Quem já teve o privilégio de pisar o chão da antiga Fazenda Bangu, fundada em 1673 por Manuel de Barcelos Domingues, um dos primeiros povoadores do Rio de Janeiro, sabe que fora uma opressora semelhança climática, o aprazível arrabalde na Zona Oeste carioca não é nenhuma Las Vegas. Mas o sábio costume adotado pelos visitantes da maior cidade do estado de Nevada de não explanar na volta pra casa o que rolou por lá, pode e deve ser seguido pelos torcedores rubro-negros após a festiva partida contra o Nova Iguaçu do sábado. What happens in Vegas stays in Vegas e o que acontece em Bangu em Bangu deve permanecer. De lá devemos trazer apenas a imagem pungente dos heroicos mulambos que se aglomeraram no crematório de Moça Bonita em pleno sábado de praia só pra dar moral ao Mais Querido. Que torcida espetacular tem o Flamengo.
Mas com todo respeito aos profissionais do Nova, para o Flamengo o jogo não passou de um treino mais puxado disputado sob um calor do capeta. Os 4 gols foram maneiros, mas dizem pouco sobre o real estágio de desenvolvimento do time. E nós já somos grandinhos pra não ficar viajando em delírios de triunfo no âmbito regional, vamos manter os pés no chão e um mínimo de coerência porque o bagulho é sério. Encaremos os fatos, enquanto só enfrentarmos as carne-assada do carioqueta vai ser difícil saber o quanto estamos preparados para a disputa do Mundial Interclubes em dezembro. Reforcemos pois a dosagem do Vinho Antiempolgatório Silveira de Araújo.
O Flamengo tem cumprido com seu dever, ganhando suas peladas com estonteante superioridade e com Zé Ricardo bicho solto, testando várias formas diferentes de jogar. Com os desfalques de Diego, Rômulo, Conca, Berrío, Vizeu e Rondinei, o Mengão fez o que pode para subjugar a Laranja Mecânica da Baixada. Até Cirino entrou. O time correu bem, mostrou entrosamento e até alguma classe nos pés de Mancuello, que estava doido pra se amostrar pro Márcio Araújo e acabou metendo golaço. Márcio Araújo foi outro que aproveitou a oportunidade, jogou bola e tentou até umas gracinhas. Mais uma vez faltou sangue no olho ao jovem Adryan, que ainda não convenceu. E chega de falar em jogador, no cômputo geral todos jogaram bem, apesar de Gabriel ter sido eleito o melhor em campo. Eleição é complicado, como disse o Pelé, o brasileiro ainda não está preparado para votar.
Beleza, mas sabemos que jogar bem e até mesmo jogar melhor que os adversários é muito pouco pra ganhar o Carioca. Ô campeonatinho sem vergonha! No despovoado jogo do Foguinho, no anecúmeno municipal do Engenho de Dentro, a cleptocracia esteve em alta. O gol ilícito que salvou a pele dos lamentáveis alvinegros foi marcado após o término do jogo, depois de um cruzamento maroto em que a bola saiu tanto pela linha de fundo que quase foi feito por trás das placas de publicidade.
Toda essa violência contra o belo esporte rolou a centímetros do olhar atento e perscrutador do juiz auxiliar, aquele cara que fica em pé ali do lado do gol gastando nosso oxigênio e emitindo dióxido de carbono na atmosfera durante 90 minutos só pra ver se bola saiu pela linha de fundo. Um escândalo que apenas confirma a tese de que todos os jogos do Campeonato Carioca (menos os nossos) deveriam ser disputados em Bangu. Não no Moça Bonita, estádio histórico, mas nas áreas reservadas ao banho de sol em Bangu I, II, III e IV.
Mas o carioqueta é isso, meus amigos. Uma zona, uma ação entre amigos, um esqueminha safado pra botar um dindim no caixa da FERJ, a única que ganha alguma coisa com essa competição anacrônica e aparentemente imoralizavel. O Flamengo devia parar imediatamente de jogar esse campeonato inidôneo. Não porque fatalmente seremos roubados e podemos perder um título na mão grande, como já aconteceu inúmeras vezes. Mas porque o Flamengo jogando confere legitimidade a essa palhaçada rural. Ainda por cima tem o seguinte: se o Flamengo sai essa porra acaba na mesma hora. Nós vimos agora mesmo o desespero de geral quando o Flamengo fez cu doce pra assinar com a Globo. Vagabundo queria se matar.
Claro que não podemos ser hipócritas, é óbvio que num campeonato essencialmente mafioso o Flamengo às vezes, contra a sua vontade e para grande contrariedade dos capos da quadrilha, acaba sendo beneficiado pelo clima de imoralidade e desapego às regras e vencendo uma partida ou outra a qual não fez jus à vitória. Mas pensa bem, teve alguma graça ganhar o Carioca 2014 com gol roubado? Tenho que confessar que teve graça, sim. Foi maravilhoso ganhar da vasca daquele jeito e espero repetir a experiência ainda nessa encarnação. É mais ou menos assim que os 18 botafoguenses devem estar se sentindo hoje.
Mas nós, fechados com o certo, bem vestidos e defensores da ordem constitucional, na hora em que vemos tal esbulho acontecer, sem que sejamos nós os beneficiados, naturalmente nos indignamos. E não é uma indignação esportiva, clubística, é uma indignação cívica, apartidária, de quem não pode mais tolerar tanta corrupção, tanto desprezo pelas regras, tamanho aviltamento moral. O certo seria irmos todos pras ruas, organizar panelaços, tirar os dirigentes safados e temerários e colocar outros em seu lugar. Mas tava aqui olhando as estatísticas e é melhor deixar quieto. Povo indignado na rua é muito bom pra tirar os caras do poder, mas é péssimo em substituições. Fica, Rubinho!
Mengão Sempre
Brilhante comentário Arthur !
Mas vamos deixar Bangu pra lá. Afinal o que acontece em Bangu, fica em Bangu. E a 34 que o diga…….
