Primeiro você me azucrina, Flamengo. Me entorta a cabeça. Me bota na boca um gosto amargo de fel. Depois vem chorando desculpas, assim meio pedindo, querendo ganhar um bocado de mel. E EU DOU. Isso resume bem o que VIVI com o Flamengo em 2016. Me sinto menos abandonada nesse mundo quando estou ao lado de um rubro-negro no meio da torcida do Flamengo. Descobri na arquibancada que não somos só uma nação, mas torcedores com um motivo para amar o Flamengo todos os dias das nossas vidas e fazer desse amor um ato de eternidade. Flamengo até morrer eu e meus 11 leitores…somos. Por isso esse ano foi tão especial, mesmo diante das eliminações vexatórias, do cheirinho que sufocou um time ainda despreparado para um título tão importante como o HEPTA que ainda virá, de um não-planejamento no departamento do futebol que estourou meu cartão de crédito. É Flamengo, não vê que eu me rasgo, engasgo, engulo, reflito e estendo a mão?
Eu queria escrever sobre esse nosso ano. Sobre os jogos que viramos. Sobre aqueles que entregamos. Queria escrever sobre a política do “estamos no caminho certo”, a filosofia do “daqui há alguns anos seremos uma potência”, ou ainda, “não ganhamos nada, mas, fizemos um bom campeonato” [me abracem] mas aí 2016 derrubou um avião e devastou um clube, uma cidade, um país, meu coração. Eu que tantas viagens fiz esse ano “na conta” da Vice-Presidência de Futebol, lembrei que minhas urgências por títulos, vitórias e conquistas em relação ao Flamengo tem SIM muita razão de ser, afinal: Será que é tempo que falta para perceber? Será que temos esse tempo para perder? E quem quer saber? A vida é tão rara. Tão rara. A torcida da Chapecoense, aquele povo, aquela gente ME FEZ MAIS FLAMENGO. Diante de tanta dor e tragédia, uma palavra dita por TODOS os entrevistados e envolvidos foi: Família. Sim, repetiam eles: “Nós éramos uma FAMÍLIA”. E isso me fez olhar para o nosso ano e resgatar a essência de torcer: viver em família. Eu não ganhei os títulos que sonhei em 2016 mas conquistei novos membros dessa família rubro-negra. Ganhei tantos abraços, tantos amigos de PAPO FLAMENGO, tanto carinho seguindo o Flamengo a TODO LADO. Ganhei um amor. MEU. Então, mesmo quando tudo pede, um pouco mais de calma, até quando o corpo pede, um pouco mais de alma, eu sei, a vida não para. A vida não para não. E eu agora, além do Hepta, quero a Libertadores e o Mundial. E quero para o ano que tá chegando. E a loucura finge que isso tudo é normal, eu finjo ter paciência. VAMOS, VAMOS FLAMENGO.
Então, perguntei para um mago rubro-negro sobre o Flamengo de 2016. Ele me respondeu assim: “De ruim: eliminações ridículas e nenhum título. De bom: a base de um bom time, mas que precisa ser reforçado, o CT sem dúvida e a constante melhora administrativa e financeira do clube, que nos permite sonhar alto.” Veja bem! É o amor agitando o meu coração. Há um lado carente, dizendo que sim. E essa vida da gente e o Márcio Araújo gritando que não. A Chapecoense me fez MAIS Flamengo. E achei que isso era impossível. Mas não é. Nada é impossível para os que amam o Flamengo. Lembrei do filme Lisbela e o Prisoneiro, quando o personagem principal contou pra mocinha por qual motivo ele seguia um Zeppelin iluminado. Ele explicou que correu tanto atrás dele que não sabia mais voltar para casa. E desde então seu destino era correr atrás de tudo que é bonito e iluminado nessa vida. Esse também é o destino do rubro-negro. Desde que os remadores correram atrás da sua primeira embarcação e passaram a ganhar títulos, o destino do Flamengo é correr atrás de tudo que é belo. E ganhar títulos é o nosso “Zeppelin Iluminado”. Nós não sabemos viver diferente. Somos assim, como o poeta, onde tudo que é belo (e Flamengo) nos chama e nós vamos. Que a esperança e o amor pelo Flamengo transforme ainda mais nossos corações. Nós também somos uma família. Daquelas beemmmmmm grandes. Veja bem, Flamengo. Nosso caso é uma porta entreaberta. E eu busquei a palavra mais certa. Vê se entende o meu grito de alerta: Queremos TÍTULOS. Queremos ganhar TUDO, S I M.
