Não faz muito tempo em que um 3 x 0 sobre o Boavista não era capaz de provocar no rubro-negro médio reação mais sanguínea do que um discreto arquear de sobrancelhas. Ainda bem que o rubro-negro médio não passa de uma abstração estatística, porque eu fiquei exageradamente amarradão com o resultado do jogo, além do mais, esse negócio de arquear sobrancelhas, pelo menos lá na Gávea, nunca foi considerado muito kosher. Me lembro do tempo em que, eu era menino pequeno lá em Barbacena, que produzir placares dilatados nos confrontos com os sucessores do saudoso Bacaxá era considerado uma reles obrigação para o Flamengo. O tempora! O mores!
Não somos obrigados a problematizar esse jogo de sábado. Podemos considerar como subentendido que o carioqueta é um lixo e que mesmo assim começamos a 6ª rodada no bico do corvo. Mas não podemos esquecer, e pelo tempo em que o fenômeno não ocorria esse era um risco real, que vitórias do Flamengo são como o Sol. Não apenas porque permitem à torcida do Flamengo realizar a fotossíntese. Também esquentam a alma, acabam com as trevas, espalham a luz e fazem germinar em nosso campo o que de melhor fomos capazes de semear.
E, sobretudo, vitórias do Flamengo possuem o condão de provocar, até no corneteiro mais empedernido, alguns breves momentos de satisfação e esperança num porvir menos miserável do que o esquecível mês que passou. Não creio que vá encontrar discordância se escrever aqui que a única coisa que boa que aconteceu ao Flamengo em Março de 2016 foi o aniversário do Zicão. Fechamos nesse ponto? Então é isso, queremos todos acreditar que o 3 x 0 que nos colocou de volta à zona de classificação do Carioqueta marcará o fim eterno da péssima fase, da uruca e do caô. Segura na mão de Dele e vai, Mengão.
Para justificar o bacana e providencial 3×0 na hora certa, observadores mais objetivos, e com mais luzes que o escriba destas mal traçadas, certamente mencionarão a conversão de Muricy à doutrina do 4-4-2, entre outros arcanos táticos que estão muito além dos meus parcos conhecimentos. Sempre respeitei a vocação genética do brasileiro para as funções de treinador de futebol, analista político e deputado federal, mas não consigo deixar de pensar que, apesar da óbvia evolução no futebol da nossa rapaziada quando Mancuello e Cuellar somam seus talentos ao de William Arão e Alan Patrick na meiúca, o cara que sabe melhor que qualquer um de nós qual é o esquema que o Mengão tem que jogar é o Muricy mesmo. Nem me passa pela cabeça sugerir aos nossos bem intencionados stakeholders que deixem o homem trabalhar, sei que é simplesmente impossível que isto aconteça. #Paz.
Longe de mim querer refrear qualquer entusiasmo gerado pela vitória sobre o Boavista, mas me permita lembrar aquele sábio conselho acaciano: vamos devagar porque estamos com pressa. Era o Boavista, amigos, não custa nada segurar a onda só um pouquinho antes de fazer aquela reserva esperta de um ticket ida-e-volta Rio-Tóquio. O Flamengo deu uma melhorada, Guerrero saiu do zero, não tomamos gol, ninguém quebrou osso ou estourou músculo, todos ótimos sinais de recuperação e bom astral. Mas ainda estamos longe da excelência técnica e anímica que exigimos. Bota os cara pra treinar no domingo, Muricy. Não tava geral cansadão de viajar? Agora bota os artistas pra ralar no Ninho, que é pertinho do Barra Music, e rumo ao Hepta. E no caminho, Professor, não esqueça, pega lá mais um carioquinha pra gente. Se não tiver casco faz um vale.
Mengão Sempre
Acabei de ler essa noticia e fico a pensar quanta coisa aconteceu com o Flamengo por culpa da irresponsabilidade, ganância, esperteza, burrice dos dirigentes que algum dia ocuparam a presidência do Flamengo e queria entender realmente como chegamos a esse ponto , acredito que os ecos do passados ainda vão reverberar no Flamengo, mas acredito também que tem um futuro promissor com essa austeridade, responsabilidade dos novos dirigentes do Flamengo.
http://colunadoflamengo.com/2016/04/flamengo-deve-fechar-acordo-para-pagar-divida-de-r-60-milhoes-ao-consorcio-plaza/
Achei um link pra entender um pouco mais essa situação e vejo que tem muita coisa envolvida nesse imbróglio, de tudo um pouco, só não tem honestidade, mas de resto é uma politicagem baixa.
http://kleberleite.com/2014/07/shopping-center-consorcio-plaza-2/
blob:https%3A//www.youtube.com/ed3ed521-da94-42a6-b4d9-bc199aaed2a7
Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo assim como eu apesar de vc!
Parabéns ao jurídico do Flamengo que livrou o Guerrero de um gancho de, no mínimo quatro jogos e que saiu praticamente ileso só com uma advertência, ao contrário do tosco Rodrigo do Vice que levou um gancho de um jogo, mas, esse deveria ter levado um gancho muito mais pesado pelo anti-jogo, porradarias, beliscões, safadezas, etc…
Parabéns também ao Muricy pela insistência em pedir a contratação de um zagueiro, coisa que Rodrigo Caetano, Godinho, Bandeira de Me…llo, etc, não dão, parece até que estão muitos satisfeitos com a permanência do Wallace como titular e pior ainda, como capitão do time…
Mas, atenção, cuidado com o ôba-ôba, ganhamos e mostramos bom futebol na última partida contra o…Boavista, vamos parar de palhaçadinhas e já ganhou, seriedade máxima nessa reta final do carioqueta, que é importante sim, qualquer competição que o Flamengo dispute é importante, o nosso Hino já dá a dica: Vencer, vencer, vencer, qualquer coisa diferente disso não é o nosso habitat natural, não bate com as nossas Tradições!!!
E vamos que vamos Mengão do meu coração!!!
MAS, AINDA FALTA A BARCAÇA!!!
AINDA TEM MUITO PERNA-DE-PAU NO ELENCO E UM COMO CAPITÃO DO TIME!!!
UM POUCO MENOS EMPUTECIDAS SRN!!!
DEU PRO GASTO. E VIDA QUE SEGUE.
Finalmente o Flamengo conseguiu vencer um jogo. Nada que justifique uma “descida do Alto” (vide observação). Timezinho mequetrefe esse do Boavista, que chegou a ser aclamado como a sensação do “Carioqueta” no início do campeonato. Mas, é bom que se frise, até a derrota para o Flamengo, essa “barangada” ainda tinha chances de se classificar para o quadrangular final. Chances essas, que só existiam graças à incompetência incomensurável do próprio Flamengo, que até então só havia vencido o Madureira por 1 a 0 (de pênalti), ainda na primeira rodada dessa fase que eu nem sei como se chama. Só bastou Muricy amolecer a “catemba” encefálica e escalar um time um pouco mais organizado taticamente, para tudo voltar ao normal nesse campeonato mais “choco” do que aluguel de casa. Os quatro grandes para cima e os quatro pequenos para baixo. Não acredito nem em mudanças na ordem de classificação na última rodada. Botafogo vence o Boavista, Flamengo vence o Bangu e Fluminense e Vasco empatam no clássico.
