Sou velho. Sempre que velhos se encontram para falar de Flamengo, lá vem a lenga-lenga da falta de sangue e de raça, além da evocação de um tal DNA rubro-negro que ainda não entendi exatamente o que seria. E aí, é batata: junto com o tema, surge o nome do Liminha. Para os mais novos, Liminha foi um meio-campista que defendeu o Flamengo de 1968 a 1975. Dono de pouca técnica, lutava os noventa minutos, marcava implacavelmente, só parava de correr quando descia para o vestiário. Virou um símbolo de amor à camisa e dedicação ao clube. Entretanto, no dia do maior desgosto que eu já tive em um estádio de futebol – 15 de novembro de 1972, quando levamos uma chapuletada de seis a zero do Botafogo, no Maracanã –, Liminha estava em campo. Correu, marcou, lutou como sempre, e tomou de seis. E aí?
Jogadores de futebol preservam características que vêm desde as primeiras peladas na rua, e não é simples mudá-las. Corrige-se uma coisinha ou outra, apura-se algo aqui ou ali, só que o jeito de jogar e de entender o jogo, o caráter, a fibra ou a falta dela, isso é que nem catapora: ou se pega quando criança, ou raramente se pega depois. Não adianta montar um meio-campo com Márcio Araújo e Ganso, querendo que o Márcio Araújo tenha a visão de jogo do Ganso e que o Ganso corra o que corre o Márcio Araújo. Não há técnico ou esporro no vestiário que consiga, daí a necessidade de sabedoria e equilíbrio na montagem do elenco.
Quase quebrei a tevê quando Eduardo da Silva deu o toque de calcanhar safado no segundo gol do Atlético Mineiro, em nossa eliminação na semifinal da Copa do Brasil de 2014. E, de novo, quando Everton Ribeiro deu a ordinária letra que permitiu o contra-ataque do gol de empate do Independiente, na primeira partida da final da Sul-Americana no ano passado. Apesar disso, insisto no que escrevi em meu último post: não se trata de falta de raça, e sim da inexistência de uma atitude vencedora – que se traduz em concentração e seriedade. Não vejo o Toni Kroos dar carrinhos, cabecear chuteiras adversárias ou vibrar por ter interceptado um cruzamento. Porém, bastam cinco minutos de jogo pra gente perceber o quanto será dureza ganhar dele. Há muita técnica, óbvio, mas também há postura.
Depois de tentar uma cavadinha e pôr a bola nas mãos de Dida, na disputa de pênaltis que tirou o Corinthians das semifinais da Copa do Brasil de 2013, Alexandre Pato não teve mais ambiente para seguir no clube – sofrendo pressões, inclusive, do próprio grupo de jogadores. Ninguém está a fim de se matar, para um atacante popstar de cabelinho hipster atrasar a bola displicentemente para o goleiro adversário. No Flamengo, Diego perdeu um pênalti que nos daria a importantíssima vitória sobre o Palmeiras, no Campeonato Brasileiro de 2017, voltou a perder na disputa de pênaltis que nos tirou o título da Copa do Brasil, e aposto o valor da minha aposentadoria – não dá para fazer muita coisa, mas é o que tenho a propor – que ele continuaria sendo nosso batedor oficial se Henrique Dourado não tivesse chegado. É uma desagradável sensação de que passamos a conviver bem com o fracasso.
Apesar de ter pisado feio na bola, no argumento do preconceito contra jogador nordestino e também nas comparações entre Márcio Araújo e Cuéllar e entre Alex Muralha e Diego Alves, Juninho Pernambucano disse algumas verdades inconvenientes. A escalação de Everton na lateral, menos para barrar Renê e mais para permitir que Vinicius Júnior entrasse desde o começo, era um dos sonhos de consumo de boa parte da torcida. Trata-se de um caso típico de memória seletiva: lembramos que Everton jogou ali na arrancada para o título do Campeonato Brasileiro de 2009, e esquecemos que o Flamengo atuava com três cabeças de área. Maldonado, Airton e Willians eram os titulares, e se um deles ficasse de fora, Andrade lançava mão de Toró.
Juninho também acerta quando afirma que os rubro-negros – dirigentes e torcedores, juntinhos – superestimam o elenco que têm. Chega um momento em que a máscara cai, e percebemos que os laterais não são confiáveis, o miolo de zaga é lento e do meio para a frente somos pouco incisivos. Como o futebol brasileiro se encontra nivelado por baixo, nossas deficiências não nos impedem de brigar por títulos significativos. Para isso precisamos estar bem-treinados e, durante os noventa minutos de cada partida, manter a concentração e o espírito coletivo. Tarefas para um treinador eficiente.
