“Estou criando outra situação para a equipe, que antes eu não podia fazer.” Essa é uma declaração do nosso Luxemburgo no final de Abril. QUATRO (4), q-u-a-t-r-o meses depois do início da temporada de 2015. Uma frase que me faz lembrar o bom e velho Proust, numa lição que aprendi com ele: o desejo nos força a amar o que nos fará sofrer. Meu desejo de Flamengo, esse tesão que dá a solução e que não passa nunca, quase me “força” a acreditar nessa outra situação que o professor declara em entrevista: um meio de campo formado por Jonas, Canteros e Arthur Maia. Ah, o desejo. Que caminhos tortuosos ele me leva. Na vida. No futebol. No amor. Em tudo isso ao mesmo tempo agora. E na estreia do time contra o São Paulo, no PRÓXIMO dia 10 de maio, e depois num jogo em casa contra o time do “módulo amarelo”. Não estou disposta pela busca dos 45 pontos. Não estou disposta a fazer contas. Não estou disposta a me contentar com mais UM mísero reforço. E não estou disposta a torcer por “um grupo em que todos se sintam importantes”, como declarou o professor. É isso que ele quer? Meus sais! Cadê meus sais?!?!?!
Disputamos (e fomos eliminados) de forma medíocre do Euricão 2015, a torcida comprou o “barulhinho bom” da diretoria, e por motivos óbvios ficou do lado do certo, CONTRA a Federação e tudo o que ela representa. Mas, vamos lá: QUE OPÇÃO A DIRETORIA deu pra torcida? Que fim levou a Liga? Disputou o campeonato “rompida com a federação” tipo um casal separado morando na mesma casa, dormindo na mesma cama. Aí de vez em quando a patroa passa pelada no quarto…o marido sai enrolado na toalha…e vamos pro jogo. E nós fomos. O campeonato de formato falido chega ao final com casa “cheia”. E a torcida do Flamengo no sofá e com controle remoto na mão escolhendo qual jogo NÃO assistir. Disputamos um campeonato metafísico e ficamos de fora. Mas, agora, OU But Now: “ with Brazil’s economy in recession, and sponsors and fans cutting back on spending, the clubs’ finances are expected to get even worse. The clubs must publish their 2014 results by April 30, and only one — Rio de Janeiro’s Flamengo — will be able to announce that it has earned enough to service its debt and pay its taxes, according to estimations by Cesar Grafietti, a credit manager at the Brazilian investment bank Itaú BBA”. Entendeu? Não? Joga do Google Tradutor ou volta pras aulas do cursinho de Inglês, pois o golaço da semana da eliminação foi que aparecemos no THE NEW YORK TIMES. Uma pena que eu NÃO leio o The New York Times. Mas, faço leitura de JOGO, serve? Faço leitura de uma partida! Ajuda? É amigos, que momento, the book is on the table ou para os mais “apaixonados”, THE SKY IS BLUE. Sem trocadilhos.
Somos testemunhas do trabalho desenvolvido pela diretoria do Flamengo. Vivemos um tempo novo. Aleluia! Contra os fatos não há argumentos. E não estou falando de matéria de jornal estadunidense. Acompanhamos o trabalho realizado, as contas estão aí para a Torcida Organizada dos Balanços Rubro-Negros se deliciarem nas arquibancadas das calculadoras HP da vida. Mas, não me iludo com a Diretoria de Futebol, se o elenco não for reforçado, não me iludo, tudo permanecerá, do jeito que tem sido, transcorrendo, transformando, tempo e espaço navegando, todos os sentidos!
Mas, o Flamengo é TÃO Flamengo que o HEPTA pode estar por um segundo! E o caneco tem direção certa: a Gávea. Além do Zico, o tempo também é REI. E quando a bola começar a rolar de verdade pra gente no Brasileirão, esse mesmo Flamengo, agora de 4-5-1 (até a próxima temporada em Atibaia) vai me ensinando a transformar as velhas formas do viver!
Pra vocês, Paz, Amor e Fé.
No Flamengo.
