Flamengo e Vasco é o espelho do mundo, do universo, do existir. Nós sabemos que a vida humana se reflete nessa partida. Fenômeno que tem quase a mesma força de um jogo de cuspe a distância ou um campeonato de botão que NÓS estivermos disputando. Leia-se aqui com destaque: não dizemos o “Flamengo joga hoje”, mas sim, NÓS jogamos hoje. A partida contra os fregueses da colina é o reflexo do que somos. O melhor e o PIOR da condição humana estão em campo. Hoje e sempre. Amém. Sinto Eduardo Galeano (1940-2015) não estar mais aqui para dividir essas questões com ele. Em uma semana como essa eu abriria um de seus livros, pesquisaria uma ou outra entrevista na internet, selecionaria as melhores frases e me alimentaria de um homem que entendeu “das coisas”…essas coisas que eu também gosto de “tentar” entender. Hoje em dia, nesse futebol de “balneário”…nesse futebol para FIFA ver…que insistem em nos empurrar partida abaixo (bem abaixo), me sinto como aquela criança que vê o mar a primeira vez e diante da imensidão pede ajuda: “Papai, Me ensina a ver?”. Galeano me ensinou a ver o futebol, e a tantas outras coisas sobre exploradores e explorados, e a desenvolver em mim os clássicos sentimentos anticolonialistas, anticapitalistas e antiamericanos. Tá tudo lá nas veias abertas da América Latina. Está tudo aqui no Maracanã de hoje. De ontem. E que resistirei, até o fim dos meus dias, para não ver no Maracanã de amanhã.
Na semana do Clássico dos Milhões acompanhei com muita má vontade os debates sobre os valores arrecadados pela FFERJ. O dinheiro que não entra para o Flamengo. A celebração do Balanço rubro-negro como se uma taça nova tivesse chegado, ou o maior craque da atualidade tivesse vestido o manto sagrado para disputar o Brasileirão. Quem VIVI, VERÁ. Costumo profetizar para mim mesma. Com esse trocadilho coloco minhas esperanças no futuro do Clube. Mas, eu li o Althusser – aquele suicida altruísta ou homicida egoísta, como preferirem – só sei que ele me ensinou: O FUTURO DURA MUITO TEMPO e recorro ainda a outro “filósofo”, o da Viola: Meu Tempo é Hoje. Não existe amanhã para mim.
Atendendo a meus apelos pessimistas a Diretoria de Futebol apresentou o ALMIR. Uma contratação para compor o elenco, justificaram. Legitimando a mediocridade que venho anunciando aqui. Vida longa ao Almir. Que encorpore o espírito de um sérvio e traga o hepta. Seguimos “FORTES” com Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo e Gabriel; Everton, Alecsandro e Marcelo Cirino. Concordamos todos? Seguimos para nossa guerra particular. Vamos pra cima deles com nossos instintos mais primitivos. Foi assim – vergonhosamente – na primeira partida. O Futebol ficou ali com cara de bobão assistindo ao espetáculo que o Dana White gosta. E ganha dinheiro com isso. Muito dinheiro, diga-se de passagem. O debate da semana, e dos últimos tempos, tá fundamentado na grana que deixamos de ganhar com a FÓRMULA. O torcedor-balanço está na moda. E esquece que se o artilheiro não meter a bola para dentro, não tem jogo. Não tem taça. Não tem partida. E para eles ficarem felizes: não tem dinheiro. A bola não entra por acaso. Não é essa a bíblia dos neo-torcedores-macro-e-micro-econômicos (zzzzzzzz)? Eu também li. Parem o Campeonato que eu quero descer (depois de conquistar, claro). Logo, bem antes quero VENCER o v-asco. Depois quero vencer o Salgueiro, com as bençãos do Padim Ciço. Só ele para ajudar na maratona que enfrentaremos até lá. E com tudo isso ainda seremos campeões. Tenho fé. O futebol é a única religião que não tem ateus. No Flamengo também. Acreditamos até no Almir. Acreditamos no camisa 10 que chegará. Nos tiros certeiros que foram “anunciados” pela diretoria. Torcendo para que não sejam balas perdidas.
Do Flamengo logo mais, essa semana, eternamente, espero GOLS. E o gol, meus 11 amados leitores, é o ORGASMO do futebol. E, como o orgasmo, é cada vez menos frequente na vida moderna (Eduardo Galeano, ETERNO). Flamengo, nos proporcione esse prazer, baby. Até Morrer.