Do começo de 2013 até hoje, a diretoria capitaneada por Eduardo Bandeira de Mello, inicialmente com sua formação titular e depois, na reeleição, desfalcada de quadros importantes, obteve inúmeros acertos na parte financeira e cometeu incontáveis equívocos no futebol. Desses, dois são imperdoáveis: na primeira gestão – ainda com Bap, Wallin e todos os autodeclarados bambambãs –, a irresponsável, desnecessária e até hoje não explicada escalação de André Santos contra o Cruzeiro, que quase nos atirou aos braços da segunda divisão; no atual mandato, o maior de todos os erros foi a passividade com que se conduziu o episódio da deserção de Reinaldo Rueda, que está na origem do rebuceteio da semana passada.
Em junho de 2016, nosso presidente garantiu que era um absurdo o que o jornalista PVC escrevera em seu blog no UOL: a ideia de trazer Mozer para a gerência de Futebol tinha nascido em um grupo de whats app de torcedores, administrado por Lucas Mário, também conhecido por Orelha. Torcedor costuma misturar as bolas. O que o cara fazia dentro de campo é diferente do que ele precisa fazer fora dele, seja como técnico, gerente ou o que for. Rápido exemplo: lateral medíocre, Vanderlei Luxemburgo foi muito mais treinador do que Júnior, o melhor lateral-esquerdo que vi jogar.
Ainda no UOL, gosto dos textos do André Rocha e de suas abordagens bastante técnicas. Uma de suas mais recentes postagens trouxe o seguinte título: “Flamengo é administrado pelas redes sociais e não pode ser levado a sério.” Dá para discordar? Reconheça ou não o presidente, a largada para a vinda de Mozer aconteceu nas redes sociais (de onde PVC iria inventar o Orelha?). Para que Everton Ribeiro pousasse no Ninho do Urubu, os torcedores o bombardearam de mensagens no instagram e no twitter. Diego Alves, idem. Rueda. Independentemente da qualidade dos nomes, há que se admitir que esse é um modo estranho e pouco profissa de tocar os destinos rubro-negros.
O Flamengo adquiriu o péssimo hábito da procrastinação. Foi assim na demora para dispensar Wallace, que acabou abandonando o clube às vésperas da estreia no Campeonato Brasileiro de 2016. Foi assim, também, na insistência em renovar os contratos de Márcio Araújo e Gabriel. Na infinita paciência com Rafael Vaz. Na teimosia com Zé Ricardo – que embora tenha feito um bom trabalho por um certo período, viu se esgotar seu prazo de validade no comando do time. Ou seja: em vez de tomar as medidas a tempo e hora, espera-se que a bomba estoure.
Foi justo o siricutico de Ricardo Lomba? Pelo conjunto da obra, sim. Pela derrota para o Botafogo, não. Essa é outra questão interessante: precisamos definir o que queremos cobrar. Quando o Campeonato Carioca começa, esbravejamos que a competição é uma bosta e reclamamos do presidente por não bancar escalações somente com os garotos da base. (Pouco importa o fato de termos contratos assinados com patrocinadores e com a Globo, isso aqui é Flamengo, porra.) Aí perdemos e o mundo acaba. Não me parece difícil sacar a ardilosidade euriqueana por trás das antiesportivas fórmulas dos últimos estaduais: elas representam a única possibilidade que o atual Vasco tem de ganhar um título na temporada. Claro, com os pequenos cariocas cada vez mais à míngua, a tendência é de que os quatro grandes cheguem às fases decisivas, e aí as rivalidades históricas se encarregam de reduzir os desequilíbrios. Caímos feito patinhos e alimentamos crises que legitimam a esperteza.
Mudanças eram necessárias. O jeito como as coisas têm sido feitas é que nos deixa com um exército de pulgas atrás das orelhas: jogaram para o time ou para a plateia?
E não esqueçam Rodrigo CAI tano o rebaixador de clubes contratado como profi$$$$ional por EBM em 2015 sentou-se a mesa com Sanches falido e tinh as seguintes opções de compra :
Renato Augusto , Jadosn , Elias (o qual demitiu em 2014 junto com Jayme campeão da Copa do Brasil 2013), Love , Sheik e Guerrero
QUEM FORAM OS CAMPEÕES EM 2015 ??? QUEM SÃO VELHOR , BICHADOS E SEM AMBIÇÃO QUE ENCOSTARAM NO FLAMENGO E PERDERAM TUDO CUSTANDO MAIS DE 60 MILHOES ?
