República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

A sutil diferença entre convicção e teimosia.

Por | 4 de abril de 2017
Técnicos - Formato 1
102 Comments
  • author avatar
    Xisto Beldroegas 4 anos ago Responder

    Olha, quer saber de uma coisa, falam tanto aqui que torcedores que veem a realidade dura do atual time do Flamengo é bostafoguense e outras sandices, eu, no frigir dos ovos (epa!, claro, não os meus) prefiro assim, esse “pessimismo”, que não é tão destrutivo como outros apregoam aqui mesmo, do que um otimismo vazio, panglossiano, tipo o do Abelão que está agora contaminando os florzinhas, endeusando um time ruim, achando que os meninos paridos naquel lugar esquisido,o cacete a quatro, são todos gênios. Já vi esse filme, o florminense quando encarar times de verdade vai voltar ao pó, ou seja a 2a. ou 3a. divisão da qual nunca deveria ter saído. Quem viver verá.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Pois é, Xisto, você levantou uma questão importante e me permita contar aqui uma historinha familiar.

      Nos tempos da lendária Resenha Facit, Nelson Rodrigues atuava como representante do Fluminense, enquanto José Maria Scassa falava pelo Flamengo. Sempre que o Fluminense perdia, Nelson vinha com aquelas coisas dele: Sobrenatural de Almeida, os mortos deixaram suas tumbas e coisa e tal. Sempre que o Flamengo perdia, Scassa ficava louco da vida, soltava os cachorros, botava a boca no trombone, reclamava de tudo e de todos. Como o Botafogo tinha um timaço, não era raro que Flamengo e Fluminense perdessem.

      Eu tinha um tio, tricolor doente, que detestava aquelas viagens literárias de Nelson Rodrigues, porque com isso ele não denunciava as deficiências do time. Era genial, mas não ajudava o Fluminense a melhorar. Meu tio preferia a postura do Scassa, que não deixava barato.

      Creio que é mais ou menos por aí. Não vamos procurar pelo em ovo e nem botar chifre em cabeça de cavalo, mas se há problemas, precisamos escancará-los. Não conheço outro modo de os corrigir.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Anônimo 4 anos ago Responder

    É por essas e outras que estamos a 3 anos sem titulos, e a 1 no cheirinho esse ano será o 4 ano sem titulos e só no cheirinho. o primeiro CHEIRO do ano foi pro FluminenC na taça guanabara.. que só não perdemos no tempo normal depois do NÓ dado do abelão pelo GOL de falta do P guerrero no final. e o segundo NÓ do Abelão foi o jogo passado contra as flores no 1×1 contra um time de MENINOS, das flores e o nosso SUPER TIMAÇO E SUPER TÉCNICO quase perderam de novo só não perderam pelo ÚLTIMO lance do jogo em um escanteio e uma falha da zaga e goleiro das flores no cabeceio manjado do Arão

    é por essas e outras por técnicos ultrapassados profexo. burricy., Zé do cheirinho. e jogadores perebas caramujo vaz etc e torcedores bostalhões que chamam os outros de BOTAFOGUENSE aqueles que criticam o’que esta errado no time no técnico, que estamos a quase 4 anos sem NADA enquanto as coisas não mudarem desejo a todos um bom ano de CHEIRINHOS, é o’que pinta a ser mais um ano, saudações…

    Depois da copa #VEMTITE

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Fala, Anônimo.

      Eu não sei não, mas acho a última linha do seu comentário muito otimista. Parece que o Tite já andou dizendo que, se o Brasil ganhar a Copa, ele pode até parar com o futebol. (Não estou dizendo que o Brasil vai ganhar a Copa, mas, sei lá. Por que não?) De todo modo, ganhando ou perdendo, creio que o Tite começa a se aproximar de um patamar que torna muito difícil a contratação dele por um clube brasileiro.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Flanatico 4 anos ago Responder

    Sou de Vitória, domingo fui ao Kleber Andrade assistir o jogo e tenho que confessar que ao vivo chego a conclusão que a coisa tá mais feia do que parece. Também sou a favor da permanência do Zé Ricardo, mas há certas coisas que não dá para entender. Outras coisas eu até entendo bem, que Marcio Araújo nesse esquema dele é o seu homem de confiança e que se ele quer morrer abraçado a esse modo de jogar, o MA vai com ele até o fim. Explico o porquê, porque O Arão não tá marcando nem vento, tá mal e nosso treinador sabe que pode contar com o MA que fica mudando de setor o tempo todo marcando. Outra coisa, nosso time do meio para frente não tem nenhuma criatividade, só vai na base da força pelas laterais, não tem um jogador rompedor, que arrisque um drible para abrir espaço e municiar o ataque. O time não tem entrosamento e conseguiu o empate na bacia das almas contra o time reserva do Fluminense.
    Outra coisa, tem que acabar com essa palhaçada de preservar a base. Se esses jogadores não jogam pelo falido carioca vão jogar quando? Se é bom com 16 e 17 anos já mostra qualidade.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Fala, Flanatico.

      Então, rapaz, a gente precisa concordar – pelo menos em parte – com os que defendem o argumento de que esse campeonato não vale nada, e que a verdadeira motivação está na Libertadores e, a partir de 13 de maio, no Brasileiro. O problema é que aí é melhor parar de falar de futebol, parar de elogiar, parar de criticar, parar de ir ao estádio (conforme você fez no último domingo), parar de perder duas horas em frente à tevê (como fiz eu, que moro em São Caetano do Sul.)

      É um jeito estranho de ver as coisas. Quando o time vai bem, enaltecemos – e é justo. Quando o time vai mal, o campeonato não vale nada – e aí não dá pra entender.

      Eu também acho que precisa pôr a molecada pra jogar. Não na próxima quarta-feira, claro, mas eles têm que entrar. Ou melhor: já tinham que ter entrado. Só que eu desconfio, e em alguns casos eu tenho certeza, de que os garotos não jogam essa bola toda que a torcida acredita que joguem. Já pensou como seria bacana pegar essa partida de sábado contra o Vasco e meter o Vinícius Jr de cara? Esse joga. E, se joga, põe pra jogar. O problema não é deixar de escalar, o problema é ter consciência do que se pode cobrar de um menino desses. Mas, pôr pra jogar, tem que pôr.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar

    Algumas coisas de Zé Ricardo e do Flamengo que eu não entendo:
    1 – Que diabo de invenção é essa de Zé Ricardo de mexer no time aos 10 minutos do segundo tempo? Por que já não muda no vestiário?
    2 – Por que no Flamengo nenhum jogador é substituído por insuficiência técnica ou porque o reserva tá melhor? Sempre inventam uma contusão. Rômulo chegou, foi escalado e o time melhorou com ele e Arão. Algumas partidas mais ou menos aí volta o trem virado do Márcio Araújo e descobrem que Rômulo tá fora de forma e é afastado para recondicionamento. Depois de quatro ou cinco jogos como titular é que descobriram isso? Que diabo de centro de excelência é esse?
    3 – A mesma coisa é com Mancuello. Insistem que ele é titular e que só não está jogando porque está se recuperando de contusão. Veio sentir a contusão depois de 2 jogos?
    4 – Vão ter que torar as pernas de Rafael Vaz para ele poder sair do time?
    Ótimo texto como sempre Murtinho.
    SRN

    • author avatar
      Rasiko 4 anos ago Responder

      Amém pra todos os ítens.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Meu caríssimo Marco Túlio, serei direto:

      1 – Também não sei.

      2 – Tá certo que não podemos comparar laranja com banana, mas é impressionante como as coisas funcionam de outra forma no futebol europeu. A gente vê o Bayern de Munique em campo, e quem tá sentadinho no banco de reservas? Thomas Mueller. Campeão da Liga Alemã, da Copa da Alemanha, da Champions League, titular absoluto da seleção alemã campeã do mundo. Aqui no Brasil, somos acusados de querer acabar com a carreira do Rafael Vaz apenas por achar que ele poderia passar três ou quatro jogos no banco. Coisas do futebol brasileiro.

      3 – Estranho, né?

      4 – Ou então esperar uma falha daquelas nos eliminar de uma competição importante e a torcida perder a cabeça, como fez (de forma condenável, diga-se) com André Santos.

      Obrigado pela força de sempre.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Eduardo 4 anos ago Responder

    Beleza, Murtinho? Vou ter que discordar de você. Tivemos 3 empates nos últimos 3 jogos: contra o Vasco aquele pênalti ridículo, contra o Voltaço o nosso time era reserva do reserva, e contra o Flu uma expulsão ridícula do Pará. Perdemos um jogo fora de casa pra Católica, que era pra gente ter ganhado. E só. Com certeza não estamos patinando. O Zé Ricardo já escalou o Mancuello e o Rômulo no time, mudando bastante nossa forma de jogar. Não deu certo, mudou de novo. Não estou vendo teimosia nenhuma. Será que a teimosia não tem vindo de nós torcedores, que pegamos birra do treinador e esperamos qualquer torpeço para criticá-lo?