Sobre o nosso Flamengo, vem cumprindo suas obrigações com shows e riqueza de gols…….mérito de todos !……..Ao manter a base e o técnico do do ano passado, e evolução fica muito mais facilitada…….porém não podemos nos deixar empolgar pelos resultados do Carioca. Mas está cada vez mais na cara, que esse ano tem tudo para ser melhor ainda que o bom desfecho do ano passado…….
Finalmente o Mancuello se reencontrou nesse carioca, sinal de que finalmente ele começa a se adaptar a função que o Zé quer vê-lo exercendo…….Se ano passado ele entrava bem quando vinha do banco, infelizmente ele fracassou todas as vezes que saiu jogando desde o início da partida……..as partidas contra Corinthians e Botafogo no Maracanã que o digam, quem tem boa memória vai se lembrar…….
Contudo, sempre acreditei no seu potencial……ele precisava de tempo e uma pré-temporada para assimilar exatamente essa mesma função que ele sucumbiu ano passado, mas que está provando nesse carioqueta que ele é capaz de jogar muito bem naquela mesma função…….mas claro, precisava de tempo para assimilar……
O Zé das Couves ainda tem mais tempo precioso para treinar até a competição que nos interessa, e as escalações de Adrian e Mancuello provam que ele não é teimoso e nem paneleiro. O MA ocupando o banco de reservas também provam isso, embora tenha sido titular no último jogo porque o Rômulo estava cansado…….É mais uma vez o nosso incansável volante, MA, estava lá para dar conta do recado e fazer mais uma de suas inúmeras exceções que vem ocorrendo desde o ano passado, que foi jogar bem…….e vamos precisar dele esse ano assim, praticando suas várias partidas de exceções cada vez mais…….
Quanto ao Adryan, mostrou um passe genial…….mas ele precisa fazer mais vezes isso…..aquele “passe genial”, deixou um gostinho de “quero mais”, mas ficou por ali mesmo……..seria muito bom que ele enfim, desencantasse de uma vez por todas, mostrando para nós o jogador que nós queremos que ele seja…….um jogador com talento, raçudo, vibrante e constante, para que possa vir a ser um dos nossos 22 titulares nesta temporada…….vamos continuar a torcer por ele……..
Não vou nem falar do Trauco……nem precisa……o cara joga muito…….
O ano inicia promissor !!! MAS EU JÁ SABIA DISSO !!!……..mas sem euforia…….Carioqueta não nos confere o selo de qualidade que precisamos !
SRN
Cadê o departamento de psicologia do Flamengo que não dá um jeito na preguiça, nas tetas e nas coxas do Adryan?
É outro que, se bem trabalhado nas suas carências (não me refiro às afetivas, essas ficam por conta do Carlos, o Moraes), pode ficar, pelo menos, de 1º reserva, porque bola ele tem. O passe pro Trauco foi de cinema. Esse é o futebol que eu gosto.
srnp&a
PS-Será que o Adryan é gay?
Até onde sei, o Adryan é casado – e tem uma filha – com uma ex-musa do Flamengo (não me lembro o nome).
ATENÇÃO – não é a nossa Nivinha, mas também é bem bonita !
PS – que leva um certo jeito … (mas não é)
só para provocar….
o ex-marido da claúdia raia tbm era casado e dizem as más línguas gostava mesmo era de morder a fronha.
SRN !!!
Arthur, eu preciso fazer esse reconhecimento público a você.
Não há um só texto seu que eu não dê um monte de gargalhada daquelas tipo arregaçada de dobrar a barriga e tirar os óculos pra enxugar as lágrimas e as remelas enquanto soluço.
Essa técnica já curou até câncer.
Arthur, você é um bem-feitor da humanidade, meu amigo!
🙂 🙂 🙂
srnp&a
Arthur,
vamos enfrentar os reservas do Grêmio e depois os reservas do Botafogo. Teste de verdade só em 08 de março. kkkkkkk.
Vamos pegar o Botinha com o time titutal deles. Eles não passam pelo Colo Colo na quarta
Não sabia – nem acreditaria – no tocante aos reservas do Grêmio, e, quanto aos do Botafogo, vai depender do resultado do jogo lá no Chile (dificílimo, a meu ver).
kkkkk Tem maluco que não dá o braço a torcer nem se estiver com bosta acima da linha do nariz.
Qualquer imbecil percebe que o substituto usurpador, com a ajuda de seus asseclas, está arrasando com o país.
´Credito tal comportamento à vergonha que devem estar sentindo…kkkkk
Deu ruim….
^Qualquer imbecil percebe que o substituto usurpador, com a ajuda de seus asseclas, está arrasando com o país.^
PALMAS DE PÉ, GRITANDO BRAVOS E PEDINDO BIS, COMO NOS VELHOS TEMPOS DO THEATRO MUNICIPAL.
A de hoje, foi de chorar por sete dias e sete noites …
Qualquer imbecil sabe que o país vem sendo arrasado HÁ ANOS e o tal usurpador foi eleito pelo mesmo povo que elegeu nossos últimos governantes.
Então imagina o qto de imbecilidade vc possui nesta sua cabeça que não percebeu que fomos durante 13 anos vítima da maior quadrilha que já ousou agir no Brasil, roubo de 150 milhões ao banco central foi fichinha, acredito até que isso que vc possui seja demência e não burrice.
Analisando os resultados…
Até pouquíssimo tempo atrás, tivemos rompantes de torcedores reclamando de um amistoso de pré-temporada e um jogo-treino com meio time de juniores em campo. E falando com tons definitivos do time, ou melhor, do trabalho da Comissão Técnica.
O interessante é que muitos desses analistas simplesmente desaparecem quando as coisas funcionam do jeito que devem funcionar. E o time joga com seriedade quando precisa jogar com seriedade.
