Embora descrente, este humilde blogueiro também é filho de Deus. E se até o nosso tão preguiçoso time tem direito a um mês de férias, nada mais justo que eu tire ao menos uma casquinha do benefício. Aqui no trabalho tenho certa dificuldade em pegar trinta dias corridos, daí que vou picando-os durante o ano. Alguns dias emendando Natal e Ano Novo, outros no pós-Carnaval, e assim a vida vai fluindo.
Para fechar a tampa da minha temporada de escritos em 2015, recorro à ironia e ao talento do maior e único craque irlandês de toda a história do futebol, com um textinho simples e que não tem muito a ver com o Flamengo – exceção feita aos alegres rapazes das adoráveis stellinhas.
Lembrei de George Best – o cara da foto que ilustra este post – há mais ou menos três anos, quando circulou o boato de que o ex-jogador Muller passava por dificuldades financeiras e vinha morando de favor na casa do Pavão, um antigo companheiro dos tempos de São Paulo. Muller negou o miserê, Pavão não disse nem que sim nem que não, mas é fato que o irmão mais famoso do Cocada gastou bem mais do que devia em seu período pré-evangélico, levando uma pouco sustentável vida de luxos e lascívia.
O mesmo fizera, cerca de vinte anos antes e a nove mil quilômetros de distância, George Best – boêmio, bon vivant, mulherengo, perdulário e o melhor de todos os atacantes que passaram pelo Manchester United nas décadas de sessenta e setenta.
Há pelo menos duas frases de Best que, muito mais que um post, dariam um livro:
“Em 1969, abandonei as mulheres e o álcool. Foram os vinte piores minutos da minha vida.”
“Gastei muito dinheiro com bebidas, carros e mulheres. O resto eu desperdicei.”
George Best nasceu em Belfast, o que, além de ser uma pista para os excessos em relação à bebida, o impediu de brilhar em competições envolvendo seleções nacionais. E como os torneios entre clubes estavam longe de proporcionar o prestígio internacional de que hoje desfrutam Messi, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e uma galera, Best nunca foi tão conhecido entre os brasileiros. Mas era o diabo dentro de campo, tanto quanto fora dele. Virou nome de aeroporto em sua cidade natal, deu origem à frase “Maradona good, Pelé better, George Best” e morreu aos 59 anos, em Londres, após uma série de problemas decorrentes do alcoolismo. No criado-mudo ao lado da cama hospitalar, repousava uma carta enviada pelo Sr. Edson Arantes do Nascimento e assinada desta maneira: “Do segundo melhor jogador de todos os tempos, Pelé”.
Apesar de pertencer a um período mais romântico do futebol, Best pode ser tomado – mesmo por vias tortas – como um exemplo do que queremos dos jogadores do Flamengo em 2016. Ninguém precisa ser abstêmio, não se pede atestado de monogamia e tampouco se exige presença nos cultos da Congregação dos Homens Puros. Fora de campo façam o que quiserem, desde que em campo consigam correr, se empenhar e desempenhar.
Enquanto dou uma escapada para alguns dias de bem-bom, vale a pena passar meia dúzia de minutos na companhia dos gols e das belas jogadas de George Best. Basta acessar:
https://www.youtube.com/watch?v=qs6WTt7atic (Se as letrinhas azuis não estiverem aparecendo, é só copiar e colar.)
Feliz Natal. Feliz Ano Novo. Em janeiro estarei de volta e ficarei feliz se todos vocês – que leram, curtiram, compartilharam, comentaram, reclamaram, concordaram ou não – continuarem frequentando o nosso valoroso RP&A.
PS: Este texto foi originalmente publicado, há exatamente um ano, no blog Questões do Futebol, da revista piauí. Incluí dois ou três parágrafos novos, fiz algumas modificações em outros tantos e achei que valia a pena postá-lo aqui.
Grande André !
Como vai meu amigo ?!
Segue abaixo para sua apreciação este vídeo obrigatório, que deveria ser visto por todos !
https://www.facebook.com/Implicante.org/videos/906230492779030/
Trata-se da mais pura verdade !
Grande abraço,
SRN.
Grande ULISSES…
Assisti a essa entrevista na íntegra.