Pra vocês,
Paz, Amor e Feliz 2017.
Vivi,
você está certa, certíssima.
Queremos ganhar TUDO, sim, em 2017.
Para tanto, entendo eu, precisamos resgatar algo que deixamos no caminho, ao longo dos últimos anos, deles não escapando este tenebroso que está chegando ao fim, quando não ganhamos, bem pelo contrário, NADA.
Precisamos resgatar, com a maior premência, a MÍSTICA do MANtO SAGRADO, que sempre se fez de luta, de empenho, de perseverança, obviamente aliadas à técnica, à categoria pelo menos de alguns jogadores.
Tivemos times ímpares.
Um deles, todos sabem, o que foi campeão mundial.
Outro, tão bom quanto, que me fez vibrar, chorar, pular, emocionar no então autêntico Maracanã, foi aquele TRI CAMPEÃO de 1953-1954-1955, com suas diferentes formações e um só FEITICEIRO.
Tinha grandes craques, como o goleiro Garcia, o excepcional meio de campo Rubens e Dequinha (1953), um ataque arrasador com Joel, Indio e Benitez, mais tarde entrando Evaristo, Dida e Babá.
Tinha também zagueiros apenas meia-boca, como Leoni, Tomires, Marinho e Pavão, por exemplo, ao longo dos três anos.
Tinha, mais do que tudo, MUITA GARRA, muita vontade, a tal da MÍSTICA do MANTO SAGRADO.
Não havia espaços para improvisações, para preferidos ou preteridos, muito menos para pouco empenho, para jogadores que parassem em campo, ^chupando o sangue^ dos demais companheiros.
Havia COMANDO, não só dentro do Clube, mas ali ao lado das ^quatro linhas^.
Havia Gilberto Cardoso, havia Fleitas Solich.
Espero que, em 2017, para que o nosso FLAMENGO possa, como queremos, GANHAR T-U-D-O, recuperemos exatamente isto, pois é preciso admitir, como já diziam os romanos, que perseverar no erro é diabólico.
Os muitos equívocos – de TODOS, diretores, técnicos e jogadores – ocorridos neste ano que se finda, NÃO PODEM ser repetidos.
Recuperando a MÍSTICA do MANTO SAGRADO, o espírito de luta, seremos, com certeza, CAMPEÕES em 2017.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Muito bacana o texto. Um 2017 bem recheado de coisas boas pra você..Abraços.
EUREKA…ei, turma, Graças a Deus consegui fisgar de uma informação fidedigna, gente que transita nos ‘intestinos’ dos bastidores do FLAMENGO, o nosso time para 2017. Já estou sabendo é de tudo. Antes do que nos esperam, a revelar, deixa-me aqui pegar um lenço. E calma, vai dar pra levar…
Muralha,
Pará, Réver, Vaz e Jorge,
Márcio Araújo, Arão e Diego,
Gabriel, Guerreiro e Éverton.
Né bom?
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Ninguém vem amigos, conversa, o time é esse e acho quase impossível a vinda do zagueiro Gil, Conca e Marinho. Estamos todos enganados mais uma vez, o FLAMENGO não tem cacife para trazer o Conca, meia magistral, original, genuíno, jogador de marca, tampouco o Marinho, o mais sensacional atacante que vi no futebol brasileiro nos últimos 10 anos, afora o Neymar, habilidosíssimo, veloz, perna canhota de petardos cirúrgicos, o jogador que mais chutou a gol no campeonato brasileiro e que sofreu maior número de faltas, cara ousado, não respeita adversário, cai pra dentro, se; no passado não despontou com tanta potencialidade e jogava o normal do que se espera da maioria dos jogadores, que não fossem daqueles do rol dos diferenciados, então surtou, endoidou, tá em estado de alucinação, parece o Pelé, porra, sem sacanagem, lembra o arranque e o destemor de não considerar quem quer que lá esteja á sua frente, com golaços espetaculares.
O cara é meio maluco de forma sensacional e levaria a torcida no Maracanã à loucura. Não sei se teria sucesso, ou não, mas uma coisa é certa, o jogo com ele não fica enfadonho…pegou na bola…partiu, se manda e vai embora…
Aí chega a diretoria do FLAMENGO com algumas moedas nas mãos, o Cirino a tiracolo, e propõe negócio com o Vitória . Ora, se sou o presidente do clube baiano expulso o visitante vigarista a pontapés da minha sala.
