Dezembro é o mês mais cruel, planos frustrados, mangas e cajus deslembrados tomam o ar misturando memória e desejo, comovendo raízes que ficaram esperando pela chuva de primavera que não veio.
.
Não ganhamos nada que já não possuíssemos, mas sofremos pra validar o desgastado bordão que deixar de ganhar é perder duas vezes. Os velhos, não. Os velhos sempre lembram de invernos mais frios, de banheiros infrequentáveis e toucinhos com mais cabelo. Para os velhos, 2021 não foi dos piores.
.
Numa perspectiva histórica menos imediata essa temporada zerada, combinado que Carioca não conta, mostra uma consistência que o Flamengo não exibia desde os anos 80. São quatro anos direto entre 1º e 2º no Campeonato Brasileiro e agora vai para a sexta Libertadores seguida, pouco não é.
.
O verão poderia ser menos cruel se não fosse a nova eclosão do sebastianismo nas hostes rubro-negras. Marmanjos de barba na cara perdem o sono rastreando os passos e tropeços de Jorge Jesus na esperança de um retorno que o calendário europeu e a moeda brasileira insistem em desacreditar. Rola uma vibe meio Dia da Marmota ver que em dezembro de 21 Jorge Jesus é trending topic nas redes sociais rubro-negras.
.
Os gatos mestres de todos os tamanhos se entregam a um incessante name dropping que abarca todos os treinadores portugueses em atividade no planeta, tentando cercar pelos sete lados os seus palpites sobre o próximo comandante do time do Flamengo. Fora a nacionalidade portuguesa e a profissão pouco há em comum entre os nomes especulados.
.
Cada um desses treinadores têm uma visão diferente sobre o jogo. Cada um pensa o futebol de maneira muito particular. E como o Flamengo parece ainda não ter uma visão clara sobre o que time pretende ser as profundas diferenças filosóficas entre os nomes especulados acabam perdendo importância.
.
A aposta em Jorge Jesus é, mais que um desejo, uma bola de segurança. Porque o Flamengo sabe que, depois de Dome, Ceni e Renight, não pode mais errar. Assim como em 2020, o Flamengo foi fazer compras na Europa sem saber exatamente o que é que quer comprar.
.
Tomara que Braz e Spindel acertem como em 19 e tragam d’além mar o melhor pro Flamengo. Mas esperar obter resultados diferentes fazendo tudo igual à da última vez é uma tarefa digna da intervenção de São Judas e sua predileção pelas causas impossíveis. Enquanto o Flamengo não souber exatamente que time pretende ser o nome do treinador vai ser como um gol pro Parreira – apenas um detalhe.
.
A primeira coisa com que os gregos antigos se deparavam ao chegar ao famoso Templo de Delfos para se consultar com seu oráculo era a inscrição “conhece a ti mesmo”. Conhecer a si mesmo é extremamente difícil, é preciso muita coragem. Até hoje um dos maiores desafios da humanidade.
.
O Flamengo já tem idade e tamanho para encarar esse desafio e olhar para si mesmo. Que não é apenas olhar para o espelho, isso o Flamengo já faz muito bem. O Flamengo conhecer a si mesmo implica necessariamente em estender o olhar para muito além dos muros da Gávea para se enxergar na trama do tecido social brasileiro.
.
Por mais difícil que pareça, esse dever de casa terá que ser feito. E quanto antes começar, melhor. Diz a filosofia Zen que quando o discípulo está pronto o mestre aparece. Se rolar vontade política, 2022 pode ser o início de uma era dourada.
.
Mengão Sempre
.
Olá!
Quando teremos textos novos por aqui? Ou serão os vídeos no GE mesmo?
Estou precisando ler coisas boas..
Abraço
Temos muito que falar. Arthur, comenta algo por aqui!
Audax e Cia.
PS: Mudou tudo para nao mudar nada.
Continuamos um timinho sem linha, uma bagunça que vive de lampejos dos bons.
So que nessa ele vai sf.
Porque os “bons” estao, ao contrario de 2020 e 21, desde muito, e ponha muito nisso, completamente fora de forma, contundidos sem cessar, ou simplesmente envelhecidos sem tesao. Tem jogadores que nem a sombra sao do que eram 1 ano atras. Esses nao vao ajudar o PS em absolutamente nada.
Uma “defesa” composta do chileno, Léo e …. idoso …. me deixa …. sem ter o que falar. Da tipo uma paralisia …
Se tivesse que escolher os quais NAO poderiam compor juntos uma defesa, never – seriam exatamente esses…
Brincadeira do PS nao é, mas é o que, entao? Sério? Ele “viu” nos treinos que esses dariam certo?
Mentira, nao poder ser. Qq torcedor sabe. Qq.
Ai de nos se o PS sériamente pensa desse jeito e “soluciona” por esses caminhos.
Claro, sao 3 jogos. Mas que jogos! Um pior que o outro e o ultimo um horror, daqueles que conheciamos.
O time nao progride, regride.
As linhas nao conseguem estar compactas, uma coisa primordial para o futebol moderno e vitorioso. Pelo contrario, quanto mais tempo vai, mais o time fica um bando.
Eu tinha certeza que o PS treinaria justamente isso, compactuaçao. E de uma forma que quem entrasse, soubesse claramente como se jogar.
Ele esta fazendo o contrario. A bagunça esta crescendo.
Se o grande lançe é colocar todos em campo, nao importando onde e com quem – fico feliz.
Daqui a pouco vou jogar tb.
Vou pedir pela lateral esquerda, la nao tem ninguem que presta. Ah ta, tem sim, o Ramon, mas esse nao joga nunca.
Ps!, Ps! to aqui, hein!
Se o pa continuar assim, vai ser o tecnico estrangeiro que foi o mais rapido na demissao. Nao vai durar 2 meses.
Me lembro, alias, que em Basel ele fazia isso: rodizio.
Ninguem sabia quem era do time titular. Era alvoroço puro e simples. Ele ouvia muita critica por isso. De dentro e de fora do clube.
Foi campeao pelo fato dos jogadores, todos, serem de qualidade muito superior aos dos outros times. Qq um teria sido campeao com o time.
Como vimos ontem, no Flamengo, fora do Gabriel (e pq?) nao ha titulares.
E ja começam as caras feias e as cobranças mutuas.
Em vez de uniao, temos desuniao.
Fora do futebol mirim e esdruxulo praticado.
E essa de citar pos-jogo jogadores como “ruins” (Marinho e Isla) – nao pode dar certo.
Isso é sacanagem.
E uma que mostra que ele esta se dando conta que sua batata ja esta na brasa. Assando.
Poxa. Decepcionante.
Espero que um milagre aconteça, mas ca entre nos, deus morreu e levou seus milagres pro néant.
SRN