Claro que todos os torcedores do Flamengo ficaram satisfeitos com a conquista da sua 21ª Taça Guanabara. Se não pela discutível utilidade do eletrodoméstico, pelo menos por ter sido o primeiro troféu (não confundir com título, que é outra coisa) da carreira de Vinicius Jr como profissional. Antigamente as Taças Guanabara serviam para que o time que as conquistasse pudesse fazer um 2º Turno do Carioca mais tranquilo e sem pressão, já garantido na final do estadual. Hoje é diferente e a TGzinha é só festa e aquele canhão de papel picado, não garante nem mesmo alguma vantagem nas finais. Ainda assim é melhor vence-la do que a perder e, desde que mantida a compostura, é justo comemora-la. Foi emocionante, ao fim do jogo bebi até outro copo d’água. Parabéns aos envolvidos.
Quem também está de parabéns é o Boavista, que deu uma aula aos chamados grandes do estado ao disputar a Taça Guanabara com seriedade e perde-la com dignidade, sem se apequenar. Em trajetória contrária as de Vasco, Fluminense e Botafogo, o Boavista saiu do 1ºturno do campeonato maior do que entrou. E se os grandes continuarem a dar mole não será nenhuma surpresa se o Boavista terminar o estadual na frente deles todos.
É muito comum se dizer que o Carioca serve como um balão de ensaio para a Libertadores, mas pelos jogos que assisti vejo pouca conexão entre as duas competições. São planetas muito diferentes e apesar da conquista da Taça Guanabara e da manutenção de uma invencibilidade nada nos garante que esse ano nos sairemos melhor sob a atmosfera rarefeita da competição continental. O Flamengo, salvo o sopro renovador trazido pela molecada que subiu pro profissional, ainda tem muito o que provar.
A defesa, sem goleiro titular, ainda não foi devidamente testada, no meio de campo ainda se busca a formação ideal e tirando Paquetá, ninguém mostrou aquele futebol que garante titularidade. Para Carpegiani nem mesmo Vinicius Jr tem presença garantida entre os 11 que iniciarão a partida contra o River Plate. Ou seja, como teste o Carioca ainda não disse ao que veio. Mas já desisti de entender, só observo e espero a Liberta começar.
Como também não entendo porque a torcida do Flamengo nas redes sociais está sempre caçando alguém pra pregar na cruz. A gritaria e as reclamações constantes podem ser apenas monótonas e repetitivas, mas os linchamentos virtuais são covardes e desprovidos daquele bom humor que ainda caracteriza o torcedor do Flamengo. Bandeira, Rodrigo Caetano, Fred Luz, Victor Hugo, Muralha, Marcio Araújo, Gabriel e Rafael Vaz, entre outros, já passaram por esse corredor polonês. E só saíram da linha de tiro quando vazaram do Flamengo ou apareceu outro alvo no horizonte.
Na semana passada a bola da vez foi o Juninho, que é só mais um comentarista sem muito brilho que demonstra má vontade e implicância com o Flamengo. E que recebeu da maior torcida virtual do país uma atenção que não condiz em absoluto com sua relevância no cenário do futebol mundial. Mas encheram tanto o saco do cara que ele pipocou de comentar a final da Taça Guanabara. Não sem antes perder a compostura ao trocar amabilidades publicamente com alguns justiceiros. É ponto! Só não sei pra quem.
Talvez um sociólogo tenha capacidade intelectual para explicar em termos científicos porque a rapaziada do MBL rubro-negro tem essa necessidade incrível de criar monstros e inimigos que devem ser eliminados. Eu não tenho e minha explicação é bem pedestre, acho que é tudo falta de roupa no tanque e uma enorme carência por atenção. O torcedor da antiga já ficava amarradão em fazer parte do espetáculo como espectador, o torcedor de hoje exige mais e busca o protagonismo, nem que seja liderando ou fazendo parte de uma milícia digital dedicada a cuidar da vida alheia e a destruir carreiras e reputações.
Se uma das características dos tempos modernos é a valorização da celebridade, a outra é a quase criminalização do anonimato. Ninguém quer ser só mais um no meio da massa. Mas quem sou eu, outro zé ninguém atrás de cliques, pra julgar?
Mengão Sempre
Saudades de quando cantávamos “óooo meu Memgão,eu gosto de você…” em ritmo cadenciaaado,quase marchinha, demonstrando nossa alegria por empurrar o time pra mais uma vitória.Hoje ouço os caras cantando até o hino em ritmo de usuário da Central do Brasil que desce do tr e ja corre pra bikheteria do metrô.Exatamente como aconteceu às baterias das “Super-escolas de samba S.A.”.