BRASILEIROS NA LIBERTADORES E O MEU ALÍVIO – Depois de assistir a vitória do Flamengo por 1 a 0 no horrendo e constrangedor amistoso contra o Icasa, eu entrei em um perturbador estado de DL (depressão ludopédica) e em TPB (tensão pré-brasileirão). Aliás, eu devo ter algumas tendências masoquistas para assistir a um amistoso do Flamengo contra o Icasa num sábado à noite. É menos doloroso sair de casa para assistir um show de Zezo dos Teclados. Mas depois de ver os cincos brasileiros em ação na quarta-feira à noite pelas oitavas de final da Libertadores, senti um certo alívio e fiquei mais relaxado. O Corinthians, considerado o melhor time do Brasil e que alguns incautos da nossa imprensa esportiva chegaram a afirmar ter futebol para jogar a Champions League com chances de conquista, levou um baile do Guarani Paraguaio. Perdeu de 2 a 0, mas poderia ter sido 4 a 0. São Paulo e Cruzeiro fizeram um jogo de dar sono em Coca-Cola com arrebite. Foi muito bom ver que Willians ex-Inter e agora Cruzeiro, continua o mesmo dos tempos de Flamengo. Rouba e devolve. Com esse time no Brasileiro, o Cruzeiro não briga nem por vaga na Libertadores. E o São Paulo consegue errar mais passes do que o Flamengo. E pelo visto, não vão descobrir nunca qual é a verdadeira posição de PH Ganso. Reza a lenda, que só quem sabe esse segredo é o “Pofexô Luxerley”, mas só revela por alguns milhões de dinheiros em sua conta corrente nas Ilhas Cayman. O São Paulo achou um golzinho e 1 a 0 virou goleada. Na verdade não vi o empate em 2 a 2 entre Atlético Mineiro e Internacional. Mas pelo menos deve ter sido animado. O Galo só conseguiu empatar nos acréscimos. Agora o “Eu Acredito” vai ter que ser no Beira-Rio. Duvido.
ENFERMARIA FLAMENGO – E esses bichados do Flamengo? Que diabo de preparação física é essa em que os jogadores chegam às vésperas da principal competição todos estourados? Armero já chegou machucado (estará bichado?). Nem se sabe quando estreia. Paulinho, nem Deus sabe quando volta a jogar. Bote aí 2016. Samir “De Vidro” parece jogador em fim de carreira. Cheio de contusões crônicas e incuráveis. Nixon, nem conta mais. Tão falando que Canteros joga contra o São Paulo. Vai se machucar na entrada em campo. Aí entra Márcio Araújo. Esse não se machuca nunca! E anotem e me cobrem depois: Arthur Maia não chega aos 15 minutos do segundo tempo e sai machucado. Esse eu conheço desde os tempos de América de Natal. Passa mais tempo no DM do que no gramado.
Mais em: http://www.marcotuliotudo.com
Me preparava para só comentar algo do futebol do mengão após a estréia no próximo domingo contra o SPFC, porém, ao me deparar com a noticia que segue no link ao final, quase entrei em profundo estado depressivo catatônico, é dose pra mamute dopado enfurecido.
Para terminar só me resta gritar um sonoro
NNNNNNNNNNNÂAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2015/05/perto-de-deixar-o-leeds-adryan-cogita-volta-ao-fla-estou-mais-amadurecido.html
Parabéns pelo texto Vivi. Quero só deixar claro uma coisa… não tenho mais saúde pra ficar vendo o Mengão brigando lá embaixo na tabela não (isso é coisa do filhotinho da FERJ) e sei que o seu coração e de todos os flamenguistas também não aguentam mais. Quero ver um time brigando lá em cima, buscando com RAÇA o hepta. Vamos lá Pofexô, arruma essa casa de uma vez por todas. Ah, e por favor diretoria, vamos reforçar esse elenco e nos que já estão aí, vamos botar de castigo no milho, caso não entrem no eixo, rsrs. SRN #PapagaioVintém
Se o Fla não trouxer um meia de qualidade, mais um zagueiro e dois atacantes não vai brigar por título este ano no Brasileiro e talvez nem na Copa do Brasil. Gabriel voltou a jogar nada. Eduardo da Silva está meio sumido, não joga bem nem quando entra no intervalo como antes. Alecssandro perde cada gol… Marcelo Cirino pelos lados do campo ainda vai, mas não adianta só correr. Arthur Maia pode render no meio se tiver uma sequência, mas Montillo seria um nome melhor.
