Os treinadores do futebol brasileiro vivem reclamando que seus times não têm tempo para treinar. Procede. Entretanto, certas escolhas eu vou morrer sem compreender.
Desde a vitória por dois a zero sobre o Atlético Mineiro até a partida contra o Botafogo, o Flamengo teve seis dias completos sem jogos ou viagens. Houve tempo de sobra para treinos e ajustes, mas sou capaz de apostar meu salário – que não é lá essa coca-cola toda, mas me faz uma falta danada – que em nenhum momento desses seis dias Zé Ricardo tenha comandado um rachão que fosse com Cuéllar, Márcio Araújo, Willian Arão, Canteros e Mancuello juntos no meio-campo.
Eis a contradição: reclamam que não conseguem treinar, e na hora do jogo inventam uma escalação que jamais foi testada. Vocês entendem? Eu não.
Repito, reforço e reitero o que escrevi no post “Duas palavrinhas fatais”: pra mim, nesse momento, o técnico do Flamengo tinha e tem que ser o Zé Ricardo. Não faço ideia de quanto o Zé passou a ganhar após a oficialização. Cem mil? Cento e cinquenta? Sei lá. Mas entre efetivá-lo pagando em torno disso ou trazer um Abel Braga da vida para ganhar seiscentos ou setecentos contos e fazer algo parecido, ninguém precisaria pensar duas vezes.
Entretanto, o fato de preferir e apoiar Zé Ricardo não significa que não podemos criticar os seus erros – ainda mais quando os erros vão contra o histórico do clube e do que gostamos de ver, além de se contrapor ao que todos temos percebido no futebol que se pratica hoje.
Para não falar de coisas distantes da nossa realidade – Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique –, fiquemos com um exemplo local. Mesmo reconhecendo-o como um forte candidato, não sei se o Palmeiras será campeão. Ainda tem muita água para correr, muita bola para rolar, e não dá para prever como o time irá se comportar nas seis rodadas sem Gabriel Jesus (pelo menos até aqui, o melhor jogador da competição). Mas é fato que, um dia depois do nosso merecido castigo sofrido no sábado, o Palmeiras nos deu uma lição.
Creio que todos concordam que encarar o Inter, no Beira-Rio, é bem mais enjoado do que enfrentar o atual Botafogo na Ilha do Governador. Pois lá no Beira-Rio, quando ganhava por um a zero e a partida já estava no segundo tempo, sabem o que Cuca fez? Trocou um armador clássico (Cleiton Xavier) pelo meia-atacante Dudu. Logo depois, substituiu um atacante por outro (Erik por Rafael Marques), opção repetida a alguns minutos do fim, quando sacou Roger Guedes para a entrada do centroavante Leandro Pereira. O Palmeiras poderia ter sofrido o empate e até sair derrotado, mas Cuca acreditou no padrão do seu time, não lhe alterou as características e pôs mais três preciosos pontinhos na bagagem.
Sábado, os erros de Zé Ricardo começaram com a barração de Rafael Vaz para promover o retorno de Juan. Eu mesmo, aqui no RP&A, critiquei a displicente e absurda falha de Rafael Vaz contra o Fluminense – da mesma forma que reclamei de Alan Patrick pelo pênalti perdido contra o São Paulo, mas mantive a opinião de que ele não pode sair do time –, só que o nosso miolo de zaga tivera atuação irrepreensível contra o veloz ataque do Atlético Mineiro. Além disso, fiquei com a sensação de que, talvez pela falta de ritmo, com Juan perdemos a soberania que tínhamos adquirido nas jogadas aéreas.
Por outro lado, acho que cabe lançar parte da responsabilidade pela equivocada decisão na conta do próprio Juan. O papel de um experiente capitão, numa situação como essa, seria o de puxar Zé Ricardo para um canto e dizer: “Zé, não me põe no time ainda não, deixa o Rafael lá. A zaga está indo bem, daqui a pouco alguém junta três cartões amarelos, eu entro e aí depende de mim ficar ou não.” Apesar de seu amor ao clube, de seu profissionalismo e de seu caráter, Juan deu uma bela bobeada e perdeu a chance de enriquecer ainda mais seu brilhante currículo.
Em 12 de maio de 2016, o UOL publicou a opinião de cinco dos seus colaboradores – Julio Gomes, Mauro Beting, Menon, PVC e Roberto Avallone, todos profissionalmente formados em São Paulo – sobre os principais concorrentes ao título do Campeonato Brasileiro e às vagas para a Libertadores. Para o título, Julio Gomes apostou no Corinthians, Mauro Beting apontou o Atlético Mineiro, Menon e PVC ficaram com o Palmeiras, Avallone preferiu não arriscar. Entre os favoritos às vagas na Libertadores, um dos indicados por Julio Gomes, Mauro Beting e Avallone foi o Flamengo. (Tenho uma incurável aversão a essa história de G4, mas aí é papo para outro post. Utilizo o argumento apenas para deixar claro o quanto nosso time, mesmo com tantos problemas, é respeitado.)