E quanto a Vivi, a minha sensibilidade da admiração não encontra adjetivos para defini-la…, eu diria algo tão trivial do quanto óbvio: ‘
Que poetiza brilhante” – ‘Como faz explodir o meu coração rubro-negro” Não será ela uma Deusa flamenga, personagem esconsa por mais valiosa da mitologia grega ..? .Fez doutorado na ciência do psiquismo ‘flamengológico’…? ‘- As letras se abraçam por fazer parte e dar entendimento aos seus pensamentos?” Parecem fazer isso.
Não, não, vou fazer como o marinho…ousar…
…Acho ela linda e gostosa…! Que Deus me perdoe..!
FUI…!
.
Devemos dar valor a bons textos que colocam em palavras tudo que sentimos.
O Flamengo de 2016 me fez sentir tanta emoção, e no final tristeza por saber que essas emoções dariam um bom filme, e no final não farão pelo simples motivo de faltar o título, quem não queria gritar campeão da Sula após aquela Virada ÉPICA em cima do Figueirense e vitória no Chile contra o Palestino? não,… repetimos o América do México e LAU, quem não queria ser campeão Brasileiro depois de uma campanha ÉPICA SEM JOGAR PARTIDAS EM CASA? não…. repetimos 2008, ou 2011 e paramos do nada uma arrancada sensacional…
Sei que o futuro nos guarda algo bom… sou Flamengo fazem 31 anos, e essa sensação nunca me falha. Esse algo bom tá chegando, e eu tenho certeza, só é difícil dizer quando…. MAS TÁ CHEGANDO!
Obrigado pelas doses. Feliz ano novo. SRN
Feliz 2017! SRN, Vivi.
Vivi e Igor,
parabéns pelo texto e pelo comentário!
SRN
Obrigada Mauricio!
Feliz 2017!
Lindo texto, Vivi. Ser Flamengo é tudo de bom. É especial. É indescritível.
Eu queria, ainda, registrar minha completa indignação com essa imprensa bairrista e recalcada, que, dia após dia, tenta denegrir e desestabilizar o Flamengo.
Alguns, inclusive, merecem ser acionados judicialmente para aprender a ser, não somente jornalistas, mas precisam aprender a ser gente.
SRN!
Não sei se eles podem ser acionados judicialmente, Carlos Júnior, mas eu daria uma resposta pública a esses canalhas – especificamente Wagner Vilaron e André Lofredo do Sportv. É óbvio que isso tem a ver com a postura do Flamengo de não se curvar às exigências ferj e não assinar com a globo a não ser de acordo com os nossos interesses. Essa gente minúscula esquece quem é o grande astro dessa parada.
O questionamento de como o Flamengo vai pagar o Conca e sobre a implantação da responsabilidade fiscal no clube como forma de se proteger de futuros dirigentes antes mesmo que fosse chancelada pelo profut faz parte da profissão de jornalista, mas a evidente má fé na colocação dos dois imbecis mostra, além de tudo, incompetência pra buscar e checar a informação correta que está disponível e transparente no site do clube.
Nojo, asco e desprezo por esses sabujos e paus-mandado.
E aí presidente? É hora de mostrar que vc não é um banana.
Minha especialidade é a trabalhista e não as áreas criminal e Cível, mas me parece que pode, sim, haver uma interpelação judicial, pois nenhum direito é absoluto e, o jornalista, ao falar ou publicar algo, tem que saber o que está fazendo, o que está falando, tem que ter provas.
Já houve manifestação de membros da diretoria, ao menos, mas achei pouco.
Para cima deles, Mengoooooooooooooo!
Obrigada Carios. A melhor resposta a imprensa 7×1 é não lê-los…não dar a eles audiência. E acima de tudo cobrar deles a VERDADE. SRN, Vivi.
Vivi, é muito legal esse seu feedback nos comentários.
Isso somente demonstra o carinho com os seus muito mais de 11 leitores.
Dentro do possível, continue assim.
Eu fico realmente enojado com essa imprensa anti. Mas é como falou mesmo. Melhor é não dar Ibope.
Bjs e SRN!
Belo texto vivi!