Ainda assim, jogar com seriedade não garante resultados positivos. Mas, dão os verdadeiros indícios de como a equipe pretende se comportar ao longo do ano. Indícios, não certezas, pois o que se treina e o que se põe em campo são coisas distintas até que a “sintonia fina” do trabalho seja ajustada (Rogério Ceni que o diga).
Mas, como o time já vem bem ajustado desde o ano passado, era questão apenas de preparo físico para podermos ver o que o time indicaria para este ano. E, por ora, são 3 jogos oficiais e 3 goleadas (ou quase isso). Além de várias chances desperdiçadas que poderiam elevar esses números.
Tá tudo ótimo? Claro que não, mas ao percebermos os desempenhos e resultados de todos os futuros adversários do Flamengo (não só no Rio), vemos que o nosso início está sendo bem mais consistente. E não só em termos de resultados, mas, principalmente, em termos de desempenho. Vemos um time com variações táticas sem mudanças de jogadores e vemos jogadores muito mais conscientes de suas funções que no último ano. Em especial o Mancuello, que entendeu o funcionamento da posição de armação pela lado direito e quais as variações que ele deveria fazer durante os jogos.
E, também por causa disso, vem sendo o grande destaque do time até aqui. E por que TAMBÉM por causa disso?? Porque, além do entendimento da função, Mancuello está visivelmente mais forte fisicamente. Consegue recompor com mais velocidade e está com o mais “fôlego” que no ano passado. Assim, ao se igualar na parte tática e física com Gabriel, Cirino e demais jogadores que fazem aquela função, ele ganha a posição tranquilamente em função da parte técnica. E dá mais para o time, pois pode fazer (e faz) trocas de posição com Diego e Arão, ora funcionando como meia pelo centro do campo, ora recuando para a posição de volante e armando o time de trás.
Esses são alguns dos bons indícios do trabalho executado até aqui. Tão bons indícios que alguns contumazes críticos do trabalho do Zé Ricardo estão começando a olhar com “outros olhos” o que estão vendo em campo. E não é questão de mudança no trabalho do treinador e da Comissão Técnica (esse não mudou quase nada), é questão de não fazer análises em função da antipatia pessoal com o treinador. E analisar apenas o que está vendo em campo e o que o time está projetando para o futuro próximo. Nada mais do que isso.
SRN a todos!
Como mais uma vez vc não citou os nomes daqueles aos quais está se dirigindo, e eu fui um dos que ficaram putos com as derrotas do Flamengo, porque sempre fico, então acho que tá falando comigo.
Mas, se tá querendo mandar indireta pra mim, vai ter que pelo menos que ser coerente, se não vai ficar difícil pra vc.
“O interessante é que muitos desses analistas simplesmente desaparecem quando as coisas funcionam do jeito que devem funcionar. E o time joga com seriedade quando precisa jogar com seriedade.”
Quer dizer que além de se achar professor de flamenguismo, tu ainda é mentiroso?
Eu tô aqui, Edvan, Rasiko, Legolas, Moraes, e todos os outros a quem vc chamou de botafoguenses porque pediam Mancuello no time. É só rolar a barra de comentários. Pra que mentir?
Mancuello tá jogando pra CARALEO e é um dos principais responsáveis pelo time estar ganhando os jogos facilmente? É isso?
Então vc devia assumir que estava ERRADO durante todo o Brasileirão de 2016, quando, junto com outros “verdadeiros flamenguistas”, repetia que o Zé estava certíssimo ao deixá-lo no banco para Gabrieis, Cirinos e Fernandinhos.
O bom desempenho do Mancuello e a nítida melhora do time com ele – que, ao contrário dos eméritos pernas-de-pau supracitados, faz muito mais do que correr atrás de lateral – já era uma realidade em 2016. Foram vários, VÁRIOS, os jogos em que ele entrou e mudou completamente a cara do time, quando não fazia, ele mesmo, baitas golaços e assistências que resolviam os jogos.
Como prêmio, passava as rodadas seguintes esquecido no banco de reservas, enquanto Gabriel com seus passes pra trás e sua “ajuda pra marcar lateral” nos fazia o Hepta escorrer pelos dedos.
Vagner (tu não cita meu nome, mas eu cito o teu), se tu quer tomar essas vitórias absolutamente obrigatórias sobre esses catadões semi-amadores que são os pequenos que disputam o carioqueta como a prova definitiva de que o Zé é melhor que o Guardiola, e que vc, como rubro-negro superior aos outros, sempre esteve certo, aviso logo que eu ESTOU TE VENDO.
Se o Mancuello tá arrebentando, então vc sempre esteve ERRADO. Junto com alguns outros que, inclusive, diziam que o argentino não jogava nada pra justificar a falta de coragem do Zé em escalar o argentino e privilegiar o jogo ofensivo em vez da “ajuda pra marcar lateral”.
Seja coerente. Tem gente que lê suas aulas professorais de 35 laudas, e percebe que vc – que não consegue emitir sua opinião sem desvalorizar as dos outros – está sendo falacioso.
Eu tenho CERTEZA que se o Mancuello tivesse tido em 2016 a sequência de jogos que está tendo agora, e se Márcio Araújo não fosse titular, a sétima taça de Brasileirão estaria na nossa sala de troféus hoje. Eu sempre disse isso e continuarei dizendo.
Não vou ser cara de pau e moldar meu discurso de acordo com a realidade para parecer fodão e superior aos outros. Se um dia Mancuello não estiver jogando nada e o Márcio Araújo virar o Pirlo, eu assumirei que estava errado. Faça o mesmo. É bom.
E quando quiser se referir a mim, meu nome é ROMANO. Fique à vontade para escrevê-lo, não precisa mandar indiretas.
Brilhante, meu professor! Mais uma. Desta vez não foi na mosca, mas no cu dela.
