Sabe aquela faixa que você vê pendurada numa casa de apostas, informando que “Saiu aqui o ganhador dos R$ 400 mil da Federal”? Estou me sentindo como o dono da lotérica que mandou esticar a faixa.
Demonstrando enorme vontade de levar o Manto novo, Irene Holanda comentou nos posts de todos os republicanos, mas o comentário sorteado foi o que ela fez em 3 de maio – portanto, aos 45 do segundo tempo – no texto “Gratidão e solidariedade”, escrito pelo papai aqui. Trata-se de um claro recado dos deuses da blogosfera: visite o RP&A regularmente, leia sempre os posts do Murtinho e nunca deixe de comentar. A felicidade baterá à sua porta.
Dito isto, passemos ao post da vez.
Segunda-feira, 4 de maio, Leonardo André e Vinicius Castro publicaram, no UOL, reportagem com o título “Luxa vence guerra e Fla vai abrir o cofre por reforços. Robinho é o sonho”. O texto informa que houve uma batalha nos bastidores rubro-negros – de resto, algo normal em qualquer gestão moderna e compartilhada – e que Luxemburgo teria vencido a queda de braço.
Medo.
Independentemente dos acertos ou erros e vitórias ou derrotas que fazem parte da carreira de todo bom treinador, em vários momentos Luxemburgo já se mostrou um perdulário. E, sempre, teimoso até não mais poder.
Uma das coisas que me incomoda é a recorrente opção de Luxa pelos tais jogadores cascudos, e o exemplo mais recente vem do Sul. Depois de chegar em terceiro lugar no Brasileirão 2012, assegurando o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte, Luxemburgo encheu o Grêmio de cascudos, todos com salários inflados. O goleiro Dida (em vez de efetivar o bom Marcelo Grohe), Cris, Elano, Fábio Aurélio (que sequer jogou). Fez uma fase de grupos sofrível e levou fumo nas oitavas. Um ano antes, no Flamengo, indicara o cascudo Alex Silva, e um pouco depois queria porque queria levar o Bolívar. Não se trata de patrulha ou cornetagem gratuita, e eu mesmo já reclamei aqui no blog das nossas limitações. Mas, no caso do Flamengo, creio ser muito mais uma questão de acertar a mira do que sacar a carteira do bolso e gastar a esmo. Nisso a gente sabe que Luxa é mestre, mas disso o Flamengo quer distância.
O que me conforta é que a aparente contradição – desejar um time melhor, sem perder o controle do orçamento – não é só minha, mas da imensa maioria da torcida rubro-negra. Todos pedimos reforços com critério e pés no chão, sem compromissos que não poderemos cumprir, e tenho receio de ver Luxemburgo mandando e desmandando.
No início do ano, quando Luxa começou a falar em Luís Fabiano, tive arrepios. Acredito que Alex e, sobretudo, Robinho – os dois citados na matéria do UOL – podem melhorar bastante o time, mas juro a vocês que tremo na base quando nosso treinador começa a ganhar guerras internas e adquirir funções além daquelas de treinar, definir o padrão tático e escolher quem vai pro jogo.
A reportagem cita, ainda, que Robinho é visto como um nome capaz de alavancar o cambaleante Programa Sócio-Torcedor. Sim, desde que tenha vontade. Se vier de férias – como veio, por exemplo, Ronaldinho Gaúcho –, melhor não. Sim, desde que se dedique e se cuide, que jogue sempre e quase sempre bem. Sim, desde que ajude o time a disputar o título. Vaga na Libertadores é no máximo consequência, jamais pode ser o objetivo.
De qualquer modo, e como sonhar é preciso, fui dormir de segunda pra terça achando que Robinho seria uma boa. No entanto, na noite de terça pra quarta já pensava diferente. Explico. Naquela terça-feira Dunga fizera a fineza de chamar Robinho para a Copa América, competição que vai de 11 de junho a 4 de julho, com apresentação dos convocados prevista para 1º de junho. Devido à inteligência e ao profissionalismo do nosso calendário, os selecionados que disputam o Brasileirão ficarão, no mínimo, sete jogos fora. São 21 pontos, suficientes para interferir no resultado do campeonato e afastar qualquer clube da briga pela taça.
