República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Tempos modernos.

Por | 25 de janeiro de 2016
102 Comments
  • author avatar
    Aureo Rocha 9 anos ago Responder

    A CBF, de forma autoritária e em flagrante afronta às leis esportivas brasileiras, por meio de uma resolução, vetou a realização da Primeira Liga, no ano de 2016.

    Todavia, o art. 16, da Lei Pelé (Lei nº 9615/98) estabelece que as ligas “são pessoas jurídicas de direito privado, com organização e funcionamento autônomo…” e que poderão, querendo, filiar-se ou vincular-se a entidades nacionais de administração do desporto, (CBF e federações) as quais ficarão proibidas exigir tal filiação ou vinculação, sob qualquer pretexto.

    Por outro lado, o § 5º, ao art. 20, é claro no sentido de que:
    – ” É vedada qualquer intervenção das entidades de administração do desporto (CBF e federações) nas ligas que se mantiverem independentes.”

    Por fim, o art. 217, da Constituição Federal, reconhece a autonomia das ligas, quanto a sua organização e funcionamento.
    Observe-se que Primeira Liga foi constituída nos termos legais.

    Assim, esta resolução da CBF, proibindo a competição da Primeira Liga, pode até estar de acordo com regulamentos, estatutos e o cacete a quatro, elaborados pela FIFA, pela CBF, pela FERJ ou por qualquer outra federação, porém, rasga a nossa Constituição e a Lei Pelé em pedacinhos.

    Portanto, se, necessário, os clubes devem levar a questão para o Poder Judiciário, eis que a causa é ganha. Estatutos, resoluções, regulamentos elaborados pela FIFA ou pela CBF não podem ter mais força do que a Constituição Federal e as leis brasileiras.

    Ou os clubes brasileiros, agora dentro da legalidade, enfrentam a CBF e as federações, sem o menor medo de sagrarem-se vencedoras nesse embate, ou correm o risco de passarem o resto da vida rastejando aos pés dessas poderosas forças.

    Presidente Bandeira de Mello, escreva o seu nome na História do Futebol Brasileiro!

    S R N !

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Até concordo com você ÁUREO ROCHA, mas acho que, para fazer isso, os clubes Flamengo e Fluminense teriam que se DESFILIAR DA FFERJ o que NÃO acreditam que tenham COLHÕES para fazer agora em 2016 por conta do contrato com a MALDITA REDE GLOBO….

      É nisso que o ROUBINHO e o EUMICO estão apostando….

      Como o contrato acaba no final de 2016 e será RENOVADO, nada impede que a LIGA seja disputada em 2017…..

      SRN

      • author avatar
        Aureo Rocha 9 anos ago Responder

        André,

        Flamengo e Fluminense podem disputar a Primeira Liga sem a necessidade de se desfiliarem da FERJ.

        A FERJ e a Primeira Liga são entidades esportivas autônomas, cada uma com seus próprios regulamentos.

        Se a FERJ quiser, ela que desfilie a dupla FLA-FLU, sob os argumentos que lhe convier.

        Entretanto, o Poder Judiciário derrubará qualquer ato neste sentido.

        S R N !

  • author avatar
    Rasiko 9 anos ago Responder

    Postagem do Arthur no Face. Destaque pra um dos comentário do Hexa Mais querido do Brasil e outro de um tal de Arthur Antunes Coimbra. Bom demais o revival.

    http://globoesporte.globo.com/rj/torcedor-flamengo/platb/2013/11/27/o-flamengo-nasceu-pra-ser-tri/#.VqZOABQjzyc.facebook

  • author avatar
    André 9 anos ago Responder

    Ninguém falou do CAFU, mas considero esse jogador muito melhor do que o JAJÁ que acho meio amarelão…

    Depois então que o ZÉ RICARDO percebeu que ele joga melhor como um MEIA ESQUERDA do que deslocado e torto pela direita, acho que o futebol dele tem rendido MUITO MAIS…

    Fica o registro….

    SRN

    • author avatar
      Rasiko 9 anos ago Responder

      Também gostei demais desse muleque. Os lançamentos seguidos que ele fez mostraram que o cara sabe onde enfia a bota.

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Exato RASIKO….

        O muleque foi responsável por 4 assistências na Copinha….

        SRN

    • author avatar
      Roberto Fla 9 anos ago Responder

      Olá André,

      Compartilho da sua opinião. Acho que este está pronto para subir, já que estourou a idade. O problema
      é que estamos com um elenco inchado nos profissionais.

      SRN

      Roberto Fla

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        Exatamente ROBERTO FLA…

        Agora, com a NÃO saída da barca, o profissional está INCHADAÇO…..

        SRN

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        Então, Roberto.

        Se estourou idade, tem que subir. Ou então que seja emprestado para um time médio, onde possa crescer e aparecer. (Lembra, por exemplo, o que aconteceu com Wellington Nem, que foi emprestado pelo Fluminense ao Figueirense, fez um grande campeonato, voltou, foi campeão brasileiro e ainda rendeu um bom dinheiro ao clube?) Só que a questão é essa: tem que escolher com critério. Não adianta emprestar ao Macaé e esquecer o cara.

        Mas eu concordo: o ideal é que suba, para ir se acostumando com o calor da fogueira.

        Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

    Boa Noite, Murtinho!

    Em vista do que há nas redes sociais de alguns estados, não só do RJ, com torcedores rivais se solidarizando à Fla & Flu contra as punições da FFERJ e até mesmo da CBF. Vi também que há uma “proteção” pregada pelo Gilvan Tavares, do Cruzeiro, dos clubes da Liga à quem vier a ser penalizado por sua Federação (Nesse caso a FFERJ – com Fla e Flu e a FGF – com Grêmio e Inter), além de tudo, com apoio do movimento do Bom Senso FC, defendendo que essa Liga pode enfim ser a derrocada da CBF.

    Enfim, poderia ser debatido esse tópico no próximo post, o que acha?

    Sinceramente: Eu apoio esse movimento! Acredito que o Fla tem sido muito prejudicado pela CBF, especialmente na tresloucada intervenção dela em 1987, com a inserção dos clubes cata-cata que por ela foi imposta depois do campeonato já tar pronto pra iniciar, que depois ela chamou de módulo amarelo e o final, todos nós já estamos carecas de saber (não foi uma zoação minha, à propósito rsrsrsrs).
    E depois, saiu ela dando títulos pra todo mundo via fax e o único que ela tinha a obrigação de defender (o nosso), ela foi impedida por um “bendito” processo transitado em julgado.

    Se um movimento como esse for dado aos clubes para gerirem, tá na cara que as tais cotas de tv vão ser iguais pra todos – como foi até 2011. Mas quer saber: O Fla não iria perder tanto com isso aí não.

    Primeiro que não teria mais a federação pra sugar os nossos 10% de todas as nossas partidas. Não teria o cansativo campeonato estadual, que o Fla só participa por obrigação, pois mesmo que ganhasse todos os anos, ainda assim teria prejuízos.
    E hoje, temos o nosso estatuto pra pegar as raposas felpudas, que caso haja administração temerária, vão ter que pagar do bolso. Assim, mesmo que não recebamos tanto com direitos televisivos, ainda conseguiríamos tocar nosso barco vivos, coisa que era improvável até o fim de 2012.
    Logo, se nossa cota de tv for igual a do Coritiba, por exemplo, pode até ser um pouco injusto conosco… Mas a ideia não seria nós que teríamos a mesma cota que eles (atualmente R$ 35 milhões), mas sim que eles tenha a mesma que nós (R$ 170 milhões).

    Acho que nisso, o Kaliu tem uma certa razão. O problema das cotas, não é que é mal distribuída. O problema, é que é pago muito pouco no nosso futebol.

    De jeito nenhum, eu me incomodaria, se o Guarani de Campinas tivesse a mesma cota de tv do Fla, se essa cota fosse de R$ 300 mil por ano. É grana boa pro nosso administrar. Se os outros passam ganham igual, problema deles! Vamos diferenciar, no patrocínio da nossa camisa. Aí nós daremos um banho de faturamento em todas as outras equipes do país.
    E esses 300 mil não seria um sonho, afinal, se é extinguido um torneio que atualmente dura 4 meses (Estadual), logo, os torneios restantes, seriam os carros chefe da temporada.
    Se o Esporte Interativo tá entrando com o pé na porta da Globo pra poder transmitir as partidas, na bagunça atual, imagina se fosse algo organizado? Teriam várias emissoras de fora querendo patrocinar, pra mostrar em outros países, como a Fox Sports atualmente faz, transmitindo para nós o Campeonato Argentino. A verba de tv seria bem mais alta e aí pararia com essa palhaçada de Pay-Per-View que tem hoje aqui.

    Se essa Primeira Liga finalmente vingar (coisa que não ocorreu em 1987 e 2000 com o G13), sem a intervenção da CBF e extinguindo as Federações, olha quantos torneios amistosos nosso clube poderia participar no exterior? Faturando muito mais que hoje. São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Corinthians, Atlético MG – todos eles jogaram fora do país. Isso só no mês de Janeiro. Se não existisse estaduais: Haveria só Copa do Brasil e Brasileiro, não haveria um folga maior no calendário pra deixar nossa marca ainda mais internacional? Podendo finalmente desenvolver a competição como lá na Europa: Início em Julho, final em Maio do ano seguinte. Assim, os clubes quando forem disputar a Libertadores, estarão no meio da temporada. Podendo ganhá-la todo o ano. E não atualmente em início de temporada, como nós nos últimos anos, penando pra passar pela primeira fase.

