Eu já disse aqui. O Flamengo tem razões que a própria razão desconhece. Eu, por exemplo, vivi todos os 121 anos de história do Clube que comemoramos nesse 15 de Novembro. E 17! De alguma maneira estava naquela embarcação com os outros seis. Eu sou a 7ª remadora. Só não vê quem não quer. Nós somos a história do Flamengo. O Flamengo é a nossa história. Vestida com a papagaio de vintém acompanhei os 16 x 2 em cima do time Lá de Mangueira. Meu coração portelense exultou. O Estádio da Campos Sales tremeu. Nessa partida fui jurada para morrer de amor pelo Flamengo. Com aquela boa e velha sensação que o mundo pode acabar num jogo, numa comemoração de gol nosso. Caminho pela Lagoa e lembro de cada bola que tive que ir buscar naquele Fla x Flu. Eu vi o Gilberto Cardoso falecer ali…na quadra…bem na minha frente. E chorei. Vibrei com cada Tri conquistado. Abracei o Dida no vestiário. Ovacionei um Urubu jogado em campo. Combinei cada detalhe com o Ladrilheiro. Ainda não me conformo com a morte do Geraldo. Gritei mais um, mais um, nos 6 x 0. Chorei abraçada a um geraldino sem dentes e descalço no gol do Andrade. O Bujica me dedicou aqueles gols. Vi o jogo de despedida do REI Zico de costas para o gramado, me recusando a aceitar a realidade. Eu nasci há 121 anos atrás. E não tem nada, nem ninguém, nesse mundo rubro-negro que eu não saiba…e não ame demais. Eu vi o amor nascer e ser assassinado. Como na história da Tia Léa…
Eu estava naquele jogo místico em Edson Passos. Sensação térmica de 49º graus. É um estado de estar Flamengo que faz você apagar o tempo todo. Com ou sem gol. É daquelas coisas que sentimos na explosão de um título. Ou assistindo um jogo do Mais Querido no calor, e no amor da Baixada. SobreVIVI. Com o fim do estoque de água na torcida, a beira de uma ensolação, “vi” uma senhorinha de uns 80 anos, aproximadamente, se escondendo do calor e do sol escaldante na sombra dos instrumentos da bateria. Ela estava ali AMANDO o Flamengo incondicionalmente. De trem…de ônibus…de qualquer jeito ou lugar…SEGUINDO o Flamengo A TODO LADO. Tia Léa, mãe de uns quatro ou cinco filhos, trocada e abandonada pelo marido, reuniu todos na sala e comunicou solenemente: “O pai de vocês me largou. De hoje em diante eu sou CASADA com o Flamengo.” Que seja infinito enquanto dure. E o amor durou.
Tantas vezes Tia Léa teve que explicar: “Não quero mais saber de homem. O meu homem é o Flamengo”. [Dá pra ter os dois, Tia Léa?] Ela tinha sido traída pelo marido com uma vizinha “da rua de trás”, e o infeliz ainda foi morar com a dita cuja bem ali, na cara dela. Aquele sentimento de Márcio Araújo titular. De Cirino aquecendo para entrar. De apenas três pontos conquistados nos últimos jogos. Somos todos Tia Léa. Mas, a vida de quem torce para o Flamengo é tipo um...preciso não dormir até se consumar o tempo da gente. Um dia, a uma certa altura do campeonato, a vizinha quis “devolver o marido da Tia Léa” que já vivia em eterna lua de mel com o Flamengo, viajando com as torcidas, frequentando estádios, fazendo amor e sexo animal com o Mengão. Nós sabemos bem o que é isso. Tia Léa reuniu os filhos, mais uma vez, e decretou: “Ele é o pai de vocês. Não quero mais. Receber esse homem aqui é trair em “alto grau” o meu time. E isso eu não faço. Ele pode ficar, vocês que tomem conta, que eu vou continuar cuidando do MEU Flamengo.” Que Mulher.
Léa era o nome da minha vó paterna. Coisa do destino em preto e vermelho. A mãe do meu pai gerou um filho que esperava o trem chegar numa estação do Espírito Santo, levando o jornal com notícias velhas do Flamengo. O escudo. As bandeiras. As fotos do Flamengo estavam lá. Tia Léa tem nome de vozinha que ama neto e neta do Flamengo.
Em casa, fora dos estádios, Tia Léa via o jogo toda de Flamengo. Uma unha preta, outra vermelha. Com seu manto sagrado e um bandeirão para se esquentar. De Flamengo. Naquele dia foi convocada para a um jogo em Volta Redonda. Negou. Cansada, já sem forças, escolheu ver o jogo em casa. Amando o Flamengo devagar e urgentemente. Foi o último jogo dela. Envolta com as cores do Flamengo, aquecida pela bandeira rubro-negra, Tia Léa esperou o apito final do juiz e viu seu último jogo do Mengão. Tombou para o lado. E morreu.