Como nada é tão ruim que não possa piorar, em boa parte do ano que vem não teremos o Maracanã – o que pode ser ótimo para ganhar dinheiro, mas é péssimo para disputar títulos. E se não for para disputar títulos, qual a razão para investir em caras tão caros quanto Robinho?
Beco sem saída. Sugestões, opiniões e esculhambações na caixa de comentários, por favor.
champions !
alguêm quer comentar o jogão de ontem????
ninguêm???
edvan?murtinho?….????
talves o carlos moraes?..não?
ok !
só sei que acertei a classificação `impossivel`da juve…avanti !
saudações rubro negras !
ps-támbem acertei a classificação do barça,mas,essa era mole !
Murtinho,
Se está difícil com o elenco atual, com as invenções do “Profexô” piora ainda mais, pois apesar de não achar um craque, Marcelo Cirino se destaca não como um centro avante, e com isso perdemos um bom jogador que joga pelas pontas aberto e também não temos um goleador nato, é isso, se continuar a falar de Pará, Marcio Araújo, Pitico, etc, haja espaço.
Vamos ter os pés no chão, e apoiar a política atual, para quem sabe já em 2016 com a casa arrumada possamos contratar jogadores “craques”, atuando sem o nome e sem contusões,
Abraços!!!
murtinho,
vendo o jogo de ontem e comparando a folha salarial do flamengo com os melhores elencos do pais,chego a conclusão que não se trata de àbrir os cofres`e sim gastar bem !
os melhores times do pais não gastam muito mais do que o flamengo…eles contratam melhores jogadores..pra vc ter uma idea do que estou falando o corinthians que tem o melhor elenco,gasta somente dois milhões a mais que o flamengo.
enquanto arrecadamos muitos milhões a mais….falta escolher melhor na hora de comprar.
o fluminense quando comprou bem,foi campeão o corinthians a mesma coisa , o atletico mineiro idem,cruzeiro támbem.
o campeonato começou e não temos um jogador indentificado com a massa…paulo vitor talves,muito pouco !
aqui não é botafogo pra ficar louvando goleiro…falam em thiago neves..eu gosto do futebol dele !
só sei que precisamos contratar e mandar outros embora.
esse time de ontem me fez sentir saudades do negueba…coisa tá feia meu irmão !
vc tem algum jogador que gostaria de ver atuando pelo mengão ,que fosse viável financeiramente,é claro !
saudações rubro negra !
Parabéns, amigo Chacal !
Na minha opinião, o melhor comentário dentro da proposta feita pelo grande Murtinho.
Para mim, você matou a charada, pois o problema não está ^no trancar dos cofres^ mas sim em saber gastar a grana que ainda existe dentro deles.
A atual Diretoria, que, segundo a maioria, entende pacas de mercado e de contas, de futebol NADA entende.
São neófitos atirando no vazio.
O nosso time é DOS MAIS CAROS do País e, sem margem de dúvida, disparadamente, o MAIS CARO do nosso Rio de Janeiro.
Vou confessar que tive como muito boa a contratação do Marcelo Cirino. Pelo menos uma dentro, pensei eu. O rapaz, depois de um bom início, parece que foi contaminado pelos Aleccones e Gabrieis da vida.
O nosso coleguinha aí de cima, o JÓ, fazendo júz ao nome, irá, com notável paciência, esperar que, em 2016, ^com a casa arrumada^ (é o que eles prometem), possamos contratar CRAQUES.
Vou dizer o que penso, com a maior sinceridade possível.
Em 2013, era para esperarmos por 2014, ano da nossa redenção.
Em 2014, a mesma lenga-lenga, afirmando-se que em 2015 tudo seria diferente.
NÃO DÁ MAIS PARA ACREDITAR !
Eles são CARECAS, mas eu não sou o CAREQUINHA !
Não me façam de palhaço, por mais um ano.
^Quosque tandem abutere, Carecorum, patientia nostra^.
