Flamengo e Vasco é o espelho do mundo, do universo, do existir. Nós sabemos que a vida humana se reflete nessa partida. Fenômeno que tem quase a mesma força de um jogo de cuspe a distância ou um campeonato de botão que NÓS estivermos disputando. Leia-se aqui com destaque: não dizemos o “Flamengo joga hoje”, mas sim, NÓS jogamos hoje. A partida contra os fregueses da colina é o reflexo do que somos. O melhor e o PIOR da condição humana estão em campo. Hoje e sempre. Amém. Sinto Eduardo Galeano (1940-2015) não estar mais aqui para dividir essas questões com ele. Em uma semana como essa eu abriria um de seus livros, pesquisaria uma ou outra entrevista na internet, selecionaria as melhores frases e me alimentaria de um homem que entendeu “das coisas”…essas coisas que eu também gosto de “tentar” entender. Hoje em dia, nesse futebol de “balneário”…nesse futebol para FIFA ver…que insistem em nos empurrar partida abaixo (bem abaixo), me sinto como aquela criança que vê o mar a primeira vez e diante da imensidão pede ajuda: “Papai, Me ensina a ver?”. Galeano me ensinou a ver o futebol, e a tantas outras coisas sobre exploradores e explorados, e a desenvolver em mim os clássicos sentimentos anticolonialistas, anticapitalistas e antiamericanos. Tá tudo lá nas veias abertas da América Latina. Está tudo aqui no Maracanã de hoje. De ontem. E que resistirei, até o fim dos meus dias, para não ver no Maracanã de amanhã.
Na semana do Clássico dos Milhões acompanhei com muita má vontade os debates sobre os valores arrecadados pela FFERJ. O dinheiro que não entra para o Flamengo. A celebração do Balanço rubro-negro como se uma taça nova tivesse chegado, ou o maior craque da atualidade tivesse vestido o manto sagrado para disputar o Brasileirão. Quem VIVI, VERÁ. Costumo profetizar para mim mesma. Com esse trocadilho coloco minhas esperanças no futuro do Clube. Mas, eu li o Althusser – aquele suicida altruísta ou homicida egoísta, como preferirem – só sei que ele me ensinou: O FUTURO DURA MUITO TEMPO e recorro ainda a outro “filósofo”, o da Viola: Meu Tempo é Hoje. Não existe amanhã para mim.
Atendendo a meus apelos pessimistas a Diretoria de Futebol apresentou o ALMIR. Uma contratação para compor o elenco, justificaram. Legitimando a mediocridade que venho anunciando aqui. Vida longa ao Almir. Que encorpore o espírito de um sérvio e traga o hepta. Seguimos “FORTES” com Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo e Gabriel; Everton, Alecsandro e Marcelo Cirino. Concordamos todos? Seguimos para nossa guerra particular. Vamos pra cima deles com nossos instintos mais primitivos. Foi assim – vergonhosamente – na primeira partida. O Futebol ficou ali com cara de bobão assistindo ao espetáculo que o Dana White gosta. E ganha dinheiro com isso. Muito dinheiro, diga-se de passagem. O debate da semana, e dos últimos tempos, tá fundamentado na grana que deixamos de ganhar com a FÓRMULA. O torcedor-balanço está na moda. E esquece que se o artilheiro não meter a bola para dentro, não tem jogo. Não tem taça. Não tem partida. E para eles ficarem felizes: não tem dinheiro. A bola não entra por acaso. Não é essa a bíblia dos neo-torcedores-macro-e-micro-econômicos (zzzzzzzz)? Eu também li. Parem o Campeonato que eu quero descer (depois de conquistar, claro). Logo, bem antes quero VENCER o v-asco. Depois quero vencer o Salgueiro, com as bençãos do Padim Ciço. Só ele para ajudar na maratona que enfrentaremos até lá. E com tudo isso ainda seremos campeões. Tenho fé. O futebol é a única religião que não tem ateus. No Flamengo também. Acreditamos até no Almir. Acreditamos no camisa 10 que chegará. Nos tiros certeiros que foram “anunciados” pela diretoria. Torcendo para que não sejam balas perdidas.
Do Flamengo logo mais, essa semana, eternamente, espero GOLS. E o gol, meus 11 amados leitores, é o ORGASMO do futebol. E, como o orgasmo, é cada vez menos frequente na vida moderna (Eduardo Galeano, ETERNO). Flamengo, nos proporcione esse prazer, baby. Até Morrer.
Pra vocês,
Paz, Amor e “Gols”…Sem Miséria.
Vale lembrar: Quem comentar em qualquer publicação aqui no BLOG de 14/Abr a 3/Maio usando a hashtag: #papagaiovintem tá concorrendo no sorteio desse histórico manto. Comentem! E Boa Sorte!