Nesses 121 anos de história sigo amando o Flamengo com amor de Tia Léa. Com amor de Alvarenga, que viveu e me contou essa história, e de todos aqueles da Urubuzada que acolheram e amaram essa torcedora TODO SENTIMENTO. Eu vivi os 121 anos da história e das histórias do Flamengo. Como a dessa mulher casada com o Clube de Regatas do Flamengo. Eu vivi esse tempo de delicadeza. De cheirinhos. De sensações. De amor galático. De amor universal. De amor de Tia Léa. De amor de 11 leitores. Ou de um pouquinho mais. Eu vivi os 121 anos de um amor do tamanho da Torcida do Flamengo. Com TODO SENTIMENTO. E nas próximas rodadas, seja qual for o resultado, não diremos nada, nada aconteceu. Apenas seguiremos, Flamengo, como ENCANTADAS e ENCANTADOS…ao lado teu.
Para vocês,
Paz e Amor. De Tia Léa.
Tô tão feliz com as prisões do Garotinho e do Cabral que até ignorei a bosta desse time e desse técnico do Flamengo. Achou um gol contra o indigente rebaixado e chupe o dedo. Que “granda merda”, como dizem os patrícios. O pior é que tem gente que aprecia e se contenta com esse cardápio. Eu não.
Acrescentando…
Jamais, em tempo algum, não há hipótese de torcer pelo time da cbf. Minha única nacionalidade é flamenga. Portanto, que se foda o brasil da cbf. E neymar é o caralho.
DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2016, PARA MELHOR ADEQUAR E POSSIBILITAR A PRESENÇA DE TODOS, UM DIA DOMINGO, AQUI EM ALAGOINHAS ESTAREMOS COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO DO NOSSO QUERIDO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO COM A JÁ FAMOSA ‘FLAJOADA. EVENTO, ESTE, QUE NÃO ESTÁ CONDICIONADO ÀS CONQUISTAS, VITÓRIAS OU CIRCUNSTÂNCIAS VENCEDORAS. POUCO NOS IMPORTA O QUE FAZ OU FEZ O FLAMENGO NAQUELE MOMENTO, SE; CAMPEÃO OU LANTERNA, FAZEMOS A FESTA COM MUITA ALEGRIA, O MAIS IMPORTANTE PARA NÓS É A IMPORTÂNCIA DO SABÊ-LO, EXISTIR, E A OPORTUNIDADE QUE JAMAIS SERA DESPERDIÇADA OU IGNORADA EM HOMENAGEÁ-LO. AQUI TEM MAIS FLAMENGUISTAS DO QUE O RIO DE JANEIRO, PORRA. KKKKKKKK PROPORCIONALMENTE, CLARO!
DIA DE CONFRATERNIZAÇÃO; DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES, BANDA DE PAGODE, ALMOÇO, CACHAÇA, ABRAÇOS, BEIJOS, TELÃO COM JOGOS HISTÓRICOS, AMIGOS, FAMÍLIA E A CRIANÇADA QUE BOTA PRA QUEBRAR. .
NO ANO PASSADO FORAM VENDIDAS 200 CAMISAS COMEMORATIVAS EM MENOS DE 1 HORA E MUITA GENTE NÃO ENTROU. .
SEI QUE É DIFÍCIL O COMPARECIMENTO MAS COMO EU GOSTARIA DE VER PRESENÇAS DA TURMA DO ‘REPÚBLICA’ E OS NOVOS CAVALEIROS DA NAÇÃO. ALAGOINHAS É MUITO LEGAL, UM DIA, VENHAM!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=402640379943684&set=a.332885350252521.1073741829.100005931750004&type=3
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – VENHAM…!
Ed,
Valeu o convite, mas não vai dar mesmo. Peraí, telefone tocando aqui…. Alô, quem é?? Zé??? Zé o técnico?? Vc o que?? Tá perguntando se o convite se extende a você?? Olha Zé, quem convidou foi o Ed. E aí Ed, o que falo pro homem??
Mais o que?? Ah, o MA quer ir junto? Bom, vou ver com ele. Quem sabe? Ok, passe bem e falamos depois.
E aí Ed, responde aí pô.. Quem inventou essa Flajoada foi você.
SRNs
PS – Peraí, dia 20/11 é dia de jogo no Maraca. Ed, se você aceitar os cabras aí, quem sabe o time entra com Cuellars, Mancuellos, Vizeus e Thiago Santos??
PS2 – Mas peraí, lembrei aqui… Quem é o reserva do Zé????? JAYME NÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOO… Sai dessa aí Ed, joguei a toalha. Kkkkkkkkk
Gostaria muito de comparecer, mas não posso.