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Fala, Eduardo.

      Bom, não tenho procuração para falar por ninguém, mas posso te garantir que eu não peguei birra nenhuma, tanto que defendo a manutenção do Zé.

      Quando digo que estamos patinando me refiro às atuações, e não a essa tão discutível invencibilidade. Já disse aqui na caixa de comentários de outro post e repito: que vantagem fizemos em sair invictos nos jogos contra Corinthians, Botafogo e Coritiba – os três no Maracanã e em momentos decisivos do Campeonato Brasileiro do ano passado.

      Além disso, é impressionante como, assim como foi contra a Universidad Católica, a gente deixa de ganhar jogo que era pra ter ganhado. Futebol não é boxe, esporte em que você pode sair vencedor por pontos. Jogar melhor é meio caminho andado para a vitória, mas o objetivo do jogo só é alcançado quando a vitória se concretiza.

      Pode discordar à vontade. A gente está aqui pra isso mesmo, e sem debater a coisa não anda.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    EDVAN SANTOS 4 anos ago Responder

    Na minha opinião por natureza de rivalidade o clássico sempre será jogo pra pirão e não consigo aceitar um time que cada vez se mostra pior. A presença do Márcio Araújo ( a febre, depois explico isso), é inaceitável, ele nunca observa que o Camilo sempre abre pela esquerda em velocidade e dele, o caramujo, não parte lançamentos enfiados fazendo com que as bolas não venham aprofundadas, e o Pimpão e o Guerrero, coitados não recebem em condições de gol e não me parece que o Diego e o Montillo possam jogar juntos, o nosso treinador tem que se definir, rapidamente, ou um ou o outro. …mas que diabo está acontecendo comigo que não estou dizendo coisa com coisa, ah, já sei é que tô completamente sugestionado de que sou botafoguense e misturo tudo. Sendo crítico veraz dessa gosma de treinador, lavaram-me a mente e até eu já estou achando que sou é botafogo. Encontro-me muito confuso e não me critiquem por isso, por favor, tô em tratamento com um psicólogo…,

    …Vou ficar bom…!

    VAMBORA fogão, QUIS DIZER MENGÃO…!

    Edvan-Alagoinhas-Ba.,
    PS – Como é que pode, velho, um cara que não tem precedente, história, nenhum passado no futebol profissional brasileiro, algo que possa apresentar que se justifique treinar o FLAMENGO, faz um trabalho péssimo, não ganhamos nada , observa-se um time cada vez mais presumido, limitado, com aquele futebol enfadonho, sem velocidade, criatividade, e claro, com a qualidade dos nossos jogadores é evidente que ficamos na maioria dos jogos com a bolas nos pés com o domínio de forma inútil.. !

    Não vamos prosperar na Libertadores sem técnico, isso não vai, não dá, não cabe, não fecha…o cara é burro, não adianta, é burro, sem brilho, não vibra, não tem fibra, e assisti os jogos ao lado do campo, privilegiadamente, sem nada entender o que se passa em campo. Pronto, tá hora de mostrar que conhece, não pode ficar sem movimento de comando, daqui a pouco o pessoal lá de cima vai começar a desconfiar…manda um levantar do banco…e,

    Merda…!

    Edvan-Alagoinhas-Ba.
    Ps – Fico imaginando quando o Dunga saiu e estávamos próximo do abismo, muitos já considerando a nossa ausência na Rússia, e a CBF entrega a seleção ao ZÉ…! Abraçaríamos o caos, total…!

    Quem vê o Tite ali à beira do gramado agitado, inquieto, brandido e observa aquela figura apática, impassiva e displicente, por maior idiota que seja, não poderá deixar de perceber aberrante diferença de um experiente e inteligente treinador com um nulo de conhecimento do cargo que ocupa… Que o diga o Alan Patrick que o chamou á atenção do seu posicionamento em campo prejudicial ao rendimento do time. E ele prontamente o atendeu, trocou a sua posição. Que Filho da Puta de Burro!

    Agora vou ali…!

    • author avatar
      Rasiko 4 anos ago Responder

      Nada a acrescentar, Edvan. É só observar o nível de tensão do cara. Ele não consegue vibrar, na melhor das hipóteses expira aliviado. Tamu junto.

      srnp&a

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Porra, Edvan, você é gênio.

      Arrasa, derruba, desconcerta, deixa a gente sem ter o que dizer. Márcio Araújo e Camilo, Diego e Montillo, Guerrero e Pimpão, sensacional!

      Agora, fica calmo, rapaz. Ainda tem muita água pra correr, e nosso time pode deslanchar. Uma boa atuação na próxima quarta-feira é capaz de mudar tudo. Vamos torcer.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        EDVAN SANTOS 4 anos ago Responder

        Desculpa aí Murtinho por tantos erros de grafia..é que não enxergo bem escrevendo em quadros- negros, agravado, toda hora e momento, pelo fato do giz cair da minha mão. Foi o Moraes que me deu de presente uma caixa, possivelmente, comprada no Paraguai. Que giz ruim com ele erro é tudo.. E agora nem mais sei quem sou…acho que virei botafogo, tantos foram os comentários que sugestionaram-me um vira-folhas, já viu, era só criticar o time observam-me um chorão botafoguense.. Peguei a virose..

        Estou em tratamento…e quando ficar bom vou sugerir que o FLAMENGO use uniforme com listas verticais, mais estreitas. rsrsrsr

        Você é um cara simplesmente diferenciado em comentários show de bola e, por favor, não se afaste daqui.

        Edvan-Alagoinhas-Ba.
        PS – O Zé vai nos fuder, Murtinho …Esse cara não existe nessa condição de treinador do FLAMENGO, é bizarro. Eu só queria que alguém me desse 1/10 de motivo que o justificasse. O seu currículo é zero e sendo um nada de exemplos de capacidade; prova de títulos, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, publicação de livros ou artigos, trabalhos científicos, cursos de especialização do moderno futebol, e sobretudo, experiência profissional bem sucedida, um precedente, um algo enriquecedor, um trabalho aplaudido, porra, não há nada, o cara é nulo, então, pode uma pessoa assim treinar o FLAMENGO?

        Eu também nada sei de futebol, nunca treinei nenhum clube…mas, e sendo assim, também quero uma oportunidade…O FLAMENGO se rebaixa em conceito de grandeza, compromete-se mundialmente e apequena-se ao inclinar-se por uma solução do seu comando técnico compatível, ao que se poderia requerer, o Olaria., dado como exemplo.

        FORA TEMER, DESCULPEM-ME, O QUE QUIS DIZER MESMO É… FORA ZÉ….É QUE TOMEI UMAS CERVEJAS AÍ EMBARALHO TUDO…!

        Agora vou tomar mais uma antes de dormir…

        BURRRRRRRRROOOOO…!

        .

        • author avatar
          EDVAN SANTOS 4 anos ago Responder

          Mas que drogaaaaaa. errei tudo de novo.. São mais de 700 erros; pontuação, concordância, grafia, regência, semântica…, e a crase? Esta, nem se fala…..

          ….Que giz horroroso…só não jogo fora..porque foi uma caixa recebida de presente do Moraes, e tal, mas o problema mesmo é a crise… estou sem a porra do dinheiro pra comprar outra…!

          Mas agora o que vou dizer não vou errar. FORA TEMER….NÃO, MAS QUE DROGA…É FORA O ZÉ! O TEMER FICA PRA DEPOIS!

          Edvan -Alagoinhas-Ba.
          PS – Se o sujeito nunca treinou nenhum clube de futebol e pletea ser treinador do FLAMENGO, ao menos, que mostre a sua graduação; exemplos de compêndios, artigos, reconhecidos em teorias fundamentais sobre o futebol. Talvez, um livro editado, um best seller, tipo:

          “COM VENCER UMA FINAL, APENAS, COM SETE HOMENS EM CAMPO”‘. Coisa assim, impactante, notável, admirável. Uma grande sacada!

          E é isso mesmo, pronto. Agora, sem nada a apresentar, só no bla-blá, blá…lero-lero e caô-caô, ora vai se fuder mano, AQUI É FLAMENGO, e olhando bem a vaga pode ser minha. Querem ver o meu time bem melhor do que o do Zé…Lá vai

          MURALHA…(Só precisa ser treinado a pegar pênaltis)

          PARÁ E TRAUCO. (Pelas laterais, liberados para atacar).