Pra vocês,
Paz, Amor e “Gols”…Sem Miséria.
Vale lembrar: Quem comentar em qualquer publicação aqui no BLOG de 14/Abr a 3/Maio usando a hashtag: #papagaiovintem tá concorrendo no sorteio desse histórico manto. Comentem! E Boa Sorte!
Mais ninguem TEM…Só o Mengão…#papagaiovintem
Parabéns a FFERJ por colocar seus dois cúmplices na final do Euricão 2015. #papagaiovintem
#papagaiodevintem é o caralho
Vamos aos fatos que é o que interessa:
1-O Flamengo não tá jogando porra nenhuma e a responsabilidade é única e exclusivamente do sr. Vanderlei Luxemburgo e sua comixão técnica.
2-Não adianta vir reclamar de juiz – óbvio que não foi penâlti e que o Gilberto deveria ter sido expulso, mas e daí? Ganhar desse timeco da vasca era obrigação, SIM, ainda mais tendo a vantagem do empate.
3-O problema do Vanderlei não é falta de competência, mas de exacerbada vaidade que não é capaz de reconhecer seus erros e fazer as mudanças necessárias.
4-O Luís Antônio estava fazendo a sua melhor partida em muito tempo e ele – Luxa – tira o cara em vez do inútil e medíocre Márcio Araújo que não pode ter lugar em time nenhum que pretenda protagonismo. Mas quem disse que ele – Luxa – ouve a voz da razão e do óbvio?
5-Em que posição o Eduardo da Silva deve jogar, não sei, não é problema meu, mas também é óbvio que não pode ficar de fora barrado por algum seilaquenzinho qualquer quando é um dos poucos que tem qualidade acima da média. Cabe ao técnico encontrar a solução e a posição do cara.
6-O FLAMENGO NÃO PODE FICAR REFÉM DESSA VAIDADE LUXEMBURRA. IGNORANTE É O QUE NÃO SABE; BURRO É O QUE NÃO QUER SABER E INSISTE NO ERRO.
7-Volto a insistir porque não entra na minha cachola de jeito nenhum: COMO PODE UM ELENCO EM INÍCIO DE TEMPORADA, COM UMA PRÉ GIGANTE, TER TANTOS LESIONADOS E, PIOR, COM UMA DEMORA ABSURDA PRA RETORNAR, E, PIOR AINDA, MAL VOLTAM, SE LESIONAM DE NOVO? Não tem uma porra de um repórter que faça esse questionamento que é um verdadeiro escândalo em se tratando de uma comixão técnica considerada de ponta. Só se for a ponta do caralho do Luxemburro, porque do meu é que não é. E isso que sempre fui fã do cara – o Luxemburro.
Arrogância e prepotência estão entre os piores defeitos do ser humano.
Tenho dito.
PS-Falando nisso, alguém viu o Cirino por aí?
Posso divergir em outros momentos, mas desta vez estou TOTALMENTE de acordo, logo em todos os SETE itens do comentário, inclusive naquele que poderia ser o mais nebuloso, qual seja o da boa atuação do Luiz Antônio.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PEÇO ENCARECIDAMENTE UMA AJUDA DE ALGUM ESPECIALISTA:
FUI BLOQUEAR UMA PROPAGANDA POLÍTICA NA MINHA PÁGINA NO FACEBOOK E BLOQUEIE A PÁGINA INTEIRA E AGORA NÃO
CONSIGO ENTRAR.
SE TIVER UMA ALMA CARIDOSA QUE SAIBA COMO RESOLVER ESSE IMBRÓGLIO…
Neste assunto, o meu analfabetismo é clássico, pelo que, se palpitasse, quebraria o aparelho.
A dupla NiVivinha enobreceu estas páginas e colocou as mulheres no lugar que nunca deixou de ser delas: Protagonistas.
#papagaiovintem
Não pode ser surpresa pra ninguém o resultado. Time em que Wallace á capitão e titular intocável, junto com o Marcio Araujo, não pode pretender nada. Se o Mugni vem treinando bem como volante, como diz o pofexô – que já tá começando a me irritar – porque não coloca logo o cara? E essa porra de tanta contusão e demora em voltar? Que porra é essa departamento médico?
