Anda muito difícil se empolgar com o nosso pobre Carioqueta. Os debates que ele suscita além de inconclusivos, repetitivos e paroquiais, ofendem a nossa inteligência. Para não submergir na convidativa mediocridade pré-carnavalesca, e para que a nossa segunda-feira seja menos miserável, traduzi nas coxas um conto de José Pablo Feinmann, escritor e roteirista argentino, apresentador do que talvez seja o único programa de televisão dedicado à filosofia no mundo, o esquisitíssimo Filosofia Aqui y Ahora. Vejam aí o que acham da prosa do rapaz.
Dieguito
Segundo seu pai, que talvez o odiasse, Dieguito era decididamente um idiota. Segundo sua mãe, que algo havia aceitado ao quere-lo, Dieguito era só um menino com problemas. Um menino com oito anos que não conseguia avançar nos seus estudos primários – tinha repetido duas vezes o primeiro ano -, taciturno, solitário, que parecia servir apenas para se fechar no mezanino e brincar com seus bonecos, costurava e descosturava, os vestia e os despia, vivia consagrado a eles.
Um idiota, insistia o pai, e um maricas também, agregava, já que nenhum homenzinho de oito anos brinca tão obstinadamente com bonecos e, o cúmulo, com bonecas. Um menino com problemas, insistia a mãe, não sem deslizar uma palavra científica que amparava a excentricidade de Dieguito.: síndrome disto ou síndrome daquilo, algo assim. E não um maricas, contradizendo o pai, mas um verdadeiro homenzinho: por acaso não amava o futebol? Por acaso não ligava a televisão sempre que Diego Armando Maradona aparecia na tela mágica fazendo, precisamente magia, a mais implacável das magias que um ser humano pode fazer com uma bola?
Dieguito deslizava pela vida alheio a estes debates paternos. Levantava cedo, ia ao colégio, cometia ali todo tipo de erros, embaraços ou, sempre segundo seu pai, imbecilidades que logo se expressavam nas estúpidas notas do seu boletim, e depois, Dieguito voltava para casa, se trancava no mezanino e brincava com seus bonecos até a hora de comer e dormir.
Certo dia, um dia em que incorreu no infrequente hábito de caminhar pelas ruas do bairro, presenciou um acontecimento extraordinário. Foi numa passagem de nível. Um poderoso automóvel tentou cruzar a linha com as barreiras baixadas e foi atropelado pelo trem. Simples assim. O trem seguiu sua marcha de vertigem e o carro, feito em pedaços, ficou num descampado.
Dieguito não pode dominar sua curiosidade. Quem dirigia um carro tão bonito? Correu – alegremente? – pelo descampado e se deteve junto ao carro. Sim, estava em pedaços, negro, fumegante e com muitos ferros retorcidos e muitíssimo sangue. Dieguito olhou pela janela e teve a maior surpresa de sua curta vida: ali dentro, um pouco arrebentado, estava ele, o homem que mais admirava no mundo, seu ídolo.
Uma semana depois todos os jornais argentinos dedicavam sua primeira página a um acontecimento habitual: Diego Armando Maradona já estava há 10 dias sem comparecer aos treinamentos do seu time. Houve polêmicas, reportagens com varias personalidades (desde ministros a psicanalistas e filósofos) e conjecturas de todos os calibres. Uma delas se impôs sobre as demais: Diego Armando Maradona havia fugido do país depois de ser atropelado por um trem enquanto cruzava uma passagem de nível com seu deslumbrante BMW. Pra onde tinha fugido? Muito simples: para a Colômbia, para se unir com o ancião e desfigurado Carlos Gardel, que ainda sobrevivia à sua tragédia no país do realismo mágico. Agora, desfigurados horrivelmente, os dois grandes ídolos da nossa história se acompanhavam na dor, na solidão e na humilhação de não poder se olhar no espelho. Eles, em quem havia se refletido o grande país do sul.