Esqueci da hastag #PapagaioVintém. E mais uma: Luxemburgo acalma o Anderson Pico.
campeonato carioca,
tem gente que diz que o campeonato carioca tem que acabar…como se ele o campeonato não tivesse valor algum.
estão enganados quem pensa assim,o carioca é assunto que rende,mais até que a copa do mundo.
veja a polêmica do gol do marcio araújo,rende até hoje…enquanto os 7×1 da alemanha já caiu no esquecimento.
o campeonato que é transmitido para mais de 20 estados do brasil..o riquissimo paulista só para dois estados.
nosso campeonato desperta amor,inveja,paixão…dizer que esse campeonato tem que acabar…apesar de euricos,caixa dagua…etc
não faz o menor sentido…viva o rio de janeiro! viva o maracanã ! viva o flamengo o maior vencedor do campeonato do rio de janeiro com 33 titulos !
saudações rubro-negras!
Brilhante conquista do nosso time sub-20, batendo o Botafogo por 2 x 0 e sagrando-se, com todos os méritos, campeão da Taça Guanabara (1o. turno) de 2015, na categoria.
O jogo foi transmitido, com excelente qualidade, pelo Globo.esporte.com, permitindo que os verdadeiros rubro-negros pudessem vibrar, com um time que joga sério, sem as firulas desnecessárias da equipe principal.
O time foi o mesmo das competições nacionais, apenas com Ronaldo (muito bom jogador) saindo da lateral direita para o meio (um camisa 5, resguardada as restrições necessárias da categoria, muito superior ao botocudo Márcio Araújo), entrando, no seu lugar anterior, Ennes, que nunca vira jogar anteriormente.
Gols de Douglas Baggio (a bola bateu no zagueiro adversário, involuntariamente) e Jorge, um golaço.
Cabe registrar , a bem da verdade, que os gols só saíram quando o Foguinho já tinha apenas 10 e 9 jogadores, eis que corretamente expulsos os dois zagueiros de área, ambos por dois cartões amarelos.
Grande conquista, que NÃO foi invicta, como em artigo anterior do GE.com constou, eis que, naquela noite trágica contra o Nova Iguaçu perdemos por 1 x 0.
Há muitas autênticas promessas – mesmo reconhecendo a momento fraquíssimo do futebol carioca – como o goleiro Daniel (o reserva Thiago também é bom), a dupla de zagueiros de área – Léo Duarte e Rafael Dumas (capitão) – o excelente Jorge, que, para mim, deveria ser imediatamente levado para o time principal, o meio campo Ronaldo, Matheus Sávio e Jajá (chegado a presepeiro) e os atacantes Cafú e Baggio, ou seja, quase todo o time.
Espero que o Jayme de Almeida, que foi mostrado no banco, não atrapalhe como costuma fazer, queimando promessas.
Pelo menos um título, sem choro nem vela, na cadência bonita do samba.
Campeãs SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – vamos esperar pelo que vai acontecer à noite, nunca esquecendo que o rival é o poderosíssimo Icasa, da Série C do futebol brasileiro.
DE NOITE
Sem comentários.
Uma vergonha jogar para duas mil testemunhas.
Jogo péssimo, adversário ainda sem time, FIASCO TOTAL.
Envergonhadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Olá Vivi,
Parabéns pelo texto, mais um brilhante da galeria RPA. Compartilho com você o
sentimento sobre o atual momento do time do Flamengo. Parabéns também pela
forma que você arranjou de angariar fans. Sempre soube que você tinha muito mais
do que 11 leitores/admiradores.
