Talvez o que eu vá dizer agora possa surpreender a alguns de vocês, mas eu gosto do Flamengo. Mais até do que seria recomendável. Gosto do Flamengo pela torcida, pelo apelo irresistível da combinação do vermelho com o preto, pela sua vocação vibrante para o épico. Mas uma das coisas que mais me fazem gostar do Flamengo é o seu pioneirismo. O Flamengo, desde sempre, é uma poderosa força criativa, sempre inovando, sempre forçando o limite do envelope operacional e, talvez justamente por isso, sempre chegando na frente.
Vocês sabem que foi o Flamengo, lá em 1936, que liderou a luta pela implantação do profissionalismo no futebol brasileiro. Foi o Flamengo o primeiro time a ter um segundo uniforme, criado pelo húngaro Dori Kruschner para os nossos jogos noturnos. Foi em torno do Flamengo que nasceu a Charanga do Jayme de Almeida, a primeira torcida organizada do Brasil. E, ainda que não seja algo muito importante, foi também o Flamengo o primeiro campeão da Taça Rio, em 1978, com a vasquinha de vice, lógico.
Ontem, descobri que o Flamengo inventou mais uma: a doutrinação sob protesto. Funciona mais ou menos assim: você esculhamba a organização do campeonato, avisa pra geral que vai perder um dinheirão no rural, bate de frente com a vanguarda do atraso esportivo nacional e ameaça não disputar mais a porcaria do carioqueta. Mas é só pra fazer teste, o Flamengo não pode correr, jamais. Então vai pro jogo sob protesto. E como o Mengão está exercendo seu direito constitucional de protestar, não existe qualquer impedimento para que passe o rodo em todo mundo e eleve o nível técnico do charmoso certame praiano até um parâmetro impossível de ser acompanhado pelos coirmãos (tudo frouxo).
E desse jeitinho dócil e inofensivo, sem querer abafar ninguém, o Mengão vai empilhando corpos por onde passa. Ontem, a Cabofriense toda voltou pra casa de pé no ônibus, depois do jogo ninguém aguentava sentar. O Flamengo chacoalhou muito forte os cabofriers. Depois de um primeiro tempo lamentável sob todos os aspectos, com direito a golaço de Sassá e bateção de cabeça generalizada em campo, tudo indica que Luxemburgo sentou o dedo na rapaziada e mandou esporro. Porque no segundo tempo o time foi outro.
Primeira diferença percebida, a correria desenfreada. O time voltou do vestiário cheio de disposição e exibindo sem qualquer inibição a sua maior qualidade: a escama do contra-ataque em altíssima velocidade. Uma correria organizada que deixa ao adversário apenas duas opções: enfiar a porrada e receber cartões ou ficar olhando de trás mais um gol do Mengão. Uma arma que, tenho certeza, quando estiver calibrada, vai fazer a diferença e semear o terror nas defesas da Arcoírislândia.
3 caras são fundamentais nesse contra-ataque rapidão: Marcelo Cirino, segundo as sábias e sotaqueadas palavras de Dejan Petković, o melhor atacante do Brasil na atualidade, Artur Maia, dono de bom passe e muita precisão nas bolas longas, e o menino Gabriel, que mesmo voltando de parado conseguiu fazer ainda melhor o serviço de correria que Nixon já vinha fazendo bem. Suspeito que com esses 3 malandros em campo as coisas tendem a melhorar ainda mais pro Flamengo.
Tudo bem que a Cabofriense não chega a ser um parâmetro, é um time limitado, que correu tudo que tinha no primeiro tempo e depois ficou de língua de fora, rezando pras bolas não entrarem, até o apito final. O espetáculo não chegou a encher os olhos, mas a realidade do futebol carioca hoje é essa: muito time, pouco fôlego e pouquíssimo torcedor no estádio. Pelo menos a Cabofriense não apelou pra porradaria e levou cinco gols com elegância e dignidade. Palmas pro Luxa, que parece ter incutido na mente da rapaziada a importância de se trabalhar com um saldo de gols folgado. Time que mete 5 não merece críticas, só afagos e elogios.Se continuar assim esse carioqueta 2015 será o menos surpreendente do mundo.
