Dentro da absurda anormalidade em que todos estamos vivendo o resultado de Flamengo x Palmeiras foi normal. É indiscutível que o Flamengo, além de ser mais bonito e morar mais perto da praia, tem mais time que o Palmeiras. Mas o grande trunfo rubro-negro nessa disputa não está dentro de campo e sim dentro da cabeça dos palmeirenses, onde o Flamengo aluga, desde 2017, espaços corporativos, flats e coberturas.
Quando Felipe Melo, Abel Ferreira, Tia Leila e congêneres fecham os olhos à noite em busca de descanso a imagem que permanece em suas retinas fatigadas é o Gabigol bagunçando com os camisas verdes. Já tentaram de tudo para ganhar do Flamengo uma que fosse, mas nem quando tava geral de covid e tivemos que jogar com os crias eles conseguiram se dar bem. O Flamengo faz o sangue deles congelar.
Quando a bola rola é fácil perceber essa relação de dominação que o Flamengo estabeleceu sobre a porcaiada. Os caras gostam de ver o Flamengo jogar. No primeiro tempo o Flamengo tava de roda presa, dando espaços e saindo pro jogo numa velocidade de cágado. Não parecia nem um pouco motivado a ganhar o jogo. E nem assim o Palmeiras teve culhão pra vir pra cima, ficou de canto, esperando algum dos nossos vacilar.
E quando o vacilo veio o Diego Wallves tava lá pra cortar o barato deles. A defesa que o maluco fez naquela bola do Luís Adriano foi espetacular. Segue o jogo. É por isso que o Palmeiras admira o Flamengo como o aluno admira o professor. Odeia, quer matar, mas tem consciência que o Flamengo sabe mais.
Mas talvez a superioridade inconteste não se baseie apenas na soma das inteligências do elenco rubro-negro. A questão envolve também aspectos emocionais e afetivos. O Flamengo é um time que tem mais confiança mais em si mesmo, que acredita mais. O Flamengo se garante mais. E num campeonato sem torcidas, onde a força mental de cada um é o único incentivo disponível, fica muito difícil ganhar do Flamengo só jogando bola. É absolutamente necessário derrotar o Flamengo no plano psíquico, demonstrado que qualquer esforço de resistência será inútil. Mas o Palmeiras ainda não tem maturidade pra essa abordagem mental. Por isso que o porco tá há cinco anos levando pau do Flamengo com suína regularidade.
No segundo tempo o Flamengo voltou a fim de jogo e aí não teve nem conversa. O Mengão amassou os caras, o goleiro deles fez defesas sinistras. Mas quando Bruno Henrique engatou a quinta, já era. Como um piloto de fuga muito focado ele foi ultrapassando as barreiras que os palmeira tentavam botar no caminho, entrou na área voando e serviu na medida pro Pedro chegar de carrinho e jogar a nêga lá dentro. 1 x 0 merecidão.
E poderia ter sido de muito mais se o Flamengo não tivesse sido escandalosamente roubado por aquele bombado que não sabe interpretar as 17 regras do futebol e flexionar o tríceps ao mesmo tempo. Em alguns países membros do OCDE o pênalti do Luan no Bruno Henrique, solenemente ignorado pelo zé bomba, dava até cadeia. Mas escândalo mesmo foi no pênalti cristalino no Pedro que ele não apenas não assinalou como ainda inventou uma porra de uma falta de ataque.
E o VAR? O VAR tinha ido tomar um café. Notem que esse 157 revoltante aconteceu na mesma rodada em que pênaltis foram distribuídos à vontade pra Fluminense, Corinthians, Internacional, Atlético, como se fossem títulos brasileiros por fax. Todos muito discutíveis, alguns escancaradamente inexistentes. Só o do Flamengo que não deram.
Mas tá tudo certo, nossa torcida, além de muito bem vestida, já comprovou possuir uma altíssima tolerância cleptocrática e coloca em primeiro lugar o bem comum. Enquanto estiverem roubando o Flamengo é porque as instituições estão funcionando normalmente.
Em vez de ficar puto, que comprovadamente é pior, é preferível ajustar as pretensões e expectativas. Temos que nos conformar, porque dificilmente o Flamengo conseguirá conquistar o Brasileiro desse ano invicto. É provável que o Flamengo perca uns jogos ao longo da temporada. Contusões, convocações inconvenientes e apitadores sem muito jeito pro ofício podem surgir em nosso caminho. Cabe o Flamengo dar seu jeito e neutralizar esses obstáculos. Só não pode é chorar.
Mesmo que seja por um cara como o Gérson, que tudo indica que vazará pra Marselha durante essa pausa da Seleção. Vai fazer a maior falta, mas a vida é assim mesmo, o brinquedo agora se chama futebol business e não futebol friends. O Flamengo precisa de dinheiro, tem muita conta pra pagar e a taxa de câmbio não admite abusos. Com Real nas cordas é muito fácil pra qualquer time europeu, mesmo que não seja um dos fodões, comprar quem eles quiserem no Brasil. E parece que o próprio Gerson tá muito a fim de ir. Nessas condições, o melhor a se fazer é deixar o cara ser feliz e buscar seu sonho. A vida sem sonho não faz o menor sentido.
