Embora descrente, este humilde blogueiro também é filho de Deus. E se até o nosso tão preguiçoso time tem direito a um mês de férias, nada mais justo que eu tire ao menos uma casquinha do benefício. Aqui no trabalho tenho certa dificuldade em pegar trinta dias corridos, daí que vou picando-os durante o ano. Alguns dias emendando Natal e Ano Novo, outros no pós-Carnaval, e assim a vida vai fluindo.
Para fechar a tampa da minha temporada de escritos em 2015, recorro à ironia e ao talento do maior e único craque irlandês de toda a história do futebol, com um textinho simples e que não tem muito a ver com o Flamengo – exceção feita aos alegres rapazes das adoráveis stellinhas.
Lembrei de George Best – o cara da foto que ilustra este post – há mais ou menos três anos, quando circulou o boato de que o ex-jogador Muller passava por dificuldades financeiras e vinha morando de favor na casa do Pavão, um antigo companheiro dos tempos de São Paulo. Muller negou o miserê, Pavão não disse nem que sim nem que não, mas é fato que o irmão mais famoso do Cocada gastou bem mais do que devia em seu período pré-evangélico, levando uma pouco sustentável vida de luxos e lascívia.
O mesmo fizera, cerca de vinte anos antes e a nove mil quilômetros de distância, George Best – boêmio, bon vivant, mulherengo, perdulário e o melhor de todos os atacantes que passaram pelo Manchester United nas décadas de sessenta e setenta.
Há pelo menos duas frases de Best que, muito mais que um post, dariam um livro:
“Em 1969, abandonei as mulheres e o álcool. Foram os vinte piores minutos da minha vida.”
“Gastei muito dinheiro com bebidas, carros e mulheres. O resto eu desperdicei.”
George Best nasceu em Belfast, o que, além de ser uma pista para os excessos em relação à bebida, o impediu de brilhar em competições envolvendo seleções nacionais. E como os torneios entre clubes estavam longe de proporcionar o prestígio internacional de que hoje desfrutam Messi, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e uma galera, Best nunca foi tão conhecido entre os brasileiros. Mas era o diabo dentro de campo, tanto quanto fora dele. Virou nome de aeroporto em sua cidade natal, deu origem à frase “Maradona good, Pelé better, George Best” e morreu aos 59 anos, em Londres, após uma série de problemas decorrentes do alcoolismo. No criado-mudo ao lado da cama hospitalar, repousava uma carta enviada pelo Sr. Edson Arantes do Nascimento e assinada desta maneira: “Do segundo melhor jogador de todos os tempos, Pelé”.
Apesar de pertencer a um período mais romântico do futebol, Best pode ser tomado – mesmo por vias tortas – como um exemplo do que queremos dos jogadores do Flamengo em 2016. Ninguém precisa ser abstêmio, não se pede atestado de monogamia e tampouco se exige presença nos cultos da Congregação dos Homens Puros. Fora de campo façam o que quiserem, desde que em campo consigam correr, se empenhar e desempenhar.
Enquanto dou uma escapada para alguns dias de bem-bom, vale a pena passar meia dúzia de minutos na companhia dos gols e das belas jogadas de George Best. Basta acessar:
https://www.youtube.com/watch?v=qs6WTt7atic (Se as letrinhas azuis não estiverem aparecendo, é só copiar e colar.)
Feliz Natal. Feliz Ano Novo. Em janeiro estarei de volta e ficarei feliz se todos vocês – que leram, curtiram, compartilharam, comentaram, reclamaram, concordaram ou não – continuarem frequentando o nosso valoroso RP&A.
PS: Este texto foi originalmente publicado, há exatamente um ano, no blog Questões do Futebol, da revista piauí. Incluí dois ou três parágrafos novos, fiz algumas modificações em outros tantos e achei que valia a pena postá-lo aqui.
Tenho a impressão que teremos de escrever neste espaço até janeiro, pois não haverá, acredito, qualquer outro Post !