E AINDA TEM OTARIO DA TORCIDA POIANDO LIXO CHORINTHIANO TEM QUE SER MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITOOTARIO OU ENTREGUES A MAFIA CHORINTHIAN$$$$$$$$$$$$$$$$
E não esqueçam Rodrigo CAI tano o rebaixador de clubes contratado como profi$$$$ional por EBM em 2015 sentou-se a mesa com Sanches falido e tinh as seguintes opções de compra :
Renato Augusto , Jadosn , Elias (o qual demitiu em 2014 junto com Jayme campeão da Copa do Brasil 2013), Love , Sheik e Guerrero
Lomba , Noval e EBM vão renovar com LIXO CHORINTHIANO DESDE 2015 60 MILHOES ???
OTARIO$$$$$$$ , entregues a máfia chorinthian$$$$$ ?
CHEGA NO CLUBE DIZENDO QUE PREFERE OUTRO CLUBE , NAO O CONTRATARIA
2014 = GUERRERO AFIRMA SO JOGO NO CHORINTHIAN$$$
https://www.terra.com.br/esportes/futebol/no-brasil-so-jogo-no-corinthians-avisa-paolo-guerrero,b2d0e384953d9410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html
2015 – vexame perdedor de tudo e entrega de jogo ao trirebaixado na Copa do Brasil , sabotagem a Oswaldo com bonde da stelinha , ARTILHEIRO DE NADA
2016 – PERDEDOR DE TUDO, ARTILHEIRO DE NADA E MAIS CARTOES QUE GOLS,VEXAME DEMISSÕ IMEDIATA , IMEDIATA
http://www.lance.com.br/flamengo/guerrero-dobra-media-antiga-tem-mais-cartoes-que-gols.html
2017 – AUSENTE DA DECISÕES DA COPA DO BRASIL E DA SUL AMERICANA , PERDEDOR DE TUDO ARTILHEIRO DE NADA, DOPADO DOPADO VERGONHA DEMISSÃO IMEDIATA
https://oglobo.globo.com/esportes/guerrero-condenado-um-ano-de-suspensao-por-doping-22165940
2018 – AINDA NÃO JOGOU DOPADO PREJUDICANDO IMAGEM DO CLUBE, A TORCIDA E ELENCO
FORA LIXO FORA INCOMPETENTES ENTREGUES A MAFIA CHORINTHIANS
10,20,30,40,50,60MILHOES NO LIXO , FORA GUERRERO !!!
Já que eu não posso falar de Flores, ou seja, do Flamengo (só se for de cravo de enterro)vou fazer a tal perguntinha que não quer calar sobre o jogo do Manchester City e M. United: como a torcida do Fla reagiria se o time atuasse como o M. City nessa derrota de 3×2?
Cartas para a redação, aos cuidados de “o futebol é uma caixinha de surpresa”.
Vejo uma porrada de jogos da Premier League. Logo este, que poderia ter sido o decisivo do Campeonato, na verdade já decidido, perdi. Sábado, hora do almoço, aniversário do meu segundo filho.
Não entendi. De 2 x 0 para 2 x 3 em trinta minutos, os mesmos trinta minutos que levaram o Liverpool à vitória, fazendo também três gols, pela Champions.
Esste, eu vi. Um massacre em trinta minutos e mais sessenta sem que porra alguma acontecesse.
Pelo que se pode deduzir, há uma possibilidade que tenhamos Guardiola para o meio do Brasileirão …
Resta o Banana ser convencido …
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Vou me repetir, mas não tem outro jeito: enquanto o EDUARDO BANANA DE MERDA for o presidente e, pior, na prática mandar no futebol junto com seu fiel escudeiro FRED SOMBRA, não há nenhuma possibilidade de mudança.
Disse o Tesla que tudo nesse universo é movido a energia e acrescentou que os liderados refletem a energia do líder, logo, como o BANANA DE MERDA é um banana, seus comandados também não passam de bananas.
Só que, são todos, comandante e comandados, tão profundamente inconscientes de suas bananices que estão sempre escorregando em suas próprias cascas sem nunca se dar conta – vide as entrevistas vergonhosamente patéticas do Banana-Mór e seus bananetes.
Sucinto e excelente.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Concordo Murtinho.
O diagnóstico de sempre é a falta de raça, de sangue nos olhos, etc.