Eita Vivi mais um texto espetacular. Flamengo é essa entidade capaz de nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo. Essa sensação de fazer parte uma nação só quem é Flamengo sabe o que é. Logo mais contra o bacalhau de segunda, quero orgasmos múltiplos e momentos memoráveis. #SRN #papagaiovintem
Paz, amor, gols e prosperidade. #papagaiovintem
Ótimo post. Vamos pra cima de todo mundo. Importante é vencer, vencer, vencer.
#papagaiovintem
vivi
mulher moderna que não tem medo de falar o que quer e o que sente…vou querer o meu manto entrando nessa onda de #papaguaiovintem…saudações rubro-negras !
um beijo bem gostoso .
Sensacional o texto na esperança de futebol logo mais, de qualidade da parte do flamengo que jogue com inteligência e velocidade
#papagaiovintem
Hoje é dia de orgasmos múltiplos, basta esquecer o nervosismo e jogar bola…
Os 11 de lá são só pra tirar a vergonha, vamos pra cima deles que a classificação é nossa!
#papagaiovintem
#PapagaioVintem Que texto!!! Fiquei ainda mais animada com o jogo de daqui a pouco! : )
Mesmo sendo com a Baranga de fé, hoje é dia de orgasmos múltiplos. #papagaiovintem
Ótimo texto, apesar da crítica aos neo-torcedores-macro-e-micro-econômicos. Eu acho importante o despertar para os aspectos político-econômicos que não entram em campo, mas influenciam no time dentro das 4 linhas. #papagaiovintem
#papagaiovintem Aquele bacalhau dessalgado no choro VICEÍNO
E com o croata entrando com tudo no segundo tempo #papagaiovintem
VIVA Eduardo Galeano!
Vivo Eduardo Galeano!
Pra sempre. Medíocres capitalistas que se contentam com a falácia do livre mercado! Sou muito mais pelo livre amor.
Amemos hoje o amanhã de manhã e sempre.
Adoro poesia.
E neste post, foste mais poeta que o nascer do sol.
Foi assim que me tocou. E eu quase tive um orgasmo lendo.
Parabéns mais uma vez Vivi Mariano.
Love U.
Kisses.
Lindo !
Também foste Poeta !
#papagaiovitem Ótimo texto.
#papagaiovintem Eh Vivi, nao eh caso de torcedor balanço… mas so um flamengo forte financeiramente e institucionalmente vai nos fazer grandes mundialmente. Chega de gastança desmedida, eu fecho com os azuis!
Que gozemos muito hoje!!!!
#papagaiovintem
Interessante o comentário da Vivi, principalmente o seu desejo por orgasmos…
Quanto á crítica ao capitalismo e aos americanos, discordo, diferente do comunismo que não respeita as liberdades individuais e desse capitalismo selvagem praticado aqui no Brasil, o capitalismo é o mais bem sucedido dos regimes e a maioria dos países desenvolvidos o pratica com sucesso e quanto aos americanos, os quais não tenho nenhuma procuração para defendê-los, mas, o que acontece é que eles sabem defender os seus interesses ao contrário de dirigentes corruptos e populistas da América Latrina que se vendem ao capital e usam máscara de socialistas, são traidores da pátria e se locupletam com as oportunidades oferecidas pelo poder.
É lógico que os americanos não são exemplo para ninguém, vide o Bush e o partido republicano deles, mas, prefiro o seu regime do que viver em Cuba, China ou Rússia, que tal???
Mas, hoje é dia de jogão e como disse a Vivi, vamos acreditar, aliás até no Almir…
E apesar do Luxemburro não ter ainda achado um time principal, não ter nem sequer um time, mas, um amontoado, sem padrão de jogo, sem pontaria, sem jogadas ensaiadas, sem conjunto, só na base do chutão, com escalações estapafúrdias, lambanças, etc, nada disso importa, afinal, vamos enfrentar um freguês e ainda por cima mais fraco do que a gente e vindo das profundezas da segundona, ora, se somos melhores e se tivermos a garra tradicional Rubro-Negra, não tem prá ninguém, muito menos para o Vice da Gama!!!
Vamos que vamos, Mengão!!!
SRN!!!
Hoje é dia de triturar o bacalhau! Temos que mostrar nossa superioridade. Vamos mengao!! #papagaiovintem
Vivi mais um texto excelente é muito gostoso de ler! É quase um orgasmo por si só, que venham os gols para termos ainda mais prazer mais tarde! Se for com a #papagaiovintem pra nos engalanar melhor ainda!
SRN!
P.S. Não querendo ser torcedor-balanço, mas só esses superávits sucessivos poderão nos trazer não um 10, mas ao menos uns 10 craques pra voltarmos a ter “orgasmos” semanais com o nosso Mengão!
Cobra coral #papagaiovintem vestiu rubro negro, nao tem pra ninguem !! #QueroOManto
Vivi, vc é espetacular! Ler esse texto hj, antes do clássico, me deixou ainda mais emocionada, ansiosa e com muita, muita vontade de vencer.
#papagaiovintem