Na quinta-feira o Flamengo venceu um jogo seminal para a manutenção da própria honra em 2017. Venceu da maneira mais flamengo possível, dando bobeira no início, com jogadores se contundindo gravemente, jogando na mais pura escola do vamo-lá-porra. Impulsionado pela empolgação da arquibancada o Flamengo arrancou a vitória a fórceps e obteve a mínima vantagem do empate para o jogo de volta.
Quem foi ao jogo, e não foram muitos os que se aventuraram num fim de mês de carestia, saíram felizes. Vitória em jogo decisivo é uma das pedras angulares da dieta dos rubro-negros e já fazia uma etapa que não provávamos do requintado acepipe. Tudo indicava que teríamos uma sexta-feira sensacional, com o dever de casa feito e a arcoirizada toda rilhando os dentes para amaldiçoar a nossa sorte. Infelizmente não foi o que aconteceu.
Quem pode perder algum tempo nas redes sociais viu uma histérica reação de alguns torcedores do Flamengo a um nano acontecimento, à uma pratica rotineira entre os clubes que disputam um campeonato nacional; o empréstimo do CT para um clube de fora da cidade jogar o seu rachão. Um assunto de diminuta relevância, e absolutamente nenhum poder de influência nas pretensões esportivas do Flamengo, mas que após ser anabolizada pela inescapável exposição a que o Flamengo está condenado por sua grandeza, se tornou um ótimo veículo para a universalização da ignorância.
É meio que uma epidemia, alguém fica indignado porque o Flamengo não pode emprestar o CT para o Sport, ignorando que o Flamengo quando vai ao Recife jogar com Náutico ou Santa Cruz às vezes treina na Ilha do Retiro, e logo aparece outro ignorante reproduzindo a estultice. Aí um jornalista identifica o filão, um oposicionista aproveita o embalo, um blogueiro oferece sua opinião não solicitada, alguém faz um meme esperto e em pouco tempo tá todo mundo se ocupando, pelos motivos mais errados, de uma questiúncula sem qualquer importância. Repito, sem qualquer importância, nem mesmo simbólica. Desimportante, mas que serve aos mais variados propósitos, inclusive os menos nobres.
Comigo pelo menos foi assim que aconteceu. Li uns tweets raivosos, alguns de gente que muito considero, detonando a postura do Flamengo. Em pouco tempo, e sem qualquer reflexão mais profunda, estava eu lá me juntando ao zurrar geral, gastando caracteres e, claro, do alto da minha vasta experiência em administração de um departamento de futebol, ensinando aos padres, vigários e monsenhores como deve ser rezado um Pai Nosso de raiz. Mal minha.
Mas não é que eu ou a torcida do Flamengo em particular estejamos chatos, ou chorões. Não! Esse é o modo como as redes tem reagido à qualquer coisa, seja ela boa ou ruim. Com muito ruído, sem nenhuma reflexão e o que é pior, evocando a oca logorreia da tradição, família, propriedade e porte de arma. Sai pra lá com esse fundamentalismo de ocasião! Bastou que eu me afastasse por alguns minutos do Twitter e pensasse um pouco sem a influência nefasta dos lacradores para perceber o quão imbecil tinha sido tudo que eu dissera e twitara até então. Fazer o quê? O determinismo geográfico já definiu que o homem é produto do meio. Quando estamos cercados pela ignorância é natural que fiquemos ignorantes também. Felizmente essa moléstia tem cura. Mudei de opinião na boa.
Todo o alvoroço sobre o não assunto do CT se deve em parte ao espírito do capitão William Lynch (procurem saber quem foi) que paira sobre o twitter, onde é facilmente incorporado por médiuns bastante interessados em obter repercussão, seja por este ou aquele motivo. E em parte porque o presidente Bandeira está vivendo a plenitude de sua Lua de Fel com a torcida. Que é, salvo a conquista de títulos relevantes, bastante comum no último ano de mandato de qualquer presidente. Já foi decretado que nada que ele faça ou diga está certo.
