Faz tempo.
Eu ainda nem tinha chegado aos sessenta.
Havia encerrado meu compromisso com o blog “Questões do Futebol” da revista Piauí, trabalho que me rendia um polpudo cheque mensal de meio salário mínimo, e passava o Natal no interior de São Paulo, na casa da sogra.
Tocou meu celular, era o chefe. (A transcrição do diálogo está no post “Benção, Magnética”, publicado em 20 de janeiro de 2015, em que eu me apresentava à torcida rubro-negra e, em especial, aos inúmeros fãs do Urublog do GE.)
O primeiro encontro aconteceu no Braseiro da Gávea. Arthur pediu um frango assado, que já chegou à mesa tendo a sobrecoxa atingida pelas gotas que pingavam do ar-condicionado. Chopes servidos, ar-condicionado desligado, começou o bate-bola sobre o que seria o blog.
As instruções do Mulamba eram rígidas: façam o que quiserem. Acostumado aos sisudos e engessados briefings das agências de propaganda, estranhei e achei mais seguro confirmar. Lá na Piauí, eu disse, escrevo sobre futebol de forma genérica. O homem insistiu: faz o que tu quiser. E mandou o argumento definitivo: qualquer coisa que se escreva sobre futebol deságua no Flamengo; não há futebol sem o Flamengo. Certíssimo.
Nivinha, Vivi, Arnaldo e Arthur, eu não conhecia nenhum dos quatro pessoalmente. As duas e os dois me impressionaram, e a conversa parecia uma afinada troca de passes do time de Jorge Jesus, feito aquela que botou o Palmeiras na roda, no Allianz Parque, e terminou com o toque de Arrascaeta para o barbante. Beliscamos alguma coisa, bebemos bem mais que isso, saímos do Braseiro para meia dúzia de stellas do outro lado da esquina, na parede colada ao Guimas, onde a Nivinha gravou um vídeo de apresentação do projeto.
Há cinco anos, numa bela tarde de verão carioca, a Praça Santos Dumont, ali em frente ao Jockey Club Brasileiro, testemunhava o lançamento do República Paz & Amor, o mais humilde satélite na órbita do planeta vermelho e preto.
O início foi promissor. No entanto, e como era de se esperar, com as dificuldades que o time encontrava para convencer e beliscar um caneco – em 2015 e 2016, não nos sobrou sequer o estadual para contar a história –, os leitores deram uma desanimada, muitos sumiram, os comentários rarearam. Porém, nada nos derrubou, e 2019 provou que valeu a pena ter comprado a briga.
Compromissos profissionais de um ou de outro, aqui ou ali, provocaram afastamentos temporários, mas ninguém jogou a toalha. Em junho de 2017, o blog passou a contar com o reforço de Marcelo Dunlop, que além de escrever feito gente grande – o cara tem mais de 1,90m –, é uma flor de pessoa. (Dunlop não aparece na foto que ilustra este post como castigo por ter entrado tardiamente na vida do RP&A. Quem mandou perder tempo com jiu-jitsu?)
A seca prosseguiu. Nada de Brasileiro, neca de Copa do Brasil, Libertadores então, um fiasco atrás do outro. Um campeonatozinho carioca em 2017 e olhe lá. No entanto, a rapaziada se manteve atenta e forte, segurando a onda de ter de mamar nas tetas de vacas magras.
Até que, para alívio de Diego Alves, Willian Arão e Everton Ribeiro, os caras foram chegando: Rodrigo Caio, Arrascaeta, Gabriel, Bruno Henrique; Rafinha, Pablo Marí, Filipe Luís, Gerson. E ele, a luz, Jorge Jesus. O time ganhou, atropelou, brilhou, encantou e se firmou como o melhor do futebol brasileiro no Século XXI.
Agora, o RP&A tem a expectativa de que a impressionante temporada de 2019 traga de volta o entusiasmo e a participação dos primeiros meses de vida e, por que não?, dos gloriosos tempos do Urublog. É um chamamento: leia os posts, assista aos vídeos, siga nas redes sociais, curta, comente, participe, indique aos familiares e aos amigos (quem é que não tem um porrilhão de amigos rubro-negros?).