          LUAN, RÉVER, DONATTI (Linha de 3 zagueiros com o Juan mais atrás, na sobra . Quero ver passar porra nenhuma por ali…)

          ARÃO, CONCA, MANCUELLO E DIEGO (Todos em toques refinados…a bola presa..como seríamos atacados? E quando isso ocorrer , os zagueiros mais à frente, se adiantam, fecham o meio…e o Luan, recuado, atráááás, batendo papo com o Muralha, de boa, sem nem se cansar, claro que o Diego encostando no Guerrero,, e pelo que estou vendo aqui, dessa projeção o jogo já esta 2 a 0 pra gente).

          E prontos para o jogo, Berrio, Gabriel, Éverton, Vizeu, Damião, Rômulo, os meninos da base, só que, não da forma sistemática das substituições manjadas, e sim, bem ponderadas das situações de jogo a jogo, diferentes de como são feitas, ultimamente, como que o FLAMENGO jogasse por horas em partidas emendadas com vários adversários, distintos. Sai Éverton entra Gabriel, deixa o campo o Mancuello já está lá o Berrio. E eu em frente da televisão ali sonolento, enfadado e enfrascado num desânimo de dar dó.. Nos jogos do FLAMENGO durmo como um justo…e dizem que ronco…eu mesmo não sei, vou mentir?

          Viram? Tenho uma ideia, um plano, uma lógica tática, e então; quem é melhor mesmo, eu ou o Zé? Rhann?f

          Sabe de uma…vou até patentear esse meu engenho, essa armadilha traiçoeira de estraçalhar os adversários… EUREKA!

          Alguém que por generosidade ler o que acabei de escrever e, muito curioso, perguntar. E o ‘caramujo?

          Bom, a esse dedicarei um comentário especial. intitulada A FEBRE!

          AGORA…FUI…!

          • author avatar
            EDVAN SANTOS 4 anos ago

            O ZÉ nem “PLETEA” o cargo de treinador do FLAMENGO já está lá…eu sim, e estou a PLEITEAR essa função porque em matéria de futebol éle é BURRO, eu, só um jeguinho…

            A preferência é minha. . !

            Edvan-Alagoinhas-Ba.
            PS – O pior é que ele vai fuder com a gente…é só esperar… A porrada vai ser dura..

            Que Deus proteja o FLAMENGO. Só nos resta que o time jogue no automático…! Minha esperança!

            FUI…!i

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Rapaziada da Coluna do Flamengo, sempre prestigiando nosso humilde RP&A. Tamo junto. E parabéns pelo trabalho.

      SRN. Paz e Amor.

  • author avatar

    Murtinho não está sendo fácil ler, continuamente, aqui no RPA os comentários derrotistas de torcedores que exalam baixo astral pra todo lado, é muito mimimi, é muito nhém, nhém, nhém, é muita zica.
    Se chegar alguém de fora, desavisado, e falar com um desses torcedores que quer ir ver um jogo do Flamengo logo vão cortar a do cara dizendo coisas tipo : “Não vai não, vai perder seu tempo” – “Tú vai se aborrecer” – “É melhor gastar a grana do ingresso com cerveja” e bla bla bla, bla bla bla, bla, bla , bla.
    Essa de super valorizar a porcaria desse torneio regional é dose pra mamute dopado enfurecido, isso não vale rigorosamente nada, todo ano tem essa merda de torneio e vou escrever algo aqui agora que vai deixar os amantes do campeonato carioca e seguidores da politica do Eurico Miranda revoltados: No próximo sábado que o Flamengo NÃO VENÇA A PARTIDA CONTRA AS FILHAS DAS BIGODUDAS, vou escrever novamente pra não deixar dúvidas, espero que o Flamengo NÃO VENÇA A PARTIDA CONTRA AS FILHAS DAS BIGODUDAS, não precisamos perder evidentemente, empate já classifica os caras e explico o porquê: Nas 2 próximas quartas-feiras decidimos contra o Atlético/PR nossa classificação na Libertadores, entendo e defendo que temos que ter foco total nessas 2 partidas, e, desviar o foco pra inexpressiva Taça Rio certamente irá prejudicar essa preparação para as 2 partidas que, realmente, importam nesse mês de abril, isso sem contar o risco de contusão que pode desfalcar o time que já não poderá contar com o Berrio suspenso por 3 jogos, considero nosso grupo como o mais difícil de todos nesta Libertadores, são 3 campeões continentais mais o Atlético/PR que há muito deixou de ser uma equipe mediana no cenário do futebol, tem estrutura, tem estádio, lindo, por sinal e sua torcida é tão apaixonada quanto a nossa, passando-se essas 2 partidas aí podemos entrar com força máxima nas semifinais e numa possível final do Ferjão/2017.

    Não vou entrar no mérito da discussão que alguns insistem, tem tirar o “Vaz”, “Márcio Araújo” não dá, Gabriel, Éverton, isso não leva a nada, temos que passar força e energia positiva pra quem entra em campo sempre, acjho até que esses “torcedores” assistem os jogos torcendo pra que aqueles que eles não gostam errem pra que eles possam se vangloriar dizendo “não falei”, “eu avisei”, “tinha que ser esse merda”, “vai por o fulano de novo” e por aí vai o rol de reclamações é vasto e parece interminável.

    Eles não devem saber mas o futebol espetáculo acabou em 1982 quando o Brasil foi eliminado pela pragmática seleção italiana no desastre do Sarriá, e, lamento muito por isso, de lá pra cá o futebol virou futebol de resultado, talento sempre vai existir, evidente, mas a obediência tática, a força física estão cada vez mais presentes no futebol, mesmo nos elencos que existam talentos em excesso.

    Então pergunto, se estamos tão mal assim como apregoam os derrotistas, como explicar que nos últimos 6 meses só perdemos uma única partida ? Sorte ? É ser muito simplista não acha ? Quantas partidas ao longo desses 6 meses fomos dominados pelos adversários ? Não tenho essa estatística, porém, afirmo sem medo que forma muito poucas, mas muito poucas mesmo.

    E finalizando esse texto longo e chato, será que o elenco tem o mesmo foco e motivação para Libertadores e pro Ferjão ? Creio que não. Veja como jogamos ambas as partidas na Libertaores, mesmo na derrota no Chile dominamos a maior parte do jogo, tivemos mais posse de bola, mais finalizações, mas aí o resultado não veio está tudo errado então ? Novamente não é ser simplista demais ?

    Então meu caro Murtinho, desta vez, concordando com boa parte do seu texto, seria pedir demais aos pessimistas que eles sejam menos pessimistas, ou é pedir demais ????

    SRN !!!!

    • author avatar
      CHACAL 4 anos ago Responder

      assino em baixo!

      SRN !

      • author avatar
        Bill Duba 4 anos ago Responder

        Não quer que eu volte, né Swarze? Tu não vê futebol europeu não? Eles imitam quem, fortinho? Discordo de tudo que você falou, ponto final!
        Saudações Rubro Nigérrimas

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Fala, Schwarzenegger.

      Mas o futebol é assim, rapaz. Há os que acreditam que tá tudo ótimo, os que acreditam que tá uma bosta, os que acreditam que tá bom mas pode melhorar, tem de tudo. E será que não é aí que está a graça?

      Eu também acho que, no sábado (acho que o jogo é sábado, não?) um empatezinho tá mais do que de bom tamanho. Disputar a final da Taça Rio é perda de tempo e chance de perder jogadores importantes.

      Já escrevi, em duas ou três outras respostas aqui, que na hora do jogo o apoio tem que ser total, esteja em campo quem estiver. Mas continuo acreditando que todos nós podemos ter as nossas preferências e devemos criticar o que pode melhorar. Torcer contra só para ganhar uma discussão é bobagem sem tamanho.

      A questão da motivação é indiscutível. Independentemente de salário, metragem da casa ou valor do automóvel – esses argumentos sempre surgem -, não deve ser fácil disputar um campeonato que nem os torcedores, nem a diretoria do clube prestigiam.

      Bola pra frente.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    CHACAL 4 anos ago Responder

    fala murtinho !

    sempre bom ler seus textos,concordo que ser tecnico do flamengo nao deve ser a coisa mais normal do mundo…
    mas acho que o ze ricardo esta com o time nas maos.
    vc nao ve jogador reclamando de ser reserva ou pq ta treinando em horario X Y Z(o que eh muito bom !)o ambiente esta saudavel.
    time esta concentrado na libertadores e o carioca esta servindo somente pra deixar o time em atividade.
    nao eh hora de ficar reclamando …
    a hora eh de dar forca pro time e para o treinador.
    no final das competicoes e que vem as avaliacoes , antes eh pura precipitacao !

    SRN !

    • author avatar

      Caro Chacal, concordando 100% com seu comentário, gostaria muito que os “do contra” tivessem 0,01% do seu discernimento e clareza, o que lemos aqui de mimimi de nhém, nhém, nhém, é dose.

      SRN!!!

      • author avatar
        LÚCIFER 4 anos ago Responder

        Caros Chacal, Schwarrzenneger, concordo com vocês…….

