Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Vivi! Ser FLAMENGO na vida. Quando você assume isso, encara o anjo, pede licença ao poeta e diz: VOU. Não tem mais volta. Pode vir o Paulo Victor, o Gabriel, o Jorge ou o Cirino. Eu vou. Você vai. Nós VAMOS. Pra Volta Redonda, Juiz de Fora, Brasília. Para o céu ou para o inferno. Nós vamos ser Flamengo na vida. Isso serve para o dirigente-aberração, para o torcedor-sem-noção, para o jogador-enganação. Isso serve pra vida. E esse mundo vasto mundo rubro-negro traz rima sem solução. A segunda era da gestão Bandeira começa com um fiasco. Um não. Três. Eliminações medíocres. Desculpas esfarrapadas. VERGONHA. Um Flamengo às avessas. Sem essência. Sem Flamengo. É quase filosófico. É dialético.
A cor azul pune. Uma maldição caiu sobre nós. Os adversários não temem nossa camisa, não se intimidam com nossas cores (o preto e o vermelho), não reconhecem nossa casa (sic). Logo, ou nosso presidente Posêidon – o deus do mar(asmo) – dá um jeito nisso, ou seguiremos nesse processo medíocre descaracterizando a história do Flamengo. Com um movimento de seu tridente, Bandeira Posêidon causa tempestades e terremotos, e sua fúria já famosa entre os deuses, faz xingar torcedores do FLAMENGO. Do FLA MEN GO. Posêidon vive procurando aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia. Aquelas de relações diplomáticas com a CBF. A CBF!!!!!!!!!!!!!! Cinco meses no LIXO na conta da Vice-Presidência de Futebol.
Nesse Olimpo rubro-negro, mantido com um salário exorbitante, um diretor que NÃO DÁ RESULTADOS. Rodrigo Caetano só poderia ser o Hefesto. Afinal, só um filho de Zeus e Hera poderia ser mantido ali sem resultado efetivo. Com aquela moral e soberba de alguém que NÃO entende de Flamengo. Que NÃO veste o manto sagrado. Que NUNCA viveu o que eu, meus 11 leitores e a torcida do Flamengo vivemos pelo Mais Querido. Hefesto nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso artesão. Impressionados com o talento (!!!) dele, os deuses levaram Hefesto ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja. Mais Rodrigo Caetano…impossível. O oceano é logo ali. Enquanto isso o Vice-Presidente de Futebol, nosso Hermes, se tornou o mensageiro dos deuses e o protetor de viajantes e mercadores. Acobertou um falso planejamento, um falso treinador, um falso time. Representado como um homem de sandálias com asas, caminhando pelas calçadas e areias do Leblon, Hermes tinha um lado obscuro: de tempos em tempos trazia mentiras e falsas histórias. Não preciso escrever mais nada. Apenas dizer que NÃO aceitaremos. Lutaremos. Gritaremos. COBRAREMOS. Nos resta pedir ao nosso Zeus, Fred Luz, aquele que manda em tudo e todos, que exerce a autoridade sobre os outros deuses, que vença essa batalha de titãs que é administrar o FUTEBOL do Flamengo. “Tá tudo errado, Fred Luz” era o que eu URRAVA de raiva, de paixão, de desespero quando tive a oportunidade de estar diante do Zeus da Gávea.
O Flamengo hoje é poema de sete faces. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos. Mas eles estão todos aí. Desejo de títulos, de vitórias, de mais Flamengo no Flamengo. De futebol com amor. De futebol com beleza. De futebol com tesão. O Flamengo é a nossa Afrodite, responsável pela perpetuação da vida, do prazer e da alegria. Mas parece que eles esqueceram disso. Do Campo ao Mando. Mas nós, não. Vivemos o mundo mundo vasto mundo rubro-negro. Não estamos por aí, sem eira, nem beira. Se eu me chamasse Bandeira, seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração rubro-negro. Brasileiro é Obrigação.
Pra vocês,
Paz, Amor e Rumo ao Hepta.
Curtindo nessa manhã ensolarada de domingo, pela “milésima” vez, o seriado Across The Universe, e ao som do Beatles vejo pela janela as ruas de Brasília pintadas de preto e vermelho… É a Nação… a Magnética… o povão e os playbocitos misturados, a espera do jogo de logo mais…Vamos lá Mengao, Don’t Let Me Down!… SRN
Vivi,
gata, flamenguista e culta!!!