E antes que eu me esqueça: compre “Libertador – A Reconquista Rubro-Negra da América” e “Heptacular – O Ano Mágico Rubro-Negro”, ambos do Arthur Muhlenberg, além de “Festa na Favela”, feito em parceria por mim e pela Nivinha.
Cinco anos de batalha não podem passar batidos. E sem falsa modéstia: a gente ralou, a gente merece.
Que o melhor blog rubro negro do universo continue firme e forte! Obrigado a todos pelos textos maravilhosos e as mensagens de esperança para a Nação! 2020 será ainda melhor que ano passado! Que Zico os abençoe! SRN!
Fala, Diplomata.
Valeu pela força.
Na parte que me toca, considero exagerada a referência aos tais textos maravilhosos, mas agradeço.
A expectativa é essa aí: que cada ano que chega seja melhor do que o que foi. Tanto na bola quanto nos textos.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Compram mal e vendem pior ainda.
Não é possível que seja só incompetência !…
Fala, Urubu Rei.
Desculpa aí, mas boiei nessa. Ou foi um comentário irônico? (Pedir explicação sobre ironia é foda, admito.)
Não tenho procuração e muito menos intenção de defender quem quer que seja, em um negócio que movimenta cada vez mais dinheiro. Porém, não entendi quem foi que os caras compraram mal e quem foi que eles venderam pior ainda.
Fiquei meio perdidão. Desenha aí pra mim.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Brava e Republica!!!!! Faz quem e Flamnengo desde antes de nascer, como eu, ser mais Rubro Negro ainda!!!!!!!! Que continue por muito tempo, e , que o nosso time firme o que foi ano magico de 2019!!!!
É isso aí, Francisco.
Que venham os próximos cinco. E depois mais cinco. E mais cinco. Epa! Aí, pra mim já deu.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Obrigado pela literatura rubro negra de cada dia! Ficarão marcados como cronistas importantes desses anos loucos. Gratidão
Valeu, Gabriel.
Vamo que vamo. O RP&A segue firme e inabalável. E bola pro mato porque o jogo é de campeonato.
Abração. SRN. Paz & Amor.
RPA somo nozes.
Obrigado aos envolvidos!!!
É nóis, Brunão!
Abração, meu camarada.
SRN. Paz & Amor.
A preguiça tomou conta do meu corpo e, não contente, se apossou da minha alma. Só de pensar em comer, perco a fome. Até dormir é um esforço insuportável. Morar na Bahia dá nisso – o vírus baiano é mais fatal que o ébola. Mas não poderia deixar de participar desta festa e agradecer meus ídolos por manterem a melhor publicação rubro-negra em todos os tempos viva e ativa, com inteligência, criatividade, informação, sensibilidade e humor, principalmente.
Merci bomcu a todos, incluindo os comentaristas, menos o Trooper.
srn p&a
Grande Rasiko!
Muitíssimo obrigado pelos elogios e pela intensa participação aqui, durante todo o ano de 2019.
Vai curtir a preguiça, enquanto a temporada não começa.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Pô, que vacilo.
Olha a discriminação.
Kkk
Rasiko e Trooper,
Aí é como dizia meu pai: vocês que são brancos que se entendam.
Abrações. SRN. Paz & Amor.
Parabéns pelo trabalho!
Obrigado, Trooper.
E parabéns a você, pela previsão do título brasileiro. Aliás, ela também faz parte do livro.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Parabéns aos 6 mestres do RP&A.
Sou assíduo leitor/ouvinte desses HEPTACULARES cronistas, e dos admiráveis comentaristas, todos de pura alma Flamenga.
As doses diárias de RP&A, que avidamente ingerimos, nos fazem ter ainda mais orgulho de ser rubro-negro.
Obrigado por existirem, por alimentarem nosso insaciável espírito mulambo.
SRN!
Fala, Fernando.
Valeu, meu camarada. Muito obrigado pelos elogios e pela força de sempre.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Um grande time, com a vantagem de não correr o risco de ser desmontado com propostas de equipes de fora.
Parabéns pela inciativa, pela generosidade em compartilhar conosco os textos produzidos e pelo conteúdo que nos torna debatedores de mesa de bar muito mais indigestos para os antis. Não estamos aqui pra facilitar a vida deles, mesmo…
SRN sempre!