Semifinais: Fluminense X Flamengo e Vasco X Botafogo.
Tudo às mil maravilhas no time de “Muriçoca” Ramalho? Longe disso. Porém tivemos algumas novidades boas na vitória por 3 a 0 sobre o Boavista:
1 – A volta de Mancuello, que realmente é diferenciado. Fazia tempo que eu não via um jogador do Flamengo cobrar uma falta tão “estilosa” como fez o argentino no primeiro gol.
2 – A “barração” do desorientado Emerson, que ainda pode ser útil desde que passe a jogar para a equipe e não apenas para si.
3 – O entrosamento cada vez maior entre Cuellar e William Arão.
4 – E a confirmação da volta da fase artilheira de Marcelo Cirino.
Mas lá atrás, ainda há muito o que melhorar. Paulo Vítor não transmite um mínimo de segurança para os seus companheiros e muito menos para a torcida. Consegue piorar a cada jogo. E ainda bem que queimei minha língua em relação a Juan (é a centésima vez que escrevo isso). O veterano vem livrando a pele do “trem virado” do Wallace (até quando Muricy?). Rodinei vem se firmando como o lateral direito que o Flamengo não tinha desde o período áureo de Léo Moura, mas o lado esquerdo defensivo continua muito vulnerável. Isso acontece porque Jorge perde muita bola boba quanto tenta o apoio ao ataque e é lento na recomposição da defesa. Cai tudo nas costas de Juan que ainda tem que se preocupar com a inconstância e inconsistência de Wallace. Muricy precisa corrigir esse defeito do garoto, que tem potencial para permanecer titular. Até porque as opções para substituí-lo são muito pouco animadoras.
Ajusta daqui, ajusta dali, mais uma semana cheia para treinar (né seu Muricy?) e dá para encarar esse quadrangular sem maiores dificuldades e conquistar o 147º título municipal. Até porque, apesar de ser o pior classificado, o Flamengo tem muito mais time do que Fluminense, Vasco e Botafogo.
Ah! Ia me esquecendo. Vocês viram o golaço do Guerrero? Eu não. Só a reprise. Que “fuleragem” de transmissão foi aquela do Premiere? Não é caso de Procon? De qualquer maneira: acabou o “caô”, minha gente. O Guerrero voltou.
Obs.: Lá em minha querida terra, Mossoró, qualquer comemoração (política, esportiva, religiosa, etc.) de grande porte, é feita “descendo o Alto de São Manoel”, uma das portas de entrada da cidade. Então mesmo morando em Natal, a Turma de Mossoró (irmãos, primos, filhos e agregados, todos torcedores do Potiguar, exceção aos primos baraunenses Luiz Costa (Cocosta) e Luiz Antonio, quando nos visitam) quando se reúne e tem algum motivo para comemorar (principalmente quando se trata de futebol), grita logo: “Vamos descer o Alto! ”. Se o meu “Potiguarzão do Coração”, vencer o Segundo Turno do Potiguar 16, mesmo aqui em Natal, nós vamos “Descer o Alto”.
Mais em: http://www.marcotuliotudo.com
Marco Tulio,
seus comentários enriquecem muito o RP&A. Esta é a minha opinião.
S R N !
Fernandinho foi apresentado com a camisa 12 do Fla. Devo estar viajando, mas… a camisa 12 não tinha sido “aposentada”, pois representava a Nação?
E, se for assim, foi “desaposentada” (?????) justamente para este jogador? Se ainda fosse o Zico que voltou a jogar futebol, mas… quem???????????
Aff…
Apesar de que o Zico jogaria, obviamente, com a 10… mas vcs entenderam.
=D
Apresentação com a camisa 12 é jogada de Marketing. Tanto é que outros jogadores foram apresentados com ela. SRN
Pois é, eu estava com dúvida em relação a isso, pois me lembrava de algum outro jogador sendo apresentado com esta camisa. Mas, sinceramente, que graaaaaaaaaaande jogada do eficiente departamento de marketing rubro-negro.
Ainda insisto…
Vou bancar um pouco o “advogado do diabo” por aqui. E dizer que não vi grande mudança entre o jogo contra o Volta Redonda (0x1) e o jogo contra o Boavista (3×0).
Já imagino um monte de gente me xingando mentalmente antes de terminar de ler o resto do meu comentário. Mas, o objetivo era esse mesmo. As pessoas irão me xingar para, depois, pensar um pouco no que eu disse.
E o que eu quero dizer é que não houve, de fato, grandes mudanças entre os jogos. A posse de bola foi mais ou menos a mesma. Alguém aí já deu um pulo e deve ter gritado: “posse de bola estéril!!!”; “de que adianta ter a bola e não fazer gols!!!”, e por aí vai.
Só que a posse de bola serve para criar jogadas que possibilitem finalizações. E é isso que precisamos comparar: FINALIZAÇÕES.
O número de finalizações nos jogos foi praticamente o mesmo. Diria até que, mesmo sem pegar os dados do futstats, o número de finalizações no jogo contra o Voltaço foi maior. Lembro-me de três finalizações na linha (ou quase) da pequena área e que foram desperdiçadas: Ederson, Vizeu e Cirino. Sem contar os demais lances.
Se tivéssemos concluído com precisão, seriam os mesmo três gols do jogo de sábado.
Ou seja, posse de bola igual; número de conclusões igual (ou até maior); chances do adversário no jogo também iguais e completo domínio da partida. O QUE MUDOU, ENTÃO?? O óbvio: a bola entrou desta vez, coisa que não estava acontecendo nos outros jogos. Vamos lembrar? Então, quem foi o melhor jogador do jogo contra os Vices?? E o melhor jogador do jogo contra o Botafogo?? Resposta: o goleiro adversário (Martin Silva e Jeferson).
Se a posse de bola não muda; se o número de chances criadas praticamente não muda; se o controle do jogo é sempre do Flamengo, ENTÃO, o que mudou foram as bolas dentro do barbante adversário. O aproveitamento do trabalho de criação foi melhor e isso tem um peso fundamental na análise dos jogos do Flamengo. Quando o placar reflete o que foi feito pelo time, a torcida, e até a imprensa, consegue analisar a coisa do jeito certo. Quando a bola não entra, fica tudo obscuro, pois a análise parte do “resultado” do jogo; não do jogo em si.
Se tivéssemos aproveitado 2 das 4 finalizações feitas dentro da pequena área contra o Vice, teríamos vencido com extrema facilidade. E a análise seria feita em cima do “fim do jejum”, da “hombridade dos jogadores”; da “retomada dos resultados”; da “confirmação do trabalho do Muricy”. E-X-A-T-A-M-E-N-T-E o que estamos fazendo agora!!
Idem para o jogo contra o Foguinho. Se tivesse aproveitado a falha do zagueiro; se tivesse concluído com mais convicção tal bola; se, se, se…
Mas, como o “se” não joga, ficamos na dúvida sobre o trabalho. Aliás, as pessoas ficavam na dúvida sobre o trabalho. Eu, basta olhar os comentários anteriores, sempre defendi que estava faltando pouco para os resultados acontecerem. O trabalho, as chances criadas, o domínio dos jogos já estavam lá no campo. Bastava olhar para perceber.