Em meio a essa tristeza nacional não pode senão surpreender o pai de Dieguito a alegria que iluminava sem cessar o rosto do menino, a quem ele, seu pai, chamava o pequeno idiota. O que tem o pequeno idiota?, perguntou à mãe. “Não sei” respondeu ela. “Come bem. Dorme bem”. E logo uma pequena vacilação – como se tivesse, demoradamente, lembrado de algum feito inusual -, acrescentou: “Só tem uma coisa estranha”. “O quê”, perguntou o pai. “Não quer mais ir ao colégio”, respondeu a mãe. Indignado, o pai convocou Dieguito. Se fechou com ele em seu escritório e perguntou por que não ia mais ao colégio. “Dieguito não querendo ir mais ao colégio”, respondeu Dieguito. O pai lhe pegou um sopapo e abandonou o escritório em busca da mãe. “Este idiota já nem sabe falar”, lhe disse. “Agora fala com gerúndios”. Dieguito respondeu: “Dieguito não sabendo o que são gerúndios”.
Transcorreu um par de dias. Dieguito, agora já quase não baixava do mezanino. Seus pais decidiram ignora-lo. Ou mais exatamente, esquece-lo. Que se arrebentasse esse idiota. Que apodreça esse infeliz; só para trazer desgraças e fazer papelões tinha vindo ao mundo.
Porém, há coisas que não se podem ignorar. Como ignorar o insidioso, nauseabundo fedor que vinha desde o mezanino até a sala de jantar e os quartos? Que diabo era isso? A quem poderiam convidar para o chá ou jantar com semelhante fedor na casa? Decidiram resolver tão incomodo problema. “Isso”, disse o pai, “é obra do pequeno idiota”. Chamou mãe e, juntos, decidiram empreender a marcha até o mezanino. Subiram a escada estreita, tentaram abrir a porta e não conseguiram: estava trancada. “Dieguito!”, gritou o pai. “Abre a porta, pequeno idiota!” Se ouviram uns passos leves, girou a fechadura e se abriu a porta. Dieguito a abrira. Sorriu com cortesia e disse: “Dieguito trabalhando”, e logo se dirigiu a mesa em que jazia o ídolo nacional ausente. Sim, era ele. O pai não podia acreditar: não estava na Colômbia, com Gardel, estava ali, sobre essa mesa, e o fedor era insuportável e tinha sangue por todas as partes e o ídolo nacional ausente estava despedaçado e Dieguito, com pura obsessão, lhe costurava uma mão (a mão de Deus?) a um dos braços. E a mãe lançou um uivo de terror. E o pai perguntou: “Que está fazendo, grandessíssimo idiota? E Dieguito (secretamente satisfeito por haver sido, por fim, alçado por seu pai aos domínios da grandeza) apenas respondeu:
– Dieguito armando Maradona.
Mengão Sempre
Parece que o filósofo argentino – Jose Pablo Feinmann, pelo esclarecimento do Arthurzão (nunca ouvira falar dele) – fez pouco sucesso.
Já estou ficando preocupado de estar, constantemente, na contramão dos fatos.
Achei sensacional o ^Diequito^.
Para não ficar sozinho (ou quase) no pedaço, vou concordar com o Áureo no tocante à música clássica, que, como já escrevi aqui N vezes, também é uma das minhas paixões.
Curiosamente, acostumado aos clássicos ^clássicos^, também tive muita dificuldade em aceitar o gênio russo, considerando-o, de início, simplesmente um ^barulhento^.
Da mesma forma, desde muito pequeno – entre cinco e seis anos – explodiu meu coração pelo FLAMENGO.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Carlos Moraes,
Já sei que temos em comum, o Flamengo, o Direito e a música clássica.
Eu comecei a gostar do russo Igor Stravisky, com “A Sagração da Primavera” (Le Sacre du Printemps – The Rite of Spring), por volta dos meus 14 anos. (eu toquei clarinete dos 7 aos 19 anos de idade).
Selecionei uma espetacular interpretação da “A Sagração da Primavera”, para quem gosta de clássicos “barulhentos”
.
https://www.youtube.com/watch?v=5UJOaGIhG7A
E, antes que o André reforce a sua opinião de que sou comunista, por gostar da música russa, devo-lhe dizer que a Revolução Russa de 1917 expropriou todas as propriedades de Igor Stravinsky, que se viu obrigado a buscar exílio.