Abraços
Roberto Fla
#papagaiovintem
Muito coerentes e acertados os comentários da Vivi, que elogia o trabalho da diretoria nas finanças, mas, como tem acontecido costumeiramente, em campo as coisas não encaixam e ela aponta o principal culpado, o pseudo treineiro ultrapassado Luxemburro, que depois de quatro(4) meses “treinando” a equipe, sem ter ainda um time principal, sai com a seguinte pérola: “Estou criando outra situação para equipe, que antes eu não podia fazer” e ainda completa “que quer um grupo onde todos se sintam importantes ” ora, claro que essas declarações refletem desculpas esfarrapadas para justificar suas lambanças, é um ex-treinador em atividade, que perdeu o jeito de atuar, perdeu a mão, já deu, sua experiência não mais o ajuda, pois, a sua personalidade arrogante sobrepujou o lado profissional, desde que foi o treinador da seleção brasileira e depois chamado para treinar o Real Madri, ocorreu uma transformação em sua já egocêntrica personalidade e ele nunca mais ganhou nenhum título expressivo, pelo contrário, tem vivido do passado e mostrado involução no seu trabalho e até tremedeira em decisões, haja visto as duas últimas que disputou pelo Flamengo, onde mesmo com a vantagem, apegou-se a ela e esqueceu até o próprio discurso, que o medo de perder, tira a vontade de ganhar, pois bem, em ambos os casos foi exatamente isso o que aconteceu, além de ter feito substituições estapafúrdias, verdadeiras lambanças e em momento algum ter entrosado o time, que até hoje ainda não encaixou, aliás, ele nem tem ainda um time titular!!!
E está jogando fora a oportunidade de fazer uma outra pré-temporada, já que o Flamengo não se classificou sequer para disputar as finais do Carioqueta mais fácil dos últimos anos e com isto, sobrou tempo para treinar e encaixar o time, pois, o Brasileirão só começa em 10 de maio e o Luxemburro ao invés de aproveitar, deu folga de quatro(4) dias para todo o elenco e ainda não deu um treino sequer, só rachões, onde até o seu auxiliar, o inacreditável Deivid tem jogado e demonstrado pessoalmente a sua facilidade em perder gols feitos, deve ser para instruir os atacantes, que também já mostram as mesmas deficiências nas várias oportunidades que perdem nos jogos…
Só numa coisa o Luxemburro tem razão, o Flamengo precisa de reforços, precisa com urgência de outro treinador, um lateral-direito, um meia criativo e um atacante, sem isso, com certeza a Vivi e nós também vamos voltar a fazer contas para o clube não ir para a segundona, de novo!!!
Toma jeito diretoria, as eleições estão próximas e todos os anos desde quando assumiram o poder no Flamengo, foi a mesma coisa no Brasileirão, é uma vergonha isso, o Flamengo, ao contrário do que afirma o seu pseudo treinador, não é clube para apenas disputar uma vaga na Libertadores, o Flamengo tem que entrar para ganhar a competição, qualquer competição que dispute, essa é a meta e o alvo do Flamengo!!!
E Petros, Robinho, Alex é o cacete, o clube precisa é de reforços de verdade!!!
SRN!!!
Espero que dessa vez o profexô arrume a casa e nos mostre que realmente o que fez falta foram os jogadores que estavam machucados..
SRN
#papagaiovintem
Espero que dessa vez o profexô arrume a casa e nos mostre que realmente o que fez falta foram os jogadores que estavam machucados..
SRN
#PapagaioVintém
#papagaiovintem não acho o time nem o sistema que o profexo quer implantar ruim, só acho que esse time tem muito jogador médio pensando que é craque, se o Luca conseguir colocar na cabeça deles que se eles fossem essa bola toda estariam na europa talvez possam correr um pouco mais, suar a camisa e aí sim é capaz de girar, já tivemos times com material humano pior que jogava sério e por isso conquistou muito
O Luxemburgo se atrapalhou ao longo dos meses com a escalação do time. Na verdade ele foi iludido pelos gols do Alecsandro contra times minúsculos ( Bonsucessos, Boa Vistas, Vascos) e manteve o cara errôneamente como titular. Mas agora com a recuperação do Paulinho, ta mais do que na hora de escalarmos, Everton, Cirinão da Massa e Paulinho como titulares do ataque.
SRN.