O trabalho de Zé Ricardo vem melhorando a arrumação dentro de campo, embora ainda sem equilíbrio e confiança para superar situações difíceis, como vimos contra Corinthians e Botafogo. Agora, é importante que Zé não enverede pelo mesmo caminho de Cristóvão Borges – o mais tático e atualizado dos treinadores que o Flamengo teve nas duas gestões da atual diretoria, mas que se perdeu por sua incontornável teimosia. Em vez de dar o braço a torcer e reconhecer a inviabilidade de escalar o time com três volantes, Cristóvão foi turrão e manteve o apego a uma formação em que só ele acreditava. Era ano de eleição na Gávea, a chapa esquentou e a caturrice custou-lhe o emprego, provocando o fim precoce do que poderia ter sido uma passagem bem-sucedida.
Já aprendemos que o Campeonato Brasileiro permite moles e vacilos até um certo ponto, mas eles só não interferem na boa colocação final se entendermos que há um momento-limite para que deixem de acontecer.
Um desses vacilos não para de nos atormentar desde o início de 2014: a tão misteriosa quanto inexplicável insistência com Márcio Araújo. Respeito a opinião dos que defendem a necessidade de um cara aplicado na marcação e ultradisciplinado taticamente, mas pra mim não dá. O volante centralizado continua sendo fundamental, para não deixar a zaga exposta e organizar a saída de bola, mas não há mais, em nenhum dos grandes times do mundo e nem nos melhores aqui do Brasil, volante que passe os noventa minutos tocando a bola para trás.
É ridículo. É irritante. É pequeno. Não é Flamengo.
Sou fá do Murtinho..
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS = Demais, ele!
Concordo em quaaase tudo! A divergência paira a respeito do Márcio Araújo. Observem o desempenho do Arão na 2ª etapa de toda partida. Fica mortinho e sem velocidade. O Cuellar e o Canteros entraram contra o Botafogo e nada produziram. Sequer passes certos. Não ganharam uma dividida de bola. O Jorge e o Pará são verdadeiras alamedas. O Márcio correu pra esses caras e normalmente corre pro cansado do Arão, todo jogo. Se todos os outros corressem um pouco mais, pensaria em não utilizar o Márcio no meio-campo. Outra coisa: O Jorge não me engana! É mula cansada!!! Se o jogo estiver difícil não passa do meio-campo e não se arrisca em jogada individual. É pipoqueiro!
Espero não ser xingado, pois nas redes sociais quem defende o Márcio, é logo esculachado pelos intransigentes donos da razão, mas concordo com alguns colegas, de que o Márcio Araújo tem sido injustiçado.
O Felipe Mello disse tudo, o Márcio Araújo, se entrega em campo, tem sangue e também técnica. Ele é a cara do Mengão.
Um torcedor induziu o Felipe Mello a falar bobagem sem querer a respeito do Marcio Araújo.
Essa perseguição de parte da torcida a jogador que se doa em campo, e não está mal como falam, não tem nada a ver. Isso não é Flamengo.
Sei que vou ser xingado, mas me permitam discordar da maioria. Não acho o Márcio Araújo um craque, longe disso, mas a subida de produção do flamengo se deu coincidentemente com a sua entrada. Deu maior proteção à zaga, bem como deu mais dinamismo ao meio. O cuellar fez vários jogos e não me convenceu. A verdade é que quando o jogador fica estigmatizado é complicado reverter. Nos últimos jogos, o Jorge falhou, o Vaz falhou, o Juan falhou, o Guerreiro vive falhando, mas ninguém tem a mesma tolerância com o Márcio.
No que toca ao Zé Ricardo, tô com a maioria, não pode recuar o time desse jeito. Times vencedores mantêm sempre a mesma postura; perdendo ou ganhando, em casa ou fora. De qualquer forma, é hora da torcida abraçar o time!!! Apesar dos pesares, temos um time!!! Faz tempo que não tínhamos…
Passaram-se mais de 4 horas, mas o Blog não foi atualizado.
Restam os comentários do JúlioAbreu e o do Tripa Seca, além do meu, que só consta, por ora, no meu próprio computador.
Feitos os mais do que necessários elogios ao excepcional artigo do Murtinho, como sempre permitindo uma leitura fácil e agradável, passo a outras observações.
Começo pelo bom Tripa Seca.
O jogo que vi pela TV foi o mesmo do Murtinho, com o Juan, de quem sou fã declarado, jogando MUITO MAL, como até já registrara, em comentário anterior.
Pareceu-me, para jogar assim tão perdido em campo, que não estava ainda no melhor de sua forma física.
Ponto para o Murtinho, pois acredito que o jogador deveria ter a humildade de avisar o técnico que, naquele momento, contra um adversário que SEMPRE incomoda, por pior que possa estar, não deveria ainda ser aproveitado, deixando a defesa, que vinha bem, com a mesma constituição.