Como sou um veterano aposentado, NÃO estou de férias, apesar da presença total da familia aqui em Brasília, para os festejos natalinos.
Em assim sendo, umas pitadinhas a mais sobre o jogaço (por parte do Barcelona) de ontem.
Primeira constatação – há uma diferença ABISMAL entre o futebol jogado na Europa daquele do nosso continente.
Influência do poder aquisitivo, indaga-se.
Em grande parte, porém não custa lembrar a influência de uma organização muito mais séria, sem os desmandos da Conmebol, da Concafaf e das Confederações nacionais, todas elas, sem exceção.
Por isto mesmo, NÃO acreditando na seriedade do Conselho de Ética da FIFA, que, para mim, fez um jogo de cartas marcadas, lamento muito a punição imposta ao Platini.
A fantástica superioridade européia (oito títulos em dez anos) deve-se muito à UEFA e, via de consequência, à Champions League, maior e melhor competição de clubes do Mundo, altamente valorizada nos anos Platini.
A nossa Libertadores, coitadinha, é muito mais uma arena de assassinatos nas arquibancadas e porrada pura nos gramados.
Tem a sua importância, é lógico, MAS TEM QUE MELHORAR MUITÍSSIMO para se aproximar do nível da Champions, sendo certo que, enquanto isto não acontecer, as nossas vitórias serão esporádicas e, digamos a verdade, acidentais como as duas únicas dos últimos dez anos, quando Internacional e Corinthians, jogando todos retrancados, conseguiram fazer um golzinho milagroso.
Segunda constatação – o nosso Neymar melhorou muito (por incrível que pudesse parecer) jogando na Europa, mas ainda não se compara à genialidade do Messi.
Ontem, inclusive, depois de duas ^assistências^(a primeira até chegada à acidental, mas brilhante a segunda), quis porque quis fazer o seu gol, atrapalhando em muito jogadas ofensivas do Barça que, sem dúvida, aplicaria uma goleada sensacional.
Terceira e última constatação – lembrando-me do passe-centro do Neymar para o terceiro gol, quero fazer justiça ao uruguaio Luisito Suarez, que está jogando um bolão.
Foi ele quem INDICOU o passe para o Neymar, apontando com as mãos para o local onde ainda iria se posicionar, totalmente livre, para fazer o gol.
Não ouvi e não li qualquer referência a este fato, que julgo importantíssimo.
Sempre dei uma ENORME importância ao jogador que ANTEVÊ as jogadas, exatamente como fez o Suarez ontem.
Já no segundo gol, o genial passe do Busquets fora também antevisto pelo uruguaio, que, sem sinalizar neste caso, já se projetara para o local onde iria receber sozinho a bola.
No último lance do primeiro tempo, também já se desmarcara para receber um passe fruto de notável jogada do Messi, embora, na oportunidade, concluisse equivocadamente, ficando, por isto, bastante aborrecido, como as câmaras registraram.
Um grande jogador, que mereceu o título de melhor em campo, levando-se em consideração também o que já fizera no primeiro jogo.
Natalinas e rubro-negras saudações.
FLAMENGO SEMPRE
PS – que papelão, para variar, dos torcedores argentinos no Aeroporto. Este é o chamado ^clima da Libertadores^, que não leva a nada, a não ser a um rosário (homenagem ao Messi) de derrotas.
só falta vc dizer que o luisito suarez é melhor do que neymar….
SRN !
chacal 5 horas ago
só falta vc dizer que o luisito suarez é melhor do que neymar….
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – …e que já superou o Adryan.. kkkkkkkkkkkkkkkkk…!!
Sábio, no que tange ao Adryan é de todo impossível !