#PapagaioVintém
Impressionante como você consegue dizer tudo o que eu tô sentindo em relação ao Flamengo nesse momento Vivi…Parabéns mais uma vez pelo excelente texto!
Em tempos de reestruturação, termos um time mediano é um mal necessário, mas o nosso horizonte é azul. Eu acredito!
SRN.
Acredito em um Flamengo forte também em campo daqui a um, talvez dois anos. Mas quando falo forte, é forte mesmo. O melhor de tudo é saber que esse time forte terá uma base administrativa bem estruturada e sólida. Um clube-empresa que irá (e já vem o fazendo) revolucionar o futebol no nosso país. O novo Flamengo ainda dará muito pano pra manga.
Precisamos fazer nossa parte e continuar apoiando esse projeto.
Vivi, parabéns!
SRN!
#PapagaioVintém
http://espnfc.espn.uol.com.br/flamengo/deixou-chegar/afinal-o-que-o-flamengo-quer-esse-ano
Exatamente o que eu quis dizer e não soube com a clareza do Matheus Meyohas.
É esse o espírito que o Flamengo precisa reincorporar: operário, pés no chão, briga por cada centímetro do campo. Essa atitude blasé que o Matheus cita é insuportável.
Rasiko,
muito bom o artigo do Matheus. Provavelmente, possa ter sido o que faltou ao time do Flamengo no Euricão/2015: a determinação de 2014.
Todos nós achamos e queremos e esse é o nosso papel. Acho que tanto ou mais que nós, torcedores, a direção quer o melhor time possível e só eles sabem o que é possível. Da maneira que vejo, o Flamengo, como instituição, está renascendo, se reestruturando e pra isso, como dizem os entendidos no assunto, é preciso, sim, cortar na carne. De nada adianta nossa fissura em querer um timaço pra ontem. Não vai acontecer. Vamos pro CB com esse time, mais as voltas de Samir, Paulinho e Nixon e, com sorte, um ou dois bons reforços. Se der, deu; se não der… Não espero grandes protagonismos, apesar de não ver disparidades entre os grandes nesse medíocre futebol brasileiro que nos leva à tv por assinatura pra assistir o futebol europeu. Essa é a real e brigar e se estressar com a realidade não é lá muito inteligente. Porém…
Nada disso justifica a falta de garra dos jogadores e a aproximação entre eles, não só pra evitar erros de passe, mas por ser a compactação a tática que tem se mostrado mais eficiente. Porque não estamos fazendo isso? Onde está o professor que não se pronuncia sobre o óbvio? Cadê o Eduardo da Silva que, teoricamente, se destaca nesse mar de mediocridade? Ele é lento? Cabe ao professor encontrar o papel que ele pode desempenhar mesmo não sendo velocista. Afinal, o futebol mudou mas ainda há lugar pra jogadores técnicos e inteligentes. Ou então, vaza.
De fã incondicional do Luxemburgo passei a ser crítico contumaz de sua arrogância, a ponto de estar me perguntando se ele não perdeu a mão do grupo.
A saída do Márcio Araújo já é um alento, mas, pergunto: não tem ninguém melhor que o Pará? Se o Pico atua nas duas laterais, não seria melhor ele na direita e o Armero na esquerda? O que não dá é pra começar a sentir saudades do Léo Moura.
grande rasiko…
concordo que o pico pode jogar na direita e talves o miliciano que não comprometeu nas últimas partidas que jogou…na esquerda põe o armeiro e pronto.
eu ainda dou crédito pro luxa…por pura falta de um bom profissional desponivel !
hoje o meu flamengo com o atual elenco seria…paulo vitor,luiz antonio(pico)wallace,bressan(samir)armeiro,carceres,canteiros,everton,alecssandro,paulinho e arthur maia.
saudações rubro-negras
Grande Chacal, não concordo muito com esse time q vc escalou. Pra começar, eu colocaria o Cáceres no cárcere :)), e Alecsandro e Bressan não tem lugar no meu time de jeito nenhum. Quanto ao Luxa, apesar dos pesares, a confiança na capacidade dele ainda persiste. Espero que ele justifique. Um abraço.
