Passadas terríveis 24 horas regulamentares de luto pós-derrota, período cuja etiqueta da crônica-esportiva-torcedora reza que se evite falar/postar merda, acabou meu silêncio contrito. E depois de passar a quinta-feira toda lendo aqueles que não são tão fissurados quanto eu em códigos de comportamento circunscritos aos autores de um subgênero literário, me sinto bem mais à vontade para contribuir para o projeto coletivo Adube o Mundo pela Internet. Prometo ser breve, já que sobre derrotas do Flamengo, assunto desagradável por excelência, salvo as surpreendentes, injustas ou exageradamente merecidas, a gente não deve se estender demais.
Flamengo jogou mal? O Flamengo jogou bem mal. O Flamengo foi roubado por algum juiz safado? Foi muito roubado por um juiz muito safado. O pênalti inexistente marcado contra o Flamengo foi validado pelo árbitro de áudio, porque se houvesse um vídeo qualquer o cara não podia marcar. A arbitragem então alterou o resultado da partida? De jeito nenhum, o Flamengo perdeu porque não jogou com o pau duro o suficiente pra ganhar de um time que também queria ser campeão.
Ora, esse time do Flamengo perder no duelo das vontades não chega a ser surpreendente, já aconteceu uma porrada de vezes desde 2016. É da natureza de muitos de seus protagonistas. Diego Ribas é o seu maior símbolo. Dando entrevista na beira do gramado Diego é de uma elegância, de uma objetividade tão desemocionada ao comentar mais um título perdido. A expressão é tranquila, as palavras são medidas, o tom é respeitoso, a fleuma, o meio sorriso confiante de quem fez tudo o que pode. Diego, o chamado homão da porra, e seu impecável sotaque de media training é um veículo perfeito para qualquer produto. Desde que não sejam títulos. Hoje o torcedor do Flamengo pode bater a mão no peito e bradar: Temos um time que aprendeu a perder! Aprendemos a perder! Perdemos como ninguém sabe perder nesta terra de bugres!
Não é que o Flamengo não perdesse antes, perdia até muito. Mas perdia na selvageria, se rasgando todo, os jogadores saíam de campo putos, aos berros, não queriam dar entrevista e quando davam, geralmente com problemas de dicção, xingavam o juiz, o amiguinho do outro time, diziam palavrões. Não era elegante como agora que são todos muitos profissionais e acostumados à imprevisibilidade dos resultados, que não diminuem os nossos méritos e numa visão mais ampla só comprovam a qualidade do trabalho que vem sendo realizado, blá, blá, blá, bleargh!
Perder títulos é do jogo. Faz parte da experiência que o esporte proporciona. Mas alguém precisa avisar pra esses caras que rubro-negro não liga muito se perder uma final de Carioca. Carioca é que nem ônibus, perdeu um vem outro logo depois e nóis panha. Perder Copa do Brasil é mais grave e já começa a preocupar a quantidade de vices colecionados. Tolera-se. Agora perder final de competição internacional é que nem perder parente. É tragédia! Nego tem que sofrer a dor da derrota como a torcida sente, porque tal comportamento não pode virar hábito. E chega de falar da porra dessa derrota.
Falemos da derrota do Flamengo fora do gramado, com a barbárie instalada no entorno e nas entradas daquele estádio que ficou no lugar do Maracanã. Vou poupar o leitor do relato das peripécias que enfrentei pra exercer o simples direito de assistir a um jogo pelo qual paguei 120 pila pelo ingresso. Só digo que não ficava com tanto medo de morrer no Maracanã desde 6 de dezembro de 1995. A combinação de milhares de torcedores em pânico, pouca e despreparada polícia, hostes de vagabundos dedicadas ao roubo e à invasão e a ausência de um planejamento de policiamento minimamente eficiente para o evento quase faz do ex-Maraca um Heysel tropical.
Fazer previsões do passado é uma modalidade de desonestidade intelectual, mas é muito tentador. Mas não era preciso nenhum dom de premonição ou talento pra futurologia para ter uma forte e justificada desconfiança de que grandes aglomerações populares em um estádio superfaturado concedido através de uma licitação suspeita por um governo corrupto para uma empresa inidônea operar jogos de futebol em um estado cuja PM, por causa de sucessivos governadores ladrões está, como todo o conjunto dos servidores estaduais, fudida e mal paga, um dia ia acabar dando merda. Tanto que deu. E quem se fodeu, como sempre, foi o torcedor do Flamengo.