Esse seu texto nos traz frescor, leveza, paz. Parabéns!!! Obrigado!!!
Vivi,
Contra poema e sentimentos, pouco sobra para os argumentos. Concordo com seu belo texto e sigo admirando a nossa musa da poesia.
Beijos Vivi e SRNs
Será a Galateia??
Odeio as novas palavras com ditongo aberto sem acento. É uma canalhice com as pessoas que se esforçaram tanto para aprender a escrever corretamente. E é, ao mesmo tempo, uma tentativa ridícula de impor um sotaque que só os Portugueses têm.
Enfim, deixemos o português de lado e vamos ao Flamengo.
A torcida do Flamengo mais parece com Pigmaleão. Escultor que se apaixona pela própria estátua e pede aos deuses para que consiga alguém tão perfeita quanto a amada que esculpiu. E pede, e pede, e pede, e pede…
Não imaginaria jamais que aquilo que esculpiu transformar-se-ia (ou tomaria) nas formas humanas, carnais.
A torcida do Flamengo é o Pigmaleão eterno. Sempre “esculpe” um Flamengo em sua mente e fica pedindo que ele se transforme na figura que ela (torcida) imagina, ou que já tenha visto em algum lugar do passado. Mas, a “estátua” teima em não tomar as formas humanas. Teima em não ser tão carnal quanto o seu “escultor”. Teima em não ser Flamengo do jeito que o Flamengo é.
Mas, como é o Flamengo? Muitos estão se esquecendo, inclusive eu. Porque as circunstâncias mágicas parecem nunca mais se concretizar. E há pessoas que parecem fazer questão de não colaborar com o esforço de esculpir “Galateia” (o Flamengo).
Insistem em não ouvir os gritos da torcida. Insistem em não fazer o óbvio. E insistem em não mudar de caminho, mesmo quando são claras as opções. É uma impressionante demonstração de burrice disfarçada de convicção. Mas, os Deuses parece que se cansaram disso.
A “convicção” era a de que o trabalho do Muricy (ou de qualquer treinador) deveria ser de longo prazo para dar resultados. A “convicção” era a de que deveríamos jogar no 4-3-3. A “convicção” era a de que tínhamos um elenco quase completo, e que faltava apenas um zagueiro para fechar o grupo. E, de “convicção” em “convicção”, fomos caindo nas competições.
Os Deuses Rubro-Negros resolveram, então, agir. Já que a ‘convicção” era manter o treinador até o final do contrato e do trabalho (2017), vamos agir e fazer com que o treinador peça pra sair (ao melhor estilo zero-dois). E, a partir daí, as outras convicções foram se esvaindo.
Já se pode jogar no 4-4-2. Já podemos contar efetivamente com os jogadores da base. Nada de improvisar meia como falso 9. Nada de fazer corpo mole por causa disso ou daquilo. E, finalmente, recobrar a alegria de ganhar jogos e querer algo mais que apenas o transcorrer do ano-calendário para entrar de férias.
A nossa “Galateia” ainda não mexe os braços direito. Dá umas “ombradas” na bola de vez em quando. Perde gol sem goleiro e fura feio na pequena depois de uma linda jogada do lateral. Mas, como Pigmaleões, os torcedores sempre torcerão (e pedirão aos Deuses) para que “Galateia” seja tão perfeita quanto o é em seus sonhos. Ou como já foi “perfeita” na era dos Titãs: Zico, Júnior, Leandro, Andrade, Adílio, Nunes…
Vagner, que texto bacana esse seu! Parabéns!
Resgatou-me o prazer de ler crônicas esportivas!
Que legal! Muito obrigado! Saudações Rubro-Negras!
Já imaginou cantar “Garota de Ipanema” com sotaque português? Primeiro que começaria com “cachopa” de Ipanema…
Mas como os desejos continuam e não são nunca devidamente sublimados, o que os deixaria mais ou menos azuizinhos, a Vivi sabe que eles sempre serão Rubro Nigérrimos.
Saudações idem
Mas Drummond era vice
Falando em Deusa… Vivi a Ceridween do RP&A… Depois de ler e me maravilhar com o texto, só me resta dizer…”Que Assim Seja…Que Assim se Faça”…Blessed Be…
SRN
Nossa! Dizer o que. Impressionante! Esta Vivi é maravilhosa!
Entre tantos deuses citados, quisera eu ser o Eros, o mais belo entre os deuses imortais, pois eu queria ver a Vivi resistir a minha beleza. (risos)
Beijos carinhosos, querida Vivi e parabéns pelo magnífico texto.