O problema era que a bola não estava entrando. E, com isso, a análise estava sofrendo deturpações. Sofrendo questionamentos.
Um outro fator determinante para o bom resultado TAMBÉM deve ser atribuído ao descanso dos jogadores. Depois de viagens e mais viagens, o time teve uma semana inteira de trabalho. Concentrou-se para um único jogo e não precisou fazer “check in” em nenhum aeroporto. E isso talvez, eu disse TALVEZ, tenha sido determinante na hora de dar aquela última respirada antes de chutar a bola para as redes; determinante na hora de dar aquele passe preciso; determinante na hora de chegar para fazer o corte e determinante para o time poder jogar pressionando o adversário durante todo o jogo.
Na minha avaliação, a troca do esquema de jogo foi importante, mas não preponderante para a melhoria do time. Pois, como já disse acima, os números dos jogos falam quase sempre a mesma coisa. A grande pequena (ou pequena grande) diferença está na coluna de “gols marcados”.
Mas, não serei obtuso (ihhh… lembrei-me do filme “Sonho de Liberdade” – Shawshank redemption – hehehe) em negar que o posicionamento no 4-4-2 facilitou o domínio do jogo. Os jogadores fizeram menos esforço para gerar a mesma produção (de posse, chances de gol), e isso ajudou a “bola entrar”.
A evolução do time é clara. Como disse o grande Ulisses, vamos deixar o Muricy trabalhar. Mas, não esqueçamos que, para jogar no 4-4-2, é preciso que 2 de 3 jogadores estejam em boas condições físicas (Alan Patrick, Ederson e Mancuello). Se um ou dois deles faltarem, teremos que jogar no 4-3-3 por causa das características dos outros jogadores. Ou então, teremos um meio-campo mais defensivo, já que ainda não acredito que o Muricy promova a entrada do Paquetá no lugar um deles.
Em relação a isso (utilização da base), também espero que o Muricy evolua. Há jogadores no elenco que podem suprir carências do time titular. O caso do Léo Duarte é o mais emblemático pra mim. Não acompanho o dia-a-dia para saber o porquê desses jogadores sequer ficarem no banco de reservas.
Tomara que o destino crie a necessidade (como foi no caso do Jorge no ano passado) e que esse garotos entrem no time para ficar. Ou como titulares ou como opções imediatas (no caso do Ronaldo em relação ao Caramujo; ou no caso do Paquetá em relação aos meias do time). Torçamos para que a “uruca” tenha sido dissipada de vez. E que a bola volte a entrar sem acaso.
SRN a todos
Com a perdão do pleonasmo, muito bom seu comentário Vagner.
Só discordo sobre o jogo contra o botafrouxo, de que o goleiro deles foi o melhor em campo. Aquela foi uma das piores apresentações do Fla no ano, em que quase perdemos pra um time muito inferior. Foi o jogo que sepultou de vez o inócuo 4-3-3.
Mas concordo quando diz que não houve muita diferença entre apresentações anteriores. Não houve mesmo. Continua ruim. O time tem muitos problemas.
E, embora eu ache que o 4-4-2 seja o esquema ideal para esse elenco, reitero que nossos problemas são de caráter INDIVIDUAL. Ainda tem muito perna-de-pau nesse grupo.
Nesse mister, a contratação do tal Fernandinho é completamente incompreensível.
Pra carioqueta dá pro gasto, apesar do sufoco pra classificar. Pra Brasileirão, sem chance. Tem que contratar. Que saia a BARCA (atrasada).
Ainda temos que nos salvar na Copa do Brasil, que não será missão simples…
SRN
Acho que todos lembramos quando Montillo destruiu o Flamengo e vários outros times pela Universidad Católica naquela Libertadores.
Todos ficamos querendo ele no nosso time, vontade renovada e frustrada a cada janela que se seguiu.
Pois hoje temos um cara que tá no mesmo nível e que ainda vai subir muito de potencial: Mancuello, uma grandissíssima contratação.
Se Guerrero recuperar o futebol, o que não é impossível visto que até Marcelo Cirino agora tem demonstrado ser capaz de pensar e chutar uma bola ao mesmo tempo, nosso time ficará muito perigoso no ataque.
Mas pra nos livrar dos perigos que NÓS corremos na defesa, ainda precisamos de alguém que ajude Juan – outra contratação que felizmente tem se mostrado acertada, a impedir que a defesa do Mengão seja uma zona em que qualquer atacante chega e faz a festa, coisa que Wallace, seus substitutos eventuais e Paulo Victor adoram nos fazer passar.
mando bem Pedro compartilho do teu raciocínio!! Macuello joga muito e ao lado de um outro armador como o Alan Patrick, fica ainda mais solto e menos visado na marcação! SRN
Há cerca de três dias, no comentário anterior do Arthur, coloquei – temos agora apenas 57.541 STs.
Estarrecedor – hoje temos BEM MENOS – 57.012.
Pelo menos uma garantia. Nossos novos marqueteiros certamente não serão contratados pelo PSDB, pelo PMDB ou PT.
Estes, pelo visto, não emplacam eleição nem de síndico de condomínio.
Repetindo.
Estarrecidas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – sobre o jogo de sábado, que só poude ver cerca de 60 minutos, todo mundo já falou o óbvio.
Com Mancuello, o nosso time muda da água para o vinho.
Tudo faz crer, como a minha poderosa bola de cristar já havia me confidenciado há uns 20 dias, vamos mesmo fazer uma das semifinais, com a desvantagem do empate, mas com reais possibilidades de vitória e, em seguida, de mais um caneco carioca, para não perder o hábito.
PS 2 – concordo com quem disse que jogar, a esta altura do placar, com o PSG (mesmo que fosse com o PSV), é uma tremenda furada.
Amistosinho para enganar otário.
PS 3 – desculpem-me os puristas, mas, no momento, o que me encanta no futebol, não é o Barcelona, o Real Madrid, o BAyern, o Manchester City ou o Flamengo.
Não perco um jogo do fenômeno da atualidade – o LEICESTER CITY F. C.
Grande Moraes,
Realmente o ST está em queda livre……para mim, essa queda tem muito da crise que o país está passando, que já levou 30% da população brasileira a perderem suas capacidades de fazerem seus crediários, estando com seus CPFs com restrição financeira, (Fonte do Banco Central), sem contar aqueles que estão perdendo seus empregos. O Brasil caminha para 10 milhões de trabalhadores desempregados, e com certeza, muitos deles são Rubro Negros.
Para se ter uma ideia da seriedade da situação, caminhamos para o 3° ano seguido de retração do PIB, que poderá levar o Brasil de uma resseção para uma depressão, superando a crise de 1930, quando tivemos 2 anos consecutivos de retração do nosso PIB.
Só no ano passado, e só no Estado de São Paulo, 4.438 fábricas fecharam, número 24% maior que em 2014. Dados das Juntas comerciais, mostram que 354,4 mil empresas de todos os setores foram desativadas em 2015 no Brasil, o maior número já registrado.
O Walmart, fechou 60 lojas no Brasil, Lojas Marisa fechou 12 lojas, a Internacional Meal Company ( Frango Assado, Viena, Wraps, etc.) 24 lojas, e o Ponto Frio fechou 73 lojas no Brasil, e isso somente entre 2015 e 2016.