O problema do Vagner – ou com ele – é exatamente o que vc citou: ele não consegue dar uma opinião sem tentar desvalorizar a do outro. Como se ele tivesse alguma coisa a ver com isso. É muito infantil. Não perco mais meu tempo. Indiferença é a mais contundente e também a mais cruel das respostas. É a que a burrice merece.
srnp&a
Carlos SP e Bill Duba, que vc também tratou como botafoguenses, por não terem a mesma opinião que vc – o flamenguista de verdade – estão aí comentando também.
Quem são afinal “os analistas que desaparecem quando o time ganha”?
Vc poderia citar nomes uma vez na vida pra gente saber de quem vc tá falando, já que vc sempre tem que começar teus comentários tentando diminuir os outros.
Inegável que o Zé Ricardo tenha dado um padrão ao time desde o ano passado. E, esse ano, me parece bem melhor sem o Jayme como seu auxiliar. E espero que melhore mais ainda.
Mas, sem exageros. O Zé, deu um padrão ao time. Isso mesmo. UM, 1, HUM, UNITÁRIO, UNIFORME, UMA FORMA.
Não há variação tática alguma. Há substituições de jogadores para fazerem a mesmíssima função, ainda que não tenha as características para tal.
O esquema é o 4-2-3-1 e nunca saiu disso, nunca mudou. Ou, 6-2-1-1, como diz o Romano. E é por aí mesmo, já que nosso técnico tem um medo terrível de laterais e escala nossos pontas para marcar os do adversário por toda a extensão do campo. Dizer que o Mancuello melhorou porque se igualou fisicamente a Gabriel e Cirino… ou seja, ele é bem melhor jogador que os dois, mas não vai deve ser titular se não conseguir correr atrás do lateral adversário, é isso mesmo? Hahahahahahaha. Esse é o futebol moderno do nosso estudioso técnico?
Nosso time está começando muito bem, basta comparar com os resultados fraquíssimos de nossos adversários, com isso concordo. E isso se deve as melhores escolhas que o Zé tem feito ao distribuir os coletes.
Espero que continue assim.
SRN
…mas não deve ser titular…
Vagner, eu não tenho antipatia pelo Zé Ruela, acho que ele como treinador é bom, treinador de treinos. Mas até agora ele tava insistindo com Arcanjo, Márcio Araújo, Fernandinho e outras mazelas e deixando sem chance de jogo bons jogadores (nada de craque de bola, bons jogadores). A evolução do time é nítida porque tem um monte de gente que nem cogitado era pra entrar que está entrando e dando conta do recado, isto é, jogando bola.
Já notaram que o Guerrero some do jogo quando tem Everton e Arcanjo pelos lados? E que vem subindo de produção quando tem Mancuello e Adryan?
Sabe qual o nome que eu dou pra isso? Bola!
Tem nego que sabe, tem nego que não sabe!
Saudações Rubro Nigérrimas
PS: deixo bem claro que acho o Ze até simpático, especialmente quando ele se encanta e entusiasma com a motivação do Arcanjo!!
Bill Duda, quando você escreve “não tenho antipatia pelo Zé Ruela”, a frase em si é um oximoro. E você sabe disso.
Eu fico triste com as construções parciais. E as conclusões que as pessoas tiram a partir daí. Como assim?
O analista deveria analisar TODOS os pontos importantes para, só depois, poder fazer qualquer conclusão válida do que analisou. Certo?
Então, quando eu vejo alguém falando que faltou variação tática para o Flamengo na parte final do campeonato em 2016, e a pessoa conclui que é limitação do treinador ou da Comissão Técnica, eu só posso ficar irritado. E por quê? Porque a pessoa “esquece” várias coisas importantíssimas que aconteceram durante o ano e tira uma conclusão totalmente desconectada da realidade.
Ou faz isso para desmerecer o trabalho ou faz isso para desestabilizar o trabalho (coisa de oposicionista). E que coisas importantíssimas são essas? Esquecem que o time viajou o ano inteiro sem ter casa pra jogar. E que perdeu dezenas de dias de trabalho e de descanso no processo. Esquecem que o time, ainda assim, conseguiu fazer mais pontos no returno que no turno. E colocam esses méritos exclusivamente na conta de alguns jogadores. Outra vez, desmerecendo o trabalho da Comissão Técnica.
Portanto, se não teve tempo pra treinar, e mudanças táticas demandam TEMPO PRA TREINAR, logo não há como ter mudanças táticas consistentes sem bastante treinamento. E dei o exemplo do Paulinho na seleção do Tite para ilustrar essa situação. Se não tem tempo pra treinar (ou mudar) o esquema tático, os jogadores farão aquilo que estão acostumados a fazer.
Mancuello era um dos poucos jogadores capazes de executar as funções que ele está executando este ano. Mas, no ano passado, ele não conseguiu cumpri-las. Por isso que o Zé optou por Cirino, Gabriel e Sheik. Esses cumpriam melhor a função de lado de campo do esquema principal. No atual esquema, com variações de posicionamento, o Mancuello se dá muito melhor por causa da qualidade técnica e do melhor condicionamento físico dele.
Basta ver como ele se comportou no jogo contra o Corinthians no ano passado e como se comporta agora. A função tática está muito mais clara para ele e para os companheiros. Por isso vemos um funcionamento tático muito melhor.
Mas, isso só é possível AGORA porque há tempo pra treinar e porque os jogadores estão mais aptos fisicamente.
Viu, Bill Duba?
Quem pensa diferente do professor Vagner – o doutor em flamenguismo de verdade – e acha que as nossas eliminações precoces em todas as competições que disputamos em 2016 deram ao time muito mais tempo para treinar do que tiveram grande parte dos nossos concorrentes, que disputaram até o fim Libertadores e Copa do Brasil e tiveram que fazer viagens muito mais longas do que pra Volta Redonda, Cariacica e SP disputando fases decisivas dessas competições durante a reta final do Brasileirão, enquanto o Flamengo tinha seguidas semanas livres para treinamento, “ou faz isso para desmerecer o trabalho ou faz isso para desestabilizar o trabalho (coisa de oposicionista).”
Aprendeu?