Isto não quer dizer que o Márcio Araújo, COMO TAMBÈM ENTENDEU o Murtinho, tenha jogado bem.
Os dois últimos parágrafos do artigo são, no meu entendimento, DEFINITIVOS.
Não há o MENOR SENTIDO na permanência de um jogador que classifiquei SEMPRE como BUROCRÁTICO, definindo-o, por último, como um perfeito assessor para o Senador Cristóvam, que TRAIU DESPUDORADAMENTE o voto que, por tantas vezes, deixei nas urnas em seu favor.
Não acho, no entanto, que o Assessor em questão, tenha tido culpa nos dois últimos gols, como muitos querem afirmar.
Não teria como impedir o lançamento lá para o lado direito do ataque do Botinha, muito menos imaginar que o Muralha fosse sair da meta de forma tão atabalhoada e de que o Juan ficasse pregado no solo, deixando a bola chegar ao esperto Neilton, quando do segundo gol.
No terceiro, a jogada foi toda pela direita, onde o indigente Pará não conseguia ver a cor da bola, que, quando cruzada para o meio, foi bem trabalhada pelo atacante uruguaio, diante de um Juan semi-paralisado, sendo ele o encarregado de dar o combate, pois o lance foi bem na entrada da área.
Dito isto, NÃO DÁ , de qualquer forma, para o burocrata continuar jogando, mormente tendo sido contratado um jogador, para a posição, que já atuou pela Seleção da Colômbia, atualmente, não há qualquer dúvida, superior à nossa.
No mais, concordo em tudo e por tudo com o Murtinho.
Jamais contrataria o Abel por um car…. de dinheiro, para nada fazer, como costuma acontecer, entendo também que o Cuca vem brilhando intensamente, que o Gabriel de Jesus é o melhor de todos os jogadores do Brasileirão e que, com os jogadores que temos e os que estão sendo contratados, DESDE QUE CORRETAMENTE ESCALADOS, temos OBRIGAÇÃO de conseguir a classificação para a Libertadores de 2017. podendo pensar em título, apesar da vantagem já obtida pelo Palmeiras.
Parabéns Murtinho, pelas opiniões expostas e pelo brilhante estilo de sempre.
Repito.
EFUSIVAS SRN
FLAMENGO SEMPRE
com esse treinador zé ruela vai ficar dificil pro nosso mengão…nem a contratação do diego vai resolver o problema do time.
pode contratar o messi,cristiano ronaldo e todo mundo q não vamos ser campeões ou ir pra liberta,tem que ter um bom treinador.
o cara até que escala bem o time,mas depois ele vai piorando até conseguir perder o controle do time e do jogo.
será que não tem uma graninha sobrando para contratar um treinador de verdade(…)
fico sonhando com o bielsa…ahhhh meu Deus !
campeão invicto,com certeza !
sonhadoras saudações(a la carlos morais)
Acalme-se Chaca. Mas você tem razão sobre o Zé Ruela. Eu mesmo tinha deixado de fumar faz 1 ano, e a foto só foi aquele lance do charme, tirar uma onda.. Acontece que; quando o tal Zé colocou o Rondinei e o Pará, juntos , para segurar o Santinha Cruz, não aguentei, nervoso, fumei 3 maços em 15 minutos.
Fazer o quê? Se me acontecer alguma coisa processar-lhe-ei ( a Temer Filho da Puta, acho que viciei-me, também, na mesóclise ), por induzir-me ao vício esse amalucado, “treinador”.
Pronto,…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Mas vou falar logo a minha verdade, fiquei feliz com a contratação do Diego e muito TEMERoso…!. E se ele o escalar como ultra-cabeça de área, jogando e marcando um pouco mais atrás do Márcio Araújo ( na minha concepção o melhor pior jogador do mundo), rhammm?
FUI…
Finalmente final da novela Diego…Grande parte da nação feliz e esperançosa…Agora só depende do Zé saber armar o time….( Não duvido nada armar com MA…Allan Patrck…Diego e Fernandinho ou Everton)…
Interessante, na capa do twiter do Flamengo postaram as fotos do Guerrero…Juan…Vizeu…Diego…Ayrão…Ederson e Jorge…”esqueceram” as fotos do Donati…Vaz…Rever…Damião…Cuellar e Mancuello…Porque será?
Confraria Rubro Negra do RP&A
Bruxo, um abraço, mano véio…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Um cara maravilhoso…!
Murtinho,
Seu ARAUJOFÓBICO!
