainda estamos em Agosto, e se passarmos por Gremio e Cruzeiro (acho q muito pior que esses dois não vamos achar pela frente), então vai dar para concentrar mais no Brasileirão… dá pra gerenciar os três… Flamengo tem time para isso…
Achei o jogo modorrento no primeiro tempo, certamente pelo calor fdp que fazia no Maraca. Até a torcida estava com preguiça, apesar dos 58.000 torcedores.
Os caras deram um chute (na verdade cabeçada) a gol no primeiro e a bola entrou. Isso preocupa, pq contra um time um pouco melhor pode ser irreversível.
Os melhores em campo para mim foram Cuellar (grande jogardor), E. Ribeiro e Renê (como defensor não perdeu uma e recuperou todas as bolas puxadas em contra-ataques).
O Rodnei corre, tenta, mas não cruza uma certa.
Foi a melhor partida do Marlos.
O Ixpó colocou em campo, no segundo tempo, um centro-avante que deve pesar uns 200 quilos 🙂
Saúde e Sorte
Acho que fui um dos poucos que vi mais defeitos que virtudes no jogo de ontem. Como tem acontecido costumeiramente, faz-se um gol para esmorecer e deixar o adversário “gostar do jogo “. Por sinal, estava só aguardando o empate ante a empáfia dos nossos.
Graças à inúmeros erros defensivos, chegou-se a um placar dilatado. O que me preocupa é exatamente quando pegarmos adversários que cometem poucos erros. O Grêmio, por exemplo.
Vangloriam alguns de que o Marlos fez a melhor partida. Sinceramente….Esse rapaz me lembra o Carlitos (Charles Chaplin), de tão atrapalhado. Um autêntico peladeiro. Muito esquisito. Péssimo finalizador.
A nossa lateral direita não consegue cruzar uma certa. Se atrapalha com a bola. Por mais erros primários dos usurpadores do que virtudes nossas, conseguimos uma fácil Vitória.
O jogo de quarta vai ser referência sobre o potencial elenco que dispomos.
SRN
Como um admirador eterno do grande Carlitos (Charles Chaplin), PROTESTO.
Propositalmente atrapalhado, sim, mas SEMPRE GENIAL.
Muito que bem.
Uma partida de boa qualidade a que jogamos ontem, com vários atletas superando o seu melhor, pelo menos até aqui.
Conversando com amigos, via zapp, no intervalo, fiz ver que não estava preocupado e que a nossa vitória era certa.
Aí, entra o busilis da questão. Qual o motivo de tanta empáfia (Int.)
Exatamente a fragilidade do adversário e o modo de jogar, evitando a retranca.
Minha gente, foi uma bela exibição rubro-negra, não há a menor dúvida, mas há que se cair na real. O Ixpó, depois da Copa, enfrentou o Ceará, lanterna, o Fluminense, em casa, e o Vitória, que vive frequentando a zona de rebaixamento, e que, ontem mesmo, tomou de quatro do desarrumado time do Atlético Paranaense. Pior ^currículo^, nesta fase da competição, não há.
A partir de agosto. começam os problemas e temos que superá-los.
Até lá, só posso desejar
Esperançosas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Mais um grande texto ! Ninguém escreve tão bem sobre seu próprio clube como você. Isto aumenta, ainda mais, o orgulho de ser rubro-negro ! Você é o maior Muhlemberg ! SRN
Estou mais preocupado com o brasileiro do que própriamente com a libertadores e copa do brasil. Por mim entrava com reservas nessas duas competições e focava no brasileiro, onde temos reais chances de título.
Arthur, obrigado pelo texto. SRN
[…] Reprodução: Arthur Muhlenberg | Blog República Paz & Amor console.log('criteo start fim'); Criteo.events.push(function() { console.log('criteo push fim'); Criteo.Passback.RenderAd('fim', function(adunit){ console.log('passback for adunit:',adunit); var div = document.getElementById(adunit); var script1 = document.createElement('script'); script1.type = 'text/javascript'; script1.src = '//api.grumft.com/gt/ZONA_IAB_336x280/69e63ea6d77e615451151569e63ea6d7.js'; div.appendChild(script1); }); }); […]
Belo texto! Irreverência e inteligência marca do Urublog que acompanho há tempos. SRN
Jogo ok. Resultado bom.
Mas temos q melhorar em 2 coisas.
1. Nao levar mais esse tipo de gol idiota.
2. Os contra-ataques devem ser MUITO mais rapidos.
No caso do Erro – por favor acompanhem esse rapaz até a porta de entrada e digam um “ciao”.
SRN
Já temos melhora sim:
1.Levar gol, idiota ou não, é um risco que se corre. O importante é não se desesperar e sair tocando o zaralho, perdendo a organização, etc. Melhoramos muito nesse aspecto.