    Pro Flamengo seria sensacional. Principalmente, por ser o maior clube do futebol brasileiro, ser um dos fundadores desse movimento. E estar sempre na Vanguarda

    Eu apoio. SRN

    • author avatar
      Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

      Errata: Cota de TV não de 300 mil, mas sim de 300 milhões (erro de digitação)

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      PVS, o tema é ótimo e acho até que não é preciso esperar um próximo post para levá-lo adiante. (Muitas vezes vocês fazem isso aqui, mudando o assunto do post e dando muito mais dinâmica ao blog. Me amarro.)

      De qualquer modo, com post ou sem post, as discussões estão abertas e quem quiser pode chegar.

      Abraço.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu amigo PVS:

      Já viu lá? Post novo do Arthur tratando, exatamente, do tema que você pediu.

      Aliás: o homem voltou com a corda toda. Parece até o início do segundo tempo do nosso time na final da Copinha. Matando a pau.

      Abração.

    • author avatar
      Alessandro Matos 9 anos ago Responder

      Grande Rasiko se esse Rica não for Flamenguista ele deve ter o DNA rubro-negro ainda em estado latente, kkkkkkkkkkkkkkkkk, só pode, mas que é pra rir ao montes da cara dos comentaristas que querem por que querem empurrar guela a baixo que o curintias é maior que o Flamengo , faz me rir, kkkkkkkkkkkkkkkk, um abração meu amigo!

      Pelo jeito que bebeu todas deve ter alguma mulher ou duas pra contar como foi que não assistiu o jogo , kkkkkkkkkkkk

      Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo assim como o Rasiko e eu!

      • author avatar
        Rasiko 9 anos ago Responder

        Fala meu irmão Alessandro!, fiz um comentário lá no Rica dizendo a mesma coisa -“Tu ama o Flamengo, Rica”. Bom, o maior ídolo do cara é o Zico, por aí vc vê. Na entrevista que ele fez com o Galinho, tremia todo de emoção, antes, durante e depois. Vc viu?

        Meu amigo, essa moda das mulheres, até as mais velhas, só estarem a fim dos jovens pegou mal demais. Eita modinha fora de moda! 🙂 O “pobrema” é que eu não me atualizo e continuo só a fim das gatinhas. Aí, fudeu. 🙂

        abração

        srnp&a

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        Grande Alessandro (e grande Rasiko):

        Rica Perrone talvez seja o mais carioca de todos os paulistas e o mais rubro-negro de todos os são-paulinos. Tem um texto dele em homenagem ao Rio que é um clássico da internet.

        Vale muito a pena e o link é esse:

        http://www.ricaperrone.com.br/365-dias-no-rio/

        Abraços. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    André 9 anos ago Responder

    Por que será que o PATRICK (autor do pênalti da vitória) tirou o MANTO RUBRO NEGRO após ter feito o gol?

    Isso já não tinha sido PROIBIDO pela diretoria?

    Com esse ato parece que ele quer DESVIAR O FOCO do FLAMENGO para ele mesmo…ele despreza o clube e “diz”: quem ganhou o jogo fui eu e não o Clube de Regatas do Flamengo.

    Única crítica a fazer na brilhante vitória da garotada. Ele DESTOOU…Já tem que ser chamado nas guampas…

    SRN

    • author avatar
      Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

      Deixa o moleque festejar. É o primeiro título de expressão do garoto. Tentar ensinar certas coisas pra garotos, é preciso paciência. Que o patrocinador não gosta da atitude, que o time é multado, que leva cartão amarelo, que dá mau exemplo, entre outros, é algo que ele adquirirá com o tempo – que trará experiência.
      Não dá pra ser 8 ou 80. Eles não estão no exército. Se é Raça, Amor e Paixão – Coisa extremamente comum numa conquista, não dá pra tirar isso de um jogador.
      Se ele fosse receber o troféu ou a medalha sem a camisa, aí era outro papo. Mas se até profissionais tiram a camisa pra comemorar gol, imagina os aspirantes?

      Menos André. Dá uma colher de chá pros garotos. SRN

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        É de cedo que se torce o pepino…..hehehehehehe

        O quê simboliza a retirada do MANTO RUBRO-NEGRO numa comemoração de gol?

        Embora também BANHADO de felicidade por essa conquista, NÃO posso deixar que passe em VÃO esse desrespeito com o MANTO SAGRADO !

        O caráter de um homem (e também da mulher sapiens..hehehehe) começa a ser moldado é desde a infância mesmo, meu caro PVC…Deixar para mais tarde essas coisas BÁSICAS do RESPEITO com o Clube de Regatas do Flamengo NÃO me parece uma boa ideia a ser seguida….

        Mas é só a MINHA opinião…..

        SRN

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        Meu caro PVS.

        Tamo junto nessa aí. Não temos nada com isso, claro, mas também foi um absurdo o moleque do Corinthians levar cartão amarelo por comemorar o primeiro gol subindo no alambrado. Fica a impressão de que tem gente fazendo de tudo para transformar o futebol numa coisa chata e coxinha.

        Verdade que existe esse argumento aí (quem paga para pôr a marca na camisa não gosta de ver seu nome atirado pro alto justo no momento de maior emoção do jogo).

        Mas, tenho dúvida: será que os anunciantes estão mesmo preocupados com isso? Ou é coisa de jornalista e marqueteiro?

        Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Complementando…

      Autor do gol de pênalti da vitória….

      SRN

      • author avatar
        Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

        André, o Adriano, nos 5×0 contra o Coritiba, que ele fez um dos gols mais bonitos da carreira, encobrindo o goleiro muito antes da grande área e como foi comemorado o gol? Tirando a camisa pra mostrar os músculos.

        Futebol tá muito certinho hoje em dia. Não precisa ser imoral, mas não se joga futebol num convento em lugar nenhum.

        Quando um Felipe faz gol numa goleada sobre o Cruzeiro e joga a camisa no chão, é diferente. Mas tirar a camisa é uma forma tão comum de se comemorar, que a nossa própria torcida fez inúmeras vezes ao longo da história. Duvido que pelo menos uma vez na sua vida vc não tenha tirado a camisa e girou no ar após ver um gol histórico, como o do Pet em 2001.

        SRN

        • author avatar
          André 9 anos ago Responder

          hehehehehehehehehehhe

          Verdade, PVS….mas NUNCA gostei da PESSOA e do comportamento do ADRIANO….Sempre um MOLEQUE…..

          E lembra que eles estavam BRIGADOS com a NAÇÃO RUBRO-NEGRA e só comemoravam os gols entre eles jogadores?

          O LÉO BOSTA AVENIDA MORTO fez até um sinal com o dedo médio em direção à NAÇÃO?

          Agora, você disse uma grande verdade…O futebol está ficando até CHATO de tantas coisinhas que se proíbem, EXEMPLO: CARTÃO AMARELO POR COMEMORAR GOL JUNTO À TORCIDA….

          Abraço

          SRN

  • author avatar
    Rasiko 9 anos ago Responder

    “Isso aqui é Nação, o resto é região” – torcedor trêbado em êxtase canalizando as mais altas hostes cósmicas.

  • author avatar
    Rasiko 9 anos ago Responder

    Antes que eu durma de tanta comemoração e esqueça :

    #ForaWallace

    #ForaWallace

    #ForaWallace

    #ForaWallace

  • author avatar
    Rasiko 9 anos ago Responder

    Mó orgulho, morô! A gurizada arrebentou e eu tô desfilando com meu Manto novinho pelas ruas da cidade confraternizando com essa imensa galera, tudo de sorriso incontido – parece que só tem rubro-negro por aqui, com exceção de um maluco que é a cara do Amigo da Onça do Péricles e só anda com a camisa do Botafogo. Boa estratégia: como ele é o único, tenta compensar.

    Thiago é um goleiraço, assim como foi o César na copinha de 2011. Leio vcs falando muito bem do Léo Duarte, mas vi a zaga escancarada levando 2. Interrogação pra ele. Vi o Cafu, que não tinha lá grandes referências, rebentando com lançamentos à la Gérson. Gostei do time. Me pareceu sem muitos destaques individuais, apesar do Paquetá ser o tipo de jogador que me encanta. A ver. Mas o conjunto é bom. Li também que o Zé Ricardo é muito bom técnico, o que é uma ótima notícia pra quando o Muricy for despedido.

    Enfim, ganhar dos curica, depois de estar perdendo de 2, na casa deles, com o Andrés assistindo, salva a uruca de qualquer 2ª feira.

    Bem-vindo de volta, brother Jorge! Vamos aos trabalhos. 🙂

    srnp&a

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Meu caro RASIKO,

      Também NÃO vamos deixar de observar que o primeiro gol dos gambás (embora o atacante tenha mostrado talento na matada e posterior giro), o gol foi de autoria do famoso e esquecido MONTINHO ARTILHEIRO, pois quando o lance é mostrado de frente, a gente nota claramente que a bola quica duas vezes antes de passar por cima e raspando a mão do THIAGO. Se (aí entra o se) ela NÃO desse a SEGUNDA quicada, nosso goleiro a teria tocado e desviado.

      Acho que foi mais SORTE dos gambás do que falha da nossa defesa.

      No outro gol a zaga estava mesmo ESCANCARADA.