Anota aí no teu caderno mais uma liçãozinha de rubro-negrismo de verdade do professor Vagner.
Uma lição de fazer inveja.
Parabéns Vagner ! Seu comentário é de causar inveja !
SRN
Roberto, veja como o povo se incomoda e veste a carapuça.
Eu disse, e repito, que quem faz análises parciais sempre fica com problemas para se manter coerente.
Falei que o Mancuello é melhor tecnicamente que Cirino, Gabriel, Fernandinho, Sheik, etc. E isso não é novidade pra ninguém.
E falei que ele melhorou consideravelmente a forma física este ano. E isso também não é novidade pra ninguém.
Está jogando muito bem porque está jogando como meia de armação; não como “ponta direita” ou qualquer coisa parecida que as pessoas querem rotular.
Aí já é antipatia pessoal com o Zé Ricardo. Para “justificar” o tal MONOESQUEMA de jogo. E não conseguem perceber que a coisa é muito diferente do que tentam falar.
Fiz uma postagem no facebook mostrando o “mapa de calor” do Mancuello nos 3 jogos até aqui do Carioca. E esses mapas indicam que a função dele é a de armação, com trocas de posicionamento e chegadas de todos os lados para concluir e/ou armar as jogadas (estão lá no footstats para quem quiser ver, basta procurar). Pena que não podemos colocar figuras aqui nos comentários, a ilustração “falaria” por si só.
Bom, como eu digo sempre, rotular um time, um atleta ou um treinador e não perceber as mudanças que estão acontecendo embaixo do próprio nariz não é algo legal. Distorce a análise e cria barreiras para ver com correção aquilo que acontece. Mancuello foi sacado do time ano passado justamente por não conseguir cumprir as determinações que o Zé passava.
Neste ano, a coisa mudou. E por que mudou? Vou repetir: porque há mais tempo pra treinar; os atletas não estão exauridos como no final do ano passado; a base foi mantida e os jogadores estão entrando em “sintonia fina” com as variações de jogo e, finalmente, temos alguns bons novos jogadores que melhoraram a engrenagem rubro-negra.
No caso do Mancuello, percebe-se nitidamente que ele está mais bem condicionado fisicamente. E que isso facilita, e muito, que ele possa “flutuar” por vários setores do campo e não sofra tanto na recomposição defensiva.
Só tem uma coisa que eu não entendo direito: POR QUE O POVO RECLAMA TANTO DA PARTE DEFENSIVA QUE OS JOGADORES PRECISAM CUMPRIR?? É algum demérito? Rebaixamento do atleta? Ou coisa assim?
TODOS os jogadores têm funções defensivas. Guerrero marca a saída de bola; Diego acompanha ou preenche o setor onde os volantes adversários atuam; Éverton fecha o setor esquerdo e forma a 2ª linha de marcação do meio-campo (já que o time ora se defende no 4-1-4-1, ora se defende no 4-4-2, com Guerrero e Diego mais à frente). Então, qual o demérito de o jogador fazer a recomposição defensiva? Essa não é a única função dele, mas é bastante importante pro time.
Enfim, tudo isso está mais do que claro pra mim. O entrosamento do time é cada vez melhor, e a tendência é que melhore a cada semana até que os jogadores atinjam o auge físico e de entrosamento na temporada. Não tem muito mistério.
Se não tivéssemos uma Comissão Técnica capacitada, o local para treinamentos fosse inadequado ou fôssemos passar o ano todo em viagem, a coisa poderia degringolar. Mas, felizmente, nada mais disso é realidade no atual Flamengo.
Então, podemos ter muito boas perspectivas para o ano.
Muito lúcida sua análise, perfeita. E ainda me lembro que o Mancuello chegou ao Flamengo se recuperando de lesão, e depois de recuperado jogou alguns jogos e voltou a se lesionar de novo, perdendo precioso tempo de treinos na pré-temporada do ano passado. Claro que esse ano com mais treino, ele tem tudo para se encaixar no esquema traçado pelo treinador.
SRN
Grande Vagner
Concordo com quase tudo que vc tá falando, no que diz respeito à hoje, início de 2017. Só que eu continuo desconcordante com relação às escolhas do Zé, em especial no ano passado. Não existe Deus, João Saldanha do futebol que me explique a insistência em Márcio Araújo e Arcanjo, não tem mapa de calor que vai explicar a escalação desses caras, e a renovação dos ditos cujos, porque eu não quero competir com o Macaense ou o Madureira, eu quero ganhar e bem do Liverpool e do Barcelona.
E você tem razão, eu não simpatizo com o Zé, só que eu acho que no deserto idiota de treneros que a gente tem aí, ele é a menos pior opção, mas quem escala ano após ano o Arcanjo, pra mim só tem uma explicação: tem cú no meio!
Saudações Rubro Nigérrimas
PS: eu gosto muito de ler teus posts, nada pessoal a gente disconcordar!!
SP2: Tite el Carajo
Murtinho uma vez disse que o Vagner era o melhor analista do Blog. E ele estava certo.
Parabéns por nos brindar com suas perfeitas análises.
Também não entendo as reclamações quanto ao cumprimento da parte defensiva dos jogadores. No futebol moderno todos jogadores devem ser solidários. Quem não quer cumprir com a sua parte na marcação, para mim não passa de um CHUPA-SANGUE…..
Aliás, tem sido graças a está filosofia de solidariedade, que o Flamengo no ano passado teve a sua melhor defesa na história do campeonato brasileiro.
Mas tem gente que reclama de tudo mesmo, até que o saco atrapalha na hora da foda.
SRN
Não é bem por aí, Antonio Carlos. Que todos devem marcar no futebol moderno, isso é óbvio. Mesmo o centroavante. Mas você acha que o ponta tem que dar combate ao lateral adversário, perseguindo ele até seu próprio campo de defesa? O ponta deve dar o primeiro combate, sim, fazendo a primeira linha de marcação que começa no ataque, mas sair correndo pelo corredor fazendo a função de segundo lateral, é isso que você acha que é normal?