E o pior, é que a curto prazo, a situação ainda irá piorar. Essa é a tendência, principalmente se não forem implementados urgentemente as tão necessárias reformas estruturais em nossa economia, que já eram para terem sido feitas anos atrás mas nada fizeram, pelo contrário.
Temos um quadro de recessão com inflação, mas a recessão (em vias de depressão ), irá forçar a queda da inflação, pois o povo está perdendo sua capacidade de consumo, conforme explicado acima, e o que naturalmente, até influenciará nos programas de Sócio Torcedor, ainda mais que a grande massa das classes menos favorecidas, que são os que mais estão perdendo seus empregos, tem um grande percentual de Rubro Negros.
Preocupadas SRNs
Boa analise economica.
Uma pergunta resta: Os OUTROS times, tem tambem retrocesso no ST?
Porque se nao tiverem, o que acho que é o caso, saberiamos que, embora a analise seja correta em termos economicos, nao explica nossa queda no ST.
Para isso nao é preciso procurar muito longe a razao.
Conhecemos ela ha 3 anos e meio.
Jah faz esse tempo todo que nosso marketing nao funciona nem a pau.
Simples assim.
Que bom que tudo fosse resolvido com um bom marketing, mas infelizmente, este é o menor dos problemas. O Flamengo ainda possui problemas estruturais (falta de Estádio próprio), e organizacionais ( não tem lugar definido para jogar quase todos seus jogos em 2016), além da equipe não ter disputado títulos ano passado, sendo ainda uma interrogação de como será este ano sem estádio.
Vou citar um exemplo para demonstrar como um estádio próprio faz toda uma diferença. Em 2013, quando eu fazia no Urublog atualizações diárias do programa Sócio Torcedor, o Palmeiras e o Corinthians, que ainda não possuíam seus estádios, estavam bem estagnados, e apesar de terem um programa mais antigo que o Flamengo, em poucos meses de programa o Flamengo ultrapassou os dois.
Bastou os dois inaugurarem seus respectivos estádios, para que seus programas de sócios torcedor disparassem, ultrapassando em muito o PST do Flamengo, alcançando naturalmente uma demanda reprimida que aderiu ao programa assim que seus clubes passaram a gozar de um estádio próprio.
O Flamengo com um estádio próprio, que poderia até ser o Maracanã, ou mesmo construindo um outro, resolveria muito de seus problemas, e ajudaria muito ao Flamengo a crescer, inclusive o seu PST, pois alcançaria os desejos de sua demanda reprimida.
Por isso que este problema do estádio, deveria ser encarado pelo Flamengo como um assunto prioritário. O Flamengo não deve ficar contando só com o AMOR de sua torcida, tem que fazer a sua parte também, resolvendo seus problemas.
SRNs
Claro que o problema do ST nao é monocausal, como quase nada na vida.
Mas acho que um bom marketing ajudaria sim e muito.
Temos um que inexiste e quando entra em publico faz asneiras incriveis – como a ultima com o “framengo”…
Deus sabe quem botou esses caras la e principalmente porque ainda estao permitidos a fazer suas idiotices no CRF.
Do meu ponto de vista um estadio – somente – nao resolveria.
Sem TIME nada resolve, é isso a verdade. Para mim isso é a chave de tudo.
Time bom e vencedor.
E estarah de volta no ST uma boa parte dos torcedores que debandaram.
Quem quer uma camisa com “Sheik” atras? Ou “Guerrero”?
Essa falta de jogadores queridos pela torcida é mortal.
A falta de vencer é mortal.
A falta de participar de competiçoes grandes é mortal.
Quem se interessa por “campeonato” de bairro numa época na qual pode-se assistir a deslumbrantes jogos pelo mundo afora? Esse campeonato ai morreu e nao foi enterrado.
Outra razao para nao se ter a vontade de pagar alguma coisa para um time que fora de nao jogar nada ainda chora sem cessar.
Mas nao vamos nos esquecer de mais uma coisa, talvez tao importante quanto o time:
O torcedor e os jogos.
Torcedor que se preza, quer ir ver seu time. No real e nao no virtual.
Quem entao coloca preços altos para torcedores assistirem jogos (boa parte por cima vagabundos) visa separar os que tem dos que nao tem. E pelo jeito os que hoje tem nao fazem o mesmo papel que faziam os que nao tem, outrora.
Ou seja – se torço para um clube que nem me permite ir assistir – por que razao pagaria um real?
Tudo pelo e nada do??? Parece que isso nao funciona.
Mostram os numeros do ST.
E finalmente sou partidario de um Flamengo jogando no Rio e nao bancando o Harlem Globetrotters.
Alias dizer isso é sacanear os americanos, porque eles dao shows de primeirissima qualidade…
Se concentrar no que é necessario. E nao ficar voando em “grandezas” que ninguem ve e apostando como modus vivendi.
E sim trabalho “feijao com arroz” para depois, depois de muito trabalho, fazer desse prato simples, mas combustivel de muita mao-de-obra que moveu e move o Brasil – uma belissima feijoada.
Infelizmente duvido que uma “direçao” playboycita reconheça o enorme valor, para ficar com a imagem, de um “prato” popular.
É Assustador, decaindo desse jeito, é nessas horas que vemos que nossa torcida não é tão ‘FIEL’ assim.. e esse é uns dos problemas que é ter a torcida ESPALHADA por todo o brasil.. como o ulisses abordou a crise que vivemos, e a FALTA de títulos que estamos passando com o Mengão. tem inumeros fatores pra esse ST esta decaindo, o preço, a distancia, a falta de títulos, a desvantagens e os não beneficios que todo OFF rio pretende um dia ter. por exemplo, disconto em passagens de avião pra ir no maraca assistir uma partida.. o clube chamar a torcida mais pra perto do clube mais pros jogos, usar um marketing pra lotar mais seus estádios com o ST de todo o brasil especialmente os cariocas..fazer dos jogos do mengão um evento único mantendo a torcida em quase todos os jogos com estadio lotado. o marketing precisa funcionar e hoje não funciona é muito fraco.. temos 57 mil socios e os estádios vazios no carioca? cadê nosso marketing pra chamar esses socios pros jogos? é uma vergonha o flamengo jogando com estádio pra 2 mil 4 mil pessoas.. outro fator que prejudica e não atrai socios é a falta de um estádio próprio que de vontade do rubro nego ir prestigiar seu clube seu estádios, nosso ST não tem algo pra te deixar com vontade de aderir. eu moro em santa catarina. vou gastar 30 conto só pra ter a carteirinha de socio? eu tenho dividas pra pagar, eu pago ônibus todo dia pra ir trabalhar, etc etc.. vou gastar 30 conto so pra dizer que sou socio ? nunca ir em um jogo no maraca? Esse ST do mengão não atrai socios não tem um atrativo “estádio próprio” com estadio lotado. com bares lojas shopping. não chama a torcida e o socio pra perto do clube dos jogos.. é algo a se pensar tem muita coisa errada nesse ST do mengão que é preciso melhorar, o Flamengo joga aqui contra o figueira e ou avai. raramente isso quando um o outro não estão na serie B. aí é 1 vez na vida, mais me desculpa ser socio pra ir na torcida visitante em um estádio pequeno pro Flamengo fazer feio perder ou empatar, é ridículo não da vontade… teve um jogo que eu fui o flamengo era mandante no estadio orlando scarpeli jogando contra o nautico perdemos de 0x1 o time jogou com uma má vontade incrivel naquele dia fui eu meus amigos meus primos e irmão.. saimos de lá com um desgosto profundo, paguei na época 60 pila pra ver uma desgraça daquela.. kkkkkk
Agora, se eu morasse no rio, perto do Flamengo. eu pagaria ate uns dos planos mais caros. iria em quase todo o jogo. e frequentaria a gavea sempre que pudesse. mas moro longe não da, e o ST não é atrativo, não me chama pra ir pro rio pra assistir uma partida no “NOSSO” estádio. pra beber uma gelada num dos “nosso” bar. ir num shopping dentro do NOSSO estádio comprar uma camisa.e depois ir assistir uma partida com o estádio CHEIO..