Torcida que briga com comentarista(!?!?) e que não sabe mensurar os valores de cada campeonato e fica pedindo a volta dbídolos que mal sabem se vão beber ou não no dia seguinte corre o risco de ssmpre se decepcionar.Vamos acordar!É hora da torcida também se renovar,assim como o fez a diretoria.SRN.
Saudades de quando camtávamos “óooo meu Memgão,eu gosto de você…” em ritmo cadenciaaado,quase marchinha, demonstrando nossa alegria por empurrar o time pra mais uma vitória.Hoje ouço os caras cantando até o hino em ritmo de usuário da Central do Brasil que desce do tr e ja corre pra bikheteria do metrô.Exatamente como aconteceu às baterias das “Super-escolas de samba S.A.”.
Torcida que briga com comentarista(!?!?) e que não sabe mensurar os valores de cada campeonato e fica pedindo a volta dbídolos que mal sabem se vão beber ou não no dia seguinte corre o risco de ssmpre se decepcionar.Vamos acordar!É hora da torcida também se renovar,assim como o fez a diretoria.SRN.
Vou aproveitar aqui o RPA para fazer um registro histórico, que, de resto, não li em qualquer parte da Imprensa Esportiva brasileira.
Jogo Bayern Munchen 5 x 0 Besiktas.
Resultado talvez exagerado, mas, em razão de uma expulsão logo nos primeiros minutos, podendo ser tido como normal.
Até aí, nada de mais.
Por outro lado, em bem mais de SETENTA ANOS que vibro com ^velho esporte bretão^, jamais tinha visto algo no gênero.
Meus muitos amigos e meus poucos inimigos, INACREDITÁVEL.
QUATRO, vou repetir, QUATRO dos CINCO gols alemães foram feitos de DENTRO DA PEQUENA ÁREA.
Os dois do Thomas Muller, ambos de pé direito, e os dois do Ministro Lewandowski, ambos de pé esquerdo.
De longe, muito de longe, para as condições de ontem, o segundo gol, de autoria do francês Coman, de pé direito.
Exatamente da MARCA DO PÊNALTI.
Faço questão de registrar, pelo que tem de INUSITADO, sobretudo entre dois times que são os campeões de seus países, apesar da diferença do futebol que se joga na Alemanha com aquele praticado na Turquia.
Não se tratava de uma pelada qualquer, do Arranca Toco contra o Perna de Pau, onde tudo podia acontecer.
Aquelas sensacionais peladas que assistia nos campinhos que existiam, também há mais de setenta anos, no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, desaparecidos, com certeza, há bem uns sessenta anos.
Não, senhores, foi no clássico BB, Bayern versus Besiktas.
Só terminando em francês, para não desgostar alemães e turcos.
INCROYABLE.
Mais do que surpresas SRN e tuiutiescas.
FLAMENGO SEMPRE
http://www.falandodeflamengo.com.br/author/sorin-fdf/
Além de seguir o mestre Arthur no RP & A, também sigo o Mércio (Sorin) “Boteco do Fla”, torcedores vamos dar moral as reflexões deles, são dois caras super do bem…
Saudações Rubro-negras
Brilhante como sempre, nobre Arthur, tocou de leve em uma das questões que mais me incomoda nos últimos tempos: A intolerância nas mídias digitais exercida em nome de quem se diz torcedor do Flamengo. Eu tenho, admito, uma visão idealizada da nossa “magnética”, dos companheiros que “fecham com o certo”, mas essa violência (digital e a física também) me entristece e me faz broxar na empolgação de acompanhar nosso time, nossas cores, que a gente se acostuma desde pequeno. Sinal dos tempos?
Espero que sujeitos do bem consigam influenciar mais, por isso dou sempre moral para o Arthur e peço que muitos mais apareçam na nossa torcida.
Abraços, e SRN
Iludido sensacionalista desmemoriado e agora moralista
2014,2015,2016,2017 PERDEDORES DE TUDO , RODRIGO CAI TANO REBAIXADOR CLUBES contrata mal vende pior ainda
Tá preparado para o desmonte de 2018 , Guerrero lixo 2015 2017 2017 2018 50 milhoes no lixo e vc querendo iludir otario com Taça Guanabara ?
7 jogadores vazando em agosto …
Guerrero lixo 50 milhoes , Vinicius Junior dinheiro deve ser gasto no estádio e nçao em 25 milhoes para Everton Ribeiro que até agora não jogou absolutamente nada , Vizeu para mesmo clube de Samir e tem gente procurando zagueiro , Cuellar seleção colombiana ah Ze Ricardo , Berrio se for bem na Copa , Trauco e obviamente seu queridinho Paquetá também deve receber proposta irrecusavel em julho … Apoiou o desmonte de 2014 e demissão do Jayme ? Pois éjápoderiamos ter sido bi da Libertadores … Talvez tenha apoiado o desmonte de 2008 de Klefer corrupto Leite …
EBM continua a buscar emprestimos , algo a declarar ? E O lixo chorinthiano 50 milhoes já perdidos em jogador lixo ?