E é muito maneiro quando um jogador do Flamengo sai fora como o Gerson tá saindo. Jogou muito, entregou muito, não custou muito e ainda vai dar lucro pro clube. Vai pra Europa e pode se dar muito bem lá, geral vai torcer pra isso acontecer. Mas caso não role e queira voltar, as portas da Gávea vão estar abertas, escancaradas. Vai na paz, Gerson.
Pela estreia já deu pra ver que o Campeonato Brasileiro de 2021, mesmo sem o Gerson, tem tudo pra dar certinho pro Flamengo. Basta ficar atento aos pequenos detalhes, como o uso preferencial do calções brancos, a atenção redobrada nos cara-ou-coroa entre os capitães para que o Flamengo sempre ataque pro gol à esquerda da tela no segundo tempo e às tradicionais normas de etiqueta da Socila: não falar com a boca cheia, não colocar os cotovelos na mesa, não peidar e não ocupar a liderança do campeonato antes da hora certa. Que é mais ou menos ali na altura entre a 37ª e 38ª rodada. Se fizer isso não tem erro.
Vai ser mais ou menos a mesma coisa que o Brasileiro de 2020. Onde o mundo descobriu, horrorizado, que o Flamengo é capaz de ganhar Brasileiro sob as condições mais adversas. Com técnico impopular, jogando mal e sem torcida. O Flamengo é uma força da natureza.
O poder do Flamengo é pra assustar mesmo, mas adversário nenhum precisa ficar envergonhado por disputar um campeonato em que todo mundo já sabe que o Flamengo vai ganhar outra vez. Não vale a pena ser mesquinho, tem que olhar o quadro todo. No bem que o TRI do Flamengo trará ao futebol brasileiro em geral. Não há desonra alguma em ser vice do Flamengo. É até bom pro currículo.
Mengão Sempre
Se for para o Mengão assumir a liderança agora, que opere no modo Bruno Henrique ou Ayrton Senna, acelerando e liderando essa bagaça de ponta-a-ponta para entrar de férias mais cedo, tipo com umas 8 rodadas de antecedência. Se alguém pode, esse é o Flamengo SRN
Impressionante como os Nordestinos parecem ser os unicos con cojones no paisdazégua.
O senhor pode ser mais explícito, p.favor. Meu pai é nordestino.
Claro que posso. Com o maior prazer. Foram os nordestinos os primeiros a darem um “chega, comigo nao” nos planos do genocida para com a Copa.
O nordeste, nesta luta contra esse cabra imundo, lidera o Brasil.
Eles tem o meu maior apoio, simpatia e respeito.
Ja o sul, que tanto se acha, pondera aqui e pondera ali, sempre que se trata de decidir coisas que podem doer.
Ou seja, sao uns, comparadamente, sem cojones.
Pois entao fique feliz com o paizao nordestino. Adoro esse pessoal por ser direto na fala e na açao.
Minha esposa é cearense, alias.
De onde vem seu pai?
SRN
Valeu meu camarada. Hoje tu tava inspirado e arrancou muita gargalhada. No further comments… continuo rindo 🙂
esse ano promete fortes emoções …
convocações pra seleção chilena,uruguaya,paraguaya e a brasileira.
copa américa
campeonato brasileiro
libertadores
copa do brasil
será que estou esquecendo alguma coisa???
SRN !
Não estou com saco de comentar futebol no Brasil.
Cada vez pior a nossa seleção, os nossos pseudos craques (Neymar à frente), e, impossível de serem comparados, os nossos dirigentes, em especial os da entidade “mater” (em homenagem ao Xisto e seus epa, fuderosos ou não).
/essa da Copa América superou tudo o que se podia pensar de ruim.
Nem falo da pandemia, pois os nossos mandatários |(epa, novamente) são notórios puxa-sacos dos negacionistas que estão fudendo com o país.
Falo mesmo do coitado do futebol.
Desrespeitado, desmoralizado, desprezado.
Datas, pelo amor de Deus.
Não as há.
Bem que tentei quebrar a força do Capitão Adriano de Lúcifer, o novato que se introduziu em nosso meio, com todo o seu poder malévolo.
Não deu outra. Copa América pela proa.
Pela popa, pior ainda.
Um baita car……., arrombando todos os nossos jogadores.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – mas no sorteio o Asmodeus bobeou. Se o nosso Flamengo não chegar à final, Ceni, para alegria de muitos, eu no meio, será imediatamente defenestrado. Sem mulher de Presidente na parada.
Defensa y justicia.
De passeio nao vai ter nada.
Adoram, a-do-ram, levantar bola na area…
Adoram vir pelos lados e cruzar …
Ja vi tudo…
Do resto, nao é um time imbativel. E vai ter cheirim de catimba, sem a menor duvida.
Se estivermos 100% preparados, vai dar tinindo, raspando.