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Você é impagável, querido Moraes…!!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Também tem uma: O Tite deixou transparecer, entre amigos, que quer o Adryan e muito entusiasmado, revelou::
Cairia com uma luva no lugar do Jádson…!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsr, shuashuashua, Muito boa.. Precisamos ouvir, sempre, sujeitos espirituosos…!! kkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsr shuashuashua. Demais!
Aúreo,
não deixei de reconhecer que a grana tem uma importância ENORME, apenas ressaltei que, além dela, a capacidade da UEFA em organizar de forma extremamente correta a Champions League, já há anos mas melhorando a cada dos últimos anos, é fator prepondrante.
Tudo bem que o Barcelona tem SEIS jogadores da América do Sul , com especial destaque para o trio MSN, além de um croata,todos como titulares absolutos, mas os quatro espanhois são também muito bons, em especial três deles, o Piqué, o Busquets e , em especial, o Iniesta.
Por outro lado, os reservas imediatos atuais são todos jovens e espanhóis, à exceção de excelente ter Stegen e do razoável Adriano, a saber – Bartra (meia boca), Gumbau (muito jovem, ainda não testado convenientemente), Samper (uma esperança), Sergi Roberto (seria fácil facil titular no nosso Flamengo), Sandro Ramirez e Munir Al Haddadi (jovens ainda, em início de carreira).
Em suma, UM SUPER TIME.
Chacal,
valeu como brincadeira sua, pois não disse isto, EMBORA , APENAS nestte Mundial, tenha sido o MELHOR de todos os jogadores do time catalão.
FLAMENGO SEMPRE
meu grande amigo.
vc não dá o braço a torcer…neymar,a quem vc cansou de chamar de cai-cai…hoje ~e o segundo melhor jogador do mundo,quiça o melhor.
a fifa deve confirmar o que estou falando no bola de ouro.
isso tudo em menos de 3 anos na europa…um feito extraordinário pra um garoto de 23 anos.
ano que vem o messi que se cuide kkkkkk
grande abraço e é sempre bom discutir com quem sabe,no caso aqui, vc meu amigo !
SRN !
Carlos Moraes, só para polemizar um pouco: Da onde veio o Platini, banido do futebol por 8 anos junto com o Blatter?
SRN
Mestre Ziza,
seria uma excelente polêmica.
Estou sem tempo agora, pois filhos e netos estão na minha casa, sendo que também tive que responder ao grande Áureo, ao amigo Chacal e ao sábio Edvan.
Voltarei ao tema.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Pois é Carlos Moraes, como as minhas férias também são permanentes, eu deixarei aqui alguns comentários, mesmo que esporadicamente, até o retorno do nosso Murtinho.
Efetivamente, a imprensa mundial hoje enaltece as conquistas constantes do Barcelona, e de um modo geral a supremacia do futebol europeu, da mesma forma que você o faz.
Entretanto, observe que os três jogadores que você citou em seu comentário, Neymar, Messi e Suarez, são todos sul-americanos.
Por isso, eu entendo que a força do futebol europeu está na grana.
Natalinas Saudações Rubro-Negras!
Telegraminha
A diferença entre o futebol do BARCELONA, DO REAL MADRI E DO BAYERN DE MUNIQUE e o futebol jogado EM TODAS AS OUTRAS PARTES DO MUNDO, é que eles tiveram o Guardiola por anos e anos imitando o jeito de jogar mais competitivo do Universo da Bola: o verdadeiro futebol Brasileiro, que desapareceu com o advento “Treneros Gaúchos”, hoje eternizado pelos grandes Dunga e Tite, com escola até em outros estados, vide Muricy e Abelão, que aprenderam tudo no Internacional.
Voces polemizarão: “Mas o Guardiola não dirigiu o Real!!!” Só que o Real não podia deixar o Barça deslanchar (tá certo isso?) e teve que imitar o fator obóvio dos ululantes: meio campo não é lugar pra pernas de pau como Caramujo, Ralf e aquele argentinozinho (que já foi até convocado pelo brilhante Tata Martinez) que errou todos os passes na final do Mundial contra o proprio Barça.