Assiste um pouquinho mais de futebol de verdade (o que já não ocorre no Brasil faz um tempo) e depois me fala em qual grande equipe você vê isso acontecer. O sistema 4-3-3 é ótimo, mas até o momento não temos jogadores para executá-lo com qualidade. Ou você acha que Everton, Cirino, Fernandinho e Gabriel são bons jogadores? Desses, talvez o Everton ainda tenha alguma utilidade. E, temos mais uma esperança, com Berrío.
Mas em um time que tem Diego, Mancuello e agora o Conca, por que não utilizar dois meias? Por que insistir em colocar um talentoso meio para correr atrás de lateral adversário como se essa fosse a PRINCIPAL função dele? Não confunda as coisas. Todos tem que marcar. Mas avaliar se um atacante foi bem na partida por ele ter marcado lateral adversário (como o Mancu ser banco para o Gabriel por que ele fazia/faz isso melhor) é brincadeira de muito mal gosto.
Mas tem gente que não sabe argumentar e tudo que sabe fazer para parecer superior e/ou demonstrar que seu pensamento é o único e verdadeiro, é tentar desmerecer o comentário ou opinião dos outros, sem apresentar nenhum outro argumento melhor. Apenas coisas como “botafoguense”, “deu mole teu cu”, “saco na hora da foda” e por aí vai.
SRN
Antônio Carlos,
Bem-vindo.
Novato que já chega mostrando como é burro poupa nosso tempo.
Menos um pra gente perder tempo tentando debater.
Só acho que tu tá muito preocupado com o saco e o desempenho sexual dos caras daqui.
Dou todo o apoio, só não faço jogo beleza?
De acordo com o senso comum que ultimamente aflorou por aqui , é melhor tu tentar alguma coisa com o Adryan.
HAHAHAHAHAHAHAHA
Acho que, melhor que as palavras e os gráficos, são as imagens em movimento.
A ESPN fez o favor de editar as imagens da movimentação do Mancuello para mostrar E-X-A-T-A-M-E-N-T-E o que eu escrevi. Mostrando como é feita a troca de posições com Diego, Arão e abertura do corredor para o Pará.
Vejam e analisem por si mesmos. Não aceitem simplesmente o que os comentaristas falam.
http://espn.uol.com.br/video/669282_aberto-pela-direita-indo-da-ponta-para-o-meio-dataespn-analisa-funcao-de-mancuello
Peço desculpas se fui grosseiro, não foi minha intenção ofender, mas devo ter sido infeliz ao citar uma analogia com pessoas que reclamam de tudo, foi apenas um exemplo. Mas eu não sou obrigado a concordar com a opinião de vocês. Muito menos ser taxado de burro por isso. Muito menos sou novato aqui, tenho comentários aqui de mais de um ano atrás.
A observação que eu faço, é que na pressa, só tinha lido os comentários do Vagner, não tinha percebido que estava havendo uma rixa entre vocês com ele, motivo pelo qual a analogia não foi dirigida a vocês.
Releiam meu comentário e verão que eu só falo coisas em cima do comentário que o Vagner fez.
Cordiais srn
Show de bola, Antonio. Louvável que sua intenção não tenha sido essa, apesar de ter parecido. E, não, não estou sendo irônico. Acho mesmo muito maneiro quando as opiniões diversificadas são colocadas para debate SEM QUE HAJA OFENSAS, claro. Logo, é óbvio que concordo que você não é obrigado a concordar nem discordar de quem quer que seja. Isso serve para todos nós, acredito eu.
Sendo assim, retribuo.
Cordiais SRN
Estou empolgadíssimo com o FLAMENGO, sabe que é forte e esmaga os pequenos com imensa supremacia. E quanto ao Zé, surpreendeu-me, estou embevecido…, parece-me em estado de evolução e, vejo-o melhor entregando as camisas para aqueles que vão iniciar as partidas… Ainda bem. Estive ligado e observando que, os nosso jogadores, sequer, olham para o banco de reservas em busca de instruções, muito entrosados da própria convivência, se resolvem em campo e Jogam num plano automático que dá gosto!.
Que bom que o Zé à beira do campo não dá mais palpites, aliás, não tenho visto. Parabéns, Zé!
Olha, sei não, do jeito que está…tendo um desarranjo intestinal, minutos antes do jogo, digamos; tenha comido um “sarapaté dormido” e não deu pra subir pro gramado, sem problemas de solução de continuidade , estará tudo sobre controle e que cague em paz durante os 90 minutos bem ‘trankilo’,’ o jogo é nosso…!
COMO É BOM VER O MENGÃO, GANHAR, MASSACRAR…ISSO NÃO TEM PREÇO…!
Edvan-Alagoin has-Ba.
PS O que me revolta que é que tem gente que acha que sou contra o Zé… Nunca! Jamais!
Só não gosto das suas burradas…e que por favor não emita opiniões…Sinceramente, pra meu gosto, já tá bom demais…!
O Zé é foda, véi…!
FUI…!
.
discordo tão somente do último trecho. Em termos de substituição até o capeta estaria melhor que o grupo anterior.
SRN
Taí, gostei muito do texto do Arthur, mas estou de acordo com o Fred. Também não concordo com o ultimo trecho.
Até porque, quem substitui não é o povo. Já tem um.vagabundo na fila esperando a vez. E, dessa vez, o vagabundo do escolhido junto com o grupo anterior (que realmente era uma merda), os quais agora reclamam.
Vai entender.
No mais, ótimo post.
SRN
…o vagabundo FOI escolhido…
Em tempo: O vagabundo que assumiu foi votado pelos mesmos votos que elegeram a titular, ou não foi assim. De qualquer forma, o Brasil precisa renovar a mentalidade em relação ao público, não cabe ficar defendendo A ou B, e sim que se puna quem sai da linha. No mais, entendo que no futebol o time tem se mostrado bem, ainda que contra times que não são termômetro, como disse o Arthur muito bem.