Se Bandeira tivesse negado o CT para o Sport a grita seria imensa, se o liberasse, como acabou fazendo, o faniquito seria ainda maior. Não tinha saída. Mas é forçoso dizer que isso sequer era um assunto que devesse ser tratado pelo presidente, era pra ser resolvido na esfera da zeladoria do clube. Em uma linguagem mais pedestre, essa pica era do aspira. Que fase vive o Bandeira. Se amanhã ele andar sobre as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas vai ser acusado de não saber nadar. Bandeira sabe que tem grande responsabilidade em tudo que acontece com o Flamengo, espero que alguma alma boa já o tenha avisado que se ficar puto é pior.
A verdade incoveniente é que tem muito rubro-negro por aí que, por insegurança, ignorância ou excesso de juventude, ainda desconfia da legitimidade, da exclusividade e da intransitividade do Campeonato Brasileiro de 1987 que conquistamos no campo em 1987 mesmo. E não em um tribunal qualquer em 88, 89, 94, 2010 ou 2017. Ficam parecendo cachorro mordido por cobra, que entra em pânico ao avistar a mais inofensiva das linguiças. E entre todas as linguiças inofensivas que existem não tenho conhecimento de alguma que seja mais inofensiva que o nosso genérico setentrional, o time mais água de salsicha do Brasileiro.
Gostamos sempre de sublinhar a grandeza, a distância astrofísica que nos separa dos outros times e a imperturbabilidade zen do Flamengo diante das gracinhas protagonizadas pelos habitantes das Lilliput da vida. E tá certo, nós somos foda mesmo. Mas nesse caso específico de empréstimo de CT quem fez o papel de time pequeno não foi o genérico. Demos muito mole e nem comemoramos nossa vitória, preferimos colocar em cartaz quem não merece qualquer destaque. Vacilo. Nenhum time se faz grande pela intensidade ou pelo volume do ataque de pelanca de seus torcedores. Taí o Botafogo, eterno médio, pra comprovar.
A uma certa altura da peça o prícipe Hamlet diz pro seu tio Cláudio que “o ser grande não é se empenhar em grandes causas: grande é quem luta até por uma palha, quando a honra está em jogo” e eu, que só vou ao teatro por causa do ar-condicionado e dormi no segundo ato inteiro, digo que essa regra só vale quando a palha tiver alguma serventia. Se a luta for só pra pagar de macho é apenas mais uma história ruim contada por um idiota, cheia de som e fúria e sem sentido algum. Quem sabe esse momento desagradável da nossa micro história não sirva de lição pra alguém? Pra mim serviu.
Mengão Sempre
Parem de xingar o protegido do nosso maravilhoso presidente.
Isso não é coisa de flamenguista de verdade.
Vaz também não pode.
Gabriel e Horroroújo, com seus longos e bem-remunerados contratos, também nem pensar.
Há plena confiança no trabalho desses rapazes. Acho mesmo que deveriam renovar seus contratos por mais 5 ou 6 anos, com um bom aumento salarial, antes que um grande clube brasileiro ou europeu os levem na próxima janela.
Acham que é piada minha?
Piada é a dupla Bandeira e Caetano.
SRN
Poxa, a derrota do FLAMENGO deixou-me atordoado…perdi o sono, e me deu vontade de dizer:
VOTO É NO LULA..!!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – …mas não sou PT….
Ahhh, relevem a política…agora prometo que vou dormir…
Boa noite…!
ENTRE NO MEU ‘FACEBOOK’, PORRA…!
https://www.facebook.com/edvan.santos.31521
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – QUERIA TER O ‘FACE’ DE TODOS…! JURO…!
Adoro os comentários do Moraes…Tudo guarda a lógica sensata…! E no dia que bati o olho nele…disse pra mim: ‘Só pode ser um príncipe”…!!
Edvan-alagoinhas-Ba.