A minha, já transbordou !
Impacientes SRN
FLAMENGO SEMPRE
parabéns pra vc támbem ,carlos moraes !
vc complementou meu comentário magistralmente !
ano após ano temos as mesmas promessas e o que vemos são times que me dão vergonha !
ahhh se não é o mano menezes dar uma sacudida nessa galera em 2013…não teriamos mais do que um estadualzinho roubado em 2014.
saudações rubro negras !
O pior é que “aquilo” que vimos ontem é o que supostamente o Flamengo tem de melhor. Do atual elenco, quem é que pode entrar e melhorar minimamente o rendimento do time? Paulinho (eternamente contundido), Alecssandro, Cáceres, Samir, Márcio Araújo, Luiz Antonio, Mugni, Eduardo da Silva? São todos jogadores de regulares a péssimos. Ou seja, do mesmo nível dos supostos titulares que proporcionaram aquele espetáculo dantesco no Morumbi, contra um São Paulo a meia boca e com uma defesa batendo cabeça e doida pra entregar a rapadura. Sem contar que os jogadores de quem se esperava um pouco mais de qualidade, não vem jogando nada faz tempo. Marcelo Cirino, definitivamente resolveu adotar o estilo cai-cai do futebol carioca. Prefere tentar simular faltas a chutar a gol. Simplesmente ridículo. Canteros agora só reclama da arbitragem (esse resolveu adotar o estilo do futebol brasileiro no geral). Não marca mais ninguém, não finaliza e não acerta um passe. Everton, fica correndo de um lado para o outro feito um “abestado”, não acerta um cruzamento, finaliza pessimamente e acaba o jogo completamente esbaforido, mas sem ter feito nada de útil. Não vou nem falar de Gabriel, porque desse nunca esperei ou espero nada mesmo. E para finalizar o retrato da desgraça, o “Pofexô Wandembrugo”está mais perdido do que cachorro que cai de caminhão de mudança. Aquela “surpresa” Almir, só pode ser brincadeira de mau gosto. E o sujeito ainda vem com a desculpa de que o meio de campo nunca jogou junto. E quem treina e escala aquela porcaria não é ele não? Vai te catar imbecil. E ainda fica cavando sua ida para o São Paulo, exaltando a qualidade de Ganso e Pato, elogiando o elenco e agradecendo o convite da diretoria. Se acabar no São Paulo, já pode colocar na sua conta os primeiros três pontos do tricolor paulista no Brasileirão. Vai ser duro aguentar essa “barangada” até dezembro. Ainda faltam 45!
Murtinho, pra mim o Luxa pode vazar.
Se alguma coisa do que vi possa servir de consolo, é de que esse FLAMENGO não é mufino, frouxo, acovardado, APANHA QUE SÓ ELE, COITADO, mas briga. Deu-me pena. O time do São Paulo, muito bem postado, rápido, pegada forte, envolvente no ataque, e o nosso time, a buscar forças, respirar, sufocado da técnica superiora do adversário, foi valente, indo pra cima até o fim sem se entregar. JÁ É MUITA COISA, ENCHE-ME DE ESPERANÇAS…! PODEMOS DEPOIS ARREBENTAR…!
Sim, e o futebol, quem pensou perguntar? Fique na sua, vou explicar: é que tô gostando, agora, de assistir lutas da MMA. Mas tudo bem, beleza, farei um esforço:
A defesa, na média, dá pro gasto, na frente existem opções, principalmente, com o retorno do Paulinho (?), temos um cara marcador, lá atrás, muito bom ,o Jonas, outros; que já contamos e podem compor o setor eficazmente, todavia, fica evidente a falta de um craque que organize, desequilibre, arme, apure o toque de criatividade, e; ao sair às ruas, dê autógrafos…! AÍ, ESTAREMOS EM CONDIÇÕES, VAMOS PRO TÍTULO NESSE CAMINHO. ,
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Se não encontramos esse jogador, de quanto vamos precisar, 43, 44, 45…? Sabem a que me refiro! Tá foda…! Boa noite, amigos…!
não vou esperar o novo post….
será que agora ficou claro para diretoria que não temos um time????
se continuar sem contratar,vai ser sofrivel !
sem mais,minhas saudações rubro-negras
Bem amigos da rede RPA, não deu. E, desse jeito, não vai dar. Esse time do Flamengo é MUITO RUIM. A começar pelo “craque” Marcelo Cirino, seguido de perto pelo “indispensável” Everton.
