É muito difícil, até mesmo para os mais incansáveis ratos de biblioteca, encontrar na história do futebol mundial um time capaz de rivalizar com o Flamengo no controvertido campo da reversão de expectativas. Nessa especialidade somos, indiscutivelmente, os maiores de todos os tempos.
Durante a semana que precedeu o Flamengo x Atlético, disputado em Brasília pela 14ª rodada do Brasileiro, a imprensa, o empresariado, a magistratura e o clero declararam, peremptoriamente, que o Flamengo seria derrotado e iniciaria, com algum atraso, a sua vertiginosa e muito esperada descida rumo às profundas do Z4.
Se tem uma coisa que aprendemos vivendo na zona que é o Brasil é que em 100% dos casos em que a imprensa, o empresariado, a magistratura e o clero concordam em alguma coisa eles estão 150% errados. Baseados em mistificações, antipatias, inverdades e factoides de R$1,99, os comentaristas de resultado apontaram que as falhas incorrigíveis do Flamengo, não ter meia armador, não ter estádio, vender ingresso pra torcida adversária e, o defeito original, ser do Rio de Janeiro e morar no Leblon, seriam letalmente explorados pelo nosso perigosíssimo e impiedoso adversário.
Venderam tão bem esse peixe que parte da torcida do Flamengo acreditou nesse boi tatá aderindo ao bloco de derrotistas, que na falta de trabalho remunerado, roupa no tanque ou louça na pia, se dedica a trombetear o iminente fim do mundo rubro-negro. Para estes quintas-colunas o resultado do jogo não poderia ter sido mais desastroso. Porque pior que os 3 pontos que mantém o Flamengo em franca disputa pelo hepta foi a negação de suas teses mais caras, tipo a torcida de Brasília é impura, os óculos do Jayme dão azar e Fernandinho não acerta porra nenhuma.
Para gáudio dos verdadeiros rubro-negros (vocês sabem que a maioria deles nem sabia que tinha jogo às 11 da manhã) o Flamengo confirmou seus talentos. Reverteu as expectativas, destroçou com a marra atleticana (colorida e flavorizada artificialmente), instalando o pânico e o desespero nas hostes atleticanas, alquebradas pela fila de 45 anos no Brasileiro. Foi bonito ver a galinha pirando outra vez. Reacendeu aquele fogo sagrado do hepta nos honoráveis rabos rubro-negros. Confirmando as escrituras rubro-negras, quando diz que aqueles que foram humilhados serão sempre esculachados.
Os efeitos alucinógenos do ácido heptanóico ainda não são plenamente conhecidos pela ciência, mas a euforia por ele provocada na torcida do Flamengo confirma que o bagulho é bom. É só sentir o cheirinho pra começar a viajar. E mesmo viajando a torcida viu que o Flamengo conseguiu jogar ainda melhor do que jogou no 1º tempo do domingo passado. Cada vez mais compacto, com a defesa finalmente jogando como homem e com o meio reforçado pelo talento do popular Mancuello o Flamengo parecia mesmo um time disputando o título à vera. Foi muito bom de se ver. Temos que jogar assim todo dia.
Sabemos que é difícil manter a regularidade num campeonato cruel como o Brasileiro, nêgo se machuca, nêgo é convocado, nêgo pisa na lâmpada, essas coisas vivem acontecendo com nêgo. Mas depois que o time aprende a jogar de uma maneira consistente, e isso o Zé Ricardo está conseguindo fazer, os desfalques e as substituições deixam de ser um drama. Contra o Atlético as mexidas não alteraram a maneira do time jogar. Nem Gabriel conseguiu. Ponto pra Comissão Técnica, Jayme e Mozer incluídos.
A receita para o sucesso no Brasileiro é um segredo de Polichinelo, todo mundo já sabe como é que funciona. Não adianta sair correndo e ficar tirando selfie no alto da tabela antes de dezembro, o lance é avançar cautelosamente mantendo uma distância segura tanto dos arrivistas em direção ao Jockey Club de Asunción quanto da confusão dos times ioiô, condenados desde sempre ao sobe e desce divisional. Enquanto consegue se manter no sapatinho frenético o Flamengo é muito mais perigoso.