Valeu, Ogrão.
A ideia é essa: continuar arrebentando.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Olá rapaziada da República,
Há dois anos atrás lia pela primeira vez as notícias relacionadas ao nosso Mengão. Desde então, acesso diariamente e avidamente os comentários de todos vocês. Obrigado a todos por nos satisfazer em conhecimentos e curiosidades acerca do nosso time.
Só não entendo porque o Arnaldo não posta mais…
Fala, Orlando.
Muito obrigado, meu camarada.
Quanto ao Arnaldo, como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação Rubro-Negra, acabou a seca.
Abração. SRN. Paz & Amor.
eu sou das antigas,desde o tempo do urublog que me divirto com essa rapaziada .
arthur,murtinho,vivi,nivinha,dunlop,arnaldo e todos comentáristas que por aqui passaram.
meu muito obrigado por fazerem das minhas tardes/noites ,muito mais alegres.
SRN !!!
Fala, Chacal.
Por uma questão de justiça, reproduzo aqui minha resposta ao comentário do Carlos Moraes. Lá vai:
Meu querido Chacal,
Quando escrevi o post, obviamente voltei lá no “Bênção, Magnética” e vi dois nomes que, nas vitórias e nas derrotas, nos bons e nos maus textos (sim, claro que os cometemos de vez em quando), nunca abandonaram o barco do blog: Chacal e Carlos Moraes. Vocês comentaram naquela minha postagem de estreia, já comentaram nessa e estão sempre marcando presença.
Muito obrigado e, claro, bola pra frente.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Uma alegria imensa ver o primeiro lustro do RP&A. E muitos outros virão!
Parabéns Arthur, Murtinho, Nivinha, Vivi, Dunlop e o impagável Arnaldo, que anda meio sumido (volte!)
SRN, Paz & Amor pra geral
Fala, Marcos.
Daí que eu pergunto a você: que outro blog tem o privilégio de contar com um leitor e comentarista que escreve “lustro”? Que coisa maravilhosa!
Hoje pertencente à Igreja Mundial do Poder de Deus, a Rádio Mundial, na década de sessenta, era a preferida da rapaziada no Rio de Janeiro. Houve um tempo em que ela teve como diretor musical o grande Big Boy. A Rádio Mundial tinha uma atração que se chamava “Pediu, Tocou, Ganhou”. Pois aí está: pediu Arnaldo Branco, ganhou um maravilhoso quadrinho comemorativo dos cinco anos do RP&A.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Parabens por esses 05 anos do blog!!!!!!!
Valeu, Mengão.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Merecem, e muito! Avante! Vida longa aos 5 – agora 6 – do braseiro.
SRN
Valeu, Gabriel.
Vamo que vamo. E em 2020, de novo, vai ser tudo nosso.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Grande blog. Muito diferente das chatices que se lê por aí. Sigam em frente!
Fala, Kleber.
A gente tenta, né?
Agora, sem puxa-saquismo: se o blog é inteligente e tem bons textos, é porque há quem o visite e leia. É a boa e velha via de mão dupla.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Parabéns e vida longa ao RP&A! Murtinho, nunca deixei de acompanhar este blog. Aliás, era nos momentos das vacas magras que eu mais visitava o RP&A para extravasar todo meu emputecimento com aquele time frouxo e sem pegada. Tudo leva a crer que 2020 será um ano promissor! Saudações muito Rubro-Negras!
Valeu, Serginho.
Muito obrigado pela força de sempre.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Sensacional.
Ô Jorge, minha escalação neste time de craques, a bem da verdade, tem uma madrinha secreta e improvável: Patricia Amorim.
Foi assim: numa noite qualquer de outubro de 2011, uma quarta-feira, fui ao Engenhão ver Flamengo x LAU.
O time de Sampaoli chegou cheio de marra, arrotando favoritismo. Dito e feito: no toque de bola, os chilenos meteram 4 a 0, sem fazer força.