Perfeito Rasiko,
O pofexô passou o primeiro trimestre do ano escalando apenas botinudos no meio e velocistas no ataque. Não dá, é só correria a esmo e bicuda pra frente. E Canteros era primeiro volante na Argentina, vir com esse papinho de que é organizador de jogo, que dá cadência e etc. é papo furado dos piores. Canteros é no máximo um bom segundo volante.
O croata é o jogador mais técnico desse time de longe, chuta bem, passa bem, cabeceia bem, mas não, não é velocista e nem “mordedor”, isso definitivamente ele não é. Mas será que já não está cheio de gente com essas caracterísiticas no time?
Não consigo entender que ele fique no banco enquanto Marcio Araujo, Gabriel, Luiz Antônio e Alecone estão em campo, fazendo rigorosamente NADA.
Depois vir jogar a culpa do futebol ridículo do time nas lesões é muito fácil…
WINDBAG
Luxemburgo, em entrevista hoje na página oficial do Flamengo, disse:
“Estou criando situações para a equipe. Fiz alterações para testar, pois conto com todos (os atletas)”.
Luxemburgo já está há um ano no Flamengo e estamos indo para o quinto mês da temporada, e o Profexô ainda está em fase de testes. Ainda não tem um time e um esquema tático definido. Fala muito e faz pouco.
Num mês ele aposenta o centroavante, mas coloca Alecsandro como titular no time.
Depois diz que vai jogar com volantes técnicos, ao estilo Alemanha, mas escala o time com três cabeças de área.
Ora ele libera os laterais para jogadas de ataque, ora os prende em demasia.
Luxemburgo deveria ter aprendido com João Saldanha e Tele Santana que futebol é conjunto. Eles escalavam os onze titulares e faziam pelo menos dois coletivos por semana. Seus times jogavam por música. Os times e seleções da Europa copiam hoje o Brasil do passado, o futebol do João Saldanha e do Tele.
Qualquer menino sabe de cor e salteado o atual time titular do Barcelona, já o do Flamengo nem eu sei.
Time de futebol é igual a maionese: tem que mexer de forma homogênea, senão desanda.
Técnico não ganha jogo. Porém, quando não sabe armar um time, perde.
Sorte nossa que o futebol brasileiro está uma merda, dentro e fora das quatro linhas. No campo administrativo, o Flamengo é uma exceção. No campo de jogo, todos se igualam.
SRN
Perfeito, Áureo!
De pleno acordo, lembrando que o Saldanha, mal assumiu o comando da Seleção, escalou o seu time, que manteve até quando pôde.
Os ingleses, pelo menos na definição, estão certíssimos – foot-ball association.
Não deveria ser difícil entender o óbvio, mas a nossa atual realidade é bem diferente.
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
Que texto Vivi. Eu estou com o mesmo sentimento que você, esse não convence, olhe bem não estou dizendo que não acredito na vinda do Hepta o Flamengo me faz acreditar em tudo. A questão é que perder o carioqueta que tava no papo não é um bom sinal. Luxa vai ter que fazer um exelente trabalho, contar com a ajuda de São Judas pra poder dar certo. Não estou disposta a fazer contas até chegar nos 45 pontos, quero um time para se orgulhar, eles que se virem. SRN #PapagaioVintém
Fora de campo, somos o time de boa reputação. Isso vai refletir muito bem e vejo o Flamengo disputando torneios fora das divisas brasileiras.
Dentro, a fórmula é simples: base + medalhões = títulos. O Luxa tá pegando o limão de fim de feira e fazendo limonada. Vi tanta gente boa passar e o mengão não aproveitar um: Love, Sheik, Brocador (que sempre deixava o dele)….mas falando a verdade, a qualidade dos njogadores e dos clubes, concorrentes a campeão brasileiro não está aquelas coisas não, principalmente no eixo Rio-SP. Acho que o único perigoso é o Cruzeiro.
Ótimo texto Vivi, esse ano vai ser de muita paciência e esperança. Basta, agora, os jogadores estarem realmente comprometidos com a nação rubro-negra.
SRN