        Pra falar a verdade, nem li os demais comentários, mas já conheço esse mi mi mi…….Parece eterno……..Um saco…….

        Também concordo com a maior parte do texto do Murtinho, entretanto, com raras exceções em nosso elenco, não vejo jogadores os quais considero ABSOLUTOS……e estas exceções, já estão bem encaixados em nosso time, e quanto aos demais, principalmente os zagueiros, não vejo aquele que seja “absoluto”, nem titulares e nem reservas, por mais que o VAZ esteja nos apavorando, portanto, seja qual for a opção do Zé Ricardo, para muitos torcedores ele será sempre “teimoso ” por não escalar o seu “preferido”…….Se tivéssemos em nosso elenco algum “Aldair”ou “Gamarra” na reserva, eu concordaria, mas não é o caso,…….e isso serve não só para a zaga, mas para as demais posições também, tirando as raras exceções…….

        Nesse caso, teria sido um erro de “Rodrigo Caetano” ?, referindo-me a zaga……..nem isso……ano passado mesmo, estávamos aqui todos elogiando nossos zagueiros, e muitos estavam elogiando inclusive para “tirar os méritos ” do Márcio Araújo, para “justificar” a melhor campanha da história da nossa defesa em campeonatos brasileiros……..

        Ante o exposto, e como nosso comandante demonstra ser um técnico competente e eficiente, quem sou eu para discordar de suas opções, logo eu que nem acompanho os treinos, mas exponho igualmente minhas impressões somente pelo que vemos nos jogos…….

        O Schwarrzenneger disse a coisa certa, sei que não foi caso do texto do Murtinho, mas não é hora de mim mi mi, é hora de dar apoio e força para a nossa equipe, e não de baixar o astral e muito menos de caça as Bruxas, esse comportamento de alguns torcedores chega a ser um ABSURDO…….

        SRN

        • author avatar
          Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

          Fala, Lúcifer (aí está, de volta e em plena forma).

          Rapaz, eu vejo uma coisa aí de modo bem diferente. Eu acho que, durante o jogo, enquanto a bola estiver rolando, o que temos de fazer é apoiar, apoiar e apoiar. Agora, depois que o jogo acaba, e se houver erros que não param de se repetir, chega a ser obrigação nossa criticar. Do contrário, não ajudamos o time a evoluir.

          Veja bem, Lúcifer, isto não quer dizer que eu esteja certo. Mas é o que eu penso.

          Quanto a um ponto específico do seu comentário (o que cita Rodrigo Caetano), meu texto talvez não tenha deixado claro. Eu acho que na seleção brasileira, no Flamengo, no Bayern de Munique, não dá pra gente esperar quarenta jogos até que o cara acerte. Entrou, tem que fazer valer. Por falar no Bayern: se o Douglas Costa entra e arrebenta, no jogo seguinte o Ribéry fica no banco. Aí o Douglas Costa se machuca, Ribéry volta e estoura, Douglas Costa vai ter que esperar. Não tem conversa. O que eu quis dizer foi isso: se você tem um elenco equilibrado, é preciso usar quem está melhor. Rafael Vaz tem dado bobeira e passado insegurança, certo? Então tira o cara, daqui a pouco ele vai ter chance de recuperar a vaga, não tem problema nenhum. Futebol de grande é assim.

          Agora, se não tem ninguém para entrar no lugar de um zagueiro que está dando bobeira e passando insegurança, é porque o elenco tá capenga. Concorda?

          Abração. SRN. Paz e Amor.

          • author avatar
            LÚCIFER 4 anos ago

            Grande Murtinho !

            Saudações nas três pontas do tridente !

            Sem dúvida, nosso elenco está capenga mesmo, principalmente lá na zaga, ano passado superavaliamos os nossos zagueiros, que não são ruins não, mas também não são tão bons quanto achávamos…….Quanto ao Vaz, confesso que ando meio apavorada com suas entregadas…….mas, na minha opinião, não sei se Donnati ou Leo Duarte dão melhor conta……O Leo é garoto, mas ainda confiaria mais nele do que no Donnati……..mas e o Juan ? tá machucado ? Será que ele ainda aguenta o.pique de uma partida ?…….sei lá, mas acho que o Zé vai acabar colocando o Vaz no banco, se não colocou, é porque acontecem coisas no treino que a gente não vê…….mas aqui de fora, concordo que Vaz estaria na hora dele esquentar um banco……..e se isso não ocorreu, é por isso mesmo, o elenco está capenga em termos de se manter em um nivel otimo, e já falei isso diversas vezes, o Flamengo tinha que trazer melhores zagueiros, mas se observarmos bem, todos os times tem suas fragilidades em algum setor, a não ser os Barcelonas da vida………mas compreendo também, que o Flamengo não tinha condições de formar um escrete como gostaria de formar só com bambambam em todas as posições…….no momento é isso que deu, e é com isso que vamos……..tenho certeza que aos poucos essa diretoria irá formar uma verdadeira seleção com um pouco de mais tempo…….

            Um grande abraço !

            SRN

          • author avatar
            Jorge Murtinho 4 anos ago

            Beleza, Lúcifer, concordo.

            Lembro que uma vez estava conversando com um amigo são-paulino, e eu disse a ele: porra, será que o Corinthians vai ser campeão tendo o Jorge Henrique no ataque? Ele respondeu: pois é, mas se for assim ninguém vai ser campeão, porque todo time tem um cabeçudo parecido com ele.

            Realmente, não há time no futebol brasileiro e sul-americano que não tenha seus pontos fracos. Só que todos têm a obrigação de reconhecê-los e tentar minimizá-los.

            Vamo que vamo.

            Abração. SRN. Paz e Amor.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Meu amigo Chacal.

      Respeito sua opinião, mas aí, meu camarada, como é que fica? A gente não fala nada? A gente tem que achar tudo maravilhoso? A gente não pode externar nossas preferências? Isso é, praticamente, o fim das acaloradas e divertidas discussões sobre futebol nas mesas de boteco.

      Já escrevi isso em resposta a outro comentário – do Lúcifer, se não me engano: enquanto a bola estiver rolando, temos mais é que apoiar. Mas depois que o jogo acaba, os erros precisam ser apontados, se não a coisa não melhora.

      Vou te falar uma coisa: vejo no Damião todos os defeitos que têm sido apontados pela maioria dos rubro-negros. Entretanto, em uma das melhores atuações do Flamengo no ano passado (dois a zero pra cima do Figueirense, no Pacaembu), Damião perdeu um pênalti no primeiro tempo, perdeu outra chance clara no segundo, e a torcida começou a pedir Vizeu. Fiquei puto. Não pelo Damião ou pelo Vizeu, mas porque é preciso entender que centroavante não está lá única e exclusivamente para fazer gol. Se o time estava jogando tão bem, é porque Damião estava ajudando, se movimentando, brigando na frente (brigando com a bola também, mas aí é outro papo), dando trabalho, abrindo espaços. Não era jogo pra vaiar ninguém, não era jogo pra pedir ninguém. Resultado: Vizeu entrou e perdeu dois gols mais feitos dos que o Damião havia perdido.

      Concordo: com a bola rolando, apoio total, estando ou não em campo os nossos jogadores preferidos. Mas depois que o jogo acaba, considero a crítica justa e consciente – que é bem diferente do derrotismo – fundamental.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        CHACAL 4 anos ago Responder

        eu concordo 100% com vc !
        pode criticar a vontade,o que nao pode e so ficar criticando…
        o ze ja fez varias mexidas no time que deram certo e ninguem fala nada,agora basta o cara insistir um pouquinho mais com um jogador pra galera cair de pau em cima do treinador…logico que estou falando do rafael vaz.
        na libertadores pricipalmente nao eh hora de fazer experiencias,deixa o treinador trabalhar em paz,pq o cara conhece o elenco,isso eu afirmo!

        SRN !!!

        • author avatar
          Bill Duba 4 anos ago Responder

          O pobrema é Arcanjo e o teu vizinho! Continuo achando que tem cú no meio!
          Saudações Rubro Nigérrimas
          3×0 hoje

  • author avatar
    Diego Oliveira 4 anos ago Responder

    Bom texto Murtinho.

    O Muhlemberg não escreve mais pra República?

    SRN

    • author avatar
      Marcelo Ferreira 4 anos ago Responder

      Pois e cade o Muhlemberg Mito?

      • author avatar
        Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

        Meu caro Marcelo.

        Fique tranquilo, daqui a pouco o mito reaparece. Mas que tá fazendo falta, tá.

        Abração. SRN. Paz e Amor.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Obrigado, Diego.

      Claro que escreve, rapaz, ele é o patrão da bagaça.

      A questão – e é muito importante que vocês entendam isso – é que nenhum de nós ganha um centavo com o blog, e é preciso correr atrás do leite das crianças e da cerveja dos adultos. Por isso, de vez em quando alguém dá uma sumida – com exceção do absurdamente talentoso Arnaldo Branco, que some sempre -, mas tá todo mundo sempre rondando a área.