O Mancu, que deveria ter sido melhor usado ano passado, como outros que eu defendi vem dando conta do recado e espero que o Zé esteja preparado para ter um time corajoso e com esquemas variados. A minha esperança dele retornou quando ele tirou o The Glasses da função de pitaqueiro mor.
SRNs
Também estou contigo, primeiro mata a mãe e o pai dos ladrões, agora cabe a nós eliminar seus filhos nas urnas em 2018. Ver Cabral, sua esposa dondoca e a metade do PT e esses empresários que achavam que mandavam no Brasil na cadeia e o barbudo com o cú na mão não tem preço.
cara tem dias que vc extrapola….hj foi assim !!!
tem que pegar esse post colocar numa moldura e pendurar na parede.
simplesmente sensacional !!!
o que acontece em bangu fica em bangu…fiquei pensando no coitado do sergio cabral,será que ele tá gostando de dar o ..?
SRN !!!
O artigo em si é melhor deixar pra lá.
Que o Arthur tem centelhas de genialidade, não há a menor dúvida.
Que é um emérito gozador, seguindo a linha, ainda de longe, de um insuperável Stanislaw Ponte Preta, tudo bem.
Mas, no quesito análise futebolística, muitas vezes deixa a desejar, como hoje.
Estava certo o bom austríaco ao prever que haveria dissidências.
Seria impossível não haver.
Afinal de contas, comparar Márcio Araújo – com uma boa atuação ontem, a sua melhor no Flamengo nestes lamentáveis três que se encaminham para quatro anos – com o ^preguiçoso^ Adryan, capaz de enfiar uma bola genial para o Trauco, viabilizando o primeiro gol, é PECADO CAPITAL.
Àgua com o vinho. Diferença de categoria abissal. Ainda prefiro o preguiçoso capacitado ao esforçado limitado e ponto final.
No mais, uma bela atuação, apesar do adversário, autêntico filé mignon, como previra.
Mancuello COMPROVANDO – tantos, aqui mesmo, criticavam-no – que é, ao lado de Diego, um jogador indispensável, mesmo jogando fora de posição.
Mais do que tudo, aparentemente – necessita de confirmação – uma conclusão importante.
A culpa NÃO era do Zé Ricardo, que, em boa hora, pediu um novo auxiliar, jogando fora os óculos que estavam, em verdade, prejudicando a sua visão do bom futebol.
Veio um do Vice e o Jayme foi, ao que parece (e como desejo ardentemente), devidamente expurgado.
Certo estava o Bruxo, que criou o nome Zé Jayme.
O Zé, voltando a ser Zé Ricardo, pode voltar a ser técnico, o que seria muito bom para o Flamengo.
Há que aguardar.
Já na quarta-feira, aqui mesmo em Brasília, teremos o primeiro teste para valer, enfrentando o Grêmio.
Com certeza, o Guerrero – exímio cabeceador – não terá a moleza que teve contra o Boavista, por duas vezes, e ontem. Sozinho-sozinho na área, só esperando os cruzamentos, que foram perfeitos.
Posso queimar a língua, mas, se fizer gol de cabeça, terá que pular mais que os zagueiros adversários, não ficando apenas no bem-bom, sem ninguém por perto.
De qualquer forma, há confiança, há muita esperança.
Vejamos no que vai dar.
Vitoriosas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – do além, pai e filho, Eusébio e Castor, protestaram. Como não existe semelhança entre Bangu e Las Vegas (indagação). Nossos esforços foram em vão, então …
amigo,carlos Moraes.
acho que bangu é a nossa capital do jogo(do bicho) e las vegas a capital do jogo(legalizado)
quanto ao adryan só ficou pulando nas costas de quem fez(gol)alguma coisa de util.
além de tirar a oportunidade de ver o mancuello(jogando muita bola)na sua verdadeira posição.
SRN !!!
Que isso, Chacal.
O passe que ele deu para o Trauco no lance do primeiro gol é coisa que só quem tem talento faz. Infelizmente, Adryan não leva tão a sério sua carreira e desperdiça esse talento que tem.
É igual o Márcio Araújo: não custa reconhecer que também deu um bolão para o Pará no lance do segundo gol.
SRN
legolas,
esse mlk é boiola !!!
olha pra foto do post…que vergonha!!!
agarrando dois machos de uma vez….sai fora !!!
SRN !!!
Hahahahahahaha
Olha, Chachal, quanto a isso não sei. Imaginemos que o Flamengo pudesse contar com o Messi para este ano, sem lesões, sem problema algum, jogando em alto nível. Mas, que dias antes o mesmo declarara que é homossexual (isso não aconteceu – eu acho – como disse, é apenas uma suposição, uma viagem). Pergunto: gostaria de vê-lo jogando no Flamengo, assim mesmo?
Claro que existe uma enorme diferença, mas acredito que poderíamos dar mais valor ao Adryan. Ele sabe jogar bola, só tem que tomar vergonha na cara mesmo.
Abração.
SRN
prefiro o neymar com a bruna marquezine….
SRN !!!
Nobre Arthur, o que influencia uma certa empolgação é o CT, contratações, manutenção dos melhores jogadores e tudo que ainda vai melhorar. O Flamengo ainda pode aumentar em muito suas receitas como irá, se a economia Brasileira ainda melhorar nos ajudará a chegar perto de 1 bilhão em receitas em médio prazo. Com bilheteria, venda de jogadores (vai crescer absurdamente), patrocínios ainda tendem a aumentar em menor proporção que sócio torcedor por exemplo que mantendo todo esse plano de gestão tende a cescer e muito em expansão e receitas. O futuro é irreversível. Embora claro, esses jogos não sirvam de parâmetro, “não é só pelo carioqueta”!
Gostei das projeções otimistas mas bem fundamentadas, Xuambak.
Sinto que o Flamengo como instituição e como time (pra ficar só no futebol), entrou numa espiral ascendente que mal tá começando com promessas e expectativas muito positivas em todos os níveis e departamentos.