PS…Que cara garboso, véi… !
E os demais amigos que tenho aqui …? Simplesmente, maravilhosos…!
Abraços…!!
Não há nada de errado com o time do FLAMENGO, o nosso único problema é que o nosso goleiro, o Muralha, é ‘bolafobíaco’… ele tem pavor da bola…, ! Tem horror, dela…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – O desgraçado. dizem, não sei e não sou de me meter nesse negócio de família…Falam, que está com problemas, que a mulher não o quer mais, coisas assim. Ao menos, que a nossa comissão técnica a procure e arguia que, por esses tempos, não ‘costure’ pra fora. Quem sabe, talvez, recobre-se de ser corno, precisamos da classificação na Sul- Americana. Sempre fui sensato, não provo nada, apenas ouvi dizer…
E vou ali…preciso beber, mais…!
CARALHOOOOOOOO…!!
Quis dizer, arguir, falar com ela…NADA MAIS…
CORNOOOOOO…!!
ps – PS é a puta que o pariu…!
Vou encher o meu copo..quero beber mais…..muito mais…PORRAAAA…!..
Esse infeliz, prefere afundar o FLAMENGO, do que, com grandeza de caráter, dar ciência à nossa comissão técnica do seu impedimento, e insegurança, pela péssima fase que passa, em defender o clube, entrar em campo e contribuir para vitórias..
Simples, desgraçado…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
Mas que goleiro é esse?
Só vou tomar mais uma, e se estou sendo chato, , prometo;; depois vou dormir…!
Porrrraaaa…!
MULAlha…!
Edvan-Aalagoinhna-Ba.
PS – É que eu tava dormindo, meio “bêbo”, e acordei pra mijar…
Desculpa, tá…! Zzzzzzzzzzz..!!
Ta. Claro que podemos falar sobre o Muralha.
Mas seria como falar sobre essa historia de CT.
O
Nao vale a pena.
Vamos falar sobre um time que se esforçou o máximo e até jogou um futebolzinho mais ou menos aceitável. Gostei de ver, embora que falta muita coisa para ser verdadeiramente emocionante o que o time faz em campo.
Agora, chutar 25 vezes contra 3 e fazer UM soh gol, e esse por acaso – AI é que esta o problema. Todo mundo falha na conclusão.
Mas isso tb todo mundo sabe e nao vou me prolongar mais.
Outra conversa CT-esca.
Falta soh esperar a barca e os jogadores novos.
De resto me pergunto se eu escalaria o Muralha na Colombia.
Dificil, nao sei.
Acho que nao, acho que colocaria o Cézar.
Para finalizar – o Muralha me parece simbolo do Brasil de hoje.
Nome aparentando, dizendo, apontando para algo que na realidade nao é e que cada dia fica pior. Mesmo esperando coisa feia – vem coisa pior que feia…
2017 é e foi um ano de merda.
O que nao quer dizer que 18 será melhor.
Ah – uma coisa: Que publico de merda é esse que num jogo importante como o de hoje vaia o próprio goleiro durante o jogo?
Selfistas de merda, odiosos.
SRN
Caralho…..Acabei de ver o jogo Flamengo x Santos….Sinceramente não da pra entender o porque desse Alex Desgraça ainda estar no Flamengo….O que sera preciso acontecer pra doretoria entender que não da mais..???? Chega pelo amor de Deus!!!! Vendam, emprestem, façam uma doação, mas façam alguma coisa….Esse golerinho ta acabando com a instituição, com a vontade de torcer, com a simples alegria de ver o Flamengo jogar….Ja ta virando sacacnagem….Se formos pra Colombia com esse cara, to dizendo hoje, Ja Era!!!!! Porra a bola no pe…da uma bicuda pra longe, mas o imbecil acha que tem classe pra diblar o atacante…..Deu Merda…..e vai dar Merda sempre que ele estiver em campo….Arrego….Arrego….Arrego!!!! Cheeeeeeeeeeeeeega…..Porra!!!!