Vamos em frente, Flamengo. Sem neurose, sem caô. Muito amor no coração.
Mengão Sempre
É muito fácil ficar aqui esculachando um ou outro jogador. Marcio Araújo, por exemplo, é um dos jogadores mais contestados pela grande maioria da torcida, mas que pra qualquer um que tenha um pouquinho de noção de jogar futebol, consciência tática e que não só cornete, mas entenda realmente que futebol não é só preferir esse ou aquele jogador, verá a importância que esse rapaz tem no jogo.
Um jogo de futebol começa nos treinamentos. Joga quem treina melhor, quem está melhor fisicamente, quem o técnico tem a confiança para escalar. Ficar de fora só dizendo que prefere esse ou aquele, que coloque fulano e tire fulano é muito fácil. O cartola ta ai pra isso.
Confio no trabalho que vem sendo feito e mesmo as vezes não concordando com a escalação vou ao estádio, como fiz ontem, pra apoiar os jogadores que estiverem em campo, seja Cirino, Fernandinho, Marcio Araujo ou outro qualquer desses que a torcida vive pegando no pé. Ontem por exemplo o questionado Pará foi pra mim o jogador que jogou com mais vontade e com raça em todos os lances.
Pra cima deles Mengo!!!! Estou sempre contigo, somos uma nação!!!!!
No sapato e na disciplina vamos levar mais um BR. Hoje no mané foi passeio rubro-negro, não consigo entender como tem nego que fica chorando escalação, esculachando o tio jayme, blasfemando contra a nossa própria aldeia de rubro-negros. [ SAI DA FRENTE DA TV ]
Isso aqui é flamengo, e se achar ruim vamos ser hepta com massaraujo e cirilo de titular em todas as partidas e jogando a 38ª rodada aqui em Brasília ! kkkkkk
Os cara esquece que no flamengo a camisa joga sozinha desde que os menino remador lá fundaram esse maravilhoso Clube de Regatas.
E essa é a pegada, o campeonato brasileiro é mais apertado que o chá que tomei lá no mané hoje. kkkkkkk
Vai ser pegado do começo ao fim do campeonato!
Saudações Rubro-Negras Arthurzera mlk banda !
Rodrigo Caetano Vascaido tricolete gaucho
2015 – copa Eurico entregando até a copa do Brasil aos vascaidos segundona amigo dele , sequer chegando as finais do ruralito , bonde da stelinha , Cirino Sheik Guerrero milhões por nada , demissão do Oswaldo e sem vaga na libertadores – PERDEU TUDO
2016 – Muricy milhões e nada , sequer finais do ruralito ,fortaleza segundona eliminando na copa do Brasil , goleada Chorinthians , Damiao 300mil , venda do Samir! Frauches Tailândia , César por Muralha 4 milhões, Nixon emprestado e caminha para mais uma goleada de 4×0 na sulameriquin , venda de jogadores para o time sequer chegar a Libertadores …
Esqueceu de mencionar mais uma incompetência e achincalhe , Damiao artilheiro coveiro 300 mil , vai se juntar a Gabriel 4 temporadas e nada , Sheik e Guerrero chorinthainso 900 mil cada um prejudicando o clube desde 2015 … Cirino milhões e nada
Nixon melhor que Fernandinho mas o diretor de futebol tricolete gaucho Vascaido …
menos mal JAYME e Ze Ricardo diante da ausência de Alan Patrick e ederson deu uma chance ao mancuello mas nao sem o substituir aos 15 minutos do segundo tempo e terminar o jogo com 1,2,3,4 volantes nível Joel e Luxemburro …
FORA RODRIGO CAETANO e leve junto Cirino , Sheik , Gabriel , Guerrero , chiquinho, Fernandinho , Vaz caído , Muralha 4 milhões , rever e Damiao
Paulo Vitor , Thiago Enne , Duarte , Juan , Jorge , Aarao , mancuello , Alan Patrick , Ederson , Everton e Vizeu
Arthur Muhlenberg, no já seu consagrado estilo sarcástico, com o título do presente “post”, “os humilhados serão esculachados”, me lembrou do não menos irônico Machado de Assis, em “O Enfermeiro”:
“Bem-aventurados os que possuem, porque eles serão consolados.”