Aliás, se me permitem uma breve digressão, todos os jogos deviam terminar 5 x 1. Não falo só dos jogos do Flamengo, falo de todos os jogos do mundo. Estudos recentes revelam que assistir a 6 gols por jogo traz benefícios à saúde e previne moléstias da alma. Meia dezena de gols produzem aquele sorriso maroto e uma sensação gostosa de dever cumprido que todos os torcedores do mundo deveriam poder desfrutar de vez em quando. Todos os jogos deviam terminar 5 x 1, desde que fique combinado que vai ser sempre 5 x 1 pro Flamengo, é lógico. Pera, exagerei! Sempre também não, nada de radicalismos. Nada impede que às vezes, só pra variar, o Flamengo ganhe de 6, 7 ou 8. No Carioca, vocês sabem até melhor do que eu, tudo é possível.
Enfim, chegou o Carnaval, o povo vibra de alegria. O Mengão tá bem na tabelinha e agora só nos falta um ou dois fregueses das antigas pra gente chacoalhar. Por enquanto ficamos por aqui até que nossos heróis voltem de seus retiros espirituais. Pra quem fica, dois conselhos: Curtam a festa da carne e do sexo depravado com responsabilidade. E lembrem-se, se dirigirem não bebam. Mas se forem beber me chamem. Abraço.
Mengão Sempre
“a Cabofriense toda voltou de pé no ônibus, ninguém aguentava se sentar. O Flamengo chacoalhou muito forte os cabofriers”. Parei de ler aqui com essa antologia tão absoluta quanto o Manto Sagrado envergado. Hahahaha
Pois é, Arthur, se ganha de 5X1 não fez mais do que a obrigação, porque o adversário era muito fraco. Entretanto, se perde,empata, ou ganha de 1×0, é porque o time do Flamengo é uma merda. Eis como pensam alguns dos nossos próprios torcedores.
É como você disse: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Há torcedores do Flamengo que parecem aquele sujeito que tem uma mulher bonita, mas só tem olhos para a mulher do vizinho e… depois reclamam do chifre
.
Pois eu afirmo, há tempos que eu não via um elenco do Flamengo tão ajustado. Mesmo em início de temporada, o time está me agradando em cheio.
Luxemburgo mostra uma puta evolução, em abolir o tradicional cabeça de área. A formação com 3 volantes mais habilidosos é a que mais me agrada.
Ou eu sou otimista demais ou alguns dos nossos torcedores é que são pessimistas ao extremo.
Sempre Flamengo.
Pow vi o Arthur no consultório da Dr. izabel mas não tive coragem de falar com ele, quem sabe na próxima!
Se o Luxa ensinar o Arthur Maia direitinho, o cara vai pra seleção – embora eu cague solenemente pra seleção brasileira. Mas valoriza o jogador. Apesar do que andam dizendo por aí entre os “especialistas”, tô sentindo que o Flamengo vai pras cabeças no Brão. Vamos chegar lá já super entrosados, campeões do carioca, cheios de moral, uma defesa segura e um ataque mortal. Pode apostar.
Belo texto Arthuzão ,Marcelo Cirino esta bem espero que nus traca títulos , saudações Rubro Negra .
Po Arthur, demorou pra postar, fique o dia todo atualizando a página rsrssr
SRN
arthur,
o presidente bandeira de mello, ameaçou abandonar o carioca de 2016.
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahha
quero ver ser homem pra bancar !
palhaçada !
vamos ser mais homenzinho, mr presidente !
ficar igual um menininho fazendo ameaçinha com o futebol do flamengo,não é postura de um presidente de club grande.
cada uma…
SRN !