Mas, na grande maioria das vezes, é a falta de técnica e tática que causam nossas derrotas.
Isso é um fato.
Outro fato: o time correu menos que o foguinho, os jogadores de ataque passaram o jogo ANDANDO, sem se movimentar para dar opção de passe e pareciam mesmo estarem de sacanagem.
Pra mim, foi uma típica entregada para derrubar o treineiro, contumaz no futebol brasileiro, especialmente no Flamengo.
Dizem que o elenco estava chateado com o esquema tático. O 4-1-4-1 obrigava algumas primas-donas a voltarem muito pra ajudar na marcação. Mais ainda com o bonde do Jonas como volante único.
Normal e plenamente crível.
Fomos campeões em 2009 depois de uma entregada para o Coritiba (0 x 5) que derrubou o ridículo Cuca.
As demissões não foram do nada e Lomba não mentiu. O time correu menos mesmo.
SRN
Um comentário nada a ver com o post, já que não tenho outro espaço pra reclamar (sabendo que o Murtinho nada tem a ver com a reclamação). Mas ficará aqui o registro:
Dunlop tá bem? Tá vivo, bem de saúde?
Posta o texto, a galera comenta e não libera os comentários, deve ter acontecido algo.
Tudo bem que o cara não ganha pra isso (provavelmente).
Mas já que usou o espaço, a galera quer participar. Faz 3 dias que deixei um simples comentário, e até agora nada.
Torcendo para que ele esteja bem.
SRN
Eu também tenho um.
Espero que o Dunlop, cujos artigos em geral são excelentes, não tenha fica chateado por ter classificado o último como ^mais ou menos^ (marromenu)
Abraços ao amigo
FLAMENGO SEMPRE
É o que parece, meu amigo.
Talvez ele não tenha gostado muito de alguns não terem concordado com o artigo.
Mas esse problema parece não ser somente dele.
O RPA antes era um local onde podíamos debater os assuntos do Flamengo.
Com a demora para se liberar os comentários (quando libera né), esse debate se torna impossível.
Sei que a galera tem suas várias ocupações.
Murtinho mesmo. Uma pena que não consiga mais participar conosco, interagindo nos comentários, como outrora.
Abraços.
SRN
Foi injusta a demissão do Carpegiani. Parece que queriam demitir o Caitano e pra ficar menos chato demitiram os outros juntos.
O principal problema do Flamengo chama-se Diego Ribal, é inútil e insubstituível (jogamos com um a menos).
O PROBLEMA DO FLAMENGO SE CHAMA LIXO CHORINTHIANO GUERRERO AUSENTE DE DECISÕES DESDE
2015 VEXAME
2016 VEXAME SHEIK MURICY GUERRERO – FORA LIXO CHORINTHIANO CADE
2018 CADE O LIXO CHORINTHIANO 60 MILHOES NO LIXO SABOTADOR CHORINTHIANO FORA GUERRERO !!!
CHEGADA DIEGO
Diego analise
2016 – veio fugitivo da Turquia merito zero do rebaixador de clubes , chegada inesperada . Afastado por Ze Ricardo da Sul Americana e derrota vexatoria do Flamengo . Chegou para Sheik e Guerrero papo reto , cabeças a premio e não renovar … recorde de pontos da história do clube , neste ano Marcio Araujo foi expulso no Allianz e Ze Ricardo erroneamente o tirou da partida , desfez a merda e Alan Patrick entrou e marcou ainda salvando 1 ponto
2017 – campeao estadual , Libertadores cirurgia , final Copa do Brasil e GUERRERO NÃO JOGOU , final da Copa Sul Americana GUERRERO NÃO JOGOU NEM SEMI , Brasileiro DIEGO ARTILHEIRO DO TIME SEM SEUS GOLS NAOS ESTARIAMOS NA LIBERTADORES 2018