Se quisermos alavancar esse ST tera que ter muitas mudanças, começa por estádio próprio. por um marketing melhor. chamar mais a torcida pra perto. pros jogos , ter uns beneficios bons pros off rio ir mais ao rio, ganhar títulos, ter grandes jogadores, ter um ídolo no time, etc etc..
Os fatores são vários esses que cítei são só alguns, e não sei abordar melhor o assunto por que é complexo, não sou profissional só sei que eu sinto uma leve vergonha em ter 40 milhões e apenas 57 mil socios e estadios vazios nos cariocas, cadê esses socios pra encher esses estádios? até os SOCIOS do rio de janeiro .não tem atratividade pra ir pro estádio.. é ai que vemos como nosso ST é uma grande porcaria!
SRN
É claro que existem outros fatores, além da gravíssima crise econômica do Brasil, como por exemplo, a falta de um estádio próprio, que desestimula a associação, ou mesmo, não termos um estádio definido para jogarmos quase que este ano inteiro.
Mas eu trago também, um outro dado muito interessante. Sou sócio torcedor desde o primeiro dia, e até hoje pago rigorosamente o mesmo valor. E olha que foram lançados posteriormente planos com valores ainda menores, e que permanecem o mesmo.
O que isso significa ? Significa que hoje, o valor em termos monetários é inferior há três anos atrás, pois neste período, desde o início do programa, tivemos uma inflação em torno de 25 % no período. E mesmo assim, o número de associados decai, ao invés de aumentar.
O valor que se paga hoje pelo PST, mesmo sendo o mesmo valor desde sempre, em termos de valores é inferior ao que se pagava no início do programa. Significa também, que o Clube vêm recebendo um valor do seu PST cada vez mais carcomido pela inflação. Significa, que fica cada vez mais difícil para o Clube, ficar oferecendo benesses aos torcedores, sendo um tiro que pode sair pela culatra, ou mesmo um tiro no pé, pois nesta crise, não há garantias de que as benesses irão promover as adesões desejadas, e ainda prejudicará o clube ao estender as referidas benesse aos que já pagam hoje o nosso PST, pois benesse, TEM CUSTO !
Acreditávamos, que o Flamengo teria que contratar craques, para que o PST disparasse. Muitos defendiam esta arriscada tese. A prática mostrou que não é bem assim. É um risco para o Clube, esse tal de “Pagar para ver”…….Contratamos o GUERRERO, mas como o time não disputou títulos, tivemos apenas um leve aumento no inicio, seguida de queda assim que o time não avançava nas competições. Por isso sempre achei temerário o Clube colocar a carroça na frente dos bois, acreditando que a torcida pagaria. Basta as coisas não andarem bem, para muitos pularem fora. E o Flamengo fica com a conta para pagar.
O Flamengo tem que arranjar ( ou construir ) um Estádio que seja SEU. Ai sim, seria uma grande injeção de ânimo para a adesão ao PST.
No mais, a adesão fica por conta do AMOR ! Mas neste momento de crise intensa, para muitos fica difícil dar atenção a este AMOR, quando vende-se o almoço para comprar a janta.
SRNs
Dizem os especialistas, que os acidentes aéreos somente acontecem por uma sequência de erros e falhas, humanas ou técnicas, não havendo um só fator determinante para derrubar um avião.
Assim, como nos casos acima, eu também creio, meu amigo, Carlos Moraes, que a atual queda vertiginosa do número de sócios torcedores decorre de uma série de causas.
Afirmar que essa queda acontece por apenas um fator, e ter uma visão muito simplista.
Entre estes inequívocos fatores muito bem expostos aqui no RP&A, eu poderia acrescentar, ainda, o fechamento do Maracanã e do Engenhão, bem como a péssima qualidade deste Campeonato Carioca, um dos piores de todos os tempos, o que se avaliza com o reduzido número do público pagante.
Infelizmente, muitos torcedores se associam ao PST somente para terem um significativo desconto no ingresso. Eu creio que com o início do Brasileirão e com o Flamengo fazendo uma boa campanha, esse número crescerá consideravelmente de novo.
A cidade do Rio de Janeiro tem aproximadamente 3 milhões de torcedores rubro-negros. E é aqui que deve estar o maior percentual do decréscimo desses 14 mil torcedores. Qual o atrativo que tem assistir a um Flamengo X Bangu, no incomparável Moacirzão, na longínqua Macaé?
Só mesmo a Caravana Holiday da Nivinha.
S R N !
Em tempo: Eu me esqueci de que o Maracanã e o Engenhão só estarão à disposição do Flamengo, quase no fim do ano. Então, o número do PST não deve crescer muito.
S R N !
Torna-se evidente que não são os fracos marqueteiros recém contratados os ÚNICOS culpados pla queda livre do PST.
Não quiz dizer isto, embora apontando para uma troca, que deve ter sido feita com boas intenções, mas não teve, nestes dois primeiros meses, qualquer êxito.
Os fatores são muitos, EMBORA vá discordar (posto que admitindo ter lógica) o argumento do Presidente.
Não acompanho, no ^torcedômetro^, os números das outras equipes.
É o famoso óbvio ululante,
Há lá, no entanto, uma outra possibilidade de estudo, que é a ^coluna^ PROJEÇÔES.
Pelo que ali se pode constatar, enquanto as projeções relativas ao nosso Flamengo, levar-nos-iam, em 31.12.2016, a um alarmante DÉCIMO lugar, atrás do Patético e até mesmo, para vergonha nossa, do Ixpó, as DEMAIS equipes estariam em viés de alta.
Que há uma brutal crise econômica – por motivos múltiplos, não apenas aqueles que querem ser vendidos descaradamente à população – ninguém coloca em dúvida.
A indagação é outra – porque, no que se refere a Programas de Sócios Torcedores, esta crise parece somente afetar os torcedores rubro-negros (INT.).
Convenhamos que. apesar do menor número, a torcida-gambá, evidentemente muito grande, é formada, em sua maioria, pelas classes C/D.
Em assim sendo, deveria estar sendo atinginda pela crise, mas não está.
Apesar do número de STs assustadoramente superior (bem mais do que o dobro), o que aumentaria a perspectiva de influência da crise, continua em alta a perspectiva para o futuro.