E não é que esta ultima frase caiu do céu, exatamente para aquilo que eu havia pensado para comentar!
Todos sabemos que o Campeonato Brasileiro pode ser comparado a uma extenuante maratona. São 38 rodadas, com jogos de ida e volta, e, por isso, intermináveis viagens por esse Brasil afora. Contusões, expulsões e suspensões de jogadores são a sua tônica.
Então, quem não tiver um bom banco dança. E as galinhas mineiras hoje dançaram freneticamente no terreiro, porque têm um timezinho na conta do chá.
Ao contrário do Flamengo, que possui o melhor e mais bem remunerado banco do Brasil. É até um absurdo o exagero!
Analisem bem. No elenco do Flamengo não há uma grande diferença técnica entre o titular e o reserva, havendo posições em que o reserva é até superior.
Assim, eu não encontro muita diferença entre Rodinei e Pará, Réver e Donati, Rafael Vaz e Juan, Márcio Araújo e Cuellar, Guerrero, Damião e Vizeu, Allan Patrick e Mancuello, Fernandinho e Everton… citados somente como exemplo. (O Romano que me desculpe as comparações)
Eis, no meu singelo entendimento, o ponto crucial que desequilibrou o jogo de hoje: nós possuímos um bom banco. E “bem aventurados os que possuem, porque ele serão consolados”.
E hoje os deuses do futebol, após o desastre de domingo passado, nos consolaram com dois magníficos gols da nossa espetacular revelação, o jovem Vizeu, nome da cidade portuguesa onde eu nasci há duzentos anos atrás, como diria o psicodélico Raul Seixas, que ora cito em justa homenagem ao nosso querido flamenguista, Taquiupa.
Assim, dupla a minha alegria no dia de hoje.
S R N !
Aliás, há bem da verdade, a letra é do Paulo Coelho.
Excelente crônica. Muito bem acompanhada pelo comentário do amigo aqui de cima. Mas… caro “amigo aqui de cima”, não tenho nenhuma intenção de ser consolado no fim deste BR, faça-me o favor rsrs. A menos que o sentido seja o seguinte: Deus ou alguma divindade do ramo do futebol nos dará a Sulamericana para consolar nossos fracassos na Liga, Cariocão e Copa do Brasil, e nos consolará das decepções dos útimos BRs com um singelo e cheiroso hepta. Se for este o sentido, show!! Óh pai, console-me.. abs
hehehehe
Tranquilo Áureo, tuas comparações tão ótimas.
Só Márcio Horroroújo com Cuéllar que não concordo. Mas isso VC SABE BEM. hehehe
Abraço, Confrade.
SRN
O Flamengo ganhou… O resto que se foda!
Ficam aí analisando o óbvio, não tem tática, esquema o escambau, futebol como lá nos primórdios já diziam é pra homem, porra, bastou o time fingir um pouquinho que tem homem jogando, partir pras divididas, fazer cara de faminto por bola, pronto, o resultado veio, vitória de depenar galo na encruza. Deixemos de frescura, futebol é isso, ainda mais pra quem está dentro daquelas camisas que tem obrigação de fazer, raça, suor, o resto a velha mística rubro-negra faz, nem precisa de técnico pra atrapalhar.É só isso que nós torcedores exigimos.