O Flamengo demorou pra soltar nota oficial e a nota foi ruim. Não deixou clara a sua responsabilidade de organizador do evento, só apontou os erros dos outros e não se desculpou pelos próprios erros. Que é uma orientação típica de departamentos jurídicos, nunca admitir que errou pra não facilitar o caminho para possíveis processos. Frescura de jurídico. Como se alguém no Brasil tivesse a cultura, o culhão ou a necessária proteção da Justiça pra processar o próprio clube, ou a PM, ou mesmo a Odebrecht, concessionária do bagulho. Nem cavalo aguenta. Se houvesse esse medo de que o publico os levassem às barras dos tribunais os responsáveis pelo evento, Flamengo à frente, jamais dariam esse vacilo de colocar as nossas vidas em risco.
Nota oficial com 12 parágrafos é muito grande pra ler e adianta muito pouco pra arrefecer a indignação e a sensação de que o Flamengo está meio que cagando pra segurança do torcedor. O Flamengo tem em sua diretoria um cara lá só pra cuidar de estádios, que devia ter sacado que as chances da Policia Militar, que não tá conseguindo fazer bem o seu trabalho em quase nenhum lugar da cidade, não conseguir fazer um bom planejamento de segurança para o evento mais bombado do ano eram enormes. Descomunais. E mesmo assim ninguém contestou o planejamento apresentado, aceitou o que a PM quis entregar e segue o jogo. Erro fatal. Revolta popular justificada.
Pelo menos eu vi o Bandeira pedir desculpas na pessoa física, numa entrevista na TV. Mas pedir desculpas não adianta nada. Desculpas já não tem uma cotação muito boa, é papel de segunda linha. E ontem a sua cotação caiu ainda mais. Um dos maiores responsáveis pela destruição do Maracanã e de sua cultura sexagenária, e por todas as desgraças advindas da maldita roubalheira de sua reforma e concessão, o condenado vascaíno Sérgio Cabral, em audiência no Tribunal Federal pediu desculpas à população fluminense por roubar. Muita cara de pau.
Tomara que ninguém queira mesmo processar o Flamengo. Mas se o clube não mudar absolutamente tudo na forma como vem organizando essas partidas essa dor de cabeça será inevitável. O Flamengo não pode economizar recursos ou medir esforços para preservar a integridade física de cada torcedor seu, principalmente dos que deslocam seus corpos até os estádios. Todos nós somos Flamengo até morrer, sendo ou não sócio-torcedor, mas que o clube não cometa jamais o erro de levar isso ao pé da letra.
Mengão Sempre
Nossa “barca” estah mais para um NAVIO DE MORTOS VIVOS – aquele com a neblina em torno dele …
Já estou vendo Tudo….
Mais um Medalhão que passa pelo Flamengo, ganhando fortuna, sem ganhar porra nenhuma….. e ainda vai dar um pé na bunda do Flamengo ! Querem apostar ?!
Tempo e dinheiro perdido….
SRN
Nesse sai não sai do Rueda, a primeira impressão é que se trata de mais um vacilão nas lides(epa!)rubro-negras, já repletas do tipo. A segunda é que esses dirigentes chilenos não são de porra nenhuma, uns perfeitos canalhas e duros, não existe coisa pior do que canalha duro, queriam gozar com a pica alheia, e o dúbio Rueda ainda teria que pagar pra sair,no caso a pica do Rueda, baseado nos meus precários conhecimentos psicológicos, a cara do cara em tela não sugere pica tão dura assim. Conclusão:1. Rueda, pra variar tem um contrato pra lá de vantajoso pra dirigir nossos mulambos todos também com contratos pra lá de vantajosos;2. dirigente é canalha em todo lugar do mundo, se esses chilenos fossem sérios mesmos deveriam estar preocupados em arranjar uma entidade tipo AA para cuidar do elenco lá deles já que segundo consta vivia bêbado, o que em matéria de decisões, as tomadas pela diretoria do Flamengo lembram muito a de um bando de bêbados. E mais não digo. Só quero ver o meu time sair desse lodaçal que se meteu e que cada ano que passa se atola mais. E Feliz Ano Novo pra todos. E que chilenos e que tais vão todos se ralar nas ostras.
Rueda
Nao é de se espantar, mas esta negociando. Por miseros 0,5 milhao à mais estaria apto a deixar o Mengao.
So que os chilenos até agora vacilaram.
Soh isso, essa negociaçao, vai tirar do Rueda toda e qq tranquilidade que ainda tinha. A partir de agora vai ser “mercenario” e a pressao vai subir aos ceus.
Ou seja – nao teremos Rueda por mais muito tempo.
Outra merda.
Mas com “direitores” desse naipe, isso tb nao surpreende.
Bem que chegou 18, pessoalmente acho isso – mas no diz assunto CRF, duvido que vai ser melhor.