Todos os demais fatores – estádio próprio, falta de títulos, campanhas negativas, etc – são válidos e … CONHECIDOS.
Exatamente por serem CONHECIDOS caberia a quem de direito – vale dizer, o Setor de Marketing – agir especificamente para combater o mal.
Tudo bem que não possa o referido Setor construir um estádio próprio – mais uma vez o óbvio ululante rodriguiano – mas, por outro lado, teria a obrigação de saber contornar esta – assim como outras – dificuldade, pois exatamente por isso são profissionais especializados.
Para mim, é muito triste abrir o torcedômetro e, invariavelmente, dia após dia, constatar a queda do número de nossos STs.
Algo precisa ser feito, com a maior urgência possível.
Preocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Caro Moraes,
Apesar dos fatores do insucesso atual do nosso PST serem múltiplos, claro que o fator crise deve atingir a todo mundo, e não somente ao Flamengo, porém existem fatores que atingem ao Flamengo, mas que não atingem a todos clubes.
Embora também não esteja acompanhando a evolução de cada programa, mas o fato do Flamengo cair sua colocação no ranking, não necessariamente significa que os demais estão evoluindo neste momento, eis que o Flamengo comprovadamente involuiu…..
Mas digamos que nos últimos meses, os outros clubes tenham conseguido alguma evolução. Aí fica por conta de alguns fatores que não os estão atingindo, como nos exemplos muito bem expostos no comentário do Áureo Rocha, com relação ao pífio campeonato carioca, além da falta de estádio, e da falta de definição de onde o Flamengo jogará este ano.
Contudo, tenha certeza, a crise afeta a todos, só que no caso do Flamengo, ela afeta mais, pela particularidade exposta no parágrafo acima.
A crise atual que atinge a todos somada aos demais fatores que atinge ao Flamengo mas não atingem à todos, só com muito AMOR mesmo para que haja uma adesão em massa como gostaríamos que acontecesse.
Para crescer na crise, primeiro o Flamengo precisa resolver os seus problemas.
Lamentadas SRNs
Carlos essa debandada toda de sócios muito se dá em virtude da falta do Maraca, ou de uma casa própria no RJ.
Concordo que a falta de casa própria é o problema MAIS GRAVE.
Por isso mesmo, já aderi à campanha lançada pelo Tripa Seca, que, a cada comentário, deveria repetir o seu hashtag.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
É isso aí nobre Moraes,
O Flamengo não tem estádio, e pior, está sem estádio definido para o ano de 2016, que somada a esta enorme crise econômica que assola o Brasil, não há marketing que seja capaz de fazer milagres……
Confraternas SRN
Então… chegamos ao 4-4-2. O que boa parte da torcida esperava. Agora, análise rápida, um pensamento “ao vento”: nesse esquema jogamos com 2 atacantes… quantos temos no elenco? Guerrero, Cirino, Sheik, Gabriel, Everton, Ederson, Vizeu, Thiago Santos, fora o Nixon. Ok, Gabriel, Everton e Ederson alguns consideram meias… não consigo ver assim, mas enfim… contei 9 atacantes. Tínhamos ainda o Kayke, que foi vendido. Vejo sim como necessidade a contratação de um atacante para ser reserva do Guerrero (ou para substituí-lo, caso seja vendido), mas… Fernandinho? Sinceramente, ainda não consegui entender a lógica desta contratação.
Contudo, ainda acredito que vai dar certo… to confiante no trabalho. Vamos em frente.
Abraços
SRN
Legolas, eu vejo o dedo do muricy nessa contratação. ele sendo mais jovem que o sheik e jogando pelas pontas nota-se que muricy ainda sonha em jogar num 433 estilo barça fernandinho é veloz e tem uma certa Habilidade,* então né. acho que seja isso o motivo de sua contratação, e não vou ficar surpreso do Flamengo compra-lo. SRN
E nosso camisa 10 hermano, sem brinquinho, sem cabelo descolorido e sem chuteira rosa pink, segue ministrando aulinhas de postura, comportamento, profissionalismo e eficiência dentro de campo.
Que o Flamengo saiba aproveitar e transmitir o exemplo às nossas bijuterias que se julgam joias da base.
E mais: já vi muito perna-de-pau fazer golaço. Mas o gol de falta que o Mancuello fez é o tipo de golaço que NENHUM pereba é capaz de fazer.
Vida longa ao nosso 10.
SRN
OBS: Não me equiviquei não. É camisa dez autêntico mesmo, embora não use o número às costas.
E olha que nem é a função que está acostumado a exercer na sua carreira. Mas está fazendo com maestria no Fla.
Tem que ser gringo mesmo, porque aparentemente NENHUM brasileiro consegue mais exercer essa função em campo.
SRN
O 4-4-2 realmente hoje é o melhor esquema, ate porque com essa zaga lenta é também o esquema mais seguro.
Deixa o Sheike no banco mesmo, na verdade nem sei pra que contrataram esse cara, vive matando os contra-ataques, individualista e ganha um caminhão de dinheiro!!!! Burrada de quem o contratou, não venha me dizer que é porque o cara é vencedor, que tem personalidade ou porque não tira o corpo fora e chama a responsabilidade. Atacante tem que fazer gols e nada mais!!!!
Espero que a zica do Peruano saia de vez, se não ta na hora de ele assistir uns jogos do banco também, ate porque daqui a pouco não é só ele que vai começar a dar xilique pela falta de gols e digo mais, ta na hora de ele aprender a fazer gols em clássicos, com ele em campo foi só bola nas costas ate agora!!!
Gostaria muito que o Flamengo fizesse a final com o Vasco, este sim seria o maior teste da geração contas em dia ate agora. Não venham me dizer esse lance de vice eterno porque os morto de fome la da colina tão passando o rodo geral no Flamengo e isso deixa qualquer flamenguista puto, quem vive de passado é museu e ja passou da hora de dar um sacode nos cara da camisa feiona!!!
Depois de um longo e tenebroso verão sem internet e sem computador, dou uma passadinha pra agradecer a imensa generosidade do Danilo Bruxolobo e sua encantadora companheira Francisca no apoio logístico pra que eu pudesse atender ao Carlos Moraes, sem o qual teria sido impossível. São atitudes como a deles que me fazem ter esperança na espécie.
Quanto ao Carlos, que doce e bem humorada figura. Espero ter sido de alguma utilidade. Foi um grande prazer conviver com você, Vera, o zen Bóris e a espevitada Cristal.
Um abraço carinhoso e fraterno a todos do blog.
srnp&a
ps-Só agora vou poder atualizar minhas flamenguices. Quanto à política, espero vê-los todos, sem exceção, reunidos numa gigantesca barca sem salva-vidas que afunde bem longe da costa brasileira. Nenhum vale um tostão da minha atenção.
Ótimo texto…desde o urublog no GE.com sempre me amarrei nos textos do Arthur , rubro negro sensato e despido de sensacionalismos.
Me amarrei em comemorar a vitória e, principalmente, a começar a exibir meus sinais de confiança rubronegra, com dirieto a usar o manto, dizer “deixou chegar”, para tocar horror na arcoririzada sofrida, porque agora o Mengão vai ter que ganhar todas, e o Mengão com obrigação de ganhar é o pesadelo deles todos!
Muhlenber, sempre genial!