E mesmo na Premier League, com o exagero de dizer que um português burro pra caralho é o melhor dos treneros (é com certeza o melhor dos marqueteros), qualquer daqueles timecos com Fernandinho, Fernando e outras combinações ridículas no meio campo, caem pra Barcelona, Bayern e Real. Quem viver verá!!!
Saudações Rubro Nigérrimas
Kraneviter o nome do pelotudo!!!
Deus me livre!!
Fechou o ano com chave de ouro Murtinho!
Aproveito para desejar boas festas para os amigos do blog!
Flamengo sempre!
Telegraminha pra todo Mundo
Feliz Natal, próspero Ano Novo e todos os outros etceteras e tais. Chego no Rio no Carnaval, que ninguém é de aço!!!
Saudações Rubro Nigérrimas
Murtinho,
Obrigado por nos ter brindado com textos maravilhosos e sido um grande líder deste sensacional espaço rubro-negro.
Que em 2016, além de brilhantes ideias, compartilhemos aqui muito mais alegria pelo nosso amado clube que no ano que, enfim, vai acabando.
Grande abraço e um excelente fim de ano para todos nós!!
SRN
Salve, salve, Murtinho Best !
Fechou o Ano com CHAVE DE OURO ! O texto foi genial, e tem tudo a ver com o momento recente que passamos e com os nossos anseios.
E compactuo com seu pensamento. Se jogador está dando dando o sangue dentro de campo, e correspondendo, foda-se o que ele fizer fora de campo, se vai beber Stella ou se vai passar uma noite no bordel……
Hipocrisia minha, depois d’eu descer o sarrafo no comportamento da “tchurminha” do Bonde do Stella ? De jeito nenhum, pois tudo gira muito mais em cima do que determinada ação representa em determinado momento, gerando repercussões negativas se o momento é mal, do que a própria ação representa isoladamente quando o momento é bom, pois de ninguém se espera a santidade, mas sim os resultados !
Ou seja, o que não pode acontecer, é neguinho se arrastando em campo, perdendo divididas, jogando porra nenhuma, fazendo corpo mole e o time cair pelas tabelas, e ainda querer viver a vida deles como se não devessem dar satisfação de nada e a ninguém………aí não, aí o BICHO PEGA !
Aproveito para desejar uma Feliz festa natalina à você e sua família, Murtinho, e um Ano Novo ainda mais próspero, com muita saúde, são os meus sinceros votos extensivos também à toda família do RPA, ao nosso Grão Mestre Arthur Muhlenberg, a nossa Musa Nivinha, à Vivi Mariano e ao Arnaldo Branco !
Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo à todos os comentaristas deste Blog, Confrades e amigos, e que não preciso nominar, pois é para você mesmo que me lê agora !
E que venha 2016, com novos jogadores em um grande pé de meia colocado para o Papai Noel deixar na Gávea ! Que venham novos desafios, e novas conquistas !
Grande abraço à todos !
SRNs SEMPRE ! — CONFRARIA RUBRO NEGRA DO URUBLOG NO RPA —
Então, vamos dar uma olhada…!!
https://www.youtube.com/watch?v=qs6WTt7atic
Edvan-Alagoinhas-ba.
PS – Vídeo no quadro-negro…!! !
Peço, clamo, rogo suplico. Não vendam o Samir para o futebol espanhol, jamais. No dia que enfrentar o Messi, colocarei as mãos no rosto e fecharei os olhos. Vai alejá-lo…!!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Não digam, depois, que não avisei…!!.
Para não dizer que não falei de futebol.
Além do mais, que FUTEBOL !
O Barcelona (junto com o futebol que vem sendo jogado no Velho Mundo) sobra na companhia.
Ganhou mais um Mundial, sempre sem fazer força e sem ser exigido.
Suarez, um artilheiro fantástico !
Messi, um GÊNIO INCOMPARÁVEL !