Não.
Ele é protegido do presidente.
SRN
Pô Arthur, irmão, gosto das suas escritas, das suas idéias, e das minas que você coloca para ilustrar as paradas. Fica sem escrever não! SRN
Como diria o nosso grande amigo Betinho, sem precisa colocar a língua para fora, a relatividade é tudo nesta vida.
Vejamos, com calma e serenidade, sem dar a mínima para o Lynch, apenas lembrando à plebe ignara a origem de um verbo semelhante.
Vou protestar em nome de um outro ocupante da Grande Ilha, mas propriamente da Inglaterra, não da Irlanda.
Em uma análise totalmente pentelhística, ficarei com o último parágrafo.
Como foi possível ao nosso Grão Mestre espinafrar o bardo dos bardos. Dormiu durante todo o segundo ato, hisstória ruim contada por um idiota ! Pas possible ! Passaporte recolhido, não entra mais sequer nas antigas colônias, aí incluídos os EUA.
Da minha parte, fico com um comentário anterior.
Esta estorinha, esta sim, não merecia um artigo, até porque cada um tem direito à sua própria opinião.
Detestando, como destesto, o Bandeira, só posso achar que ele, mais uma vez, errou estupidamente, como também o teria feito se proibisse o time maldito de pisar em solo flamengo.
Está sempre errado.
Agora, o que me deixou fulo de raiva foi ter lido nas redes sociais que o culpado de tudo foi o nosso grande Presidente de verdade, o Márcio Braga, por ter levado, pela quarta vez, o nosso Flamengo a conquistar o Brasil, o que veio a ensejar toda a confusão que se seguiu, graças a vagabudagem de dirigentes medíocres da CBF e de outros times sem gabarito do futebol nacional.
NUM É POSSÍVEL, MINHA GENTE !!!!!
Estes são bem mais parciais do que eu diante das besteiras do Bandeira !!!!!
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Adoro os comentários do Moraes…
Edvan-alagoi nhas-Ba.
PS -Tudo guarda a lógica sensata…!
!
E no dia que bati o olho nele…disse pra mim: ‘Só pode ser um príncipe”…
Edvan-alagoinhas-Ba.
PS…Que cara garboso, véi… !
Raras vezes me vi descordando do Arthur e a minha admiração que tenho pelo seu trabalho é clássica, é de fã, mas desta vez quero dizer em contraponto que o Sport não é um clube amigo para estarmos a abrir portas e que use o nosso patrimônio, de jeito nenhum, assim, como se nada estivesse acontecendo. Ora, temos uma pendenga na justiça há anos, já está lá pelo STF, de onde, não vejo mais nenhuma chance de êxito, tudo decorrente de um mau perdedor que foi às últimas consequências, não, para retirar uma glória esportiva do nosso clube de um acontecimento visto, relevante, o seu tamanho não se avantaja para suprimir as possibilidades vencedoras do FLAMENGO, que lhe esmaga do porte, porém, tirou-lhe a chancela de um acontecimento oficial, transformou-o numa competição amistosa entre agremiações amigas, e isso, queria-se ou não, ofusca da não oficialidade da conquista..
O Sport é um clube nosso oponente, provocador, mesquinho, sequer, aceitou compartilhar o campeonato de 87, considerá-nos hostis ao seu interesse e não temos porque ter bons modos da fidalguia idiota àquele que nos prejudicou de um dos piores aviltamentos; levou-nos à justiça para a subtração de um bem. O campeonato brasileiro de 1987 está com eles, não o temos, ficamos com as lembranças, são, sim, nossos inimigos, explícitos! O Corinthians cede o seu CT para o palmeiras treinar, ou vice-versa? Mesmo numa situação que surgisse necessária das boas relações clubísticas? Duvido!