Concordo. Somente o Flamengo com certas vitórias consegue conduzir o torcedor, da idade média à idade moderna; da idade das trevas ao iluminismo; da fé cega à razão.
Não obstante a fase ruim do Flamengo, eu sempre atribui a esses insucessos não a falta de qualidade técnica dos jogadores – é claro, com algumas exceções – porém, ao esquema tático do time e a fatores extras, naturais do futebol, principalmente a falta de sorte. Uma bola que bate na trave e não entra por um palmo, eu creio que a sorte não ajudou. (abandonar certas engazopações é sempre difícil)
Se o Flamengo não jogasse muito bem contra o Boavista e não ganhasse a partida com facilidade, confesso que rasgaria a minha carteira de treineiro.
Desde o início da temporada, eu venho clamando pela mudança do 4-3-3, para o 4-4-2. Em vários comentários, afirmei que o Émerson deveria sentar no banco, pois atrapalhava mais do que ajudava; que o Mancuello deveria ser deslocado para a esquerda (atendendo aqui ao meu “auxiliar-olheiro”, Bill Duba) e que a meiuca deveria ser do Allan Patrick ou do Éderson).
Não fosse a perebice do Paulo Vítor e do Wallace, eu poderia assegurar ao amigo Tripa Seca que o PSG seria presa fácil, não passando de uma simples seleção dessas da vida, eis que a goleada seria inevitável. Flamengo 7 X 1 PSG.
Entretanto, no exato momento em que o time necessita de um goleiro e de um zagueiro, o Dom Rodrigo Caetano alivia a barra do Grêmio e contrata um atacante, posição disputada por nove jogadores!!!!!!!!
O importante, contudo, é que por fim São Judas Tadeu e Murici Ramalho nos ouviram.
S R N !
P.E.R.F.E.I.T.O !!!
SRN !!!
Perfeito Áureo.
Sou mais um que fazia coro contigo pelo 4-4-2.
4-3-3 pode dar certo em muitos times no mundo, mas exige uma sincronia e uma inteligência que jogador brasileiro não tem mais há uns 30 anos.
A única observação que faço é a de que, inobstante à ineficácia do sistema tático, a PEREBICE é a principal causadora das nossas derrotas.
Pode reparar que nossas derritas, em 95% das vezes, se dão por falhas individuais GRITANTES.
PV, Wallace e Márcio Araujo são responsáveis EXCLUSIVOS por 90% dos gols que tomamos.
Aí não tem 4-4-2, 4-2-3-1 ou 4-1-4-1 que dê jeito.
Precisamos de reforços se quisermos disputar de verdade o título do Brasileirão. Se formos de PV e Wallace, SEM CHANCE. Seja com que esquema for.
Isso é fato.
SRN
meu amigo,romano!
não é que o brasileiro não saiba jogar o 433…vide os brasileiros que atuam na europa…neymar alex alves marcelo douglas costa entre muitos outros que atuam nesse esquema e tem sucesso !
acho que a caracteristica do elenco e falta de peças contribuiram para o insucesso do esquema aqui no flamengo.
acho que a tentativa do muricy foi valida e acho que possa ser utilizada novamente.
SRN !
Chacal,
Em primeiro lugar, atualmente são MUITO POUCOS os brasileiros que se destacam em grandes times europeus. Contam-se nos dedos.
Além disso, NENHUM deles é protagonista em seus clubes. Nem Neymar, já que o principal jogador do Barcelona é o Messi.
Logo, a situação é BEM diferente de 20, 30 anos atrás, tempos em que simplesmente NÃO EXISTIA time grande bem sucedido na Europa cujo principal jogador não fosse brasileiro.
Mudou e MUITO a realidade do futebol mundial. O Brasil não é mais protagonista. Nosso jogo está inferior até ao de países outrora irrelevantes como Bélgica e Turquia.
Está em SEXTO nas eliminatórias e MERECIDAMENTE. A selecinha que temos é pra ficar por aí mesmo.
O jogador brasileiro médio atual é de uma técnica tosca e de uma burrice tática impressionantes.
Até a Colômbia tem melhores jogadores de meio-campo que nós.
Tá feia a coisa, Chacal.
SRN
romano,
com todo respeito a sua opinião…não somos protagonistas nem aqui(america do sul) nem em lugar nenhum por culpa da CBF…colocar dunga,felipão etc. não tem seleção que vá dar jeito no mundo(nem a alemanha)temos bons jogadores,SIM !
neymar é protagonista no melhor time do mundo na atualidade(pode perder para o messi mas, por muito pouco !)
marcelo é uns dos melhores laterais esquerdo do mundo ,se não for o melhor.
thiago silva apesar do fracasso na copa é considerado o melhor na sua posição.
douglas costa está nas pontas dos cascos,disputado pelos grandes.
daniel alves está há milhões de anos se destacando no barça.
fora muitos outros que tem muito valor ,só que disputa com posição com grandes craques(caso do lucas PSG,vc tem duvidas que se o brasil tivesse um gardiola o brasil estaria em outra posição…
eu tenho certeza que poderiamos até vencer a copa com ele.
na minha opinião o que falta para o brasil voltar a ser protagonista,não é jogador…
falta o que o muricy está tentando fazer no flamengo…ter um conceito de jogo mas,isso pra brasileiro que é um povo imediatista é muito dificil…uma pena ! pq barcelona,espanha e mais recentemente o bayer investiram exatamente nisso e se deram muito bem.
SRN !
E esse negócio de PSG aí… sei não.
Acho que até o próprio Muricy não deve ser muito a favor disso nesse momento. Ele deve ter bem fresquinha na cabeça a memória das suas recentes experiências contra times grandes europeus. E olha que ele tinha Neymar do lado dele.
Pergunta o que os santistas acham da”excelente” ideia de fazer aqule amistoso contra o Barcelona no Camp Nou.
Tomar de 8 a 0 dos reservas do Barça (com alguns juniores) na frente do mundo inteiro certamente foi uma das maiores humilhações que a Santas já passou. Desnecessário.
Seria bom que tivéssemos os pés no chão nesse momento de reestruturação financeira, moral e técnica pela qual nosso futebol está passando.
Não me anima nem um pouco assistir a um duelo entre Ibrahimovic x Wallace.
Anima alguém aí?
SRN
Me animo se garantirem que no fim da partida, o PSG leva o PV, Wallace, Márcio Araújo, Cirino, Sheik, Everton, Gabriel e nos cede em troca o Ibrahimovic.
Fora isso, vai ser um Deus nos acuda.
Aliás, com isso já vai ser um Deus nos acuda. Mas com um alento no final.
Só não sei como pagar os salários do cara, nem como suportar o sujeito, que parece ser de temperamento muito difícil.
Mas vejam que o negócio é totalmente vantajoso pro PSG… 7×1 (não é o placar do Áureo, rs), levam 7 jogadores nossos, goleiro, zagueiro, volante, atacantes… praticamente 1 por posição! E nos cedem um só! Impossível eles não aceitarem!
Vamos propor isso aos caras! Montem já um DVD com os melhores lances desses jogadores e NÃO deixem eles participarem da partida.
É isso!
Abraços.