2018 – Taça Guanabara e derrota estadual
NÃO É O MAIOR SALARIO DO ELENCO
https://www.youtube.com/watch?v=KrFpshjXCOg
O PROBLEMA DO FLAMENGO SE CHAMA LIXO CHORINTHIANO GUERRERO AUSENTE DE DECISÕES DESDE
2015 VEXAME
2016 VEXAME SHEIK MURICY GUERRERO – FORA LIXO CHORINTHIANO CADE
2018 CADE O LIXO CHORINTHIANO 60 MILHOES NO LIXO SABOTADOR CHORINTHIANO FORA GUERRERO !!!
CHEGADA DIEGO
Diego analise
2016 – veio fugitivo da Turquia merito zero do rebaixador de clubes , chegada inesperada . Afastado por Ze Ricardo da Sul Americana e derrota vexatoria do Flamengo . Chegou para Sheik e Guerrero papo reto , cabeças a premio e não renovar … recorde de pontos da história do clube , neste ano Marcio Araujo foi expulso no Allianz e Ze Ricardo erroneamente o tirou da partida , desfez a merda e Alan Patrick entrou e marcou ainda salvando 1 ponto
2017 – campeao estadual , Libertadores cirurgia , final Copa do Brasil e GUERRERO NÃO JOGOU , final da Copa Sul Americana GUERRERO NÃO JOGOU NEM SEMI , Brasileiro DIEGO ARTILHEIRO DO TIME SEM SEUS GOLS NAOS ESTARIAMOS NA LIBERTADORES 2018
2018 – Taça Guanabara e derrota estadual
NÃO É O MAIOR SALARIO DO ELENCO
https://www.youtube.com/watch?v=KrFpshjXCOg
Volto ao tema (outro) TORCIDOMETRO
A VERGONHA continua.
Mantemo-nos em um melancólico OITAVO LUGAR – a maior torcida do Brasil não pode ficar em posição tão vexatório, senhores membros de uma Diretoria tão enaltecida – com exatos 71.352 STs, em viés de queda, agora não livre, quando nunca.
Gostaria de saber se os sábios das contas – não sei o motivo de não serem chamados para gerir a economia do País – tomaram alguma providência.
Por oportuno.
Em meio a tantos elogios, não vejo (nem poderia, detesto examinar contas) qualquer menção ao PROFUT e seus efeitos salvadores quanto às finanças de todo e qualquer clube.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Lembra que era para ter-mos mais de UM MILHAO, segundo a “diretoria” da época ?
Sao alienados desse naipe que levaram o clube para onde estah.
SRN
O Benfica brasileiro … (rs rs rs)
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Não adianta montar um meio-campo com Márcio Araújo e Ganso, querendo que o Márcio Araújo tenha a visão de jogo do Ganso e que o Ganso corra o que corre o Márcio Araújo. Não há técnico ou esporro no vestiário que consiga, daí a necessidade de sabedoria e equilíbrio na montagem do elenco. ATÉ QUE ENFIM ALGUM ELOGIO AO GANSO ,conseguiram notar ao menos um aspecto positivo no craque que escapou de ser quebrado em Itaquera e agora foi sabotado pelo Cornthians o tirando da Champiosn colocando Arana no elenco do Sevilha … futebol brasileiro e seus metodos …máfia chorinthains 2005 …
Diego analise
2016 – veio fugitivo da Turquia merito zero do rebaixador de clubes , chegada inesperada . Afastado por Ze Ricardo da Sul Americana e derrota vexatoria do Flamengo . Chegou para Sheik e Guerrero papo reto , cabeças a premio e não renovar … recorde de pontos da história do clube , neste ano Marcio Araujo foi expulso no Allianz e Ze Ricardo erroneamente o tirou da partida , desfez a merda e Alan Patrick entrou e marcou ainda salvando 1 ponto
2017 – campeao estadual , Libertadores cirurgia , final Copa do Brasil e GUERRERO NÃO JOGOU , final da Copa Sul Americana GUERRERO NÃO JOGOU NEM SEMI , Brasileiro DIEGO ARTILHEIRO DO TIME SEM SEUS GOLS NAOS ESTARIAMOS NA LIBERTADORES 2018
2018 – Taça Guanabara e derrota estadual
NÃO É O MAIOR SALARIO DO ELENCO
https://www.youtube.com/watch?v=KrFpshjXCOg
inexistência de uma atitude vencedora – que se traduz em concentração e seriedade. Não vejo o Toni Kroos dar carrinhos, cabecear chuteiras adversárias ou vibrar por ter interceptado um cruzamento. Porém, bastam cinco minutos de jogo pra gente perceber o quanto será dureza ganhar dele. Há muita técnica, óbvio, mas também há postura.
A lista de incompetencias do rebaixador de clubes 85% de derrotas 2014-2018 …
Andrade HEXA , Pet e Leonardo
O artilheiro do Flamengo no brasileirão 2017 foi o meio de campo Diego Ribas sem seus 10 gols
hoje não estaríamos na Libertadores 2018 , FATO .