Almir (???), Arthur Maia (???), Pará (???) e quejandos é até covardia cornetar. Os caras são de medíocre pra baixo. Mugni, previsível como ninguém, entregou o 2º gol. Canteros jogou? E o Gabriel? Aquilo existe e, pior, muito pior, joga no Flamengo? Os dois zagueiros, Wallace e Bressan, são incapazes de dar uma saída de bola que preste. Quando eles dão bico pra frente fico mais tranquilo. Pelo menos a bola saiu de perto da área.
Impossível almejar qualquer coisa com esse timeco. Vagabundo a mais não poder. Não dá nem pra culpar o Luxemburgo. Tirar o que de quem não tem nada pra dar?
Salvam-se Jonas, o melhor de todos, PV, como sempre, e Pico. E só.
Vou me recolher à minha insignificância e guardar os neurônios que me restam pra coisas mais importantes.
Ah! Pra não deixar meu amigo Murtinho falando sozinho: sou contra a vinda do Robinho e concordo com tudo o que vc disse a respeito dos “cascudos” que o Vanderlei adora. Mas se não vierem 2 bons jogadores que resolvam dando mais qualidade, vai ser mais um ano de sufoco. O cartão de visitas do Brão foi o pior possível.
PS-Quanta ganha o Gabriel? Seja quanto for, é muito.
Só pra complementar o post do Murtinho. Acho que o Bandeira – o Conselho Gestor – tem que ter mais equilíbrio na dualidade acerto das contas e time de qualidade. Apoio inteiramente a política pés no chão, mas encher o time de pereba não forma um elenco minimante digno da bela camisa rubro-negra e muito menos da sua história. Aos vencedores exige-se ousadia. O risco, mesmo calculado, faz parte de uma grande conquista. O torcedor, por mais fanático que seja, não aguenta mais isso aí.
Não vou esperar post novo da Nivinha, revoltada, com certeza, pra escrever sobre essa não estréia desse arrenedo de time do Flamengo, time ridiculo nessa derrota pro SPFC, o que Vanderley fez durante essas 2 semanas ? rachão ? jogaram baralho ? o time evolui igual a rabo de cavalo, ou seja, evolui pra baixo, o que é Pará ? o que é Jonas ? Quem inventoiu esse negócio de que Marcelo Cirino é centro avante ? Cadê o Gabriel ? onde, quando ? porque ? time covarde, medroso, sem tesão, burrocrático, é não errei não, nosso time não é burocrático é burrocrático mesmo, não tem saida de jogo, a defesa não se liga no meio que não sabe o que é ataque, é sempre na base do bumba meu boi, Paulo Vitor entrega pro Bressan ou pro Wallace e bicuda nela e lá na frente que se virem, é muita mesmice, da raiva ver o time “jogar”, entraram em campo, visivelmente, buscando 1 ponto, recuado, em excesso, demos 4 chutes em gol em 90 minutos, 1 chute a cada 23 minutos, e o quarto chute fomos presenteados pelo penalty gratuito do PH Ganso, um absurdo o que vi ha pouco no T¨V, ou se muda essa postura covarde de jogar fora pra buscar 1 ponto ou, novamente, vamos ter que nos contentar em buscar os famosos 46 pontos pra fugir, de novo, de um possível rabaixamento, até quando essa rotina será nossa realidade ? Tô de saco cheio de escutar desculpa, de nhen nhen nhen, alguém tem que chamar o a comissão técnica na xinxa, alguém tem que dar um esporro daqueles de fazer tremer as estruturas da Gávea, do Ninho do Urubu, da Puta que Pariu, o que não dá mais é pra aturar essa mesmice calhora, covarde que temos visto ultimamente e que eu me recuso a aceitar.