Show de lucidez tanto do Dr. Hélio Bicudo como da Drª. Janaína.
Mas obrigado pelo link, pois nessa parte ela fala TUDO, mostra a verdadeira face desse partido de MERDA que é o PT !
E tem gente que ACREDITA que esses QUADRILHEIROS em algum tempo lutaram pela DEMOCRACIA no Brasil!
Vou usar de um eufemismo para caracterizar quem pensa assim: só sendo muito CEGO, ou então tendo uma BOQUINHA….
SRN
P.S. O Brasil está em crise porque foi ROUBADO e MUITO ROUBADO!
Declarações BANANÔNICAS:
http://blogs.lance.com.br/deprima/2016/01/21/acabou-o-clima-de-terror-diz-presidente-do-flamengo-pos-reuniao-entre-liga-e-ferj/
SRN
P.S. Só abre a boca pra falar MERDA e precisa do presidente do Cruzeiro ( e da Liga) para resolver problemas do Flamengo. Um MOLÓIDE.
Impressionante o goloboesporte. com NÃO ter feito UMA crítica sequer ao WALLACE CHIFRADA DE VACA….
Falou sobre falhas do JUAN, mas nem UMA palavra sobre o MONTE DE MERDA que aquele BEIÇO DE MULA fez durante o jogo TODO, inclusive na cobrança do pênalti.
Depois do LÉO AVENIDA MORTO, ele é o novo PROTEGIDO dessa MÍDIA CANALHA da Globo.
WALLACE, ô WALLACE…vê se segue o conselho da NIVINHA e vá ler a porra de um LIVRO, seu BEIÇO DE MULA do carai.
Larga o FLAMENGO, seu PRAGA RUIM!
SRN
Completando….
As falhas do JUAN existiram de fato, mas nada que chegasse perto das BISONHICES do BEIÇO DE MULA !
SRN
🙂 🙂 🙂 🙂
#ForaBeiçodeMula
Camisa toda preta…linda!!!…futebol do primeiro tempo…horrivel!!!…PV…Rodnei…Juan…Wallace (cada dia pior)…Jorge embusteiro…Arão…Marcio Araujo…Everton…Jonas…Horriveis!!!!…dependendo deles nada mudou de 2015 pra cá…Pará…César Martins…Chiquinho…Canteros…Sheik…Cirilo…Deram pro gasto…
Guerrero…prefiro não comentar…
Agora Mancuello…esse sim mostrou a que veio…tem visão de jogo…excelente…
Bandeira de Mello….Como sempre demonstrando ser um tremendo bundão…
Confraria Rubro Negra do Urublog na Republica Paz&Amor…
Leia-se Cirino…
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/na-cbf-bandeira-ameniza-discurso-e-deixa-futuro-na-liga-nas-maos-de-gilvan.html
Esse Banana Lula de Merda é a prova contundente de que o brasileiro não sabe votar em nenhuma instância. Os caras não sabem discernir o papel do indivíduo e da administração como um todo. A bundamolice desse sujeitinho envergonha a calça que veste. Depois da patética desculpa tirando o cu da seringa no caso “framengo” – o que só piorou – me vem com essa, demonstrando total incapacidade de gerir a própria casa e causa.
Pode ter certeza, Banana. Vou ser o Diogo Mainardi da tua vida.
srnp&a
Quem pretende compreender por que o Presidente Bandeira de Mello, com muita justiça apelidado de “Banana de Melo”, é mesmo um cagão, leiam no link abaixo, algumas perguntas e respostas sobre a criação de uma liga:
http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/perguntas-e-respostas-sobre-a-criacao-de-uma-liga-6icx1kkhpozyl93i81rnyg4ba
Para facilitar, vos transcrever as perguntas que eu julgo mais importantes, na citada reportagem:
‘Um clube que disputa uma liga estadual pode jogar o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil?
Pode, por ser filiado diretamente à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além disso, a Lei Pelé assegura que os clubes não podem sofrer qualquer punição caso criem ligas. Entretanto, há uma discussão envolvida neste caso.
Qual é o enrosco?