#ARAUJOFÓBICOS NÃO PASSARÃO!!!!
hahahaha
Essa história já deu o que tinha que dar. Já encheu o saco. É muita energia desperdiçada num jogador de uma mediocridade espantosa. A solução tá no grito da torcida do Flamengo: fora Márcio Araújo, como fizeram com o Wallace. Não há quem resista. Ignorantes todos somos em algum nível. Burrice é não ser capaz de avaliar os próprios erros, não ouvir a voz das arquibancadas e insistir num jogador que é evidentemente pior do que o Cuellar e o Ronaldo. O Zé Ricardo tá começando a cavar a própria sepultura. E essa sepultura não dá rock.
srnp&a
Caro Murtinho, belo texto, gostaria de ressaltar o final quando vc diz ‘O volante centralizado continua sendo fundamental, para não deixar a zaga exposta e organizar a saída de bola, mas não há mais, em nenhum dos grandes times do mundo e nem nos melhores aqui do Brasil, volante que passe os noventa minutos tocando a bola para trás’.
Queria respeitosamente discordar da sua afirmação de que o Marcio Araújo passa 90 minutos tocando a bola pra trás. Longe de ser um primor de técnica, mas note que ele muitas vezes se apresenta para o jogo, dá boas arrancadas pro ataque e ainda faz alguns bons lançamentos (veja, no primeiro tempo do jogo contra o SP ou Palmeiras, não me lembro ao certo, um lançamento de 40 metros dele nos pés do Alan Patrick que entrava na área). Um primor. Vale tb a pena observar que os desarmes dele quase sempre são precisos e sem falta, muitas vezes arrancando em velocidade (eu apostaria que, no curto espaço, ele só perde para o Rodinei no atual elenco) e chegando na frente do atacante adversário.
Insisto: enquanto tivermos jogadores (?) como Cirino em campo (esse sim não acerta nada o tempo todo!!), dando contra-ataques quando ninguém imagina, haverá espaço para o M. Araújo no time.
Que fique claro: minha opção para o meio-campo seria Cuellar, Arão, Mancuello e Diego, com Guerrero/Vizeu/Damião e algum bom atacante de lado (inteligente/habilidoso) para dar mais velocidade na frente. Infelizmente não temos esse jogador no elenco atual. Dever de casa para o nosso técnico.
Agora, se o Zé tiver um pouco de ousadia, basta dar uma olhada na garotada do sub-20 e sub-17 do Flamengo, especialmente neste último. Essa geração (de 2000) é a melhor dos últimos anos, somados aos bons valores do sub-20 que já treinam entre os profissionais como Trindade, Ronaldo, Paquetá, Leo Duarte, etc. Por incrível que pareça, o mais fraco deles é o único que está sendo aproveitado no time titular: Thiago Santos.
Temos jogadores ‘cascudos’ de sobra no atual elenco para que esses jovens talentos sejam testados no time principal.
Coragem Zé, coragem.
SRN.
Queria corrigir uma grande injustiça que cometi no meu comentário anterior: nós temos SIM um jogador inteligente, habilidoso e relativamente rápido para fazer dupla de ataque com o Guerrero, Vizeu ou Damião.
Trata-se do Ederson. Acho que me esqueci dele porque nunca sabemos se, de fato, ele vai estar preparado fisicamente para aguentar o tranco. E, quando parece estar, alguém quebra o cara.
Temos um belo time, como há muito tempo não via.
Zé Ricardo, não tem desculpa, faça esse time jogar futebol de verdade. A gente não quer só comida (títulos), a gente quer comida, diversão e arte. Dê os seus pulos. Vc tem material humano de sobra.
O primeiro passo é sumir com o Cirino do time.
SRN.
Concordo marco gama, o problema do flamengo é o cirinão, que erra absolutamente tudo que tenta, não é o marcio araujo. Além dele desarmar bastante, também vejo o marcio araujo dando boas arrancadas. Será que estamos vendo jogos diferentes de outros torcedores, ou será uma má vontade desmedida contra o marcio?
srn
Acho que as 2 coisas Afonsinho, mas principalmente a última.
SRN.
Na minha opinião, ainda mais inexplicável e inacreditável é ver, rodada após rodada, o Cirino titular. A escolha por Márcio Araújo parte de uma opinião tática. A escolha por Cirino é somente teimosia, pra não dizer burrice.
Perfeito Dinamo, sábias palavras.