A vida tem coisas engraçadas. Para alguns sou comunista e para outros pequeno burguês, quando, na verdade, não sou nem uma coisa, nem outra. Apenas amante de músicas clássicas e perseguidor da justiça social.
Mas, o que importa mesmo é que somos todos torcedores do maior clube do planeta: Clube de Regatas do Flamengo.
S R N !
ÁUREO ROCHA….
Eu AINDA não consigo gostar da MÚSICA CLÁSSICA BARULHENTA, que – mal comparando – entendo ser o ROCK HEAVY METAL dos dias atuais…..
É muito METAL, PRATOS e TÍMPANOS pro meu gosto….Prefiro uma valsa, um noturno de Chopin a ouvir uma ENSURDECEDORA sinfonia de Stravinsk…SHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSA….
Quanto à REVOLUÇÃO RUSSA, eu tenho o pleno conhecimento que SÓ FEZ MERDA….
Abraço….
SRN
“Encaixotando Helena, de fato, é um filme repudiado por muitos. Basta rápida pesquisa, indo de cinéfilos a críticos, passando também por espectadores ocasionais, para constatar as dificuldades pelas quais o longa passa em busca de “compreensão”.” (extraído da internet)
Assim como poucos gostaram de “Boxing Helena, eu também não gostei do conto do filósofo argentino, que o Muhlenberg nos trouxe.
Entretanto, a compreensão e absorção de certas coisas requer, às vezes, muito tempo.
Desde menino, fui acostumado às músicas clássicas, que o Poeta Cego do Flamengo amava. Entretanto, levei uma eternidade para gostar da música revolucionária e polifônica de Stravinsky, que poucos apreciam.
Já o Flamengo entrou na minha alma, desde o primeiro instante em que eu respirei. Eu logo compreendi o que é ser Flamengo.
S R N !
Sou só eu que acha ridículo. a arquibancada da Gavea Sujas, o muro em volta do campo sujos e descascando. e as grades descascando? isso é a IMAGEM do clube.. não tem como contratar 2 faxineiras pra limparem, e chamar um pintor e passar uma demão de tinta branca nas arquibancadas e no muro e nas grades?.. quanto daria tudo issso uns 500 reais? chutando aqui… sabe acho que fazer isso em 3 em 3 semanas não ia FALIR o clube não, e seria bom PRA IMAGEM DO CLUBE, mostrar capricho. organização.. espero que façam isso com nosso CT no ninho do urubu.. que sejam caprichosos e cuidem da IMAGEM…
SRN
APOIADO.
Grande observação….
Também me incomoda sobremaneira, aqueles IMUNDOS e DESCASCADOS MUROS DA GÁVEA……
Será que NINGUÉM no clube percebe isso?
Um clube na Zona Sul da cidade, no metro quadrado mais caro do Brasil e aqueles muros parecendo os muros de um prédio público de CUBA!
E esse DESLEIXO NÃO é de hoje…Em 2009 quando o Delair assumiu no lugar do MÁRIO CLODÔ BRAGA, a primeira coisa que fez foi PINTAR os muros da gávea….
A PATRÍCIA AMADORIN disse que tirou mais de 2 toneladas de ENTULHO de dentro da sede e os BLUES também informaram ter tirado mais de 3 toneladas de lixo do clube.
SRN
P.S. Continua a minha preocupação com a FALTA DE PATROCÍNIOS. Ninguém fala nada sobre o assunto!
Eu estou por fora sobre o assunto do patrocinio andré.. o’que houve estamos sem patrocinio? perdemos qual?
Pois é andré. acho que o clube deveria manter a imagem sempre BOA.. afinal é lá que a imprensa sempre vai e trás as imagens dos treinos. e o MUNDO vê o Flamengo.. principalmente da arquibancada e dentro do campo.. tem que manter essas partes com boa aparência pra dar a impressão de capricho e AMOR ao clube.. não é um sacrificio LIMPAR. e pintar ao menos em 3 em 3 semanas..
Espero que quando o CT ninho do urubu ficar pronto eles demonstrem esse Capricho e o mantem LIMPO…
SRN
Atualmente TRIPA SECA, só temos o patrocínio master da CAIXA…..mais nenhum……
SRN
Pintar muro pra zelar pela imagem do clube?