Esse clube ou morreu e nao sabe ou soh resucitarah qd houver outro pessoal no comando. Que for MELHOR, frisa-se de passagem. Porque nada é tao ruim que nao possa piorar.
Para voces um bom 18! Pelo menos isso dah pra pedir com plena consciencia !
SRN
Tudo de bom, para você também.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Poxa Henrique, sei que o Rueda é mercenário, mas não precisa exagerar……. 0,5 milhão ( 500 mil ) a mais de salário, é ninharia, isso é quase nada !
SRN
Lucifer, eu quiz dizer exatamente isso.
0,5 nao refletem muita coisa num patamer desses.
E eu NAO o acho mercénario. Acho que ela jah estah de SAKU SCHEIU !
Ele nao aguenta mais essa turminha que banca ser entendidos de futebol. Nem levar esporro com um elenco desse naipe, todos se achando.
Nao sei se ele é MUITO bom. Mas é de longe o melhor que tivemos nos ultimos anos. Com alguns jogadores mais INTELIGENTES, mais NOVOS ele mudaria sim bastante coisas.
Minha opina.
Mas nao vamos chegar até lah. Ele vai fugir dessa ridicularidade que virou o CRF. Como tb da cidade bostuda que virou o Rio.
SRN
Há muitos e muitos anos atrás, meu pai ensinou-me a respeito de associação de idéias, tendo ficado encantado.
Hoje, acordei pensando nesta nova etapa, o que me trouxe à mente um antigo pensamento do grande Osho, que, por sua vez, me fez lembrar do grande amigo Rasiko e, consequentemente, desta grande irmandade que é a RepúblicaPaz&Amor.
Resolvi não ser egoista e, o pensamento, vou aqui transcrever –
^Dizem que antes de um rio entrar no mar, ele treme de medo. Olha para trás, para os cumes, as montanhas, para o longo caminho sinuoso que trilhou através de florestas e povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto, que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. O rio precisa de se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas de tornar-se oceano.^
2017 não retornará, mas 2018 é o nosso oceano possível !
SRN
FLAMENGO SEMPRE
O MORAES É UMA CAPACIDADE..TUDO QUE DIZ TEM LÓGICA…ESSA DO RIO FOI MUITO LEGAL…
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Não sei onde aprendeu tanta coisa, ‘Meu Deus’…!!
Não, não fui eu.
Se quiser dar créditos, dê ao Rasiko, que me fez ver da importância deste tal Osho.
Constato que está um pouco melhor da bebedeira.
Amanhã, com certeza, arrependido, voltará a ser Flamengo.
FELIZ ANO NOVO PARA TODOS… GRANDE ABRAÇO PARA ESSA GALERA DO MENGÃO DO ‘REPÚBLICA’, TUDO GENTE BOA, E …SAUDAÇÕES VASCAÍNAS…
Edvan-Alagoinhas-Ba.,
RS Né por nada não….mas não poderei mais compartilhada aqui dentro…deixei o FLAMENGO…Ponderei… que se era só pra ser VICE, conformativa resignada dessa diretoria, apanha com toda serenidade, melhor que eu mudasse para algo mais original…AGORA SOU VASCO… me adapto melhor com essa coisa de não ganhar porra nenhuma…
E…independentemente de qualquer coisa…vocês flamenguistas são chatos ‘ prakaraleo’ …
FELIZ 2018 CAMBADAS…!!
FUI…!!
Bebeu demais no dia 31.
Ainda não se recuperou.
Aguardemos a carraspana passar.
SRN, COMO SEMPRE..
Tudo de bom, para você também.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Ia me esquecendo,
Para a coleção de VICES de 2017, a escolha do Guerrero.
Escolha, aliás, INACREDITÁVEL.
Morreu e não sabe o pobre futebol sulamenricano.
Quatro jogadores do horroroso Lanus na tal de seleção de araque, inclusive o lateral direito que entregou o título de bandeja.
Que descompasso com o futebol europeu.
Breve, breve, será encolhido pelo futebol asiático, só não o sendo neste ano por pura sorte gremista.
… e, no caso, de um time dos Emirados Árabes Unidos !
Mudemos de assunto.
Dia primeiro do ano é pra sermos otimistas !
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Você Estava Perdido e Por Isso Me Encontrou, Mas Agora Deve Encontrar a Si Mesmo. Só Quem Se Perdeu Pode Se Encontrar.
Mas Antes De Se Encontrar Mister Se Faz Perder a Si Mesmo, Por Isso Te Levarei a Perdição.
Palavra da Perdição.