Muito em cima.
Fico devendo – está em meus planos – uma ida a Alagoinhas, independentemente da Flajoada.
Abram as letrinhas azuis e conheçam o Edvan. Bem menos careca que o Esquerdinha, bem mais alto que o Babá, muito mais alegre que o Zagalo, é o ponteiro esquerdo do time.
Alvissareiras SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – gostei muito do convite do nosso sábio, como também gostei muito do inspirado comentário em estilo de gozação do Xará.
Vivi,
Como é bom SER Flamengo ao seu lado. Pq na maioria das vezes, com as pessoas normais, torcemos juntos pelo Flamengo. Mas com você, com a Vivi, a coisa transcende e passamos a SER inteiros, a torcida faz parte mas conta menos do que o SER. Do seu lado o Flamengo amplia sua essência. E eu que já assisti um jogo com a Vivi (só pra matar de inveja o Edvan) posso dizer, eu já VIVI o Flamengo e toda sua essência…
Beijos e obrigado pelo lindo texto
SRNs
Tão focalizado pela TV quanto o Neymar, e dessa espetacular mudança no ânimo do brasileiro com relação à seleção brasileira, dessa reconstrução, do despertar de novo interesse do nosso torcedor, ao grito de alegra vazado do peito como há muito não se via, do regozijo da nossa pátria, o nosso lar, quais; somos por ela tutelados da abrangência de fóruns internacionais ( onde se mexer com um brasileiro o Brasil acusa desconforto), não pude, de tão agradecido, deixar de observar o causador de toda essa reviravolta, da sua presença comanditava, das inquietudes e muita sabedoria a mostrar ao time as chaves para abrir caminhos de vitórias absolutas. Como se movimenta, participa e vibra o TITE na condução do time. Incansável, inquieto e gesticuloso a repassar instruções a cada movimento do jogo; visto, observado, calculado da dinâmica do conhecimento de um técnico, altamente, capacitado e brilhante a dar-nos a confiança perdida. Um professor, porra!
SOU FLAMENGO, SOU BRASIL,…!
OBRIGADO TITE, VAMOS PARA A RUSSIA BRIGAR LÁ…QUE TRAGÉDIA, QUE TRISTEZA, QUE DESÂNIMO, SERIA A NOSSA AUSÊNCIA NA COPA DO MUNDO…! CARAMBA, QUANTO FALTOU?
TEMOS TÉCNICO QUE MONTOU UM TIMAÇO…! VENHA ‘ALEMANHAZINHA,’ VEM FIFITA DAR 7 A 1, AGORA…! BOTE O SEU TIME EM CAMPO E VAMOS VER SEUS BEBEDORES DE BIER…!
————————————————————————————————————————–
Enquanto isso temos o ZÉ. Vejo-o ali á margem do campo, olhando, olhando, mão no queixo, discreta alinhavada no cabelo, músculos faciais inalterados a se dizer daqueles caras correndo atrás de uma bola: Como desembaraçar isso se todos a querem, Meu Deus? Que esporte mais Filho da Puta de complicado..não estou entendendo é nada..Já sei, vou fazer uma modificação tomara que dê certo, não, não, melhor colocar um canhoto lá pela direita, nada disso, isola, o Patrikc não vai gostar…mas é preciso fazer algo ou vão desconfiar, emprego tá difícil, é isso; vou tirar o Diego, poxa, e se não for o meu dia de sorte….se eu soubesse que era tão difícil, assim. .Por que não pensei nisso antes? Agora não tem erro…
…Tiro, ele, São Judas? …e só uma pergunta: “O Senhor nunca jogou bola, não? ..É que eu estava pensando…
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Quando penso que era treinador do Corinthians…e bem que poderia também ser do FLAMENGO, descarrego a minha iria no pobre do ZÉ.
Que culpa tem se ( irresponsavelmente), lhe entregaram o time?
E hoje, ZÉ, ganhamos ou não? Deixa pra lá sua cabeça deve estar fumaçando…coitado do Zé…!
MENGÃO, GANHE O JOGO, DÊ UMA FORÇA PRO ZÉ, …E TEM UMA: NÃO DESISTA NUNCA, FAÇA A SUA PARTE E PEGUE A TAÇA…!!
DOS 4 JOGOS O PALMEIRAS GANHA 1, EMPATA 1, PERDE 2. QUEM DUVIDA?.
FUI…!
NÃO SERIA MELHOR SOBRE OS ‘ALEMÃO,” DIZER; I BEBERRÕES DE BIER?
Pronto, tá modificado.
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – ESSE CAMPEONATO TÁ COM CHEIRO MESMO É DE REVIRAVOLTAS…!
fui…!