Vi piloto de fórmula-1 ganhar a corrida que saiu do seu currículo de vitórias… logo após desclassificado, Alguém compraria um quadro de Van Gogh, cortando a orelha, sem a sua assinatura ou registrado num Museu de Arte que lhe desse legalidade? Quem o exporia numa vernissage? Isso serve pra Copa União, que não conta, não é reconhecida, nem pela CBF, COMMEBOL , FIFA e nem pelo VATICANO, porra, Tudo por conta desse SPORT infame. Estava vendo o ranking oficial dos campeões brasileiros, seus títulos, , taças, não estava lá o nosso feito de 1987.
Não adianta, somos penta-campeões…FUDEU…! Não aceito isso, amigavelmente, nunca!
Dou para o Sport de Recife, gentilmente, a minha ‘PIKA’…!
Edvan-Alagoinhas-ba.
PS – E vão ser fidalgos assim na Casa do Caralho’ …
FUI ALI… RETADO DA VIDA…!
Belo amontoado de palavras como de hábito. Concordo com tudo e nem vou procurar frase de efeito pra demonstrar que você está certo porque não precisa. Povo chato do caralho acho que existe um exército de idiotas que não trabalha e passam o dia na internet com uma fábrica inesgotável de jumentices. Vamos concentrar no que interessa que é essa Mercosul com o nome mudado que sobrou. Agora me da licença que tenho que perguntar pro Google quem é o Capitão Willian Linch
Amigo, dá uma olhada nas considerações da torcida nordestina e você vai entender porque ficamos tão indignados. Eu fiquei.
SRN
Boa, Arthur!
Não bastasse a popularidade indevida que o Flamengo conseguiu dar ao Sport ao longo dos anos com uma disputa fracassada na Justiça, a torcida agora passou a dar recibo e emprestar ao campeão da segunda divisão de 87 uma importância que o próprio time de Recife sabe que não tem.
Uma revolta despropositada, pois o que o Sport pensa de si e do mundo pouco nos importa. O título de 87 é nosso e “ponto final”. O Sport visitar nossas dependências é sempre uma ótima ocasião pra eles aprenderem como são minúsculo perto da gente. Além de conhecerem nosso CT, deveriam ter passado no Fla-Memória pra aprenderem o que é ser um time grande e vencedor.
A hora era realmente de comemorar nosso triunfo no primeiro jogo da semi. Eu fiz isso!
Enquanto os jornais noticiavam a visita desimportante de um time pequeno ao nosso CT, eu estava vendo o VT do jogo pela Sportv e, na sequência, vi na FoFox.
Nessas horas, agradeço por não participar de redes sociais. Não sou contaminado pelos revoltosos de plantão. Pena que eu ainda não descobri a forma de não me estressar vendo programas esportivos. Sempre há um Juninho Pernambucano pra falar uma asneira que me deixa um tanto fora do prumo. Desculpem-me, mas as vezes esqueço que esse senhor é tão insignificante quanto o time que o excretou para o futebol (sim, o campeão da série B de 87).
Fé na Sul-Americana, galera! O time não está jogando p… nenhuma (depois de um ano praticamente todo assim…), mas isso não é o que importa agora. O que importa é que, assim como no jogo contra a Flor, o time mostrou que está com disposição de chegar à taça, nem que seja na base da marra.
Não vamos esquecer que em 99, quando ocorreu nosso ultimo título internacional, nós o comemoramos com gol de Lê! É… o que importa pra gente nesse momento é ser campeão. E pra chegar a esse objetivo o jogo bonito é perfumaria. O essencial é raça e disposição.
SRN
Grande Arthur.
Tem um tempão que eu não comento teus textos. Mas sempre leio e acompanho.
Nesse acho que você foi perfeito. A torcida tá mimimi demais. Acho que estamos incorporando rivalidades com o povo de Itaquera ou do Chiqueiro terceirizado.
Também penso que era uma situação pra gente dar aquele risinho de canto e falar “tadinhos desses caras; não tem nada na vida, têm que se prender a uma ilusão…”. E boa. Eles reivindicarem esse título é só uma historinha pitoresca e mais nada.