Claro que o futebol é o carro-chefe, mas já temos o basquete ganhando todas há anos e sendo o Orgulho da Nação. Os esportes olímpicos sempre bem representados por atletas de ponta, a piscina da Gávea e todas as instalações da sede, como o Museu e outros cantos que não conheço mas vi em vídeo e achei tudo muito bonito, o CT rebentando e prometendo melhorar mais ainda. As contratações pontuais, tudo indica, foram muito bem sucedidas. O modelo de contrato com o Conca foi perfeito, com pagamento de salário de 350 mil só a partir do momento que ele começar a jogar. Ou seja, parece que o departamento de futebol tá aprendendo com os erros do passado e deixando de repetir cagadas.
Um certo céu de brigadeiro paira sobre os domínios rubro-negros. Só falta o Berrío encaixar de cara fazendo logo uns 2 gols como cartão de visita e o Mancuello ser deslocado pra sua posição original, muito mais um ponta-de-lança pela esquerda, e teremos um ataque arrasador complementado com um Guerrero em grande fase, talvez a melhor dele no Flamengo. E apoiados por Diego, Arão, Trauco (ou Renê) e Pará. O Rômulo, o Vaz e o Réver ficam tomando conta da casinha. E o Muralha, claro.
Esse time tá começando a mexer comigo. E isso é bom.
srnp&a
ps-Mancuello joga muito. Eu avisei. Há muito tempo. Atrás. Os técnicos do Flamengo deviam me consultar com mais frequência. Eu sempre sei quando o cara é bom. Mancuello é tão bom quanto o Diego e talvez seja até mais completo, com golaços de fora da área, gol de letra, gol olímpico, faltas, etc. Não importa, os 2 são ótimos e jogam no meu time. Na Liberta o nº de gringos é maior e o Trauco não precisa sair, mas no Carioca e acho que no Campeonato Brasileiro, só pode 3 de cada vez. Aí sobraria o Trauco e entraria o Renê, já que a cota de estrangeiros fecha com Berrío-Guerrero-Mancuello. Se o Zé não escalar exatamente este ataque…
O Flamengo em qualquer estágio que se encontre nos leva a incertezas icomensuráveis (epa!). Mistério profundo. No momento atual, a dúvida atroz ( ou atrás, tanto faz). O time está bom? Será que está jogando bem mesmo? Esse jogo (esquemas, táticas, oescambuau) dá pra encarar o que vem por aí? No linguajar de um desses narradores o Flamengo não ganha três jogos seguidos no Carioca há milênios, depois do advento do computador tudo ´e estatística, criam-se tabus, que dizem ( ou inventam as estatísticas) duram milênios, coincidência ou não, quase sempre são quebrados segundos, no máximo horas após. Pelo que eu vi jogar até aqui dá pro gasto “em nível de” carioca, repetindo aquele jargão infame que se dizia a torto e a direito, imaginem que a Isabel do vôlei uma vez disse com ares de intelecto superior “a nível de cortada estamos ótimos”,quase morri e rubro de vergonha corri para dentro de meu armário pra não ouvir mais sandice, ainda por cima sábios gramáticos discutiram horas a fio (falar em Fio e o Fio, hein? será que há algum no atual time) se o correto era “a nível de” ou “em nível de”. Meu Deus do céu o que eu já sobrevivi. Pelo menos estamos esmagando os pequenos que se aventuraram. Mas “a nível” do que vem por aí?
Texto maravilhoso, como sempre! É o melhor lugar para se ler sobre futebol e seu dono, o Mengão! Parabéns!
Rapaz, eu acho esse Arthur um gênio. Os textos deles são brilhantes. Esse agora foi mais uma obra prima, principalmente pela sua costumeira sátira, desta feita no campo da política. “Tamo juntos”. Sempre fechados com o certo. Na seara do futebol, estou cada dia mais contente com o Zé Ricardo. Ele entende do riscado. Pode errar, como já errou outras vezes, mas está em visível evolução. Bom para o Fla que vem crescendo junto. Simbora mengão! !!!!
“O gol ilícito que salvou a pele dos lamentáveis alvinegros foi marcado após o término do jogo, depois de um cruzamento maroto em que a bola saiu tanto pela linha de fundo que quase foi feito por trás das placas de publicidade.”
“Mas pensa bem, teve alguma graça ganhar o Carioca 2014 com gol roubado? Tenho que confessar que teve graça, sim. Foi maravilhoso ganhar da vasca daquele jeito e espero repetir a experiência ainda nessa encarnação.”
Obrigado irmão! Duas gargalhadas como essas por dia e o dia tá ganho. 🙂
Excelente crônica, parabéns Arthur , tmj, nessa porra, SRN!
*aquelas que li. Não sei de onde apareceu esse “em”!
Resenha melhor escrita do que aquelas em que li nos sites ditos de mídia especializada! Golaço Arthur, de fora da área!
“Márcio Araújo foi outro que aproveitou a oportunidade, jogou bola e tentou até umas gracinhas. Mais uma vez faltou sangue no olho ao jovem Adryan, que ainda não convenceu”.
Autor: Arthur Muhlenberg
Depois dessa passagem no seu post caro Muhlenberg, você acaba de ganhar alguns inimigos íntimos.
Outros pontos do seu post em que você sai da esfera de torcedor para mito do jornalismo, pulitzer à caminho:
“Beleza, mas sabemos que jogar bem e até mesmo jogar melhor que os adversários é muito pouco pra ganhar o Carioca. Ô campeonatinho sem vergonha! ”
“Nós vimos agora mesmo o desespero de geral quando o Flamengo fez cu doce pra assinar com a Globo. Vagabundo queria se matar.”
Vou ficar por aqui, Muhlenberg já disse tudo.
SRN !!!!!!!!
Texto admirável, maravilhoso!!! Só poderia vir de um rubro-negro! ! SRN