Pra finalizar quero deixar uma pergunta ao ilustre rubro negro André, meu camarada muitas vezes concordei com diversos de seus comentários, agora seja honesto com você mesmo, o Pará não faz você sentir saudades do Léo Moura ?????????????
Assino embaixo a indignação do Schwarzenegger, com exceção do Jonas.
E eu já tinha postado aqui mesmo sobre a minha saudade do Léo Moura.
Ou esse departamento de futebol se apruma ou…
Depois de tanto tempo de férias compulsórias, nosso time apresentou:
– Gabriel errando 20 passes em 19 tentados;
– Jonas fazendo 20 faltas em 19 tentativas de desarme;
– 20 chutões “se fode aí Cirino” em 19 tentativas de ataque;
– 20 bisonhices em 19 jogadas do Mugni;
– Arthur Maia, o primeiro meia fominha que já vi.;
– Eduardo da Silva na reserva desses pernas-de-pau.
Ou seja, NADA mudou.
Começou o Brasileirão, começou a sufoco.
SRN
kkkkkkkkk
20 chutões “se fode aí Cirino” é boa…
Não entendi ainda esse excesso de boa vontade de alguns torcedores com o Jonas. O cara me parece uma versão piorada do Emerson. Essa história de raça é balela, os jogadores têm é que ter técnica, visão de jogo, espírito coletivo, acertar passes. Acho o Canteros o melhor desse time. Ele começou mal, mas veio de lesão. Se evoluir, ajuda bastante, pois é o mais técnico daquele meio de campo.
Não acho que vamos “brigar para não cair”, não considero o trabalho de contratação da diretoria tão ruim (não tem muita coisa boa no mercado, né) e nem acho que Robinho seja “o cara”, mas que estamos longe de um futebol vistoso, disso não tenho dúvida.
Em tempo: li algum comentário aí pedindo o Thiago Neves. Aí complica…
Esse ainda não é o ano em que veremos o Mengão do jeito que queremos. Robinho não é nem de longe a solução. Luxa tem que se preocupar em fazer desse time, um time com cara de Flamengo, com raça, sangue nos olhos. ACredito nesse time, mesmo sem um craque. Plantel excelente só daqui ha uns 2 anos e se os cornetas decidirem ser ST.
Fato: o time atual é inapto. Vejo velocistas e desarmadores. E um bom (não excelente) goleiro. Só. é muito pouco, pouco mesmo, para se querer levar adiante um projeto de reestruturação e crescimento de um clube de futebol.
O “core business” é o “jogo jogado”, e não a regularidade fiscal. Data maxima venia, não aspiramos a nada que seja consentâneo com a grandeza do clube. Só os insanos apaixonados podem ver diferente.
Pagar mico no carioquinha não foi acidente de percurso; pelo contrário: foi “tragédia anunciada”, mesmo. Jogamos mal a maioria dos jogos que prestavam para alguma coisa, e nos clássicos, ganhamos do Flu com um jogador a mais e perdemos do Vasco e Botafogo…..valei-me, oh Senhor !!!
Neste período de gestão dos azuis deu pra ver que são corretinhos e coisa e tal, tipo o “marido ideal pra casar com a nossa filha”, mas são ruinzinhos de doer, quando o assunto é o “mercado da bola”. Contrataram mal a maioria das vezes, e são lentos demaaaaaais, para tomarem as decisões mais comezinhas.
Enquanto falamos que precisamos de 2 grandes nomes — e isto falamos há tempos! — , os outros concorrentes do Brasileiro já enxertaram seus times e ainda estão no mercado, para ver o que dá pra pegar. Aquilo que dizemos ser “sonho de consumo”, os outros tratam — e não considero leviandade, viu? — como simples negociação de mercado….ajudem aí!!!
Resumo da ópera: procura-se cérebro, porque o nosso time é acéfalo. Tem quem desarme e tem quem corra….e só. O que fazer com isto? Ganhar um campeonato é o que não vai ser………