AH, NÃO …VOU CHAMAR ELA…
^MANHÊÊÊÊÊÊÊÊÊ…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.,
PS – O Ulisses quer me levaaaaaar… Corra mããããããe…!
Grande Edvan !
Estarei Te Aguardando No Teu Desenlace !
Enquanto Isso, Conte Comigo Para o Que Precisar !
Forte Abraço Do Lúcifer !!!
Grande abraço….LU….o resto do nome não digo de jeito nenhum,,, kkkkk rsrsrs hahaha hehehe
Edvan-Alagoinhass-Ba.,
PS –Eu…?
FUI…!!
Findo o ano de 2017, posso dizer com convicção ter sido um dos meus piores como torcedor do Flamengo.
Não pelos resultados em si, que nem foram tão ruins comparados com temporadas anteriores, a considerar que ganhamos um estadual invicto, chegamos às finais de dois grandes campeonatos, um deles internacional – em que há muito só fazíamos vexames – e ainda nos classificamos pra fase de grupos da Liberta no Brasileirão.
Mas a decepção dos títulos não conquistados não supera a perda da nossa essência.
Isso que está aí é qualquer coisa, menos Flamengo.
Um clube elitista, que alija sua torcida dos estádios praticando preços abusivos.
Uma torcida rachada pelo discurso da própria diretoria. O discurso do “nós contra eles”, a velha e batida tática do “dividir pra conquistar”, ainda praticada nos dias de hoje na política e muito apreciada pelos cada vez mais raros fãs da ridícula esquerda brasileira.
Um time sem qualquer identificação com nossas tradições.
Um balancete positivo, mas uma enorme perda de empatia entre clube e Nação.
O Flamengo hoje é comandado por gente que não faz a menor ideia do que seja Flamengo.
Aprendemos a perder com postura de galã, gelzinho no cabelo e palavras bem pensadas, sim, como brilhantemente observou o Arthur.
Mas, mais que isso, fomos atingidos em cheio por um discurso politiqueiro, funesto, de que existem flamenguistas que são melhores do que outros. Sendo esses os que apoiam tudo que essa diretoria faz.
Eu não apoio. Eu não sou Bandeira, eu sou Flamengo. Eu não sou Zé Ricardo, eu sou MENGO. Eu não sou Fred Luz nem Rodrigo Cai-Tano. EU SOU FLAMENGO e tenho mais tempo de arquibancada do que os dois últimos citados têm de Flamengo.
Alguns caíram como patinhos nessa balela de “falsos flamenguistas” e saíram reproduzindo tal idiotice como papagaios.
Enquanto se preocupavam em propagar esse discurso ridículo, inclusive utilizando-se de métodos eticamente reprováveis, como a criação de diversos perfis fake para “fazer número”, transmitirem a sensação de serem maioria, suas visões eram cada vez mais acometidas de uma miopia quase incapacitante. Os seguidos absurdos praticados pelo departamento de futebol eram aceitos e defendidos sob a sombra dos balancetes positivos, como se estes dessem salvo conduto para o vilipêndio dos cofres do clube com contratações patéticas e manutenção no elenco de atletas que deram inúmeras provas de que não têm qualquer condição de vestir a camisa do Flamengo, a um altíssimo custo.
O ano terminou como não poderia deixar de terminar. Derrota, vexame protagonizado por vândalos vestindo nosso manto, tristeza e incerteza. Aliás, nada de incerteza. Todos sabem que nada vai mudar em 2018. A prepotência e a arrogância não permitam qualquer mea-culpa. Nem dos líderes, nem dos seus seguidores míopes. Tá aí Lula e sua seita de jument…digo, seguidores, para comprovar. Assim como os seguidores do perdedor Bandeira, são radicais, incapazes de serem racionais e criticar aquilo que tem que ser criticado.
Podem fazer tudo, porque…porque são eles que estão fazendo. Aí tá valendo. Aí pode. Quem critica, é anti. É falso flamenguista.
2017, já vai tarde.
Quero ter esperanças para o ano que vem, mas tá difícil.
Mesmo assim, feliz ano novo Nação!!!
SRN
DISSE TUDO E MAIS UM PALMO DE VERDADES,…O ROMANO…!.
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS- Totalmente sensato…
EStamos aproveitando a pasmaceira deste primeiro dia para falar (ou tentar) uns com os outros.
Com exceção das incursões políticas, que, a meu ver, se tornaram desnecessárias, um comentário excepcional do Romano.
Estamos, todos nós, muito preocupados com o Flamengo (politicamente falando, com o Brasil também, mas, para tanto, teríamos que gastar muita energia, nem tanto suficientes após a ^Virada^), esta é a verdade.