#papagaiovintem
#papagaiovintem e só. Com essa defesa e marcio araujo intocável, queriam o que?
valeu vivi , lindo texto. abçs. #papagaiovintem
Fregueses da colina kkkkkk… sempre serão fregueses. #PapagaioVintém
Esqueçam os erros de arbitragem…o futebol que o flamengo jogou nos dois jogos foi ridículo!
SRN #papagaiovintem
Simplesmente cômico duas coisas sobre ontem:
– O futebol apresentado pelo Flamengo (aliás nas duas semi-finais e na “final” da TG)
– O pênalti pro Vasco (aliás, quase todos! O Vasco foi o fanfarrão do campeonato pra ser mais exato!)
Simples assim! Vamos ver como vai ser no Brasileiro.
SRN
#PapagaioVintém
PERDER ROUBADO É MAIS GOSTOSO
Mais uma péssima arbitragem nas semifinais do “Euricão 2015” e depois de 37 anos o Vasco chega a uma final de campeonato. Ser sempre vice do Flamengo nesses longos anos de rivalidade, deve ter sido uma honra indescritível para os “viceínos”, mas ser vice do “Chorafogo”, aí é esculacho. Se o soprador de apito foi mal e prejudicou claramente o Flamengo, o time do “Pofexô Wandemburgo” conseguiu ser pior. Nada justifica ficar no zero em dois jogos contra aquela “barangada” do Vasco. Não conseguir fazer um golzinho sequer num time que tem um meio de campo quase centenário (96 anos) formado por Guinazu, Serginho e Marcinho, é o absurdo dos absurdos. E eu não estou aqui para reclamar de arbitragem. Isso é coisa de time pequeno e eventual visitador de divisões inferiores. De qualquer maneira, parafraseando mestre Felipe, “perder roubado é mais gostoso”. A Federação Carioca vai ter a sua final dos sonhos (acho até que deveria dividir o título entre os seus apaniguados) e vida que segue. Assim como segue minha preocupação com o futebol simplesmente horroroso e inoperante que o Flamengo apresentou até agora nessa temporada. O “pofexô” perdeu definitivamente a mão e não consegue encontrar um time ideal e que consiga apresentar um futebol digno da “Nação Rubro-negra”. Não aceito mais essas desculpas esfarrapadas de contusões, suspensões, e por aí vai. De hoje a 21 dias, começa o Brasileirão e na próxima quarta tem Copa do Brasil. O Flamengo vai pegar o “poderoso” Salgueiro. E que a “Nação” não espere algo muito diferente do que aconteceu ontem, não. Três volantes, com o “soberano” Márcio Araújo como armador e criador de jogadas e Jonas distribuindo bordoadas. Afinal de contas, o Flamengo vai enfrentar nada mais nada menos do que o Salgueiro, que está nas semifinais do Campeonato Pernambucano e venceu o primeiro jogo contra o Sport por 2 a 0. O São Paulo ainda quer “Wandemburgo Luxerley”?
Leia mais no blog: http://www.marcotuliotudo.com
Não vou, obviamente, escrever a respeito do jogo de ontem.
Não merece, neste momento.
Vou me limitar ao hashtag (que puta palavrão !), pois anteriormente coloquei de forma errada.
Vamos lá, prá ganhar o prêmio – #papagaiovintem
FLAMENGO SEMPRE
No dia exato da morte, tive a audácia (digamos assim) de escrever uma Nota de Pesar. Pensei em ser muito mais audacioso, escrevendo um comentário-artigo, eis que o Eduardo Galeano, pensador e futebólfilo (se não existe, não faz mal), muito o merecia.
Ainda bem que não o fiz.
Jamais teria aquilo que pudesse escrever a dimensão deste artigo da Vivi.
Podes crer, Vivi.
A minha VIVIda, mesmo nesta etapa, ganhou um novo e alentador sentido, após as poucas horas de encontro e a cada artigo seu, que espero como uma criança na véspera do Natal.
FLAMENGO SEMPRE
#papagaiovintém Vivi, o Flamengo passou 180 minutos fingindo uma dor de cabeça, meio indisposto. Nada de gol!
#papagaiovintem ficamos sem gozar ontem ;(
Boa tarde Nação,
A lição que ficou após a derrota de ontem é que nosso time é superestimado.
Precisamos de reforços e que o Luxemburgo pare de inventar moda.
SRN!
#papagaiovintem
#PapagaioVintém