      SRN

      • author avatar
        Rasiko 9 anos ago Responder

        André, eu não vi o jogo. Os bares estavam todos fechados. Acompanhei no globoesporte e seus vídeos, por isso a minha avaliação tática, que já confessei ser das piores, fica ainda mais comprometida. Mas o que vi foi um pereba deles recebendo a bola e girando no meio dos nossos zagueiros que só faltaram estender um tapete vermelho pro cara. De qualquer maneira, há muito tempo não ficava tão entusiasmado com um time do Mais Querido do Mundo. Fiz até uma coisa que tinha esquecido como era: tomei um porre de Budweiser. 🙂

        srnp&a

        • author avatar
          Rasiko 9 anos ago Responder

          Aí André – avaliação do Lance. Até que tô melhorando

          6,0
          Léo Duarte
          Falhou nos dois gols corintianos. No primeiro, ficou só olhando a movimentação de Gabriel Vasconcellos. No segundo, foi lento na recuperação. No restante, demonstrou segurança e boas subidas ao ataque.

          6,0
          Dener
          Teve a mesma falha de Léo Duarte no primeiro gol do Corinthians.

          • author avatar
            Vagner BSB 9 anos ago

            Eu vou pelo conjunto da obra.
            Vi quase todos os jogos do Flamengo na Copinha. E digo que o Léo Duarte tem muito mais qualidades que os zagueiros que hoje estão no profissional. O Juan, por óbvio, é o melhor de todos. Mas, para isso precisa estar em boas condições físicas. Condições essas que eu não sei se ele adquirirá este ano ou no futuro (por causa da idade).

            Mas, voltando à análise do Léo Duarte, posso afirmar que é um jogador que tem qualidades muito claras.
            Sabe antecipar e sabe fazer a cobertura do companheiro. É rápido e tem uma excelente saída de bola. A ponto de, em algumas ocasiões, fazer lançamentos (não chutões) para os atacantes. Não complica e não inventa em jogadas difíceis, além de ser o líder do time (esse, sim, merece a faixa de capitão).
            Além disso, é excelente no jogo aéreo. Não me recordo de nenhum gol de cabeça tomado na competição. Aliás, o time tomou pouquíssimos gols.

            E aí o mérito não é só dele. O volante RONALDO também teve uma grande atuação na Copinha. Vejam a análise do Paulo Calçade da ESPN http://espn.uol.com.br/noticia/573030_conheca-promessas-de-flamengo-e-corinthians-na-copinha-que-podem-brilhar-no-profissional . As imagens são apenas do último jogo, mas garanto que ele fez isso em todos os jogos do torneio. Ou seja, é uma condição de jogo já adquirida pelo atleta, sai naturalmente.
            Já jogou de lateral direito, por isso é forte na recuperação e na marcação individual. Mas, com absoluta certeza, encontrou a posição que mais combina com as suas características.

            Esses dois são os jogadores que eu levaria imediatamente para o time de cima. Pela qualidade que eles demonstraram e pelas carências do time.
            Com a chegada do Cuéllar, o Ronaldo não teria pressão para ser testado na posição (Márcio Araújo e Jonas dançariam) e o Léo Duarte, hoje, brigaria pela posição com os demais jogadores. Algo parecido com o que aconteceu com o Samir.

            A diferença básica entre ele e o Samir é o espírito de liderança e a seriedade com que o Léo Duarte joga. Não quer ser mais do que é. Ele sabe que é um bom zagueiro e sabe que precisa melhorar sempre para fazer sucesso na profissão. Não tem aquela marra que atrapalhou o desenvolvimento do Samir.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Valeu, Rasiko.

      Foi muito bacana sim. E concordo plenamente: há bons jogadores ali, que podem nos dar muitas alegrias, mas o melhor do time foi o espírito coletivo.

      Grande abraço e vamos lá. Aos trabalhos. (Aliás, você já deve ter notado que o RP&A voltou com força total. Pré-temporada é o cacete.)

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Aureo Rocha 9 anos ago Responder

    É muito conhecida a história do Flavio Costa escalando o Gérson, o Canhotinha de Ouro, na ponta esquerda, para marcar o Garrincha.
    Pois foi a partir deste acontecimento, com os meus 18 anos de idade, que aprendi que técnico de futebol tem que saber aproveitar as características dos jogadores, ao invés de alterá-las, escalando jogador fora de sua posição de origem.

    Relembro este fato, porque o nosso querido Murtinho já retorna me trazendo alegrias, quando no seu – como de costume – magnífico texto, destaca que “técnico de clube arma o time com os jogadores que dispõe…”

    Com efeito, logo após assumir o Comando do Flamengo, Muricy deu uma entrevista de uma pagina inteira ao jornal O Globo, deixando bem esclarecido que iria respeitar as características dos jogadores.

    Eu creio, portanto, que ainda é muito cedo para se extrair qualquer tipo de avaliação, quer contra, quer a favor, quanto ao trabalho do Muricy no Flamengo.

    Afinal o cara é técnico e não mágico, porque com Wallace & Cabeçudos não é nada fácil escalar um bom time de futebol.

    S R N !

    OBS.: Murtinho, meu prezado amigo, é uma alegria imensa vê-lo de volta aqui no RP&A.
    Um forte abraço.

    • author avatar
      Rasiko 9 anos ago Responder

      O pior é que foi por causa desse episódio que o Gérson trocou o Flamengo pelo Botafogo. Perder um jogador daqueles, dessa maneira, é imperdoável e inesquecível. Nunca mais consegui aturar o Flávio Costa. A coisa chegou a tal ponto que meu pai pediu que eu parasse de azucrinar a cabeça dele ou ele ia ter que acabar dando uma porrada no Flávio Costa de tanto que eu criticava o cara.

      srnp&a

      • author avatar
        Bill Duba 9 anos ago Responder

        Rasiko, e você não continuou azucrinando teu pai? Seria uma das porradas mais bem dadas do futebol brasileiro!!!
        Saudações Rubro Nigérrimas

        • author avatar
          Rasiko 9 anos ago Responder

          Valeu Bill! Agora aprendi – é nigérrima e não nigrérrima.

          saudações rubro nigérrimas

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu querido Aureo!

      Essa episódio do Flávio Costa é muito maior do que a frase que meu pai usava: nesse caso, ele atrapalhou não só o time, mas a própria história do clube. Com certeza nosso portfolio de títulos estaria ainda mais recheado se não tivéssemos perdido o mais cerebral de todos os meio-campistas que vi jogar.

      A entrevista do Muricy foi muito boa, mas aí é a mesma história do Bandeira de Mello e do Rodrigo Caetano com o “time bom no papel”. Entrevista é entrevista, vamos ver na hora da bola rolar.

      Obrigado pelo carinho.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Vagner BSB 9 anos ago Responder

    Mais do mesmo…

    Vou repetir mais uma vez o que eu disse no ano passado. O que, ao mesmo tempo, concorda e discorda do texto do Murtinho.
    O elenco do Flamengo precisaria de bons zagueiros e bons volantes. Essa parte defensiva sempre foi o nosso calcanhar de Aquiles no ano passado. Mas, não foi só isso.
    Além da pouca qualidade dos jogadores nessas posições, perdemos muitos pontos (derrotas e empates) por falhas coletivas que não deveriam acontecer. E a principal delas foi a marcação da bola aérea.

    Engraçado que essa síndrome de levar gol de bola parada começou no jogo contra o Santos no final do 1º turno. Antes disso, levamos poucos gols de cabeça na competição. Ou seja, só depois da 16ª rodada o problema apareceu e permaneceu. E isso só pode ser consequência da metodologia do treinador. Mudou, não deu certo e acabou com a confiança dos jogadores.

    Enquanto isso, o time melhorava na parte ofensiva e fazia muitos gols. MAS, todo trabalho ia por terra por causa dos erros defensivos. Depois disso, vieram as vitórias seguidas e, logo depois, as derrotas seguidas por falta de comprometimento do time.
    Então, se faltou comprometimento, não havia como avaliar corretamente o elenco na parte técnica. O máximo a fazer era verificar o que os caras fizeram de melhor (mesmo que por períodos curtos) e o que fizeram de ruim (por longos períodos).

    ERA FALTA DE CAPACIDADE OU FALTA DE COMPROMETIMENTO??

    Em alguns casos podemos cravar que era por falta de qualidade. Em outros, por falta de comprometimento. E ainda tem aqueles que entraram em um “inferno astral” durante a temporada. Mas, a minha conclusão foi sempre a mesma: se houver comprometimento, os ajustes a fazer serão poucos e pontuais. E assim parece ter sido a visão dos dirigentes rubro-negros.
    Precisaríamos de bons zagueiros e bons volantes para termos um time e um elenco competitivo para todo o ano.

    Mas, a diretoria foi além do que eu imaginava. Contrataram um bom goleiro (Muralha), um ótimo lateral direito (Rodinei), um zagueiro que pode e deve orientar os mais jovens (Juan) e dois bons volantes (Arão e Cuéllar), além de trazerem o Mancuello.
    Enfim, o diagnóstico foi correto e eles estão à procura de um zagueiro incontestável para entrar no time.
    Diagnóstico correto; ação correta até aqui e vamos esperar o desenvolvimento do trabalho.

    E esse trabalho ganhou dois “reforços”. Pelo menos no meu ponto de vista são reforços que deveriam ser testados o quanto antes para serem opções para o time. E falo do meninos do sub-20: Léo Duarte (zagueiro de grande qualidade técnica) e Ronaldo (volante também de grande qualidade técnica).
    Ambos mostraram qualidade, personalidade e excelentes condições emocionais para seguirem a carreira no profissional.
    E, mais importante, nas posições onde estamos (estávamos) mais carentes.