2.Os contra-ataques deveriam sim ser muito mais rápidos, mas é fundamental não se perder a bola e errar passe para não tomar um contra-contra-ataque. Acho que melhoramos tb nesse aspecto.
No resto, é seguir sempre em ascensão, melhorando gradativamente até chegar no auge junto com os finais das competições.
Ah, acho que esse ano é para o Brasileirão mesmo, conseguimos manter uma rotina mais consistente. Quanto às competições de mata-mata, seja o que Deus quiser, mas não acho que será caso de se rasgar se formos eliminados.
SRN
Concordo com a ultima parte. Eu estou focado no brao. O resto nao interessa muito.
Jah gol besta, insisto, deveria-mos nao tomar mais. Vem logo as recordaçoes …
Os contra-ataques, claro, carregam em si perigo para a propria meta. SE nao for bem feitos e o proprio time nao estiver bem colocado em campo. Esse ultimo quesito, o da colocaçao, da pra ser muito bem treinado, junto com a maneira de fazer os ataques certeiros e rapidos.
O que achaste do Marlos?
SRN
Eu acho o seguinte :
Fiquem calminhos pois :
Brasileiro – muita água vai passsr por baixo da ponte , portanto enquanto não colocarmos novamente uns 5 pontos do 2 colocado vistam sandálias da humildade enquanto o hepta não chega
Liberta – mata mata pode ser frustrante , um errinho nos põe fora e aí bem aquela frustração do céu ao inferno que só quem é Flamengo entende .
Copa Brasil – pra mim a menos importante , apesar do polpudo prêmio . Mas como poupar jogadores em mata mata ? Vai ficar difícil justificar .
A melhor solução é botar time titular nos mata mata e tentar poupar no brasileiro , que e a competição mais longa . Mas poupar jogador tem que ser feito com muita cautela .
No fim das contas melhor nao poupar porra nenhuma , esses jogadores ganham milhões , bando de mercedário , tem mais e que suar a camisa !
Bora mengao !
Acabei de ver um vídeo no site ESPN, da repórter Gabriela Moreira (http://www.espn.com.br/video/clipe/_/id/4584311 ), informando que a situação da renovação do Guerrero é a seguite:
>> da parte do Flamengo, proposta de renovação até o fim da temporada (não falou sobre valores); e
>> da parte do Guerrero, pretende 3 anos de contrato, e RECEBER PELOS 6 MESES QUE NÃO PODE JOGAR EM RAZÃO DA SUSPENSÃO.
Eu não deveria perder meu tempo com esse jogador, mas a questão é tão absurda que eu não tenho sabedoria emocional para ignorar – que é o que qualquer ser inteligente faria.
Não bastassem todas as mazelas que o Guerrero trouxe no longo período que recebe 1,1 mi por mês do Flamengo (suspensões por cartões imbecis, desfalque por convocações e mais desfalques pelas estendidas que ele dava em seu país pós jogos do Peru, rendimento pífio em seus primeiros anos até chegar ao “ano encantado” de 20 gols, etc), ele ainda se permite agir desalinhado da mais básica boa-fé, buscando receber valores milionários por período que não trabalhou por culpa exclusiva sua, de seu staff e Federação.
Acaba caô, vaza “Guerrerô”!
Sobre o jogo, vi uma mudança de posicionamento no segundo tempo que tornou a partida fácil, como deveria ser contra um adversário que marcava mal e se mostrava desmotivado.
Diego passou a jogar mais perto do Cuellar, liberando Paquetá e Ribeiro. O time ficou mais vertical (Paquetá) e com maior poder de fogo (Ribeiro). Diego, quando está na posição de protagonista, trava o time,.
Marlos em partida de destaque.
** Santos 0 X 1 América MG.
*** Bem-vindo, agosto! Espero que você venha acompanhado de múltiplas alegrias ao Flamengo e sua torcida.
SRN
Dez anos lendo seus blogs Arthur, vamos pra cima deles!!! Rumo ao hepta, tetra e bi!!!!
Obrigado pela audiência. SRN
Essa vitória não ilude. O Ixpó é apenas uma parcela de átomo no futebol. Não dá pra confiar nesse Marlos. Espero que o Vitinho devolva a qualidade que perdemos na saída do ViniJr. Enfrentaremos a sequência mais difícil do ano nas semanas vindouras. O SP passou pela dele bem. Sempre bom cultivar o gosto pela leitura por aqui. Abraço.
grande arthur,
tbm acho que as bibas vao peidar uma hora e vai ser no morumbicha !
se tiver que priorizar um campeonato que seja o BRASILEIRAO.
ja somos lider e eh so manter a ponta.
SRN !!!