      Ultimamente a Nivinha tem segurado a gambiarra sozinha, e tenho certeza de que nenhum de vocês fica chateado com isso.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Henrique Leemann 4 anos ago Responder

    Diga, Martinho!
    Gostei da maior parte. Não vou entrar em muitos detalhes, jah falei lah na Nivinha.

    Mas deixa eu perguntar uma coisa :

    Como voce explica que temos ainda problemas com bolas altas, como nos últimos, digamos, 10 anos?
    Entram e saem jogadores e técnicos, porque esse problema persiste?

    • author avatar
      Henrique Leemann 4 anos ago Responder

      Martinho, poha, me desculpa!

      MURTINHO, hein !!!

      SRN !

      • author avatar
        Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

        Imagina! Você acha que eu ligo pra isso? Abraço.

    • author avatar
      Leandro Santos 4 anos ago Responder

      Você é o “antigo’ Helemengo? Se for, gostaria de falar com você. SRN

      • author avatar
        Henrique 4 anos ago Responder

        Diga, Leandro. Sou sim. Me manda seu email.

        • author avatar
          Anônimo 4 anos ago Responder

          Olá Helemengo,

          Antes que o Leandro dê para você, te convido a participar do CAVALEIROS DA NAÇÃO, tenho certeza que você vai gostar muito. É só entrar no site http://www.cavaleirosdanacao.com.br e participe sendo um dos Cavaleiros da Nação.

          SRN

          • author avatar
            Legolas 4 anos ago

            Opa, em nome do CDN, agradeço ao senhor Anônimo que, mesmo sem fazer parte, fez uma propaganda gratuita do nosso site. Fica aqui o nosso muito obrigado.

            Ainda que o convite acima não tenha sido oficial (já que foi feito por alguém que não faz parte do nosso grupo), quero deixar claro que todos estão convidados a visitar o nosso site, sem excessão. Para nós será uma grande honra contar com a visita dos comentaristas aqui do RP&A. Todos são muito bem-vindos.

            Vou deixar aqui o link do nosso último texto:

            “Tenho uma longa, bela e íntima história com o Maracanã. Meu avô – Romero Estellita – foi o cara que assinou, como presidente do extinto Banco da Prefeitura do Rio de Janeiro (depois Banco do Estado da Guanabara [BEG] e mais tarde Banco do Estado do Rio de Janeiro [BANERJ]), a autorização pra liberar a grana da construção do estádio…”

            Leia mais em:

            http://www.cavaleirosdanacao.com.br/semmeiaspalavras.php?codigopost=44

            Mais uma vez, todos são convidados a visitar, participar, comentar. É um espaço aberto a todos que desejem falar do Flamengo sem se esconder atrás de nicknames falsos, assumindo suas opiniões, sendo honestos e verdadeiros, seja lá qual for seu ponto de vista, desde que não haja desrespeito e agressões gratuitas.

            Um forte abraço a todos

            SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Fala, Henrique.

      Cara, esse negócio da bola alta é um dos grandes mistérios do futebol. Como fomos criados com a bola no chão e de pé em pé, sempre repudiamos o jogo aéreo, mas o diabo é que muitas vezes esse troço funciona. A Grécia ganhou uma Eurocopa fazendo a maior parte dos seus gols em jogadas aéreas. O Grêmio ganhou títulos importantes com Arce cruzando para o cabeçudo Jardel cabecear. O Real Madrid levou a final de uma Champions League para a prorrogação – e aí massacrou o Atlético de Madrid – com um gol de cabeça de Sérgio Ramos no último minuto. O mesmo Sérgio Ramos fez dois gols de cabeça em cobranças de escanteio, no jogo em que o Real Madrid eliminou o Nápoli da atual Champions League.

      Conclusão: sempre reclamamos quando levamos gols de cabeça, mas se o adversário tiver um cara que bata bem na bola e dois ou três bons cabeceadores, a jogada é difícil de ser marcada.

      De todo modo, eu acho que não temos mais tantos problemas como tínhamos até bem pouco tempo, quando tomávamos um gol de cabeça no domingo e dois na quarta-feira. Posso estar enganado, mas lembro de termos levado poucos gols assim depois que Réver e Rafael Vaz passaram a formar nossa zaga.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        Henrique 4 anos ago Responder

        Hmmm. Fala Murtinho.
        Acho que voce tem razao na matematica. Levamos menos gols sim. Mas o aperreio com bolas altas continua e feiamente. Na minha mente vejo esse goleiro de merda correndo para fora e nao encontrando nada, defensores deixando o pessoal cabeçear de todos os jeitos, livres.
        Sim, tomamos menos, mas nao me parece que foi por ter-mos melhorados, com posicionamento melhor ou perfeito, com saidas do goleiro boas e sim por pura e simples sorte.

        A minha pergunta foi porque durante tantos ANOS essa defesa vazava da mesma forma. COMO que nenhum tecnico conseguia fazer isso parar?

        Acho que agora temos uma defesa fraca, mas com mais gente, jah que o pessoal do meio volta, o que nao faziam antes. Isso faz com que a coisa melhora um pouco.
        Mas estamos a anos-luz de ter uma defesa digna do nome.
        E continuo achando que bola alta é um gravissimo problema para nos.
        SRN

  • author avatar
    Xisto Beldroegas 4 anos ago Responder

    Eu vi pedaços do Flaflu que passavam no decorrer do jogo do anão da colina com um mais anão ainda e fiquei assustado, parecia que só dava o florzinha. Depois fui conferir no videoteipe, adoro ver e rever videoteipe, é coisa mágica pra mim, explico mais uma vez, você está no presente, vendo o passado e aguardando o futuro que dali a pouco vai se desenhar e você sabe. Puro sadismo, ver os rostos angustiados de nossa torcida e você sabendo que pelo menos o empate já está garantid, pena que não dá pra avisar aos coitados, quanta adrenalina jogada fora. . O que eu vi no vídeo foi diferente das fatias que a Globo me passou, o Flamengo jogou mal, mas longe de ter sido amplamente dominado, pelo contrário, dominamos grande parte do jogo, o que não quer dizer nada, aquela velha história domina, domina, domina e não ganha porra nenhuma, mais rubro-negro, impossível. O choramingas do Abelão não deu nó coisíssima nenhuma em ninguém,, com um timeco tão ruim quanto o nosso, só que o nosso era o assim chamado titular. Mas dá para ganhar desses que andam por aí a pentelhar no carioqueta, mas Libertadores e Brasileiro, bem, aí, o buraco é mais em baixo. Não discuto esse negócio de táticas e esquemas, crucificar a ou b, no caso o eterno crucificado, Márcio Araújo, Cristo morre de inveja desse mortal vestido de preto e vermelho. Primeira conclusão: time que se acha bom, ou pelo menos razoável, não pode escalar Leandro Damião. Noutro dia foi pior, pasmem!, meteram os dois LDamião e o Cirino, aí, it’s dose for lyon. O nosso meio campo parece que vai se encher de gente tem Conca vindo por aí, o escambau, vão ter que entupir o meio campo para colocar tanta gente cara no velho estilo papai Joel. A zaga, bom, a zaga, pra quem viu David Braz, esse até que está fazendo seu sucessozinho no Santos, Wellington bunda larga, o Wallace que chamavam de chifrada de vaca, mas eu sempre que ele ia dar entrevista fazia um antepara com as mãos com medo de levar uma cusparada, pois ele me lembrava a boca daquele simpático bichinho andino lhama que diz a lenda e no Tim-Tim, vivia cuspindo na cara dos outros, até que o Rafael Vaz e cia, não estão assim tão mal na fita… Mas dá pra ganhar o regional, o diabo (ou inferno, como diria Sartre)são os outros.

  • author avatar
    Guilherme Alfeu 4 anos ago Responder

    Até agora o texto mais sensato que li sobre o momento do Flamengo. Zé Ricardo ano passado pegou um time totalmente desorganizado e perdido (entregue pelo já ultrapassado Muricy), conseguiu dar um padrão de jogo ao time e conseguiu a vaga direta para Libertadores. Ótimo. Esse ano de 18 jogos perdemos 1, logo o mais importante que é a libertadores, ou seja, os números são bons, porém maquiados pela péssima qualidade do Carioca. O ponto é que alguns jogadores não obtêm o mesmo rendimento de outrora e não são sacados por teimosia do técnico, que, se não bastasse, os defende dizendo que são de alto nível, ora, isso é duvidar dá inteligência dos torcedores. Teimosia sim! O problema não é falta de peças, até porque hoje o elenco conta com várias opções e eu não lembro a última vez que isso aconteceu desde que torço para o Flamengo. Porque não testar Ronaldo no time de cima? o único jogo em que teve chance como titular deixou 2 jogadores na cara do gol (e escalado num time de reservas). Porque continuar com Vaz sendo que é notório que o jogador passa por má fase? Investiram milhões no Donatti a toa então? E o Juan? Leo Duarte?. Eu sempre defendi o Zé Ricardo, até porque acho que não há opções melhores no mercado, mas a sua teimosia está cavando o seu próprio buraco. Mude Zé, ainda é tempo. SRN!