No Flamengo, todos os jogadores levam cartões amarelos ou vermelho e desfalcam o time em algum momento do campeonato. Não parei para fazer essa conta, mas acredito que o campeoníssimo em número de cartões seja Guerrero e o segundo o Vasco, isto é, Everton. Dois jogadores de frente. Enquanto isso, o nosso “volante volante” Márcio Araújo não corre nem o risco de perder posição, por que nunca é suspenso por cartão e muito menos se machuca. Qualidade técnica? Claro que não. Márcio Araújo é o típico volante que marca por zona. Se algum adversário jogar pelo seu setor, ele vai conseguir o desarme sem fazer muito esforço, embora devolva a bola ao time adversário logo em seguida. Se formos rever os gols sofridos pelo Flamengo nesse Brasileirão, em todos Márcio Araújo está correndo atrás de algum adversário sem nunca conseguir alcançá-lo. Quando chega a tempo, é fazendo falta. A cobertura aos laterais é horrorosa. Onde estava Márcio Araújo no terceiro gol do Botafogo? Tudo bem. Houve a falha individual de Pará. Mas cadê a cobertura do volante? Como é que um time toma um gol de contra-ataque quando está vencendo por 3 a 2? Os seus números nas estatísticas serão sempre favoráveis. E é aí que mora o problema dessa titularidade absoluta de Márcio Araújo: treinador de futebol adora usar números e estatísticas para justificar escalações de jogadores questionados pela torcida. Em 2009, quando jogavam Petkovic e Willians no meio de campo do Flamengo, o índice de passes errados do craque sérvio era maior do que o do volante “trubufu”. Willians só tentava passe de um metro no máximo. Os passe de Petkovic, quando certos viravam assistência para gol. Aliás, essa é uma boa enquete: quem é pior? Willians ou Márcio Araújo?
SRN
Perfeito.
Acrescentaria ainda, o MA também não se apresenta como opção de passe para os zagueiros quando o adversários pressionam a saída de bola. Ao contrário, se esconde atrás dos oponentes.
Antonio, já reparei que o MA se esconde atrás dos adversários há muito tempo. Isso, pra mim, é o principal motivo para ele ser barrado. Demonstra covardia para sair jogando e jogador covarde não se cria no meu time.
SRN
Exatamente, meu nobre Marco Tulio, exatamente…
Para sua enquete, voto no Marcio Araujo sem parar pra pensar. Pelo menos o Willians realmente era um ótimo marcador. Única qualidade que ele tinha. O MA não tem nenhuma. Só a de (aparentemente) ser um bom moço, cumpridor de suas tarefas profissionais, acorda cedo, se alimenta bem, diz “sim senhor professor” e por aí vai…
SRN
Querido Confrade Murtinho,
Saudações nas Três Pontas do Tridente !
Parabéns pela analise quase perfeita, no meu modesto entendimento. Concordo plenamente que o que temos de melhor para o momento, é o Zé Ricardo, com melhor custo benefício do que outros medalhões, para fazer coisas bem semelhantes e com resultados semelhantes. A esperança, é que como ele é novo, acredito que tenha margem para aprender e melhorar a sua visão de técnico.
No minha escalação preferida, também gostaria de ver o Cuellar no lugar no Araújo, muito embora, o meu receio fosse uma possível desarticulação do nosso sistema defensivo, que melhorou consideravelmente no Brasileiro, muito embora, tenha levado 7 gols nos últimos 3 jogos, sendo que num destes não levamos gols ( Atletico MG.). Apesar de que esta formação preferida por mim e por muitos já tenha sido colocado em prática, e nos custado 3 eliminações no ano, acredito que deveríamos dar nova chance ao Cuellar de poder mostrar que a culpa não foi da característica de jogo dele, e sim do sistema defensivo pensado pelo Muricy. De qualquer forma, teria que colocar a prova para ver se finalmente o nosso sistema defensivo funcionará com o Cuellar, e até acredito que funcionará sim, e será melhor para o Flamengo.
Porém, a minha preferência pelo Cuellar é uma coisa, agora, nem por isso, eu acho que o Araújo seja também o Cocô do cavalo do bandido, um sub nitrato de pó de merda metido a besta, ou algo semelhante como muitos Rubro Negros querem classificá-lo.
Sei que não é o seu caso, Murtinho, mas sinceramente, não acho que o MA seja tão ruim assim como alguns querem pintá-lo, passando por uma perseguição exagerada ao jogador que chega a ser uma covardia.
Inclusive, já tive cuidado de gravar jogos do Flamengo, para assistir novamente nos detalhes, e com todo o respeito, não vi o Marcio Araújo passando os 90 minutos tocando a bola para trás. Pelo contrário, vi dando algumas arrancadas e procurando também levar o time a frente. Está aí o Aureo Rocha, para comprovar o que digo, que assim como eu, também teve o trabalho de analisar friamente os VTs do jogos do Flamengo.
Respeito quem não goste dele, e também não vou dizer que eu goste dele, inclusive eu mesmo já mandei uma carta a diretoria pedindo a sua barração uma vez, mas agora ele está diferente.
Tanto não vejo que o MA esteja sendo nosso problema, embora possa melhorar ainda mais com o Cuellar, mas a cerne do problema do Flamengo não está tanto no meio de campo, encontra-se é no ataque. O time, segundo estatísticas oficiais, é um dos que mais criam no campeonato, mas um dos que mais desperdiçam ataques também. Enfim, o Cirino, para mim, é um problema muito maior, mas no momento, não tão falado quanto o Áraujo, por exemplo.