O estatuto da CBF, no artigo 79, afirma que os clubes que por deixarem de participar do Estadual serão rebaixados na disputa local e impedidos de participar de qualquer competição coordenada pela entidade. “O artigo está em conflito com a Lei Pelé, que é federal e, assim, prevaleceria. Mas, seria uma questão inédita para a Justiça”, comenta Eduardo Carlezzo, advogado especialista em Direito Esportivo.
Como resolver essa questão?
Com o reconhecimento da liga pela CBF.
Há uma liga de sucesso no Brasil?
A Liga Nacional de Basquete (LNB) já pode ser considerada como um caso que vingou. O grupo organiza o Novo Basquete Brasil (NBB), competição que existe desde a temporada 2008/2009. “Chegamos a conclusão que a criação da liga fortaleceria os clubes. Com a união, que é a palavra chave, estamos crescendo juntos. É muito importante ter autonomia para negociar contratos, patrocinadores, os regulamentos das disputas etc. Conseguimos até uma parceria com a NBA (a liga norte-americana) recentemente”, diz Cássio Roque, presidente da LNB.
Enfim, mas o que impede a criação de ligas de futebol?
Nada. As ligas são amparadas pela Lei Pelé, que prevê o formato de competição nos artigos 16 e 20. Ou seja, para criar um campeonato próprio, de qualquer modalidade esportiva, basta disposição dos clubes. “Nada pode impedir, é só uma questão de vontade política”, diz Heraldo Panhoca, advogado especialista em Direito Esportivo que colaborou na redação da Lei Pelé.
As ligas precisam ser reconhecidas pelas federações e confederações?
Não. Os organizadores não precisam nem sequer informar às entidades sobre a criação das competições. A não ser que desejem que as ligas sejam reconhecidas.
Há uma liga reconhecida pela CBF?
Sim, a Liga do Nordeste. “Só fomos reconhecidos porque entramos com uma ação judicial. Mas hoje somos parceiros da CBF, que nos ajuda nas questões técnicas. Repassamos ainda 10% do que é arrecadado para as federações. Tem sido um sucesso de público, bem mais rentável que os Estaduais”, explica Milton Dantas, diretor administrativo e financeiro da Liga do Nordeste.
E os contratos de tevê?
Os clubes negociariam diretamente com as emissoras, sem interferência das federações e confederações. Só há um detalhe: no caso do Brasileiro, há contrato com a Rede Globo assinado até 2017. Ou seja, pelo menos por mais três anos o formato não deve mudar.
Qual a vantagem de ter uma liga?
Excluir federações e confederações como intermediários nas negociações de contratos. Além disso, os clubes têm autonomia total sobre os rumos da disputa. Se quiserem convidar outra equipe para participar, discutem e decidem entre eles a questão.”
Portanto, eu nem preciso comentar mais nada. Mas quando eu li a reportagem, no ge, “Na CBF Bandeira ameniza discurso e deixa futuro da liga nas mãos do Gilvan”, pela cara de babaca do “Banana de Mello”, eu entendi agora por que o Roubinho Lopes ofendeu a sua (dele) mãe.
O ano de 2016 promete.
E a nossa zaga, hein? Eu bem que avisei que o Juan é um ex-jogador em atividade. Quanto ao Wallace “Chifrada de Vaca”, só mesmo o nosso André será capaz de criar uma “teoria mirabolante”, (risos) a fim de explicar por que esta merda não perde a posição de titular do time.
S R N !
Então já vou criando a minha TEORIA MIRABOLANTE:
É porque ele come o rabo do MÁRCIO CLODÔ BRAGA !
Simples assim!
SRN
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu tinha a certeza de que o André iria descobrir a razão da braçadeira de capitão e a da vaga garantida do Wallace Chifrada de Vaca.
S R N !
E nosso capitão começa 2016 como terminou 2015.
E 2014 e 2013…
Um enigma a titularidade eterna deste rapaz, e ainda com a braçadeira de capitão.
Vamos ver se Muricy é isso mesmo que dizem.
SRN
OBS: Que canhotinha, hein Mancuello…
Foram PENALIZADOS a DIRETORIA e o MURICY por não terem MORAL para barrar o BOSTALHÃO desse WALLACE CHIFRADA DE VACA e ainda mantê-lo como CAPITÃO DA EQUIPE!