    Há outros bons valores na base. Mas, pelas posições que jogam, ainda será complicado terem alguma chance no time este ano. Quem sabe em 2017: Vizeu, Paquetá e Thiago (goleiro). Outros ainda não se desenvolveram o suficiente para merecerem uma chance no time de cima. Quem sabe o que acontecerá daqui pra frente. Mas, esses dois citados deveriam ser incorporados imediatamente e receber chances de jogar no Carioqueta.

    O zagueiro Wallace parece ser o maior dos problemas do time. Os outros zagueiros não ajudam muito para que haja uma troca. O único ainda não testado é o Rafael Dumas, que subiu por causa da idade. Mas, independentemente disso, acho que o Léo Duarte é melhor que todos os zagueiros que lá estão (à exceção do Juan – que precisa de uma boa condição física para prevalecer tecnicamente sobre os atacantes). Então, precisa subir para brigar pela titularidade ou, na pior das hipóteses, ser o reserva imediato quando chegar o tal propalado zagueiro.

    Com isso, acho que já estamos com time e elenco suficientes para brigar pelo título em todas as competições. Isso, é claro, com o trabalho bem feito e com o time comprometido em trabalhar e honrar o manto dentro de campo. E quando fala em honrar o manto, quero dizer que os caras precisam suar a camisa e mostrar disposição nos jogos. Disposição essa que foi o diferencial nos dois amistosos disputados até aqui.
    Enquanto o Flamengo jogava amistosos de pré-temporada, os adversários correram mais do que podiam para nos vencer. É até possível que alguns tenham problemas físicos por causa do esforço, mas isso é problema deles.

    O fato é que ficou provado que disposição e empenho podem amenizar as dificuldades técnicas do time. E isso precisa ser resgatado nas competições deste ano.
    Fazendo isso, o nosso time deve figurar entre os 4 melhores no final do ano. Com o elenco do ano passado e com os vários problemas que tivemos ainda foi possível figurar no G-4. Com um elenco reforçado e mais comprometido isso é uma questão quase certa. Basta o Muricy saber utilizar bem as peças que dispõe e fazê-los jogar do jeito que já demonstraram no passado. A atuação do Marcelo Cirino nos dá uma boa dose de esperança quanto ao bom desempenho dos mesmos jogadores que foram displicentes no ano passado.

    SRN a todos.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Grande Vagner, o Realmente Técnico (tenho certeza de que pelo menos o Carlos Moraes vai se lembrar desse epíteto).

      Reli meu texto e concordo que não fui suficientemente claro. Quando me refiro, por exemplo, à falta de organização, não estou falando de gestão ou algo semelhante, mas da organização dentro do campo. Falta de equilíbrio, idem.

      Você já disse, em algum momento desse blog, que joga de zagueiro nas peladas brasilienses. Pelada é pelada, mas você sabe que uma zaga bem organizada é capaz de superar certas deficiências individuais. Eu, você e os demais 39.999.998 flamenguistas tremíamos de medo quando havia escanteio contra nós. Claro que, no campo, os caras sentiam a mesma coisa: puta merda, vamos tomar gol, amanhã todo mundo vai cair matando, mais uma semana de encheção de saco, até aqueles blogueiros e comentaristas do RP&A vão pegar no nosso pé. E aí, batata: bola na área, pane no sistema defensivo, pau no nosso rabo.

      Precisamos de arrumação, de organização, de equilíbrio, de confiança, etc., etc., etc. Embora isso tenha que ser valorizado num futuro bem próximo, a questão me parece menos tática e mais repetição, mais treinamento, mais trabalho. E tome Muricy.

      Na parte das contratações, acho que estamos demorando demais para encontrar o tal zagueiro. Isso já era para estar resolvido, mas, paciência, vamos olhar pra frente. Além do Léo Duarte e do Ronaldo, também gostei do sentido coletivo do Trindade e do jeito do Cafu jogar, trabalhando com a perna esquerda pelo lado direito do campo. No Brasil não é comum e dificulta a marcação. Temos que dar moral para a molecada, mas o problema de apostar todas as fichas neles, agora, é que no time de cima o buraco é mais embaixo.

      Se conseguirmos um ou (de preferência) dois bons zagueiros, não vai ser difícil brigar lá em cima nas competições que interessam.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        Aureo Rocha 9 anos ago Responder

        Murtinho,
        eu sou bem mais novo do que o Carlos Moraes (risos), mas me lembro perfeitamente daquela voz cantando:

        João Saldanha!

        E ele respondendo:

        – Meus amigos…

        É… o tempo passa e quantas recordações…

        S R N !

  • author avatar
    Bill Duba 9 anos ago Responder

    2nd Carta ao Muricy
    Querido e fiel dono da lei de cada um por si, venho por meio dessas parcas, pífias, sem noção e wallaceanas linhas trazer, de novo, noticias da Terra dos 12 (pra vocês, Rasiko, Aureo, Andre e Lucifer), dos FBI da vida e de Elbinha, minha incomparável companheira (êeepaa!! que qui é isso?) nessas mutações internacionais.
    Querido retranqueiro, sei que tá todo mundo na maior esperança, no maior apelo que voce faça aquilo que todos esperamos no Mengão, acabar com a putaria de meia dúzia de dois ou três vagabundos e fazer esses caras entenderem que ganhar 150.000 reais (cerca de 38,000 dólares) ao mês, em dia, e ser reserva do Flamengo é um estágio da vida que poucos felas das putas pelo Mundo afora conseguem. Ganham por mês aquilo que um professor do Miami-Dade Public Schools ganha num motherfucking ano todo!! Isso com a desvalorização em 100% do nosso (quer dizer, do de vocês) realzinho. No inicio do ano passado era a bagatela de US$65,000.00, sem contar direitos de imagem (alguém me explica como o Wallace pode ter direito de imagem, feio do jeito que ele é).
    Eu compreendo a euforia, entendo a compreensão, a estima alta e os olhinhos brilhando de todos nós aqui no Blog, esperando quando voce colocar o Mancuello e o Cuellar pra jogar, esperando a volta do Cirino, do Guerrero, da desesquizofrenização do Canteros, do crescimento do futebol mágico do Gabriel. É dar tempo ao tempo…
    Quase como um parêntesis, vou contar uma estorinha minha aqui, entregando uma pizzazinha prum cliente britânico. Ele me elogiava o Brasil, Terra da maleabilidade, da ginga e do samba, especialmente se comparada a Terra Britânica, tão rígida e bélica. E me perguntou o que no Brasil fazia tanta falta que deixava o país sair de sexta potência econômica pruma situação de caos politico e econômico. Eu parei por um tempinho… Pensei… E dois décimos de segundo depois respondi: continuidade! No Brasil falta continuidade, todo novo governo tenta fazer diferente do governo anterior pra ter uma marca, um histórico!
    E no futebol tem mesma coisa, óbvio!
    E vem Elbinha me lembrar, filosoficamente, que quem não gosta de dar cú, que não faça trato com pica!!! Você já chegou falando em implementar o jogo DO FLAMENGO em todas as categorias, do dente-de-leite ao profissional, como você viu no Barcelona. Isso quer dizer que vossa senhoria vai ter que modificar seu comportamento retranqueiro, de desculpinhas esfarrapadas e vai ter que parar de escalar a merda do Wallace, que eu digo, repito, e sou vaiado (não por Elbinha, que sempre compreende quando falta um viagra aqui em casa) que só jogou um pouquinho de bola quando jogava do lado do Samir. O futebol do Flamengo é delineado por raça, coragem e arrogância. Aquela arrogância dos ganhadores, dos que sabem estar acima dos demais, mas que nunca se deixam levar por máscaras, soberba: juntam a essa arrogância a raça e o suor que tornam o Flamengo imbatível, mesmo nas derrotas!!! Vencer, Vencer, Vencer!!! E convencer!! Nada de dois volantes, cabeças de bagre na cabeça da área, Josués e Mineiros protegendo 3 zagueiros…
    Grato Pentelho Escalavrado, chegou tua hora!!! Assim como os moleques na Copinha de Sampa, túmulo do samba, você pode não ganhar, mas não pode se acovardar ou implementar o SEU jogo, que me desculpe Jorge, é sim o Muricybol, é sim as jogadas ensaiadas, são sim os escanteios e a casinha fechada atrás. E coloque esses Ronaldos, Vizeus, Sávios e Paquetás pra jogar quando os jogos estiverem resolvidos e não deixa essa galerinha se perder como os Neguebas, Muralhas e Adrians se perderam.
    Ouse, vagabundo!!! Ouse, ou então perdeu, mesmo ganhando!!!
    Elbinha envia desejos de sucesso, grandiosidade e um beijinho na careca!
    Japinha quer que voce escale o Ronaldo daqui a dois dias contra o patético em Minas. Diz que melhoraria o passe do teu meio campo.
    Saudações Rubro Nigérrimas
    PS: Murtinho, honestamente, Tite é o caralho!!!
    SP2: Gostei da galerinha da Copa Sampa, mas os moleques vão ter que se profissional alizar muito pra jogar no Goiás, imagina no Mengãozãoçãossarbadalhaço!!!
    SP3: Chego no Rio dia 5 de fevereiro, queria tomar umas com quem estiver disponível pra poder falar mal do Murici e do Wallace, pelas costas!!!

    • author avatar
      Bill Duba 9 anos ago Responder

      Esses corretores automáticos são ótimos: profissional alizar!!!! Excelente sacação!!!

