Flamengo e Vasco é o espelho do mundo, do universo, do existir. Nós sabemos que a vida humana se reflete nessa partida. Fenômeno que tem quase a mesma força de um jogo de cuspe a distância ou um campeonato de botão que NÓS estivermos disputando. Leia-se aqui com destaque: não dizemos o “Flamengo joga hoje”, mas sim, NÓS jogamos hoje. A partida contra os fregueses da colina é o reflexo do que somos. O melhor e o PIOR da condição humana estão em campo. Hoje e sempre. Amém. Sinto Eduardo Galeano (1940-2015) não estar mais aqui para dividir essas questões com ele. Em uma semana como essa eu abriria um de seus livros, pesquisaria uma ou outra entrevista na internet, selecionaria as melhores frases e me alimentaria de um homem que entendeu “das coisas”…essas coisas que eu também gosto de “tentar” entender. Hoje em dia, nesse futebol de “balneário”…nesse futebol para FIFA ver…que insistem em nos empurrar partida abaixo (bem abaixo), me sinto como aquela criança que vê o mar a primeira vez e diante da imensidão pede ajuda: “Papai, Me ensina a ver?”. Galeano me ensinou a ver o futebol, e a tantas outras coisas sobre exploradores e explorados, e a desenvolver em mim os clássicos sentimentos anticolonialistas, anticapitalistas e antiamericanos. Tá tudo lá nas veias abertas da América Latina. Está tudo aqui no Maracanã de hoje. De ontem. E que resistirei, até o fim dos meus dias, para não ver no Maracanã de amanhã.
Na semana do Clássico dos Milhões acompanhei com muita má vontade os debates sobre os valores arrecadados pela FFERJ. O dinheiro que não entra para o Flamengo. A celebração do Balanço rubro-negro como se uma taça nova tivesse chegado, ou o maior craque da atualidade tivesse vestido o manto sagrado para disputar o Brasileirão. Quem VIVI, VERÁ. Costumo profetizar para mim mesma. Com esse trocadilho coloco minhas esperanças no futuro do Clube. Mas, eu li o Althusser – aquele suicida altruísta ou homicida egoísta, como preferirem – só sei que ele me ensinou: O FUTURO DURA MUITO TEMPO e recorro ainda a outro “filósofo”, o da Viola: Meu Tempo é Hoje. Não existe amanhã para mim.
Atendendo a meus apelos pessimistas a Diretoria de Futebol apresentou o ALMIR. Uma contratação para compor o elenco, justificaram. Legitimando a mediocridade que venho anunciando aqui. Vida longa ao Almir. Que encorpore o espírito de um sérvio e traga o hepta. Seguimos “FORTES” com Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo e Gabriel; Everton, Alecsandro e Marcelo Cirino. Concordamos todos? Seguimos para nossa guerra particular. Vamos pra cima deles com nossos instintos mais primitivos. Foi assim – vergonhosamente – na primeira partida. O Futebol ficou ali com cara de bobão assistindo ao espetáculo que o Dana White gosta. E ganha dinheiro com isso. Muito dinheiro, diga-se de passagem. O debate da semana, e dos últimos tempos, tá fundamentado na grana que deixamos de ganhar com a FÓRMULA. O torcedor-balanço está na moda. E esquece que se o artilheiro não meter a bola para dentro, não tem jogo. Não tem taça. Não tem partida. E para eles ficarem felizes: não tem dinheiro. A bola não entra por acaso. Não é essa a bíblia dos neo-torcedores-macro-e-micro-econômicos (zzzzzzzz)? Eu também li. Parem o Campeonato que eu quero descer (depois de conquistar, claro). Logo, bem antes quero VENCER o v-asco. Depois quero vencer o Salgueiro, com as bençãos do Padim Ciço. Só ele para ajudar na maratona que enfrentaremos até lá. E com tudo isso ainda seremos campeões. Tenho fé. O futebol é a única religião que não tem ateus. No Flamengo também. Acreditamos até no Almir. Acreditamos no camisa 10 que chegará. Nos tiros certeiros que foram “anunciados” pela diretoria. Torcendo para que não sejam balas perdidas.
Do Flamengo logo mais, essa semana, eternamente, espero GOLS. E o gol, meus 11 amados leitores, é o ORGASMO do futebol. E, como o orgasmo, é cada vez menos frequente na vida moderna (Eduardo Galeano, ETERNO). Flamengo, nos proporcione esse prazer, baby. Até Morrer.
Pra vocês,
Paz, Amor e “Gols”…Sem Miséria.
Vale lembrar: Quem comentar em qualquer publicação aqui no BLOG de 14/Abr a 3/Maio usando a hashtag: #papagaiovintem tá concorrendo no sorteio desse histórico manto. Comentem! E Boa Sorte!
Terrific work! This is the type of information that should be shared around the web. Shame on the search engines for not positioning this post higher! Come on over and visit my site . Thanks =)
One thing they did say about her though was that she loved olive oil, which is why she lived so long. Impressive when you sit down and think of it.
Falta ao Flamengo atual um discípulo de Rondinelli. Uma entrega dessas em campo, um jogador para jogar, inspirar e cobrar essa galera.
“Flamengo, Flamengo, sua glória é lutar!”
#PapagaioVintem
#papagaiovintem
#papagaiovintém… Vivi, brilhante texto… Especialmente o trecho do Galeano, tão atual… “E o gol é o ORGASMO do futebol. E, como o orgasmo, é cada vez menos frequente na vida moderna”… Falou tudo! Que venha o Brasileiro e que se efetuem as mudanças e propostas que estão sendo planejadas pela Diretoria Azul… Força e apoio para eles, a comissão técnica e os jogadores…