Em relação ao mimimi generalizado, li nego falando que era absurdo e amador da diretoria a situação dos goleiros e que o PV era muito melhor que o Muralha, etc….
Engraçado é que o PV nunca foi unanimidade nem como reserva….. A diretoria foi trazer um goleiro de ponta pra reforçar o time e o cara quebra a clavícula num jogo (aliás, o Diego Alves foi macho pra kct naquela saída) e a culpa é da diretoria…. Só rindo mesmo.
Em relação ao Muralha, a torcidinha Nutella-Mimimi, quer botar na conta dele a perda da Copa do Brasil. Esquecem que o “culpado” maior seria o Thiago que bateu roupa no primeiro jogo e deu o empate ao Cruzeiro. Sem aquele gol, a gente nem precisava ter visto as tentativas ridículas do Muralha de defender pênalti. Ou seja, a torcida botou pressão no cara errado e ajudou a jogar água no próprio chopp.
Mas é isso aí. Vamo pro fim do ano e torcer pra conseguir o resultado na Liberta B.
E, de novo, parabéns pelos textos.
Passei a maior parte do dia de ontem fora das redes, qdo “cheguei” me deparei c a Flatt alucinada, mas não pela vitória e sim por causa do ct emprestado a “cachorra depenada “ do Recife! Não entendi e achei bem estranho! Q se dane o ixpo! Pra piorar vi a declaração do sofla e de gente importante na administração!
Me preocupa q realmente essas pessoas não tenham pensado antes no Flamengo! Ameacçar abandonar o barco, seja por qual motivo for, o barco do Flamengo, a nossa baleeira já afundou e mesmo assim os 6 jovens remadores seguiram nadando!
Pra mim só vale “Ao Flamengo tudo! Do Flamengo nada!”
SRN!
Disse tudo… cara tenho saído de tudo que é grupo por falta de paciência… não há meio termo, não há satisfação, pois não geram polêmica, não geram celeuma.. ótimo texto.
Concordo que a pica deveria ser do aspira, mas me recuso a atribuir ao Bandeira o papel de vítima.
Entendo que, certamente, a pica mais uma vez não foi do aspira em razão do modus operandi centralizador do Bandeira, que, no seu afã de governar sozinho, está conseguindo o que queria.
Isolou-se, não pode reclamar de estar isolado.
SRN
Puro puxasaquismo desse nefasto presidente. Vc poderia ter procurado coisa melhor para fazer na vida do que escrever essa besteirada.
Quanta lucidez !!
É bom ver que nesses tempos de conceitos e certezas definitivos , ainda tem gente que consegue errar , admitir e mudar de opinião
. Pra quê passar recibo num assunto desses ???
Se quisermos ser justos com essa administração , temos que nos lembrar que nunca levamos à sério essa coisa do Sport ser algo mais que campeão do módulo amarelo .
Nunca levamos à sério o processo deles na justiça comum , tanto que perdemos prazos de apelação no trâmite de essa querela , que pra nós nunca passou de , como o próprio Bandeira disse , coisa do bom humor pernambucano .
Quem deixou essa palhaçada virar notícia foi quem ( o departamento jurídico de outra diretoria …) deixou o caso correr na justiça praticamente à revelia do clube , sem nunca contestar , por exemplo , o WO duplo da final do módulo amarelo . Ou seja , aposto que tem oportunista da mesma diretoria que perdeu prazos de apelação desse processo criticando o Lábaro de Mello só porque ele emprestou o CT do único clube de primeira divisão do Rio para os pernambucanos saberem como funciona a coisa na elite do futebol .
SRNs
Por picuinha e oportunismo de oposição e situação (querendo arrumar desculpa para abandonar o barco) pagamos mico de intolerantes.
[…] Por: Arthur Muhlenberg/ República paz e amor […]