S R N !
Está combinado, Áureo.
Vc é o Eros.
Eu a Psiquê.
Beijos e SRN|, Vivi.
AH, muita falação, blablabla,
UM TANTO de MIMIMI
(aproveito para DAR OS PARABENS À NIVEA, A uuuuuuuuuuunica que deu as caras aqui durante as duas semanas nefastas…)
e o fato é que estamos no G4 !
FA-TO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SRN
Fred, acabei de chegar de Volta Redonda fui lá buscar essa entrada no G4. Sem Mimimi! ; )
SRN, Vivi.
Já que os deuses do futebol tiveram que agir para poder acontecer as mudanças que a torcida queria no futebol do clube, que eles entrem em campo e jogue por nós, porque se fossemos esperar pela diretoria ia acabar o campeonato e continuaríamos com o mesmo padrão de jogo e sofrendo a cada rodada. Mais uma vez, belo texto da Vivi. Bom demais ser um dos 11 leitores.
Com Certeza os DEUSES são FLAMENGO.
E eles trarão o HEPTA!
Obrigada por ser um dos meus 11 leitores.
Beijos e SRN, Vivi.
Essa menina não brinca em serviço. Parabéns Vivi.
Eu sou tipo o menino Vizeu ; )
Obrihada pela leitura1
Beijos e SRN, VIvi.
Perfeito o texto, reflete o sentimento vivido por nós Flamengos nesse momento.
Que bom, Rogério.
Beijos e SRN, Vivi.
musa é vc,minha rainha !!!
te amamos cada vez mais….
SRN !!!
Ah QUE AMOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR.
Seu LINDO!
Beijos e SRN, Vivi.
Sensacional! Simples assim.
Sensacional é o FLAMENGO ; )
Beijos e SRN, Vivi.
Que texto!!!!!!
Opa : )
SRN, Vivi.
Esplendido !!!
É o Flamengo…. ; )
Beijos e SRN, Vivi.
Dizer o que?… Parafraseando o mestre Carlos Morais…. Bravo!… Bravo!… Palmas de pé…. começamos bem nossa manhã, a espera do jogo da vitória. Fomos presenteados com dois belos textos, da Vivi e do Murtinho… Quem dera poeta eu fosse, para em uma simples frase resumir… Se todos fossem iguais a vcs, que maravilha Flamengo ser…. SRN
AH Danilo!
Isso aqui é FLAMENGO!!!!
Beijo grande!
SRN, Vivi.
Olá Vivi,
Maravilhoso o seu texto. Você foi inspirada pelas nove musas, ou somente pelo Flamengo e sua torcida?
Como já escrevi por aqui (em outros posts talvez), o trabalho está sendo bem conduzido. O nosso time melhorou
muito com as contratações, incluindo os que chegaram no ano passado. Eu coloco o fracasso na conta do poderoso técnico pirracento Muricy.
Temos (tínhamos) jogadores jovens que não foram testados e estão sendo dispensados. Insistiu com o Wallace quando este mesmo ficaria feliz com um banco para deixar ira da torcida esfriar. Dispensou o César Martins, que jogou bem contra as flores. Temos no banco um atacante que entrou uma vez e jogou muito bem, mas nunca mais foi relacionado (Thiago – com ou sem H? – Santos).
Enquanto isso insiste com Gabriel, Cirino (uma no cravo e outra na ferradura), Emerson (que não aguenta jogar o todo o jogo e todos os jogos). Além disso, eu acho que o Guerrero é bom jogador (que não é centroavante), mas o esquema 4-3-3 (teimosia do Muricy) é ruim para ele, com os jogadores do meio sendo todos volantes.
Mas defendendo os azuis, o Muricy era um técnico que teve a aprovação da torcida imprensa, etc. Até eu que não gosto dele fiquei feliz com esta contratação. Fiquei mais feliz quando este saiu.
Acho que estamos no rumo certo e tomara que efetivem o interino, mesmo que seja por falta de opções.
Abraços e SRN
Roberto
PS: Reza a lenda que a nossa primeira camisa era azul marinho e dourada (não azul e amarelo como pintam os desinformados).
Ah Roberto…o Flamengo me insPIRA ; )
Excelentes considerações as suas.
Importante para fazermos um balanço geral do trabalho.
Olharmos para outros lados da gestão.
Beijo grande, Vivi.