    Parabéns pelo texto Murtinho, sou leitor assíduo do blog e é a primeira vez que comento. Abraço

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Ô, Guilherme, muito obrigado.

      Agora, só uma coisa: você reparou, rapaz, como há um monte de textos mais ou menos com a mesma temática na blogosfera? Me parece que é um sentimento bastante presente entre os torcedores rubro-negros, embora, evidentemente, longe de ser unânime.

      Continue lendo o RP&A e, sempre que possível, apareça aqui na caixa de comentários. Será sempre muito bem-vindo.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Bill Duba 4 anos ago Responder

    Carta ao Botafoguense

    Querido cachorro chororô, vira lata reclamão e meu Pinguim favorito (se o Flamengo é o Batman, meu rival preferido é o Pinguim). Venho por meio dessas mal escritas trazer notícias da Terra de Trump, ponto final do apocalipse Americano, de Japa e de minha princesa, casta e moralista, Elbinha e de seus melequentos de estimação.
    Você, reclamão inveterado, vive a reclamar do Zé, que o Zé isso, que o Zé aquilo! Você quer mesmo é desestabilizar nosso Mengão, é acabar com o trabalho magnifico que o Zezinho Ruela nos desenvolveu nessa pré temporada, onde em infernais jogos contra Macaé e Boavista, nos demonstrou a força da capacidade técnica e estratégica do seu mastro, digo, magistério.
    Você não se cansa de reclamar, bobão reclamão, porque você não é Flamenguista de verdade! Você não passa de um pestilento bostafoguense, que viveu uma era com Garrincha e outra com o Gerson. Seu boshtta, e tu não sabe que Garrincha era Flamenguista, daqueles que não reclamam, nem cornetam, e que o Gerson nasceu pro Futebol com uma cagada de um trenero safado que nem o Carlos Alberto Parreira, teimoso que só, com convicções ridículas que só, que insistiu em colocar ele, Gerson, no corredor pra marcar lateral e ajudar a marcar o Garrincha?
    Então pare de flutuar em terras flamejantes, pare de se encarnar na pele de quem verdadeiramente torce pelo Mengão!! Você só reclama, não tem convivência com os treinamentos, não sabe o que acontece com os fisiologistas e muito menos tem conhecimento do vestiário, onde aqueles corpos suados, catinguentos e cheios de amor e energia (Elbinha está esbranquiçada, talvez seja tempo do Chico) realmente decidem, com base em parâmetros, exames, avaliações e performances entre quatro linhas e paredes, métricos, quem entra e quem sai, profissionalmente, do time do nosso Mengão!!
    Você, que está acostumado completamente a suas ridículas avaliações sem primor tático, sem convicções ou filosofia, pare, e eu enfatizo “PARE!!!!”, de reclamar de Zé!!
    Zé não escolhe colocar Marcio Araújo em campo porque ele é vizinho do Chacal, nem colocar Arcanjo com suas potentes pernas, lançamentos e chutes porque “tem cú no meio”, deixa o Everton intocável porque ele é o melhor abastecedor de Estella na praça, muito menos mantem Vaz em campo por sua aparência de pivô de basquete!! Tudo é baseado em totais conhecimentos desse monstro de sabedoria do violento futebol Bretão, baseado em ânus em treinamento sobre como colocar em linhas, nas quatro e de quatro, jogadores que possam corresponder aos básicos e simples fundamentos: tem que correr e marcar o lateral, tem correr e conseguir correr, tem que correr, correr, correr, tem que correr até morrer, morrer, morrer.
    Você, alvi afro brasileiro, sublinhado em suas reclamações, está com medo do que está por vir: Zé escalando todo mundo, todo mundo correndo, passando a bola limpinha um pro outro, jogadas de mestre e completamente inesperadas vindas de trás, bolas enfiadas, ultrapassagens e penetração…. Desculpem, Elbinha acaba de desmaiar… bom, Jimenez, meu boss aqui na pizzaria, acaba de acudir!
    Como eu ia dizendo, você está tentando, acuado que está, desestabilizar o nosso Mengão com suas críticas infundadas! Zé é absolutamente o melhor que já se viu de trenero por aqui! Veja suas entrevistas, onde ele esclarece, como o Parreira, todos os “supostos erros” que quiças tenha cometido! Tudo preparado e feito em conjunto com uma equipe científica, palavras de uma clareza de águas caribenhas.
    Só pra você entender, pitbull reclamão: esses jogos ruins que fizemos contra a Universidade Católica, Mudas (segundo Taquiupa o flores nem isso era domingo passado, eram “mudas”), o outro jogo contra as flores, tudo isso faz parte de um pensamento cientifico e genial, ele vai mesmo começar a mostrar o time de verdade quando o Conca vier pro banco, do lado do Gabriel Arcanjo, e entender com seu colega aquela “alegria de menino que vibrava no vestiário depois da vitoria de virada contra o Cruzeiro”!
    Isso você não vai desestabilizar, nem trazendo essas contas de que o Marcio Araújo é o melhor passe do Brasil porque vocês contaram os passes pra trás e a dois metros pro lado! Muito menos que você tente colocar na cabeça de alguém pra treinar o Everton a pensar um segundo antes, não dois segundos depois, de passar uma bola em um contra ataque fulminante.
    Você não vai nos desestabilizar, você pode ter levado meu cunhado pra tuas bandas, mas nós somos mais fortes, mesmo porque sabemos que o Zé sabe o que faz, e que ele é genial quando coloca o Damião e não o Vizeu, insiste com Arcanjo (amor de sua vida), Vaz e Marcio Araújo!! Ele é o melhor trenero da atualidade!
    Elbinha acaba de sair de seu quarto, com o rostinho muito mais avermelhado e com os cabelinhos por cima do pescoço! Japa desistiu de ver o Flamengo com idealismos de Barcelona (vulgo Fla 81, Brasil 82), e continua em sua luta com a física quântica pra conseguir colocar um corpo em três lugares ao mesmo tempo! Acho que Jimenez, meu boss, está tirando um merecido cochilo depois de reanimar minha casta e linda esposa!
    Todos, inclusive os melequentos, mandam lembranças a todos, menos aos botafoguenses! O que , infelizmente, exclui titio!!
    Saudações Rubro Nigérrimas
    PS: Tite el carajo!!!
    SP2: Telê acabou levando Serginho Chulapa no lugar do Reinaldo por teimosia e birra de moralista babaca!
    SP3: Na boa, não aguento mais ver Arcanjo e suas cambitas com a camisa do Mengão. Só tem uma explicação: TEM CÚ NO MEIO!!!
    LEMBREM-SE DO JAÍLTON!!!!

    • author avatar
      Rasiko 4 anos ago Responder

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      srnp&a

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Meu querido Bill Duba.

      Antes de mais nada, foi mal. Tinha começado a responder sua carta, apertei uma tecla qualquer aqui do meu protolaptop modelo 1998, sumiu a porra toda, achei até que tinha perdido seu comentário. Desliguei a engenhoca na base da dedada, já que o comando de reiniciar é algo que o genioso se recusa a obedecer, e, quando religuei, tive a enorme alegria, quase tão grande quanto a do Arcanjo-menino vibrando no vestiário – garantia de renovação do contrato por mais cinco anos -, de reencontrar a genial Carta ao Botafoguense.

      E aí é que a porca torce o rabo: o que dizer? Como responder a tamanho brilho e caótica lucidez?

      Em relação ao Flamengo, concordo em gênero, número e grau: Libertadores e Campeonato Brasileiro estão no papo.

      Quanto aos três PS:
      1) Leva a mal não, meu camarada, mas Tite está obrigando você a enfiar o cavaquinho no saco.
      2) Tido por muitos, inclusive por nosso Deus, como o maior técnico brasileiro, parece que Telê tinha esse problema de querer dar exemplos e lições de moral, ser o pai de todos, o fura-bolo e o mata-piolho. Estrepou-se.
      3) Por favor, pare com essa campanha. Quando a memória começa a fraquejar e eu já tô quase me esquecendo do Jaílton, lá vem você com essa porra outra vez.