Atitude típica do BANANA LEXOTAN LULA DE MELLO.
SRN
E o BANANA LEXOTAN LULA DE MELO resolveu ficar do lado dos DINOSSAUROS.
E tome de PAGAR MICO!
http://www.vaiquetotevendo.com.br/2015/10/entrevista-com-wallim-vasconcellos.html
SRN
E aí?
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/na-cbf-bandeira-ameniza-discurso-e-deixa-futuro-na-liga-nas-maos-de-gilvan.html
SRN
Pensamento Petista do dia:
Não reclame da crise no Brasil.
Trabalhe, seja criativo. Faça como o Aedes aegypti, que começou pequeno, e hoje é bem sucedido com 3 produtos lançados no mercado e planos de expansão em todo território nacional.
Tô empolgadaço com o Cuellar. Gostei muito do que vi. Roubador de bola que me lembrou o Gamarra, tira com o bico da chuteira, sem fazer falta, forte, ganha no corpo a corpo, bons lançamentos, boa técnica, enfim, acho que vai nos livrar do Marcio Araujo. Só falta um zagueiro e o time fica completo.
Muralha, Rodney, Juan, Zagueiro e Jorge; Cuellar, Arão e Mancuello; Éderson, Guerreiro e Sheik. Vai encarar?
Excelente seu time Rasiko,
Mas não acredito que o sr. Muricy Retracalho jogue de forma tão ofensiva.
As notícias dão conta de que nos treinos ele escalou o Mancuello no ATAQUE. Só para vc ter ideia…
SRN
Ainda estamos na fase do “se”, né Romano. Se o Cuellar for o que parece, se o Mancuello confirmar o que fez ontem e mais ainda, se o Arão repetir o que fez no Botafogo e nos treinos, se o Rodney, etc. O que não pode de maneira nenhuma, e aí o Muricy vai arrumar confusão com a torcida, é manter o Wallace como titular e como capitão. Não conheço um só torcedor que engula o Wallace. Todos, sem exceção, não pedem, mas exigem que ele vá tocar punheta num quarto escuro sem janela e nunca mais volte. Acho que há uma certa diplomacia aí. O cara – Muricy – tá chegando, quer/tem que ganhar o grupo, essas coisas. Vamos aguardar. A contratação de um zagueiro é urgente urgentíssima.
O que vi ontem do Mancuello foi um típico meia armador dando lançamentos ótimos. E vi também um sistema falho de marcação em que a defesa ficou muito exposta. Mas essas coisas de táticas e estratégias ninguém melhor que você pra me ensinar.
srnp&a
Rasiko, entre ser especialista em táticas e estratégias e ser expert em tórridas aventuras sexuais, prefiro a segunda opção.
Sendo assim, o aluno aqui sou eu.
Hehehe
Grande abraço!!!
Olha o Cuellar chegando aí, gente! Um time cheio de CU. ManCUello, CUellar. Se forem tão cheios de bola como são de cu, tamu feito. 🙂
Meu querido amigo, André,
com relação as suas indagações, quanto à legalidade da Liga Sul/Minas/Rio e à ameaça da FERJ, no sentido de que quem jogar o campeonato da Primeira Liga não vai receber as cotas de televisão do Carioca e nem vai poder disputar os campeonatos das divisões de base, eu tenho o seguinte entendimento:
Eu creio que a Liga foi constituída nos termos da legislação desportiva em vigor, principalmente com base no art. 20, da Lei 9.615/98 (Lei Pelé) e nos arts. 12 e 13, do Decreto nº 7.984/2013, que regulamenta a Lei Pelé. E não poderia ser de outra forma.
Assim, a CBF não tem como inviabilizar o funcionamento da Liga Sul/Minas/Rio. A única coisa que resta à CBF é o chamado “direito de espernear”.
Ora, se o Flamengo vai disputar uma competição organizada por uma entidade esportiva (a liga) legalmente constituída, a FERJ não lhe pode impor qualquer tipo de sanção, não havendo nada para se discutir a respeito dessas ameaças.
Entretanto, se a FERJ, ao arrepio da Lei, pretender aplicar essas sanções, ao Flamengo restará o pedido de socorro ao Judiciário, que, por certo, acolherá as pretensões rubro-negras.