Diego Ribas , O artilheiro do Flamengo na Libertadores 2017 mesmo com menos jogos devido a cirurgia
O artilheiro do Flamengo na sul americana é o sub 20 Vizeu …
FORA LIXO CHORINTHIANO 60 MILHOES NO LIXO FORA GUERRERO !!
Kayke melhores numeros , vendido
Damião melhores numeros , vendido
Vizeu sub20 melhores numeros , vendido
Love demitido
Imperador sequer cogitado
Diego Costa
Leva Racing time do Mauro Cesar na Conmebol América do Sul
http://www.lance.com.br/flamengo/racing-quer-guerrero-para-substituir-joia-lautaro-martinez-diz-jornal.html
Na moral o comentario é lucido e embasado, mas e dai?!?! O que muda na historia do Flamemgo essa conversa toda?!?! O Flamengo ta gigante no que diz respeito a finnças mas pequeno em futebol….Porra esquema 4.1.4.1 e o cacete, isso e coisa pra Real Madrid e assemelhados, no Flamengo so da certo contra Bangu, Madureira, Méier, Engenho de Dentro, etc….Sera que e tão dificil fazer futebol no Flamengo?!?! Nao tem ninguem do Flamengo na Seleção, e isso ja é um sinal de que no minimo nossos jogadores são comuns e não os craques que se imaginam….Começa pelo basico e ai ve o que da pra fazer….Chega de bla bla bla….Se nao da resposta, banco! Se nao aguenta a pressão, vaza; mas ficar no Flamengo de passeio não vai….e isso serve pra todos, sem exceção….Simples assim!!! SRN!!!
Não tenho uma vírgula a acrescentar, que dirá um ponto e vírgula (ainda se usa?) ao comentário. Algumas observações que podem ser meros adendos ao que foi dito. Acho que nossos jogadores, aliás, não é de agora, já há algum tempo estão muito cheios de dedos como outrora se dizia. O Lomba falou o que estava entalado na garganta do torcedor, não tem essa história de “certas coisas se resolvem internamente”, internamente é o cacete. Logo, logo, surgiram os fricotes, as prima-donas subiram nas tamancas, acho que subiram mesmo em suas sandalinhas de cetim lilás, ou chinelinhos. Pior: quase obrigaram ao pobre do Lomba que falou absoluta verdade a vir a público se retratar (ouso mesmo imaginar que houve essa tal “retratação interna”)ou seja, o cara que fala como o torcedor pensa tem que pedir arrego (eufemismo para se retratar). Aí chegamos à conclusão que essa diretoria não está falando a linguagem do torcedor e, paradoxalmente, daria ouvidos às redes sociais. Durma-se com um barulho desses. Acho que nosso elenco é ruim, tão ruim como os outros que andam por aí, melhor disparado dos que perambulam aqui no Rio. Por que essa porra (royalties a Romero Jucá) não ganha porra de porra nenhuma? Não me venham com o tal Sobrenatural de Almeida, explicação cômoda pra todos os fracassos do mundo. Por outro lado, confesso que fico, às vezes, confuso, ontem mesmo vendo Cruzeiro e Vasco, jogo horroroso, achei que o Flamengo é melhor disparado do que os dois. E ainda dei asas a minha imaginação: se um dos dois times daquela pelada fosse o Flamengo, carajo, nós torcedores não íamos deixar pedra sobre pedra; (só de sacanagem arrumei um lugarzinho para tão simpático sinal gráfico) iam sobrar cobras e lagartos (epa!)
Se eu me chamasse Carlos Moraes bateria palmas de pé como no antigo Teatro Municipal da outrora cidade maravilhosa.
Excelente, mas escelente MESMO, este artigo do nosso querido Murtinho.
Tratou uma porrada de assuntos, dos quais, assim como o para mim desconhecido João Neto, apenas de UM divirjo, exatamente o mesmo do ilustre colega.
Em razão de tanta concordância, vou direto à resposta da pergunta-título – o nosso Diretor, apesar de estar com todo o direito de ficar puto, JOGOU, basicamente, para a PLATÉIA.
Tinha boa dose de razão, mas jogou mal.
Talvez seja o último a poder assim proclamar, pois, no dizer do Murtinho, sou dado, em circunstâncias semelhantes, a SIRICUTICOS (palarinha, certamente, muito ao gosto do Xisto Beldroegas), pelo que a dona da razão, minha mulher, vive me dizendo – ^assim você perde a razão^. com muito acerto.
Dito isto, passo aos necessários elogios, pelas colocações geniais.