Disse e repito Taça Guanbara é pra sub 20 nos proximos 5 anos e a obrigação dos profissionais é Taça Rio 10 Trirebaixado x 08 flamengo . E a busca do ineditoe unico penta ….
Como de costume vai ignorar e fingir que não enxerga esta merda de diretoria com tricolete gaucho rebaixador de clubes rindo da cara dos otarios , nunca tanto dinheiro nunca tantos vexames … E não brasileiro comprado da máfia chorinthians que vai garantir vitoria em eleiçõe$$$$$$ ….
Depois de 10,20,30,40,50 milhoes pra máfia chorinthians via lixo Guerrero 2015,2016,2017,2018 perdedor de tudo, dopado , mais cartões que gols , ausente de decisões … 50 milhoes no lixo chorinthiano para garantir o HEPTA e empatar com o Chorinthian$$$ , gambas rindo da cara dos otarios da torcida rubro negra e ainda vão tomar o bala~ão do Sheik e do Guerrero pois no segundo semestre estão indo para lá … Periga pagar 50 milhoes e ainda perder o brasileirão 2018 … o que Rodrigo Caetano ganhou no Flamengo ? Quantos clubes rebaixou ao longo de sua carreira ? Tricolet gaucho campeao da Libertadores 2017 com Leo Moura , Paulo Vitor e gol de Fernandinho …. Para , Muralha e Gabriel … grande diretor de futebol tricolete gaucho … CONSTATAÇÃO SÓ NÃO ENXERGA TORCEDOR OTARIO DEFENSOR DE DIRETORIA
O dinheiro do Vinicius Junior é para o estádio próprio modular acima de 100mil com setores populares , estádio de 50 mil e continuar dependente do Maracana e da FERJ é idiotice , é assinar mais um dos muitos atestados de incompetencia …
tricolete gaucho rindo da cara dos otários e dos puxa sacos da diretoria ….
Falou e disse! Falta de roupa pra lavar…
Fases do Carioqueta: Se ganha é dispensável. Se perde é um convite à crise. Mas acho que isso só se aplica ao Flamengo.
Curiosamente fomos nós os primeiros a denunciar a desimportância e a baixa funcionalidade dessa competição. Justo nós, os que seguimos como maiores vencedores.
Pelo menos esse ano deu pra botar os meninos da base pra jogar.
“Foi emocionante, ao fim do jogo bebi até outro copo d’água.”
A frase acima resume tudo o que aconteceu ontem. Ganhar era obrigatório e fizemos a lição de casa, só isso.
Tudo bem que o Carioqueta não serve de parâmetro pra muita coisa. Mas, a exemplo do ano passado, perder qualquer “par ou ímpar” já aguça a necessidade de reflexão e de reforma geral por parte da ala radical da torcida Rubro-negra.
Mas, ao verificar o tom blasé com que foi acompanhado o jogo de ontem, parece que até mesmo a ala “xiita” está entendendo que o Ruralzão não pode mais atrapalhar (como fez em 2010, 2012, 2014 e 2017) os objetivos reais do ano futebolístico do Flamengo.
Exigir que os jogadores se dediquem totalmente aos jogos do estadual (como era feito antes) é absolutamente contraproducente.
Primeiro que não é necessário que haja total comprometimento. Segundo que ninguém, absolutamente ninguém, quer ficar de fora dos jogos da Libertadores.
Assim, se aquela dividida com o zagueiro do Bangu puder ser evitada, ela o será. Aquela bola que está quase saindo pela linha de fundo (o jogo já no 2×0)… vai sair, porque dá um pique maluco e se jogar para ganhar os gritos da galera simplesmente “não rola”.
E aquela ultrapassagem maluca aos 47 do 2º tempo??? Correndo risco de um estiramento por causa do pequeno período de treinamento?? Nem em sonho…
Se nós, torcedores, estamos finalmente levando na “maciota” o inexpressivo e quase inútil Carioqueta, imagine os jogadores que estão certos de serem escalados no dia 28/02!! É claro que eles não irão se matar para ganhar urros da galera. Pois, como deveríamos ter aprendido há décadas, o Ruralzão não tem o menor valor se comparado à Libertadores. Coisa tão óbvio que dá quase vergonha ter que escrever. (o óbvio ululante das comparações)
Mas, como torcedor costuma sofrer recaídas, melhor não achar que esse comportamento sensato perdurará quando não golearmos o Madureira; ou empatarmos com o Bonsucesso; ou mesmo perdermos com o time reserva para os Flores.
Tudo pode mudar quando se lida com a irracionalidade da torcida.
Só que, como eu disse antes, este ano as coisas estão mais tranquilas.