Algo a ser pensado e a ser discutido.
Eis aí um ótimo tema.
Para o grande amigo Chacal, saudação é pouco.
Fotes abraços.
FLAMENGO SEMPRE
Cara, desde o urublog, assisto aos jogos do flamengo e quando o jogo acaba era F5 toda hora no site do GE.
Agora é F5 no Site do Paz e Amor no pós-jogo.
Seus textos deveriam ser diários.
Arthurzão, agora que você tá lá dentro, fala pros caras pararem de cagar na cabeça do Sócio Torcedor e fazer qualquer coisa, nem que seja sortear uma camisa.
Já tá ficando feio, assim o programa perde todo o sentido.
SRN
Nada do Flamengo
Tudo pelo Flamengo
Apesar das explicações do Grão Mestre Incomparável, entendo que você está certo, Terra.
Voltamos a cair no PST, embora mantendo um inexpressivo sétimo lugar, próximos a ser abocanhados pelo São Paulo, enquanto os FDPs dos gambás já passaram pelo Grêmio, assumindo o terceiro posto. Alguma coisa TEM de ser feita.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
O time está mais entrosado, errando menos passes, recuando menos a bola e procurando ser mais contundente (embora ainda mostre um sem número de passes para trás, quando poderiam ser mais na vertical e pra frente.
O ARTHUR MAIA, já mostrou que tem INTIMIDADE com a REDONDA e VISÃO de jogo junto com o fato de colocar a bola onde quer. Vamos ver no que vai dar.
No mais, um bom carnaval a todos e que em março o Programa Sócio Torcedor volte a bombar.
SRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS).
A correria do Mengão ta foda desse jeito os labirinto ficam doidos, Samir é bom zagueiro mas precisa evoluir ainda e vamos parar com esse negocio de Samito, esse negocio de mito deixa pro meu vice preferido.
Faltou falar do Éverton Bolt que também colaborou nos gols e eu considero fundamental nesse time.
Abs!
Só lembrando que o gol da cabofiense foi no 2º tempo
Pra vc ver o altissimo grau do meu interesse no jogo.
Não vou escrever muito, pois já estou me preparando para o ^retiro^ do futebol, ou seja, não estou querendo NADA com (mais) NADA.
O velho Anselmo já proclamou, de há muito – ^pernas pro ar, que ninguém é de ferro.^
Gostei do artigo, da mesma forma que gostei de saber do pioneirismo do segundo uniforme, que desconhecia totalmente.
Bom Carnaval para os corajosos.
Alegres SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – liguei, já no fim, a TV, constatando que estamos na incômoda posição que pertence de fato e de direito ao Vasquinho (aliás, deve perder hoje do Macaé, saindo do^ G-4^ do carioqueta)
Esperava ansioso esse texto, manda sempre muito bem Arthur!
Arthurzão, crônica maravilhosa, só o gol dos caras que não foi no primeiro tempo e sim no segundo.
Espero que o Pofessô aproveite bem o torneio Praiano e coloque todos para jogar, só para ter ideia de como tá essa galera.
ae Arthurzão Da Republica to muito curioso para ver o Paulhinho jogando nesse time e também o Jonas….num sei no lugar de quem.,mas isso é problema do Luxa certo?! Ah e como quero ver Mengão sodomizando os vassalos eunucos do Eurico,demoro!
E olha que para a correria ainda tem o Paulinho no estaleiro!!
Esse grupo aí com mais uns enxertos nas laterais e na meiúca, vai tocar terror nos CB’s deste ano.
Pq p carioqueta, com o nível q a freguesia está esse ano, já tá bom até demais.
Parabéns Arthur….Desde sempre nos mantendo no sapatinho máximo e com toda a humildade que nos é peculiar….KKKKKK
Ps: A camisa com o HUMILDÃO foi top…..KKKKKKK