Quer pedir isso pros caras que não se importam em pôr o time profissional de futebol de maior torcida do planeta para jogar em campos de pelada contra peladeiros pra três mil pessoas durante um terço do ano?
Tá brincando né?
Daqui a pouco vai querer que não ponham um funkeiro patético e um cara falando o nome do nosso clube errado 120 vezes em homenagem ao ano do nosso aniversário de 120 anos no próximo vídeo de lançamento de camisa.
SRN
Cadê os PATROCÍNIOS?
Já estou começando a ficar preocupado do Flamengo VOLTAR às manchetes como CLUBE QUE ATRASA SALÁRIOS!
SRN
Se há disputa e o Flamengo entra em campo, tô dentro para ganhar, não tem escapatória, seja no carioqueta ou no cuspe á distância, onde o Flamengo jogar tem que ser para ganhar e junto vai sua torcida, então, Rodinei e todo o elenco que se solidarizou com o “grande capitão” Chifrada de Vaca e boca aberta, vão todos TNC!!!
Não existe uma forma mais explícita de demonstrar a liderança negativa desse Chifrada de Vaca e sua panelinha do que esse gesto solidário de quase toda a equipe em relação á sua bisonha falha, mais uma e esse grupo que em 2015 nos deu vergonha com seu corpo mole e suas farras, ora, se o Chifrada de Vaca é bom de papo, líder, agrada á todos, mas, por outro lado é um perna-de-pau que irrita a torcida Magnética e faz o time perder o “bicho”, se é que ainda existe isso, não tem como ele permanecer no Flamengo, o clube não é uma ação entre amigos, não é casa de caridade, não cabe panelinhas acima dos interesses do Flamengo, entra ano, sai ano é a mesma merda, indolência, corpo mole, falta de garra e futebol e o resultado é a luta para não cair, é preciso sair a barca e encabeçada pelo Chivrada de Vaca, coragem Bandeira de Merda, não seja omisso, não adianta sair comprando jogador se os que ficam contaminam o grupo todo, tem que eliminar essas laranjas podres, daqui a pouco até os juniores que forem recém promovidos agirão da mesma forma… Seriedade, profissionalismo, é o mínimo que se espera de um grupo de jogadores que veste o Manto Sagrado e representa o Flamengo em campo, o que não tem acontecido e tem ameaçado se repetir eternamente!!!
BARCAÇA JÁ!!!
QUEREMOS TIME E MUDANÇA DE POSTURA!!!
MUITO EMPUTECIDAS SRN!!!
Não entendi o texto, sou meio tapado. isso pra não dizer tapado completo… só acho que faltou o pó no texto..IUahsiuHAIUShaiushIAUSHiuahsiuAHISUHaiushIUAHSIuhaisuhIAHSIUahsiuHAIUSIuahsiuAHISUHaisuhIUAHSIsS
Talvez tenha sido isso que motivou a ele a usar. HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHEUEHUEHEUEHEUHEUEHEUEHEUEHUE
——-
Mudando de assunto. #ACORDAFLAMENGO
Corinthians leva mais torcida e renda no 1 jogo do paulista do que a rodada do FERJÃO.. 30 mil x 17* o * é por que não sei o numero exato…
Vergonhoso NÃO? ta certo que jogamos num estádio pequeno de 9* mil de capacidade. o publico foi de 6* mil e uns quebrados .. mais convenhamos que vergonha hein está na hora dos estaduais em geral acabar, no mundo moderno já não há espaço pra estaduais.. e principalmente o cariocãoFERJÃO .. já perdeu a graça já naõ tras retorno financeiro.. e publico pequeno
ACORDA FLAMENGO, tá na hora de termos nosso estádio próprio chega de depender do palco de show de música. e eventos o MARACANÃ.. não da mais
veja o corinthians. o palmeiras. o gremio com seus estádios próprios levando torcida aos jogos contra timecos. em campeonatos sem expressão nenhum.. e tendo lucro, ACORDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA FLAMENGOOOOOOOOOOOOOO.. busca uma parceria e arruma um lugar pra fazer esse estádio pelo amor de deus, a NAÇÃO precisa . o clube precisa disso…..