Mesmo com um elenco melhor e com a saída de praticamente todos os desafetos, a torcida resolveu que não éramos o “Real Madrid dos trópicos”. E que nem tudo é obrigação máxima para os jogadores e comissão técnica.
Ou seja, a torcida (ATÉ O MOMENTO!! bom destacar) parece ter entendido o que é importante e o que NÃO É importante, de fato, para o ano rubro-negro.
A cobrança (SAUDÁVEL E NECESSÁRIA) deve ser usada para as coisas que são importantes.
O fato de ter vencido o Carioqueta ano passado mostrou muito bem que a competição NÃO TEM a importância que alguns davam. A ponto de ofenderem o Mozer na internet pelas declarações que ele deu.
E assim, sendo sensatos (até o momento), os torcedores estão sabendo esperar o tempo certo da pressão. E o tempo certo se dará a partir do dia 28/02, data em que o elenco principal completará exatos 44 dias de preparação. O que dá, salvo melhor juízo, as 6 semanas mínimas necessárias para uma boa pré-temporada. O ano começa de fato…
SRN a todos!
Pô Vagner, assim não vale! Foi quando li “Foi emocionante, ao fim do jogo…”, que caí na gargalhada, e eu que nem ia, resolvi escrever. O seo Arthur não passa um texto sem soltar, no mínimo, uma pérola. “… a discutível utilidade do eletrodoméstico” também vai pra seleção.
Seleção liderada por essa espetacular ninfeta que, quando bati o olho, esqueci de respirar por um bom tempo, me levando a visões psicodélicas provocadas pela fixação na imagem. Covardia desnecessária.
Carpegiani é a grande contratação do ano e Paquetá a estrela da companhia. Mas não temos laterais. Nenhum.
Ai é que é.
Participar de um campeonato SEM participar de verdade …
E ganhar compreensao por fazer meio corpo mole e nao ir a 100% …
Nao entendo.
Nem quero entrar nessa de tentar compreender.
Imagine o torcedor na Inglaterra pedir do time dele de nao “ir fundo”, de “nao entrar na dividida” …
Esse nao existe.
Universos diferentes.
Eu prefiro aquele no qual todos os jogos sao levados à serio.
Eu também prefiro o Universo onde todos os jogos são levados a sério.
A diferença é que lá na Inglaterra não existe competição sem atrativos. Não existe o campeonato Londrino. Não existe a Liga de Manchester ou o Campeonato de Liverpool.
E olha que lá há centenas de times como aqui.
A diferença básica é que eles são inteligentes e racionais.
Colocam essa montoeira de times para jogar 3ª, 4ª, 5ª … divisões. Não obrigam os grandes clubes a participar de torneios regionais contra equipes inexpressivas por quase 1/4 do calendário.
E olha que, lá também, há competições em que os grandes clubes colocam o time C em campo nas primeiras fases (Copa da Liga Inglesa, por exemplo).
Então, tanto lá como cá, os clubes fazem a mesma coisa. A diferença está essencialmente na organização e na racionalidade. Coisa que existe lá e que existe, muito pouco, pelas bandas de cá.
Texto em tudo e por tudo fabuloso.
Aparentemente despretencioso, na base de sempre, a gozação, mas atingindo os pontos nevrálgicos do futebol brasileiro e, em especial, da mais do que neurótica torcida do Flamengo.
Lamentavelmente, em um grupo a que pertencemos, já apareceu um hashtag (palavrinha maldita) entitulado #arquibancadaresistente.
Seria da malfadada Raça, prometendo invadir o Engenhão, no jogo contra o River Plate.
Simplesmente inacreditável e deplorável.
Coloca logo a melancia na cabeça e sai pelas ruas batendo panelas.
Bem , não faz, muito pelo contrário, mas não faria tanto mal ao Flamengo como a idéia idiota que defendem.
SRN e tuiutiescas, não esquecendo o #ForaoVampirão
FLAMENGO SEMPRE
Meu amigo, Mestre Moraes. Comentando só pra dizer que compartilho da sua aversão à tal “hashtag”. Achava que só eu não gostava dessa baboseira.
Abraços
SRN
Todo repúdio a essa hashtag. Chega de violência, chega de tentarem se apoderar do nosso Mengão para aparecer, para aplacar frustrações.
Todo mundo para o tanque já, lavar umas roupas!
Perfeito Arthur, definiu com maestria a doença mental cujo sintoma é a necessidade de aparecer a qualquer custo! Carência e falta do que fazer
Fala irmão, aqui é o Luís Eduardo. Tudo bem? Parabéns pelo texto, concordo com tudo. Você está em uma fase mais equilibrada! Grande abraço e até breve.
SRN. Luís Eduardo.
[…] República Paz e Amor […]