E agora seu povo
Pede o mundo de novo…()
SRN!
Belo texto, Vivi. Transbordando do mais puro rubro-negrismo.
É isso aí mesmo, flamenguista não gosta de dia nublado, de sinal vermelho e nao aplaude passe pra trás. Flamenguista não pode jamais se contentar com a mediocridade.
2017 tem que ser nosso ano. E vai ser.
Márcio Araújo não vai ter direito a voto nisso aí.
Milhares de vozes nas arquibancadas do palco sagrado que ninguém tirará de nós garantirá que não tenha.
SRN
Realmente nunca antes na história digo e repito das entranhas de minha alma como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente , ou seria um mar de gente, ou uma família infinitamente universal que ama o Flamengo assim como a nossa bela poetiza Vivi e eu.
Geralmente só entro aqui para ler as postagens de todos os escritores do site, há algum já faço isso constantemente, porém é apenas a segunda vez que farei um comentário se não estou enganado, eu fico extremamente abalado de verdade ao ver um texto como esse, em um dos vídeos da Nivinha eu me arrepiei dos pés a cabeça ao ver as lágrimas descendo no rosto dela e a emoção (acho que foi no jogo contra o Cruzeiro no golaço do Mancu). Tudo isso só vem para mostrar o quanto nós somos abençoados por seja lá qual for sua crença, ou mesmo que não tenha, deve existir algo que nos faça Flamengo e tudo isso que nos rodeia a cada jogo, a cada gol e a cada título, com o acidente da Chape ficamos extremamente abalados, mas como você mesma disse, isso nos faz mais Flamenguistas, a cada raiva de chorar de ódio e a cada alegria como no jogo contra o Cruzeiro, tudo fica mais rubro-negro. Mesmo morando hoje em Pernambuco, acima de tudo eu sou Rubro-Negro. Mesmo que seja apenas ainda um estudante de universidade que não consegue arcar com os custos de uma viagem para o rio e ver o Flamengo, fui na Arena PE para ver o jogo contra o Sport, que por sinal foi horrível para os olhos e foi apenas o terceiro jogo que vi do nosso time presente de corpo e alma, antes era somente a alma em qualquer estádio pelo Brasil e exterior. Fica meu relato para agradecer o belíssimo texto que escreveu.
Lindo!
Lindo texto, Vivi! Estaremos em 2017 apoiando para conquistarmos esses títulos!
Ótima analogia com as letras do Seu Oswaldo e Seu Luiz. O Flamengo em 2016 foi meio que na valsa, dazed and confused para a tristeza de geraldinos e arquibaldos.
O texto é de uma rara transpiração, nada precisa ser acrescentado, apenas ler, ler e mais um vez ler.
Parabéns, Vivi!
Espetacular o texto!
Levo muita fé em 2017, vai ser o ano do Mengão!!!
Vamos conquistar tudo!!!
SRN
Lindo texto! 😉
Muito obrigado VIVI por texto tão belo.MIL BEIJOS SRN.TE AMO MENINA
Alva, você é O CARA!!!!!!!
Vamos trabalhar no PROJETO 2017 ; )
Com amor e carinho, Vivi.
Por razões que não vêm ao caso, não são poucas as vezes em que penso em largar o RP&A de mão. Mas aí constato que nenhum outro clube no mundo tem 3 texticuladores tão brilhantes e de tão alto nível, cada qual ao seu estilo, cada um melhor do que o outro, se complementando espontaneamente. Poderia ler e não comentar, mas como deixar de enaltecer o que me toca o coração?
srnp&a
PS-Vivi, a interatividade com os comentaristas é fundamental pra vitalidade do site. Beijos
Ah, Meu Querido!
O RP&A não vive sem você!!!!!!!!
Um grande beijo e FELIZ 2017!!!
Com amor, Vivi.
PS – Estarei atenta. Bjs,
Parabéns pelo brilhante texto, Vivi! A Nação cada dia mais unida, a cada dia mais confiante no Flamengo de todos nós! Feliz 2017! SRN!
Somos cada dia mais uma FLAmília! Feliz 201SETE!
SRN , Vivi.
Fantástico o texto!
Em 2017 o cheirinho irá se concretizar para a alegria de toda a família!
Flamengo sempre!
Isso aí, Moisés! Que venha 2017!!! Grande Beijo! SRN, Vivi.