Viva o FUTEBOL ! ! !
Saudações Natalinas
FLAMENGO SEMPRE, não perdendo ainda a esperança que poderemos melhorar.
Mestre, disconcordo plenamente: no Velho Mundo se joga um futebol horrível como o nosso, em pouquíssimos times se joga bola como se jogava nos nossos!!
Feliz Natal pra todos da família e Saudações Rubro Nigérrimas
Bobagem isso, né, Bill Duba.
Soh pra contrariar, diria eu …
Um feliz ano novo.
Mas nao espere pelo Flamengo para te dar esse ano bom.
Sigamos juntos e que venha 2016!
Vida longa ao RP&A!
SRN.
Boas festas e bom descanso Murtinho. Mais que merecidas.
Não vou hipocritamente esperar um ano novo melhor para o país porque sinceramente não acredito que será. Temos um governo que não governa, uma situação fiscal e política calamitosa, uma corrupção alastrada, uma vergonha internacional que vem cobrando e em 2016 cobrará ainda mais seu preço de nós todos e principalmente dos mais necessitados. E a culpa nunca é dos gestores eleitos, sempre é da oposição, da crise internacional que está mais na cabeça deles, nos zoombies do The Dead Walk, no El Niño, na radiação excessiva do sol, no Império de Star Wars, mas nunca neles que tem o mandato de gerir o país.
Projeto de poder costuma dar nisso. A máscara dos que se colocavam como donos da moralidade e o partido dos pobres caiu, somente 9% da população ainda os apoia. Enfim, desculpe o desabafo, mas nas últimas semanas meu desânimo com o que tenho visto é enorme. Esses caras perderam toda a condição ética, moral e de competência de gestão para estar a frente do país.
Para você e amigos do blog desejo que pelo menos na vida pessoal e profissional tenham felicidades. Quanto ao Mengão, sigo desconfiado. Não vou ir contra, mas sigo desconfiado. Os motivos, já comentei bastante em outros posts.
SRNs
Não concordo com o seu otimismo, exagerado, amigo, Carlos-SP, o momento é de tornarmo-nos mais realistas.
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – E receba um grande abraço…!!!
rsrsrsrsrsrsrsr
Grande Carlos SP !
Perfeitamente compreensível o seu desabafo ! O prejuízo que o Brasil vem tomando, devido a este NEFASTO governo, é INCALCULÁVEL, e levaremos décadas para nos recuperarmos ! O Brasil levará muitos anos para voltar a crescer, principalmente depois deste último rebaixamento do seu grau de investimento……
E estes 9% que você citou, que apóia este DESASTRE chamado PT, são quase todos eles sindicalistas, da CUT, ou do MST, que se beneficiam com alguma boquinha proporcionado pelo partido…..
Este AMAM o PT, ao invés de AMAREM o BRASIL ! Eles acham que o Brasil tem que SERVIR ao PT, e não o PT SERVIR ao Brasil ! Tanto é que eles desfilam suas camisas e bandeiras vermelhas, ao invés do verde amarelo.
E este ano de 2016, teremos que trabalhar mais, para pagar mais impostos, para o governo poder dar o “Bolsa família” a alguns dos milhões de eleitores do PT votarem neles, pois oportunidades de trabalho e emprego mesmo que seria o certo, não existirá tão cedo, pois isso somente com o economia crescendo, e não encolhendo neste círculo desvirtuoso !
Espero que daqui a 3 anos, PT (Perda Total ), no Brasil nunca mais……
SRNs
E como disse uma vez um amigo meu para mim; ” Eu até entendo os adoradores do Diabo……o que não consigo entender são os adoradores do PT……”
Boquinhas sindicais e Bolsas famílias só servem para manter as pessoas presas em uma vida medíocre e sem maiores aspirações.