Mas se quizerem deixar “a camisa” jogar, e nao suar ela, vamos flatulaire.
Te cuida, Ceni, te cuida.
O seu amiguinho esta treinando esse time.
Ceterum autem censeo Carthaginem esse delendam.
E, aos poucos, o Agenor vai percebendo o óbvio e agindo na surdina, à sorrelfa, e vai vestindo de amarelo todo o time do Flamengo. Já são 3 no principal e 2 na olímpica, fora os crias completando os times pro coletivo (tomara que os crias, psicologicamente influenciáveis que são, até pela condição de jovens, não desaprendam com essa “fina flor” do futebol brasileiro e depois não comecem a se jogar no chão com saltos cada vez mais elaborados e chorar pedindo pênalti… mas acho que a casca rubro-negra não permite que essas coisas cheguem à epiderme de nossos futuros craques, a conferir). Agenor parece estar aprendendo que, assim como uma lasanha, muito mais fácil do que montar uma seleção brasileira é ir ao mercado e comprar uma pronta. E, assim como alguns falsos cozinheiros são capazes de servir um prato preparado por outrem e aceitar para si os elogios, Agenor parece que vai colocar essa lasanha de micro-ondas no cardápio de seu boteco, onde a comida anda com gosto tão estranho que é capaz até de fazer sucesso entre a clientela, que enviará os parabéns ao chef sem saber que ele só apertou o botão ON, esperou cinco minutos e serviu o prato.
Não bastasse termos que nos preocupar com o jênio, agora vem o Agenor.
E tudo isso pra quê? Pra representar condignamente a bilionária entidade (com fins lucrativos) que administra o futebol brasileiro e, embora leve no peito o nome Brasil, não possui qualquer vínculo com a referida pessoa jurídica. Nem com a realidade, visto que parece querer sediar por estas plagas a famigerada Copa América, que além de não valer nada, ainda arrisca a trazer novas variantes do chamado novo coronavírus, que de novo não tem mais nada embora alguns continuem fazendo de conta que ele não existe. Como diria Raul, são vacinados, são cowboys, cowboys fora-da-lei. Só não são Durango Kid. Pelo contrário…
Desde já, aviso que, caso se realize essa insanidade, seja onde for, espero que o Brasil não passe da primeira fase. Passando, que não chegue à final. Chegando, que venha um novo maracanazo. Com direito a gol do Arrasca, mordida do Suárez no zagueiro (desde que não seja no Rodrigo Caio) e goleada.
Ora, veja só… Copa América numa hora dessas…
Estou quase simpatizando com Rogério, o chato, tenho até vontade de chamá-lo de Rogério, o Ceni. Ele apresenta sensíveis melhoras: já está ousando usar uma camisa pra fora das calças, e rubro-negra ainda por cima, embora mais negra do que rubra. O cabelo continua curto e untado com brilhantina (epa, essa foi foda!), portanto, descabelar-se, nem pensar. Fogo às vestes, então…Aguardemos.
O Flamengo sempre é um time de vanguarda e sempre comprometido com o bom costume e civilidade!!
Espancou o time do genocida!!
Apesar que alguns dirigentes flertam com esse des-governo!!
Parabéns Flamengo!!
SRN
Vate retro, Satanaz !
Comentário certíssimo, pelo personagem errado.
Pé de pato Mangalô três vezes !!!
Amedrontadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Seo Frater, li errado ou é isso mesmo: Asnodeus? Não é pecado não?
Caro mestre Arthur,
Em minha análise, os clubes nacionais precisam entender que, vendo o Flamengo campeão, enaltece o futebol brasileiro e chama atenção dos olhares estrangeiros e com isso gera-se receita pelo alto lucro movido com os dólares e euros, com as vendas de atletas.
Imagine vocês se não existisse o Flamengo com esse futebol? qual clube brasileiro se atreveria a representar o futebol brasileiro perante a mídia européia? nenhum. Então, antis, orgulhem-se em assumir que temos um Flamengo no Brasil. E que hoje no sorteio dos potes da Liberta, o Mengão tenha sorte e vamos pra frente.
Saudações.
Muito bom
Parabéns por todas as postagens, excelente forma de falar do nosso mengao!
Que esse brasileirao possa ser nosso com umas 5 rodadas de antecedências, para isso acontecer vamos pedir muitas orações a São Judas Tadeu nosso padroeiro para iluminar Rogério Ceni, hoje ele é o nosso principal adversário!
Por mais que eu não concorde com ele, vamos torcer!
Acima de tudo Rubro-negro, que venha os Tris!
PERGUNTA: Em 2019 o Flamengo quebrou a regra e liderou uma porrada de rodadas até o fim, nesse caso teria caído uma lei que SÓ VALE PARA O FLAMENGO?
Jorge Jesus ainda não tinha conhecimento das normas de etiqueta rubro-negra. Note que no Carioca 2020 ela já se adequou ao manual.
Foi o Gol dos Quatro Carrinhos, já tá na História Flamenga. Reparem só, são 3 ceifadas no BH e o voo magistral do Pedro. Épico. Incrível. Etc.