Olhei para aquele bando – Felipe; Galhardo (Jael), David Braz, Welinton e Junior Cesar; Aírton, Willians, Bottinelli (Renato Abreu) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Maldonado). Técnico: Vanderlei Luxemburgo – e decidi: Apaporra! Chega de Flamengo este ano, até 2012 vou meter a cara nos livros que prometi ler e não tinha tempo.
Obrigado, Patricia, até nunca mais.
Patricia Amorim conseguiu suscitar diversos sentimentos nos torcedores rubro-negros.
Ódio foi o mais comum deles.
Fala, meu camarada.
Tá vendo aí? Alguma coisa de bom a era Patrícia Amorim tinha que deixar. Acabou jogando Dunlop nos braços do blog. Se “Festa na Favela” vender bem, acho até que vou comprar um tijolinho.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Rapaz, esse blog é uma luz nas trevas da mídia nociva que temos. Eu amo consumir tudo que postam , sejam vídeos, textos, ou até podcast.
Eu realmente não tenho palavras pra descrever o que vcs juntos fazem por todos nós flamenguistas e amantes da boemia , mulheres, amigos .
Vocês trazem com maestria a nossa essência flamenga, demostram o nosso amor ao Flamengo e indiscutivelmente escrevem bem pra caraio, hehehe.
E ainda temos os comentários que são impagáveis,kkkk
Realmente esse blog é pica das galáxias, é a mistura de Tarantino com Chaplin, é o epicentro de tudo que envolve essa energia que atrai tudo ao seu redor chamada FLAMENGO.
Como é ótimo está aqui todos os dias durante esse cinco anos vivenciando e compartilhado esse amor pelo Flamengo!
Meu muitíssimo obrigado a vocês por sempre nos presentear com suas crônicas rubro-negras diárias.
Obs, antes que o Dunlop tenha um ataque de ciúmes, hehehe, obrigado belo Dunlop por entrar nesse blog, e obrigado Arnaldo por também fazer parte desse grupo.
Fala, Alessandro.
Rapaz, que comentário bacana!
E você ainda teve o cuidado de se blindar do ciúme do Dunlop. Pense num homão de 1,90m, lutador de jiu-jitsu e cheio de ciúme pra dar. É ruim de segurar.
Valeu, meu camarada. Muito obrigado. Abração. SRN. Paz & Amor.
Escrever o quê (Int.)
Só poderei ser repetitivo.
Sou um admirador antigo, bem antigo, do Arthur do Urublog e passei a ser do RP&A e de todos os seus articulistas desde a ^primeira edição^.
Considero um privilégio o contato pessoal que tive com quatro dos integrantes, excetuando-se o Arnaldo e o retardatário e gigantesco Dunlop.
Todos brilhantes, podendo ser definidos, na minha percepção, como Arthur, o genial, Murtinho, a sensatez, Vivi, a poetisa e Nivinha, a exuberante graça.
Como muito bem escreveu o Pedro Rocha, único comentário até aqui, com aquática ironia, é um grupo que dá orgulho aos seus leitores, ouso dizer, aos seus amigos.
Bola pra frente, que estamos juntos !
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Meu querido Carlos Moraes,
Quando escrevi o post, obviamente voltei lá no “Bênção, Magnética” e vi dois nomes que, nas vitórias e nas derrotas, nos bons e nos maus textos (sim, claro que os cometemos de vez em quando), nunca abandonaram o barco do blog: Carlos Moraes e Chacal. Vocês comentaram naquela minha postagem de estreia, já comentaram nessa e estão sempre marcando presença.
Muito obrigado e, claro, bola pra frente.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Escrevem muito!
Sabem muito!
E, para meu orgulho pessoal: são todos progressistas, contrários a esse período de trevas que paira sobre o país.
Como foi para o Flamengo, que teve que atravessar essa fase difícil, também o país voltará a respirar melhores ares (e a beber águas mais puras).
Viva o Flamengo!
Viva o RP&A!
Viva os Arnaldo, Arthur, Jorge, Marcelo, Nívea e Vivi!
Fala, Pedro.
Tem que rolar um viva, também, às leitoras e aos leitores, às comentaristas (infelizmente raras) e aos comentaristas, a quem está sempre prestigiando nós seis.
Valeu, meu camarada. Abração. SRN. Paz & Amor.