      • author avatar
        EDVAN SANTOS 9 anos ago Responder

        A Elbinha falou aquela indecência aí de cima? Caaaaaaramba. Era tão “inocente” a minha irmã…vou falar com mãe pra ir buscá-la de volta…Foi se juntar logo com o depravado do Bill…fudeu!. Literalmente!

        O GAVIÃO FOI ENRABADO PELO NOSSO LINDO URUBU…JÁ ERA, MANOS!

        Edvan-Alasgoinhas-ba.
        PS – Meu time titular:

        Muralha,

        Lilico (fez agora 4 anos), Titico (seu primo, tem 2), Bibico, é da vizinha, vai fazer 9 meses) e Jorge,

        Cuéler, Mancuelo e Gabriel,

        Cirino, Émerson e Guerrero.

        Horroroso o Rondinei, pavoroso o Wallace, . e gorduroso o Juan, este senhor de idade mesmo, vi um vídeo dando voltas no gramado e me fez sentir um atleta. Que é aquilo? O cara tem mais banha saturada do que eu. Prefiro as crianças!

        Quem me criticou, aí, contrário à minha escalação com os pivetes? Olha que pressenti, mas será possível, foi apenas uma metáfora, porra! Que saco!!

        E o Gabriel de titular, alguns se indignarão, mas que chatice, me expressei por parábola, ora…!

        Receba um abraço cunhado Bill! Tá!

        E alguém pode me explicar que diabo é isso aqui? Um demônio?

        https://www.facebook.com/futenacional/videos/15

        • author avatar
          Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

          Minino Edvan, tome tenência!

          Nossa paciência com Wallace já passou do limite faz tempo, mas o Rodinei chegou agora, deixa o cara se situar. Você chegou a ler a matéria em que ele se revela surpreso e nervoso com o número de câmeras presentes à entrevista coletiva do Flamengo? Disse que na Ponte Preta nunca havia mais de três. Jogar lá é uma coisa, jogar aqui é outra.

          Gostei da parábola do Gabriel. Esse povo precisa aprender a ler nas entrelinhas.

          Abraço grande. SRN. Paz e Amor.

    • author avatar
      Rasiko 9 anos ago Responder

      Meu querido Bill Duba, apesar de não termos sido apresentados formalmente, sinto uma forte atração pelo seu cavaquinho. De percussão, tenho um par de clavas que me acompanham há 25 anos quando cantava pelos bares, discotecas, restaurantes e, pasme!, até faculdades das belíssimas Hamburgo, Colônia, Stuttgart, Gotemburgo, Amsterdam e Oslo, onde Miles Davis foi ignorado em pleno solo em troca de um filé com fritas ao sol da meia noite. Podemos, porque não?, delirar com a possibilidade de uma banda rubro-nigrérrima que, de tanto sucesso internacional, levante bilhões (os milhões ficaram pra trás) de libras pra financiar nossa paixão comum e torná-la, não só a maior potência mundial no futebol, como também em qualquer esporte em que se meter. Como sonhar só custa alguns neurônios bêbados que rapidamente se renovam, é o tempo suficiente pra que se tornem realidade.

      Grande abraço

      srnp&a

      • author avatar
        Bill Duba 9 anos ago Responder

        Grande Rasiko, espero que tenhamos outra oportunidade, como a que tive na última vez que fui ao Rio. Na época conheci essa galera toda, inclusive os bambambãs do Blog. Minha irritação continua sendo que colocaram alguma coisa em um dos meus 34 chopes aquela noite, isso não se faz!!!
        Com relação aos bilhões com música…
        Saudações Rubro Nigérrimas

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Pra quem não conhece, eis aí Bill Duba, o incomparável. Pra quem conhece, nenhuma surpresa. Brilho intenso da primeira palavra ao ponto final.

      A esperança em relação a Muricy é exatamente por isso aí que você falou: acabar com a putaria de meia dúzia de dois ou três vagabundos e fazer todo mundo jogar. Como escrevi lá no post, Muricy nunca foi uma sumidade tática e não acredito que tenha tomado a poção mágica do Guardiola em sua passagem por Barcelona. Não se trata disso. Trata-se de botar a putaiada pra correr, e talvez funcione.

      Discordo de você (tá pensando o quê? Vai chegar aqui, escrever bonito, impressionar a mulherada e todo mundo só vai bater palma? Oropa!) quanto à história das jogadas ensaiadas, do bom aproveitamento nos escanteios e da casinha fechada lá atrás. Que mal há nisso? Aliás, essas coisas – e muitas outras, claro – não fazem parte do que a gente pode chamar de um time bem treinado? Queremos muito mais do que isso, mas queremos isso também.

      Aliás, ganhamos a Copinha com a ajuda de alguns desses ingredientes. Contra o São Paulo, aproveitamos uma bobeira deles, fizemos um a zero e ficamos muito bem fechadinhos, até que outra bobeira aparecesse pra gente matar o jogo no final. Contra o Corinthians, conseguimos dois gols em cobranças de escanteio – o primeiro muito mal anulado.

      Bom. Já ia apelar para a desvalorização do real e reclamar sua presença mais constante nessas tão corruptas terras, mas parece que já estais a caminho. Vamos ver se o Presidente da Confraria consegue acertar uma data boa pra todos nos encontrarmos. (Desde já, me comprometo: o 35º chope é por minha conta.)

      Por fim: com todo o respeito, certifique-se com Elbinha acerca do destinatário desse beijo na careca. Se foi pra mim, agradeço. Se não foi, reivindico.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    André 9 anos ago Responder

    Se a DIRETRIZ no Flamengo esse ano vai ser fazer com que TODAS as divisões de base e o time PROFISSIONAL joguem de uma mesma forma, tenham o mesmo PADRÃO DE JOGO, que todos joguem da forma como joga esse time SUB-20 que ganhou a COPINHA….

    Sem ter nenhuma estrela, o time é MUITO BEM ARRUMADO EM CAMPO e passa SEGURANÇA para a NAÇÃO RUBRO-NEGRA.

    Mesmo terminando o primeiro tempo perdendo de 2 a 0, eu tinha CERTEZA de que teríamos a CAPACIDADE de virar o jogo como de fato aconteceu.

    Parabéns ao ZÉ RICARDO. Esse sabe armar um time de futebol!

    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Perfeito, André.

      Mais do que destaques individuais, o que mais chamou a atenção no time foram (conforme escrevi na resposta ao Carlos Moraes) o sentido de equipe e o comprometimento.

      Abração.

  • author avatar
    carlos moraes 9 anos ago Responder

    A COPINHA É NOSSA ! ! !

    Carlos Nostradamus Moraes, antes de sair de viagem, deixou escrito lah naquele artigo SAIDEIRA, com todas as letras – O FLAMENGO SERAH O CAMPEAO DA COPINHA 2016.

    Nao deu outra !
    Campeao soh, nao, GRANDE CAMPEAO INVICTO !

    Um verdadeiro time FLAMENGO, de RACA, de LUTA, de GARRA, de COMPROMETIMENTO !
    Este eh o FLAMENGO que todos querem ver neste ano de 2016, que comeca de forma espetacular.

    No momento, nao dah pra escrever mais, como gostaria, mas nao posso deixar de registrar uma conquista tao LINDA e EMOCIONANTE.
    Acompanhado de todos os meus filhos e netos, VIBREI como nos velhos tempos, ou seja, naqueles tempos em que n’ao importava a recompensa financeira, mas sim o AMOR ao MANTO SAGRADO ! !

    Campeonissimas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    PS 1 – Minha escalacao para o ano de tantos titulos.
    Thiago, Thiago Ennes, Leo Duarte, Juan e Jorge; Ronaldo, Cuellar, William Arao e Mancuello, Felipe Vizeu e Lucas Paqueta

    PS 2 – Serah que perceberam como o mediocre Leo Jaba eh parecido com o idem Guerrero (int.)

    PS 3 – Marcio Sorin visto, por duas vezes, no meio da torcida rubro-negra

    PS 4 – EH CAMPEAO ! ! ! EH CAMPEAO ! ! ! EH CAMPEAO ! ! !

    • author avatar
      Rasiko 9 anos ago Responder

      Carlos, desliguei os aparelhos no fim do 1º tempo e – juro pela minha mãe mortinha -, com mais certeza de que cinzas esse corpo irão se tornar, compareci ao almoço programado com aquele sorriso cretino de que o 1º pio é dos pintos. Quando retornei, senti uma certa frustração, é fato, porque imaginava já estar 3×2 de virada. Mas tudo bem. A sensação de leveza e superioridade em momento nenhum me abandonou. “Faz parte do espetáculo”, disseram meus assessores das dimensões superiores. Quando, nos penâltis, ficou 3×2 pra eles, eu relaxei. “Acabou! Eles chegaram onde estava escrito”, informaram os de binóculos futuristas. “Eu sabia!”, declarei do alto da minha arrogância, prepotência e ufana condição de desvairado amante incondicional do Clube de Regatas do Flamengo. Minhas Deusas amadas! Que coisa é essa de Ser Flamengo?

      srnp&a

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Meu querido Carlos.

      Reforço o que escrevi na resposta ao comentário do Ulisses (dessa vez ele preferiu usar a razão social em vez do nome-fantasia): a conquista dessa Copinha foi mesmo bacana. Especialmente pra mim, que vi o jogo meio de soslaio (25 de janeiro é feriado municipal, trabalhamos normalmente aqui em São Caetano do Sul) e com um monte de corintianos em volta.