      Beijo em Elbinha, recomendações a Jimenez, diga a Japinha que Barcelona é o caraleo.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    duda valle 4 anos ago Responder

    FORA RODRIGO CAETANO ! 3 anos perdendo tudo , vende mal, contrata e renova pior ainda … Viseu tá saindo , Jorge já saiu abaixo da multa rescisoria , Guerrero, cirino, sheik , gabriel, donatti , rever , vaz mais de 50 milhoes jogados no lixo
    samir frauches paulo vitor fernandinho …
    Mas o pior é entrar em rota de colisão com a arbitragem , BURRO , prejudicial ao clube , elenco e time … Raramente tivemos e temos a arbitragem a nosso favor e sabemos que brigar com eles é pior ainda … FORA RODRIGO CAETANO !
    a lista de incompetencias e atos prejudiciais ao clube é enorme ,1,2,3 anos PERDEDOR DE TUDO com derrotas vexatorias

    Arena da Ilha 20mil , investir em clube lusitano e ainda pegar emprestimo em banco quando a gávea sede do clube pode comportar 20mil ? Negociata$$$$

    diretor de futebol MOZER, até quando diretor de futebol gremista prejudicial ao clube, elenco e torcida ???

    Muralha , para , duarte, juan, trauco , arao , conca , ederson , diego , berrio e viseu – everton, vinicius junior e love no segundo tempo

    FORA Guerrero e Damião 3 anos perdendo TUDO. Brocador, love ou aposta imperador

    Zé Ricardo sabe que ruralito derruba técnico …

    tecnico Andrade HEXA, Pet UEFA, Fernando Diniz ou Dorival.

    zico e junior quando quiserem

    O gremista diretor de futebol do Flamengo perdedor de tudo rindo da cara da torcida rubro negra…

    • author avatar
      Luiz Gustavo 4 anos ago Responder

      E o prêmio retardado do dia vai para: DUDA VALE!!

      SRN

      • author avatar
        Sidnei S 4 anos ago Responder

        kkkkkkkkkkkkkkkk ……….. quando penso que já vi de tudo, o cara é louco, só pode !

      • author avatar
        duda valle 4 anos ago Responder

        Retardado são aqueles que acham bom 1,2,3 anos perdendo TUDO , TUDO com derrotas vexatórias tipo Palestino, esqueceram ? Pois neste dia Zé Ricardo esqueceu Diego no Rio de Janeiro … Otimo !
        Rodrigo Caetano ? Vasco trirebaixado , Flu rebaixado escapando no tapetão , pergunte aos gremistas se eles querem Rodrigo Caetano por lá ? Depois de 15 anos o gremio ganhou algo quando ele foi embora …
        Sim , Murtinho , Mozer é muito melhor que este amiguinho dos Chorinthians …
        Retardados tipo Luis Gustavo gostaram muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito quando o Gremista escolheu o Shiek e Guerrero e o Chorinthains foi campeão em 2015 com Renato e Augusto e Love , no bola da vez inclusive Renato Augusto disse ter se oferecido 2x ao Flamengo e este recusado … Se estamos de volta ao cenário nacional e internacional agradeçam a geração Leo Moura e Renato Augusto que tiraram o time da fila de 15 anos e só não ganharam a Libertadores por roubo em 2007 e fanafrronice do botafoguense Joel em 2008 . RODRIGO CAETANO PARABENS !!!
        Brigar com arbitragem para prejudicar o Flamengo ? PARABENS RODRIGO CAETANO
        Vender Jorge abaixo da multa rescisoria , vender Samir e frauches para abrir vaga para seus amiguinhos Donatti, Vazcaido, Rever ? PARABENS RODRIGO CAETANO
        Mais de 50 milhões em Cirino , Gabriel , Sheik, Guerrero e ainda devolver Fernandinho para o Renato Gaucho disputar a Libertadores ? PARABENS RODRIGO CAETANO
        Kayke estava fazendo frente e humilhando Guerrero assim como Vizeu está fazendo este ano , o que fazer ? Vender Kayke , e ainda contrata Damião e vende Vizeu que saira no final do ano , PARABENS RODRIGO CAETANO !!!
        GAVEA 20MIL , nunca , repito nunca foi problema e com metro as negociações poderiam ter sido forçadas ? Mas vamos investir em clube lusitano em arena provisoria , PARABENS RODRIGO CAETANO !!!
        Paulo Vior saindo por Muralha , 6 por meia dúzia ! PARABÉNS RODRIGO CAETANO !!!

        Mas tem gente que prefere duvidar da competencia do MOZER … que sim em 6 meses arrumou a casa , mandou sheik embora e colocou o grupo nos trilhos ….

        1,2, 3 anos perdendo tudo , tudo …

        Sim Brocador , love e até a aposta imperador , são melhores que Guerrero perdedor de TUDO , mas sabe o pior , o pior é contratar este tipo de jogador que SÓ CORRE QUANDO PRECISA RENOVAR CONTRATO …

        RETARDADO SÃO OS QUE INSISTEM EM RODRIGO CAETANO , aguarde o desmonte em junho e as desculpas prontas de mais 30.0000km viajados em 2 meses de temporada … que planejamento !!!!!

        Apoiar este diretor gremista perdendo tudo em 1,2,3 anos , somente retardados …

        a lista é maior , isso apenas uma mostra da competencia do profissional rodrigo caetano … MOZER , MOZER !!! se estamos na Libertadores agradeça a ele !!!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Êita, Duda, tá danado!

      Duas coisas com as quais concordo:

      1) Total infantilidade do Rodrigo Caetano reclamar da arbitragem num jogo que nada valia, e cujo motivo da reclamação foi um lance no mínimo discutível – bem diferente do pênalti marcado a favor do Vasco.

      2) Também não entendo direito esse negócio da multa rescisória, mas pretendo transformar o assunto em post na próxima venda que o clube fizer. Aguarde e pode me cobrar.

      Dos demais pontos do seu comentário, discordo.

      1) O Flamengo já tentou várias vezes, e sempre encontrou inúmeros entraves pra fazer qualquer coisa na Gávea. Há uma Associação de Moradores ali bastante ativa e fica difícil aprovar qualquer projeto que vá adiante. (Só aqui entre nós e que ninguém nos leia: os caras têm razão. A vida ali ficaria um inferno.)

      2) Os caras que nos deram títulos importantes – e Mozer é um deles – merecem a nossa eterna gratidão, mas temos um pouco essa mania de achar que o goleiro seria um bom presidente, que o zagueiro seria um bom diretor de futebol, que o meio-campista seria um bom técnico. E eu não sei se é assim que funciona.

      3) Dos técnicos que você citou, acho que só o Dorival talvez desse certo. Mas ele deve ser um problema, por causa da encrenca com a atual diretoria, ação na Justiça do Trabalho, etc. O que Fernando Diniz fez no Audax, no ano passado, foi sensacional. Mas não teríamos a menor paciência para ver aquilo implantado no Flamengo. Aposto que você seria o primeiro a vir aqui pedir a cabeça do cara.

      4) Brocador melhor que Guerrero? Título não se discute, comemora-se e ele entra para a história, mas a Copa do Brasil traz problemas como esse. A gente corre o risco de achar que Hernane é jogador de futebol, que Amaral é imprescindível e que Paulinho resolve. Mas futebol é bacana por isso: cada um com a sua visão, e ninguém está necessariamente errado.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Mauricio Pereira 4 anos ago Responder

    Muito bem Murtinho.
    Não dá para ficar fingindo que não estamos vendo as lambanças só porque achamos que ele tem potencial e já esteve, um dia, no caminho certo.
    Acrescento que vejo o Zé Ricardo num nível abaixo do elenco que o clube conseguiu montar. Ele tem muitas opções na mão mas vai acabar morrendo abraçado ao Vaz e ao Marcio Araujo.
    Entendo que seu maior problema é não enxergar soluções para os problemas que se apresentam durante as partidas e suas mexidas são, quase sempre, desastrosas.
    Numa competição como a Libertadores, isso pode ser fatal.
    Treinadores apenas medianos como o Abelão estão sempre dando nó técnico no Zé e ele não consegue escapar.
    O time não consegue se impor tecnicamente diante de adversários visivelmente mais fracos como Vasco e Botafogo.
    Se o panorama não mudar, vamos ter que nos conformar com um terceiro ou quarto lugar no Brasileiro e uma desclassificação precoce na Libertadores.

    Sds
    Mauricio

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Fala, Maurício.

      Mais uma vez, tomara que eu esteja enganado e que a gente fature tudo, mas tá me parecendo que esse time do Flamengo está mais para Campeonato Brasileiro do que para Libertadores. É organizado, equilibrado – com exceção de coisas inexplicáveis, como aquele primeiro tempo contra o Fluminense na final da Taça Guanabara – e regular. Isso é muito importante em um campeonato longo e parelho.