Tava vendo o jogo de Portugal X França e constatei uma coisa interessante,,,O CR7 saiu e o time melhorou, jogou mais junto,,,mais em grupo. Todos participando,,,Daí deu certo, o cara mais improvavel fez o gol,,,Éder, Então, fazendo uma comparação, o Guerrero saiu e melhorou o time, Porque, simples,,,,não jogaram em função do Viseu, esperando pra ele se virar como o peruano. O time foi mais coletivo,,,,
Bem, algumas considerações,,,
1) Está mais que provado que Alan Patrick peladeiro não faz falta
2) O Jorge está uma merda. Os ataques do Galinha Morta foram todos pelo nosso lado esquerdo, em cima dele. AAhhh pelo menos lançou o Fernandinho no 2º gol
3) O que deu no Jayminho pra colocar o Canteros Tonelada????? O cara ta gordão, com 10 quilos de bunda mermão, Entrou e já cansou,
4) Tem que se colocar o Cuellar junto com o M. Araújo no meio e o Arão mais avançado,,,O cara tá armando, atacando e marcando,,,assim ninguem aguenta cara!!!!
5) Tá mais que provado,,,,,,vamos dar atenção à nossa base
Excelente texto!
Não vi o jogo. e cá entre nós é cada horario estranho que a CBFARSA arruma pros apostadores de resultados gringos ve que deus me livre. nessa hora eu tava contando carneirinhos..
Pelos melhores momentos gostei do que vi.. Pelamor.. vizeu titular já. vendem o inútil AMARELÃO guerreira já.. arrumem uma boa grana com esse mala, tragam um meia habilidoso ou um outro atacante que preste não damião pqp é só refugo hein ? ou deixem o vizeu crescer JOGANDO.
SRN
Mengão fodastico
Precisa machucar alguém, pra perceberem que o Macuello tem que ser titular desse time? Quando machucar o Araújo, aí sim é rumo ao hepta. Se machucar Cirino também, ganhamos até Champions League.
Que vitória, foram penas espalhadas por todos os lados. mas tenho que ser justo: deveu-se ao dedo do Jayme em contribuirão decisiva. Não falou, não opinou, não se mexeu, e nem deu instruções, por sua conta o time teve atitude e jogou a sua bola no piloto automático, acionado..
Edvan-Alagoin has-B
PS – Dificilmente venceríamos a partida com o Zé Ricardo, orientando. Estou feliz, Graças a Deus!
Se o time demonstra vontade, a torcida apoia, seja no Rio, em Brasília ou em qualquer lugar do Brasil.
Sem mais!
Forte abraço Mulambo!
“Sem neurose sem caô, muito amor no coração.”
Esse é o feeling da escrita.
Eu bólo contigo, Bronx.
Saúde e paz.
Confraria do Urublog
Bruno Melo
O flamengo jogou muito bem. Espero que mantenha esse ritmo e não esperemos mais aquele apagão no jogo do Corinthians. Parabéns Arthur sempre acompanho seus ótimos textos.
Pois é… e vejam… o cornetado por mim, dito por mim que sua ausência é REFORÇO para o Flamengo, Alan Patrick, não jogou.
Isso é MUITO BOM.
Por causa DIRETAMENTE dele, seus VÁRIOS gols perdidos na cara, além de penalti no ultimo minuto, não estamos ainda melhores.
ALAN PATRICK nunca foi jogador principal e nem será nunca.
Tem que pegar um banco e quando der, ir embora. FATO.
E de resto, eu acreditava na vitoria. O Flamengo jogou 55 minutos bem lá em SP domingo passado. Dominamos mas depois foi aquela DESGRAÇA.
O que tem que haver é EQUILIBRIO. Alcançando isso, ninguém faz melhor, como diziam lá no 007.
Só vi o final do jogo,quando já vencíamos por 2×0.Mas,algo incrível aconteceu:um urubu pousou na varanda aqui de casa.Alertada pelos latidos da minha cadela,tentei documentar com meu celular,mas,o danado se assustou e fugiu.Se isso não foi premonitório do hepta,não sei o que poderia ser!!!Mengão sempre!!!
Estava no Mané,o Flamengo foi intenso,talvez o Cirino menos…Mas jogando com raça assim,o MENGÃO chega bonito…Ps: Vamos curtir o G4,o Inter perdeu!!!