Na minha singela opinião, eu entendo que este é o momento de o Flamengo ir para o confronto com a FERJ.
Se a FERJ insistir na pretensão de não repassar as cotas da televisão, cabe ao Flamengo o direito de não disputar o Campeonato Carioca, devidamente amparado, contudo, por medida judicial, em razão desta grave ameaça. Não faz sentido o Flamengo colocar um time em campo e deixar de receber as cotas da transmissão do jogo.
E se o Fluminense também manifestar o desejo de não disputar o Carioca – o que creio que aconteça – sem a dupla Fla-Flu a Rede Globo não pagará um centavo pela merda do campeonato que será disputado.
André, meu amigo, nesta “briga” Flamengo X FERJ, nós só estamos apanhando. Já passa da hora de começarmos a bater também.
Mas, como você mesmo já vem dizendo, parece que aquele período da fanfarronice e da irresponsabilidade está de volta no Flamengo.
Não sei se você se lembra de que somente perdemos no Judiciário o campeonato brasileiro de 1987, vencido com muito brilho no campo esportivo, pela total negligência dos advogados do Flamengo na época, que praticamente abandonaram a causa que tramitava em Recife.
Por fim, quanto à pretensão da FERJ de querer indicar o campeão e o vice-campeão do campeonato carioca para disputar a próxima competição da Primeira Liga, esse famigerado Dr. Roubinho esqueceu-se, ou finge, de que as ligas dispõem de plena autonomia de organização e funcionamento, com suas competências definidas em seu estatuto, não podendo, portanto, sofrer qualquer tipo de interferência de qualquer entidade esportiva.
Um abraço.
S R N !
ÁUREO, não existe uma determinação da FIFA que os clubes NÃO podem recorrer ao judiciário antes que se esgotem TODAS as instâncias DESPORTIVAS?
Será que a CBF e a FFERJ só estão fazendo BRAVATAS?
Sei lá….Até agora só vejo o FLAMENGO ser DESMENTIDO naquilo que se propôs como , por exemplo, o fato de querer disputar o Carioca com o time reserva.
SRN
André,
A Constituição Federal de 1988, estabelece, no seu art. 217, § 1º, que o “Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.”
Portanto, pouco importa as diretrizes fixadas nos estatutos da FIFA, da CBF e da FERJ.
Como você pode observar, a CF/88 somente veda a propositura de ações relativas à DISCIPLINA e às COMPETIÇÕES, como forma de resguardar a “autonomia das entidades esportivas, dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento” (Art. 217, inciso I)
Cumpre ressaltar que a FIFA proíbe somente que os clubes recorram à justiça comum, quando se tratar de litígios relativos à área esportiva, visando principalmente modificar resultados obtidos no campo esportivo.
Entretanto, a questão a ser levada ao Judiciário pelo Flamengo não se encontra embutida nas questões de disciplina e competição, fugindo totalmente da área esportiva.
Trata-se de matéria de natureza civil. A aplicação da multa com o valor integral das cotas de televisão, para os clubes que participarem de competição promovida pela Primeira Liga, mesmo que disputem o Campeonato Carioca com o seu time principal, afasta-se da esfera esportiva, caindo no campo patrimonial.
Meu caro André, todavia, conforme eu sempre alertei aqui no RP&A, jamais podemos confiar cegamente na mídia. Eu fui pesquisar sobre esta questão, e descobri uma nota de esclarecimento da FERJ, que nega ter estabelecido qualquer tipo de sanção para a dupla Fla-Flu, esclarecendo, por outro lado, tratar-se de equívocos da imprensa. Eis a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“Em virtude do equívoco nas publicações de alguns veículos de comunicação sob o título “FERJ aprova artigo que tira dinheiro da TV da dupla Fla-Flu e bane clubes de torneios” a FERJ tem a esclarecer:
1- A aprovação ou veto de dispositivos do Regulamento Geral das Competições coube exclusivamente aos filiados presentes na Assembleia Geral;
2- Em NENHUM dos dispositivos do RGC para o ano de 2016 consta qualquer sanção dirigida especificamente para este ou aquele clube, mas tão somente normas que estabelecem diretrizes a serem observadas e cumpridas, indiscriminadamente, por TODOS os filiados da FERJ;
3- Por fim o equívoco publicado e replicado difere e afasta-se da realidade, sendo irreal a conotação divulgada.