      Na Libertadores a pegada é outra. Ocorre que, no futebol, da mesma forma que uma jogada muda o jogo, um jogo pode mudar o campeonato. (Lembra da nossa vitória sobre o Cruzeiro, na Copa do Brasil de 2013? Foi ali que começamos a levantar o caneco.) De repente, fazemos uma grande partida contra o Atlético Paranaense, a coisa embala e tudo dá certo.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

    • author avatar
      Bill Duba 4 anos ago Responder

      Grande Mauricio, concordo plenamente, só que a morte que você menciona poderia ser uma morte de guilhotina ou um tiro na nuca, ao invés de uma longa e sonolenta tuberculose! Do jeito que vai, com as explicações magnânimas de Zé, eu morro antes!
      Saudações Rubro Nigérrimas

  • author avatar
    Bruno 4 anos ago Responder

    Boa Tarde prezados Rubro-Negros,

    Bom texto Jorge, acho que você foi bem sensato em dizer que o Zé é um bom tecnico, porém, no entanto, persiste em escalar jogadores que serve pra compor elenco (Vaz).
    Temos um bom time, bons jogadores, um ótimo CT e boas finanças, nossa diretoria vem transformando o Flamengo novamente em um gigante fora do campo, agora temos que voltar a ser gigantes conquistando títulos e nada melhor que um título da Libertadores para consagrar o ÓTIMO trabalho que EBM e seus comandados vem fazendo.

    Um abraço aos irmãos Rubro-Negros, saudações.

    Bruno.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Pois é, Bruno.

      O que está faltando é, justamente, a nossa razão de ser. Os títulos virão, me parece claro, mas virão de um modo mais fácil e rápido se não tivermos receio de aceitar nossos erros, para poder corrigi-los antes das competições acabarem.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    pedro rocha 4 anos ago Responder

    Minha escalação (num cenário em que os citados não estejam convocados ou contundidos):

    Muralha 1

    Réver 3 ——- Juan 4

    Pará 2 ———————– Trauco 6

    Arão 5 ——- Rômulo 8

    Berrío 7 —– Diego 10 —- Everton 11

    Guerrero 9

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Então, Pedro.

      Eu confesso que não sei o que fazer ali na nossa quarta-zaga. Se fosse possível obrigar Rafael Vaz a empurrar a bola para alguém do meio-campo que estivesse a no máximo dois metros de distância, a nunca mais recuar a bola para o Muralha – dá uma bicuda pra lateral, cacete! – e a não dormir em campo, eu continuaria com ele. Mas parece que isso é pedir demais.

      Quando vi Donatti jogar pelo Rosário Central, não gostei. Entretanto, é um zagueiro que pode ser adequado à Libertadores, competição em que 80% dos times só levam perigo quando levantam a bola na área. Juan, que você escalou e merece todo o nosso respeito, acho que já deu. E Léo Duarte se mostrou inseguro nas vezes em que jogou no time de cima. (Não estou falando de estadual, e sim das partidas contra Palmeiras e Figueirense no Brasileiro do ano passado.)

      Além disso, eu procuraria uma alternativa qualquer a Éverton. Não dá para ter no mesmo time dois jogadores que ou correm ou pensam. Como o Berrío corre mais do que ele e ao menos é atacante, eu pensaria em outra solução para o lado esquerdo do nosso ataque. Mas, sem dúvida, é mais ou menos isso aí mesmo.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Urubu Velho 4 anos ago Responder

    Prezado Murtinho, o jogo passado não valia NADA. Quando valer, vamos ganhar. Com Márcio Araújo e Berrío sendo fundamentais. Quem viver, verá. SRN.
    PS: Acho que cometemos um erro estratégico na formação do elenco: não trazer o Felipe Melo. Rubro-negro de coração, bom jogador, ele seria o cara para injetar a seriedade, a concentração e o sangue nos olhos que faltam a alguns “distraídos” do time.

    • author avatar
      Bill Duba 4 anos ago Responder

      Você é o Urubu Velho ou a Velhinha de Taubaté (aquela que era a única que acreditava no Plano Cruzado e no governo do José Sarney)?
      Saudações Rubro Nigérrimas

      • author avatar
        Urubu Velho 4 anos ago Responder

        Caro Bill, sou apenas um rubro-negro comum: sempre otimista mesmo na merda até o fim.

    • author avatar
      Guilherme 4 anos ago Responder

      Concordo com a parte do Felipe Melo, mas discordo do otimismo em relação ao time atual…rs

    • author avatar
      Rasiko 4 anos ago Responder

      A não contratação do Felipe Melo mostra como esse departamento de futebol não entende nada de… futebol. O cara tá rebentando no Palmeiras. Enquanto isso, o Rômulo…

      • author avatar
        Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

        Grande Rasiko!

        Toda contratação envolve riscos, às vezes um cara que funciona aqui não funciona ali, e vice-versa. Agora, especificamente em relação a isso aí que você falou, parece que é mais uma pra conta do Rodrigo Caetano. Já li em algum lugar que o Zé Ricardo tinha aprovado a contratação do Felipe Melo, mas Rodrigo Caetano brecou.

        Confesso que não gosto daquele estilo xerifão e metido-a-mais-macho-que-os-outros do Felipe Melo, acho que há muito tempo isso não funciona mais, mas é bom jogador.

        Abração. SRN. Paz e Amor.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Meu querido Urubu Velho.

      Ok, que assim seja, estamos todos torcendo pra isso. Mas, olha só, rapaz, nos últimos três anos, qual foi o jogo que valeu de verdade e a gente ganhou? A decisão do estadual de 2014 contra o Vasco? Aí não, né?

      Por outro lado, o post foi sobre o Zé Ricardo e ele está lá a menos de um ano. Ok. Mas nesse período fomos bisonhamente eliminados da Sul-Americana e, apesar de termos disputado um bom Campeonato Brasileiro, vai dizer que não ficou a sensação de que poderíamos ter feito mais? Sequer me refiro ao título, porque precisamos reconhecer que o Palmeiras fez um grande campeonato, mas foi uma decepção, por exemplo, não termos vencido o Corinthians, o Botafogo e o Coritiba, três times indiscutivelmente inferiores ao nosso e que nos enfrentaram no Maracanã. Isso não invalida o trabalho do Zé, só acho que um pouco de humildade – a ponto de fazê-lo ao menos desconfiar de que algo pode estar errado – ajudaria bastante.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Roberto Tomaz 4 anos ago Responder

    Murtinho,
    bom texto. O que preocupa é o pensamento ridículo de que o Zé Ricardo é o único treinador capaz do Brasil, além do Cuca e Tite.

    Fomos campeões com um time mais limitado com quem? Andrade.

    Um cara acostumado a vencer.

    Abraços.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 4 anos ago Responder

      Obrigado, Roberto.

      O Zé Ricardo faz parte de uma nova geração que acredita em estudo, análises estatísticas e treinamentos específicos, o que não é suficiente para montar um time vencedor, mas é melhor – só como exemplo – do que o fanfarrão do Renato Gaúcho, que no ano passado, depois de herdar o título da Copa do Brasil do Roger Machado, saiu dizendo que não tinha nada o que aprender e que merecia um busto no estádio do Grêmio. (Renato sempre foi um falastrão, a gente entende.)

      Acho que o Zé Ricardo fez coisas boas e tem um bom projeto, mas às vezes faz falta uma caprichada dose de autocrítica. Como escrevi no primeiro parágrafo, cada um de nós tem sua escalação preferida e uma ideia diferente da melhor maneira de jogar, a questão não é essa. A questão é que, após as últimas partidas e mesmo reconhecendo a absoluta inutilidade do Campeonato Carioca, fica a sensação de que nosso time vem jogando menos do que poderia jogar.

      Torço fervorosamente para estar enganado. Mesmo porque, prefiro sair desse debate errado e campeão do que certo e em terceiro lugar.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        duda valle 4 anos ago Responder

        Andrade HEXA , tem experiência é vencedor , tem identificação com a torcida rubro negra e isto conta muito no Flamengo e reflete nos jogadores. Pet é outro que deveria uma chance como treinador , foi roubado no Criciuma vergonhosamente pois a CBFLU não queria 4 times de SC no Brasileirão , no Sampaio Correa pegou o entrosado time do Vasco e obviamente foi demitido com 2 meses de trabalho … Fernando Diniz e Dorival são ótimos e prefiro eles a Tite ou Cuca .

        Estou com vc na torcida pelo Zé e achei muito bom seu artigo, mas tá dificil defende-lo .. . Rodrigo Caetano, usando o xingamento do Luis Gustavo, somente retardados defendem e não enxergam o que este anti flamengo está fazendo contra o clube perdendo tudo 1,2,3 anos e rindo da cara da torcida , listei algumas para ver se o Luis Gustavo assim como a Nivinha pediu ao elenco, acordem !!! apoiem o MOZER que sim , admita mudou o Flamengo em 6 meses , parabéns MOZER!

        Qunato a diretoria digo e repito genios nas finanças , parabens , maravilha ! Mas idiotas e neofitos no futebol …

Deixe seu comentário