Mudando de assunto,
ta rolando ai pelo facebook, que tem um principe arabe que quer investir 30 milhões no CT do mengão. em troca de uma parceria com jogadores da base. alguém sabe me informar se confere . é verdade isso?
……..
#ACORDAFLAMENGO
#ForaWallace
SRN
Belíssimo texto, Arthur. Belíssimo elo feito entre o passado e o futuro do argentino mais idolatrado daquelas terras. Fiquei surpreso quando terminei o texto e vi que era seu. Parabéns.
Valeu, Tálio. Mas na verdade o texto é o José Pablo Feinmann.
PUTA QUE LOS PARALES….
E eu li essa PORRA até o fim….
SHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHUAHSUAHSUHAUSHAUSHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHS
SRN
NÃO entendo essa de CULPAR O CARIOQUETA….
O que temos que observar é o DESEMPENHO do Flamengo no CARIOQUETA que, embora se diga que NÃO serve de parâmetro pra nada, nos indica – como tem nos indicados anos a fio – que nosso time está uma BOSTA….
Então acredito que se pretendemos ter alguma chance no BRASILEIRO e COPA DO BRASIL, temos por OBRIGAÇÃO ter também um bom desempenho no apelidado pejorativamente de CARIOQUETA. Acho isso mais que claro….
SRN
Concordo André,
A culpa não é do carioquetinha.
A culpa é única e exclusiva do FLAMENGO por aceitar se submeter a VERGONHA de expor sua camisa e sua marca em campos de várzea, escuros, esburacados, contra adversários semi-amadores e pra públicos obviamente ridículos.
E nossa por admitir isso numa boa e depois querer que as crianças queiram usar a camisa do Mengão em vez da do Barcelona ou do Chelsea.
E podem me apedrejar a vontade.
EU NUNCA VOU CANSAR DE REPETIR ISSO.
SRN
Ano que vem acaba isso, ROMANO….
A Copa do Mundo e agora as Olimpíadas acabaram de vez por FUDER com o campeonato carioca e por ajudar de maneira COMPENSATÓRIA, acredito eu, o campeonato e os clubes paulistas com os estádios dos GAMBÁS e dos PORCOS.
São Paulo NUNCA engoliu o Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos….
e o nosso sempre “BRILHANTE” governo federal resolveu abrir as comportas do BNDES para financiar esses estádios com o dinheiro retirado da MESA DOMÉSTICA DOS TRABALHADORES
Realmente o ESTADO DO RIO DE JANEIRO já NÃO tem mais como abrigar um clube da envergadura de um FLAMENGO, com seus campos de várzeas, com uma FERJ que cobra a MAIOR TAXA cobrada pelas federações, e a baixa politicagem instituída há anos nos clubes em conluio com essa escabrosa federação!
SRN
Baixou uma preguiça infernal, então vou repetir o comentário já postado no MURTINHO:
”
Eu quero ver até quando o JORGE vai ter VAGA CATIVA na lateral esquerda do Flamengo….
Um jogador técnico mas de uma INEFICIÊNCIA À TODA PROVA…..
Não me lembro mais do jogo em que ele teve PARTICIPAÇÃO EFICAZ E CONTUNDENTE numa vitória, num gol marcado que seja….
Isso além da PATENTE INABILIDADE na marcação…..
Acho que o CHIQUINHO teria que ser EFETIVADO naquela posição, até que o JORGE reencontre o bom futebol que o levou a titular….
Com o CHIQUINHO teríamos uma nova AVENIDA LÉO MORTO pela esquerda, mas, pelo menos, teríamos alguma opção EFICAZ nas jogadas de ALA….
Então voltamos àquela piada….TIRA CHOOOOORGE….BOTA CHOOOORGE…..”
SRN
Não vi ^Boxing Helena^, que foi tirada do fundo da baú (nem tanto assim, pois é um filme de pouco mais de 20 anos), que foi citado pelo Gus (este sim, conheço muitíssimo bem)
De qualquer forma, gostei da estória, um tanto ou quanto macabra, assim como gostei do Dieguito ainda vestindo a camisa do Argentino Jrs.
Valeu !
Macabras, mas nem tanto, SRN
FLAMENGO SEMPRE
Boa. gostei da resposta do Dieguito.
Comparável a Boxing Helena.