Futebol, no meu modesto e humilde entendimento, não é só com a bola nos pés, o cara tem que saber se movimentar corretamente, cobrir e preencher espaços, marcar, desarmar e destruir jogadas adversárias, e embora ele também não seja o 1º volante de minha preferência, enxergo que existe muito exagero por parte de nossa torcida, que sei que não é o seu caso, Murtinho, mas a torcida o pinta como se fosse o diabo, e o diabo aqui, creio que só eu.
De qualquer forma, estou ansioso para que o Zé efetive logo o MA, para que o Flamengo fique ainda melhor, e para que parem de perseguir exageradamente esse rapaz, que vejo que não merece.
Um grande abraço do Lúcifer,
SRN
Corrigindo: estou ansioso para que o Zé efetive logo o CUELLAR….
O diabo não é apenas o Pai do Rock, tb saca muito de futebol. Lucifer e Aureo Rocha, compartilhamos exatamente da mesma opinião sobre o Márcio Araújo. Tremenda injustiça o que fazem com esse rapaz.
Espero que a história se encarregue, de alguma forma, de fazer justiça com toda a dedicação e a entrega dele em campo. Assim como espero que o Bandera de Mello possa ver, ao final da sua gestão, o Flamengo de volta ao topo, quem sabe com um título Brasileiro ou da Libertadores. Ambos merecem.
SRN.
Ulisses,
eu também fiquei surpreso ao ver o Murtinho afirmar que o Márcio Araújo passa “os noventa minutos tocando a bola para trás.”
Murtinho sabe bem a admiração e o respeito que eu tenho por ele, mas creio que ele está completamente equivocado em sua avaliação, quanto às ultimas atuações do Márcio Araújo, porque, e eu não sei a explicação, o Márcio Araújo que está jogando com o Zé Ricardo não é o mesmo do ano passado.
Não que ele tenha se tornado um jogador técnico, um jogador excepcional, um virtuose. Muito longe disso. Entretanto, somente como exemplo, posso citar que na partida contra as galinhas mineiras, ele atrasou apenas 3 bolas. Tocando para a frente 16 e fazendo 4 longos lançamentos.
Eu também estou torcendo para o Cuellar tomar a posição do Márcio Araújo.
S R N !
Concordo com Muhlenberg, notadamente quando aborda a questão da insistente escalação do Márcio Araújo.
Todos sabemos que o futebol moderno não comporta mais o jogador com características do antigo denominado “cabeça de área”.
Jogadores do passado como, por simples exemplo, o falecido Liminha, chamado de “Carregador de Piano”, pelo locutor Waldyr Amaral, devido ao seu estilo de jogar para o time com muita dedicação e eficiência no desarme, mas com pouca criatividade para o ataque, sofreria, possivelmente, severas críticas da torcida, se escalado hoje no time do Flamengo.
O Felipe Melo hoje em página social, se retratando das críticas feitas contra o Márcio Araújo, destaca como sua qualidade que “ele corre, tem sangue. É a cara do Mengão.”
Ora, o futebol moderno realmente aboliu o primeiro volante com estas características: “corre e tem sangue”. É muito pouco.
Hoje o que se busca para esta posição é um jogador assemelhado a um Xabi Alonso, um Pirlo, um Schweinsteiger, um Javi Martinez, um Blazscowski, um Gerrard, um Busquets, citados simplesmente como exemplos. Jogadores de apurada técnica, o que falta ao Márcio Araújo.
Quem agora me lê, pode até querer encontrar uma gritante contradição neste meu comentário em relação aos anteriores.
Entretanto, basta uma breve leitura nesses antigos comentários, para verificar que jamais defendi a escalação do Márcio Araújo no time, apenas defendi e continuarei defendendo o meu entendimento que são injustas as insistentes críticas, que colocam nas costas do Márcio Araújo todas as mazelas, todos os erros da equipe, quando o time joga mal, perde ou empata.
Como serão também injustas as criticas ao Zé Ricardo, se amanhã o Cuellar passar a ocupar a posição do Márcio Araújo, e o time desandar a perder e se afastar definitivamente do G4.
Futebol é uma caixinha de surpresas!
S R N !
Fala sério!
Esta vendo, meu caro Murtinho o que é ficar tanto tempo afastado do RP&A.
Desde já, minhas sinceras desculpas.
Um forte abraço.
S R N !
Pois foi com este futebol moderno trazido do Barcelona para o Flamengo pelo Muricy Ramalho, que o time foi eliminado em 3 competições este ano, jogando com Cuellar de primeiro volante.
Áureo Rocha, será que o Ze Ricardo está errado em adotar um sistema de jogo antigo com um cabeça de area?
Pelo menos aos trancos e barrancos, o Flamengo está fazendo a melhor campanha dos últimos anos, jogando com o Márcio Araújo de cabeça de área.