      Quanto ao time, caramba, que pressa! Lançarias todos de uma vez? Thiago, Thiago Ennes, Léo Duarte, Ronaldo, Felipe Vizeu e Lucas Paquetá? E pra você ver como são as coisas – e como futebol é complicado: gostei mais do Cafu e do Trindade do que, por exemplo, do Felipe Vizeu. Embora o que mais me impressionou, mesmo, foram o sentido de equipe e o comprometimento. Bem diferente do que tivemos no time principal que tanto nos envergonhou no ano passado.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor. E, embora bastante atrasado (desculpe), parabéns pelas bodas.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    ULISSES 9 anos ago Responder

    Grande Murtinho !

    Depois eu comento sobre este seu excelente texto !

    A hora é de comemorar !!!

    Alô, Alô, Carlos Moraes !!! Pode vibrar, comemorar, festejar !!!

    Flamengo, Campeão da Copinha com toda JUSTIÇA !!!

    MEEENNNNGOOOOOOOO !!!!

    Entusiásticas SRN – ( A La Moraes ).

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Estimado Presidente:

      Mandei e-mail para Vossa Excelência, não sei se chegou a ver. Se não viu, por favor, me avisa.

      A conquista dessa Copinha foi mesmo bacana. Especialmente pra mim, que vi o jogo meio de soslaio (25 de janeiro é feriado municipal, trabalhamos normalmente aqui em São Caetano do Sul) e com um monte de corintianos em volta. Delícia.

      Grande abraço. SRN. Paz e Amor.

      • author avatar
        Legolas 9 anos ago Responder

        Presidente? ULISSES é o LUCIFER? OU eu perdi alguma coisa?

        SRN

        • author avatar
          Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

          Razão social e nome fantasia.

          Abração.

  • author avatar
    Bia Rago 9 anos ago Responder

    Caro Murtinho, que bom que está de volta! Confesso que acompanhei o blog o ano passado inteiro, mas não comentei, porque aqui (obviamente) só se fala de Flamengo e o time do Flamengo ano passado parecia demais com o time do Palmeiras dos últimos anos, então para preservar meus nervos não vi jogos suficientes do seu time para comentar aqui. E, se me permite a opinião, não acredito que a coisa mude muito esse ano só porque veio o Muricy…

    Eu sempre vou torcer para dar certo um time que se propõe a ser sério como o Flamengo corajosamente fez, mas se eu pudesse escolher o Muricy não passaria nem na porta de um time grande do Brasil. Enfim, não vou detonar o técnico de vocês (ainda), até porque não tem fundamento fazer previsões em cima de jogos amistosos, isso é coisa de quem é pago para ficar enchendo linguiça nas férias, e torcedor é tonto de ir nessa onda de graça. (Embora minha implicância com o Muricy já seja antiga e não tenha nada a ver com os amistosos…)

    O Flamengo merece o benefício da dúvida esse início de ano por dois motivos: primeiro, porque eu quero ver essa Liga Sul-Minas-Rio e quero muito que dê certo, que os times joguem sério, e que o torneio proporcione um futebol muito melhor e mais leve do que o jogado nos campeonatos para encher o bolso das federações estaduais (espero que vocês também levem a sério aqui no blog, porque eu já estou de saco cheio da campanha de se faz na imprensa para desprezar esse torneio, quando seria uma grande chance de ter futebol de qualidade no primeiro semestre, aprovado pela cbf ou não – aliás, contra a vontade da cbf é melhor ainda); e depois, porque eu estou curiosa para ver esses meias hermanos jogarem. Eu acho que eu cheguei a comentar no blog da Piauí que eu sou completamente a favor da invasão portenha no Brasil, principalmente de jogadores de meio campo. (E de treinadores. O Flamengo devia mesmo ter trazido um técnico hermano, perdeu uma chance de ouro…)

    Com todo o respeito, acredito que não só o Brasileirão do ano passado tinha onze times melhores que o Flamengo como tinha DOZE times melhores que o Flamengo! O que eu vi da Chapecoense não condiz com a sua décima quarta colocação… E é claro que não concordo com o presidente que o Flamengo tenha tido um bom time no papel, porque “no papel” o time do Flamengo era ainda mais horrível (o Márcio Araújo devia começar a usar um pseudônimo para disfarçar, porque a mera menção de sua pessoa faz torcedores do Palmeiras terem espasmos de cólera). Eu sei que flamenguista não vai gostar de ler, mas até o time DO VASCO no segundo turno, depois de trazer Nenê e do reforço de se livrar de Celso Roth, jogou um futebol mais admirável que o do Flamengo. A verdade é que o time do Flamengo desperta em mim o mesmo que o time do São Paulo: uma vontade de entrar em campo e encher a cara de todos os jogadores de porrada. O problema não é ser ruim, o problema é a indolência, a falta de vontade, a falta de respeito, a moleza em campo, o tanto faz perder como ganhar. Parece o time do Palmeiras da época do Felipão.

    Pelo menos A POSTURA tem que mudar! Como faz isso? Não sei, talvez dando uma de louco no vestiário, fazendo bullying com jogador encostado, mas no Palmeiras o que resolveu foi mandar o time todo embora, mesmo… É por isso que, se eu tivesse que apostar, apostaria em um 2016 para o Flamengo mais parecido com 2015. Acho que a coisa só vai quando Wallace e cia. não saírem apenas do time do titular. O que não é exatamente para desanimar, porque o nível é tão baixo e futebol por si só é tão maluco que qualquer time tem que entrar para brigar pelas primeiras posições e, por que não, títulos. O São Paulo com aquela malemolência toda foi para a Libertadores, afinal… Mas um time que dê prazer de se ver, talvez só em 2017, ou torcer para os hermanos do meio campo se firmarem, assumirem a responsabilidade, darem certo com um esquema para o Guerrero fazer gols e assim o Flamengo chega em 2017 tendo que fazer uma limpa só em algumas posições.

    Não sei se concordo que Palmeiras e Galo são os times que saem na frente, acho que o Brasileirão esse ano vai ser muito equilibrado. Sinceramente, essa debandada do Corinthians não me engana: pelo amor de Deus, não saiu o Messi e o Iniesta do time! Jadson e Renato Augusto fizeram um ótimo campeonato, mas, convenhamos, foi um ano de carruagem para duas abóboras. Será mesmo que o Tite não consegue fazer com que Marlone, Alan Mineiro, Guilherme a até Danilo montem um meio campo acima da média? Eu acho que vence o Brasileirão o time com melhor meio campo sempre, queria estar errada mas não dou o Corinthians por desfalcado, não… Acho que Corinthians, Grêmio e Palmeiras, nessa ordem, têm os melhores meios de campo do Brasil (o Corinthians nem jogou ainda, mas a minha aposta é que o Tite descobriu o mapa da mina faz tempo e vai saber trabalhar com esses novos jogadores, quem sabe até montando um time melhor do que o que foi embora). O Galo não tem, e é por isso que não foi campeão o ano passado, porque em todo o resto era bem melhor que o Corinthians, até no ataque (quem iria imaginar e Malcom e Vágner poste iam desandar a fazer gols?). O Santos, que terminou bem com Marquinhos Gabriel e Lucas Lima, ninguém sabe como vai começar 2016. Eu pessoalmente, acho que o Lucas Lima é um jogador bem comum que fez uma temporada acima de sua média… A zaga do Flamengo me dá calafrios, mas se conseguir acertar o meio campo, por que não? A concorrência é baixa. Talvez o São Paulo também entre no time (dos times) de cima, gostei bastante do técnico que eles trouxeram. Mas acho que o São Paulo não tem meio campo, Ganso e aquelas outras múmias são jogadores a menos., não me enganam, só se o técnico tiver peito de tirar todo mundo do time. Quanto ao meu Palmeiras, gosto bastante do Robinho e do Rafael Marques, por mim jogavam os dois juntos, mas o problema é que a torcida não gosta e pega no pé, e sabemos que o maior inimigo do Palmeiras é ele próprio, então só resta torcer para que o time não sofra ataques gratuitos dos torcedores e chegue com apoio até o final para ver o que é que dá.

    Minha opinião é essa, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Galo têm os melhores times, quem conseguir um meio campo que não seja medonho corre por fora (como o Sport conseguiu fazer em boa parte de 2015). Copa do Brasil dá para ganhar até com time ruim, desde que tenha alguma ambição, esperteza e vontade (infelizmente para vocês, nada que o time do Flamengo venha apresentando).

    E, POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇAM DA LIGA SUL-MINAS-RIO!

    • author avatar
      Rasiko 9 anos ago Responder

      Bia Rago, não sei se vc é homi ou é muié, mas, sinceramente, no frigir da omelete, pouco se me dá. O teu comentário só atesta que esse blog é não só o mais civilizado como o mais inteligente do planeta futebol. Bem vindo todos de todas as cores, incluindo as tricoletes com problemas sexuais. A única regra é: civilidade acima de tudo, e nisso você deu um banho.

      srnp&a

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        Rasiko:

        A Bia é leitora dos tempos do blog Questões do Futebol, que eu escrevia lá na Piauí e troquei pelo RP&A devido a uma proposta irrecusável do gigante Muhlenberg – qual seja: trabalhar para cacete e não ganhar um puto. Coisas que só o Flamengo é capaz de fazer com a gente.

        Bia sempre foi participativa nos comentários, divertida, bem-humorada, inteligentíssima. E manja muito de futebol.

        Se ela se animar a comentar sempre, o RP&A vai ficar ainda mais bacana do que já é.

        Abração.

        • author avatar
          Aureo Rocha 9 anos ago Responder

          Bia,
          então, por favor, não nos abandone.

          SA R N !