Desculpem o desabafo ! Mas até o Demônio anda revoltado……
SRNs
Até 2016.
abs a todos,
SRN
Emerson
Parabéns Murtinho, pelos belos e inspiradores textos que contempla aos bem vestidos do maior do mundo!
Bom descanso e férias merecidas, e avisa ao Arthurzão pra voltar com você no ano que vem!
Abraço e feliz natal!
Presidente, meu irmão, CHEGOU O MANTO!
Só não vesti e saí pra rua porque o céu acaba de abrir sua bocarra nos brindando com a tão esperada chuva. Emoção pura, juro. Sabe aquele negócio de “não tenho palavras…”? Pois é, é bem assim.
Agora, manda a conta e receba meu carinho e amizade. Não sou de Natal nem Ano Novo, mas os melhores votos são sinceros e independem de datas.
Grande abraço
srnp&a
Grande RASIKO !
Que este Manto Sagrado lhe traga muita sorte !
Esquece este negócio de conta, sua Alma vale muito mais…….Aproveito para retribuir a minha amizade e carinho por sua pessoa, e também os meus sinceros votos independente de datas !
Que venha 2016 cheia de desafios !
Grande abraço do Lúcifer,
SRNs
Meu irmão, com sua generosidade estou inovando e embelezando meu guarda roupa – galera aqui tá morrendo de inveja :). Mas vc não perde por esperar. Está guardado com imenso carinho e exclusividade um presente da melhor safra. Não, não é o que vc tá pensando. Trata-se de uma humilde obra de arte feita a partir de material reciclado retirado do lixo e transformado em luxo. Na próxima vez que for a Bsb te aviso e entrego.
Grande abraço e o bons augúrios do fundo do coração.
srnp&a
ps-tô empolgado com o Muricy.
Muito grato, Jorge, pelos textos impecáveis e pela companhia. Esse do Best foi do fundo falso do baú. Adorava o cara, era meu ídolo. Perdi um jogo dele em Londres por falta de ingresso.
Ótimas férias, tudo de bom e que 2016 nos traga as alegrias que não tivemos neste ano.
Desejo extensivo aos frequentadores dessa maravilhosa RP&A.
srn
Ferias totais.
De futebol, resta (o que nao deveria ser pouco) o Mundial de Clubes, cujas semifinais assisti ante-ontem e ontem, com as esperadas vit[orias do River Plate (jogou muito mal) e do Barcelona (ganhou facil, mas sem Neymar e Messi nao foi o time brilhante de outras partidas).
Das atividades em geral, recesso generalizado.
No entanto, tivemos UN GRAN FINALE, na tarde/noite de ontem.
O Brasil, gracas ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, recuperou, em boa parte, a sua dignidade, abalada, durante o ano, por manobras inaceitaveis, em boa parte partidas de um desquilibrado, mas referendadas pelo maior Partido oposicionista, que, alem do mais, mostrou-se extremamente oportunista.
Fechamos um ano tenebroso – tanto para o Pais, como para o nosso Flamengo – de forma a nos permitir ALEGRIA e ORGULHO.
Uma vitoria da razoabilidade do mini-eleitorada rubronegro, uma EXTRAORDIN[ARIA demonstracao de INDEPENDENCIA,de REPUBLICANISMO e de COMPETENCIA do Poder Judiciario, atraves do seu orgao de cupula.
Enfrentaremos, consequentemente, com mais tranquilidade e otimismo (embora muito ainda esteja faltando) os festejos de fim-de-ano, as ferias de todos nos, nao apenas as do nosso querido Murtinho (mais do que merecidas).
Considerando se tratar de um Blog de futebol, “bola pra frente, que atras vem gente”.
Hoje, nao cabem as SRN, mas sim apenas as SN, ou seja, as saudacoes natalinas, dirigidas a todos, indistintamente, amigos e inimigos, flamenguistas ou botafoguenses/vascainos/tricolores/etc e tal
Permanece, para fecho, a declaracao de amor –
FLAMENGO SEMPRE
Só mesmo o talento de um escritor da estirpe de um Jorge Murtinho é capaz de nos brindar, como presente de fim de ano, uma crônica magnífica como esta sobre o George Best.