Srn
Dessa vez discordo do Murtinho, o Zé Mané não é treinador para o Flamengo, não pode cometer os erros primários que cometeu, tanto na escalação, tanto nas substituições, tanto na leitura do jogo, tanto no nó tático que tomou do Ricardo Gomes, tanto no esquema retranqueiro e covarde que adotou e já não é a primeira vez que faz isso, concordo com o Tripa Seca em relação ao Caramujo que é uma nulidade e que por isso deixa a zaga exposta e é claro que o Juan já não é o mesmo, a idade pesa, mas, esse problema já não temos, o Rever tem que ser o titular junto com o Leo Duarte ou com o Donatti, se esse gringo for bom mesmo e se o Zé Mané parar com a xenofobia e o escalar…
Acho que o Juan melhor que o oscilante Vaz e pode ser um bom reserva, enquanto ainda tiver fôlego para jogar…
O Flamengo hoje tem um dos melhores elencos do Brasil, mas, por não ter mandado zarpar a barcaça, mantido a panelinha e não ter um treinador á altura, os melhores não tem vez e com isso o time nunca vai encaixar, não tem como engrenar um time com pernas-de–pau como titulares ou entrando nas substituições absurdas desse treineiro inexperiente!!!
Porém, por estarmos falando do Flamengo, tudo pode acontecer, suas Tradições permitem sonhar até com o título, milagres acontecem, nosso padroeiro São Judas Tadeu tem colaborado, Mancuello, Muralha, a saída do Wallace, entre outras coisas comprovam isso, só falta esse treineiro desapegar do Caramujo, do Girino, do Gabriel, do Fernandinho, do Pará, do Canteros, do Vaz, etc e enxergar no elenco o Adryan, o Thiago Ennes, o Ronaldo, o Leo Duarte, o Paquetá, o Thiago Santos, o Viseu, etc…
Nunca foi tão tranquilo e favorável para uma barcaça nesse elenco inchado e cheio de paneleiros, pernas-de-paus, ex-jogadores em atividade, indisciplinados, etc, como agora, o clima vai ficar mais profissional, produtivo e o ar Flamengo vai voltar, vamos agir diretoria omissa e incompetente, mãos á obra!!!
BARCAÇA JÁ!!!
FORA RIDÍCULO CAETANO, “THE GLASSES”, GODINHO, LUZ E TODA A DIRETORIA DE MERDA!!!
FORA ZÈ MANÉ TEIMOSO E RETRANQUEIRO!!!
VAMOS QUE VAMOS MENGÃO DO MEU CORAÇÃO!!!
SRN!!!
Disse tudo Murtinho… principalmente nos últimos parágrafos, rs
Abraços
SRN
Não tenho tempo agora para comentar, mas não posso deixar de registrar a EXCELÊNCIA do texto.
Efusivas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Murtinho,
Vc é ídolo.
Que texto.
SRN
Eu devo ter visto outro jogo não é possivel. não enxerguei culpa alguma dos dois ZAGUEIRÕES ou melhor dizendo do JUAN. eu vi. sim culpa de um Marcio araujo em afastar aquela bola do 1 gol dos chorões pra MEIUCA da area e um Pára sei lá aonde que deveria estar marcando aquele cara que fez um golaço.. eu vi a culpa da avenida aberta pela direita deixada pelo Craque Pára ainda saiu o gol do empate por essa Avenida deixada… sério eu devo ter visto algum time com as cores do Flamengo jogando não era o Flamengo não.. só pode. pois não enxerguei culpa alguma da dupla de zaga ou melhor dizendo do JUAN… que culpa tem a dupla de zaga melhor dizendo JUAN. se não temos um VOLANTE que preste e não sabe cobrir dar proteção DEFENDER AJUDAR a zaga a não tomar 3 GOLS de um time fraco? que culpa tem a dupla de zaga ou melhor JUAN se um lateral direito deixa uma AVENIDA aberta que quem chega cruza pra gol ou chuta e é GOL? que culpa tem a dupla de zaga melhor dizendo JUAN. se um técnico ENCHE de volantes chama o adversario pra cima, erra em escalações e subistituições? eu vi outro jogo, dxaqueto. marcio araujo é craque Pára é deus e eu to cego.. e o’que falar do cirino? é menos um em campo. se araujo é tão bom me expliquem uma coisa por que da goleada contra o corinthians por que dos empates escrotos e por que vivemos tomando GOLS a culpa é dos zagueiros? o motorzinho faz seu papel né? VTNC esse inútil só sabe correr vive passando errado faz faltas perto das areas e não marca porra nenhuma. volante é tão bom que vivemos tomando Gols é raro terminar uma partida sem sofrer.
Aprendam com o cirino CORRER apenas, não é produzir o marcio araujo pode correr demonstrar rigor fisico. mais não produz nada não marca direito. não cobre a zaga direito só faz faltas, passa errado. só toca a bola pra tras e pros lado atrasa a maioria das jogadas, eita empresario bom, como o Filipe melo disse BRINCANDOMALENTENDIDO* MEDO de ir pro flamengo pra ser reserva do araujo, Tá de sacanagem quem achar que a escalação do Juan tem alguma coisa aver com esse empate contra o fraquissimo botafogo. o Juan no jogo qual falha ele teve? passou pra algum atacante fazer gol? fez gol contra? furou alguma bola? foi dibrado entortado a lá cesar martins? NÃO? nenhuma das alternativas? aposto que se vaz tivesse no jogo perderiamos devido a covardia do nosso treineiro e a tremedeira do vaz em enfrentar classicos.