    • author avatar
      Bill Duba 9 anos ago Responder

      Querida Bia, ao contrário do meu grande parceiro Rasiko, saquei que você é mulher mesmo! “queria estar errada mas não dou o Corinthians por desfalcado, não…” selou a dúvida!!
      Se o Tite conseguir fazer esses caras que estão hoje no Corinthians jogar igual ao Jadson e o Renato Augusto, juro pra você e pro Martinho que nunca mais o critico nem menciono, se o Corinthians ficar nas paradas de sucesso, dou o braço a torcer e direi: “Tite, o único trenero gaúcho com quem tenho alguma boa vontade, a famosa excessão da regra”.
      Até lá, sorry my French, mas Tite é o caralho!!!
      Benvinda
      Saudações Rubro Nigérrimas

      • author avatar
        Bia Rago 9 anos ago Responder

        Muito obrigada aos dois, pretendo dar palpites a torto e a direito!

        Quanto ao trabalho do Tite, eu não acho muito difícil simplesmente porque não achei o time do Corinthians aquela maravilha toda! Como eu acompanho os times de São Paulo de perto (e sou cercada por corintianos), afirmo sem dor de cotovelo que o time do Corinthians até agosto era comum, até bem irritante por causa das retranquices do Tite pra segurar um a zero fora de casa. Mas foi um time ESPERTO… Quando os outros caíram, ele subiu; quando foi beneficiado pela arbitragem em jogos seguidos (eu continuo achando que foi), soube aproveitar, se manter no topo e não jogar pilhado – os outros concorrentes também foram beneficiados em momentos importantes, mas foram juvenis; o Galo quase que deixa escapar o vice-campeonato mesmo com as benesses da juizada nas últimas rodadas, e o Grêmio também levou o seu quinhão, pois não me esqueço os jogos com o Palmeiras em que conseguiu ter erros a favor nos dois! Mas não conseguiu dar sequência… Jogar como líder, com tudo dando certo, com torcida no estádio, é muito mais fácil, o time joga muito mais leve, não é difícil se manter até ser campeão…

        Também vi a trajetória do Jadson e do Renato Augusto desde que chegaram e se não fosse por esse título teriam sido dois micos. Não é menosprezar, os dois jogaram muito para serem campeões, vi lançamentos precisos do Jadson, ele colocando a bola na cabeça do atacante com a mão, mas foram uns quatro, no máximo cinco meses. Acontece que foi o que bastou. Mas é o que firmemente acredito: tem que ser esperto. Percebeu que os outros 19 times não são tudo isso, tem que ter foco e ambição porque dá para chegar. Nunca me esqueço de ter lido num início de temporada como esse em 2013, num blog de um torcedor cruzeirense (o Henrique Portugal, no Superesportes) um post denominado “Quero um título nacional em 2013. Por que não?”; lembrando que o Cruzeiro vinha de temporadas decepcionantes havia quase uma década… Mas a chave do argumento todo era o “por que não?”, e ele desenvolvia bem mostrando que não havia motivos para começar o ano já deprimido, de que era perfeitamente possível ser campeão até no Brasileirão! E o Cruzeiro não só foi campeão naquele ano, como foi bicampeão no ano seguinte! Com um técnico azarão e um monte de refugos… Na época eu achei que o cara era um pachecão, mas… por que não?

        Quer dizer, alguns torcedores têm que estar desesperados mesmo, os do Vasco, do Botafogo, não tem luz no fim do túnel para esses times e por fatores extra-campo que minam o futebol. Mas por que o Flamengo, que agora paga em dia, põe torcida no estádio e consegue se planejar tem que estar tão pessimista? O mesmo para o Palmeiras… O Santos, não põe torcida no estádio, mas sempre revela jogadores da base, consegue manter o time principal com seus próprios jogadores e ainda vende bem, por que sempre esses times são desprezados? O Corinthians está cheio de dívidas, mas ano passado também estava e foi campeão. Por que não? Mesmo o Cruzeiro – se eu acho que o Deivid vai dar certo? Acho uma piada, mas olha os outros 19 times… Não tem garantia nem que os melhores técnicos vão ficar até o fim do ano…

        Não morro de amores pelo Tite, mas ele é realista e esperto… A gente podia fazer uma posta sobre Marlone e Guilherme (que eu não me importaria em perder, seria até bom)…

        • author avatar
          Paulo Vinícius Siviero 9 anos ago Responder

          Bia, acompanho seu raciocínio.

          E no início do campeonato, eu debochei da saída do Guerrero, do Fábio Santos, do Sheik e do Alessandro.
          Só que o Tite repetiu a estratégia do Muricy em 2008 e tirou leite de pedra, como foi feito pelo São Paulo depois de já ter 2 conquistas, com todos achando que não iria à frente e foi campeão assim mesmo. E Muricy quase conseguiu de novo em 2009. Mas sabe como é na Gávea: Deixou chegar…

          O time do Corinthians era ruim como um conjunto. Tinha Jadson na reserva com o Mano, RA como cliente VIP do DM e elias em má fase (cheguei a ver em fóruns que a torcida queria de volta o Elias que jogou no Fla).

          Só que REALMENTE em 2015, a Estrela do Tite brilhou. Exemplo claríssimo, foi que o renegado Luciano decidiu 2 partidas sozinho – Antes de se lesionar. E o Love na fase atual (péssima) conseguiu fazer 13 gols. É pq tava mesmo tudo conspirando. E a arbitragem…

          Só que um raio não cai 2 vezes no mesmo lugar. Ele não pega um meia do bragantino e faz um novo Renato Augusto no mesmo ano. E agora em 2016 temos Técnico!
          Quem viveu com os quadrúpedes de 2015, concorda que nossa melhor contratação, foi o treinador e Título, esse ano virá. Nem que seja a Copa do Brasil ou a Primeira Liga.
          Mas, atualmente, não vejo – ao menos no papel, time melhor que o nosso. E se o Galo vender Jemerson e Pratto pro exterior, aí é que não terá mesmo pros outros.

          Só falta o xerife. Goleiro: OK – Laterais: OK – Volantes: OK – Meia: OK – Atacantes: OK.

          Trazendo o camisa 3, só perdemos pra nós mesmos. SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Querida Bia. Saudade!

      É totalmente compreensível que alguém que não torça para o Flamengo não se anime a entrar aqui e comentar. Entretanto, embora o Flamengo insista em minar a nossa paciência, este é um blog em que predominam a educação e a civilidade. Claro: vez em quando o povo extrapola – sobretudo quando a política vira assunto -, mas é do jogo. Como responsável pelos textos que dão o pontapé inicial aqui nas discussões, garanto: você sempre será muitíssimo bem-vinda.

      Para quem torce pro Flamengo e mora em São Paulo, feito eu, é mesmo difícil explicar aos palmeirenses a titularidade do Márcio Araújo, e aos corintianos a do Wallace. Morro de vergonha, mas a culpa não é minha.

      Eu também implicava com o Muricy e achava que o sucesso dele (tricampeão brasileiro, vamos combinar, é sucesso, né?) era fruto de algumas circunstâncias. Mas depois que o cara ganhou mais um Brasileirão (com o Fluminense) e a Libertadores com o Santos, fui obrigado a admitir a hipótese de que ele trabalha muito e atrapalha pouco.

      Tem uma frase no seu comentário que chega a humilhar:

      “A verdade é que o time do Flamengo desperta em mim o mesmo que o time do São Paulo: uma vontade de entrar em campo e encher a cara de todos os jogadores de porrada.”

      Humilha porque é precisa (e explica o porquê de a torcida do Flamengo ter absorvido tão bem a contratação do Muricy: a crença no trabalho sério e no fim dos mimos) e, mais que isso, porque ela demonstra algo admirável e que tem muito a ver comigo: a paixão pelo futebol. Não importa se o time é do São Paulo; aquilo irrita. (Você não acha que o Internacional é outro que, ano após ano, tem mandado a campo times que também se enquadram nisso daí?)

      Discordo de você quanto ao Corinthians. Não foram apenas o Jadson e o Renato Augusto. Tem o Gil, o Ralf, o Vágner Love e, independentemente da qualidade (ou falta de) de alguns deles, aí vai meio time. É um tranco forte. Só vejo chance se pegarem um bom dinheiro nesse rolo com Pato e conseguirem reforços de verdade. Guilherme não rola. Alan Mineiro eu não tenho a menor ideia de quem seja. Marlone me parece jogador para clubes médios.

      Acho que Palmeiras e Atlético Mineiro saem na frente porque mantiveram elenco, técnico e, consequentemente, filosofia. Não me pergunte o motivo, mas não acredito no Grêmio (por justiça, ele também deveria estar nessa lista).

      Enfim, vamos conversando. Muito bom ver você por aqui, como nos bons tempos da Piauí, deixando esse humilde espaço muito mais inteligente. Volte sempre.

      Beijo grande. Paz e Amor.

      • author avatar
        Bia Rago 9 anos ago Responder

        Murtinho, é sempre um prazer ler o que você tem a dizer sobre futebol, parece uma conversa. Foi uma agradável surpresa descobrir que é quase o que Repúbliza Paz e Amor é: uma conversa entre quem gosta de futebol. Vou aproveitar a sua deixa e voltar sempre, agora para comentar, ainda mais com a Primeira Liga, da qual vou esperar mais posts mas já adianto que vi os jogos e achei muito melhor do que a encomenda.