Pela ordem do próprio artigo –
A) Liminha – a pura realidade. Todo mundo na torcida – àquela época, era sempre presente ao Maracanã, então Gigante de 100 mil fácil-fácil – adorava o número OITO, companheiro, por muitos anos do nosso Violino, o CINCO. Empenho máximo, dedicação máxima, amor insuperável ao Manto Sagrado. Compensava, de longe, a pouca bola que tinha. Estava na goleada trágica, como outros dez. Não teve a menor culpa. Obra do destino. Na verdade, 6 x 0, para lá ou para cá, os inacreditáveis 7 x 1, só encontram definição no grande Nelson e no seu personagem favorito, o Sobrenatural de Almeida.
O meu primeiro grande aborrecimento com os AZUIS, de quem comecei como discreto admirador, apesar do meu sistemático horror aos ^nouveaux riches^, deu-se exatamente pela dispensa do Liminha, que, com a Patrícia, só para figurar, provavelmente, exercia a ^nobre função^ de olheiro. Morreu, logo em seguida. De desgosto, a indagação que fica no ar.
B) Ganso e Márcio Araújo – PALMAS DE PÉ etc, etc. Sacação genial.
C) Pulando direto para o Juninho Pernambucano, obviamente um chato de galochas, mas absolutamente certo nas suas observações, assim como o PCV no tocante às criticas que fez aos salamaleques improdutivos do Lucas Paquetá, que não é – e nunca chegará a ser – um Garrincha, a quem era permitida toda sorte de dribles alucinanates.
A nossa torcida tem que parar com os fricotes.
Já está ficando desagradável e um tanto ou quanto ^suspeito^.
Além do mais, vivo a escrever, aqui mesmo, que estamos SUPERVALORIZANDO O NOSSO ELENCO, com INÚMEROS PONTOS FRACOS.
D) Deixo para a última apreciação, o tenebroso caso André Santos.
Graças a Deus, no MP estadual dos do lado feio da Dutra, não há um imbecil tão chato, tão ^jejuante^, tão FDP como o tal de D*Artagnan (sei o nome certo, que me recuso a escrever).
Seria facílimo, se se quisesse mas não se quis, apurar a enorme maracutaia.
Afinal de contas, não havia interesse para tanto, algo aliás comum na Paulicéia desvairada.
Não iria haver patinhos, fantoches, peneleiros com a bunda ardendo pela Paulista, nada disso.
Em suma, não se conseguiu o patrocínio da FIESP.
Então … NADA APURADO, para sorte de Wallim e seus Blue Caps, lembrando que, à época, Banana era apenas a Rainha da Inglaterra.
Para terminar, uma reprimenda ao Autor.
Não nos prive, por tanto tempo, do seu TALENTO.
Se pudesse ler pelo menos um artigo por semana, talvez viesse a aprender como se faz.
Felizes SRN
FLAMENGO SEMPRE
Pois, Carlos, eu me lembro que na ocasião fiquei surdo de tanto berrar sobre a incompetência do assim chamado jurídico do clube, nem me lembro mais o nome do tal causídico (epa!) que chefiava o departamento.
Chacoalharam a árvore!!
Finalmente aconteceu o que muita gente esperava. Finalmente alguém deu o “grito” (mesmo com a porteira já aberta) para tentar colocar as coisas no lugar.
É óbvio que o elenco atual não é a 8ª maravilha do Mundo. Apesar de alguns colaboradores aqui terem chamado o elenco de 2016 (muito inferior ao atual) de “Ferrari”. Mas, é um elenco em que se pode fazer muitas coisas boas.
Coisas boas que não eram/são feitas por falta de vergonha da Comissão Técnica, Diretoria e jogadores.
E essa falta de vergonha ficou, finalmente, exposta com a declaração do Lomba.
A ponto de constranger todo o elenco. E fazer com que alguns jogadores saíssem da toca para falar que “não é bem assim”.
Só que “é bem assim, sim”.
Tivemos passagens medonhas no último ano. Os jogos do 2º turno contra Grêmio, São Paulo e Palmeiras foram coisas que não se pode permitir no Flamengo. Uma vez pode até ser (foi um dia ruim…), mas 3 vezes?? De jeito nenhum… fica claro o descaso e a apatia de quem não anda sofrendo cobranças internas.
A atitude do Paquetá (correndo para todos os lados e chamando os companheiros) deveria ser suficiente para que todos se envergonhassem e atuassem de forma no mínimo profissional dali pra frente.