Rio, de Janeiro, 4 de dezembro de 2015
Marcelo Vianna
Diretor de Competições”.
Dessa forma, meu amigo, André, como uma análise mais profunda desta matéria requer muita pesquisa, o melhor neste momento é aguardamos os acontecimentos futuros.
S R N !
Que vocês DOIS estejam certos e que os anjos digam amém!
Estou doido pra ver a cara de BABACA tanto to ROUBINHO quanto do EUMICO.
SRN
Uma coisa é a lei; outra coisa é quem a executa.
No caso em questão, o Flamengo foi obrigado pela Globo a jogar com o time titular (ou elenco titular). E isso ficou bom para o clube. COMO ASSIM??!
Vou colocar o que eu entendo. O Muricy está formando um time, tem vários jogadores novos especialmente no meio-campo e precisa desenvolver a sua ideia de jogo com esses jogadores.
E como é que se desenvolve uma ideia de jogo?? Treinando e, principalmente, jogando.
Com a disputa do Carioqueta com os principais jogadores, o Muricy poderá fazer vários testes e entrosar o time.
Politicamente, o Flamengo mostra que não perdeu a briga com a Ferj, apenas acatou a decisão da patrocinadora maior do campeonato que foi tomada por outros motivos.
A Globo não insistiu que o Flamengo jogasse o Carioqueta com os titulares em função da Ferj. Ela assim o fez por causa do assédio do canal Esporte Interativo. E, mais especificamente, da boa vontade dos clubes em ouvir as propostas do canal.
Se o Flamengo dissesse que não negociaria com o EI (quase um Estado Islâmico para a Globo), certamente ficaria imune a exigências desse tipo.
E eu acho que está certo em não polemizar muito. O Muricy achou bom poder usar mais jogadores em competição oficial e o Flamengo não teve o seu prestígio político abalado em relação à FERJ.
Agora, para 2017 a coisa muda COMPLETAMENTE. E muda porque o Flamengo se reestruturou financeiramente.
O fato de não aceitar antecipar a renovação do contrato com a Globo até 2020 e estar negociando com o Esporte Interativo os direitos para TV fechada são os maiores trunfos no momento. Além, é claro, do final do contrato do Carioqueta neste ano.
Enfim, o Flamengo não aceitou adiantamentos para renovar porque não precisa mais fazer “essas coisas”. E ainda tem alguém querendo oferecer mais dinheiro que a Globo para as mesmas competições. “FACA E QUEIJO NA MÃO”!!
Precisa saber usar este momento para negociar da melhor forma possível. Negociar cota de TV sem intermediação da FERJ e, principalmente, saber como lidar com a pressão da Globo para não se comprometer com as cotas de TV do Brasileirão.
Portanto, como disse o nobre colega Áureo Rocha, eles estão apenas exercendo, a plenos pulmões, o direito de espernear e fazer barulho.
A FERJ tentará renovar o contrato com a Globo sem ter a dupla Fla-Flu em seu portfólio. Isso, por si só, já é algo desesperador para eles.
Do outro lado, o Flamengo (e todo o seu poderio midiático proporcionado pela maior torcida do mundo) fará uma negociação individual. Assim como o Flu. E eu pergunto: QUEM TEM MAIS PODER DE BARGANHA NESSA NEGOCIAÇÃO: FLA-FLU OU A FERJ??
Então, mesmo que tenhamos sanções ou perseguições por parte da Ferj, ISSO ACABA EM 2016. E com o apoio (pelo menos inicial dos outros grandes clubes da Primeira Liga) à dupla Fla-Flu, acho que estamos começando um novo capítulo no futebol brasileiro. Estou otimista que os caras tenham entendido que a coisa precisa melhorar. E que a CBF e as federações estaduais são intermediários desnecessários no futebol brasileiro.
Mas, é claro que eles irão espernear. Afinal, quem é que gostaria de perder uma “boquinha” dessas para não fazer nada que preste??
Vamos aguardar os próximos capítulos.