Está difícil encontrar ânimo suficiente, mas, quem sabe, ainda vamos nos transformar em um oceano de vitórias e conquistas.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
VTNC , Banana de Merda e todos os demais Diretores que envergonham-me na condição de torcedor do Flamengo ! ! ! ! !
Bem que escrevi, aqui mesmo, não faz muito tempo.
Provocam com esses memes irritantes, sem imaginação alguma, ou sejam incentivam a violência.
Não há desculpa para um Presidente tão INCOMPETENTE !
Em um ano de tristíssima lembrança para nosso time querido, que só ganhou o medíocre Carioqueta, vem o FDP provocar que TIME GRANDE NÃO CAI.
TIme GRANDE, de verdade, seu careca imbecil, GANHA TìTULOS, sobretudo os mais importantes.
Provocou com um só objetivo, tentar fazer que os torcedores esqueçam a incompetência de sua Administração.
O nosso Márcio Braga tem toda razão.
Ao Bandeira/Banana só resta um caminho.
AFASTAR-SE, ainda este ano, ontem, se possível fosse, do nosso Flamengo.
Só assim poderíamos pensar em retomar a nossa trilha de vitórias.
QUEREMOS VITÓRIAS e ABOMINAMOS AS PROVOCAÇÕES IDIOTAS ! ! ! ! !
Emputecidas SRN
FLAMENGO SEMPRE
CONCORDO COM O MORAES… TOTALMENTE…
Edvan-Alagoinhas-Ba..
PS – Completamente…
A famosa semana do Boxing Day permitiu-me assistir vários jogos da Premier League, todos, SEM EXCEÇÃO, de ÓTIMA categoria.
Futebol diferenciado, tátias modernas, uma infinidade de craques e pequenos craques em ação, um verdadeiro festival, nas exibições de quatro dos grandes da Velha Albion (uma homenagem ao EPA), a saber o City, o Tottenham, o Liverpool e o Arsenal, que foram os grandes times cujos jogos presenciei.
Para tristeza minha, não consegui ler praticamente uma linha na nossa imprensa escrita ou ouvir algum comentário sério na falada.
Ah !, mas houve uma notícia bomba, a animar a todos, inclusive a quase 50 mil paspalhos que foram ao MaracANÃO –
^O IMPERADOR VOLTOU !^
Vamos bem, minha gente ! A Copa do Mundo é nossa, no caso a do ano que vem.
Isto, sim, é SAUDOSISMO inútil.
Refletir a respeito de fatos vividos no passado, faz parte do tradicional ^recordar é viver^.
Procurar trazer o passado para o presente, se tal fosse possível, é puro desejo de viver lá, no passado, que não volta mais !
Vamos olhar pra frente, vamos vibrar com as novidades.
Deixemos as recordações, por melhores que tenham sido, no seu devido lugar.
Por isso mesmo, desejemos, uns aos outros, um Feliz Ano NOVO, que, de velho, basta eu.
Festivas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Dia 28 de dezembro de 2017
Primeiro Aniversário da LARA, filha do nosso amigo Legolas, o Elfo invencível.
Só estou entrando para registrar a Efeméride (EPA !) e cantar, intimamente, o Parabéns para Você !
Festivas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Muito obrigado, meu amigo, pela lembrança. Só uma corretiva: o aniversário da pequena Lara, que completa 1 aninho, é hoje, dia 30 de dezembro. Mas a lembrança e os parabéns, felicitações são totalmente válidos. Agradecemos!
Um abraço.
SRN
aonde estava Guerrero sabotador na final da Copa do Brasil ? rindo da cara dos otarios depois de ter forçado cartão , aonde estava o lixo chorinthiano sabotador nas finais da sul americana ? rindo da cara dos otarios da torcida
O maior exemplo É LIXO CHORINTHIANO 50 MILHOES RINDO DA CARA DOS OTÁRIOS DA TORCIDA JUNTO COM RODRIGO CAETANO PERDEDOR DETUDO 2015,2016 E 2017 …
DOIS EXEMPLOS DE INCOMPETENCIA GUERRERO CHORINTHIANO E RODRIGO CAETANO
CADE O MURICY LIXO ? cADE O SHEIK LIXO 20 MILHOES PERDEDOR DE TUDO ?
mas o problema é o Diego classificação para Libertadores todo ano , 3 finais vencendo 1 , artilheiro do time no Brasileirao 2017 e recorde de pontos da historia do clube em 2016 … vendam e fiquem com lixo chorinthiano ! E contratem mais lixo zagueiro e vendam da base, ah os otarios , iludidos , superficiais e sensacionalistas …Republica Banana !