A sonoridade estridente do placar de 6×0 acabou ocultando incríveis proezas assinadas pelo Flamengo na noite de quinta-feira no Maracanã. Como, por exemplo, a completa neutralização do alto potencial onomástico dos potiguares com Pimbinhas, Aleffs, Valderramas e Allison Caetanos a fustigar as tradições rubro-negras. O ABC não era mesmo um desafio esportivo dos mais difíceis, mas o que o Flamengo fez excedeu as expectativas e baratinou a mente de renomados gatos-mestres.
Antes do jogo os sujeitos de bom senso pontificavam que Renight deveria poupar o maior número possível de titulares, poupando a rapaziada com os maiores salários para o jogo com os curica no domingo pelo Brasileiro. Quando o Flamengo entrou em campo todo completo, completo com a zaga possível e Renê, essa turma estranhou. Afinal, uma das características do Professor Renight é poupar a sua rapaziada sempre que der. É inclusive muito criticado por isso.
Dando um nó em todos os futurólogos, Renight meteu os titulares e se deu bem. Foi bonito ver como o Flamengo limpou a sua agenda e transformou o jogo de volta pelas oitavas da Copa Brasil em um passeio. Ainda que soe fanfarrônico e antidesportivo, já estamos nas quartas, o que nem era muito difícil prever. Renight apostou e se deu bem.
Renato deu sorte, o que parece ser um hábito dele, porque o ABC veio ao Rio com o óbvio objetivo de ver o Flamengo jogar de pertinho. Não se animaram nem a dar uns chutes em direção ao nosso gol. Mas isso não quer dizer nada, no jogo contra o Defensa ficou claramente demonstrado que não é preciso que os adversários chutem contra a nossa meta para fazer gol. O que importa é o resultado e a defesa saiu zerada desse embate.
Sobre a defesa é preciso que se diga que Renato ousou e acabou quebrando mais um recorde. Pela primeira vez na história o Flamengo ganhou um jogo com Leo Pereira, Bruno Vianna e Gustavo Henrique em campo. Mesmo que o Gustavo Henrique fosse do outro time, a estatística confirma o novo recorde. Mas o mais importante é que Renato está comprovando sua alta capacidade de recuperar mulambos, fazendo com que os proscritos recuperem a moral e vivam com a alegria e intensidade a experiência única de jogar no Flamengo.
A lista de jogadores Renightizados é extensa, em apenas um mês no Flamengo já alinha Bruno Vianna, Leo Pereira, Gustavo Henrique, Michael, Vitinho, Isla e Everton Ribeiro. E os recordes não param, em cinco jogos o Flamengo de Renato fez 21 gols e não perdeu sequer um ponto, seu aproveitamento é de 100% e a série invicta continua em curso. Um fenômeno.
Uma chegada iluminada de Renight, em que tudo está dando certo, principalmente pra ele. O que é até natural, já que Renato Portaluppi esteve se preparando desde 1998 para assumir o emprego atual. Renato está vivendo o seu sonho e essa vibe positiva é captada e incorporada pelos jogadores. Se por acaso algum deles não estiver a fim, Renight vai perceber na hora, porque ele está muito a fim.
É claro que o nível dos adversários que enfrentamos até agora é bastante discutível. Mas notem que numa 1ª divisão com 20 clubes onde apenas três jamais foram rebaixados, meter cinco pipoco num dos últimos cabaços é uma proeza e uma amostra do que aguarda os outros 18 incautos que ficarem na reta do Flamengo rumo ao ENEA. O Flamengo Malvadão jogando nesse modo impiedoso alterou profundamente as metas dos adversários. Em dezembro vai ter muito time orgulhoso de ter conseguido ficar em segundo ou terceiro lugar no Brasileiro. Nada mais justo.
O mesmo vale pra Copa do Brasil. A edição 2021, com seus estádios desertos, está se revelando a Copa do Brasil mais mole da história. Infelizmente, o Flamengo tem obrigação de vencê-la, lamento. Vai dar um pouco mais de trabalho e dividir a atenção com a Libertadores e o Brasileiro, mas é com esse tipo de problema que a torcida vem sonhando há muitos e muitos anos.
Se o Renight está living the dream, a torcida também está. Ainda é muito recente e fresca em nossas memórias aquela parte das nossas vidas em que nada dava certo. De 2019 pra cá estamos explorando um novo planeta, onde as coisas dão certo pro Flamengo até quando mandamos mal. Não nos acordem.
E o mais irônico é que tudo isso esteja acontecendo quando nós nem estamos podendo ir aos jogos. Nós, que durante tempo fomos o principal jogador do Flamengo, agora vemos, refestelados em nossos sofás, que o sucesso do Flamengo prescinde da nossa presença física. Mas, pelo menos por enquanto, não da nossa existência.
Mengão Sempre
Tá sempre pontuando bem e explicar o Renight merece um livro de Renatês, o cara esconde jogo mas ensinou o time a jogar bem sem a bola e rapidamente. Uma proeza que nem JJ tinha conseguido tão rápido. Estamos em Tóquio em breve, pois juntar craques e jogo com e sem bola não dá outra!!!
Se o Renight conseguir tirar o Rodrigo Caio do Departamento Médico e colocar o cara pra jogar três partidas consecutivas, aí eu digo que ele faz milagre mesmo… Desse jeito, daqui a pouco chega o Geromel…
Clap clap clap! Brigitte Bardot!!!
Continuo agradecendo seus belos textos Arthur
ESTOU RENATIZADO !
SRN !
De fato, o time de Renato fez 19 gols, mas os dois gols contra contam pra ele também.
Só falta agora recuperar o Lázaro e ter gol do Piris da Mota.
O mais querido até distante
Texto show, como sempre nobre rubro negro. Mengão tá magnânimo. Sigamos na felicidade. SRN