SRN
Muito bom comentário aureo , sobre o jogo do PSG, tenho uma opnião igual ao do romano, fiz só uma brincadeira. não seria bom um amistoso HOJE contra nenhum time europeu. pois o nosso Mengão ainda não tem jogadores, e time pra enfrenta-los e eu não quero tomar goleadas.. quem sabe em 2017 ou 2019 quando TEREMOS uma maquina? ai da pra pensar em enfrentar até o barça e o bayer. rs
Abç
SRN
Grande Muhlenberg,
Fica até repetitivo ficar lhe dando parabéns pelo seu texto, mas de todo jeito, parabéns pelo seu texto.
Realmente devemos ir devagar na comemoração, considerando a vitória sobre o ex-bacaxá.
PORÉM, devemos ser JUSTOS !
O time evoluiu muito, mas muito mesmo. Sinal de que temos que deixar o homem trabalhar. Nada de medidas extremas ou radicais neste momento, sob o risco de colocarmos tudo a perder e voltarmos a estaca zero.
Que certeza é essa de que o time evoluiu, somente porque jogou contra o ex-bacaxá ?
Basta observar o primeiro jogo do Flamengo no carioqueta, que foi contra o mesmo ex-bacaxá, lá em meados de Fevereiro. O Flamengo enrolou-se todo, jogou mal, e empatou aquela pelada.
De lá pra cá, o Homem (Muricy) trabalhou muito, embora as muitas viagens sempre atrapalham o trabalho, tivemos bons e maus momentos, o time oscilou, porém, tivemos também muitas experiências, times mistos, muitos desfalques por convocações de seleção, e coisas mais sérias, como contusões, principalmente a de Mancuello, que voltou excepcionalmente bem ontem, com direito a golaço.
E ontem, com o time titular mais próximo do ideal, fizemos um outro jogo muito diferente daquele primeiro jogo contra o bacaxá. Melhoramos da água para o Vinho ! Dominamos completamente a partida, e os 3 a zero foi consequência, e foi até pouco.
Tamanha evolução, nos permite sim, COMEMORAR ! Estamos comemorando, a ESPERANÇA, pois o time evoluiu muito, e não simplesmente porquê vencemos o bacaxá. O Flamengo venceu e convenceu, mesmo considerando a fraqueza do adversário, que nos causou complicações no começo do ano, e agora não mais.
Esse nosso meio de campo, com CUELLAR, ARÃO, MANCUELLO E ALLAN PATRICK, e que pode ser mesclado com EDERSON, é finalmente um meio de campo forte. E com a área nobre do time fortalecido, este time me enche de esperanças.
Deixem o Muricy trabalhar. Vai ser bom para todos nós, Rubro Negros !
SRNs
Eu não vou diminuir minhas expectativas, kkkkkk, que beleza de falta, como a muito tempo não se via, esse é o cara, espero que a energia de 40 milhões de apaixonados pelo Flamengo faça com que ele tenha tudo pra dar certo, o que eu vejo é que não falta vontade, garra, desejo de ganhar, alegria de jogar por nós, se não for o 10 que sempre sonhamos pelo menos é o cara do momento, boa sorte Mancuello estamos precisando de jogadores como você e o Cuellar pra mostrar o que é jogar no Flamengo, saber o tamanho da responsabilidade, é isso ai pra cima dele Mengão.
Questionado se ele foi decisivo para fazer o Flamengo voltar a jogar bem, Mancuello foi humilde: “isso seria falta de respeito ao trabalho do treinador. No futebol joga todo mundo e conseguimos uma vitória importante para o que está por vir”.
http://colunadoflamengo.com/2016/04/e-o-cara-apos-recuperacao-e-golaco-mancuello-desabafa-em-rede-social/
Sabe pode ser utopia mas eu acho que falta é isso pra incendiar a torcida, jogadores que lutem, sentem a dor de perder, não por causa de dinheiro, mais por saberem que tem uma nação sofrendo, o dia que isso acontecer, acredito que a torcida compra o bagulho ai meu irmão ninguém segura o Mengão, vai ter chororó dos antis, de tudo que é invejosos, vai ser uma loucura, estou acreditando que isso vai ser esse ano, vou está aqui vibrando com toda energia boa para que tudo dê certo, VAMOS FLAMENGO VAMOS SER CAMPEÃO VAMOS FLAMENGO…
Como é bom ser Flamenguista e saber que tem 40 milhões que amam o Flamengo assim como eu!
Na mosca.
Vi e ouvi, na malfadada transmissão televisiva, ao seu final, as corretíssimas declarações do Mancuello.
Modificou o modo de jogar do nosso Flamengo, bem como o entusiasmo dos demais jogadores.
Vou me precipitar, mas vou afirmar – É CRAQUE.
Parabéns ao Alexandre, extensivos ao Bill Duba, pelo seu apurado olho técnico, que afirmou, com convicção, a respeito da categoria do argentino.
Corrigindo – ALESSANDRO
Pela entrevista do Rodinei (que fera!) depois do jogo, bateu o senso de urgência no Muricy.
“O professor falou na preleção que hoje não poderíamos dar nenhuma desculpa.” #PAZ #RUMOAOHEPTA
Bom treino, só não foi de luxo por que o estádio estava vazio, e o time de verde não fez cosquinha, mais valeu pelo golaço do nosso novo PET*? rs
Vamos ao próximo TREINO. enquanto não chega o jogo de verdade contra o PSG, vamos de Bangu mesmo!
palpites? goleadas? gols de quem? chuto 4×1 gols de cirinão da massa, guerrero mancuello e alan patrick, o gol deles. é uma mistura de uma falha do wallace com falha do pv.. tá bom meu chute?
Que porra foi aquela da transmissão toda hora sem sínal? que chato perdi o gol do guerreiro.. perdi ate um gol que o guerreiro PERDEU novidade. rs
#ACORDAFLAMENGO – ESTÁDIO PRÓPRIO JÁ!
SRN
Tem razão o Muhlenberg, vamos devagar que o santo é de barro, não fizemos mais do que a obrigação em ganhar do Boavista, mas, se no carioqueta a coisa está difícil, imagine no Brasileirão…
Wallace continua no time, PV também e Márcio Caramujo continua no elenco e sempre com a ameaça de entrar, a grande diferença foi o Mancuello, que joga muito e tem garra, com ele o time já tem uma base, Rodney, Juan, Jorge, Cuellar, Aarão, Mancuello, Alan Patrick e Guerrero, o resto é figuração, ainda é pouco, falta um bom e seguro goleiro, um zagueiro e trocar o capitão do time, o atacante para fazer dupla com o Guerrero já chegou, o Fernandinho, que pode ser uma boa opção e de repente até nas posições carentes citadas o Flamengo já tem, no gol o Muralha espera a sua vez e na zaga já tem o Léo Duarte que precisa de experiência, tempo de bola e entrosar com o Juan, que pode ser o capitão do time e para suprir as demais posições no elenco tem os jogadores da base que foram campeões na Copinha.
Wallace, Pará, PV, Márcio Caramujo, Gabriel, etc… BARCA JÁ!!!
MENOS EMPUTECIDAS SRN!!!
Arthur, a propósito da breve citação no início, o discurso de cícero não poderia ser mais atual, 2000 anos depois…
Atualmente seriam “as dimárias”….
SRN