SRN
Juan perdeu no corpo pro Neilton no gol do próprio. Neilton tem 1,20 de altura.Eis a falha.
Muralha falhou num dos gols, “na minha opnião” Pára e araujo também falharam. mais parece que querem culpar só o juan. coitado.. ele não joga sozinho, e já tem idade, e ele não se ESCALA, se querem culpar alguém culpem o treinador.
Vai a ordem na minha opinião dos erros e do por que do empate
1° escalação de Juan pro jogo
2°Avenida Pára
3°Passe de araujo pra meiuca do 1 gol do bota
4°treinador subistituindo mal enchendo de volantes chamando o adversario pra cima
e por fim e como de costume.. 5° o azar que sempre temos pqp como esses caras tem sorte em fazer golaços contra nós e ou fazer esse gol em cima do Juan o mesmo perdendo o corpo pro Neiton.. não é normal, e creio que foi sorte, coisa de jogo não acho que seja FALHA.
mas cada um tem uma opinião e eu respeito
abç
SRN
Tripa Seca,
Se você entende que o lance que originou o primeiro gol do faísca, teve origem num PASSE do Márcio Araújo, está na hora de você rever o seu conceito de passe.
Reveja a jogada: Márcio Araújo vai dar cobertura ao Juan e desarma o adversário, que ia entrando na cara do gol. A bola cruza toda a extensão da grande área e cai nos pés do jogador do faísca.
Se você entende que uma bola originária de um desarme é um passe, então eu já não sei mais o que é passe.
Na realidade, Tripa Seca, eu compreendo o jeito como você analisou esta jogada. Quando temos implicância com determinado jogador, a nossa tendência é de se afastar do fato, para criar a fantasia. Eu também cometo estes equívocos. É natural do nós torcedores. Afinal, torcer, nada mais é do que distorcer os fatos.
S R N !
Então Aureo. eu não distorci não. cada um tem uma opinião.. voce deu a sua eu respeito.
Se ele fosse um jogador de grande nível. ele afastaria aquela bola dando um bico pra escanteio ou pra lateral.”passe” pois foi um passe pro jogador do bota fazer o gol.. não culpei só o araujo no lance se voce me lesse mais frequentimente não pegaria só essa parte que cítei, culpei o araujo e o Pára por não ter marcado o cara do golaço.. mas enfím. faz parte..
TE CONVIDO A LER MEUS OUTROS CMENTÁRIOS NO BLOG
Sem problema nenhum eu revejo sim meus conceitos não fico preso a uma só opinião tenho a mente aberta, e respeito aos demais, não me acho dono da razão..
Não tenho implicancia com araujo. só não o acho bom jogador como não acho Pára e cirino. creio que voce também tenha IMPLICANCIA* ou melhor dizendo não goste de um e outro.. correto? não podemos é distorcer o’que o outro disse, e escreveu ou pegou pela metade,, se não me engano sobre o jogo e o lance escrevi no texto do arthur.. procure lá..deixei bem claro.. araujo afasta ou PASSA* pra MEIUCA da area.. onde sei la aonde Pára estava que era pra estar marcando o jogador do botafogo que fez o golaço.. Fala de ambos.. correto? mais não tenho nada contra se voc~e goste ou ache o araujo bom jogador e não viu falha.. respeito, direito seu,, mais ninguém é dono da razão né?
um Abraço SRN
Disse tudo Áureo,
Não é porque eu prefiro o Cuellar, que vou passar a ser parcial nas minhas análises e distorcer os fatos. Mas essa parcialidade, explica exatamente a má vontade com uns e a boa vontade com outros. E o fato narrado acima, é típico caso !
SRN.
Coisa feia LUCIFER acusar de eu estar sendo parcial, coisa feia não respeitarem OPINIÕES , pensei que o BLOG fosse democratico e que o respeito entre rubro negros existisse acusar de estar sendo parcial.. ou de distorcer é grave. releia meus comentarios quanto aqui quanto no arthur sobre o jogo e entendera que culpei quanto Pára.. araujo, zé.. pelo resultado.. sobre Araujo sim MINHA OPINIÃO ele falhou. no 1 Gol, RESPEITEM. só o’que peço
voces dão as suas opiniões nem por isso vou no comentário de voces o acusarem de estarem sendo parciais. e de estarem distorcendo algo.. COISA FEIA.. me cheira a panelinha de AMIGOS de confraria ou estou enganado? até aqui tem panela já não chega o bande da stella? kkkkkkkkk
SRN
Ze retranca não é Flamengo.