Mas, claramente isso não aconteceu. E o “chamamento público” do Lomba (apesar de não ser recomendável na maioria das ocasiões) foi algo que fez os caras se mexerem um pouquinho. E quero ver como eles irão se mexer daqui pra frente.
Tudo bem que correr por correr não significa grande coisa. Mas, a exemplo do Tony Kroos, não basta apenas correr, tem que ter postura de quem vai pro jogo pra ganhar SEMPRE.
Não a postura de cordeirinho que será abatido pelo malvado lobo mau (como aconteceu nos 3 jogos citados acima).
Flamengo não pode ser considerado inofensivo!! Isso é um insulto sem tamanho para a história do clube.
Não dá pra achar normal chegar, mas não ganhar. E foi isso que o Rodrigo Caetano acabou de falar em entrevista.
“Tá tudo dentro do planejado”. Como assim tá tudo dentro do planejado???
O planejado tem que ser ganhar o título. E se deu errado, ficar indignado com a situação; jamais comemorá-la.
Jamais comemorar um 6º lugar no Brasileiro; jamais comemorar ser finalista de Copa do Brasil e Sulamericana.
ISSO É UM ABSURDO!!!
E é por isso que, aos poucos, a passividade e a falta de ambição vão infectando o ambiente.
Pois ninguém ali ficava indignado com os maus resultados. Estavam todos achando que aquilo “estava dentro do planejamento”.
Mas, que merda de planejamento é esse que prevê a derrota??
A derrota pode até acontecer… mas, JAMAIS deve ser planejada.
Tomara que essa “limpeza geral” pela qual passou o departamento de futebol gere frutos.
O que o principal deles seja o planejamento das vitórias e dos títulos. Pois só assim as conquistas poderão vir.
E com os jogadores tendo o “véu retirado”, quem sabe não percam a vergonha e se mostrem em outras cores para a torcida.
E não basta apenas correr, tem que correr certo (trabalho do futuro treinador).
Além de ter postura ao correr… a postura de quem quer e vai vencer.
SRN a todos!
Perfeito os comentários, com exceção de que o Regulamento favorece o Vasco. Lembre que ano passado o mesmo Regularmente beneficiou o clube. Assistindo a um programa esportivo, é anunciado que um terço da torcida abandonou o programa sócio- torcedor, Por consequência, a frequência aos jogos. Resumo da causa: Diretoria banana e jogadores descompromissados. Acorda Flamengo! Futebol não é só lucro. Profissionalizem a Gestão de Futebol. A paixão tem limites. O verdadeiro torcedor está cada vez mais distante. Os atuais torcedores de Arenas só aparecem quando o time está bem.
Perfeito, Murtinho. Se soubesse escrever, teria escrito isso dai.
Talvez discordo um pouco do episodio Lomba, por achar que ele explodiu sim por causa do “conjunto da obra” . A derrota para o Foguim foi a ultima gota.
O que acho o miolo da questao toda é a incapacidade de aprender algo dessa “diretoria”. Fazer erros é possivel. Repeti-los durante 5 anos nao.
Agora mesmo estao nessa do Renato. Um cara que nao vai trazer nada de novo – mas vai pesar muito no bolso. E, como vai ser demitido mais cedo ou mais tarde, vai ficar pesando por 2 anos …
Inaceitavel.
Eh coisa de clube pequeno.
O que somos, ha varios anos.
SRN
Fez o advogado do diabo hein Murtinho? E bem, diga-se. SRN
Juninho é um completo idiota. Como todo idiota mesmo estando “certo ” está errado. Porra é essa… Juninho é o KRALHO!
Até um relógio quebrado está certo duas vezes ao dia. Juninho caga – em forma de diarreia – pela boca em todas as transmissões e programas esportivos que participa. É sem dúvida um dos comentaristas que mais fala no “jornalismo” esportivo. Não me espanta, portanto, que lá pra milésima merda dita, ele solte algo certo. Não se trata sabedoria, é mera estatística do relógio quebrado.
O chato é perceber que ainda tem torcedor que concede algum tipo de crédito a esse senhor que sequer respeita o Capacete nas transmissões. A revolta desmedida com clube, diretoria e time parece permitir que a torcida concorde com o cara que questiona a qualidade de nosso elenco, mas ao mesmo tempo defende a qualidade de jogadores como Muralha, Vaz, Rene, M Araújo, Gabriel e etc. Um ser extremamente contraditório que só está ganhando dinheiro porque há quem o dê ouvido.
SRN
Se servir para chacoalhar tá bom demais!!!!