Estou deveras preocupado com o jogo de logo mais, acho mesmo que será um jogo crucial (epa! hoje estou terrível, meio embebido que me encontro nos velhos alfarrábios à procura de leis insanas). Vejam bem, no final das contas, estamos com um time misto, nem sei se foi o mesmo daquela tragédia lá contra um nãoseiquem, parece o Figueirense, que depois recuperamos e depois virou tragédia mesmo, com outro nãoseiquem cucaracha que quero esquecer, típico desenrolar rubro-negro, tragédia grega assáz geuína. Estão de volta, PauloVítor, Juan e Donatti, aquele mesmo que misturou estações, ou melhor, esportes e confundiu futebol com ginástica olímpica e plagiou descaradamenjte nosso brioso Daniel Hipólito, criando um novo e sensacional movimento, o bunda no chão carpado (ou seria chapado?). Estou mesmo muito preocupado: Damião, Evérton (voltando de contusão) a já citada dupla de zagueiros e por último o nosso imprevisível Paulo Vítor. Claro, vou rezar pelas setas de São Sebastião que em tempos remotos mandei conferir o real número que feriu o nosso padroeiro, até hoje, vejam o que é burocracia, não me deram resposta. Estou preocupado, mas se passarmos, ninguém nos segura.
Parabéns FLAMENGO!!! Lindo texto Vivi!!! Eu também sou FLAMENGO há 121 anos!! Um amor passado de pai pra filho, uma amor cheio de histórias da história do Mais Querido!! Pessoas como nós vão sempre se emocionar com as histórias das “Tia Léa” do MENGÃO!!! Obrigado por compartilhá-la conosco!!!
SRN!!
CCM!!!
Lindo texto,Vivi!Somos todos Tia Lea!! Mengão até morrer!!!
Caiam fora papudos com pieguices e amanteigamentos pros lados da Vivi…sou o primeirão da lista dos onze, ela é a minha poetisa preferida e ninguém tasca, eu iniciei o reconhecimento do seu talento, aqui…Não foi Vivi?
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – O 15 de Novembro, ainda é dia comemorativo da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA do Brasil? Há controvérsia. Sem retirar-lhe a importância, muitos historiadores se inclinam de que, pelos tempos, tornou-se mais significativo, ativo, apelativo e de significado cívico mais adequado como fato de verdadeira integração nacional. Uma nação manifestada, apaixonadamente, em loas à fundação do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO de mérito existencial inexcedível. Sigo essa corrente. Não se pode ter mais dúvidas; em gritos de alegria e entusiasmo que ecoam pelo país, o feriado transformou-se, realmente, em ato popular PRÓ-ACLAMAÇÃO do clube mais querido que jamais existiu…,,em que, desta verdade, tome o mundo nas mãos…!.
O ZÉ, cabe aí…?
…E cá pra nós, a Vivi é uma loirinha…lindinha mesmo, velho!
FUI…!!!
Parabéns, Vivi! Flamengo sempre!
Vivi. Parabéns ! Mais um texto de emocionar…. (Tenho orgulho de ser um dos 11)
Me vez lembrar minha velha avó paraibana e flamenguista de sete costados, em resposta ao insistente chamado do velho avô, cangaceiro aposentado, pedindo que ela o acompanhasse de volta ao sertão…”Vou nada…vou não… lá não tem Flamengo”…
Não existem palavras… verbetes…no idioma português que expressem o que sentimos ao ler um texto da “fada das letras flamengas”…Vivi Le Fay”…
SRN
“SAUDO AQUELE QUE AMA O FLAMENGO MAIS DO QUE EU… SAÚDO AQUELE QUE AINDA NÃO NASCEU”
CDN
Parabéns, Vivi! Quem é Rubro Negro de verdade se emociona… SRN e Parabéns Flamengo!
Você viveu VIVI os 121 anos.. Parabéns !!
Não tem como ler os seus textos e não se arrepiar e suspirar no final. Estamos todos e todas de parabéns. SRN!!
Devo ser um dos 11. Obrigado, Vivi. Suas palavras confortam nos (poucos) momentos difíceis e fazem vibrar ainda mais os corações rubro – negros. SRN
Emocionante e magnífico texto, como sempre Vivi. Nada melhor para começar este dia Rubro-Negro.
Grande Beijo
Roberto
Vc e fantastica.Flamengo,minha vida.Parabens a todos nos que nascemos rubro negros.Todo dia e festa pra quem e flamengo.S.R.N.
Aquele texto que deveria ser rodado em um mimeografo, molhado e ainda com cheiro de álcool ser distribuído a cada um dos cento e tantos mil devotos naquele Maraca superlotado e inexplicavelmente ‘confortável’ dos anos 80. Parabéns, Fabio Justino.
Sensacional… como sempre! Parabéns
MEGA EMOCIONADO, PARABÉNS.