Fiquei triste e emocionado ao assistir aos principais jogadas da sua carreira e ao conhecer fatos da sua vida pessoal.
Infelizmente, George Best não é o único caso de atletas que jogaram no ralo o dom de jogar bola herdado no berço, em decorrência do uso do álcool.
Aqui no Brasil, Garrincha também foi um deles.
Mas, o Murtinho também me direcionou a um amigo, aqui do Município de São Gonçalo, o Eduardo, que o Maracanã o alcunhou como “Cachaça”.
Guardadas as devidas proporções, eu posso afirmar que o Eduardo foi um dos melhores laterais esquerdos do futebol brasileiro, habilidoso ao extremo, possuidor de um potente chute, chegou à seleção brasileira. Entretanto, caiu muito cedo no ostracismo por causa do exagerado consumo do álcool.
Também torço para que as farras da “Turma da Stelinha” não passem de simples brincadeiras e morram no nascedouro.
Para quem não sabe:
“alcoolismo é doença”
cujo reconhecimento vem da Organização Mundial de Saúde.
O álcool não é o problema. O problema é o alcoolismo.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos, com votos de muita Paz & Amor em 2016.
S R N !
Telegraminha rapidinho
Queridíssimo Aureo, símbolo do socialismo e das relações aprimoradas de trabalho (lembrei demais do motorista que foi dirigido outro dia), se fôssemos contar todos os grandes craques, que não chegaram a ser, por culpa dessa doença, teria que ter uma livraria. Lembro de um outro, nos anos 80, época do nosso Deus, Alexandre, que jogava no Cruzeiro. Eu achei que ele ia acabar sendo um novo Gerson, mas sucumbiu rapidinho, também no álcool. Acho que o que deveria ter mais nos clubes é a presença de um psicólogo, não pra fazer palestras motivacionais, mas pra fazer um trabalho mais profundo nos frágeis egos de garotos de 16/17 anos que de uma hora para outra viram celebridades e perdem o foco do trabalho, do desenvolvimento e vivem essas carreiras meteóricas.
Saudações Rubro Nigérrimas
Bom recesso Murtinho.
Obrigado pelos textos ao longo deste tenebroso ano Rubro Negro.
SRN
Roberto Fla
super valeu a pena.
Até.
SRN
Feliz Natal – Murtinho …. principalmente feliz dias livres.
Gosto muito do seu estilo e ideias e te acompanharei em 2016.
Do jeito que anda o nosso clube, nao tem jeito de esperar por milagres, como disse, vou voltar. Ta na hora de meter bala nesses safados incompetentes que conseguiram se re-eleger. Pobres eleitores. E pobres torcedores – aqueles que nao foram coniventes com essa “diretoria” durante os 1000 dias de sodom e gomorrha deles.
BEST foi um dos melhores dribladores que nasceram, um verdadeiro diabo jogando com os diabos vermelhos.
Otima lembrada!
SRN à todos que sao
Concordo com o Henrique. pobres eleitores que votaram no PT, e coitado dos que não votaram neles também.. Como disse o henrique, ta na hora de meter bala nestes safados que se re-elegeram pra estragar e afundar o Brasil.
Feliz natal, cambada rubro-negra da melhor estirpe.
abs
srn
Feliz Natal! Um ano novo repleto de alegrias familiares…profissionais e acima de tudo Rubro Negras…Fique certo que nos encontrará aqui a tua espera, pois fica dificil não ter seus posts pra ler e curtir…
Um grande abraço do amigo…do irmão de cores…do leitor assiduo…do Confrade…
Saudaçoes Rubro Negras…
Confraria Rubro Negra do Urublog na Republica Paz&Amor…a primeira torcida virtual do Brasil…