        P.S.: Sim, o Internacional é um time irritante, e ficou mais irritante porque todo ano os entendidos colocam esse time como favorito, a gente até pega birra (se eu fosse torcedora do Inter ia querer que PARASSEM de colocar o time como favorito, chega a ser tiração de sarro…), só não coloquei no balaio porque pelo menos em 2015 teve uma única coisa do Inter que eu gostei, que foi o Valdívia, enquanto Flamengo e São Paulo para mim foram nota zero (mesmo eu tendo gostado do Osório e do trabalho da diretoria do Flamengo; o que na verdade só reforça os absurdos que os times mimados cometeram, porque deixaram o presidente do Flamengo na mão quando ele deveria ser prestigiado pelos salários em dia pelo menos com um pouco de vontade, além dos atos de desrespeito público e programados de Ganso e os outros para humilhar o técnico). Pelo menos o time do Flamengo ontem, num jogo valendo (me desculpem, mas amistoso não vale nada, não dá para reclamar nem ficar animado), sinalizou que 2016 pode ser diferente. E espero o mesmo no São Paulo, porque como você disse, somos movidos pela paixão por futebol, e ninguém gosta de ver clubes grandes abaixo do que poderiam render, manchando sua história, na mão de uns picaretas dentro e fora de campo.

        Saudações, beijo e abraço, paz e amor!

        • author avatar
          Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

          Querida Bia: na mosca.

          Fico muito feliz em saber que você teve essa impressão de “conversa”.

          Essa é a ideia. Que a gente se sinta, aqui no RP&A, como se estivesse num boteco, falando de futebol animadamente com os amigos. Legal.

          E você já pôde perceber, pelos comentários da rapaziada, que suas opiniões serão aguardadas ansiosamente. Portanto, ao trabalho.

          Beijo grande. Paz e Amor.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Xi, Bia, foi mal.

      Pisei na bola, ao esquecer que o Atlético Mineiro mudou o técnico sim. E hoje chegou a notícia de que Jemerson foi vendido ao Mônaco.

      De qualquer forma, contínuo achando que larga na frente, junto com o seu Palmeiras.

      Beijo.

      • author avatar
        Aureo Rocha 9 anos ago Responder

        Meu amigo Murtinho

        eu não sei se você pisou mesmo na bola, mas a verdade é que na Primeira Liga quem largou na frente foi o nosso Mengão.

        S R N !

        • author avatar
          Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

          Excelente, meu bom Aureo. Excelente.

          Abração. SRN. Paz e Amor.

          PS: Já comunicou ao “Motorista da Vez” que em breve ele será novamente acionado?

  • author avatar
    Legolas 9 anos ago Responder

    Criaram um site interessante. Sugiro a todos visitar, ainda que por curiosidade:

    http://forawallace.xpg.uol.com.br/

    SRN

    • author avatar
      Rogério Leonardo 9 anos ago Responder

      É verdade que este excremento tem ainda 1.071 dias de contrato? A diretoria renovou o contrato deste merda?

      • author avatar
        Legolas 9 anos ago Responder

        Cara, não sei se é verdade, mas também me assustei quando li esta informação… isto dá, sem usar calculadora, calculando “de cabeça, por alto”, uns 3 anos a mais de contrato. Misericórdia!!!!!

      • author avatar
        Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

        Pois é, Rogério.

        Como eu disse na resposta ao comentário do Legolas: o clube não faz o que precisa fazer, a galera se movimenta.

        Abraço grande.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Então, Legolas: os caras não fazem o que têm que fazer, a rapaziada começa a se movimentar.

      Lembra o que aconteceu com André Santos? Foi preciso neguinho dar uma prensa no cara, lá em Porto Alegre, pro clube se convencer de que não dava para André Santos seguir vestindo a camisa do Flamengo.

      É mais do que óbvio que ninguém aqui prega algo parecido em relação a quem quer que seja, mas a paciência do torcedor tem limite. A criação do site pode ser uma maldade, mas quem deixou chegar a esse ponto não foi a torcida.

      Abração.

      • author avatar
        Legolas 9 anos ago Responder

        Poxa, Murtinho, concordei com quase todo seu comentário, menos com a parte da “criação do site pode ser maldade”. Eu, particularmente, achei GENIAL, hahahahahaha. Não usa a violência, não desrespeita (se tiver, eu não vi, não analisei TODO o site), mas mostra a indignação da galera, como você bem falou, já com a paciência superando qualquer limite.

        Abraços

        SRN

        • author avatar
          Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

          Então, Legolas.

          Genial, é. Não usa a violência, sem dúvida. Não é desrespeitoso, não sei, embora concorde que quem sai na chuva sabe que vai se molhar.

          Agora, que tem uma pontinha de maldade ali, um bullyingzinho de leve, acho que tem sim.

          Abração.

          • author avatar
            Legolas 9 anos ago

            Ah… Mas é um “bullyingzinho” (sensacional, só vc mesmo, hahaha), muito leve. Wallace já tá “bullyingzando” (posso inventar esse?) a torcida faz tempo. E muito mais pesado. Rsrsrs

            SRN

  • author avatar
    André 9 anos ago Responder

    Concordo em linhas gerais com tudo que disse nosso brilhante MURTINHO.

    Talvez vá ser apedrejado, mas com a DEFESA QUE NÓS TEMOS HOJE, o jeito é FECHAR A CASINHA, pelo menos até que apareça um EXCELENTE ZAGUEIRO ( o Muriça já disse que quer um zagueiro de ponta) que é para NÃO ficarmos passando essa VERGONHEIRA TODA.

    Agora MURTINHO, me diga uma coisa já que você mora em São Paulo: essa MALDITA MANIA dos repórteres e até apresentadores de jornais e demais programações televisivas falarem “Qual que é”, “Como que é”, “Aconticeu” que está se tornando comum na TV, veio aí de SAMPA, não veio?

    Com todo RESPEITO pelo bravo brigadista que veio a falecer cumprindo bravamente seu mister, acho que o MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA se AUTO INCENDIOU de tanta vergonha com tamanho DESRESPEITO à Língua Pátria, à Última Flor do Lácio, né não?

    Acho que as paredes e o material exposto no Museu, de tanto ouvir essa PODRIDÃO, fez com que aparecesse um FOGO-FÁTUO que levou o acervo e os aparelhos a entrarem em COMBUSTÃO!

    SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSU

    POTA QUE LOS PALRALES…Isso chega a irritar…….

    Abraço.

    SRN

    • author avatar
      André 9 anos ago Responder

      Complementando….

      CANTEROS como capitão?

      SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAS

      SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      André:

      Sai ano, entra ano, e você continua uma figuraça. Essa do “aconticeu” é sensacional. (Na verdade, o “t” e o “c” dão meio que uma engolida no “i”; é quase que um “acontceu”.)

      Cara, concordo plenamente com a solução de fechar a casinha. Por isso, e além da história de trabalhar muito e com seriedade, achei interessante a escolha pelo Muricy. Com defesa organizada e respeito ao manto, podemos encarar qualquer um.

      Abração.

      • author avatar
        André 9 anos ago Responder

        PERFEITO….

        ACONTCEU…SHUAHSUAHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSU

        Essa porra maltrata os meus ouvidos…..

        Manias…fazer o quê? hehehehehe

        SRN

  • author avatar
    Rodolfo Borges 9 anos ago Responder

    Em 2015 começamos ganhando o torneio da pré-temporada, e o resto do ano todos sabem.

    Agora que perdemos essas duas taças amistosas, faz sentido que ganhemos os campeonatos a valer de 2016, né?

    Se contratar no mínimo um zagueiro de ponta (de preferência dois, pois não dá pra contar com o Juan), eu acredito.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Fala, Rodolfo.

      Também acho que precisamos de dois zagueiros. Não sei se serão de ponta, porque a grana anda curta e o mercado escasso (não dá pra achar que a gente vai trazer o Piqué, né?). Ajeitando a cozinha, creio que podemos brigar lá em cima sim.

      Abração. SRN. Paz e Amor.

  • author avatar
    Cristina 9 anos ago Responder

    Você não assistiu aos 2 amistosos, em que o Mancuello jogou? Não dá pra tirar grandes conclusões, mas parece que ele entende do riscado. Agora a zaga com Wallace (fico com pena dele, mas o Flamengo não é instituição de caridade ) e Juan (repito : Flamengo não é instituição de caridade ) NÃO dá!!!! Vamos levar gols a rodo. Tem jogadores que ficaram que eu não gostaria de ver a cara deles esse ano: Márcio Araújo, Canteros, Jonas, …chega, só de pensar neles já me deu urticaria. Espero que o Muricy esteja realmente querendo trabalhar, pois isso ele vai ter de sobra. Nesses 2 amistosos , o pouco que deu pra analisar foi um deja vu de passes errados. Que São Judas Tadeu nos proteja e o Sr.Bandeira que tire o escorpião do bolso. SRN!!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 9 anos ago Responder

      Oi, Cristina.

      Pois é, não vi. Mas tudo indica que o Mancuello (e parece que o Cuéllar também) é bom reforço.

      Tenho a impressão de que todos os caras que você citou perderão espaço aos poucos. A questão é que quem entra tem que dar conta do recado.

      Quanto à zaga, Muricy tem sido insistente na solicitação por alguém que chegue e resolva. Está quase a dizer que, caso isso não aconteça, não venham responsabilizá-lo depois. Entendo as limitações financeiras, apoio a política dos pés no chão, mas acho que não fomos (nós não, o Rodrigo Caetano) incisivos o suficiente para resolver o problema.

      Beijo enorme. Apareça sempre. SRN. Paz e Amor.

Deixe seu comentário